3 Propagação em ambientes abertos na faixa GHz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 Propagação em ambientes abertos na faixa GHz"

Transcrição

1 3 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz Na faixa de freqüências de oeração entre 10 e 66 GHz, a existência de visada direta é muito imortante ara viabilizar a comunicação de sistemas sem fio em ambientes abertos uma vez que quaisquer tios de obstruções, até mesmo as causadas or vegetação [15, 16] causam degradação no sinal. A desobstrução de elo menos 58% da 1ª zona de Fresnel, conforme ilustrado ela Figura 3.1, evita a ocorrência de erdas adicionais or difração. Na rática, deve-se buscar fazer com que a maior arte da 1ª zona de Fresnel esteja desobstruída o que ode ser alcançado através da elevação das antenas. [17]. Figura 3.1 Proagação em visada direta [18]. Mesmo com a existência de visibilidade entre transmissor e recetor, odem existir ondas refletidas (denominadas multiercursos) chegando à antena do recetor. Multiercursos odem causar distorção de fase nos sinais e os multiercursos oriundos de ercursos mais longos odem causar distorções na forma dos ulsos devido aos efeitos de disersão dos comonentes de frequência [19].

2 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 34 Os multiercursos devem ter seus efeitos considerados rincialmente em situações onde existem suerfícies muito lisas resentes no ambiente de roagação como, or exemlo, suerfícies de água ois a intensidade das ondas refletidas que chegam ao recetor ode se tornar relevante. Alguns testes exerimentais realizados no estado da Virginia (EUA) com três enlaces oerando na frequência de 38 GHz [20] mostraram a existência de multiercursos durante a ocorrência de chuvas em um dos enlaces em que não havia sinal roveniente de multiercursos chegando ao recetor em condições de céu claro. Foi observado também que a otência dos multiercursos era ainda maior durante chuvas fortes que ocorriam exatamente antes e exatamente deois de ocorrer reciitação de granizo. Este efeito ode ser considerado como tendo sido causado elas extremidades da célula de chuva de granizo como mostrou outra esquisa aresentada em [19]. O adrão IEEE [12] esecifica a necessidade de existência de visada direta entre estações assinantes e estação base de uso de antenas altamente diretivas nas estações assinantes ara minimizar o número de multiercursos e de interferências de outras fontes que chegam ao recetor. Sendo assim, neste estudo serão considerados somente os asectos de roagação envolvidos nos casos em que a 1ª zona de Fresnel está totalmente desobstruída. Não serão consideradas as erdas causadas or vegetação e não serão abordados os efeitos de multiercursos e as erdas or difração. Uma vez definidas estas remissas, os rinciais tios de erdas na roagação durante a oeração de sistemas sem fio oerando na faixa entre 10 e 66 GHz estão aresentadas a seguir. Na análise da roagação de ondas eletromagnéticas elo ar, a rimeira erda a ser considerada é a erda de roagação em esaço livre. Neste caso a freqüência de oeração e a distância entre antena do transmissor e antena do recetor são os fatores diretamente relacionados com tais erdas. A roagação na atmosfera acima de 10 GHz, entretanto, não envolve somente erdas no esaço livre mas também outros fatores que contribuem ara a degradação do sinal: a existência de não-homogeneidades na atmosfera, a resença de gases em atmosfera homogênea, a reciitação de chuvas, a existência de nevoeiro e artículas em susensão na atmosfera [21]. Estes fatores causam atenuação or absorção e esalhamento.

3 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 35 No caso das chuvas, a absorção acontece ela dissiação da energia da onda incidente na gota. O esalhamento é rovocado elas modificações da onda ara satisfazer às condições de contorno em cada gota, não havendo erda de energia [22]. As chuvas também odem causar uma redução na discriminação de olarização cruzada segundo indica a recomendação ITU-R P [23]. Este assunto será analisado na seção 3.3. Variações do índice de refração da atmosfera ao longo do enlace também contribuem ara a degradação do sinal odendo causar atenuação or variação no ângulo de chegada e artida das ondas eletromagnéticas. Variações abrutas do índice de refração causam desvanecimento devido a esalhamento do feixe das ondas transmitidas (efeito que também é conhecido como desfocalização) [23] Perdas na roagação Dentre todos os fatores mencionados como causadores de erdas na roagação das ondas eletromagnéticas em ambientes abertos, este estudo irá se concentrar nos fatores mais comuns e mais imortantes: chuvas, gases atmosféricos e vaor de água e variação do ângulo de artida/chegada. O estudo destes fatores é baseado na recomendação ITU-R P.530 [23]. Não serão abordados neste estudo os efeitos de reciitação de neve e granizo cuja influência é estudada na recomendação ITU-R P.840 [24] Atenuação or gases atmosféricos e vaor de água Em freqüências sueriores a 10 GHz ocorre atenuação do sinal devido à absorção or oxigênio e vaor de água. A atenuação é diretamente roorcional à distância do enlace e ode ser calculada através da Equação 3.1. Agv ( db ) = γgv. d (3.1) Onde d é a distância do enlace em quilômetros γ gv é a atenuação esecífica or quilômetro (db/km) obtida a artir da recomendação ITU-R P.676 [25]

4 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 36 A Figura 3.2 aresenta um gráfico do valor da atenuação esecífica em função da freqüência de oeração. Neste gráfico odemos observar que a atenuação esecífica total é a soma da atenuação esecífica causada or vaor de água com a atenuação esecífica or gases atmosféricos em situação de céu claro. Na faixa de freqüências sob análise o vaor de água tem a tem a maior influência em freqüências róximas a 22 GHz enquanto moléculas de oxigênio causam grande atenuação em freqüências entre 58 e 62 GHz. Os efeitos de atenuação or gases atmosféricos e vaor de água, entretanto, são consideravelmente inferiores aos efeitos de atenuação or chuvas que serão analisados na róxima sub-seção deste estudo Atenuação or chuva Na faixa entre 10 e 66 GHz o mecanismo redominante de desvanecimento é roveniente da atenuação or chuvas. A intensidade do desvanecimento deende de diferentes fatores. Um deles é a intensidade da chuva que varia conforme o clima da região geográfica onde o enlace está localizado. As estatísticas de incidência de chuvas na região geográfica do enlace ossibilitam estimar a robabilidade de que uma determinada taxa de reciitação seja excedida na região e, consequentemente, a distribuição de robabilidades de atenuação or chuvas. A artir destas estatísticas é ossível estabelecer ara um sistema onto-multionto o máximo raio de célula que viabiliza a oeração aroriada do sistema dado um requisito de disonibilidade do enlace e um conjunto de características dos equiamentos de transmissão. Um exemlo aresentado em [12] mostra que arâmetros tíicos de equiamentos oerando em 28 GHz resultam num raio máximo de célula de aroximadamente 3,5 km ara uma região com taxa de chuvas de 42 mm/h que ode ser excedida em 0,01% do temo. Outros fatores que influem na intensidade do desvanecimento são: freqüência de oeração, distância do enlace e tio de olarização utilizada.

5 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz H O 2 10 Atenuação esecífica (db/km) Total 10-2 Ar seco Ar seco H 2 O 10 Frequência, (GHz) Pressão: hpa Temeratura: 15 C Vaor de água: 7,5 g/m Figura Atenuação esecífica or gases atmosféricos e vaor de água [25].

6 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 38 A influência do tio de olarização se deve ao fato de que as gotas de chuvas aresentam durante a queda o formato de um esferóide oblato devido à resistência do ar, odendo sofrer também uma rotação devido à ação dos ventos. A orientação do eixo maior na seção reta da gota é mais róxima da horizontal e, or isto, uma onda eletromagnética com olarização linear horizontal sofre uma atenuação maior que uma onda com olarização linear vertical [22]. Testes realizados em Cingaura em um enlace onto-a-onto oerando na frequência de 26 GHz com distância de 3,8 km [26] mostraram que a diferença entre a atenuação de uma onda com olarização horizontal e a atenuação de outra com olarização vertical na mesma frequência é diretamente roorcional à taxa de reciitação conforme mostra o gráfico da Figura 3.3. É ossível observar também na Figura 3.3 que existe uma diferença de 3 db de atenuação entre os 2 tios de olarização em situações de chuvas cujas taxas sejam de 90 mm/h e quase 6 db ara taxas de 150 mm/h. Na faixa de frequência de 10 a 40 GHz também foi mostrado em [27] através de testes exerimentais realizados ara uma das regiões maeadas elo ITU em [28] que a diferença de atenuação entre olarização horizontal e vertical é diretamente roorcional à frequência de oeração. Figura Diferença de atenuação entre olarização horizontal e vertical [26] Para estimar as estatísticas de atenuação em larga escala causada or chuvas em enlaces onto-a-onto existem diversos métodos emíricos e semi-emíricos entre os quais odemos citar os métodos ITU [23], CETUC-98 [29], Pérez-Mello [30], Crane [31] e Fedi [32].

7 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 39 Para regiões troicais e equatoriais, entretanto, é necessário algum cuidado na alicação dos métodos ITU [23], Crane [31] e Fedi [32] ois eles foram elaborados com base em resultados obtidos em testes exerimentais realizados no hemisfério norte onde revalece o clima temerado. A alicação de tais métodos em regiões troicais e equatoriais ode levar a valores subestimados de atenuação or chuva conforme mostram testes exerimentais realizados com enlaces de 15 e 18 GHz na cidade de São Paulo [33]. Testes exerimentais realizados no estado da Virginia (EUA) com enlaces de 38 GHz também aresentaram resultados de atenuação sueriores aos valores estimados elo método Crane [20]. A seguir estão aresentados o método do ITU que é internacionalmente aceito e o método Pérez-Mello que foi desenvolvido a artir de medidas realizadas no Brasil. Método ITU [23] As estatísticas de atenuação em larga escala causada or chuvas odem ser estimadas a artir dos seguintes assos : 1 - obter o valor da taxa de chuvas (R 0.01 ) excedida em 0,01 % do temo na região de interesse. O valor de R 0.01 é medido em mm/h e deve ser obtido a artir de dados de incidência de chuva na região do enlace considerando temo de integração igual a 1 minuto. Caso tais dados não sejam disoníveis, é ossível obter os valores em maas de unidades climáticas aresentados na recomendação ITU-R P.837 [28]. 2 - calcular a atenuação esecífica R (db/km) ara a taxa de chuvas obtida e ara a frequência e o tio de olarização através da Equação 3.2 [34]. α γ R = k. R (3.2) Onde k e são coeficientes que deendem da freqüência e da olarização utilizada e odem ser obtidos através das Equações 3.3 e 3.4.

8 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 40 k 2 = [ k + k + ( k - k )cos θ cos 2 τ ] / 2 (3.3) H V H V 2 ( k a k a ) cos θ cos 2 τ ] / 2k a = [ k H ah + kv av + (3.4) H H V V Onde é o ângulo de elevação do enlace é o ângulo tilt de olarização em relação à horizontal k H, k V, H e V são obtidos através de equações aresentadas em [34] a artir das quais são obtidos os dados da Tabela 3.1 conforme o tio de olarização linear utilizada (horizontal ou vertical) As Equações 3.3 e 3.4 também odem ser utilizadas ara olarização circular. Neste caso o valor do ângulo utilizado é 45º. Para freqüências com valores intermediários aos valores aresentados na Tabela 3.1 é ossível fazer um rocesso de interolação ara obter os valores dos coeficientes. 3 - calcular o comrimento efetivo do ercurso do enlace d eff. A distância efetiva do enlace é um arâmetro utilizado nos cálculos ara considerar o fato de que as chuvas ocorrem em regiões delimitadas (denominadas células de chuva) e não estão resentes em todo o ercurso do enlace. O cálculo é feito através da Equação 3.5. d eff = d.r (3.5) Onde d é a distância do enlace r é um fator de encurtamento da distância e ode ser calculado através da Equação r 1 d / d0 (3.6) Onde d é a distância do enlace em quilômetros d 0 é calculado através da Equação 3.7 se a taxa de chuvas R 0.01 for menor ou igual a 100 mm/h.

9 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 41-0,015 R d = 0,01 (3.7) e Se R mm/h, o valor 100 mm/h deve ser usado ara a taxa de chuvas R Neste caso, d 0 = 7,8 km. Tabela 3.1 Coeficientes ara cálculo da atenuação esecífica na faixa de frequências em estudo [34] Frequência (GHz) k H k V H V 10 0, , ,2571 1, , , ,1825 1, , , ,1233 1, , , ,0568 0, ,1571 0,1533 0,9991 0, ,2403 0,2291 0,9485 0, ,3374 0,3224 0,9047 0, ,4431 0,4274 0,8673 0, ,5521 0,5375 0,8355 0, ,6600 0,6472 0,8084 0, ,8606 0,8515 0,7656 0, ,9670 0,9598 0,7458 0, calcular através da Equação 3.8 a atenuação em db no enlace A 0,01 que é excedida em 0,01% do temo. A = (3.8) 0,01( db ) γr. d eff 5 ara enlaces localizados em latitudes iguais ou sueriores a 30º (norte ou sul), a atenuação excedida ara outros ercentuais de temo entre 0,001% e 1% ode ser estimada através da Equação 3.9. A A (0,546 0,043 log ) (3.9)

10 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 42 Para enlaces localizados em latitudes inferiores a 30º (norte ou sul), a Equação 3.10 é usada na estimativa da atenuação [23]. A A , 855 0,139 log (3.10) Este rocedimento de estimativa da atenuação or chuvas que é recomendado elo ITU é válido em todas as artes do mundo, elo menos ara freqüências até 40 GHz e distâncias até 60 km [23]. Método Pérez-Mello [30] Analogamente ao método ITU, a atenuação or chuvas é diretamente roorcional à atenuação esecífica or quilômetro e à distância efetiva do enlace mas no método Pérez-Mello estes arâmetros são determinados ara qualquer ercentual de temo enquanto o método ITU faz a estimativa ara um ercentual de temo de 0,01% e utiliza um fator ara extraolar o valor da atenuação ara outros ercentuais de temo. As etaas do cálculo são aresentadas a seguir. A atenuação total excedida durante um determinado ercentual de temo é dada ela exressão aresentada na Equação A ( db ) = γ. d (3.11) R eff Onde γ R é a atenuação esecífica (db/km) e é obtida ela exressão da Equação 3.12 d eff é a distância efetiva (km) e é obtida ela exressão da Equação α γ R = k. R (3.12) Onde k e α são arâmetros relacionados com a frequência de oeração e com o tio de olarização utilizado. Estes arâmetros são obtidos através da recomendação ITU-R 838 [34].

11 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 43 d = d. (3.13) eff r Onde d é a distância em km do enlace r é calculado ela exressão da Equação ,164 b r = 3,445.d. R (3.14) Onde R é a taxa de chuvas na região do enlace ara um determinado ercentual de temo b é calculado ela exressão aresentada na Equação ,115 b = - 0,369 + d (3.15) Portanto, reescrevendo a Equação 3.11, temos o valor da atenuação total excedida durante um determinado ercentual de temo : A = 3,445.k. R ( α - 0,115 0,369 + ) d. d 0,836 (3.16) Atenuação diferencial Conforme aresentado na sub-seção 3.1.2, existem diversos métodos ara revisão de atenuação or chuvas em enlaces terrestres. Estes métodos, entretanto, são alicados a enlaces onto-a-onto. Nos casos de enlaces onto-multionto, considerações adicionais são necessárias. A distribuição esacial da chuva não é uniforme e, ortanto, os sinais dos enlaces convergentes que formam um sistema onto-multionto odem ser submetidos a atenuações de diferentes intensidades mesmo que tais enlaces tenham a mesma distância. Isto ocorre em situações em que a reciitação da chuva está localizada no ercurso de aenas um dos enlaces. A diferença entre os valores de atenuação a que são submetidos dois enlaces convergentes é definida como atenuação diferencial.

12 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 44 O fato das chuvas serem distribuidas esacialmente de maneira não uniforme tem grande imortância no lanejamento de sistemas fixos de acesso sem fio que utilizam toologia onto-multionto. Nestes sistemas a área de abrangência do sistema é divida em áreas menores denominadas células e em cada célula a cobertura é rovida or uma estação rádio-base. Conforme será estudado no Caítulo 4, ara ossibilitar um aumento da caacidade dos sistemas, as mesmas frequências são utilizadas em diferentes células. Devido a este fato, o enlace entre a estação base de uma determinada célula e uma estação assinante localizada dentro da mesma célula forma um enlace convergente com um sinal interferente recebido ela mesma estação base e que foi transmitido or uma estação assinante de outra célula que utiliza a mesma frequência. Na maioria dos eventos de chuva ocorrerá uma melhora na relação sinalinterferência (S/I) do enlace desejado na estação base uma vez que o ercurso do sinal desejado é normalmente menor que o ercurso dos sinais interferentes sendo, ortanto, sujeito a menos atenuação. Durante equenos ercentuais de temo, entretanto, oderá ocorrer a degradação da relação sinal-interferência devido a eventos de chuvas localizados aenas no ercurso do sinal desejado, conforme ilustrado na Figura 3.4. Neste caso, deendendo da intensidade da chuva, o sinal desejado ode ser submetido a atenuações maiores que os sinais interferentes odendo levar à indisonibilidade do enlace desejado. Figura 3.4 Situação de atenuação diferencial or chuvas [22]. Se a atenuação diferencial for alta, a discriminação das antenas ode também ser insuficiente ara receção aroriada quando diferentes olarizações

13 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 45 são utilizadas em setores vizinhos [35] ois o sinal desejado ode sofrer uma atenuação tão significativa que um sinal interferente, mesmo usando outra olarização, acaba sendo recebido ela antena. Uma revisão recisa da atenuação diferencial, ortanto, é fundamental ara revenir ou minimizar os efeitos das interferências durante a ocorrência de chuvas em regiões cobertas or sistemas rádio onto-multionto. Um modelo emírico de revisão de atenuação diferencial foi roosto a artir de testes exerimentais em enlaces localizados em duas cidades no Brasil em frequências de 15, 18, 23 e 38 GHz [23, 35]. A exressão obtida ara a revisão da distribuição de robabilidade cumulativa de atenuação diferencial ara dois enlaces A e B está aresentada na Equação A AB 0,23 2,25-0,4 [ A ( ) - 0,34 A ( )]. ( 2,65. θ + 0,004. d ). f ( ) = (3.17) A B Onde θ (rad) é o ângulo entre os enlaces d (km) é a diferença entre as distâncias dos enlaces f (GHz) é a frequência A A e A B são, resectivamente, as atenuações dos enlaces A e B excedidas durante o ercentual de temo. Outros modelos de revisão de atenuação diferencial foram roostos em [36] e [37] Variação nos ângulos de artida e chegada das ondas Variações anormais no índice de refração da atmosfera ao longo do enlace odem causar variação nos ângulos de artida e chegada das ondas transmitidas e recebidas. Esta variação é indeendente da freqüência e ocorre no lano vertical das antenas. A faixa de variação dos ângulos é maior em regiões costeiras úmidas do que em regiões mais interiores e secas mas nenhuma variação significativa é observada durante condições de ocorrência de chuvas [23]. Este efeito é articularmente imortante em enlaces com antenas de alto ganho e feixe estreito (que são as antenas esecificadas elo adrão IEEE

14 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 46 ara uso nas estações assinantes) ois odem ocorrer desvanecimentos quando ocorrerem variações nos ângulos. Sendo assim, nos enlaces em que as estações assinantes estiverem localizadas nas regiões onde a variação do índice de refração da atmosfera é mais acentuada é imortante verificar o alinhamento das antenas frequentemente Desvanecimentos or outros mecanismos Alguns mecanismos de desvanecimento causados or camadas muito refrativas da atmosfera odem ser considerados no lanejamento dos enlaces em condições de céu claro: esalhamento de feixe (desfocalização), multiercurso de suerfície e multiercurso atmosférico. Estes mecanismos odem ocorrer isoladamente ou combinados entre si. Desvanecimento or cintilação devido a irregularidades em menor escala na atmosfera está semre resente em conjunto com estes mecanismos e deve ser considerado nos casos de freqüências sueriores a 40 GHz [23]. Os efeitos destes desvanecimentos são analisados na recomendação ITU-R P.530 [23] e odem ser incluidos no lanejamento dos enlaces. Conforme esta recomendação do ITU é ossível calcular o ercentual de temo em que um desvanecimento excederá um valor ré-determinado no mês de ior média Cálculo da atenuação total na roagação Considerando os rinciais fatores causadores de erdas considerados neste estudo, a atenuação total em um enlace na faixa de freqüências entre 10 e 66 GHz é a soma da atenuação em esaço livre com as atenuações or chuvas e or gases atmosféricos e vaor de água odendo ser estimada através da exressão da Equação A ( db ) = 92, log f + 20 log d + A + A (3.18) total gv ch Onde d (km) é a distância do enlace f (GHz) é freqüência de oeração

15 Proagação em ambientes abertos na faixa GHz 47 A gv (db) é a atenuação causada or gases atmosféricos e vaor de água A ch (db) é a atenuação causada or chuvas 3.3. Redução na discriminação da olarização cruzada (XPD) Conforme foi aresentado na sub-seção 3.1.2, as gotas de chuvas aresentam o formato de um esferóide oblato durante a queda devido à resistência do ar e odem sofrer uma rotação devido à ação dos ventos. Por causa desta assimetria, os comonentes horizontais e verticais das ondas eletromagnéticas roagadas odem sofrer diferentes atenuações resultando em rotação da olarização ou desolarização. A redução da discriminação da olarização cruzada (Cross-Polarization Discrimination XPD) ode levar à ocorrência de interferências co-canal ou, menos freqüentemente, interferência de canal adjacente e ode ocorrer em situações de céu claro ou de chuva [23]. Nas situações de céu claro a redução da discriminação está relacionada com os multiercursos que não estão considerados neste estudo. As estatísticas de desolarização das ondas eletromagnéticas durante a ocorrência de chuvas odem ser estimadas através de método roosto em [38]. Testes realizados no Rio de Janeiro com um enlace onto-a-onto na frequência de 28 GHz e distância de 2,98 km mostraram, entretanto, que os valores de discriminação de olarização cruzada (XPD) aresentaram oucas variações durante todo o eríodo de medidas, mesmo durante a ocorrência de chuva no ercurso de roagação. Ainda que não tenham ocorrido condições extremas de chuvas, os resultados indicam que ara enlaces curtos a desolarização não deve afetar significativamente o desemenho do sistema [39].

3 Propagação de Ondas Milimétricas

3 Propagação de Ondas Milimétricas 3 Propagação de Ondas Milimétricas O desempenho de sistemas de comunicação sem fio depende da perda de propagação entre o transmissor e o receptor. Ao contrário de sistemas cabeados que são estacionários

Leia mais

2 Ionosfera Introdução

2 Ionosfera Introdução 0 Ionosfera.1. Introdução A ionosfera é a arte suerior da atmosfera, comreendida entre aroximadamente 60 e 1000 km de altura, na qual existem artículas ionizadas ositivamente e elétrons livres. É formada,

Leia mais

6 APLICAÇÃO DOS MODELOS DESENVOLVIDOS

6 APLICAÇÃO DOS MODELOS DESENVOLVIDOS 6 APLICAÇÃO DOS MODELOS DESENVOLVIDOS Os modelos desenvolvidos neste trabalho têm aplicação importante no planejamento e dimensionamento de sistemas sem fio que operam em freqüências superiores a 10 GHz

Leia mais

Capítulo 7 - Wattímetros

Capítulo 7 - Wattímetros Caítulo 7 - Wattímetros 7. Introdução Os wattímetros eletromecânicos ertencem à uma classe de instrumentos denominados instrumentos eletrodinâmicos. Os instrumentos eletrodinâmicos ossuem dois circuitos

Leia mais

Segunda aula de fenômenos de transporte para engenharia civil. Estática dos Fluidos capítulo 2 do livro do professor Franco Brunetti

Segunda aula de fenômenos de transporte para engenharia civil. Estática dos Fluidos capítulo 2 do livro do professor Franco Brunetti Segunda aula de fenômenos de transorte ara engenharia civil Estática dos Fluidos caítulo 2 do livro do rofessor Franco Brunetti NESTA BIBLIOGRAFIA ESTUDAMOS FLUIDO ESTÁTICO E EM MOVIMENTO. BIBLIOGRAFIA

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 2

Física B Semiextensivo V. 2 Física B Semiextensivo V Exercícios 0) V V V V F 04) E 0) E Verdadeira Verdadeira Verdadeira Verdadeira Falsa Ele refrata, afastando-se da normal Resolução Na rimeira figura o raio de luz que sai do bastão

Leia mais

Parâmetros do Hidrograma Unitário para bacias urbanas brasileiras

Parâmetros do Hidrograma Unitário para bacias urbanas brasileiras RBRH Revista Brasileira de Recursos Hídricos Porto Alegre RS ABRH Vol 8 n.2 abr/jun) 195-199. 2003 Parâmetros do Hidrograma Unitário ara bacias urbanas brasileiras Carlos E. M. Tucci Instituto de Pesquisas

Leia mais

QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA DO CONSUMIDOR RURAL COM CONDUTOR NÃO CONVENCIONAL.

QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA DO CONSUMIDOR RURAL COM CONDUTOR NÃO CONVENCIONAL. QUALIDADE DA ENERGIA ELÉRICA DO CONSUMIDOR RURAL COM CONDUOR NÃO CONVENCIONAL. EIXEIRA, Rodrigo Rosa; SANOS, Euler Bueno dos. Escola de Engenharia Elétrica e de Comutação Laboratório de Máquinas Eseciais

Leia mais

Estruturas de Betão Armado II 17 Pré-Esforço Perdas

Estruturas de Betão Armado II 17 Pré-Esforço Perdas struturas de Betão rmado II 17 ré-sforço erdas 1 Força Máxima de Tensionamento (Força de uxe) força alicada à armadura de ré-esforço, max (ou seja, a força na extremidade activa durante a alicação do ré-esforço),

Leia mais

4 Cargas Dinâmicas 4.1 Introdução

4 Cargas Dinâmicas 4.1 Introdução 4 Cargas Dinâmicas 4.1 Introdução Carregamentos dinâmicos, or definição, são carregamentos em que a magnitude, a direção e a osição odem variar ao longo do temo. Consequentemente, as resostas da estrutura,

Leia mais

Acústica ambiental. Forma de onda; nivel logarítmico e espectro sonoro

Acústica ambiental. Forma de onda; nivel logarítmico e espectro sonoro Acústica ambiental Forma de onda; nivel logarítmico e esectro sonoro Acústica Ambiental - EAM 03 008 Forma de onda Valor médio da ressão sonora: médio n i1 N i 0 Valor médio absoluto da ressão sonora n

Leia mais

Roteiro-Relatório da Experiência N o 7

Roteiro-Relatório da Experiência N o 7 . COMPOETES DA EQUIPE: UIVERSIDADE DO ESTADO DE SATA CATARIA - UDESC Roteiro-Relatório da Exeriência o 7 O TRASFORMADOR ALUOS OTA 3 4 Prof.: Celso José Faria de Araújo 5 Data: / / : hs. OBJETIVOS:.. Verificar

Leia mais

Rememorando. Situação-problema 5. Teorema do Limite Central. Estatística II. Aula II

Rememorando. Situação-problema 5. Teorema do Limite Central. Estatística II. Aula II UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Rememorando Estatística II Aula II Profa. Renata G. Aguiar 1 Figura 7 Distribuição de uma amostra (n = 150).

Leia mais

3 Método de Modelagem e Procedimento de Cálculo

3 Método de Modelagem e Procedimento de Cálculo 3 Método de Modelagem e Procedimento de Cálculo O resente trabalho se utiliza do método de modelagem zero dimensional ara uma zona. Este modelo foi escolhido or oferecer o melhor custo benefício na geração

Leia mais

VIGAS. Figura 1. Graus de liberdade de uma viga no plano

VIGAS. Figura 1. Graus de liberdade de uma viga no plano VIGS 1 INTRODUÇÃO viga é um dos elementos estruturais mais utiliados em ontes, assarelas, edifícios rincialmente ela facilidade de construção. Qual a diferença entre a viga e a barra de treliça? Uma viga

Leia mais

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy Conceitos básicos de redes neurais recorrentes Redes eurais e Sistemas Fuzzy Redes eurais Recorrentes A Rede de Hofield A suressão do ruído numa memória auto-associativa linear ode ser obtida colocando-se

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos 03/11/017 RESISTÊNIA DOS MATERIAIS Marcel Merlin dos Santos TENSÃO EM EIXOS QUE SE DEVE À ARGA AXIAL E À TORÇÃO Ocasionalmente os eios circulares são submetidos a efeitos combinados de carga aial e torção.

Leia mais

Programação de um semáforo usando o método do grau de saturação

Programação de um semáforo usando o método do grau de saturação Programação de um semáforo usando o método do grau de saturação Luis Vilanova * Introdução O cálculo do temo de ciclo e dos temos de verde através do método do grau de saturação constitui excelente ferramenta

Leia mais

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Depto De Eng. Química e de Eng. De Alimentos EQA 5313 Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Depto De Eng. Química e de Eng. De Alimentos EQA 5313 Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento UFSC Universidade Federal de Santa Catarina eto e Eng. Química e de Eng. e Alimentos EQA 51 Turma 645 O. Unit. de Quantidade de Movimento ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS LEITO FIXO O escoamento de fluidos

Leia mais

Tutorial. Metodologia de Cálculo de Enlace por Satélite

Tutorial. Metodologia de Cálculo de Enlace por Satélite Universidade Federal Fluminense UFF Escola de Engenharia TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Tutorial Metodologia de Cálculo de Enlace por Satélite

Leia mais

5 Ferramentas de analise

5 Ferramentas de analise 5 Ferramentas de analise 5.. Função Janela ara a Transformada de Fourier Sabe-se que a transformada de Fourier de um sinal finito da margem a esúrios no domínio da freqüência, conecidos como vazamento

Leia mais

4 Cálculo de Cobertura

4 Cálculo de Cobertura 4 Cálculo de Cobertura Este capítulo descreve a metodologia utilizada para o cálculo de cobertura e da relação sinal interferência (/I). 4.1 Potência Transmitida e Controle Automático de Potência A intensidade

Leia mais

Identidades Termodinâmicas

Identidades Termodinâmicas Caítulo 5 Identidades ermodinâmicas 5.1 Consistência das equações de estado Diferencial exato imos que as equações de estado são equações deduzidas das relações fundamentais or meio de diferenciação dos

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas Departamento de Física. Interferômetro de Michelson-Morley

Universidade Federal do Amazonas Departamento de Física. Interferômetro de Michelson-Morley Universidade Federal do Amazonas Deartamento de Física Interferômetro de Michelson-Morley 1 - Introdução: 1.1 Histórico: A interferometria é um ramo da ótica que usa o fenômeno da interferência ara determinar

Leia mais

AQUECIMENTO E TEMPERATURA

AQUECIMENTO E TEMPERATURA ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR (AGA9) Prof.: Enos Picazzio AQUECIMENTO E TEMPERATURA htt://img6.imageshack.us/img6/7179/albedo11il.jg NÃO HÁH PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES.

Leia mais

Estudo da influência dos índices de severidade na segurança de um Sistema Eléctrico de Energia

Estudo da influência dos índices de severidade na segurança de um Sistema Eléctrico de Energia Estudo da influência dos índices de severidade na segurança de um Sistema Eléctrico de Energia C. I. Faustino Agreira, C. M. Machado Ferreira, J. A. Dias Pinto e F. P. Maciel Barbosa 2 Deartamento de Engenharia

Leia mais

2 Modelagem da casca cilíndrica

2 Modelagem da casca cilíndrica odelagem da casca cilíndrica As cascas cilíndricas odem ser definidas como um coro cuja distância de qualquer onto interno deste coro a uma suerfície de referência (usualmente a suerfície média da casca)

Leia mais

htt://img6.imageshack.us/img6/7179/albedo11il.jg ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO Colorimetria O esectro eletromagnético é comosto de radiação de todos os comrimentos de onda. Nós enxergamos aenas uma equena arte

Leia mais

5 Análise do Fluxo de Gás Através de Chokes

5 Análise do Fluxo de Gás Através de Chokes Análise do Fluxo de Gás Através de Chokes 0 5 Análise do Fluxo de Gás Através de Chokes 5. Introdução A vazão de fluxo de quase todos os oços fluentes é controlada or um choke na cabeça do oço, um disositivo

Leia mais

Escoamentos Compressíveis. Aula 03 Escoamento unidimensional

Escoamentos Compressíveis. Aula 03 Escoamento unidimensional Escoamentos Comressíveis Aula 03 Escoamento unidimensional 3. Introdução 4 de outubro de 947: Chuck Yeager a bordo do Bell XS- torna-se o rimeiro homem a voar a velocidade suerior à do som. 6 de março

Leia mais

Modelo de confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade de sistemas, aplicado a plataformas de petróleo.

Modelo de confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade de sistemas, aplicado a plataformas de petróleo. XXIII Encontro ac. de Eng. de rodução - Ouro reto, MG, Brasil, a de out de Modelo de confiabilidade, disonibilidade e manutenibilidade de sistemas, alicado a lataformas de etróleo. Marceloccorsi Miranda

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Fenômenos de Propagação Efeitos da Refração na Propagação Fenômenos de Propagação Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo

Leia mais

Um catalisador heterogêneo é aquele que está em uma fase diferente da do sistema reacional. Focaremos nossa aula em sistemas de gás e sólido.

Um catalisador heterogêneo é aquele que está em uma fase diferente da do sistema reacional. Focaremos nossa aula em sistemas de gás e sólido. ula: 32 Temática: Catálise Heterogênea Um catalisador heterogêneo é aquele que está em uma fase diferente da do sistema reacional. Focaremos nossa aula em sistemas de gás e sólido. catálise heterogênea

Leia mais

2 EFEITOS E MODELOS DA ATENUAÇÃO POR CHUVAS

2 EFEITOS E MODELOS DA ATENUAÇÃO POR CHUVAS 2 EFEITOS E MODEOS DA ATENUAÇÃO POR CHUVAS Devido à grande demanda por sistemas de comunicações de dados nas faixas de UHF e microondas, existe a necessidade de implementar novos sistemas de banda larga

Leia mais

Solução dos exercícios do capítulo 2, pp (a) Expansão isotérmica de um gás ideal. Trabalho: pdv = NRT 1

Solução dos exercícios do capítulo 2, pp (a) Expansão isotérmica de um gás ideal. Trabalho: pdv = NRT 1 Solução dos exercícios do caítulo 2,. 31-32 Equações de um gás ideal = NRT U = NcT U = c R Exercício 1. (a) Exansão isotérmica de um gás ideal. Trabalho: W = 2 1 d = NRT 2 1 1 d = NRT ln 2 1 omo a energia

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da esquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Fig. 1 - Resposta em Malha Aberta

Fig. 1 - Resposta em Malha Aberta MODOS DE CONROLE Modo ou ação de controle é a forma através da qual o controlador age sobre o rocesso com o objetivo de manter a variável controlada no setoint. A ação de controle ara um rocesso deende

Leia mais

1 3? Assinale esses pontos no gráfico.

1 3? Assinale esses pontos no gráfico. Teste de Fotónica 4 de Junho de 7 Docente Resonsável: Prof arlos R Paiva Duração: hora 3 minutos Teste de 4 de Junho de 7 Ano Lectivo: 6 / 7 º TESTE onsidere um acolador linear de três núcleos idênticos,

Leia mais

SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS UFSC Universidade Federal de Santa Catarina Deto De Eng. Química e de Eng. De Alimentos EQA 5313 Turma 645 O. Unit. de Quantidade de Movimento SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS 1. Introdução A searação de

Leia mais

PROTOCOLO PARA ESTIMAR ERROS DE DISCRETIZAÇÃO EM CFD: VERSÃO 1.1. Carlos Henrique Marchi. Curitiba, UFPR, setembro de 2005.

PROTOCOLO PARA ESTIMAR ERROS DE DISCRETIZAÇÃO EM CFD: VERSÃO 1.1. Carlos Henrique Marchi. Curitiba, UFPR, setembro de 2005. PROTOCOLO PARA ESTIMAR ERROS DE DISCRETIZAÇÃO EM CFD: VERSÃO. Carlos Henrique Marchi Curitiba, FPR, setembro de 2005. O objetivo deste rotocolo é adronizar o rocesso de Verificação de soluções numéricas

Leia mais

Eletromagnetismo II. Preparo: Diego Oliveira. Aula 4. Dispersão Óptica em Meios Materiais

Eletromagnetismo II. Preparo: Diego Oliveira. Aula 4. Dispersão Óptica em Meios Materiais Eletromagnetismo II Prof. Dr. R.M.O Galvão - Semestre 05 Prearo: Diego Oliveira Aula 4 Disersão Ótica em Meios Materiais Em Eletromagnetismo I discutimos como um camo elétrico externo é alterado em um

Leia mais

Características da atmosfera superior, a partir de dados de alta resolução obtidos à superfície

Características da atmosfera superior, a partir de dados de alta resolução obtidos à superfície 463 Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.5, n.3,.463-468, 2 Camina Grande, PB, DEAg/UFPB - htt://www.agriambi.com.br Características da atmosfera suerior, a artir de dados de alta resolução

Leia mais

1. AMPLIFICADORES EM CLASSE A

1. AMPLIFICADORES EM CLASSE A 1. AMPLIFICADORES EM CLASSE A 1.1 GENERALIDADES Ao utilizarmos amlificadores de otência, cuja finalidade seja excitar um transdutor qualquer que necessite de elevada otência ara seu accionamento, a escolha

Leia mais

3. ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS

3. ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS 3. AÁLISE DE DADOS EXPEIMETAIS 3. Introdução. Todo dado eerimental deve ser analisado através de algum tio de rocedimento. Um bom eerimentalista deve fazer todo o esforço ossível ara eliminar todos os

Leia mais

Parâmetros do Hidrograma Unitário para Bacias Urbanas Brasileiras

Parâmetros do Hidrograma Unitário para Bacias Urbanas Brasileiras Parâmetros do Hidrograma Unitário ara Bacias Urbanas Brasileiras Carlos E. M. Tucci Instituto de Pesquisas Hidráulicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto legre - RS - tucci@ih.ufrgs.br Recebido:

Leia mais

ESCOAMENTO ANUAL 1 DISTRIBUIÇÃO ESTATÍSTICA

ESCOAMENTO ANUAL 1 DISTRIBUIÇÃO ESTATÍSTICA ESCOAMENTO ANUAL 1 DISTRIBUIÇÃO ESTATÍSTICA O escoamento anual numa secção de um rio tem essencialmente uma natureza aleatória não sendo ortanto ossível rever deterministicamente os seus valores futuros

Leia mais

ANEXOS. r : raio do tubo (externo se o liquido molhar o tubo) g : aceleração da gravidade. m g (Lei de Tate) eq. A1

ANEXOS. r : raio do tubo (externo se o liquido molhar o tubo) g : aceleração da gravidade. m g (Lei de Tate) eq. A1 254 ANEXOS Anexo A: Método da gota endente ara medir tensão interfacial Introdução As moléculas na suerfície de um líquido estão sujeitas a fortes forças de atração das moléculas interiores. A resultante

Leia mais

4 Análise dos dados de atenuação por chuva

4 Análise dos dados de atenuação por chuva 4 Análise dos dados de atenuação por chuva A atenuação por chuva tem características estacionárias e dinâmicas que podem ser analisadas através de suas estatísticas. 4.1. Estatísticas estacionárias da

Leia mais

Escoamentos Compressíveis. Capítulo 03 Escoamento unidimensional

Escoamentos Compressíveis. Capítulo 03 Escoamento unidimensional Escoamentos Comressíveis Caítulo 03 Escoamento unidimensional 3. Introdução 4 de outubro de 947: Chuck Yeager a bordo do Bell XS- torna-se o rimeiro homem a voar a velocidade suerior à do som. 6 de março

Leia mais

4 CÁLCULO DA INTERFERÊNCIA DEVIDA AO ESPALHAMENTO PELA CHUVA

4 CÁLCULO DA INTERFERÊNCIA DEVIDA AO ESPALHAMENTO PELA CHUVA 4 CÁLCULO DA INTERFERÊNCIA DEVIDA AO ESPALHAMENTO PELA CHUVA A interferência vem sendo reconhecida como um potencial problema para os sistemas de rádio comunicações por micro-ondas. A interferência é usualmente

Leia mais

EQUALIZAÇÃO DE FASE BASEADA NA INCLINAÇÃO DE UMA RETA-MODELO OBTIDA A PARTIR DO ATRASO DE FASE DO FILTRO A SER EQUALIZADO

EQUALIZAÇÃO DE FASE BASEADA NA INCLINAÇÃO DE UMA RETA-MODELO OBTIDA A PARTIR DO ATRASO DE FASE DO FILTRO A SER EQUALIZADO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA CBA, - DE SETEMBRO DE, GRAMADO - RS UALIZAÇÃO DE FASE BASEADA NA INCLINAÇÃO DE UMA RETA-MODELO OBTIDA A PARTIR DO ATRASO DE FASE DO FILTRO A SER UALIZADO AURENCIO

Leia mais

1 LIMITES FUNDAMENTAIS NA TEORIA DA INFORMAÇÃO

1 LIMITES FUNDAMENTAIS NA TEORIA DA INFORMAÇÃO LIMITES FUNDAMENTAIS NA TEORIA DA INFORMAÇÃO O trabalho de Shannon sobre a teoria da informação, ublicado em 948, estabelece a base teórica ara que sistemas de comunicações seam eficientes e confiáveis.

Leia mais

Análise de componentes principais com dados pluviométricos no estado do Ceará

Análise de componentes principais com dados pluviométricos no estado do Ceará Análise de comonentes rinciais com dados luviométricos no estado do Ceará Maytê Duarte Leal Coutinho, Michelyne Duarte Leal Coutinho, José Ivaldo B. de Brito Aluno de mestrado da Universidade Federal de

Leia mais

Cap. 6. Definição e métodos de resolução do problema de valores de fronteira

Cap. 6. Definição e métodos de resolução do problema de valores de fronteira Ca. 6. Definição e métodos de resolução do roblema de valores de fronteira 1. Pressuostos 2. Formulação clássica do roblema de elasticidade linear 2.1 Condições no interior 2.2 Condições de fronteira 2.3

Leia mais

Estática dos Fluidos. Prof. Dr. Marco Donisete de Campos

Estática dos Fluidos. Prof. Dr. Marco Donisete de Campos UFMT- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CUA - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL Estática dos Fluidos Prof. Dr. Marco Donisete

Leia mais

Fundamentos de Telecomunicações 2004/05

Fundamentos de Telecomunicações 2004/05 Pretende contabilizar as notas dos testes? sim não Assinatura A resolução do exame é feita no enunciado que acaba de lhe ser distribuído. Não se esqueça de reencher todos os cabeçalhos com a sua identificação.

Leia mais

Redes Neurais. Redes Neurais Recorrentes A Rede de Hopfield. Prof. Paulo Martins Engel. Memória associativa recorrente

Redes Neurais. Redes Neurais Recorrentes A Rede de Hopfield. Prof. Paulo Martins Engel. Memória associativa recorrente Redes eurais Redes eurais Recorrentes A Rede de Hofield Memória associativa recorrente A suressão do ruído numa memória auto-associativa ode ser obtida colocando-se uma função de limiar na saída de um

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estática dos Fluidos

FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estática dos Fluidos FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estática dos Fluidos CAPÍTULO. 1 HIDROSTÁTICA HIDRODINÂMICA reouso ou equilíbrio (1ª e 3ª leis de Newton) movimento (comlexo e será tratado suerficialmente) OU HIDROSTÁTICA 1 Densidade

Leia mais

2 Modelos de Predição de Perda Média de Propagação

2 Modelos de Predição de Perda Média de Propagação 2 Modelos de Predição de Perda Média de Propagação Neste capítulo é apresentado um resumo dos principais métodos para determinação da perda média de propagação na faixa de UF. São modelos empíricos ou

Leia mais

AÇÃO ESTÁTICA DO VENTO SOBRE A COBERTURA DO PARQUE MADUREIRA*

AÇÃO ESTÁTICA DO VENTO SOBRE A COBERTURA DO PARQUE MADUREIRA* Tema: Coberturas e fechamentos: materiais, tecnologia e rojeto AÇÃO ESTÁTICA DO VENTO SOBRE A COBERTURA DO PARQUE MADUREIRA* Acir Mércio Loredo-Souza¹ Mario Gustavo Klaus Oliveira² Maria Cristina Dolz

Leia mais

Unidade I 1. Termometria. Professor Dr. Edalmy Oliveira de Almeida

Unidade I 1. Termometria. Professor Dr. Edalmy Oliveira de Almeida Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da ultura - SEE UNIVERSIDADE DO ESADO DO RIO GRANDE DO NORE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: htt://www.uern.br

Leia mais

Modelagem Numérica de Falhas em Estruturas Mecânicas Associadas a Campos Eletromagnéticos

Modelagem Numérica de Falhas em Estruturas Mecânicas Associadas a Campos Eletromagnéticos Modelagem Numérica de Falhas em Estruturas Mecânicas Associadas a Camos Eletromagnéticos Luana Ribeiro Orlandini 1, Lurimar Smera Batista 2 1 Graduanda em Engenharia Industrial Mecânica IFBA. e-mail: luana.orlandini@yahoo.com.br

Leia mais

5 Metodologia de Planejamento

5 Metodologia de Planejamento 5 Metodologia de Planejamento O planejamento de redes fixas de acesso sem fio em banda larga apresenta alguns desafios no caso de redes que irão operar em um mercado novo pois a empresa operadora se depara

Leia mais

Propagação e Antenas Teste 13 de Novembro de Duração: 1 hora 30 minutos 13 de Novembro de 2017

Propagação e Antenas Teste 13 de Novembro de Duração: 1 hora 30 minutos 13 de Novembro de 2017 Proagação e ntenas Teste de Novembro de 7 Docente Resonsável: Prof. Carlos R. Paiva Duração: hora minutos de Novembro de 7 no ectivo: 7 / 8 PRIMEIRO TESTE. Dois foguetões e são lançados, a artir de uma

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

1 INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 1 INTRODUÇÃO 1.1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA Novos sistemas sem fio de banda larga. Nos últimos anos tem-se observado um acelerado crescimento na demanda por redes de comunicações de múltiplos serviços, tais

Leia mais

Medida de Velocidade de Propagação do Som e Espessura de Materiais por Ultra-som. Speed of Sound and Materials Thickness Measuring by Ultrasound

Medida de Velocidade de Propagação do Som e Espessura de Materiais por Ultra-som. Speed of Sound and Materials Thickness Measuring by Ultrasound Medida de velocidade de roagação do som e esessura de materiais or ultra-som Medida de Velocidade de Proagação do Som e Esessura de Materiais or Ultra-som Seed of Sound and Materials Thickness Measuring

Leia mais

4 Aspectos Técnicos para o Planejamento

4 Aspectos Técnicos para o Planejamento 4 Aspectos Técnicos para o Planejamento A propagação de ondas eletromagnéticas em freqüências acima de 10 GHz é sujeita a algumas influências específicas que resultam em degradação dos sinais, conforme

Leia mais

2 Projeto de Enlaces Rádio

2 Projeto de Enlaces Rádio Redes de Acesso em Banda Larga Projeto de Enlaces Rádio Projeto de enlaces rádio O projeto de enlaces rádio requer o conhecimento das características do equipamento disponível, do sistema rádio a ser utilizado,

Leia mais

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA

AA-220 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA AA- AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA Introdução e conceitos básicos da teoria Prof. Roberto GIL Email: gil@ita.br Ramal: 648 1 AERODINÂMICA NÃO ESTACIONÁRIA Objetivo: Partir das equações de Navier-Stokes

Leia mais

AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS

AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS LCE-00 Física do Ambiente Agrícola AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS Neste caítulo será dada uma introdução ao estudo termodinâmico de sistemas gasosos, visando alicação de seus conceitos aos gases

Leia mais

Rádio-Propagação. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica

Rádio-Propagação. Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica Rádio-Propagação Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br Rádio-Propagação Agenda Perda no Espaço Livre Refração na atmosfera e Fator K

Leia mais

SIMULAÇÃO DE CICLO TÉRMICO COM DUAS CALDEIRAS EM PARALELO: COMBUSTÃO EM GRELHA E EM LEITO FLUIDIZADO

SIMULAÇÃO DE CICLO TÉRMICO COM DUAS CALDEIRAS EM PARALELO: COMBUSTÃO EM GRELHA E EM LEITO FLUIDIZADO SIMULAÇÃO DE CICLO TÉRMICO COM DUAS CALDEIRAS EM PARALELO: COMBUSTÃO EM GRELHA E EM LEITO FLUIDIZADO Herson Vargas da Costa, Paulo Roberto Wander, Maria Luiza S. Indrusiak Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Deartamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Prática : Hidrodinâmica - Viscosidade - Introdução: A iscosidade é uma força olumétrica de atrito interno que aarece no deslizamento de camadas

Leia mais

a velocidade de propagação da onda para montante. Admita que a largura do canal é b = 3 m e que a altura inicial do escoamento é h u = 2 m.

a velocidade de propagação da onda para montante. Admita que a largura do canal é b = 3 m e que a altura inicial do escoamento é h u = 2 m. Problema. Num canal com secção rectangular escoa-se, em regime uniforme, o caudal de 8 m 3 /s. Numa determinada secção deste canal existe uma comorta de regulação. Uma manobra ráida nesta comorta rovoca

Leia mais

6 Estudo de caso. Especificações do sistema As seguintes especificações foram definidas para o sistema a ser implementado:

6 Estudo de caso. Especificações do sistema As seguintes especificações foram definidas para o sistema a ser implementado: 6 Estudo de caso Um estudo de caso foi implementado para aplicação da metodologia de projeto de rede apresentada. O estudo consistiu no projeto de uma rede de acesso sem fio para prover serviços de comunicação

Leia mais

4 π d. L fs. TE155-Redes de Acesso sem Fios Rádio-Propagação. TE155-Redes de Acesso sem Fios Rádio-Propagação

4 π d. L fs. TE155-Redes de Acesso sem Fios Rádio-Propagação. TE155-Redes de Acesso sem Fios Rádio-Propagação Rádio-Propagação Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@eletrica.ufpr.br Rádio-Propagação Perda no Espaço Livre Refração na atmosfera e Fator

Leia mais

5 SIMULAÇÕES E RESULTADOS

5 SIMULAÇÕES E RESULTADOS 5 SIMULAÇÕES E RESULTADOS Este capítulo tem o intuito de analisar: (1) os níveis de interferência produzidos por pontos de acesso sobre o receptor móvel devido ao espalhamento do sinal pela chuva; e (2)

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTIMAÇÃO DE CANAL PARA SISTEMAS OFDM EM CANAIS HF BASEADAS NO ARRANJO COMB-TYPE DE SUBPORTADORAS PILOTO. Marcelo Ferreira da Silva

TÉCNICAS DE ESTIMAÇÃO DE CANAL PARA SISTEMAS OFDM EM CANAIS HF BASEADAS NO ARRANJO COMB-TYPE DE SUBPORTADORAS PILOTO. Marcelo Ferreira da Silva TÉCNICAS DE ESTIMAÇÃO DE CANAL PARA SISTEMAS OFDM EM CANAIS HF BASEADAS NO ARRANJO COMB-TYPE DE SUBPORTADORAS PILOTO Marcelo Ferreira da Silva Dissertação de Mestrado aresentada ao Programa de Pós-graduação

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Lentes Esféricas Estudo Analítico o ou i objeto A o F o O F i A i imagem Estudo Analítico Equação dos ontos conjugados f ' Aumento Linear Transversal

Leia mais

A TÉCNICA DE RÁDIO OCULTAÇÃO DE GPS NO ESTUDO DA ATIVIDADE DE ONDAS DE GRAVIDADE NA ESTRATOSFERA

A TÉCNICA DE RÁDIO OCULTAÇÃO DE GPS NO ESTUDO DA ATIVIDADE DE ONDAS DE GRAVIDADE NA ESTRATOSFERA A TÉCNICA DE RÁDIO OCULTAÇÃO DE GPS NO ESTUDO DA ATIVIDADE DE ONDAS DE GRAVIDADE NA ESTRATOSFERA Cristiano Max Wrasse 1, Hisao Takahashi, Joaquim Fechine 3 4 Jens Wicker, 5 Clezio M. Denardini 135 Instituto

Leia mais

1 Introdução Caracterização do problema

1 Introdução Caracterização do problema 1 Introdução 1.1. Caracterização do problema As regiões mais baixas da atmosfera são as regiões onde ocorrem os fenômenos climáticos. As propriedades destas regiões são bastante variáveis, sujeitas a mudanças

Leia mais

1ª PROVA ICIN 1º/2015

1ª PROVA ICIN 1º/2015 ENE/FT/UnB Deartamento de Engenharia Elétrica Faculdade de Tecnologia Universidade de Brasília Prof. Adolfo Bauchsiess Laboratório de Automação e Robótica 63848 INTRODUÇÃO AO CONTROLE INTELIGENTE NUMÉRICO

Leia mais

O que é um Modelo Matemático?

O que é um Modelo Matemático? 1 1 O que é um Modelo Matemático? Conjunto de equações que relacionam as variáveis que caracterizam o rocesso e reresentam adequadamente o seu comortamento. São semre aroximações da realidade! Modelos

Leia mais

Programa de Análise Confiabilidade de Alimentadores de Distribuição

Programa de Análise Confiabilidade de Alimentadores de Distribuição Programa de Análise Confiabilidade de Alimentadores de Distribuição Otavio H. S. Vicentini, Airton Violin, Cícero Lefort FUPAI Fundação de Pesquisa e Assessoramento a Indústria otaviohsv@hotmail.com Manuel

Leia mais

6 A indisponibilidade do enlace desejado

6 A indisponibilidade do enlace desejado 6 A indisponibilidade do enlace desejado O cálculo de indisponibilidade devida à chuva foi a motivação da presente dissertação, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de modelo teórico para a determinação

Leia mais

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Laboratório de Dinâmica SEM 504 DINÂMICA ESTRUTURAL Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda

Leia mais

3. Modelos Constitutivos

3. Modelos Constitutivos 3. Modelos Constitutivos A comlexidade envolvida no estudo da deformação de solos e rochas é um dos grandes desafios da engenharia. No entanto, aesar da diversidade desse comortamento, observações exerimentais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Comaração entre Newton e kgf; oundal e lbf: Newton kg m/s kgf kg 9,8 m/s oundal lbm ft/s lbf lbm,74 ft/s Comaração entre slug e lbm; UTM e kg: lbf slug ft / s lbf lbm UTM kg,74 kgf s m / kgf 9,8m / s ft

Leia mais

2. MODELAMENTO MATEMÁTICO

2. MODELAMENTO MATEMÁTICO . MODELMENTO MTEMÁTIO Neste caítulo são abordados três asectos referentes a modelagem matemática. O rimeiro refere-se aos conceitos físicos do roblema, que é a modelagem matemática utilizada ara resolver

Leia mais

Caracterização da dessorção induzida por laser ultravioleta

Caracterização da dessorção induzida por laser ultravioleta Caítulo 3 Caracterização da dessorção induzida or laser ultravioleta Neste caítulo é aresentado um modelo térmico ara descrever a evolução do lasma gerado or dessorção laser de olicristais de iodeto de

Leia mais

Definição das variáveis principais consideradas no Programa Richardson 4.0

Definição das variáveis principais consideradas no Programa Richardson 4.0 Definição das variáveis rinciais consideradas no Prorama Richardson 4 ) Ordens verdadeiras real*6dimension(:)allocatable :: V! ordens verdadeiras do erro verdadeiro character*5dimension(:)allocatable ::

Leia mais

Primeiro semestre de 2013 Mecânica dos Fluidos para a engenharia química Aula 8 de teoria

Primeiro semestre de 2013 Mecânica dos Fluidos para a engenharia química Aula 8 de teoria Primeiro semestre de 013 Mecânica dos Fluidos ara a engenharia química Aula 8 de teoria O objetivo desta aula é concluir o estudo do fenômeno de cavitação e introduzir o estudo da associação em série de

Leia mais

Programação Paralela e Distribuída 2010/11. Métricas de Desempenho. Ricardo Rocha DCC-FCUP

Programação Paralela e Distribuída 2010/11. Métricas de Desempenho. Ricardo Rocha DCC-FCUP Métricas de Desemenho Programação Paralela e Distribuída Métricas de Desemenho Métricas de Desemenho Desemenho! Dois dos rinciais objectivos do desenho de alicações aralelas são:! Desemenho: a caacidade

Leia mais

4 Aspectos de Propagação nas Bandas Ka e Ku

4 Aspectos de Propagação nas Bandas Ka e Ku 43 4 Aspectos de Propagação nas Bandas Ka e Ku 4.1. Introdução A ocorrência de chuvas nos percursos de subida e descida implicam em perturbações do desempenho de um enlace via satélite que se tornam mais

Leia mais

viscosidade laminar ABCD ABC D.

viscosidade laminar ABCD ABC D. Fluidos iscosos A iscosidade é o atrito interno entre as camadas de fluído. Por causa da iscosidade, é necessário exercer uma força ara obrigar uma camada de fluído a deslizar sobre outra. Lâmina fixa

Leia mais

APOSTILA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

APOSTILA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL APOSTILA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

Leia mais

Capítulo 2 Estática dos Fluidos

Capítulo 2 Estática dos Fluidos Caítulo Estática dos Fluidos ME4310 5/0 e 04/03/010 INICIAMS A SLUÇÃ D PRBLEMA ENUMERAND AS SUPERFÍCIES DE SEPARAÇÃ DS FLUIDS, JÁ QUE ISS FACILITARÁ A APLICAÇÃ D TEREMA DE STEVIN Solução do segundo roblema?

Leia mais

Outras Técnicas que Utilizam o Escore de Propensão

Outras Técnicas que Utilizam o Escore de Propensão Técnicas Econométricas ara Avaliação de Imacto Outras Técnicas que Utilizam o Escore de Proensão Rafael Perez Ribas Centro Internacional de Pobreza Brasília, 28 de maio de 2008 Introdução O Escore de Proensão

Leia mais

Mineração. Célula de carga de impacto na caracterização de materiais para a cominuição. Parte 2: Fratura de partículas. Abstract.

Mineração. Célula de carga de impacto na caracterização de materiais para a cominuição. Parte 2: Fratura de partículas. Abstract. Luís Marcelo M. Tavares et al. Mineração Célula de carga de imacto na caracterização de materiais ara a cominuição. Parte : Fratura de artículas Luís Marcelo M. Tavares Laboratório de Tecnologia Mineral

Leia mais

1. CORRENTE ALTERNADA

1. CORRENTE ALTERNADA MINISTÉIO DA EDUCAÇÃO SECETAIA DE EDUCAÇÃO POFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDEAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATAINA ENGENHAIA DE TELECOMUNICAÇÕES Área de Conhecimento: Eletricidade

Leia mais