DIREITO CIVIL LUCIANO FIGUEIREDO ROBERTO FIGUEIREDO PARTE GERAL. coleção SINOPSES para concursos. 7ª edição revista, ampliada e atualizada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CIVIL LUCIANO FIGUEIREDO ROBERTO FIGUEIREDO PARTE GERAL. coleção SINOPSES para concursos. 7ª edição revista, ampliada e atualizada"

Transcrição

1 LUCIANO FIGUEIREDO ROBERTO FIGUEIREDO DIREITO CIVIL PARTE GERAL 7ª edição revista, ampliada e atualizada 2017 coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia 10

2 Introdução ao Direito Civil Capítulo II PARTE I: TEORIA GERAL DO DIREITO 1. O CONCEITO DO DIREITO CIVIL Começaremos este capítulo apresentando uma frustração, caros leitores! Imaginam vocês que é chegada a hora de se apresentar um conceito preciso do que vem a significar a palavra direito. E este conceito do direito civil exigirá uma visita acadêmica à denominada ontologia jurídica, campo do conhecimento que estuda a natureza dos institutos jurídicos e que está para além do próprio direito civil (questão jusfilosófica). Contudo, será difícil mesmo identificar um conceito universal, preciso, unívoco, que abranja todas as possíveis compreensões e os mais incríveis e surpreendentes fatos da vida jurídica. A própria palavra direito contempla significado multifacetário. Pode significar aquilo que é certo, correto, autorizado, permitido, justo, legal etc. Este direito se revela em vastos campos do conhecimento, tais como direito civil, constitucional, ambiental, trabalhista. De igual sorte também existirá a sociologia do direito, a história do direito, a filosofia do direito, enfim, um vasto campo de perspectivas que bem evidenciam desafio daqueles que buscam a desejada identificação do termo 1. Vejam alguns conceitos doutrinários relevantes, do Direito Civil: Atenção! Uma ordenação heterônoma das relações sociais baseada numa integração normativa de fatos e valores (Miguel Reale) REALE, Miguel. O Direito como experiência. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

3 86 Direito Civil Vol. 10 Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo Jus ou júris, da raiz sânscrita jus, simboliza a ideia de jugo, na qual se pode compreender o fato, o vínculo jurídico criado entre as pessoas. A origem da palavra direito, porém, se encontra no latim directum trazendo à mente a concepção de que o direito deve ser uma linha reta, isto é, conforme uma regra (Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona) 2. O direito pressupõe relação com o outro, daí a parêmia latina ubi homo, ibi jus (onde existe homem, há direito), constituindo produto cultural da humanidade (sem pessoas, não há direito) que disciplina direitos e deveres às pessoas naturais e jurídicas em verdadeiro regramento social 2. Entendemos o direito como sendo este conjunto de normas (princípios e regras) que disciplina a vida social, seja mediante a imposição de deveres, seja mediante o reconhecimento de garantias, benefícios ou vantagens à mesma pessoa, como se a conduta humana experimentasse verdadeira interferência institucional permissiva da convivência pacífica, fraterna e harmônica. 2. DIREITO, MORAL E PODER Uma das maneiras de se compreender o significado da palavra direito é distingui-la daquilo que vem a ser moral e, finalmente, daquilo que vem a ser poder. Direito, moral e poder não se confundem. O direito regula a conduta humana exteriorizada, concreta, efetiva. Fixa deveres jurídicos e obrigações. Autoriza a prática de certos atos. Prescreve consequências jurídicas para a prática de certos atos (sanções jurídicas). Representa um mínimo ético tutelado pelo Estado. A moral relaciona-se com a intenção prévia. Envolve o direito. É mais ampla que o direito. Pode ser absorvida pelo direito. Os costumes, por exemplo, estão mais no campo da moral do que no campo do direito. Quando um costume passa a se tornar especial, 2. GAGLIANO, Pablo Stolze; e PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil: Parte Geral. V. 1, 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

4 Cap. II Introdução ao Direito Civil 87 cristalizado, torna-se exigência jurídica. Passa a ser objeto do direito (esfera do proibido/permitido jurídico). Exemplifica-se com o costume de dar preferência em filas aos idosos, que passou, com o tempo, a ser visto pelo direito como algo relevante até que, em um dado momento da história, tornou- -se lei (objeto do direito) de modo que sanções passaram a ser prescritas em face de quem não respeitasse a norma em destaque. Cristalizou-se, advindo dos costumes, o princípio da prioridade de atendimento aos idosos, estampado no Estatuto do Idoso. O direito traduz, portanto, este mínimo ético necessário à suportável e fraterna vida em sociedade. Poderíamos, até mesmo, admitir a existência de normas morais e normas jurídicas. E qual seria a diferença entre elas? A qualidade da sanção aplicável. No direito, a sanção é aplicável por meio do Poder Público, constrangendo a conduta humana contrária à ordem jurídica por meio de atos concretos, imperativos, coercitivos e limitadores das vontades e liberdades. As normas meramente morais, quando violadas, geram no mais das vezes constrangimento interno, pessoal, particular, como um remorso, um arrependimento, sem qualquer tipo de coercitibilidade jurídica. Podem até, eventualmente, gerar recriminação social, mas não há de falar-se em sanção jurídica. Direito e poder também se entrelaçam (mas não se confundem). É que o direito, muitas vezes, carece de ser aplicado mediante a coercitibilidade, a força, a imposição. É o poder constituído que cria o direito, em regra, garantindo a sua aplicação. Veja, por exemplo, o sistema de freios e contrapesos. Analise, por exemplo, os Três Poderes da República, ou seja, o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Sem dúvida, o direito emana destes poderes. É executado e garantido por tais poderes. 3. DIREITO OBJETIVO X DIREITO SUBJETIVO Em primeiro lugar, é bom que se diga ser possível classificar doutrinariamente esta discussão (direito objetivo versus direito subjetivo) em pensadores que negam a existência deste último (corrente negativista) e pensadores que reconhecem a existência do direito subjetivo (corrente afirmativa).

5 88 Direito Civil Vol. 10 Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo De efeito, existe doutrina (minoritária) que não reconhece a existência do direito subjetivo como, por exemplo, a teoria pura do direito (Hans Kelsen 3 e Duguit 4 ), inadmitindo este dualismo, esta coexistência. Para esta doutrina minoritária somente existiria um direito, que seria o direito objetivo, imposto pelo Estado. Predomina, contudo, a teoria afirmativa, que reconhece a autonomia do direito subjetivo. Costuma-se afirmar que o direito objetivo se constitui pelo conjunto de normas (princípios e regras) jurídicas que disciplinam a conduta humana mediante sanções para as hipóteses de desrespeito aos preceitos impostos: jus est norma agendi. O direito objetivo está fora da pessoa humana (de fora para dentro), oriundo do Estado e dirigido à pessoa. DIREITO OBJETIVO Estado Pessoa O direito subjetivo é a autorização, a permissão, concedida pela norma para que um dado sujeito possa praticar esta ou aquela conduta, ou ainda possa exigir do Estado que a aludida conduta seja observada. DIREITO SUBJETIVO Pessoa Estado Este direito subjetivo, que nada mais é senão a permissão que tem o homem de agir conforme o direito objetivo, pode ser classificado em: (I) direito subjetivo comum da existência, ou seja, relativos à autorização conferida pelo Poder Público para alguém fazer ou deixar de realizar algo, inexistindo neles a ideia de sanção; e (II) direito subjetivo de defender direitos, vale dizer, de tutelar efetivamente o exercício de uma dada conduta mediante sanções. 3. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Tradução de João Baptista Machado. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, DUGUIT, Léon. Fundamentos do direito. São Paulo: Marin Claret, 2009.

6 Cap. II Introdução ao Direito Civil 89 Poderíamos denominar os direitos subjetivos de facultas agendi. Dois pensamentos existem neste particular: Atenção! A corrente doutrinária majoritária: afirma que sim. Reconhecem e denominam o direito subjetivo como facultas agendi em oposição ao direito objetivo denominado norma agendi. Já a corrente doutrinária minoritária: afirma que não, sob o argumento de que faculdades humanas não seriam direitos, mas apenas qualidades próprias da pessoa (em potencial), de modo que o direito subjetivo seria tão somente a autorização para o uso de tais faculdades. Três são as teorias que estudam a natureza jurídica do direito subjetivo: a) A teoria da vontade (Savigny 5 e Windscheid 6 ) para quem o direito subjetivo é o poder da vontade reconhecido pela ordem jurídica. Mas será que existem direitos sem vontade do seu titular, consideração que poderia colocar em xeque a teoria da vontade? Imagine um interditado. Ninguém duvida que esta pessoa seja titular de direitos, mas não tem vontade reconhecida como válida para o direito. O mesmo se diga em relação ao nascituro. Por outro lado, é possível que haja vontade sem que o direito a reconheça, ou melhor, convirja com esta. Portanto, é possível concluir que o direito subjetivo pode existir independentemente da vontade, daí a crítica à teoria de que seria este o poder da vontade reconhecido pela ordem jurídica. Arrematando, por todos, com o exemplo daquele que possui a capacidade de direito (inerente a toda pessoa art. 1º do CC), mas que é desprovida da capacidade de fato (incapazes dos arts. 3º e 4º do CC). b) A teoria do interesse (Ihering 7 ), segundo a qual direito subjetivo nada mais é senão o interesse protegido por meio de uma ação judicial. Da mesma forma, é possível estabelecer crítica à teoria do interesse, que nem sempre é protegido pela ordem jurídica, não constituindo di- 5. SAVIGNY, Friedrich Karl Von. Metodologia Jurídica. Tradução de Hebe A. M. Caletti Marenco. Campinas: Edcamp, WINDSCHEID, Bernardo. Diritto delle pandette. Trad. Fadda & Bensa. Torino: UTP, IHERING, Rudolf Von. A luta pelo Direito. São Paulo: RT, 2010.

7 90 Direito Civil Vol. 10 Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo reitos subjetivos em todo e qualquer caso. O interesse pode ser objeto do direito em alguns casos (em outros não necessariamente). c) A teoria mista (Jellinek, Saleilles e Michiud 8 ) sugere ser o direito subjetivo o poder da vontade reconhecido pelo Estado, cujo objeto é justamente um bem ou interesse. As mesmas críticas empregadas anteriormente se aplicam mutatis mutandis à teoria mista que objetiva, a um só tempo, conviver com a teoria da vontade e com a teoria do interesse. Como se analisou, o direito subjetivo existirá independentemente da vontade, ou mesmo do interesse de alguém, sendo, curiosamente, contrário, por exemplo, às vontades ou a interesses escusos. Pode-se concluir afirmando que direito objetivo e direito subjetivo existem um na dependência e em razão do outro, afinal de contas, na falta de um deles o outro perde sentido, esvazia-se. Se o direito objetivo se altera, é possível que isso repercuta no direito subjetivo, modificando-o também DIREITO POSITIVO X DIREITO NATURAL Atribui-se o nome de direito positivo ao ordenamento jurídico vigente em uma civilização, em uma nação, em um país, dentro de um dado espaço de tempo, no contexto de uma época. A isto os romanos denominariam jus in civitate positum. Quando se diz no direito romano, é possível se inferir nisso a ideia que tentamos transmitir agora do conteúdo do denominado direito positivo. Imediatamente o leitor é remetido à Roma Antiga. Surge a ideia de um direito em vigor dentro de um espaço de tempo (há séculos). Quando se fala direito brasileiro também é possível compreender, de imediato, a noção do direito positivo no contexto visto (conjunto de normas em vigor de um dado país numa época, no caso, atual). Observe que o direito positivo não traduz, necessariamente, o significado de direito escrito. É possível, por exemplo, que a 8. JELLINEK; SALEILLES; e MICHIUD apud MONTORO, André Franco. Introdução à ciência do direito. 27. ed. São Paulo: RT, 2008.

8 Cap. II Introdução ao Direito Civil 91 expressão direito positivo se refira a um conjunto de normas consuetudinárias, construídas mediante usos e costumes, sem a necessária publicação de normas escritas. A ideia do direito positivo ganha força com a Escola Histórica e a Escola Positivista do Direito, as quais simbolizam o oposto daquilo que se convencionou chamar de direito natural. Em suma: a noção de direito positivo está imbricada à ideia de vigência. Direito natural, por sua vez, tem característica intertemporal. Relaciona-se à noção de justiça, equidade, princípios superiores, ganhando força na idade moderna pelas mãos de São Tomaz de Aquino e Santo Agostinho, quando foi relacionado àquilo que significaria um direito ideal, superior e eterno. Desta noção, surgiu a Escola de Direito Natural, já agora no século XVI, pela batuta de Hugo Grócio, quando, então, o jusnaturalismo ganha força como aquela gama de direitos que estariam armazenados na consciência de todos os povos, de todas as pessoas. 5. DIREITO PÚBLICO X DIREITO PRIVADO O direito romano consagrou uma divisão estanque entre o direito público e o direito privado, denominada summa divisio. A partir deste instante, os povos ocidentais passaram a seguir esta mesma classificação, nada obstante um sem número de críticas doutrinárias realizadas a este respeito durante séculos. O direito público era aquele concernente aos negócios romanos, segundo a máxima romana publicum jus est quod ad statum rei romanae spectat, ou seja, direito público é aquele relativo ao Estado, sua organização, política e serviços. Para Ulpiano 9 (Digesto, Livro I) o direito público seria aquilo correspondente às coisas do Estado e o privado à utilidade das pessoas. Esta noção romana é perdida na idade média, época na qual o direito público perde força ante a confusão causada pelo feudalismo, no tocante à soberania e a propriedade. Neste momento histórico, o direito privado ganha relevo e passa a ser aplicado em 9. ULPIANO. Regularum in Digesto. Líber I, 10.

9 92 Direito Civil Vol. 10 Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo quase todas as relações jurídicas. Não se fala em dicotomia alguma no período medieval, no que diz respeito ao direito público e ao direito privado. Isto é perdido. O papel do Estado restringe-se a cunhar moedas, distribuir justiça, manter o exército. Ao contrário do período romano, o direito público perdeu força na era medieval. Com a modernidade, a soberania é resgatada. A noção do Estado revigora-se, redimensiona-se, atualiza-se. O direito público é reavivado. Como visto em Roma, o primeiro critério utilizado na história foi o do interesse da norma. O do bem jurídico tutelado que, no caso do direito público, referia-se às coisas do Estado. Ao revés, no caso do direito privado, aos interesses do cidadão: privatum, quod ad singulorum utilitatem. Na atualidade, este critério, de origem romana, é insuficiente. Muitas vezes o interesse da norma é, a um só tempo, em favor do Estado e dos cidadãos. As normas podem ter duplo interesse, ou interesse simultâneo. Como fazer nestes casos? Em outros casos não é possível constatar com tranquilidade qual seria o interesse da norma. De fato, imaginar que os interesses dos cidadãos seriam contrários aos interesses do Estado não se apresenta como a melhor maneira de se entender a ciência jurídica. Seja porque tais interesses muitas vezes interagem sobrepostamente, seja ainda porque os interesses da população devem se harmonizar com o interesse público. O certo é que o critério em destaque é insuficiente. Savigny sustenta a dicotomia pelo critério do fim do direito (critério finalístico ou teleológico). No direito público o todo se apresenta com um fim coletivo, permanecendo o indivíduo em segundo plano. Na relação privada, cada indivíduo seria a razão de ser da relação jurídica, ficando o Estado agora em segundo plano. A doutrina de Savigny, contudo, não é capaz de explicar aquelas relações em que o Estado se apresenta nas mesmas condições do particular (locação de imóvel, por exemplo) SAVIGNY, Friedrich Karl Von. Metodologia Jurídica. Tradução de Hebe A. M. Caletti Marenco. Campinas: Edcamp, 2004.

10 Cap. II Introdução ao Direito Civil 93 O mesmo se diga de Ihering, que apresentou teoria na qual distingue três tipos de propriedade para, com isso, demonstrar a diferença entre direito público e privado. Diria Ihering haver uma propriedade individual, uma propriedade do Estado e, finalmente, uma propriedade coletiva, de interesse da sociedade. Para este doutrinador a propriedade estatal seria o que hoje denominaríamos bens dominicais, sendo que a propriedade coletiva seriam os bens de uso comum do povo 11. A crítica feita ao trabalho de Ihering, neste particular, é que ele reduz todo o direito à propriedade, o que é inaceitável academicamente. Talvez por isso tenha havido uma tentativa de classificar agora pelo sujeito envolvido na relação jurídica. Por este critério, se imaginou que quando o Estado estivesse envolvido na situação jurídica, se estaria diante de um direito público. Quando não, estar-se-ia diante de um direito privado. Também se demonstrou insuficiente este critério. Sim, porque ocorre não raro de o Estado estar envolvido numa relação jurídica não pública. Imagine, por exemplo, o Estado firmando contrato de compra e venda de papel higiênico para com um fornecedor de produtos. Nesse caso, inexiste direito público na essência da palavra. Outrora, negócios jurídicos celebrados apenas por particulares também podem contemplar relevância tamanha para o ordenamento jurídico, a ponto de se reconhecer a natureza pública da situação. Veja o caso no qual duas pessoas jurídicas de direito privado (organizações religiosas) passam a fornecer educação gratuita a toda uma comunidade, que também vem a receber, destes particulares, serviços de saúde (mutirões de cirurgias, por exemplo). O critério é falho também, razão pela qual se passou a prestigiar o critério da preponderância ou ainda da finalidade. Desta maneira, surgiu a ideia de que a classificação em direito público ou privado depende de qual fim, ou atividade, é preponderantemente exercida, identificada. 11. IHERING, Rudolf Von. A luta pelo Direito. São Paulo: RT, 2010.

11 94 Direito Civil Vol. 10 Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo Outro critério interessante é o do ius imperium, construído sob o raciocínio segundo o qual o direito público se identificará toda vez que o Estado se apresentar enquanto Poder, numa posição jurídica de superioridade em relação aos particulares (poder soberano na tutela dos interesses coletivos). Há quem ainda apresente uma teoria mista, reconhecendo a um só tempo o critério da preponderância do interesse jurídico protegido e a relação de Poder, de subordinação do povo em face do Estado. Seria o direito público um direito de subordinação. O direito privado seria um direito de coordenação, entre pessoas no mesmo pé de igualdade. Também é insatisfatória esta teoria porque inapta a disciplinar as relações no âmbito do direito internacional privado, quando as nações se encontram em posição de coordenação, e não de subordinação, umas para com as outras. Em suma, hodiernamente percebe-se que o direito positivo pode ser divido em público e privado para efeito meramente didático, não mais se falando de uma summa divisio absoluta. Costuma-se realizar tal divisão ora pelo critério subjetivo (quando o Estado está ou não presente na relação jurídica), ora pelo critério finalístico ou teleológico (a depender do interesse jurídico tutelado, se geral ou não), e, finalmente, do ius imperium. Diante do problema, tem-se hoje utilizado como paradigma, apto a diferenciar o direito público do privado, em primeiro lugar, o critério subjetivo (identificado pela presença ou não do Estado na relação jurídica), mas relacionando-o com o aspecto objetivo, ou seja, se o Estado está presente enquanto Poder soberano. Mas, se a divisão é tão dificultosa, porque sua permanência? 5.1. A unificação do Direito e o fim da Summa Divisio O método utilizado na esmagadora maioria, senão na totalidade, das faculdades de ensino jurídico nacionais, principalmente na graduação, consiste no estudo do Ordenamento Jurídico de forma isolada, dividindo-o em ramos, sendo estes considerados verdadeiros braços do direito.

12 Cap. II Introdução ao Direito Civil 95 Realiza-se o estudo dos ramos como se fossem direitos autônomos, independentes e divididos em compartimentos. Tais braços são inseridos em grupos maiores, denominados de público e privado. A única relação feita entre os mencionados ramos se dá no paralelo entre os materiais e processuais (substantivos e adjetivos), como o direito penal e o processual penal, o direito civil e o processual civil obviedades ululantes. Este pensamento advém desde a era oitocentista das codificações, remontando à summa divisio romana, a qual pregava exatamente esta divisão estanque do direito em dois grandes grupos dicotômicos: o privado e o público, dentro dos quais são estabelecidos os ramos. Com o ideal da summa divisio, enunciado no item anterior, não havia de falar-se em interpenetrações, sendo os compartimentos estanques disciplinados por normas, respectivamente, de ordem pública e privada. O Código Civil era visto como o estatuto único a reger as relações privadas, ao passo que a Constituição encerrava em si o diploma apto a nortear as relações públicas. Assim era resumida a situação: Direito Público Direito Constitucional. Direito Administrativo. Direito Tributário. Direito Penal. Direito Processual. Direito Internacional. Direito Ambiental. Direito Privado Direito Civil. Direito Comercial. Direito do Consumidor. Direito do Trabalho. Direito Agrário. Direito Marítimo. Direito Aeronáutico. Direito Previdenciário. Observe o candidato que tal tabela não significa uma verdade universal, existindo divergências significativas, por exemplo, no enquadramento do Direito do Trabalho como público ou privado.

Direito Civil: Noções Introdutórias

Direito Civil: Noções Introdutórias Direito Civil: Noções Introdutórias A partir do momento em que o ser humano passou a viver em sociedade, normas de conduta foram necessárias para regular a comunidade. Afinal, de maneira geral, não é possível

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO. Profa. Zélia Prates

Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO. Profa. Zélia Prates Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO Introdução ao Direito O termo direito deriva do latim directum e significa: Aquilo que é reto de acordo com a Lei Qual é a função do Direito? o Direito? es humanas e dirime

Leia mais

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19).

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19). 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO CIVIL 1.1. CONCEITO DE DIREITO Conceituar direito, por incrível que pareça, é uma das tarefas mais tormentosas na doutrina, tendo em vista a dificuldade de sua definição

Leia mais

A DIVISÃO DO DIREITO NO BRASIL APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE THE DIVISION OF LAW IN BRAZIL AFTER THE FEDERAL CONSTITUTION OF 1988.

A DIVISÃO DO DIREITO NO BRASIL APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE THE DIVISION OF LAW IN BRAZIL AFTER THE FEDERAL CONSTITUTION OF 1988. A DIVISÃO DO DIREITO NO BRASIL APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. THE DIVISION OF LAW IN BRAZIL AFTER THE FEDERAL CONSTITUTION OF 1988. Carlos Augusto de Oliveira Diniz 1 / Rogério Nogueira Guimarães

Leia mais

Direito Civil I Aula 1

Direito Civil I Aula 1 Direito Civil I Aula 1 Prof. Leonardo Klimeika Zanutto Leonardo Klimeika Zanutto Advogado e Consultor de Empresas Bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas Especialista em Direito Tributário pela

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

UNIDADE = LEI CONCEITO

UNIDADE = LEI CONCEITO UNIDADE = LEI CONCEITO Preceito jurídico (norma) escrito, emanado (que nasce) de um poder estatal competente (legislativo federal, estadual ou municipal ou poder constituinte) com características (ou caracteres)

Leia mais

DIREITO OBJETVO E SUBJETIVO

DIREITO OBJETVO E SUBJETIVO CEAP CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO DIREITO OBJETVO E SUBJETIVO 1. Motivação: Musica Cidadão 2. Apresentação de slides direito objetivo 3. VT

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2 Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2 A RELAÇÃO JURÍDICA NA VISÃO DA TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO 1. O conceito

Leia mais

9 Considerações Finais

9 Considerações Finais 9 Considerações Finais Depois desta longa jornada, onde diversos aspectos concernentes à definição da norma jurídica na Teoria Pura do Direito foram devidamente analisados, é possível apresentar algumas

Leia mais

POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ESCOLA PRÁTICA / TORRES NOVAS. Curso de Formação de Agentes_08 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CÓDIGO DISCIPLINA: 09

POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ESCOLA PRÁTICA / TORRES NOVAS. Curso de Formação de Agentes_08 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CÓDIGO DISCIPLINA: 09 POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ESCOLA PRÁTICA / TORRES NOVAS VISTO 20ABR2011 Curso de Formação de Agentes_08 Duração: 50 minutos A NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CÓDIGO DISCIPLINA: 09 RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS: Identifique-se

Leia mais

Introdução ao Estudo do Direito

Introdução ao Estudo do Direito Sílvio de Salvo Venosa Introdução ao Estudo do Direito Primeiras Linhas 4ª Edição são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 2004 by Editora Atlas S.A. 1.ed. 2004; 2. ed. 2006;3. ed. 2010;4. ed. 2014 Composição:

Leia mais

* Agradecimento especial ao Prof. Ney Arataú, da AEDB, responsável por parte do roteiro desta aula.

* Agradecimento especial ao Prof. Ney Arataú, da AEDB, responsável por parte do roteiro desta aula. * Agradecimento especial ao Prof. Ney Arataú, da AEDB, responsável por parte do roteiro desta aula. 1. Direito Natural 2. Direito Positivo x Consuetudinário 3. Direito Objetivo x Subjetivo Não é escrito

Leia mais

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I Professor Vilmar A Silva NORMA JURÍDICA É a condição garantida pelo poder coercitivo do Estado, tendo como objetivo teórico a garantia da vida em

Leia mais

IUS RESUMOS. Introdução ao Direito Civil. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Introdução ao Direito Civil. Organizado por: Samille Lima Alves Introdução ao Direito Civil Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. NOÇÕES CONCEITUAIS DE DIREITO... 3 1. Conceito de direito... 3 1.1 Direito objetivo e direito subjetivo... 4 1.2 Direito positivo

Leia mais

1. Noções gerais Conceito de Direito Público

1. Noções gerais Conceito de Direito Público 1. Noções gerais Todo o Direito objetivo, também conhecido como Direito positivado quando no aspecto exclusivamente normativo (Kelsen), é dividido em dois grandes ramos, quais sejam: o Direito Público

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade.

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. Sentido Subjetivo (Jus est Facultas Agendi) A possibilidade individual

Leia mais

A BUSCA POR UMA COMPREENSÃO UNITÁRIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS THE SEARCH FOR AN UNITARY UNDERSTANDING OF FUNDAMENTAL RIGHTS

A BUSCA POR UMA COMPREENSÃO UNITÁRIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS THE SEARCH FOR AN UNITARY UNDERSTANDING OF FUNDAMENTAL RIGHTS SCHAFER, Jairo. Classificação dos direitos fundamentais: do sistema geracional ao sistema unitário: uma proposta de compreensão. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. A BUSCA POR UMA COMPREENSÃO UNITÁRIA

Leia mais

DIREITO & ESTADO. distinção e aproximação

DIREITO & ESTADO. distinção e aproximação DIREITO & ESTADO distinção e aproximação Vida em Sociedade (1) impulso natural; (2) ato de vontade; (3) acordo; (4) contrato social Estado 1. Regula a vida social 2. Através do Poder 3. Atribuido pela

Leia mais

Parte I Filosofia do Direito. Teoria Geral do Direito e da Política

Parte I Filosofia do Direito. Teoria Geral do Direito e da Política S u m á r i o Parte I Filosofia do Direito. Teoria Geral do Direito e da Política CAPÍTULO I Filosofia do Direito I: O Conceito de Justiça, O Conceito de Direito, Equidade, Direito e Moral...3 I. O conceito

Leia mais

Prática Civil. André Mota Cristiano Sobral Luciano Figueiredo Roberto Figueiredo Sabrina Dourado. 3ª edição revisada, atualizada e ampliada Recife PE

Prática Civil. André Mota Cristiano Sobral Luciano Figueiredo Roberto Figueiredo Sabrina Dourado. 3ª edição revisada, atualizada e ampliada Recife PE Prática Civil André Mota Cristiano Sobral Luciano Figueiredo Roberto Figueiredo Sabrina Dourado 3ª edição revisada, atualizada e ampliada Recife PE 2016 Pratica Civil 3ed - miolo.indd 3 30/06/2016 10:21:16

Leia mais

O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 PARTE GERAL

O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 PARTE GERAL O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 1. Apresentação do Direito Civil: 1.1. Noções básicas; Conceito de Direito: PARTE GERAL Pessoas e Bens Destina-se a regular as relações

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção...

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção... Sumário Agradecimentos... 13 Nota dos autores à 4ª edição... 15 Coleção sinopses para concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

Leia mais

L E G A L E 1.ª FASE

L E G A L E 1.ª FASE L E G A L E 1.ª FASE EXAME DE ORDEM F I L O S O F I A Professor: CUSTÓDIO Nogueira E-mail: g.custodio@uol.com.br Facebook: Custódio Nogueira O JUSNATURALISMO NA ANTIGUIDADE - ARISTÓTELES. Período de 4000aC

Leia mais

1 Direito Administrativo Aula 01

1 Direito Administrativo Aula 01 1 Direito Administrativo Aula 01 2 Direito Administrativo Aula 01 Direito Administrativo Estado, governo e administração pública Sumário Conceito de Estado... 4 Funções do Estado... 4 Funções do estado...

Leia mais

Plano de Aula: O DIREITO COMO CIÊNCIA E SUA METODOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003

Plano de Aula: O DIREITO COMO CIÊNCIA E SUA METODOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 Plano de Aula: O DIREITO COMO CIÊNCIA E SUA METODOLOGIA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 Título O DIREITO COMO CIÊNCIA E SUA METODOLOGIA Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 4 Tema

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

Conceito. Direito 01/08/2011

Conceito. Direito 01/08/2011 Conceito de Direito Conceito de Direito Introdução ao Estudo do Direito I Prof. Jayme Weingartner Neto Definições e acepções da palavra Direito Considerações prévias Kant, século XVIII - juristas ainda

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÃO 1 Considere a seguinte afirmação de Aristóteles: Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que a ação justa é intermediária

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO P á g i n a 1 Questão 1. Hans Kelsen em sua obra Teoria Pura do Direito : I. Define a Teoria Pura do Direito como uma teoria do Direito positivo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDO FERREIRA BALTAR NETO RONNY CHARLES LOPES DE TORRES DIREITO ADMINISTRATIVO ª edição revista, ampliada e atualizada 2018 coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia 9

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

Direito Internacional Público

Direito Internacional Público Direito Internacional Público Professor Diogo Sens CACD Aula 1: Caráter jurídico do DIP Conceito de DIP Direito das Gentes x Direito Internacional; Ubi societas, ubi ius: sociedade internacional; Tratado

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Autonomia, denominação e natureza jurídica do Direito do Trabalho Florença Oliveira Introdução O Direito do Trabalho regula a relação empregatícia, sendo ramo especializado e autônomo

Leia mais

11 OAB. Direito Internacional e Direitos Humanos. 1ª fase. Paulo Henrique Gonçalves Portela. coleção. 3ª edição revista, ampliada e atualizada

11 OAB. Direito Internacional e Direitos Humanos. 1ª fase. Paulo Henrique Gonçalves Portela. coleção. 3ª edição revista, ampliada e atualizada 11 OAB 1ª fase coleção Organizadores da Coleção: Leonardo Garcia e Roberval Rocha Direito Internacional e Direitos Humanos Paulo Henrique Gonçalves Portela 3ª edição revista, ampliada e atualizada 2017

Leia mais

Noções de Direito Administrativo e Constitucional

Noções de Direito Administrativo e Constitucional Considerações iniciais Considera-se Direito como um sistema normativo do qual são extraídos imperativos de conduta. Embora seja único e indivisível, a subdivisão se torna uma prática importante para o

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Introdução ao Estudo do Direito Código TDI0011 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 1º II Ementário O direito como fenômeno social e universal.

Leia mais

GUIA BIBLIOGRÁFICO Bibliografia de introdução ao estudo do direito Bibliografia específica lição 1. DEFINiÇÕES DO DIREITO

GUIA BIBLIOGRÁFICO Bibliografia de introdução ao estudo do direito Bibliografia específica lição 1. DEFINiÇÕES DO DIREITO SUMÁRIO NOTA À 4. a EDIÇÃO............. INTRODUÇÃO À La EDIÇÃO... GUIA BIBLIOGRÁFICO... 5 15 19 1. Bibliografia de introdução ao estudo do direito... 19 2. Bibliografia específica..........................

Leia mais

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com Graduado em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Título da Monografia: Epistemologia do Processo de Conhecimento

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Sumário Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 19 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 19 2. Vigência normativa... 20 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência...

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS NOÇÕES GERAIS DE DIREITO Sessão n.º 2 2 2 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO OBJECTIVO GERAL: Explicar um

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO

INSTITUIÇÕES DE DIREITO Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 INSTITUIÇÕES DE DIREITO Conceito de Direito: É o conjunto de regras jurídicas (Leis) que disciplinam as relações do homem que vive em sociedade.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A supremacia da Constituição e o controle de constitucionalidade Laisla Fernanda Zeni * O artigo procura trazer a tona a Teoria da Supremacia da Constituição idealizada por Hans

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Art. 3º, ECA: A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais

Leia mais

Scroll Deslize o dedo para navegar pelas páginas.

Scroll Deslize o dedo para navegar pelas páginas. Scroll Deslize o dedo para navegar pelas páginas. Navegação: Toque para acessar as miniaturas dos capítulos. Índice: Acesse a lista dos capítulos. Marcador: Marque suas páginas favoritas. Pesquisa: Busque

Leia mais

A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais

A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais A autonomia cientifica da Sociologia Jurídica A finalidade da sociologia jurídica é estabelecer uma relação funcional

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Sumário Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 21 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 21 2. Vigência normativa... 22 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência...

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Capítulo 1 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 21 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 21 2. Vigência normativa... 22 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência... 29

Leia mais

Noções Gerais de Direito

Noções Gerais de Direito Noções Gerais de Direito Disciplina: RAD 1702 Instituições de Direito Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Noções Gerais de Direito 1) Conceito de Direito 2) Ramos do Direito Direito 1) O que é direito?

Leia mais

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte O Direito e o Pensamento Jurídico Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte 2011/2012 1. Ideia Geral de Direito 1.1. Sentidos da palavra direito 1.2. Perspectivas sobre o direito; adopção de uma perspectiva

Leia mais

Ordenação dos ramos de Direito (tradicional):

Ordenação dos ramos de Direito (tradicional): Ramos do Direito 1 - Ordem jurídica una / demarcação de sectores) - Ramos de Direito objectivo corpos de regras gerais e abstractas que organizam aspectos da vida em sociedade - Critério de delimitação

Leia mais

Processo mnemônico: SO CI DI VAL PLU

Processo mnemônico: SO CI DI VAL PLU Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Princípios Fundamentais: Noções Gerais Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 42 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS: Noções

Leia mais

Conceito de Direito administrativo:

Conceito de Direito administrativo: pág. 2 Conceito de Direito administrativo: Mas que diabo é o direito administrativo professor? É O ramo do direito Público que tem por objeto estudar os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas

Leia mais

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Direito empresarial e Profa. Dra. Silvia bertani trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Profa. Dra. Silvia Bertani 2 Direito empresarial e trabalhista O que vamos estudar? Empresa empresário estabelecimento

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Direito Constitucional Nilson Matias de Santana Objetivo geral Compreender as normas e princípios constitucionais que regulam a organização do Estado,

Leia mais

Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Nota: Nota por extenso: Docente: Assinatura:

Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Nota: Nota por extenso: Docente: Assinatura: Disciplina: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Data: 10/outubro/2011 Nota: Nota por extenso: Docente: Assinatura: 1. O que é interpretação autêntica da lei? Critique-a do ponto de vista hermenêutico. (0,5

Leia mais

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

MATERIAL DE APOIO MONITORIA OAB Disciplina: Filosofia do Direito Prof. Alessandro Sanchez Aula: 02 MATERIAL DE APOIO MONITORIA I. Anotações de aula; II. Lousa; I. ANOTAÇÕES DE AULA: Filosofia: Estuda os valores Normatividade: Ética:

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Garcia-Novo CPC e Processo do

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Capítulo I SOCIOLOGIA DO DIREITO... 3

Capítulo I SOCIOLOGIA DO DIREITO... 3 SUMÁRIO Capítulo I SOCIOLOGIA DO DIREITO... 3 1. Introdução à sociologia da administração judiciária... 23 1.1. Aspectos gerenciais da atividade judiciária (administração e economia)... 23 1.2. Gestão...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Quando se fala em Estado, Governo e Administração Pública, por vezes entende-se que os termos se equivalem ou remetem à mesma coisa, porém de maneira conceitual

Leia mais

CONCEITO DE DIREITO Impossível de se ter uma fórmula única, variando de acordo com visão da Escola ou Teoria.

CONCEITO DE DIREITO Impossível de se ter uma fórmula única, variando de acordo com visão da Escola ou Teoria. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS LEGISLAÇÃO I Prof. Rickson Rios INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Silvia Rodrigues Apostila 3 http://direito-privado.blogspot.com/ ricksonrios@hotmail.com

Leia mais

As Fontes do Direito. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

As Fontes do Direito. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior As Fontes do Direito Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior As fontes do direito têm por objetivo estabelecer como o Direito se expressa. São as forças geradoras das normas jurídicas. Diz respeito aos

Leia mais

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES (ITENS 1.1 E 1.2 DO EDITAL) Doutrina referência para esta aula: Guilherme NUCCI Código de Processo Penal

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS... 4 Histórico...4 Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948... 5

Leia mais

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL

INTRODUÇÃO 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL Sumário INTRODUÇÃO Capítulo 1 ARBITRAGEM E TUTELA JURISDICIONAL 1.1. Conflito de interesses 1.2. Métodos de resolução de conflitos 1.3. Direito de ação, tutela jurisdicional e arbitragem Capítulo 2 ASPECTOS

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

Prof. Talles D. Filosofia do Direito. Filosofia, Ciência e Direito

Prof. Talles D. Filosofia do Direito. Filosofia, Ciência e Direito Prof. Talles D. Filosofia do Direito Filosofia, Ciência e Direito O termo Filosofia do Direito pode ser empregado em acepção lata, abrangente de todas as formas de indagação sobre o valor e a função das

Leia mais

PARTE I TEORIA GERAL DO ESTADO

PARTE I TEORIA GERAL DO ESTADO PARTE I TEORIA GERAL DO ESTADO 1. O Momento Histórico Atual e o Direito Político 1.1. As Grandes Transformações e o Fenômeno Político 1.2. A Intervenção Estatal e suas Contradições 1.3. Justificativas

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Professor: Hideraldo Luiz M. de Jesus INTRODUÇÃO AO DIREITO

Professor: Hideraldo Luiz M. de Jesus INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Hideraldo Luiz M. de Jesus INTRODUÇÃO AO DIREITO Objetivo Geral Levar os alunos a um conhecimento geral sobre a ciência jurídica, garantindo-lhes, de forma clara e objetiva, o domínio de conceitos

Leia mais

ÍNDICE 1. DIREITO DE REPRESENTAÇÃO E CONCEITO DE AUTORIDADE - ARTS.2 E 5º...4. Artigos 2 e 5...4

ÍNDICE 1. DIREITO DE REPRESENTAÇÃO E CONCEITO DE AUTORIDADE - ARTS.2 E 5º...4. Artigos 2 e 5...4 ABUSO DE AUTORIDADE ÍNDICE 1. DIREITO DE REPRESENTAÇÃO E CONCEITO DE AUTORIDADE - ARTS.2 E 5º...4 Artigos 2 e 5...4 2. HIPÓTESES DE ABUSO DE AUTORIDADE - ARTS. 3º E 4º... 7 Artigos 3 e 4...7 3. RESPONSABILIDADE

Leia mais

EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA FDV 2017/1

EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA FDV 2017/1 EDITAL Nº 094/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA FDV 2017/1 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados,

Leia mais

O IN DUBIO PRO REO NO PROCESSO PENAL: DIREITOS HUMANOS E A EFETIVIDADE CONSTITUCIONAL

O IN DUBIO PRO REO NO PROCESSO PENAL: DIREITOS HUMANOS E A EFETIVIDADE CONSTITUCIONAL O IN DUBIO PRO REO NO PROCESSO PENAL: DIREITOS HUMANOS E A EFETIVIDADE CONSTITUCIONAL Radson Xavier da Silva Juliana Emidia Gomes Martins Alex Oliveira Pires Orientador: Bruno Cézar Cadé RESUMO: No campo

Leia mais

III Estado Romano de um pequeno grupamento humano ao primeiro império mundial. Características: a) Base familiar de organização; b) Cristianismo.

III Estado Romano de um pequeno grupamento humano ao primeiro império mundial. Características: a) Base familiar de organização; b) Cristianismo. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO I Estado Antigo, Oriental ou Teocrático não se distingue o pensamento político da religião, da moral, da filosofia, ou das doutrinas econômicas. Características: a) Natureza

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. André Luiz Santa Cruz Ramos

DIREITO EMPRESARIAL. André Luiz Santa Cruz Ramos André Luiz Santa Cruz Ramos Conceito: O Direito Empresarial pode ser definido, sucintamente, como o ramo do direito que disciplina as atividades econômicas. Ou, de forma mais detalhada, pode ser conceituado

Leia mais

INTRODUÇÃO + TEORIAS EXPLICATIVAS

INTRODUÇÃO + TEORIAS EXPLICATIVAS INTRODUÇÃO + TEORIAS EXPLICATIVAS POSSE A posse é um tema estudado de forma setorizada, pois não pode ser confundida com direito real ou obrigacional. A posse é uma situação fática que, devido a sua repercussão,

Leia mais

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética Analisa a ética enquanto influenciadora da conduta ideal e da conduta real dos indivíduos. Demonstra divergência doutrinária entre os conceitos de moral e ética, juízo de fato e juízo de valor e analisa

Leia mais

I - HISTÓRIA Teoria Objetiva da Posse - Ihering

I - HISTÓRIA Teoria Objetiva da Posse - Ihering 1 I - HISTÓRIA Rudolf Von Ihering, jurista e romancista alemão, nasceu em Aurich, Frísia, em 22 de agosto de 1818, e morreu em Gottingen em 17 de setembro de 1892. Estudou direito em Heidelberg, Munique,

Leia mais

I Noções e Problemas Elementares

I Noções e Problemas Elementares Introdução ao Estudo do Direito I 1.º Ano Noite, 2015/ 2016 Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa PROGRAMA 1 I Noções e Problemas Elementares 1. Primeiros olhares; ideias geralmente associadas ao «direito»

Leia mais

Verdade e Justiça em suas três dimensões

Verdade e Justiça em suas três dimensões Verdade e Justiça em suas três dimensões Carloto Rocha Pereira Pinto* Cristiane Martins Vilar Alves* Fabrício Oliveira de Lima Santos* Mariana Ferreira Vitor* Meire Ellem Diniz Costa Galvão* Raísa Valério

Leia mais

Génese e História do DIP

Génese e História do DIP Génese e História do DIP Génese e desenvolvimento histórico O Direito Internacional Privado não é legado dos romanos Acesso ao jus civile reservado aos latinos O jus gentium Conflitos de leis Princípio

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 Conceito de poder...4 Características do poder... 5 Histórico das funções dos poderes... 5 Conceitos e teoria clássica...6 2. SISTEMA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO DIREITO DAS MINORIAS 21/8/ :54. Profª: Kátia Paulino dos Santos

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO DIREITO DAS MINORIAS 21/8/ :54. Profª: Kátia Paulino dos Santos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO DIREITO DAS MINORIAS 1 21/8/2013 16:54 Profª: Kátia Paulino dos Santos 2 JUSNATURALISMO X POSITIVISMO JURÍDICO Esta diferença é discutida desde Aristóteles,

Leia mais

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA.

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. RELAÇÃO JURÍDICO - TRIBUTÁRIA... 4 Expressão Relação Jurídica...4 Conceito de Obrigação... 5 Obrigação Principal e Obrigação Acessória... 5 Obrigação

Leia mais

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário Direitos Humanos PC-SP 2017 Investigador de Polícia Aula 01 - Prof. Ricardo Torques AULA 01 DIREITOS DE CIDADANIA Sumário 1 - Considerações Iniciais... 2 2 Direitos Humanos e Cidadania... 2 3 - Constituição

Leia mais

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito Sociologia Jurídica Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito O direito na sociedade moderna Fonte: UNGER, Roberto Mangabeira. O Direito na Sociedade Moderna contribuição à crítica da teoria social.

Leia mais

Índice ÍNDICE. Pág. Prefácio... 7 Plano da obra Abreviaturas Bibliografia Geral Parte I CONCEITO DE DIREITO

Índice ÍNDICE. Pág. Prefácio... 7 Plano da obra Abreviaturas Bibliografia Geral Parte I CONCEITO DE DIREITO Índice 609 ÍNDICE Pág. Prefácio... 7 Plano da obra... 11 Abreviaturas... 13 Bibliografia Geral... 15 Parte I CONCEITO DE DIREITO Capítulo 1 A vida do Homem em sociedade 1. Observações preliminares... 23

Leia mais

TRIBUTO PRESCRITO E RESTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

TRIBUTO PRESCRITO E RESTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA TRIBUTO PRESCRITO E RESTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Indaga-se: havendo o pagamento de um tributo já alcançado pela prescrição, é cabível a sua devolução (restituição)? 1. INTRODUÇÃO É cediço que a decadência tributária

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito Civil CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

Tribunais Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Nilmar de Aquino

Tribunais Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Nilmar de Aquino Tribunais Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Direito Civil Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Introdução Lei que regulamenta

Leia mais

CEAP Curso de Direito Disciplina Introdução ao Direito. Aula 04. DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO Prof. Milton Correa Filho

CEAP Curso de Direito Disciplina Introdução ao Direito. Aula 04. DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO Prof. Milton Correa Filho CEAP Curso de Direito Disciplina Introdução ao Direito Aula 04 DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO Prof. Milton Correa Filho 1.Motivação: O que é o que é (Gonzaguinha) -Dialógo de Antigona 2.Apresentação

Leia mais

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII Capítulo I GÊNESE DO DIREITO... 1 1. Escola Jusnaturalista ou do Direito Natural... 2 1.1. Origem do jusnaturalismo... 2 2. Escola Teológica... 3 2.1. Origem

Leia mais