História do povo bíblico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História do povo bíblico"

Transcrição

1 História do povo bíblico

2 Ao contrário das outras religiões, o Judaísmo não se pode considerar como o produto directo de uma única revelação, num determinado momento e espaço muito específicos. Trata-se de uma lenta construção colectiva que remete as suas origens para Abraão, alicerçada numa série de figuras significativas: o já referido Abraão, mas também Jacob, Moisés, os reis David e Salomão, os profetas, entre outros.

3 A ideia de construção colectiva inclui todo o percurso que a esse grupo se aplica, podendo identificar-se duas vertentes nesse caminho comum: uma, geográfica, e outra mais espiritual. No que respeita à primeira, temos toda uma narrativa que trata um movimento que leva um grupo humano reduzido, originário da Mesopotâmia até Canaã, posteriormente deslocado para Babilónia e depois, ainda, espalhado numa diáspora que dura até hoje;

4 no que concerne à segunda, é-nos apresentado um outro caminho, no sentido da construção da ideia de um Deus universal, Uno e Único, caminho esse que é prenhe de vicissitudes, atrasos e lutas internas, para estabelecer, entre a generalidade da população e das autoridades, essa ideia de divindade. Neste sentido, o Judaísmo é, acima de tudo, uma religião de construção de memória e de memórias. Locais, personagens e momentos são especialmente importantes na construção desta identidade. ( )

5 O Tempo dos Patriarcas Com Abraão, nasce, na narrativa do Génesis, a História Nacional de Israel, as acções que conduzem directamente ao estabelecimento da referida identidade colectiva pela memória comum. Com Abraão e sua mulher, Sara, é estabelecida a primeira Aliança, prometendo Deus, aqui um Deus claramente familiar, uma geração imensa e a posterior instalação em Canaã.

6

7

8 Templo Sumério em Ur

9 Da descendência de Abraão resultam os dois outros Patriarcas mais conhecidos dos textos bíblicos: Isaac, que Deus pede em sacrifício, testando assim Abraão, e Jacob. Israel é o nome atribuído a Jacob, como consequência de um misterioso combate que trava com um enviado de Deus, conseguindo resistir (Génesis [Parashat Vaishlach] 32, 29). Continuando a construção da identidade comunitária, Israel será o nome dos doze filhos de Jacob, origem das doze tribos e Israel, a estrutura colectiva do Povo de Israel.

10 A metáfora do Egipto Historicamente, seria normal que alguns grupos de seminómadas, ou mesmo de povos sedentários, regularmente se instalassem no fértil delta do Egipto. As autoridades faraónicas possibilitariam essa forma de escape em alturas de piores colheitas.

11

12

13 Ora, a situação que a Bíblia nos descreve é totalmente oposta a esta, e nada benéfica, pois deu-se em circunstâncias muito diferentes das que estão narradas no episódio de José, filho de Jacob, que ascendeu a um lugar na hierarquia egípcia. Esta nova situação, que teve de ser resolvida por Moisés, era a de escravatura, de sofrimento. E, aqui, está o dado mais importante: o sofrimento era colectivo.

14 No tempo dos Patriarcas, temos um grupo familiar que é cada vez maior, mas não deixa de ser familiar. O que o texto do êxodo nos mostra já é uma realidade totalmente diferente: um grupo com uma identidade nacional. E vários factores surgem ao longo da experiência do Egipto e do Sinai que reforçam a unidade do colectivo:

15 - a fuga colectiva, possibilitada por um Deus que se afirma como o Deus de um povo, aparecendo em hierofania fulgurante na sarça ardente; - a atribuição de um Profeta que contacta directamente com Deus e que pode agir em seu lugar, lançando o medo, o respeito e a aflição, no bem organizado e egocentrado mundo egípcio; - a caminhada quase iniciática que advém de uma falha colectiva (o culto idolátrico no Sinai), onde toda uma geração terá de morrer até se dar, de facto, a chegada à Terra Prometida, Canaã.

16 Todo o conjunto Egipto/Sinai resulta numa certa pedagogia activa que é a constante memória de um Deus que livrou o seu povo da escravidão, tendo posteriormente esse seu povo caído numa enorme falha. ( )

17 Instalação em Canaã

18 A chegada a Canaã é o clímax de toda a História Bíblica até esse episódio. Toda a narrativa do colectivo, desde Abraão, numa geração totalmente diferente, até Moisés e a caminhada de 40 anos no deserto, estava direccionada para essa Terra onde escorria leite e mel. Logicamente, como sabemos, não era assim uma terra tão igual ao Paraíso, mas a verdade é que esta dimensão paradisíaca está fortemente marcada na ideia de dádiva de um Deus a um Povo, o seu Povo.

19 A instalação é um cântico ao poder de um Deus glorioso à frente do seu Povo, dos seus exércitos, ocupando de forma omnipotente o que havia sido acordado. No campo da memória e da identidade, é neste momento, mais que autorizado por Deus, por Ele comandado, que nasce a aliança entre um povo e um território.

20 Mas esta aliança entre um Deus, um Povo e um território ganha uma maior complexidade e força porque a estes três elementos junta-se um quarto: a Lei. Uma versão da Lei, os Dez Mandamentos, havia sido dada a Moisés, mas uma Lei mais completa e complexa, a que resultaria no Deuteronómio, era necessário cumprir para ter essa terra. ( )

21 A instauração da monarquia é consequência da conquista e instalação em Canaã. Povo nómada, dividido em tribos, os Hebreus tiveram de conquistar duramente a Terra Prometida aos seus antepassados. Cada tribo era chefiada por um Juiz, incapaz de unificar politicamente e derrotar militarmente os inimigos.

22

23

24 Assim, nasce a monarquia no ano 1000 a.e.c., a pedido dos próprios filhos de Israel a Samuel, último juiz. Os três primeiros reis, Saul, David e Salomão realizam a unificação das tribos, impõem uma administração central, vencem os filisteus e outros povos.

25 Monarquia Os mais importantes monarcas na ideia de construção colectiva são David e Salomão. São os obreiros de uma unidade política descrita na Bíblia que foi cantada e desejada ao longo dos milénios. David conquista Jerusalém, faz dela a capital, aí instala a Arca da Aliança, contendo as Tábuas da Lei.

26

27 Salomão constrói o Templo de Jerusalém por volta do ano de 996 a. E.C., desenvolveu o expandiu o comércio, instaurando uma poderosa rede de alianças políticas e comerciais. Estes dois monarcas criaram a identidade entre o Povo e o seu Deus e uma cidade. Antes, Jerusalém não passaria de uma normal cidade onde se prestava culto a diversas divindades. Com estes monarcas, e com a construção do Templo, dá-se um forte avanço na construção da ideia de um Deus único, cultuado apenas num local, mediante regras muito bem estabelecidas.

28 Por volta de 930 a.e.c., com a morte de Salomão, o povo de Israel cindiu-se em dois reinos separados e autónomos. O reino de Israel (no Norte) com capital em Siquém, agruparia dez das doze tribos, sob a direcção de Jeroboão, e o reino de Judá (no sul), com capital em Jerusalém, com duas tribos, sob a direcção de Roboão (filho de Salomão).

29

30

31 Fim dos reinos de Israel e Judá

32

33

34

35

36

37

38 Em 722 a.e.c., o Reino de Israel é destruído pelos Assírios, desaparecendo para sempre. O reino de Judá, constituído pelas tribos fiéis à dinastia de David, terá o seu fim dois séculos mais tarde, no ano de 586 a. E.C., com a destruição do Templo de Salomão, por Nabucodonosor, rei da Babilónia. Nesta fase, tem início um cativeiro que consolidará a ideia de identidade nacional, ideia catapultada quando, ainda no séc. VI a.e.c., se der o regresso e se reconstruir o Templo.

39

40

41

42

43

44

45 Este Segundo Templo foi construído a partir de 515 a.e.c., com a chegada a Jerusalém dos judeus deportados para a Babilónia, conduzidos por Esdras e Neemias. Dá-se uma profunda reforma religiosa e social que coincide com uma das maiores etapas de formação do texto bíblico, nomeadamente dos textos normativos do Deuteronómio.

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57 Os Macabeus Com a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.e.c., o seu império foi repartido pelos seus generais, dando origem a diversos estados. Os Selêucidas ficaram com um largo domínio na Mesopotâmia, Síria e Palestina, impondo uma dura e intransigente aculturação nesses espaços.

58

59

60

61 A resistência a essa influência, por parte dos Judeus, foi encabeçada pela família dos Macabeus, que venceu as forças sírias do selêucida Antíoco IV e rededicou o Templo (em 165 a.e.c.), que havia sido profanado com a edificação de um altar dedicado a Zeus.

62 O Hanukka (Festa das Luzes ou da dedicação), normalmente celebrado na segunda ou terceira semana de Dezembro, é a festividade que comemora este acontecimento (1 Mac 4, e 2 Mac 10, 1 8). Durante oito dias, todas as famílias acendem, escalonadamente, uma das oito velas, mais a central, do candelabro de nove braços, culminando com a sua iluminação completa no último dia. Nesta quadra festiva, oferecem-se presentes às crianças.

63

64 Em 63 a.e.c., Jerusalém foi tomado pelo general romano Cneu Pompeu, e o domínio macabeu terminou, em 39 a.e.c., com a nomeação de Herodes para rei da Judeia, pelo Senado Romano. É deste período, do reinado de Herodes, o Grande (40 4 a.e.c.), a grande leva de obras no Templo, da qual resta o chamado Muro das Lamentações que retinha, a oeste, a plataforma onde estava construído o Templo.

65

66 A destruição do Templo por Tito A chamada segunda destruição de Jerusalém deuse em 70 E.C., pelas legiões de Tito, depois do cerco à cidade, e teve como centro simbólico a destruição do Segundo Templo.

67 Esta destruição integrou-se na Grande Revolta Judaica (66 73 E.C.), por vezes chamada de Primeira Guerra Judaico-Romana, e que foi a primeira de duas grandes rebeliões dos Judeus da Judeia contra o Império Romano a segunda foi a Revolta de Bar Cochba, em Uma parte da população judaica foi massacrada ou escravizada. Este acontecimento é um evento central na história da Diáspora Judaica, a expulsão dos Judeus da Terra Prometida, o centro nevrálgico da identidade medieval e moderna.

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Características gerais

Características gerais 06. HEBREUS Características gerais Povo seminômade originário da cidade Ur, Mesopotâmia Crença em um único deus Peregrinação à uma terra prometida estabelecidos na antiga terra de Canaã, região da Palestina

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 26 de Novembro de 2013 Texto Bíblico

Propedêutica Bíblica. 26 de Novembro de 2013 Texto Bíblico Propedêutica Bíblica 26 de Novembro de 2013 Texto Bíblico ORAÇÃO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO POVO BÍBLICO I HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO POVO BÍBLICO I Ler o texto no contexto GEOGRÁFICO: «Entre os que subiram

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Grandes Civilizações Antigas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdo Um povo escolhido: os Hebreus

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E A BÍBLIA

Sumário PRIMEIRA PARTE: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E A BÍBLIA Sumário Prefácio...11 Cronologia simplificada dos períodos arqueológicos em Canaã...13 Reduções (siglas e abreviaturas)...15 PRIMEIRA PARTE: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E A BÍBLIA Capítulo 1 A história bíblica

Leia mais

PAINEL HISTÓRICO: Maria e seu tempo

PAINEL HISTÓRICO: Maria e seu tempo Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo. - O Espírito da Verdade PAINEL HISTÓRICO: Maria e seu tempo Mario Danner

Leia mais

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: Lição 01: Língua hebraica Professor: João Marcos Brandet 1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: a) o monoteísmo b) o patriarquismo c) a monarquia d) a arquitetura

Leia mais

Cronologia do Antigo Testamento

Cronologia do Antigo Testamento Cronologia do Antigo Testamento P R È - H I S T Ó R I A 2200 A Criação Adão e Eva no jardim do Éden Caim e Abel Noé e o dilúvio A torre de Babel Abraão 2166-1991 Isaque 2066-1886 Jacó e Esaú 2006-1859

Leia mais

Os Hebreus e Fenícios. Prof. Filipe Carota

Os Hebreus e Fenícios. Prof. Filipe Carota Os Hebreus e Fenícios Prof. Filipe Carota 1)Respeitar Regras de Sala 2) Pedir 3) Cumprir Objetivos para aula 1 Exposição do conteúdo pelo professor; 2 Realização de atividades pelos alunos; 3 Identificar

Leia mais

Os Livros dos Macabeus

Os Livros dos Macabeus Os Livros dos Macabeus O nome dos Livros surgiu do apelido de Macabeus (martelo) dado a Judas, filho mais famoso de Matatias. O texto foi escrito em Hebraico no início do 1º século a.c. Os livros descrevem

Leia mais

Textos 1 & 2 Mc Data Acontecimentos históricos A revolta dos macabeus As conquistas dos macabeus

Textos 1 & 2 Mc Data Acontecimentos históricos A revolta dos macabeus As conquistas dos macabeus Textos 1 & 2 Mc Data 166 64 Acontecimentos históricos A revolta dos macabeus As conquistas dos macabeus A autonomia dos judeus e sua maior expansão A dinastia dos hasmoneus Surgimento dos: Saduceus / Fariseus

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 28.09.2013 08:00-09:30 O cativeiro babilônico e sua produção literária 09:50-11:50 A primeira

Leia mais

Hebreus, Fenícios e Persas

Hebreus, Fenícios e Persas Hebreus, Fenícios e Persas Os hebreus são antepassados do povo Judeu; Os estudos sobre sua história se baseiam em textos da primeira parte da Bíblia, chamado por eles de Torá; A Torá Composta por 5 livros

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel DANIEL 11.1-35 QUADRO CRONOLÓGICO Daniel 9.24-27 11.1-35 Eternidade Passada 445 a.c. a.d.32 69 semanas 2 a vinda de Jesus Anticristo se revela Arrebatamento 1948 3 1/2 anos 3 1/2 anos Milênio 70 a semana

Leia mais

CIVILIZAÇÕES MESOPOTÂMICAS

CIVILIZAÇÕES MESOPOTÂMICAS 25 MESOPOTÂMIA: REGIÃO ENTRE DOIS RIOS (GREGO) 1. Sumérios e Acádios (antes de 2000 a. C) - Cidades Estados - Religião politeísta cada cidade possuía um Deus principal - A terra era dos deuses - Trabalhavam

Leia mais

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca"

Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da Arca 1-18 19-24 25-31 32-34 35-40 Libertação e caminho para o Sinai Aliança no Sinai Ordens para a construção Queda e renovação da aliança Construção da Tenda e da "Arca" 1-7 8-10 11-15 16 17-26 27 Ordens para

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis.

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Estados TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

Disciplina: História Atividade extra sobre Mesopotâmia e Hebreus

Disciplina: História Atividade extra sobre Mesopotâmia e Hebreus COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno: 6ºAno Professoras: Cláudia Teodoro Data /04/2019 Disciplina: História Atividade extra sobre Mesopotâmia e Hebreus 01. O que se entende

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 29.06.2013 08:00-09:30 Saudação / Apresentação / Bibliografia / Recapitulação das narrativas

Leia mais

Formação para os MECE. História do povo de ISRAEL. Por: Eldécio Luiz da Silva

Formação para os MECE. História do povo de ISRAEL. Por: Eldécio Luiz da Silva Formação para os MECE História do povo de ISRAEL Por: Eldécio Luiz da Silva Para compreender o Antigo Testamento é importante que se conheça a história do povo hebreu, pois sabemos que é através deste

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 24.08.2013 08:00-09:30 Revisão - Tomada da terra 09:50-11:50 Tomada da terra - O começo da

Leia mais

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento.

Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. Aluno: Jeorge Sávio CAPÍTULO 1 A Bíblia 1 Atualmente a Bíblia está traduzida em quantas línguas? Hebraico: Para o Antigo Testamento e Grego: Para o Novo Testamento. 2 De onde deriva o termo Bíblia? A palavra

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

OS LIVROS SAMUEL E REIS

OS LIVROS SAMUEL E REIS OS LIVROS SAMUEL E REIS INTRODUÇÃO, TEOLOGIA E HISTÓRIA Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO Nome Reflete as pessoas centrais dos livros Os profetas anteriores (Js 2Rs, menos Rut e Crônicas) História

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Aula 05 - Hebreus Prof. Dawison Sampaio

Aula 05 - Hebreus Prof. Dawison Sampaio FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL, INTENSIVO Aula 05 - Hebreus Prof. Dawison Sampaio Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

2A aula 04 Hebreus, Fenícios, Persas

2A aula 04 Hebreus, Fenícios, Persas 2A aula 04 Hebreus, Fenícios, Persas Histórica política dos hebreus 3 fases Patriarcas, Juízes e reis Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia A tomada da terra Jörg Garbers Ms. de Teologia Canaã e os Cananeus Província de Egito Cidades, vilarejos e

Leia mais

Geografia antiga e contemporânea: uma tentativa de aproximar os dois mundos

Geografia antiga e contemporânea: uma tentativa de aproximar os dois mundos Palestra Geografia antiga e contemporânea: uma tentativa de aproximar os dois mundos Pr Gesiel de Souza Oliveira Blog: drgesiel.blogspot.com Twitter: @PrGesiel_ O bom pregador consegue localizar bem, geográfica

Leia mais

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano A Bíblia, na parte denominada Antigo Testamento (Torá), é o principal documento da história dos hebreus. Foi escrita ao longo

Leia mais

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora Sociedades da Antiguidade Oriental Profª. Maria Auxiliadora 1 Crescente Fértil Impérios Teocráticos de Regadio Civilizações Hidráulicas Berço das primeiras civilizações; Egito e Mesopotâmia; Grandes rios;

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Pré-História A tomada da terra Jörg Garbers Ms. de Teologia Canaã e os Cananeus Província de Egito Povos e

Leia mais

Sumário. Revisão 7. Apêndices 261 Provas das lições 269

Sumário. Revisão 7. Apêndices 261 Provas das lições 269 Sumário Revisão 7 101. Jerusalém e o Templo 9 102. A Páscoa em Jerusalém 23 103. A entrada triunfal 37 104. A figueira estéril: a nação judaica 47 105. As parábolas do Reino 57 106. A personalidade humana

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas.

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas. DATA: 03 DE JULHO Conteúdo: Civilizações Antigas Fenícios e Persas. Egito, Hebreus, - Localizar, no tempo e no espaço, as civilizações antigas; - Identificar os principais momentos da história dessas civilizações;

Leia mais

As Civilizações Antigas do Oriente II

As Civilizações Antigas do Oriente II As Civilizações Antigas do Oriente II PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS Prof. Alan Carlos Ghedini Os Persas ENTRE CIRO, DARIO E XERXES A Origem Persas e Medos, um povo de origem indo-europeia (árias), estabeleceram-se

Leia mais

O nome reflete a personagem principal do livro. As narrativas do livro têm o seu centro na pessoa de Josué.

O nome reflete a personagem principal do livro. As narrativas do livro têm o seu centro na pessoa de Josué. Jörg Garbers JOSUÉ JUÍZES INTRODUÇÃO E TEOLOGIA 1 JOSUÉ E JUÍZES A. 1.1 JOSUÉ - INTRODUÇÃO 1.1.1 NOME O nome reflete a personagem principal do livro. As narrativas do livro têm o seu centro na pessoa de

Leia mais

ORANDO COM NEEMIAS. André Fontana Ibaviva março 2016

ORANDO COM NEEMIAS. André Fontana Ibaviva março 2016 ORANDO COM NEEMIAS André Fontana Ibaviva março 2016 O PERSONAGEM PRINCIPAL SEU NOME - Confortador dado por Deus ou aquele que consola ; NACIONALIDADE - Judeu nascido no cativeiro; OCUPAÇÃO - Nessa época,

Leia mais

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO

MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO TESTAMENTO MINISTÉRIOS DA GRAÇA NO BRASIL DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO SETE - SISTEMA DE ENSINO TEOLÓGICO POR EXTENSÃO DISCIPLINA: SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO I INSTRUTOR: PR. URIAN RIOS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VELHO

Leia mais

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»...

Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO. Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... Os livros da Bíblia ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco (Torah = Lei): Deus fala pela sua «Lei»... 1. Génesis: O livro das origens, da criação e dos nossos pais na fé 2. Êxodo: o livro das grandes maravilhas

Leia mais

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam ilwyzx Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam a natureza, ritualizam as relações humanas meio

Leia mais

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA Povos de Origem Indo-europeias que passaram a conquistar o Planalto do Irã, por volta de 1500 a.c.; Organização política e militar por parte dos povos Medos

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS CAPÍTULO 5 HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS Hebreus n Os hebreus eram semitas originários da Mesopotâmia. n Por volta de 2000 a.c., estabeleceram-se na Palestina. n Eram monoteístas: acreditavam em apenas um

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AT Marivete Zanoni Kunz

INTRODUÇÃO AO AT Marivete Zanoni Kunz PENTATEUCO O vocábulo vem do grego pente, (cinco) e teúchos, (livro), rolo. A designação lei veio por causa do uso que se fazia, no mundo antigo judaico, e no NT. PENTATEUCO Ele é um manual de instrução,

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL:

ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL: ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOSde REGADIO; -Líder = Deus

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO II CRÔNICAS

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO II CRÔNICAS 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO II CRÔNICAS Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP 1 e 2 Samuel! DATA: Indefinida Abrangência: Do nascimento de Samuel ao fim do reinado de Davi (1.100 A.C. a

Leia mais

Antiguidade Oriental. Prof. Helder Carneiro

Antiguidade Oriental. Prof. Helder Carneiro Antiguidade Oriental Prof. Helder Carneiro Impérios Teocráticos de Regadio Desenvolveram-se próximos de grandes rios; Teocracia = Governo de Deus; Obras Hidráulicas; Modo de Produção Asiático: O Estado

Leia mais

Apresentação da Bíblia:

Apresentação da Bíblia: 2.º encontro Apresentação da Bíblia: Vamos hoje iniciar a nossa viagem através da Bíblia. E nada parece mais lógico que começar pela sua apresentação. Só assim, tal como acontece entre as pessoas, é possível

Leia mais

SEMINARIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO. TEMA: Efésio 5:19 (Falando entre vos com salmos, entoando e louvando de coração, ao senhor, comhinos e cânticos

SEMINARIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO. TEMA: Efésio 5:19 (Falando entre vos com salmos, entoando e louvando de coração, ao senhor, comhinos e cânticos LOUVOR & ADORAÇÃO SEMINARIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO. TEMA: Efésio 5:19 (Falando entre vos com salmos, entoando e louvando de coração, ao senhor, comhinos e cânticos espirituais.) O ALTAR: A forma mais simples

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel Jörg Garbers Ms. de Teologia Textos Data 1Rs 12 2Rs 17 2Cr 10 depois Cr não se preocupa mais com Israel ~ 931 a.c. As narrativas bíblicas situam aqui o cisma

Leia mais

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental

Aulas 6 e 7. A Antiguidade Oriental Aulas 6 e 7 A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) III- I- Local: Economia: região da agricultura, Palestina pastoreio ( Canaã (rio ou Jordão) terra prometida ). e comércio Atualmente:

Leia mais

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR DANIEL? Babilônia: sobrevivendo e prosperando Fiéis no fogo Humilhados e restaurados 23

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR DANIEL? Babilônia: sobrevivendo e prosperando Fiéis no fogo Humilhados e restaurados 23 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR DANIEL? 9 1. Babilônia: sobrevivendo e prosperando 11 Daniel 1 e 2 2. Fiéis no fogo 17 Daniel 3 3. Humilhados e restaurados 23 Daniel 4 4. Quem governa? Reis vs. Deus

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

O assunto principal do livro é a volta do remanescente, do cativeiro na Babilônia para Judá, que já havia sido prevista pelo profeta Jeremias (Jr

O assunto principal do livro é a volta do remanescente, do cativeiro na Babilônia para Judá, que já havia sido prevista pelo profeta Jeremias (Jr O assunto principal do livro é a volta do remanescente, do cativeiro na Babilônia para Judá, que já havia sido prevista pelo profeta Jeremias (Jr 25.11-12 e 29.10-11). Contexto Juízes Saul Davi Salomão

Leia mais

Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu?

Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Aprenda a diferença entre hebreu, israelita e judeu? Tassos Lycurgo Sempre que falamos sobre judaísmo, surge uma pergunta que parece simples, mas pode

Leia mais

Vamos ver nesses próximos encontros, um pouco dos Livros Históricos, passando um por um. Vamos dar um mergulho em personagens interessantes, em fatos

Vamos ver nesses próximos encontros, um pouco dos Livros Históricos, passando um por um. Vamos dar um mergulho em personagens interessantes, em fatos Vamos ver nesses próximos encontros, um pouco dos Livros Históricos, passando um por um. Vamos dar um mergulho em personagens interessantes, em fatos espetaculares. Porém, o mais forte é a Mensagem Divina

Leia mais

Resenha Book Review Reseña

Resenha Book Review Reseña Resenha Book Review Reseña Um novo olhar sobre a história de Israel e Judá A new look at the History of Israel and Judah Una nueva mirada a la historia de Israel y Juda Cecilia Toseli * Resumo Resenha

Leia mais

Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH. Literaturas em formato digital:

Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH. Literaturas em formato digital: Título: AS ESCRITURAS Autor: C. H. MACKINTOSH Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA

O Que a Bíblia Diz LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA LIÇÃO 2 OS ASSUNTOS GERAIS DA BÍBLIA A lição anterior nos mostrou que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus. Esta lição apresenta ao leitor os assuntos gerais tratados na Bíblia: (1) suas divisões literárias

Leia mais

Exercício B Expressionismos semitas

Exercício B Expressionismos semitas Exercício B Expressionismos semitas Os autores bíblicos escreveram segundo seus costumes e linguagem. A distância entre os escritos originais e os nossos tempos dificulta a compreensão do sentido literal

Leia mais

O Reino de Israel durou cerca de 200 anos e teve em torno de 19 reis. Já o Reino de Judá durou cerca de 400 anos sendo governado através de Jerusalém

O Reino de Israel durou cerca de 200 anos e teve em torno de 19 reis. Já o Reino de Judá durou cerca de 400 anos sendo governado através de Jerusalém Israel A história de Israel teve inicio a mais de 4.000 anos com Abraão e seus descendentes Isaac e Jacó. Através de documentos encontrados na antiga Mesopotâmia (atual território do Iraque e vizinhança)

Leia mais

A Aliança do povo hebreu com o Senhor

A Aliança do povo hebreu com o Senhor A Aliança do povo hebreu com o Senhor Não é fácil orientar-se numa floresta quando não se têm caminhos, nem trilhas. A Bíblia é como uma floresta e, se não conhecermos o caminho, facilmente poderemos nos

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia GÊNESIS DEUTERONÔMIO INTRODUÇÃO E TEOLOGIA

Jörg Garbers Ms. de Teologia GÊNESIS DEUTERONÔMIO INTRODUÇÃO E TEOLOGIA Jörg Garbers Ms. de Teologia GÊNESIS DEUTERONÔMIO INTRODUÇÃO E TEOLOGIA O livro Gênesis Designação do livro na Bíblia A lei Tora O livro da lei de Deus O livro da lei de Moisés A palavra "gênesis Início

Leia mais

LIÇÃO 1 O QUE É AVIVAMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 O QUE É AVIVAMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 O QUE É AVIVAMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO MANIFESTAÇÃO GLORIOSA DO E. S. O avivamento como uma manifestação gloriosa do Espírito Santo nos remete a um inabalável fortalecimento

Leia mais

03/07/2011. História Deuteronomista. Estudos bíblicos mostram traços comuns entre vários livros: Deuteronômio Juízes 1 e 2 Samuel 1 e 2 Reis

03/07/2011. História Deuteronomista. Estudos bíblicos mostram traços comuns entre vários livros: Deuteronômio Juízes 1 e 2 Samuel 1 e 2 Reis Arquidiocese de Curitiba Curso de Teologia Introdução ao Antigo Testamento Prof. João Luis Fedel Gonçalves 1 3 2 5 6 4 1. Fase das tradições quase só orais (1850-1030). Pode ter durado quase oito séculos.

Leia mais

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS Povos de Origem Indo-europeias que passaram a conquistar o Planalto do Irã, por volta de 1500 a.c.; Organização política e militar por parte dos povos Medos (séc. VII a.c.);

Leia mais

Panorama do AT-Josué

Panorama do AT-Josué Panorama do AT-Josué Título hebraico: Joshua, Yeoshua:Javé é salvação Autor: Josué e outros:conquista de Hebrom por Calebe, vitória de Otniel, migração para Dã. Provavelmente compilado depois por algum

Leia mais

FATEG Faculdade Teológica Guarapari CRONOLOGIA BÍBLICA Uma viagem pelos tempos bíblicos!

FATEG Faculdade Teológica Guarapari CRONOLOGIA BÍBLICA Uma viagem pelos tempos bíblicos! FATEG Faculdade Teológica Guarapari CRONOOGIA BÍBICA Uma viagem pelos tempos bíblicos! Aprenderemos com a matéria: 1. O que é cronologia e cronologia bíblica? 2. Os diferentes modos de contagem e fixação

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT CRONOLOGIA DO AT CRONOLOGIA DO AT 1. Da criação a Abraão (criação 2000

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais

15º Estudo 10/06/2016. O livro de Rute. Homens Fundamentais 15º Estudo 10/06/2016 O livro de Rute Homens Fundamentais O Pentateuco descreve a criação do mundo e o inicio da história humana, e em sua maior parte tem como foco Deus, como o criador e Aquele que lida

Leia mais

O grande rei Nabucodonosor II ( a.c.), se ufanava de sua invejável Babilônia, com seus jardins suspensos. Era uma nação rica e poderosa com

O grande rei Nabucodonosor II ( a.c.), se ufanava de sua invejável Babilônia, com seus jardins suspensos. Era uma nação rica e poderosa com A História dos livros de Esdras e Neemias se dá dentro do Reinado Persa do rei Ciro. O povo judeu tinha acabado de sair do exílio da Babilônia por ordem de Ciro, onde ficara 60 anos. Chegando a Judá, encontraram

Leia mais

Índice do Antigo Testamento

Índice do Antigo Testamento Índice do Antigo Testamento Adão e Eva no paraíso terrestre (do livro do Gênesis, capítulos 2 e 3) 05 Noé e o dilúvio (do livro do Gênesis, capítulos 6 a 9) 10 Abraão na terra prometida (do livro do Gênesis,

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010 ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IEGI Lição 47 LIVROS HISTÓRICOS JOSUÉ 11 AO 15 Domingo 21 de novembro de 2010 Salmos 119:97 Oh! Quanto amo a tua lei, é a minha meditação em todo o dia. Estes capítulos descrevem

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3 Introdução ao Livro de Deuteronômio - A nova geração Ao contrário do que o nome, vindo do grego, sugere, Deuteronômio não se trata de uma segunda lei, mas é uma recapitulação, para a nova geração pós-êxodo,

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital FENÍCIOS ISRAEL EGITO IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL Reino da Média

Leia mais

Padre Nuno Tavares APRESENTAÇÃO

Padre Nuno Tavares APRESENTAÇÃO Antigo Testamento ORAÇÃO Dt 26, 5-11: 5* Proclamarás, então, em voz alta, diante do SENHOR, teu Deus: 'Meu pai era um arameu errante: desceu ao Egipto com um pequeno número e ali viveu como estrangeiro,

Leia mais

Diagnóstico de uma religião que perdeu o seu poder. (AMÓS )

Diagnóstico de uma religião que perdeu o seu poder. (AMÓS ) Amós foi um dos grandes profetas do século VIII a. C. Cuidava de bois (conf. cap. 7. 15) Era natural de Tecoa uma cidadezinha que ficava a 9 km ao Sul de Belém, próximo ao mar morto. Sua atividade profética

Leia mais

Ano Bíblico Sequencial

Ano Bíblico Sequencial Ano Bíblico Sequencial Janeiro 01/01 - Gênesis Cap: 1-3 02/01 - Gênesis Cap. 4-7 03/01 - Gênesis Cap. 8-11 04/01 - Gênesis Cap. 12-15 05/01 - Gênesis Cap. 16-19 06/01 - Gênesis Cap. 20-22 07/01 - Gênesis

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO ESDRAS. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO ESDRAS. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO ESDRAS Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento A discussão a este ponto tem-se centrado em alguns textos principais que reivindicam inspiração para a Bíblia. Agora se deve dar atenção às

Leia mais