PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS FINANCEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS FINANCEIRO"

Transcrição

1 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS FINANCEIRO FI CONTAS A PAGAR

2 ELABORADO E FORMATADO POR: Adimilson Ângelo de Moura PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: CONTAS A PAGAR REVISADO E CONFERIDO POR: Camila Roberta Fernandes FI REVISÃO: DATA: 05//15 PÁGINA: 1/5 ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: Eliza Cristina Alves de Souza ANÁLISE CRÍTICA: Documento analisado criticamente e aprovado quanto à sua adequação ASSINATURA APROVAÇÃO: 1. OBJETIVO: Padronizar o processo de pagamentos à vista e a prazo. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA: NBR ISO 90:2008. PBQP-H 3. DEFINIÇÕES E SIGLAS: 3.1. OC: Ordem de Compra NF: Nota Fiscal CNPJ: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica Razão Social: Nome registrado no cadastro de Pessoa Jurídica Compra emergencial: Compras em regime de urgência que não podem aguardar os prazos definidos no processo de compra SCP: Sociedade por Cota de Participação. 4. RESULTADOS ESPERADOS: Garantir a eficácia no cumprimento do fluxo de caixa; Garantir a satisfação direta e indireta dos fornecedores e prestadores de serviço. 5. RECURSOS / MATERIAIS: Acesso ao módulo do Mastermaq; Acesso aos módulos do Sistema TOTVS RM FLUXUS e RM NUCLEUS Microcomputador; Talões de Cheques; Internet banking; 6. PROCEDIMENTOS: 6.1. PAGAMENTOS FORNECEDORES / MATERIAL PADRONIZADO. Suprimentos/ Contabilidade Assitente O Setor de Suprimentos monta o processo de compra, conforme PO específico do setor. Para o pagamento ser aceito pelo Setor deverá conter: Sistema Mastermaq Nota Fiscal e Ordem de Compra devidamente preenchida e autorizada pelo gerente do setor. Sistema TOTVS (SCP S) Além das especificações acima, a Nota Fiscal deverá estar lançada no RM NUCLEUS e carimbada com o número do Identificador. E deverá ser entregue ao financeiro por meio de protocolo. Valida os dados e, quando efetivo: Mastermaq Cadastra no sistema Mastermaq em contas a pagar. a. Movimento> Lançamentos s> Compras> Incluir >Preenche com os dados dos Documentos>Salvar> modifica as datas de vencimento> Salvar. b. Carimbar o documento com LANÇADO e escrever o nº do movimento incluído no carimbo.

3 TOTVS Confere no sistema RM FLUXUS em contas a pagar se a data de vencimento está correta, valor do documento com suas respectivas parcelas, impostos devidamente calculados. Cadastro> Lançamentos> Contas a Pagar> Ref. Movimento 1. Arquivo de Documentações a. A Nota Fiscal deverá ser arquivada na pasta de títulos a pagar conforme data de vencimento junto com o seu respectivo boleto bancário. a. Após o pagamento do boleto bancário, o comprovante deve ser anexado no documento para baixa no sistema e arquivo. Para os casos de estar contrário ao procedimento devolver ao setor contábil. 03 Gerente / Os pagamentos devem ser cadastrados com, no mínimo, 10 (dez)dias de antecedência ao seu vencimento, caso contrário o setor solicitante deverá requisitar autorização do Gerente. Para adiantamento de pagamento a fornecedor deverá: 1. Justificativa do Setor Solicitante a. O setor solicitante deverá entregar a justificativa junto com a OC do adiantamento ao seu gerente. Após a autorização, o documento deverá ser entregue ao supervisor financeiro com os dados bancários devidamente preenchidos no documento. b. Após a validação do gerente financeiro, o documento é entregue ao auxiliar financeiro que lançará no sistema Mastermaq ou TOTVS o adiantamento do fornecedor. c. Depois de efetuado o pagamento, o setor solicitante tem no máximo sete dias para entregar ao setor financeiro o documento formal. 04 Assistente Diariamente pela manhã são retirados os relatórios de contas a pagar. 1. Retirada do Relatório Mastermaq a. Relatórios> >Contas a Pagar> Analíticos > Contas a pagar. b. Campos: Vencimento: colocar a data do dia Mostrar: Marcar a opção Diário Modelos: Marcar opção 1 Filtrar Unidade: Marcar esta opção filtrar unidade > selecionar a unidade administrativa que deseja. c. Clicar em Imprimir > visualizar em vídeo. 2. Retirada do Relatório TOTVS a. Cadastro> Lançamentos> A pagar com vencimento hoje> Ok. b. Clicar em Imprimir> Visualizar em vídeo> Imprimir. Depois da retirada dos relatórios, os mesmos são conferidos de acordo com seus respectivos títulos/ documentos físicos e entregues a supervisorfinanceiro Auxiliar / Assistente Avalia as contas a pagar e juntamente com os dados das contas a receber, valida ou orienta ao assistente e auxiliar financeiro a tomar as providências necessárias. Fecha diariamente pela manhã, os processos de pagamentos. Importante: verificar o banco e contapara pagamento de cada título. Faz a programação do pagamento e cadastra no sistema bancário. Encaminha juntamente com os outros compromissos diários ao. 1. Cadastro no sistema Bancário Santander, Itaú, BB ou CEF a. Site: b. Colocar os dados da agência e conta. c. Entre com login e senha. Dentro do sistema inclui os pagamentos de acordo com cada banco.

4 Para os pagamentos na sede da empresa em cheque ou dinheiro, os mesmos serão liberados a partir das 15h Pagamentos em Cheques: Os cheques deverão ser nominais e com as devidas cópias. No ato do pagamento o fornecedor deverá assinar comprovante de recebimento do cheque. Após a emissão do cheque o documento e a cópia do cheque ficarão em uma pasta aguardando sua compensação para ser baixado no sistema mastermaq ou TOTVS Assistente 2. Pagamentos em Dinheiro: No ato do pagamento o fornecedor deverá assinar comprovante de recebimento do dinheiro conforme modelo recibo no servidor, pasta financeiro, modelo recibo. Valida os pagamentos lançados no banco, por meio de senha ou assinatura eletrônica. Recebe os títulos pagos no dia anterior e dá baixa, informando no sistema Mastermaq ou TOTVS o local (banco) do pagamento, conforme procedimento: 1. Baixa dos Pagamentos no sistema Mastermaq. a. Com o documento e comprovante em mão ir em: Movimento>lançamento>: Compras. b. Digitar o nº do movimento que está anotado no carimbo de lançado no documento>consultar. c. Lado Direito do computador > Baixar> Conta para baixar (selecione a conta de origem do pagamento) > Data da Baixa (deve ser a data em que o documento foi pago) d. Lado esquerdo do computador> Baixar a Duplicata. 2. Baixa dos Pagamentos no sistema TOTVS a. Com o documento e comprovante em mãos ir em: Cadastro> lançamento> contas a pagar> ok. b. Selecionar a coluna Movimento ou Ref. Movimento> Digitar o nº do identificador que estará anotado no carimbo. c. Selecionar o lançamento> ícone baixar> opção sim> Conta para baixar, data de vencimento, valor pago, se teve imposto verificar se o calculo está de acordo> Ok. Importante: Caso o valor do pagamento do título seja diferente do valor do titulo original (ex.: descontos, juros, multas), deve-se alterar o valor no campo valor pago no momento da baixa. Após a baixa dos títulos, os mesmos são entregues ao auxiliarfinanceiro para conciliação bancária. 09 / Assistente 10 Contabilidade Diariamente pela manhã retiram-se os extratos bancários do que foi pago no dia anterior. É feita uma conferência de tudo que foi pago, por meio de análise dos títulos com os extratos bancários, conforme procedimento interno de Conciliação bancária. Envia os documentos para arquivo pela Contabilidade. Realiza conciliação contábil conforme procedimento interno e arquiva os documentos. Localiza documento e comprovante de pagamento no arquivo físico para entrega quando requisitado por outro setor PAGAMENTOS DE METRISTAS E PRESTADORES DE SERVIÇOS: Planejamento/ Assistente Oresponsável pela operação deveránegociar com os prestadores de serviços um prazo de no mínimo 10 dias para pagamento. Todas as medições de metristas e empreiteiros passarão pelo setor de planejamento para sua devida validação e acompanhamento do contrato. 1. Empreiteiros/ Metristas:

5 As medições de empreiteiros com o valor superior a R$ 500,00 deverão ser retido 10% sobre o valor do pagamento. Estes valores deverão ser pagos na ultima medição conforme acordado no contrato. Os valores retidos deverão ser totalizados e documentados pelo setor de planejamento. Para efetivar os pagamentos dos metristas e empreiteiros é necessário que os documentos estejam devidamente preenchidos com todos os dados necessários e assinado/autorizada pelo setor de planejamento. A nota fiscal referente à medição deverá ser lançada no Nucleus pelo setor de Contabilidade conforme procedimento de Nota Fiscal. Assistente Para lançamentos das medições: Condomínios: a. Cadastra no sistema Mastermaq em contas a pagar, conforme dados enviados e validados pelo planejamento. SCP S: b. As medições são validadas pelo setor de planejamento e lançadas pelo setor de Contabilidade. Os pagamentos devem ser cadastrados conforme as datas descritas no item 1 deste procedimento. Os pagamentos serão feitos em cheques nominais, dinheiro ou transferência bancária conforme descritos em contrato conforme item 06 do procedimento acima PAGAMENTO FÉRIAS/ RESCISÕES/ VALE TRANSPORTE/ FOLHA DE PAGAMENTO/ CONSIGNADO/ PENSÃO ALIMENTICIA/ CONTRIBUICAO SINDICAL/ MENSALIDADE SINDICAL: Os documentos/recibos deverão vir com as seguintes informações: Departamento De Pessoal /RH Nome do Fornecedor/ Funcionário, CNPJ/CPF, Centro de Custo, Tarefa e Código do Produto para lançamento do Sistema TOTVS. Se documento for lançado via integração Labore X Fluxus entregar com o numero do lançamento e previsão para pagamento. Prazos para entrega dos documentos: Departamento De Pessoal /RH 1. FOLHA DE PAGAMENTO/PENSÃO 1.1. Adiantamento: 3 dias úteis antes do pagamento 1.2. Pagamento: 3 dias úteis antes do pagamento 2. FGTS 2.1. Entrega: 2 dias úteis antes do vencimento 2.2. Previsão: Fazer 3 dias úteis do vencimento 3. INSS/IRRF 3.1. Entrega: 5 dias úteis 4. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 4.1. Entrega: 5 dias úteis 5. BOLETOS DIVERSOS 5.1. Entrega: 7 dias antes 6. FÉRIAS 6.1. Entrega: 4 dias úteis

6 7. RESCISÃO/GRRF 7.1. Aviso Trabalhado Previsão de pagamento: todo dia 25 do mês anterior Entrega da guia de rescisão: 2 dia antes 7.2. Pedido de Demissão/Aviso Indenizado Entrega da guia: 7 dias antes 7.3. Termino de Contrato/Antecipação do termino de contrato Entrega da guia: 1 dia antes 8. VALE TRANSPORTE 8.1. VT e VA Entrega: 4 dias úteis antes do 16º dia do mês 8.2. VT Carga avulsa Previsão: 6 dias antes Entrega: 4 dias antes 9. RECIBOS 9.1. Funcionários: 3 dias úteis (Prioridade) 9.2. Fornecedores: 7 dias antes do pagamento - DADOS BANCÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS O RH será responsável por atualizar sempre que preciso. - PREVISÃO DE PAGAMENTO O RH deverá encaminhar a previsão de pagamento 03 Assistente Recebe os documentos e registra no sistema quando Mastermaq. Se TOTVS,confere o lançamento para controle do fluxo de caixa. 04 Valida e envia documentos para a efetivação do pagamento. 05 Assistente Conforme passo 04 do item Assistente Importante: Realizar cópia dos documentos (FGTS, GRRF, Rescisões) e comprovantes de pagamentos dos mesmos e enviar para o departamento de pessoal CAIXA INTERNO Auxiliar / Auxiliar Previsão A previsão deverá acontecer pelo responsável do setor no mínimo três dias antes da retirada do dinheiro, e o mesmo será liberado das 14hs às 16hs. OBS.: Situações de exceção deverão ser autorizadas pelo Caixa Interno Engenheiros É liberado um valor X de acordo com o pré-estabelecido pelo engenheiro responsável (Amiro). O acerto deverá ocorrer até o 1º dia do mês seguinte para que as notas fiscais sejam aceitas pela contabilidade. 03 Auxiliar 04 Auxiliar Acerto de Contas O acerto deverá acontecer no máximo sete dias após o adiantamento. O mesmo deverá ter os documentos deverão ser devidamente preenchidos com o carimbo para lançamento contábil.. Não será feito outro adiantamento antes de acertar algum pendente. Reembolso Será realizado três dias após a entrega do documento (recibo, NF), devidamente preenchido com o carimbo de autorização das 14hs às 16hs.

7 7. CONSIDERAÇÕES: Todos os cheques serão emitidos nominais. Qualquer pagamento deverá seguir este fluxo, caso contrário será aberto uma FO para tratamento do não cumprimento do procedimento. CONTROLE DE REVISÃO DATA REVISÃO HISTÓRICO 22//24 Revisão geral do documento. 05//25 Alterado os responsáveis pelas atividades e adequação geral do PO.

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SUPRIMENTOS SP 01 GESTÃO DO SETOR DE SUPRIMENTOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Kênia Natália de Paulo Ferreira

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 02 MEDIÇÕES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: MEDIÇÕES REVISADO E

Leia mais

RH 09 DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

RH 09 DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS RH 09 DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Leia mais

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO

DEPARTAMENTO FINANCEIRO PROCESSO PAGAMENTO DE EMISSAO DE CHEQUES A FORNECEDORES PR/STE 06 Contabilidade Classifica NF e Recibos para pagamento. GERENCIADOR FINANCEIRO. São alimentados no gerenciador aqueles que tem Boletos ou dados para

Leia mais

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário

Pagamentos a Fornecedores, Prestadores e Colaboradores. Sumário Sumário 1. Objetivo 02 2. Premissa 3. Cronograma de pagamentos 02 02 3.1. Datas para pagamento 03 4. Condições para realização de pagamento 04 5. Emissão da Autorização de fornecimento AF 05 6. Formas

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 03 LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: LOCAÇÃO

Leia mais

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior.

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior. Guia de consulta rápida TELA INICIAR. Módulo Vendas - Tela de atendimento (PDV), Calcula preços e emite propostas comerciais, Manutenção de orçamentos e ordens de serviços, Agenda de contatos, Cadastro

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 _GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE SUPRIMENTOS SP 03 CADASTRO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Kênia Natália de Paulo

Leia mais

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS.::Perguntas Mais Frequentes::..::Help Desk::..::Download::. Licenciado para Prefeitura Municipal

Leia mais

VIVA RIO. Manual de Normas e Procedimentos Capítulo DEPARTAMENTO FINANCEIRO Título PROCEDIMENTO FINANCEIRO. Página 1 Revisão

VIVA RIO. Manual de Normas e Procedimentos Capítulo DEPARTAMENTO FINANCEIRO Título PROCEDIMENTO FINANCEIRO. Página 1 Revisão Manual de Normas e Procedimentos Capítulo DEPARTAMENTO FINANCEIRO Título PROCEDIMENTO FINANCEIRO Referência FINAN Data de emissão NOVEMBRO/2013 Página 1 Revisão DEPARTAMENTO FINANCEIRO VIVA RIO Elaborado

Leia mais

MOV MANUAL DE OPERAÇÕES EM VENDAS Operações de loja: Caixa ORIENTAÇÕES GERAIS

MOV MANUAL DE OPERAÇÕES EM VENDAS Operações de loja: Caixa ORIENTAÇÕES GERAIS Página 1 1. : e Diretoria Financeira 2. : e Diretoria Financeira 3. Distribuição: Diretoria Executiva 3.a. 3.b. 3.c. Gerente Regional 3.d. Gerente de Loja 3.e. Assistente Administrativa 4. Controle: Diretoria

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 00 Pag.: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para movimentação e fechamento diário de caixa do Laboratório IHEF, que assegurem a organização financeira e sustentabilidade da empresa.

Leia mais

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor

Portal de Compras do Sistema FIEB. Manual do Fornecedor Portal de Compras do Sistema FIEB Manual do Fornecedor NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR https://compras.fieb.org.br Acessar no Portal de Compras o botão Cadastro. NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR Clicar no botão

Leia mais

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro Manual de Instruções Portal Financeiro 1 Sobre este Manual... 3 Pré - requisitos... 3 Como Acessar... 3 1. ID - Identificação... 4 2. Usuário... 4 3. Senha...

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

Guia do Usuário - Credenciado

Guia do Usuário - Credenciado Guia do Usuário - Credenciado Prezado Credenciado, A seguir, apresentação do sistema Rede de Provedores In Health Business. Em caso de dúvida você poderá entrar em contato com a IHB: Horário: Segunda-feira

Leia mais

Incluir Documento no Financeiro

Incluir Documento no Financeiro Procedimentos para incluir documento diretamente no financeiro. Copyright 2010 flexlife todos direitos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Incluir um Documento 1.1 Selecione o menu

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Apresentação para Contratadas Utilização do Sistema Rainbow

Apresentação para Contratadas Utilização do Sistema Rainbow Apresentação para Contratadas Utilização do Sistema Rainbow 1º Passo - Acesso Acessar a página do TECON na internet, através do endereço: www.tecon.com.br Clicar em Acesso à documentação de contratados

Leia mais

Sumário. Pág. 2 de 13

Sumário. Pág. 2 de 13 Argo Despesa Sumário Introdução... 3 1.Adiantamento... 3 2.Configurações... 6 2.1 Lançar Pagamento... 6 2.2 Novas Categorias... 6 2.3 Cadastro de Percurso... 7 3.Prestação de Contas... 8 3.1 Vinculada

Leia mais

Processo: RECEBER TÍTULOS PAGAMENTOS EM DINHEIRO (RTD)

Processo: RECEBER TÍTULOS PAGAMENTOS EM DINHEIRO (RTD) Processo: RECEBER TÍTULOS PAGAMENTOS EM DINHEIRO (RTD) Processo RTC pagamento Questionar a forma de pagamento Cheque Forma de pagamento? Dinheiro Conferir os dados do título Autorização de débito Título

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT

Sumário. 1. Ajustes no termo TRCT Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Ajustes no termo TRCT 2. Inclusão do campo código do afastamento 3. Inclusão do parâmetro Considerar data fim do período para relatórios de Folha Sintética

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba

RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Governo de Paraíba RO.04.41 Versão: 12 RO Roteiro Operacional Governo de Paraíba Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS 1.1. Categorias de Servidores Autorizados

Leia mais

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Danielle Cristina Vergílio

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Melhoria no recurso de seleção de cheques para o processo de impressão em lotes Na nova versão

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE MANUAL AUTORIZADOR ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É proibida a reprodução total ou parcial, de www.datanext.com.br qualquer forma ou por qualquer meio, sem a prévia autorização da Datanext. 0800

Leia mais

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer padronização para os processos desde o cadastro de títulos até a cobrança de cheques devolvidos bem como a transferência de titularidade, a fim de que todas as etapas do processo

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Compra de Materiais/ Serviços, Requisição. Recebimento e Armazenagem

Procedimento Operacional Assunto: Compra de Materiais/ Serviços, Requisição. Recebimento e Armazenagem 1 Objetivo 2 Abrangência 3 Responsabilidades 4 Definições 5 Procedimento 6 Descrição do processo 7 Meio Ambiente 8 Saúde e Segurança 9 Registros 10 Referências 11 Anexos Natureza das alterações Data Revisões

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Sorocaba SP Área responsável: Gerência de Produtos Consignados

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Sorocaba SP Área responsável: Gerência de Produtos Consignados Prefeitura de Sorocaba SP RO. 05.183 Versão: 1 Exclusivo para Uso Interno RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de Sorocaba SP Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E

Leia mais

DATA: 27/07/ OBJETIVO MODO PROCEDER HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES... 38

DATA: 27/07/ OBJETIVO MODO PROCEDER HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES... 38 1/39 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. MODO PROCEDER... 2 3. HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES... 38 Página 1/39 2/39 1. OBJETIVO Mostrar a implantação de todo processo de CNAB desde comunicação com o banco, homologação

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

Regras e orientações da prestação de contas

Regras e orientações da prestação de contas Regras e orientações da prestação de contas Veja aqui como apresentar corretamente a prestação de contas dos recursos recebidos do programa Comunidade, presente! Como utilizar os recursos recebidos A organização

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

Como configurar a conta financeira BANCO DO BRASIL?

Como configurar a conta financeira BANCO DO BRASIL? Como configurar a conta financeira BANCO DO BRASIL? Através desta solução, será possível cadastrar sua conta financeira do BANCO DO BRASIL para homologação junto ao banco. Será necessário ter alguns dados

Leia mais

Caso não exista uma Unidade da Azul Seguros no seu estado, utilize o CNPJ da Sucursal Rio de Janeiro.

Caso não exista uma Unidade da Azul Seguros no seu estado, utilize o CNPJ da Sucursal Rio de Janeiro. Orientações válidas apenas para faturamento de Notas fiscais de oficinas reparadoras de veículos, decorrentes de Sinistros de Automóveis de clientes ou terceiros, de responsabilidade da Azul Seguros e

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen _GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar uma prestação de contas... 9 Pág. 2 de 11 1. Introdução O

Leia mais

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR

NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR NORMA GESTÃO DE CONTAS A PAGAR 1. Do Objetivo: Determinar os procedimentos necessários para efetuar os pagamentos a fornecedores, prestadores de serviços, etc., na Globalweb Corp. 2. Do Uso: Este documento

Leia mais

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE

PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE PASSO A PASSO SISTEMA ON LINE 1 Para acesso do novo sistema de aprovação continua o mesmo site www.uniodontosjc.com.br acesse o Portal cooperado, Clique em aprovação Online. Irá acessar essa pagina Login

Leia mais

Treinamento CSC Operações de Pessoal

Treinamento CSC Operações de Pessoal Treinamento CSC Operações de Pessoal Admissão Hierarquia de Processos PROCESSO SUBPROCESSO Admissão Cadastrar Novo colaborador Atualizar Cadastro de Colaborador Cadastrar Colab. como Cliente/ Fornecedor

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

Principais novidades da versão

Principais novidades da versão Principais novidades da versão 1. Disponibilização do CPF ou CNPJ do sacado na emissão do boleto laser Banco do Brasil e Banco Itaú A nova versão permite que o número do CPF ou CNPJ do sacado apareça na

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 3 3. Dados financeiros de cliente / fornecedor (1177)...

Leia mais

Principais novidades da versão

Principais novidades da versão Principais novidades da versão Versão 20.54/2.3.57 1. Conciliação bancária: opção para separar por condomínio as contas do arquivo de conciliação bancária. Disponível no sistema opção para organizar conforme

Leia mais

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Contadores Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Carteiras de Clientes...... 10 5 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 11 5 - Emissão

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

Título: Configuração para realizar integração Folha x Contabilidade

Título: Configuração para realizar integração Folha x Contabilidade Título: Configuração para realizar integração Folha x Contabilidade 1- PARÂMETROS: acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.1- Na guia CONTABILIDADE, subguia GERAL: 1.1.1- Selecione a opção [x]

Leia mais

RO Roteiro Operacional. Governo do Paraná

RO Roteiro Operacional. Governo do Paraná RO Roteiro Operacional Governo do Paraná Área responsável: Gerência Produtos Consignados Governo do Paraná RO.04.18 Versão: 47 Exclusivo para Uso Interno 1. PÚBLICO ALVO E REGRAS BÁSICAS Categorias de

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE CONTAS A PAGAR FORNECEDOR NACIONAL Código: PCP-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Contas a Pagar Data Elaboração: 10/05/2013 Revisão: 22/11/2016 R02 Elaborado por: Neide Facury Coord. Contas a Pagar Revisado por: Gabriele G. Heilig

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

Manual de Uso Guias GNRE

Manual de Uso Guias GNRE Manual de Uso Guias GNRE 1 Sumário: 1 - Funções Importantes que você precisa saber antes de gerar uma GNRE 3 2 - Como emitir Dezenas ou Centenas de GNREs de uma única vez 5 3 - Como postergar as datas

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS

Procedimento Operacional Padrão. Websios/SIOS 1/27 1.0 Objetivo Protocolar para encaminhamento para o faturamento SANCOOP as guias provenientes dos atendimentos realizados nos hospitais, clínicas e consultório 2.0 Aplicação Setor de Recepção e Comunicação.

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015)

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015) Passo a Passo para Rematrícula Online (de 23 a 30/10/2015) 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o Login, que é o número da Matrícula do Aluno (Seta1) Dica: O número da matrícula

Leia mais

-

- OBJETIVO Recepcionar os processos de Livre Escolha e dar as tratativas necessárias para que o processo de reembolso seja realizado com sucesso. Informar ao Participante a situação atual do processo de

Leia mais

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++

Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ Emissão Doc Extra de Condomínio Sami ERP ++ 1. Baixa de Parcelas Acesse o Módulo CONDOMÍNIO CÁLCULOS DA EMISSÃO BAIXA DE PARCELAS. Este programa efetua a baixa das parcelas dos eventos lançados nas unidades,

Leia mais

PLANILHA DE HORAS 10.2

PLANILHA DE HORAS 10.2 MANUAL DE INSTRUÇÕES PLANILHA DE HORAS 10.2 Sumário FUNCIONAMENTO DA PLANILHA DE HORAS... 1 RESUMO DAS ETAPAS... 7 PREENCHIMENTOS OBRIGATÓRIOS... 7 REGRA COMPENSAÇÃO DE HORAS... 7 DOWNLOAD DO CONTROLE

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016 Período: 24 a 30/10/20 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o login, que é o número da matrícula do aluno (Seta1) Dica: o número da matrícula pode ser localizado na carteirinha,

Leia mais

PROCEDIMENTO. Desenvolver uma sistemática para Demissões e Desligamentos espontâneos.

PROCEDIMENTO. Desenvolver uma sistemática para Demissões e Desligamentos espontâneos. -03 1 de 5 1- OBJETIVO Desenvolver uma sistemática para Demissões e s espontâneos. 2- CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se a todos os gestores da Transportadora Sulista. 3- GLOSSÁRIO 3.1- PARECER DE DEMISSÃO E-mail

Leia mais

MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS MENU ADMINISTRATIVO Elaborado para cadastro de produtos, serviços, materiais de expediente, setores, controle de entrada e saída de materiais, controle do patrimônio

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Registro de Atendimento Externo x. março de Versão: 3.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Registro de Atendimento Externo x. março de Versão: 3.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Registro de Atendimento Externo 11.8.x março de 2015 Versão: 3.0 1 Sumário 1 Registro de Atendimento Externo... 3 2 Registrando o atendimento... 3 3 Atendimento

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2015. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Melhoria no processo de visualização de lançamentos exportados ao Group Contábil - Novo parâmetro

Leia mais

MANUAL DOMÍNIO ATENDIMENTO CLIENTE. Resumo Instruções das funções básicas do sistema Domínio atendimento

MANUAL DOMÍNIO ATENDIMENTO CLIENTE. Resumo Instruções das funções básicas do sistema Domínio atendimento MANUAL DOMÍNIO ATENDIMENTO CLIENTE Resumo Instruções das funções básicas do sistema Domínio atendimento P á g i n a 1 Índice Paginas 1 Modulo Domínio atendimento cliente login...2 2 Inicio...3 3 Controle...4-5

Leia mais

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG

DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG DÚVIDAS E RESPOSTAS Treinamento Financeiro Projeto PLUG DÚVIDAS MÓDULO FINANCEIRO 1. O cadastro dos fornecedores deverá ser preenchido em todos os módulos? O cadastro de fornecedores deverá ser preenchido

Leia mais

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Atendimento/ Beneficiários Atendimento Avulso / Orçamento Atendentes Agenda de Atendimento Relatórios Menu ATENDIMENTO AO

Leia mais

Manual Ilustrado Registro de Atendimento Externo

Manual Ilustrado Registro de Atendimento Externo Manual Ilustrado Registro de Atendimento Externo Fevereiro - 2014 Manual Ilustrado Registro de Atendimento Externos Indíce Título do documento 1. Registro de Atendimento Externo... 3 2. Registrando o atendimento...

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento?

Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento? Título: Como regerar os lançamentos contábeis referente ao pagamento? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar como regerar os lançamentos contábeis referentes ao pagamento. 1 PARÂMETROS CONTABILIDADE

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

Contas a Pagar. Rotinas Financeiras YOUR LOGO

Contas a Pagar. Rotinas Financeiras YOUR LOGO Contas a Pagar Rotinas Financeiras YOUR LOGO Contas a Pagar Tipos de Pagamentos 1 2 Nota Fiscal Fatura Nota Fiscal Selecione a empresa e o ambiente compras Clique em atualizações, movimentos e documento

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO CONTAS A PAGAR. Aprovado por:

INSTRUÇÃO DE TRABALHO CONTAS A PAGAR. Aprovado por: Página: 1/34 1. Objetivo Detalhar o funcionamento do processo de Contas a Pagar da RDP Petróleo para melhorar o fluxo de recebimento de documentos, conferência e pagamentos de fornecedores. O princípio

Leia mais

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Cartórios Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 10 5 - Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFS-e)...

Leia mais

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar.

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site  na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. GUIA DE USO GESTOR ON LINE ACESSAR O GESTOR ON LINE CLIMEBA Através do site www.climeba.com.br, na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. * Caso ainda não tenha seus dados

Leia mais

Lançamentos Padrões. Procedimentos para criar lançamentos padrões no SISGEM.

Lançamentos Padrões. Procedimentos para criar lançamentos padrões no SISGEM. Procedimentos para criar lançamentos padrões no SISGEM. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Cadastrar Lançamento Padrão: 1.1 Selecione o menu

Leia mais

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema Acesso ao Sistema O SISDIA Evolution é um sistema Web. Isso significa que ele não precisa de instalação local na máquina dos usuários. O acesso é feito através do navegador Firefox 4.0 ou superior. Para

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: MANUAL CORRETORA Ao clicar no menu Cadastro, disponibilizará os seguintes módulos: Administradoras; Clientes/ Seguradoras; Entidades; Produtores/ Vendedores; Matriz/ Filiais; Produtos; Regiões; Usuários;

Leia mais

PORTAL B2B FUNCIONAL

PORTAL B2B FUNCIONAL PORTAL B2B FUNCIONAL RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência

Sistema NetConta I - Guia de Referência Sistema NetConta I - Guia de Referência Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE

REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE REEMBOLSO ONLINE ALLIANZ SAÚDE 1 COMO SOLICITAR Acesse o Allianz Cliente (allianzcliente.com.br) ou clique aqui e informe seu login e senha (acesso apenas para titulares). No menu à direita, clique em Acessos Rápidos e

Leia mais

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA

SÃO JORGE AUTO ÔNIBUS LTDA São Paulo, 06 de Maio de 2013. Prezado cliente, Informamos que, a operadora S.JORGE (São Jorge Auto Ônibus Ltda.) migrou suas linhas que atendem as regiões de Ponte Nova e de Oratórios para o vale transporte-eletrônico,

Leia mais