Lição 5 Competências para Estudar e Aprender a Distância

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 5 Competências para Estudar e Aprender a Distância"

Transcrição

1 Estudo e Aprendizado a Distância 107 Lição 5 Competências para Estudar e Aprender a Distância Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identi car o signi cado de estudar a distância ; identi car as competências do aprendiz na EAD; identi car estratégias de autogerenciamento do tempo para o estudo e aprendizagem a distância; associar regras de comportamento em cursos online às respectivas justi cativas; identi car situações de violação de direitos autorais; identi car o conceito de plágio; identi car os benefícios da EAD para o aprendiz e para a organização. Veja os temas que você irá estudar nesta lição: Tema 1 O que signi ca estudar a distância? Tema 2 Competências do aprendiz na EAD. Tema 3 Autogerenciamento do tempo. Tema 4 Comportamento e caz em cursos online. Tema 5 Mitos e verdades sobre direitos autorais na EAD. Tema 6 Benefícios da EAD.

2

3 Estudo e Aprendizado a Distância 109 CONVERSA INICIAL Na lição 4 você estudou os principais aspectos que envolvem o processo de avaliação em cursos a distância: sua vinculação direta aos objetivos de aprendizagem estabelecidos, a dinâmica da autoavaliação, a participação do professor/instrutor/tutor e dos colegas de turma e a importância da sua contribuição para melhoria contínua do curso, por meio do preenchimento do formulário de avaliação de reação. Nesta lição, você receberá importantes dicas para o desenvolvimento de competências essenciais para o estudo e a aprendizagem na modalidade a distância, o que você deve fazer para obter bons resultados e sugestões de como realizar um planejamento pessoal para estudar e aprender por meio da EAD. Você acredita que existe diferença entre estudar presencialmente e a distância? O que signi ca estudar a distância? Como você tem se comportado nos estudos deste curso? Quais têm sido suas di culdades? E as facilidades? Como tem sido seu desempenho neste estudo independente? Escreva suas re exões.

4 110 Estudo e Aprendizado a Distância Você acabou de refletir sobre importantes aspectos relacionados às competências necessárias ao aprendiz que estuda a distância. Você listou algumas dificuldades? Refletiu sobre estas dificuldades? Sem problemas! Você já está habituado ao estudo presencial e deve ter notado que a EAD possui certas particularidades. Provavelmente você listou também facilidades que revelam o seu potencial para a EAD. TEMA 1 - O QUE SIGNIFICA ESTUDAR A DISTÂNCIA? Estudar a distância significa estar aberto para novas formas de aprender, compartilhar saberes e descobertas para construir conhecimentos de forma coletiva e colaborativa. Significa também assumir novas responsabilidades, construir conhecimentos de forma autônoma e independente, a partir de uma autoavaliação e autorreflexão para tomada de consciência de seus limites e suas potencialidades, rumo ao desenvolvimento de novas competências. Significa estar aberto para conhecer e manejar novas tecnologias da informação e da comunicação que facilitem a interação com outras pessoas, a fim de reduzir a distância física que caracteriza a EAD. Presencial A distância

5 Estudo e Aprendizado a Distância 111 Estudar a distância signi ca modi car algumas referências, hábitos e atitudes, substituindo-os por outros mais apropriados à condição de aluno autônomo e a distância. Em vez de se pensar em salas de aula e horários de curso, você precisará estruturar o seu próprio espaço (um lugar adequado para estudo) e realizar a própria gestão de horários de estudos, para que ocorra o processo de aprendizagem. Em vez de receber uma aula num espaço físico determinado, é necessário formar um novo lugar para realizar a aprendizagem e as atividades. Essas diferenças não são apenas de vocabulário; envolvem atitudes, hábitos, estratégias e responsabilidades bem diferentes dos que são normalmente desenvolvidos no modelo presencial. UnisulVirtual, 2007 Você provavelmente percebeu, neste curso, que estudar a distância se trata de uma nova relação de tempo e espaço na aprendizagem. No próximo tema você estudará as competências necessárias ao aprendiz no universo da modalidade educação a distância. TEMA 2 - COMPETÊNCIAS DO APRENDIZ NA EAD Estudar e aprender a distância requer que você desenvolva novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) a serem vivenciadas numa nova relação de espaço e tempo para a aprendizagem. Para facilitar sua compreensão, veja as principais competências necessárias ao aprendizado e caz a distância.

6 112 Estudo e Aprendizado a Distância Competências Autonomia Constrói, avalia e direciona a sua aprendizagem de forma independente. Proatividade Realiza pesquisas. Solicita e fornece feedback para os colegas, professor/instrutor/tutor e instituição. Pensamento crítico Aprofunda nos conteúdos. Re ete, emite e questiona opiniões, conceitos e experiências. Autogerenciamento do tempo Prioriza atividades pessoais e pro ssionais. Organiza e concilia o tempo de trabalho, estudo e lazer. Concilia o tempo com seu ritmo de aprendizagem. Autodisciplina Cumpre os prazos estabelecidos no cronograma de estudo. Inicia e conclui os cursos com bom desempenho. Abertura para o novo Autoconsciência Possui mente aberta para experimentar novas formas de estudar e aprender. Assume a responsabilidade pelos seus resultados de aprendizagem. Automotivação Demonstra entusiasmo para com a EAD. É perseverante frente aos desa os de aprendizagem. Colaboração Contribui para a construção coletiva do conhecimento. Compartilha informações, ideias e experiências. Comunicação Fluência em tecnologias Expressa com clareza, objetividade, concisão e coerência, respeitando as normas da língua portuguesa. Usa adequadamente as tecnologias da EAD: internet, ambiente virtual de aprendizagem e editor de textos.

7 Estudo e Aprendizado a Distância 113 Você possui essas competências? Quais delas você entende que precisa melhorar ou desenvolver? O que você pode fazer para aperfeiçoá-las ou desenvolvê-las? Escreva as competências que você considera necessárias ao seu aperfeiçoamento/desenvolvimento e estabeleça seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Além dos objetivos traçados anteriormente, coloque em prática as seguintes dicas voltadas para o desenvolvimento das competências necessárias para estudar e aprender a distância:

8 114 Estudo e Aprendizado a Distância Leia atentamente o Guia do Participante antes de iniciar seus estudos e veri que o prazo de conclusão das atividades. Elabore seu cronograma de estudo, considerando seu ritmo, tempo disponível e necessidades. Nos Correios, a recomendação é dedicar, aproximadamente, 1 hora por dia. Faça resumos e destaque os pontos relevantes. Aproveite todos os recursos oferecidos e contate o professor/ instrutor/tutor para o esclarecimento de eventuais dúvidas, em cursos com tutoria. Consulte um dicionário, quando necessário. Pesquise em livros, revistas, artigos e internet para aprofundar seus conhecimentos. Troque informações para socializar seus saberes. Contribua com suas ideias nas atividades coletivas. Esteja em dia com as atividades propostas e resolva eventuais pendências para não comprometer seus resultados de aprendizagem. O estudo a distância oferece uma flexibilidade maior do que o presencial. Porém, a necessidade de dedicação na EAD pode ser até superior aos cursos presenciais e requer responsabilidade, autonomia e disciplina!

9 Estudo e Aprendizado a Distância 115 Para melhor aproveitamento e conciliação do seu tempo com o cronograma de estudos, é importante que você: obtenha autorização do seu Gestor para a participação nos cursos; sinalize a área reservada com o Prisma para Sinalização de Área de Estudo, disponível no ambiente UniCorreios Virtu@l, no endereço para maior concentração durante seu estudo; veri que as informações e os pré-requisitos do curso, antes de efetuar sua matrícula, por exemplo: objetivos de aprendizagem conteúdo período de realização carga horária tempo de dedicação diária duração em dias tarefas e prazos de entrega investimento nanceiro qualidade da instituição (credenciamento e certificação) Você acredita que é possível compartilhar seu tempo de trabalho ou de lazer para dedicar-se a um curso a distância? TEMA 3 - AUTOGERENCIAMENTO DO TEMPO Você estudou anteriormente que a capacidade de autogerenciar o tempo é primordial para o seu aprendizado a distância. Dessa forma, é imprescindível que você planeje o seu estudo para conseguir o máximo de rendimento com o mínimo de esforço.

10 116 Estudo e Aprendizado a Distância Mas o que signi ca administrar o tempo? Administrar o tempo signi ca priorizar as atividades pessoais e pro- ssionais, de um determinado período de tempo (diário, semanal, mensal), para cumprir efetivamente as ações planejadas. Administrar o tempo é, entre outras coisas, decidir o que você não vai mais fazer para poder abrir espaço para o que você quer e/ou precisa fazer. Os dias continuarão tendo 24h: alguma coisa deixará de ser feita para que você possa fazer o curso. Podem ser atividades de lazer, de descanso, pro s- sionais ou familiares. Decida o que cará para depois do curso, aquilo que você não mais fará em função do curso. Azevedo, 2007 Seguem dicas para que você compartilhe seu tempo de trabalho e de lazer com a EAD: Como gerenciar seu tempo para estudar e aprender a distância

11 Estudo e Aprendizado a Distância 117 Verifique se a carga horária do curso é compatível com a sua disponibilidade de tempo. Negocie com seu Gestor, com a devida antecedência, a hora de começar e terminar seus estudos no ambiente de trabalho, para liberação de tarefas ou de responsabilidades nos horários de estudo. Organize sua agenda para dedicação ao curso no tempo requerido. Escolha um lugar que ofereça condições de concentração nos estudos. Comunique às pessoas do seu ambiente de trabalho e familiares os seus horários de dedicação aos estudos. Solicite a colaboração dos colegas de trabalho e familiares para que você não seja interrompido nos horários de estudo. Verifique, no cronograma de estudo apresentado no Guia do Participante, as sugestões de tempo de dedicação nas lições/ unidades, envio de tarefas e outras atividades, bem como a avaliação da aprendizagem. Reponha eventuais faltas no estudo o mais breve possível. Lembre-se de negociar, quando for o caso, e comunicar a todas as pessoas envolvidas. Organize seu espaço de estudo de modo a evitar interrupções: desligue o celular, deixe o telefone para ser atendido pela secretária eletrônica ou por outras pessoas, feche a porta, desligue rádio ou TV, não deixe que o interrompam. O tempo para estudo será tão mais produtivo quanto menos interrompido você for. Azevedo, 2007 Não é permitida a inscrição em cursos oferecidos ou autorizados pelos Correios (internos ou externos) em que o período de realização (total ou parcial) coincida com o período de férias do empregado. Para conhecer mais informações sobre as suas responsabilidades na participação em ações de educação no âmbito dos Correios, acesse o Módulo 11, Capítulo 2 do Manual de Educação MANEDU no endereço gateway.dll?f=templates &fn=default.htm

12 118 Estudo e Aprendizado a Distância TEMA 4 COMPORTAMENTO EFICAZ EM CURSOS ONLINE Você já ouviu falar em netiqueta? Trata-se de conduta aplicada à comunicação escrita no ambiente de trabalho, em salas de aula online, em comunidades virtuais, blogs e outros espaços, a m de estabelecer uma relação interpessoal harmônica e preservar nossa imagem pessoal e pro ssional. Devemos aplicar a netiqueta em todas as nossas participações e comunicações escritas: mensagens, discussões, aulas virtuais e tarefas. A netiqueta oferece informações sobre como escrever online para que você possa fazer o seguinte: Ser entendido claramente. Transmitir seus pontos de vista com e cácia. Evitar incomodar alguém. Evitar parecer um iniciante na rede. Palloff e Pratt, 2004 Será que a forma que você digita faz realmente a diferença na comunicação online? Veja uma mesma comunicação recebida pelo Selito em duas mensagens diferentes:

13 Estudo e Aprendizado a Distância 119 MENSAGEM 1 Selito, Você concluiu sua parte no trabalho? Lembro que o prazo encerra amanhã. Aguardo seu retorno. Fulano de tal MENSAGEM 2 SELITO CONCLUIU O TRABALHO? O PRAZO É ATE AMANHA E AI COMO FICA? ÒÓ FULANO DE TAL Analise as duas situações apresentadas e escreva suas impressões e possíveis sentimentos caso recebesse uma mensagem contendo texto semelhante. Mensagem 1 Mensagem 2

14 120 Estudo e Aprendizado a Distância Você percebeu ou relembrou a importância do cuidado que devemos ter ao digitar um texto? As regras a seguir fornecem importantes pistas para que você comunique com e cácia em cursos online. Regras básicas da netiqueta Digite as letras em minúsculo para que a leitura que agradável. Escreva parágrafos curtos. Planeje e seja direto. Leia e avalie o que você escreveu para aperfeiçoar o texto antes de enviá-lo. Descreva o signi cado das siglas. Evite abreviações. Evite expressões do tipo eu concordo, justi cando porque você concorda. Faça comentários e argumentações signi cativas quando inserir citações. Demonstre educação e polidez. Veri que periodicamente suas mensagens para respondê-las ou tomar providências. Evite o uso excessivo de emoticons para expressar emoções. Exemplo: sorriso :-) Justi cativa Letras MAIÚSCULAS podem transmitir que você esteja GRITANDO! Grandes parágrafos podem desanimar o leitor. Texto improvisado e longo pode gerar desinteresse ao leitor. Evita remeter texto com erro de ortogra a e gramática. O receptor pode desconhecê-las. Essas expressões não re etem a sua opinião. Citações não comentadas não retratam as suas ideias. Expressões desagradáveis podem gerar malentendidos e con itos. O atraso na resposta pode gerar a sensação de ausência. O exagero de emoticons pode tirar o foco do conteúdo.

15 Estudo e Aprendizado a Distância 121 Em cursos online geralmente há um espaço para que você informe seu per l, com a possibilidade de inclusão de sua foto em arquivo digital. Em relação à publicação de sua foto, a UniCorreios recomenda que: seja inserida no local próprio, com a devida identi- cação do seu rosto; não contenha outras pessoas, animais de estimação ou outras imagens que possam distorcer as suas características, tais como: óculos escuro, boné e traje de banho. TEMA 5 MITOS E VERDADES SOBRE DIREITOS AUTORAIS NA EAD Você acabou de estudar que uma das regras da netiqueta diz respeito às citações utilizadas em trabalhos ou discussões. Será que podemos copiar tudo que está disponível na internet? Você sabia que existe uma lei de direitos autorais? Leia e re ita sobre as questões apresentadas a seguir. É comum ouvir frases como tudo que está na Internet é domínio público, então posso copiar e colar à vontade. Mas isso é verdade? Quais são os limites? O que você pode copiar e de onde? O que não pode copiar, a menos que tenha autorização? Autorização de quem? Você sabe responder a essas questões? Mattar e Maia, 2007

16 122 Estudo e Aprendizado a Distância Todas essas perguntas estão diretamente relacionadas ao direito autoral, que, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1984) é a proteção legal que todo indivíduo tem em relação às suas produções ou trabalhos literários, científicos ou artísticos, do ponto de vista material e moral. Com o avanço das tecnologias da comunicação e da informação é fundamental entendermos um pouco sobre esse assunto. O direito autoral é a proteção jurídica das formas de expressão originais e criativas, tanto de idéias como de conhecimentos e sentimentos humanos. Gandelman, 2004 Não vamos aqui aprofundar nesse assunto, mas apresentar algumas dicas para que você fique alerta, principalmente, quanto às citações em suas produções escritas, por exemplo: participações em fóruns de discussão, elaboração de projetos, relatórios e trabalhos escritos em geral. É fundamental que você conheça seus direitos, deveres e implicações legais quanto a materiais disponibilizados na Internet, cópias e reproduções de trabalhos e livros, uso de imagens e músicas etc. Você sabia que um texto de confere ao seu autor o direito de propriedade? Veja alguns mitos, respectivas verdades e exemplos relacionados aos direitos autorais na EAD.

17 Estudo e Aprendizado a Distância 123 Mitos Verdades Exemplos de violação de direitos autorais Um trabalho deve estar publicado e registrado para receber proteção de direitos autorais. Se não tiver uma indicação de copyright, o trabalho é de domínio público. Tudo que está na Internet está em domínio público. A doutrina do fair use (uso justo) signi ca que materiais protegidos por direito autoral podem ser usados em um ambiente educacional sem a necessidade de permissão. Os direitos autorais, ao contrário não necessitam de registro. Isso quer dizer que quase tudo na Internet está, automaticamente, protegido por direitos do autor, mesmo que não tenha a indicação de copyright ou o símbolo. Um autor de uma mensagem de , por exemplo, tem automaticamente copyright sobre o que produz. Os direitos autorais proíbem terceiros de copiar, reproduzir, distribuir, representar, mostrar e expor publicamente um trabalho, mas não de utilizar as idéias nele contidas. O simples ato de fazer uma cópia de uma página da Internet no seu computador, mesmo que involuntariamente, quando realizada pelo próprio sistema e sem a interferência do usuário, pode se constituir em violação dos direitos autorais, assim como o xerox de um livro, a cópia de um software ou a utilização de imagens ou músicas em um site. Escanear um texto e disponibilizá-lo num curso a distância ou na Web. Mas textos também não podem ser copiados da Internet, assim como não podem ser copiados botões, barras, símbolos, fundos, ícones, clipart, fotos, músicas, animações, vídeos etc. Mattar e Maia, 2007 Você já ouviu falar de pessoas que fraudam ou usam o trabalho de outras? Já pensou ou ouviu falar nas consequências desse tipo de atitude? O que signi ca plágio?

18 124 Estudo e Aprendizado a Distância Plágio é o ato pelo qual você se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Dicionário Aurélio O plagio é falta de autenticidade, caráter e atitude. É antiético (ou mesmo imoral), é crime. Artigo 184 do Código Penal É mentir para si mesmo. É construir um projeto de vida e um mundo fundamentado na mentira onde ninguém gostaria de viver. Ensinar e aprender com ética implica em dizer não a qualquer forma de plágio. Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira, diz Renato Russo, na música Quase sem querer. UnisulVirtual, 2008 Cite a fonte quando você zer transcrição literal de texto ou citação indireta, seguindo as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. Na dúvida, não utilize um material sobre o qual não sinta segurança em relação aos direitos autorais. Seja original!

19 Estudo e Aprendizado a Distância 125 Quando um indivíduo comete um plágio está fraudando a si mesmo, perdendo a oportunidade de desenvolver um pensamento crítico ou de participar de uma construção coletiva e colaborativa do conhecimento e da aprendizagem! No Brasil, os direitos autorais perduram por 70 anos após a morte do autor, conforme o Artigo 41 da Lei de Direitos Autorais, Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de Apesar da complexidade, as instituições, os pro ssionais de EaD e os alunos não podem simplesmente lavar as mãos, pois têm não apenas uma obrigação legal e ética de acompanhar a legislação, como educadores ou educandos, mas também uma preocupação nanceira, uma vez que podem se tornar réus em processos que em geral envolvem valores monetários altíssimos. Mattar e Maia, 2007 Para conhecer detalhadamente a legislação brasileira sobre questões que envolvem os direitos autorais e a propriedade intelectual de programas de computador, entre elas, proteção aos direitos autorais e registro, garantias dos usuários, contratos, penalidades e sanções, consulte as seguintes leis: Lei de Direitos Autorais, Lei nº 9.610/98, de 19 de fevereiro de CCIVIL/Leis/L9610.htm Lei de Software, Lei nº 9.609/98, de 19 de fevereiro de planalto.gov.br/ccivil/leis/l9609.htm Ensinar e aprender com ética é ato de fé em si mesmo e nos outros. Por isso, confie em você e tenha atitude crie, invente, aconteça. Respeite os outros, as suas idéias, o pensamento, a produção intelectual, a autoria. UnisulVirtual, 2008

20 126 Estudo e Aprendizado a Distância Você está quase nalizando este curso autoinstrucional. Até este momento estudou a importância do estudo ao longo da vida; os conceitos, os mitos e as verdades da EAD; técnicas de estudo e aprendizagem a distância, avaliação em EAD e as competências para estudar e aprender a distância. Considerando o estudo efetuado e suas reflexões, você pode estar se perguntando: existem vantagens no estudo a distância? Quais são essas vantagens? Essa é uma grande oportunidade para você pensar sobre a experiência vivenciada: estudar e aprender a distância. Faça uma autoavaliação e escreva as suas re exões. Como eu era antes de fazer esse curso? Mudei? Como? Como minha participação neste curso mudou meu processo de aprendizagem ou minha opinião sobre mim mesmo como aluno? O que ganhei (ou não ganhei) por ter participado deste curso? Aprendi alguma coisa nova sobre o tópico ou sobre mim mesmo? Palloff e Pratt, 2004 Provavelmente suas re exões levaram você a pensar um pouco sobre os ganhos de se estudar e aprender a distância. Veja, no próximo tema, os benefícios que essa modalidade pode oferecer para sua vida.

21 Estudo e Aprendizado a Distância 127 TEMA 6 - BENEFÍCIOS DA EAD Você já estudou que a EAD é uma modalidade que vem sendo adotada por várias instituições de ensino: faculdades, universidades, escolas pro ssionalizantes e empresas. Há quem acredite que a EAD facilita, dissemina e democratiza o acesso à educação, favorecendo inclusive aqueles que se encontram em regiões distantes das instituições e dos locais onde são centralizados os cursos das empresas. E você, o que pensa a esse respeito? Em sua opinião, o que a EAD pode proporcionar de ganhos para você, na sua vida pessoal e pro ssional? E quais as vantagens para as instituições e empresas? Re exões Vantagens para mim Vantagens para a Instituição/Empresa

22 128 Estudo e Aprendizado a Distância Agora que você já listou as vantagens da EAD, compare-as com o quadro a seguir e complemente a sua lista: A EAD é democrática e exível, respeita seu ritmo de aprendizagem, possibilita grande interação em cursos com tutoria, permite o estudo de forma independente, autônoma e autodirigida, então estude a qualquer hora e em qualquer lugar, por exemplo: em casa, no trabalho e no hotel. observe, aceite e respeite seu ritmo de aprendizagem, pois somos diferentes e aprendemos também em tempos diferentes. interaja com diferentes pessoas de diferentes locais para aumentar a sua rede social e construir o conhecimento de forma colaborativa. invista no seu autodesenvolvimento para melhorar o seu currículo e a sua carreira pro ssional. Além de bene ciar os aprendizes, a EAD também traz vantagens para as organizações, como redução de custos com transportes, diárias, hospedagens e a capacitação simultânea e uniforme de grande quantidade de pro ssionais de maneira continuada. Con ra esses ganhos, segundo a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2009):

23 Estudo e Aprendizado a Distância 129 Economia de tempo e custos: leva a aprendizagem até onde o empregado se encontra, sem deslocamento para um local especí co de realização do curso. Aprimoramento do desenvolvimento organizacional: oportunidade de aprendizagem contínua voltada para o desenvolvimento das competências requeridas.

24 130 Estudo e Aprendizado a Distância Nesta lição você aprendeu que: Estudar e aprender a distância requer que você mude referências, hábitos e atitudes para adquirir novas competências. As principais competências de um aprendiz na EAD são autonomia, proatividade, pensamento crítico, autogerenciamento do tempo, disciplina, abertura para o novo, autoconsciência, automotivação, colaboração, comunicação e uência em tecnologias. Administrar o tempo para o estudo e a aprendizagem a distância requer uma tomada de decisão sobre aquilo que você vai deixar de fazer para encontrar espaços para investir na sua capacitação e desenvolvimento. A netiqueta oferece regras de comportamento adequado num curso online voltadas para a qualidade da comunicação. O plágio é um crime decorrente da falta de autenticidade, caráter e ética. A EAD proporciona múltiplos benefícios voltados para a aprendizagem pessoal e pro ssional e importantes ganhos para as organizações e instituições de ensino.

25 Estudo e Aprendizado a Distância 131 EXERCÍCIO Instruções: 1. Este exercício tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem. 2. Após a conclusão, veri que as Respostas e Comentários das Atividades de Autoavaliação da Aprendizagem, disponíveis no nal deste livro didático. 3. Se necessário, retorne aos conteúdos para reforçar a sua aprendizagem. 4. Este exercício não valerá nota. Questão nº 1 Marque Verdadeiro ou Falso em relação ao significado de estudar a distância : Estudar a distância significa modificar referências, hábitos e atitudes, substituindo-os por outros mais apropriados à condição de indivíduo autônomo e independente. ( ) Verdadeiro ( ) Falso

26 132 Estudo e Aprendizado a Distância Questão nº 2 Associe as competências do aprendiz às respectivas descrições: 1 Autonomia 2 Proatividade 3 Pensamento crítico 4 Gerenciamento do tempo 5 Autodisciplina 6 Abertura para o novo 7 Autoconsciência 8 Automotivação 9 Colaboração 10 Comunicação 11 Fluência em tecnologias ( ) Aprofunda nos temas, questiona opiniões, conceitos e experiências. ( ) Constrói e autoavalia seus conhecimentos e a sua aprendizagem de forma independente. ( ) Organiza-se para concluir os estudos, cumprindo os prazos estabelecidos no cronograma. ( ) Toma para si a responsabilidade pela performance da sua aprendizagem. ( ) Estuda, pesquisa, solicita e fornece feedback por iniciativa própria. ( ) Vence desafios para atingir os objetivos de aprendizagem. ( ) Coopera para a construção conjunta e colaborativa do conhecimento e da aprendizagem. ( ) Comunica de forma objetiva, coerente, clara e concisa em conformidade com a língua portuguesa. ( ) Organiza horários em consonância com os cronogramas de atividades dos cursos e seu ritmo de aprendizagem. ( ) Utiliza corretamente os recursos disponíveis em ambientes virtuais, internet e editor de textos. ( ) Experimenta novas maneiras de estudar e aprender. Selecione a alternativa que apresenta a CORRETA associação, de cima para baixo: A. ( ) 3, 1, 5, 7, 2, 8, 9, 10, 4, 11, 6 B. ( ) 5, 2, 4, 9, 10, 8, 7, 1, 6, 11, 3 C. ( ) 4, 3, 5, 6, 11, 2, 9, 10, 1, 8, 7 D. ( ) 5, 1, 4, 10, 9, 11, 8, 7, 2, 6, 3

27 Estudo e Aprendizado a Distância 133 Questão nº 3 Selecione as alternativas que apresentam estratégias CORRETAS em relação ao autogerenciamento do tempo para o estudo e aprendizado a distância: A. ( ) Reservar um espaço para estudo, de forma a evitar interrupções, desligando celular, rádio ou TV. B. ( ) Decidir o que não fazer para abrir espaço para o estudo e a aprendizagem. C. ( ) Negociar com o gestor o horário planejado para estudo e a liberação de tarefas no ambiente de trabalho. D. ( ) Efetuar a leitura do Guia do Participante para veri car o cronograma e os prazos para realização das atividades propostas. Questão nº 4 Escreva V para as a rmativas verdadeiras e F para as a rmativas falsas em relação às regras da netiqueta: ( ) Enquanto as letras minúsculas facilitam a leitura, as maiúsculas podem indicar um grito. ( ) O ideal é planejar a escrita e redigir parágrafos curtos, pois os textos improvisados e/ou longos podem causar desinteresse e não serem lidos pelo leitor. ( ) É necessário ler, avaliar e aperfeiçoar o texto antes de enviá-lo, a fim de evitar que o leitor se depare com erros gramaticais e ortográficos. ( ) Expressões do tipo eu concordo com isso ou eu também refletem uma opinião ou comentário significativo em uma discussão. Selecione a alternativa que apresenta a resposta CORRETA, de cima para baixo: A. ( ) V, V, F, V B. ( ) V, F, V, V C. ( ) F, V, V, V D. ( ) V, V, V, F

28 134 Estudo e Aprendizado a Distância Questão nº 5 As situações a seguir estão relacionadas, de alguma forma, aos mitos e verdades sobre direitos autorais em EAD: 1. ( ) Fazer cópia de um software restritivo sem a autorização do respectivo proprietário. 2. ( ) Reproduzir um livro sem a autorização da respectiva editora ou do autor. 3. ( ) Fazer cópia de uma música sem autorização da respectiva produtora ou do artista. 4. ( ) Fazer cópia de uma animação sem a autorização do respectivo autor. Selecione a alternativa que apresenta a resposta CORRETA em relação às situações acima: A. ( ) As a rmativas 1, 2, 3 e 4 caracterizam violação de direitos autorais. B. ( ) Somente as a rmativas 1, 3 e 4 caracterizam violação de direitos autorais. C. ( ) Somente as a rmativas 2, 3 e 4 caracterizam violação de direitos autorais. D. ( ) Somente as a rmativas 1, 2 e 4 caracterizam violação de direitos autorais. Questão nº 6 Marque Verdadeiro ou Falso para a a rmativa referente ao signi cado de plágio : O plágio pode ser caracterizado quando um indivíduo apodera-se de maneira imprópria de produção ou trabalho literário, científico ou artístico de outro, tomando para si a autoria da mesma, constituindo falta de atitude, falta de veracidade e falta de índole. Ex.: transcrever literalmente um texto de outra pessoa e não citar a respectiva fonte. ( ) Verdadeiro ( ) Falso

29 Estudo e Aprendizado a Distância 135 Questão nº 7 Escreva A quando o benefício da modalidade a distância estiver relacionado ao APREN- DIZ e O quando o benefício estiver relacionado à ORGANIZAÇÃO: 1. ( ) Flexibilidade e ritmo próprio. 2. ( ) Redução de custos com transporte e hotéis. 3. ( ) Interação e construção coletiva do conhecimento. 4. ( ) Independência e autonomia. 5. ( ) Melhor performance da Empresa. Selecione a alternativa que apresenta a resposta CORRETA, de cima para baixo: A. ( ) O, A, O, A, O B. ( ) A, O, A, O, O C. ( ) A, O, A, A, O D. ( ) O, A, A, O, O

30 136 Estudo e Aprendizado a Distância Parabéns! Você concluiu o estudo da lição 5! Faça, agora, uma autoavaliação da sua aprendizagem. Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no início desta lição: identificar o significado de estudar a distância ; identificar as competências do aprendiz na EAD; identificar estratégias de autogerenciamento do tempo para o estudo e aprendizagem a distância; associar regras de comportamento em cursos online às respectivas justificativas; identificar situações de violação de direitos autorais; identificar o conceito de plágio; identificar os benefícios da EAD para o aprendiz e para a organização. Verifique agora: Se você então atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, veri que se há pendências nas lições estudadas; veri que sua agenda de estudo no cronograma de atividades no Guia do Participante; acesse o ambiente UniCorreios Virtu@l no endereço faça seu login e realize as seguintes atividades: a) b) Avaliação da Aprendizagem Final; Avaliação de Reação (pesquisa de satisfação). não atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, retorne aos conteúdos necessários para reforçar a sua aprendizagem.

Lição 4 Avaliação na EAD

Lição 4 Avaliação na EAD Estudo e Aprendizado a Distância 89 Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car a fi nalidade de um objetivo de aprendizagem; identifi car o conceito de avaliação da aprendizagem;

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro

Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro DICAS PARA ESTUDAR A DISTÂNCIA Educação a Distância: a oportunidade vai ao seu encontro Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Dúvidas e Suporte

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD Capacitação - HÓRUS Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO... 3 2.1 Objetivos do curso... 3 2.2 Recursos de Aprendizagem...

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Lição 5 Instrumentos de Divulgação dos Correios

Lição 5 Instrumentos de Divulgação dos Correios 97 Lição 5 Instrumentos de Divulgação dos Correios Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Associar os instrumentos de divulgação utilizados nos Correios às suas respectivas características.

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

Lição 3 Técnicas de Estudo e Aprendizagem a Distância

Lição 3 Técnicas de Estudo e Aprendizagem a Distância Estudo e Aprendizado a Distância 69 Lição 3 Técnicas de Estudo e Aprendizagem a Distância Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: associar os estilos de aprendizagem às respectivas

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES

DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES DISCIPLINAS ON-LINE GUIA DO ALUNO GRADUAÇÕES GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas on-line dos cursos de gradução das Instituições do Grupo Ser Educacional! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho. Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

Avaliação Institucional das Atividades de EaD

Avaliação Institucional das Atividades de EaD Avaliação Institucional das Atividades de EaD Introdução A autoavaliação dos cursos de graduação educação a distância é essencial para o controle e garantia dos serviços prestados a sociedade. Assim, a

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

PORTAL EAD.SEDUC MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL EAD.SEDUC MANUAL DO USUÁRIO PORTAL EAD.SEDUC MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.1 Apresentação Seja-bem vindo ao EAD.SEDUC, o Portal de Educação a Distância da Secretaria da Educação do Ceará. Criado para concentrar as ações de formação

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Educação a Distância (EAD) Conheça a seguir algumas dicas de Netiqueta para uma convivência sociável e boas maneiras na web. Sugerimos fazer um teste para saber como você

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

4UNIVERSIDADE DO CORRETOR

4UNIVERSIDADE DO CORRETOR 1 Conteúdo exclusivo 2 Cases e exemplos do mercado imobiliário 3 Ferramentas para melhorar os resultados 4 Técnicas e Atitudes em vendas para o CORRETOR DE IMÓVEIS VENDER MAIS! ESTUDE DE QUALQUER LUGAR

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso 2º semestre de 2012. Escola de Administração Fazendária ESAF

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso 2º semestre de 2012. Escola de Administração Fazendária ESAF Disseminadores de Educação Fiscal Regulamento do Curso 2º semestre de 2012 Escola de Administração Fazendária ESAF REGULAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Escola de Administração

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Nesta Guia Prático mostraremos a você: O Sistema EAD PRO-CREA A Monitoria Dicas de como organizar seu estudo O Sistema EAD PRO-CREA O Sistema de Ensino a Distância EAD

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 Página 1 Índice Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 O QUE É EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EAD)?... 4 O que é necessário para estudar em ead?... 4 Quais são as vantagens de estudar a distância?...

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso. Escola de Administração Fazendária ESAF

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso. Escola de Administração Fazendária ESAF Disseminadores de Educação Fiscal Regulamento do Curso Escola de Administração Fazendária ESAF REGULAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Escola de Administração Fazendária ESAF

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

Ficha Técnica. Apresentação

Ficha Técnica. Apresentação Ficha Técnica Apresentação O Curso Materiais Didáticos para Educação a Distância foi elaborado com o objetivo de proporcionar o conhecimento de base sobre o desenvolvimento didático dos materiais na modalidade

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

MANUAL DO CURSO: Introdução a Projetos

MANUAL DO CURSO: Introdução a Projetos MANUAL DO CURSO: Introdução a Projetos Este manual foi desenvolvido para orientá-lo(a) no curso on-line Introdução a Projetos. Aqui você encontrará informações, procedimentos e dicas de como se preparar

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

MANUAL - DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL SUMÁRIO

MANUAL - DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL SUMÁRIO MANUAL - DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL SUMÁRIO APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL AS VANTAGENS DESSA MODERNA SISTEMÁTICA DO ENSINO SÃO: O PAPEL DO ALUNO PROFESSOR TUTOR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACESSO AO AMBIENTE

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD!

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! MANUAL DO ALUNO MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! 1. APRESENTAÇÃO Preparado pela equipe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia.

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia. O Operador do Direito no Brasil não foi educado para uma postura de planejamento e autodesenvolvimento além do Direito. Pesquisas da FGV informam que advogados quando investem em cursos, priorizam o conhecimento

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Fóruns em Moodle (1.6.5+)

Fóruns em Moodle (1.6.5+) (1.6.5+) Ficha Técnica Título Fóruns em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Athail Rangel Pulino 2 Índice O que são Fóruns 4 Criando um fórum 5 Nome do

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa.

O curso é de conversação? Também, ele tem o objetivo de desenvolver habilidades como escrever, ler e ouvir na língua inglesa. FAQ BBC Como funciona o curso? O curso é EAD. Você faz o curso online através de um computador com acesso à banda larga. Professores-tutores estão disponíveis para resolver suas dúvidas e te dar suporte.

Leia mais

GUIA DO ALUNO EAD EAD DO GUIA ALUNO

GUIA DO ALUNO EAD EAD DO GUIA ALUNO GUIA DO ALUNO EAD GUIA DO ALUNO EAD Guia do Aluno Seja bem-vindo(a) às disciplinas EAD! Agora que você já está matriculado na disciplina online, chegou o momento de ficar por dentro de informações muito

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO EAD I-UMA SOBRE O EAD 1. O que é EAD? EAD é a sigla para Ensino a Distância, ou Educação a Distância, uma modalidade de ensino que acontece a partir da união

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA SECADI/UFC AULA 02: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TÓPICO 03: CARACTERÍSTICAS DO ENSINO A DISTÂNCIA VERSÃO TEXTUAL Antes de iniciar este curso, você deve ter refletido bastante sobre

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs

Guia do Aluno Disciplinas EAD. UNIPs Guia do Aluno Disciplinas EAD UNIPs Sumário GUIA DO ALUNO / DISCIPLINAS EAD - UNIPs 3 1. ACESSO... 3 2. AULA INSTRUCIONAL / INTRODUÇÃO À EAD... 5 3. DISCIPLINA EAD... 8 4. COMO ESTUDAR NA EAD... 10 5.

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FACULDADE SUMARÉ Unidades Sumaré, Imirim, Tatuapé I e II. Nova Unidade: Santo Amaro www.sumare.edu.br 3067-7999 2103-7999 Olá, tudo bem com você? Começa mais um semestre letivo

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

Guia do Aluno - Disciplinas On-line (DOL)

Guia do Aluno - Disciplinas On-line (DOL) GUIA DO ALUNO Seja bem-vindo(a) às disciplinas On-line (DOL) dos cursos de gradução do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e das Faculdades Maurício de Nassau! Agora que você já está matriculado(a)

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação Ambiente Virtual As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

REDES SOCIAIS. Prof. Thiago Arantes

REDES SOCIAIS. Prof. Thiago Arantes REDES SOCIAIS Prof. Thiago Arantes - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA DOS CURSOS CRIANÇA SEGURA PRIMEIRO ACESSO

TUTORIAL PLATAFORMA DOS CURSOS CRIANÇA SEGURA PRIMEIRO ACESSO TUTORIAL PLATAFORMA DOS CURSOS CRIANÇA SEGURA PRIMEIRO ACESSO São Paulo/2014 APRESENTAÇÃO Olá, Cursista! Seja bem vindo ao nosso curso! Para garantir que você tenha o melhor aproveitamento, elaboramos

Leia mais

Em 2 minutos de leitura você aprenderá facilmente a: Montar seu perfil Buscar colaboradores e comunidades Utilizar recursos

Em 2 minutos de leitura você aprenderá facilmente a: Montar seu perfil Buscar colaboradores e comunidades Utilizar recursos GUIA RÁPIDO Em 2 minutos de leitura você aprenderá facilmente a: Montar seu perfil Buscar colaboradores e comunidades Utilizar recursos 1º ACESSO Em conecta.estacio.br Coloque sua senha e login (não é

Leia mais

O curso de italiano on-line: apresentação

O curso de italiano on-line: apresentação O curso de italiano on-line: apresentação Índice Porque um curso de língua on-line 1. Os cursos de língua italiana ICoNLingua 2. Como é organizado o curso 2.1. Estrutura geral do curso 2.2. Andamento e

Leia mais

Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Manual Operacional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ead.clinicajulioperes.com.br Sumário navegável Como acesso o ambiente?... Como assisto aos vídeos?... Como preencher meu perfil?...

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial.

Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial. Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial. Nos programas e cursos da Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/ ENSP), a formação dos profissionais

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais