Streaming de vídeo em dispositivos móveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Streaming de vídeo em dispositivos móveis"

Transcrição

1 Streaming de vídeo em dispositivos móveis Fábio S. Coriolano, Thomas A. Buck 1 Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) Aracaju - SE - Brasil 2 Universidade Salvador (UNIFACS) Salvador - BA - Brasil f_coriolano@yahoo.com.br, thomas@unifacs.br Abstract. This paper proposes techniques for media streaming transmission, reception, persistence and search for video on mobile platforms. Also it is presented a development of players, which function is the view of the multimedia streaming on cell phones. There were used standard specifications for 3GP and specialized protocols, those define the access control and distribution of multimedia content. Resumo. O presente artigo propõe técnicas para transmissão, recepção, persistência e busca vídeo de media streaming em plataformas móveis. É também apresentado o desenvolvimento de um player, cuja função é visualizar multimídia streaming em aparelhos celulares. Foram utilizados padrões para especificações 3GP e protocolos especializados, que definem o controle de acesso e a distribuição do conteúdo multimídia. 1. Introdução Já se foi a época em que o celular servia apenas para fazer ligações. Há não muito tempo, os celulares eram enormes, pesados e com bateria que possuía um tempo de duração curto. Hoje a realidade é outra. Os aparelhos possuem diversas funcionalidades, como jogos, aplicativos, câmera fotográfica, armazenamento de arquivos multimídia, entre outros tantos recursos [Nokia N95 User Guide] [Sony Ericsson Java ME Platform Docs & Tools]. As taxas de downloads de aplicativos e jogos para Dispositivos Móveis (DM) têm sido altíssimas nos últimos anos, atraindo o investimento crescente em software dessa categoria. Com o advento da TV digital e da tecnologia 3G (geração de sistemas móveis de telecomunicações), o celular tornou-se uma máquina de conexão de internet banda larga, com enormes chances de ser a forma mais popular de navegação, pois permite que o usuário acesse a internet de qualquer lugar, a qualquer momento [Rodrigues 2006] [Elsen e Hartuing e Uwe e Kampmann 2001]. Atualmente, transmissão de vídeo representa uma porção significativa do tráfego de dados na internet, o que explica o empenho de muitos na transmissão multimídia para DM [Elsen e Hartuing e Uwe e Kampmann 2001] [Austerberry 2004]. Como o interesse dos usuários é assistir os vídeos em tempo real, é necessário utilizar técnicas de transmissão com streaming. Os sistemas de transmissão de streaming de conteúdo multimídia devem prever os seguintes componentes básicos na sua arquitetura [Austerberry 2004]:

2 Protocolos para transmissão e estrutura de distribuição dos dados; O formato da mídia que será transmitida; O software que permite que os usuários reproduzam os arquivos multimídia Player; Servidores para a distribuição do conteúdo para os clientes, utilizando um protocolo definido. Existem formas para exibir e transmitir vídeo em DM: umas mais eficientes que outras, em razão da arquitetura de transmissão e recepção que o projeto foi desenvolvido. No caso de [Goyal 2006], é apresentada a API (Application Programming Interface) opcional do J2ME, MMAPI, e, por fim, desenvolvido um estudo de caso de um sistema móvel para uso de Blog, o qual faz a captura de áudio, vídeo e imagem do DM e envia via HTTP para um servidor web desenvolvido em Java. Já em [Wang e Bouazizi e Misk e Curcio 2007] [Roy e Covell e Ankcorn e Wee e Yoshimura 2003] [Curcio 2005], abordam uma visão geral das principais normas e padrões para serviços multimídia em DM, e confirma a importância do protocolo RTSP (Real Time Transport Protocol) para exibição de vídeo em DM. Em [Vazquez e Vicent 2007] é apresentado um sistema para transmissão de streaming de áudio utilizando dois servidores: o primeiro, um servidor PHP (Hypertext Preprocessor), que serve para fazer conversão dos dados, e o segundo, um servidor RTSP, cuja importância é fazer a transmissão do áudio para os dispositivos móveis. Essa aplicação é que mais se aproxima do tema proposto, contudo o foco deste estudo é o streaming de áudio. O presente artigo tem como objetivos principais: (i) comparar técnicas de implementação para recepção de conteúdo multimídia em DM, destacando as vantagens de se utilizar streaming de vídeo; (ii) apresentar os principais componentes para tal recpção; (iii) contribuir com pesquisa na área, tendo em vista a carência de estudos científicos no campo de streaming de vídeo para DM. O artigo está estruturado em outras quatro seções. A seção 2 faz uma breve descrição sobre o sistema desenvolvido, e seus subtópicos descrevem o sistema proposto. A seção seguinte trata de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto. A seção 4 relaciona o tema discutido com trabalhos apresentados na academia. Já a última seção apresenta as conclusões do trabalho. 2. Descrição do Sistema Proposto Para desenvolvimento da aplicação móvel, foi utilizado J2ME (Java 2 Micro Edition), que possui arquitetura especial com uma série de APIs, cujas funções são acessíveis para programação em Java [Goyal 2006] [Muchow 2004] [Topley 2002] [Gosh 2002]. Na construção do player para streaming de vídeo, foi empregada uma API opcional do J2ME, que é a MMAPI(Mobile Midia API). Esta amplia opções de áudio, vídeo e outros recursos multimídia existentes nos aparelhos móveis. Através desse

3 pacote, os desenvolvedores Java mobile acessam recursos multimídia nos DM [Goyal 2006] [Mobile Media API Sun]. A aplicação servidora visa controlar o acesso, realizar consultas e transmitir os dados multimídia para os clientes móveis [Santos e Tavares. 2007] [Curcio 2005] [Yeo e YEUNG 1997]. O protocolo utilizado para transmissão dos dados multimídia é o RTSP, para o qual a MMAPI tem suporte. O RTSP é baseado no UDP (Datagram Protocol), protocolo mais utilizado para o processo de streaming de dados multimídia [Wang e Bouazizi e Misk e Curcio 2007] [Roy e Covell e Ankcorn e Wee e Yoshimura 2003] [Curcio 2005]. O formato de vídeo utilizado foi o 3GP (3GPP- Third Generation Partnership Project - File Format), que é o padrão mais reconhecido pelos DM's atualmente [Elsen e Hartuing e Uwe e Kampmann 2001] [Wang e Bouazizi e Misk e Curcio 2007] Formato de Vídeo 3GP O 3GP se distingue em duas formas, o 3GPP, que é utilizado em redes GSM (Global System for Mobile Communications) e o 3GPP2, que é empregado em CDMA (Code Division Multiple Access) [Tanenbaum 2003]. O padrão 3GP foi projetado especialmente para o uso em DM e para distribuição de conteúdo multimídia em redes sem fio de alta velocidade [Elsen e Hartuing e Uwe e Kampmann 2001] [Wang e Bouazizi e Misk e Curcio 2007] [Third Generetion Partnership Project]. O referido formato possui uma boa qualidade de áudio e vídeo com taxas baixas de dados, pois é baseado no popular formato MP4 (Mpeg-4 parte 14) [Rodrigues 2006] [Wang e Bouazizi e Misk e Curcio 2007]. Arquivos e streams 3GP podem conter diferentes tipos de mídia, como áudio, vídeo e texto. Isso se deve ao fato de essa especificação suportar vários formatos de mídia, entre os quais: MPEG-4, AMR, JPEG, GIF, H.263. Caso o arquivo 3GP seja codificado utilizando o codec H.263 para vídeo, e AMR para áudio, vai tocar no player do DM sem problema [Elsen e Hartuing e Uwe e Kampmann 2001] [Wang e Bouazizi e Misk e Curcio 2007] Aplicação Servidora Todo conteúdo multimídia está armazenado em uma base de dados relacional, utilizando o SGBD MYSQL, e com o formato 3GP. O acesso à base de dados foi desenvolvido em Java e é feito por meio de web services. Neste serviço web, existem dois métodos principais: o primeiro é responsável pela consulta de vídeo no servidor; o segundo, por sua vez, permite que outros DM s acessem o conteúdo multimídia, mantendo as regras de segurança já estabelecidas. Existem perfis de usuário para um melhor gerenciamento. Um destes perfis é o Público, em que usuários não cadastrados (anônimos) realizarão consultas e prévisualizarão algumas mídias, cujo acesso seja público. Para transmissão de streaming de vídeo entre o servidor e o cliente móvel, foi utilizado o protocolo RTSP, que é um protocolo de aplicação utilizado para controle da entrega de dados em tempo real, e funciona através de troca de mensagens, isto é, requisições e respostas entre cliente e servidor.

4 A implementação do servidor foi desenvolvida utilizando a linguagem Java, sendo que o servidor só estabelece uma sessão RTSP com o cliente, quando a aplicação J2ME faz uma requisição de uma determinada mídia Cliente J2ME Desenvolver um Player de vídeo utilizando MMAPI não é muito diferente de como implementar utilizando a famosa API JMF, porque a MMAPI permite o acesso a vários protocolos e formatos diferentes [Goyal 2006] [Mobile Media API Sun]. Basta adicionar um serviço RTSP válido e criar uma thread para executar o player, uma vez que acessar serviço web em uma aplicação J2ME exige processamento paralelo. No Player Mobile, há a opção pause, cujo objetivo é carregar todo o vídeo, para então assisti-lo, e a opção de gravação, implementada através de Record Management Store RMS (por ser limitado, a gravação deve ser de poucos minutos), como se pode observar na figura 1. Figura 1. Ilustra o player para dispositivos móveis Foi desenvolvido um módulo de pesquisa de vídeo, que pode ser feito através de RMS ou do servidor Web. Na hipótese do servidor, a pesquisa é feita através de web service, que recebe do DM o nome do vídeo como parâmetro. No RMS, é desenvolvida através de algoritmos de busca, pois o repositório de dados se encontra no próprio dispositivo. Ambos retornam uma lista de vídeo do nome pesquisado, ou, caso o cliente não passe nenhum nome, o sistema retorna todos os vídeos da base, como ilustra a figura 2.

5 Figura 2. Ilustra uma lista de vídeos pesquisados 3. Resultados Obtidos Além do desenvolvimento do cliente J2ME, com o uso de streaming de vídeo utilizando o protocolo RTSP, foram implementadas e testadas duas formas de uso do protocolo HTTP. Suas respectivas características foram confrontadas na Tabela 1. A primeira diz respeito ao carregamento da mídia pelo MMAPI, para só depois tocar o vídeo. Concluiu-se que: Para pequenos vídeos, o sistema funciona bem, mas, para um conteúdo maior, o DM não tem poder de armazenamento suficiente para gravar os dados antes de exibi-los no player; O sistema demonstra uma lentidão antes de fazer o download da mídia, ocasionando paradas inesperadas na reprodução do conteúdo, dando a impressão de que o aplicativo está com algum erro; Suporta apenas a disponibilização de conteúdos (on demand) previamente gravados; Mesmo particionando a mídia, para que o player MMAPI faça o download do vídeo por etapas (enquanto o player exibe um trecho do vídeo, a aplicação continua armazenando os dados no buffer), o sistema fica lento para carregar os fragmentos de vídeo; O único benefício desse processo é que, como o protocolo utilizado é o HTTP, a perda de pacotes é mínima (dependendo do poder de processamento do DM), tendo em vista que esse protocolo é feito o download do conteúdo multimídia para em seguida exibi-lo. A segunda foi o desenvolvimento de um falso streaming de vídeo, em que se utilizou técnica para extrair um frame e seu áudio específico. A ideia é armazenar um buffer de áudio e outro de vídeo no DM e ir exibindo-o, à medida em que os quadros são acumulados. Abaixo o que se observou a partir dessa técnica:

6 O conteúdo foi exibido com certa velocidade, porém a perda de informação foi muito alta devido a falhas no algoritmo desenvolvido; Como não foi utilizada a MMAPI, não houve sincronismo entre o áudio e o vídeo, sendo detectada falha no algoritmo, no pseudocódigo 1 pode ser analisado tal afirmação; No que se refere ao cliente J2ME, ilustrado no tópico precedente, cabe ressaltar o seguinte: O sistema teve um eficiente desempenho em emuladores do WTK (Wireless Toolkit), da Sony Ericsson e Nokia, com os vídeos sendo tocados em tempo real e perdendo somente alguns poucos frames; Como a medição nos emuladores não pode servir como parâmetro absoluto, também foi feita uma avaliação no aparelho celular N95 da Nokia, por ser bastante utilizado no mercado e por possuir suporte para o protocolo RTSP. O desempenho não foi o mesmo do emulador executado no PC, mas semelhante, tendo em vista que a mídia foi executada com sucesso e a aplicação não interferiu em nada na compreensão do vídeo. Tabela 1. Apresenta quadro comparativo das três formas de recepção de conteúdo multimídia para DM - RTSP HTTP HTTP Streaming * Espaço em disco Fluxo/ download prévio do conteúdo Perda de pacotes Tamanho do conteúdo Pouco Muito Pouco menos que HTTP À medida em que é feito o download Perde poucos frames Não importa Somente após o download Não perde Apenas pequenos conteúdos À medida em que é feito o download Perde alguns frames Não importa Partição do conteúdo Sincronismo áudio/vídeo Compreensão do vídeo Não Depende Não Sim Sim Não Suficiente Total Comprometida * Com base no algoritmo desenvolvido no projeto.

7 4. Conclusão Em razão do aumento da capacidade de armazenamento, processamento e poder de banda dos DM, é possível hoje a utilização de streaming de vídeo nos celulares. As operadoras investem cada vez mais em serviços multimídia, fornecendo inúmeras espécies de toques, papéis de parede, vídeos, entre outros. Este artigo apresentou o desenvolvimento de ambientes para recepção de streaming de vídeo em DM. A partir do estudo realizado, o primeiro conceito que pode ser obtido é que, para o streaming de vídeo tocar em um Player mobile de forma eficiente, faz-se necessária a utilização de protocolos e de uma arquitetura cliente - servidora bem arranjada e produzida. Outro conceito que se extrai é a eficiência do protocolo UDP comparado ao HTTP. No RTSP o vídeo é transitado com mais velocidade no cliente móvel, já que o player executa o vídeo conforme ele vai sendo enviado ao DM, diferente do uso de HTTP, em que o cliente é obrigado a fazer o download de parte do vídeo e armazená-lo em uma pasta temporária, para a mediada em que o conteúdo é gravado o vídeo seja exibido pelo player. Ainda no que se refere aos protocolos, pode-se elencar o HTTP streaming. Apesar de ser uma solução impactante, esse tipo de download oferece algumas limitações, quando comparadas à streaming real, que [Cunha 2007]: Permite gestão/otimização da largura de banda. Exemplo: o buffer utilizado recebe a quantidade de informação necessária para acompanhar o ritmo de reprodução; Permite o controle de fluxo do conteúdo. Exemplo: é possível mudar de faixa, sem que se tenha descarregado todo o conteúdo; Permite broadcast de eventos em tempo real; Não demanda muito espaço em disco para armazenar os conteúdos, pois arquivo não é transferido totalmente para o receptor; Diante do que foi exposto, não restam dúvidas de que o streaming de vídeo para DM é uma tecnologia bastante promissora, notadamente no que tange à rapidez e portabilidade na transmissão da informação, haja vista que atende de maneira eficaz as demandas do mundo contemporâneo. 5. Referências Davis,M. Media Streams: An Iconic Visual Language for Video Representation. Readings in Human-Computer Interaction: Toward the Year Goyal 2006Pro Java ME MMAPI: Mobile Media API for Java Micro Edition. Apress. Montez,C. e Willrich, R e Pistori, J. (2001) BDMm - A Biblioteca Digital Multimídia. III WorkShop RNP2, Florianópolis. Muchow, W.J. (2004) Core J2ME Technology e MIDP. Makron Books. Topley, K. (2002) J2ME in a nutshell A Desktop Quick Reference. O Reilly.

8 Gosh, S. (2002) J2ME Record Management Store. IBM Developers Works. URL: Nokia N95 User Guide. URL: Rodrigues, M. (2006) IPTV Conceitos, Padrões e Soluções. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC. URL: ftp://ftp.inf.pucrio.br/pub/docs/techreports/06_05_rodrigues.pdf C. A. S. Santos, A. Santos, T. A. Tavares. (2007) Uma Estratégia para a Construção de Ambientes para a Descrição Semântica de Vídeos. In: WEBMEDIA 2007, Gramado- SC. v.1. pp Wang, Y. e Bouazizi,I e Misk,M. e Curcio, I.D. (2007) Mobile video applications and Standards. International Multimedia Conference. ACM, New York, 1-6. Roy, S e Covell, M. e Ankcorn, J. e Wee, S. e Yoshimura,T.A. (2003) System Architecture for Managing Mobile Streaming Media Services. Proceedings of the 23rd International Conference on Distributed Computing Systems. In IEEE Computer Society Washington, DC, USA. pp Curcio, I. (2005) Mobile Streaming Services in WCDMA Networks. Proceedings of the 10th IEEE Symposium on Computers and Communications. IEEE Computer Society Washington, DC, USA. pp Vazquez, M. Vicent, P. (2007) A mobile audio messages streaming system. Proceedings of the 2007 Euro American conference on Telematics and information systems, ACM. Elsen, I. e 0 Hartuing,F. e Uwe, H. e Kampmann,M.( 2001) Streaming Technology in 3G Mobile Communication Systems. IEEE Computer Society Press Los Alamitos, CA, USA. pp Cranley, N. e Murphy, L. e Perry, P. (2007) Perceptual quality adaptation (PQA) algorithm for 3GP and multitracked MPEG-4 content over wireless IP networks. 15th IEEE International Symposium, v.3, pp 5-8m. Third Generetion Partnership Project. URL: Sony Ericsson Java ME Platform Docs & Tools. URL: Yeo,B. e YEUNG, M. (1997) Retrieving and Visualizing Video. Communications of the ACM. V.40. Dec. Sun Java Wireless Toolkit for CLDC. URL: Austerberry, D. (2004) The Technology of Video and Audio Streaming. Focal Press. Cunha, C. (2007) Tecnologias de Streaming em Contextos de Aprendizagem. Dissertação de Mestrado, Universidade Uminho. URI: Tanenbaum, A.S. (2003) Redes de computadores. Campus. Mobile Media API Sun. URL:

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis

Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Agregador de feeds RSS para dispositivos móveis Disciplina: Computação Móvel Professor: Mauro Nacif Rocha Data: 27/02/2007 Hadriel Toledo Lima 50290 Juliana Pinheiro Campos 47683 Luis Felipe Hussin Bento

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio,

I N T R O D U Ç Ã O W A P desbloqueio, INTRODUÇÃO Para que o Guia Médico de seu Plano de Saúde esteja disponível em seu celular, antes de mais nada, sua OPERADORA DE SAÚDE terá de aderir ao projeto. Após a adesão, você será autorizado a instalar

Leia mais

Java ME e suas principais tecnologias de conectividade. Gracieli Begia Mateus

Java ME e suas principais tecnologias de conectividade. Gracieli Begia Mateus Java ME e suas principais tecnologias de conectividade Gracieli Begia Mateus Telefones Celulares no Mundo Fonte: UIT e Wireless Intelligence (Ovum/GSM Association) Posição do Brasil no Mundo Principais

Leia mais

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição?

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição? Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor remoto esteja associado. 2. Estabelecer

Leia mais

Tecnologia de redes celular GSM X CDMA

Tecnologia de redes celular GSM X CDMA Tecnologia de redes celular GSM X CDMA GSM (Global Standard Mobile) GSM (Global Standard Mobile) Também baseado na divisão de tempo do TDMA, o GSM foi adotado como único sistema europeu em 1992, e se espalhou

Leia mais

Trabalhos Relacionados 79

Trabalhos Relacionados 79 Trabalhos Relacionados 79 6 Avaliação e Testes Neste capítulo são apresentados alguns testes que foram realizados com o a solução de Gerenciamento de Mobilidade (API SIP User Agent) e com o sistema publish/subscribe

Leia mais

TRANSMITINDO CONHECIMENTO ON-LINE

TRANSMITINDO CONHECIMENTO ON-LINE TRANSMITINDO CONHECIMENTO ON-LINE POR MEIO WEB-RÁDIO E WEB-TV 1 BORGES, Caio C. A.; DEUS JÚNIOR, Getúlio A. de; CASTRO, Marcelo S. Escola de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Federal de

Leia mais

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM WINDOWS MOBILE. PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

Subunidade 6: publicação

Subunidade 6: publicação Disciplina de Aplicações Informáticas B Subunidade 6: publicação Professor: Miguel Candeias Aluno: Francisco Cubal, nº11 12ºA Ano lectivo 2010/2011 1. Divulgação de vídeos e som via rede 1.1. A Internet

Leia mais

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick

MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S. Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick MAGREGISTER 1.0: GERADOR DE INTERFACES DE COLETAS DE DADOS PARA PDA S Acadêmico: Gilson Chequeto Orientador: Adilson Vahldick Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

3. Explique o motivo pelo qual os protocolos UDP e TCP acrescentam a informação das portas (TSAP) de origem e de destino em seu cabeçalho.

3. Explique o motivo pelo qual os protocolos UDP e TCP acrescentam a informação das portas (TSAP) de origem e de destino em seu cabeçalho. Entregue três questões de cada prova. Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

Manual de Operação Aplicativo ClickIt

Manual de Operação Aplicativo ClickIt Manual de Operação Aplicativo ClickIt Rev. 1.1 Agosto/2010 GSControl Automação Ltda. Rua Washington Luiz, 675 ITC Conjunto 1101 Centro Porto Alegre RS CEP 90010-460 Telefone: (51)3026-0945 / (51)3287-2167

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian Esse software possui tecnologia

Leia mais

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME

Java. para Dispositivos Móveis. Thienne M. Johnson. Novatec. Desenvolvendo Aplicações com J2ME Java para Dispositivos Móveis Desenvolvendo Aplicações com J2ME Thienne M. Johnson Novatec Capítulo 1 Introdução à computação móvel 1.1 Computação móvel definições Computação móvel está na moda. Operadoras

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile

Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile Software de Imagem via Celular (SIC) baseado no sistema operacional Windows Mobile Esse software possui

Leia mais

Taxa de Gravação da Memória RAM (MegaBytes / segundo) G5 2.7 Ghz (Mac) Linux Kernel 2.6 2799 1575

Taxa de Gravação da Memória RAM (MegaBytes / segundo) G5 2.7 Ghz (Mac) Linux Kernel 2.6 2799 1575 21 4 Análise É necessária uma análise criteriosa, que busque retornar as questões primordiais sobre o que é realmente preciso para a aquisição de uma plataforma de produção gráfica digital profissional.

Leia mais

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP 1 INTRODUÇÃO Devido ao crescimento da Internet, tanto do ponto de vista do número de usuários como o de serviços oferecidos, e o rápido progresso da tecnologia de comunicação sem fio (wireless), tem se

Leia mais

Plataforma Interativa de Vídeo

Plataforma Interativa de Vídeo Plataforma Interativa de Vídeo Milonga DWM Soluções em Comunicação e Tecnologia Interativa, empresa do Grupo Ciclotron. Desenvolvemos soluções com foco na experiência do usuário, implantado um novo conceito

Leia mais

7. DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS E SOM VIA REDE MÉTODO STREAMING

7. DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS E SOM VIA REDE MÉTODO STREAMING 7. DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS E SOM VIA REDE Internet meio por excelência para a divulgação de todo o tipo de informação. Na época da 2ª guerra mundial, os cientistas necessitavam de divulgar, trocar informações

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios Software de Imagem via ipad baseado no sistema operacional ios Este manual irá auxiliá-lo na instalação e utilização do

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 5-1. A CAMADA DE TRANSPORTE Parte 1 Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores, independentemente

Leia mais

Projecto 5º Ano - Engenharia Informática. Orientadores. Prof. Doutor Sá Silva Prof. Mestre Sérgio Duarte

Projecto 5º Ano - Engenharia Informática. Orientadores. Prof. Doutor Sá Silva Prof. Mestre Sérgio Duarte Projecto 5º Ano - Engenharia Informática Orientadores Prof. Doutor Sá Silva Prof. Mestre Sérgio Duarte Sumário Etapas do projecto WhyCry Ponto de Partida Técnicas de Transmissão de vídeo Arquitectura Java

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Streaming na pratica Shoutcast Flumotion

Streaming na pratica Shoutcast Flumotion Streaming na pratica Shoutcast Flumotion Felipe Santos dos Santos 1 1 Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas(FATEC) Rua Gonçalves Chaves, 602 Centro CEP: 96.015-560 Pelotas RS Brasil Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

Manual de Utilização de Webcams no. Desenvolvimento de Aplicativos Java

Manual de Utilização de Webcams no. Desenvolvimento de Aplicativos Java Manual de Utilização de Webcams no Desenvolvimento de Aplicativos Java Coordenador: Hemerson Pistori Manual desenvolvido no âmbito do projeto Plataforma de Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas para Inclusão

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios DocuWare Mobile ProductInfo Gerenciamento móvel de documentos O DocuWare Mobile permite acessar os gabinetes de arquivo do DocuWare diretamente em seu smartphone ou tablet. Você pode carregar, visualizar

Leia mais

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP SMTP "Protocolo de transferência de correio simples (ou em inglês Simple Mail Transfer Protocol ) é o protocolo padrão para envio de e- mails através da

Leia mais

Scalable Vector Graphics. Kadu Neves Rafael Rocha

Scalable Vector Graphics. Kadu Neves Rafael Rocha Scalable Vector Graphics Kadu Neves Rafael Rocha Roteiro Introdução Vantagens do Uso do SVG Perfis SVG A especificaçào JSR-226 Exemplos Introdução Scalable Vector Graphics é um padrão aberto para descrever

Leia mais

Descrição Geral da Mobile Media

Descrição Geral da Mobile Media Descrição Geral da Mobile Media Mobile Media (YOUNG, 2005) é uma LPS composta por aplicações que manipulam músicas, vídeos e fotos para dispositivos móveis, como celulares e palm tops. Ela provê suporte

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A REDES DE COMPUTADORES Protocolos de Rede FALANDO A MESMA LÍNGUA Um protocolo pode ser comparado a um idioma, onde uma máquina precisa entender o idioma de outra máquina

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES 09/2013 Cap.3 Protocolo TCP e a Camada de Transporte 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS PARA O CURSO:

PRÉ-REQUISITOS PARA O CURSO: PRÉ-REQUISITOS PARA O CURSO: Para que você possa acompanhar as lições deste curso é necessário que você já tenha preenchido os seguintes pré-requisitos: Conhecimento básico em informática. Algumas palavras

Leia mais

Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4

Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4 Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4 Aula passada Threads Threads em SDs Processos Clientes Processos Servidores Aula de hoje Clusters de Servidores Migração de Código Comunicação (Cap. 4) Fundamentos

Leia mais

SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados

SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados SyncEasy Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Roteiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS PROFESSOR: CARLOS BECKER WESTPHALL Terceiro Trabalho

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 9 Desde o nascimento do telemóvel e o seu primeiro modelo vários se seguiram e as transformações tecnológicas que estes sofreram ditaram o nascimento de várias gerações. O Motorola DynaTac 8000X é

Leia mais

Protocolos Multimídia. Alunos: Roberto Schemid Rafael Mansano

Protocolos Multimídia. Alunos: Roberto Schemid Rafael Mansano Alunos: Roberto Schemid Rafael Mansano Exemplos de Aplicações Multimídia Mídia Armazenada: conteúdo gravado e armazenado play/pause/rewind/forward Streaming : vê o conteúdo enquanto baixa o arquivo evita

Leia mais

O IMPACTO DA WEB TV NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O IMPACTO DA WEB TV NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL O IMPACTO DA WEB TV NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Agenda Novas formas de comunicação online Perspectivas e entendimentos O porquê da linguagem mais visual e cinestésica Inovar é preciso IPTV versus Web TV

Leia mais

GERAÇÃO DE RELATÓRIOS

GERAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná CCET - CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Colegiado de Ciência da Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação GERAÇÃO DE RELATÓRIOS

Leia mais

ArthronServer: Um Módulo para Controle de Múltiplos Fluxos de Mídia na Web. Manual do Usuário. ArthronServer

ArthronServer: Um Módulo para Controle de Múltiplos Fluxos de Mídia na Web. Manual do Usuário. ArthronServer ArthronServer: Um Módulo para Controle de Múltiplos Fluxos de Mídia na Web Manual do Usuário ArthronServer Copyright 2012, Grupo de Trabalho Ambiente de Vídeo colaboração em Saúde Autores: Coordenadora:

Leia mais

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE.

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE. Guia PDA e SmartPhones Windows Mobile, Pocket PC e CE. Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Modelo Cliente- Servidor Modelo de Aplicação Cliente-servidor Os

Leia mais

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP A internet é conhecida como uma rede pública de comunicação de dados com o controle totalmente descentralizado, utiliza para isso um conjunto de protocolos TCP e IP,

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Open Systems Interconnection Modelo OSI No início da utilização das redes de computadores, as tecnologias utilizadas para a comunicação

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS

PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS Aulas : Terças e Quintas Horário: AB Noite [18:30 20:20hs] PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 1 Conteúdo O que Rede? Conceito; Como Surgiu? Objetivo; Evolução Tipos de

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Turma de Redes AULA 06 www.eduardosilvestri.com.br silvestri@eduardosilvestri.com.br Estrutura do Sistema Operacional Introdução É bastante complexo a estrutura de um sistema operacional,

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos de comunicação: TCP, UDP

Redes de Computadores. Protocolos de comunicação: TCP, UDP Redes de Computadores Protocolos de comunicação: TCP, UDP Introdução ao TCP/IP Transmission Control Protocol/ Internet Protocol (TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados para a troca

Leia mais

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Sistemas Distribuídos Ciência da Computação Prof. Jesus José de Oliveira Neto Web Services Web Services Existem diferentes tipos de comunicação em um sistema distribuído: Sockets Invocação

Leia mais

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA Através dos elementos que fazem parte do projeto do sistema é que podemos determinar quais as partes do sistema que serão atribuídas às quais tipos

Leia mais

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed quality of service Resumo para a disciplina de Processamento Digital de

Leia mais

Protocolos de Redes Revisão para AV I

Protocolos de Redes Revisão para AV I Protocolos de Redes Revisão para AV I 01 Aula Fundamentos de Protocolos Conceituar protocolo de rede; Objetivos Compreender a necessidade de um protocolo de rede em uma arquitetura de transmissão entre

Leia mais

Introdução a Banco de Dados

Introdução a Banco de Dados Introdução a Banco de Dados Ricardo Henrique Tassi - Departamento de Replicação Índice 1- Introdução... 03 2- Quais são os bancos de dados mais conhecidos hoje em dia...04 3- Quais são os tipos de banco...05

Leia mais

QUESTINAMENTOS AO EDITAL DE CONCORRÊNCIA 01/2013

QUESTINAMENTOS AO EDITAL DE CONCORRÊNCIA 01/2013 QUESTINAMENTOS AO EDITAL DE CONCORRÊNCIA 01/2013 Prezados Senhores da comissão de licitação da UENF, seguem alguns questionamentos acerca do edital de concorrência 01/2013 para esclarecimentos: 1. ANEXO

Leia mais

Projeto de Sistemas Distribuídos. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com

Projeto de Sistemas Distribuídos. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Projeto de Sistemas Distribuídos Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Agenda Introdução Exemplos de Sistemas Distribuídos Compartilhamento de Recursos e a Web Principais Desafios para a Implementação

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

SOLUÇÕES INTERATIVAS DE VÍDEO E VIDEOCONFERÊNCIA INTEGRADOS AO MOODLE. Abril 2007

SOLUÇÕES INTERATIVAS DE VÍDEO E VIDEOCONFERÊNCIA INTEGRADOS AO MOODLE. Abril 2007 SOLUÇÕES INTERATIVAS DE VÍDEO E VIDEOCONFERÊNCIA INTEGRADOS AO MOODLE Abril 2007 Vítor O. Villas Bôas Secretaria da Educação do Estado da Bahia- voboas@sec.ba.gov.br Bruno Reis Portela Secretaria da Educação

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

Manual de Integração WebService

Manual de Integração WebService Manual de Integração WebService Sumário 1. O que é a Integração WebService? 2. Envio Simples 3. Consultar Status da Mensagem 3.1 Consultar Mensagens Recebidas 4. Tecnologia do WebService Facilita 1. O

Leia mais

CDMA, 3G e Aplicações. Luiz Gustavo Nogara nogara@inf.puc-rio.br

CDMA, 3G e Aplicações. Luiz Gustavo Nogara nogara@inf.puc-rio.br CDMA, 3G e Aplicações Luiz Gustavo Nogara nogara@inf.puc-rio.br Tópicos da apresentação História CDMA Padrões 3G Aplicações História Conceito básico: reuso de frequência 1969 Primeiro sistema celular com

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

1 http://www.google.com

1 http://www.google.com 1 Introdução A computação em grade se caracteriza pelo uso de recursos computacionais distribuídos em várias redes. Os diversos nós contribuem com capacidade de processamento, armazenamento de dados ou

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Modelos de Camadas. Professor Leonardo Larback

Modelos de Camadas. Professor Leonardo Larback Modelos de Camadas Professor Leonardo Larback Modelo OSI Quando surgiram, as redes de computadores eram, em sua totalidade, proprietárias, isto é, uma determinada tecnologia era suportada apenas por seu

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Entenda os formatos mais populares de vídeo

Entenda os formatos mais populares de vídeo Entenda os formatos mais populares de vídeo Com o grande crescimento da internet banda larga no país muitos internautas estão cada vez mais tendo contato com arquivos de vídeo, tanto na visualização online

Leia mais

Manual de implantação

Manual de implantação Manual de implantação O BioPass ID é um serviço online baseado em nuvem que fornece uma poderosa tecnologia multibiométrica (reconhecimento de impressões digitais e face) para os desenvolvedores de qualquer

Leia mais

Software de rede e Modelo OSI André Proto UNESP - São José do Rio Preto andre.proto@sjrp.unesp.br O que será abordado Hierarquias de protocolos (camadas) Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços

Leia mais

CAMADA DE TRANSPORTE

CAMADA DE TRANSPORTE Curso Técnico de Redes de Computadores Disciplina de Fundamentos de Rede CAMADA DE TRANSPORTE Professora: Juliana Cristina de Andrade E-mail: professora.julianacrstina@gmail.com Site: www.julianacristina.com

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 5 Servidores de Aplicação

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Capítulo 9. Gerenciamento de rede

Capítulo 9. Gerenciamento de rede 1 Capítulo 9 Gerenciamento de rede 2 Redes de computadores I Prof.: Leandro Soares de Sousa E-mail: leandro.uff.puro@gmail.com Site: http://www.ic.uff.br/~lsousa Não deixem a matéria acumular!!! Datas

Leia mais

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL Thiago de Almeida Correia São Paulo 2011 1. Visão Geral Em uma rede de computadores local, os hosts se enxergam através de dois endereços, sendo um deles o endereço Internet

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA JNC MOBILE 2.0. Anderson Buon Berto Gilberto Torrezan Filho. Florianópolis - SC 2005/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA JNC MOBILE 2.0. Anderson Buon Berto Gilberto Torrezan Filho. Florianópolis - SC 2005/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA JNC MOBILE 2.0 Anderson Buon Berto Gilberto Torrezan Filho Florianópolis - SC 2005/1 1 Sumário 1 Introdução 3 2 Denição do Problema 3 3 Trabalhos Correlatos 4 4 Solução

Leia mais

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00

www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 www.f2b.com.br 18/04/2006 Micropagamento F2b Web Services Web rev 00 Controle de Revisões Micropagamento F2b Web Services/Web 18/04/2006 Revisão Data Descrição 00 17/04/2006 Emissão inicial. www.f2b.com.br

Leia mais

DarkStat para BrazilFW

DarkStat para BrazilFW DarkStat para BrazilFW ÍNDICE Índice Página 1 O que é o DarkStat Página 2 DarkStat e a inicialização do sistema Página 2 DarkStat e a finalização do sistema Página 2 Tela Principal do DarkStat Página 3

Leia mais