Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caixa. Índice: Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques"

Transcrição

1 Caixa Índice: Atendimento Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Emissão da nota fiscal e nota fiscal eletrônica Cap. 03 Reenvio e inutilização de nota fiscal eletrônica Cap. 04 Cancelamento da venda no caixa Cap. 05 Digitação adiantamento peças e serviços Cap. 06 Manutenção do adiantamento de peças e serviços Cap. 07 Passe de saída da oficina Cheques Cap. 08 Faturamento contabilização de cheques Cap. 09 Baixa de cheques pré-depósito Cap. 10 Compensação de cheques Veículos Cap. 11 Pedido de venda Cap. 12 Emissão do recibo de venda do veículo Cap. 13 Estorno parcela de veículo não contabilizada Fechamento do caixa Cap. 14 Lista movimento diário do caixa Cap. 15 Listar canhoto das notas fiscais de saída Cap. 16 Digitação do movimento de caixa e bancos Cap. 17 Lista movimento do caixa e bancos Cap. 18 Lista notas fiscais emitidas

2 Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas É o programa responsável pelo cadastro de pessoas podendo ser fornecedores ou clientes. Pessoa Física: Incluir CPF que vai cadastrar. 1 = CPF Somente para pessoa jurídica. Dados que irão para o SPED.

3 Geral Capitulo 01 Pessoa Jurídica: Incluir o CNPJ que vai cadastrar. 2 = CNPJ Quando houver Data da fundação é importante porque essa informação que vai para o envio dos arquivos fiscais SPED. Inclusive o cadastro da concessionária. Utilizar ISENTO somente quando não houver. Caso informe e isento e houver a nota será recusada no SEFAZ. Dados que irão para o SPED.

4 Geral Capitulo 01 Como se trata de pessoa jurídica vai abrir a tela para indicar as informações complementares. Para cliente que eu não quero que retenha os impostos. Mesmo tendo nos serviços a retenção cadastrada o sistema busca daqui os parâmetros para retenção. Quando eu quero que retenha o ISS, informo SIM. Necessário cadastro FISC0120 Pelo Dep. Fiscal. para envio da nota fiscal eletrônica. No gerenciador de envio da nota para receita precisa estar cadastrado o diretório, só assim a NF vai via arquivo. (e- Monitor e-conect). Para efeitos fiscais, é muito importante a exatidão dos dados informados, incluindo inscrição municipal e inscrição estadual para pessoa jurídica e data de nascimento e RG para pessoa física.

5 Geral Capitulo 01 A próxima etapa é cadastro de endereços, podendo ter sequências de endereços para cobrança, entrega e novo endereço. Para efeitos fiscais os campos CEP, fone, bairro e celular são obrigatórios. Caso não possua o número do celular, repita o mesmo número do telefone fixo: Caso não possua o CEP, consulte em: E = Entrega C = Cobrança Ctrl-E para localizar a Cidade. Mesmo código do IBGE. Nas mudanças de endereço, nunca exclua ou altere o cadastro de endereços. Desative o endereço antigo e crie um novo endereço. Exercícios Propostos Usar o seu CPF para cadastrar um cliente.

6 Caixa Capitulo 02 Emissão da Nota Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica Após o termino da venda no balcão de peças e o encerramento das OS, os orçamentos e ordens de serviço vão direto para o programa de emissão de nota fiscal NOTA1900 Finaliza Nota Fiscal de venda, permitindo assim a emissão da nota fiscal. Podemos selecionar por departamentos conforme opções do rodapé. Podemos indicar direto o número da OS. Ou podemos filtrar pelo nome do cliente.

7 Caixa Capitulo 02 Após dar Enter irá abrir a tela dos orçamentos conforme foi feito o filtro, vamos selecionar o orçamento e confirmar a emissão dando Enter. Ctrl-E para selecionar. Confirme com Sim para que se possa dar continuidade.

8 Caixa Capitulo 02 Clique em Continua. Caso ocorra na mesma fatura mais de uma forma de pagamento, como por exemplo: cheque + cartão, dinheiro+cartão, debito automático+cartão, a condição de pagamento deverá ser 98 condição especial, e em seguida deve-se alterar o título de DUP para a forma de recebimento desejada. Vai vir como DUP damos Ctrl-E para selecionar. Para os casos onde há uma única forma de pagamento selecionamos a condição correta e esta pagina será preenchida automático sem que seja preciso indicar as parcelas.

9 Caixa Capitulo 02 Quando vamos emitir uma nota onde o cliente já tem um adiantamento gerado pelo programa RECE7000 aparece às seguintes informações. Ao informar a forma de pagamento damos Enter até chegar o campo valor da parcela. Para usar damos Enter e caso não vá usar o Adiantamento dar Esc, conforme informação.

10 Caixa Capitulo 02 Depois das telas de demonstração de formas de pagamento vem a seqüência, confirmar com Sim: Clique em Continua novamente, quando não for nota de peças a mesma saíra da impressora. Nos casos de peças a NF-e é encaminhada diretamente para o SEFAZ, você poderá acompanhar pelo e- Monitor (programa da NDDIGITAL) ou pelo programa auxiliar utilizado pelo concessionário.

11 Caixa Capitulo 02 Página web onde será possível acompanhar todo o processo da NF-e, e gerenciar os processos. Este módulo captura os dados da NF-e gerada pelo módulo Connector, e monta a imagem do DANFE a ser impresso. O orçamento/os continua sendo gerado da mesma forma e o faturamento de veículo também, a diferença é que não será mais gerado o relatório para impressão da NF, mas o arquivo.txt para impressão da NF-e (exceto serviço). O programa NOTA4000 possibilita o reenvio de uma NF-e corrigida para solicitar a inutilização da mesma. Após a verificação da autorização do SEFAZ, selecionar a e solicitar a emissão. Exercícios Propostos Emitir nota fiscal de serviços e peças.

12 Caixa Capitulo 03 Reenvio / inutilização de NF-e Quando o status do e-monitor estiver apontando Rejeitado ou Inutilizado não poderemos emitir o DANFE. No caso de Rejeitado deveremos efetuar as correções no programa especifico da geração para o reenvio ao SEFAZ. Então após as devidas correções executamos o NOTA4000. Processo para reenvio no caso de Rejeitado. Para reenvio de Nota Fiscal Rejeitada / Denegada ou em Contingência Para inutilizar Nota Fiscal Rejeitada / Denegada ou para Numeração não impressa pelo sistema.

13 Caixa Capitulo 03 Ao informar o número da nota fiscal e série o programa mostrará os dados da nota e do cliente, conferir e clicar em Sim. Surgirá no rodapé do programa a informação de concluído. Após o reenvio ao SEFAZ o retorno da confirmação será visualizado pelo e-monitor e a impressão da nota será automática, caso não seja reimpressão automático pedir a reimpressão do DANFE pelo e- Monitor. Após a verificação da autorização do SEFAZ, selecionar a e solicitar a emissão.

14 Caixa Capitulo 03 Processo para inutilização quando Inutilizado. Ao Informar o número da nota fiscal e série o programa já traz os dados da nota e do cliente, confirmar com Sim. Surgirá no rodapé do programa a informação de concluído. Com o status Inutilizado não há possibilidade alguma de emitir o DANFE.

15 Caixa Capitulo 04 Cancelamento da venda no caixa Caso tenha que efetuar alguma alteração no orçamento ou ordem de serviço e já tenha enviado para o caixa vamos voltar o orçamento para o responsável através do programa NOTA1910 Cancelamento Venda Caixa. Também usamos esse recurso para uma nota que não foi aceita para emissão do DANFE, verificamos o motivo e acertamos conforme solicitação do SEFAZ. Esse programa apenas cancela a venda que não esta faturada. Selecionar o departamento para cancelamento da nota fiscal, ou nome do cliente para visualizar apenas as notas do cliente informado, ou T para aparecer todos os clientes.

16 Caixa Capitulo 04 Confirmar com Sim para o cancelamento. Selecione o orçamento que vai voltar para o responsável com Enter. Mensagem de cancelamento. Exercícios Propostos Cancelar uma venda do caixa.

17 Caixa Capitulo 05 Digitação de Adiantamento de Peças e Serviços Ao encomendar uma peça ou fechar um negócio, o cliente pode adiantar uma parte do pagamento combinado, mesmo antes da emissão da NF correspondente. O registro do recebimento deste valor pode ser feito através de um registro de Adiantamento. Usando o programa RECE7000: Coloque a Filial e dê Ctrl+E para buscar cliente, ou digite o CPF do cliente. Preencha o valor do adiantamento.

18 Caixa Capitulo 05 Selecione o tipo de Adiantamento: Ctrl+E para abrir quadro de opções. No caixa usaremos Peças ou Serviços. Em seguida abre a tela para selecionar o setor:

19 Caixa Capitulo 05 Já trás a conta crédito, inserimos o histórico do Adiantamento: Nro.Docto (Número do documento). Utilizado para identificar o documento bancário ao fazer a conciliação do extrato bancário com financeiro. Opção somente para o tipo de adiamento Outros.

20 Caixa Capitulo 05 Em seguida a forma de pagamentos: Confirme com Sim: Selecione a Forma de Recebimento Colocar o valor total do recebimento em dinheiro e continuar com a inclusão dos demais valores.

21 Caixa Capitulo 05 Se houver mais de uma forma de pagamento no mesmo adiantamento selecionar a próxima forma. Selecionamos a forma cartão, podemos dar Ctrl-E para escolher o cartão ou digitar a forma desejada. Opções do cartão.

22 Caixa Capitulo 05 Seguir com Enter. Informamos o número de autorização, valor passado no cartão. Ao informar o número de parcelas o sistema calcula o valor de cada uma automático. Em seguida a data do primeiro vencimento, para que o sistema já calcule todas as datas.

23 Caixa Capitulo 05 Teclar Ctrl-F e confirma em Sim: Se houver mais de uma forma de pagamento no mesmo adiantamento selecionar a próxima forma.

24 Caixa Capitulo 05 Informar todos os dados do cheque que esta sendo recebido, é importante que os dados sejam imputados corretamente para o controle de cheques a receber. Inserir valor. É necessário se atentar sempre a situação do cheque, toda vez que colocamos a data de vencimento a mesma data do recebimento o sistema mudará este campo para a situação V = A Vista, neste momento é necessário alterar para a situação A = A depositar, para que na geração do faturamento dos cheques o mesmo vá automaticamente para a conta de cheques a receber. Depois de passar por todos os campos, observe a mensagem no rodapé. Em seguida confirma. Se for incluir mais cheques é só dar enter e o sistema já trás as informações do primeiro cheque, sendo necessário se atentar somente ao número de seqüência do cheque.

25 Caixa Capitulo 05 Vá até opção Gravar e Sair para registrar o número do recibo: Confirma a gravação: Após a confirmação aparece a mensagem: O recibo é inserido:

26 Caixa Capitulo 05 Para impressão, clique em Sim: É gerado o recibo com todos os recebimentos efetuados. Colocar logo da concessionária. Observe que no recibo aparecem todas as parcelas inclusive o valor dividido do pagamento feito em cartão com os seus respectivos vencimentos. E ainda a observação para recebimento em cheque. Exercícios Propostos Emitir um Recibo de Adiantamento.

27 Caixa Capitulo 06 Manutenção Adiantamento Peças e Serviços O programa RECE0800 permite a manutenção dos adiantamentos de clientes, gerada pelo RECE7000. Temos as opções de: Estorno: Quando usa a opção de estorno é feito o lançamento inverso ao adiantamento. Consulta: Podem ser consultados todos os adiantamentos efetuados pelo RECE7000. Lista: conseguimos listar os Adiantamentos Abertos, Pagos, Geral e também podemos Emitir Recibo. Devolução: Devolve o recibo. Neste caso vamos a Devolução: Inserimos o número do recibo.

28 Caixa Capitulo 06 Aparecem todos os dados do recibo, confirma: Abre a tela para inserir a data da devolução em seguida confirma: Aparece a data atual, se necessário alterar para a data que deseja lançar a devolução.

29 Caixa Capitulo 06 Insere o valor a ser devolvido e confirme: Inserir valor manualmente e pode ser parcial. Aparece a mensagem de confirmação: Confirma a impressão:

30 Caixa Capitulo 06 Visualiza: Abaixo recibo: Mensagem: Exercícios Propostos Fazer a devolução parcial de um recebimento.

31 Caixa Capitulo 07 Passe de saída oficina Após o pagamento dos serviços efetuados no veiculo vamos emitir o passe de saída da oficina através do programa OFIC3510 Passe de saída oficina. O passe de saída é a garantia de que o cliente esta indo embora e todos os serviços efetuados estão pagos e as notas foram emitidas. Podemos emitir o passe de saída usando as seguintes informações: Número da nota / Série que foi emitida, a Ordem de serviço ou a Placa do veículo.

32 Caixa Capitulo 07 Após dar Enter, se houver OS em aberto para esse veículo aparece a seguinte mensagem. Após digitar a ordem de serviço a placa vem preenchida. Neste caso temos que verificar e consultar as OS em aberto do cliente e entrar novamente para a emissão da nota. Depois de todas as OS faturadas entramos novamente no programa digitamos o número da OS e em seguida vamos emitir o passe.

33 Caixa Capitulo 07 Já abre a tela para inclusão de alguma observação. As observações incluídas saíram impressas no passe de saída. Damos Enter e confirma em Sim:

34 Caixa Capitulo 07 Vamos a visualizador. Abaixo o modelo do passe de saída. Exercícios Propostos Emitir passe de saída.

35 Caixa Capitulo 08 Faturamento / contabilização de cheques O faturamento dos cheques é feito diariamente, todos os cheques recebidos pelo caixa e também os cheques recebidos de veículos precisam ir para depósito, para isso vamos gerar o faturamento dos cheques a receber através do programa RECE6200: Informamos a data que queremos gerar o faturamento. Em seguida Confirma. Observe que aparece a data da última geração. É importante que seja feito diariamente. Exemplo: caso no dia 23 perceba que não gerou desde o dia 20, faça a geração do dia 21, depois 22, depois 23, sempre em ordem crescente, para que o envio do cheque para a conta de cheques a receber tenha lançamento no mesmo dia do recebimento.

36 Caixa Capitulo 08 Neste momento os cheques que foram recebidos pelo caixa saem para a conta de cheques a receber automaticamente e ficam disponíveis para depósito no Banco. Após a confirmação aparece a mensagem: Exercícios Propostos Gerar faturamento de cheques a receber.

37 Caixa Capitulo 09 Baixa de cheques pré-depósito Todos os cheques que foram faturados através do programa RECE6200 vão aparecer para depósito, a baixa destes cheques será feita através do programa RECE6220. Cheques recebidos desde a data indicada. Data que o cheque esta sendo depositado. Cheques a receber até a data indicada. Campo Banco / Agencia: Ctrl-E para selecionar o banco onde vai ser feito o depósito se passar tudo zero os cheques irão cair direto na conta caixa.

38 Caixa Capitulo 09 Escolher o banco: Ordenar a visualização dos cheques conforme informação na barra.

39 Caixa Capitulo 09 Dar Enter até o final e em seguida confirmar Sim: Após a confirmação dos dados irá aparecer todos os cheques para depositar no período. Alterar para S somente os cheques que serão depositados na data indicada.

40 Caixa Capitulo 09 Cheques com S serão baixados: Dar Esc e já abre a opção para Visualizar:

41 Caixa Capitulo 09 Os cheques relacionados são os cheques que estão com S para depósito, vamos conferir: Após conferência vamos sair da tela e o sistema pergunta se Confirma a Baixa: No rodapé observamos que trás o valor total do depósito. Abre a opção para Visualizar novamente, mas agora os cheques baixados.

42 Caixa Capitulo 09 Cheques baixados: Mensagem de confirmação: Para informar a compensação dos cheques usamos o programa RECE6230 botão compensação. Exercícios Propostos Baixa de cheques que serão depositados.

43 Caixa Capitulo 10 Compensação de cheque Para compensação dos cheques usamos o programa RECE6230 Manutenção de Cheques, vamos até a opção Compensação: Vamos filtrar dados: Ctrl-E para selecionar o banco. Rodapé. Informar a partir de qual data e até qual data vai informar a compensação.

44 Caixa Capitulo 10 Aparecem os cheques que foram depositados no período e precisam informar compensação: Informar a data que foi compensada conforme extrato bancário. Com as datas informadas: Ir a Concluir ou Ctrl-F para finalizar.

45 Caixa Capitulo 10 Confirma Sim: Mensagem: Exercícios Propostos Informar data de compensação.

46 Caixa Capitulo 11 Pedido de venda de veículos Após o vendedor fechar a venda com o cliente, todo processo é encaminhado ao financeiro para que se possa estar efetuando as baixas de pagamentos efetuados pelos clientes e nos casos de bancos também. O VEIC0400 é um programa aonde o vendedor coloca todas as informações sobre a venda, os dados do cliente, dados do banco, forma de pagamento, valor, parcelas, recebimentos, acessórios entre outras informações. Dados do veículo e vendedor. É muito importante não confundir os campos Proprietário e o Responsável. Processo aonde se é informado como será a impressão da nota fiscal de acordo com o tipo de financiamento informado. Valor do veículo. O campo Proprietário sempre será o cliente que está efetuando a compra, o Responsável é a pessoa que esta efetuando o pagamento da parcela, caso tenha financiamento, consorcio ou outro tipo de arrendamento será o banco pagador, este processo não pode ser esquecido devido o vendedor informar a forma de pagamento e este estar parametrizado para estar emitindo a nota fiscal com o arrendamento correto.

47 Caixa Capitulo 11 Parcelas a serem pagas pelo cliente Teclando Ctrl+E na forma de pagamento surgirá à caixa de ajuda com as informações de todas as condições de pagamento que o cliente poderá estar efetuando para o pagamento do veículo. 2 - Caso seja pré-datado ou previsto para dias futuros, informar a quantidade de dias que o sistema calcula automaticamente a data exata do pagamento. 3 - Valor que será pago de acordo com a forma de pagamento informada para o veículo. 4 - Valor que será pago de acordo com a forma de pagamento informada para outras vendas. 5 - Possibilita a impressão do recibo para entregar ao cliente através do programa VEIC0405. Exercícios Propostos Alterar parcela do pedido de venda.

48 Caixa Capitulo 12 Emissão do recibo de venda do veículo Os pedidos de venda de veículos contêm parcelas a receber. Para as parcelas que são recebidas pelo caixa usamos o programa VEIC0405. A condição para que as parcelas possam ser recebidas através do VEIC0405 é que o pedido de venda esteja como S na coluna recibo, abaixo a visualização: Na parcela que precisa emitir o recibo colocamos S. Para que o recibo seja emitido, será utilizado o VEIC0405 informando o número do pedido e em seguida aparece o nome do cliente confirme em Sim:

49 Caixa Capitulo 12 Em seguida pergunta se deseja informar as parcelas a serem impressas confirma: Confirme com S as parcelas que estão sendo recebidas.

50 Caixa Capitulo 12 Ao dar Esc abre o recibo para ser impresso: Colocar o logo da empresa Exercícios Propostos Emitir um recibo de uma parcela de veículo.

51 Caixa Capitulo 13 Efetivação do recebimento do veículo Para efetivar o recebimento de um veículo usamos o programa VEIC0407 nele vamos informar a data de recebimento e contabilizar o recebimento: Vamos informar o número do pedido e em seguida confirmar em Sim: Irão aparecer parcelas que tem para contabilizar o recebimento vamos até ela e dar Enter: Ou zero para trazer todos os pedidos que estão com parcelas para receber. Para contabilizar damos enter. Para estornar um recebimento feito através do programa VEIC0405, damos Ctrl-B conforme mensagem:

52 Caixa Capitulo 13 Após confirmar vem a pergunta se deseja informar alguma observação na parcela. Se optar por Sim, abre o campo para colocar a observação. Depois confirma a contabilização:

53 Caixa Capitulo 13 O sistema abrirá o campo para informar a data do recebimento, após informar confirmar em Sim. : Depois de confirmar abre a tela para informar os dados da conta débito:

54 Caixa Capitulo 13 Confirme em seguida: Aparece a mensagem de confirmação: Exercícios Propostos Efetivar o recebimento da parcela do pedido de venda.

55 Caixa Capitulo 14 Lista movimento diário do caixa No programa NOTA1920 Lista Movimento Diário do Caixa, listamos tudo que recebemos no caixa seja: cartão, dinheiro, adiantamento e etc., esse programa nos auxilia diretamente no fechamento do caixa. Informamos a data. Salta página Sim ou Não. Imprime detalhes conforme rodapé.

56 Caixa Capitulo 14 Após passar por todos os campos abre a tela para informar as formas de recebimento que queremos listar. As formas de pagamento que não queremos listar colocar N se quiserem todos damos Ctrl-F conforme mensagem do rodapé. Informamos o filtro.

57 Caixa Capitulo 14 Em seguida confirma em Sim. Confirma a emissão:

58 Caixa Capitulo 14 Agora vamos visualizar o relatório. Abaixo relatório: No relatório podemos confirmar todos os recebimentos e se as notas foram emitidas na condição correta conforme os comprovantes de pagamento que temos fisicamente. Forma de Pagamento, Número da Nota, Nome do Cliente, Data Vencimento, e Valor. Nos casos de cartão parcelado aparecem todas as parcelas e o tipo de cartão. (MAS, VIS e etc.). Exercícios Propostos Listar movimento diário do caixa.

59 Caixa Capitulo 15 Listar canhoto das notas fiscais de saída Esta listagem é para controle de notas fiscais emitidas pelo caixa. Ao informar a data para a listagem temos opção de estar ordenando por: A = Agente; D = Departamento; N = NF.

60 Caixa Capitulo 15 Informar a filial no filtro e confirmar Sim. Ao confirmar com Sim:

61 Caixa Capitulo 15 Para a listagem, selecionar o Visualizador caso não queira imprimir. Listagem utilizada para conferencia dos canhotos que foram assinados pelos clientes ou não. Exercícios Propostos Listar relatório para controle de nota fiscal.

62 Caixa Capitulo 16 Digitação do movimento de caixa e bancos O Programa FINA1000 Digitação do Movimento de Caixa e Bancos, possibilita o lançamento manual ou automático de valores de contas caixa e banco como, por exemplo: depósito em dinheiro, transferência de valores entre contas, lançamento de despesas e etc. As contas para lançamentos no FINA1000 são criadas no FINA0100 pelo responsável do departamento ou pelo responsável da contabilidade. Temos duas opções de lançamentos, Digitado e Automático. Digitado: informamos todos os campos conforme abaixo. Do lançamento automático vamos falar em seguida. Informamos: Informamos a data do lançamento Clique em Sim para que seja criado o Débito e Crédito automaticamente. Quando optamos por gerar Contra Partida já estamos gerando o lançamento de débito e crédito automaticamente..

63 Caixa Capitulo 16 Em seguida: Quando usamos sim, já vem histórico do lançamento anterior para o lançamento seguinte. Indicaremos a conta contábil e a contra partida: Nro. Docto (Número do documento). Utilizado para identificar o documento bancário ao fazer a conciliação do extrato bancário com financeiro. Vai definir se vamos Debitar ou Creditar a 1º Conta Contábil indicada. Informamos o Valor. Dar Ctrl-E para selecionar. Dar Ctrl-E para selecionar. Aqui descrevemos a operação que está sendo realizada. (Quanto maior o nível de detalhamento, mais fácil fica a posterior identificação do lançamento).

64 Caixa Capitulo 16 Após a digitação de todos os campos, confirmar com Sim: Após a confirmação podemos seguir com o próximo lançamento ou encerrar conforme abaixo: Mensagem no rodapé. Aqui podemos conferir o total dos lotes, valores de Débitos e Créditos. Em seguida confirma:

65 Caixa Capitulo 16 Mensagem de confirmação: Para listar o lançamento usar o programa FINA1100. Agora vamos fazer o lançamento automático: Para que o sistema abra a opção e seja possível o lançamento Automático temos que criar o parâmetro do lançamento no programa CADA0110, essa criação é feita pelo responsável do departamento ou pela contabilidade.

66 Caixa Capitulo 16 Informamos: Informamos a data do lançamento Vamos dando Enter até a tela: Abre o campo para informar o código do lançamento automático que foi criado o programa CADA0110. Ao dar Enter o sistema já alimenta a conta contábil e a contra partida, vamos dar Ctrl-E para indicar o banco de depósitos

67 Caixa Capitulo 16 Preenchemos os demais campos: Ctrl-E para selecionar o banco de depósito Histórico vem automático. Informamos o valor. Após a digitação de todos os campos, confirmar com Sim:

68 Caixa Capitulo 16 Após a confirmação podemos seguir com o próximo lançamento ou encerrar conforme abaixo: Mensagem no rodapé. Aqui podemos conferir o total dos lotes, valores de Débitos e Créditos. Confirmamos com Sim:

69 Caixa Capitulo 16 Mensagem de confirmação: Para listar o lançamento usar o programa FINA1100. Exercícios Propostos Fazer lançamento de depósito em dinheiro manual.

70 Caixa Capitulo 17 Lista movimento do caixa e bancos Para listar o movimento do caixa e bancos usamos o programa FINA1100 Lista Movimento Caixa e Banco. Tipo de relatório: S= Sintético A= Analítico Reduzida / Contábil: R= Reduzida C= Contábil Período que vamos listar. Informamos modo de exibição do relatório. Ctrl+E, para informar a conta. Se quiser listar todas passar em branco.

71 Caixa Capitulo 17 Clicar em Visualizador: Listagem da movimentação do caixa e bancos. TREINO-PGT Lista Movimento do Caixa e Bancos DATA: 29/10/ :54:11 PAGINA: 1 SISDIA-FINA1100-v PERIODO DE 29/10/2009 A 29/10/2009 ANALITICO DATA DO LANCAMENTO CONTA CONTABIL CNPJ/CPF / C/C LOTE/LCTO HISTORICO VALOR DEBITO VALOR CREDITO INTEG /10/2009 Conta: BANCOS - BANCOS CONTA MOVIMENTO C/C: 0 - SALDO INICIAL 0, /24 TRANSFERENCIA REF RECEBIMENTOS DIARIO 100,00 S SALDO FINAL 100,00 SOMA...: 100,00 0,00 SALDO ANTERIOR...: 0,00 SALDO ATUAL...: 100,00 TOTAIS...: 100,00 100, /10/2009 Conta: BANCOS - BANCOS CONTA MOVIMENTO C/C: BANCO BRADESCO MERCANTIL SALDO INICIAL 0, /26 DEP. EM DINHEIRO BRADESCO 1.200,00 S SALDO FINAL 1.200,00 SOMA...: 1.200,00 0,00 SALDO ANTERIOR...: 0,00 SALDO ATUAL...: 1.200,00 TOTAIS...: 1.200, , TOTAL GERAL > SOMA...: 1.300,00 0,00 SALDO ANTERIOR...: 0,00 SALDO ATUAL...: 1.300,00 TOTAIS...: 1.300, ,00 Exercícios Propostos Listar relatório do movimento banco.

72 Caixa Capitulo 18 Lista notas fiscais emitidas Para listar as notas emitidas no dia usamos o programa CONT5500 Lista notas fiscais emitidas, podemos usar o relatório como conferência para envio das notas ao setor fiscal. Opção Geral, para listar as notas.

73 Caixa Capitulo 18 Seguimos com o filtro do relatório. Informamos o período que vamos listar, pode ser a data inicial e final a mesma. Podemos escolher uma única forma de pagamento, um intervalo ou assim para trazer todas. Informamos N para listar todas, conforme rodapé. Próximo filtro. Para trazer somente as notas emitidas pela empresa usamos S conforme rodapé.

74 Caixa Capitulo 18 Próximo Filtro: Para trazer todas as notas emitidas na empresa usamos T conforme rodapé. Status de envio ao SEFAZ. Em seguida informamos se quebra por departamento. Opções no rodapé. Agora as opções de transação, podemos indicar uma transação ou mais e para todas passar conforme mensagem do rodapé.

75 Caixa Capitulo 18 Dar Enter até o fim e em seguida confirmar em Sim. Ir a visualizador. Abaixo relatório com a seqüência das notas. Exercícios Propostos Listar relatório de notas emitidas no caixa.

76 Rascunho

77 Rascunho

78 Rascunho

Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos

Tesouraria. Índice: Caixa. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos. Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Tesouraria Índice: Caixa Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Digitação do movimento caixa e bancos Cap. 03 Manutenção lançamentos caixa e bancos Cap. 04 Lista do movimento caixa e bancos Cap. 05 Consulta

Leia mais

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida

Balconista de Peças. Índice: Cadastros e orçamentos. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Orçamento de peças. Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Balconista de Peças Índice: Cadastros e orçamentos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Orçamento de peças Cap. 03 Cadastro de Venda Perdida Consultas Cap. 04 Consulta de cliente Cap. 05 Consulta de orçamentos

Leia mais

Balconista da Oficina

Balconista da Oficina Balconista da Oficina Índice: Cadastros e requisições Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Requisição de peças na oficina Cap. 03 Requisição de peças informando o mecânico Consultas Cap. 04 Consulta ordem

Leia mais

Contas a Pagar. Índice:

Contas a Pagar. Índice: Contas a Pagar Índice: Parâmetros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Tipos de títulos a pagar Cap. 03 Tipos de pagamento Cap. 04 Contabilizações de notas fiscais de entrada Memorando Cap. 05 Digitação

Leia mais

Contas a Receber. Índice: Geração de títulos. Faturamento de cheques. Baixa de títulos e estorno. Cap. 01 Cadastro de clientes

Contas a Receber. Índice: Geração de títulos. Faturamento de cheques. Baixa de títulos e estorno. Cap. 01 Cadastro de clientes Contas a Receber Índice: Geração de títulos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Geração do faturamento Cap. 03 Relação de faturas por data de emissão Cap. 04 Alteração do portador do título a receber

Leia mais

Contas a Receber - Veículos

Contas a Receber - Veículos Índice: Recebimento veículos Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Recibo de pagamento de veículo Cap. 03 Efetivação de recebimento de veículo Cap. 04 Consulta parcela do pedido de venda Manutenções Cap.

Leia mais

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema

LinxMaq: ADMI_11_6. Acesso ao Sistema Acesso ao Sistema O SISDIA Evolution é um sistema Web. Isso significa que ele não precisa de instalação local na máquina dos usuários. O acesso é feito através do navegador Firefox 4.0 ou superior. Para

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.08 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Receber...3 Cadastro de Duplicatas...3 Aba Geral...4 Aba Duplicatas Vinculadas...6 Aba Configurações para o DRG...7 Aba Configurações Nota Promissória...8 Formas de Pagamentos...9

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap.

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. Ativo Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. 04 Tipos de bens Depreciação Cap. 05 Cálculo mensal ativo Cap. 06 Cálculo do estorno

Leia mais

Folha de Pagamento. Índice: Rescisão Contratual. Cap. 01 Calculo da rescisão. Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo

Folha de Pagamento. Índice: Rescisão Contratual. Cap. 01 Calculo da rescisão. Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo Folha de Pagamento Índice: Rescisão Contratual Cap. 01 Calculo da rescisão Cap. 02 Estorna cálculo rescisório definitivo Cap. 03 Lista informe de rescisão de contrato Cap. 04 Emite contrato trabalho aviso

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Pagar ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarias 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Pagar O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a pagar.

Leia mais

RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos. RECE7000 Emissão de Recibos de Adiantamentos 1 / 12

RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos. RECE7000 Emissão de Recibos de Adiantamentos 1 / 12 RECE7000 Emissão de recibos de Adiantamentos 1 / 12 Ao fechar um negócio, o cliente pode adiantar uma parte do pagamento combinado, mesmo antes da emissão da NF correspondente. O registro do recebimento

Leia mais

Vendedor de Veículos

Vendedor de Veículos Vendedor de Veículos Índice: Cadastros Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Venda de veículos do estoque Cap. 03 Venda de veículos com pedido na fabrica Cap. 04 Venda catálogo Manutenções Cap. 05 Reserva

Leia mais

PAGA0100 Manutenção dos Títulos a Pagar

PAGA0100 Manutenção dos Títulos a Pagar PAGA0100 Manutenção dos Títulos a Pagar O programa permite manutenção da tabela ( cpordpag ) - Títulos a Pagar. Esta tabela é alimentada e atualizada pelos procedimentos integrados do Módulo de Contas

Leia mais

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira:

O fluxo de venda do Revisão na Medida funciona da seguinte maneira: 3 INTRODUÇÃO Para promover a melhor experiência de compra e de posse, a Toyota do Brasil lança mais um diferencial aos nossos clientes, o REVISÃO NA MEDIDA, onde o cliente pode comprar antecipadamente

Leia mais

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO

GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO AUXILIAR FINANCEIRO Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 3 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 3 3. Dados financeiros de cliente / fornecedor (1177)...

Leia mais

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos:

Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Ao clicar no menu Atendimento ao cliente, disponibilizará os seguintes módulos: Atendimento/ Beneficiários Atendimento Avulso / Orçamento Atendentes Agenda de Atendimento Relatórios Menu ATENDIMENTO AO

Leia mais

Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cap. 02 Cap. 03 Gerando Adiantamentos Cap. 04 Cap. 05 Cap. 06 Cap. 07 Cap. 08 Cap. 09 Cap.

Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cap. 02 Cap. 03 Gerando Adiantamentos Cap. 04 Cap. 05 Cap. 06 Cap. 07 Cap. 08 Cap. 09 Cap. Folha de Pagamento Índice: Dados Cadastrais Cap. 01 Cadastro de pessoas Cap. 02 Dados cadastrais de funcionários Cap. 03 Lista contrato de trabalho Gerando Adiantamentos Cap. 04 Período de cálculo da folha

Leia mais

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11

PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos. PAGA Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 PAGA7010 - Baixa de Adiantamento p/ Pagamentos Diversos 1 / 11 O objetivo do programa é baixar os adiantamentos feitos a fornecedores PAGA7000 utilizados para pagamento despesas ou compras diversas. Para

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2

Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Como Gerar Instruções de Boletos? - FS133.2 Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Instrução Referência: FS133.2 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: A tela de Instruções de Boletos permite gerar instruções

Leia mais

MANUAL FINANCEIRO Sumário

MANUAL FINANCEIRO Sumário MANUAL FINANCEIRO Sumário DESPESAS... 3 COMO CADASTRAR UMA DESPESA?... 3 COMO PAGO UMA DESPESA?... 5 COMO ALTERAR OS DADOS DE UMA DESPESA?... 6 COMO EXLUIR UMA DESPESA?... 7 COMO FAÇO PARA AGRUPAR AS DESPESAS?...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento.

F&I. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de financeiras. Cap. 02 Planos de financiamento. Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento. F&I Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de financeiras Cap. 02 Planos de financiamento Cap. 03 Cadastro de taxas de financiamento Parâmetros Cap. 04 Parâmetro de comissão de venda direta e retorno Cap. 05

Leia mais

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas

Avaliador de Usados. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Avaliação de veículos usados. Consultas. Cap. 03 Consulta a multas Avaliador de Usados Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Avaliação de veículos usados Consultas Cap. 03 Consulta a multas Cap. 04 Consulta avaliação Geral Capitulo 01 Cadastro de Pessoas

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

Financeiro Controle de Cheque

Financeiro Controle de Cheque Financeiro Controle de Cheque 1 Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido,

Leia mais

Catalogo de Produtos FS154

Catalogo de Produtos FS154 Catalogo de Produtos FS154 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Catálogo de Produtos Referência: FS154 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para imprimir catálogos de produtos

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior.

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior. Guia de consulta rápida TELA INICIAR. Módulo Vendas - Tela de atendimento (PDV), Calcula preços e emite propostas comerciais, Manutenção de orçamentos e ordens de serviços, Agenda de contatos, Cadastro

Leia mais

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES

TUTORIAL LISTA DE PRESENTES Apresentação A lista de presentes é utilizada para o cadastro de listas de Chá de Cozinha, Chá de Bebê, Lista de Presentes, Chá de Casa Nova, Lista de Casamento e outras conforme o tipo de evento. Este

Leia mais

RECE Baixa de Duplicatas

RECE Baixa de Duplicatas RECE0930 - Baixa de Duplicatas O programa baixa e contabiliza os títulos a receber ( crrecbto ). Não permite informar duas baixas no mesmo dia, com o mesmo tipo de recebimento. Neste caso, estornar o pagamento

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

Manual do Financeiro

Manual do Financeiro Manual do Financeiro Sumário Introdução....3 Geral.....4 Resumo....5 Empresas.....6 Cobrança Automatizada....7 Detalhamento da Empresa...9 Dar baixa em Cobrança....10 Fechamento e Boleto....11 Contas a

Leia mais

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar

Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Como Atualizar Preço? - FS37 Tabela de Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço Atualizar Referência: FS37 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar o valor

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de Contas a Receber ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web Manual do Usuário Módulo de Contas a Receber O ERP Brascomm oferece toda ferramenta necessária para a perfeita gestão do departamento de contas a receber

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nas movimentações do Bancos. ERP -> Lançamento Bancário.

Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nas movimentações do Bancos. ERP -> Lançamento Bancário. Manual Financeiro Bancos Página 1 de 19 Descrição Este manual tem como principal finalidade, ajudar os usuários nas movimentações do Bancos. Relação dos Tópicos a serem vistos neste manual - Bancos o o

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Sumário Comandos do ERP Solution... 1 Conceito... 2 Configurações... 2 Parâmetros... 2 Centro de custo... 3 Contas sintéticas... 4 Cadastros de locais...

Leia mais

CLIA1000 Cadastro/Consulta de Clientes. CLIA1000 Cadastro/Consulta de Clientes 1 / 10

CLIA1000 Cadastro/Consulta de Clientes. CLIA1000 Cadastro/Consulta de Clientes 1 / 10 CLIA1000 Cadastro/Consulta de Clientes 1 / 10 clcliente. Este programa serve para incluir um cliente, dar manutenção ou consultar Os seguintes dados são manipulados neste programa : cnpj/cpf, nome do cliente,

Leia mais

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto 1 Neste Manual vamos entender os procedimentos necessários para a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Leia mais

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23

Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Configuração e Utilização de Boletos FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes configurações:

Leia mais

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23

Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Como Configurar e Utilizar Boletos (Futura Server) FAQ23 Através do sistema Futura Server é possível configurar e controlar a emissão de boletos bancários, Para isso é necessário realizar as seguintes

Leia mais

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET

Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET Rotinas do módulo Contas a Receber TOTVS CMNET 11/04/2017 Sumário 1.0 Associando o(s) documento (s) à cobrança... 3 2.0 Emissão de boletos... 4 3.0 Reimpressão de boletos... 7 4.0 Cancelamento de Boleto

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Nota Fiscal de Serviços Para emitir ou gerenciar suas Notas Fiscais de Serviços acesse o menu: Serviços > Notas Fiscais. Em seguida clique no botão 1 / 13 Dados da Nota Fiscal No campo Cliente basta iniciar

Leia mais

MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS

MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS MANUAL CDL CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS MENU ADMINISTRATIVO Elaborado para cadastro de produtos, serviços, materiais de expediente, setores, controle de entrada e saída de materiais, controle do patrimônio

Leia mais

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Gerar Nova Ordem de Serviço... 3 3. Pesquisar e Alterar Ordem de Serviço... 9 4. Gerar OS a partir de Orçamento Aprovado... 11 Apresentação A

Leia mais

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016)

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016) Manual Grupo Módulos INTsys Crm Atualização (Abril/2016) 2 Passo a Passo INTsys Crm ÍNDICE ACESSO AO SISTEMA...03 DASHBOARD...04 1.1 CLIENTES Usuários...04 1.2 CLIENTES Usuários x Acessos...06 2.1 FOLHA

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos

Manual de Normas e Procedimentos Manual de Processos do Eris Lojas Off-line - Acessar Eris_Offline - Acessar PDV Página 1 de 37 Emissão de Cupom Fiscal (venda) - Selecionar Emitir Cupom Fiscal (Pedido) Página 2 de 37 Abrirá a tela abaixo:

Leia mais

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura MANUAL SISTEMA NFS-e Prefeitura SUMARIO Tela Inicial NFe 03 Efetuar Login 1º Acesso Caso não possua Usuário e/ou Senha 03 Efetuar Login 1º Acesso Possuindo o Usuário e Senha 04 Primeira Tela Ilustração

Leia mais

Agendamento. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Cadastro de modelo. Cap. 03 Pacotes de serviço. Agendamento

Agendamento. Índice: Cadastro. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Cadastro de modelo. Cap. 03 Pacotes de serviço. Agendamento Agendamento Índice: Cadastro Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Cadastro de modelo Cap. 03 Pacotes de serviço Agendamento Cap. 04 Manutenção agendamento de serviços Cap. 05 Exibição da agenda do produtivo

Leia mais

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10

OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços. OFIC Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 OFIC1400 Requisição de Peças para Serviços 1 / 10 Este programa permite requisitar peças para uma determinada O.S. Como critério de filtro estarão disponíveis a seguintes opções Requisição, Estorno e Consulta

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

Detalhamento dos lançamentos do Caixa

Detalhamento dos lançamentos do Caixa PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0028 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) Lojas/PDV MÓDULO/MENU Bancos/Caixa/PDV Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 12/05/2016

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Pedido de Vendas. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012 ML01_04 Luis Perim Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Pedido de Vendas ML-01 Versão 4_7_3 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Estoque Rafael Marin 30/08/2012

Leia mais

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos

Processo: Financeiro. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entrada. Nome do Processo Negociação de Títulos Pendências 13382 Versão 2006 Release 1 Autor Francisca Processo: Financeiro Nome do Processo Negociação de Títulos Acesso Financeiro Receber Impressão de Documentos Motivação Esta opção foi incluída na

Leia mais

NFe - Nota Fiscal Eletrônica

NFe - Nota Fiscal Eletrônica NFe - Nota Fiscal Eletrônica Emitir NFe - sistema básico Emissão de NFe - sistema básico Cancelamento de NFe Inutilização de NFe Emitir NFe - sistema completo Emissão de NFe para Veículos Novos Emissão

Leia mais

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Para melhor utilizar esse manual, o mesmo está dividido nos seguintes tópicos: TÓPICO DESCRIÇÃO 01 Criar o Atalho do Sistema Web 02 Orientação sobre o USUÁRIO

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão.

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Centro de ajuda ao cliente VHSYS Vendas Balcão - PDV Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Índice 1. Lançar venda 2. Gerenciando suas Vendas Balcão 2.1 Busca Avançada

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

SMARAM Manual do Almoxarifado

SMARAM Manual do Almoxarifado SMARAM Módulo RME Marcio Tomazelli Programador Sênior Versão 1.0 Página 1 de 24 ÍNDICE SMARAM 1 1 ÍNDICE DE FIGURAS 2 ÍNDICE DE TABELAS 3 1. Almoxarifado 4 1.1. Requisição Material Estoque 4 1.1.1. Solicitação

Leia mais

OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT

OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT OFIC1260 MANUTENÇÃO AGENDAMENTO DE SERVIÇOS - PEUGEOT Linx Sistemas Manutenção Agendamento de Serviços - Peugeot OFIT1260 O programa permite a manutenção na tabela CSAGEPGT - Agendamento de Serviços das

Leia mais

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

Como trabalhar com o módulo contas a receber?

Como trabalhar com o módulo contas a receber? Como trabalhar com o módulo contas a receber? O módulo Contas a Receber é usado para controlar tudo relacionado ao recebimento de títulos. Dentre as principais formas de recebimento temos dinheiro, cheques,

Leia mais

Manual do Ticket. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização..

Manual do Ticket. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização.. Copyright 2009. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização.. Contents 2 Índice Corrente 1 Conta... 3 1 Parametrizações... 3 Objetivo... 3 Fluxo

Leia mais

VEIC Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco

VEIC Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco VEIC0409 - Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco Este programa estorna a contabilização de parcelas recebidas oriundas da venda de veículos e Outras Vendas ( VEIC0407 ). A localização da parcela a ser

Leia mais

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS DEPÓSITO DE TROCAS RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2017.11.20 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

ULT-3020 COMO DAR ENTRADA NO ESTOQUE PELO XML

ULT-3020 COMO DAR ENTRADA NO ESTOQUE PELO XML ULT-3020 COMO DAR ENTRADA NO ESTOQUE PELO XML IMPORTANTE: O ARQUIVO XML É O ÚNICO DOCUMENTO FISCAL DE COMPRA COM VALOR JURIDICO, O DANFe EM PAPEL NÃO TEM VALOR JURIDICO. O XML DEVERÁ SER GUARDADO PELO

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB

Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB Manual do Sistema de Digitação de Contas Médico-Hospitalares para WEB Instituição: Suporte Técnico: Desenvolvido por: Versão Inicial: Revisões: Versão do Manual: IMASF SPD Serviço de Processamento de Dados

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações relacionadas a consignação.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações relacionadas a consignação. Como Consultar Movimentações? FC02 as Sistema: Futura Consignação Caminho: Consignação>Consulta Referência: FC02 Versão: 2016.03.14 Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações

Leia mais

MANUAL RESTOS A PAGAR

MANUAL RESTOS A PAGAR MANUAL RESTOS A PAGAR Encerramento do Exercício Orçamentário SIPRO & Contabilização dos Restos a Pagar SISCONT Objetivo A finalidade deste manual é auxiliar o usuário nos procedimentos de encerramento

Leia mais

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05

Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Como Fazer o Fechamento de Caixa no PDV-PAF? - FPF05 Sistema: Futura PDV PAF Referencia: FPF05 Versão: 2015.2.20 Como funciona: O fechamento do caixa no PDV- PAF é um procedimento muito importante, pois

Leia mais

Guia do Usuário - Credenciado

Guia do Usuário - Credenciado Guia do Usuário - Credenciado Prezado Credenciado, A seguir, apresentação do sistema Rede de Provedores In Health Business. Em caso de dúvida você poderá entrar em contato com a IHB: Horário: Segunda-feira

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA SHOP CONTROL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA SHOP CONTROL 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA SHOP CONTROL 2 Sumário 1 ACESSAR O SISTEMA... 4 2 REALIZAR VENDA... 5 3 INCLUIR CLIENTE - JÁ CADASTRADO... 5 4 INCLUIR CLIENTE SEM IDENTIFICAÇÃO DE CPF... 6 5 INCLUIR CLIENTE

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Gerente de Peças. Índice: Autorizações. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Simulação de venda. Cap. 03 Liberação de desconto

Gerente de Peças. Índice: Autorizações. Cap. 01 Cadastro de clientes. Cap. 02 Simulação de venda. Cap. 03 Liberação de desconto Gerente de Peças Índice: Autorizações Cap. 01 Cadastro de clientes Cap. 02 Simulação de venda Cap. 03 Liberação de desconto Cap. 04 Consulta autorização de desconto Consultas e Relatórios Estoque Cap.

Leia mais