AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE. Prof. Joaquim Bispo. NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE. Prof. Joaquim Bispo. NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB"

Transcrição

1 AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE Prof. Joaquim Bispo NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB

2 SEÇÃO - 1 MORFOLOGIA CESPE TJ-DF 1) A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas no mundo não pensam sobre o cibercrime, por não acreditarem que poderiam ser vítimas desse tipo de ação, enquanto 21% admitem não tomar quaisquer medidas de segurança quando estão online. A alteração da flexão de plural do pronome quaisquer para a forma singular qualquer acarretaria incorreção gramatical ao texto. 2) CESPE SERPRO Os resultados do progresso científico e tecnológico sejam usados para o fortalecimento da paz e da segurança internacionais. Justifica-se a flexão de plural em internacionais pela concordância desse adjetivo tanto com paz quanto com segurança ; se a flexão fosse de singular, as regras gramaticais seriam atendidas, mas a clareza do documento seria prejudicada. 3) CESPE Instituto Rio Branco Equivale a um disfarce que permitirá a cada qual preservar intatas sua sensibilidade e suas emoções. Como o adjetivo intatas está deslocado, seria correta a concordância com o núcleo nominal mais próximo, podendo ele, assim, assumir a forma de singular. 4) CESPE MPU Além disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias políticas e econômicas constitui uma visão dos fenômenos sociais. Na concordância com cada uma das ideologias, a flexão de plural em fundamentam reforça a ideia de pluralidade de ideologias ; mas estaria gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar cada uma, empregando-se o referido verbo no singular. 6) No último período do texto, o trecho isso é tem caráter explicativo e poderia ser corretamente substituído por isto é. 7) No trecho esta só pode ser a que está relacionada àquilo (l. 16 e 17), os termos esta, a e àquilo classificam-se como pronomes demonstrativos. 8) a Expressão no entanto, na linha 16, faz parte da mesma classe da expressão porém, linha 1. Por se tratarem de conjunções adversativas 5) CESPE SAD/MT/2007-M) A professora já havia percebido que a turma melhorav a desde o primeiro bimestre, mas explicações para o m ilagre veio agora... Item a ser julgado Na oração A professora já havia percebido havia está sendo empregado como verbo impessoal. 9) Os pronomes demonstrativos isso (l.47) e esse (l.48) retomam, respectivamente, o sentido de julgar e decompor as obras e o de processos.

3 SEÇÃO -2 SINTAXE DA ORAÇÃO 1) CESPE SERPRO Os dados reforçam tendências que vêm causando crescente apreensão às autoridades. A locução vêm causando apresenta concordância de número com o seu respectivo sujeito, os dados. 2) CESPE CNJ De 2006 a 2012, 1,8 milhão de audiências de conciliação foram realizadas. Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir milhão por milhões. 5) No texto, a oração que sua retirada seja feita em condições de aproveitamento útil (l. 19 e 20) exerce a função de objeto direto. ( ) certo ( ) Errado 3) CESPE ANVISA Mesmo os rejeitos adequadamente dispostos em aterros sanitários geram problemas, já que ocupam terras que poderiam ser usadas para a agricultura, impedem o reaproveitamento de nutrientes pelo solo, contaminam águas subterrâneas, levam à proliferação de animais e insetos transmissores de doenças e exigem um investimento alto. O emprego da flexão de plural nas formas verbais geram, ocupam, impedem, contaminam, levam e exigem justifica-se pela mesma razão: a concordância com o sujeito apenas explicitado para a primeira delas e subentendido nas demais. 6) Julgue o seguinte item, a respeito de aspectos linguísticos do texto I. Seria mantida a correção do texto caso o trecho onde caberiam (l.6) fosse substituído por que caberia. 7) Há equipes estudando o uso de células- tronco para tratamento da calvície, conta Leite Jr. Item a ser julgado Na linha 1, o sujeito da forma verbal Há é o substantivo equipes. 4) Julgue o próximo item, referente a aspectos linguísticos do texto e à sua tipologia. A expressão essa relação intrínseca com a cultura (. 31 e 32) exerce a função de sujeito da oração iniciada pela forma verbal Faz (.31). Dentro de um mês tinha comigo vinte aranhas, no mês seguinte cinquenta e cinco, em março de 1877 contava quatrocentas e noventa. 8) Item a ser julgado O verbo TER, na linha 1, está empregado no sentido de HAVER, EXISTIR, por isso mantémse no singular, sem concordar com o sujeito da oração vinte aranhas.

4 13) Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue o item a seguir. O conectivo Embora (l.3) introduz no período em que ocorre uma ideia de concessão. Com relação aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta. 8) A correção gramatical do texto seria preservada se a palavra perpétua (l.7) fosse registrada sem o acento. 9) A forma verbal estão (l.2) está no plural para concordar com direitos humanos (l.1). 10) No texto, a palavra Estado refere-se às unidades federativas que constituem o Brasil. 14) Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto IV, julgue o item a seguir. Seriam mantidos o sentido original e a correção gramatical do trecho se bem que a intuição íntima e a explicação individual sejam imprescindíveis (l. 62 e 63), caso a expressão se bem que e a forma verbal sejam fossem substituídas, respectivamente, pelo termo porquanto e pela forma verbal são. 11) A supressão da palavra três (l.10) preservaria a correção gramatical do texto. 12) O sentido do texto seria preservado caso a palavra mesmo (l.11) fosse deslocada para imediatamente depois da forma verbal são (l.10). 15) No trecho Muitas autoridades públicas não só evitam associar-se ao assunto como também o tratam de modo simplista (l. 14 a 16), do texto, o vocábulo como integra uma expressão que introduz no período uma ideia de explicação.

5 SEÇÃO -3 CONCORDÂNCIA VERBAL 1) CESPE Banco da Amazônia A evolução dos processos de automação permitiu a instalação dos primeiros caixas eletrônicos no Brasil. A forma verbal permitiu poderia ter sido flexionada no plural permitiram, caso em que concordaria com processos. ( ) certo ( ) Errado 2) CESPE Correios É possível concluir igualmente que parcela considerável da renda dos brasileiros é destinada ao consumo, sobretudo de bens materiais, como eletrodomésticos, equipamentos para o lar, som e TV (2,71%), comparada com o patamar de 0,05% destinado à aquisição de livros e revistas técnicas. O consumo é também evidenciado ao notar-se que 8,76% da despesa são destinados à manutenção e à aquisição de veículos automotores. Os vocábulos destinado e destinados concordam, respectivamente, com os numerais indicativos de porcentagem que os antecedem: 0,05% e 8,76%. 3) CESPE IPAJM Assinale a opção em que há desrespeito à norma escrita formal da língua portuguesa quanto ao emprego dos verbos ou à concordância verbal. a) Enquanto não se oficializam as candidaturas para a eleição da diretoria, multiplicam-se os boatos na associação. b) Embora houvessem surgido muitas discordâncias entre os postulantes, os servidores aprovaram uma chapa por aclamação. CESPE TER-ES c) Já se agendaram várias reuniões para que a plataforma dos candidatos seja amplamente divulgada e debatida. d) O presidente da associação não interveio nos trabalhos por considerar que o processo eleitoral está-se desenvolvendo dentro da normalidade. 4) CESPE FUB A maioria das pessoas, no entanto, acaba deixando o programa depois dos dois anos previstos. Dado o sentido da palavra maioria, a forma verbal acaba poderia, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, estar flexionada na 3a pessoa do plural.

6 EÇÃO 4 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) CESPE SERPRO Com ele, ler o mundo tornou-se virtualmente possível, haja vista que sua natureza imaterial o faz ubíquo. A flexão de feminino em haja vista deve-se à concordância com a palavra feminina natureza. 2) CESPE TRT Esse ato integra o rol de ações relacionadas à responsabilidade social do tribunal, intensificado a cada gestão. O termo intensificado está no singular porque concorda com rol, mas estaria também correto se colocado no feminino plural intensificadas, forma que concordaria com ações. 3) CESPE Polícia Federal Levantai-vos dessas mesas, saí de vossas molduras, vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas, que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas! A forma verbal nascidas, apesar de referir-se a todas as expressões nominais que a antecedem, concorda apenas com a mais próxima, conforme faculta regra de concordância nominal. 4) CESPE TRE-RJ A participação das mulheres em todos os níveis do governo democrático - local, nacional e regional - diversifica a natureza das assembleias democráticas e permite que o processo de tomada de decisões responda a necessidades dos cidadãos não atendidas no passado. 5) A correção gramatical do texto seria preservada se a palavra perpétua (l.7) fosse registrada sem o acento. 6) A forma verbal estão (l.2) está no plural para concordar com direitos humanos (l.1). 7) No texto, a palavra Estado refere-se às unidades federativas que constituem o Brasil. 8) A supressão da palavra três (l.10) preservaria a correção gramatical do texto. 9) O sentido do texto seria preservado caso a palavra mesmo (l.11) fosse deslocada para imediatamente depois da forma verbal são (l.10). Se a palavra atendidas fosse flexionada no masculino atendidos, estariam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto.

7 SEÇÃO -5 REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1) Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original do período ao substituir aos objetivos ( l.9 e 10 ) por as finalidades estratégicas

8 SEÇÃO -6 CRASE 1 2

9 SEÇÃO 7 SINTAXE DO PERÍDO A fiscalização do cumprimento das garantias de atendimento é uma forma eficaz de se certificar o beneficiário da assistência por ele contratada, pois leva as operadoras a ampliarem o crescimento de prestadores e a melhorarem o seu relacionamento com o cliente. Para isso, a participação dos consumidores é de fundamental importância. 1) Com referência às informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir. 4) No texto, a oração Para combater o compartilhamento de fotos íntimas por terceiros (l.19 e 20) expressa ideia finalidade de Mantêm-se a correção gramatical do período e suas informações originais ao se substituir o termo pois (l.3) por qualquer um dos seguintes: já que, uma vez que, porquanto. 5) Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item. O primeiro parágrafo do texto é um período composto por orações coordenadas. 2) Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem. Dada a relação de concessão estabelecida entre as duas primeiras orações do texto, a palavra Embora (l.1) poderia, sem prejuízo do sentido ou da correção gramatical do texto, ser substituída por Conquanto. 6) Acerca dos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte. Na linha 1, o que" é um elemento expletivo, empregado apenas para dar realce a Os juízes". 3) No texto, a locução uma vez que (l.28) introduz no período em que ocorre uma ideia de causa 7) No que se refere às estruturas linguísticas do texto acima e às ideias nele desenvolvidas, julgue o item a seguir. O elemento que, em que vão transitar (l.9) e em que atualmente usa satélites estrangeiros (l.15), introduz uma oração de natureza restritiva e uma de caráter explicativo, respectivamente.

10 SEÇÃO 8 PONTUAÇÃO 11) Seriam mantidas a correção gramatical e o sentido original do texto, caso, no trecho Como lembra Marilena Considere o trecho : Como lembra Marilena Chaui, a cidadania se define pelos princípios da democracia, significando necessariamente conquista e consolidação social e política (l. 21 a 23), 11) Não acarretaria perda de sentido caso o vocábulo necessariamente fosse isolado por vírgulas. 12) Não acarretaria perda de sentido, nem incorreção gramatical, caso fosse suprimida a vírgula empregada logo após Chaui. 13) Não implicaria incorreção gramatical, caso fosse inserida uma vírgula logo após significando. 14) Não implicaria incorreção gramatical, nem perda de sentido, caso a vírgula empregada logo após democracia fosse substituída por ponto e vírgula.

11 15) Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue o item que se segue. A correção gramatical do texto seria mantida caso a vírgula empregada logo depois de que (l.2) fosse suprimida. 18) Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto, julgue o item subsequente. O emprego do sinal de dois-pontos logo após físico (l.3) introduz a síntese de uma informação dada anteriormente no texto. 19) Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto, julgue o próximo item. 16) Seria mantida a correção gramatical do texto caso a vírgula empregada imediatamente após educadores (l.19) fosse suprimida. A supressão das vírgulas logo após genéricos e citados, no trecho Os genéricos, que, de início, aderiam a todos os preceitos citados, adquiriram fama e distribuição ampla em todo o mundo (l. 15 a 17), não incorreria em erro gramatical, mas, sem elas, a interpretação do termo Os genéricos seria restringida. 17) Julgue o item a seguir, que trata de aspectos gramaticais do texto CB2A6AAA. Em é comparável, em certos casos, a uma arma de fogo posta nas mãos de um cego (l. 16 e 17), as vírgulas foram empregadas para isolar termo acessório da oração. 20) No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta. No primeiro parágrafo, a substituição do par de travessões por um par de parênteses preservaria a coesão textual.

12 SEÇÃO 9 ACENTUAÇÃO 02 ) 11) CESPE TCU Desde então, vêm se impondo, entre especialistas ou não, a compreensão sistêmica do ecossistema hipercomplexo em que vivemos e a necessidade de uma mudança nos comportamentos predatórios e irresponsáveis. A retirada do acento circunflexo na forma verbal "vêm" provoca incorreção gramatical no texto porque o sujeito a que essa forma verbal se refere tem dois núcleos: "compreensão" e "necessidade". 12) O emprego do acento gráfico nas palavras metálica, acúmulo e imóveis justifica-se com base na mesma regra de acentuação. 13) As palavras líquida", público", órgãos", incluíram e episódicas", obedecem à mesma regra de acentuação gráfica.

13 CESPE 2011 TER - ES SEÇÃO - 10 INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

14 Analise as assertivas em que a proposta de reescrita apresentada mantém o sentido original e a correção gramatical do período Alegando a falta de ação efetiva do Estado, elas afirmam que seu senso de justiça não está satisfeito e, por isso, resolvem agir por si mesmas. (l. 17 a 19). 8) À medida em que alegam a falta de ação efetiva do Estado, elas afirmam que seu senso de justiça está insatisfeito e, assim, resolvem agir por si. 9) Com base na alegação de que falta ação efetiva do Estado, elas afirmam que seu senso de justiça não está satisfeito e, portanto, resolvem agir por conta própria. Em cada uma das assertivas a seguir é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte: Em ambos os casos, o cidadão é titular de direitos e liberdades em relação ao Estado e a outros particulares mas permanece situado fora do campo estatal (l. 8 a 10). Assinale a opção em que a proposta apresentada, além de estar gramaticalmente correta, mantém o sentido original do texto. 10) Nos dois casos, o cidadão, em relação ao Estado e à outros particulares, é titular de direitos e liberdades mas permanece situado fora do campo estatal 11) Em ambos os casos, o cidadão é titular de direitos e liberdades em relação ao Estado e aos outros particulares mas, permanecendo situado fora do campo estatal 12) Nos dois casos, o cidadão é titular de direitos e liberdades em relação ao Estado e a outros particulares; no entanto, permanece situado fora do campo estatal

AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES

AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES 2018.1 Prof. Joaquim Bispo NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB CESPE - 2013 - TJ-DF SEÇÃO - 1 MORFOLOGIA 1) A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas

Leia mais

Questões de Concursos Aula 03 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 03 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 03 INSS PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2015 MPU) Na linha 10, a forma verbal trouxe está no singular porque tem de concordar com Lei. 2. (CESPE 2017 TRF

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 91/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 115/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aulão de Véspera PCPA. Professor Elias Santana

Aulão de Véspera PCPA. Professor Elias Santana Aulão de Véspera PCPA Professor Elias Santana Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. A forma

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS ORAÇÕES DESLOCADAS OU OU ADJUNTOS. INTERCALADAS;

Leia mais

Português. Questões Gerais

Português. Questões Gerais Português Questões Gerais Questão 1 ( ) A vírgula logo após país (l.21) é de emprego facultativo, ou seja, ela poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção do texto. Questão 1 ( F ) A vírgula logo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 67/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 127/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL 02 No texto CG2A1DDD, o termo a primeira LDB brasileira (l.5) exerce a função sintática de a) sujeito. b) predicado. c) objeto direto. d) objeto indireto. e) adjunto adverbial.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 109/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 109/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 109/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TCE-PE) No que concerne aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB2A1AAA, julgue o item seguinte. A

Leia mais

TEXTO. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem.

TEXTO. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem. 1. A substituição do pronome o, em reduziu-o a artigos (R. 11 e 12), por lhe preservaria a correção

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 103/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 7/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é

Leia mais

Morfologia: 10 Classes gramaticais

Morfologia: 10 Classes gramaticais Português para Concursos Prof. Elias Santana Morfologia: 10 Classes gramaticais 1.1 Substantivo 1.2 Artigo 1.3 Adjetivo 1.4 Numeral 1.5 Pronome 1. Área dos Nomes 1 Ex1: O garoto estudioso. Ex2: Várias

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 25/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Gramática Prof. Lucas Gonçalves

Gramática Prof. Lucas Gonçalves 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br PARTÍCULA SE 5. (MMA/ ANALISTA/ CESPE) O trecho muito pouco sobre a vida

Leia mais

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio Texto para os itens de 1 a 10 Os bancos médios alcançaram um de seus 1 melhores anos em 2006. A rigor, essas instituições não optaram por

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 1/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CRÉDITOS À BANCA CESPE/CEBRASPE CURTA NOSSA PÁGINA

Leia mais

ELIANE FONTANA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

ELIANE FONTANA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ELIANE FONTANA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Armadilhas do CESPE MORFOLOGIA SINTAXE MORFOLOGIA O problema da justiça ou da injustiça de uma norma tem um sentido: equivale a perguntar se essa norma é apta ou não

Leia mais

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%).

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). Sem prejuízo da correção gramatical ou do sentido original do texto, a forma verbal

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 02 CEF PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TRF 1ª REGIÃO) A respeito dos aspectos linguísticos do texto 4A2AAA, julgue o item que se segue. O termo bens

Leia mais

01 Q Português Sintaxe

01 Q Português Sintaxe 01 Q292307 Português Sintaxe Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANPProva: Todos os Cargos BETA Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10. A oração introduzida pelo

Leia mais

Comentário da prova do MPU 2010

Comentário da prova do MPU 2010 Comentário da prova do MPU 2010 Fiz a revisão da prova, verificando se há alguma incompatibilidade do gabarito preliminar do CESPE com a prova e não encontrei questões para recurso. A prova que verifiquei

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 271/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 271/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 271/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 217/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 217/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 217/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

OBJETIVO CONCURSOS PORTUGUÊS ASSUNTOS: compreensão, interpretação, reescritura e concordância verbal PROFª Emília Parente 1 CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu

Leia mais

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo 13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo impessoal haver (l.11), que permaneceria no singular,

Leia mais

Redação Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Redação Material de apoio Professor Douglas Wisniewski PROFESSOR DOUGLAS WISNIEWSKI LÍNGUA PORTUGUESA CESPE 1 A atividade de busca por dados e informações e a interpretação de seu significado, o que se conhece hoje por inteligência, sempre desempenhou um papel

Leia mais

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk.

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk. Questões de CRASE - MPU 01 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Analista Ministerial - Área Processual 1 No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB1A4-I, julgue o item

Leia mais

PROF. LUCAS GONÇALVES LÍNGUA PORTUGUESA

PROF. LUCAS GONÇALVES LÍNGUA PORTUGUESA PROF. LUCAS GONÇALVES LÍNGUA PORTUGUESA N. Questões % 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 1495 30% 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 201 4% 3 Domínio da ortografia

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 223/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A PARTÍCULA SE pode ser:

A PARTÍCULA SE pode ser: A PARTÍCULA SE pode ser: 1. Pronome reflexivo 2. Pronome recíproco 3. Pronome apassivador 4. Índice de indeterminação do sujeito 5. Parte integrante do verbo 6. Conjunção condicional 7. Palavra expletiva

Leia mais

Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres.

Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. A forma verbal são está no plural porque concorda com

Leia mais

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 Este é um material de acompanhamento de Aulas Gratuitas transmitidas pelo AlfaCon em seu Canal Oficial no Youtube. Inscreva-se para receber o melhor conteúdo

Leia mais

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA Texto para responder às questões de 01 a 14. Liberdade e igualdade O significado tradicional de liberdade aquele a partir do qual se falava de uma liberdade de culto, ou

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 43/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 19/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 19/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 19/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 205/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 205/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 205/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 199/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 199/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 199/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

ÍNDICE curso CAIXA. Edital Sistematizado CAIXA Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente CRONOGRAMA do Curso...

ÍNDICE curso CAIXA. Edital Sistematizado CAIXA Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente CRONOGRAMA do Curso... ÍNDICE curso CAIXA Edital Sistematizado CAIXA...02 Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente...03 CRONOGRAMA do Curso...03 MÓDULO 1: Acentuação e Ortografia...04 Acentuação...04 Questões...10

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 13/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 559899 No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto, assinale a opção correta. 1) A forma verbal interferem (l.5) poderia ser corretamente flexionada no singular interfere,

Leia mais

Apresentação 7 Apresentação

Apresentação 7 Apresentação Apresentação 7 Apresentação Uma pequena síntese para que você, leitor(a), comece a se sentir em casa. A obra abrange todo o conteúdo exigido pela banca CESPE. Uma questão importante, que não deve ser desprezada,

Leia mais

TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL CADERNO DE EXERCÍCIOS INSS TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL LÍNGUA PORTUGUESA RACIOCÍNIO LÓGICO INFORMÁTICA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEI 8.112/90

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO 1

LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO   1 LÍNGUA PORTUGUESA CESPE PROFº RENATO PORPINO WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 PRONOMES RELATIVOS São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam.

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

RAIO-X Língua Portuguesa Caixa Econômica Federal

RAIO-X Língua Portuguesa Caixa Econômica Federal RAIO-X Língua Portuguesa Caixa Econômica Federal Foram analisadas as três últimas provas para Técnico Bancário: - 2010: banca CESPE (múltipla escolha) - 2012: banca CESGRANRIO (múltipla escolha) - 2014:

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO QUESTÃO 01: CESPE CPRM 2013) Quando isso ocorre, os clientes que já haviam contratado o serviço continuam no direito de usá-lo, mas a operadora não pode aceitar novos beneficiários

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna...9/6/3 Semântica:

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk.

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk. Questões sobre concordância - MPU 01 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa Revista da Semana, dez./2008 (com adaptações). Julgue o item a seguir, relativo

Leia mais

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 224896 Um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias é tecnicamente conhecido por: 1) Ata. 2) Bilhete. 3)

Leia mais

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL LINGUA PORTUGUESA Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão;

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL. Orientação ao Candidato

PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL. Orientação ao Candidato PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL Orientação ao Candidato Provas Comentadas de Língua Portuguesa é um método especialmente trabalhado com a finalidade de proporcionar

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 55/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 55/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 55/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 175/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 175/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 175/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Português TIPOS DE QUE FLÁVIA RITA COUTINHO SARMENTO (31) FACEBOOK.COM/PROFESSORAFLAVIARITA TWITTER.COM/PROFAFLAVIARITA

Português TIPOS DE QUE FLÁVIA RITA COUTINHO SARMENTO  (31) FACEBOOK.COM/PROFESSORAFLAVIARITA TWITTER.COM/PROFAFLAVIARITA TIPOS DE QUE Português FLÁVIA RITA COUTINHO SARMENTO WWW.FLAVIARITA.COM (31)3296-0590 FACEBOOK.COM/PROFESSORAFLAVIARITA TWITTER.COM/PROFAFLAVIARITA Rua Mato Grosso 306/ Sl 101 Barro Preto - Belo Horizonte

Leia mais

Ministério Público Estadual/PI Raio X Analista Ministerial

Ministério Público Estadual/PI Raio X Analista Ministerial Ministério Público Estadual/PI Raio X Analista Ministerial Raio X Direito Constitucional Matéria: Banca Direito Constitucional CESPE/UnB Período de Análise: Últimos dez anos (2008-2018) ANALISTA MINISTERIAL

Leia mais

Processo Seletivo FAETEC RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO

Processo Seletivo FAETEC RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO Inscrição 1633900 O requerente perdeu 3,5 pontos na redação pelos seguintes motivos: Os parágrafos foram longos, a leitura ficou cansativa, poderia ter fracionado mais

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Resolução de Provas 002 Português Essencial para Concurso PROFESSOR: Alexandre Amorim Leia o texto abaixo para responder aos itens de 1

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018 Livro Eletrônico Aula 00 1000 Questões de Português - Banca Cespe 2018 Professor: Décio Terror Aula 00: Apresentação Olá! É com muito prazer que convido vocês a participarem do nosso curso em PDF: 1000

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

Complexo de Ensino Renato Saraiva (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS

Complexo de Ensino Renato Saraiva  (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS MPU técnicos e analistas JÚNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador já não concebe aquele tema da mesma forma e, assim, já não é capaz de estabelecer um relação exatamente

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO

CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO CONTROLE DE CONTEÚDO EBSERH ADVOGADO DIREITO CONSTITUCIONAL 1 Constituição: conceito, objeto, elementos e classificações. Supremacia da Constituição. Aplicabilidade das normas constitucionais. Interpretação

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Comentário da prova do MPU 2010

Comentário da prova do MPU 2010 Comentário da prova do MPU 2010 Na interpretação deste professor, não há questões de Língua Portuguesa passíveis de recurso. Observe o cargo de referência abaixo. Perceba que foi feito o comentário de

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013 COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013 1 Questão 01 Gramática emprego de preposição, crase e concordância

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

CONCORDÂNCIA Questões Consulplan Professor Alexandre Luz

CONCORDÂNCIA Questões Consulplan Professor Alexandre Luz CONCORDÂNCIA Questões Consulplan Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, quanto às estruturas linguísticas do período O número de pessoas que

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 37/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 37/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 37/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

@decioterror. Décio Terror. Décio

@decioterror. Décio Terror. Décio (32) 98447 5981 @decioterror Décio Terror Décio Terror @profdecioterror LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

PRÉ-EDITAL EBSERH

PRÉ-EDITAL EBSERH PRÉ-EDITAL EBSERH 208 Sobre os Concursos EBSERH - 208 CARGO: ENFERMEIRO REMUNERAÇÃO: R$ 6.26,79 + adicionais e gratificações = R$ 8 mil. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:. Conhecimentos específicos de enfermagem;

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 546672 Texto para os itens de 23 a 29 Julgue os seguintes itens a respeito das idéias e da organização do texto acima. O valor de adjetivo do gerúndio em "podendo optar" (l.12) fica preservado

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões AOCP Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. Se, no excerto [...] não havia possibilidade de pagar pelo valor exigido., o substantivo possibilidade estivesse no plural,

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais