COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI"

Transcrição

1 COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

2 Patricia Santos/CICV MISSÃO O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência, assim como prestar-lhes assistência. O CICV também se esforça para evitar o sofrimento por meio da promoção e do fortalecimento do direito e dos princípios humanitários universais. Fundado em 1863, o CICV deu origem às Convenções de Genebra e ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. A organização dirige e coordena as atividades internacionais que o Movimento conduz nos conflitos armados e em outras situações de violência.

3 Patricia Santos/CICV O CICV NA REGIÃO A Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai atua para responder e promover respostas dos organismos competentes às necessidades humanitárias de pessoas afetadas pela violência armada. O CICV promove o Direito Internacional Humanitário (DIH) e os princípios humanitários junto às autoridades e instituições dos cinco países. Além disso, apoia as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha a fim de aumentar a sua capacidade de resposta às necessidades humanitárias da população. A organização busca sensibilizar as autoridades e a sociedade sobre o profundo sofrimento dos familiares e o impacto do desaparecimento de um ente querido. Também oferece apoio e treinamento para técnicos na identificação de restos mortais das pessoas desaparecidas. O PROJETO RIO A experiência nas comunidades do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2013, resultou em ações integradas nos campos da promoção da Saúde e Educação que buscam proteger a população e desenvolver capacidade de resiliência das pessoas que moram ou trabalham nas comunidades. Após cinco anos de Projeto Piloto, o CICV oferece apoio técnico aos parceiros para que continuem essas ações, garantam a sua sustentabilidade e promovam a sua ampliação para outras áreas do Rio que sofrem com situações de violência armada. Quando solicitado pelas autoridades, apoia a implementação e adaptação dessas metodologias em outras cidades e regiões do Brasil e também em países do mundo.

4 Amauri Nehn/CICV PROTEÇÃO DE PESSOAS EXPOSTAS À VIOLÊNCIA A Delegação Regional zela pela proteção das pessoas expostas à violência. Para tanto, desenvolve diferentes projetos, tais como: prevenção em saúde mental, apoio psicossocial e programas de acesso à água no Norte do Paraguai; ação em favor das pessoas desaparecidas e os seus familiares; atividades forenses e visitas a pessoas privadas de liberdade. Sensibiliza as autoridades para a adoção de uma resposta integral para a situação das pessoas desparecidas e sensibilizar as autoridades para responder às necessidades da população afetada pelas situações de violência. Busca fortalecer as capacidades institucionais de gestão e identificação de restos mortais; impulsiona a homologação e implementação de protocolos e sistemas de gestão da informação sobre pessoas desaparecidas na região; trabalha com as autoridades para desenvolver a capacidade forense necessária e mecanismos para melhorar a comunicação, a cooperação e a coordenação entre os atores encarregados de esclarecer a sorte das pessoas desaparecidas. Visita as pessoas privadas de liberdade no Chile e no Paraguai. Desenvolve projetos da acompanhamento e apoio de familiares de pessoas privadas de liberdade no Chile e Paraguai. Desenvolve programas que fortalecem a capacidade local para estabilizar e melhorar a saúde mental e assegurar o bem-estar emocional das pessoas e comunidades afetadas por situações de violência armada.

5 Bruno Radicchi/CICR COOPERAÇÃO COM AS SOCIEDADES NACIONAIS O CICV une forças e capacidades com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha (SN) da região para ajudar as pessoas afetadas pela violência ou outras emergências. A capacidade de resposta de uma SN para mobilizar funcionários e voluntários e o fato de estar familiarizada com as condições locais são essenciais para o planejamento e a implementação de ações conjuntas entre a Cruz Vermelha e o CICV. O CICV também coopera para reforçar as capacidades das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha para que possam realizar atividades a fim de prevenir e aliviar o sofrimento humano causado pelos conflito armados, situações de violência e distúrbios internos. Este trabalho de fortalecimento institucional é feito em coordenação com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV). Orienta as Sociedades Nacionais e as prepara para agir com mais segurança em situações de violência, obtendo e mantendo o acesso às vítimas, graças à aceitação que tem de todas as partes envolvidas. Fortalece as capacidades técnicas e operacionais para responder de maneira segura, rápida e eficaz às vítimas afetadas por situações de violência nas áreas de saúde, apoio psicossocial, primeiros socorros, restabelecimento de laços familiares e segurança econômica. Aconselha as Sociedades Nacionais, da região, em conjunto com a FICV, sobre questões legais, tais como: desenvolvimento ou revisão dos seus estatutos, gestão para alterar a sua base jurídica, em conformidade com a legislação nacional, e preparação para reuniões estatutárias.

6 Carabineros de Chile PROMOÇÃO DO RESPEITO AO DIH O Direito Internacional Humanitário (DIH) é um conjunto de normas que, em tempos de conflito armado, protege as pessoas que não participam ou que deixaram de participar das hostilidades e limita os meios e métodos de combate devido às suas consequências humanitárias. Apoia e assessora aos Estados para ratificar os tratados de DIH e para que possam adotar, as medidas legislativas ou administrativas, para a sua aplicação; Trabalha para que as Forças Armadas integren estas normas na doutrina, no ensino, no treinamento e nos mecanismos de controle; Assessora universidades e professores para que as normas humanitárias sejam contempladas nos programas de estudo das instituições acadêmicas e promove cursos. DIÁLOGO COM FORÇAS POLICIAIS O CICV dialoga com as forças policiais da região com o objetivo de apoiar e promover a integração do Direito Internacional dos Direitos Humanos (DIDH) e princípios humanitários aplicáveis à função policial. Divulga a missão e o mandato do CICV entre as forças policiais. Organiza capacitações sobre a temática de Direitos Humanos e a função policial. Apoia as corporações policiais na integração de normas internacionais de direitos humanos nas áreas de educação, treinamento, doutrina e controle interno. Estimula e promove intercâmbio de boas práticas entre as forças policiais da região.

7 CICV MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS O CICV tem as suas operações financiadas majoritariamente por Estados. Há alguns anos, a instituição vem buscando diversificar as suas fontes de ingresso devido às crescentes necessidades humanitárias em diferentes contextos. O CICV procura ter mais doadores individuais, de fundações e do setor privado, a fim de atender às vítimas de conflitos armados e de violência armada em todo o mundo. Busca de parcerias com empresas e fundações que compartilhem os valores do CICV. Estimula a doação de pessoas físicas no Brasil. Realiza campanhas de doação. Apoia as Sociedades Nacionais para que obtenham recursos próprios. RECRUTAMENTO DE PROFISSIONAIS Constantemente, o CICV busca e seleciona profissionais, treina-os e desenvolve as suas habilidades para que a organização possa contar com um número suficiente de pessoal capacitado para trabalhar nas operações de acordo com as emergências e a evolução das atividades no terreno. Atualmente, cerca de duas mil pessoas trabalham em missões do CICV em todo o mundo, junto com mais de 12 mil empregados locais e cerca de mil funcionários na sede da organização, em Genebra. Divulga o CICV e o trabalho dos seus funcionários internacionais em universidades, feiras acadêmicas e empresas para atrair profissionais da região.

8 BRASIL Brasília Assunção PARAGUAI Rio de Janeiro São Paulo CHILE Santiago Buenos Aires ARGENTINA URUGUAI Montevidéu Delegação Regional Escritório Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai SHIS QI 15 Conj. 05, Casa 23, Lago Sul CEP Brasília, DF - Brasil T F bra_brasilia@icrc.org Missão em Buenos Aires Rivadavia 789, 2º Piso C 1002AAF - C.A.B.A Buenos Aires, Argentina T F bue_buenosaires@icrc.org CICV, Novembro de 2016 Escritório no Rio de Janeiro Praça da Cruz Vermelha 10/12 - Térreo - Centro CEP: Rio de Janeiro, RJ T F rio_riodejaneiro@icrc.org Escritório em São Paulo Rua Haddock Lobo, 746, 3º andar - Cj 31 - Cerqueira César - São Paulo - SP T C / Foto capa: /CICV Foto de capa: Luis Vera/CICV

FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI

FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI FOLHETO COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI facebook.com/cicv cicv_br www.cicv.org.br Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

Leia mais

FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS

FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS M. Cruppe/CICV O ACESSO MAIS SEGURO PARA SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS (AMS) Uma metodologia para prevenir, reduzir, mitigar e responder às consequências

Leia mais

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS

FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS FOLHETO O CICV E O DIÁLOGO COM AS FORÇAS POLICIAIS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA O CICV mantém um diálogo com as forças policiais dos países afetados por situações de violência que não atingem o nível de um conflito

Leia mais

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA

A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA A CIÊNCIA FORENSE E A AÇÃO HUMANITÁRIA FOLHETO Ed Ou/Getty Images/CICV Conflitos armados Segundo o Direito Internacional Humanitário (DIH), os restos mortais das pessoas que morreram durante um conflito

Leia mais

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Artigo 01 DE JANEIRO DE 2018 Adotados em 21 de dezembro de 2017 e em vigor desde 1º de janeiro de 2018. Faça o download dos Estatutos do CICV O Comitê

Leia mais

O CICV EM AÇÃO FOLHETO

O CICV EM AÇÃO FOLHETO FOLHETO O CICV EM AÇÃO T. Glass/CICV QUEM SOMOS Há mais de 150 anos, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) vem ajudando as pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência

Leia mais

FOLHETO DIH O ESSENCIAL DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

FOLHETO DIH O ESSENCIAL DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO FOLHETO DIH O ESSENCIAL DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO T. Pizer/CICV O QUE É O DIH? O Direito Internacional Humanitário (DIH) é um conjunto de normas que visam limitar os efeitos dos conflitos armados.

Leia mais

Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Missão e Desafios Humanitários. Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo

Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Missão e Desafios Humanitários. Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Missão e Desafios Humanitários Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo Lorenzo Caraffi, Chefe da Delegação Regional para, Brasil, Chile,

Leia mais

ALÉM DAS BARREIRAS: A REABILITAÇÃO FÍSICA PELO ESPORTE. Mostra fotográfica organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

ALÉM DAS BARREIRAS: A REABILITAÇÃO FÍSICA PELO ESPORTE. Mostra fotográfica organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) ALÉM DAS BARREIRAS: A REABILITAÇÃO FÍSICA PELO ESPORTE Mostra fotográfica organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) Arquivo CICV Myanmar. Durante a sétima edição dos Jogos Para-Asiáticos

Leia mais

HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE HORA DE AGIR FIM À VIOLÊNCIA, PROTEÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE I. Griberg/CICV ESTÁ ACONTECENDO AGORA... Médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância e socorristas são atacados enquanto tentam salvar

Leia mais

ACESSO MAIS SEGURO NO MEU TRABALHO COTIDIANO

ACESSO MAIS SEGURO NO MEU TRABALHO COTIDIANO ACESSO MAIS SEGURO NO MEU TRABALHO COTIDIANO FOLHETO ACESSO MAIS SEGURO PARA SALVAR VIDAS Elaborado em cooperação com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho CICV POR QUE O MARCO

Leia mais

ESTRATÉGIA do CICV SATISFAZER CADA VEZ MAIS AS NECESSIDADES DAS VÍTIMAS

ESTRATÉGIA do CICV SATISFAZER CADA VEZ MAIS AS NECESSIDADES DAS VÍTIMAS ESTRATÉGIA do CICV 2011-2014 SATISFAZER CADA VEZ MAIS AS NECESSIDADES DAS VÍTIMAS Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T + 41 22 734 60 01 F + 41 22 733 20 57

Leia mais

AG/RES (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

AG/RES (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO AG/RES. 2226 (XXXVI-O/06) PROMOÇÃO E RESPEITO DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO (Aprovada na quarta sessão plenária, realizada em 6 de junho de 2006) A ASSEMBLÉIA GERAL, RECORDANDO suas resoluções AG/RES.

Leia mais

EmblEmas de HumaNIdadE F O L H E T O

EmblEmas de HumaNIdadE F O L H E T O EMBLEMAS DE HUMANIDADE FOLHETO Emblemas de Humanidade Os emblemas da cruz vermelha e do crescente vermelho são um símbolo universal de esperança para as pessoas em crises humanitárias. Para as comunidades

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS DE PESSOAS DESAPARECIDAS UMA INTRODUÇÃO AO MANUAL

ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS DE PESSOAS DESAPARECIDAS UMA INTRODUÇÃO AO MANUAL ACOMPANHAMENTO DAS AMÍLIAS DE PESSOAS DESAPARECIDAS UMA INTRODUÇÃO AO MANUAL OLHETO Olav Saltbones/Cruz Vermelha Norueguesa As famílias com parentes desaparecidos durante conflitos armados, outras situações

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos Refugiados. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos Refugiados. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito dos Refugiados. Profª. Liz Rodrigues - A proteção do ser humano, em âmbito internacional, pode

Leia mais

FEV2016 HUMANIDADE IMPARCIALIDADE NEUTRALIDADE INDEPENDÊNCIA VOLUNTARIADO UNIDADE UNIVERSALIDADE

FEV2016 HUMANIDADE IMPARCIALIDADE NEUTRALIDADE INDEPENDÊNCIA VOLUNTARIADO UNIDADE UNIVERSALIDADE FEV2016 "Sempre que as pessoas estão separadas, ou sem notícias dos seus entes queridos como consequência de um conflito armado ou de outras situações de violência, de uma catástrofe natural ou de outras

Leia mais

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Introdução A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) é uma instituição humanitária não governamental de carácter voluntário, sem fins lucrativos e de interesse

Leia mais

ATIVIDADES EM BENEFÍCIO DOS MIGRANTES

ATIVIDADES EM BENEFÍCIO DOS MIGRANTES ATIVIDADES EM BENEFÍCIO DOS MIGRANTES folheto 1 Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 shop@icrc.org www.cicr.org CICV, julho

Leia mais

Direitos Humanos em Conflito Armado

Direitos Humanos em Conflito Armado Direitos Humanos em Conflito Armado Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria (...) são e manter-se-ão proibidas, em qualquer ocasião e lugar (...) As ofensas contra a vida e integridade física,

Leia mais

FAZER RESPEITAR A VIDA E A DIGNIDADE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

FAZER RESPEITAR A VIDA E A DIGNIDADE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE FAZER RESPEITAR A VIDA E A DIGNIDADE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE FOLHETO Marko Kokic/CICV ATRÁS DAS GRADES Todos os dias, homens, mulheres e crianças são privados de liberdade e expostos a perigos

Leia mais

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO

PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO PIFCSS PROGRAMA IBERO-AMERICANO PARA O FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL O CONHECIMENTO É MAIOR QUANDO É COMPARTILHADO O QUE É O PIFCSS? O Programa Ibero-americano para o fortalecimento da Cooperação

Leia mais

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 Email: shop@icrc.org

Leia mais

ESTÁ BUSCANDO ALGUM FAMILIAR? O site

ESTÁ BUSCANDO ALGUM FAMILIAR? O site ESTÁ BUSCANDO ALGUM FAMILIAR? O site PODE AJUDAR FOLHETO Robin Waudo/CICV AJUDAMOS A RESTABELECER O CONTATO ENTRE FAMILIARES A cada ano, milhares de famílias são separadas como consequência de conflitos,

Leia mais

Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma

Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) Profa. Najla Nassif Palma Direito Internacional Humanitário (DIH) e Direito Penal Internacional (DPI) O que é? Como é aplicado?

Leia mais

EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido

EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido EMBLEMAS DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO Garantir o seu poder de proteção e prevenir o uso indevido Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho Folheto Você

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE. Assistência técnica às organizações de envio Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA/13/2019 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE Assistência técnica às organizações de envio

Leia mais

Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração Nacional Protocolo Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres Portaria Interministerial Nº 02 de 06 de Dezembro de 2012

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO PRIMEIRO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.11 17 de março de 2011 CICTE/DEC.1/11 Washington, D.C. 21 março 2011 Original: inglês DECLARAÇÃO

Leia mais

CONTAMINAÇÃO POR ARMAS

CONTAMINAÇÃO POR ARMAS CONTAMINAÇÃO POR ARMAS FOLHETO Johan Sohlberg/CICV O problema Durante anos ou mesmo décadas após o último tiro ter sido disparado, a contaminação por munições não detonadas e armamento abandonado continua

Leia mais

O trabalho do CICV para a PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA. Folheto

O trabalho do CICV para a PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA. Folheto O trabalho do CICV para a inclusão social PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FÍSICA Folheto Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 shop@icrc.org

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO SEGUNDO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.12 7 de março de 2012 CICTE/DEC.1/12 rev. 1 Washington, D.C. 9 março 2012 Original: espanhol

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA INDIVIDUAL TERMOS DE REFERÊNCIA (a ser preenchido pelo Escritório Contratante) Escritório Contratante: Objetos da consultoria: Escopo do trabalho: (Descrição de serviços,

Leia mais

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)-Costa

Leia mais

Gabinete de Estratégia e Planeamento (MSESS)/Odete Severino

Gabinete de Estratégia e Planeamento (MSESS)/Odete Severino CONSTRUÇÃO DE MELHORES POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA Gabinete de Estratégia e Planeamento (MSESS)/Odete Severino Lisboa, 17 de Setembro de 2015 NOME DO PROJETO Promover os direitos das crianças apostar

Leia mais

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome - 06-23-2016 Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome por Por Dentro da África - quinta-feira, junho 23,

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Emergências e desastres químicos: Responsabilidade compartilhada Dr. Diego González Machín OPAS/OMS TRABALHO

Leia mais

10159/17 cmm/tca/jv 1 DGD 1C

10159/17 cmm/tca/jv 1 DGD 1C Conselho da União Europeia Bruxelas, 12 de junho de 2017 (OR. en) 10159/17 ENFOPOL 301 PROCIV 54 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 8 de junho de 2017 para: Delegações n.º

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) SEXTO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.6 22 a 24 de março de 2006 CICTE/doc.9/06 rev. 1 Bogotá, Colômbia 24 março 2006 Original: inglês PROJETO

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA 14/2018 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE: Assistência técnica para as organizações de envio Reforço das capacidades para ajuda humanitária das organizações

Leia mais

DOUTRINA O CICV MISSÃO E AÇÃO REFERÊNCIA

DOUTRINA O CICV MISSÃO E AÇÃO REFERÊNCIA DOUTRINA O CICV MISSÃO E AÇÃO REFERÊNCIA Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 shop.gva@icrc.org www.cicr.org CICV, maio

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Criança

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Criança DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção sobre os Direitos da Criança Profª. Liz Rodrigues - Aberta às ratificações em 1989 e ratificada pelo

Leia mais

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social

Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social Susana Ramos Livro Verde da Comissão Europeia (2001) Responsabilidade Social É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um

Leia mais

VIII REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE NOS PAÍSES DO MERCOSUL

VIII REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE NOS PAÍSES DO MERCOSUL 1 VIII REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE NOS PAÍSES DO MERCOSUL Realizou-se na cidade de Florianópolis, Brasil, no dia 10 de setembro de 2004 a VIII Reunião do Grupo Gestor do Projeto

Leia mais

PROGRAMA DE ACÇÃO SAÚDE. - Advocacia junto ao Ministério da Saúde para criação de mais centros de testagem voluntária.

PROGRAMA DE ACÇÃO SAÚDE. - Advocacia junto ao Ministério da Saúde para criação de mais centros de testagem voluntária. PROGRAMA DE ACÇÃO A diversidade e complexidade dos assuntos integrados no programa de acção da OMA permitirá obter soluções eficazes nos cuidados primários de saúde, particularmente na saúde reprodutiva

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO 2012 EIXO 1: POLÍTICAS DE DEFESA N ACTIVIDADE RESPONSÁVEL LOCAL CORRESPONDENTE OBSERVAÇÕES 1.A Conformar um Grupo de Trabalho responsável de estabelecer

Leia mais

Política Nacional de Juventude

Política Nacional de Juventude Política Nacional de Juventude Introdução A partir da revisão da Estratégia 2020, da Estratégia para o Engajamento da Juventude (Y.E.S) e da Política Mundial da Juventude, elaborada pela Federação Internacional

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil Centro Sergio Vieira de Mello UNIDADE 3 PARTE 2 Trabalhando com os Parceiros da Missão POR QUE É IMPORTANTE PARA MIM? POR QUE É IMPORTANTE PARA MIM? Como um

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S19/2019

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S19/2019 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EAC/S19/2019 Acompanhamento e orientação pelo desporto de jovens em risco de radicalização O presente convite à apresentação de propostas destina-se a executar o programa

Leia mais

38/22. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz

38/22. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz 190 38 a Sessão da Assembleia Geral África e a implementação das resoluções das Nações Unidas relativas à libertação e independência da Namíbia; 6. Vê com satisfação os esforços do Comitê visando a eliminação

Leia mais

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS II Encontro Hispânico-Brasileiro de Saúde e Direitos Humanos Medidas legislativas e processuais no Brasil: PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS Dr José Fernando Maia Vinagre Conselheiro Federal de Medicina

Leia mais

9116/19 JPP/ds JAI.2. Conselho da União Europeia

9116/19 JPP/ds JAI.2. Conselho da União Europeia Conselho da União Europeia ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: DECISÃO DO CONSELHO que autoriza a Comissão Europeia a participar, em nome da União Europeia, nas negociações respeitantes a

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Delegação para as Relações com o Mercosul INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO

PARLAMENTO EUROPEU. Delegação para as Relações com o Mercosul INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009 2014 Delegação para as Relações com o INTRODUÇÃO À DELEGAÇÃO e resumo das actividades realizadas durante a 6ª Legislatura (2004-2009) DV\788511.doc PE409.323v03-00 Contexto geral

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO 2009-2010 Janeiro de 2009 Santiago, Chile A PRIMEIRA REUNIÃO DE VICEMINISTROS DE DEFESA do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS), que é a instancia executiva

Leia mais

Roteiro. 1. As diferentes Equipas. 2. Perfis. 3. Formação. 4. Situações de Exceção requerem medidas de exceção! 5. O caminho já percorrido

Roteiro. 1. As diferentes Equipas. 2. Perfis. 3. Formação. 4. Situações de Exceção requerem medidas de exceção! 5. O caminho já percorrido Roteiro 1. As diferentes Equipas 2. Perfis 3. Formação 4. Situações de Exceção requerem medidas de exceção! 5. O caminho já percorrido 6. Novidades para 2016 As diferentes Equipas - Equipas de Emergência

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA QUINTA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL E EXTRADIÇÃO DAS REMJA

RECOMENDAÇÕES DA QUINTA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL E EXTRADIÇÃO DAS REMJA REUNIÕES DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OEA/Ser.K/XXXIV DE OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.34/12 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 31 maio 2012 Original: espanhol Quinta Reunião do Grupo de Trabalho sobre

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades relacionadas com o fortalecimento da vigilância, atenção

Leia mais

VI Consulta Pública. Fórum de Participação Social do IPPDH. Políticas Públicas Regionais para Crianças e Adolescentes

VI Consulta Pública. Fórum de Participação Social do IPPDH. Políticas Públicas Regionais para Crianças e Adolescentes VI Consulta Pública Fórum de Participação Social do IPPDH Políticas Públicas Regionais para Crianças e Adolescentes O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL convida organizações

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Atua na coordenação das relações internacionais do Estado de Minas Gerais. Responsabilidades: Promoção e supervisão do relacionamento

Leia mais

14098/15 arg/mjb 1 DG C 1

14098/15 arg/mjb 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de novembro de 2015 (OR. fr) 14098/15 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 17 de novembro de 2015 para: Delegações COAFR 334 CFSP/PESC

Leia mais

As pessoas desaparecidas e as suas famílias

As pessoas desaparecidas e as suas famílias SERVIÇO DE ASSESSORAMENTO EM DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO As pessoas desaparecidas e as suas famílias Em conflitos armados e outras situações de violência que não atingem o umbral de um conflito,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Supervisor de Articulação Institucional

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Supervisor de Articulação Institucional OrganizaçãodosEstadosIbero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física Supervisor de Articulação Institucional 1.Projeto:FORTALECIMENTO DO PAPEL

Leia mais

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

ATA DE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Linha Temática A A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ, DA CONFIANÇA, DA SEGURANÇA E DA COOPERAÇÃO NAS AMÉRICAS Subtema I Desenvolver Mecanismos para Fortalecer a Paz, a Segurança e a Cooperação no Hemisfério Equador

Leia mais

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA Os Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homo-Lesbo-Transfobia são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Leia mais

CONVOCATÓRIA. Contato: Luara Lopes Etapas da Convocatória

CONVOCATÓRIA. Contato: Luara Lopes Etapas da Convocatória Contato: Luara Lopes alveslopes@un.org +55 21 99348 5642 www.eird.org/camp-10-15/ O Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNISDR), por meio de seu Escritório Regional para

Leia mais

PAIR Copa e Grandes Obras

PAIR Copa e Grandes Obras PAIR Copa e Grandes Obras INSTITUCIONAL Fruto de uma parceria firmada em 2002 entre o Governo Brasileiro e Organizações Internacionais. O PAIR écoordenado peloprograma Nacional de Enfrentamento da Violência

Leia mais

Ponte de Lima, 4 de dezembro

Ponte de Lima, 4 de dezembro Ponte de Lima, 4 de dezembro Financiar a Adaptação PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS DOMÍNIO SEUR DO ACORDO PARCERIA PORTUGAL

Leia mais

Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira

Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira T U R I S M O Órgão Ministério do Turismo (MTur) Representação Efetiva Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância do CNT Representante Ana Paula de Siqueira Assessora Secretaria Geral da CNC Ações

Leia mais

APOIO PSICOSSOCIAL. Focamos alguns aspetos que podem ser úteis no trabalho diário junto das comunidades.

APOIO PSICOSSOCIAL. Focamos alguns aspetos que podem ser úteis no trabalho diário junto das comunidades. Os desastres naturais e conflitos armados podem causar significativo sofrimento psicológico e social. As feridas emocionais, após um desastre ou conflito, podem ser menos visíveis do que a destruição de

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais.

A FNP também faz parte da Agenda de Convergência representando os governos municipais. . A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a única representante dos municípios brasileiros dirigida exclusivamente por prefeitos e prefeitas em efetivo exercício de mandatos. É organizada em diretoria executiva,

Leia mais

Mecanismo de monitorização. Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos

Mecanismo de monitorização. Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos Mecanismo de monitorização Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos Quais são os objetivos da convenção? A Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra

Leia mais

A COOPERAÇÃO HEMISFÉRICA CONTRA A CORRUPÇÃO: Desenvolvimentos no âmbito da OEA

A COOPERAÇÃO HEMISFÉRICA CONTRA A CORRUPÇÃO: Desenvolvimentos no âmbito da OEA A COOPERAÇÃO HEMISFÉRICA CONTRA A CORRUPÇÃO: Desenvolvimentos no âmbito da OEA A Convenção Interamericana O Mecanismo de Acompanhamento (MESICIC) O Programa Interamericano de Cooperação Conteúdo da apresentação:

Leia mais

Municípios e Comunidades. Saudáveis. Promovendo a qualidade de vida através da Estratégia de Municípios e Comunidades. Saudáveis

Municípios e Comunidades. Saudáveis. Promovendo a qualidade de vida através da Estratégia de Municípios e Comunidades. Saudáveis Organização Pan Americana da Saúde Oficina Regional da Organização Mundial da Saúde Municípios e Comunidades Saudáveis Guia dos prefeitos e outras autoridades locais Promovendo a qualidade de vida através

Leia mais

ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO

ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO SUMÁRIO UM MUNDO EM PLENA MUDANÇA A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO COMO FUNCIONA

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) QUARTO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.4 28 a 30 de janeiro de 2004 CICTE/doc.7/04 rev. 1 Montevidéu, Uruguai 29 janeiro 2004 Original: espanhol

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

GRUPO : MULHER. Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone

GRUPO : MULHER. Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone GRUPO : MULHER Ana Beatriz,,Betânia,,Fernanda,,Gil,, Janaina,, Marizete,, Nazareth,, Rosi,,Sandra,, Simone D I R E T 01: PROMOÇÃO DA INSERÇÃO DA MULHER NOS PROGRAMAS INTERSETORIAIS DE GESTÃO DE RISCOS

Leia mais

Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (SNPDDH)

Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (SNPDDH) (SNPDDH) PAULO ROBERTO MARTINS MALDOS Secretário paulo.maldos@sdh.gov.br Brasília, 09 de março de 2015 Principais responsabilidades da SNPDDH políticas de promoção e defesa dos direitos dos idosos e da

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação de políticas e programas relacionadas com as iniciativas governamentais

Leia mais

FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA)

FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA) FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA) WWF-Brasil O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos,

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018

PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018 PLANO DE ATIVIDADES DA ELO SOCIAL PARA O ANO DE 2018 Sempre como principal objetivo um melhor atendimento para que cada pessoa com deficiência na Elo Social possa desenvolver o seu projeto de Qualidade

Leia mais

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão

PIFCSS. O conhecimento é maior quando é compartilhado. Visão O conhecimento é maior quando é compartilhado Missão Fortalecer a Cooperação Sul-Sul e Triangular no marco ibero-americano, promovendo os seus valores e princípios, para que contribua de forma eficaz ao

Leia mais

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15312/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 9 de dezembro de 2016 para: Delegações MIGR 214 EDUC 419 JEUN

Leia mais

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO OEA/Ser.L/XXIII.4.

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO OEA/Ser.L/XXIII.4. MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO OEA/Ser.L/XXIII.4. DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO MESICIC/CEP-III/doc.4/10 rev.1 INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO 10 dezembro 2010 Original: português Terceira Reunião da Conferência

Leia mais

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social SEDS Gabinete Conselhos Assessorias Diretoria Geral Núcleos Grupo de Recursos Humanos

Leia mais

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018

DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 DECRETO Nº 9.586, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018 Institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente.

A maioria das visitas no site foram do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia, em ordem decrescente. Muito obrigado a todos que participaram da primeira rodada de discussões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. As seis discussões focaram nos temas Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP)

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) I - INTRODUÇÃO A Fundação para a Conservação da Biodiversidade

Leia mais

X CONFERÊNCIA DA RIICOTEC. Assunção, Paraguai

X CONFERÊNCIA DA RIICOTEC. Assunção, Paraguai Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República X CONFERÊNCIA DA RIICOTEC 22 a 24 Setembro 2010 Assunção, Paraguai DA NECESSIDADE AOS DIREITOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Leia mais

ACESSO MAIS SEGURO INTRODUÇÃO PARA SALVAR VIDAS ACESSO MAIS SEGURO PACOTE DE RECURSOS PRÁTICOS SAFER ACCESS

ACESSO MAIS SEGURO INTRODUÇÃO PARA SALVAR VIDAS ACESSO MAIS SEGURO PACOTE DE RECURSOS PRÁTICOS SAFER ACCESS SAFER ACCESS ACESSO MAIS SEGURO PARA SALVAR VIDAS ACESSO MAIS SEGURO INTRODUÇÃO PACOTE DE RECURSOS PRÁTICOS Produzido em cooperação com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Leia mais

EDITAL 002/2017 PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - ÁGORA BRASIL

EDITAL 002/2017 PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - ÁGORA BRASIL Inscrição do CNPJ / MF: 10.400.386/0001-82 Escritório Brasília SCS Quadra 1 Bloco B Sala 307 Brasília - DF Cep: 70308-900 E Telefone: (61) 3041-8288 E-mail: brasilia@oncb.org.br EDITAL 002/2017 PROGRAMA

Leia mais

CONSIDERANDO: A Declaração sobre VIH/SIDA assinada durante a Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Maputo em 2000;

CONSIDERANDO: A Declaração sobre VIH/SIDA assinada durante a Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Maputo em 2000; MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O PROGRAMA CONJUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE VIH/SIDA (ONUSIDA) E A COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) RELATIVO A APOIO PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 5 D. Freire e Almeida Mercosul Mediante a abertura de mercados o estímulo à complementariedade entre as economias nacionais e visando obter uma inserção mais

Leia mais

Observações finais sobre o relatório apresentado por Portugal ao abrigo do artigo 29.º, n.º1, da Convenção *

Observações finais sobre o relatório apresentado por Portugal ao abrigo do artigo 29.º, n.º1, da Convenção * 5 de dezembro de 2018 Original em Inglês CED/C/PRT/CO/1 Comité contra os Desaparecimentos Forçados Observações finais sobre o relatório apresentado por Portugal ao abrigo do artigo 29.º, n.º1, da Convenção

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA A TRIÉNIO 2018/2020

PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA A TRIÉNIO 2018/2020 PROGRAMA DE AÇÃO DA LISTA A TRIÉNIO 2018/2020 CONTEXTO Pontos Fortes Crescimento da massa associativa Consolidação da equipa técnica Consolidação das parcerias nacionais e internacionais Consolidação de

Leia mais

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos

O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos O Espaço Ibero-Americano a comunidade de todos SEGIB Criação: 1994 Definição e objetivo: A SEGIB é o órgão permanente de apoio institucional, técnico e administrativo à Conferência Ibero-Americana e tem

Leia mais

PROJETO Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL em Educação Superior

PROJETO Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL em Educação Superior PROJETO Apoio ao Programa de Mobilidade MERCOSUL em Educação Superior Convocação a Universidades de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai Termos de referência, requisitos e procedimentos Data de abertura:

Leia mais