Visita à Fundação Universidade Federal do Rio Grande FURG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Visita à Fundação Universidade Federal do Rio Grande FURG"

Transcrição

1 MARINHA DO BRASIL INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR ALMIRANTE PAULO MOREIRA Visita à Fundação Universidade Federal do Rio Grande FURG Rio Grande, 26 de novembro de 2014

2 ROTEIRO INTRODUÇÃO MISSÃO E ORGANOGRAMA MEIOS NAVAIS DE APOIO À PESQUISA ASSUNTOS EM ANDAMENTO INFRAESTRUTURA PROJETOS INCT EVENTOS PERSPECTIVAS CONCLUSÃO

3 HISTÓRICO - O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), com sede em Arraial do Cabo, RJ, foi criado com a denominação de Instituto Nacional de Estudos do Mar (INEM) em 26 de abril de Posteriormente, em 12 de março de 1985, o nome do Instituto foi alterado para a atual denominação. - Subordinações: Diretoria-Geral de Navegação (DGN) Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) Em de 31 de março de 2008, teve sua subordinação transferida à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM)

4 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IEAPM

5 MISSÃO Realizar P, D e Inovação e prestar serviços tecnológicos na área de Ciências do Mar, a fim de contribuir para a ampliação do conhecimento e a eficaz utilização do meio ambiente marinho, no interesse da MB e do desenvolvimento socioeconômico do país Biotecnologia Oceanografia Geologia e Geofísica Marinhas Acústica Submarina Meteorologia Engenharias Costeira e Oceânica Instrumentação Oceanográfica Sensoriamento Remoto

6 ORGANOGRAMA DEPARTAMENTO DE PESQUISAS IEAPM-10 Núcleo de Coord. e Apoio IEAPM-101 Grupo de Oc. Física IEAPM-11 Grupo de Oc. Química e Geoquímica IEAPM-12 Grupo de Oc. Biológica IEAPM-13 Grupo de Oc. Geológica e Geofísica IEAPM-14 Grupo de Eng. Oceânica IEAPM-15 Grupo de Acústica Submarina IEAPM-16 Grupo de Sensoriamento Remoto IEAPM-17

7 MEIOS NAVAIS DE APOIO À PESQUISA Laboratório Nacional Embarcado II AvPq Aspirante Moura

8 MEIOS NAVAIS DE APOIO À PESQUISA AvPqOc Diadorim

9 MUSEU OCEANOGRÁFICO HT A RESSURGÊNCIA

10 INFRAESTRUTURA

11 ILHA DO CABO FRIO E CAMPO DE PROVAS

12 LABORATÓRIO DA ILHA DO CABO FRIO

13 INFRAESTRUTURA Laboratório de Recursos Marinhos (LAREMAR) Cultivar organismos marinhos para extração de substâncias bioativas, com aplicações na Farmacologia, produção de Biocidas e estudos de toxinas.

14 ÁREAS PRIORITÁRIAS

15 Comunicações Submarinas Fronteira Monitoramento de parâmetros oceanográficos por métodos acústicos - Previsão do Ambiente Acústico - Estudo da Propagação de Energia Acústica nos Oceanos - Coleta em tempo real de dados oceanográficos - Modelagem e detecção de Feições Oceanográficas Avançada Básica

16 ATIVIDADES BÁSICAS

17 SISTEMA DE OBTENÇÃO DE DADOS PARA A DEFESA - SIODOC OBJETIVO: sistema integrado de obtenção, processamento e apresentação de dados oceanográficos e meteorológicos, de uma área oceânica a ser empregada para atividades de Defesa, Tecnologia Submarina, Engenharia Naval e Pesquisas Científicas correlatas. Site:

18 DETECÇÃO DE FEIÇÕES OCEANOGRÁFICAS POR PLATAFORMA SATELITAIS (DetecFeições) Projeto DOCAAR OBJETIVO OBJETIVO: Utilização combinada de imagens obtidas por satélites (termais, de RADAR e de cor do oceano) para a detecção de feições oceanográficas, em apoio à caracterização operacional do ambiente acústico.

19 ATIVIDADES AVANÇADAS

20 Sistema de Previsão do Ambiente Acústico - SISPRES Objetivo: desenvolver um Sistema de Previsão do Ambiente Acústico, a partir da alimentação de sistemas de cálculos de alcance sonar com uma Base de Dados Ambientais Qualificados, visando o apoio às operações navais e atingir a independência de sistemas estrangeiros.

21 SISTEMA DE PROPAGAÇÃO DA ENERGIA ACÚSTICA PROPENERG Localização da área teste OBJETIVO: ampliar ampliar a capacitação técnico-científicacientífica do IEAPM para a produção de informações acústicas submarinas visando a caracterização dos níveis e fontes do ruído ambiental, a identificação dos parâmetros geoacústicos que influenciam nas perdas da propagação e a realização de experimentos acústicos na área-teste.

22 ÁREAS DE FRONTEIRA

23 LABORATÓRIO DE MONITORAMENTO POR MÉTODOS ACÚSTICOS DA RESSURGÊNCIA - LABMMAR OBJETIVO: instalação de uma estação de monitoramento por métodos acústicos nas proximidades do Cabo Frio. Aplicação Dual: Militar : Estação de comunicação e monitoramento passivo Civil: Monitoramento do fenômeno da ressurgência e controle de área (Pesca ilícita na RESEX, detecção de cardumes e monitoramento da atividade biológica).

24 COMUNICAÇÕES SUBMARINAS - CSub OBJETIVO OBJETIVO: desenvolver sistemas seguros de transmissão de dados, por métodos acústicos, entre plataformas submarinas e estações de terra e entre plataformas submarinas e de superfície.

25 Biotecnologia Marinha Marinha do Brasil IEAPM Universidade Empresas

26 ESTUDOS BIOTECNOLÓGICOS DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS PROVENIENTES DE ORGANISMOS MARINHOS BIONATURA Objetivo: extração de substâncias bioativas a partir de organismos marinhos, visando a síntese dessas substâncias ou análogos para uso em tintas antiincrustantes.

27 REDE DE LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DO AMBIENTE MARINHO - LAQUAMAR - Objetivo: desenvolver a capacitação de RH e a preparação dos laboratórios vinculados aos institutos de pesquisas nacionais, a fim de possibilitar a realização de pesquisa de substâncias bioativas produzidas por organismos marinhos. O projeto visa a sua possível identificação e síntese laboratorial, empregando metodologias sintéticas eficientes com baixo número de etapas e alto rendimento global para posterior disponibilização e produção em escala para uso dual.

28 AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE INCRUSTAÇÃO ATRAVÉS DE MÚLTIPLAS HIPÓTESES DE TRABALHO NA ANTÁRTICA OBJETIVO: avaliar avaliar o potencial de substâncias bioativas extraídas de algas marinhas e avaliação da biocorrosão em ambiente antártico.

29 REVESTIMENTO ANTIINCRUSTANTE COM BAIXA EMISSÃO DE BIOCIDA BASEADO EM UM NOVO PROCESSO DE CONTROLE DA FIXAÇÃO DE ORGANISMOS INCRUSTANTES - LEAF Objetivo: reduzir reduzir o uso de biocida em tintas anti-incrustante; reduzir a zero a liberação dessas substâncias no ambiente e aumentar a vida útil das tintas anti-incrustantes. Parceria Suécia, Reino Unido, Bélgica,Itália, Grécia e Brasil.

30 INIBIÇÃO DA BIOINCRUSTAÇÃO POR AÇÃO DE BACTÉRIAS Objetivo: prospectar, identificar, extrair e purificar os inibidores da comunicação química das bactérias a fim de inibir a bioincrustação.

31 MEIO AMBIENTE MARINHO

32 Gestão e Controle de Informações sobre Bioincrustação e Bioinvasão GEBIO Objetivo: Sistematizar, em um banco de dados, informações sobre espécies de incrustantes da costa brasileira, em substratos naturais e artificiais, respaldado por uma coleção científica dos incrustantes abrigada no IEAPM. Desta forma, será possível subsidiar uma gestão apropriada e as tomadas de decisões para implementação de ações que reduzam os riscos de bionvasão através da bioincrustação pelas atividades nas áreas costeiras, portuárias e offshore. Limpeza de bioincrustação em embarcação Coral-sol, espécie invasora na costa brasileira 32

33 PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE RADIONUCLÍDEOS NA COSTA BRASILEIRA Objetivo: registrar em um banco de dados as concentrações de radionuclídeos artificiais (Cs-137 e Sr-90), em amostras de água, sedimentos e organismos, ao longo de todo o litoral brasileiro.

34 SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE ÁGUA DE LASTRO - SINAL Objetivo: criar, manter e registrar em banco de dados as informações sobre água de lastro obtidas no formulário para informações relativas à água utilizada como Lastro.

35 MONITORAMENTO AMBIENTAL EBN (ITAGUAI) OBJETIVO: monitorar o impacto das atividades atuais e projetadas nas áreas de influência direta e indireta do empreendimento, referentes à biota aquática e qualidade da água.

36 ANÁLISE DE HIDROCARBONETOS Objetivo: Análise comparativa de óleo em amostras provenientes de derrames no mar para identificar os agentes causadores da poluição por óleo nas Águas Jurisdicionais Brasileiras Cliente: DPC/Capitanias O IEAPM encontra-se credenciado pela ANP desde 2007 e acreditado junto ao INMETRO.

37 INCT -Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências do Mar (INCT), conforme edital MCT/CNPq/ FNDCT lançado em 14 de outubro de Mobilizar e agregar, de forma articulada, com atuação em redes, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país. - Proposta inter-institucional, com a liderança do IEAPM.

38 INCT - MAR IEAPM

39 EVENTOS Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite VIII Seminário Brasileiro sobre Água de Lastro 10 a 12 de novembro de 2014

40 Criação do Programa de Pós-Graduação OBJETIVO: Construir um programa de excelênciaao nível de pós-graduação, na área de ciências do mar, focado nos temas de Biotecnologia Marinha e Acústica Submarina em consórcio com universidades. PROCESSO EM ANDAMENTO: Mestrado e Doutorado em Biologia Marinha e Biotecnologia em associação com a Universidade Fluminense.

41 PRÉDIO AMAZÔNIA AZUL

42 PREDIO AMAZONIA AZUL

43 REVITALIZAÇÃO

44 REVITALIZAÇÃO DO IEAPM

45 Que nos apropriemos desse mar com uma posse real, profunda, apaixonada e definitiva. Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva

46 CONTATOS Eliane Gonzalez Rodriguez Chefe do Departamento de Pesquisas Telefone: (22)

O INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR PAULO MOREIRA: Organização, funcionamento e contribuição ao mundo da ciência

O INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR PAULO MOREIRA: Organização, funcionamento e contribuição ao mundo da ciência O INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR ALMIRANTE PAULO MOREIRA: Organização, funcionamento e contribuição ao mundo da ciência 1 º Encontro do núcleo de pesquisa Aplicada em Pesca da Região Sudeste II Abril - 2008

Leia mais

SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA MARINHA SecCTM

SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA MARINHA SecCTM SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA MARINHA SecCTM Contra-Almirante Alfredo Martins Muradas Fórum RNP 2016: Ciência, Tecnologia e Inovação em Rede SUMÁRIO O Sistema de CT&I da MB (SCTMB) As

Leia mais

Evolução da Oceanografia na FURG

Evolução da Oceanografia na FURG Evolução da Oceanografia na FURG 1969 Criação da FURG 1975 Projeto Atlântico 1978 Base Oceanográfica Atlântica 1970 Curso de Oceanologia 1976 Navio Atlântico Sul Lancha Larus 1979 PPG em Oceanografia Biológica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 01/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 10:23:36

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 01/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 10:23:36 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 01/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 10:23:36 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Oceanografia Ensino Superior Oceanógrafo Integral Tipo: Curso Modalidade:

Leia mais

Investimentos em P&D. Investimentos em P&D

Investimentos em P&D. Investimentos em P&D EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E DOS PREÇOS 2.000 140 Em Mboe/d 1.500 1.000 500 120 100 80 60 40 20 Em US$/barril 0 0 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Produção ( em Mboe/d) Brent

Leia mais

A infraestrutura de dados do ambiente marinho e o contributo para a Diretiva INSPIRE

A infraestrutura de dados do ambiente marinho e o contributo para a Diretiva INSPIRE A infraestrutura de dados do ambiente marinho e o contributo para a Diretiva INSPIRE Seminário sobre a diretiva Inspire - Ordem dos Engenheiros Auditório da Sede da Região Sul, Lisboa, Lisboa 27 de Fevereiro

Leia mais

OPORTUNIDADE DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

OPORTUNIDADE DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA OPORTUNIDADE DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Orientador: Antonio Henrique da Fontoura Klein. E-mail: antonio.klein@ufsc.br Perfil: O candidato a esta bolsa deverá ser graduando em ciências exatas, preferencialmente

Leia mais

O Instituto Hidrográfico (IH): Ciência e Tecnologia do Mar ao serviço dos Países da Lusofonia

O Instituto Hidrográfico (IH): Ciência e Tecnologia do Mar ao serviço dos Países da Lusofonia O Instituto Hidrográfico (IH): Ciência e Tecnologia do Mar ao serviço dos Países da Lusofonia Carlos Ventura Soares Capitão-de-mar-e-guerra Engenheiro Hidrógrafo DIRECTOR TÉCNICO Encontro sobre Produtos

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR ALMIRANTE PAULO MOREIRA APRESENTAÇÃO BIÓL. EDUARDO FAGUNDES NETTO

INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR ALMIRANTE PAULO MOREIRA APRESENTAÇÃO BIÓL. EDUARDO FAGUNDES NETTO I NS T IT U TO D E ES T U DO S D O M A R AL M I RA NTE PAUL O MO RE IR A 18/5/2008 MARINHA DO BRASIL INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR ALMIRANTE PAULO MOREIRA M A R I N H A D O B R A S I L 1 9 8 4 2 0 0 4 20

Leia mais

Observato rio Oceânico da Madeira- OOM (M FEDER )

Observato rio Oceânico da Madeira- OOM (M FEDER ) Observato rio Oceânico da Madeira- OOM (M1420-01-0145-FEDER-000001) SRDITI = 1ª medida do PIDTI ARDITI = 2ª medida do PIDTI OOM - OBSERVATÓRIO OCEÂNICO DA MADEIRA Consórcio regional de várias entidades

Leia mais

Agricultura. Integra um grande número de formatos de imagens aéreas, satélite, radar ou térmicas;

Agricultura. Integra um grande número de formatos de imagens aéreas, satélite, radar ou térmicas; Aplicações O software ENVI é usado por inúmeras organizações e instituições em todo o mundo. Abaixo apresentamos alguns exemplos das diferentes aplicações. Verifique a sua área de interesse! Agricultura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.041, DE 11 DE ABRIL DE 2003.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.041, DE 11 DE ABRIL DE 2003. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º.0, DE DE ABRIL DE 00. Homologa o Parecer n.º /0CEG, que aprova a regulamentação do Currículo do

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO COMÉRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 47/15 - CEPE

RESOLUÇÃO N o 47/15 - CEPE RESOLUÇÃO N o 47/15 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Oceanografia do Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo

Leia mais

INPE- INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS

INPE- INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE- INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS Missão: produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil. Produzir

Leia mais

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Assessoria ambiental estratégica A Cia Ambiental presta serviços de consultoria, auditoria, elaboração e execução de estudos e programas ambientais.

Leia mais

COMMUNICATION AND DESIGN MANUAL NUNO VASCO RODRIGUES DOCUMENTO. Definição do âmbito do projeto SNIMar. Junho, 2015 EEA GRANTS NORWAY GRANTS

COMMUNICATION AND DESIGN MANUAL NUNO VASCO RODRIGUES DOCUMENTO. Definição do âmbito do projeto SNIMar. Junho, 2015 EEA GRANTS NORWAY GRANTS 1 EEA GRANTS NORWAY GRANTS COMMUNICATION AND DESIGN MANUAL DOCUMENTO Definição do âmbito do projeto SNIMar NUNO VASCO RODRIGUES Junho, 2015 Definição do âmbito do projeto SNIMar Índice Resumo... 1 Abstract...

Leia mais

COMMUNICATION AND DESIGN MANUAL NUNO VASCO RODRIGUES DOCUMENTO. Definição do âmbito do projeto SNIMar. Junho, 2015 EEA GRANTS NORWAY GRANTS

COMMUNICATION AND DESIGN MANUAL NUNO VASCO RODRIGUES DOCUMENTO. Definição do âmbito do projeto SNIMar. Junho, 2015 EEA GRANTS NORWAY GRANTS 1 EEA GRANTS NORWAY GRANTS COMMUNICATION AND DESIGN MANUAL DOCUMENTO Definição do âmbito do projeto SNIMar NUNO VASCO RODRIGUES Junho, 2015 1 Índice Resumo... 2 Abstract... 2 Introdução... 3 Integração

Leia mais

Observatório Oceânico da Madeira- OOM (M FEDER )

Observatório Oceânico da Madeira- OOM (M FEDER ) Observatório Oceânico da Madeira- OOM (M1420-01-0145-FEDER-000001) SRDITI = 1ª medida do PIDTI ARDITI = 2ª medida do PIDTI TURISMO, Recursos e Tecnologias do MAR OOM - OBSERVATÓRIO OCEÂNICO DA MADEIRA

Leia mais

Sistema de Contramedida Electrônica - SCE Jammer. RCIEDBlocker. DroneBlocker. ComBlocker. Sistemas Eletro-Ópticos Giroestabilizados

Sistema de Contramedida Electrônica - SCE Jammer. RCIEDBlocker. DroneBlocker. ComBlocker. Sistemas Eletro-Ópticos Giroestabilizados No segmento de Defesa e Segurança Pública, a IACIT desenvolve, fabrica e instala equipamentos e sistemas aplicados à vigilância terrestre, aérea e marítima, comunicação militar e jammers. Sistema de Contramedida

Leia mais

Aumentar a Literacia Cientifica e do Oceano: Recursos pedagógicos aplicados no CIIMAR. Marta Correia

Aumentar a Literacia Cientifica e do Oceano: Recursos pedagógicos aplicados no CIIMAR. Marta Correia Aumentar a Literacia Cientifica e do Oceano: Recursos pedagógicos aplicados no CIIMAR Marta Correia CIIMAR É uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto e

Leia mais

Energia das Ondas do Mar. Laboratório de Tecnologia Submarina COPPE/UFRJ

Energia das Ondas do Mar. Laboratório de Tecnologia Submarina COPPE/UFRJ Energia das Ondas do Mar Laboratório de Tecnologia Submarina COPPE/UFRJ Histórico Introdução 1799 Primeira Patente que se tem notícia; 1909 Iluminação Pública no Cais da Praia de Huntington; 1945 Segunda

Leia mais

Instituto de Oceanografia FURG. Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica PPGOFQG. CAPES Conceito 5

Instituto de Oceanografia FURG. Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica PPGOFQG. CAPES Conceito 5 Instituto de Oceanografia FURG Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica PPGOFQG CAPES Conceito 5 Rio Grande Evolução da Oceanografia na FURG 1969 Criação da FURG 1975 Projeto

Leia mais

Essencial para a navegação intermarítima

Essencial para a navegação intermarítima Água de lastro Essencial para a navegação intermarítima Proporciona equilíbrio e estabilidade aos navios sem carga Segurança e eficiência das operações de navegação modernas Água de lastro O transporte

Leia mais

Universidade Estatal Russa de petróleo e gás "Gubkin" (RGUNIG) Custos de mestrados

Universidade Estatal Russa de petróleo e gás Gubkin (RGUNIG) Custos de mestrados Universidade Estatal Russa de "Gubkin" (RGUNIG) Custos de mestrados-- Código Mestrado Perfis Duração Custo anual em rublos - MBA Administração de negócios na indústria de petroleelos e gás. - MBA Administração

Leia mais

Audiência Pública Santos Março de 2018

Audiência Pública Santos Março de 2018 Audiência Pública Santos Março de 2018 1 TEMAS ABORDADOS EIA-RIMA Área de Estudo Diagnóstico Ambiental Impactos e Medidas Área de Influência EIA-RIMA Projetos Ambientais Análise de Riscos Ambientais Conclusão

Leia mais

COPPE/UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA. Construindo competências para o futuro do setor de óleo e gás

COPPE/UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA. Construindo competências para o futuro do setor de óleo e gás COPPE/UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA Construindo competências para o futuro do setor de óleo e gás Diretoria Edson Hirokazu Watanabe, Diretor Romildo Dias

Leia mais

Milton Kampel OBT/DSR

Milton Kampel OBT/DSR Coordenação-Geral de Observação da Terra Plano de Gestão Milton Kampel OBT/DSR milton@dsr.inpe.br Sessão pública realizada em 16/12/2013, Auditório CEA II, SJC, SP Roteiro Introdução Considerações iniciais

Leia mais

Ilhas de Cabo Verde Islands

Ilhas de Cabo Verde Islands Ilhas de Cabo Verde Islands Desafios duma Oceanografia Costeira em Cabo Verde Challenges of Coastal Oceanography in Cabo Verde Rui Freitas (FECM/Uni-CV) Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar Universidade

Leia mais

A Estratégia Nacional para o Mar

A Estratégia Nacional para o Mar A Estratégia Nacional para o Mar A Estratégia Nacional para o Mar lançada em 2006 pelo Governo da República constitui um instrumento político fundamental para que Portugal possa proteger e valorizar o

Leia mais

Tecnologias em acústica submarina

Tecnologias em acústica submarina Tecnologias em acústica submarina Cristiano Soares MarSensing Lda. Se parar o seu barco e colocar um longo tubo na água e a outra extremidade no seu ouvido, você ouvirá navios a uma grande distância de

Leia mais

Audiência Pública Angra dos Reis Março de 2018

Audiência Pública Angra dos Reis Março de 2018 Audiência Pública Angra dos Reis Março de 2018 1 TEMAS ABORDADOS EIA-RIMA Área de Estudo Diagnóstico Ambiental Impactos e Medidas Área de Influência EIA-RIMA Projetos Ambientais Análise de Riscos Ambientais

Leia mais

Ética Ser coerente, justo e transparente nas atitudes, ações e atividades desenvolvidas.

Ética Ser coerente, justo e transparente nas atitudes, ações e atividades desenvolvidas. Portfólio ambiental A Cia Ambiental Desde 2003, a Cia Ambiental oferece a seus clientes assessoria técnica especializada e atualizada na área de meio ambiente. A empresa conta com uma equipe multidisciplinar

Leia mais

INCT em Ciências do Mar de Estudos dos Processos Oceanográficos Integrados da Plataforma ao Talude (INCT-PRO-OCEANO)

INCT em Ciências do Mar de Estudos dos Processos Oceanográficos Integrados da Plataforma ao Talude (INCT-PRO-OCEANO) INCT em Ciências do Mar de Estudos dos Processos Oceanográficos Integrados da Plataforma ao Talude (INCT-PRO-OCEANO) Ricardo Coutinho IEAPM Rio Grande 21.11.2011 FATORES MOTIVADORES Décadas de 70 e 80

Leia mais

Avelino Langa

Avelino Langa Sensoriamento Remoto das Águas Marinhas ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS MARINHAS E COSTEIRAS Radar Altímetro OTGA-UEM Training Course: Fundamentos da Gestão de Dados Oceanográficos Radar Altímetro Avelino

Leia mais

SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES...

SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES... SUMÁRIO TELEMAC3D... 3 SISYPHE... 4 TOMAWAC... 5 ECOS... 6 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES... 7 CONVERSÃO DE ENERGIA DE CORRENTES... 8 ANOTAÇÕES... 9 2 www.lansd.furg.br TELEMAC3D O LANSD desenvolve pesquisas

Leia mais

OS ODS NOS LABORATÓRIOS DO ESTADO (MAR, Instituto Português do Mar e da Atmosfera)

OS ODS NOS LABORATÓRIOS DO ESTADO (MAR, Instituto Português do Mar e da Atmosfera) OS ODS NOS LABORATÓRIOS DO ESTADO (MAR, Instituto Português do Mar e da Atmosfera) IPMA ORGANISMO CIENTÍFICO E NÃO REGULATÓRIO COMO INTEGRÁMOS OS ODS NA NOSSA MISSÃO ODS 14 e ODS 13 MAR Reforço do Conhecimento

Leia mais

Audiência Pública Caraguatatuba Março de 2018

Audiência Pública Caraguatatuba Março de 2018 Audiência Pública Caraguatatuba Março de 2018 TEMAS ABORDADOS EIA-RIMA Área de Estudo Diagnóstico Ambiental Impactos e Medidas Área de Influência EIA-RIMA Projetos Ambientais Análise de Riscos Ambientais

Leia mais

3º Ciclo de Palestras sobre. Pré-Sal - o Papel da. Defesa do Patrimônio e Alocação de Recursos para essa Finalidade.

3º Ciclo de Palestras sobre. Pré-Sal - o Papel da. Defesa do Patrimônio e Alocação de Recursos para essa Finalidade. 3º Ciclo de Palestras sobre Defesa Nacional Pré-Sal - o Papel da Marinha ih do Brasil na Defesa do Patrimônio e Alocação de Recursos para essa Finalidade. Apresentação para a Comissão de Relações Exteriores

Leia mais

Perspectivas Institucionais da Oceanografia para a Próxima Década. Ana Maria Setubal Pires Vanin Instituto Oceanográfico da USP

Perspectivas Institucionais da Oceanografia para a Próxima Década. Ana Maria Setubal Pires Vanin Instituto Oceanográfico da USP Perspectivas Institucionais da Oceanografia para a Próxima Década Ana Maria Setubal Pires Vanin Instituto Oceanográfico da USP Novembro/2011 DESAFIOS INFRAESTRUTURA INTERNACIONALIZAÇÃO INCREMENTO DA CAPACIDADE

Leia mais

5. Batimetria Aplicada

5. Batimetria Aplicada Hidrografia Programa 1. Introdução Definição e objectivo da Hidrografia Especificações e Organizações Hidrográficas 2. Referência Vertical Marés Variação do nível do Mar Fundamentos de Maré Observação

Leia mais

A Atividades Piscatória

A Atividades Piscatória A Atividades Piscatória A Pesca é a captura e extração de peixes e outras espécies aquáticas do seu meio natural como invertebrados, crustáceos e moluscos. Ancestralmente, é uma das atividades económicas

Leia mais

Os Laboratórios do Estado (LE) no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Os Laboratórios do Estado (LE) no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) Os Laboratórios do Estado (LE) no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) Os Laboratórios do Estado (LE), entidades produtoras de conhecimento científico e de desenvolvimento tecnológico, constituem

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016 PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 22 NOVEMBRO 2016 DO BRASIL CEEEX SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO

Leia mais

PUBLICAÇÕES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO MIGUENS CAP. 12

PUBLICAÇÕES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO MIGUENS CAP. 12 PUBLICAÇÕES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO MIGUENS CAP. 12 250 DE ACORDO COM O EDITAL... JÁ VIMOS OUTRO MÓDULO 251 1 DE ACORDO COM O MIGUENS... NÃO CAI OUTRO MÓDULO 252 OUTROS DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS PUBLICADOS

Leia mais

DR. MÁRIO LUIZ CONTE DA FROTA JÚNIOR Diretor-Presidente POTENCIAL DA BIOTECNOLOGIA MARINHA PARA OS NOVOS RUMOS DA ECONOMIA

DR. MÁRIO LUIZ CONTE DA FROTA JÚNIOR Diretor-Presidente POTENCIAL DA BIOTECNOLOGIA MARINHA PARA OS NOVOS RUMOS DA ECONOMIA DR. MÁRIO LUIZ CONTE DA FROTA JÚNIOR Diretor-Presidente POTENCIAL DA BIOTECNOLOGIA MARINHA PARA OS NOVOS RUMOS DA ECONOMIA Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43421, sala 117 - Campus do Vale da UFRGS -

Leia mais

Projeto MARISCOMAC. MAC/2.3d/097. Jornada de presentación de los proyectos aprobados com Cabo verde, Praia, 28 y 29 de junio de 2017

Projeto MARISCOMAC. MAC/2.3d/097. Jornada de presentación de los proyectos aprobados com Cabo verde, Praia, 28 y 29 de junio de 2017 Projeto MARISCOMAC Desenvolvimento de condições técnico-científicas, formação, transferência de tecnologia e conhecimento, visando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia

Leia mais

SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ

SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ SETEC SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAPÁ criada através da Lei no 0452, de 09 de junho de 1999 Aristóteles Viana Fernandes Secretário I Fórum de Ciência, Tecnologia & Inovação do Estado

Leia mais

Projeto PLASMAR...16 Projecto GoJelly: de poluição de plásticos a solução gelatinosa II.4. Sessão III OOM Conhecimento e conservação da

Projeto PLASMAR...16 Projecto GoJelly: de poluição de plásticos a solução gelatinosa II.4. Sessão III OOM Conhecimento e conservação da Índice I. Sobre este workshop... 3 II. Programa... 4 II.1. Sessão de Abertura... 5 O Observatório Oceânico da Madeira... 5 II.2. Sessão I... 5 Promoção da literacia do oceano na RAM: o contributo do Projeto

Leia mais

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODOS DE ATUAÇÃO Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL EXPECTATIVAS novos negócios AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS

Leia mais

O Futuro da Ciência em Portugal

O Futuro da Ciência em Portugal O Futuro da Ciência em Portugal Financiamento e Sustentabilidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e o Novo Quadro Comunitário apresentação do Fórum dos CCs dos Laboratórios do Estado José Manuel

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAMPO DE TEMPERATURA DO AR SOBRE O OCEANO ATLÂNTICO ADJACENTE À COSTA SUDESTE DO BRASIL

DISTRIBUIÇÃO DO CAMPO DE TEMPERATURA DO AR SOBRE O OCEANO ATLÂNTICO ADJACENTE À COSTA SUDESTE DO BRASIL DISTRIBUIÇÃO DO CAMPO DE TEMPERATURA DO AR SOBRE O OCEANO ATLÂNTICO ADJACENTE À COSTA SUDESTE DO BRASIL Márcia Cristina dos Santos Abreu Aline Inocêncio Santana Tânia Ocimoto Oda Gustavo Vaz de Melo Instituto

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DA CARREIRA DE PESQUISA EDITAL 01/2008 O DIRETOR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS

Leia mais

Instituto de Oceanografia FURG. Seminário. Avanços e perspectivas da Oceanografia Núcleo de Oceanografia Física

Instituto de Oceanografia FURG. Seminário. Avanços e perspectivas da Oceanografia Núcleo de Oceanografia Física Instituto de Oceanografia FURG Seminário Avanços e perspectivas da Oceanografia 2012-2022 Núcleo de Oceanografia Física Apresentador: Prof. Mauricio M. Mata Histórico Origem: Setor de Oceanografia Física,

Leia mais

Rua Agostinho Barbalho, nº 77, ap 503, bl 2, Madureira, Rio de Janeiro RJ. cep

Rua Agostinho Barbalho, nº 77, ap 503, bl 2, Madureira, Rio de Janeiro RJ. cep PROPAGAÇÃO DE ONDAS NA BACIA DE CAMPOS, FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL: SUBSÍDIOS PARA ESTUDOS DE INCIDÊNCIA DE ONDAS NAS MARGENS NORTE E SUL DO DELTA E EROSÃO COSTEIRA. Souza, R. D. 1 ; Bulhões, E. M. R. 2

Leia mais

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM BIOSSINTÉTICOS

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM BIOSSINTÉTICOS INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM BIOSSINTÉTICOS Localização e Temática dos Institutos SENAI de Inovação PA: Tecnologias Minerais CE: Tecnologias Construtivas RN: Energias Renováveis AM: Microeletrônica TOTAL

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Mestrado: CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS CH Créd. Atividades de Pesquisa I 15 1 Dissertação de Mestrado 30 2 Elaboração de Dissertação - - Estatística para Experimentos I 45 3 Fundamentos

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DA ÁFRICA FORTALECENDO A SEGURANÇA MARÍTIMA NA ÁFRICA ILHAS SEYCHELLES 19 a 23 de março de 2018

CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DA ÁFRICA FORTALECENDO A SEGURANÇA MARÍTIMA NA ÁFRICA ILHAS SEYCHELLES 19 a 23 de março de 2018 CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DA ÁFRICA FORTALECENDO A SEGURANÇA MARÍTIMA NA ÁFRICA ILHAS SEYCHELLES 19 a 23 de março de 2018 INTERCÂMBIO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES O caso da região AfOI-OI -----------------------------------------------------------

Leia mais

Especificidades Técnicas na Avaliação Ambiental para Atividades Eólicas Offshore

Especificidades Técnicas na Avaliação Ambiental para Atividades Eólicas Offshore Especificidades Técnicas na Avaliação Ambiental para Atividades Eólicas Offshore Carlos Leandro - Ambipetro INTRODUÇÃO O conhecimento das condições ambientais em particular, as meteoceanográficas (i.e.

Leia mais

Programa de Vigilância Marítima Integrada

Programa de Vigilância Marítima Integrada ANAIS DA 65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC RECIFE, PE JULHO/2013 Programa de Vigilância Marítima Integrada 1. Introdução Com o propósito de apresentar o Programa de Vigilância Marítima Integrada (ProVMInt), conceituado

Leia mais

Serviço Geológico do Brasil CPRM Atuação na Amazônia Occidental

Serviço Geológico do Brasil CPRM Atuação na Amazônia Occidental Serviço Geológico do Brasil CPRM Atuação na Amazônia Occidental Andre Luis Martinelli Real dos Santos MISSÃO Gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

OCEANÓGRAFIA USP A PROFISSÃO DE OCEANÓGRAFO

OCEANÓGRAFIA USP A PROFISSÃO DE OCEANÓGRAFO OCEANÓGRAFIA USP A PROFISSÃO DE OCEANÓGRAFO O oceanógrafo é um profissional de formação técnico-científica direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais

Leia mais

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG A Marinha do Brasil está empregando cerca de 400 militares no monitoramento dos rejeitos minerais da barragem da Samarco, em

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP)

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP) ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS Comissão Interamericana de Portos (CIP) PROJETO DE DECLARAÇÃO DO PANAMÁ SOBRE DIRETRIZES PARA A PROTEÇÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA Os Estados Membros da Organização dos Estados

Leia mais

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA ITOPF / TRANSPETRO SEMINAR - 18/NOV/2009 - SUMÁRIO 1. REFERÊNCIAS LEGAIS 1.1. Atribuições da Autoridade Marítima 1.2. Legislações

Leia mais

Diretoria de Portos e Costas

Diretoria de Portos e Costas MARINHA DO BRASIL Diretoria de Portos e Costas Convenções Internacionais O Brasil frente ao Cenário Mundial Ordem dos Advogados do Brasil - RJ 02SET2016 1 SUMÁRIO SUMÁRIO - Introdução - Atribuições da

Leia mais

ISSN IEAPM. Número Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. uturo. Pesquisando o mar. A Ressurgência.

ISSN IEAPM. Número Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. uturo. Pesquisando o mar. A Ressurgência. ISSN 1982-2790 IEAPM Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira Número 2. 2008 Pesquisando o mar ar, rumo ao futur uturo A Ressurgência. 2008 1 2 A Ressurgência. 2008 IEAPM Palavras do Diretor

Leia mais

Dinâmica espaço-temporal da navegação de arqueação bruta superior a 300 toneladas na Bacia de Santos

Dinâmica espaço-temporal da navegação de arqueação bruta superior a 300 toneladas na Bacia de Santos Dinâmica espaço-temporal da navegação de arqueação bruta superior a 300 toneladas na Bacia de Santos Erica Patias Unidade de Exploração da Bacia de Santos - Petrobras Roteiro Introdução Objetivo Material

Leia mais

Centro de Tecnologia Usiminas

Centro de Tecnologia Usiminas Centro de Tecnologia Usiminas Unidade Rio 11/02/2011 Agenda Centro de Tecnologia Usiminas Unidade Rio Relacionamento com a UFRJ Outros investimentos em P&D Centro de Tecnologia Usiminas Unidade Rio Plano

Leia mais

Tabela I ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA

Tabela I ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA Tabela I ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA Possíveis Saídas Profissionais: As engenheiras e os engenheiros electrotécnicos podem exercer a sua actividade profissional em: a) projecto de instalações eléctricas,

Leia mais

Centro de Hidrografia da Marinha

Centro de Hidrografia da Marinha Técnicas modernas de projeto de acessos náuticos com base na norma ABNT NBR 13246-2017 Técnicas para definição das Condições Meteorológicas e Ambientais CF Márcio Borges Superintendência de Meteorologia

Leia mais

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa Macaé (P 70) Por Willian Dampier Jr O Diário Oficial de 02 de dezembro de 2016, na página 33, publicou Aviso de Licitação do CPN para a contratação de empresa

Leia mais

Os programas de desenvolvimento e de inovação do Serviço Geológico Brasileiro e a cooperação com o Serviço Geológico Alemão (BGR/DERA) Eduardo Ledsham

Os programas de desenvolvimento e de inovação do Serviço Geológico Brasileiro e a cooperação com o Serviço Geológico Alemão (BGR/DERA) Eduardo Ledsham Serviço Geológico do Brasil Os programas de desenvolvimento e de inovação do Serviço Geológico Brasileiro e a cooperação com o Serviço Geológico Alemão (BGR/DERA) Eduardo Ledsham II Simpósio Brasil-Alemanha

Leia mais

Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Anexo B. Habilitações. Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2

Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Anexo B. Habilitações. Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2 UFRJ Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra Anexo B Habilitações Habilitação: Analista de Suporte à Decisão... B-2 Habilitação: Ciências da Terra e Patrimônio Natural... B-5 Habilitação: Sensoriamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO BOLETIM OFICIAL NÚMERO ESPECIAL SUMÁRIO 01- EDITAL Nº 47/2014 Resultado de Concurso Público para Docente de Magistério Superior Adjunto Abertura

Leia mais

Gestão dos Recursos Marinhos

Gestão dos Recursos Marinhos Encontro Regional Eco-Escolas região Norte- 15 fevereiro 2019 Gestão dos Recursos Marinhos Sandra Ramos ssramos@ciimar.up.pt Instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade

Leia mais

Potencial de demanda para atividades espaciais no Brasil

Potencial de demanda para atividades espaciais no Brasil Workshop dos Resultados dos Estudos Temáticos 13-14 de dezembro de 2006 Potencial de demanda para atividades espaciais no Brasil Grupo Temático 1 Demandas Grupo Temático 1 GT1 DEMANDAS Equipe: Coordenador:

Leia mais

ANO OE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

ANO OE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ANO OE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PROGRAMAÇÃO 2018 CONTRIBUTOS DOS ÓRGÃOS NACIONAIS E REGIONAIS BASTONÁRIO Conferência de abertura A mudança do paradigma energético Produção, eficiência, consumos e interconectividade

Leia mais

Grade Curricular - Meteorologia

Grade Curricular - Meteorologia Grade Curricular - Meteorologia SEMESTRE 1 ACA0115 Introdução às Ciências Atmosféricas 6 0 6 AGM0113 Introducao a Meteorologia 6 0 6 AGM0115 Introducao as Ciencias Atmosfericas 6 0 6 FAP0100 Introdução

Leia mais

ECONOMIA DO MAR. Estudo de Tendências

ECONOMIA DO MAR. Estudo de Tendências ECONOMIA DO MAR Estudo de Tendências TENDÊNCIA Fenômeno social ou tecnológico de alto poder de impacto, cujo desenvolvimento, por vezes já em curso, indica durabilidade em horizontes temporais futuros.

Leia mais

Mais de 200 funcionários trabalham na obra da nova estação prevista para ser inaugurada em março de 2019.

Mais de 200 funcionários trabalham na obra da nova estação prevista para ser inaugurada em março de 2019. Reconstrução da estação brasileira na Antártica na fase final 1 Mais de 200 funcionários trabalham na obra da nova estação prevista para ser inaugurada em março de 2019. Por Taciana Moury As obras da nova

Leia mais

Mapeamento e zoneamento de Recursos Marinhos do Estado

Mapeamento e zoneamento de Recursos Marinhos do Estado Mapeamento e zoneamento de Recursos Marinhos do Estado 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 6 4. ESPECÍFICAÇÃO... 6 4.1. Requisitos... 6 4.2. Premissas...

Leia mais

Estabelecimento de Ensino: Instituto Universitário Militar. Unidade Orgânica: Escola Naval

Estabelecimento de Ensino: Instituto Universitário Militar. Unidade Orgânica: Escola Naval Estabelecimento de Ensino: Instituto Universitário Militar Unidade Orgânica: Escola Naval Mestrado Integrado em Ciências Militares Navais, na especialidade de Administração Naval Publicado em Diário da

Leia mais

Organograma - Diretoria de Portos e Costas

Organograma - Diretoria de Portos e Costas Organograma - Diretoria de Portos e Costas Anexo A do Regimento Interno da DPC. Gabinete 01.1 Seção de Inteligência 01.2 Assessoria para Atividades Marítimas Internacionais Assessoria Jurídica 01.3 01.4

Leia mais

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada BIOTA/FAPESP - Araçá Motivação Impactos em regiões costeiras são problemas globais http://www.nceas.ucsb.edu/globalmarine

Leia mais

PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011

PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011 PELD-FURG Reunião nr. 4: nov. 2011 Pauta (17 novembro 2011) Apresentação do novo Portal PELD FURG novo; Sobre Banco de Dados PELD; Geral Projeto: Relatório e Orçamento; Apresentações curtas (15 min): -Zooplancton:

Leia mais

Lotação:UFPA- Instituto de Geociências- regime de trabalho : Dedicação Exclusiva. Tema do Concurso Itens( Pontos) das Provas Escrita e Didática

Lotação:UFPA- Instituto de Geociências- regime de trabalho : Dedicação Exclusiva. Tema do Concurso Itens( Pontos) das Provas Escrita e Didática SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS ANEXO II do -Edital n. 65, de 23.02.2011- UFPA Temas dos Concursos, nº de vagas, Itens para as Provas Escrita e Didática. Lotação:UFPA-

Leia mais

REIVINDICAÇÃO BRASILEIRA SOBRE A AMPLIAÇÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL JURÍDICA. Jade Zarichta Costa

REIVINDICAÇÃO BRASILEIRA SOBRE A AMPLIAÇÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL JURÍDICA. Jade Zarichta Costa REIVINDICAÇÃO BRASILEIRA SOBRE A AMPLIAÇÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL JURÍDICA Jade Zarichta Costa Breve evolução histórica do direito do mar Breve evolução histórica do direito do mar Tardia conscientização

Leia mais

Cartas de Sensibilidade a Derramamento de Óleo Costeira e Terrestre. Prof Dr Paulo Márcio Leal de Menezes ICA SBC - UFRJ

Cartas de Sensibilidade a Derramamento de Óleo Costeira e Terrestre. Prof Dr Paulo Márcio Leal de Menezes ICA SBC - UFRJ Cartas de Sensibilidade a Derramamento de Óleo Costeira e Terrestre Prof Dr Paulo Márcio Leal de Menezes ICA SBC - UFRJ pmenezes@acd.ufrj.br 1 Introdução Cartografia Temática Cartografia Ambiental Cartografia

Leia mais

Ponte de Lima, 4 de dezembro

Ponte de Lima, 4 de dezembro Ponte de Lima, 4 de dezembro Financiar a Adaptação PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS DOMÍNIO SEUR DO ACORDO PARCERIA PORTUGAL

Leia mais

Proposta de Gestão da OBT

Proposta de Gestão da OBT Proposta de Gestão da OBT Leila Fonseca Tecnologista Senior Divisão de Processamento Digital de Imagens Coordenação de Observação da Terra Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Agenda Formação e Atuação

Leia mais

O PAPEL DA FACEPE NO FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM PERNAMBUCO. ABRAHAM BENZAKEN SICSU Diretor Presidente

O PAPEL DA FACEPE NO FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM PERNAMBUCO. ABRAHAM BENZAKEN SICSU Diretor Presidente O PAPEL DA FACEPE NO FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM PERNAMBUCO ABRAHAM BENZAKEN SICSU Diretor Presidente FACEPE 2 Histórico da Fundação 1988/1989 Promulgação da Constituição Estadual Criação

Leia mais

COPPE inaugura o LabSonar para desenvolver o Sonar do Submarino Nuclear Brasileiro

COPPE inaugura o LabSonar para desenvolver o Sonar do Submarino Nuclear Brasileiro COPPE inaugura o LabSonar para desenvolver o Sonar do Submarino Nuclear Brasileiro COPPE - Foto Info Abril O Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de

Leia mais

Estrutura da Comunidade Fitoplanctônica: Da Molécula à Escala Global

Estrutura da Comunidade Fitoplanctônica: Da Molécula à Escala Global Anúncio sobre Programa de Treinamento Estrutura da Comunidade Fitoplanctônica: Da Molécula à Escala Global Curso de Treinamento Patrocinado pela Fundação Nippon (Nippon Foundation - NF) e pelo POGO - Parceria

Leia mais

10º Encontro Anual PRH / ANP. Painel: A contribuição do CT-PETRO na formação de Recursos Humanos para o setor de Petróleo e Gás

10º Encontro Anual PRH / ANP. Painel: A contribuição do CT-PETRO na formação de Recursos Humanos para o setor de Petróleo e Gás 10º Encontro Anual PRH / ANP 18-19.06.2008 Painel: A contribuição do CT-PETRO na formação de Recursos Humanos para o setor de Petróleo e Gás Rogério Amaury de Medeiros Área de Planejamento medeiros@finep.gov.br

Leia mais

As Ações do Plano Setorial para os Recursos do Mar

As Ações do Plano Setorial para os Recursos do Mar SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR SECIRM As Ações do Plano Setorial para os Recursos do Mar CMG (T) Marise S. Carneiro Rio Grande, RS, em 22 de novembro de 2011 Roteiro A

Leia mais

A Convenção da IMO, a NORMAM-20 e os Portos Brasileiros

A Convenção da IMO, a NORMAM-20 e os Portos Brasileiros A Convenção da IMO, a NORMAM-20 e os Portos Brasileiros Uirá Cavalcante Oliveira Especialista em Regulação / Oceanógrafo Gerência de Meio Ambiente / ANTAQ É a água com suas partículas suspensas levada

Leia mais

ADMINISTRAÇAo DOS SERVIÇOS METEOROLOGICOI E SUA PROJEÇÃO NO FUTURO

ADMINISTRAÇAo DOS SERVIÇOS METEOROLOGICOI E SUA PROJEÇÃO NO FUTURO 245 ADMINISTRAÇAo DOS SERVIÇOS METEOROLOGICOI E SUA PROJEÇÃO NO FUTURO CLODOMIR PADILHA ALVES DA SILVA - Meteorologista consultor LUIZ MENDES ANTA - Meteorologista consultor RESUMO Com o desenvolvimento

Leia mais

Marinha chilena promove conferência de meteorologistas militares

Marinha chilena promove conferência de meteorologistas militares Marinha chilena promove conferência de meteorologistas militares A 5ª Oficina Internacional de Oficiais Meteorologistas Portuários, realizada pela Comissão Técnica Mista de Oceanografia e Meteorologia

Leia mais