PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Carga Horária: 60h/a. Teórica: 40h/a. Prática: 20h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Carga Horária: 60h/a. Teórica: 40h/a. Prática: 20h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento."

Transcrição

1 ! 1 PLANO DE ENSINO - 2º/ IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Bioética e Biossegurança. Carga Horária: 60h/a. Teórica: 40h/a. Prática: 20h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. 2. EMENTA: Estudo da Ética na experimentação clínica. Exame de questões sobre a Ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Discussão da Ética em pesquisas biológicas, com o meio ambiente, no trato a animais e em processos envolvendo tecnologia de DNA recombinante. Estabelecimento de relações entre Bioética e Odontologia. Apreciação das Políticas de Biossegurança no Brasil e demais países. Investigação da Qualidade em Biossegurança na Odontologia. Análise de Técnicas de Esterilização de Materiais. Diagnóstico dos tipos de risco, Biossegurança e acidentes de laboratório. Estudo da Biossegurança em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das áreas de ciências biológicas e da saúde. Reflexões acerca da Biossegurança e doenças infectocontagiosas. Desenvolvimento de relações entre Biossegurança e organismos transgênicos. Descrição da Arquitetura e organização de laboratórios, clínicas e consultórios odontológicos. Apreciação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei n de 10/03/2008; Resolução CNE/CP n.01de 17 de junho de 2004). Análise da cultura indígena e das políticas de educação ambiental (lei n , de 27 de abril de 1999 e Decreto n de 25 de junho de 2002).

2 3. OBJETIVOS: Geral: Identificar o papel da Ética nas questões da vida e no atuar do cirurgião-dentista, além dos riscos inerentes à atuação profissional e normas de biossegurança. Específicos: - Avaliar questões sobre a Ética nas experimentações clínicas e nas pesquisas envolvendo seres humanos; - Reconhecer a importância da Ética em pesquisas biológicas, com o meio ambiente, no trato a animais, em processos envolvendo tecnologia de DNA recombinante e nas relações étnico-raciais; - Descobrir as relações entre Bioética e Odontologia; - Analisar as políticas de biossegurança no Brasil e demais países; - Identificar os tipos de risco e normas de biossegurança inerentes à Odontologia; - Reconhecer a importância das normas de biossegurança em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das áreas de ciências biológicas e da saúde; - Reconhecer as condutas frente a acidente de laboratório e decorrentes de atuação clínica; - Identificar a importância das normas de biossegurança para prevenção de contágio de doenças infectocontagiosas no atendimento clínico; - Reconhecer os equipamentos e medidas que minimizam os riscos inerentes à profissão, e - Identificar as regras para arquitetura e organização de laboratórios, clínicas e do consultório odontológico. 4. UNIDADES E CONTEÚDOS: Unidade 1: Bioética. Conceito. Histórico. Princípios. Ética em pesquisas biológicas, no trato a animais e em processos envolvendo tecnologia de DNA recombinante. Ética e meio ambiente. A ética nas relações étnico-raciais. Unidade 2: Bioética e a Pesquisa com seres humanos. Ética na experimentação clínica. Contexto histórico. Código de Nuremberg. Declaração de Helsinki. Diretrizes Internacionais para a Pesquisa com seres humanos. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Comitês de Ética em Pesquisa. Questões sobre a Ética em pesquisa envolvendo seres humanos.

3 Unidade 3: Bioética e Odontologia. Relações entre Bioética e Odontologia. Relação profissional-paciente. Sigilo profissional. Unidade 4: Biossegurança e riscos ocupacionais. Biossegurança: conceito, símbolos. Políticas de biossegurança no Brasil e demais países. Biossegurança e doenças infecto-contagiosas. Biossegurança e organismos transgênicos. Riscos ocupacionais: conceito. Tipos de riscos ocupacionais: ergonômicos; físicos, químicos, biológicos e mecânicos. Normas e medidas de biossegurança em laboratórios de pesquisa em saúde. Conduta frente a acidentes laboratoriais. Unidade 5: Biossegurança em Odontologia. Qualidade da Biossegurança em Odontologia. Protocolo de Biossegurança para profissionais em Odontologia. Conduta frente a acidentes durante atendimento odontológico. Imunização do profissional de Odontologia. Higienização das mãos. Equipamentos de proteção individual (EPIs). Higienização do ambiente/consultório. Preparo do material/instrumental para atendimento do paciente. Técnicas de Esterilização de Materiais. Gerenciamento de resíduos. Arquitetura e organização de laboratórios, clínicas e consultório odontológico. 5. ARTICULAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO (INTERDISCIPLINARIDADE): A disciplina de Bioética e Biossegurança se articula com as demais disciplinas do curso no tocante aos aspectos éticos nelas envolvidos. Relaciona-se, também, com as disciplinas clínicas, na medida em que esclarece os riscos, os cuidados e as condutas a serem adotados no exercício da Odontologia. 6. METODOLOGIA: Aulas teóricas: exposição oral em sala de aula com estudo de texto, debate, exploração de slides, trabalhos individuais sob forma de exercícios e resumos. Aulas práticas: atividades realizadas em duplas nas dependências dos laboratórios de saúde e clínica odontológica da instituição.

4 7. RECURSOS INSTRUCIONAIS: Sala de aula, laboratório de saúde, clínica de Odontologia, central de esterilização, projetor de multimídia, computador, quadro branco e pincel, artigos científicos e materiais pedagógicos especiais para dinâmicas de grupo. 8. AVALIAÇÃO: 8.1. Critérios institucionais de avaliação: NOTA 1 a) 1 Prova: 40% questões subjetivas (discursivas) e 60% questões objetivas. b)trabalhos em grupo e individuais. Valor: 10,0 pontos. NOTA 2 a) 2 Prova: 40% questões subjetivas (discursivas) e 60% questões objetivas. b)trabalhos em grupo e individuais. Valor: 10,0 pontos. MÉDIA FINAL Média Final = Média aritmética das menções obtidas na Nota1 e Nota2. N1 + N2 = 6,0 2 Para ser aprovado na disciplina, o aluno deverá obter nota 6,0 e ter pelo menos 75% de freqüência. A cada dia serão computadas duas presenças e/ou ausências. O controle de presença será realizado no início e ao final das aulas. Serão tolerados atrasos de até quinze minutos. Os alunos que não obtiverem o conceito mínimo para aprovação, poderão fazer prova substitutiva ao término do período, envolvendo os conhecimentos trabalhados em todo o semestre letivo. Essa avaliação substituirá a menor nota ou, ainda, poderá ser usada para adquirir notas, no caso de ausência dos alunos em alguma das provas bimestrais.

5 8.2. Valor das estratégias avaliativas: Nota 1: Prova escrita: 8,0 pontos Trabalhos individuais e atividades em classe: 2,0 pontos Total: 10,0 pontos. Nota 2: Prova escrita: 6,0 pontos Seminário: 3,0 pontos Trabalhos individuais e atividade prática: 1,0 ponto Total: 10,00 pontos. 9. BIBLIOGRAFIA: Básica: NARESSI, W.G. Ergonomia e Biossegurança em Odontologia. São Paulo: Artes Médicas, ROVIDA, T.A.S. Noções de Odontologia Legal e Bioética. São Paulo: Artes Médicas, SILVA, A.S.F. Biossegurança em Odontologia e ambientes de saúde. São Paulo: Ícone, Complementar: BOLICK, D. Segurança e controle de infecção. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, BRASIL. Controle de infecções e a prática odontológica em tempo de AIDS: manual de condutas. Brasília, DF: ministério da Saúde, Disponível em: < dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/publicacoes/geral/manual_conduta_odonto.pdf>. CARDOSO, T. A. O. Biossegurança - estratégias de gestão de riscos, doenças emergentes e reemergentes: impactos na saúde pública. São Paulo: Santos, FORTES, P.A.C. Bioética e saúde pública. São Paulo: Loyola, PESSINI, L.; BARCHI, F. Problemas atuais de Bioética. São Paulo: Loyola, PEREIRA A.A. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. São Paulo: Ed. Pallas, 2013.

6 10. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES: Aula Data Conteúdo Estratégias Atividade extraclasse 01 05/08/15 Apresentação da professora do plano de ensino e da programação das atividades, e disponibilização de material. Dinâmica de grupo e exposição do plano de ensino. Pesquisar no site da professora o material disponibilizado /08/15 Bioética. Estudo de casos (nota a). Exposição oral, projeção de slides e dinâmica em grupo. Procurar reportagens sobre a Bioética /08/15 Bioética: princípios (nota b). Dinâmica em grupo. Leitura dos textos apresentados pelos grupos /08/15 Pesquisa com seres humanos. Exposição oral, projeção de slides. Leitura do artigo: Reflexões sobre Bioética e o consentimento livre e esclarecido /09/15 Pesquisa com seres humanos: Ciência Nazista (nota c). Leitura de texto e dinâmica em dupla. Exercício sobre o texto trabalhado em sala de aula /09/15 Biossegurança. Riscos e precauçõespadrão. Conduta frete a acidentes. Exposição oral, projeção de slides. Leitura e resumo do artigo: Biossegurança odontológica: prevenir é preciso (nota d) /09/15 Avaliação bimestral. Entrega da atividade extraclasse. Prova escrita. Revisar o conteúdo abordado /09/15 Entrega e discussão da prova. Revisão das unidades 1 a 4. Exposição oral. Revisar o conteúdo discutido.

7 09 30/09/15 Higienização das mãos. Exposição oral, projeção de slides e dinâmica prática. Leitura do artigo: Hábito de lavagem das mãos no Brasil /10/15 Semana da Saúde /10/15 1. Gerenciamento de resíduos em serviços odontológicos. 2. Arquitetura e organização de clínicas e consultório odontológico. Seminários em grupo. Leitura do artigo: "Infecção cruzada em Odontologia: riscos e diretrizes /10/15 3. Equipamentos de proteção individual (EPIs). 4. Higienização do ambiente, processamento e preparo de superfícies dos equipamentos e consultório odontológico. Seminário em grupo (teoria e prática). Elaborar portfólio contendo: 1. EPIs utilizados no atendimento odontológico; 2. Imagens de uso adequado de EPIs na odontologia, e 3. Imagens contendo mal uso de EPIs na Odontologia (nota e) /10/15 5. Preparo dos materiais e instrumentais para atendimento do paciente. Entrega da atividade extra-classe. Seminário em grupo (teoria e prática). Esquematizar o fluxo de processamento indicado para os instrumentos odontológicos /11/15 Normas de biossegurança aplicada à clínica odontológica (nota f). Atividade prática. Relatório da aula prática (nota f) /11/15 Avaliação bimestral. Entrega do relatório da aula prática. Prova escrita. Revisar o conteúdo aborrdado.

8 16 18/11/15 Entrega e discussão da prova Revisão da unidade 5. Exposição oral. Revisar o conteúdo discutido /11/15 Prova substitutiva Prova escrita. * As informações contidas neste plano de ensino podem ser modificadas, de acordo com a necessidade da disciplina e da Instituição, e informadas aos interessados (alunos, professores e direção).

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento.

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. ! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. 2. EMENTA:

Leia mais

! PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento.

! PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. ! PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Odontologia, Ética e Legislação. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. 2. EMENTA:

Leia mais

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015

! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 ! PLANO DE ENSINO - 2º/2015 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Endodontia II. Carga Horária: 60h/a. Teórica: 40 h/a. Prática: 20 h/a. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Professoras: Adriana A. Depieri, Patrícia Ruiz Spyere.

PLANO DE ENSINO. Professoras: Adriana A. Depieri, Patrícia Ruiz Spyere. ! PLANO DE ENSINO. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia I Carga Horária: 60h/a Professoras: Adriana A. Depieri, Patrícia Ruiz Spyere. 2. EMENTA: Estudo dos Princípios básicos em Endodontia.

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere

PLANO DE ENSINO - 1º/2016. Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz Spyere ! PLANO DE ENSINO - º/206. IDENTIFICAÇÃO: 2. Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia II Carga Horária: 60h/a Teórica: 40 h/a Prática: 20 h/a Professoras: Dra. Adriana A. Depieri e Dra. Patrícia Ruiz

Leia mais

DISCIPLINA DE BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere SEMINÁRIOS

DISCIPLINA DE BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere SEMINÁRIOS ! DISCIPLINA DE BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS SEMINÁRIOS A turma será dividida em cinco grupos. O número de componentes de cada grupo será estabelecido dividindo-se

Leia mais

Departamento. 4as feiras 18:30hs. Local. CCS - Sala 901

Departamento. 4as feiras 18:30hs. Local. CCS - Sala 901 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Departamento Fase Carga horária ODT 7000 Biossegurança Aplicada a Odontologia Professores da disciplina ODT Odontologia. 03 02h/aula 38h/aula semestre.

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PLANO DE CURSO. Permitir ao aluno desenvolver as seguintes habilidades:

Componente Curricular: ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PLANO DE CURSO. Permitir ao aluno desenvolver as seguintes habilidades: CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Código: ENF-219 Pré-requisito:

Leia mais

! PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento.

! PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. ! PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Odontologia, Ética e Legislação. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. 2. EMENTA:

Leia mais

Professor: Ângela Guimarães Lessa Titulação: Cirurgiã-dentista (UFBA), Mestre em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

Professor: Ângela Guimarães Lessa Titulação: Cirurgiã-dentista (UFBA), Mestre em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: ÉTICA E DEONTOLOGIA Código: ODO-024 Pré-requisito:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Biossegurança e Instrumentação de Laboratório Código: DIV07 Professor: Alan André de Souza Lopes E-mail: alan.lopes@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: DNIEBER CHAGAS DE ASSIS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: DNIEBER CHAGAS DE ASSIS PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: DNIEBER CHAGAS DE ASSIS PLANO DE ENSINO FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO: Biossegurança CARGA

Leia mais

C U R S O O D O N O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Ética e Deontologia Código: Pré-requisito: --- Período

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar em Farmácia

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar em Farmácia Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: Auxiliar em Farmácia Qualificação:

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO SEMESTRE LETIVO 2013/2 CURSO Superior de Tecnologia

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA 1 UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Biossegurança em Saúde Carga Horária: 45 Teórica: 45 Prática: 0 Semestre: 2013.2 Professoras: Oliveira Messias

Leia mais

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Disciplina: Período: º Ano: 2018/02 Docente: 2. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA Carga horária semestral

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo E-mail: mjulia.cupolo@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Introdução a Biomedicina Código: BIO02 Professor: Ilton Palmeira Silva E-mail: ilton.silva@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

PLANO DE CURSO. Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-14 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Microbiologia Clínica

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Microbiologia Clínica PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Microbiologia Clínica Código: BIO13 Professor: Isabela Farias E-mail: isabela.farias@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/102012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prática

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS

ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS ACIDENTES DE TRABALHO FRENTE À EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS DEFINIÇÕES! Saúde;! Trabalho;! Trabalhador;! Saúde do Trabalhador; !Acidentes de Trabalho: Segundo o Ministério da Previdência Social,ocorrem

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 520 h Período de Duração:

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 2015 EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 2015 EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico Manutenção e Suporte a Informática FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( )

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O ODONTOLOGIA. Horário 2ª feira 18:30 às 19:10 h

P L A N O D E E N S I N O ODONTOLOGIA. Horário 2ª feira 18:30 às 19:10 h UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS ODT - CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA P L A N O D E E N S I N O DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA ODT 7018 Semestre: 2011//2 Nome da disciplina Departamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º.

PLANO DE ENSINO. Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º. PLANO DE ENSINO. 2016 Curso: Pedagogia. Disciplina: História. Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º. 1 - Ementa (sumário, resumo) História. História do Brasil: Colonial, Imperial e Republicano.

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Regulamento da Avaliação de aprendizagem do discente das Faculdades de Medicina da UniRV-Universidade de Rio Verde de acordo com o método PBL (Problem-Based Learning) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Trabalho de Avaliação Interdisciplinar I Código: Professor: Ms. Salomão David Vergne Cardoso e-mail: salomao.david@fasete.edu.br

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - : conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto e-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Etec Etec Ribeirão Pires Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: Hospitalidade e Lazer Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça SP Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão Código: PSI06 Professor: Gleci Machado de Lima e-mail: glecimar.lima@fasete.edu.br CH

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento.

PLANO DE ENSINO - 2º/2015. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. PLANO DE ENSINO - 2º/2015 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa. Carga Horária: 40h/a. Teórica: 40 h/a. Professora: Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento. 2. EMENTA:

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo E-mail: maria.correia@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prática

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS FACULDADE CNEC ITABORAÍ. Página 1 de 5. Faculdade CNEC Itaboraí Rua Presidente Costa e Silva Centro - Itaboraí

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS FACULDADE CNEC ITABORAÍ. Página 1 de 5. Faculdade CNEC Itaboraí Rua Presidente Costa e Silva Centro - Itaboraí REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS FACULDADE CNEC ITABORAÍ Página 1 de 5 2017 Sumário CAPÍTULO I... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DISCIPLINAS OPTATIVAS... 3 CAPÍTULO III... 4 SELEÇÃO

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto e-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em enfermagem Qualificação:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 60h CH Teórica Formação Básica. CH Prática. 10h. Trabalho Efetivo Discente

PLANO DE ENSINO. 60h CH Teórica Formação Básica. CH Prática. 10h. Trabalho Efetivo Discente PLANO DE ENSINO Escola ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (EETI) Engenharias: Ambiental; Civil; de Computação; de Petróleo; de Produção; Elétrica; Curso(s) Mecânica; Mecatrônica e Química Disciplina

Leia mais

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Horário de aula. Química Geral e Inorgânica. Biologia Celular e Tecidual.

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Horário de aula. Química Geral e Inorgânica. Biologia Celular e Tecidual. CURSO: ANO: 2016 SÉRIE: 1 série SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( X ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Horário de aula Biologia Introdução ao Geral e Biologia Celular e

Leia mais

BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES

BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES Dra. Dulcelene de Sousa Melo Enfermeira do HC-UFG. Docente FEN-UFG Jeenna Louhanna Umbelina Spagnoli Enfermeira da SES-DF. Mestranda FEN-UFG Goiânia, 2015. PORTARIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 39 Interessado: Campus de Marabá Assunto: Aprovação

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: RADIOLOGIA Código: ODO-014 Pré-requisito: ANATOMIA

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo e-mail: mjcupolo@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU420 COMPONENTE CURRICULAR ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA II CH 60 ATIVIDADE PEDAGÓGICA TEÓRICA

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE BAARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE EIXO TEMÁTICO 1: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL TEÓRICA PRATICA TOTAL TEÓRICA PRATICA TOTAL ANATOMIA HUMANA

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Gestão e controle de qualidade em laboratórios de análises Código: clínicas Professor: Vanessa Simões Sandes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Coordenação Pedagógica Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) A escola como organização educativa e suas dimensões

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Parasitologia Clínica

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Parasitologia Clínica PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Parasitologia Clínica Código: BIO15 Professor: Isabela Farias E-mail: isabela.farias@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PROFESSORES: Adriana de Souza Medeiros Batista Marcelo Fernandes Cipreste 1. EMENTA: Antecedentes teóricos, históricos, perspectiva contemporânea

Leia mais

Biossegurança. Odontológico: para você!

Biossegurança. Odontológico: para você! Biossegurança no atendimento Odontológico: veja o que é importante para você! Transformando a Odontologia do Brasil. Aqui cuidamos da sua Saúde praticando a Biossegurança. Entenda como: Em todos os atendimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO COMPONENTE CURRICULAR INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU417 COMPONENTE CURRICULAR INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA CH 30 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores

Fundamentos de Redes de Computadores Fundamentos de Redes de Computadores Tiago Alves Faculdade UnB Gama Universidade de Brasília 1 / 14 Apresentação Sumário Plano de Ensino 2 / 14 Apresentação Prof. Tiago Alves Engenharia de Software Faculdade

Leia mais

PLANO DE CURSO 6. METODOLOGIA DO TRABALHO: O estudo da disciplina será realizado a partir de aulas expositivas e participativas com a utilização

PLANO DE CURSO 6. METODOLOGIA DO TRABALHO: O estudo da disciplina será realizado a partir de aulas expositivas e participativas com a utilização PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Código: SAU61 Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo E-mail: mjulia.cupolo@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 PLANO DE CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EPIDEMIOLOGIA Código: ENF 110 Pré-requisito: ENF - 308 Período Letivo: 2013.

Leia mais

Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001.

Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. CURSO ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: PATOLOGIA BUCO-DENTAL Código: ODO-017 Pré-requisito: - Período

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Disciplina: PEN310011 - Tópico de pesquisa: Aspectos práticos para a tramitação Professores Responsáveis: Eliane Matos, Nádia Chiodelli Salum Créditos: 1 Semestre: 2011/2 Ementa: Desenvolvimento

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Prática De Enfermagem Em Atenção À Saúde Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 40 h CH Prática: 40 CH Total: 80 h I -

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º.

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º. PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: Curso: Turismo. Disciplina: História Local e Regional. Carga Horária Semestral: 40h. Semestre do Curso: 2º. 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: Evolução histórica da

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

PERFIL DESEJADO DO CIRURGIÃO-DENTISTA

PERFIL DESEJADO DO CIRURGIÃO-DENTISTA 01 FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/UNESP CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO PERFIL DESEJADO DO CIRURGIÃO-DENTISTA O Cirurgião-Dentista deverá ter uma formação

Leia mais

O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos

O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores

Fundamentos de Redes de Computadores Fundamentos de Redes de Computadores Tiago Alves Faculdade UnB Gama Universidade de Brasília 1 / 14 Apresentação Sumário Plano de Ensino 2 / 14 Apresentação Prof. Tiago Alves Engenharia de Software Faculdade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PROFESSORA: Adriana de Souza Medeiros Batista 1. EMENTA: Antecedentes teóricos, históricos, perspectiva contemporânea da bioética. Ética

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: Bioquímica Clínica Curso: Biomedicina Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 3ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 203 aprovado pela Portaria Cetec 724, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

1. Da Identificação. Os Laboratórios Multidisciplinares possuem o suporte do Supervisor Administrativo. São funções do supervisor administrativo:

1. Da Identificação. Os Laboratórios Multidisciplinares possuem o suporte do Supervisor Administrativo. São funções do supervisor administrativo: CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO DE ODONTOLOGIA MANUAL DOS LABORATÓRIOS MULTIDISCIPLINARES 1. Da Identificação Os Laboratórios Multidisciplinares destinam-se às disciplinas práticas laboratoriais

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º/2014

PLANO DE ENSINO - 1º/2014 PLANO DE ENSINO - 1º/2014 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia Carga Horária: 60h/a Professora: Dra. Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento E-mail: patriciaruizspyere@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE ÉTICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PROFESSORA: Adriana de Souza Medeiros Batista 1. EMENTA: Antecedentes teóricos, históricos, perspectiva contemporânea da bioética. Ética

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a É o conjunto de ações para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a obtenção

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

No uso de suas atribuições, a diretora-geral do Campus Caxias do Sul do IFRS, institui a Norma Operacional de número 001/2010.

No uso de suas atribuições, a diretora-geral do Campus Caxias do Sul do IFRS, institui a Norma Operacional de número 001/2010. Caxias do Sul, 26 de Julho de 2010 No uso de suas atribuições, a diretora-geral do do IFRS, institui a Norma Operacional de número 001/2010. Norma Operacional nº 001/2010 Dispõe sobre os procedimentos

Leia mais

QUEM ESTÁ ENVOLVIDO LEGALMENTE NOS PROJETOS DE PESQUISA

QUEM ESTÁ ENVOLVIDO LEGALMENTE NOS PROJETOS DE PESQUISA QUEM ESTÁ ENVOLVIDO LEGALMENTE NOS PROJETOS DE PESQUISA Marcelo Drumond Jardini Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Franca Resolução 1/88 Art. 91 é atribuição do Comitê de Ética emitir

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2007 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PORTO ALEGRE SAÚDE BUCAL O Diretor-Presidente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 03 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. o 92/2007 COEPP de 19 de outubro

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Carga Horária Semestral: 80h. Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Carga Horária Semestral: 80h. Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO. 2016 Curso: Pedagogia. Disciplina: História da Educação. Carga Horária Semestral: 80h. Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A educação primitiva. A educação tradicionalista

Leia mais

Carga horária Total: 30 horas (36 horas/aula)

Carga horária Total: 30 horas (36 horas/aula) 1 FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSE DO RIO PRETO- FAMERP CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ANO: 2º ANO LETIVO: 2018 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Nome da Disciplina MICROBIOLOGIA APLICADA MA Duração 8/5/18

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Microbiologia Oral Código: ODO-018 Pré-requisito: Microbiologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais