TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE"

Transcrição

1 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE Nome: Nº: 6º Ano Professores Décio e Leandro Valor: 2,0 pontos 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma revisão dos conteúdos essenciais que foram trabalhados neste ano. O roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que: Anote tudo o que tiver para fazer. Fazer um esquema pode ajudar. Faça um planejamento de estudos, estabelecendo um horário para desenvolver as diversas tarefas. Planejar significa antecipar as etapas que você precisa fazer e entregar; não deixe para depois o que pode ser feito hoje... Estabeleça prioridades: onde você tem mais dúvidas? Como se organizar para resolvê-las? Para que você aproveite essa oportunidade, é necessário comprometimento: resolva todas as atividades propostas com atenção, anote em um caderno suas dúvidas e leve-as para as aulas de recuperação. Sempre que possível, aproveite a monitoria de estudos. Procure esclarecer todas as dúvidas que ficaram pendentes no bimestre que passou. Tudo o que for fazer, faça bem feito! 2. Conteúdos: Para ajudar na sua organização dos estudos, vale lembrar quais foram os conteúdos trabalhados neste semestre: 1º bimestre: I. Números naturais e sistemas de numeração (Capítulo 1); II. Operações fundamentais com números naturais (Capítulo 2); III. Potenciação, raiz quadrada e expressões numéricas (Capítulo 4) e IV. Sólidos geométricos, regiões planas e contornos (Capítulo 3 itens 1, 2 e 7).

2 2º bimestre: I. Divisores e múltiplos dos números naturais (Capítulo 3); II. Frações (Capítulo 6 itens 1, 2 e 3); III. Ponto, reta, plano, posição relativa de duas retas em um mesmo plano, ângulos e polígonos (Capítulo 3 itens 3, 4, 5 e 8). 3. Objetivos: Divisores e múltiplos Frações Ponto, reta, plano, posição relativa de duas retas em um mesmo plano, ângulos e polígonos Identificar os critérios de divisibilidade na divisão por 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 10. Reconhecer os números primos; Identificar e diferenciar múltiplos e divisores; Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema. Retomar conceitos sobre frações; Associar ideias envolvendo frações; Explorar relações envolvendo as frações; Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema envolvendo as frações. Reconhecer e classificar planos, retas e pontos; Reconhecer e classificar diferentes posições de duas retas em um mesmo plano; Reconhecer e classificar os ângulos e seus elementos; Relacionar os ângulos com objetos do cotidiano; Reconhecer e diferenciar os diferentes polígonos, bem como identificar seus elementos; Analisar e discutir quais são as características que permitem classificar os polígonos em regulares ou irregulares. 4. Materiais que devem ser utilizados e/ou consultados durante a recuperação: Livro didático e caderno de atividades: caps. 1, 2, 3, 4, 5 e 6; Anotações de aula feitas no próprio caderno; Atividades mensais; Prova bimestral.

3 5. Etapas e atividades que fazem parte do processo de recuperação: a) refazer as provas mensais e bimestral para identificar as dificuldades encontradas e aproveitar os momentos propostos para esclarecer as dúvidas com o professor ou monitor da disciplina; b) refazer exercícios do livro didático e caderno de atividades; c) revisar as atividades realizadas em aula, bem como as anotações que você fez no caderno; d) fazer os exercícios do roteiro de recuperação. 6. Trabalho de recuperação e forma de entrega: i. Após fazer as atividades sugeridas para o processo da recuperação paralela, entregue os exercícios do roteiro de estudos em folha de bloco. ii. O Trabalho de recuperação vale 2 pontos. iii. Para facilitar a correção, organize suas respostas em ordem numérica. Não apague os cálculos ou a maneira como você resolveu cada atividade; é importante saber como você pensou! iv. É muito importante entregar o Trabalho na data estipulada.

4 7. Seguem abaixo as revisões e os exercícios de recuperação: Exercícios do 1º bimestre Exercício 1 - Escreva em forma de potenciação e calcule. a) 5 elevado a 3 b) 13 elevado a 2 c) 21 elevado a 0 d) 17 elevado ao quadrado e) 11 elevado ao cubo Exercício 2 - Calcule as potências a) 5 3 = b) 35² = c) 40 0 = d) 1 21 = e) 10³ = f) 10 7 = g) 0 6 = Exercício 3 - Encontre as raízes quadradas dos números abaixo. a) 64 b) 125 c) 169 d) e) 81 f) 400 Exercício 4 Resolva as expressões abaixo. a) 39 [25 + (2³ - 6)] = b) 65 { 30 [ 22 ( 5 + 3) + ( )]} = e) 5² + 2³ - 3 x (5-3) = f) 6² : 3² + 4 x = g) h) ( ) x 3 + (3² - 15⁰) = i) ( )² :5 =

5 Exercício 5 - O dono do Hotel Place V tem 8500 reais para itens para um café da manhã. Foram gastos 2050 reais com pães, 1530 reais com frutas, 1120 reais com sucos e 1700 reais com frios (queijo, presunto, salame...). Para essa compra, qual será o troco para o dono da pousada? Exercício 6 - Três dúzias de barras de chocolate belga custam R$ 360,00. Quantos reais custará 9 barras deste mesmo chocolate? Exercício 7 - Pensei em um número. Somei 3 e dividi por 4 obtendo 13 como resultado. Em que número pensei? Exercício 8 Qual é o número que, quando elevamos ao quadrado e subtraímos 9 unidades, resulta em 40? Exercício 9 - De acordo com seus conhecimentos julgue os itens em V se for verdadeiro ou F se for falso. a) ( ) As faces laterais do prisma triangular são triângulos. b) ( ) Uma pirâmide hexagonal tem 12 arestas. c) ( ) O cubo é um prisma. d) ( ) O cone é um prisma. e) ( ) O cilindro tem duas arestas. f) ( ) A planificação do cone é constituída por um triângulo e uma base circular. g) ( ) O paralelepípedo é um prisma com 8 vértices. Exercício 10 - Observando os sólidos geométricos abaixo, classifique-os em corpos redondos ou poliedros: a) Corpos redondos: b) Poliedros:

6 Conteúdos do 2º bimestre I) NÚMEROS: Múltiplos: Definição: Os múltiplos de um número são aqueles que podem ser obtidos pela multiplicação do número por um natural, ou ainda, aqueles presentes na tabuada de um número. Por essa definição percebemos que ao tratarmos do conjunto dos múltiplos de um número, estamos falando de um conjunto infinito, pois os números naturais são infinitos. A seguir faremos alguns exemplos obtendo o conjunto dos múltiplos de um determinado número m(12) = {0, 12, 24, 36, 48, 60,...} m(8) = {0, 8, 16, 24, 32, 40,...} m(130) = {0, 130, 260, 390,...} Observações: 1 Zero sempre é múltiplo e qualquer número, pois zero multiplicado por qualquer úmero resulta em zero. 2 Um número sempre é múltiplo de si mesmo, pois um número multiplicado por 1 sempre resulta em si mesmo. Divisores: Definição: Os divisores de um número são aqueles que deixam resto zero ao efetuar a divisão desse número. Em outras palavras são os números que representam em quantas partes podemos dividir um número sem sobrar resto. Por essa definição podemos perceber que trabalharemos com conjuntos finitos, pos um número não pode ser dividido por outro maior. A seguir faremos alguns exemplos obtendo o conjunto dos divisores de um determinado número d(12) = {1, 2, 3, 4, 6, 12}

7 d(8) = {1, 2, 4, 8} d(13) = {1, 13} Observações: 1 1 sempre é divisor de qualquer número. 2 Um número sempre é divisor de si mesmo. Mínimo Múltiplo Comum: Definição: Menor número que aprece entre os múltiplos comuns de dois ou mais números, com exceção do zero. Encontraremos o mínimo múltiplo comum de 8 e 10, denotado por MMC (8,10) m(8) = {0, 8, 16, 24, 32, 40, 48,...} m(10) = {0, 10, 20, 30, 40, 50, 60,...} O primeiro múltiplo comum entre 8 e 10 diferente de 0 é o 40, portanto MMC (8,10) = 40. Máximo Divisor Comum: Definição: Maior número que aprece entre os divisores comuns de dois ou mais números. Encontraremos o máximo divisor comum de 12 e 160, denotado por MDC (12,16) d(12) = {1, 2, 3, 4, 6, 12} d(16) = {1, 2, 4, 8, 16} O maior divisor comum entre 12 e 16 4, portanto MDC (12,16) = 4.

8 Decomposição em fatores primos: A decomposição em fatores é uma técnica que nos auxiliará no processo de determinação do MMC e MDC, pois podem ser muito trabalhosos apenas pela definição. Antes de decompormos um número em fatores primos vamos definir o que é um número primo. Definição: Um número é primo se é divisível exatamente por dois números (1 e o próprio número) Assim sendo, decompor um número em fatores primos, nada mais é do que escreve lo como uma multiplicação de fatores primos. Faremos a decomposição do número 60 abaixo. * Note que poderíamos ter escrito o número 48 como 4x12 em vez de 2x24 na primeira decomposição. Isso não seria um problema e seguindo os passos apresentados deve resultar na mesma decomposição. Também podemos decompor o número pensando em seus divisores primos.

9 Processo prático para o cálculo de MMC e MDC: Listar múltiplos e divisores pode ser trabalhoso. Para contornar esse processo utilizaremos a decomposição em fatores primos. - Para o MMC utilizaremos uma decomposição conjunta, como no exemplo a seguir. Mínimo múltiplo comum entre 12 e 28: Os números são fatorados ao mesmo tempo, isto é, divididos pelo mesmo número. O quociente da divisão é colocado abaixo do dividendo. Esse processo deve ocorrer até a simplificação total do dividendo. Perceba que no exemplo acima, na terceira linha da fatoração, os números 3 e 7 não possuíam divisor comum. Assim sendo, dividimos primeiro o 3 e depois o 7. Ao fim, multiplicaremos os fatores primos para obter o MMC MMC (12, 28) = = 84 - Para o MDC fatoraremos cada um dos números separadamente e tomaremos os divisores comuns. Máximo divisor comum entre 75 e 125:

10 75 = 3 * 5 * = 5 * 5 * 5 Observe que a multiplicação dos fatores primos coincidentes nas duas fatorações, formam o maior divisor comum, então: O MDC entre (75, 125) = 5 * 5 = 25 Problemas envolvendo MMC e MDC: Existem duas ideias principais por volta dos problemas envolvendo MMC e MDC. Ideia 1 - Quando temos uma situação envolvendo períodos diferentes que se encontram em um momento futuro comum estamos trabalhando com a ideia de MMC Ideia 2 Quando tratamos de objetos que devem ser divididos em uma mesma quantidade, com o maior tamanho possível, estamos trabalhando com a ideia e MDC. A seguir seguem exemplos de problemas que trabalham as duas ideias. Exemplo 1: Uma indústria de tecidos fabrica retalhos de mesmo comprimento. Após realizarem os cortes necessários, verificou-se que duas peças restantes tinham as seguintes medidas: 156 centímetros e 234 centímetros. O gerente de produção ao ser informado das medidas, deu a ordem para que o funcionário cortasse o pano em partes iguais e de maior comprimento possível. Como ele poderá resolver essa situação? Devemos encontrar o MDC entre 156 e 254, esse valor corresponderá à medida do comprimento desejado.

11 Decomposição em fatores primos 234 = 2 * 3 * 3 * = 2 * 2 * 3 * 13 MDC (156, 234) = 2 * 3 * 13 = 78 Portanto, os retalhos podem ter 78 cm de comprimento. Exemplo 2: Uma empresa de logística é composta de três áreas: administrativa, operacional e vendedores. A área administrativa é composta de 30 funcionários, a operacional de 48 e a de vendedores com 36 pessoas. Ao final do ano, a empresa realiza uma integração entre as três áreas, de modo que todos os funcionários participem ativamente. As equipes devem conter o mesmo número de funcionários com o maior número possível. Determine quantos funcionários devem participar de cada equipe e o número possível de equipes. Encontrar o MDC entre os números 48, 36 e 30. Decomposição em fatores primos 48 = 2 * 2 * 2 * 2 * 3 36 = 2 * 2 * 3 * 3 30 = 2 * 3 * 5 MDC (30, 36, 48) = 2 * 3 = 6 Determinando o número total de equipes: = : 6 = 19 equipes O número de equipes será igual a 19, com 6 participantes cada uma.

12 Exemplo 3 (PUC SP) Numa linha de produção, certo tipo de manutenção é feita na máquina A cada 3 dias, na máquina B, a cada 4 dias, e na máquina C, a cada 6 dias. Se no dia 2 de dezembro foi feita a manutenção nas três máquinas, após quantos dias as máquinas receberão manutenção no mesmo dia. Temos que determinar o MMC entre os números 3, 4 e 6. MMC (3, 4, 6) = 2 * 2 * 3 = 12 Concluímos que após 12 dias, a manutenção será feita nas três máquinas. Portanto, dia 14 de dezembro. Exemplo 4 Um médico, ao prescrever uma receita, determina que três medicamentos sejam ingeridos pelo paciente de acordo com a seguinte escala de horários: remédio A, de 2 em 2 horas, remédio B, de 3 em 3 horas e remédio C, de 6 em 6 horas. Caso o paciente utilize os três remédios às 8 horas da manhã, qual será o próximo horário de ingestão dos mesmos? Calcular o MMC dos números 2, 3 e 6. MMC(2, 3, 6) = 2 * 3 = 6 O mínimo múltiplo comum dos números 2, 3, 6 é igual a 6. De 6 em 6 horas os três remédios serão ingeridos juntos. Portanto, o próximo horário será às 14 horas.

13 Números mistos: Para trabalharmos com números mistos, primeiro devemos definir o conceito de fração imprópria. A ideia de fração como parte de um todo é muito forte em nossa intuição. Por isso quando falamos da fração 1, por exemplo, associamos o número representado a 6 uma figura repartida em 6 na qual tomamos 1 parte. Quando o numerador de uma fração é maior do que o denominador, essa ideia de parte de um todo fica comprometida. Para representar a fração 11 6 excede o denominador. precisaremos de duas figuras, pois o numerador A fração que possui o numerador maior que o denominador é chamada fração imprópria. Podemos expressar a fração imprópria de outra forma. Explicitando a quantidade de figuras inteiras que tomamos e a fração da figura que não foi tomada de forma completa. No caso da fração 11 6 e 5 6 da outra. podemos perceber pela figura que tomamos uma figura inteira

14 Representamos essa fração pelo número misto 1 5, onde 1 representa a parte inteira 6 e 5 6 a parte fracionária. Segue abaixo duas regras práticas. A primeira para transformar frações impróprias em números mistos e a segunda para transformar números mistos em frações impróprias. A ideia dessas regras é deixar a solução independente da construção das figuras. Regra 1 Frações impróprias para números mistos. Faremos a transformação da fração imprópria 13 5 para número misto. - Primeiro veremos quantas vezes o 5 cabe no 13, para determinarmos a quantidade de grupinhos de 5 que podemos tomar. - Como sobrou 3 após efetuarmos a divisão, comporemos a parte fracionária do número misto. Portanto 13 5 =

15 Regra 2 Números mistos para frações impróprias. Faremos a transformação da fração 3 3 para fração imprópria. 4 - Primeiro temos que ter em mente que estamos falando de divisões em quaro partes (por causa do denominador) - Em seguida veremos quantos pedaços tomamos para formar três inteiros para formar o numerador. 3x4 = 12 - Agora acrescentamos quantos pedaços ficaram fora da parte inteira e terminamos de compor o numerador = 15. Em resumo segue a regra para formarmos o numerador. Portanto = Fração de um número: Para descobrirmos qual valor uma fração representa de um dado número, utilizaremos a ideia de parte de um todo, na qual o denominador representa a quantidade de partes em que dividimos o total e o numerador a quantidade de partes que tomaremos dessa divisão. Faremos um exemplo a seguir calculando 2 de Primeiro dividiremos 230 em 5 partes iguais

16 - Tomaremos duas das partes. Logo temos 2 x 46 = 92. Portanto 2 de 230 = 92. 5

17 II) GEOMETRIA: Ponto, reta e plano: Definições: Ponto: o ponto pode ser algo localizado no espaço, como um furo, uma estrela no céu, o centro do campo de futebol, etc. Reta: podemos dizer que a reta é formada por infinitos pontos, não tem começo, nem fim. Semirreta: possui origem em um ponto, tornando-se infinita no sentido contrário. Segmento de reta: possui origem e fim. Plano: A expansão de todos os lados da superfície da parede, do chão, do quadro, etc.

18 Posições de retas no plano: Paralelas: retas que não possuem nenhum ponto em comum. Concorrentes oblíquas: retas que possuem um ponto em comum e formam dois ângulos agudos e dois obtusos. Concorrentes perpendiculares: retas que possuem um ponto em comum e formam ângulos retos. Ângulos: Definição: vértice. As semirretas OA e OB são os lados deste ângulo, enquanto ponto O é seu

19 Giros e ângulos: Para cada giro que fizermos com o carrinho, existirá um ângulo correspondente: Ângulo de um quarto de volta: É chamado de ângulo reto. Este ângulo é representado da seguinte maneira: Ângulo agudo: São os ângulos menores que o ângulo reto. Ângulo obtuso: São os ângulos maiores que o ângulo reto.

20 Polígonos: Definição: Toda linha fechada, formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam, é chamada de POLÍGONO. Os polígonos são classificados pela sua quantidade de lados: 3 lados: triângulo 4 lados: quadrilátero 5 lados: pentágono 6 lados: hexágono 7 lados: heptágono 8 lados: octógono 9 lados: eneágono 10 lados: decágono 12 lados: dodecágono 20 lados: icoságono

21 Triângulos: Os triângulos podem ser classificados quanto aos seus ângulos ou quanto aos seus lados. Classificação quanto aos ângulos: Classificação quanto aos lados:

22 Quadriláteros: Os quadriláteros que possuem dois lados paralelos são chamados de trapézio. Os quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos são chamados de paralelogramo. Existem quadriláteros que não são nem trapézios nem paralelogramos. Vejamos três casos especiais de paralelogramos:

23 Polígonos regulares: Um polígono regular possui todos seus lados com a mesma medida e todos seus ângulos com a mesma abertura. Exercícios do 2º bimestre Exercício 1: Encontre os múltiplos dos números abaixo: a) 13 b) 2 c) 76 d) 1 e) 102 Exercício 2: Encontre os divisores dos números abaixo: a) 17 b) 21 c) 72 d) 18 e) 102

24 Exercício 3: encontre o MMC entre os números abaixo. a) 12 e 30 b) 7 e 21 c) 15 e 24 Exercício 4: encontre o MDC entre os números abaixo. a) 24 e 72 b) 16 e 36 c) 15 e 34 Exercício 5: Decomponha os números a seguir em fatores primos, utilizando o método que preferir (Adiantamos que o segundo método será importante para as próximas etapas). a) 50 b) 12 c) 102 d) 72 Exercício 6 Dois cometas visitam a Terra em períodos diferentes. O cometa A visita a Terra de 14 em 14 anos. E o cometa B visita a Terra de 20 em 20 anos. Responda: a) Se em 2010 os cometas visitaram a terra, em que ano ambos os planetas farão outra visita conjunta? b) Quantas vezes o cometa A terá visitado a terra até esse encontro ocorrer novamente? E o cometa B? Exercício 7 Um jogo de cartas possuía 80 cartas azuis e 72 cartas vermelhas. Sabendo que repartiremos essa quantidade de cartas pelo mesmo número de pessoas, sem sobras, responda: a) Qual é o número máximo de pessoas que podem jogar? b) 9 pessoas podem jogar? c) Com quantas cartas cada um ficará supondo que jogue o número máximo? Exercício 8 Marcela tem 96 m de fita vermelha e 72 m de fita azul para decorar pacotes de presente. Ela quer cortar essas fitas de modo que os pedaços tenham o mesmo tamanho, que sejam o MAIOR possível e que não haja sobras de fita.

25 a) Quantos metros deve ter cada pedaço de fita? b) Quantos pedaços de fita azul serão produzidos? Exercício 9 Em uma competição de corrida de autorama o carrinho de Marcos percorre 13 voltas por minuto, enquanto o carrinho de Juliana percorre 24 voltas por minuto. Sabendo que ambos partiram ao mesmo tempo, depois de quanto tempo ambos se encontrarão novamente? Exercício 10 Transforme as frações impróprias em números mistos. a) 12 7 b) c) d) 45 6 Exercício 11 Transforme os números mistos em frações impróprias. a) b) c) d) Exercício 12 - Encontre os valores pedidos a) 3 4 b) 9 11 de 244 de 1177 c) 12 de Exercício 13 - Sueli resolveu dar de presente aos seus três filhos R$ 2370,00. Como cada um teve um desempenho diferente na escola, Sueli resolveu dar 12 para Marcos, 9 30 para Laura e o restante para Fabiano. Com quanto cada um ficou? 30

26 Exercício 14 - Marcelo possuía 105 moedas virtuais de um jogo de vídeo game. Após vencer um dos estágios mais difíceis Marcelo ganhou 12 do que já possuía. Com quanto 15 Marcelo ficou? Exercício 15 - Desenhe e nomeie cada conceito representado a seguir: a) O ponto F. b) A reta x. c) O plano alfa. d) O segmento de reta SP. e) A semirreta OP. f) O plano beta. Exercício 16 - Identifique a posição relativa das retas, se são concorrentes ou paralelas. a) r e t b) r e s c) x e t d) x e s Exercício 17 - Tijuca é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, no Brasil. Copacabana é um bairro nobre situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um dos bairros mais famosos. Tem o apelido de Princesinha do Mar. Observe a planta parcial abaixo julgando os itens em V (para as alternativas verdadeiras) ou F(para as alternativas falsas).

27 a( ) Avenida Rio Branco é perpendicular a Rua Senhor dos Passos. b( )Podemos afirmar que as ruas : Alfândega, Senhor dos Passos e Buenos Aires não são paralelas. c( )Rua Alfândega e Rua Miguel Couto são perpendiculares. d( )Avenida Presidente Vargas é perpendicular a Rua Buenos Aires. Exercício 18 Classifique os seguintes ângulos:

28 Exercício 19 - Dada a figura abaixo, responda: a) Quantos são os ângulos retos? b) Quantos são os ângulos agudos? c) Quantos são os ângulos obtusos? Exercício 20 Marque com um (X) as alternativas que caracterizam os polígonos: ( ) Formado por segmentos de reta. ( ) Possui uma região vazada. ( ) Pode possuir lados curvados. ( ) O mínimo de lados que deve possuir são 3. ( ) A figura tem que ser toda fechada. Exercício 21 - Relacione o nome dos polígonos de acordo com o total de lados a) Triângulo ( ) 12 lados b) Quadrilátero ( ) 20 lados c) Pentágono ( )8 lados d) Hexágono ( ) 9 lados e) Heptágono ( ) 3 lados f) Octógono ( ) 7 lados g) Eneágono ( ) 5 lados h) Decágono ( ) 4 lados i) Dodecágono ( ) 6 lados k) Icoságono ( ) 10 lados

29 Exercício 22 - Leopoldo desenhou um triângulo com todos os lados iguais (I); depois diminui um dos lados em 1 cm (II); depois diminuiu um dos outros lados em 3 cm (III). Os triângulos citados nos casos I, II e III, respectivamente são: a) Equilátero; Escaleno; Isósceles b) Escaleno; Equilátero; Isóscele c) Isósceles; Equilátero; Escaleno d) Equilátero; Isósceles; Escaleno Exercício 23 Faça um esquema representando a classificação dos quadriláteros. Exercício 24 Desenho um exemplo de cada quadrilátero abaixo:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professores: Décio e Leandro Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

1º BIMESTRE MOMENTO 2

1º BIMESTRE MOMENTO 2 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1 - MATEMÁTICA (Álgebra e Geometria) Nome: Nº 6º ano Data: / / 2018 Professores: Décio, Leandro e Regis. Nota: (Valor 2,0) 1º semestre Caro aluno, aqui está a compilação

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º BIMESTRE MATEMÁTICA Nome: Nº 6º Ano Data: / / Professores: Leandro e Décio Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do

Leia mais

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que:

1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 6º ano Data: / 12 / 2018 Professores: Décio, Leandro e Regis Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo

Leia mais

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática

Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Roteiro de Recuperação do 3º Bimestre - Matemática Nome: Nº 6º Ano Data: / /2015 Professores Leandro e Renan Nota: (valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8º Ano Data: / / Professores: Diego, Marcello e Yuri Nota: (Valor 1,0) 4º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - GEOMETRIA Nome: Nº 8º ano Data: / / Professores: Diego, Yuri e Diego Nota: (Valor 1,0) 3º bimestre 3º BIMESTRE 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral

Leia mais

Roteiro de Recuperação 1

Roteiro de Recuperação 1 Roteiro de Recuperação 1 Nome: Nº 8º Ano Data: / /2016 Professores Marcello, Yuri e Décio 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE. Nome: Nº: 2ª Série

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE. Nome: Nº: 2ª Série ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE DE MATEMÁTICA SEGUNDA SÉRIE Nome: Nº: 2ª Série Data: / /2018 Professor: Nota: Valor: 2,00 pontos 1. Apresentação Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8º Ano Data: / /2016 Professores Marcello, Yuri e Décio 1. APRESENTAÇÃO Caro aluno, A estrutura da recuperação paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 8º ANO Nome: Nº 8º Ano Data: / /2017 Eloy e Rafael Professores Marcello, Yuri, Décio, Cauê, 1. APRESENTAÇÃO Caro aluno, A estrutura da recuperação paralela do

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BIMESTRE MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BIMESTRE MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BIMESTRE MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / 2016 Professores: Leandro e Décio Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 7º ano Data: / / Professores: Nota: (Valor,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / / Professores: Leandro e Renan Nota: (Valor 1,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - GEOMETRIA Nome: Nº 9º ano Data: / / Professores: Diego, Leandro, Milena e Yuri Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan Os conteúdos essenciais do semestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia de número positivo

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA Nome: Nº 9º ano Data: / / 2018 Nota: (Valor 2,0) Professores: Cauê / Marcello / Milena 1. Apresentação: Prezado aluno, o roteiro de recuperação vai auxiliá-lo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Marcello, Eloy e Décio.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Marcello, Eloy e Décio. ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / 2017. Professor(a): Marcello, Eloy e Décio. Os conteúdos essenciais do semestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia

Leia mais

2. Conteúdos Para ajudar em sua organização dos estudos, vale lembrar quais foram os conteúdos trabalhados neste bimestre:

2. Conteúdos Para ajudar em sua organização dos estudos, vale lembrar quais foram os conteúdos trabalhados neste bimestre: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8ºAno Data: / / Professores: Yuri, Marcello e Décio Nota: (Valor 1,0) 2º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 3º bimestre 3º BIMESTRE 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Sami e Thiago Nota: (Valor 2,0) 2º Semestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Com base no texto e assuntos ligados a ele, marque a alternativa correta nas questões 02 e 03.

Com base no texto e assuntos ligados a ele, marque a alternativa correta nas questões 02 e 03. 1º BIM P2 HABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno:... Data: / /2014 Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte

Leia mais

Objetivos para os alunos

Objetivos para os alunos ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA Nome: Nº 3ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 1º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Matemática Trimestre: 1º Números Naturais: - Sistema de numeração - Adição e subtração - Multiplicação e divisão - Traduzir em palavras números representados por algarismos

Leia mais

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25 Sumário CAPÍTULO 1 Números 1. Os números registram o mundo em que vivemos 11 2. Sistemas de numeração 12 3. O sistema de numeração indo-arábico 16 Leitura e escrita de um número no sistema de numeração

Leia mais

1º Período MATEMÁTICA 4.º ANO. setembro. Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho

1º Período MATEMÁTICA 4.º ANO. setembro. Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho 1º Período setembro Números e Operações Dezenas e centenas de milhar. Resolução de problemas. Rever a matéria do ano anterior Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 3º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Domínio: Geometria. CONSELHO de DOCENTES 1.º Ciclo Página 1

Domínio: Geometria. CONSELHO de DOCENTES 1.º Ciclo Página 1 Domínio: Geometria Subdomínio/Conteúdos Localização e orientação no espaço - Ângulo formado por duas direções; vértice de um ângulo; - Ângulos com a mesma amplitude; - A meia volta e o quarto de volta

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/ º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015/ º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho Número e Operações - Números naturais 1. Contar 1.1. Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - GEOMETRIA Nome: Nº 9ºAno Data: / / Professores: Diego Leandro, Diego Silva e Yuri 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral do Colégio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos METAS

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

4 º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho

4 º Ano Matemática. METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho METAS Domínios/Conteúdos Objetivos Descritores de Desempenho Ao longo do ano Números e Operações 3. Resolver problemas 3.1. Resolver problemas de vários passos envolvendo as quatro operações. setembro/

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 4.ºano MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio Números Naturais Operações com números naturais Números racionais não negativos Metas a atingir Contar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA Nome: Nº ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 1º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

COLÉGIO SHALOM 8 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº.

COLÉGIO SHALOM 8 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº. COLÉGIO SHALOM 8 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria Aluno(a):. Nº. Trabalho De Recuperação final E a receita é uma só: fazer as pazes com você mesmo, diminuir a expectativa e entender que

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ NO4/ Números naturais NO4/ Números racionais não negativos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 4.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 1. Contar 1. Reconhecer

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática ANO DE ESCOLARIDADE: 4.º ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: Projeto Desafios / Matemática 4.º ano Revisões Números e Operações

Leia mais

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro.

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Capítulo 1 Números Naturais Múltiplos e Divisores Se um número natural é múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Números primos e números compostos Decomposição de um número em factores primos

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Contar até ao bilião (mil milhões).

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Contar até ao bilião (mil milhões). Números naturais Relações numéricas Operações com números naturais Adição Subtração Números naturais Múltiplos e divisores Operações com números naturais Multiplicação Regularidades Sequências ANO LETIVO

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo 4.ºAno / 2016 Ano de Escolaridade: 4.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo 4.ºAno / 2016 Ano de Escolaridade: 4.º Ano Matemática Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 4.º Ano Matemática Nº total de dias letivos 164 dias Nº de dias letivos - 1.º período - 64 dias - 2.º período - 52 dias - 3.º período - 48 dias Nº Total de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 4º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Tratamento dados de Representar e interpretar dados e situações

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Décio/Eloy/Marcello

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Décio/Eloy/Marcello ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / Professor(a): Décio/Eloy/Marcello Os conteúdos essenciais do bimestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia de número positivo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 1º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade -

- Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Números e Operações TEM A - Plano Anual 4º Ano de Escolaridade - Matemática Domínios de Referência Contar 1.Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo regras de construção

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Matemática ANO DE ESCOLARIDADE: 4.º ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL: Projeto Desafios / Matemática 4.º ano avaliação A avaliação dos alunos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E M A T E M Á T I C A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E M A T E M Á T I C A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E M A T E M Á T I C A ANO LETIVO 2016/2017 1º Período Domínios Subdomínios / Conteúdos Números e Operações Números naturais

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA ANO LETIVO 0/06 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO º CICLO.º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA Números e Operações Números naturais Contar Reconhece, sem falhas, que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente introduzindo

Leia mais

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES MATEMÁTICA ATIVIDADE DE NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO VALOR: 3,5 PONTOS ALUNO(A): Nº: DATA: /09/2017 ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: INSTRUÇÕES 1.

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Sátão, Matemática 4º ano, Planificação Anual PLANIFICAÇÃO ANUAL

Agrupamento de Escolas de Sátão, Matemática 4º ano, Planificação Anual PLANIFICAÇÃO ANUAL Agrupamento de Escolas de Sátão, Matemática 4º ano, Planificação Anual DOMÍNIOS/ Subdomínios NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais CONTEÚDOS (Programa) Extensão das regras de construção dos numerais decimais

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLIEDROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLIEDROS COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 6º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Complete os quadros com as respectivas características: TRABALHO DE

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA Nome: Nº 8ºAno Data: / / 016 Professores: Yuri, Marcello e Décio Valor (.0) 1. APRESENTAÇÃO Prezado aluno, A estrutura da recuperação final do Colégio Pentágono

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE Compor e decompor números naturais e racionais na forma decimal. Reconhecer ordens e classes numa escrita numérica. Arredondar números na precisão desejada. Ordenar

Leia mais

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan

Matemática FRAÇÕES. Professor Dudan Matemática FRAÇÕES Professor Dudan Frações Fração é um modo de expressar uma quantidade a partir de uma razão de dois números inteiros. A palavra vem do latim fractus e significa "partido", dividido ou

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

1º Banco de Questões de Matemática 2º Bimestre

1º Banco de Questões de Matemática 2º Bimestre Valor 0,5 Total Aluno(a): Professora: Deise Ilha Turno: Matutino. Componente Curricular: Matemática Data: / / 2017.. Orientações aos alunos: - Utilizar caneta azul ou preta. - Resolver em folha pautada.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE MATEMÁTICA Nome: Nº Série: 2 º EM Data: /05 /2018 Professor: DIEGO, SAMI, THIAGO MIRANDA Nota: (VALOR 1,0) 1º Semestre 1. Apresentação Roteiro 1º Bimestre Prezado

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL DE MATEMÁTICA

PLANIFICAÇÃO MENSAL DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA- Cantanhede DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO 4.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO MENSAL DE MATEMÁTICA Metas (objectivos) / Descritores de desempenho setembro

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA 1. ano - 1. volume 1. ano - 2. volume UNIDADE 1 Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO

RESUMO MATEMÁTICA 6ºANO RESUMO MATEMÁTICA ºANO ESTATÍSTICA MÉDIA para calcular a média de um conjunto de valores, divide-se a soma de todos esses valores pelo número total de dados. MODA é o dado que ocorre com maior frequência,

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Área Curricular isciplinar - Matemática - 4.º Ano Ano Letivo 2015 / 2016 Metas Curriculares (Programa de Matemática do Ensino Básico) esenvolver nos alunos: A L N G A N o sentido de número, a compreensão

Leia mais

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números Naturais Extensão

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BI DE MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BI DE MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DO 3º BI DE MATEMÁTICA Nome: Nº Série: 2 º EM Data: /10 /2015 Professor: DIEGO, LUCIANO e SAMI Nota: (VALOR 1,0) 3º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTIC 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Numerais até unidade de milhão Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até unidade de milhão (em algarismos

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: Matemática Série/Ano: 6º ANO Professora Fernanda S. Hamerski Conteúdos Exame Final. Frações * Comparação de frações e representação por desenho * Operações com frações (adição, subtração,

Leia mais

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B.

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B. Noções de Geometria Professora: Gianni Leal 6º B. Figuras geométricas no espaço: mundo concreto e mundo abstrato Mundo concreto: é mundo no qual vivemos e realizamos nossas atividades. Mundo abstrato:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO

PLANIFICAÇÃO PLANIFICAÇÃO 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 4ºano Mês: setembro/ outubro Números Naturais Contar Reconhecer que se poderia prosseguir

Leia mais

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios Curso de Elétrica... Matemática Básica Curso de Elétrica... Matemática Básica Sumário 1_Números Inteiros Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela PRP - 01

Programa de Recuperação Paralela PRP - 01 Programa de Recuperação Paralela PRP - 01 Nome: Apostila - 1ª Etapa 2018 Disciplina: Matemática - 6º Ano Página 1 de 18-7/6/2018-5:03 Página 2 de 18-7/6/2018-5:03 APOSTILA - PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos UNIDADE 2. Conteúdos

UNIDADE 1. Conteúdos UNIDADE 2. Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 1 ọ ano - 1.º volume Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos ao próprio corpo. Vocabulário

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 4.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período - Números naturais Números e operações Contar Estender as regras de construção dos numerais decimais para classes de grandeza indefinida; Conhecer os diferentes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO Escola Básica de Eixo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO Escola Básica de Eixo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO Escola Básica de Eixo Planificação anual de Matemática do 4.º ano Ano letivo: 2016/2017 Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico Domínio: Números e Operações Sub-domínio/Objetivo

Leia mais

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion

2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DE MATEMÁTICA PROVA - 3º BIMESTRE 2011 2º ANO Reconhecer e utilizar

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 5º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Números

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

15 : 3 = 5 e 15 : 5 = 3

15 : 3 = 5 e 15 : 5 = 3 PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Múltiplos e Divisores de um Número Natural

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ºANO 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

GEOMETRIA. Esse quadradinho no ângulo O significa que é um ângulo reto e sua medida equivale a 90 graus.

GEOMETRIA. Esse quadradinho no ângulo O significa que é um ângulo reto e sua medida equivale a 90 graus. GEOMETRIA Ângulos É a abertura existente entre duas semi-retas que tem a mesma origem. Ângulo reto é formado por duas semi-retas perpendiculares, ou seja, uma horizontal e uma vertical sendo o ponto de

Leia mais

Do espaço para o plano: Ideniicar as relações entre as formas bidimensionais. Fazer o reconhecimento de sólidos geométricos e suas aplicações.

Do espaço para o plano: Ideniicar as relações entre as formas bidimensionais. Fazer o reconhecimento de sólidos geométricos e suas aplicações. PERÍOD O 1 BIM Figuras Geométricas Espaciais: - Sólidos geométricos - Poliedros - Corpos redondos - Visão espacial Números Naturais: - Sistema de numeração decimal - Adição e subtração - Multiplicação

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: NÚMEROS. ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO. PERÍMETRO Tempo Previsto: 5 semanas C O M P E T Ê N C I AS E S P E C Í F I C A S : A compreensão das propriedades das operações e a aptidão para usá-las

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: Ângulos. Triângulos. COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS: Tempo Previsto: 3 semanas. A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente, ângulos e triângulos, bem como para descrever

Leia mais

Testes de MDC e MMC. MDC e MMC - - Jorge Krug

Testes de MDC e MMC. MDC e MMC -  - Jorge Krug Testes de MDC e MMC 01. Isabel está preparando as sacolinhas surpresa do aniversário de seu filho Rodrigo e possui para distribuir: 180 balas de coco, 72 pirulitos, 108 chicletes e 36 línguas de sogra.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta:

Resposta: b) Se você adicionar o mesmo número 6 vezes, obterá Qual é esse número? Cálculo. Resposta: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Problemas para você resolver Leia

Leia mais

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano

Preparação para a Prova Final de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico Olá, Matemática! 6.º Ano Geometria Figuras no plano Retas, semirretas e segmentos de reta Ângulos: amplitude e medição Polígonos: propriedades e classificação Círculo e circunferência: propriedades e construção Reflexão, rotação

Leia mais

Matemática 6.º ano. 1. Determine o valor das seguintes expressões e apresente o resultado como uma potência. Mostre como chegou ao resultado.

Matemática 6.º ano. 1. Determine o valor das seguintes expressões e apresente o resultado como uma potência. Mostre como chegou ao resultado. 1. Determine o valor das seguintes expressões e apresente o resultado como uma potência. Mostre como chegou ao resultado. a) ( 3 4 )25 : ( 3 4 )15 5 10 b) 15 35 : 5 35 3 45 2. Calcule o valor das seguintes

Leia mais

1ª Parte SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Prof. Danillo Alves 6º ano Matutino

1ª Parte SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Prof. Danillo Alves 6º ano Matutino 1ª Parte SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Danillo Alves 6º ano Matutino "Um monstro ou uma bela senhora, a forma como vemos a Matemática é produto dos nossos esforços." Prof. Jerriomar Ferreira As Formas existentes

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais