REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS. Década de 90 Uma instrução a cada 1 ns

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS. Década de 90 Uma instrução a cada 1 ns"

Transcrição

1 REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS Década de 70 - Uma instrução a cada 100 ns Década de 90 Uma instrução a cada 1 ns Melhoria de 100 vezes Em 20 anos. Década de kbps da ARPANET Melhoria de Década de 90 1 Gbps comunicação ótica Vezes em 20 anos. Com tais evoluções os diferentes tipos de informação passaram a integrar os sistemas multimídia. Por outro lado os sistemas de comunicação foram desenvolvidos para o transporte de tipos específicos de informação a saber: - O sistema telefônico atual para o tráfego de voz. - As redes de comutação de pacotes para dados textuais. - As redes de radiodifusão ou a cabo para o transporte de vídeo e televisão. Tal cenário deu origem às REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS as quais significam: Uma única rede capaz de atender aos serviços de áudio, vídeo e texto, de forma a obter uma economia devido ao compartilhamento de recursos. APLICAÇÕES DE BANDA LARGA: Segundo o ITU-T: Qualquer serviço que requer canais de transmissão capazes de suportar taxas maiores que aquelas do acesso primário das RDSI- FE (T1= 1,544 Mbps e E1= 2,048 Mbps).

2 Classificação: 1. SERVIÇOS CONVERSACIONAIS: Provêem meios para a transferência fim-a-fim em tempo real. Exemplos: Vídeotelefonia, vídeo-conferência, transferência de documentos multimídia em tempo real (facsimile de alta resolução, anotação de voz, etc), serviços de segurança, supercomputação virtual e teleação. 2. SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO: Fornecem o recurso de recuperação remota de informação armazenada. Exemplos: Vídeo texto, livrarias eletrônicas e vídeo sob demanda. 3. SERVIÇOS DE MENSAGEM: Oferecem a comunicação entre usuários via unidades de armazenamento, com funções de store-andforward. 4. SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO: - SEM O CONTROLE DO USUÁRIO: Distribuição de áudio, vídeo, documentos (jornais, revistas e livros), cotas da bolsa de valores e difusão de TV. - COM O CONTROLE DO USUÁRIO: Substituição de documentos tradicionais (livros, revistas, jornais, etc) pelos equivalentes eletrônicos. REQUISITOS DE COMUNICAÇÃO DAS DIVERSAS MÍDIAS: Três são as classes de tráfego geradas: - Tráfego contínuo com taxa constante (CBR Constant Bit Rate). - Tráfego em rajada (Brusty) - Tráfego contínuo com taxa variável (VBR Variabel Bit Rate).

3 Tais classes são provenientes dos seguimentos de tráfego gerado pelas seguintes fontes: TEXTO: - É em sua maioria em rajada. - Tem taxa variável. - Pouco influenciado pelos retardos. - Geralmente não pode aceitar erros. IMAGEM GRÁFICA: - É em sua maioria em rajada. - Tem taxa variável. - Pouco influenciada pelos retardos. - Imagens no formato matricial podem aceitar alguns erros e nível de bit, desde que não sejam imagens médicas. - Imagens vetoriais e comprimidas não podem aceitar erros. ÁUDIO: - Gera tráfego contínuo à taxa constante (CBR) se não houver compactação por detecção de silêncio, quando então é gerado tráfego em rajada (VBR). - Gera problemas em tempo real quando os retardos são muito grandes, sendo estipulado a nível continental o retardo máximo de 40 ms e intercontinental de 80 ms. - Na transmissão em tempo real de telefonia, erros de 1% são toleráveis. - Nas mídias gráficas e de texto, bem como em algumas técnicas de compressão onde o erro pode se propagar, os erros são intoleráveis. - Tem-se como um limite superior para a vazão, que sinais de áudio de alta qualidade, como CD estéreo, requerem taxas de 1,411 Mbps usando codificação PCM de 16 bits.

4 VÍDEO: - Gera tráfego contínuo à taxa constante, podendo eventualmente gerar tráfego a taxa variável, uma vez que foram usadas técnicas de compactação ou de compressão. - Quanto à taxa de erros, embora tolerável, não é fácil de definir. Dependendo do algoritmo de compactação: - Se o erros podem se propagar, taxas de erro não são toleráveis. - Se não podem se propagar taxas de erro são toleráveis. - A vazão média gerada depende da qualidade, sendo que nos sistemas de televisão mais usados, uma taxa de dados de 250 Mbps é aceitável. Do exposto tem-se que o sistema de comunicação a suportar tal tecnologia deve permitir negociar, entre outras coisas: - O retardo máximo de transmissão. - A variação máxima de retardo para o atendimento dos requisitos de especificação de áudio e vídeo isócronos. - Os mecanismos para compensação da variação estática do retardo. - O valor da vazão necessária para a abertura de uma conexão. - As taxas de erros de bits e de pacote toleráveis (separadamente negociadas). - Para todos os tipos de erro, a especificação de qual estratégia a ser adotada: detecção, detecção e correção ou nada. - Os mecanismos para controle de fluxo e de congestionamento. - As aplicações para o fechamento de uma conexão, caso não seja possível atender a todos os requisitos. EVOLUÇÃO DAS REDES DE COMUNICAÇÃO: - Início do século XX surge o telefone.

5 - Até meados dos anos 60 a rede telefônica era analógica, em que predominava a modulação e a comutação de circuitos era inicialmente por chaveamento espacial e posteriormente por chaveamento de freqüências. - Surgimento das redes de comunicação de dados empregando técnicas de comutação de pacotes. - Surgimento das LANs, MANs, redes públicas de comutação de pacotes, etc. - Já em meados do anos 60, a rede telefônica presenciaria a introdução de circuitos digitais entre as centrais telefônicas. - Nos anos 80 as centrais começaram a se tornar digitais. INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS EM LANs E MANs: Só é possível com a introdução de tecnologias como FDDI e DQDB para as MANs. ALOCAÇÃO DE SERVIÇOS EM REDES FDDI: Oferece duas classes de serviços: Sícrono e Assíncrono. Serviços síncronos: - É preferível mesmo no caso do tráfego em rajadas, por assegurar um retardo de transmissão constante. - No caso da transmissão de áudio, os intervalos de silêncio podem ser aproveitados para a transmissão assíncrona. O mesmo raciocínio é válido para vídeo. - A compensação da variação estática do retardo, tanto para áudio quanto para vídeo deve ser feita em algum protocolo de nível superior.

6 - Os serviços isócronos por não gastarem tempo na montagem de pacotes, vem a beneficiar mídias como áudio e vídeo onde o retardo de transmissão é importante e as perdas são suportáveis. Serviços assíncronos: - No caso de mídias com tráfego em rajadas sem restrições de tempo, a classe assíncrona pode ser usada sem restrições. ALOCAÇÃO DE SERVIÇOS EM REDES DQDB: A perspectiva para a alocação das diversas mídias aos serviços oferecidos pela rede DQDB segue as mesmas considerações para a FDDI. COMPARAÇÃO ENTRE AS REDES FDDI E DQDB: Serviços Assíncronos: - Em altas velocidades o desempenho é maior no DQDB. - O overhead da camada MAC DQDB pode comprometer seu desempenho, sendo o mesmo dependente da velocidade e da distância. - O DQDB oferece um serviço assíncrono orientado à conexão muito útil quando se quer confiabilidade sem restrições severas de tempo real. Serviços Isócronos: - A FDDI tem maior liberdade para alocar canais de diversas taxas. - A FDDI II garante um retardo determinístico. - No DQDB a variação máxima suportada do retardo é sustentada pela função de convergência isócrona.

7 EVOLUÇÃO DAS REDES PÚBLICAS DE COMUTAÇÃO DE PACOTES: - Atualmente as infra-estruturas para comunicação de dados e voz evoluíram por caminhos distintos. - Embora com limitações, graças à tecnologia digital, essas redes puderam acomodar outros serviços. - As redes com integração de circuitos exigem tecnologia diferente das convencionais formas de comutação de circuitos ou de pacotes. - A comutação de circuito não suporta tráfego com taxa variável ou em rajada. - A comutação de pacotes apresenta dificuldades quando submetida a tráfego contínuo. - Os requisitos para tráfego contínuo são: - Retardo máximo de transferência assegurado. - Compensação das variações aleatórias do retardo. - Redes públicas de comutação de pacotes exigem volume de processamento nos nós de comutação, limitando assim a velocidade de transmissão. - Atualmente algumas novas tecnologias vem dar suporte às existentes, à saber: - Algoritmos de compensação das variações estáticas do retardo. - Algoritmos de controle de tráfego. - Técnicas de comutação rápida de pacotes como frame relay e a tecnologia ATM. O SISTEMA TELEFÔNICO ATUAL: - Em 1876 Alexander Graham Bell patenteou a invenção do telefone.

8 (a) (b) (c) - ( a ) Situação inicial do sistema telefônico. - ( b ) Sistema implantado pela Bell Telephone Company em ( c ) Sistema telefônico atual. Já em 1890 o sistema telefônico poderia ser dividido nas seguintes três partes: - As estações de comutação. - Os fios agora substituídos por pares trançados. - As conexões de longa distância entre estações de comutação. Embora tenham ocorrido algumas modificações, tal esquema prevaleceu por mais de 100 anos. A configuração atual é a seguinte: Telephone End office Toll office Intermediate switching office(s) Toll office End office Telephone Local loop Toll connecting trunk Very high bandwidth intertoll trunks Toll connecting trunk Local loop No sistema telefônico atual são destacados três componentes principais:

9 - Loops locais (Cabos de par trançado, sinalização analógica), - Troncos (fibra ótica ou microonda na maioria digitais), e - Estação de comutação. A POLÍTICA DAS COMPANHIAS TELEFÔNICAS: Após a divisão da Bell Systems em 1984, os EUA foram divididos tal como Figura abaixo LATAs (Local Access and Transport Areas), que correspondem aos códigos de área. - Em cada LATA existe uma LEC (Local Exchange Carrier) responsável pelo monopólio do sistema telefônico convencional dentro da LATA. - Todo fluxo de transmissão entre LATAs é de responsabilidade da IXC (Interexange Carrier).

10 RDSI-FE: Idealizado a partir de 1984 sob o controle do CCITT, em comum acordo com as companhias telefônicas mundiais, veio a apresentar um padrão internacional para substituição do sistema telefônico vigente, por um outro totalmente digital. SERVIÇOS DA RDSI-FE: As recomendações I.200 (service Capabilities) do ITU-T, fornecem uma classificação e um método para a descrição dos serviços RDSI-FE, os quais são classificados como: Serviços de Entrega: - Utilizam o STM (Syncronous Transfer Mode) para o acesso e transferência na rede integrada. - Correspondem aos três níveis inferiores do OSI, incluindo a transmissão física de bits e entrega de informações ao destino. - Diferentes tipos de entrega são caracterizados por parâmetros como: - Modo de operação: - Orientado à comutação de pacotes, ou - Orientado à comutação de circuitos. - Taxa de entrega em bps. - Protocolos de nível 1, 2 e 3 utilizados, - Etc. Tele Serviços: - Utilizam dos serviços de entrega como suporte para oferecer serviços correspondentes aos dos níveis 4 a 7 do OSI. - Exemplos são: Telefonia, Teletex, Videotex e Correio Eletrônico.

11 Serviços Suplementares: - São serviços definidos para utilização em conjunto com serviços de entrega e tele serviços. - A exemplo tem-se: Tarifação reversa. FE: MODELO DE REFERÊNCIA DE PROTOCOLOS PARA RDSI- ARQUITETURA DE SISTEMA DA RDSI-FE: A idéia chave por trás da RDSI-FE é um PIPE DE BITS DIGITAIS, entre o cliente e a concessionária através do qual os dados fluem:! "#

12 ( )*+! " # $! % % &"' O CCITT definiu quatro pontos de referência, R, S, T e U, entre os diversos dispositivos, a saber: U É a conexão entre o NT1 e a central RDSI. T É aquilo que o conector NT1 fornece ao cliente e define o ponto de acesso à rede telefônica. S Tem função similar ao ponto T. R É um ponto de referência para conexão de equipamentos não RDSI.

13 A INTERFACE DO RDSI-FE: O PIPE de bits RDSI aceita vários canais TDM, sendo os seguintes padronizados: A Canal telefônico analógico de 4 KHz. B Canal PCM digital de 64 Kbps para voz ou dados. C Canal digital de 8 ou 16 Kbps. D Canal digital de 16 Kbps para sinalização fora de banda. E Canal digital de 64 Kbps para sinalização RDSI interna. F Canal digital de 384, e Kbps. Embora a combinação arbitrária de canais não seja permitida, foram padronizadas as seguintes combinações: 1. Taxa básica: 2B + 1D. 2. Taxa principal: 23B + 1D (EUA, Japão) 30B + 1D (Europa, Brasil). 3. Híbrida: 1A + 1C.

14 RDSI-FL: Mesmo que a RDSI-FL se consolidasse, um novo problema iria persistir: AS REDES MÚLTIPLAS. Por exemplo: - SMDS e Freme Relay usam tecnologia própria. - O DQDB embora use tecnologia telefônica, constitui uma outra rede. - A rede de TV a cabo é outra que a companhia telefônica gostaria de controlar. A solução imaginada a curto prazo é: - Uma rede que em um futuro próximo, seja capaz de substituir o sistema telefônico e todas as redes especializadas. - Tal rede integraria todos os tipos de transferência de informações, com uma taxa de dados gigantesca, fornecendo uma grande quantidade de serviços. Tal sistema telefônico embora não venha a se caracterizar a curto prazo, vem a cada dia sendo discutido mais. TECNOLOGIA DE SUPORTE: A tecnologia na qual a RDSI-FL se baseia é a ATM (Asynchronous Transfer Mode). Tal tecnologia tem as seguintes características: - Toda informação deve ser transmitida em células de 53 bytes, das quais 5 bytes são cabeçalho e 48 bytes são dados. - A tecnologia de comutação de células, tem as seguintes vantagens: - É flexível em termos de aceitar tráfego a taxa constante (áudio e vídeo) ou variável (dados). - Em velocidades altas a comutação de células é muito mais fácil que as técnicas tradicionais de multiplexação, principalmente quando o meio é a fibra ótica.

15 - A difusão (TV) é mais fácil de ser obtida na comutação de células do que de circuitos. - Por serem orientadas à conexão a ordem de envio das células é a mesma da de chegada. ASPÉCTOS DE SERVIÇOS RDSI-FL: A recomendação I.211 do ITU-T descreve os serviços oferecidos pela RDSI-FL. Tais serviços constituem grupos tal como apresentado na figura abaixo e descritos a seguir. Classificação dos serviços de Banda Larga Serviços Interativos Serviços de Distribuição Serviço Conversacional Serviço de Mensagem Serviço de Recuperação Serviços de distribuição com o controle do usuário Serviços de distribuição sem o controle do usuário SERVIÇOS INTERATIVOS: Caracterizam o diálogo entre o usuário do serviço e o provedor do serviço. - SERVIÇOS CONVENCIONAIS: - São diálogos interativos com operações em tempo real. - Alguns exemplos são: Teleprocessamento interativo, troca de mensagem entre duas pessoas, comunicação LAN a LAN.

16 - SERVIÇOS DE MENSAGEM: - Inclui a comunicação tanto conversacional quanto sob demanda de usuário a usuário. - EX.: Vídeo-mail e . - SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO: Cai na categoria store-andforward na qual a informação está disponível para uso público. SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO: Caracterizam os serviços de difusão. - COM O CONTOLE DO USUÁRIO: Permite uma fonte central distribuir informação para um grupo de pessoas, baseado em algum tipo de repetição cíclica. - EX.: Vídeo sob demanda. - SEM O CONTROLE DO USUÁRIO: Inclui os serviços de difusão convencionais. - EX.: Televisão e rádio. O MODELO DE REFERÊNCIA RDSI-FL: É baseado nos modelos de referência OSI e RDSI-FE.

17 O mesmo contém três planos: - PLANO USUÁRIO: (U-PLANE) É responsável por providenciar transparência de informação ao usuário, fluxo de controle e operações de recuperação. - PLANO CONTROLE: (C-PLANE) É responsável por estabelecer e liberar uma conexão de rede e por administrar conexões. - PLANO GERÊNCIA: (M- PLANE) Tem duas funções: - PLANO GERÊNCIA: É responsável pela coordenação de todos os planos. - CAMADA GERÊNCIA: Responsável por gerenciar as entidades nas camadas e conduzir serviços OAM (Operação, Administração e Manutenção). Afigura abaixo é outra forma de se ver o RM RDSI-FL: A camada AAL é projetada para separar diferentes tipos de tráfego tais como voz, vídeo e dados. A mesma é dividida em duas subcamadas: - CS (Convergence Sublayer): Dependente da aplicação.

18 - SRA (Segmentation and Reassembly Sublayer): Consiste em segmentar a carga em SDUs de 48 octetos e remonta-la na recepção. A camada ATM é responsável pela gerência do envio e do recebimento de células. Ela acrescenta e processa o cabeçalho de 5 octetos. O protocolo Q.2931 usado para fazer conexões na rede ATM é uma variação do protocolo Q.931 da RDSI-FL. A camada SAAL, Camada de Adaptação Sinalizante ATM, suporta o transporte de mensagens Q.2931 entre máquinas rodando SVCs ATM. A mesma é dividida em: - AAL CP: (Common Part) Detecta tráfego corrupto através de qualquer interface usando o C-PLANE. - SSCOP: (Parte do Serviço Comum orientado à conexão) Suporta a transferência de tráfego de comprimento variável através da interface e recupera de unidades de dado de serviço erradas. - SSCF: (Função de Coordenação de Serviço Específico) Providencia a interface para a camada Q O plano U contém softwares específicos e seus protocolos irão funcionar somente se: (1) O plano C estabeleceu uma conexão com sucesso. (2) A conexão foi estabelecida com sucesso. O plano U providencia os serviços de gerência requeridos.

19 EXEMPLOS PLANOS RDSI-FL: DE OPERAÇÕES ENTRE CAMADAS NOS

20 FUNÇÕES RDSI-FL:

REDES DE COMPUTADORES II. Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br

REDES DE COMPUTADORES II. Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br REDES DE COMPUTADORES II Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br REDE PÚBLICA x REDE PRIVADA Rede Pública Circuitos compartilhados Rede Privada Circuitos dedicados Interligação entre Dispositivos

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES TELECOMUNICAÇÕES E REDES 1 OBJETIVOS 1. Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? 2. Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização deve utilizar? 3. Como sua

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES II. Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br

REDES DE COMPUTADORES II. Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br REDES DE COMPUTADORES II Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br Surgiu final década de 1980 Tecnologia de comutação em infraestrutura redes RDSI-FL(B-ISDN) Recomendação I.121 da ITU-T(1988)

Leia mais

Evolução na Comunicação de

Evolução na Comunicação de Evolução na Comunicação de Dados Invenção do telégrafo em 1838 Código Morse. 1º Telégrafo Código Morse Evolução na Comunicação de Dados A evolução da comunicação através de sinais elétricos deu origem

Leia mais

Redes Locais, Metropolitanas e de Longa Distância

Redes Locais, Metropolitanas e de Longa Distância Redes Locais, Metropolitanas e de Longa Distância Hermes Senger Pós-Graduação Lato Sensu em Redes de Computadores - DC - UFSCar Redes LAN, MAN e WAN - 1 Histórico - até início dos anos 80 Computação baseada

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES Capítulo 8 TELECOMUNICAÇÕES E REDES 8.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

Serviços de Mídia Contínua Em Redes de Pacotes

Serviços de Mídia Contínua Em Redes de Pacotes Serviços de Mídia Contínua Em Redes de Pacotes Caracterização das Aplicações e Requisitos PUC -Rio Departamento de Informática Luiz Fernando Gomes Soares lfgs@inf.puc-rio.br Tópicos Aplicações de Banda

Leia mais

3 Qualidade de serviço na Internet

3 Qualidade de serviço na Internet 3 Qualidade de serviço na Internet 25 3 Qualidade de serviço na Internet Além do aumento do tráfego gerado nos ambientes corporativos e na Internet, está havendo uma mudança nas características das aplicações

Leia mais

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO 1 COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode ser definida como a transmissão de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal contém uma mensagem composta

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas da Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Novembro de 2012 1 / 13 Modelo de Camadas Revisão de de Computadores Os

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

CAMADA DE REDE. UD 2 Aula 3 Professor João Carneiro Arquitetura de Redes 1º e 2º Semestres UNIPLAN

CAMADA DE REDE. UD 2 Aula 3 Professor João Carneiro Arquitetura de Redes 1º e 2º Semestres UNIPLAN CAMADA DE REDE UD 2 Aula 3 Professor João Carneiro Arquitetura de Redes 1º e 2º Semestres UNIPLAN Modelo de Referência Híbrido Adoção didática de um modelo de referência híbrido Modelo OSI modificado Protocolos

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - Equipamento terminal: Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão: cabos de pares simétricos, cabo coaxial,

Leia mais

Estrutura de um Rede de Comunicações. Redes e Sistemas Distribuídos. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação. Redes de comunicação de dados

Estrutura de um Rede de Comunicações. Redes e Sistemas Distribuídos. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação. Redes de comunicação de dados Estrutura de um Rede de Comunicações Profa.. Cristina Moreira Nunes Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Utilização do sistema de transmissão Geração de sinal Sincronização Formatação das mensagens

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Redes Wireless / Wi-Fi / IEEE 802.11 Em uma rede wireless, os adaptadores de rede em cada computador convertem os dados digitais para sinais de rádio,

Leia mais

Apostilas de Eletrônica e Informática SDH Hierarquia DigitaL Síncrona

Apostilas de Eletrônica e Informática SDH Hierarquia DigitaL Síncrona SDH A SDH, Hierarquia Digital Síncrona, é um novo sistema de transmissão digital de alta velocidade, cujo objetivo básico é construir um padrão internacional unificado, diferentemente do contexto PDH,

Leia mais

VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA

VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA Introdução Saiba como muitas empresas em todo mundo estão conseguindo economizar nas tarifas de ligações interurbanas e internacionais. A História do telefone Banda Larga

Leia mais

RCO2. LANs, MANs e WANs Visão geral

RCO2. LANs, MANs e WANs Visão geral RCO2 LANs, MANs e WANs Visão geral 1 LAN, MAN e WAN Classificação quanto a alcance, aplicação e tecnologias Distâncias: WAN: : distâncias arbitrariamente longas MAN: : distâncias médias (urbanas) LAN:

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - - Principais elementos - Equipamento terminal: o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão, e.g. cabos de pares simétricos, cabo coaxial, fibra óptica, feixes hertzianos,

Leia mais

1 Redes de comunicação de dados

1 Redes de comunicação de dados 1 Redes de comunicação de dados Nos anos 70 e 80 ocorreu uma fusão dos campos de ciência da computação e comunicação de dados. Isto produziu vários fatos relevantes: Não há diferenças fundamentais entre

Leia mais

Fernando Albuquerque - fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN. Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br

Fernando Albuquerque - fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN. Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br Tópicos Modelos Protocolos OSI e TCP/IP Tipos de redes Redes locais Redes grande abrangência Redes metropolitanas Componentes Repetidores

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações referem -se à transmissão eletrônica de sinais para as comunicações, incluindo meios como telefone, rádio e televisão. As telecomunicações

Leia mais

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto Introdução Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 1. Introdução i. Conceitos e Definições ii. Tipos de Rede a. Peer To Peer b. Client/Server iii. Topologias

Leia mais

Prof. Manuel A Rendón M

Prof. Manuel A Rendón M Prof. Manuel A Rendón M Tanenbaum Redes de Computadores Cap. 1 e 2 5ª. Edição Pearson Padronização de sistemas abertos à comunicação Modelo de Referência para Interconexão de Sistemas Abertos RM OSI Uma

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3

Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3 Arquitetura de Redes de Computadores - aula 3 Prof. Celso Rabelo Universidade Castelo Branco 1 Objetivo 2 Conceitos Tratamento de Colisão Histórico 3 Características Regras de Controle Tipos de Cabo e

Leia mais

Voz sobre ATM. Prof. José Marcos C. Brito

Voz sobre ATM. Prof. José Marcos C. Brito Voz sobre ATM Prof. José Marcos C. Brito 1 Camada de adaptação Voz não comprimida (CBR) AAL 1 Voz comprimida (VBR) AAL 2 Para transmissão de voz sobre a rede ATM podemos utilizar a camada de adaptação

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS

REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS REDES COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS (1ª Parte) Rede Digital com Integração de Serviços () 1 1. INTRODUÇÃO 2 EVOLUÇÃO DAS REDES PÚBLICAS DE TELECOMUNICAÇÕES 1: Rede Telefónica Analógica 2: Rede Telefónica

Leia mais

Software de rede e Modelo OSI André Proto UNESP - São José do Rio Preto andre.proto@sjrp.unesp.br O que será abordado Hierarquias de protocolos (camadas) Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços

Leia mais

Considerações no Projeto de Sistemas Cliente/Servidor

Considerações no Projeto de Sistemas Cliente/Servidor Cliente/Servidor Desenvolvimento de Sistemas Graça Bressan Graça Bressan/LARC 2000 1 Desenvolvimento de Sistemas Cliente/Servidor As metodologias clássicas, tradicional ou orientada a objeto, são aplicáveis

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Agrícola de Teresina Campus da Socopo Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) Orientada a Conexão Primeira rede pública

Leia mais

1 Introduc ao 1.1 Hist orico

1 Introduc ao 1.1 Hist orico 1 Introdução 1.1 Histórico Nos últimos 100 anos, o setor de telecomunicações vem passando por diversas transformações. Até os anos 80, cada novo serviço demandava a instalação de uma nova rede. Foi assim

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula 2 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP (RM TCP) 1. INTRODUÇÃO O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande

Leia mais

1.264 Aula 23. Trabalhos da Internet: Integração de LANs para WANs

1.264 Aula 23. Trabalhos da Internet: Integração de LANs para WANs 1.264 Aula 23 Trabalhos da Internet: Integração de LANs para WANs Resumo da rede Repetidores, Pontes, Roteadores, Gateways (Centrais de Trânsito Internacional) Os repetidores apenas se estendem para as

Leia mais

Redes de Dados. Aula 1. Introdução. Eytan Mediano

Redes de Dados. Aula 1. Introdução. Eytan Mediano Redes de Dados Aula 1 Introdução Eytan Mediano 1 6.263: Redes de Dados Aspectos fundamentais do projeto de redes e análise: Arquitetura Camadas Projeto da Topologia Protocolos Pt - a Pt (Pt= Ponto) Acesso

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 5-1. A CAMADA DE TRANSPORTE Parte 1 Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores, independentemente

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 6 Redes xdsl Sumário Introdução; Taxas de transmissão DSL e qualidade

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

1. INTRODUÇÃO AO ATM. O nome ATM vem de ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE.

1. INTRODUÇÃO AO ATM. O nome ATM vem de ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE. 1. INTRODUÇÃO AO ATM O nome ATM vem de ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE. O Protocolo ATM vem se tornando a cada dia que passa o mas importante no meio das Telecomunicações Mundiais. Tudo leva a crer que desempenhará

Leia mais

Protocolos Sinalização

Protocolos Sinalização Tecnologia em Redes de Computadores Fundamentos de VoIP Professor: André Sobral e-mail: alsobral@gmail.com São protocolos utilizados para estabelecer chamadas e conferências através de redes via IP; Os

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

1. Introdução às Comunicações e às Redes de Computadores Generalidades, noções e classificações de redes. Secção de Redes de Comunicação de Dados

1. Introdução às Comunicações e às Redes de Computadores Generalidades, noções e classificações de redes. Secção de Redes de Comunicação de Dados 1. Introdução às Comunicações e às Redes de Computadores Generalidades, noções e classificações de redes Redes de Comunicações/Computadores I Secção de Redes de Comunicação de Dados Necessidades de comunicação

Leia mais

Multimídia. Conceitos Básicos (Parte II)

Multimídia. Conceitos Básicos (Parte II) Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal Sistemas de Informação 7º Período Multimídia Conceitos Básicos (Parte II) Prof. Sérgio Carlos Portari Jr profsergio@frutalhost.com.br Carga Horária:

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula Complementar - EQUIPAMENTOS DE REDE 1. Repetidor (Regenerador do sinal transmitido) É mais usado nas topologias estrela e barramento. Permite aumentar a extensão do cabo e atua na camada física

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Sistemas de Telecomunicações I

Sistemas de Telecomunicações I Introdução aos Sistemas de Telecomunicações José Cabral Departamento de Electrónica Industrial Introdução aos Sistemas de Telecomunicações 1-16 Introdução aos Sistemas de Telecomunicações Tópicos: Redes

Leia mais

Meio Físico. Mensagem. Protocolo. Emissor e Receptor. Data Terminal Equipment Data Communications Equipment

Meio Físico. Mensagem. Protocolo. Emissor e Receptor. Data Terminal Equipment Data Communications Equipment Emissor Receptor Meio Físico Mensagem Protocolo Emissor e Receptor Data Terminal Equipment Data Communications Equipment (DTE) + (DCE) Meio Físico Mensagem ( pacote ) O meio físico É o elemento que transmite

Leia mais

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento IP 1 História e Futuro do TCP/IP O modelo de referência TCP/IP foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). O DoD exigia

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Metro-Ethernet (Carrier Ethernet) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Ethernet na LAN www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Euber Chaia Cotta e Silva Redes e a Internet Conceitos Básicos 01 Para que você possa entender o que é e como funciona a Internet é necessário primeiro compreender...

Leia mais

Figura 1 - Comparação entre as camadas do Modelo OSI e doieee. A figura seguinte mostra o formato do frame 802.3:

Figura 1 - Comparação entre as camadas do Modelo OSI e doieee. A figura seguinte mostra o formato do frame 802.3: Introdução Os padrões para rede local foram desenvolvidos pelo comitê IEEE 802 e foram adotados por todas as organizações que trabalham com especificações para redes locais. Os padrões para os níveis físico

Leia mais

Capítulo 5: EVOLUÇÃO DAS REDES

Capítulo 5: EVOLUÇÃO DAS REDES Capítulo 5: EVOLUÇÃO DS REDES Cap.5 Evolução das Redes - 1 FRME RELY Cap.5 Evolução das Redes - 2 FRME RELY Protocolo de Interface para rede de comutação de pacotes Chaveamento (roteamento) no nível de

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 6: Switching Uma rede corporativa

Leia mais

... Máquina 1 Máquina 2

... Máquina 1 Máquina 2 Exercícios Apostila Parte 1 Lista de Exercícios 1 1) Descreva sucintamente a função de (ou o que é realizado em) cada uma das sete camadas (Física, Enlace, Redes, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação)

Leia mais

Quadro de consulta (solicitação do mestre)

Quadro de consulta (solicitação do mestre) Introdução ao protocolo MODBUS padrão RTU O Protocolo MODBUS foi criado no final dos anos 70 para comunicação entre controladores da MODICON. Por ser um dos primeiros protocolos com especificação aberta

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE V: Telecomunicações, Internet e Tecnologia Sem Fio. Tendências em Redes e Comunicações No passado, haviam dois tipos de redes: telefônicas e redes

Leia mais

Redes WAN. Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha

Redes WAN. Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha Redes WAN Frame-Relay Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha Desdobramento da ISDN Alta Velocidade Taxas entre 64 Kbps e 2 Mbps Roteamento na Camada de Enlace Usada p/ interligar: WAN, SNA, Internet

Leia mais

Redes WAN. Prof. Walter Cunha

Redes WAN. Prof. Walter Cunha Redes WAN Conceitos Iniciais Prof. Walter Cunha Comutação por Circuito Todos os recursos necessários em todos os subsistemas de telecomunicação que conectam origem e destino, são reservados durante todo

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Rede de Computadores. Carlos Eduardo Pereira GCAR GCAR. IMP= Interface Message Processor. hosts. IMPs. Referência: Tanenbaum - Redes de Computadores

Rede de Computadores. Carlos Eduardo Pereira GCAR GCAR. IMP= Interface Message Processor. hosts. IMPs. Referência: Tanenbaum - Redes de Computadores Redes de Computadores Carlos Eduardo Pereira Referência: Tanenbaum - Redes de Computadores Rede de Computadores hosts IMPs IMP= Interface Message Processor 1 DTE/DCE/DSE Tarefas a serem realizadas pelas

Leia mais

1.264 Aula 22. Tecnologia de rede Celular, CATV, ISDN, DSL, rede de área local

1.264 Aula 22. Tecnologia de rede Celular, CATV, ISDN, DSL, rede de área local 1.264 Aula 22 Tecnologia de rede Celular, CATV, ISDN, DSL, rede de área local TV a cabo Permite a transferência de voz e dados nos estados permitidos (poucos até o momento) À LEC foi permitida a transferência

Leia mais

Asterisk, usando R2/MFC. DigiVoice Tecnologia em Eletrônica Ltda.

Asterisk, usando R2/MFC. DigiVoice Tecnologia em Eletrônica Ltda. Asterisk, usando R2/MFC DigiVoice Tecnologia em Eletrônica Ltda. Por que R2/MFC? Não é uma opção, mas a sinalização predominante para troncos digitais E1 nas centrais telefônicas no Brasil. É uma evolução

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Redes WAN de Circuitos Virtuais www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Na aula de hoje serão apresentadas duas tecnologias de redes de longa distância

Leia mais

Redes de Computadores e Teleinformática. Zacariotto 4-1

Redes de Computadores e Teleinformática. Zacariotto 4-1 Redes de Computadores e Teleinformática Zacariotto 4-1 Agenda da aula Introdução Redes de computadores Redes locais de computadores Redes de alto desempenho Redes públicas de comunicação de dados Computação

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Prof. Rafael Guimarães Redes de Alta Velocidade Tópico 4 - Aula 1 Tópico 4 - Aula 1 Rafael Guimarães 1 / 31 Sumário Sumário 1 Motivação 2 Objetivos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof o : Marcelo Mendes. Padrões IEEE Termos importantes a saber: PACOTE Pacote é a estrutura de dados unitária de transmissão em uma rede de computadores. A informação a transmitir

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

VoIP em Redes PLC (PowerLine( Communications)

VoIP em Redes PLC (PowerLine( Communications) VoIP em Redes PLC (PowerLine( Communications) Christiane Borges Santos Doutoranda em Ciência da Computação - UNB Mestre em Eng. Elétrica e de Computação - EEEC/UFG Tecnóloga em Redes de Comunicação CEFETGO

Leia mais

Introdução. Sistemas de Comunicação Wireless. Sumário. Visão Geral de Redes Móveis "#$%%% Percentual da população com telefone celular

Introdução. Sistemas de Comunicação Wireless. Sumário. Visão Geral de Redes Móveis #$%%% Percentual da população com telefone celular Sumário Sistemas de Comunicação Wireless! #$%%% & Visão Geral de Redes Móveis Introdução Percentual da população com telefone celular Brasil 19% 34% 2001 2005 Fonte: Global Mobile, Goldman Sachs, DiamondCluster

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Arquitetura Token Ring Arquitetura FDDI IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Usada em redes que possuem computadores de grande porte da IBM Opera nas camadas 1 e 2 do

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri Redes de Computadores Prof. Dr. Rogério Galante Negri Rede É uma combinação de hardware e software Envia dados de um local para outro Hardware: transporta sinais Software: instruções que regem os serviços

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Camadas física e de enlace do modelo OSI Prof. Ricardo J. Pinheiro

Fundamentos de Redes de Computadores. Camadas física e de enlace do modelo OSI Prof. Ricardo J. Pinheiro Fundamentos de Redes de Computadores Camadas física e de enlace do modelo OSI Prof. Ricardo J. Pinheiro Resumo Camada física. Padrões. Equipamentos de rede. Camada de enlace. Serviços. Equipamentos de

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 3 www.marcelomachado.com

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 3 www.marcelomachado.com Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 3 www.marcelomachado.com Protocolo é a linguagem usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se comunicar Objetivo Transmitir dados em uma rede A transmissão

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. José Gonçalves Pereira Filho Departamento de Informática zegonc@inf.ufes.br

Redes de Computadores. Prof. José Gonçalves Pereira Filho Departamento de Informática zegonc@inf.ufes.br Redes de Computadores Prof. José Gonçalves Pereira Filho Departamento de Informática zegonc@inf.ufes.br Classificação de Redes Redes de Computadores Conjunto de nós processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede Nível de Enlace Enlace: caminho lógico entre estações. Permite comunicação eficiente e confiável entre dois computadores. Funções: fornecer uma interface de serviço à camada de rede; determinar como os

Leia mais

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012

Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 As redes de computadores possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações,

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa 1ª Exercícios - REDES LAN/WAN INSTRUTOR: MODALIDADE: TÉCNICO APRENDIZAGEM DATA: Turma: VALOR (em pontos): NOTA: ALUNO (A): 1. Utilize 1 para assinalar os protocolos que são da CAMADA DE REDE e 2 para os

Leia mais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT 15.565 Integração de e-systems: Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais 15.578 Sistemas de Informação Global: Comunicações

Leia mais

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed quality of service Resumo para a disciplina de Processamento Digital de

Leia mais

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP Professor Leonardo Larback Protocolo SMTP O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no sistema de correio eletrônico da Internet. Utiliza o protocolo TCP na camada

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

A Evolução das Telecomunicações no Brasil

A Evolução das Telecomunicações no Brasil A Evolução das Telecomunicações no Brasil Outras Apostilas em: www.projetode redes.co m.br www.redesde com p uta dores. com. br Prof. José Maurício dos Santos Pinheiro Centro Universitário de Volta Redonda

Leia mais

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP A internet é conhecida como uma rede pública de comunicação de dados com o controle totalmente descentralizado, utiliza para isso um conjunto de protocolos TCP e IP,

Leia mais