guiadeformação cursodeempreendedorismo debasetecnológica entrepreneurshipmentoringprogramme 5 st edition

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "guiadeformação cursodeempreendedorismo debasetecnológica entrepreneurshipmentoringprogramme 5 st edition"

Transcrição

1 guiadeformação cursodeempreendedorismo debasetecnológica entrepreneurshipmentoringprogramme 5 st edition

2 INDÍCE Indíce 2 Apresentação 3 Testemunhos 3 Objectivos 4 Operacionalização 5 Duração 5 Workshops 6 Mentoring Sessions 6 Coaching Sessions 7 Avaliação 8 Selecção de tecnologias para o CEBT/EMP 8 Destinatários 9 Requisitos de Admissão 9 Coordenação 10 Coordenação Executiva 11 Docentes do Curso 12 Secretariado 15 Infra-estruturas 16 Notas

3 Apresentação Numa realidade onde......a transposição do conhecimento científico e tecnológico gerado nas universidades para o mundo empresarial é por vezes difícil de concretizar;...o investimento realizado em investigação e desenvolvimento tecnológico nem sempre obtém o retorno desejado;...o potencial empreendedor existente nas instituições de ensino superior não se encontra totalmente potenciado, surge a oportunidade de inovar e frequentar o CEBT_EMP. Este curso pretende estimular as capacidades necessárias à criação de empresas de base tecnológica (start-up ). As Universidades de Aveiro, Beira Interior e Coimbra, em parceria com o CEC - Conselho Empresarial do Centro/CCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro, promovem, a partir de Outubro, o CEBT_EMP - Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica - Entrepreneurship Mentoring Programme. Este curso surge no âmbito de uma parceria alargada entre estas entidades que procuram disponibilizar a todos os interessados tecnologias desenvolvidas por si e um know-how acumulado por um corpo de docentes com experiência na área do empreendedorismo e inovação. Testemunhos Congratulo-me com a realização do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, a cujo encerramento me associo com muito gosto, e felicito vivamente as entidades promotoras. Este Curso trata do tema certo e trata-o de forma correcta. Portugal precisa de mais empreendedorismo, de mais inovação de base científico-tecnológica e de maior cooperação entre todos os sectores dinâmicos da sociedade. Ora, este Curso tem o mérito de, simultaneamente, disseminar o espírito e as competências do empreendedorismo, basear-se num elevado número de tecnologias e resultar de uma parceria entre três Universidades e uma associação empresarial. Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, As former Chairman of ProTon Europe, the European Association of Knowledge Transfer Offices, during four years, I have seen many entrepreneurship programs in other European universities and I consider the subject program as one of the most effective. Gilles Capard, Orador Convidado CEBT 2007, Ex-Presidente da Proton Europe Entidade de promoção da transferência de tecnologias entre entidades públicas e o mundo empresarial

4 Objectivos Com a criação do programa de mentoring em empreendedorismo CEBT, espera-se inverter a lógica de formação apoiada para consultoria avançada, em criação de valor e empresas de base tecnológica, fazendo uso da alargada experiência dos especialistas, acompanhando e motivando por intermédio de uma estreita relação de proximidade, as equipas que se candidatem ao programa. Este acompanhamento e comunicação sistemática permite, entre outros, mitigar questões que frequentemente ditam os esforços e sucesso da iniciativa, tais como a desistência, o percurso erróneo e a falta de foco, por via do planeamento, desenvolvimento e avaliação da eficiência. Assim, espera-se com este programa alavancar o número de empresas criadas, permitindo que os formandos possam explorar as próprias ideias e projectos, para os quais se sentem naturalmente mais motivados, sempre acompanhados e impelidos a avançar.

5 Operacionalização 5 O programa irá operacionalizar-se por via da realização de sessões com a equipa de peritos pertencentes a cada um dos coordenadores locais do programa, os quais irão promover o necessário acompanhamento, num registo de frequência regular, rápido e eficaz. A partir destas sessões irá ser introduzido conhecimento e feitas recomendações específicas ao desenvolvimento da proposta de valor, quer por via do aumento de conhecimento das ferramentas de apoio ao empreendedor, quer por via do conhecimento de mercado, relacionamento directo com potenciais clientes e fornecedores, entre outros stakeholders. Será igualmente promovida a submissão de deliverables tipo, em conformidade com o algoritmo das etapas da construção do empreendedor e do desenvolvimento da ideia de negócio em função das necessidades específicas de cada projecto. O modelo do CEBT Entrepreneurship Mentoring Programme irá contar com a realização de Workshops temáticos colectivos, os quais podem ser itinerantes ou promovidos por cada universidade parceira individualmente. Duração O CEBT EMP tem a duração aproximada de 16 semanas (70 horas), distribuídos por 3h semanais de workshop ou mentoring, conforme o caso, e 2h semanais de coaching. Irão também ser realizadas 3 sessões conjuntas de apresentação e avaliação do programa CEBT EMP, nomeadamente, a sessão inicial que terá lugar na UBI, a sessão intermédia na UC e a sessão final a ter lugar na UA.

6 Workshops Existirão 6 workshops obrigatórios no CEBT, com a duração de 3 horas. Na primeira metade serão leccionados conteúdos considerados importantes para os formandos. Na última hora haverá lugar a um orador convidado (cada Universidade organizará os convites a efectuar localmente) que dará um testemunho prático relacionado com a matéria leccionada. 1º Workshop: Proposta de valor e Plano de negócio 2º Workshop: Estudo de mercado 3º Workshop: PI e Transferência de tecnologia 4º Workshop: Análise económico-financeira 5º Workshop: Marketing, estratégia 6º Workshop: 10 must do empreendedor Mentoring Sessions Existirão 6 mentoring sessions obrigatórias onde cada equipa se reunirá com o seu mentor e terá oportunidade de mostrar e receber feedback sobre o trabalho desenvolvido no seu projecto e de acordo com os deliverables solicitados nos workshops. 1º Mentoring: papéis da equipa, definição de compromissos para com a equipa, identificação das vantagens competitivas da tecnologia, TPM, seleccção do tripleto TPM mais promissor e Proposta de valor, definição de nome, logótipo, actividade. 2º Mentoring: pesquisas bases de dados, cadeia de valor, segmentação do mercado, pré-identificação de fornecedores, clientes e concorrentes, TPC: lista de contactos com potenciais clientes, fornecedores e concorrentes. 3º Mentoring: estado da arte, levantamento de tecnologias concorrentes, identificação de invenções disruptivas; elaboração do mapeamento industrial, contactos para validação do potencial de mercado da tecnologia. 4º Mentoring: Análise das necessidades e fontes de financiamento, Estimativa dos investimentos a efectuar, Estimativa de vendas e de custos, definição de necessidades de RH, Análise económico financeira, Análise de sensibilidade. 5º Mentoring: Revisitação do Mapa industrial, 5 forças de Porter, análise swot, definição do marketing mix. 6º Mentoring: Proposta de valor, apresentação.

7 Coaching Sessions Existirão 12 sessões de coaching, não obrigatórias, correspondentes aos workshops e às mentoring sessions, onde cada equipa poderá ser atendida pelo coordenador executivo do programa CEBT EMP onde terá oportunidade de mostrar e receber feedback sobre o trabalho desenvolvido no seu projecto. PLANIFICAÇÃO DO CURSO DE CEBT/EMP U. Coimbra U. Aveiro U. B. I. Formador Tema Sessão Inicial Borges Gouveia Sessão Inicial na Covilhã 1º Workshop Jorge Figueira Proposta de Valor e Plano de Negócio 1º Mentoring Unid. Transf. Tec. 2º Workshop João Simões Estudo de Mercado 2º Mentoring Unid. Transf. Tec. 3º Workshop José Paulo Rainho PI e Transferência de Tecnologia 3º Mentoring Unid. Transf. Tec. S. Intermédia Sessão Intermédia em Coimbra 4º Workshop Maria José Silva Análise Económico-financeira 4º Mentoring Unid. Transf. Tec. 5º Workshop Mário Raposo Marketing, Estratégia 5º Mentoring Unid. Transf. Tec. 6º Workshop JF / JPR / MJS 10 Must do Empreendedor 6º Mentoring Unid. Transf. Tec. Sessão Final Sessão Final em Aveiro As sessões de coaching serão agendadas directamente com o coordenador executivo da cada uma das universidades. Todas as Sessões serão realizadas em horário pós-laboral.

8 Avaliação Aproveitando a massa crítica gerada pela conjugação de formandos, peritos externos e demais especialistas, serão realizadas duas sessões de apreciação da evolução do projecto, nas quais as equipas terão de proceder a uma apresentação ao estilo elevator/rocket pitch, com recurso aos meios que entenderem mais adequados, sendo a única limitação o tempo disponível. Cada grupo será avaliado por um painel de convidados, dos quais se esperam comentários assertivos para o estímulo ao aperfeiçoamento da ideia/conceito de negócio. Os grupos serão igualmente sujeitos a avaliação cruzada pelo colectivo de formandos do Programa. Selecção de tecnologias para o CEBT/EMP A triagem das tecnologias será da responsabilidade de cada núcleo coordenador em cada Universidade com base nos seguintes princípios: - Ideias dos laboratórios e em que o investigador participa enquanto formando no CEBT; - Patentes e tecnologias sugeridas pela Unidade de Transferência de Tecnologia (propriedade da Universidade) em que o investigador colabora se bem que não participe necessariamente no curso; - Valorização de tecnologias desenvolvidas ou a desenvolver em I&D colaborativo (que poderão ser oriundas da Universidade ou de empresas/empresários); - Conceitos de negócio de Base Tecnologica proposto por equipas candidatas ao CEBT com reconhecido interesse para a Universidade.

9 Destinatários O CEBT-EMP tem como principais destinatários: - Alunos finalistas do ensino superior; - Alunos de pós-graduação; - Recém Licenciados; - Quadros/técnicos superiores de entidades públicas ou privadas; - Membros da Rede dos Antigos Estudantes; - Antigos formandos de edições CEBT_EMP. Requisitos de Admissão A admissão de formandos ao programa será efectuada por via da análise de candidaturas, as quais serão seleccionadas pelos centros de coordenação em cada Universidade, das quais deverá constar a constituição da equipa (3 a 6 elementos, preferencialmente interdisciplinar) e uma breve descrição da ideia ou conceito de negócio que pretendem desenvolver durante o programa. Caso surjam candidaturas individuais em número suficiente, estas serão conjugadas em equipas e ser-lhes-á atribuída uma tecnologia proveniente de resultados de investigação, do tipo ready-to-market, de cada Universidade.

10 Coordenação Geral 10 Este curso surge no âmbito de uma parceria alargada entre estas entidades, UBI, UC, UA e CEC/CCIC, que procuram disponibilizar a todos os interessados tecnologias desenvolvidas por si e um know-how acumulado por um corpo de docentes com experiência na área do empreendedorismo e inovação. UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Prof.ª Doutora Ana Paula Duarte Vice-Reitora da Universidade da Beira Interior apcd@ubi.pt UNIVERSIDADE DE COIMBRA Prof. Doutor Henrique Madeira Vice-Reitor da Universidade de Coimbra henrique@dei.uc.pt UNIVERSIDADE DE AVEIRO Prof. Doutor Carlos Pascoal Neto Vice-Reitor da Universidade de Aveiro cneto@ua.pt CONSELHO EMPRESARIAL DO CENTRO Dr. José Manuel Silva Couto Presidente da Direcção do CEC/CCIC- Conselho Empresarial do Centro/ Câmara de Comércio e Indústria do Centro jose.couto@cec.org.pt

11 Coordenação Executiva 11 A coordenação executiva do curso, dos formadores, dos formandos e de todas as entidades envolvidas, estará a cargo do Engº Jorge Figueira (UC), Prof.ª Doutora Maria José Silva (UBI) e Doutor José Paulo Rainho (UA) que acompanharão as actividades lectivas do curso. UNIVERSIDADE DE COIMBRA Eng. Jorge Figueira DITS - Divisão de Inovação e Transferências do Saber dits@uc.pt UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Prof. Doutora Maria José Silva Departamento de Gestão e Economia msilva@ubi.pt UNIVERSIDADE DE AVEIRO Doutor José Paulo Rainho UATEC - Unidade de Transferência de Tecnologia rainho@ua.pt

12 Docentes do Curso 12 Prof. Doutor Borges Gouveia Universidade de Aveiro - DEGEI bgouveia@ua.pt Joaquim José Borges Gouveia é Licenciado em Engª.Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Doutorado e Agregado em Engª. Electrotécnica e dos Computadores pela mesma Universidade, actualmente é Professor Catedrático do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro. É membro não executivo do Conselho de Administração da GALP SGPS e Presidente do Conselho de Administração da Energaia, Agência Municipal de Energia de Vila Nova de Gaia. Dr. José Paulo Rainho Universidade de Aveiro - UATEC rainho@ua.pt José Paulo Jesus Rainho é Licenciado em Engenharia Física (Ramo Materiais) pela Universidade de Aveiro (UA) e Doutorado em Física pela mesma Universidade. Para além de ser Investigador Principal da Universidade de Aveiro, desempenha as funções de Coordenador da UATEC Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro, do GAPI_UA Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial da Universidade de Aveiro, do LabE Laboratório de Empreendedorismo da Universidade de Aveiro, do CEBT (UA) Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica na Universidade de Aveiro, e da Plataforma FINICIA (Aveiro Viseu).

13 Eng. Jorge Figueira Universidade de Coimbra - DITS dits@uc.pt Jorge Miguel J C Faria Figueira é Licenciado em Eng.ª Química pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduado em Ciências Empresariais pela mesma Universidade, desempenha actualmente as funções de Coordenador da Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra. Durante a sua actividade profissional participou em diversos projectos de formação e apoio à implementação de projectos nas áreas de qualidade, criatividade, empreendedorismo e dinâmicas de grupo. Eng. João Simões Universidade de Coimbra - DITS jdsimoes@ci.uc.pt João Simões é Licenciado em Eng.ª Química pela Universidade de Coimbra, onde desempenha actualmente funções de colaborador na Divisão de Inovação e Transferências do Saber, com responsabilidades atribuídas no estabelecimento de relações de interface entre a Universidade de Coimbra e o meio exterior, transferência de tecnologia e gestão de projectos de inovação empresarial. Esteve envolvido, enquanto promotor, em alguns processos de start-up empresariais, tendo igualmente participado em projectos de formação em empreendedorismo e perfil do empreendedor, na área da qualidade e sistemas de gestão.

14 Prof.ª Doutora Maria José Silva Universidade da Beira Interior - DGE msilva@ubi.pt Doutorada em Gestão. Docente na Universidade da Beira Interior, onde ensina Empreendedorismo a nível de licenciatura e mestrado e Inovação Empresarial a nível do doutoramento. Começou a sua vida académica em 1994, depois de 8 anos de carreira como empreendedora e fundadora de empresas industriais e comerciais. Presentemente é Vice-Presidente do Departamento de Economia e Gestão e Directora do Curso de Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas. Investigadora do NECE Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais e participa em projectos internacionais de investigação. Autora de vários artigos nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Prof. Doutor Mário Lino Barata Raposo Universidade da Beira Interior - DGE mraposo@ubi.pt Mário Lino Barata Raposo é doutorado em Gestão pela Universidade da Beira Interior e Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia. Realizou o programa de Doutoramento em Entrepreneurship and Small Business Management, que decorreu na Universidade Autonóma de Barcelona, com o apoio do European Council of Small Business Management. A sua actividade profissional desenvolve-se desde 1983 na UBI. É coordenador e investigador do (NECE) Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, coordena vários projectos de investigação, e foi responsável por vários estudos: AGIR- Avaliação Global do Impacto do Regadio da Cova da Beira; PRASD Programa de Recuperação de Áreas e Sectores Deprimidos; PARKURBIS Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. Possui várias publicações em revistas e conferências, na área de Marketing, da Estratégia, do Empreendedorismo e de Gestão.

15 Coaching _ Secretariado 15 Os docentes e formandos no decorrer da formação contarão com o apoio permanente dos colaboradores de cada instituição. UATEC - Unidade de Transferência de Tecnologia Campus Universitário de Santiago, Aveiro uatec@ua.pt DITS - Divisão de Inovação e Transferências do Saber R. Dom Francisco Lemos, Coimbra dits@uc.pt GAAPI - Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação Convento de Stº António - Serviços Administrativos, Covilhã gaapi@ubi.pt Ext Dina Pereira dina@ubi.pt Pedro Serrão - ppserrao@ubi.pt CFIUTE - Centro de Formação Interacção UBI Tecido Empresarial Rua Marquês de Pombal, Covilhã cfiute@ubi.pt Vera Antunes vantunes@ubi.pt Hugo Duarte hugo_duarte_77@hotmail.com CEC - Conselho Empresarial do Centro Rua Coronel Júlio Veiga Simão, Coimbra D. Helena Lopes helena.lopes@netcentro.pt

16 Infra-estruturas 16 UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR O Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica - Entrepreneurship Mentoring Programme na Universidade da Beira Interior irá ser leccionado no CFIUTE. Este edifício está situado junto à Faculdade de Engenharia da UBI. UNIVERSIDADE DE COIMBRA As sessões de formação do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica - Entrepreneurship Mentoring Programme irão ser leccionadas no DITS na Casa Costa Alemão, situado no Pólo II - na margem Norte do rio Mondego. UNIVERSIDADE DE AVEIRO O Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica - Entrepreneurship Mentoring Programme na Universidade de Aveiro irá decorrer na Sala de Actos Académicos que se situa no Edifício da Reitoria.

17 Notas 17

7 a Edição 2012-2013 GUIA DE FORMAÇÃO

7 a Edição 2012-2013 GUIA DE FORMAÇÃO 7 a Edição 2012-2013 APRESENTAÇÃO Numa realidade onde......a transposição do conhecimento científico e tecnológico gerado nas universidades para o mundo empresarial é por vezes difícil de concretizar;...o

Leia mais

Sessão Inicial 18-03 2014. Universidade da Beira Interior

Sessão Inicial 18-03 2014. Universidade da Beira Interior Sessão Inicial 18-03 2014 Universidade da Beira Interior CEBT Ibérico INESPO Innovation Network Spain-Portugal POCTEP Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal Projeto INESPO O projeto tem

Leia mais

Novas Dinâmicas no Empreendedorismo Universitário

Novas Dinâmicas no Empreendedorismo Universitário SEMINÁRIO Empreendedorismo Universitário E Criação de Empresas de Base Tecnológica Novas Dinâmicas no Empreendedorismo Universitário - o caso da Universidade de Aveiro Joaquim Borges Gouveia e José Paulo

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Empreendedorismo 2 ÍNDICE EMPREENDEDORISMO... 3 OBJECTIVOS... 3 DESTINATÁRIOS... 4 CONDIÇÕES DE ACESSO E SELECÇÃO DOS CANDIDATOS...

Leia mais

Capacitação em Valorização de Tecnologias

Capacitação em Valorização de Tecnologias Capacitação em Valorização de Tecnologias Enquadramento No âmbito do projeto INESPO 2 Innovation Network Spain-Portugal, as universidades parceiras propuseram-se dinamizar uma ação de Capacitação em Valorização

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO CURSO DE EMPREENDEDORISMO E VALORIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO. Prof. Doutora Maria José Silva

COORDENAÇÃO DO CURSO CURSO DE EMPREENDEDORISMO E VALORIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO. Prof. Doutora Maria José Silva COORDENAÇÃO DO CURSO Prof. Doutora Maria José Silva PORQUÊ O CURSO DE EMPREENDEDORISMO E VALORIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO? Numa realidade onde a transposição do conhecimento científico e tecnológico gerado

Leia mais

A EXPERIÊNCIA FALA POR NÓS. geral@qualitividade.pt 800 10 24 20

A EXPERIÊNCIA FALA POR NÓS. geral@qualitividade.pt 800 10 24 20 A EXPERIÊNCIA FALA POR NÓS geral@qualitividade.pt 800 10 24 20 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2012 Curso GERIR PARA A SUSTENTABILIDADE & COMPETITIVIDADE Curso WAKE UP YOUR SKILLS Conferência A PRÁTICA DA INOVAÇÃO

Leia mais

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração:

EngIQ. em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Uma colaboração: EngIQ Programa de Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química Uma colaboração: Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR) Universidade de Aveiro Universidade

Leia mais

Passaporte para o Empreendedorismo

Passaporte para o Empreendedorismo Passaporte para o Empreendedorismo Enquadramento O Passaporte para o Empreendedorismo, em consonância com o «Impulso Jovem», visa através de um conjunto de medidas específicas articuladas entre si, apoiar

Leia mais

LET-In Laboratório de Empresas Tecnológicas. José Carlos Caldeira. 28 Fev 2008. Director jcc@inescporto.pt

LET-In Laboratório de Empresas Tecnológicas. José Carlos Caldeira. 28 Fev 2008. Director jcc@inescporto.pt 28 Fev 2008 LET-In Laboratório de Empresas Tecnológicas Campus da FEUP Rua Dr. Roberto Frias, 378 4200-465 Porto Portugal T +351 222 094 000 F +351 222 094 000 www@inescporto.pt www.inescporto.pt José

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA Gestão Empresarial Internacional e Diplomacia Económica International Management and Economic Diplomacy 2 O aumento das exportações

Leia mais

Gestão e Novas Tecnologias

Gestão e Novas Tecnologias Curso de Especialização em Gestão e Novas Tecnologias Índice 1- Enquadramento 2- Objectivos 3- Destinatários 4- Conteúdos programáticos 5- Corpo docente 6- Planeamento da formação 7- Organização e responsabilidade

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação MBA em Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2012-2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é

Leia mais

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014 MBA Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2013-2014 Sines, Junho de 2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é um curso de pós-graduação desenvolvido pela Escola Superior de Ciências Empresariais

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO F O R M A Ç Ã O A V A N Ç A D A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS ENQUADRAMENTO O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

4º CONGRESSO NACIONAL DOS ECONOMISTAS. O Papel das Instituições de Ensino Superior na Dinâmica da Criação de Empresas, por meio de Redes De Inovação

4º CONGRESSO NACIONAL DOS ECONOMISTAS. O Papel das Instituições de Ensino Superior na Dinâmica da Criação de Empresas, por meio de Redes De Inovação 4º CONGRESSO NACIONAL DOS ECONOMISTAS O Papel das Instituições de Ensino Superior na Dinâmica da Criação de Empresas, por meio de Redes De Inovação Maria José Madeira Silva 1, Jorge Simões 2, Gastão Sousa

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Programa de Empreendedorismo Tecnológico

Programa de Empreendedorismo Tecnológico PROGRAMA EIBTnet O QUE É? Programa de Empreendedorismo Tecnológico de apoio ao desenvolvimento, implementação, criação e consolidação de novas empresas inovadoras e de base tecnológica. 1 OBJECTIVOS Facilitar

Leia mais

CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015

CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015 LUANDA PROGRAMA AVANÇADO PARA DECISORES CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015 2.ª EDIÇÃO Inscrições e mais informações em: www.ambienteonline.pt/luanda-concursos-internacionais-2015

Leia mais

BONA PRATICA Nº 9: CURSO DE EMPREENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA UNIVERSIDAD DE COIMBRA

BONA PRATICA Nº 9: CURSO DE EMPREENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA UNIVERSIDAD DE COIMBRA BONA PRATICA Nº 9: CURSO DE EMPREENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA UNIVERSIDAD DE COIMBRA ANTECEDENTES Enquadramento A promoção de um Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica com o envolvimento de todas

Leia mais

AERLIS Programa de boas práticas de gestão de projeto

AERLIS Programa de boas práticas de gestão de projeto 22 de Dezembro de 2014 AERLIS Programa de boas práticas de gestão de projeto Hugo Cartaxeiro PMP BECOME WINNERS TOGETHER. WINNING Management Consulting Foco na produtividade e previsibilidade dos projetos

Leia mais

Semana Aberta da Propriedade Industrial na Universidade de Aveiro

Semana Aberta da Propriedade Industrial na Universidade de Aveiro A UATEC Unidade de Transferência de Tecnologia da, através do GAPI Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial, e em parceria com o INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial promovem

Leia mais

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 Lisboa, 26 de Novembro 2009 1. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 3. EXPLORAÇÃO & PRODUÇÃO 4. DOUTORAMENTO EM MEIO EMPRESARIAL 5. OPEN

Leia mais

Realizou-se dia 24 de Março, na Maia, nas instalações da Sonae Learning Center, a 6ª sessão da CoP, desta vez presencial.

Realizou-se dia 24 de Março, na Maia, nas instalações da Sonae Learning Center, a 6ª sessão da CoP, desta vez presencial. CoP de Gestão do Conhecimento Notas da sessão presencial de 24 de Março de 2014 Realizou-se dia 24 de Março, na Maia, nas instalações da Sonae Learning Center, a 6ª sessão da CoP, desta vez presencial.

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais ÍNDICE CONTABILIDADE, FISCALIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS... 3 OBJECTIVOS...

Leia mais

O programa assenta em três eixos determinantes:

O programa assenta em três eixos determinantes: São vários os estudos europeus que apontam para um défice crescente de recursos especializados nas tecnologias de informação. Só em Portugal, estima-se que estejam atualmente em falta 3.900 profissionais

Leia mais

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição Pós-Graduação Mercados Internacionais e Diplomacia Económica 1ª Edição 2011/2012 Mercados Internacionais e Diplomacia Económica Coordenação Científica Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS Artigos: 1º OBJECTIVOS São objectivos do Concurso : a) Estimular o empreendedorismo qualificado e inovador junto da comunidade empresarial e académica da região Norte, Centro

Leia mais

1. IDT Consulting. 2. Gestão da Inovação: importância e ferramentas. 3. Promoção da Criatividade e Gestão de Ideias

1. IDT Consulting. 2. Gestão da Inovação: importância e ferramentas. 3. Promoção da Criatividade e Gestão de Ideias GESTÃO DA INOVAÇÃO AGENDA 1. IDT Consulting 2. Gestão da Inovação: importância e ferramentas 3. Promoção da Criatividade e Gestão de Ideias 4. Diagnósticos Estratégicos de Inovação 5. Implementação de

Leia mais

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO::

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO:: ::ENQUADRAMENTO:: :: ENQUADRAMENTO :: O actual ambiente de negócios caracteriza-se por rápidas mudanças que envolvem a esfera politica, económica, social e cultural das sociedades. A capacidade de se adaptar

Leia mais

a Universidade PROGRAMA DE Abril GESTÃO 2012 PARA EMPREENDEDORES DE ELEVADO POTENCIAL 2º edição Uma colaboração

a Universidade PROGRAMA DE Abril GESTÃO 2012 PARA EMPREENDEDORES DE ELEVADO POTENCIAL 2º edição Uma colaboração a Universidade PROGRAMA DE Abril GESTÃO 2012 PARA EMPREENDEDORES DE ELEVADO POTENCIAL 2º edição Uma colaboração 1 Agenda O que é a Universidade BES? Programa de Gestão para Empreendedores de Elevado Potencial

Leia mais

Licenciatura em Gestão de Marketing (LMK)

Licenciatura em Gestão de Marketing (LMK) UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão de Marketing (LMK) Maputo, Julho de 2015 UDM 1

Leia mais

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA

2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA 2.ª CONFERÊNCIA MOBILIDADE URBANA Gestão Inteligente e Competitividade 15 de Setembro 2011 Museu da Carris Conheça as estratégias nacionais e internacionais para uma gestão eficiente da mobilidade urbana

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

Metodologia de Atuação da Rede de Mentores

Metodologia de Atuação da Rede de Mentores Metodologia de Atuação da Rede de Mentores (Projeto Mentor - Rede de Apoio ao Empreendedorismo) 1. Processo de Constituição da Rede de Mentores O Conselho Empresarial do Centro CEC/CCIC e a AIMinho, na

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2014-2020 COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DA 2014-2020 18-11-2015 INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, IP-RAM MISSÃO Promover o desenvolvimento, a competitividade e a modernização das empresas

Leia mais

ASSISTÊNCIA EMPRESARIAL DO IAPMEI NA ÁREA DA INTERNACIONALIZAÇÃO E DA EXPORTAÇÃO

ASSISTÊNCIA EMPRESARIAL DO IAPMEI NA ÁREA DA INTERNACIONALIZAÇÃO E DA EXPORTAÇÃO ASSISTÊNCIA EMPRESARIAL DO IAPMEI NA ÁREA DA INTERNACIONALIZAÇÃO E DA EXPORTAÇÃO Como fazemos 1. Através do Serviço de Assistência Empresarial (SAE), constituído por visitas técnicas personalizadas às

Leia mais

CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO

CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO CIEM2011 CASCAIS 27 E 28 DE OUTUBRO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO Reflexões sobre o Empreendedorismo na Escola Manuela Malheiro Ferreira manuelamalheirof@gmail.com Universidade Aberta CEMRI

Leia mais

indíce CFIUTE - Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial Portfólio de Espaços Caracterização do CFIUTE 3 Mensagem da Direção do CFIUTE 4

indíce CFIUTE - Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial Portfólio de Espaços Caracterização do CFIUTE 3 Mensagem da Direção do CFIUTE 4 2 indíce Caracterização do CFIUTE 3 Mensagem da Direção do CFIUTE 4 Coordenação do CFIUTE 5 Instalações Piso 0 6 Piso -1 7 Piso -2 8 Ficha de Pedido de Informações 9 3 caracterização do cfiute A Universidade

Leia mais

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013 1º CICLO DE WORKSHOPS EM Abril e Maio de 2013 EMPREENDEDORISMO AS PEQUENAS IDEIAS GERAM GRANDES NEGÓCIOS! Co-financiamento: APRESENTAÇÃO O Município de Penacova, através do Gabinete de Desenvolvimento

Leia mais

BINDER TESTEMUNHOS. Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, Gilles Capard, Orador Convidado CEBT 2007,

BINDER TESTEMUNHOS. Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, Gilles Capard, Orador Convidado CEBT 2007, 2015 TESTEMUNHOS Congratulo-me com a realização do CEBT, a cujo encerramento me associo com muito gosto, e felicito vivamente as entidades promotoras. Esta iniciativa trata do tema certo e trata-o de forma

Leia mais

F I C H A D A D I S C I P L I N A

F I C H A D A D I S C I P L I N A Pós-Graduações MBA Master em Gestão F I C H A D A D I S C I P L I N A I D E N T I F I C A Ç Ã O D A D I S C I P L I N A Curso: Disciplina: Docente: e-mail: MBA - Master em Gestão Sistemas de Informação

Leia mais

2º Ciclo de Workshops JEEFEUC Potencialidades Humanas em Contexto Organizacional

2º Ciclo de Workshops JEEFEUC Potencialidades Humanas em Contexto Organizacional 2º Ciclo de Workshops JEEFEUC Potencialidades Humanas em Contexto Organizacional Apresentação: Após o sucesso do primeiro Ciclo de Workshops da JEEFEUC, subordinado ao tema Empreendedorismo e Novas Oportunidades,

Leia mais

Programa para o Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro Mário Guerreiro Silva Ferreira

Programa para o Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro Mário Guerreiro Silva Ferreira Programa para o Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro Mário Guerreiro Silva Ferreira. 2011-2014 1 Programa de acção Um programa de acção para qualquer unidade orgânica deve atender aos objectivos

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

Data 17/05/2012 Revisão 00 Código R.EM.DE.10

Data 17/05/2012 Revisão 00 Código R.EM.DE.10 Artigo 1º Objectivo e âmbito O Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Coordenação de Unidades de Saúde, adiante designado por curso, integra a organização, estrutura curricular e regras de funcionamento

Leia mais

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T

B U S I N E S S I M P R O V E M E N T BUSINESS IMPROVEMENT A I N D E V E QUEM É A Indeve é uma empresa especializada em Business Improvement, composta por consultores com uma vasta experiência e com um grande conhecimento do mundo empresarial

Leia mais

A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs.

A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs. Parcerias com valor A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs. A nossa equipa de consultores é especialista,

Leia mais

JumpStart FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

JumpStart FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA JumpStart FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Tem entre 30 e 45 anos? A sua experiência profissional é superior a 5 anos? Encontra-se numa situação de desemprego há pelo menos 6 meses? Está

Leia mais

Q u i d e i a? Criatividade Inovação Empreendedorismo. W o r k s h o p. t h e m i s t y g a r d e n ~ 1 ~

Q u i d e i a? Criatividade Inovação Empreendedorismo. W o r k s h o p. t h e m i s t y g a r d e n ~ 1 ~ Q u i d e i a? W o r k s h o p Criatividade Inovação Empreendedorismo t h e m i s t y g a r d e n ~ 1 ~ 1. DESCRIÇÃO DO WORKSHOP Objectivos, metodologia, resultados esperados Alguns especialistas definem

Leia mais

SESSÕES DE PROMOÇÃO DO BALCÃO DO EMPRESÁRIO

SESSÕES DE PROMOÇÃO DO BALCÃO DO EMPRESÁRIO SESSÕES DE PROMOÇÃO DO BALCÃO DO EMPRESÁRIO INSIDE E REDE DE COOPERAÇÃO EMPRESARIAL DO ALENTEJO Vendas Novas, 29 outubro 2014 1 I. Serviços do Balcão do Empresário a. Enquadramento b. Questionário às necessidades

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão Financeira (LGF) Maputo, Julho de 2015 UDM 1 A

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 QUEM SOMOS FUNDEC APRESENTAÇÃO HISTÓRIA OBJECTIVOS A

Leia mais

História. Realização da Primeira Feira Industrial. Criação da Primeira Escola de Ensino Técnico Profissional. Publicação do Jornal da Associação

História. Realização da Primeira Feira Industrial. Criação da Primeira Escola de Ensino Técnico Profissional. Publicação do Jornal da Associação História 1849 1852 1852 1854 1856 Fundação 3 de Maio, por Decreto Régio da Rainha D. Maria II Criação da Primeira Escola de Ensino Técnico Profissional Publicação do Jornal da Associação Apoio na Criação

Leia mais

Candidatura de. António Dourado Pereira Correia. a Director da FCTUC. Programa de acção do Director da FCTUC

Candidatura de. António Dourado Pereira Correia. a Director da FCTUC. Programa de acção do Director da FCTUC Candidatura de António Dourado Pereira Correia a Director da FCTUC Programa de acção do Director da FCTUC No momento em que as regras de gestão da nossa Faculdade se alteram tão profundamente, centrando-a

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Artigo 1º Natureza O presente regulamento

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

Sistemas de Suporte à Decisão

Sistemas de Suporte à Decisão Pós-graduação Sistemas de Suporte à Decisão 1ª edição 2008/2009 Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Pós-graduação em Sistemas de Suporte à Decisão Mensagem da Directora do DICT O DICT está certo

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

Com o Apoio de. Comissão de Coordenaçã e Desenvolvimento Regional do Centro

Com o Apoio de. Comissão de Coordenaçã e Desenvolvimento Regional do Centro OPEN Centro de Incubação de Oportunidades de Negócio Processo de Admissão de Utentes e Modelo de Incubação Centimfe, 2 de Março de 2005 Missão da OPEN Contribuir para a promoção da inovação e do emprego,

Leia mais

Master in Management for Human Resources Professionals

Master in Management for Human Resources Professionals Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com: Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com APG Um dos principais objectivos da Associação Portuguesa

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de e Economia REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO Artigo 1.º Criação A Universidade da Beira Interior, através do Departamento

Leia mais

SILVER SUDOE Produtos e Serviços para a Silver Economy

SILVER SUDOE Produtos e Serviços para a Silver Economy SILVER SUDOE Produtos e Serviços para a Silver Economy 2º Congresso Regional sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável Coimbra, 7 de Março de 2014 Luísa Bernardes CEC CEC Câmara de Comércio e Indústria do

Leia mais

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho Sensibilizar as Pequenas e Médias Empresas para a Segurança no Trabalho A colaboração entre a rede Enterprise Europe Network e a Agência Europeia para a Segurança

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE.

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Curso Plano de Formação Avançada: Business Intelligence e o Novo Cliente

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE EMPRESAS Artigo 1.º Criação A Universidade

Leia mais

Escola de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) Regulamento do Programa

Escola de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) Regulamento do Programa Escola de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) Regulamento do Programa 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Critérios de Candidatura... 3 3. Candidatura, Processo e Critérios

Leia mais

BE POSITIVE LEAVE YOUR MARK. ege. Programa de Especialização em Gestão Empresarial

BE POSITIVE LEAVE YOUR MARK. ege. Programa de Especialização em Gestão Empresarial BE POSITIVE LEAVE YOUR MARK ege Programa de Especialização em Gestão Empresarial Edição Centro 2014 É melhor ter muitas ideias e algumas estarem erradas do que nunca errar por falta de ideias. Edward de

Leia mais

Certificação da Sociedade Portuguesa de Inovação pela NP4457:2007 O Processo de Certificação e Instrumentos de Apoio ao SGIDI

Certificação da Sociedade Portuguesa de Inovação pela NP4457:2007 O Processo de Certificação e Instrumentos de Apoio ao SGIDI 3,5/3,5 CM 3,5/3,5 CM 3,5/3,5 CM 3,5/3,5 CM As Normas Portuguesas para a Certificação de Sistemas de Gestão de IDI Certificação da Sociedade Portuguesa de Inovação pela NP4457:2007 O Processo de Certificação

Leia mais

FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009. Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009

FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009. Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009 FÓRUM DE PESQUISA CIES 2009 Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões 18 de Dezembro de 2009 EMPRESAS E INOVAÇÃO Luísa Oliveira luisa.oliveira@iscte.pt Luísa Veloso

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação Gestão Logística Edital 1ª Edição 2012 1 Enquadramento Tem vindo a ser reconhecida, por políticas governamentais

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA DA U.PORTO Outubro de 2012 Enquadramento do programa na Estratégia Nacional de Formação Financeira Plano Nacional de Formação Financeira

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL DE AVEIRO

ASSOCIAÇÃO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL DE AVEIRO ASSOCIAÇÃO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL DE AVEIRO O curso Gestão Industrial de Aveiro A Engenharia e Gestão Industrial tem por base a análise, o projeto, o desempenho e o controlo de sistemas integrados

Leia mais

Design de Interacção - IxD

Design de Interacção - IxD Design de Interacção - IxD Formadores: Bruno Nobre e Cláudia Pernencar PORQUÊ FAZER ESTA FORMAÇÃO? Só uma parceria próxima entre o Design, a Tecnologia e o Utilizador permite obter soluções adequadas,

Leia mais

Factores Determinantes para o Empreendedorismo. Encontro Empreender Almada 26 de Junho de 2008

Factores Determinantes para o Empreendedorismo. Encontro Empreender Almada 26 de Junho de 2008 Factores Determinantes para o Empreendedorismo Encontro Empreender Almada 26 de Junho de 2008 IAPMEI Instituto de Apoio às PME e à Inovação Principal instrumento das políticas económicas para Micro e Pequenas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS ANJE

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS ANJE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS ANJE Bruno Nunes brunonunes@anje.pt www.anje.pt 14 de Dezembro Gouveia 1ª Encontro de Jovem Produtor de Queijo da Serra da Estrela ANJE Introdução O que é: Associação

Leia mais

+Inovação +Indústria. AIMMAP Horizonte 2020 - Oportunidades para a Indústria Porto, 14 outubro 2014

+Inovação +Indústria. AIMMAP Horizonte 2020 - Oportunidades para a Indústria Porto, 14 outubro 2014 +Inovação +Indústria AIMMAP Horizonte 2020 - Oportunidades para a Indústria Porto, 14 outubro 2014 Fatores que limitam maior capacidade competitiva e maior criação de valor numa economia global Menor capacidade

Leia mais

Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio

Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio Lisboa, Junho de 2014 Artigo 1º Âmbito A Incubadora StartUp Lisboa Comércio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Montepio Geral, o IAPMEI

Leia mais

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões

BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015. Sara Medina saramedina@spi.pt. IDI (Inovação, Investigação e Desenvolvimento) - Algumas reflexões BOLSA DO EMPREENDEDORISMO 2015 INSERIR IMAGEM ESPECÍFICA 1 I. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) Missão: Apoiar os nossos clientes na gestão de projetos que fomentem a inovação e promovam oportunidades

Leia mais

Empreendedorismo Feminino

Empreendedorismo Feminino Empreendedorismo Feminino A Igualdade entre Mulheres e Homens é um princípio da Constituição Portuguesa e uma das tarefas fundamentais do Estado Português, que deve, não só garantir o direito à Igualdade

Leia mais

AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20

AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20 AS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS NO PORL 2014-20 Vítor Escária CIRIUS ISEG, Universidade de Lisboa e Augusto Mateus & Associados Barreiro, 30/06/2014 Tópicos Enquadramento A Estratégia de Crescimento

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.9 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora:

Leia mais

Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios no Sector Agro-Alimentar

Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios no Sector Agro-Alimentar Curso de Formação Avançada Criação e Desenvolvimento de Novos Negócios no Sector Agro-Alimentar Em colaboração com 9 de Maio a 21 de Junho de 2008 Instituto Superior de Agronomia / Universidade Técnica

Leia mais

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO 21-4-2015 UNIÃO EUROPEIA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Índice A. Madeira 14-20 Instrumentos de Apoio ao tecido empresarial.

Leia mais