GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 41 A POPULAÇÃO BRASILEIRA: COMPOSIÇÃO ÉTNICA E MOVIMENTOS POPULACIONAIS INTERNOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 41 A POPULAÇÃO BRASILEIRA: COMPOSIÇÃO ÉTNICA E MOVIMENTOS POPULACIONAIS INTERNOS"

Transcrição

1 GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 41 A POPULAÇÃO BRASILEIRA: COMPOSIÇÃO ÉTNICA E MOVIMENTOS POPULACIONAIS INTERNOS

2 Como pode cair no enem (UFSM) A cara do Brasil é feita com todas as cores. A riquíssima fotografia étnica vem sendo revelada no decorrer do processo histórico que formou nosso povo. Quanto à composição étnica da população brasileira, pode(m)-se afirmar: I) Em números absolutos, houve uma diminuição da população indígena, desde o Descobrimento até hoje, provocada pela morte em conflitos e pelas epidemias. II) Os brancos que compõem a população brasileira possuem, em sua maioria, origem europeia; nesse conjunto, os italianos e alemães formam os grupos mais numerosos na formação étnica do Brasil. III) A população brasileira passa por um processo de embranquecimento motivado pelos cruzamentos entre brancos e outras etnias, diminuindo progres-sivamente o número de negros e mestiços. Está(ão) correta(s): a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I e III, apenas.

3 Fixação 1) (FUVEST) Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à: a) migração de retorno de estrangeiros radicados no Estado os quais, por motivos de ordem econômica, estão voltando a seus países de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo; b) emigração de paulistas para os Estados Unidos, atraídos por melhores condições de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores às suas famílias que aqui permanecem; c) migração de retorno de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condições de vida, e por não as encontrarem, retornam a seus estados d e origem; d) migração de paulistas para outros estados do país, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnação do setor terciário paulista; e) emigração de um grande número de paulistas des-cendentes de japoneses, para o Japão (decasséguis), devido às excelentes condições de vida a eles oferecidas naquele país.

4 ixação Ao observar a tabela anterior, é possível verificar que a imigração japonesa não ocorreu no período entre 1884 a Os rimeiros imigrantes vindos do Japão, cerca de 790 ao todo, desembarcaram no porto de Santos em Diante disso, no ano e 2008 foram comemorados os 100 anos do início da imigração japonesa no território brasileiro. Sobre as características desse movimento migratório, é INCORRETO afirmar: ) Seguindo a marcha do café, os japoneses também se fixaram no Paraná com destaque aos municípios de Londrina, Maringá Assaí. ) Além dos 790 japoneses que aportaram no Brasil em 1908, muitos outros navios aportaram, trazendo imigrantes japoneses om destino ao interior paulista cafeeiro. ) Os japoneses tiveram muita dificuldade de adaptação, não só pela língua, mas por terem cultura completamente diferente da rasileira e europeia. ) Os japoneses se fecharam em colônias concentradas nas regiões paulistas de Marília, Tupã, Presidente Prudente, Suzano e ogi das Cruzes. ) Os japoneses, tanto em São Paulo quanto no Paraná, no seu processo de colonização, dedicaram-se à monocultura do café, o algodão e da soja. ) (PUC-Adaptada) Observe a tabela a seguir: Nacionalidade Efetivos decenais 1884/ 1894/ 1904/ 1914/ 1924/ Alemães Espanhóis Italianos Japoneses Portugueses Sírios e turcos Outros Total (Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, Apêndice: estatísticas de 500 anos de povoamento. p. 226)

5 Fixação 3) (UFG) Uma das discussões políticas que se destaca atualmente, pelo seu caráter inovador e por afetar valores conservadores, diz respeito à adoção de medidas compensatórias para grupos étnicos discriminados historicamente na população brasileira. Os defensores dessas políticas argumentam que elas se justificam por: a) incorporar ao mercado de trabalho grupos que são vítimas de preconceito; b) facilitar a incorporação de grupos discriminados ao mercado consumidor; c) reservar postos de trabalhos para grupos étnicos estigmatizados socialmente; d) garantir às minorias direitos que lhes são negados constitucionalmente; e) possibilitar, através de políticas de quotas, o acesso a profissões que facilitem a ascensão social.

6 Fixação A Universidade de Brasília realizou, em 2005, o Segundo Cadastro Municipal de Territórios Quilombolas no Brasil. Sobre os territórios quilombolas pode-se afirmar que: a) juntamente com as terras indígenas a maior parte dos territórios quilombolas encontra-se na região Centro--Oeste; b) são atualmente vazios demográficos, pois, com a Abolição da Escravidão, os negros rumaram para as cidades; c) a preservação dos territórios quilombolas justifica-se como reserva de terras para a Reforma Agrária; d) correspondem às principais áreas industriais do país, onde encontra-se o maior índice de urbanização; e) devem ser consideradas áreas de proteção porque contribuem para a preservação da história do país. 4) (UFJF) Observe o mapa e a tabela a seguir. Número de quilombos no Brasil Estado Quilombos Maranhão 642 Bahia 396 Pará 294 Minas Gerais 135 Pernambuco 91 Rio Grande do Sul 90 Piauí 78 São Paulo 70 Rio Grande do Norte 64 Mato Grosso 59 Ceará 54 (Fonte: Cadastro da UB, 2005.)

7 Fixação 5) (UFOP) Analise a tabela a seguir. População ocupada, por cor, raça, com indicação da média de anos de estudo e do rendimento médio mensal em salário mínimo segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas Média de anos de estudo População ocupada, por cor ou raça Branca Rendimento médio mensal em salário mínimo Média de anos de estudo Preta Rendimento médio mensal em salário mínimo Brasil 8,0 4,50 5,7 2,20 Sudeste 8,5 5,10 6,1 2,50 Minas Gerais 7,6 3,70 5,0 1,80 Região Metropolitana de Belo Horizonte 9,0 4,80 6,3 2,60 Parda Brasil 5,6 2,20 Sudeste 6,4 2,60 Minas Gerais 5,8 2,20 Região Metropolitana de Belo Horizonte 7,2 2,90 (Fonte: Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2001: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, CD-ROM.) Com base nos dados, é incorreto afirmar que: a) o rendimento médio da população residente na região metropolitana de Belo Horizonte é maior do que o rendimento médio da população brasileira; b) o rendimento médio dos pretos é menor do que o dos pardos, e ambos possuem índice de escolaridade menor do que os chamados brancos ; c) os dados indicam a existência de forte relação entre nível de escolaridade e rendimento médio de toda a população brasileira; d) os dados sobre o rendimento e a escolaridade dos pretos e pardos da região metropolitana de Belo Horizonte indicam que essa população é majoritária.

8 Fixação 6) (UERJ) (A redenção de Cam [1895], de Modesto Brocos y Gomes. itaucultural.org.br) No I Congresso Mundial das Raças, ocorrido em Londres em 1911, o médico João Baptista de Lacerda ilustrou suas reflexões sobre a sociedade brasileira analisando a tela A redenção de Cam, que retrata três gerações de uma família. Essa pintura foi utilizada na época para indicar a seguinte tendência demográfica no Brasil: a) Controle de natalidade. b) Branqueamento da população. c) Equilíbrio entre faixas etárias. d) Segregação dos grupos étnicos.

9 1) (UERJ) (Folha de S.Paulo, 23/04/2006) Observe, no mapa, o fluxo migratório de ida e volta entre o Nordeste e o Estado de São Paulo. Identifique e explique a sua característica principal.

10 2) É comum nas grandes metrópoles brasileiras, o traba-lhador residir em uma cidade da região metropolitana e se deslocar diariamente até a cidade principal para trabalhar. Esse vai e vem diário do trabalhador é chamado de: a) migração pendular; b) transumância; c) êxodo rural; d) emigração; e) imigração.

11 3) (PUC) Leia atentamente o texto a seguir: Todos os dias, milhares de jovens e adultos levantam-se antes do nascer do Sol, pegam o ônibus, mais outro ônibus e, cerca de uma hora depois, estão no município vizinho, uma metrópole. Lá está o seu lugar de trabalho ou de estudo, ou até de ambos, enfim, o lugar do seu longo dia. Pela noite, é hora de voltar. Um ônibus num terminal, outro ônibus e outro terminal e bem tarde, está em sua casa, em sua cidade, que é tipicamente uma cidadedormitório. Noutro dia, o programa será o mesmo. Esse é o cotidiano de milhares de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil: cada dia um vai e vem. Essa forma de migração é denominada: a) Movimento pendular; b) Êxodo rural; c) Êxodo urbano; d) Migração sazonal; e) Transumância.

12 4) (UERJ) Nos últimos meses, crianças indígenas guarani- -kaiowá que vivem na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, estão morrendo pela combinação de duas causas terríveis: desnutrição e falta de água potável. A cada crianças nascidas no Brasil, 25 morrem antes de completar um ano de idade. Das crianças de etnia guarani-kaiowá na aldeia de Tacuru, 99 morrem antes de completar um ano de vida. Ou seja, uma taxa de mortalidade infantil 4 vezes maior do que a média nacional. (Adaptado de POIRIER, Marie-Pierre. Carta da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância [Unicef] no Brasil, maio de 2005.) A situação de indigência descrita no texto expressa o processo precário de incorporação das diferentes etnias indígenas à sociedade brasileira contemporânea, especialmente nas regiões exploradas pelo agronegócio. Esse processo provoca a perda de condições de sustentabilidade dessas populações e sua consequente inserção periférica na economia do país. O fator que inviabiliza a sustentabilidade e uma das consequentes formas de inserção periférica da população indígena citada, respectivamente, são: a) Deterioração das condições de produção e sujeição ao capital. b) Corte do financiamento público e dependência do consumo urbano. c) Inacessibilidade aos insumos básicos e subordinação ao mercado fundiário. d) Êxodo da mão de obra jovem e desvinculação das relações capitalistas de produção.

13 5) (UFPEL) As populações indígenas estão praticamente em todos os estados brasileiros. Em sua grande maioria, tais populações vivem em comunidades coletivas chamadas Terras Indígenas (TIs), declaradas de uso exclusivo pelo governo federal. De acordo com a FUNAI, existem 595 TIs, sendo que as mais extensas estão localizadas em áreas de menor densidade demográfica.cerca de 60% dos índios brasileiros estão concentrados na Amazônia Legal. Com base em seus conhecimentos e nas informações anteriores sobre a distribuição geográfica das Terras Indígenas no Brasil, é correto afirmar que: a) tal distribuição se deve ao fato de o processo de ocupação do território brasileiro ter-se caracterizado por um povoamento litorâneo, o qual é o grande responsável pela interiorização dos nativos; b) as tribos, desde o processo de ocupação do território, sempre estiveram assentadas apenas em áreas de floresta latifoliada, localizadas no litoral brasileiro; c) o processo de ocupação do território pelos colonizadores europeus não contribuiu na diminuição, extermínio, aculturamento e fuga dos povos indígenas das regiões litorâneas; d) as áreas do Norte e Centro-Oeste do país foram reservadas, por uma política da FUNAI, para demarcação das terras dos indígenas aculturados, que constituem povos isolados; e) a expropriação das terras indígenas, no processo de ocupação litorânea, a partir do século XIX, fez com que a política do INCRA sugerisse a interiorização dos nativos.

14 roposto ) (UFPEL) Observe a figura. Os índices crescentes de violência no Brasil resultam da combiação de fatores que incluem miséria, crescimento desordenado das idades, lentidão da justiça e crescimento do tráfico de drogas. Na ase de tudo, está a desigualdade social, que faz com que grande arcela de brasileiros não tenha perspectivas de melhorar de vida. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos obre as causas da diferença de acesso da população aos direitos ociais básicos, é correto afirmar que: ) o processo de colonização de exploração sofrido pelo Brasil já mplicava uma segregação inicial, entre colonizador e colonizado, ma forma de exclusão; I) a escravidão que permeou um longo período da história econômica (Domingos Peixoto, O Globo) rasileira extinguindo grande parte das comunidades indígenas e ransformando em mercadoria o negro africano é parte do processo de exclusão social verificada no país; II) a formação de uma sociedade patriarcal e patrimonial que se fortaleceu ancorada no princípio da casarande e senzala estabeleceu os parâmetros de uma sociedade que segrega e não promove o direito de gualdade para todos; V) o fim da escravidão, o qual prescindiu de políticas de inclusão social para os negros, fez com que eles ossem a maioria entre os pobres e também fez com que se mantivesse um preconceito velado na sociedade; ) a organização da sociedade brasileira sedimentou-se na segregação entre a elite e o povo, entre o ranco e o negro, formando um Estado resultante da formação desta sociedade. Estão corretas: ) I, II, e IV, apenas. d) II, IV e V, apenas. ) II, III e V, apenas. e) Todas as alternativas. ) I, III e IV, apenas.

15 7) (UFRS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do parágrafo a seguir, na ordem em que aparecem. A dinâmica espacial da população brasileira vem modificando-se ao longo da história em função de fatores econômicos, políticos e sociais. No período de , as migrações internas apresentavam o sentido ; a partir dos anos 1960, o sentido passou a ser. No período de , as migrações passaram a ter o sentido. a) rural-rural rural-urbano urbano-rural; b) rural-rural urbano-rural urbano-urbano; c) rural-urbano urbano-rural urbano-urbano; d) rural-urbano rural-rural rural-urbano; e) rural-rural rural-urbano urbano-urbano.

16 8) (UFRS) Observe o mapa a seguir, que representa a distribuição nacional das comunidades remanescentes de quilombos identificadas no Brasil até o ano de Considere as afirmações a seguir, sobre o processo imigratório forçado do negro para o Brasil. I) Na maioria dos estados do Nordeste houve concentração de mão de obra escrava utilizada no cultivo de cana-de-açúcar. II) No Maranhão houve utilização massiva de mão de obra escrava para o cultivo do algodão. III) A cultura cafeeira no Paraná favoreceu a concentração, nesse estado, da imigração forçada do negro para o Brasil. Quais estão corretas? a) Apenas I d) Apenas I e II b) Apenas II e) Apenas II e III c) Apenas III

17 9) (UFU) A mobilidade da população brasileira sempre esteve ligada ao processo de povoamento do território nacional. A sucessão dos períodos da economia do Brasil favoreceu essa mobilidade que pode ser observada nos mapas a seguir. Principais fluxos migratórios (Fonte: SIMIELLI, M.E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000, p. 97.) A análise dos mapas anteriormente apresentados permite afirmar que: a) as décadas de constituem-se como os principais períodos da migração de nordestinos rumo ao Centro- Oeste, fato que contribuiu para que essa região apresente, atualmente, o maior crescimento populacional do país; b) as décadas de foram marcadas pela migra-ção de nordestinos para o Sudeste, motivados pela industrialização; para o Mato Grosso e Paraná; e para a Amazônia, devido à criação da Zona Franca de Manaus; c) a década de 1990 foi marcada pela migração de moradores das periferias das grandes cidades brasileiras, atraídos pelas expectativas de trabalho nas reservas extrativas da região Amazônica; d) nas décadas de , o maior fluxo de migração interna do Brasil foi o de nordestinos rumo ao Centro- -Oeste, onde eles transformaram-se em empresários do extrativismo mineral.

18 10) (UNIFESP) Os termos conhecimento local, conhecimento indígena, conhecimento tradicional ou mesmo etnociência têm surgido com frequência na última década, com o objetivo de chamar a atenção para a pluralidade de sistemas de produção de saber no mundo e para sua importância nos processos de desenvolvimento. (Boaventura de Souza Santos, 2005.) De acordo com o texto: a) Os povos indígenas atravancam o desenvolvimento e a exploração econômica de áreas naturais protegidas. b) A população de uma área protegida deve ser retirada para que ocorra o seu desenvolvimento. c) Os cientistas que estudam áreas naturais devem programar as ações para o seu desenvolvimento. d) A população que vive em áreas naturais é relevante para o desenvolvimento de novas tecnologias. e) A população tradicional sofre as consequências do desenvolvimento econômico nas áreas protegidas.

19 11) (ENEM) Taxa de fecundidade total - Brasil ,16 6,21 6,28 5,76 4,35 2,85 2,38 1, (IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br. Acesso em: 12 mar ) O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica: a) Decréscimo da população absoluta. b) Redução do crescimento vegetativo. c) Diminuição da proporção de adultos. d) Expansão de políticas de controle da natalidade. e) Aumento da renovação da população economica-mente ativa.

20 12) (ENEM) Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei (GONZAGA, L.; CORDOVIL. H. A vida de viajante, Disponível em: Acesso em: 20 fev [fragmento].) A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a: a) valorização das características naturais do Sertão nordestino; b) denúncia da precariedade social provocada pela seca; c) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante; d) profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras; e) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos.

Migrações Brasileiras

Migrações Brasileiras Migrações Brasileiras 1. O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2018. LISTA DE GEOGRAFIA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A origem dos brasileiros A população brasileira é heterogênea e foi constituída por três principais grupos étnicos Indígena Cafuzo Negro africano Caboclo ou mameluco Branco europeu Mulato A miscigenação,

Leia mais

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL MIGRAÇÕES E O BRASIL 1. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL ENVOLVENDO O BRASIL PRINCIPAIS FLUXOS IMIGRATÓRIOS PRINCIPAIS FLUXOS EMIGRATÓRIOS 2. MIGRAÇÕES INTERNAS

Leia mais

Exercícios Movimentos Populacionais

Exercícios Movimentos Populacionais Exercícios Movimentos Populacionais 1. O Brasil, especialmente a partir da década de 1950, passou a apresentar uma forte mobilidade populacional interna, em função do seu desenvolvimento econômico. Assinale

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 1. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 3 A regionalização

Leia mais

(6034) Movimentos Migratórios No Brasil. Aula 7

(6034) Movimentos Migratórios No Brasil. Aula 7 (6034) Movimentos Migratórios No Brasil Aula 7 Migrações As migrações são responsáveis pela distribuição da população. Assim como os fatores favorecedores e limitativos (clima, relevo, oportunidades, migrações

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Aula Ao Vivo [ ] GEOGRAFIA Tema: Migrações Prof. Mauricio Martins

Aula Ao Vivo [ ] GEOGRAFIA Tema: Migrações Prof. Mauricio Martins 1. (Unicamp 2013) A foto A mostra famílias de colonos imigrantes alemães que participaram do povoamento do Paraná e a foto B mostra colonos italianos na cidade de Caxias do Sul (RS). A primeira grande

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Os assuntos trabalhados nestes Estudos Autônomos estão relacionados aos seguintes conteúdos tratados em sala

Leia mais

Conceitos e taxas demográficas

Conceitos e taxas demográficas POPULAÇÃO Conceitos e taxas demográficas POPULAÇÃO ABSOLUTA: Refere-se ao total de habitantes de um país. POPULAÇÃO RELATIVA OU DENSIDADE DEMOGRÁFICA: Corresponde ao número de habitantes por quilômetro

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Médio. Lista: Turma: 2º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da população

Leia mais

"Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO" C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio VALOR DEZ NOTA Aluno(a): N.º R.M.: Data: 09/04/2015 Série: 2ªC Período: Tarde Ensino: Médio Bim.: Disciplina: 1 o Geografia Professor (a): Humberto Tarefa de Casa Nº. 03 1. Observe o gráfico a seguir.

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2.0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

Atividades de População

Atividades de População DISCIPLINA: Geografia DATA: 10/05/2017 Atividades de População 01 - Participação do Nordeste e do Sudeste na população brasileira - 1872-2000 03 - Católicos e protestantes na Irlanda do Norte A participação

Leia mais

População. O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país.

População. O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país. População O censo ou recenseamento demográfico é uma pesquisa que colhe informações sobre a população de um país. Processos que aumentam ou diminuem a população: nascimento entrada imigração População

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 7º ANO Professores: L.O./MARCOS/MATHEUS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²;

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A POPULAÇÃO BRASILEIRA Características Gerais O Brasil possui uma população de 191.715.083, com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A população brasileira ocupa o território de modo bastante irregular.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano;

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7 o - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha

PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população. 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PERCURSO 5 Brasil: distribuição e crescimento da população 7º ano EBS Prof. Gabriel Rocha PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO 1 China: 1.372.470.000 2 Índia: 1.278.160.000 3 EUA: 321.968.000 4 Indonésia: 255.780.000

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 2º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho e Giulia Beraldo Valor 30 Roteiro

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 PROFESSORA: Daianny de Azevedo Lehn DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º A ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço Geográfico; Dimensão

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a):

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a): 2002 COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. Deliberação CEE/MS Nº 11.179, de 05 de dezembro de 2017. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1.872, de 04 de

Leia mais

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Demografia - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia DEMOGRAFIA - CE O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após

Leia mais

População do Brasil. Professora Thamires Geografia

População do Brasil. Professora Thamires Geografia População do Brasil Professora Thamires Geografia A população brasileira resulta de um intenso processo de miscigenação. Inicialmente três grandes grupos formaram o povo brasileiro:os indígenas, os portugueses

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a regionalização proposta

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II Paulo Tumasz Junior Migrações Brasileiras II APRESENTAÇÕES Slides - Efeitos das migrações: - Econômicas, demográficas e sociais; - Chega e saída; - Consequências populacionais: - Chegada: Aumento da população,

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO GEOGRAFIA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês 1 Fazer os exercícios no caderno. Livro Apoema: Páginas 187 e 188. Livro: pág. 107 (Exercício nº

Leia mais

Organização do Território e Industrialização Brasileira

Organização do Território e Industrialização Brasileira Organização do Território e Industrialização Brasileira 1. (UEPA) A organização do espaço está intimamente ligada ao tempo histórico e ao tipo de sociedade que a constitui. Analisando a relação entre os

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração

Paulo Tumasz Junior. Tipos de Migração Paulo Tumasz Junior Tipos de Migração APRESENTAÇÕES Slides - Migrações: Deslocamentos de pessoas no decorrer do tempo; - Mudança de endereço por diversos fatores e motivos; - As migrações podem ser forçadas

Leia mais

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA

EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA EBM VIRGILIO DOS REIS VÁRZEA Rua Manoel Mancellos Moura, S/N Canasvieiras CEP 88.054-030 Florianópolis SC Tel:3369-0833 PLANEJAMENTO ANUAL 2013 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia PROFESSORA: Bianca de Souza

Leia mais

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18%

População em Brasil ,33% Região Norte ,98% Região Nordeste ,18% 1 O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, a população brasileira é de 190 732 694 pessoas. Veja os dados da população para cada região e responda: População

Leia mais

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul.

01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - PARTE 1 ============================================================================================= 01- Analise

Leia mais

População Brasileira

População Brasileira População Brasileira O mais completo levantamento de dados referentes a população brasileira é feito pelo IBGE através do Censo demográfico, de dez em dez anos. Programas de saúde, educação, construção

Leia mais

MÓDULO 25 Brasil: População.

MÓDULO 25 Brasil: População. 19/01/2016 3º EM MÓDULO 25 Brasil: População. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 26 e 27 Itens 01 e 02. Estrutura Temática Brasil: O crescimento populacional. Distribuição populacional Miscigenação:

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Migração no Mundo Obs 1 : conflitos armados, étnicos, intolerância, religiosos ou políticos, e a fome formam os principais fatores repulsivos;

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Causas dos movimentos migratórios

Causas dos movimentos migratórios Causas dos movimentos migratórios As migrações iniciadas na Pré-História, visavam suprir uma necessidade de sobrevivência de homens e mulheres (alimento, abrigo). A expansão marítima provocou a ocupação

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Brasil: a produção do território A história do território brasileiro é, a um só tempo, una e diversa, pois é também a soma e a síntese das histórias de suas

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33.

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33. 5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Páginas 04 à 33. Diversidade... Demografia Estudo da população de uma localidade, em um país ou conjunto de países a partir de seus indicadores estatísticos relativos à nascimentos,

Leia mais

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas

Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Composição étnica do BRASIL Módulo: Páginas Miscigenação da população Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo 2º Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Colégio Ressurreição

Colégio Ressurreição Colégio Ressurreição Atividade de revisão para a prova específica do 2º bimestre Responda em seu caderno as questões abaixo: 1. (Ufrgs 2005) Sobre a demografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

Leia mais

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPA MUNDI MAPA MUNDI MAPA MUNDI O BRASIL NO MAPA MÚNDI ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS - SIGLAS CAPITAIS BRASILEIRAS BRASIL: REGIÕES DO IBGE

Leia mais

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial PRINCIPAIS TEMAS ESPAÇO RURAL Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial modernização da agricultura em

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: Geografia Série/Ano: 7º ANO Professores: LO/Matheus Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS 1. INTRODUÇÃO Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPa rodrrigao@hotmail.com Quando pensamos em

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MÁRCIO NOME N o 6 º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL

COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO BRASIL MISCIGENAÇÃO DA POPULAÇÃO Povos no Brasil As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS Como pode cair no enem (ENEM) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO Tipos de urbanização: Países centrais x Países periféricos Aglomerados urbanos: Metrópoles, Áreas metropolitanas, Megalópoles, Megacidades e Cidades globais

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Apresentação do trabalho final, como requisito do Curso: Análise Espacial de Dados Geográficos Professor:

Leia mais

Exercícios-Geografia. Evolução da divisão regional brasileira

Exercícios-Geografia. Evolução da divisão regional brasileira Estudante: Educador: Franco Augusto/Cleber Monteiro 7ºAno/Turma: C.Curricular: Geografia Exercícios-Geografia Evolução da divisão regional brasileira Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= PARTE 1 01- Identifique as unidades

Leia mais

A demografia ou Geografia da População

A demografia ou Geografia da População Material de Estudos Estudos de população Nome: Nº 7º ano Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist A demografia ou Geografia da População É a área da ciência

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 2 o - Ensino Médio Professor: Pedro Henrique Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Caro(a) aluno(a),

Leia mais

A Formação Territorial do BRASIL

A Formação Territorial do BRASIL A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) Observe a charge a seguir. Que característica do capitalismo está sendo retratada na imagem? Cite outras duas características desse sistema político-econômico. 2) Leia atentamente:

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 7ºano Manhã e Tarde Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Divisão regional do Brasil,população brasileira urbanização brasileira, formas de

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA Fixação 1) (UFRN) No século XVIII, teve início a exploração da região mineradora no Brasil, provocando transformações importantes na economia colonial,

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE Eduardo.nunes@ibge.gov.br Data 9/12/2010 A DPA do Brasil e sua Dinâmica 70 anos

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 16 DEMOGRAFIA: CONCEITOS E TRANSIÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 16 DEMOGRAFIA: CONCEITOS E TRANSIÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 16 DEMOGRAFIA: CONCEITOS E TRANSIÇÃO C ANOS POPULAÇÃO AUMENTO r (milhões) (milhões) (%) b m (por mil) (por mil) NASCIDOS (milhões) ( 1940 41,0 10,9 2,39 44,4 20,9 20,6 1950 51,9

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL

LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL 1) Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta. a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que

Leia mais

Capítulo III. Demografia. SBC Detroit Brasileira Pierino Massenzi 1996, óleo sobre tela 100 x 100 cm 69

Capítulo III. Demografia. SBC Detroit Brasileira Pierino Massenzi 1996, óleo sobre tela 100 x 100 cm 69 demografia História Capítulo III Demografia SBC Detroit Brasileira Pierino Massenzi 1996, óleo sobre tela 100 x 100 cm 69 sumário de dados 2012 São Bernardo do campo Características gerais da população

Leia mais

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira Magno/geografia CONTEÚDO DO SEGUNDO BIMESTRE As principais etnias que originaram a população do Brasil A estrutura etária e sexual da população do Brasil e seus aspectos socioeconômicos Aspectos gerais

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.:

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Dê um exemplo de cada modal

Leia mais

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº Gabarito CAT 8 2º Período Nome: Nº 7º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Densidade populacional no limite Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

O que é migração? migrações internas nacionais migrações externas internacionais

O que é migração? migrações internas nacionais migrações externas internacionais O que é migração? É o deslocamento de pessoas de uma região para outra ou de um país para outro. Quando ocorrem no interior do país, são as migrações internas ou nacionais. Quando ocorrem entre países,

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 15. BRASIL: UM PAÍS MULTICULTURAL O QUE É ETNIA? O termo etnia se refere às pessoas que tem uma cultura e também características

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

GEOGRAFIA. População - População Brasileira. Prof. Carlos Magno

GEOGRAFIA. População - População Brasileira. Prof. Carlos Magno GEOGRAFIA População - População Brasileira Prof. Carlos Magno - Durante os primeiros séculos de colonização do Brasil, a população era constituída por indígenas, africanos e portugueses, com pequena participação

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional

Leia mais

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho.

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. 1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. II- Estive numa casa, onde um jovem escravo negro era, todos os dias

Leia mais

No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002.

No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002. (ENEM-2006) Tendências nas migrações internacionais O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios.

Leia mais

Migração. João Vechio Laurent Alphonse Rafael Silva

Migração. João Vechio Laurent Alphonse Rafael Silva Migração João Vechio 076761 Laurent Alphonse - 094876 Rafael Silva 095831 Agenda Histórico Incongruência Comparativa Reflexão Econômica Fluxos Migratórios no Mundo: 2006 Fluxos Migratórios para o Brasil

Leia mais

(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228).

(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228). Migrações Mundiais 1. (FUVEST 2009) Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA: a) Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo

Leia mais

GEOGRAFIA. 2. Observe atentamente o mapa apresentado a seguir:

GEOGRAFIA. 2. Observe atentamente o mapa apresentado a seguir: GEOGRAFIA 1. O petróleo, recurso não-renovável, é a principal fonte de energia consumida no mundo. a) Aponte duas fontes alternativas de energia para a diminuição do consumo do petróleo. b) Quais as vantagens

Leia mais

UNIDADE: DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 30 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição Martin Handford, Where s Wally? CST 310: População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA CONCLUSÃO DO MÓDULO 01 LIVRO 01 OBS.: ANALISAR E COMPARAR COM MAPAS DA PÁGINA 94 DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Nota De maneira geral, pode-se dizer que predomina no

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes

Leia mais