PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL. 1. Princípio significa começo, origem de algo, mas também significa preceito, regra, lei.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL. 1. Princípio significa começo, origem de algo, mas também significa preceito, regra, lei."

Transcrição

1 PRINCÍPIOS DE DIREITO AMBIENTAL 1. O QUE É UM PRINCÍPIO? 1. Princípio significa começo, origem de algo, mas também significa preceito, regra, lei. 2. Para Celso Antonio Bandeira de Melo (Elementos do Direito Administrativo, 1980, p. 230), princípios são mandamentos nucleares de um sistema. 3. A interpretação de regras é determinada pelos princípios. 4. Nas lições de De Plácido e Silva, princípios significa as normas elementares ou os requisitos primordiais instituídos como base, ou como alicerce de alguma coisa. Revelam o conjunto de regras ou preceitos, que se fixam para servir de norma a toda espécie de ação jurídica, traçando, assim, a conduta a ser tida em qualquer operação jurídica (23ª ed., p. 1095, 2003). 5. Os princípios orientam a atuação de outras normas. 6. São normas jurídicas primárias e nucleares, predefinem, orientam e vinculam a formação, a aplicação e a interpretação de todas as normas componentes da ordem jurídica. 7. A importância dos princípios é dada nas lições de Roque Antonio Carrazza (Princípios constitucionais tributários e competências tributárias, 1986, p. 13): acutilar um princípio constitucional, é como destruir os mourões de uma ponte, fato que, por certo provocará seu desabamento. Já lanhar uma regra, corresponde a comprometer uma grade desta mesma ponte, que apesar de danificada, continuará em pé.

2 PRINCÍPIOS EM ESPÉCIE 1. PRINCÍPIO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO 1.1 Significa que há um direito a que não se desequilibre significativamente o meio ambiente. 1.2 Deve-se conservar as propriedades e as funções naturais do meio ambiente, de forma a permitir a existência, a evolução e o desenvolvimento dos seres vivos. 1.3 A Constituição Federal, além de afirmar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, determina que incumbe ao Poder Público proteger a fauna e a flora, interditando as práticas que coloquem em risco sua função ecológica ou provoquem a extinção das espécies (art. 225, caput e seu 1º, VII). 2. PRINCÍPIO DO DIREITO À SADIA QUALIDADE DE VIDA 2.1 Os seres humanos não têm somente o direito à vida, mas a uma vida saudável. 2.2 Toda pessoa tem direito de viver em meio ambiente sadio e a dispor dos serviços públicos básicos. Os Estados promoverão a proteção, preservação e melhoramento do meio ambiente. 3. PRINCÍPIO DO ACESSO EQUITATIVO AOS RECURSOS NATURAIS 3.1 Os bens que integram o meio ambiente planetário, como água, ar e solo, devem satisfazer as necessidades comuns de todos os habitantes da Terra. 3.2 A equidade deve orientar a fruição ou o uso da água, do ar e do solo.

3 3.3 Os usuários só poderão usar os bens ambientais na proporção de suas necessidades presentes, e não futuras. 4. PRINCÍPIOS USUÁRIO-PAGADOR E POLUIDOR-PAGADOR 2.1 O princípio usuário-pagador significa que o utilizador do recurso deve suportar o conjunto dos custos destinados a tornar possível a utilização do recurso e os custos advindos de sua própria utilização. Este princípio tem por objetivo fazer com que estes custos não sejam suportados nem pelos Poderes Públicos, nem por terceiros, mas pelo utilizador. De outro lado, o princípio não justifica a imposição de taxas que tenham por efeito aumentar o preço do recurso ao ponto de ultrapassar seu custo real, após levarem-se em conta as externalidades e a raridade. 2.2 O princípio acima contém, ainda, o princípio do poluidor-pagador, isto é, aquele que obriga o poluidor a pagar a poluição que pode ser causada ou que já foi causada. 2.3 O princípio do usuário-pagador não é punição, devendo ser implementado mesmo no caso lícito de utilização dos recursos naturais. 2.4 Paga tanto a título de investimento na prevenção do uso de recurso natural como a título de responsabilização residual para reparar o dano. 2.5 Quem paga? O pagador é aquele que tem o poder de controle (inclusive poder tecnológico e econômico) sobre as condições que levam à ocorrência da poluição. 2.6 A compensação ambiental é uma das formas de se implementar o princípio do usuário-pagador. Tem aparência de transação: eu faço uma coisa poluo, destruo ou desmato -, mas dou outra coisa em troca. Na verdade, busca-se o restabelecimento do equilíbrio.

4 5. PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO 5.1 O princípio ensina que devemos evitar ou minimizar os danos ao meio ambiente. Quando houver incerteza científica diante da ameaça de redução ou de perda da diversidade biológica ou ameaça de danos causadores de mudanças climáticas, não se devem postergar medidas deste gênero. 5.2 Quando a ocorrência de um dano, ainda que incerto diante do estado dos conhecimentos científicos, possa afetar de modo grave e irreversível o meio ambiente, as autoridades públicas providenciarão, através da aplicação do princípio da precaução e nas áreas de suas atribuições, a implementação de procedimentos de avaliação de riscos e a adoção de medidas provisórias e proporcionais com a finalidade de evitar a realização do dano. 5.3 No Brasil, já foi intentada ação contra a União, Monsanto do Brasil Ltda e Monsoy Ltda, visando impedir a autorização para qualquer pedido de plantio de soja transgênica round up ready antes que se proceda à devida regulamentação da matéria e ao prévio Estudo de Impacto Ambiental. Tais pedidos foram liminarmente acolhidos, usando como fundamento, o princípio da precaução. 5.4 O princípio da precaução deve ser aplicado ainda que exista a incerteza sobre o dano ao meio ambiente. Na dúvida, aplica-se. 5.5 A invocação do princípio da precaução é uma decisão exercida quando a informação científica é insuficiente, não conclusiva ou incerta. 5.6 O Estado pode até suspender um direito ou uma liberdade constitucional, em nome do princípio da precaução, ainda mesmo que ele não possa apoiar sua decisão em uma certeza científica.

5 5.7 Na aplicação do princípio da precaução, a realização do Estudo de Impacto Ambiental é muito importante, inclusive é o que diz a nossa Constituição Federal, no art. 225, 1º, inciso IV: Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: IV exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, Estudo Prévio de Impacto Ambiental, a que se dará publicidade. 6. PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO 6.1 As convenções, declarações e sentenças de tribunais internacionais, bem como a maioria das legislações internacionais vêm preconizando o dever jurídico de evitar a consumação de danos ao meio ambiente. 6.2 Significa prever, prevenir e evitar na origem transformações prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. 6.3 O art. 2º da Lei Federal nº /81 dá implemento ao citado princípio, quando exalta que a Política Nacional do Meio Ambiente observará como princípios a proteção dos ecossistemas, com a preservação das áreas representativas, e a proteção de áreas ameaçadas de degradação. São indicações específicas de como aplicar o princípio da prevenção. 6.4 A prevenção não é estática e deve se atualizar do mesmo modo como se atualizam as formas de agressão ao meio ambiente. 6.5 Não adianta gastarmos milhões na recuperação de bens ambientais e perder vidas, se não fizermos um

6 trabalho sério de prevenção, conscientização e educação ambiental antes do dano surgir, pois adianta muito pouco fazermos algo somente após o estrago feito, pois o dano poderá ser irreversível. 7. PRINCÍPIO DA REPARAÇÃO No Brasil, adotou na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº /81), a responsabilidade objetiva ambiental, tendo a Constituição Federal de 1988 considerando imprescindível a obrigação de reparação dos danos causados ao meio ambiente. 8. PRINCÍPIO DA INFORMAÇÃO 8.1 Há ligação inegável entre o meio ambiente e o direito de ser informado. 8.2 Os dados ambientais devem ser publicados. 8.3 Deve haver intercâmbio de informações entre os países. 8.4 A amplitude do princípio revela que o povo deve ter acesso sobre os dados ambientais. 9. PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO 9.1 As constituições dos diversos países estão evoluindo no sentido de dar aos cidadãos o direito de participar das decisões fundamentais sobre o meio ambiente. 9.2 Os indivíduos isolados, por mais competentes que sejam, não conseguem ser ouvidos facilmente pelos governos e pelas empresas. As ONGs devem intervir de formar complementar, contribuindo para instaurar e manter o Estado Ecológico de Direito.

7 9.3 As ONGs devem ser independentes e não podem ser criadas e nem manipuladas pelo governo, o que não significa que não podem receber dinheiro público. 9.4 É importante a atuação das ONGs na tarefa pública de inspeção e monitoramento das fontes poluidoras. 9.5 Devem agir ao laudo do Ministério Público nos processos ambientais como ter condições para proporem ações neste sentido, inclusive devendo o Estado fornecer condições para tanto (assistência judiciária). 9.6 No mesmo sentido do item 9.5, o Estado deve promover condições para que qualquer cidadão vá a juízo para defender o meio ambiente. 9.7 Outro instrumento importante é a participação dos cidadãos nas matérias ambientais, através do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular. 10. PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE DA INTERVENÇÃO DO PODER PÚBLICO 10.1 A gestão do meio ambiente não é matéria que diga respeito somente à sociedade civil, ou uma relação entre poluidores e vítimas da poluição. Os países, tanto no Direito interno como no internacional, têm que intervir ou atuar As dimensões da atuação de cada Estado, ou em que condições deve ser efetuadas, é assunto que vem sendo objeto de atenção das Constituições Nacionais, do Direito nacional infraconstitucional e das conferências internacionais Nos últimos anos, em que pese haver uma diminuição sensível da presença estatal no setor de produção, a exemplo da desestatização ocorrida em nosso país na era do governo Fernando Henrique Cardoso, o poder público não ficou ausente na

8 questão ambiental. Neste passo, o Estado passou a ter as chamadas agências reguladoras, onde tem a obrigação de controlar a utilização dos recursos ambientais O poder público tem que atuar como um gestor dos bens comuns de uso do povo, como a água, o solo, ar, fauna e florestas. Esta gestão revela uma verdadeira obrigação do poder público prestar contas sobre a utilização dos bens acima A gestão ambiental é norteada por três idéias: eficiência, democracia e prestação de contas O Estado passa a ter responsabilidade em exercer um controle que dê bons resultados, e deve ser responsabilizado pela ineficiência na implementação de sua legislação A responsabilidade não é exclusiva do Estado, mas deve ser compartilhada com a sociedade civil A responsabilidade ambiental vem sendo trabalhado pelas Nações Unidas como uma responsabilidade internacional dos Estados, pois o dano pode irradiar seus efeitos para fora da fronteira do Estado O Estado tem o papel de garantir a liberdade. Mas o meio ambiente exige um Estado de Direito, em que existam normas, estruturas, laboratórios, pesquisas e funcionários, independentes e capazes Os Estados devem ser os curadores das gerações futuras, que não podem falar ou protestar. Fala-se, hoje, num Estado do Bem-Estar Ecológico, fundado na equidade.

Princípios do Direito Ambiental. Prof. Me. Luane Lemos disponível em

Princípios do Direito Ambiental. Prof. Me. Luane Lemos disponível em Princípios do Direito Ambiental Prof. Me. Luane Lemos disponível em www.luanelemos.adv.br 1. PRINCIPIO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO A ideia do equilíbrio é muito vaga. Resumindo, não existe

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS. Professor Eduardo Coral Viegas

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS. Professor Eduardo Coral Viegas DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS Professor Eduardo Coral Viegas É o conjunto de princípios que dá autonomia ao Direito Ambiental. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita UMA INTRODUÇÃO À TUTELA JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita E

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências. Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24 Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de 2010 19:24 Projeto de Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra Elaborado na Conferência Mundial dos Povos sobre Mudança Climática

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente.

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Princípios e fundamentos CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. TUTELA CIVIL DO MEIO AMBIENTE Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre, 2006 CATALOGAÇÃO

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 2 Algumas considerações Direito Ambiental Lei nº 6.938/81 Política Nacional do Meio Ambiente

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO

DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO DIREITO AMBIENTAL E O PRINCIPIO DA PRECAUÇÃO Felipe BLENSKI 1 Fernando do Rego BARROS FILHO 2 Igor RATKOSKI 3 Genésio Aires de SIQUEIRA 4 1.1 CONCEITOS DE DIREITO AMBIENTAL Em sua obra de Direito Ambiental

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016. ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016. AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição

Leia mais

CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS

CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS AMBIENTE Conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações, e dos factores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto,

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

Ética e Sustentabilidade. Os Princípios da Ética e do Direito Ambiental

Ética e Sustentabilidade. Os Princípios da Ética e do Direito Ambiental Ética e Sustentabilidade Os Princípios da Ética e do Direito Ambiental Definição de Ética Ética = o que é Ética? Norma... Responsabilidade...???? Liberdade x Determinismo Reflexão Grega = a Ética não é

Leia mais

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO. O Projeto apresenta trinta e dois (32) artigos, divididos em sete (07) capítulos.

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO. O Projeto apresenta trinta e dois (32) artigos, divididos em sete (07) capítulos. PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA Projeto de Lei nº 145 de 18 de setembro de 2013 AUTOR: Poder Executivo PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas EMENTA: Estabelece normas de Proteção

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA Autos n.º: 421-04.2010.4.01.3903. Classe: 7100 (Ação Civil Pública). Referência: Pedido de medida liminar. Requisitos. Presença. Possibilidade. Requerente: OSCIP AMIGOS DA TERRA AMAZÔNIA BRASILEIRA E ASSOCIAÇÃO

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº de Decreto nº de Princípios e objetivos da PNMA Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº de Decreto nº de Princípios e objetivos da PNMA Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº 6.938 de 1981- Decreto nº 99.274 de 1990 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

Leia mais

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013.

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. SOCIEDADE DE RISCO * Uma sociedade que se expões ao

Leia mais

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Unidades de Conservação: aspectos legais, importância, como funciona e outras experiências. Palestrante: Eduardo de Araujo Rodrigues

Leia mais

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL, CAPITULO VI, ART 225 Bem coletivo de uso individual e geral ao mesmo tempo Direito de maior dimensão: tanto coletiva quanto subjetiva,

Leia mais

"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as

Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as "Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL

DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL DIREITO AMBIENTAL PROFESSOR FELIPE LEAL DIREITO AMBIENTAL Direito ecológico ou direito da natureza limitam o campo de estudo a elementos naturais. Direito ambiental Questões ambientais e suas relações

Leia mais

Dec. nº 4.339, de 22/08/2002

Dec. nº 4.339, de 22/08/2002 POLÍTICA NACIONAL DA BIODIVERSIDADE Dec. nº 4.339, de 22/08/2002 Os princípios estabelecidos na PNBio (20 ao todo) derivam, basicamente, daqueles estabelecidos na Convenção sobre Diversidade Biológica

Leia mais

O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO E A ATUAÇÃO DO ESTADO

O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO E A ATUAÇÃO DO ESTADO O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO E A ATUAÇÃO DO ESTADO (Revista da Lata Edição 2016 págs. 14 e 15) Desde a promulgação da Lei Suprema, tenho me debruçado sobre as questões do meio ambiente e constatei que

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS. João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá

DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS. João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá e-mail: jccmaia@terra.com.br NORMAS Poderconstituinte e Golpe de Estado Processo Legislativo (iniciativa

Leia mais

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR Mariana Domingos Alves 1 RESUMO: Buscou-se com o presente artigo, através de um breve apontamento sobre o tema, apresentar as principais

Leia mais

TCE DIREITO AMBIENTAL

TCE DIREITO AMBIENTAL TCE DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente Prof. Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Ambiental POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA)

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O direito à informação e o princípio da participação social no âmbito ambiental Bianca Helena dos Santos* Em todas as civilizações, inclusive naquelas onde já havia um esboço de

Leia mais

DIMENSÕES DA CIDADANIA

DIMENSÕES DA CIDADANIA Guilhardes de Jesus Júnior Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente UESC/PRODEMA O QUE É CIDADANIA? Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Homens e mulheres são

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS

DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS PROF. ROSENVAL JUNIOR @PROFROSENVAL 1 - Meio Ambiente na Constituição Federal de 1988 Bens ambientais e Repartição de Competências; Art. 225, da CF/88 (Do Meio Ambiente); Artigo

Leia mais

Pacto Mundial pelo Meio Ambiente Anteprojeto. (Global Pact for the Environment Preliminary Draft (24 June 2017))

Pacto Mundial pelo Meio Ambiente Anteprojeto. (Global Pact for the Environment Preliminary Draft (24 June 2017)) Pacto Mundial pelo Meio Ambiente Anteprojeto (Global Pact for the Environment Preliminary Draft (24 June 2017)) Prêambulo As partes do presente pacto Conscientes do agravamento das ameaças que pesam sobre

Leia mais

PARTE B DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE COMPLIANCE

PARTE B DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE COMPLIANCE PARTE B DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE COMPLIANCE I. APRESENTAÇÃO A Gestora mantém uma política de compliance abrangente e integrada que é alicerçada num sistema interno de controle

Leia mais

RECOMENDAÇÃO Nº 03/2016

RECOMENDAÇÃO Nº 03/2016 RECOMENDAÇÃO Nº 03/2016 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA, pela Promotora de Justiça Regional Ambiental de Bom Jesus da Lapa que a presente subscreve, com apoio do Núcleo de Defesa da Bacia do São

Leia mais

RESOLUÇÃO - TCU Nº 268, DE 4 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO - TCU Nº 268, DE 4 DE MARÇO DE 2015 RESOLUÇÃO - TCU Nº 268, DE 4 DE MARÇO DE 2015 Dispõe sobre a Política Institucional de Sustentabilidade do Tribunal de Contas da União e altera as Resoluções-TCU nº 187, de 5 de abril de 2006, que dispõe

Leia mais

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO AMBIENTAL. Profª Me. Isabel Kleinpaul

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO AMBIENTAL. Profª Me. Isabel Kleinpaul INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO AMBIENTAL Profª Me. Isabel Kleinpaul O QUE É MEIO AMBIENTE? Aspecto restrito: meio ambiente natural - ecologia = eckos (casa) + logia

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 1 Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Impacto Ambiental Mariana Torres C. de

Leia mais

DA EFICÁCIA DO ARTIGO 225 DA CONTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Lucas Bastos MUNHOZ 1 Mayara Karoline BERTUOL 2

DA EFICÁCIA DO ARTIGO 225 DA CONTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Lucas Bastos MUNHOZ 1 Mayara Karoline BERTUOL 2 DA EFICÁCIA DO ARTIGO 225 DA CONTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Lucas Bastos MUNHOZ 1 Mayara Karoline BERTUOL 2 RESUMO: A preocupação com o meio ambiente teve seu início marcado com a Declaração de Estocolmo

Leia mais

Avaliação de risco e legislação ambiental

Avaliação de risco e legislação ambiental VII Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas Avaliação de risco e legislação ambiental Ana Luiza Silva Spínola 21 de outubro de 2010 Contextualização Planejamento

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Prof. Rodrigo Mesquita Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões)

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) Constitucionalizou a questão ambiental externa cumprida por outros países; Regularizou profusadamente o artigo

Leia mais

Legislação. TÍTULO III Da Ordem Econômica (Art. 126 ao Art. 146) Professor Mateus Silveira.

Legislação. TÍTULO III Da Ordem Econômica (Art. 126 ao Art. 146) Professor Mateus Silveira. Legislação TÍTULO III Da Ordem Econômica (Art. 126 ao Art. 146) Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação TÍTULO III DA ORDEM ECONÔMICA (ART. 126 AO ART. 146) TÍTULO III Da Ordem

Leia mais

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Meio ambiente do trabalho: está vinculado à saúde e ao bem-estar do trabalhador.

Meio ambiente do trabalho: está vinculado à saúde e ao bem-estar do trabalhador. Osmar Jose Gebauer 1- Conceito de Direito Ambiental: é um ramo do Direito que contém um conjunto de regras que regulamentam a proteção e o uso do meio ambiente visando à concretização de uma sadia qualidade

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) 1972, Estocolmo, Suécia 113

Leia mais

Constituições Brasileiras

Constituições Brasileiras Dra.%Patrícia%Bianchi% Constituições Brasileiras! Constituições de 1824 e de 1891 - liberalismo econômico e não intervenção do Estado - nada traziam a respeito da proteção ambiental - direito de propriedade

Leia mais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais Professora: Letícia Rabelo Impacto Ambiental Definição Resolução CONAMA 01/1986, art.1 : Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino A Degradação das Áreas de Preservação Permanente: Responsabilidade

Leia mais

Declaração do Ministério Público sobre o Direito à Água. (10 princípios da Declaração) 8 Fórum Mundial da Água. Brasília (Brasil) 21 de Março de 2018

Declaração do Ministério Público sobre o Direito à Água. (10 princípios da Declaração) 8 Fórum Mundial da Água. Brasília (Brasil) 21 de Março de 2018 Declaração do Ministério Público sobre o Direito à Água (10 princípios da Declaração) 8 Fórum Mundial da Água Brasília (Brasil) 21 de Março de 2018 Nós, os membros do Ministério Público ou instituições

Leia mais

RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013.

RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013. RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013. O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelos Procuradores da República signatários, no regular exercício de suas atribuições institucionais, com base

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL Aparecido Eriques da SILVA 1 Gabrielly MEDEIROS 2 Renata Fernanda COSSA 3 Fernando do Rego BARROS FILHO 4 RESUMO: As fontes do Direito são todas as circunstâncias ou instituições

Leia mais

POLÍTICAS AMBIENTAIS

POLÍTICAS AMBIENTAIS POLÍTICAS AMBIENTAIS Prof a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.com DIREITO AMBIENTAL DIREITO DIREITO PÚBLICO DIREITO AMBIENTAL DIREITO PRIVADO DIREITO DIFUSO 1 DIREITO PÚBLICO Trata de interesses

Leia mais

A importância de compliance ambiental na empresa. Por Caio Cesar Braga Ruotolo (*)

A importância de compliance ambiental na empresa. Por Caio Cesar Braga Ruotolo (*) A importância de compliance ambiental na empresa Por Caio Cesar Braga Ruotolo (*) A adoção da função de compliance ambiental é medida primária de prevenção de riscos da empresa, pois que atua antes mesmo

Leia mais

5º Nas operações de crédito consignado de que trata este artigo, o empregado poderá oferecer em garantia, de forma irrevogável e irretratável:

5º Nas operações de crédito consignado de que trata este artigo, o empregado poderá oferecer em garantia, de forma irrevogável e irretratável: LEI Nº 13.313, DE 14.07.2016 Altera as Leis nºs 10.820, de 17 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento; 12.712, de 30 de agosto de 2012; 8.374,

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL... 4 2. LICENÇA AMBIENTAL...7 Licença Prévia (LP)...7 Licença Instalação (LI)... 8 Licença Operação (LO)... 8 Estudo Prévio

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

MEIO AMBIENTE E A IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPÍOS AMBIENTAIS

MEIO AMBIENTE E A IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPÍOS AMBIENTAIS MEIO AMBIENTE E A IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPÍOS AMBIENTAIS Lucas Seolin Dias 1 Maurício Dias Marques 2 RESUMO Os princípios são a base, a proposição inicial, o alicerce, o fundamento, por isso a importância

Leia mais

Projeto Akvolernigi (Parceria UNICAMP/SABESP intermediado pela ABES-SP)

Projeto Akvolernigi (Parceria UNICAMP/SABESP intermediado pela ABES-SP) AKVO = Água I - Projeto Akvolernigi (Material preparado para o Curso) LERNIGI = Ensinar, I - Aspectos Legislativos e Instrumentos de Gestão Aprender e Fazer a) Princípios Gerais do Direito Ambiental b)

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8 S UMÁRIO Capítulo 1 Meio Ambiente...1 1. Doutrina e Legislação...1 1.1. Conceito de meio ambiente... 1 1.2. Classi icação didática do meio ambiente... 3 1.3. O meio ambiente no art. 225 da CF/88... 4 Questões...6

Leia mais

Participação da Comunidade na Gestão de Recursos Hídricos

Participação da Comunidade na Gestão de Recursos Hídricos Apresentação na 4ª Reunião Ordinária A convite do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari Participação da Comunidade na Gestão de Recursos Hídricos Nunca Discordamos,..da importância da Mineração

Leia mais

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Prof. Eduardo Lucena C. de Amorim 1 OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL (ENEX 60150) ETAPA: 10ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Aula 06 PRINCÍPIO DO CONSERVADOR-RECEBEDOR

Aula 06 PRINCÍPIO DO CONSERVADOR-RECEBEDOR Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: Direito Ambiental - 06 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 06 PRINCÍPIO DO CONSERVADOR-RECEBEDOR Também chamado de bolsa

Leia mais

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

Leia mais

Página 18. Quinta Feira, 03 de Outubro de 2013 Diário Oficial Nº 26144

Página 18. Quinta Feira, 03 de Outubro de 2013 Diário Oficial Nº 26144 RESOLUÇÃO Quinta Feira, 03 de Outubro de 2013 Diário Oficial Nº 26144 Página 18 GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - CONSEMA IV equipe multidisciplinar composta de servidores

Leia mais

PARECER Nº É o relatório.

PARECER Nº É o relatório. PARECER Nº 11661 Estudo de Impacto Ambiental - EIA/RIMA. Equipe multidisciplinar. Licitação. Serviços de assessoramento e consultoria. Resolução CONAMA 01/86. Comunicado CAGE Nº 03/97 O Secretário dos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CONSEMA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CONSEMA Deliberação Consema 32/2009 De 22 de setembro de 2009. 263 a Reunião Ordinária do Plenário do Consema. O Conselho Estadual do Meio Ambiente-CONSEMA, no exercício de sua competência legal, em especial da

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 19 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 21 I. Introdução... 21 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 24 III.

Leia mais

Responsabilidade por danos ambientais nos recursos hídricos, sua prevenção e reparação

Responsabilidade por danos ambientais nos recursos hídricos, sua prevenção e reparação CONSELHO NACIONAL DA ÁGUA 27 de Janeiro de 2012 Responsabilidade por danos ambientais nos recursos hídricos, sua prevenção e reparação Manuel Lacerda (manuel.lacerda@arhtejo.pt) Convenções e Protocolos

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS FAPESB - 31 de outubro de 2011 Foto: Nilton Souza Artigo 225 CF-1988: Foto: Nilton Souza

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos PRINCÍPIOS PARA PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS BÁSICOS MEIO AMBIENTE PERÍCIA AMBIENTAL Meio ambiente: é o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA

Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA Lei 3.938/ 81, Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

Licenciamento ambiental, Controle Social e a Constituição Federal

Licenciamento ambiental, Controle Social e a Constituição Federal Seminário licenciamento ambiental e controle social Licenciamento ambiental, Controle Social e a Constituição Federal João Carlos Cabrelon de Oliveira Juiz Federal em Piracicaba/SP Mestre em Direito pela

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS José Carlos Borges de Araújo Graduado em Direito pela Faculdade Alfredo Nasser josecarlosborgesaraujo@hotmail.com Ana Celuta Fulgêncio Taveira Professora

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Meio ambiente e Direito João Pedro Ornelas "O meio ambiente é, assim, a interação do conjunto dos elementos naturais, artificiais e culturais, que propiciem o desenvolvimento equilibrado

Leia mais

NORMAS DE USO E ZONEAMENTO DA APA MORRO DA BORÚSSIA

NORMAS DE USO E ZONEAMENTO DA APA MORRO DA BORÚSSIA NORMAS DE USO E ZONEAMENTO DA APA MORRO DA BORÚSSIA Kananda Batista Lopes 1 Laura de Oliveira Nunes 1 Moysés Teixeira Abrahão 1 Fernanda Mallman 2 RESUMO: Esta discussão é provocada, no sentido de haver

Leia mais

Origens do direito da água

Origens do direito da água O Direito Internacional das Águas e a Convenção de Albufeira sobre as Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas António Gonçalves Henriques Origens do direito da água Direito costumeiro: prioridade em função

Leia mais

Promulga o Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do MERCOSUL.

Promulga o Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do MERCOSUL. DECRETO Nº 5.208, de 17/09/2004 Promulga o Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do MERCOSUL. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e Considerando

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA INQUÉRITO CIVIL N : INTERESSADOS: COMPROMISSÁRIO E POPULAÇÃO EM GERAL OBJETO: MANUTENÇÃO DE PÁSSARO DA FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO. TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA No dia de de, compareceu

Leia mais

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 Institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA.

Os instrumentos são as ferramentas utilizadas pelo Poder Público para alcançar os objetivos da PNMA. Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Sumário Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 17 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável...

Leia mais

A característica preventiva da legislação ambiental e os Sistemas de Gestão

A característica preventiva da legislação ambiental e os Sistemas de Gestão A característica preventiva da legislação ambiental e os Sistemas de Gestão A Constituição Federal de 1988 tratou, dentro do capitulo VI do Título VIII Da ordem social, da questão ambiental de uma forma

Leia mais

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa.

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa. MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13 O papel da legislação para o Controle

Leia mais

Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais

Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais Secretaria de Estado do Ambiente Coordenador da CICCA José Maurício Padrone DECRETO N 43.641 DE 15 DE JUNHO DE 2012 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, IMPLANTAÇÃO,

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA Nota Técnica nº 134-02 SJ-CFM Interessado: Comissão de Licitação da Prefeitura de Campinas SP Assunto: Registro de empresa fabricante de órteses e próteses Ref.: Protocolo

Leia mais

Questões Ambientais e Aspectos Legais

Questões Ambientais e Aspectos Legais 1 Questões Ambientais e Aspectos Legais 2 Questões Ambientais Constituição Federal Brasileira Art. 225: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Ambiental A Legislação Ambiental "A natureza é sábia. Sábia, abundante e paciente. (Ubiracy Araújo, Procurador Geral do IBAMA) História da Legislação Ambiental Dois momentos distintos,

Leia mais