Considerações finais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Considerações finais"

Transcrição

1 Considerações finais Para chegarmos ao cerne de nosso tema, fizemos um percurso específico por alguns conceitos da psicanálise por acreditar que se não o fizéssemos, não atingiríamos o entendimento necessário do que se apresenta como problemático na relação entre mãe e filha. Desse modo, partirmos do conceito de falo. Este foi estabelecido como o significante ordenador da sexualidade na medida em que permite que o sujeito se situe como homem ou mulher ao final do complexo de Édipo. Isso nos permitiu evitar mal entendidos, em psicanálise (seguindo Freud e Lacan), não é a anatomia ou a biologia que determinam a sexualidade, mas sim a representação que o ser humano fará delas. Ele se constituirá como sujeito ao fim de um longo processo psíquico, situando-se frente ao seu desejo como homem ou mulher. A sexualidade é articulada ao inconsciente e fundamentada pela pulsão. As primeiras marcas recebidas pelo bebê serão cruciais para a orientação de seu desejo e, a partir delas, o sujeito se moverá buscando obter novamente a satisfação experimentada. Além disso, o processo de identificação é constitutivo do sujeito. Faz-se necessário que frente à conclusão do Édipo o sujeito possa se identificar com alguém. As insígnias que formam o Ideal do eu são essenciais para que isso ocorra. Desse modo, vislumbramos os problemas que são enfrentados pelas meninas nesse processo. Tal como o menino, ela encontra junto ao pai algo que lhe de consistência enquanto sujeito, porém essa identificação não resolve seu problema enquanto mulher. Sua mãe também não poderá lhe fornecer um símbolo do sexo feminino, já que este não existe, sendo assim, vemos que o Édipo na menina deixa um resto. Logo, ao entender que o falo e a castração organizam a sexualidade, e no caso da menina, eles não dão conta de significar sua feminilidade, entendemos que a mulher terá em sua sexualidade algo que não é atrelado ao falo e ao desejo. Para abordar o campo que se refere ao além do falo e do desejo, e chegar ao caráter especial que se dá a relação mãe e filha, foi preciso delimitar o campo do gozo.

2 83 O conceito de gozo foi construído a partir de um campo traçado por Freud, mesmo que este nunca o tenha estabelecido como um conceito. Gozo não significa prazer e é exatamente o prazer que irá barrar o gozo. A articulação do gozo com a pulsão de morte, supereu, masoquismo e além do princípio do prazer demonstra seu caráter excessivo, repetitivo e violento, como algo que esmaga o sujeito e o impele a destruição. Ao conceituar o campo do gozo e suas modalidades, Lacan não deixa de marcar sua abrangência clínica e sua complexidade. Estabelecemos as diferenças entre as suas modalidades exatamente para deixar claro o que está em questão na relação entre mãe filha. Se o gozo fálico é o gozo sexual, ligado a palavra, gozo do blábláblá, gozo pontual e limitado, o gozo feminino, do qual supomos que a devastação é consequência, é algo além disso. Contudo, quando dizemos que é algo além, não estamos dizendo que se trata de algo superior. Trata-se de um gozo fora da linguagem, um gozo do corpo e sem limites, sobre o qual a mulher não pode falar, já que não está atrelado ao significante. O ilimitado deste gozo não deve ser tomado como plenitude, o que predomina nesse ilimitado é a angústia. A partir dessa modalidade de gozo, foi possível tratar a devastação. Percebemos que a relação com sua mãe ocupa um papel primordial na vida de uma mulher. Além desta ter sido seu primeiro objeto de amor, o qual ela se vê obrigada a abandonar, é dela que a menina espera uma resposta que lhe aponte a direção no que se refere ao tornar-se uma mulher. Como não consegue uma resposta, ela se vê desapontada. Mas este desapontamento não é causado pelo fato de sua mãe lhe negar tal resposta, mas sim porque não existe resposta a essa pergunta. Freud percebeu e apontou a importância da mãe para uma mulher, o que o levou a destaca o vínculo pré-edipiano no que concerne à sexualidade feminina. Além disso, o desenrolar do Édipo na menina se mostra muito mais complicado do que no caso do menino. A mudança de objeto (ir da mãe em direção ao pai) e de zona erógena (substituindo o clitóris pela vagina) não são bem sucedidas. As meninas não chegam a abandonar completamente nem sua zona erógena inicial, bem como seu primeiro objeto de amor. Sendo assim, parece mais cabível falar de desdobramento, ao invés de substituições.

3 84 Ao tentar responder como a menina se separaria da mãe, Freud diz que o Penisneid, ou inveja do pênis tem papel crucial. Ao entender que a mãe foi a responsável por tê-la trazido ao mundo mal aparelhada e, portanto, em desvantagem, a filha não é capaz de perdoá-la. Inicia-se assim, todo um processo de reivindicação acompanhado de muitas queixas que tem como alvo a mãe. Ao se decepcionar profundamente com a mãe, a menina se voltaria ao pai em busca de poder simbolizar sua falta. No entanto, ele também não poderá fornecer-lhe tal símbolo. Mas, como a menina não tem angústia de castração, falta-lhe um motivo para que ela destrua o complexo de Édipo. A descoberta fundamental de Freud está no fato de que não há um símbolo específico que defina o feminino. Lacan, com sua célebre citação de que o Édipo faz na mulher peixe na água e que a menina espera mais substância da mãe do que seu pai, aponta o mesmo problema. A mulher demanda da mãe um significante que lhe dê algum sentido para seu ser enquanto mulher de forma mais veemente do que o faz junto a seu pai. Este é um ponto determinante na devastação. No entanto, para que seja possível para a menina construir uma feminilidade que lhe seja sua, particular, é capital que deixe de querer receber a essência de sua feminilidade de sua mãe. Também se mostra mais difícil no caso da mulher aceitar a falta no Outro materno. Sendo assim, entendemos que é tão problemático separar-se da mãe, pois a filha busca algo que compense sua dupla falta, como sujeito e como mulher. Lacan marca que a maioria das relações das mulheres com suas mães revelam um aprisionamento de devastação exatamente para mostrar como é difícil que a filha de fato abandone essa demanda. Lacan buscou o termo devastação retomando o que Freud havia chamado de catástrofe. A devastação caracterizaria uma relação passional em que a separação é sempre adiada. Miller é preciso ao dizer que na devastação está em jogo depredação sem limites, tudo bem completo. Trata-se de uma dor que não conhece limites. Ao apontar o ilimitado da devastação, voltamos ao campo do gozo feminino ou Outro gozo. O gozo feminino, conceituado por Lacan no Seminário: Mais, ainda, é um gozo do corpo, sobre o qual a mulher nada pode dizer, a única coisa que ela sabe é que o experimenta. Talvez ela possa dizer uma palavra sobre ele porque talvez desconheça o que lhe faz nãotoda.

4 85 Ao tomarmos a devastação como uma consequência do gozo feminino, contudo, não estamos dizendo que as reivindicações fálicas ligadas à inveja do pênis não façam parte da devastação. Concluímos que a devastação tem uma face de reivindicação fálica, que se liga ao desejo da mãe, e uma face em que vemos o não todo fálico, um modo de gozar, que se articula à dificuldade de simbolizar o gozo feminino. Sua origem estaria ponto em que a filha espera uma identificação feminina que se revela impossível. Para o sujeito feminino, é sempre penoso desvincular-se dos impasses do gozo. O livro de Marguerite Duras, tomado como exemplo, mostra de forma precisa os efeitos da devastação sobre o corpo. Na ausência do olhar de seu noivo, a personagem Lol V. Stein perde sua consistência, se perdendo completamente. Lol busca uma saída quanto ao que deve fazer com o próprio corpo. O arrebatamento liga-se ao perder-se de si mesmo. Se para Lacan a relação com a mãe é devastadora para a maioria das mulheres, é possível presumir que existem exceções. É verdade que uma mãe pode ser para a filha uma devastação, entretanto ela também pode ser outra coisa. Pode ser a possibilidade desta filha constituir-se como uma mulher. Cada uma inventando sua própria versão da feminilidade. O acolhimento e o olhar da mãe são imprescindíveis para filha. Sem eles também se torna muito difícil para a filha se constituir como mulher. Foi este o caso ilustrado com o filme Sonata de Outono. A filha não é notada pela mãe, não encontrando lugar em seu desejo. Desse modo, permanece buscando tal lugar, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o ódio que sente por ela, fruto de seu ressentimento por nunca ter se sentido amada pela mãe. Inúmeras vezes, a personagem narra que não lhe era possível achar palavras para poder falar com sua mãe. Podemos assumir que estamos diante de uma manifestação do gozo feminino, o qual a mulher experimenta, mas nada pode dizer sobre ele. Sendo assim, vemos que separar-se da mãe é uma tarefa imprescindível para que toda criança possa conquistar o estatuto de sujeito. É preciso deixar claro um ponto. Durante nosso trabalho, focamos no processo da filha se separar da mãe, o que não significa de forma alguma, que esse processo dependa só dela. Ao contrário, para que a filha possa se separar de sua mãe é preciso a segunda

5 86 consentir que a filha-menina se vá para que a filha-mulher possa surgir. Este foi o problema apresentado no filme A Professora de Piano. Constitui-se um problema sério, devastador, quando a mãe não permite que sua filha siga o caminho em direção de sua própria feminilidade, diferente da de sua mãe. Ao articular nosso trabalho a prática clínica, entendemos que se o analista sabe que o suplemento inconsciente pedido pela mulher é impossível de ser fornecido e que o inconsciente não pode dizer tudo, será possível considerar um não interpretável a ser mantido. Cabe ao analista fazer da falta de significante atuar como uma saída, e não como algo que irá paralisar a análise. Serge André pontua que ao invés de procurar uma palavra que tampone o furo deixado no inconsciente, o analista deveria responder com uma palavra vazia. A questão da feminilidade, como Lacan apontou de forma precisa, só pode ser resolvida por cada mulher em sua elaboração singular. Ao se separar de fato de sua mãe a mulher não só vê diante de si a possibilidade para criar sua versão particular da feminilidade como também abre para si a possibilidade de amar.

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673 e o amor no real Gresiela Nunes da Rosa Diante da constatação de que o menino ou o papai possui um órgão fálico um tanto quanto

Leia mais

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento

PERÍODO EDIPIANO. Salomé Vieira Santos. Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento PERÍODO EDIPIANO Salomé Vieira Santos Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento Março de 2017 Fases do Desenvolvimento Psicossexual Ao longo do desenvolvimento (bb-adolescente) ocorrem mudanças marcantes:

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Sobre o incurável do sinthoma Ângela Batista * "O que não entendi até agora, não entenderei mais. Graciela Brodsky Este trabalho reúne algumas questões discutidas

Leia mais

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Laura Maria do Val Lanari Ciclo II, terça-feira à noite O presente trabalho tem por objetivo relatar as primeiras

Leia mais

Giselle Wendling Rabelais. A devastação na relação mãe e filha como efeito do gozo feminino. Dissertação de Mestrado

Giselle Wendling Rabelais. A devastação na relação mãe e filha como efeito do gozo feminino. Dissertação de Mestrado Giselle Wendling Rabelais A devastação na relação mãe e filha como efeito do gozo feminino Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa

Leia mais

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana O amor e a mulher O que une os seres é o amor, o que os separa é a Sexualidade. Somente o Homem e A Mulher que podem unir-se acima de toda sexualidade são fortes. Antonin Artaud, 1937. Daniela Goulart

Leia mais

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa Objetivo Investigar a Alienação e Separação, conceitos fundamentais para entender: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SUBJETIVIDADE EIXOS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

AMOR SEM LIMITES: SOBRE A DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA E NA PARCERIA AMOROSA

AMOR SEM LIMITES: SOBRE A DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA E NA PARCERIA AMOROSA AMOR SEM LIMITES: SOBRE A DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA E NA PARCERIA AMOROSA Fernanda Samico Küpper Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Leia mais

Amar uma questão feminina de ser

Amar uma questão feminina de ser Amar uma questão feminina de ser Flavia Braunstein Markman Desde Freud, sabemos que estamos diante de um conceito psicanalítico bastante complexo, de difícil delineamento e de significados pouco precisos.

Leia mais

Título: Histeria e manifestações na música contemporânea. Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria que a

Título: Histeria e manifestações na música contemporânea. Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria que a 2 o Semestre 2014 Ciclo III Quinta-feira - Noite Aluno: Raphael Piedade de Próspero Título: Histeria e manifestações na música contemporânea Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria

Leia mais

A dor no feminino: reflexões sobre a condição da mulher na contemporaneidade

A dor no feminino: reflexões sobre a condição da mulher na contemporaneidade A dor no feminino: reflexões sobre a condição da mulher na contemporaneidade Alcione Alves Hummel Monteiro 1 Vanusa Balieiro do Rego 2 Roseane Freitas Nicolau 3 Susette Matos da Silva 4 A arte dá ao artista

Leia mais

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Gabriella Valle Dupim da Silva Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia(PPGP/UFRJ)/Bolsista CNPq. Endereço: Rua Belizário Távora 211/104

Leia mais

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO 2016 Marcell Felipe Psicólogo clínico graduado pelo Centro Universitário Newont Paiva (MG). Pós graduado em Clínica Psicanalítica pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (Brasil).

Leia mais

PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo

PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo COMPLEXO DE ÉDIPO O fundador da psicanálise, Sigmund Freud, instituiu o Complexo de Édipo como uma fase universal na infância do sujeito em que há uma triangulação

Leia mais

NA PSICOSE. LACAN: na clínica das psicoses e no que tem em comum com a clínica da sexualidade feminina.

NA PSICOSE. LACAN: na clínica das psicoses e no que tem em comum com a clínica da sexualidade feminina. NA PSICOSE Resenha: Ma. Cecília L. P.Queiroz Telles BIBLIOGRAFIA ALVARENGA, Elisa. Devastação na Psicose. In: CLIQUE Revista dos Institutos Brasileiros de Psicanálise do Campo Freudiano. O sexo e seus

Leia mais

O que é uma mulher? Respostas clínicas ao problema do feminino

O que é uma mulher? Respostas clínicas ao problema do feminino O que é uma mulher? Respostas clínicas ao problema do feminino Michele Roman Faria Resumo Desde Freud a feminilidade tem lugar na psicanálise como um enigma que a teoria do Édipo não foi capaz de solucionar.

Leia mais

Incurável. Celso Rennó Lima

Incurável. Celso Rennó Lima 1 Incurável Celso Rennó Lima Em seu primeiro encontro com o Outro, consequência da incidência de um significante, o sujeito tem de lidar com um incurável, que não se subjetiva, que não permite que desejo

Leia mais

Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa

Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosa The developments of the feminine enjoyment in the love life Breno Ferreira Pena Resumo Trabalhar a partir do ensino de Lacan com os possíveis desdobramentos

Leia mais

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Opção Lacaniana online nova série Ano 1 Número 2 Julho 2010 ISSN 2177-2673 : uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Introdução Nesse trabalho, proponho-me a falar

Leia mais

A devastação: uma singularidade feminina

A devastação: uma singularidade feminina Devastação ISSN 0101-4838 469 A devastação: uma singularidade feminina Malvine Zalcberg* RESUMO Lacan empregou o termo devastação em dois momentos de seu ensino para se referir: seja à relação da filha

Leia mais

Sofrimento e dor no autismo: quem sente?

Sofrimento e dor no autismo: quem sente? Sofrimento e dor no autismo: quem sente? BORGES, Bianca Stoppa Universidade Veiga de Almeida-RJ biasborges@globo.com Resumo Este trabalho pretende discutir a relação do autista com seu corpo, frente à

Leia mais

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2 CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST Fernanda Correa 2 1 Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia 2 Aluna do Curso de Graduação

Leia mais

AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA

AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA AMOR ÓDIO DEVASTAÇÃO NA RELAÇÃO MÃE E FILHA Flavia Bonfim* Desde Freud, a problemática mãe e filha já se inscreve na psicanálise. Na postulação freudiana, amor e ódio marcam a relação da menina para com

Leia mais

Devastação, o que há de novo?

Devastação, o que há de novo? Opção Lacaniana online nova série Ano 7 Número 21 novembro 2016 ISSN 2177-2673 Maria Luiza Rangel A devastação (ravage) aparece tardiamente em Lacan. No escrito O Aturdito 1 de 1973, ela é articulada à

Leia mais

Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa

Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa Opção Lacaniana online nova série Ano 2 Número 6 novembro 2011 ISSN 2177-2673 Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa Só nos círculos psicanalíticos se debate com calma

Leia mais

52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA

52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA 52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA S. Freud, J. Lacan, J-A Miller e J. Forbes dialogando sobre a transferência no tweetdeck A arte de escutar equivale a arte do bem-dizer. A relação de um a outro que se instaura

Leia mais

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Maria Isabel Fernandez Este título extraí do seminário...ou pior, livro 19, de Jacques Lacan, especificamente do capítulo III, intitulado

Leia mais

O gozo, o sentido e o signo de amor

O gozo, o sentido e o signo de amor O gozo, o sentido e o signo de amor Palavras-chave: signo, significante, sentido, gozo Simone Oliveira Souto O blá-blá-blá Na análise, não se faz mais do que falar. O analisante fala e, embora o que ele

Leia mais

1 Algumas Considerações sobre a Problemática do Falo em Freud e Lacan

1 Algumas Considerações sobre a Problemática do Falo em Freud e Lacan 1 Algumas Considerações sobre a Problemática do Falo em Freud e Lacan 1.1 O conceito de falo O termo falo aparece na teoria psicanalítica primeiramente em Freud e é retomado posteriormente por Lacan. Trata-se

Leia mais

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD Mariana Rocha Lima Sonia Leite Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Psicanálise da UERJ, cujo objetivo

Leia mais

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos

COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1. Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos COMENTÁRIOS SOBRE A DIREÇÃO DA CURA 1 Alejandro Luis Viviani 2 Muito foi dito, durante esta semana, sobre a ética e a direção da cura, textos importantes na obra de Lacan; falar deles implica fazer uma

Leia mais

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 Joseane Garcia de S. Moraes 2 Na abertura do seminário 20, mais ainda, cujo título em francês é encore, que faz homofonia com en corps, em corpo,

Leia mais

Amor no feminino. Ciça Vallerio. Homens e mulheres têm suas particularidades na maneira de lidar com esse sentimento tão desejado

Amor no feminino. Ciça Vallerio. Homens e mulheres têm suas particularidades na maneira de lidar com esse sentimento tão desejado Amor no feminino Homens e mulheres têm suas particularidades na maneira de lidar com esse sentimento tão desejado Ciça Vallerio Há 20 anos, a psicanalista carioca Malvine Zalcberg dedica-se com afinco

Leia mais

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 Na descoberta do inconsciente Freud apontou que a transferência é um fenômeno espontâneo que adquire status de conceito na psicanálise. Ela é

Leia mais

Histeria sem ao-menos-um

Histeria sem ao-menos-um Opção Lacaniana online nova série Ano 6 Número 17 julho 2015 ISSN 2177-2673 1 Angelina Harari Abordar o tema da histeria a partir da doutrina do UM tem como antecedente o meu passe, muito embora não se

Leia mais

De Freud a Lacan: um passo de saber sobre as mulheres!

De Freud a Lacan: um passo de saber sobre as mulheres! Opção Lacaniana online nova série Ano 3 Número 8 julho 2012 ISSN 2177-2673 De Freud a Lacan: um passo de saber sobre as mulheres! Zelma Abdala Galesi A sexualidade feminina em Freud Freud sempre esteve

Leia mais

ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! 1 (Sobre a posição do analista na direção da cura)

ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! 1 (Sobre a posição do analista na direção da cura) ISSO NÃO ME FALA MAIS NADA! 1 (Sobre a posição do analista na direção da cura) Arlete Mourão Essa frase do título corresponde à expressão utilizada por um ex-analisando na época do final de sua análise.

Leia mais

Latusa digital N 12 ano 2 março de Sinthoma e fantasia fundamental. Stella Jimenez *

Latusa digital N 12 ano 2 março de Sinthoma e fantasia fundamental. Stella Jimenez * Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Sinthoma e fantasia fundamental Stella Jimenez * A palavra sinthoma aparece na obra de Lacan relacionada às psicoses, quando ele toma James Joyce como seu exemplo

Leia mais

RESENHA DE O GOZO EN- CENA SOBRE O MASOQUISMO E A MULHER. Eliane Z. Schermann. São Paulo: Editora Escuta, (288 páginas)

RESENHA DE O GOZO EN- CENA SOBRE O MASOQUISMO E A MULHER. Eliane Z. Schermann. São Paulo: Editora Escuta, (288 páginas) RESENHA DE O GOZO EN- CENA SOBRE O MASOQUISMO E A MULHER. Eliane Z. Schermann. São Paulo: Editora Escuta, 2.003 (288 páginas) Jefferson Paraná de Sousa Schermann com esta obra propõe uma reflexão sobre

Leia mais

Eva Maria Migliavacca

Eva Maria Migliavacca N Eva Maria Migliavacca este trabalho serão abordados alguns aspectos que podem ser observados no decorrer do processo terapêutico psicanalítico e desenvolvidas algumas reflexões a respeito. O trabalho

Leia mais

Algumas considerações sobre o complexo de castração e o complexo de Édipo Daniela Goulart Pestana

Algumas considerações sobre o complexo de castração e o complexo de Édipo Daniela Goulart Pestana Algumas considerações sobre o complexo de castração e o complexo de Édipo Daniela Goulart Pestana Esse escrito pretende avançar pensando a diferença e também o vínculo entre o complexo de castração e o

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 18

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 18 Erguer a cabeça e tomar a palavra: efeitos socioeducativos na adolescência de Malony MARIA JOSÉ GONTIJO SALUM Resumo: O artigo discute o percurso dos adolescentes em conflito com a lei na justiça infanto-juvenil,

Leia mais

FREUD E OS ENIGMAS DA DIFERENÇA SEXUAL

FREUD E OS ENIGMAS DA DIFERENÇA SEXUAL FREUD E OS ENIGMAS DA DIFERENÇA SEXUAL Carlos Alexandre de Oliveira Antonio Enquanto estudiosos da sexualidade, devemos à psicanálise uma série de esclarecimentos sobre a vida sexual humana. A ambigüidade

Leia mais

A política do sintoma na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi

A política do sintoma na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi Opção Lacaniana online nova série Ano 2 Número 5 Julho 2011 ISSN 2177-2673 na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi 1. A política e a clínica A saúde mental é definida

Leia mais

O real no tratamento analítico. Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado

O real no tratamento analítico. Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado O real no tratamento analítico Maria do Carmo Dias Batista Antonia Claudete A. L. Prado Aula de 23 de novembro de 2009 Como conceber o gozo? Gozo: popularmente, é traduzido por: posse, usufruto, prazer,

Leia mais

doi: /psicol.argum AO05

doi: /psicol.argum AO05 doi: 10.7213/psicol.argum.34.086.AO05 Feminilidade, amor e devastação: alguns pontos de encontro entre Freud e Lacan Femininity, love and devastation: some coincident points between Freud and Lacan Ana

Leia mais

Os contos de fadas. Contos de fadas, pra quê/por quê? Necessidade de significados na vida : importância dos pais nesta tarefa;

Os contos de fadas. Contos de fadas, pra quê/por quê? Necessidade de significados na vida : importância dos pais nesta tarefa; Os contos de fadas Contos de fadas, pra quê/por quê? Necessidade de significados na vida : importância dos pais nesta tarefa; - Maturidade psicológica grande conquista; - Literatura infantil : apenas manifestação

Leia mais

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo Sandra Freiberger Porto Alegre, 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO: INTERVENÇÃO

Leia mais

Psicanálise: as emoções nas organizações

Psicanálise: as emoções nas organizações Psicanálise: as emoções nas organizações Objetivo Apontar a importância das emoções no gerenciamento de pessoas Definir a teoria da psicanálise Descrever os niveis da vida mental Consciente Subconscinete

Leia mais

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA?

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA rrodella@gmail.com A proposta deste trabalho é explicar o sintoma de incompreensão da matemática. Ela está inspirada em uma

Leia mais

Prof. Me. Renato Borges

Prof. Me. Renato Borges Freud: Fases do desenvolvimento Prof. Me. Renato Borges Sigmund Freud Médico Nasceu em 1856 na República Tcheca e viveu em Viena (Áustria). Morreu em Londres em 1839, onde se refugiava do Nazismo. As três

Leia mais

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1 O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da Arlete Mourão 2 identificação 1 Na formação do analista, o lugar e a função do estudo da psicanálise são conseqüências lógicas da

Leia mais

Teoria Psicanalítica II - manhã

Teoria Psicanalítica II - manhã Teoria Psicanalítica II - manhã 12-09-05 Narcisismo e auto-erotismo: Texto: Freud, S. (1914). À guisa de introdução ao narcisismo. In. Escritos sobre a psicologia do Inconsciente. Rio de Janeiro: Imago,

Leia mais

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 APRESENTAÇÃO O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais

Leia mais

Sexualidade na infância. Suas etapas e definições

Sexualidade na infância. Suas etapas e definições Sexualidade na infância Suas etapas e definições Os estudos na área da sexualidade humana desenvolvidos por Sigmund Freud, evidenciam a necessidade de compreensão das diversas fases da construção da sexualidade

Leia mais

Sobre o filme Sonata de Outono - Da (im)possibilidade do amor

Sobre o filme Sonata de Outono - Da (im)possibilidade do amor Sobre o filme Sonata de Outono - Da (im)possibilidade do amor Cristina Marcos No filme Sonata de Outono, Bergman nos dá a ver a conturbada relação entre mãe e filha, marcada pela impossibilidade do amor.

Leia mais

4 Os conceitos de objeto a e não-todo: respostas lacanianas ao impasse freudiano

4 Os conceitos de objeto a e não-todo: respostas lacanianas ao impasse freudiano 4 Os conceitos de objeto a e não-todo: respostas lacanianas ao impasse freudiano O Édipo freudiano responde à seguinte pergunta: como pode um homem amar sexualmente uma mulher?. Sabemos que Freud tentou

Leia mais

A FUNÇÃO DO DESEJO NA APRENDIZAGEM. Freud nos ensina no texto Três ensaios sobre a sexualidade (1905/2006) que a

A FUNÇÃO DO DESEJO NA APRENDIZAGEM. Freud nos ensina no texto Três ensaios sobre a sexualidade (1905/2006) que a A FUNÇÃO DO DESEJO NA APRENDIZAGEM Mônica Regina Nogueira da Silva Vulej Freud nos ensina no texto Três ensaios sobre a sexualidade (1905/2006) que a pulsão do saber está ligada à necessidade de investigação

Leia mais

Do enigma ao cômico. Celso Rennó Lima

Do enigma ao cômico. Celso Rennó Lima O eixo deste trabalho pode ser dado a partir da afirmação de J-A. Miller em SILET: a toda falha simbólica responde uma inserção imaginária. Ao dizer isto, Miller trabalhava o caso, descrito por Lacan no

Leia mais

CDD: CDU:

CDD: CDU: da autora, 2011 Ágalma, 2011 Projeto gráfico da capa e primeiras páginas Homem de Melo & Troia Design 2ª Edição: maio de 2014 Editor Marcus do Rio Teixeira Direção desta coleção Daniele de Brito Wanderley

Leia mais

SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO. Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou

SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO. Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO Paula Issberner Legey Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou de notar que as coisas não se esgotavam nisso. Ao criar o termo em O eu e

Leia mais

Escola Secundária de Carregal do Sal

Escola Secundária de Carregal do Sal Escola Secundária de Carregal do Sal Área de Projecto 2006\2007 Sigmund Freud 1 2 Sigmund Freud 1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda

Leia mais

A Função Paterna. Falo. Criança. Mãe. Tríade Imaginária

A Função Paterna. Falo. Criança. Mãe. Tríade Imaginária A Função Paterna Antonia Claudete Amaral Livramento Prado Psicóloga-Psicanalista, Diretora Clínica do Instituto Trianon de Psicanálise Introdução Na relação original que a criança mantém com a mãe, a chamada

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais Almanaque On-line n.7

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais Almanaque On-line n.7 A CASTRAÇÃO E O TEMPO Autora: Renata Lucindo Mendonça Psicóloga, aluna do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, pós-graduada em saúde mental e psicanálise E-mail: renatalucindopsi@yahoo.com.br

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROJETO EDUCAÇÃO SEM HOMOFOBIA SEXUALIDADE E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO Débora Maria Gomes Silveira Universidade Federal de Minas Gerais Maio/ 2010 ESTUDO PSICANALÍTICO DA SEXUALIDADE BREVE HISTÓRICO Na

Leia mais

Relato de Experiência Profissional

Relato de Experiência Profissional Relato de Experiência Profissional Amor Ódio: devastação na relação mãe e filha H Flavia Gaze Bonfim HH Associação Fluminense de Reabilitação, Niterói, RJ, Brasil Resumo Na postulação freudiana, amor

Leia mais

Quando o ideal de amor faz sintoma Sônia Vicente

Quando o ideal de amor faz sintoma Sônia Vicente Opção Lacaniana online nova série Ano 7 Número 19 março 2016 ISSN 2177-2673 Sônia Vicente Ao enunciar o seu enigmático aforisma não há relação sexual, Lacan demonstra topologicamente que na estruturação

Leia mais

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE Pauleska Asevedo Nobrega Assim como na Psicanálise com adultos, as entrevistas preliminares na psicanálise com crianças, sustentam um tempo

Leia mais

Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957.

Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957. Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957 / Sobre o complexo de Édipo Seminário de Jacques Lacan em 06/03/1957 Grace Lagnado AGENTE FALTA OBJETO Pai real Castração* S Mãe simbólica

Leia mais

seguiam a corrente clássica de análise tinham como norma tratar da criança sem fazer

seguiam a corrente clássica de análise tinham como norma tratar da criança sem fazer 122 4. DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante muitos anos, na história da psicanálise de crianças, os analistas que seguiam a corrente clássica de análise tinham como norma tratar da criança sem fazer

Leia mais

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Cássia Fontes Bahia O termo significante está sendo considerado aqui em relação ao desdobramento que pode tomar em um plano mais simples e primeiro

Leia mais

Latusa digital ano 1 N 5 maio de 2004

Latusa digital ano 1 N 5 maio de 2004 Latusa digital ano 1 N 5 maio de 2004 A resposta de F. frente ao contemporâneo Vanda Assumpção Almeida * A partir de um fragmento clínico, retomo o objeto de nossas discussões no Cartel. Iniciamos um trabalho

Leia mais

O GOZO A MAIS DO FEMININO E A FALHA EPISTEMOSSOMÁTICA INTRODUÇÃO

O GOZO A MAIS DO FEMININO E A FALHA EPISTEMOSSOMÁTICA INTRODUÇÃO 1 O GOZO A MAIS DO FEMININO E A FALHA EPISTEMOSSOMÁTICA Vivian Anijar Fragoso Rei 1 Roseane Freitas Nicolau 2 Jamile Luz Morais 3 Ana Carla Silva Pereira 4 INTRODUÇÃO Este trabalho é fruto de reflexões

Leia mais

O estatuto do corpo no transexualismo

O estatuto do corpo no transexualismo O estatuto do corpo no transexualismo Doris Rinaldi 1 Lacan, no Seminário sobre Joyce, assinala a estranheza que marca a relação do homem com o próprio corpo, relação essa que é da ordem do ter e não do

Leia mais

Começaremos dando ênfase a uma citação de Lacan no Seminário IV, A relação de objeto:

Começaremos dando ênfase a uma citação de Lacan no Seminário IV, A relação de objeto: A CARÊNCIA DO PAI Sandra Leticia Berta. 1 Resumo: Este trabalho aborda o tema da função paterna focado no conceito de carência do pai tal como foi trabalhados por Lacan nos seus Seminários A relação de

Leia mais

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado,

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado, O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO Liliana Marlene da Silva Alves Sérgio Scotti O ato psicanalítico é fonte de interrogação e instrumento de autorização para todo aquele que se propõe seguir uma prática

Leia mais

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Pasicanálise Ciclo IV 3ª Noite O atravessamento da Psicanálise em meu cotidiano Nathália Miyuki Yamasaki 2014 Chego para análise e me ponho a

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES

SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES SUBLIMAÇÃO E FEMINILIDADE: UMA LEITURA DA TRAGÉDIA ANTIGONA DE SÓFOCLES 2015 Danty Marchezane Psicólogo Clínico Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pós Graduando

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS. Flávio Gikovate

SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS. Flávio Gikovate SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS Copyright 2013 by Direitos desta edição reservados por Summus Editorial Editora executiva: Soraia Bini Cury Editora assistente: Salete Del Guerra Capa:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES DE AMOR NAS PRIMEIRAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES DE AMOR NAS PRIMEIRAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 1 A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES DE AMOR NAS PRIMEIRAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL José Henrique Volpi Maria Beatriz de Paula Volpi: Em sua opinião, qual a importância da amamentação no primeiro ano

Leia mais

Resumo de Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ 2

Resumo de Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ 2 ENTRE CORTES E AMARRAÇÕES: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE AUTOMUTILAÇÃO/CUTTING NA ADOLESCÊNCIA 1 BETWEEN CUTS AND MOORINGS: PSYCHOANALYTIC CONSIDERATIONS ABOUT SELF-MUTILATION/CUTTING IN ADOLESCENCE

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 20

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 20 Entre a cruz e a espada: culpa e gozo em um caso de neurose obsessiva Rodrigo Almeida Resumo : O texto retoma o tema do masoquismo e as mudanças que Freud introduz ao longo da sua obra, evidenciando sua

Leia mais

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL Letícia Tiemi Takuschi RESUMO: Percebe-se que existe nos equipamentos de saúde mental da rede pública uma dificuldade em diagnosticar e, por conseguinte, uma

Leia mais

Um resto de transferência não analisado 1

Um resto de transferência não analisado 1 Um resto de transferência não analisado 1 Gracinda Peccini Estou partindo para este trabalho de uma retomada do texto de Freud Análise Terminável e Interminável, em relação a certas questões que me interessam

Leia mais

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Política do medo versus política lacaniana Mirta Zbrun* Há três sentidos possíveis para entender a política lacaniana 1. Em primeiro lugar, o sentido da política

Leia mais

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL

A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL A AGRESSIVIDADE NA INFÂNCIA E AS FUNÇÕES PARENTAIS NA ATUALIDADE: UM RECORTE CLÍNICO DA SAÚDE MENTAL Ana Helena Dias Avila Porto Alegre, 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X A PSICANÁLISE NO CONTEXTO DA CLÍNICA-ESCOLA Bruna C. de Oliveira Danziger Rafael dos Reis Biazin O que se configura de forma premente no âmbito das práticas clínicas atuantes nas clínicas-escolas é a impossibilidade

Leia mais

O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES

O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES O PAI NA PSICANÁLISE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PSICOSES Gabriela Costa Moura Uma leitura possível acerca das psicoses à luz da teoria lacaniana deve ser norteada pelo percurso que desemboca em sua

Leia mais

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 1 Trabalho apresentado no Simpósio de Intersecção Psicanalítica do Brasil. Brasília, 2006. Trabalho Publicado no livro As identificações

Leia mais

Feminilidade e Angústia 1

Feminilidade e Angústia 1 Feminilidade e Angústia 1 Claudinéia da Cruz Bento 2 Freud, desde o início de seus trabalhos, declarou sua dificuldade em abordar o tema da feminilidade. Após um longo percurso de todo o desenvolvimento

Leia mais

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli

SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA. Psic. Felipe Faria Brognoli SAÚDE MENTAL: ACOLHIMENTO DA QUEIXA, NECESSIDADE E DEMANDA Psic. Felipe Faria Brognoli ACOLHIMENTO Dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA,

Leia mais

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 A transferência e o gozo mudo do sintoma Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros * O ponto de partida de minha questão é a dimensão da transferência que não se apóia

Leia mais

O Engano de Édipo: ensaios sobre a prática psicanalítica, Porto Alegre: Movimento, 2017, autor Luiz-Olyntho Telles da Silva

O Engano de Édipo: ensaios sobre a prática psicanalítica, Porto Alegre: Movimento, 2017, autor Luiz-Olyntho Telles da Silva Apresentação do livro O Engano de Édipo: ensaios sobre a prática psicanalítica, Porto Alegre: Movimento, 2017, autor Luiz-Olyntho Telles da Silva Angela Maria Pagot Aceitei com prazer o desafio de apresentar

Leia mais

Famílias sintomáticas

Famílias sintomáticas Opção Lacaniana online nova série Ano 4 Número 10 março 2013 ISSN 2177-2673 1 Fabian Fajnwaks O desejo de formar família encontrou uma espécie de interpretação na resposta recente de nossos governantes:

Leia mais

A CASTRAÇÃO É UMA IDEIA, A PRIVAÇÃO É UM FATO (NASIO, 2007).

A CASTRAÇÃO É UMA IDEIA, A PRIVAÇÃO É UM FATO (NASIO, 2007). A CASTRAÇÃO E O AMBIENTE HOSPITALAR MULTIDISCIPLINAR: UMA REFLEXÃO 1 CARLA CRISTINA DE OLIVEIRA A CASTRAÇÃO É UMA IDEIA, A PRIVAÇÃO É UM FATO (NASIO, 2007). Em psicanálise, o conceito de "castração" não

Leia mais

De amor também se morre

De amor também se morre Vanessa Campos Santoro De amor também se morre Vanessa Campos Santoro Resumo O amor paixão tomado aqui no sentido do pathos aparece na clínica psicanalítica na vertente dos parceiros sintomáticos ou na

Leia mais

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458

Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Sigmund Freud 1856-1839 Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Inconsciente Freud, no início do século XX, pôs em questão o otimismo racionalista. Fez descobertas que, até agora, continuam impondo

Leia mais

De mãe em filha A transmissão da feminilidade

De mãe em filha A transmissão da feminilidade ALTER Revista de Estudos Psicanalíticos, v. 29 (2) 151-155, 2011 151 De mãe em filha A transmissão da feminilidade Autora: Marina Ribeiro 1 Editora: Escuta, 2011 Resenhado por Liliana Dutra de Moraes Avidos

Leia mais