CÓPIA NÃO CONTROLADA REGULAMENTO. Prova de Aptidão Profissional PAP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓPIA NÃO CONTROLADA REGULAMENTO. Prova de Aptidão Profissional PAP"

Transcrição

1 REGULAMENTO Prova de Aptidão Profissional PAP

2 Página 2 de 12 INDICE CAPITULO I... 3 OBJETO E ÂMBITO... 3 CAPITULO II... 3 CARACTERIZAÇÃO DA PAP... 3 CAPITULO III... 4 OBJETIVOS... 4 CAPITULO IV... 4 ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO... 4 CAPITULO V... 5 CONCEÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO... 5 CARACTERIZAÇÃO DAS FASES DA PAP... 5 CONCEÇÃO DO PROJETO... 5 DESENVOLVIMENTO... 6 AVALIAÇÃO... 8 CAPITULO VI... 9 DATAS DE AVALIAÇÃO DA PAP... 9 CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÃO E DEFESA DA PROVA CAPITULO VII JÚRI DA PAP REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO JÚRI CAPITULO VIII CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO NOTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA PAP CAPITULO IX PROPRIEDADE DOS RESULTADOS DO PROJETO CAPITULO X FALTAS CAPITULO XI FINAL DE CURSO CAPITULO XII CASOS OMISSOS... 13

3 Página 3 de 12 CAPÍTULO I OBJETO E ÂMBITO Art.º 1.º 1. Fixa o presente regulamento, nos termos da Secção III da Portaria 550 C / 2004 de 21 de maio, as regras gerais de realização da PAP Prova de Aptidão Profissional para os cursos da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, criados ao abrigo do Decreto Lei n.º 4/98, de 8 de janeiro. 2. A avaliação dos Formandos das EP(s), definida na supracitada Portaria, sendo contínua e eminentemente formativa, comporta as seguintes modalidades: Avaliação Formativa; Avaliação Sumativa. 3. O decreto lei n.º 4/98, de 8 de janeiro, no artigo 8.º do Capítulo II, prevê a obrigação da prestação de uma Prova de Aptidão Profissional PAP como condição para a obtenção do Diploma de Qualificação Profissional de Nível IV. 4. O presente Regulamento aplica se a todos os cursos de Nível IV, a contar do ano letivo 2012/ Do teor do presente Regulamento será dado conhecimento aos formandos, no final do 2.º ano. CAPÍTULO II CARACTERIZAÇÃO DA PAP Art.º 2.º 1. Esta prova consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem. 2. O projeto a que se refere o número anterior centra se em temas e problemas perspetivados e desenvolvidos pelo formando em estreita ligação com os contextos de trabalho e realiza se sob orientação e acompanhamento de um ou mais professores. 3. As temáticas de incidência e os elementos obrigatórios para a concretização do projeto devem ser definidas no início de cada ano letivo (3.º Ano).

4 Página 4 de Compete à Coordenação de cada curso definir as temáticas e os elementos obrigatórios referidos em 2, e comunicá los aos formandos, com prévio conhecimento da Direção Pedagógica. 5. As temáticas de incidência do projeto referidas no n.º 2 devem resultar da auscultação e negociação com os intervenientes do contexto escolar e contexto de trabalho das áreas afins a cada curso. CAPÍTULO III OBJETIVOS Art.º 3.º 1. Desenvolver no Formando capacidades de seleção, de análise e de síntese, possibilitando a sua opção por um tema, preferencialmente de natureza prática, responsabilizando o e preparando o para o mundo do trabalho. 2. Desenvolver o espírito de criatividade, autonomia e responsabilidade em todas as fases do Projeto. 3. Permitir revelar aptidões pessoais dos pontos de vista técnico e humano, capazes de garantir a integração no mundo do trabalho. 4. Fomentar apetência necessária para a elaboração e execução de projetos futuros. CAPÍTULO IV ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO Art.º 4.º 1. O Diretor Pedagógico da Escola desempenha a função de Coordenador Geral das provas, sendo o responsável pela aplicação deste regulamento, pela qualidade do processo e pela sua exequibilidade. 2. A Direção Pedagógica designa a Equipa de Acompanhamento da Prova de Aptidão Profissional, constituída pelo(s): Coordenador de Curso; Formador Orientador da Prova indicado pelo formando, ratificado em Conselho de Turma; Formadores, indicados pelo formando, ratificados em Conselho de Turma. 3. Os Coordenadores de Curso das turmas abrangidas por este regulamento são responsáveis pela coordenação e supervisão das provas do respetivo Curso.

5 Página 5 de 12 CAPÍTULO V CONCEÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO Art.º 5.º A concretização do projeto compreende três momentos essenciais: A Conceção do projeto; B Desenvolvimento; C Autoavaliação e elaboração do relatório final. CARACTERIZAÇÃO DAS FASES DA PAP Art.º 6.º CONCEÇÃO DO PROJETO ANTEPROJETO 1. O Anteprojeto tem por base a apresentação, pelo formando, de um esboço do seu Projeto, utilizando impresso próprio, indicando o tema a desenvolver, a fundamentação da escolha, a descrição sumária e o orientador da prova. (Preenchimento da ficha Anteprojeto ) 2. O Anteprojeto inclui o contributo que cada formador irá dar ao formando, sempre numa perspetiva de integração de saberes, que será registado na Ficha Equipa de Acompanhamento da P.A.P., onde mostra o tipo de prestação de apoio. 3. Os formadores indicados pelos formandos que integram a Equipa de Acompanhamento da Prova, são preferencialmente: Um da Área Sociocultural; Um da Área Científica; Um da Área Tecnológica. 4. Os formadores envolvidos têm as seguintes competências: a) Compete ao formador da área Sociocultural fornecer apoio no campo da correção ortográfica, expressão escrita e organização de ideias. b) Compete aos formadores das áreas Científica e Tecnológica fornecer o apoio técnico tido por mais conveniente. 5. O formando negociará com os formadores que integram a Equipa de Acompanhamento da Prova a forma e a calendarização dos apoios.

6 Página 6 de O Anteprojeto deve ser entregue, pelo formando ao Coordenador de Curso, durante o mês de outubro em data a fixar anualmente pela Direção Pedagógica. 7. O Coordenador de Curso reúne com o Conselho de Turma, com vista à apreciação do Anteprojeto, a qual será dada a conhecer ao formando, no prazo de 15 dias úteis a contar da data da entrega. (Ficha Avaliação Qualitativa do Anteprojeto ). 8. No caso de haver necessidade de reformulação, esta deverá ser apresentada em nova ficha no prazo máximo de cinco dias após a divulgação dos resultados. DESENVOLVIMENTO PROJETO 1. O Projeto é o desenvolvimento do Anteprojeto. Art.º 7.º 2. O formando deve entregar o Projeto, ao Coordenador de Curso, durante o mês de dezembro em data a fixar pela Direção Pedagógica, a fim de ser avaliado. 3. Deve constar no Projeto da Prova: 1 Identificação do formando; 2 Tema/ título escolhido; 3 Orientador do Projeto; 4 Objetivos a atingir; 5 Atividades a desenvolver; 6 Recursos humanos necessários; 7 Meios e materiais a utilizar; 8 Calendarização prevista; 9 Bibliografia e webgrafia de base; 10 Observações. 4. O formando pode apresentar outros suportes, como por exemplo, desenhos, esquemas, fotografias, gravações áudio ou vídeo, que ficam a fazer parte do Projeto. 5. A avaliação do Projeto realiza se em reunião da Equipa de Acompanhamento da Prova convocada para o efeito, pelo Coordenador de Curso.

7 Página 7 de O Coordenador de Curso preencherá, para cada formando, a Ficha de Avaliação Formativa do Projeto, de acordo com o parecer da Equipa de Acompanhamento da Prova. 7. Com base nessa avaliação, os Orientadores das Provas em conjunto com o Coordenador de Curso analisam a viabilidade do Projeto, entregando ao Formando a Ficha supracitada, no prazo de 15 dias úteis a contar da data de entrega. 8. Cumpre ao formador Orientador da PAP a supervisão e apoio para o adequado desenvolvimento da Prova, devendo reunir periodicamente com o formando, e cujo resultado será registado na Ficha de Avaliação Formativa das Sessões de Acompanhamento. 9. Cumpre a todos os elementos da equipa de acompanhamento apoiar adequadamente o desenvolvimento da prova, registando cada sessão na Ficha de Avaliação Formativa das Sessões de Acompanhamento. PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Art.º 8.º 1. Deve o formando organizar um dossier da PAP, que entregará ao Coordenador de Curso antes de cada momento de avaliação em data a fixar pela Direção Pedagógica. 2. O dossier da PAP deve conter: a Fichas PAP; b Textos, recursos, suportes utilizados e todos os outros instrumentos considerados relevantes para a Prova; c Estudo de viabilidade económica (para projetos com objetivos de implementação). 3. O desenvolvimento da prova implica uma estreita ligação com os contextos de trabalho. 4. Poder se ão realizar estágios, seminários, colóquios e workshops orientados por técnicos especialistas, na perspetiva de criação de espaços / momentos facilitadores / proporcionadores de projetos de qualidade. 5. O Coordenador de Curso com conhecimento da Direção Pedagógica da escola promoverá os contactos necessários com as Instituições e empresas com vista a possibilitar / facilitar o desenvolvimento de projetos em Contexto de Trabalho. 6. A apresentação da PAP não poderá ultrapassar os quarenta e cinco minutos.

8 Página 8 de 12 AVALIAÇÃO A avaliação assume três modalidades: Avaliação formativa; Avaliação sumativa; Autoavaliação e Relatório Final. Art.º 9.º AVALIAÇÃO FORMATIVA Art.º 10.º A avaliação formativa e contínua é feita pela Equipa de Acompanhamento da PAP. Compreende duas formas: Avaliação formativa do projeto; Avaliação formativa das sessões de acompanhamento. AVALIAÇÃO SUMATIVA Art.º 11.º 1. A avaliação sumativa divide se nos seguintes momentos: 1.º momento fevereiro; 2.º momento março/abril; 3.º momento maio/junho/julho; Apresentação oral e defesa pública da Prova maio/junho/julho. 2. Os três primeiros momentos avaliam a componente teórica e prática da Prova e o último a apresentação oral e defesa pública da mesma. 3. O dossier da PAP deverá ser entregue ao Coordenador de Curso, até 15 dias úteis antes da data marcada pela Direção Pedagógica para a apresentação e defesa oral da Prova. 4. A parte teórica e prática da prova será avaliada pela Equipa de Acompanhamento de PAP, de acordo com os parâmetros das Fichas de Avaliação pela Equipa de Acompanhamento da Prova. 5. O último momento avalia a defesa oral da prova perante um júri. No intuito de preparar a defesa oral será agendada uma simulação da mesma, com caráter obrigatório, com o Orientador da Prova e o Coordenador de Curso. 6. Para efeitos de conclusão da Prova, o formando tem de realizar a Defesa Oral da mesma.

9 Página 9 de 12 AUTOAVALIAÇÃO E RELATÓRIO FINAL Art.º 12.º 1. O formando deve proceder à sua Autoavaliação, preenchendo a Ficha Autoavaliação, e elaborar um Relatório Final, preenchendo a Ficha Relatório Final, que deverão ser entregues no 3.º momento de avaliação. CAPÍTULO VI DATAS DE AVALIAÇÃO DA PAP Art.º 13.º 1. Até ao dia 31 de julho deverá ser feita a avaliação da PAP, em sessão pública perante o júri constituído e reunido para o efeito. 2. Em casos de impossibilidade por motivos decorrentes das datas de realização de estágio em contexto real de trabalho, de impedimento justificado dos formandos ou impossibilidade de constituir os júris por falta dos elementos externos à Escola poderão ser marcadas datas posteriores a 31 de julho desde que haja acordo com os formandos e não seja prejudicada uma possível candidatura destes ao Ensino Superior. 3. Com a finalidade prevista no número anterior será atribuída prioridade de apresentação da PAP aos que comprovem ser candidatos ao Ensino Superior e tenham concluído o restante plano curricular. CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÃO E DEFESA DA PROVA Art.º 14.º 1. Compete à Direção Pedagógica aprovar, sobre proposta do Coordenador de cada Curso, o calendário de apresentação e defesa das PAP dos formandos do seu curso. CAPÍTULO VII JÚRI DA PAP Art.º 15.º 1. O júri da PAP é constituído por: a) Diretor Pedagógico, que preside; b) Coordenador de Curso; c) Orientador Educativo da turma; d) Formador Orientador da PAP; e) Representante de uma Associação Empresarial ou de uma Empresa de sectores afins ao curso;

10 Página 10 de 12 f) Representante de uma Associação Sindical ou Profissional dos sectores de atividade, afins ao curso; g) Uma personalidade de reconhecido mérito na área do curso. 2. O Júri de Avaliação, para deliberar, necessita da presença de, pelo menos, quatro elementos, estando entre eles, obrigatoriamente, o Diretor Pedagógico ou o Orientador Educativo, e um representante de uma Associação Empresarial ou de uma Empresa de sectores afins ao curso ou uma personalidade de reconhecido mérito na área do curso, tendo o Diretor Pedagógico, em caso de empate, voto de qualidade. 3. Nas suas faltas ou impedimentos o Diretor Pedagógico é substituído pelo Coordenador Pedagógico em exercício ou na impossibilidade deste, e pela ordem enunciada, pelo Coordenador de Curso ou pelo Orientador Educativo. 4. O júri da PAP avalia a defesa da Prova Pública, de acordo com os parâmetros da Ficha de Avaliação da Apresentação Oral e Defesa Pública da Prova. 5. A decisão do Júri da PAP é soberana, sendo para tal exarada uma ata. REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO JÚRI Art.º 16.º 1. Na apreciação da PAP o júri deve ponderar os seguintes elementos: a) As aprendizagens globalmente consideradas; b) Elementos fornecidos pelo Orientador Educativo; c) O espírito de iniciativa global; d) A criatividade e a capacidade de execução global; e) Os estágios realizados pelo discente; f) Atividades extracurriculares; g) A qualidade do Projeto, tendo em conta as temáticas de incidência e os elementos obrigatórios para a concretização do projeto. CAPÍTULO VIII CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO Art.º 17.º 1. Poderão ser avaliados na PAP todos os formandos no final da frequência, pela primeira vez, do 3.º ano do Curso que frequentaram e tenham o projeto implementado e concluído de acordo com as especificações

11 Página 11 de 12 anualmente definidas por cada coordenação de curso e tenham obtido aprovação na formação em contexto de trabalho. 2. No caso dos formandos que realizem a PAP sem terem concluído com aproveitamento todos os módulos das disciplinas/áreas que integram o Plano Curricular, a classificação final da PAP só será validada quando o formando obtiver aproveitamento em todos esses módulos. NOTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA PAP Art.º 18.º 1. Na avaliação da PAP, atendendo à lógica da avaliação modular, a notação formal, a publicar em pauta, só terá lugar quando o formando atingir a classificação de 10 valores. 2. A Classificação Final da PAP será obtida a partir da seguinte fórmula arredondada às unidades: 0,5*1.º momento +1,5*2.º momento + 2*(3.º momento / Projeto)+ defesa oral_ 5 CAPÍTULO IX PROPRIEDADE DOS RESULTADOS DO PROJETO Art.º 19.º 1. Todos os produtos resultantes da implementação do Projeto são propriedade da Escola. CAPÍTULO X FALTAS Art.º 20.º 1. Os formandos que faltarem, não realizarem ou que, por razões não imputáveis à escola, não reúnam condições de apresentação poderão defender a PAP em data a fixar pela Direção Pedagógica, após auscultação dos intervenientes. 2. Nas situações referidas no n.º 1 é obrigatória a (re) inscrição prévia nos Serviços Administrativos. Os formandos ficam, nestes casos, sujeitos ao pagamento de taxas de (re) inscrição, a fixar anualmente pela Escola.

12 Página 12 de 12 CAPÍTULO XI FINAL DE CURSO Art.º 21.º 1. A Classificação Final do Curso é calculada do seguinte modo: CF 2MDC (0,3FCT 0,7PAP) 3 sendo que, CF é a classificação final do curso, arredondada às unidades, MDC é a média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos do curso, arredondada às décimas, FCT é a classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às décimas e PAP é a classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às décimas. 2. A Direção da Escola emitirá um Certificado de Classificação Final da PAP por formando. 3. O processo considera se concluído com a entrega do Certificado, em Sessão Pública, convocada para o efeito. CAPÍTULO XII CASOS OMISSOS Art.º 22.º 1. Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção Pedagógica. Apreciado em Conselho Pedagógico de 23/07/2012. Aprovado pela Direção Pedagógica.

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional Regulamento da Prova de Aptidão Profissional CAPÍTULO I ÂMBITO E ENQUADRAMENTO A Realização da Prova de Aptidão Profissional (PAP) rege-se, em termos gerais, pelas disposições estabelecidas pela portaria

Leia mais

Escola Secundária /3 de Amarante

Escola Secundária /3 de Amarante Cursos Profissionais Regulamento da Prova de Aptidão Profissional ARTIGO 1.º Enquadramento Legal A Portaria n.º 74-A/2013 de 15 de fevereiro estabelece no seu ponto 1 do artigo 19.º que a A PAP rege-se,

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DA PROVA REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO Edição 2015-2016 Revisão 00 DE APTIDÃO Página 2 de 22 Índice Artigo 1.º: Objeto... 4 Artigo 2.º: Âmbito e Objetivos... 4 Artigo 3.º: Coordenação do

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO GERAL DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO GERAL DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL ÍNDICE CAPÍTULO I... 4 ENQUADRAMENTO, ÂMBITO E OBJETIVOS DA PAP... 4 Artigo 1.º... 4 Enquadramento... 4 Artigo 2º... 4 Âmbito... 4 Artigo 3º... 4 Objetivos...

Leia mais

Regulamento Interno EPADRC. Índice

Regulamento Interno EPADRC. Índice Anexo 10 Índice Enquadramento legal... 3 Âmbito e definição... 3 Conceção/ negociação e concretização do projeto... 3 Responsabilidades dos intervenientes na orientação e acompanhamento da PAP... 4 Direitos

Leia mais

Direção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Mortágua Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais - Mortágua.

Direção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Mortágua Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais - Mortágua. Direção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Mortágua Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais - Mortágua Regulamento Da Prova de aptidão profissional (PAP) Cursos Profissionais (Portaria

Leia mais

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional (PAP)

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional (PAP) ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I 7800-478 BEJA Regulamento da Prova de Aptidão Profissional (PAP) CURSOS PROFISSIONAIS Artigo 1.º Enquadramento Legal O Decreto-Lei nº 74/2004, de 26 de Março, rectificado

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) DOS CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Enquadramento Legal

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) DOS CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Enquadramento Legal DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE BEJA ESCOLA SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I, BEJA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. MANUEL I REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2017-2018 1 REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2017/2018 Artigo 1º ÂMBITO E DEFINIÇÃO A Prova de Aptidão Profissional, designada abreviadamente

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2014/2015 Artigo 1º ÂMBITO E DEFINIÇÃO

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2014/2015 Artigo 1º ÂMBITO E DEFINIÇÃO REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2014/2015 Artigo 1º ÂMBITO E DEFINIÇÃO A Prova de Aptidão Profissional, designada abreviadamente por PAP, faz parte integrante da avaliação. 1 - A PAP

Leia mais

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Cursos Profissionais (para os cursos criados ao abrigo do Dec-Lei 74/2004, de 26 de Março, e de acordo com a portaria 550-C/2004, de 21 de Maio e Despacho nº

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP)

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) ESCOLA PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RG02-07/16 Revisão 1 de 04/18 Elaborado por: Dir. Pedagógica Aprovado por: Catarina Ferreira REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2018/19

REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2018/19 REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2018/19 Enquadramento O presente Regulamento tem por base a Portaria n.º 74-A/2013, de 14 de fevereiro, que estabelece as regras de organização, funcionamento

Leia mais

PAP - PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

PAP - PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO PAP - PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Prova de Aptidão Profissional (PAP) Regulamento ARTIGO 1º Enquadramento Legal 1. A Prova de Aptidão Profissional, abreviadamente designada por PAP, faz parte

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica. Preâmbulo

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica. Preâmbulo ESCOLA SECUNDÁRIA DE LEAL DA CÂMARA Regulamento da Prova de Aptidão Tecnológica Preâmbulo A Enquadramento Legal da PAT i. O Decreto-lei nº 74/2004, de 26 de Março, rectificado pelo Decreto-lei nº24/2006,

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP)

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) ÍNDICE 1. Apresentação da portaria regulamentar...3 2. Finalidades da PAP...7 3. Conteúdos do regulamento da PAP Art. 1 Formas que a PAP pode assumir...7

Leia mais

REGULAMENTO ANEXO 3. Prova de Aptidão Profissional. Regulamento Interno CTDC. Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação.

REGULAMENTO ANEXO 3. Prova de Aptidão Profissional. Regulamento Interno CTDC. Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação. Cancela & Carvalho Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação Regulamento Interno CTDC ANEXO 3 REGULAMENTO Prova de Aptidão Profissional (Preâmbulo) O presente documento regula a realização

Leia mais

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional

Regulamento da Prova de Aptidão Profissional Regulamento da Prova de Aptidão Profissional (Nos termos do art.º 32º da Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto) PP.130_V1 I Disposições Gerais 1. A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação

Leia mais

Cursos Profissionais. Regulamento Específico da Prova de Aptidão Profissional (PAP) (artigo 18º - ANEXO 2 do Regulamento Interno)

Cursos Profissionais. Regulamento Específico da Prova de Aptidão Profissional (PAP) (artigo 18º - ANEXO 2 do Regulamento Interno) 160854 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOSÉ AUGUSTO DA FONSECA, AGUIAR DA BEIRA 346380 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PADRE JOSÉ AUGUSTO DA FONSECA, AGUIAR DA BEIRA Cursos Profissionais Regulamento Específico

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL O presente Regulamento decorre do estabelecido na Portaria nº 74-A/2013 de 15 de fevereiro, alterada pelo Decreto-Lei 91/2013 de 10 de

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO VOCACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO- PROVA FINAL

REGULAMENTO DO CURSO VOCACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO- PROVA FINAL DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

Regulamento do Projecto e da Prova de Aptidão Profissional

Regulamento do Projecto e da Prova de Aptidão Profissional REGULAMENTO DO PROJECTO E DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Cursos Profissionais (para os cursos criados ao abrigo do Dec-Lei 74/2004, de 26 de Março, e de acordo com a portaria 550-C/2004, de 21 de Maio

Leia mais

Regulamento Prova de Aptidão Profissional

Regulamento Prova de Aptidão Profissional Regulamento Prova de Aptidão Profissional I Natureza e Âmbito 1. Faz parte integrante do curso a conceção e realização pelo aluno de uma PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP), que é condição necessária para

Leia mais

Normas e Critérios Gerais de Avaliação. Cursos Profissionais

Normas e Critérios Gerais de Avaliação. Cursos Profissionais Normas e Critérios Gerais de Avaliação Cursos Profissionais 1- Caráter da avaliação A avaliação assume um caráter predominantemente formativo e contínuo, adequando-se à estrutura modular dos cursos profissionais.

Leia mais

Regulamento Geral da Prova de Aptidão Profissional. (Nos termos do art.º 19º da Portaria nº 74-A/2013, de 15 de fevereiro)

Regulamento Geral da Prova de Aptidão Profissional. (Nos termos do art.º 19º da Portaria nº 74-A/2013, de 15 de fevereiro) Regulamento Geral da Prova de Aptidão Profissional (Nos termos do art.º 19º da Portaria nº 74-A/2013, de 15 de fevereiro) I Disposições Gerais 1. A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação

Leia mais

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer Curso Profissional e é indispensável para a obtenção de um

Leia mais

O presente regulamento é elaborado nos termos do Cap. IV da Portaria n.º

O presente regulamento é elaborado nos termos do Cap. IV da Portaria n.º REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL A ENQUADRAMENTO LEGAL O presente regulamento é elaborado nos termos do Cap. IV da Portaria n.º 423/92 que estabelece as normas de realização da Prova de Aptidão

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP)

REGULAMENTO INTERNO PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) REGULAMENTO INTERNO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) 2013/201 (Nos termos dos artºs 6º,17º,18º, 19º e 20º da Portaria n.º 7- A /2013 de 15 de fevereiro) 1 1. OBJETIVOS A realização da Prova de Aptidão

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Barroselas

Agrupamento Vertical de Escolas de Barroselas REGULAMENTO DA PAF (Prova de Avaliação Final) Curso de Educação e Formação (CEF) Práticas Administrativas Certificação Escolar e Profissional 9.º Ano Qualificação de Nível 2 Tipo 3 I Enquadramento Legal

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS setembro - 2014 Artigo 1.º Coordenação Pedagógica A coordenação dos cursos compete ao Diretor. Artigo 2.º Equipa Pedagógica/Conselho de

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP)

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) ÍNDICE 1. Apresentação da portaria regulamentar...3 2. Finalidades da PAP...5 3. Conteúdos do regulamento da PAP Art. 1 Formas que a PAP pode assumir...5

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 1. Disposições Gerais 1.1. A Prova de Aptidão Profissional (PAP) faz parte integrante dos cursos profissionais e consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19

REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19 REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19 1 Artigo 1º (Âmbito e Definição) O presente regulamento tem por base a Portaria nº74-a/2013, de 15 de Fevereiro (artigos 3º e 4º), na sua

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO)

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO) Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica ESPECÍFICO DA PRÁTICA SIMULADA DOS CURSOS VOCACIONAIS (9º ANO) Rua António Silva Marinho, 117. 4100-064. PORTO Tel. 22 610 6 1 94 / 5. Fax: 22 610 61 96 E-mail:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Artigo 2.º Escola Básica e Secundária de Cabeceiras Intervenientes de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 Anexo VIII Regulamento da Prova de Aptidão

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO REGIME DE AVALIAÇÃO

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO REGIME DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO 2013-2014 REGIME DE AVALIAÇÃO OBJETO E FINALIDADES 1 - A avaliação incide: a) Sobre as aprendizagens previstas no programa das disciplinas de todas as componentes de formação

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA Designação: Prova de Aptição Artística de Música (PAA) Definição e Caracterização: A Prova de Aptidão Artística é um projeto que implica um desempenho demonstrativo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO E DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DO PROJETO E DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DO PROJETO E DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (para os cursos criados ao abrigo do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, e de acordo com a portaria 74-A/2013, de 15 de fevereiro) 1.º- Tipificação

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGIMENTO ESPECÍFICO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Agrupamento de Escolas de Vagos 161070 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VAGOS REGIMENTO ESPECÍFICO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Complementa o Regimento dos Cursos Profissionais) fevereirol2014 Índice Página

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO 1º CICLO EM BIOQUÍMICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO 1º CICLO EM BIOQUÍMICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO 1º CICLO EM BIOQUÍMICA ARTIGO 1º ÂMBITO O disposto no presente despacho regulamenta o estágio integrante do plano de estudos da licenciatura em Bioquímica (com o Nº de registo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CIDADELA CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CIDADELA CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CIDADELA CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL O presente documento estabelece as normas a observar na Prova de Aptidão Profissional

Leia mais

CAPÍTULO V SECÇÃO XV CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º. Modalidade de educação e formação

CAPÍTULO V SECÇÃO XV CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º. Modalidade de educação e formação CAPÍTULO V SECÇÃO XV CURSOS PROFISSIONAIS Artigo 1.º Modalidade de educação e formação 1. Os cursos profissionais previstos no artigo 16º e anexo VI do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, alterado

Leia mais

Escola Secundária Antero de Quental

Escola Secundária Antero de Quental Escola Secundária Antero de Quental REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP) Artigo 1.º Generalidades A Portaria n.º 74-A/2013, de 15 de fevereiro, estabelece as normas de organização, funcionamento,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUES NOGUEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUES NOGUEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUES NOGUEIRA REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO DOS CURSOS PROFISSIONAIS (Aprovado em Conselho Geral a 28 de julho de 2015) Índice Artigo 1.º - Âmbito e Definição...

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DOS CURSOS PROFISSIONAIS O presente regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos Profissionais. Os Cursos Profissionais constituem uma Modalidade de Educação,

Leia mais

2015/2016 ESPRODOURO ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO DOURO

2015/2016 ESPRODOURO ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO DOURO Regulamento da Prova de Aptidão Profissional 2015/2016 ESPRODOURO ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO DOURO O presente Regulamento visa, além dos objetivos que lhe são assinalados por lei, tornar mais explícita

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Curso Profissional de Multimédia Critérios de Avaliação 2011/2012

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Curso Profissional de Multimédia Critérios de Avaliação 2011/2012 PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL Curso Profissional de Multimédia Critérios de Avaliação 2011/2012 A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto,

Leia mais

Regulamento FCT. (Formação em Contexto de Trabalho) Cursos Profissionais

Regulamento FCT. (Formação em Contexto de Trabalho) Cursos Profissionais Regulamento Da FCT (Formação em Contexto de Trabalho) Cursos Profissionais (Portaria N.º 550-C/2004 de 21 de Maio) (Desp. N.º 14 758/2004 de 23 de Julho) Revisto pela Portaria nº 74-A/2013 de 15 de Fevereiro

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO FINAL

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO FINAL REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO FINAL CURSO EDUCAÇÃO FORMAÇÃO (TIPO II, NÍVEL II) EMPREGADO DE RESTAURANTE BAR ÍNDICE CAPÍTULO I ENQUADRAMENTO... 3 Artigo 1º - Enquadramento... 3 CAPÍTULO II - DISPOSIÇÕES

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º (Natureza)

CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º (Natureza) Estatutos CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Natureza) 1. O IPTA Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas é um estabelecimento de ensino privado, propriedade do ITA Instituto de Tecnologias

Leia mais

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (CURSOS PROFISSIONAIS)

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (CURSOS PROFISSIONAIS) REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (CURSOS PROFISSIONAIS) O presente documento regula a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) dos Cursos Profissionais criados ao abrigo do Decreto Lei n.º 74/2004,

Leia mais

ANEXO VI ANEXO AO CAPÍTULO XIII PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO PAP

ANEXO VI ANEXO AO CAPÍTULO XIII PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO PAP 1 de 11 ANEXO VI ANEXO AO CAPÍTULO XIII PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO PAP I- ÂMBITO E DEFINIÇÃO 1. Faz parte integrante da avaliação final de curso, a realização de uma Prova de Aptidão Profissional,

Leia mais

REGULAMENTO PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2009/2010 A Prova de Aptidão Profissional, abreviadamente designada por PAP, faz parte integrante de todos os cursos profissionais. É regulada pela Portaria

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉMIO DE MÉRITO

REGULAMENTO DO PRÉMIO DE MÉRITO Agrupamento de Escolas da Maia REGULAMENTO DO PRÉMIO DE MÉRITO 2013/2014 Índice 1. Enquadramento... 1 2. Objetivos... 2 3. Disposições gerais... 2 3.1. Âmbito... 2 3.2. Intervenientes... 2 3.3. Divulgação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PINTOR JOSÉ DE BRITO EB 2,3/S DE PINTOR JOSÉ DE BRITO C U RSOS P R O FI SSIONAI S R E GU L AMEN T O DA FORM AÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1.º Âmbito e definição 1. A Formação

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O presente regulamento fixa as normas relativas à organização da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) dos alunos dos Cursos Profissionais

Leia mais

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Regulamento da Avaliação Operacionalização da Avaliação no Processo de Ensino Aprendizagem

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Regulamento da Avaliação Operacionalização da Avaliação no Processo de Ensino Aprendizagem Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa Regulamento da Avaliação Operacionalização da Avaliação no Processo de Ensino Aprendizagem Conforme o ponto 1 do artigo 128º do Regulamento Interno

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL CURSOS PROFISSIONAIS DE INSTRUMENTISTA APROVADO E REVISTO E M REUNIÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO DE 26 DE OUTUBRO DE 2017 ÍNDICE PREÂMBULO Artigo 1.º - Âmbito e Definição

Leia mais

CAPÍTULO V SECÇÃO XV CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º. Modalidade de educação e formação

CAPÍTULO V SECÇÃO XV CURSOS PROFISSIONAIS. Artigo 1.º. Modalidade de educação e formação CAPÍTULO V SECÇÃO XV CURSOS PROFISSIONAIS Artigo 1.º Modalidade de educação e formação 1. Os cursos profissionais previstos no artigo 16º e anexo VI do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, alterado

Leia mais

REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE PROJETO

REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE PROJETO REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE PROJETO DAS LICENCIATURAS EM Design de Moda e Têxtil, Design de Interiores e Equipamento Design de Comunicação e Produção Audiovisual Reg.ESART.TC.03.01 Página 1 de

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008 CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO EMNOP 16 de Dezembro de 2008 1 Legislação de referência Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO DOS. ESTUDANTES Aprovado 22/06/2011. Preâmbulo

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO DOS. ESTUDANTES Aprovado 22/06/2011. Preâmbulo REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO DOS ESTUDANTES Aprovado 22/06/2011 Preâmbulo Tendo por base a Lei n.º 62/2007 de 10 de setembro - Regime jurídico das instituições de ensino superior - RJIES

Leia mais

O presente regulamento é elaborado nos termos da Portaria n.º 550 C/2004

O presente regulamento é elaborado nos termos da Portaria n.º 550 C/2004 REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO A ENQUADRAMENTO LEGAL O presente regulamento é elaborado nos termos da Portaria n.º 550 C/2004 de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pela Portaria

Leia mais

CAPITULO I Disposições Gerais

CAPITULO I Disposições Gerais REGULAMENTO da Unidade Curricular Dissertação/Projeto/Estágio dos Cursos de Mestrado em Contabilidade, Mestrado em Contabilidade e Administração Pública e Mestrado em Marketing, do Instituto Superior de

Leia mais

Página 1 de 5. Anexo VII - Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho dos Cursos Profissionais

Página 1 de 5. Anexo VII - Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho dos Cursos Profissionais Anexo VII - Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho dos Cursos Profissionais Artigo 1.º Âmbito e Definição 1 O presente documento regula a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) dos Cursos Profissionais

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE. Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE. Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO Científica e pedagógica; Participação nas atividades do estabelecimento de

Leia mais

REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP. I - Natureza e Objectivos

REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP. I - Natureza e Objectivos REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP I - Natureza e Objectivos 1. O presente regulamento aplica-se aos 2º Ciclos em Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Port.R-076/12, de 26/04/2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento estabelece as

Leia mais

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO A Lei de Bases do Sistema Educativo preconiza a existência de uma escola que se constitui como um espaço de vivência democrática que cria condições de promoção

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Projeto 2º ano - Percurso B

Regulamento do Trabalho de Projeto 2º ano - Percurso B CURSO DE 2º CICLO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Regulamento do Trabalho de Projeto 2º ano - Percurso B COORDENAÇÃO DO CURSO DE 2º CICLO EM GRHCO Coimbra 2017-2018 Índice

Leia mais

Colégio Torre Dona Chama

Colégio Torre Dona Chama Cancela & Carvalho Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação Regulamento Interno CTDC ANEXO 4 REGULAMENTO Formação em Contexto de Trabalho (Preâmbulo) O presente documento regula a Formação

Leia mais

Regimento do Conselho Pedagógico

Regimento do Conselho Pedagógico Regimento do Conselho Pedagógico CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Finalidades O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do Agrupamento de escolas,

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS CURSOS PROFISSIONAIS. CALENDÁRIO ESCOLAR / HORA de ATENDIMENTO do DIRETOR de TURMA / AVALIAÇÃO / CONDIÇÕES de APROVAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAIS CURSOS PROFISSIONAIS. CALENDÁRIO ESCOLAR / HORA de ATENDIMENTO do DIRETOR de TURMA / AVALIAÇÃO / CONDIÇÕES de APROVAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE PEDRO ALEXANDRINO CALENDÁRIO ESCOLAR / HORA de ATENDIMENTO do DIRETOR de TURMA / AVALIAÇÃO / CONDIÇÕES de APROVAÇÃO TRABALHADOR ESTUDANTE COORDENAÇÃO DE DIRETORES DE TURMA 2012-2013

Leia mais

Regulamento Interno dos Cursos Profissionais RICP

Regulamento Interno dos Cursos Profissionais RICP Regulamento Interno dos Cursos Profissionais RICP Os cursos profissionais regem-se pela seguinte legislação: Portaria nº165-b/2015, de 3 de junho; Portaria nº 59-C/2014, de 7 de março; Decreto-Lei nº 91/2013,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Definição e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.º Definição e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento fixa as normas gerais relativas ao funcionamento da componente de formação prática

Leia mais

Escola Profissional de Trancoso A Formar Profissionais desde 1989 Regulamento

Escola Profissional de Trancoso A Formar Profissionais desde 1989 Regulamento Escola Profissional de Trancoso A Formar Profissionais desde 1989 Av. Rainha Santa Isabel 6420-077 Trancoso NIF: 504593447 Tel: 271829133/130 Fax: 271829138 e-mail: info@ept.pt www.ept.pt Regulamento Índice......

Leia mais

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL. ( Portaria nº74-a/2013 de 15 de fevereiro)

REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL. ( Portaria nº74-a/2013 de 15 de fevereiro) REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL ( Portaria nº74-a/2013 de 15 de fevereiro) CAPÍTULO l ÂMBITO E ENQUADRAMENTO DA PAP ARTIGO 1 A Prova de Aptidão Profissional, designada abreviadamente por PAP,

Leia mais

Regimento. Conselhos de Turma dos Cursos Profissionais e CEF. Capítulo I Enquadramento, composição e competências. Artigo 1º. Enquadramento.

Regimento. Conselhos de Turma dos Cursos Profissionais e CEF. Capítulo I Enquadramento, composição e competências. Artigo 1º. Enquadramento. Capítulo I Enquadramento, composição e competências Artigo 1º Enquadramento 1. O presente documento estabelece o Regimento Interno de funcionamento dos Profissionais e dos Cursos de Educação e Formação.

Leia mais

Regulamento de Estágio dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Regulamento de Estágio dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco Regulamento de Estágio dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco Artigo 1º Âmbito O presente regulamento fixa as normas

Leia mais

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGULAMENTO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 1. Disposições Gerais O presente regulamento fixa as normas relativas à formação em contexto de trabalho (FCT), dos alunos dos diferentes cursos ministrados na escola. A formação em contexto de trabalho

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE

REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE REGULAMENTO DOS CICLOS DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE O presente regulamento dá cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, diploma que procede à quinta alteração

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO

Agrupamento de Escolas da Moita Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO Regulamento dos Cursos Vocacionais do

Leia mais

Artigo 1º. Âmbito. Artigo 2º. Definição e objetivos

Artigo 1º. Âmbito. Artigo 2º. Definição e objetivos REGULAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR DE ESTÁGIO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO Artigo 1º Âmbito O presente regulamento

Leia mais

ANEXO III REGULAMENTO INTERNO DA PAP - PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

ANEXO III REGULAMENTO INTERNO DA PAP - PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL ANEXO III REGULAMENTO INTERNO DA PAP - PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL CAPÍTULO I ENQUADRAMENTO, NATUREZA E OBJETIVOS DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (Cursos Técnico-Profissionais) Art. 1º Enquadramento

Leia mais

Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira

Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira Regulamento Interno do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Conselho Pedagógico: 16 de junho 2016 Conselho Geral: 11 de julho

Leia mais

Regulamento da Formação Contexto Trabalho (Nos termos do artigo 18º da Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto)

Regulamento da Formação Contexto Trabalho (Nos termos do artigo 18º da Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto) Curso: Ciclo de Formação: / Regulamento da Formação Contexto Trabalho (Nos termos do artigo 18º da Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto) O/A Coordenador/a de Curso Data / / A Direção da delegação O/A

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO A Lei de Bases do Sistema Educativo preconiza a existência de uma escola que se constitui como um espaço de vivência democrática que cria condições de promoção

Leia mais

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Manhuaçu - MG 2018 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Cursos de Educação e Formação

Cursos de Educação e Formação ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO Cursos de Educação e Formação Regulamento da PAF (Prova de avaliação final) Níveis de Qualificação: 2 e 4 Tipologia dos Percursos: Tipo 4, 5 e 6 Modalidade de Formação:

Leia mais

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO A Lei de Bases do Sistema Educativo preconiza a existência de uma escola que se constitui como um espaço de vivência democrática que cria condições de promoção

Leia mais

Artigo 1.º Condições para requerer a inscrição. Artigo 2.º Inscrição

Artigo 1.º Condições para requerer a inscrição. Artigo 2.º Inscrição REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA AOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do

Leia mais

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA

QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO A Lei de Bases do Sistema Educativo preconiza a existência de uma escola que se constitui como um espaço de vivência democrática que cria condições de promoção

Leia mais

Regulamento da Unidade Curricular Estágio da licenciatura em Biologia e Biotecnologia

Regulamento da Unidade Curricular Estágio da licenciatura em Biologia e Biotecnologia Regulamento da Unidade Curricular Estágio da licenciatura em Biologia e Biotecnologia Fevereiro de 2016 1 Índice Regulamento da Unidade Curricular Estágio... 3 Capítulo I... 3 Objetivo e Âmbito... 3 Objetivo...

Leia mais

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte:

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte: DE: CONSELHO PEDAGÓGICO PARA: CONSELHO GERAL ANEXO VI REGULAMENTO INTERNO CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL BÁSICO Artigo 1º Âmbito e definição 1- Os cursos vocacionais de nível básico visam desenvolver a escolarização

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS 2 CAPITULO II 2 DO COLEGIADO DOS CURSOS 2 CAPITULO III 3 MANDATOS DO COLEGIADO DO CURSO 3 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DA COMPONENTE DE ESTÁGIO DE NATUREZA PROFISSIONAL OU TRABALHO DE PROJECTO DO MESTRADO EM INTERVENÇÃO SOCIAL ESCOLAR

REGULAMENTO DA COMPONENTE DE ESTÁGIO DE NATUREZA PROFISSIONAL OU TRABALHO DE PROJECTO DO MESTRADO EM INTERVENÇÃO SOCIAL ESCOLAR REGULAMENTO DA COMPONENTE DE ESTÁGIO DE NATUREZA PROFISSIONAL OU TRABALHO DE PROJECTO DO MESTRADO EM INTERVENÇÃO SOCIAL ESCOLAR I - OBJECTO 1. O Estágio de Natureza Profissional ou o Trabalho de Projecto

Leia mais

Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do 2.º Ciclo de Estudos

Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do 2.º Ciclo de Estudos Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas UNIVERSIDADE DE LISBOA Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do 2.º Ciclo de Estudos Preâmbulo O presente Regulamento estabelece as

Leia mais