Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Método Paulo Freire

2

3 Paulo Freire, conforme seus relatos, idealizou o método que levou seu nome porque: 1) não havia material adequado à alfabetização de adultos na sua época. Basta lembrar que a EJA no Brasil, de forma institucionalizada, é recente e nasce de forma mais significativa com as práticas de P. Freire, embora a constituição de 1934 já houvesse estabelecido a criação de um Plano Nacional de Educação, que indicava pela primeira vez a educação de adultos como dever do Estado, incluindo em suas normas a oferta do ensino primário integral, gratuito e de frequência obrigatória, extensiva para adultos.

4 2) Busca de um jeito mais humano de ensinaraprender a ler-e-escrever. As cartilhas da época a própria ideia de cartilha foram muito criticadas por Paulo Freire. Segundo Brandão (2005, p. 22), é uma roupa de tamanho único que serve para todo mundo e para ninguém. Imagine o operário chegando, depois de uma dura jornada de trabalho, na sala de aula e tendo que repetir no meio da noite: Eva viu a uva. A ave é do Ivo. Ivo vai na roça.

5 Essência do Método PF O método idealizado por Paulo Freire é descrito como vivo, que se faz e refaz enquanto se usa (BRANDÃO, 2005, p. 14). Ele é, portanto, criado a cada vez que se usa. Esse método é, na verdade, um processo. Não há roteiros nem questionários predeterminados, nem um caminho único para formatação da atuação do educador nesse método.

6 O método Paulo Freire O primeiro passo desse método é uma pesquisa simples, sem rigor científico, que Paulo Freire chama de vários nomes: levantamento do universo vocabular, descoberta do universo vocabular, pesquisa do universo vocabular, investigação do universo temático. A ideia aqui é entrar em contato com o universo da fala da gente do lugar. Com um caderno de campo, olhos e ouvidos atentos, as pessoas do programa (ou educadores interessados) misturam-se com as da comunidade.

7 O método Paulo Freire Debate: algumas situações são apresentadas ao sujeitos em fase de alfabetização com o auxílio de um coordenador de debate. O debate será tanto mais dinâmico quanto mais a informação corresponda à realidade existencial dos grupos (FREIRE, 1991, p. 71). O debate deve ser crítico e motivador. O analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever. Prepara-se para ser o agente dessa aprendizagem (FREIRE, 1991, p. 72).

8 [...] a alfabetização é mais que o simples domínio de técnicas para escrever e ler. Com efeito, ela é o domínio dessas técnicas em termos conscientes. É entender o que se lê e escrever o que se entende. É comunicar-se graficamente. É uma incorporação. [ ]. Implica uma autoformação da qual pode resultar um postura atuante do homem sobre seu contexto (FREIRE, 1991, p. 72).

9 Contrário às cartilhas como algo pronto, Freire busca, por outro lado, um processo de alfabetização pela conscientização. Para isso, ele encontra na redução das palavras geradoras fundamentos para a aprendizagem de uma língua silábica como a nossa. Não há necessidade de 50, 80 ou mais palavras. 15 ou 18 parecem ser suficientes para esse processo. Palavras geradoras: São aquelas que, decompostas em seus elementos silábicos, proporciona pela combinação desses elementos o nascimento de novas palavras.

10 As palavras geradoras são selecionadas das inúmeras frases produzidas pela comunidade e observadas pelos pesquisadores. Ou, em uma situação de sala de aula, da fala dos educandos podem emergir essas palavras. As palavras geradoras são o núcleo o Método Paulo Freire (BRANDÃO, 2005, p. 30). Elas devem ser carregadas de carga afetiva e memória crítica.

11 Seleção de palavras geradoras Com o material recolhido na pesquisa, chega-se à fase de seleção de palavras geradoras, que é feita com os critérios: De riqueza fonética; De dificuldades fonéticas (gradativamente de dificuldades menores a dificuldades maiores); Do aspecto pragmático da palavra, que implica um maior entrosamento da palavra numa determinada realidade, social, cultural e política.

12 Palavras geradoras em comunidades Exemplo: palavras geradoras escolhidas em uma favela do RJ: favela, chuva, arado, terreno, comida, batuque, poço, bicicleta, trabalho, salário, profissão, governo, mangue, engenho, enxada, tijolo, riqueza. Em uma comunidade em Cajueiro Seco, Recife: tijolo, voto, siri, palha, biscate, cinza, doença, chafariz, máquina, emprego, engenho, mangue, terra, enxada, classe.

13 Selecionadas as palavras geradoras, criam-se situações (desenhadas, pintadas ou fotografadas) nas quais são colocadas as palavras geradoras em ordem crescente de dificuldade. Essas situações funcionam como elementos desafiadores dos grupos. Esse debate torna possível que os educandos se apropriem das situações, conscientizando-se delas.

14

15 Fichas de descoberta O exercício seguinte é visualização, e não memorização, de uma palavra geradora. Associa-se na cartela a palavra à situação representada. Em seguida, aparece a palavra escrita sem a imagem. Apresenta-se a palavra separada em pedaços e as famílias fonéticas que compõem a palavra. O momento mais importante é a apresentação das famílias juntas e, depois da leitura horizontal e vertical, em que se descobrem os sons, o grupo começa a síntese oral e a combinação das sílabas à disposição.

16

17 Exemplo 1: Exemplo 2: POVO PO VO FAVELA PA PE PI PO PU VA VE VI VO VU PIPA, VOVO...

18

19 ng

20

21 29.png

22 ng.jpg?sequence=66

23

24 No dia seguinte... Terminados os exercícios orais, os educandos passam a escrever. No dia seguinte, trazem de casa, como tarefa, tantos vocábulos quanto puderam criar com as sílabas aprendidas. Descobre-se o mecanismo de combinações fonéticas; que a nossa língua é silábica. A revisão dos vocábulos deve ser feita conjuntamente, pelo grupo com auxílio do educador.

25 Gradativamente, pode trabalhar com frases e textos, acompanhando a evolução do grupo. Uma ideia dada por Brandão (2005) é a criação pelos educandos de histórias ou uma sequência de causos da região, com nomes comuns na comunidade.

26 Na fase de pós-alfabetização, Paulo Freire projetou a exploração de temas geradores. Pode-se trabalhar também palavras e temas geradores conjuntamente. Exemplos de temas geradores (da pesquisa): 1) A natureza e o homem: o ambiente; 2) O processo produtivo: o trabalho como questão; 3) Relações de trabalho (operário ou camponês); 4) Formas de expropriação: relações de poder; 5) Formas populares de resistência e luta.

27 As palavras geradoras são instrumentos que, durante o trabalho de alfabetização, conduzem os debates que cada uma delas sugere e à compreensão de mundo a ser aberta e aprofundada com os diálogos dos educandos em torno de temas geradores, instrumentos de debate de uma fase posterior do trabalho do grupo. (BRANDÃO, 2005, p ).

28 Capacitação de coordenadores A dificuldade maior, segundo Paulo Freire, está na criação de uma nova atitude, ao mesmo tempo tão velha no educador: o diálogo. Essa atitude permite que não se faça domesticação, e sim educação.

29 Entre um mês e meio a dois meses, com círculos de cultura funcionando de segunda a sexta (cerca de uma hora e meia) deixávamos grupos de 25 a 30 homens lendo e escrevendo. Os coordenadores ajudaram na expansão da companha do Programa Nacional de Alfabetização de Adultos em quase todas as capitais brasileiras.

30 É preciso frisar que não é suficiente o conhecimento do método Paulo Freire para se alfabetizar. É necessário ter uma boa formação em língua portuguesa, ser um educador reflexivo para o ensino da língua.

31

32

33

34

35 Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 18ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

36 Slides "Método Paulo Freire", de autoria de Daniervelin Pereira, membro do projeto REALPTL, estão licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia

Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia REVISÃO UNIDADES: 5, 6, 7 O QUE É LEITURA DE MUNDO? Desde muito pequenos aprendemos a entender o mundo que nos rodeia. Por isso, antes mesmo

Leia mais

Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização Aulas 12 e 13/04 Métodos de Alfabetização Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos

Leia mais

A TRADICÃO DE PAULO FREIRE

A TRADICÃO DE PAULO FREIRE A TRADICÃO DE PAULO FREIRE A PESQUISA DO UNIVERSO VOCABULAR TIRADO DE O MENINO QUE LIA O MUNDO VERSÃO DA UNESP Pois Paulo Freire pensou essa pergunta muitas vezes, quando ele começou a pensar em uma forma

Leia mais

O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE ( )

O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE ( ) O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE (1921-1997) PRESSUPOSTOS DO MÉTODO PAULO FREIRE DE ALFABETIZAÇÃO -Valorização da cultura; -Homem é um ser histórico e, portanto, inacabado; -Educar para a

Leia mais

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL. A Geografia Levada a Sério

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL.  A Geografia Levada a Sério LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 ATÉ QUANDO? Gabriel, o Pensador

Leia mais

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica.

Conceito de método. Os métodos tradicionais de alfabetização. Métodos de marcha sintética. Métodos de marcha analítica. Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos Caminho para atingir um fim Ação

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Principais autores PAULO FREIRE Prof. Stephanie Gurgel Paulo Freire Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco. Formou-se em Direito, mas preferiu

Leia mais

O sonho de Maria Uma experiência no campo de Alfabetização de Jovens e Adultos em Amaraji/PE

O sonho de Maria Uma experiência no campo de Alfabetização de Jovens e Adultos em Amaraji/PE O sonho de Maria Uma experiência no campo de Alfabetização de Jovens e Adultos em Amaraji/PE Autor: Aparecida do Carmo Fernandes Cheroti¹ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS/UFSCAR aparecida.cheroti@gmail.com

Leia mais

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A Geografia Levada a Sério

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.  A Geografia Levada a Sério LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 OTRONO DE ESTUDAR Dani Black (2015) 3 Lutas

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS EducaçãodeJovense Adultos EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Prof. StephanieGurgel O termo Andragogia popularizou-se com Malcon Knowles (1970) com a publicação de seu livro The modern

Leia mais

Apresentação do método sintético

Apresentação do método sintético Maria Cristina Pereira Cotta e Angela Maria Rodrigues Marques Galvão O tempo passa e, em Educação, continuam as dúvidas quanto à escolha do método ideal para alfabetizar. Para acertar nessa escolha, a

Leia mais

DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS

DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS Angela santos (1); Auricélia Gomes (2); Rayane Stephane Maciel Glória (3); Orientadora Cristiane Lopes (4) (Faculdade Frassinetti

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005 MÉTODO PAULO FREIRE: ALFABETIZAÇÃO 1

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005 MÉTODO PAULO FREIRE: ALFABETIZAÇÃO 1 MÉTODO PAULO FREIRE: ALFABETIZAÇÃO 1 Resumo: Aline Aline Luana Valéria 2 Neste trabalho abordmos inicialmente a importância da prática pedagógica orientada pelo método Paulo Freire na superação da triste

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE SE CRIAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE

ALFABETIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE SE CRIAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE I UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE ALFABETIZAÇÃO E A NECESSIDADE DE SE CRIAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE POR:

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR POPULAR NA MODALIDADE EJA Uma abordagem Freireana da Educação Popular no projeto de extensão da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) PROELART (Projeto de Educação Leitura

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 VOCÊ ESTÁ RECEBENDO AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Simone de Oliveira Camillo PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Simone de Oliveira Camillo PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: diferentes concepções PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM paradigmas que orientam a formação docente; prática docente e

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) Heloisa Medeiros da Silva UEPB heloisa.medeiros.18@hotmail.com Orientadora: Valdecy Margarida da Silva UEPB - valmargarida@yahoo.com.br

Leia mais

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes

Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Sondagem Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da

Leia mais

Como você foi alfabetizado?

Como você foi alfabetizado? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Como você foi alfabetizado? Prof. Tiago S. de Oliveira psicoptiago@gmail.com www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com 2 O neuropediatra Harry

Leia mais

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA. Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA ESCRITA Disciplina: Aquisição da língua escrita Angélica Merli Abril/2018 1 OBJETIVO Discutir os pressupostos de duas concepções de linguagem relacionadas à aprendizagem

Leia mais

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1 Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu TESTE DE SONDAGEM VERSÃO 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O APLICADOR NÍVEL DE APLICAÇÃO: Crianças de 3

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 4

Índice. Grupo Módulo 4 GRUPO 5.4 MÓDULO 4 Índice 1. Níveis Conceituais Linguísticos...3 2. Nível 1 Pré-Silábico...3 3. Nível 2 Intermediário I...4 4. Nível 3 Silábico...5 5. Nível 4 Intermediário II ou Silábico-Alfabético...5

Leia mais

) ) .,. MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ~ )

) ) .,. MEB- 50 ANOS ;.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA!  MARIA ALICE ~ ) ) 1 ) ) ).,. I ) I MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ) ) ~ ) ( ' A MUSICA DA CAMPANHA DAS ESCOLAS RADIOFONICAS LEVANTO JUNTO COM O SOL

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU495 EJA e Diversidade

Programa Analítico de Disciplina EDU495 EJA e Diversidade 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: Carga horária semanal 3 1 4 Períodos

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL No mês de fevereiro promovemos um treinamento interno com os colaborados da Pedagogia a fim

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69 ÍNDICE Introdução 5 p b 9 t d 15 q g 21 f v 27 s z 33 x j 39 m n 45 nh lh 49 r l 53 r rr 59 a e i o u 63 Cartões de sons 69 3 INTRODUÇÃO Aprender a falar é um processo natural e espontâneo em que a criança

Leia mais

Alfabetização. Tendências Epistemológicas

Alfabetização. Tendências Epistemológicas Alfabetização Tendências Epistemológicas Aquisição do Conhecimento Empirismo Apriorismo Interacionismo / Construtivismo O conhecimento se dá através dos sentidos (tábula rasa). O conhecimento já está prédeterminado.

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO.

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. RESUMO Magnólia Angelí Santos de Almeida 1 O presente trabalho discorre sobre os resultados de

Leia mais

O ALUNO DA EJA E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

O ALUNO DA EJA E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA ESCOLA ESTADUAL ROSA PIGNATARO CURSO: MAGISTÉRIO SÉRIE: 1º ANO TURMA: A RAMON KLEBSON DE ARAÚJO O ALUNO DA EJA E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NOVA CRUZ RN MAIO/2013 0 RAMON KLEBSON DE ARAÚJO

Leia mais

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação

Oficina C. Imagem e som: A arte da Comunicação Oficina C Imagem e som: A arte da Comunicação Cariacica, 08 de agosto de 2014 Data Proposta 27/03 (5ªf) Encontro Inaugural 07/04 (2ªf) Oficina A Presença da equipe da A Gazeta 16/05 (6ª f) Oficina B 03/06

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA ALFABETIZAR LETRANDO

MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA ALFABETIZAR LETRANDO MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA ALFABETIZAR LETRANDO Autor (1):Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima, juscinariatsa@hotmail.com Co-autor (1): Larissa Almeida da Silva Universidade

Leia mais

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA.

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. Autoras: BARRETO, Raisa Queiroga. rsqueiroga92@gmail.com OLIVEIRA, KhomarTander sde. Khomartanders13@hotmail.com SIRINO,

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática disciplina: 15 Créditos (T-P- (4-0-4) Carga 48 horas Aula prática: Câmpus: SA I): horária: Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2017

UNIDADES DE ESTUDO 2017 UNIDADES DE ESTUDO 2017 1ª etapa: 02/02 a 12/05 2º Ano A Ensino Fundamental Educadora: Pollyanna 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Unidade 1 Livro didático -Poesia

Leia mais

O QUE É MÉTODO PAULO FREIRE

O QUE É MÉTODO PAULO FREIRE O QUE É MÉTODO PAULO FREIRE Carlos Rodrigues Brandão Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender. Cecília Meireles Este pequeno livro deve ser dedicado a uma gente

Leia mais

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ).

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ). Externato da Luz Ano Lectivo 2009 / 2010 Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Humanas e Sociais Agrupamento História (3º Ciclo) Professor: Pedro Machado A avaliação é um elemento integrante

Leia mais

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche Anexos Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância Coordenadora Educadoras de infância Assistentes Operacionais Professores do 1º CEB Anexo 2: Equipa educativa na creche Pessoal Docente Pessoal Não-docente

Leia mais

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie para: ou visite:

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie  para: ou visite: MUESTRA AMOSTRA INTRODUÇÃO Fazendo Chinês Fácil para Crianças, reconhecido como um dos melhores materiais de aprendizagem de chinês em todo o mundo, é publicado pelo Hong Kong s prestigious Joint Publishing

Leia mais

Diferentes abordagens de alfabetização

Diferentes abordagens de alfabetização ALFABETIZAÇÃO Diferentes abordagens de alfabetização MODELO 1 (MÉTODO FONÉTICO OU DIRETO) Identificar oralmente os fonemas da língua (sons). Corresponder o fonema ao grafema: mostrar a letra e a pronuncia

Leia mais

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO Rosimeire Cristina da silva rosicristinadasilva@gmail.com Linha

Leia mais

Estado da Arte: Na Prática Aula 1

Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Então se você ainda não viu o vídeo em que eu explico o que é essa ferramenta, não se esqueça de conferir. YouTube Video Com essa sequência eu vou mostrar, passo a passo,

Leia mais

Portuguesa a Estrangeiros

Portuguesa a Estrangeiros CATE Ensino da Língua Portuguesa a Estrangeiros CATE de S. J. da Madeira (http://catedesjmadeira.wordpress.com) POLÍTICA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHO Blog O Blog CATE Ensino da Língua Portuguesa a Estrangeiros

Leia mais

Formação C519 Metas Curriculares de Português do 1º Ciclo. Implementação de atividades. Eduarda Costa, Emília João e Inês Lobo Turma B.

Formação C519 Metas Curriculares de Português do 1º Ciclo. Implementação de atividades. Eduarda Costa, Emília João e Inês Lobo Turma B. Centro de Formação de Associação de Escolas de Matosinhos Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Formação C519 Metas Curriculares de Português do 1º Ciclo Implementação de atividades Eduarda

Leia mais

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos. Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos. Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos Profa Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP Decidir, prever, selecionar, escolher, organizar, refazer, redimensionar, refletir sobre o processo

Leia mais

nm*b O ABC DO MÉTODO O trabalho da fala: a pesquisa do universo vocabular

nm*b O ABC DO MÉTODO O trabalho da fala: a pesquisa do universo vocabular 4» nm*b ) O ABC DO MÉTODO O trabalho da fala: a pesquisa do universo vocabular Métodos de alfabetização têm um material pronto: cartazes, cartilhas, cadernos de exercício. Quanto mais o alfabetizador acredita

Leia mais

AEB: Autarquia Educacional de Belo Jardim Professor: Alunos: Gledson, Luana, Maryelly, Sandro. I Período pedagogia

AEB: Autarquia Educacional de Belo Jardim Professor: Alunos: Gledson, Luana, Maryelly, Sandro. I Período pedagogia AEB: Autarquia Educacional de Belo Jardim Professor: Alunos: Gledson, Luana, Maryelly, Sandro 1 I Período pedagogia 2 Tema: Paulo Feire, o mentor da educação para a consciência! 3 O mais célebre educador

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE EM FREIRE DIALOGANDO COM O MOVIMENTO CTS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

A SUSTENTABILIDADE EM FREIRE DIALOGANDO COM O MOVIMENTO CTS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA 1 A SUSTENTABILIDADE EM FREIRE DIALOGANDO COM O MOVIMENTO CTS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Karla Maria Euzebio da Silva 1 Zélia Maria Soares Jófili 2 Resumo: O presente trabalho diz respeito a um ensaio

Leia mais

resultados obtidos, aos poucos foi se espalhando pelo país, com posterior incentivo do Governo Federal. Porém, o movimento começou a ser criticado

resultados obtidos, aos poucos foi se espalhando pelo país, com posterior incentivo do Governo Federal. Porém, o movimento começou a ser criticado Resenha do livro: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Morales, 1979. Francielli

Leia mais

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar

3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar 3º Encontro Temático de 2017 Teoria das Inteligências Múltiplas no Contexto Escolar Sejam todos Bem Vindos! Sensibilização Dinâmica: Poesia ao Acaso ORIENTAÇÃO DINÂMICA: POESIA AO ACASO (Adaptado de JURADO,

Leia mais

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série Manual do Educador 2ºano / 1ª série Manual do Educador Prezado Professor (a), Elaboramos duas opções de avaliações diagnósticas para sua escolha, a fim de contribuir melhor no trabalho didático, bem como

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO Veja abaixo a sequência didática para trabalhar o livro O casamento do Rato com a filha do Besouro com o 1º Ano do Ensino Fundamental. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.

Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes. Disciplina: Estudo Do Meio Nível de ensino: 3ºano Carga horária: 1 aula semanal Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio TEMA CADERNO 3 : O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Moderadora: Monica Ribeiro da Silva Produção: Rodrigo

Leia mais

FACA. caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11

FACA. caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11 FACA caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11 de olho na escola de olho na escola IMPRESSÃO caixa baralho.indd 2 04/12/16 22:11 de olho na escola PARTICIPAR TAMBÉM É BRINCAR! INSTRUÇÕES GERAIS Resumo De Olho

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA Não é no silêncio que os

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA LEILANE C. DA SILVA ALVES 1 PATRÍCIA B. RADAELLI DE OLIVEIRA 2 INTRODUÇÃO: Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada no 5º período do curso de pedagogia, que teve

Leia mais

PAULO FREIRE E O MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

PAULO FREIRE E O MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS PAULO FREIRE E O MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS Introdução Professor Elias Celso Galvêas O analfabetismo no Brasil é uma mancha que envergonha a Nação. Embora não existam estatísticas atualizadas,

Leia mais

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Juliana Maria Soares dos Santos PPFP - UEPB juliana.pedagogia@hotmail.com Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA ISSN: X. Ano VIII Número 15 Janeiro de 2010 Periódicos Semestral

REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PEDAGOGIA ISSN: X. Ano VIII Número 15 Janeiro de 2010 Periódicos Semestral EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA PRÁTICA EDUCIONAL A PRÁTICA POLÍTICA PELOZO, Rita de Cassia Borguetti 1 RESUMO O presente trabalho tem por objetivo enfatizar sobre a importância de trabalhar de forma

Leia mais

Identidades e realidades representadas em anúncios publicitários: as diferentes abordagens sociais que os anúncios publicitários veiculam na mídia

Identidades e realidades representadas em anúncios publicitários: as diferentes abordagens sociais que os anúncios publicitários veiculam na mídia Identidades e realidades representadas em anúncios publicitários: as diferentes abordagens sociais que os anúncios publicitários veiculam na mídia Introdução Essa proposta de atividade é fruto da disciplina

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA Luziene Esteves Coelho

EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA Luziene Esteves Coelho Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia 100 6- RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS NATURAIS UFAM COMO PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO DE ACADÊMICAS DA 3ª. IDADE ADULTA

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor Linha Temática: Universidade e Escola Carmerina de Brito Gonçalves Email:Carmembritto10@gmail.com

Leia mais

DIÁRIO DE LEITURA: UM ARTEFATO PARA ALFABETIZAR LETRANDO

DIÁRIO DE LEITURA: UM ARTEFATO PARA ALFABETIZAR LETRANDO DIÁRIO DE LEITURA: UM ARTEFATO PARA ALFABETIZAR LETRANDO AUTORA: PAULA SABRINA BARBOSA DE ALBUQUERQUE. Graduanda em Pedagogia (UEPB) paulasabrina.ba@hotmail.com CO-AUTORAS: KÁTIA CRISTINA DE CASTRO PASSOS.

Leia mais

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música Como foi dito anteriormente, o pleno domínio dos conteúdos inerentes a ritmo, melodia e harmonia, depende de um conhecimento mais específico da linguagem musical; por isso, o que se busca aqui é um aumento

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Design Comics

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

LETRAMENTO POLÍTICO E MILITÂNCIA NA OCUPAÇÃO PAULO FREIRE EM BELO HORIZONTE

LETRAMENTO POLÍTICO E MILITÂNCIA NA OCUPAÇÃO PAULO FREIRE EM BELO HORIZONTE LETRAMENTO POLÍTICO E MILITÂNCIA NA OCUPAÇÃO PAULO FREIRE EM BELO HORIZONTE Maura Rodrigues Estevão 1 ¹Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ mauratual@hotmail.com Resumo: Este artigo objetiva

Leia mais

A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1

A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1 A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO 1 Mayrla Ferreira Silva Acadêmica do curso de Pedagogia Rosana Moraes de Sousa Acadêmica do curso de Pedagogia Universidade Estadual do Maranhão

Leia mais

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA

GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM CARTILHA GT 4 - LETRAMENTO E LITERATURA INFANTIL REFLEXÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DA CARTILHA Jaqueline dos Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe jsn.jaque@hotmail.com RESUMO: A alfabetização

Leia mais

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ).

A avaliação visa certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelo aluno, no final de cada ciclo ( ). Externato da Luz Ano Lectivo 2010 / 2011 Critérios de Avaliação Departamento de Ciências Humanas e Sociais Agrupamento História (3º Ciclo) Professor: Pedro Machado A avaliação é um elemento integrante

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 6º ano: (Ensino Fundamental) Professor: Marcelo Disciplina: Gramática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE ZIMMERMANN, Paulo Introdução: Este Resumo Expandido tratará dos perfis, das competências, habilidades e dos credenciamentos dos

Leia mais

Alfabetização e letramento. Angélica Merli Fevereiro/2018

Alfabetização e letramento. Angélica Merli Fevereiro/2018 Alfabetização e letramento Angélica Merli Fevereiro/2018 1 2 Métodos sintéticos X Métodos analíticos Objetivo: Discutir diferentes métodos de alfabetização que, em cada momento da história da alfabetização,

Leia mais

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 Franciele Novaczyk Kilpinski Borré 2 Suelen Suckel Celestino 3 Patrícia Nascimento Mattos 4 A prática

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE: contribuições para a alfabetização e letramento

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE: contribuições para a alfabetização e letramento 550 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE: contribuições para a alfabetização e letramento Andréa KOCHHANN André Luís Pereira SOUZA GT8 Estudos de Letramento em Língua Portuguesa Resumo: Paulo Reglus Neves

Leia mais

PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013

PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013 PLANEJAMENTO / JUNHO / 2013 Professor(a): Andiara de Souza da Silva. Conteúdo trabalhado: Propaganda. Leitura, produção textual, oralidade. Competências Objetivo Geral Refletir e saber interagir sobre

Leia mais

Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Lendo e Comentando Página 68 Resolvendo Problemas de Análise Combinatória nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Paulo Jorge Magalhães Teixeira 24 Como escreve o próprio autor, o livro Resolvendo problemas

Leia mais

Questão 1. pela concepção behaviorista; pela teoria de Piaget; pela teoria de Vigotski.

Questão 1. pela concepção behaviorista; pela teoria de Piaget; pela teoria de Vigotski. Questão Experiência: contato com algo, participação em algo, exposição a eventos internos ou externos aos quais o organismo é sensível. Aprendizagem: mudanças relativamente permanentes no potencial de

Leia mais

PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR DA FACULDADE DO NORTE GOIANO

PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR DA FACULDADE DO NORTE GOIANO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG) COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO (NUPE) 1-8 PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR DA FACULDADE DO NORTE GOIANO Porangatu

Leia mais

GUIA DO CURSISTA Coordenador: Fernando Teubl Ferreira

GUIA DO CURSISTA Coordenador: Fernando Teubl Ferreira O presente texto faz parte do curso de Produção de Vídeo e é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0. Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar

Leia mais

COMO SE APRENDE A LER E ESCREVER? A PESQUISA DE OPINIÃO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA

COMO SE APRENDE A LER E ESCREVER? A PESQUISA DE OPINIÃO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA COMO SE APRENDE A LER E ESCREVER? A PESQUISA DE OPINIÃO EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DA EJA PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS). Resumo O presente trabalho tem por objetivo

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

Projeto TRILHAS de Leitura

Projeto TRILHAS de Leitura Projeto TRILHAS de Leitura Agenda 1 2 3 Apresentação do Projeto TRILHAS Os Cadernos de Estudos e Orientação O Portal e o Curso de Ensino a Distância Distância Vídeo Formação do Leitor https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca/5734/video-formacao-do-leitor.html

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA - LINGUAGENS EXPRESSIVAS COMO INSTRUMENTOS DE INTEGRAÇÃO NOS PROJETOS O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO

A LEITURA E A ESCRITA - LINGUAGENS EXPRESSIVAS COMO INSTRUMENTOS DE INTEGRAÇÃO NOS PROJETOS O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO A LEITURA E A ESCRITA - LINGUAGENS EXPRESSIVAS COMO INSTRUMENTOS DE INTEGRAÇÃO NOS PROJETOS O PAPEL DO PROFESSOR NESSE PROCESSO A leitura e a escrita Entre todas as linguagens expressivas pintura, desenho,

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Fabiani Cervi Colombi Professora Supervisora:

Leia mais

Descobertas sociocientíficas: refletindo sobre o currículo

Descobertas sociocientíficas: refletindo sobre o currículo Descobertas sociocientíficas: refletindo sobre o currículo Fabiana Chinalia Professora de Metodologia para o Ensino de Ciências Naturais e Meio Ambiente Data: 05 e 06/04/2011 Descobertas sociocientíficas

Leia mais

Conteúdo: - Encontros vocálicos - Formação de palavras simples - Quadro de arte - pintura FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: - Encontros vocálicos - Formação de palavras simples - Quadro de arte - pintura FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA A I Conteúdo: - Encontros vocálicos - Formação de palavras simples - Quadro de arte - pintura 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

No âmbito da Unidade Curricular Seminário I Actores e Contextos de Educação e da Formação,

No âmbito da Unidade Curricular Seminário I Actores e Contextos de Educação e da Formação, Reflexão Final No âmbito da Unidade Curricular Seminário I Actores e Contextos de Educação e da Formação, foi proposto a todos os alunos do 1º ano de Licenciatura em Educação e Formação, a realização de

Leia mais