1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivos"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO Ensino me dio integrado em Automac a o Industrial Componente Curricular: Microcontroladores e Controladores Lo gicos Programa veis Carga Hora ria: 111h Período Letivo: 2017 Turma: EMI TAI 2016 Professor: Marcelo Massocco Cendron / Thiago Javaroni Prati 1. Ementa Arquiteturas dos Microprocessadores: CISC, RISC, HARWARD, VON NEUMANN; Arquitetura dos Microcontroladores; Programac a o em Linguagem C; Entradas e Sai das Digitais; Interrupc o es; Temporizadores; Contadores; Entradas Analo gicas; PWM; Comunicac a o Serial; Ferramentas de Programac a o e Simulac a o; Automatizac a o de Processos utilizando Microcontroladores; Projeto de Circuitos com Microcontroladores. Princi pios de Funcionamento do CLP: Software e Hardware; Linguagens de Programac a o: Ladder, Diagrama de Blocos, Lista de Instruc o es; Componentes de Lo gica: Temporizadores, Contadores, Registradores, Comparadores; Entradas e Sai das Digitais: Instruc o es de Enderec amento, Lo gica de Programac a o. 2. Justificativa do Componente Curricular E necessa rio preparar o aluno para a criac a o de projetos de automac a o utilizando microcontroladores e CLPs, bem como propiciar o entendimento de todos os componentes internos e externos destes dispositivos. 3. Objetivos 3.1 Objetivo Geral Apresentar o funcionamento dos microcontroladores e CLPs, e como utiliza -los combinados com placas dedicadas, sensores e circuitos eletro nicos em projetos especi ficos. Conhecer as principais linhas de microcontroladores e CLPs, suas linguagens de programac a o e seus perife ricos. 3.2 Objetivos Específicos Conhecer o funcionamento dos microcontroladores e CLPs. Aprender a construir circuitos com microcontroladores. Aprender a conectar e utilizar em conjunto sensores, atuadores e CLPs. Entender o paradigma de programac a o de CLPs e microncontroladores. Conhecer os principais perife ricos de CLPs e microcontroladores. Aprender a utilizar os microncontroladores e CLPs na automac a o de processos.

2 4. Conteúdo Programa tico: es mtri1º es mtri2º es mtri3º UNIDADE MICROCONTROLADORES Ambiente de prototipagem Arduino, ambientes de programação. Programação e conexão de entradas/saída no Arduino Entradas e saídas Analo gicas e PWM. Avaliação prática 01 Interrupço es e Temporização Periféricos (conexão e programação) Avaliação prática 02 Elaboração do projeto aplicado Avaliação integradora Comunicação serial e conceitos básicos de mo dulos de comunicação Desenvolvimento de projetos com microcontroladores Elaboração do projeto aplicado Avaliação prática 03 UNIDADE CLP Introdução ao CLP, visão geral e histo rico Características gerais e configuraço es elétricas. Arquitetura de hardware e software de CLP Unidade Central de processamento, memo ria volátil e não volátil, Imagem entrada e saída. Mo dulos de entrada e saídas digitais do controlador lo gico programável Linguagem de programação FBD Avaliação Teo rica FBD Linguagem de programação Ladder Avaliação Teo rica Ladder Linguagem de programação IL AvaliaçãoTeo rica IL Avaliação Prática Desenvolvimento de projeto de automação CARGA HORA RIA 4 ha 6 ha 6 ha 4 ha 1 5. Procedimentos Metodolo gicos A disciplina sera conduzida sob o enfoque da construc a o do conhecimento, orientando o desenvol - vimento do saber acade mico a partir de seus pro prios valores e noc o es da realidade. Para tanto, durante a conduc a o da disciplina, se lanc ara ma o de algumas ferramentas metodolo gicas capazes de atender a estes pressupostos, tais como: exposic a o dialogada de conteu dos, aulas de exerci cios e aulas pra ticas. 6. Procedimentos de Avaliac a o A nota final sera composta das avaliac o es descritas abaixo. As avaliac o es sera o feitas atrave s da elaborac a o provas e de trabalhos individuais teo ricos e pra ticos.

3 Primeiro Trimes Segundo Trimes Terceiro Trimes Avaliac a o Descric a o Peso Avaliação Prática Conexo es de entrada/saída arduino 20% Avaliação Prática Interfaces com dispositivos externo 20% Avaliação Integradora 60% Avaliação Prática Projeto aplicado 40% Avaliação Teo rica Programação FBD 30% Avaliação Integradora 30% Avaliação Teo rica Programação Ladder 30% Avaliação Teo rica Programação IL 10% Avaliação Prática Montagem de um sistema automático 40% Avaliação Integradora 20% Avaliação da disciplina Sera considerado na disciplina de Microcontroladores e Controladores Lo gicos Programa veis todo o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, todas as atividades desenvolvidas em sala de aula e em casa sera o consideradas como avaliativas, num processo cumulativo de resultados. Para os registros no dia rio, as atividades sera o classificadas da seguinte forma: Avaliac a o Pra tica (desenvolvimento de atividades pra ticas) Avaliac a o Teo rica (questo es de concursos pu blicos; questo es objetivas e discursivas). Avaliação Integradora A Avaliac ão Integradora consiste em um momento que se poderá aferir ate que ponto a integrac ão de conteu dos e conhecimentos foi efetivada pelos professores e foi apreendida pelos estudantes. A Avaliac ão Integradora será realizada ao final de cada trimes, contabilizando 20segundo trimess, a Avaliac ão Integradora consistirá no instrumento avaliativo prova, com questo es de mu ltipla escolha envolvendo conteu dos de diversos componentes curriculares, favorecendo a contextualizac ão e aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. No terceiro trimes de cada ano letivo, a Avaliac ão Integradora será considerada como a apresentac ão pu blica do Projeto Integrador, desenvolvido em disciplina pro pria. A comunidade interna e externa será convidada a participar do evento, tanto como espectadores, quanto como avaliadores. Como crite rios de avaliac ão, tanto da apresentac ão quanto da escrita do relato rio final, serão considerados: uso da norma culta da Língua Portuguesa, fundamentac ão teo rica, inovac ão e relevância social, criatividade, desenvoltura, en outros. Outro objetivo da Avaliac ão Integradora, especialmente quando se efetiva no instrumento

4 avaliativo prova, e preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Me dio ENEM e para outros exames e concursos que desejarem realizar futuramente. Por fim, reforc a-se que a Avaliac ão Integradora tambe m possui o papel de formalizar a integrac ão, já realizada em sala de aula, en as disciplinas que compo em o nu cleo básico e o te cnico. Recuperação paralela Para a recuperac a o de conteu dos, podera o ser marcadas aulas em hora rio alternativo para os alunos que apresentarem dificuldades. Ale m disso, em sala de aula, sera o realizadas atividades pra ticas e de laborato rio, que permitira o o contato mais pro ximo en professor-aluno, auxiliando nas questo es apresentadas por estes. Para a recuperac a o de nota, sera marcada ao final do trimes uma avaliac a o que substituira a menor nota do aluno. Exame Final O estudante que não atingir me dia final 7,0 (sete inteiros) terá direito a recuperac ão de nota (Exame Final). A regulamentac ão deverá ser normatizada posteriormente atrave s do Manual de Normas e Procedimentos Acade micos. A recuperac ão de notas (Exame Final) e uma avaliac ão composta por todo o conteu do ministrado no semes, mo dulo ou ano letivo de cada componente curricular, que tenha sido devidamente recuperado em termos de aprendizagem e tem por objetivo recuperar as notas dos estudantes que não obtiveram aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) em cada componente curricular. Somente poderá fazer as avaliac o es para a recuperac ão das notas (Exame Final) o estudante que tiver cumprido todas as atividades avaliativas programadas para o componente curricular. Os exames finais, arquivados na Coordenac ão de Registros Acade micos, poderão ser revisados atrave s de solicitac ão do estudante, em formulário pro prio. 7. Bibliografia 7.1 Bibliografia Ba sica PEREIRA F. Tecnologia ARM Microcontroladores de 32 Bits, 1a Edic ão Ed. E rica. SOUZA, V. A. Programac a o Em C Para o Avr Fundamentos Ed. Ensino Profissional. OLIVEIRA A. S., ANDRADE F. S. Sistemas Embarcados Hardware e Firmware na Prática, 2a Edic ão. Ed. E rica.

5 PRUDENTE, F. Automac a o industrial PLC: teoria e aplicac o es. Rio de Janeiro: LTC, NATALE, F. Automac a o industrial. 2. ed. São Paulo: E rica, Bibliografia Complementar CAPELLI, A. Automac a o Industrial: controle de movimento e processos contínuos. São Paulo: E rica, SILVEIRA, P. R. da; SANTOS, W. E. Automac a o e controle discreto. 3. ed. São Paulo: E rica, MORAES, C. C.; CATRUCCI, P. Engenharia de automac a o industrial. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, GIORGINI, M. Automac a o aplicada: descric ão e implementac ão de sistemas sequencias com PLC's. 5. ed. São Paulo: E rica, Professor: Marcelo Massocco Cendron Professor: Thiago Javaroni Prati Coordenadora do Curso: Katielle de Moraes Bilhan Luzerna, 06 de fevereiro de 2017.

CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: Microcontroladores e Controladores Lógicos Programáveis Carga Horária: 100

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: Sistemas Digitais e Projeto Integrador I Carga Horária: 90h Período Letivo:

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: PROJETOS COM SISTEMAS MICROCONTROLADOS Carga Horária: 67 Período Letivo: 2018

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: Sistemas Digitais e Projeto Integrador I Carga Horária: 97h Período Letivo:

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BACHARELADO

PLANO DE ENSINO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BACHARELADO PLANO DE ENSINO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BACHARELADO Componente Curricular: Microcontroladores Experimental Carga Horária: 30 Período Letivo: 2018-1 Professor: Ricardo Kerschbaumer

Leia mais

1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivos PLANO DE ENSINO

1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivos PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos Carga Horária: 67h Período Letivo:

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: Projetos de Sistemas Digitais Carga Horária: 133h Período Letivo: 2017 Turma:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Período Letivo:2016-1

PLANO DE ENSINO. Período Letivo:2016-1 Fone (49) 353-4300 PLANO DE ENSINO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Componente Curricular: Microcontroladores Carga Horária: 60h Professor: Giovani Pasetti 1. Ementa Período Letivo:016-1

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Informática. 1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos

PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Informática. 1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos PLANO DE ENSINO Componente Curricular: Informática Carga Horária: 100 horas anuais Créditos: - Turma: EMITAI 2016 Período: 2016 Professor: Ricardo Antonello Contato: ricardo.antonello@luzerna.ifc.edu.br

Leia mais

1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivos PLANO DE ENSINO

1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivos PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: Acionamentos Pneumáticos e Hidráulicos Carga Horária: 60h Período Letivo:

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PLANO DE ENSINO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Componente Curricular: Projeto Integrador I Carga Horária: 60 Período Letivo: 2018-1 Turma: TAI2017

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR IFRN - PROPI

MANUAL DO AVALIADOR IFRN - PROPI MANUAL DO AVALIADOR IFRN - PROPI Presidente da República Michel Temer Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Eline Neves Braga Nascimento Instituto

Leia mais

CURSO PREPARATO RIO MESTRADOS E DOUTORADOS

CURSO PREPARATO RIO MESTRADOS E DOUTORADOS CURSO PREPARATO RIO MESTRADOS E DOUTORADOS PROFESSOR PESQUISADOR DOUTOR ESTRUTURA DE ESTUDOS ABORDAGENS METODOLÓIGCAS PARA PUBLICAÇÕES LEVANTAMENTO DE DADOS PARA PESQUISAS ESTUDO NAS LINHAS DE PESQUISAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Priscilla Araújo Juá Stecanella Técnico Integrado em Automação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Geovanne Pereira Furriel Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conceitos Básicos Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção dos dispositivos

Leia mais

ONDAS E LINHAS. Atividades Complementares. Campina Grande, Paraíba

ONDAS E LINHAS. Atividades Complementares. Campina Grande, Paraíba UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ONDAS E LINHAS Atividades Complementares Campina Grande, Paraíba 2018.2 Prof. Dr.

Leia mais

APRESENTAC A O TRAJETO RIA DO PROFESSOR CARLINI

APRESENTAC A O TRAJETO RIA DO PROFESSOR CARLINI APRESENTAC A O Esta premiac a o foi criada em homenagem ao eminente professor, pesquisador e um dos idealizadores e fundadores da ABRAMD, no contexto das comemorac o es dos dez anos da Associac a o, na

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Norma IEC 61131

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Norma IEC 61131 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação CLPs: Norma IEC 61131 Heitor Medeiros Florencio Norma IEC 61131 A norma IEC (International Electrotechnical

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 2 0 PERÍODO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL CRÉDITOS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 2 0 PERÍODO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL CRÉDITOS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Proissional e Tecnológica Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ Uned Angra dos Reis MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA

Leia mais

II SATEC 2ª Semana de Atualização Técnica

II SATEC 2ª Semana de Atualização Técnica II SATEC 2ª Semana de Atualização Técnica Padrão de desenvolvimento para prototipagem rápida em projetos de sistemas de controle utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. Jun. 10-14,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Centro de Divulgação Científica e Cultural. Destaques

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Centro de Divulgação Científica e Cultural. Destaques UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Centro de Divulgação Científica e Cultural Destaques 2016 Experimentoteca Maker Oprograma Experimentoteca Maker consistiu no desenvolvimento de atividades de construça o de objetos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Aula 03: Objetivos 2 Arquitetura de um Microcontrolador Unidade Central de Processamento Portas de Entrada e Saída Porta Serial Temporizador / Contador Conversor

Leia mais

LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis

LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis LAB4 Introdução aos Controladores Lógicos Programáveis 4.1 Introdução Os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) são dispositivos digitais, muito utilizados na indústria, capazes de armazenar instruções

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO. CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Elétrica MATRIZ 548 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Processo N 00/11, aprovado pela Resolução n.

Leia mais

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CIDADE EDUCADORA SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CIDADE EDUCADORA SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PRÁTICAS EDUCATIVAS NA CIDADE EDUCADORA SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL POR QUE PRÁTICAS E NÃO OFICINAS A BUSCA POR UM OUTRO MODO DE FAZER QUE PROMOVA NOVOS TEMPOS, ESPAÇOS E AGENTES CONCEPÇÃO

Leia mais

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Definição de microcontroladores É um circuito integrado que pode ser programado para realização

Leia mais

AUTOMAÇÃO E CONTROLE DISCRETO. ET66E Turmas A61/A62 Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva paginapessoal.utfpr.edu.br/chiesse

AUTOMAÇÃO E CONTROLE DISCRETO. ET66E Turmas A61/A62 Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva paginapessoal.utfpr.edu.br/chiesse AUTOMAÇÃO E CONTROLE DISCRETO ET66E Turmas A61/A62 Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva paginapessoal.utfpr.edu.br/chiesse ORIENTAÇÕES - MATERIAL TEÓRICO (APOSTILAS E MANUAIS) NOS LINKS: SOMENTE CONTEÚDO

Leia mais

PMR5229 Projeto de Sistemas Mecatrônicos com Microprocessadores. Prof. Jun Okamoto Jr. sala ES-05 Tel:

PMR5229 Projeto de Sistemas Mecatrônicos com Microprocessadores. Prof. Jun Okamoto Jr. sala ES-05 Tel: PMR5229 Projeto de Sistemas Mecatrônicos com Microprocessadores Prof. Jun Okamoto Jr. sala ES-05 Tel: 3091-5516 E-mail: jokamoto@usp.br Sistemas Mecatrônicos? Não Sistemas Mecatrônicos? Sim mas não interessam

Leia mais

Introdução ao Arduino

Introdução ao Arduino Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Introdução ao Arduino Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Introdução ao Arduino

Leia mais

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Circuitos Elétricos 1 80 Lógica Combinacional 80 Física Geral 80 Comunicação

Leia mais

Circuitos para Aritmética Digital. Tiago Alves de Oliveira

Circuitos para Aritmética Digital. Tiago Alves de Oliveira Circuitos para Aritmética Digital Tiago Alves de Oliveira Introdução Uma func a o essencial da maioria dos computadores e calculadoras e a realizac a o de operac o es aritme ticas, que sa o realizadas

Leia mais

Projeto de Sistemas Embarcados

Projeto de Sistemas Embarcados Projeto de Sistemas Embarcados Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Dr. Joselito A. Heerdt Joselito.heerdt@.udesc.br PLANEJAMENTO 1. Introdução 2. O projeto de sistemas 3. Projeto de hardware 4.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Microprocessadores e Microcontroladores CÓDIGO: Período Letivo: 2 o Semestre / 2010 Carga Horária: Total: 60 horas Semanal: 0 aulas Créditos: 0 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo

Leia mais

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado Aplicações Avançadas de Microprocessadores Professor: Marco Shawn Meireles Machado Iniciação aos sistemas microcontrolados Objetivos da Aula: Descrever os itens que compõem uma CPU; Detalhar a estrutura

Leia mais

Quadro de Organização Curricular

Quadro de Organização Curricular Lei Federal n o 9394/96 Resoluções CNE/CEB nº 6/12 e 3/08, alterada pela Resolução CNE/CEB nº4/12 LEGISLAÇÃO Quadro de Organização Curricular UNIDADES CURRICULARES SEMESTRES CARGA HORÁRIA TOTAL 1 º 2 º

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

Fı sica Experimental IV

Fı sica Experimental IV E rica Polycarpo Sandra Amato Instituto de Fı sica Universidade Federal do Rio de Janeiro com base no material do curso / 2/ E rica Polycarpo - poly@if.ufrj.br - sala A-30 Pa gina do curso: http://www.if.ufrj.br

Leia mais

REGULAMENTAC A O DO TRABALHO DE CONCLUSA O DO CURSO DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA

REGULAMENTAC A O DO TRABALHO DE CONCLUSA O DO CURSO DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA REGULAMENTAC A O DO TRABALHO DE CONCLUSA O DO CURSO DA LICENCIATURA EM HISTÓRIA CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1 o - Este regulamento normatiza a elaborac a o, a estrutura ba sica e define regras

Leia mais

Versa o jan-16

Versa o jan-16 Versa o 006 18-jan-16 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MBA) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU MBA EMPRESARIAL A Sustentare Escola de Nego cios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PGPCI

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PGPCI UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PGPCI EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO 2019 - MESTRADO

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 765

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 765 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 765 Altera o Anexo I da Resolução CEPEC nº 692, que fixa o currículo pleno do Curso de Graduação em Engenharia de Computação para

Leia mais

Versa o dez-17

Versa o dez-17 Versa o 006 11-dez-17 Curso de Po s-graduac a o em Ni vel de Especializac a o LATO SENSU GESTA O ESTRATE GICA DE COMPRAS A Sustentare Escola de Nego cios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente

Leia mais

EDITAL Nº 05/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior

EDITAL Nº 05/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 05/2019 Seleção para bolsas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Priscilla Araújo Juá Stecanella Técnico Integrado em Automação

Leia mais

Estrutura Básica de um Computador

Estrutura Básica de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura Básica de um Computador Aula 2 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira INTRODUÇÃO n Organização Æ implementação do hardware, componentes, construção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Nível Médio

Leia mais

RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO

RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO A12.1. Considerações Iniciais Inicialmente, é importante destacar que a Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 CHAMADA PARA APRESENTAÇA O DE POEMAS E CONTOS OU CRÔNICAS

EDITAL Nº 001/2016 CHAMADA PARA APRESENTAÇA O DE POEMAS E CONTOS OU CRÔNICAS EDITAL Nº 001/2016 CHAMADA PARA APRESENTAÇA O DE POEMAS E CONTOS OU CRÔNICAS 1º CONCURSO DE POEMAS & CONTOS OU CRÔNICAS - EVENTO CULTURAL- SARAU LITERÁRIO O IFAM CAMPUS TEFÉ, com o apoio da Pró - Reitoria

Leia mais

Contadores Síncronos. Tiago Alves de Oliveira

Contadores Síncronos. Tiago Alves de Oliveira Contadores Síncronos Tiago Alves de Oliveira Introdução Os problemas encontrados com os contadores assi ncronos sa o provocados pelo acu mulo dos atrasos de propagac a o dos FFs. Dito de outra maneira,

Leia mais

Plano de Ensino. Leandro Schwarz Endereço eletrônico:

Plano de Ensino. Leandro Schwarz Endereço eletrônico: Plano de Ensino Disciplina: Dispositivos Lógicos Programáveis Semestre: 2011/1 Turma: 1880331A Carga horária: 120 horas Professor: Leandro Schwarz () Endereço eletrônico: 1. Objetivos A tecnologia de Dispositivos

Leia mais

Versa o abr-16

Versa o abr-16 Versa o 003 19-abr-16 PO S- MBA REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA - REMAT Os PO S-MBAs sa o programas de po s-graduac a o, em ni vel de atualizac a o, voltados aos profissionais que ja conclui ram a Po s-graduac

Leia mais

<<Folha de Aprovação da PSI pelo Comitê Gestor em TI>>

<<Folha de Aprovação da PSI pelo Comitê Gestor em TI>> 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica. ELE Microprocessadores I. Prof. Carlos Antonio Alves Sala 59 Fone

Departamento de Engenharia Elétrica. ELE Microprocessadores I. Prof. Carlos Antonio Alves Sala 59 Fone Departamento de Engenharia Elétrica ELE 1078 - Microprocessadores I Prof. Carlos Antonio Alves Sala 59 Fone 3743-1224 caa@dee.feis.unesp.br 1 P R O G R A M A D E E N S I N O OBJETIVOS Compreender o funcionamento

Leia mais

Versa o mar-16

Versa o mar-16 Versa o 006 10-mar-16 Curso de Po s-graduac a o em Ni vel de Especializac a o LATO SENSU GESTA O DA COMUNICAC A O EMPRESARIAL E DAS A Sustentare Escola de Nego cios tem como objetivo, desenvolver e prover

Leia mais

Hardware Processador Memória Dispositivos de E/S Barramento Arquiteturas RISC e CISC. Software Tradutor Interpretador Linker Loader Depurador

Hardware Processador Memória Dispositivos de E/S Barramento Arquiteturas RISC e CISC. Software Tradutor Interpretador Linker Loader Depurador Hardware Processador Memória Dispositivos de E/S Barramento Arquiteturas RISC e CISC Software Tradutor Interpretador Linker Loader Depurador Hardware E/S Memória Barramento CPU CPU Interconexão interna

Leia mais

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão

Arquitetura do Disciplina de Microcontroladores. Prof. Ronnier Prof. Rubão Arquitetura do 8051 Disciplina de Microcontroladores Prof. Ronnier Prof. Rubão Objetivo fim Entender as noções básicas de microprocessadores, microcontroladores e sistemas embarcados Estudar a arquitetura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARA CLP

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARA CLP Automação (AUT) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARA CLP 2018-2 Prof. Eduardo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO Unidade Curricular:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis (CLP) Disciplina: TAIE4

Controladores Lógicos Programáveis (CLP) Disciplina: TAIE4 (CLP) Disciplina: TAIE4 Profº. Fernando Barros Rodrigues 1 Um Controlador Lógico Programável (CLP) é um dispositivo eletrônico que possui memória programável para armazenar instruções e executar funções

Leia mais

Sistemas Digitais: Introdução

Sistemas Digitais: Introdução Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Digitais: Introdução DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio 1 Objetivo: Projetar Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina Análise Aplicada do Comportamento Núcleo temático: Fundamentos Teóricos Código da Disciplina 0832416-6

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS MICROPROCESSADOS CÓDIGO: EAI.707 Período Letivo: 1º Semestre / 2018 Carga Horária: Total: 72H/A Semanal: 0 aulas Créditos: 0 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN:

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

Benefícios de um CLP:

Benefícios de um CLP: Benefícios de um CLP: a) Permitir fácil diagnóstico de funcionamento ainda na fase de projeto do sistema e/ou de reparos em falhas que venham a ocorrer durante a sua operação. b) Ser instalado em cabines

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS DIGITAIS NA EC3. Workshop de Graduação do PCS Prof. Edson S. Gomi 31 de julho de 2018

PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS DIGITAIS NA EC3. Workshop de Graduação do PCS Prof. Edson S. Gomi 31 de julho de 2018 PLANEJAMENTO DAS DISCIPLINAS DE SISTEMAS DIGITAIS NA EC3 Workshop de Graduação do PCS Prof. Edson S. Gomi 31 de julho de 2018 Disciplina PréRequisito Semestral Quadrimestral PCS3115 Sistemas Digitais I

Leia mais

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS

ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS ENGENHARIA DE SISTEMAS MICROPROCESSADOS Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0040-A Horário: 4N Aula 01-26/07/2017 Plano de ensino Professor www.linkedin.com/in/pierredantas/ TÓPICOS Conceitos gerais. Evolução

Leia mais

CURSO DE GESTÃO E PRODUÇÃO DE ARTES PERFORMATIVAS 4.ª Edição

CURSO DE GESTÃO E PRODUÇÃO DE ARTES PERFORMATIVAS 4.ª Edição CURSO DE GESTÃO E PRODUÇÃO DE ARTES PERFORMATIVAS 4.ª Edição Apoio Câmara Municipal do Porto Teatro Municipal do Porto Rivoli ÍNDICE Enquadramento... 2 Objetivos do Curso... 3 Conteu dos Programa ticos...

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores

PLANO DE APRENDIZAGEM. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores Código: SIF06 Professor: Erick Barros Nascimento E-mail:

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Conteúdo 01 Arquitetura de microcontroladores AVR Mayara de Sousa Prof. Leandro Schwarz Tempo Estimado 2 h.a. Projeto de Placas de Circuito Impresso

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

IEC : linguagens de programação. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

IEC : linguagens de programação. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT IEC 61131-3: linguagens de programação Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AUT0001 Automação Joinville 28/08/2017 Introdução sumário Norma IEC 61131 e suas partes; Norma IEC 61131-3:

Leia mais

Ano Letivo de 2013/2014

Ano Letivo de 2013/2014 Ano Letivo de 01/01 PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina de MATEMÁTICA - 10º Ano Curso Profissional de Técnico de Comércio Turma K Lurdes Marques OBJECTIVOS GERAIS São finalidades da disciplina no ensino secundário:

Leia mais

Curso: Bacharelado em Engenharia Eletrônica

Curso: Bacharelado em Engenharia Eletrônica Curso: Bacharelado em Engenharia Eletrônica Módulo: Formação Humanística técnicas e visitas culturais) e Atividades Complementares AC NF-301 Projeto Experimental de Grupo 40 2 IN-101 Algoritmos: Lógica

Leia mais

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão;

Microprocessadores. São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; Microprocessadores São máquinas elétricas onde podemos armazenar instruções lógicas, aritméticas e de tomada de decisão; CPU (Central Processing Unit Unidade Central de Processamento) CPU (Central Processing

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 3ª REGIA O AJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 3ª REGIA O AJAA CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 3ª REGIA O AJAA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia e emprego dos porquês. 4 Homônimos e parônimos. 5 Emprego do hífen.

Leia mais

EDITAL Nº 07 /2019 ECJS (UNIVALI) / IASC / ACALEJ / OAB - ITAJAI

EDITAL Nº 07 /2019 ECJS (UNIVALI) / IASC / ACALEJ / OAB - ITAJAI EDITAL Nº 07 /2019 ECJS (UNIVALI) / IASC / ACALEJ / OAB - ITAJAI O Diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em decorrência de Parceria Interinstitucional

Leia mais

SISTEMAS MICROCONTROLADOS

SISTEMAS MICROCONTROLADOS SISTEMAS MICROCONTROLADOS UTFPR Código: EL54E Turma: N11/E11 Prof. Sérgio Moribe Colaboração: Prof. Heitor S. Lopes Prof. Rubens Alexandre de Faria Email: smoribe@utfpr.edu.br Site: pessoal.utfpr.edu.br/smoribe

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell AULA INTRODUÇÃO Curso de automação utilizando o CLP Haiwell - Aula Descrição do Curso Este curso gratuito irá apresentar a automação industrial e

Leia mais

Curso: Bacharelado em Engenharia Eletrônica

Curso: Bacharelado em Engenharia Eletrônica Curso: Bacharelado em Engenharia Eletrônica Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo técnicas e visitas culturais) e Atividades Complementares AC Módulo: Eletrônica

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS

SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS Jung, Felipe 1 ; Padilha, Marina 1 ; Souza, Otávio Rafael de 1 ; Balan, Renan Jr. 1 ; Fiorin, Marcos 2 ; Dequigiovani, Tiago 2 1,2 Instituto Federal

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 02/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ

SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 02/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI DIREÇÃO GERAL DIREÇÃO DE ENSINO - PROEN SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 02/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ O

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PEDRO FERREIRA ALVES MOGI MIRIM PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009 E SUAS ALTERAÇÕES.

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PEDRO FERREIRA ALVES MOGI MIRIM PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009 E SUAS ALTERAÇÕES. ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PEDRO FERREIRA ALVES MOGI MIRIM PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009 E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 096/09/2018 DE 24/09/2018. PROCESSO N 1535137/2018.

Leia mais

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais.

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. 6.1 Objetivo: O objetivo desta aula é mostrar aos alunos o que é e como funciona o Arduino e seus

Leia mais