ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINSTRAR SEU DINHEIRO. Sessão 10

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINSTRAR SEU DINHEIRO. Sessão 10"

Transcrição

1 Tema 1 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Sessão 10 MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINSTRAR SEU DINHEIRO

2 O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas organizações Microfinance Opportunities e Freedom from Hunger, com investimento da Citi Foundation (NY). Trechos desta cartilha podem ser reproduzidos, traduzidos ou adaptados mediante anuência e citação da fonte para atender às necessidades locais, desde que sejam distribuídos sem fins lucrativos, e que quaisquer alterações preservem a integridade do conteúdo. Pede-se informar à Microfinance Opportunities e/ou à Freedom from Hunger sobre planos de tradução destes materiais. Posteriormente, cópias das traduções deverão ser encaminhadas a cada uma das duas instituições Microfinance Opportunities. Todos os direitos reservados. É necessária autorização escrita da Microfinance Opportunities para quaisquer mudanças significativas. DÚVIDAS RELATIVAS A DIREITOS AUTORAIS: Microfinance Opportunities 1701 K Street NW, Suite 650 Washington DC EUA Fone: // Fax: // info@mfopps.org Freedom from Hunger 1644 DaVinci Court, Davis, CA EUA Fone: // Fax: // education@freefromhunger.org // PROMOÇÃO Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial ANDE Av. Dantas Barreto, 1200, sala 3, Bairro São José, Recife-PE CEP Fone: // comunicacao@agenciaande.org.br Citi Foundation Site: Adaptação de Conteúdo: Denise Cátia Maia Batista e Silveira Colaboração e Revisão: Adelma Nascimento, Juliana da Paz, Lívia Bem Ilustração: Sérgio de Sá Diagramação: Publicité Comunicação Esta cartilha foi produzida, publicada e distribuída por meio da colaboração técnica e financeira da Citi Foundation com a ANDE.

3 Caro cliente, A Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial ANDE é uma organização não governamental fundada pela Visão Mundial em 2004, especializada em oferecer microcrédito produtivo orientado a empreendedores como você. A ANDE tem um grande compromisso com seus clientes criar oportunidades e transformar vidas. Esta cartilha é mais uma oportunidade que a ANDE oferece a você para entender os conceitos sobre finanças e como administrar melhor seu dinheiro. Este programa de Educação Financeira é importante porque te prepara para lidar melhor com o seu dinheiro. É uma grande oportunidade para você aprender noções básicas relacionadas a receitas, gastos, orçamento, poupança e empréstimo. Isso com certeza vai facilitar sua tomada de decisões financeiras! Você será estimulado a se comprometer com o seu orçamento de forma planejada, realizará gastos mais prudentes, contratará financiamento de forma sensata e ainda será desafiado a sonhar com o futuro, por meio da poupança. O primeiro tema que lhe apresentaremos aqui é Orçamento Use o dinheiro com sabedoria. O objetivo é ajudá-lo(a) a analisar suas despesas e receitas, facilitando a adminstração doméstica do seu dinheiro. A lição que aprenderemos nesta DÉCIMA sessão educativa é sobre a importância de manter registros financeiros para administrar seu dinheiro. Aproveite esta cartilha e seu conteúdo para continuar sua caminhada rumo ao equilíbrio financeiro e a realização de seus sonhos. Sucesso! Elza Fagundes Gonçalves Diretora Executiva da ANDE

4 4 SUMÁRIO: 1. Introdução as Sessões Educativas em Orçamento: Use o Dinheiro com Sabedoria Mantenha Registros Financeiros para Administrar seu dinheiro Documentos Financeiros Como Manter Registros Financeiros Mensagem Final

5 A Educação Financeira é importante para qualquer um que tome decisões sobre dinheiro e finanças. Especialmente as mulheres que assumem a responsabilidade pelo dinheiro da casa em circunstâncias instáveis e com poucos recursos para usar. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA // TEMA 1 // A cultura financeira pode prepará-las para prever as necessidades de cada ciclo da vida e lidar com emergências inesperadas sem contrair dívidas desnecessárias. Para os jovens, a cultura financeira pode reduzir sua vulnerabilidade aos muitos riscos associados à transição para a vida adulta, e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre a administração do dinheiro à medida que entram no mundo do trabalho. 5 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA O Programa de Educação Financeira da ANDE possui cinco módulos de capacitação, com temas diferentes. São os seguintes: $$$$ AGÊNCI A NAC IONAL ENVOLV IMEN TO MIC ROEMPR ESARIAL $$ $ $ DE DES AGÊNCIA NACIONAL $ DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL AGÊNCIA NACIONAL DE IAL DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESAR EMPRESARIAL O MICRO Tema 1 Sessão 5 AGÊNCIA NACIONAL VOLVIMENT IAL PRESAR DE DESEN ENTO ROEM MIC LVIM ENVO ORÇAME NTO USE O DINH : COM SAB EIRO EDORIA NAL ÊNCIA NACIO DE DES AG DECIDA COMO GASTAR ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 4 ELABORE SEU ORÇAMENTO Orçamento: Use o Dinheiro com Sabedoria Poupar: Você Consegue! Gerenciamento de Dívidas: Maneje com Cuidado Serviços Bancários: Conheça suas Opções Negociações Financeiras: Comunique-se com Confiança ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 3 IMPORTÂNCIA DE TER UM ORÇAMENTO ORÇAMENTO: IRO USE SEU DINHE ORIA COM SABED Tema 1 Sessão 2 ANALISE COMO IRO DINHE GASTAR SEU ENTO: ORÇAM DINHEIRO USE O EDORIA COM SAB LEÇA AS ESTABE FINANCEIR METAS 1 Tema 1 o Sessã Você pode optar por utilizar estes módulos em qualquer ordem ou quantidade que atenda às suas necessidades de aprendizagem. Mas sugerimos que você siga a ordem apresentada.

6 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Este primeiro módulo Orçamento: Use o Dinheiro com Sabedoria é composto por 10 Sessões Educativas, sendo que cada sessão leva de 30 a 65 minutos para ser concluída por você e seu facilitador. As Sessões Educativas iniciam com informações básicas e avançam para aspectos mais complexos do Módulo. São elas: 1. Estabeleça Metas Financeiras 2. Analise como Gastar Seu Dinheiro 3. Descreva a importância de ter um Orçamento 4. Elabore um Orçamento 5. Decida como Gastar 6. Cumpra o Orçamento 7. Acompanhe as Receitas e as Despesas Diárias 8. Acompanhe as Receitas e Despesas Mensais 9. Use o Controle de Fluxo de Caixa para tomar decisões 10. Mantenha Registros Financeiros Para Administrar Seu Dinheiro Sejam bem-vindos ao Programa de Educação Financeira sobre Orçamento. Esta capacitação irá ensiná-lo a planejar a administrar o seu dinheiro. Você irá aprender a estabelecer metas financeiras, elaborar um orçamento e acompanhar os seus fluxos de caixa para tomar decisões financeiras melhores.

7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA 10ª SESSÃO: MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINISTRAR SEU DINHEIRO No mundo de hoje com tanto trabalho, tantas preocupações, não dá mais para administrar o dinheiro somente com informações que se guarda na cabeça. Se considerar as condições das mulheres, que desempenham múltiplas funções, em casa, com os filhos, na comunidade e ainda tocam o negócio, temos ai um grande desafio. Por isso você deve manter os registros financeiros para que possa administrar com maior precisão o seu valioso dinheiro. Para que sevem os Registros financeiros Manter registros de suas transações financeiras vai facilitar a tomada de decisões e ainda lhe dará maior segurança para administrar o seu dinheiro. Você sempre poderá consultar as informações armazenadas para checar transações passadas e também utilizar como subsídio para planejamentos futuros. Por isso você deve manter os registros financeiros para que possa administrar com maior precisão o seu valioso dinheiro. 7 QUE RAZÕES HÁ PARA SE MANTER REGISTROS FINANCEIROS?

8 8 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA 10ª SESSÃO: MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINISTRAR SEU DINHEIRO Registros bem feitos fornecem informações que você poderá utilizar para gerenciar seus negócios com maior eficiência. Registros precisos e completos permitem que você identifique todos os seus ativos (é tudo que você tem de positivo, são os bens e direitos), passivos (obrigações), renda e despesas. Estas informações ajudam a identificar os pontos fortes e os fracos do seu negócios. Registros bem feitos fornecem as quantias específicas de despesas, o que irá os ajudar a elaborar um orçamento para o futuro. Se você tem um negócio, registros bem feitos irão ajudar você a preparar demonstrações financeiras atualizadas (receitas e despesas, fluxo de caixa). Estas demonstrações, por sua vez, são fundamentais para a manutenção de um bom relacionamento com o seu gerente de banco. Se você planeja pedir um empréstimo, é provável que o seu gerente solicite estes registros a fim de ter uma idéia sobre a situação financeira de seu negócio. QUAIS OS DOCUMENTOS E REGISTROS QUE VOCÊ UTILIZA ATUALMENTE PARA ADMINISTRAR O SEU DINHEIRO? QUE INFORMAÇÕES SÃO FORNECIDAS PELOS DOCUMENTOS?

9 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA 10ª SESSÃO: MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINISTRAR SEU DINHEIRO Documentos Financeiros Orçamento Recibos Contrato de empréstimo Planilha semanal de renda e despesas Planilha mensal de acompanhamento Caderneta de poupança Extrato bancário Contrato de seguro Contracheques Informações Fornecidas Renda projetada e alocação para diferentes despesas Valor e data dos pagamentos feitos Valor do empréstimo, duração, valor das prestações, datas de vencimento Registro semanal da renda e despesas diárias Registro da renda e despesas semanais e/ou mensais Valor e data das retiradas e depósitos Depósitos, retiradas, juros, taxas sobre contas bancárias Prêmios, termos e condições do seguro Valor e data dos salários recebidos DE QUE DOCUMENTOS VOCÊ PRECISA PARA MELHORAR A ADMINISTRAÇÃO DE SEU DINHEIRO E DE QUE FORMA ELES IRÃO LHE AJUDAR? 9 COMO ORGANIZAR E PROTEGER SEUS REGISTROS FINANCEIROS? COMO VOCÊ PODE ORGANIZAR E PROTEGER ESTES REGISTROS?

10 10 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA 10ª SESSÃO: COMO MANTER OS REGISTROS FINANCEIROS MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINISTRAR SEU DINHEIRO RAZÕES PARA MANTER REGISTROS FINANCEIROS Manter orçamentos e registros de acompanhamento de fluxos de caixa em um caderno; Ter envelopes, arquivos, caixas ou sacolas plásticas para separar e guardar recibos, cadernetas de poupança, documentos de empréstimos, formulários de seguro, etc; Guardar todos os documentos por 1 ano; Guardar os documentos em um local onde estejam menos sujeitos a incêndio, inundação, roubo e outros perigos. Agora pense em como você organiza e guarda os seus registros financeiros, e identifique uma ou duas maneiras que os ajudarão a aprimorar os seus métodos.

11 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA 10ª SESSÃO: MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINISTRAR SEU DINHEIRO MENSAGEM FINAL Enfim, chegou-se ao final da ultima Sessão Educativa do Módulo Orçamento: Use o Dinheiro com Sabedoria - mas é apenas o começo, o início de uma grande jornada em busca do conhecimento e da aprendizagem. Mas não pare por ai, invista em você e em seu negócio, participe do Programa Global de Educação Financeira adquira conhecimento e aprenda a gerenciar melhor o seu dinheiro. No mundo de hoje você precisa estar bem informado, de maneira a assumir a dianteira do mercado, destacando-se pela competência e visão de futuro. Agora pense em como você organiza e guarda os seus registros financeiros e identifique uma ou duas maneiras que o ajudarão a aprimorar os seus métodos. Até breve! Obrigado por sua participação. 11 1ª ETAPA 2ª ETAPA

12 Realização: No mundo de hoje com tanto trabalho, tantas preocupações, não dá mais para administrar o dinheiro somente com informações que se guarda na cabeça. Se considerar as condições das mulheres, que desempenham múltiplas funções, em casa, com os filhos, na comunidade e ainda tocam o negócio, temos ai um grande desafio. Nesta cartilha, você poderá entender a importância de guardar documentos financeiros e registrar suas rendas e despesas. Vamos juntos? ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 10 MANTENHA REGISTROS FINANCEIROS PARA ADMINSTRAR SEU DINHEIRO ANDE - CRIANDO OPORTUNIDADES, TRANSFORMANDO VIDAS. Apoio: Patrocínio:

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 1 ESTABELEÇA METAS FINANCEIRAS

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 1 ESTABELEÇA METAS FINANCEIRAS AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 1 ESTABELEÇA METAS O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE SEU DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 2 ANALISE COMO GASTAR SEU DINHEIRO

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE SEU DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 2 ANALISE COMO GASTAR SEU DINHEIRO AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE SEU DINHEIRO COM SABEDORIA Tema 1 Sessão 2 O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global

Leia mais

DESPESAS EITAS RECEITAS DESPESAS ESPESAS DESPESAS ECEITAS RECEITAS. Tema 1 Sessão 8 RECEITAS EITAS ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA

DESPESAS EITAS RECEITAS DESPESAS ESPESAS DESPESAS ECEITAS RECEITAS. Tema 1 Sessão 8 RECEITAS EITAS ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ESPESAS EITAS ECEITAS EITAS DE DESPE DESP ECEITAS Tema 1 Sessão 8 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS E MENSAIS O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia

Leia mais

Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS

Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS Tema 1 Sessão 7 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ACOMPANHE AS RECEITAS E AS DESPESAS DIÁRIAS O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação

Leia mais

Tema 1 USE O DINHEIRO COM SABEDORIA USE O CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA PARA TOMAR DECISÕES

Tema 1 USE O DINHEIRO COM SABEDORIA USE O CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA PARA TOMAR DECISÕES Tema 1 Sessão 9 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA USE O CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA PARA TOMAR DECISÕES O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global

Leia mais

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Use o Dinheiro com Sabedoria Serasa Experian e Educação Financeira O Programa Serasa Experian de Educação Financeira Sonhos Reais é uma iniciativa que alia o conhecimento

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 2 POUPAR: VOCÊ CONSEGUE Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 3 IMPORTÂNCIA DE TER UM ORÇAMENTO

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 3 IMPORTÂNCIA DE TER UM ORÇAMENTO AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 1 Sessão 3 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA IMPORTÂNCIA DE TER O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 1: Orçamento Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da organização financeira e do planejamento orçamentário como alicerce de conforto,

Leia mais

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 41 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA PRÁTICA DA NEGOCIAÇÃO.

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 41 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA PRÁTICA DA NEGOCIAÇÃO. Tema 54 Sessão 41 NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA PRÁTICA DA NEGOCIAÇÃO. O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira,

Leia mais

2005 Microfinance Opportunities. Todos os direitos reservados.

2005 Microfinance Opportunities. Todos os direitos reservados. O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas organizações Microfinance Opportunities e Freedom from Hunger, com

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Tema 1 Sessão 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA CUMPRA O ORÇAMENTO

Tema 1 Sessão 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA CUMPRA O ORÇAMENTO Tema 1 Sessão 6 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ORÇAMENTO O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas

Leia mais

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Tema 3 Sessão 51 QUANTA DÍVIDA POSSO ASSUMIR? MANEJE COM CUIDADO GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS:

Tema 3 Sessão 51 QUANTA DÍVIDA POSSO ASSUMIR? MANEJE COM CUIDADO GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS: Tema 3 Sessão 51 GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS:? PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA // TEMA 3 // GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS: O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO?

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? ORGANIZE SUA VIDA POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? - Para planejar melhor como gastar os nossos recursos financeiros QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO? - Para que possamos

Leia mais

CONTRATO SERVIÇOS BANCÁRIOS: Tema 4 Sessão 61 CONHEÇA SUAS OPÇÕES COMO USAR UM BANCO

CONTRATO SERVIÇOS BANCÁRIOS: Tema 4 Sessão 61 CONHEÇA SUAS OPÇÕES COMO USAR UM BANCO CONTRATO Tema 4 Sessão 61 SERVIÇOS BANCÁRIOS: COMO USAR UM BANCO O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas organizações

Leia mais

2º CICLO DE PALESTRAS SODEPAC GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS

2º CICLO DE PALESTRAS SODEPAC GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS 2º CICLO DE PALESTRAS SODEPAC GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS Msc. Economista Carlos Kibuba INAPEM-MALANJE carloskibuba@hotmail.com GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS CARLOS QUIBUBA REPRESENTANTE PROVINCIAL DO INAPEM-MALANJE.

Leia mais

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 1 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA O QUE É NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA?

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 1 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA O QUE É NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA? Tema 54 Sessão 1 NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: O QUE É NEGOCIAÇÃO FINANCEIRA? O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido

Leia mais

REMESSAS DO EXTERIOR. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

REMESSAS DO EXTERIOR. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil REMESSAS DO EXTERIOR Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Curso de Ciência da Computação Ciclo de Seminários Não Técnicos Aprenda a organizar suas finanças pessoais

Universidade Federal de Campina Grande Curso de Ciência da Computação Ciclo de Seminários Não Técnicos Aprenda a organizar suas finanças pessoais Universidade Federal de Campina Grande Curso de Ciência da Computação Ciclo de Seminários Não Técnicos Aprenda a organizar suas finanças pessoais Por Maria Isabel (isabel@dsc.ufcg.edu.br) 1 Sumário Objetivo

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 51 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA REVISÃO DA NEGOCIAÇÃO

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 51 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA REVISÃO DA NEGOCIAÇÃO Tema 54 Sessão 51 NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira, desenvolvido pelas organizações Microfinance

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono.

Guia do uso consciente do crédito. Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono. Guia do uso consciente do crédito Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços ou obtenção e

Leia mais

Mensagem do Administrador

Mensagem do Administrador Educação Financeira Índice 1. Mensagem do administrador... 01 2. O Cartão de crédito... 02 3. Conhecendo sua fatura... 03 4. Até quanto gastar com seu cartão... 07 5. Educação financeira... 08 6. Dicas

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 3 AUMENTE SUA POUPANÇA

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 3 AUMENTE SUA POUPANÇA AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 2 POUPAR: VOCÊ CONSEGUE Sessão 3 AUMENTE SUA POUPANÇA O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global

Leia mais

Regulamento da MultiConta Prestige

Regulamento da MultiConta Prestige Regulamento da MultiConta Prestige Mais serviços e mais benefícios feitos para quem recebe seu crédito de salário ou aposentadoria no Itaú Personnalité. A MultiConta Prestige oferece um maior número de

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 5: Serviços Bancários

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 5: Serviços Bancários Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 5: Serviços Bancários Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre os serviços bancários e as funções de cada funcionário O conteúdo deste material é baseado

Leia mais

Seu cadastro na empresa! Para quem é esta oportunidade? O grande negócio! Administração Financeira Diretora Executiva Beth Filippelle Administração Financeira Você sabia? O mercado

Leia mais

Educação Financeira e Orçamento Doméstico

Educação Financeira e Orçamento Doméstico Objetivo de hoje... Sensibilizar os participantes da importância do planejamento e controle financeiro para educação financeira e melhores praticas do orçamento doméstico. Dinheiro pode proporcionar coisas

Leia mais

Tema 3 Sessão 10 REVISE O QUE APRENDEU! MANEJE COM CUIDADO GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS:

Tema 3 Sessão 10 REVISE O QUE APRENDEU! MANEJE COM CUIDADO GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS: Tema 3 Sessão 10 GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS: REVISE O QUE APRENDEU! PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA // TEMA 3 // GERENCIAMENTO DE DÍVIDAS: O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia

Leia mais

Palestra Ana Afonso Formalização da atividade

Palestra Ana Afonso Formalização da atividade Bem-Vindos! APRESENTAÇÃO Ana Afonso organizadora profissional em São Paulo atua desde 2006 realizando serviços de organização de espaços, gestão de residências, treinamento de funcionários domésticos,

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1):

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1): MANUAL DO CIDADÃO O sistema permite que qualquer pessoa - física ou jurídica - encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Por meio do e-sic também é

Leia mais

SERVIÇOS BANCÁRIOS: Tema 4 Sessão 1 CONHEÇA SUAS OPÇÕES NECESSIDADES FINANCEIRAS DOMÉSTICAS

SERVIÇOS BANCÁRIOS: Tema 4 Sessão 1 CONHEÇA SUAS OPÇÕES NECESSIDADES FINANCEIRAS DOMÉSTICAS SERVIÇOS BANCÁRIOS Tema 4 Sessão 1 SERVIÇOS BANCÁRIOS: NECESSIDADES FINANCEIRAS DOMÉSTICAS O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira,

Leia mais

DINHEIRO COM MIÚDOS & GRAÚDOS

DINHEIRO COM MIÚDOS & GRAÚDOS DINHEIRO COM MIÚDOS & GRAÚDOS Escola e quotidiano também pelo mundo digital Ana Cristina Carvalhal (anaccarvalhal@ua.pt) Ana Carvalhal, Catarina Sandra Tavares Sequeira (sandrasequeira@ua.pt) e Sandra

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Instituto Leonístico de Liderança para Leões Emergentes. Distrito LD-1. Curitiba 15/10/2011

Instituto Leonístico de Liderança para Leões Emergentes. Distrito LD-1. Curitiba 15/10/2011 Instituto Leonístico de Liderança para Leões Emergentes Distrito LD-1 Curitiba 15/10/2011 Responsabilidades e funções da Diretoria Presidente Secretário Tesoureiro Diretor de Associados CL Carlos Eugênio

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS FERRAMENTA A QUEM É DESTINADA? O QUE É O QUE FAZ OBJETIVOS Guia de finanças para as empresas sociais na África do Sul Guia Jurídico

Leia mais

Manual de. Educação Financeira. Dicas para planejar e poupar seu dinheiro. Cecreb MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Manual de. Educação Financeira. Dicas para planejar e poupar seu dinheiro. Cecreb MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Manual de Educação Financeira MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Dicas para planejar e poupar seu dinheiro 1 A filosofia da Manual de Educação Financeira 2 Um dos princípios básicos das Cooperativas de Crédito

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 4 ELABORE SEU ORÇAMENTO

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA. Tema 1 Sessão 4 ELABORE SEU ORÇAMENTO AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 1 Sessão 4 ORÇAMENTO: USE O DINHEIRO COM SABEDORIA ELABORE SEU ORÇAMENTO O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia

Leia mais

Planejamento do fluxo de caixa para um crescimento sustentado

Planejamento do fluxo de caixa para um crescimento sustentado Planejamento do fluxo de caixa para um crescimento sustentado Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores O Forecast de fluxo de caixa prevê o caixa líquido da empresa em um

Leia mais

Coordena as reuniões da Assembléia Geral (Comissão e todos os formandos da turma); Coordena e supervisiona as atividades da Comissão de Formatura.

Coordena as reuniões da Assembléia Geral (Comissão e todos os formandos da turma); Coordena e supervisiona as atividades da Comissão de Formatura. A comissão O primeiro passo é formar uma Comissão, escolhida pela(s) turma(s). Essa Comissão deve ser composta por pessoas disponíveis, responsáveis e interessadas em acompanhar todas as etapas do processo.

Leia mais

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 31 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: Tema 54 Sessão 31 COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Tema 54 Sessão 31 NEGOCIAÇÕES FINANCEIRAS: COMUNIQUE-SE COM CONFIANÇA TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa Global de Educação Financeira,

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

Introdução à Matemática Financeira

Introdução à Matemática Financeira Introdução à Matemática Financeira Atividade 1 Por que estudar matemática financeira? A primeira coisa que você deve pensar ao responder esta pergunta é que a matemática financeira está presente em muitos

Leia mais

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio Quem somos A empresa Jogos Comportamentais foi fundada em 2009 para auxiliar organizações empresariais a dinamizar, inovar e otimizar seus processos de recrutamento/seleção e treinamentos comportamentais

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Guia de Criação de Infoprodutos

Guia de Criação de Infoprodutos Guia de Criação de Infoprodutos Métodos, técnicas e dicas para a criação de infoprodutos! Da pesquisa, criação, até a venda! www.comocriarinfoprodutos.com 2 Aviso Legal Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 16 Perguntas Importantes. 16 Respostas que todos os executivos devem saber. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor

Leia mais

Tema do Case Projeto Educação Financeira online e Consumo Consciente - Icatu Seguros e FGV

Tema do Case Projeto Educação Financeira online e Consumo Consciente - Icatu Seguros e FGV Tema do Case Projeto Educação Financeira online e Consumo Consciente - Icatu Seguros e FGV Autores e Coautores Aura Rebelo e Maria Angélica Ferreira Rodrigues Resumo do Case Icatu Seguros e FGV Online

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Os Bancos e o Microcrédito Experiência com departamento especializado. O Caso CREDIAMIGO

Os Bancos e o Microcrédito Experiência com departamento especializado. O Caso CREDIAMIGO Os Bancos e o Microcrédito Experiência com departamento especializado O Caso CREDIAMIGO Conceitos Microfinanças: todos os serviços financeiros para populações de baixa renda, inclusive financiamento ao

Leia mais

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE GUIA DO 1 FAMILIAR GUIA DO 2 Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. Uma delas é definir suas necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: Você possui uma conta corrente ou poupança separada para o seu negócio? O que você

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA para FICAR NO Azul

GESTÃO FINANCEIRA para FICAR NO Azul GESTÃO FINANCEIRA para ficar no azul índice 03 Introdução 04 Capítulo 1 O que é gestão financeira? 06 Capítulo 2 Gestão financeira e tomada de decisões 11 13 18 Capítulo 3 Como projetar seu fluxo financeiro

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Transparência para a sociedade istema de Informações de Crédito

Leia mais

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens O CINANIMA JÚNIOR é uma iniciativa que decorre anualmente na sequência do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

VOCE JÁ TEM O SEU PLANO DE METAS? Saiba como elaborar passo-a-passo

VOCE JÁ TEM O SEU PLANO DE METAS? Saiba como elaborar passo-a-passo VOCE JÁ TEM O SEU PLANO DE METAS? Saiba como elaborar passo-a-passo Copyright 2015, EDUCAR FINANÇAS. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro digital,

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Cartilha de Poupança

Cartilha de Poupança Cartilha depoupança Poupança O que é?... 2 Segurança... 2 Modalidades de poupança do BB... 3 Reajuste Monetário... 4 Juros... 4 Imposto de renda... 4 Valor mínimo... 5 Abertura... 5 Aniversário da poupança...

Leia mais

CAPACITAÇÃO P R O F A. D R A. M A R I A D A G L Ó R I A V I T Ó R I O G U I M A R Ã E S P R O F. D R. D A N I E L R E I S A R M O N D D E M E L O

CAPACITAÇÃO P R O F A. D R A. M A R I A D A G L Ó R I A V I T Ó R I O G U I M A R Ã E S P R O F. D R. D A N I E L R E I S A R M O N D D E M E L O CAPACITAÇÃO P R O F A. D R A. M A R I A D A G L Ó R I A V I T Ó R I O G U I M A R Ã E S P R O F. D R. D A N I E L R E I S A R M O N D D E M E L O MAPEAMENTO DA DEMANDA/OFERTA O que é Capacitação Ato ou

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo:

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo: PESQUISA DE JUROS Após longo período de elevação das taxas de juros das operações de crédito, as mesmas voltaram a ser reduzidas em setembro/2014 interrompendo quinze elevações seguidas dos juros na pessoa

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Educação Financeira PASSATEMPOS. O Paraná Banco traz o assunto de forma divertida para você BOM PRA CABEÇA. Diretox Dominox caça-palavra

Educação Financeira PASSATEMPOS. O Paraná Banco traz o assunto de forma divertida para você BOM PRA CABEÇA. Diretox Dominox caça-palavra Educação Financeira O Paraná Banco traz o assunto de forma divertida para você BOM PRA CABEÇA PASSATEMPOS Diretox Dominox caça-palavra 2 O Paraná Banco propõe um desafio consciente a você! O Paraná Banco,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: Como você acompanha suas vendas? Quanto você vendeu hoje? E ontem? E no mês passado?

Leia mais

Dos documentos que se seguem quais os necessários para abrir uma conta num banco?

Dos documentos que se seguem quais os necessários para abrir uma conta num banco? Quais as principais funções de um banco? A Captar depósitos e gerir a poupança dos seus clientes. B Conceder empréstimos a empresas, particulares e ao Estado. C Disponibilizar meios e formas de pagamento

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET

COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET COMO ATUALIZAR AUTOMATICAMENTE PLANILHAS EM EXCEL OBTENDO INFORMAÇÕES ON-LINE VIA INTERNET! Como atualizar dados de planilhas automaticamente via Internet?! Que tipo de dados podem ser atualizados?! Quais

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO UO DOS FUNCIONARIOS DO SISTEMA FIERGS- CRESUL Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40 sala 143 14 andar Porto Alegre-RS CEP 90010-050 Fone (0**51) 3224-3280 Fax:

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

AQUISIÇÕES E LICITAÇÕES COM FOCO NO PMBOK. Profª. Esp. Eliane R. R. Message elianerro@gmail.com

AQUISIÇÕES E LICITAÇÕES COM FOCO NO PMBOK. Profª. Esp. Eliane R. R. Message elianerro@gmail.com AQUISIÇÕES E LICITAÇÕES COM FOCO NO PMBOK Profª. Esp. Eliane R. R. Message elianerro@gmail.com QUEM SOU... Graduada em Informática para Gestão de Negócios Especialista em Gestão Empresarial Ex-Diretora

Leia mais

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros!

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Olá...eu sou a Samira! Sou engenheira química e atuo há

Leia mais