Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Curso de Ciência da Computação. Disciplina de Algoritmos Paralelos e Distribuídos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Curso de Ciência da Computação. Disciplina de Algoritmos Paralelos e Distribuídos"

Transcrição

1 Universidade Estadual de Mat Grss d Sul Curs de Ciência da Cmputaçã Disciplina de Algritms Paralels e Distribuíds Intrduçã as Sistemas Distribuíds

2 Intrduçã Definiçã: Um sistema distribuíd é um cnjunt de cmputadres independentes, interligads pr uma rede de cnexã executand um sftware distribuíd. Exempls: Aplicações cmerciais(reserva de bilhetes, bancs); Aplicações Internet; Aplicações de Acess a infrmações multimídia; Grupware (trabalh clabrativ).

3 Exempl de Sistemas Distribuíds Sistema bancári:

4 Aspects Imprtantes em um SD Bancári Acesss Múltipls (cncrrentes) à mesma cnta. Váris usuáris acessam a mesma cnta u um sistema d banc (emissã de relatóris) acessa a mesm temp em que usuáris realizam trasações. Transações bancárias pdem envlver cntas armazenadas em diferentes bancs de dads u lcalidades. O serviç deve ser transparente a usuári nã interessa se s dads de sua cnta estã armazenads n banc 1 u n banc 2, a aplicaçã nã deve em nenhum mment deixar transparecer aspects interns d sistema.

5 Aspects Imprtantes em um SD Bancári O serviç deve ser cnfiável (nã deixa bjets em estads incnsistentes) e segur. Bases de dads replicadas devem ser cnsistentes. Bases de dads replicadas aumentam a tlerância a falhas, mas pdem trnar sistema nã cnfiável. Tlerância a falhas.

6 Cncrrência Características Em uma rede de cmputadres, a execuçã cncrrente de prgramas é a nrma; Pde-se cmpartilhar recurss cm pr exempl, páginas na web u arquivs a se trabalhar em cmputadres em separad; A capacidade d sistema de manipular recurss cmpartilhads pde ser ampliada pela adiçã de mais recurss (mais cmputadres) na rede. Inexistência de Relógi Glbal Quand s prgramas precisam cperar eles crdenam suas ações trcand mensagens. A crdenaçã depende de uma nçã cmpartilhada d temp em que as ações ds prgramas crrem. Nã há limite para a precisã cm a qual s cmputadres pdem sincrnizar seus relógis em uma rede. Cnsequência direta d fat de que a única cmunicaçã se dá pr mei d envi de mensagens na rede.

7 Características Falhas Independentes Tds s sistemas cmputadrizads pdem falhar e é de respnsabilidade ds prjetistas de sistema pensar nas cnsequências das prváveis falhas. Em sistemas distribuíds, cmputadres individuais pdem ficar islads pr falhas na rede, causand islament desta máquina na rede, mas a máquina em si cntinua funcinand. Cada cmpnente d sistema pde falhar de frma independente, deixand as utras máquinas ainda em funcinament.

8 Em Resum

9 Em Resum II

10 Middleware Permite a visã de um sistema únic suprtand redes e cmputadres hetergênes. É situada lgicamente entre uma camada de nível mais alt, cmpsta de usuáris e aplicações, e uma camada subjacente que cnsistem em sistemas peracinais e facilidades básicas de cmunicaçã.

11 Middleware A camada de middleware pde se estender pr várias máquinas, ferecend a mesma interface a cada aplicaçã.

12 Finalidades de um Sistema Distribuíd Acess a recurss Transparência Abertura Escalabilidade

13 Acess a Recurss Facilitar as usuáris e aplicações acess a recurss remts e cmpartilhament de maneira cntrlada e eficiente. Finalidade: Ecnmia Exempls: Impressras Cmputadres Dads Páginas web Cnectividade Grupware Cmérci Eletrônic

14 Acess a Recurss Prblema principal: Segurança Senhas e autenticaçã de usuáris Rastreament de cmunicações para mntar um perfil de preferências. Vilaçã de privacidade Spam

15 Transparência A intençã de um sistema transparente é cultar fat de que seus prcesss e recurss estã fisicamente distribuíds pr váris cmputadres. Tips de transparência:

16 Transparência Acess Ocultar diferenças entre arquiteturas de máquinas. Identificar cm s dads devem ser representads. Exempl: Cm nmear arquivs em SOs diferentes.

17 Transparência Lcalizçã Impssibilidade de se identificar a lcalizaçã física d recurs. Nã permite identificar fisicamente nde está lcalizad servidr que hspeda esse bjet

18 Transparência Migraçã Recurss pdem migrar de uma lcalidade para utra, pr questões de desempenh, segurança entre utrs. Deve ser feita de frma autmática pel sistema. Deve manter nme d bjet. Deve garantir a cntinuidade da cmunicaçã.

19 Transparência Relcaçã Oculta que um recurs pssa ser mvid para utra lcalizaçã durante us. Exempls: Celular se mvimentand dentr de uma mesma área de cbertura. Um autmóvel passand pr várias redes de acess sem fi, cm cnexã ininterrupta.

20 Transparência Replicaçã Permite que várias instâncias de recurss sejam usadas para aumentar a cnfiabilidade e desempenh. Deve mascarar cnheciment das réplicas pr parte ds usuáris. Implica na transparência de lcalizaçã. Prblemas de cnsistência.

21 Transparência Cncrrência Cmpartilhament cmpetitiv de recurss Deve garantir cnsistência Travas de acess Tratament mais refinad: transações.

22 Transparência Falhas Usuári nã pde perceber que um recurs deixu de funcinar bem. Mascarar falhas é uma das questões mais difíceis. Recurs mrt u muit lent?

23 Transparência Cmprmiss entre um alt grau de transparência e desempenh d sistema. Exempl: Aplicações de Internet tentam cntatar um servidr repetidas vezes antes de desistir. Dúvida: Desistir mais ced u permitir que usuári cancele as tentativas. Sistemas embutids: ntebk e impressra lcal.

24 Abertura Característica que determina se um sistema pde ser estendid de diferentes maneiras: Hardware: Inclusã de dispsitivs de fabricantes diferentes. Sftware: Móduls de SO Prtcls de Cmunicaçã Recurss cmpartilhads

25 Interperabilidade Abertura Até que pnt cmpnentes de diferentes fabricantes devem cexistir e trabalhar em cnjunt, baseads na cnfiança mútua de cada um. Capacidade de uma sistema (infrmatizad u nã) de se cmunicar de frma transparente cm utr sistema. Prtabilidade Até que pnt uma aplicaçã desenvlvida para um sistema distribuíd A pde ser executada, sem mdificaçã, em um sistema distribuíd B, que utilize as mesmas interfaces de A. Habilidade de reusar um códig existente a invés de refazê-l quand este é mvid de um ambiente para utr. PADRONIZAR

26 Escalabilidade Pde ser de três dimensões Tamanh Terms gegráfics Terms administrativs

27 Escalabilidade - Tamanh Aument d númer de usuáris e/u prcesss. Algumas limitações:

28 Escalabilidade - Tamanh Serviçs centralizads: Serviçs que sã implementads pr mei de apenas um únic servidr que executa em uma máquina específica n sistema distribuíd. Pssível gargal n sistema. Dads centralizads: Númer telefônics em um únic band de dads. Saturaçã de tdas as linhas de cmunicaçã que acessam. Algritms centralizads: Bradcast de infrmações

29 Escalabilidade Gegráfica Usuáris u recurss pdem estar lnge um ds utrs. Prblemas: Dificuldade de ampliar sistemas distribuíds existentes que fram riginalmente prjetads para redes lcais. Cmunicaçã síncrna. A cmunicaçã em redes de lnga distância é inerentemente nã cnfiável.

30 Escalabilidade Administrativa O sistema pde ser fácil de se gerenciar, mesm que sua abrangência atinja muitas rganizações diferentes. Prblemas: Plíticas cnflitantes em relaçã à utilizaçã de recurss entre utrs. Os usuáris de um únic dmíni pdem cnfiar em cmpnentes de um sistema distribuíd que residam dentr desse mesm dmíni. Cnfiança nã deve ultrapassar as frnteiras d dmíni. Aplicações devem ser testadas para que nã sfram nenhuma açã indevida.

31 Técnicas de Escalabilidade Sã 3 as técnicas de escalabilidade: Ocultar latências de cmunicaçã; Distribuiçã; Replicaçã.

32 Técnicas de Escalabilidade Ocultar latências Escalabilidade gegráfica; Evitar esperar pr respstas a requisições remtas; Cmunicaçã assíncrna; Aplicações interativas devem esperar pr uma respsta; Pssível ajuste: Reduzir cmunicaçã glbal, passand parte da cmputaçã d servidr para cliente que está requerend serviç.

33 Técnicas de Escalabilidade Ocultar latências Exempl de acess a banc de dads pr mei de frmuláris.

34 Técnicas de Escalabilidade Distribuiçã Escalabilidade de tamanh. Dividir um cmpnente em partes menres e espalhar as subpartes pel sistema. Exempl: DNS hierarquia em árvres de dmíni.

35 Técnicas de Escalabilidade - Replicaçã Aumenta a dispnibilidade ds recurss. Equilibra a carga entre s cmpnentes. Sistema cm ampla dispersã gegráfica Ocultar s prblemas de latência Cache Frma especial de replicaçã Cache é uma decisã d cliente d sistema.

36 Errs Cmuns Premissas falsas adtadas a se desenvlver pela primeira vez um sistema distribuíd: A rede é cnfiável; A rede é segura; A rede é hmgênea; A tplgia é cnstante; Latência zer; A largura de banda é infinita; O cust de transprte é zer; Existe smente um administradr.

37 Tips de Sistemas Distribuíds 1. Sistemas de Cmputaçã 2. Sistemas de Infrmaçã 3. Sistemas Pervasivs

38 Sistemas de Cmputaçã Cmputaçã em Cluster. Cmputaçã em Grade.

39 Sistemas de Infrmaçã Sistemas empresariais desenvlvids para integrar diversas aplicações individuais, nde a interperabilidade se mstru dlrsa. Sistemas de Prcessament de Transações. Integraçã de Aplicações Empresariais.

40 Sistemas de Infrmaçã Prcessament de Transações Requer primitivas especiais que devem ser frnecidas pel sistema distribuíd u pel sistema de linguagem. Exempl de primitivas para transações.

41 Sistemas de Infrmaçã Prcessament de Transações Características: Atômicas: é indivisível para mund exterir. Cnsistentes: nã vila invariantes d sistema. Isladas: transações cncrrentes nã interferem umas cm as utras. Duráveis: uma vez cmprmetida uma transaçã, as alterações sã permanentes.

42 Sistemas de Infrmaçã Prcessament de Transações Transaçã aninhada: A transaçã é cnstruída cm base em uma quantidade de subtransações.

43 Sistemas de Infrmaçã Prcessament de Transações Mnitr de Prcessament de Transaçã: permite que uma aplicaçã acesse váris servidres/banc de dads.

44 Sistema de Infrmaçã Integraçã de Aplicações Empresariais Aplicações que requerem muit mais em terms de cmunicaçã, e nã smente mdel de requisiçã/respsta. Middleware de cmunicaçã: Chamada de Prcediment Remt. Invcações de Métd Remt. Middleware Orientad a mensagem.

45 Sistema de Infrmaçã Integraçã de Aplicações Empresariais Middleware cm facilitadr de cmunicaçã em integraçã de aplicações empresariais.

46 Sistema de Infrmaçã Middleware de Cmunicaçã Chamada de Prcediment Remt (RPC) Um cmpnente de aplicaçã pde enviar a um utr cmpnente de aplicaçã Requisiçã e respsta sã empactadas em mensagens Invcaçã de Métd Remt (RMI) O RMI é semelhante a RPC, a diferença é que ele (RMI) funcina cm bjets a invés de usar aplicações.

47 Sistemas de Infrmaçã Middleware de Cmunicaçã Desvantagens d RPC e drmi Os cmpnentes da cmunicaçã devem estar ligads e em funcinament. Precisam saber exatamente cm se referir um a utr. Middleware Orientad a Mensagem (MOM) Aplicações enviam mensagens a pnts lógics de cntat. O middleware se encarrega de entregar tdas as mensagens destinadas a uma aplicaçã.

48 Sistemas Pervasivs O cmprtament mais esperads desses sistemas é instável. Sistemas pervasivs sã dispsitivs de cmputaçã móvel e embarcads. Sã pequens Alimentads pr bateria Mbilidade Cnexã sem fi Requisits para aplicações Pervasivas: Adtar mudanças cntextuais Incentivar cmpsiçã ad-hc O cmpartilhament é padrã

49 Tips de Sistemas Pervasivs Sistemas dméstics Sistemas eletrônics para tratament de saúde Redes de sensres

50 Exercícis e Bibligrafia Este material tem sua fnte n livr: Sistemas Distribuíds: Princípis e Paradigmas. Andrew Tanenbaum e Marteen Steen Exercícis: 1. Fazer a leitura d capítul 1(intrduçã) d livr acima citad. 2. Fazer tds s exercícis d capítul citad n item 1, cm exceçã ds exercícis referentes a tarefas de labratóri.

Introdução. Capítulo 1

Introdução. Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Definição Um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes entre si que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente Tanenbaum/Van Steen Definição

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Tecnologia em Sistemas para Internet Aula 03 Introdução à Objetivos Conhecer características básicas sobre escalabilidade de SDs; Apresentar alguns exemplos de sistemas distribuídos e características de

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Introdução www.pearson.com.br capítulo 1 slide 1 O que são Sistemas Distribuídos? Um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2016-2017 DISCIPLINA: Equipaments Infrmátics e Redes ENSINO: Secundári

Leia mais

SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA EMPRESAS INOVADORAS. CRESCIMENTO COM ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL.

SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA EMPRESAS INOVADORAS. CRESCIMENTO COM ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL. SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA EMPRESAS INOVADORAS. CRESCIMENTO COM ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL. Descriçã d Prdut O POS-SiTef é uma sluçã cmercializada através de uma parceria da Sftware Express cm as redes adquirentes.

Leia mais

UML Diagrama de Caso de Uso Análise e Projeto de Software

UML Diagrama de Caso de Uso Análise e Projeto de Software UML Diagrama de Cas de Us Análise e Prjet de Sftware Prfª. Cibele da Rsa Christ Sinti cibele@senacrs.cm.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Intrduçã Cass

Leia mais

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares

o Coesão e Coerência textuais a partir da especificidade do gênero.; Componentes Curriculares por módulo Módulo I Componentes Curriculares 6.2.1 Cmpnentes Curriculares pr módul Módul I Cmpetências Bases Tecnlógicas Cmpnentes Curriculares Desenvlver algritms e prgramas de cmputadres para slucinar prblemas. Lógica; Algritms; Técnicas de prgramaçã;

Leia mais

Programação Distribuída. Tipos de Sistemas Distribuídos

Programação Distribuída. Tipos de Sistemas Distribuídos Programação Distribuída Tipos de Sistemas Distribuídos Tipos de Sistemas Distribuídos Os diferentes tipos de sistemas distribuídos são: Sistema de Computação Distribuído Sistema de Informação Distribuído

Leia mais

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo Descriçã d serviç Cpilt Optimize CAA-1000 Visã geral d serviç Esta Descriçã d serviç ( Descriçã d serviç ) é firmada pr vcê, cliente, ( vcê u Cliente ) e a entidade da Dell identificada na fatura de cmpra

Leia mais

Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão

Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Sistema Web para Gerenciament SNMP de Impressã Terceirizada da FURB Rdrig Antni Müller Orientadr: Francisc Adell Péricas Rteir Intrduçã Objetivs d Trabalh Fundamentaçã Teórica Sistema Atual Desenvlviment

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. Tecnologias Específicas Escla Básica e Secundária de Santa Maria An Letiv 2017/2018 Infrmaçã Prva Especial de Avaliaçã Tecnlgias Específicas Prtaria 52/2016, de 16 de junh O presente dcument divulga infrmaçã relativa à Prva Especial

Leia mais

Manual do Usuário Omnicarreta

Manual do Usuário Omnicarreta Manual d Usuári Omnicarreta 1 Sumári 1. Infrmativ e Central de Atendiment... 2 2. Omnicarreta... 3 2.1. OmniCarreta Lcalizadr... 4 2.2. OmniCarreta Autônm... 5 2.3. Omnicarreta Autônm + Omni Dual u OmniTurb

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2015-2016 DISCIPLINA: Equipaments Infrmátics e Redes CURSO: Vcacinal

Leia mais

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica

Gestão de Participantes da Semana de Integração Acadêmica Gestã de Participantes da Semana de Integraçã Acadêmica MPP - Manual de Plíticas e Prcediments Atualizad em 07/01/2016 Sumári 1. DO GESTOR DO PROCESSO... 2 2. DA POLÍTICA INSTITUCIONAL... 3 3. DO DIAGRAMA

Leia mais

Módulo 1: Processador de texto (UFCD 0754)

Módulo 1: Processador de texto (UFCD 0754) Planificaçã anual An letiv 2016 / 2017 CURSO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE INFORMÁTICA DISCIPLINA: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE ESCRITÓRIO Módul 1: Prcessadr de text (UFCD 0754) O alun deverá ser capaz

Leia mais

O uso de amostras. Desvantagens: Perda no nível de confiança; Diminuição da precisão dos resultados. POPULAÇÃO (N) AMOSTRA(n)

O uso de amostras. Desvantagens: Perda no nível de confiança; Diminuição da precisão dos resultados. POPULAÇÃO (N) AMOSTRA(n) Amstragem O us de amstras POPULAÇÃO (N) AMOSTRA(n) Desvantagens: Perda n nível de cnfiança; Diminuiçã da precisã ds resultads. Vantagens: Cust; Temp; Acessibilidade; O us de amstras Pssibilidade de mair

Leia mais

As Vantagens Competitivas Baseando-se na Redução do Tempo

As Vantagens Competitivas Baseando-se na Redução do Tempo PROCESSAMENTO DE PEDIDOS Temp é dinheir : a velcidade e a precisã das infrmações lgísticas ditam a eficiência peracinal da empresa. As atividades de prcessament de pedids pdem tmar mais de 50% d temp d

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL Serviç Scial d Cmerci - Amaznas ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL 1. INTRODUÇÃO A cncrrência tem cada vez mais demandad esfrçs das rganizações de quaisquer prtes em manterem-se cmpetitivas

Leia mais

Sistemas de Tempo Real

Sistemas de Tempo Real Sistemas de Temp Real Temp Várias definições Temp em sistemas (Interpretações) Temp Lógic: definid a partir de relações de precedência entre events. Estabelece rdens causais entre cnjunt de events. Temp

Leia mais

Javé-Nessí Informática Ltda - Portal AliançaNet

Javé-Nessí Informática Ltda  - Portal AliançaNet Javé-Nessí Infrmática Ltda www.javenessi.cm.br - cmercial@javenessi.cm.br Prtal AliançaNet Javé-Nessí Infrmática Ltda www.javenessi.cm.br - cmercial@javenessi.cm.br Apresentams Prtal AliançaNet. Nss prtal

Leia mais

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL. Caderno III. Câmeras

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL. Caderno III. Câmeras CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL Cadern III Câmeras Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. VISÃO MACRO... 4 3. COMPONENTES DO SISTEMA... 5 3.1. Sluçã Embarcada... 5 3.2. Ambiente de garagem... 5 3.3. Central CCO...

Leia mais

Estilos de Interação

Estilos de Interação Universidade Federal Fluminense Marianna Mendes Prtela Estils de Interaçã A evluçã ds cmputadres fez cm que seu us atingisse diverss públics cm finalidades diferentes. Cm iss, fi necessári evluir também

Leia mais

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves

Cálculo do Valor Acrescentado (VA) no Aves Cálcul d Valr Acrescentad (VA) n Aves Cnceiçã Silva Prtela Faculdade de Ecnmia e Gestã Universidade Católica Prtuguesa csilva@prt.ucp.pt pt Prgrama AVES Avaliaçã de Externa Esclas de Esclas cm Ensin Secundári

Leia mais

9º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

9º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs 9º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2015-2016 DISCIPLINA: Sistemas Infrmátics e Redes de Cmputadres

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Critérios de Avaliação 2017/2018 DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARDUNHA E XISTO, FUNDÃO 161123 Medalha de Prata de Mérit Municipal Departament de Ciências Sciais

Leia mais

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos Organizaçã de Cmputadres Digitais Cap.10: Cnjunt de Instruções: Mds de Endereçament e Frmats Mds de endereçament Os mds de endereçament sã um aspect da Arquitetura d cnjunt de instruções ns prjets das

Leia mais

Figura 36 Protótipo de Interface: Tela da fase 4 - discriminar fonemas. Fonte: Desenvolvido pelo autor (2014).

Figura 36 Protótipo de Interface: Tela da fase 4 - discriminar fonemas. Fonte: Desenvolvido pelo autor (2014). 89 Figura 36 Prtótip de Interface: Tela da fase 4 - discriminar fnemas Fnte: Desenvlvid pel autr (2014). Figura 37 Prtótip de Interface: Tela da fase 5 - cmpletar palavras Fnte: Desenvlvid pel autr (2014).

Leia mais

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica Aplicação Revisão 1

Âmbito do Documento. Modelo de Comunicação. Modelo de Comunicação. Prescrição Eletrónica Médica Aplicação Revisão 1 Mdel de Cmunicaçã Prescriçã Eletrónica Médica Aplicaçã Revisã 1 Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e clientes da aplicaçã de Prescriçã Eletrónica

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Tecnologia em Sistemas para Internet Aula 02 Introdução à Introdução A computação entre as décadas de 40 e 80 tinha um custo elevado; Computadores imensos e independentes; Anos 80 dois avanços mudam esse

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos UERN Sistemas Distribuídos Prof. André Gustavo andregustavo@uern.br Sistemas Distribuídos Ementa: Conceitos relacionados com Sistemas Distribuídos. Mecanismos dos Sistemas Operacionais para suporte a distribuição.

Leia mais

GMoodle On-line 30 Dias Grátis

GMoodle On-line 30 Dias Grátis Plans serviç d GMdle On-Line GMdle On-line 30 Dias Grátis Esclha seu plan serviç d GMdle On-Line um sistema avançad mnitra ment e extraçã relatóris d Mdle Para cnhecer ptencial d GMdle faça um teste Vcê

Leia mais

WWF INTERNACIONAL. Política de Informação e Segurança de Dados Pessoais

WWF INTERNACIONAL. Política de Informação e Segurança de Dados Pessoais Plítica de Infrmaçã e Segurança de Dads Pessais Versã 1 Nvembr de 2018 Adaptada Pr: Hélder Chamba IT Officer WWF INTERNACIONAL Plítica de Infrmaçã e Segurança de Dads Pessais Data da Versã: 1 Julh 2018,

Leia mais

Requisitos de Segurança no Ciclo de Vida de Desenvolvimento

Requisitos de Segurança no Ciclo de Vida de Desenvolvimento Requisits de Segurança n Cicl de Vida de Desenvlviment Palestrante: Maurici da Silva Marinh Administradr Especialista em Análise de Sistemas Analista de TI n Núcle de Riscs e Segurança de TI d BRB Requisits

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA Objetiv Dispnibilizar a pçã de negativaçã ds clientes pessas físicas e/u jurídicas sbre dívidas nã pagas. Flux Prcess Página 2 de 14 Prcess 1. PEFIN 1.1 Menus Específics

Leia mais

Programa de Serviços Polycom Premier

Programa de Serviços Polycom Premier DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS POLYCOM Prgrama de Serviçs Plycm Premier O Prgrama de Serviçs Premier da Plycm prvê as Clientes suprte técnic pr telefne, repsiçã antecipada de peças, upgrades e updates de sftware

Leia mais

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017 Auditria às Reclamações e Pedids de Infrmaçã ds CTT Crreis de Prtugal, S.A. 2017 Síntese d Relatóri Versã pública 11 de setembr de 2018 Este dcument fi preparad pela Grant Thrntn & Assciads, SROC, Lda.

Leia mais

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos

Casa Eficiente d. Instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics 1 2 FICHA TÉCNICA Títul 7.d Instalaçã de pnts de carregament de veículs elétrics Cleçã Casa Catálg de sluções técnicas Ediçã Prgrama Casa Autria

Leia mais

SIC Gerenciando Através s da Confiabilidade. Fabiana Pereira da Silva Vale

SIC Gerenciando Através s da Confiabilidade. Fabiana Pereira da Silva Vale SIC 2013 Gerenciand Através s da Cnfiabilidade Fabiana Pereira da Silva Vale Intrduçã Atualmente as empresas de mineraçã vivem num cenári parecid cm s estudads e bservads pr Adam Smith e Frederick Taylr

Leia mais

TESTES DE SOFTWARE.

TESTES DE SOFTWARE. TESTES DE SOFTWARE Definições... Cntext de desenvlviment... Quem participa? Imprtância: www.treinaweb.cm.br/curss-nline/testes-e-prjets http://www.tiexames.cm.br/nvsite2015/curs_teste_sftware_ctfl.php

Leia mais

CASE DE SUCESSO. Sobre a Duarte Garcia Serra e Netto Terra Advogados

CASE DE SUCESSO. Sobre a Duarte Garcia Serra e Netto Terra Advogados Sbre a Duarte Garcia Serra e Nett Terra Advgads Frmad pr prfissinais cm grande experiência, trabalh cnjunt e recnheciment nacinal e internacinal, Duarte Garcia, Serra Nett e Terra é um escritóri multidisciplinar

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Unitri Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Conceitos Sistema Distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente.

Leia mais

CNS : Fundamentos do Gerenciamento de Tráfego do Citrix NetScaler

CNS : Fundamentos do Gerenciamento de Tráfego do Citrix NetScaler CNS-220-1 : Fundaments d Gerenciament de Tráfeg d Citrix NetScaler Visã Geral Prjetad para aluns que pssuam puca u nenhuma experiência prévia cm NetScaler, este curs é ideal para aluns que irã desenvlver

Leia mais

CNS-205: Fundamentos e Networking do Citrix NetScaler 11

CNS-205: Fundamentos e Networking do Citrix NetScaler 11 CNS-205: Fundaments e Netwrking d Citrix NetScaler 11 O bjetiv d curs Fundaments e Netwrking d Citrix NetScaler 11 é de ferecer s cnceits e habilidades fundamentais necessárias para implementar, cnfigurar,

Leia mais

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013.

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013. Serviç de Acess as Móduls d Sistema HK (SAR e SCF) Desenvlvems uma nva ferramenta cm bjetiv de direcinar acess ds usuáris apenas as Móduls que devem ser de direit, levand em cnsideraçã departament de cada

Leia mais

Administração de Redes Servidores de Aplicação

Administração de Redes Servidores de Aplicação 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA Administraçã de Redes Servidres de Aplicaçã

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS PHONE MANUAL PROTECT Versã R15 SISTEMA OPERACIONAL - WINDOWS PHONE Cpyright GVT 2015 www.gvtprtect.cm.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 3 2.2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Leia mais

Banda Larga Móvel 3GPP janeiro 2015

Banda Larga Móvel 3GPP janeiro 2015 Banda Larga Móvel 3GPP janeir 2015 www.4gamericas.rg Hje, as tecnlgias 3GPP - HSPA, HSPA+ e agra LTE e LTE-Advanced - representam a base d mund da banda larga móvel, ferecend cnexões rápidas e integradas

Leia mais

UML. Diagrama de Classes de Projeto e Diagrama de Objetos Análise e Projeto de Software. Profª. Cibele da Rosa Christ

UML. Diagrama de Classes de Projeto e Diagrama de Objetos Análise e Projeto de Software. Profª. Cibele da Rosa Christ UML Diagrama de Classes de Prjet e Diagrama de Objets Análise e Prjet de Sftware Prfª. Cibele da Rsa Christ cibele@senacrs.cm.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC

Leia mais

Plano de curso Inspeção de escavadeira Hidráulica de pneus

Plano de curso Inspeção de escavadeira Hidráulica de pneus PLANO DE CURSO MSOBRINSPHEXW PAG1 Plan de curs Inspeçã de escavadeira Hidráulica de pneus Justificativa d curs Mais de 70% das falhas que crrem em máquinas, equipaments e ferramentas acntecem pr falha

Leia mais

Plano de curso Inspeção de escavadeira hidráulica de esteira

Plano de curso Inspeção de escavadeira hidráulica de esteira PLANO DE CURSO MSOBRINSPHEX PAG1 Plan de curs Inspeçã de escavadeira hidráulica de esteira Justificativa d curs Mais de 70% das falhas que crrem em máquinas, equipaments e ferramentas acntecem pr falha

Leia mais

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Um S.D. deve oferecer: 1. fácil acesso a seus recursos; 2. ocultar onde estão esses recursos,

Leia mais

Uma Arquitetura Independente de Domínio e Plataforma para Apresentação de Comportamentos em Agentes Pedagógicos Animados

Uma Arquitetura Independente de Domínio e Plataforma para Apresentação de Comportamentos em Agentes Pedagógicos Animados Uma Arquitetura Independente de Dmíni e Platafrma para Apresentaçã de Cmprtaments em Agentes Pedagógics Animads Rnald S. Mtla - Unilasalle Patrícia A. Jaques - Unisins Prt Alegre, 17 de Julh de 2007 Rteir

Leia mais

Guia do usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 6.4

Guia do usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 6.4 Guia d usuári d Servidr d Avigiln Cntrl Center Versã 6.4 2006-2017, Avigiln Crpratin. Tds s direits reservads. AVIGILON, lgtip AVIGILON, AVIGILON CONTROL CENTER, ACC, e TRUSTED SECURITY SOLUTIONS.AVIGILON,

Leia mais

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC)

O Percurso de 5 anos do Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) O Percurs de 5 ans d Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) Eduard Ferreira da Silva, Gillian Mreira, Jsé Albert Rafael, Daniela Csta WORKSHOP 5 ANOS DE SubGQ_UC 12

Leia mais

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC),

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), REGULAMENTO GERAL A participaçã nas V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), a realizar n Edifíci Esclar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nva de Lisba, Hspital S. Francisc

Leia mais

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações.

01/03/2015 GP III 1. Tópicos. O T&D é uma das mais poderosas ferramentas de transformação nas organizações. Tópics pg 1.Treinament e Desenvlviment 2 2.Imprtância d T&D 3 3.Reflexã 4 4.Cnceit de Treinament 5 5.Cntribuiçã 6 6.Objetivs d Treinament 7 7.Indicadres a Priri de Necessidades de T&D 8 8.Indicadres a

Leia mais

Diagrama de Atividades

Diagrama de Atividades Diagrama de Atividades N cntext da UML, Diagrama de Atividades é um diagrama cmprtamental (que especifica cmprtament d sftware), e através dele pdems mdelar partes d cmprtament de um sftware. Activity

Leia mais

Qualidades Operacionais

Qualidades Operacionais Qualidades Operacinais versã Enterprise Spark 2016 Spark. A cópia u distribuiçã nã autrizada é uma vilaçã da lei de direits autrais. cmercial@sparkag.cm.br - www.sparkag.cm.br mywms mdern e sfisticad Tecnlgia

Leia mais

Sugestões para Escrita de Artigos Científicos

Sugestões para Escrita de Artigos Científicos Sugestões para Escrita de Artigs Científics Organizaçã Geral Um text científic é dividid em secções. A rganizaçã d cnteúd das secções varia de artig para artig. Uma ba sugestã de rganizaçã é a seguinte.

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geração de Guias para ST, DIFAL e FCP CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Geraçã de Guias para ST, DIFAL e FCP 1. Objetivs Gerar títuls n cntas a pagar cm ttal de ICMS-ST, DIFAL e/u FCP das ntas fiscais de saída. Página 2 de 6 2. Requisits 2.1. RF01 Geraçã

Leia mais

Introdução ao Processo BIM

Introdução ao Processo BIM Intrduçã a Prcess BIM CIV 2155 BIM: Nvas Tecnlgias e Metdlgias na Engenharia ARQ2203 Prjets Integrads em Arquitetura, Engenharia e Cnstruçã Prfa. Elisa Stelin BIM = Building Infrmatin Mdeling O que NÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA DE PROJETOS I RESUMO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Resum d trabalh

Leia mais

Medidor de Vibração Modelo VB450 GUIA DO USUÁRIO

Medidor de Vibração Modelo VB450 GUIA DO USUÁRIO Medidr de Vibraçã Mdel VB450 GUIA DO USUÁRIO Intrduçã Obrigad pr esclher Extech Instruments Mdel VB450. O VB450 é um medidr de vibraçã prtátil cnstituíd pr um sensr de aceleraçã e um circuit de exibiçã

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS TIPOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS TIPOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS TIPOS Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento TIPOS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Sistemas de Computação Distribuídos de Alto Desempenho Utilizado para tarefas de computação de

Leia mais

A proteção de nomes geográficos no processo de novos gtlds. V3 29 de agosto de 2014

A proteção de nomes geográficos no processo de novos gtlds. V3 29 de agosto de 2014 A prteçã de nmes gegráfics n prcess de nvs gtlds V3 29 de agst de 2014 Preparad pel subgrup de trabalh para a prteçã de nmes gegráfics nas próximas rdadas de nvs gtlds 1. Finalidade Durante 47 Encntr da

Leia mais

Regulamento de uso. dos. Laboratórios

Regulamento de uso. dos. Laboratórios Regulament de us ds Labratóris Brasília/DF. Agst/2005 REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS Para s Labratóris de Infrmática da UNEB Uniã Educacinal de Brasília - UNEB Elabraçã Equipe TI Editraçã Viviane

Leia mais

Especificação do Trabalho 1 NetMap

Especificação do Trabalho 1 NetMap Universidade Federal d Espírit Sant Departament de Infrmática Estruturas de Dads (INF09292) 1 Trabalh Prátic Períd: 2018/2 Prf a Patrícia Dckhrn Csta Email: pdcsta@inf.ufes.br Especificaçã d Trabalh 1

Leia mais

1.º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

1.º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs 1.º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2016-2017 DISCIPLINA: Instalaçã e Manutençã de Cmputadres

Leia mais

Gestão para a Excelência O caminho para um brasil melhor

Gestão para a Excelência O caminho para um brasil melhor Gestã para a Excelência O caminh para um brasil melhr Fórum Internacinal de Bas Práticas (IBPF) - ut/16 RELATÓRIO DE COMPETITIVIDADE GLOBAL 2016-2017 Brasil (81 de 138) Ambiente macrecnômic instável Baixa

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Motivação Aplicações Motivam Possibilita Engenharia Motivação! Aplicações cada vez mais complexas! Qual a técnica mais comum para redução de complexidade? " Modularização Dividir

Leia mais

Representação e Aquisição do Conhecimento

Representação e Aquisição do Conhecimento Representaçã e Aquisiçã d Cnheciment 1.1 Cnceits básics e terminlgia A utilizaçã intensa d cnheciment trna difícil desempenh d cmputadr. Tarefas tais cm a extraçã de cnceits, relacinâ-ls, fazer deduções

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: ELETRICISTA VEICULAR BÁSICO 80 h ÁREA: AUTOMOTIVA MODALIDADE: INICIAÇÃO PROFISSIONAL Plan de Curs Simplificad FP.EP.04.08 Revisã 1 20/08/2014 Página 1 de 15 FIETO FEDERAÇÃO

Leia mais

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO Escla Secundária Dr. Jaquim de Carvalh Figueira da Fz N º P r j e t : N º C u r s : _ N º A c ã : Curss Prfissinais Planificaçã Anual 2017/2018 Curs Prfissinal de Técnic de Infrmática - Sistemas Aplicações

Leia mais

Metas de um Sistema Distribuído

Metas de um Sistema Distribuído Metas de um Sistema Distribuído Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS RESUMO DO PROGRAMA O prgrama "Criand uma Trajetória Prfissinal em Segurança Digital", crdenad cnjuntamente pel Prgrama de Segurança Cibernética da Organizaçã ds Estads Americans

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico Pesquisa de Satisfaçã de Clientes HB SAÚDE 2018 Relatóri de Auditria e Parecer Técnic Jã August Simões Abril/2018 AVALIAÇÃO DE CENÁRIO A HB SAÚDE (HB SAÚDE S/A) adta as nrmas gerais recmendadas pela ANS

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS

CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SEDIMENTAR E AMBIENTAL GSA0401 SENSORIAMENTO REMOTO CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS extraçã de padrões pela rem Prf.: André Pires Negrã

Leia mais

Notas de Aula Guilherme Sipahi Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores Modernos

Notas de Aula Guilherme Sipahi Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores Modernos Ntas de Aula Guilherme Sipahi Arquitetura de Cmputadres Arquitetura de Cmputadres Mderns Passs da execuçã de um prgrama: 1. Fetch (busca) da nva instruçã da memória p/ registr. 2. PC (prgram cunter) apnta

Leia mais

Projeto de Arquitetura Objetivos. Tópicos abordados. Arquitetura de software. Vantagens da arquitetura explícita

Projeto de Arquitetura Objetivos. Tópicos abordados. Arquitetura de software. Vantagens da arquitetura explícita Prjet de Arquitetura Objetivs Apresentar prjet de arquitetura e discutir sua imprtância Explicar as decisões de prjet de arquitetura que têm de ser feitas Apresentar três estils cmplementares de arquitetura

Leia mais

Desenho centrado em utilização

Desenho centrado em utilização Desenh centrad em utilizaçã Engenharia de Usabilidade Prf.: Clarind Isaías Pereira da Silva e Pádua Departament de Ciência da Cmputaçã - UFMG Desenh centrad em utilizaçã Referências Cnstantine, L.L., &

Leia mais

HARDWARE e SOFTWARE. O Computador é composto por duas partes: uma parte física (hardware) e outra parte lógica (software).

HARDWARE e SOFTWARE. O Computador é composto por duas partes: uma parte física (hardware) e outra parte lógica (software). HARDWARE e SOFTWARE O Cmputadr é cmpst pr duas partes: uma parte física (hardware) e utra parte lógica (sftware). Vcê sabe qual é a diferença entre "Hardware" e "Sftware"? Hardware: é nme dad a cnjunt

Leia mais

Qualidade de Software 5ºSemestre

Qualidade de Software 5ºSemestre Qualidade de Sftware 5ºSemestre Aula 14 Prf. Gladimir Cerni Catarin gladimir@gmail.cm SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Metdlgias Ágeis Metdlgias Servem para

Leia mais

2 Modelagem da previsão de atenuação por chuvas em enlaces GEO

2 Modelagem da previsão de atenuação por chuvas em enlaces GEO 2 Mdelagem da previsã de atenuaçã pr chuvas em enlaces GEO A caracterizaçã adequada da influência da chuva em enlaces de cmunicaçã via satélite que peram na faixa de freqüência de micrndas é fundamental

Leia mais

Conteúdo A parte principal de um relatório de auditoria, mas não a única, é a parte dos desvios encontrados. O que é que constitui um desvio?

Conteúdo A parte principal de um relatório de auditoria, mas não a única, é a parte dos desvios encontrados. O que é que constitui um desvio? AUDITORIAS INTERNAS, RELATÓRIO DE AUDITORIA INTERNAL AUDITS, AUDIT REPORT Intrduçã O relatóri de auditria é dcument que resulta da atividade de auditria. Qualquer labratóri que cumpra cm s requisits da

Leia mais

DECLARAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE PRÍNCIPIOS DA ENTIDADE CERTIFICADORA RAIZ DA GTS

DECLARAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE PRÍNCIPIOS DA ENTIDADE CERTIFICADORA RAIZ DA GTS DECLARAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE PRÍNCIPIOS DA ENTIDADE CERTIFICADORA RAIZ DA GTS Glbal Trusted Sign Referência d Dcument DP05_GTS_V2 1 DP05_GTS_v2 ÍNDICE 1. Referências... 3 2. Dcuments Assciads... 3 3. Lista

Leia mais

Implementação de um SGSI na FCT FCCN

Implementação de um SGSI na FCT FCCN Implementaçã de um SGSI na FCT FCCN Prcesss e Ferramentas de Segurança SSEG Jrge de Carvalh jcarvalh@fccn.pt 2017 04 20 Agenda Infrmaçã Segurança da infrmaçã SGSI, que é? Cm implementar um SGSI SGSI na

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br 1 Definição: um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e o Programa da disciplina. Infrmaçã da Prva de Exame de Equivalência à Frequência de Prjet Tecnlógic Códig: 196 2013 Curs Tecnlógic de Infrmática/12.º Prva: Pr (Prjet) Nº de ans: 1 Duraçã: 30-45 minuts Decret-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

Plano de curso Inspeção de Recicladora de Asfalto

Plano de curso Inspeção de Recicladora de Asfalto PLANO DE CURSO MSOBRINSPMIXER PAG1 Plan de curs Inspeçã de Recicladra de Asfalt Justificativa d curs Mais de 70% das falhas que crrem em máquinas, equipaments e ferramentas acntecem pr falha de peraçã

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Ano: 2015

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Ano: 2015 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL An: 2015 OLINDA MARÇO/2016 APRESENTAÇÃO Este dcument, apiad na Lei 10.861, de 14/04/2004, bem cm na Nta Técnica d INEP/DAES/CONAES

Leia mais

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral

Modelo de Comunicação. Programa Nacional para a Promoção da Saúde Oral Âmbit d Dcument O presente dcument traduz mdel de cmunicaçã entre Centr de Suprte da SPMS e utilizadres d Sistema de Infrmaçã para a Saúde Oral (SISO) que suprta Prgrama Nacinal para a Prmçã da Saúde Oral

Leia mais