TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS TERRESTRES PARA CELESTES SEGUNDO A RESOLUÇÃO IAU 2000

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS TERRESTRES PARA CELESTES SEGUNDO A RESOLUÇÃO IAU 2000"

Transcrição

1 VIII GEGE Anual TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS TERRESTRES PARA S SEGUNDO A RESOLUÇÃO IAU 2000 Eduardo de Magalhães Barbosa Mestrando em Ciências Cartográficas

2 INTRODUÇÃO No posicionamento geodésico espacial, é fundamental a definição dos sistemas de referências envolvidos como os sistemas de referência Terrestres e Celestes. O referencial Celeste ICRS (International Celestial Reference System Sistema de Referência Celeste Internacional) é inercial, o qual não gira com o movimento de rotação da Terra, ele mantém as suas direções fundamentais (X,Y,Z) fixas noespaço. Sendo que o movimento do satélite é melhor descrito neste sistema.

3 INTRODUÇÃO O ITRS (International Terrestrial Reference System - Sistema de Referência Terrestre Internacional) é um sistema de referênciaquegiracomaterraemseumovimentonoespaço. As estações terrestres são, representadas num sistema fixo à Terra. A definição de um sistema de referência é caracterizada pela idéia conceitual designado pelo termo reference system. E as suas realizações denominada com o termo reference frame a qual são feitas as materializações, as medições e são divulgados os resultados.

4 INTRODUÇÃO A transformação entre os sistemas Terrestre e Celeste deve levar em conta os sistemas de tempo envolvidos, os movimentos de precessão, nutação, rotação e movimento do pólo da Terra. Para a transformação entre os sistemas Terrestre e Celeste utilizou a resolução IAU 2000 (International Astronomy Union Associação Astronômica Internacional) utilizando a lista de procedimentos, constantes e algoritmos nomeado de SOFA(Standards Of Fundamental Astronomy)

5 Sistemas de referências celeste e terrestre NaAssembléiaGeraldaIAU,em1991,atravésdaresoluçãoA4, foi adotada explicitamente a teoria da relatividade como sendo a base para a definição e realização de referenciais. Essa resolução introduziu o BRS (Barycentric Reference System) e o GRS (Geocentric Reference System). Esses sistemas têm como origem, respectivamente, no baricentro do sistema solar e no geocentro e com as direções dos eixos coordenados fixas em relação a objetos distantes no universo.

6 Foi estipulado que o plano principal (Equador) e respectiva origem (ponto vernal) deveriam estar tão próximos quanto possível do equador médio e do equinócio dinâmico da época J2000. Logo as direções fundamentais do sistema ficam definidas da seguinte forma: O eixo X c, origem da ascensão reta, aponta muito próximo ao equinócio dinâmico às 12hs TDB (Barycentric Dynamical Time- TempoDinâmicoBaricêntrico),em1 o dejaneirode2000. O eixo Z c aponta na direção do Pólo de Referência Convencional, na mesma época. O eixo Y c completa o sistema dextrógiro.

7 Esse sistema foi adotado e denominado de ICRS (International Celestial Reference System) na Assembléia Geral da IAU em 1997, oqual substituiuosistemafk5 eassiglasbrs egrs foram mudadas para BCRS e GCRS respectivamente (C refere-se a Celestial). O ICRS é materializado por uma série de coordenadas equatoriais, ascensão reta e declinação, de fontes de rádio extragaláctico quasars (Quasi Stelar Rádio Source), determinadas a partir da técnica de VLBI (Very Long Baseline Interferometry), e denominado ICRF (IERS Celestial Reference Frame).

8 Na prática de posicionamento por satélite deve-se vincular o ICRF a um sistema terrestre. Essa vinculação pode se concretiza através do ITRF (International Terrestrial Reference Frame). O ITRS (International Terrestrial Reference System) é um sistema de referência espacial que gira com a Terra em seu movimento no espaço. As seguintes características comparecem: O eixo Z aponta na direção do pólo de referência convencional de acordo com ementa da resolução n o 2 da IUGG (International Union of Geodesy and Geophysics). É geocêntrico, e o centro de massa é definido usando a Terra toda, incluindo oceanos e atmosfera; A escala é consistente com o TCG (Tempo Coordenado Geocêntrico) para um referencial geocêntrico;

9 Como no sistema celeste o terrestre também possui realização. Tal realização refere-se a um conjunto de coordenadas cartesianas X, Y e Z, passiveis de serem utilizadas por qualquer usuário. Cada uma das realizações é designada por ITRF-yyyy (International Terrestrial Reference Frame). A mais recente realizaçãodoitrséoitrf2005. NessesistemaoeixoZapontanadireçãodoCTP; OeixoXnadireçãomédiadomeridianodeGreenwich; EoeixoYdemodoatornarosistemadextrógiro.

10 Como no sistema celeste o terrestre também possui realização. Tal realização refere-se a um conjunto de coordenadas cartesianas X, Y e Z, passiveis de serem utilizadas por qualquer usuário. Cada uma das realizações é designada por ITRF-yyyy (International Terrestrial Reference Frame). A mais recente realizaçãodoitrséoitrf2005. NessesistemaoeixoZapontanadireçãodoCTP; OeixoXnadireçãomédiadomeridianodeGreenwich; EoeixoYdemodoatornarosistemadextrógiro.

11 Transformação entre sistemas celeste e terrestre A transformação clássica do GCRS para o ITRS é efetuada usando uma seqüência de rotações que levam em consideração a precessão (P), a nutação (N), a rotação e orientação da Terra(S), incluindo o movimento do pólo. X r c X r T r X T r = SNPX Onde e representam, respectivamente, vetores posicionais nos sistemas celeste e terrestre. c

12 Precessão e Nutação O eixo de rotação da Terra e seu plano equatorial não estão fixos no espaço. Efeitos da atração gravitacional de outros copos celestes, principalmente do Sol e da Lua. Fazem com que o movimento orbital da Terra tenha uma divergência com relação ao modelo Kepleriano. O movimento total resultante pode ser decomposto em uma componente principal secular (precessão) e uma secundária de ate 18,6 anos(nutação).

13 Precessão e Nutação O eixo de rotação da Terra e seu plano equatorial não estão fixos no espaço. Efeitos da atração gravitacional de outros copos celestes, principalmente do Sol e da Lua. Fazem com que o movimento orbital da Terra tenha uma divergência com relação ao modelo Kepleriano. O movimento total resultante pode ser decomposto em uma componente principal secular (precessão) e uma secundária de ate 18,6 anos(nutação).

14 RotaçãodaTerraeMovimentodoPólo A pós eliminar as influências externas da precessão e nutação, devese considerar que seu eixo de rotação ainda varia com respeito à figura da Terra, principalmente devido as suas propriedades elásticas e interação com a atmosfera(monico, 2008). O movimento do pólo é a rotação do pólo celeste verdadeiro (eixo de rotação instantâneo) em relação ao pólo de um sistema de referência convencional fixo a Terra. Para a transformação do Sistema Celeste Verdadeiro para Terrestre Convencional requer parâmetros adicionais, que são obtidos do EOP (Earth Orientation Prarameters) as coordenadas do pólo x p, y p e GAST= DUT1 =UT1-UTC.

15 RotaçãodaTerraeMovimentodoPólo A pós eliminar as influências Zexternas CT da precessão e nutação, devese considerar que seu eixo de rotação ainda varia com respeito à figura da Terra, principalmente devido as suas propriedades elásticas Meridiano e interação com a atmosfera(monico, 2008). médio Grenwich O movimento do pólo é a rotação do pólo celeste verdadeiro (eixo de rotação instantâneo) em relação ao pólo de um sistema de X T referência convencional fixo a Terra. Para a transformação do Sistema Celeste Verdadeiro para Terrestre Convencional requer parâmetros adicionais, que são obtidos do EOP (Earth Orientation Prarameters) as coordenadas do pólo x p, y p e GAST= DUT1 =UT1-UTC. GAST Z T y P x P Equador convencional Y CT Equador verdadeiro X CT Y T

16 Transformações utilizando a IAU 2000 A partir da adoção da resolução IAU 2000 em 01/01/2003, foram introduzidas algumas modificações nos modelos de precessão e nutação, conseqüência de melhorias na acurácia. Os modelos até então adotados foram substituídos pelo IAU 2000A, com precisão de 0,2 mas (milionésimo do arco de segundo),ouoiau 2000B,comprecisãodaordemde1 mas. Logo o modelo matemático adotado para o IAU 2000, é dada por : r r T c X = W ( t) R( t) Q( t) X

17 Transformações utilizando a IAU 2000 Onde W(t), R(t) e Q(t) representam, as matrizes de rotação resultante do movimento do pólo, ângulo de rotação da Terra e do movimento do pólo celeste no sistema celeste (precessão e nutação), respectivamente. W ( t ) = R ( s ) R 2 ( x p ) R1 ( y 3 p com s sendo uma quantidade que proporciona a posição do TEO(Terrestrial Ephemeris Origin)no ITRS. s = 47uas t t = (TT ,0)/36525,00 TT= T GPS + 19s +32,184s )

18 Transformações utilizando a IAU 2000 A matriz R(t) é obtida a partir do ângulo de rotação da Terra (θ(t)). Esse ângulo é medido sobre o equador do CIP, entre o CEO (Celestial Ephemeris Origin) e o TEO. O ângulo θ é dado por. θ ( Tu ) = 2π (0, , Tu ) AmatrizQ(t),édadapor 2 1 ax axy x 2 Q( t) = axy 1 ay y. R3 2 2 x y 1 a( x y ) + ( s)

19 IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Implementação da transformação ITRS para ICRS Para a implementação da transformação do sistema terrestre para o celeste, foram utilizado a resolução IAU Utilizou-se a linguagem FORTRAN e as subrotinas da biblioteca SOFA. Segundo Mccarthy e Petit (2004), há duas formas equivalentes para implementar a resolução IAU2000 tendo como base a equação descrita anteriormente. Uma forma é baseada no CEO e no ângulo de rotação da Terra (θ), e a outra é baseada no equinócio e Tempo Sideral Aparente de Greenwich(GST).

20 IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Neste trabalho foram implementados os dois modelos (CEO e Equinócio) utilizando as subrotinas listadas na tabela. SUBROTINA BPN2000 CBPN2000 ERA2000 GMST2000 GST2000 NU2000A POM2000 SP2000 T2C2000 XYS2000A iau_cal2jd CARACTERÍSTICAS Matriz de movimento do pólo (precessão e nutação), coordenadas X e Y do Pólo Intermediário Celeste baseado no CEO Matriz celeste verdadeira baseada no Equinócio Ângulo de Rotação da Terra Tempo Sideral Médio de Greenwich Tempo Sideral aparente de Greenwich Matriz de nutação baseado na IAU 2000A Retorna a matriz de movimento do pólo Quantidade de s, posição do CEO no equador do pólo celeste intermediário Conversão da Matriz Terrestre em Celeste Coordenadas X, Y do Pólo Celeste intermediário e a quantidade de s, usando a precessão e nutação do modelo IAU 2000A Transformação de datas do Calendário Gregoriano para Dia Juliano

21 IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Experimentos: Após a implementação foram realizados alguns experimentos utilizando as coordenadas do satélite PRN 06 proveniente de um arquivo IGS. Do qual utilizou-se as coordenadas de 24 horas de dados em intervalo de de 15 em 15 minutos. Essas coordenadas referem-se ao dia 05/02/2008. A seguir serão apresentados gráficos com as coordenadas do satélite no sistema terrestre e também no sistema celeste baseados no CEO para a IAU 2000 e Equinócio e as discrepâncias entre os dois métodos.

22 IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS A figura apresenta um gráfico com as coordenadas (X, Y, Z) do satélite PRN06 no ITRF 2005:

23 IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS As coordenadas obtidas no sistema celeste para a IAU-2000 CEO e Equinócio:

24 IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS Discrepâncias resultante entre as componentes ΔX, ΔY e ΔZ no GCRS calculadas utilizando a IAU 2000 CEO e a IAU 2000 Equinócio:

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS Na implementação foram utilizadas rotinas, disponibilizadas pelo IERS, em linguagem Fortran que permitem implementar a resolução IAU 2000A. Desta forma, as componentes X, Y e Z no sistema terrestre foram transformadas para o GCRS (sistema celeste), utilizando tanto a transformação baseada no CEO como no Equinócio. E pode-se observar que as discrepâncias para a resultante de ΔX, ΔY e ΔZ das coordenadas segundo a CEO e Equinócio não ultrapassaram 0,002 mm.

26 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOCK, Y. Reference Systems. In: TEUNISSEN, P. J. G.; KLEUSBERG, A. GPS for Geodesy. 2 ed. Berlin: Springer Verlage, BOUCHER, C.; ALTAMINI, Z. International Terrestrial Reference Frame. GPS World, 1996, p JEKELI, C. Geometric Reference Systems in Geodesy. Ohio State University, LEICK, A. GPS Satellite Surveying. 2.ed. John Wiley & Sons, p. MACCARTHY, D. D.; PETIT, G.- IERS Standards (2003). IERS Technical Note 32, IERS Convention Center, Frankfurt am Main a127p. MACCARTHY, D. D. IERS Convetions. IERS Technical Note 21, Central Bureau of IERS-Observatoirede Paris, MONICO, J. F. G. Posicionamento pelo GNSS: Descrição, Fundamentos e Aplicações. 2 ed. São Paulo: Unesp, p. MONICO, J. F. G. Transformação entre referenciais celeste e terrestre de acordo com a resolução IAU SCHWARZ, K. P.; KRYNSKI, J. Fundamental of Geodesy p. IUGG Reports -The University of Calgary, Calgary. SEEBER, G. Satellite Geodesy: Foundations, Methods, and Applications. Berlin, New York: Walter de Gruyter, p.

TRANSFORMAÇÃO ENTRE REFERENCIAIS CELESTE E TERRESTRE DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO IAU 2000

TRANSFORMAÇÃO ENTRE REFERENCIAIS CELESTE E TERRESTRE DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO IAU 2000 TRANSFORMAÇÃO ENTRE REFERENCIAIS CELESTE E TERRESTRE DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO IAU 2000 João Francisco Galera Monico Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia Programa de

Leia mais

Referenciais Geodésicos

Referenciais Geodésicos Referenciais Geodésicos Baseado na Tese de Livre Docência de João Francisco Galera Monico 1. Introdução FCT/Unesp Presidente Prudente, Junho de 2005 Em qualquer atividade de posicionamento geodésico, especialmente

Leia mais

REFERENCIAIS -CELESTE -TERRESTRE. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves

REFERENCIAIS -CELESTE -TERRESTRE. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves REFERENCIAIS -CELESTE -TERRESTRE Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves INTRODUÇÃO Sistemas de Referência - Motivação Porque são necessários??? Qual a importância para a Geodésia? INTRODUÇÃO Quais as principais

Leia mais

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 3. Regiane Dalazoana

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 3. Regiane Dalazoana GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA Capítulo 3 Regiane Dalazoana 3 : 3.1 Constantes Fundamentais e sua evolução; 3.2 Rotação da Terra e sistemas de tempo; 3.3 Sistemas de Referência celestes e terrestres convencionais;

Leia mais

EAC-066: Geodésia Espacial

EAC-066: Geodésia Espacial Referenciais Cartesianos EAC-066: Geodésia Espacial Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1 1/47 Sistemas de Coordenadas Coordenadas Geográficas: Geodésicas

Leia mais

Transformação entre ICRS e ITRS. EAC-066: Geodésia Espacial

Transformação entre ICRS e ITRS. EAC-066: Geodésia Espacial EAC-066: Geodésia Espacial Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1 1/45 Transformação entre GCRS e ITRS Objetivo da Aula: Apresentar um estudo da transformação

Leia mais

Copyright LTG 2016 LTG/PTR/EPUSP

Copyright LTG 2016 LTG/PTR/EPUSP Introdução: Tipos de Coordenadas Coordenadas Geográficas: Geodésicas ou Elipsóidicas: latitudes e longitudes referidas à direção da normal. Astronômicas: latitudes e longitudes referidas à direção da vertical.

Leia mais

07/08/15. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes ROTAÇÃO. Aula 03 ROTAÇÃO NO EIXO X

07/08/15. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes ROTAÇÃO. Aula 03 ROTAÇÃO NO EIXO X INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes ROTAÇÃO Aula 03 ROTAÇÃO NO EIXO X 1 ROTAÇÃO NO EIXO Y ROTAÇÃO NO EIXO Z 2 INTRODUÇÃO Como a terra executa um

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Elementos de Geodésia e Referenciais Geodésicos Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais Área: CONCENTRAÇÃO

Leia mais

EAC-066: Geodésia Espacial

EAC-066: Geodésia Espacial EAC-066: Geodésia Espacial Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1 1/37 A medida do tempo se baseia no movimento de rotação da Terra, que provoca a

Leia mais

Introdução: Tipos de Coordenadas

Introdução: Tipos de Coordenadas Introdução: Tipos de Coordenadas Coordenadas Geográficas: Geodésicas ou Elipsóidicas: latitudes e longitudes referidas à direção da normal. Astronômicas: latitudes e longitudes referidas à direção da vertical.

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Código Referenciais Geodésicos CAR 1075 Semestre Ano Letivo 2 o Quadrimestre 2017 Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais Área: CONCENTRAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE TEMPO. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves

SISTEMA DE TEMPO. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves SISTEMA DE TEMPO Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves SISTEMA DE TEMPO O sistema de tempo tem um papel muito importante na Geodésia. Muitos métodos de medida usam o tempo de percurso de ondas eletromagnéticas

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Código Referenciais Geodésicos CAR 1075 Semestre Ano Letivo 2 o Quadrimestre 2018 Área de Concentração Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais Área: CONCENTRAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE TEMPO. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves

SISTEMA DE TEMPO. Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves SISTEMA DE TEMPO Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves SISTEMA DE TEMPO O sistema de tempo tem um papel muito importante na Geodésia. Muitos métodos de medida usam o tempo de percurso de ondas eletromagnéticas

Leia mais

GA 112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA

GA 112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA GA 112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA Cap 3 - Definição de Sistemas Geodésicos de Referência (SGRs) Modernos Prática de Docência Abril de 2018 Prof.ª Dr.ª Regiane Dalazoana Doutorando: (MSc) [euriconicaciojr@gmail.com]

Leia mais

Sistemas de referência e referenciais

Sistemas de referência e referenciais Sistemas de referência e referenciais Nas últimas décadas, a necessidade da elaboração de sistemas de referência bem definidos tem sido uma preocupação constante da comunidade geodésica mundial. O avanço

Leia mais

Situação atual na transformação entre sistemas de referência celeste e terrestre

Situação atual na transformação entre sistemas de referência celeste e terrestre Situação atual na transformação entre sistemas de referência celeste e terrestre Current status in the transformation between celestial and terrestrial reference systems Vinicius Francisco Rofatto 1,3

Leia mais

SISTEMAS DE COORDENDAS UTILIZADOS NO GPS

SISTEMAS DE COORDENDAS UTILIZADOS NO GPS SISTEMAS DE COORDENDAS UTILIZADOS NO GPS Prof. Dr. Carlos A. Nadal Posicionamento com GPS - posição sobre a superfície terrestre num sistema de coordenadas. Sistema de referência, referencial (Reference

Leia mais

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 3. Regiane Dalazoana

GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA. Capítulo 3. Regiane Dalazoana GA112 FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA Capítulo 3 Regiane Dalazoana 3 DEFINIÇÃO DE SISTEMAS GEODÉSICOS DE : 3.1 Constantes Fundamentais e sua evolução; 3.2 Rotação da Terra e sistemas de tempo; 3.3 Sistemas de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Capítulo 4. Realização de Sistemas Geodésicos de Referência Modernos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Capítulo 4. Realização de Sistemas Geodésicos de Referência Modernos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Disciplina: FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA 1 Semestre 2013 Prof Sílvio R.C. de Freitas Estagiária de docência: Ruth da Maia Moreira Capítulo

Leia mais

Movimento do Pólo Terrestre: Aspectos Físicos, Modelagem Matemática e Análises 1

Movimento do Pólo Terrestre: Aspectos Físicos, Modelagem Matemática e Análises 1 TEMA Tend. Mat. Apl. Comput., 9, No. 1 (2008), 1-10. c Uma Publicação da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. Movimento do Pólo Terrestre: Aspectos Físicos, Modelagem Matemática

Leia mais

Sistemas de Referência Locais e Globais

Sistemas de Referência Locais e Globais Sistemas de Referência Locais e Globais Manuela Vasconcelos (mvasconcelos@dgterritorio.pt) Lisboa, 25 de Maio de 2017 Datum Local e Datum Global mvasconcelos@dgterritorio.pt 2 1 Coordenadas Astronómicas

Leia mais

As diferentes versões da Transformada de Helmert. suas Aplicações na Transformação entre Sistemas de Referência

As diferentes versões da Transformada de Helmert. suas Aplicações na Transformação entre Sistemas de Referência As diferentes versões da Transformada de Helmert e suas aplicações na Transformação entre Sistemas de Referência Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves Material baseado no artigo: As Diferentes Versões

Leia mais

Paralaxe e aberração diurnas. Adptado de R. Boczko Por R. Teixeira

Paralaxe e aberração diurnas. Adptado de R. Boczko Por R. Teixeira Paralaxe e aberração diurnas Adptado de R. Boczko Por R. Teixeira Paralaxe diurna Diferença entre as posições medidas a partir da superfície e do centro da Terra. Zênite -Δz E Δz = z z sen (-Δz) / ρ =

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Engenharia Topográfica Ano letivo 2018-2019 Unidade Curricular Sistemas de Posicionamento e Navegação por Satélite Regime Obrigatório ECTS 6,5 Ano 3º Semestre 2º sem Horas de trabalho globais Docente

Leia mais

PRECESSÃO, NUTAÇÃO E MOVIMENTO DO PÓLO. Prof. Dra. DANIELE BARROCA MARRA ALVES

PRECESSÃO, NUTAÇÃO E MOVIMENTO DO PÓLO. Prof. Dra. DANIELE BARROCA MARRA ALVES PRECESSÃO, NUTÇÃO E MOVIMENTO DO PÓLO Prof. Dra. DNIELE BRROC MRR LVES INTRODUÇÃO No posicionamento por satélites os sistemas de referência adotados são em geral globais e geocêntricos Devido ao movimento

Leia mais

Sistema de Tempo. Referenciais Geodésicos 2018 PPGCC. unesp. J F Galera Monico

Sistema de Tempo. Referenciais Geodésicos 2018 PPGCC.   unesp. J F Galera Monico Sistema de Tempo Referenciais Geodésicos 2018 PPGCC http://leapsecond.com/java/gpsclock.htm 1 Sistema de tempo Alguns conceitos e definições fundamentais para um melhor entendimento sobre o uso do sistema

Leia mais

SISTEMAS DE COORDENADAS E TEMPO. ENTREGA: 23/10/2017 até as 19 horas

SISTEMAS DE COORDENADAS E TEMPO. ENTREGA: 23/10/2017 até as 19 horas SISTEMAS DE COORDENADAS E TEMPO ENTREGA: 23/10/2017 até as 19 horas Objetivo: Revisão de alguns sistemas de coordenadas comumente utilizados em engenharia aeroespacial e obtenção das transformações entre

Leia mais

POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS

POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS V SEMINÁRIO ANUAL DO GEGE ESTADO DA ARTE EM REFERENCIAIS GEODÉSICOS E GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS POSICIONAMENTO COM GPS NO REFERENCIAL SIRGAS João Paulo Magna Júnior Mestrando em Ciências Cartográficas

Leia mais

Posicionamento por Ponto Preciso usando GIPSY-OASIS II

Posicionamento por Ponto Preciso usando GIPSY-OASIS II Grupo de Estudos em Geodésia Espacial Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas Posicionamento por Ponto Preciso usando GIPSY-OASIS II Mestrando: Guilherme Poleszuk dos Santos Rosa Orientador:

Leia mais

SÉRIES TEMPORAIS DE COORDENADAS GNSS

SÉRIES TEMPORAIS DE COORDENADAS GNSS SÉRIES TEMPORAIS DE COORDENADAS GNSS Gabriela de O. N. Brassarote Orientador: Prof. Dr. João Francisco Galera Monico GNSS (Global Navigation Satellite System) Vantagens do GNSS Rapidez na obtenção de coordenadas;

Leia mais

Forma da Terra. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Forma da Terra. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Forma da Terra Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Representação da forma da Terra (aquele planeta onde vivimos) Geóide forma ideal do globo terráqueo obtida homogenizando

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE: SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE: SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE: SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO E TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS Fonte: http://ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm#1 1. O que é um sistema geodésico de referência?

Leia mais

Sistemas de Referência

Sistemas de Referência Sistemas de Referência 1. Sistemas de Referência Terrestre deal:.: Espaço euclidiano afim munido de uma base ortogonal fixa à Terra, de escala unitária e origem no centro de massa da Terra. 2. Sistemas

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA: A ERA MODERNA

A EVOLUÇÃO DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA: A ERA MODERNA 3 A EVOLUÇÃO DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA: A ERA MODERNA The evolution of referentials used in Geodesy: The Space Era DENIZAR BLITZKOW ANA CRISTINA CANCORRO DE MATOS EPUSP-PTR Caixa posta 61548

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO Astrolábio Islâmico 1480 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO Prof. Carlos Aurélio Nadal Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas INTRODUÇÃO Astrolábio de Gualteris Arsenius 1572 Que horas

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA A Era Moderna RESUMO

A EVOLUÇÃO DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA A Era Moderna RESUMO A EVOLUÇÃO DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA A Era Moderna Denizar Blitzkow Ana Cristina Cancoro de Matos EPUSP-PTR Caixa posta 61548 05424-970 São Paulo SP E-mail: dblitzko@usp.br Edição de março de

Leia mais

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-066: Geodésia Espacial

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-066: Geodésia Espacial EAC-066: Geodésia Espacial Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1 1/35 A Geodésia é a ciência que tem por objeto determinar a forma e as dimensões

Leia mais

João Francisco Galera Monico FCT/Unesp

João Francisco Galera Monico FCT/Unesp unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Presidente Prudente Faculdade de Ciências e Tecnologia Determinação de Campo de velocidade / sazonalidade João Francisco Galera Monico FCT/Unesp Referencias

Leia mais

O CONCEITO ATUAL DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA. The Present Concepts of the Reference Systems Used in Geodesy

O CONCEITO ATUAL DOS REFERENCIAIS USADOS EM GEODÉSIA. The Present Concepts of the Reference Systems Used in Geodesy S B C Revista Brasileira de Cartografia (2011) N 0 63/5: 633-648 Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto ISSN: 1808-0936 O CONCEITO ATUAL DOS REFERENCIAIS USADOS

Leia mais

Formas e representação da terra: Geóide de Elipsóide. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Formas e representação da terra: Geóide de Elipsóide. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Formas e representação da terra: Geóide de Elipsóide Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito Sistemas de referência Forma da terra e modelos matemáticos

Leia mais

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Profa. Regiane Dalazoana 4 Métodos baseados em Geodésia Espacial 4.1 Métodos Celestes da Geodésia

Leia mais

Coordenadas dos Satélites GNSS. EAC-066: Geodésia Espacial

Coordenadas dos Satélites GNSS. EAC-066: Geodésia Espacial Coordenadas dos Satélites GNSS EAC-066: Geodésia Espacial Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1 1/26 Introdução Para que usuário possa obter as coordenadas

Leia mais

4.1 INTRODUÇÃO Geodésia Celeste - Objetivo científico e operacional Métodos geométricos e dinâmicos

4.1 INTRODUÇÃO Geodésia Celeste - Objetivo científico e operacional Métodos geométricos e dinâmicos 4 MECÂNICA CELESTE E GEODÉSIA 4. INTRODUÇÃO 4.. Geodésia Celeste - Objetivo científico e operacional 4.. Métodos geométricos e dinâmicos 4. MOVIMENTO ORBITAL 4.. Forças centrais. O problema dos dois corpos

Leia mais

Transformação entre Referenciais. EAC-066: Geodésia Espacial

Transformação entre Referenciais. EAC-066: Geodésia Espacial Transformação entre Referenciais EAC-066: Geodésia Espacial Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1 1/62 O ITRS (International Terrestrial Reference

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Tópicos de Astronomia para Geofísicos (AGA103) Sistemas de Coordenadas Enos Picazzio - IAGUSP / Ago2010 Notas de aula. Não é autorizada reprodução total ou parcial deste material para outras fnalidades

Leia mais

EMPREGO DE SERVIÇOS ONLINE GRATUITOS PARA DETERMINAÇÃO DE COORDENADAS GEORREFERENCIADAS AO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO NO CAMPUS DA UFJF

EMPREGO DE SERVIÇOS ONLINE GRATUITOS PARA DETERMINAÇÃO DE COORDENADAS GEORREFERENCIADAS AO SISTEMA GEODÉSICO BRASILEIRO NO CAMPUS DA UFJF FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL DEPARTEMENTO DE TRANSPORTES E GEOTECNIA TRN TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EMPREGO DE SERVIÇOS ONLINE GRATUITOS PARA DETERMINAÇÃO DE COORDENADAS GEORREFERENCIADAS AO SISTEMA

Leia mais

FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA GA Aspectos Gerais da Geodésia: Introdução Geodésia na atualidade

FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA GA Aspectos Gerais da Geodésia: Introdução Geodésia na atualidade Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Terra Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Laboratório de Referenciais e Altimetria por Satélites FUNDAMENTOS

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Introdução à Astronomia (AGA210) Enos Picazzio - IAGUSP / Março2006 Sistemas de Coordenadas Notas de aula. Não é autorizada reprodução total ou parcial deste e material para outras fnalidades Trigonometria

Leia mais

PROF.: Edvaldo Simões da Fonseca Junior HORÁRIO: 3a FEIRA: 14:00 às 17:00 horas CARGA HORÁRIA: CRÉDITOS: 8

PROF.: Edvaldo Simões da Fonseca Junior HORÁRIO: 3a FEIRA: 14:00 às 17:00 horas CARGA HORÁRIA: CRÉDITOS: 8 USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EP - ESCOLA POLITÉCNICA PTR - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES SUBÁREA: INFORMAÇÕES ESPACIAIS PTR5781 - POSICIONAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Disciplina: FUNDAMENTOS EM GEODÉSIA 1 Semestre 2016 Professora: Regiane Dalazoana Estagiário de docência: Antonio Carlos França Cagido

Leia mais

Órbitas dos Satélites GNSS

Órbitas dos Satélites GNSS Geodésia II Órbitas dos Satélites GNSS Estágio docência Mestranda: Viviane Aparecida dos Santos Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves Relembrando... Posicionamento por satélites Órbitas Princípio?? Efemérides

Leia mais

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica 1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica Na cartografia utiliza-se como modelo matemático para a forma da Terra o elipsóide de revolução O SISTEMA GPS EFETUA MEDIÇÕES GEODÉSICAS Qual é a forma da Terra?

Leia mais

SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO

SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO Parte I: Tempo sideral, Tempo solar médio e verdadeiro GA116 Sistemas de Referência e Tempo Profª. Érica S. Matos Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade

Leia mais

Sistemas Geodésicos de Referência Pratica de Docência

Sistemas Geodésicos de Referência Pratica de Docência Sistemas Geodésicos de Referência Pratica de Docência Doutorando Henry D. Montecino C. 1,2 Profa. Doutora Regiane Dalazoana. 1 henrymontecino@udec.cl 1 Curso de pós-graduação em Ciências Geodésicas Universidade

Leia mais

Sistema. de Referência. Equador

Sistema. de Referência. Equador Sistema z de Referência δ y x γ Equador α Precessão e Nutação R. Boczko IAG-USP Adaptado por R. Teixeira Terra esférica Bojo Bojo Terra achatada Interação gravitacional Terra bojuda x corpos do SS torques

Leia mais

Introdução. Tempo Universal. Tempo Sideral. Data Juliana. Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich

Introdução. Tempo Universal. Tempo Sideral. Data Juliana. Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich SISTEMAS DE TEMPO Introdução Tempo Universal Tempo Sideral Data Juliana Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich Introdução Determinação da órbita de um corpo celeste através de observações Necessidade do

Leia mais

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-082: Geodésia Física

Aula 1: Conceitos Introdutórios. EAC-082: Geodésia Física Aula 1: Conceitos Introdutórios EAC-082: Geodésia Física Prof. Paulo Augusto Ferreira Borges 1 https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~paulo.borges/ 1/35 Aula 1: Conceitos Introdutórios A Geodésia é

Leia mais

Elementos de Geodésia e Levantamentos

Elementos de Geodésia e Levantamentos Elementos de Geodésia e Levantamentos PPGCC FCT/UNESP Aulas de EGL 2018 João Francisco Galera Monico Esfera Celeste Esfera Celeste Observando o céu em uma noite estrelada, tem-se a impressão de que estamos

Leia mais

ESTIMATIVA DOS EFEITOS DA IONOSFERA NO POSICIONAMENTO GNSS ABSOLUTO E DETERMINAÇÃO DA POSSIÇÃO APROXIMADA PELO MÉTODO DE BANCROFT

ESTIMATIVA DOS EFEITOS DA IONOSFERA NO POSICIONAMENTO GNSS ABSOLUTO E DETERMINAÇÃO DA POSSIÇÃO APROXIMADA PELO MÉTODO DE BANCROFT ESTIMATIVA DOS EFEITOS DA IONOSFERA NO POSICIONAMENTO GNSS ABSOLUTO E DETERMINAÇÃO DA POSSIÇÃO APROXIMADA PELO MÉTODO DE BANCROFT Lucas Gonzales Lima Pereira Calado 1 ; Haroldo Antonio Marques 2 1 Estudante

Leia mais

GA119 - MÉTODOS GEODÉSICOS. Sílvio Rogério Correia de Freitas Regiane Dalazoana

GA119 - MÉTODOS GEODÉSICOS. Sílvio Rogério Correia de Freitas Regiane Dalazoana GA119 - MÉTODOS GEODÉSICOS Sílvio Rogério Correia de Freitas Regiane Dalazoana 1 ASPECTOS FUNDAMENTAIS EM GEODÉSIA: 1.1 Métodos em Geodésia 1.1.1 As bases e ferramentas da Geodésia moderna 1.1.2 Sistemas

Leia mais

SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO

SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE TEMPO Parte II: Hora Civil, Hora Legal, Tempo Universal Contagem contínua de tempo GA116 Sistemas de Referência e Tempo Profª. Érica S. Matos Departamento de Geomática Setor de Ciências

Leia mais

Professor: Leonard Niero da Silveira

Professor: Leonard Niero da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA GEODESIA GEOMÉTRICA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br OBJETIVOS PRINCIPAIS DA DISCIPLINA GERAL Entender

Leia mais

EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO D 1 D

EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO D 1 D EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO D 1 D São apresentadas as efemérides para Observações Físicas do Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, calculadas a partir dos seus elementos de rotação e posições relativas.

Leia mais

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Sistema esférico de coordenadas geográficas Sistemas de coordenadas celestes Movimento diurno dos astros Movimento anual do sol

Leia mais

Astronomia de Posição: Aula 06

Astronomia de Posição: Aula 06 Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Astronomia de Posição: Aula 06 Capítulos 05 e 06 Daniele Barroca Marra Alves SUMÁRIO Sistemas de Coordenadas Celestes o Sistema de Coordenadas Sistema de Coordenadas

Leia mais

O BeiDou é constituído por 3 componentes: espacial, controlo terrestre e utilizador.

O BeiDou é constituído por 3 componentes: espacial, controlo terrestre e utilizador. BeiDou 1. INTRODUÇÃO O Sistema BeiDou ou BDS (BeiDou Navigation Satellite System) é um sistema de navegação em desenvolvimento pela República Popular da China. O BeiDou (que significa Ursa Maior) começou

Leia mais

Geodesia Física e Espacial <<>> Sistemas e Tecnologias de Georeferenciação

Geodesia Física e Espacial <<>> Sistemas e Tecnologias de Georeferenciação Geodesia Física e Espacial Sistemas e Tecnologias de Georeferenciação Professores: Cursos: Ano Lectivo: 11/12 Gil Gonçalves e João Fernandes Mestrado em Engenharia Geográfica Mestrado em Tecnologias

Leia mais

Processamento de linhas de bases curtas pelo método relativo utilizando efemérides transmitidas e precisas

Processamento de linhas de bases curtas pelo método relativo utilizando efemérides transmitidas e precisas Processamento de linhas de bases curtas pelo método relativo utilizando efemérides transmitidas e precisas Lorena Araújo Silva 1 Maria Lígia Chuerubim 1 Stephanie Cristina Matos Pereira 1 Josildo de Azevedo

Leia mais

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica

1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica 1.3 Posicionamento na Terra Elipsóidica Na cartografia utiliza-se como modelo matemático para a forma da Terra o elipsóide de revolução O SISTEMA GPS EFETUA MEDIÇÕES GEODÉSICAS Qual é a forma da Terra?

Leia mais

Questões de concursos

Questões de concursos Questões de concursos 2 O Brasil adota um sistema de projeção baseado na Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM), que é constituído por fusos. Quantos fusos existem e a partir de que meridiano

Leia mais

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS

GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura GA119 MÉTODOS GEODÉSICOS Profa. Regiane Dalazoana 4 Métodos baseados em Geodésia Espacial 4 Métodos baseados em Geodésia

Leia mais

CARTAS NÁUTICAS E POSICIONAMENTO

CARTAS NÁUTICAS E POSICIONAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA DISCIPLINA 2100107: CARTAS NÁUTICAS E POSICIONAMENTO 16/MAI/2008 CT FERNANDO DE OLIVEIRA MARIN FOTO TIRADA DA APOLLO 17 EM 1972

Leia mais

INTRODUÇÃO A GEODÉSIA FÍSICA

INTRODUÇÃO A GEODÉSIA FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes INTRODUÇÃO A GEODÉSIA FÍSICA Aula 01 GEODÉSIA FÍSICA A Geodésia pode ser designada por: Geodésia Geométrica;

Leia mais

O PROBLEMA DE DOIS CORPOS

O PROBLEMA DE DOIS CORPOS O PROBLEMA DE DOIS CORPOS O que é? Por exemplo, para o caso de um veículo espacial orbitando a Terra... As equações de movimento do movimento orbital As principais forças atuando em um veículo espacial

Leia mais

ANGELA CRISTINA CARARO

ANGELA CRISTINA CARARO ANGELA CRISTINA CARARO CORREÇÕES RELATIVÍSTICAS SOBRE AS MEDIDAS DE TEMPO GPS Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção ao grau de Mestre em Ciências Geodésicas, Curso de Pós-Graduação

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA GEOMÁTICA II- ENG 05272 APOSTILA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS MÓDULO 01 ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 O Sol Energia Solar Térmica - 2014 Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 15 de Agosto de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 15 de Agosto de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 15 de Agosto de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br Medida da Circunferência

Leia mais

COMPARAÇÃO DE COORDENADAS DE ESTAÇÕES DA RBMC TRANSFORMADAS E ATUALIZADAS PARA ITRF2014

COMPARAÇÃO DE COORDENADAS DE ESTAÇÕES DA RBMC TRANSFORMADAS E ATUALIZADAS PARA ITRF2014 VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação Recife - PE, 24-25 de agosto de 2016. COMPARAÇÃO DE COORDENADAS DE ESTAÇÕES DA RBMC TRANSFORMADAS E ATUALIZADAS PARA ITRF2014

Leia mais

As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas.

As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas. EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO C 1 C As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas. Essas efemérides fundamentais foram preparadas com base nos dados da integração numérica DE405,cujos

Leia mais

As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas.

As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas. EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO C 1 C As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas. Essas efemérides fundamentais foram preparadas com base nos dados da integração numérica DE405,cujos

Leia mais

CARTOGRAFIA. Sistemas de Referência. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA. Sistemas de Referência. Prof. Luiz Rotta 1 CARTOGRAFIA Sistemas de Referência Prof. Luiz Rotta MAPA 2 3 4 5 6 SISTEMA GEODÉSICO DE REFERÊNCIA Sistema de referência é um conjunto de prescrições e convenções, juntamente com a modelagem necessária

Leia mais

Sistemas de coordenadas e tempo

Sistemas de coordenadas e tempo Sistemas de coordenadas e tempo Laurindo Sobrinho 17 de novembro de 2012 1 Sistema de coordenadas horizontal local zénite : ponto mais alto no céu. nadir : ponto situado no lado oposto ao zénite horizonte

Leia mais

DADOS GEORREFERENCIADOS

DADOS GEORREFERENCIADOS Geoprocessamento Graduação em Geografia 4º ano / 1º Semestre Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe Departamento de Cartografia fernanda.watanabe@unesp.br 2019 DADOS GEORREFERENCIADOS GEORREFERENCIAMENTO

Leia mais

Movimentos da Terra. Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP

Movimentos da Terra. Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP Movimentos da Terra Notas de aula. Não é autorizada reprodução total ou parcial deste material para outras finalidades Geometrias Geometria

Leia mais

Nesse capítulo serão descritos resumidamente os referenciais planimétrico, altimétrico e a referência de nível utilizada nas cartas náuticas.

Nesse capítulo serão descritos resumidamente os referenciais planimétrico, altimétrico e a referência de nível utilizada nas cartas náuticas. 79 4 REFERENCIAL GEODÉSICO 4.1 Introdução Nesse capítulo serão descritos resumidamente os referenciais planimétrico, altimétrico e a referência de nível utilizada nas cartas náuticas. A importância deste

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 1.1 O PROBLEMA

1 INTRODUÇÃO 1.1 O PROBLEMA INTRODUÇÃO Na definição de pontos sobre a superfície da Terra, tanto a Geodésia como a Topografia utilizam sistemas de coordenadas cartesianas retangulares e sistemas de coordenadas curvilíneas. Estes

Leia mais

COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS. Professor: Leonard Niero da Silveira

COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS. Professor: Leonard Niero da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA COORDENADAS GEOGRÁFICAS E COORDENADAS GEODÉSICAS Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br COORDENADAS GEODÉSICAS

Leia mais

Sistema de Tempo. Referenciais Geodésicos 2018 PPGCC. unesp. J F Galera Monico

Sistema de Tempo. Referenciais Geodésicos 2018 PPGCC. unesp. J F Galera Monico Sistema de Tempo Referenciais Geodésicos 2018 PPGCC 1 Sistema de tempo Alguns conceitos e definições fundamentais para um melhor entendimento sobre o uso do sistema de tempo no posicionamento por satélite

Leia mais

INT R ODU ÇÃO À AS T R ONOMIA AGA S istemas de Coordenadas

INT R ODU ÇÃO À AS T R ONOMIA AGA S istemas de Coordenadas INT R ODU ÇÃO À AS T R ONOMIA AGA-210 3. S istemas de Coordenadas (J.B.K aler, 1994, Fig. 3.11, p.36) S ol à meia noite? Nas calotas polares, durante o ver ão, o S ol nunca s e põe. IAG/U S P E NOS PICAZZIO

Leia mais

OS DIFERENTES SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E SUAS DISCREPÂNCIAS NA REGIÃO DE NOVA LIMA - MG

OS DIFERENTES SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E SUAS DISCREPÂNCIAS NA REGIÃO DE NOVA LIMA - MG OS DIFERENTES SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA E SUAS DISCREPÂNCIAS NA REGIÃO DE NOVA LIMA - MG ANDRE FERREIRA BORGES MARCOS ANTÔNIO TIMBÓ ELMIRO Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto

Leia mais

MUDANÇA DO REFERENCIAL GEODÉSICO NO BRASIL 1

MUDANÇA DO REFERENCIAL GEODÉSICO NO BRASIL 1 MUDANÇA DO REFERENCIAL GEODÉSICO NO BRASIL 1 Kátia Duarte Pereira 2, Maria Cristina Barboza Lobianco, Sonia Maria Alves Costa Apresentação Este trabalho destina-se a prestar esclarecimentos e orientar

Leia mais

Análise da aplicação do GNSS para monitoramento do nível do rio Paraguai

Análise da aplicação do GNSS para monitoramento do nível do rio Paraguai Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p. 366-373 Análise da aplicação do GNSS para monitoramento do nível do rio Paraguai Fabricio dos Santos Prol 1 José Marcato Junior 1,2 Antonio Conceição Paranhos

Leia mais

Astronomia de posição (II)

Astronomia de posição (II) Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. FIS Explorando o Universo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. FIS Explorando o Universo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia FIS02009 - Explorando o Universo Gerando e entendendo o céu visível em cada lugar Constelações e roda do zodíaco

Leia mais

USO DO MATLAB NA DETERMINAÇÃO DO INÍCIO DA PRIMAVERA PARA O HEMISFÉRIO SUL

USO DO MATLAB NA DETERMINAÇÃO DO INÍCIO DA PRIMAVERA PARA O HEMISFÉRIO SUL USO DO MATLAB NA DETERMINAÇÃO DO INÍCIO DA PRIMAVERA PARA O HEMISFÉRIO SUL 1. INTRODUÇÃO Desde a antiguidade o homem procurou determinar sua localização tendo como referencial as estrelas. O fascínio dos

Leia mais

Geodésia II. Gabriel Oliveira Jerez Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves

Geodésia II. Gabriel Oliveira Jerez Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves Geodésia II Órbitas dos Satélites Gabriel Oliveira Jerez Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves Posicionamento por satélites Relembr rando... Órbitas Efemérides Princípio?? [ X Y Z ] + t [ X Y Z ] + t

Leia mais

EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO C 1 C. As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas.

EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO C 1 C. As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas. EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO C 1 C As tabelas desta seção contém as efemérides do Sol, Lua e grandes planetas. Essas efemérides fundamentais foram preparadas com base nos dados da integração numérica DE200/LE200,

Leia mais