ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS"

Transcrição

1 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS Melhim Namem Chalhub

2 PRPRIEDADE FIDUCIÁRIA Propriedade resolúvel com peculiaridades próprias

3 TRANSMISSÃO FIDUCIÁRIA Negócio jurídico de transmissão condicional Transmitente (fiduciante) condição suspensiva Adquirente (fiduciário) condição resolutiva

4 CAUSA DA TRANSMISSÃO FIDUCIARIA... a causa da aquisição do domínio encerra em si um princípio ou condição resolutiva do mesmo domínio... (Lafayette, Direito das Coisas, 27)

5 CAUSA DA TRANSMISSÃO FIDUCIARIA Não é troca de um bem por dinheiro, mas destinação de um bem a uma função e sua reversão ao patrimônio transmitente (fiduciante) ou ao de um terceiro (beneficiário)

6 FORMA DA TRANSMISSÃO FIDUCIÁRIA EVOLUÇÃO HISTÓRICA Fidúcia Romana Fidúcia Germânica Trust Alienação fiduciária (Brasil)

7 FUNÇÃO DA ATRIBUIÇÃO FIDUCIÁRIA Segregar determinados bens, para realização de função/negócio específico

8 EFEITO = AFETAÇÃO Os direitos objeto de propriedade fiduciária são retirados do patrimônio do titular (fiduciante) e atribuídos com restrições ao do fiduciário, mas não ingressam no seu patrimônio geral, sendo, antes, alocados em um patrimônio separado, de afetação, aí permanecendo afetados ao cumprimento da função definida no negócio de transmissão fiduciária.

9 TRUST/FIDÚCIA Afinidade funcional: ambos afetam o bem objeto do negócio, blindando-o contra riscos patrimoniais exógenos.

10 APLICAÇÃO Fideicomisso Administração de patrimônios de terceiros (investiment trust) Mercado de capitais e financeiro (CRI, LIG etc) Incorporações imobiliárias Garantia fiduciária

11 EXTINÇÃO DA PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA Consecução da função advento do termo ou da condição apuração de resultado de investimento pagamento da dívida

12 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS Negócio jurídico pelo qual o devedor, ou o fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel (Lei 9.514, art. 22).

13 CAMPO DE APLICAÇÃO Lei /2004, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel. Lei /2004 Art. 51. [ ] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária ( ), por alienação fiduciária de coisa imóvel

14 CAMPO DE APLICAÇÃO Lei /2004, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel. RECURSO ESPECIAL Nº MS, rel. Min. Ricardo Vilas Boas Cuêva, Dje Recurso especial. Ação anulatória de garantia fiduciária sobre bem imóvel. Cédula de crédito bancário. Desvio de finalidade. Não configuração. Garantia de alienação fiduciária. Coisa imóvel. Obrigações em geral. Ausência de necessidade de vinculação ao sistema financeiro imobiliário. Inteligência dos arts. 22, 1º, DA LEI nº 9.514/1997 E 51 DA LEI nº /2004. Antecipação dos efeitos da tutela. Verossimilhança da alegação. Ausência

15 CAMPO DE APLICAÇÃO Lei /2004, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel. RECURSO ESPECIAL Nº MS, rel. Min. Ricardo Vilas Boas Cuêva, Dje Cinge-se a controvérsia a saber se é possível a constituição de alienação fiduciária de bem imóvel para garantia de operação de crédito não relacionadas ao Sistema Financeiro Imobiliário, ou seja, desprovida da finalidade de aquisição, construção ou reforma do imóvel oferecido em garantia.

16 CAMPO DE APLICAÇÃO Lei /2004, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel. RECURSO ESPECIAL Nº MS, rel. Min. Ricardo Vilas Boas Cuêva, Dje A lei não exige que o contrato de alienação fiduciária de imóvel se vincule ao financiamento do próprio bem, de modo que é legítima a sua formalização como garantia de toda e qualquer obrigação pecuniária, podendo inclusive ser prestada por terceiros. Inteligência dos arts. 22, 1º, da Lei nº 9.514/1997 e 51 da Lei nº / Muito embora a alienação fiduciária de imóveis tenha sido introduzida em nosso ordenamento jurídico pela Lei nº 9.514/1997, que dispõe sobre o Sistema Financiamento Imobiliário, seu alcance ultrapassa os limites das transações relacionadas à aquisição de imóvel. 4. Considerando-se que a matéria é exclusivamente de direito, não há como se extrair do texto legal relacionado ao tema a verossimilhança das alegações dos autores da demanda /20Lei /2004, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel. Lei /2004, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel. 04, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terlei /2004, art. 51) [...] as obrigações em geral também poderão ser garantidas, inclusive por terceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel. ceiros, por cessão fiduciária (...) e por alienação fiduciária de coisa imóvel.

17 REQUISITOS DO CONTRATO I - Valor do principal da dívida; II - Prazo e as condições de reposição do empréstimo ou do crédito do fiduciário; III - Taxa de juros e encargos incidentes; IV - Cláusula de constituição da propriedade fiduciária, com a descrição do imóvel objeto da alienação fiduciária e indicação do título e do modo de aquisição; V - Cláusula assegurando ao fiduciante, enquanto adimplente, a livre utilização, por sua conta e risco, do imóvel objeto da alienação fiduciária;

18 REQUISITOS DO CONTRATO VI - Indicação, para efeito de venda em público leilão, do valor do imóvel e dos critérios para a respectiva revisão; VII - Cláusula dispondo sobre os procedimentos de leilão do imóvel, em caso de inadimplemento do devedor; (Lei 9.514/1997, art. 24) VIII - Cláusula de carência (L , art. 26, 2º).

19 FORMA DA CONTRATAÇÃO Contratação por escrito Instrumento público ou particular (Lei 9.514/1997, art. 38)

20 EFEITOS DO REGISTRO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Constituição da propriedade fiduciária em nome do credor; Constituição do direito real de aquisição em nome do fiduciante; Desdobramento da posse direta para o fiduciante e indireta para o fiduciário. (Lei 9.514/1997, art. 23, par. único)

21 NATUREZA JURÍDICA DO DIREITO DO FIDUCIANTE Código Civil Art B. A alienação fiduciária em garantia de bem móvel ou imóvel confere direito real de aquisição ao fiduciante, seu cessionário ou sucessor. (redação dada pela L , )

22 CESSÃO DOS DIREITOS DO FIDUCIANTE Transmissão dos direitos do fiduciante mediante cessão, que coloca o cessionário na posição do antigo fiduciante. Registro com pagamento do ITBI (Lei 9.514/1997, Art. 29)

23 PENHORA DO DIREITO AQUISITIVO Código de Processo Civil/2015 Art A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem: (...); XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;

24 NATUREZA JURÍDICA DO DIREITO DO FIDUCIÁRIO Código Civil Art A propriedade fiduciária em garantia de bens móveis ou imóveis sujeitase às disposições do Capítulo I do Título X do Livro III da Parte Especial deste Código e, no que for específico, à legislação especial pertinente, não se equiparando, para quaisquer efeitos, à propriedade plena de que trata o art (Redação dada pela Lei , )

25 CESSÃO DOS DIREITOS DO FIDUCIÁRIO Transmissão do crédito fiduciário mediante cessão, que opera a transmissão da propriedade fiduciária (direito acessório do crédito) ao cessionário. (Código Civil, arts. 286 e seguintes)

26 ENCARGOS TRIBUTÁRIOS E CONDOMINIAIS Art. 27. ( ). Lei 9.514/ o Responde o fiduciante pelo pagamento dos impostos, taxas, contribuições condominiais e quaisquer outros encargos que recaiam ou venham a recair sobre o imóvel, cuja posse tenha sido transferida para o fiduciário, nos termos deste artigo, até a data em que o fiduciário vier a ser imitido na posse.

27 ENCARGOS TRIBUTÁRIOS E CONDOMINIAIS Código Civil Art B. (...). Parágrafo único. O credor fiduciário que se tornar proprietário pleno do bem, por efeito de realização da garantia, mediante consolidação da propriedade, adjudicação, dação ou outra forma pela qual lhe tenha sido transmitida a propriedade plena, passa a responder pelo pagamento dos tributos sobre a propriedade e a posse, taxas, despesas condominiais e quaisquer outros encargos, tributários ou não, incidentes sobre o bem objeto da garantia, a partir da data em que vier a ser imitido na posse direta do bem.

28 ENCARGOS TRIBUTÁRIOS E CONDOMINIAIS TJSP 15ª Câmara de Direito Público DOE AGRAVO DE INSTRUMENTO nº ILEGITIMIDADE PASSIVA Execução fiscal IPTU Imóvel construído e vendido pela executada, e a ela alienado fiduciariamente Hipótese em que as transações foram registradas no Registro de Imóveis Ilegitimidade passiva do credor fiduciário, que, ademais, deixou de figurar como proprietário do bem imóvel - Sujeição passiva do devedor fiduciante, nos termos dos Artigos 32 e 34 do Código Tributário Nacional e o Artigo 27 da Lei 9.514/97 Precedentes do STJ e desta Corte Reconhecimento - Exceção de préexecutividade acolhida - Recurso de agravo de instrumento provido.

29 Contribuição condominial (solidariedade) TJSP - Apelação n /0 Relator Des. Francisco Casconi 17/02/ despesas de condomínio - ação de cobrança - registro imobiliário - alienação fiduciária - credor fiduciário e devedores fiduciantes - solidariedade - o condomínio pode optar contra quem intentar ação de cobrança de taxa condominial, desde que possua qualquer relação jurídica vinculada ao imóvel - interesse da coletividade - direito de regresso - recurso improvido.

30 Contribuição condominial (ilegitimidade do fiduciário) Ai nº ª Câmara Cível TJRS Relator Des. Nelson José Gonzaga - Cobrança de cotas de condomínio. Alienação fiduciária. Lei 9.514/97. Ilegitimidade passiva do credor fiduciário. A responsabilidade pelos encargos de condomínio, incidentes sobre imóvel adquirido por meio de alienação fiduciária, recai sobre o devedor fiduciante. Art. 27, 8º da lei 9.514/97. Ilegitimidade passiva reconhecida. Correta a exclusão do credor fiduciário do pólo passivo da ação de cobrança. Negado seguimento ao recurso.

31 Contribuição condominial (Responsabilidade do fiduciante) TJRJ Apelação Cível nº Relator Des. Gabriel de Oliveira Zefiro Ação sumária de cobrança de obrigações condominiais. Verba que é vinculada à unidade autônoma que compõe o condomínio edilício. Pedido julgado procedente em relação ao credor fiduciário, com acolhimento da preliminar de ilegitimidade ad causam suscitada pelo devedor fiduciante, sob a alegação de que o inadimplemento rompeu com o pacto e consolidou a propriedade resolúvel em favor do mutuante. Premissa falsa e conclusão de igual natureza. O rateio das despesas condominiais não se fulcra no domínio que é oponível erga omnes, mas na utilização efetiva dos bens e serviços da coisa comum. efetivada a alienação do bem pela escritura de alienação fiduciária, a responsabilidade pelos encargos do condomínio será do mutuário/fiduciante até que o fiduciário seja imitido na posse, como a respeito é o teor do art. 27, 8º, da Lei 9.514/97. Precedentes do STJ. Recurso conhecido e provido para reformar a sentença e julgar procedente o pedido em relação ao segundo demandado e improcedente em relação ao primeiro réu.

32 ENCARGOS TRIBUTÁRIOS BEM MÓVEL IPVA REsp MG Dje , rel. Min. Humberto Martins Tributário. IPVA. Alienação fiduciária. Propriedade. Credor fiduciário. Responsabilidade solidária. 1. Na alienação fiduciária, a propriedade é transmitida ao credor fiduciário em garantia da obrigação contratada, sendo o devedor tão somente o possuidor direto da coisa. 2. Sendo o credor fiduciário o proprietário do veículo, o reconhecimento da solidariedade se impõe, pois reveste-se da qualidade de possuidor indireto do veículo, sendo-lhe possível reavê-lo em face de eventual inadimplemento. 3. No mesmo sentido, mutatis mutandis: AgRg no REsp /RS, Rel. Min. Benedito Gonçalves, Primeira Turma, julgado em 16/3/2010, DJe 26/3/2010; REsp /DF, Rel. Min. Castro Meira, Segunda Turma, julgado em 12/8/2008, DJe 2/9/2008.

33 ENCARGOS TRIBUTÁRIOS BEM MÓVEL IPVA REsp MG Dje ressalva do ponto de vista pessoal do Min. Mauro Campbell [...] considerando que ao credor fiduciário é vedado "apropriar-se" do bem, apenas no intervalo de tempo entre a recuperação do veículo (através da busca e apreensão) e a sua venda, judicial ou extrajudicial, a terceiro, é que se torna possível impor-lhe responsabilidade por impostos e taxas incidentes sobre ele, ou seja, enquanto o credor fiduciário não exerce a posse direta sobre o veículo automotor, responde o devedor fiduciante pelos respectivos encargos tributários, como ocorre no regime da Lei 9.514/97.

34 EXTINÇÃO NATURAL DO CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Com o pagamento da obrigação garantida, resolve-se a propriedade fiduciária Obrigação do fiduciário de entregar ao fiduciante, em 30 dias, o termo de quitação, sob pena de multa de 0,5% do valor do contrato Reversão da propriedade ao fiduciante mediante cancelamento da garantia fiduciária por averbação do termo de quitação (Lei 9.514, art. 25)

35 EXTINÇÃO ANORMAL DO CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Inadimplemento da obrigação garantida (Lei 9.514, art. 27)

36 EXTINÇÃO DA DÍVIDA MEDIANTE RESCISÃO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA??? Apelação , 9ª Câmara de Direito Privado do TJSP, rel. Des. Alexandre Lazzarini, j Fundamentos: a alienação fiduciária envolve relação de consumo e contrato de adesão, que, por si só, autorizaria o devedor fiduciante a postular a rescisão da avença, em virtude de sua incapacidade financeira para continuar honrando as parcelas, com a consequente exoneração da sua obrigação de pagar a dívida contraída no contrato de financiamento.

37 EXTINGUE-SE A DÍVIDA MEDIANTE PROEDIMENTO DE EXECUÇÃO Embargos Infringentes n o /50001, rel. Des. Francisco Eduardo Loureiro, j Não se resolve contrato, mas sim se executa garantia, o que é estruturalmente distinto. A construtora vendedora cumpriu integralmente a sua prestação, entregando o imóvel e celebrando o contrato de compra e venda. Financiou o preço e tornou-se credora fiduciária, com propriedade resolúvel sobre a unidade autônoma.

38 EXTINGUE-SE A DÍVIDA MEDIANTE PROEDIMENTO DE EXECUÇÃO Disso decorre não mais existir contrato bilateral a ser resolvido, por iniciativa de qualquer das partes. Existe agora apenas e tão somente contrato unilateral de mútuo garantido por propriedade fiduciária. (...). Resta apenas ao credor, se o caso, executar a garantia real e levar o imóvel gravado a leilão extrajudicial, nos exatos termos da L /97, com o propósito único e exclusivo de recuperar o seu crédito

39 MORA PROCEDIMENTOS PARA PURGAÇÃO Intimação pessoal do devedor pelo Oficial do Registro de Imóveis, ou do RTD ou pelo Correio com Aviso de Recebimento Intimação de terceiro prestador da garantia Demonstrativo do débito Purgação da mora no Registro de Imóveis (Lei 9.514, art. 27)

40 NOTIFICAÇÃO DO DEVEDOR Proposta legislativa Criação da notificação por hora certa. Notificação feita ao porteiro de condomínio ou conjuntos imobiliários com controle de acesso.

41 MORA EFEITO DA PURGAÇÃO Purgada a mora no prazo de 15 dias da intimação, convalesce o contrato de alienação fiduciária, que volta a seguir seu curso (Lei 9.514, art. 26)

42 CARACTERIZAÇÃO DO INADIMPLEMENTO A não purgação da mora no prazo da intimação caracteriza o inadimplemento absoluto da obrigação garantida (Lei 9.514, art. 26)

43 DAÇÃO EM PAGAMENTO A dação do direito eventual do fiduciante importa em consolidação da propriedade plena no antigo credor. A dação dispensa o leilão (Lei 9.514/1997, 7º do art. 26).

44 EFEITOS DO INADIMPLEMENTO Extinção do contrato de alienação fiduciária Consolidação da propriedade no patrimônio do fiduciário.

45 REQUISITOS PARA CONSOLIDAÇÃO Requerimento do credor fiduciário ao Oficial do Registro de Imóveis, instruído com: Certidão de não-purgação e Comprovantes de pagamento do ITBI e do laudêmio, se for o caso.

46 INDISPONIBILIDADE Proposta legislativa Código Civil Art (...). Parágrafo único. Os direitos reais de garantia ou constrições, inclusive as averbações de bloqueios e indisponibilidades de qualquer natureza, incidentes sobre o direito real de aquisição do bem móvel ou imóvel de que seja titular o fiduciante não obstam sua consolidação no patrimônio do credor e sua venda, mas sub-rogam-se no direito do fiduciante à percepção do saldo que eventualmente remanescer do produto da venda do bem.

47 NOTIFICAÇÃO PARA LEILÃO REsp DF, rel. Min. Villas Bôas Cueva, DJe RECURSO ESPECIAL. AÇÃO ANULATÓRIA DE ARREMATAÇÃO. NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. ART. 535 DO CPC. NÃO OCORRÊNCIA. LEI Nº 9.514/97. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE COISA IMÓVEL. LEILÃO EXTRAJUDICIAL. NOTIFICAÇÃO PESSOAL DO DEVEDOR FIDUCIANTE. NECESSIDADE. 1. Não há falar em negativa de prestação jurisdicional se o tribunal de origem motiva adequadamente sua decisão, solucionando a controvérsia com a aplicação do direito que entende cabível à hipótese, apenas não no sentido pretendido pela parte. 2. A teor do que dispõe o artigo 39 da Lei nº 9.514/97, aplicam-se as disposições dos artigos 29 a 41 do Decreto-Lei nº 70/66 às operações de financiamento imobiliário em geral a que se refere a Lei nº 9.514/ No âmbito do Decreto-Lei nº 70/66, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça há muito se encontra consolidada no sentido da necessidade de intimação pessoal do devedor acerca da data da realização do leilão extrajudicial, entendimento que se aplica aos contratos regidos pela Lei nº 9.514/97.

48 PROPOSTA LEGISLATIVA Os leilões serão comunicados ao devedor mediante correspondência dirigida aos endereços constantes do contrato, inclusive ao endereço eletrônico. Forma de comunicação equivalente à da notificação do devedor fiduciante para purgar a mora na alienação fiduciária do bem móvel (Lei /2014).

49 PAGAMENTO DA QUANTIA INCONTROVERSA Código de Processo Civil Lei /2015 Art A petição inicial será indeferida quando: I - for inepta; (.) 2 o Nas ações que tenham por objeto a revisão de obrigação decorrente de empréstimo, de financiamento ou de alienação de bens, o autor terá de, sob pena de inépcia, discriminar na petição inicial, dentre as obrigações contratuais, aquelas que pretende controverter, além de quantificar o valor incontroverso do débito. 3 o Na hipótese do 2 o, o valor incontroverso deverá continuar a ser pago no tempo e modo contratados.

50 LEILÃO Prazo: 30 dias após consolidação Primeiro leilão: preço mínimo fixado no contrato Segundo leilão: saldo devedor e acrescidos Código Civil: Art Quando, vendida a coisa, o produto não bastar para o pagamento da dívida e das despesas de cobrança, continuará o devedor obrigado pelo restante.

51 LEILÃO - LANCE MÍNIMO Proposta legislativa: acréscimo de um parágrafo ao art. 24 da Lei 9.514: Parágrafo único. No caso do inciso VI do caput deste artigo, caso o valor convencionado pelas partes seja inferior àquele atribuído pelo órgão municipal competente para efeito do imposto de transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, decorrente da consolidação da propriedade em nome do credor fiduciário, este será o valor mínimo para oferta do imóvel no primeiro leilão.

52 LEILÃO PERDÃO DA DÍVIDA Lei 9.514/1997, ART º Se, no segundo leilão, o maior lance oferecido não for igual ou superior ao valor referido no 2º, considerar-se-á extinta a dívida e exonerado o credor da obrigação de que trata o 4º.

53 LEILÃO EXCEÇÃO AO PERDÃO DA DÍVIDA Lei nº / CONSÓRCIO Art. 14. No contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, devem estar previstas, de forma clara, as garantias que serão exigidas do consorciado para utilizar o crédito. (...) 6º Para os fins do disposto neste artigo, o oferecedor de garantia por meio de alienação fiduciária de imóvel ficará responsável pelo pagamento integral das obrigações pecuniárias estabelecidas no contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, inclusive da parte que remanescer após a execução dessa garantia.

54 LEILÃO PERDÃO DA DÍVIDA Proposta legislativa Restringir o perdão da dívida aos financiamentos habitacionais, dispondo expressamente que nos demais casos o devedor continuará respondendo pelo saldo remanescente, como já ocorre nos consórcios (Lei /2008).

55 PURGAÇÃO DA MORA APÓS O LEILÃO? REsp DF Havendo previsão legal de aplicação do art. 34 do DL nº 70/99 à Lei nº 9.514/97 e não dispondo esta sobre a data limite para purgação da mora do mutuário, conclui-se pela incidência irrestrita daquele dispositivo legal aos contratos celebrados com base na Lei nº 9.514/97, admitindo-se a purgação da mora até a assinatura do auto de arrematação.

56 PURGAÇÃO DA MORA APÓS O LEILÃO? REsp RS [...], o contrato não se extingue por força da consolidação da propriedade em nome do credor fiduciário, mas, sim, pela alienação em leilão público do bem objeto da alienação fiduciária, após a lavratura do auto de arrematação. 3. [...] o credor fiduciário, nos termos do art. 27 da Lei nº 9.514/1997, não incorpora o bem alienado em seu patrimônio, que o contrato de mútuo não se extingue com a consolidação da propriedade em nome do fiduciário (...), e a ausência de prejuízo para o credor, a purgação da mora até a arrematação não encontra nenhum entrave procedimental.

57 PURGAÇÃO DA MORA APÓS O LEILÃO? REsp RS, DJe , rel. Min. Marco Aurélio Bellizze 1. É possível a quitação de débito decorrente de contrato de alienação fiduciária de bem imóvel (Lei nº ), após a consolidação da propriedade em nome do credor fiduciário. Precedentes. 2. No âmbito da alienação fiduciária de imóveis em garantia, o contrato não se extingue por força da consolidação da propriedade em nome do credor fiduciário, mas, sim, pela alienação em leilão público do bem objeto da alienação fiduciária, após a lavratura do auto de arrematação.

58 LEI versus CDC Restituição das quantias pagas. Prevalência do art. 27 da Lei sobre o art. 53 CDC AgIn no REsp SP ( ) AgIn no REsp RS ( ) Em verdade, a situação fática dos autos discrepa daquela em que firmado o entendimento desta Corte Superior, conforme julgados colacionados; trata-se, in casu, de alienação fiduciária em garantia de bens imóveis e não de simples promessa de compra e venda (...) a solução da controvérsia, seja ela buscada no âmbito do conflito de normas, seja pela ótica da inexistência de conflitos entre os dispositivos normativos em questão, leva à prevalência da norma específica de regência da alienação fiduciária de bens imóveis, concluindo-se, por conseguinte, pelo descabimento da pretensão de restituição das prestações adimplidas, por força dos 4º, 5º e 6º do art. 27 da Lei nº 9.514/97.

59 LEI versus CDC Restituição das quantias pagas. Prevalência do art. 27 da Lei sobre o art. 53 do CDC Recurso Especial SP ( ) A regra especial do 4º da Lei n /97 claramente estatui que a restituição ao devedor, após a venda do imóvel em leilão, será do valor do saldo que sobejar ao total da dívida apurada. Portanto, existe regra especial para a situação jurídica em questão, que deve preponderar sobre a regra geral do Código de Defesa do Consumidor.

60 LEI versus CDC Restituição das quantias pagas. Prevalência do art. 27 da Lei sobre o art. 53 do CDC AgRg no AgRg no REsp SP, DJe , rel. Min. Antonio Carlos Ferreira [...] 3. A Lei n , que instituiu a alienação fiduciária de bens imóveis, é norma especial e também posterior ao Código de Defesa do Consumidor - CDC. Em tais circunstâncias, o inadimplemento do devedor fiduciante enseja a aplicação da regra prevista nos arts. 26 e 27 da lei especial.

61 REINTEGRAÇÃO DE POSSE ANTES DO LEILÃO Resp DF, rel. Min. Nancy Andrighi, j SFI Sistema Financeiro Imobiliário. Lei 9.514/97. Alienação fiduciária de bem imóvel. Inadimplemento do fiduciante. Consolidação do imóvel na propriedade do fiduciário. Leilão extrajudicial. Suspensão. Irregularidade na intimação. Pretensão, do credor, a obter a reintegração da posse do imóvel anteriormente ao leilão disciplinado pelo art. 27 da Lei 9.514/97. Possibilidade. Interpretação sistemática da Lei.

62 TAXA DE OCUPAÇÃO REsp GO rel. Min. Marco Buzzi, j Recurso especial (Art. 105, III, "A" E "C", DA CF) Ação de reintegração de posse Alienação fiduciária de imóvel Retomada do bem por iniciativa do credor fiduciário após frustrados leilões extrajudiciais hipótese que autoriza a fixação de taxa de ocupação do imóvel enquanto mantido em poder do devedor fiduciante - Art. 37-A da Lei n /1997 Vedação ao enriquecimento sem causa Recurso provido.

63 RECUPERAÇÃO DE EMPRESA Lei nº /2005 Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos. (...) 3º Tratando-se de credor titular da posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietário ou promitente vendedor de imóvel cujos respectivos contratos contenham cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive em incorporações imobiliárias, ou de proprietário em contrato de venda com reserva de domínio, seu crédito não se submeterá aos efeitos da recuperação judicial e prevalecerão os direitos de propriedade sobre a coisa e as condições contratuais, observada a legislação respectiva, não se permitindo, contudo, durante o prazo de suspensão a que se refere o 4º do art. 6º desta Lei, a venda ou a retirada do estabelecimento do devedor dos bens de capital essenciais a sua atividade empresarial.

64 FALÊNCIA DO DEVEDOR Lei nº /2005 Art Nas relações contratuais a seguir mencionadas prevalecerão as seguintes regras: (...) IX os patrimônios de afetação, constituídos para cumprimento de destinação específica, obedecerão ao disposto na legislação respectiva, permanecendo seus bens, direitos e obrigações separados dos do falido até o advento do respectivo termo ou até o cumprimento de sua finalidade, ocasião em que o administrador judicial arrecadará o saldo a favor da massa falida ou inscreverá na classe própria o crédito que contra ela remanescer.

65 CESSÃO FIDUCIÁRIA RECUPERAÇÃO DE EMPRESA Recurso Especial SP, DJe Rel. Min. Ricardo Villas Bôas Cueva Recurso Especial. Recuperação Judicial. Cédula de crédito garantida por cessão fiduciária de direitos creditórios. Natureza jurídica. Propriedade fiduciária. Não sujeição ao processo de recuperação judicial. Trava bancária. 1. A alienação fiduciária de coisa fungível e a cessão fiduciária de direitos sobre coisas móveis, bem como de títulos de crédito (ou possuem a natureza jurídica de) propriedade fiduciária, não se sujeitando, portanto, aos efeitos da recuperação judicial, nos termos do art. 49, 3º, da Lei nº /2005.

66 CESSÃO FIDUCIÁRIA RECUPERAÇÃO DE EMPRESA Recurso Especial MT, j Decisão monocrática Ministro Sidnei Beneti. Com relação à questão de mérito, o Acórdão recorrido está em conformidade com a orientação das Turmas que compõem a Segunda Seção desta Corte no sentido de que o crédito garantido por cessão fiduciária não se submete ao processo de recuperação judicial, uma vez que possui a mesma natureza de propriedade fiduciária, podendo o credor valer-se da chamada trava bancária. (...) Ante o exposto, nega-se seguimento ao Recurso Especial.

67 CESSÃO FIDUCIÁRIA RECUPERAÇÃO DE EMPRESA AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL DJe , rel. Min. Luis Felipe Salomão Agravo Regimental em Recurso Especial. Direito empresarial. Recuperação judicial. Créditos resultantes de arrendamento mercantil e com garantia fiduciária. Não submissão à recuperação. 1. Interpretando o art. 49, 3º, da Lei n /2005, a jurisprudência entende que os créditos decorrentes de arrendamento mercantil ou com garantia fiduciária - inclusive os resultantes de cessão fiduciária - não se sujeitam aos efeitos da recuperação judicial.

PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA. MELHIM NAMEM CHALHUB

PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA. MELHIM NAMEM CHALHUB PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA MELHIM NAMEM CHALHUB www.melhimchalhub.com PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA Propriedade resolúvel com características peculiares, conforme a função para a qual é constituída Administração

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA INOVAÇÕES LEGISLATIVAS

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA INOVAÇÕES LEGISLATIVAS ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA INOVAÇÕES LEGISLATIVAS NOVO CPC Lei 13.465/2017 Lei 13.476/2017 Melhim Chalhub CONTRATOS - Melhim Namem Chalhub - Incorporação Imobiliária ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Negócio jurídico de

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei 13.476/2017 Art. 9º Melhim Namem Chalhub GARANTIA DE DÍVIDA FUTURA CÓDIGO CIVIL Código Civil: Art. 1.362. O contrato, que serve de título à propriedade fiduciária, conterá: I o

Leia mais

Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ

Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ ALEXANDRA MUSIERACKI BANK HISTÓRICO A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA, COMO INSTITUTO NO DIREITO BRASILEIRO, EXISTE DESDE A LEI 4728/65,

Leia mais

NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL

NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL Introdução Tendo em vista que é muito comum a alienação fiduciária de imóveis, muitos aspectos podem ensejar dúvidas. Neste breve trabalho, sem a pretensão

Leia mais

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Ultimamente tem-se discutido judicialmente, a aplicação do art. 53 do CDC, mesmo que o contrato tenha sido celebrado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.344.288 - MG (2012/0194587-5) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : BANCO MERCANTIL DO BRASIL S/A E OUTROS ADVOGADOS : WERTHER BOTELHO SPAGNOL E OUTRO(S) OTTO CARVALHO

Leia mais

Responsabilidade Tributária

Responsabilidade Tributária Responsabilidade Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeição Passiva Art. 121 Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária Paragrafo Único. O sujeito

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS KEZIAH ALESSANDRA VIANNA SILVA PINTO REGISTRADORA DE IMÓVEIS DE BRUMADINHO/MG COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE CURSOS E EVENTOS DO CORI-MG

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Curso Resultado. Decreto-Lei 911, de 01 de outubro de Lei 9.514, de 20 de novembro de 1997 Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2016

Curso Resultado. Decreto-Lei 911, de 01 de outubro de Lei 9.514, de 20 de novembro de 1997 Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2016 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei 4.728, de 14 de julho de 1965 Art. 66-B. O contrato de alienação fiduciária celebrado no âmbito do mercado financeiro e de capitais, bem como em garantia de créditos fiscais e

Leia mais

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS 1 1 2 Aula 6 - RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS - STAY - CRÉDITOS EXCLUÍDOS - TRAVA BANCÁRIA Parte 4 3 Travas bancárias alienação fiduciária e penhor

Leia mais

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 66 1 Estrutura da petição inicial Artigo 319 do Código

Leia mais

22/03/ Direitos Reais (iura in re) e Direitos Obrigacionais ou de Crédito - Pessoais (iura in personam)

22/03/ Direitos Reais (iura in re) e Direitos Obrigacionais ou de Crédito - Pessoais (iura in personam) 1. Direitos Reais (iura in re) e Direitos Obrigacionais ou de Crédito - Pessoais (iura in personam) Há também uma terceira categoria: - direitos personalíssimos ou direitos da personalidade (iura in se

Leia mais

RECUPERAÇÃO JUDICIAL II

RECUPERAÇÃO JUDICIAL II Superior Tribunal de Justiça Brasília, 24 de junho de 2015 - Nº 37 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior

Leia mais

DECISÃO. (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC)

DECISÃO. (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0048175-69.2013.8.19.0000 Agravante: DIBENS LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL (autora) Agravado: JOSÉ LUIS DA SILVA (réu) Relatora: Desembargadora

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA PLV 12/ º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Melhim Chalhub

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA PLV 12/ º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Melhim Chalhub ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA PLV 12/2017 89º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Melhim Chalhub PURGAÇÃO DA MORA PRAZO AMPLIADO Art. 26-A. Os procedimentos de cobrança, purgação de mora, consolidação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000039033 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002171-22.2014.8.26.0001, da Comarca de, em que é apelante ALTANA TOLEDO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Trânsito em julgado da sentença - não cabe mais recurso Intimação para pagamento no prazo de 15 (quinze)

Leia mais

SENTENÇA. Vistos. Trata-se de pedido de providências formulado pelo Oficial do 17º Registro de Imóveis da Capital, a requerimento de José Garcia.

SENTENÇA. Vistos. Trata-se de pedido de providências formulado pelo Oficial do 17º Registro de Imóveis da Capital, a requerimento de José Garcia. fls. 58 SENTENÇA Processo Digital nº: 1043214-93.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Pedido de Providências - Registro de Imóveis Requerente: 17º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo Juíza de Direito:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Processo de Execução Aula 34 Prof. Marcelo Barbi Concurso de Preferências entre os quirografários Art. 908. Havendo pluralidade de credores ou exequentes, o dinheiro lhes será

Leia mais

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial...

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial... SUMÁRIO Introdução... 1 Capítulo I Incorporação imobiliária caracterização geral... 7 1.1. Incorporação: conceito e definição legal... 7 1.1.1. Incorporação imobiliária para empreendimento hoteleiro...

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.367.704 - RS (2013/0035337-1) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : CLAIR MARLI TEMPAS DEL ROIO ADVOGADO : JEFERSON MARIN E OUTRO(S) RECORRIDO : CAIXA ECONÔMICA

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

1\lien ienaçao Fiduciária, Incorporação IJ110biliária e Mercado de Capitais

1\lien ienaçao Fiduciária, Incorporação IJ110biliária e Mercado de Capitais Melhim Namem Chalhub Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros. Advogado no Rio de Janeiro ~,~~~~ 1\lien ienaçao Fiduciária, Incorporação IJ110biliária e Mercado de Capitais Estudos e Pareceres

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.518.085 - RS (2015/0045085-1) RELATÓRIO O SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE: Cuida-se de recurso especial interposto por Ana Paula Vieira de Moraes, fundamentado nas alíneas

Leia mais

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC)

ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE RG - SC) ITBI e o Alcance da Imunidade no Caso de Imóveis Integralizados ao Capital Social da Empresa (RE 796.376-RG - SC) José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito São Paulo 15.12.2017 I. ITBI

Leia mais

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC)

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Conceito: título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação, que representa promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial.

Leia mais

OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE MATERIAL PARA A AULA 58 OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Prof. Joseval Martins Viana (Aula n. 58) 1 Art. 30 da Lei n. 9.656/98 Ao consumidor

Leia mais

Indice. Introdução... 1 PARTE I

Indice. Introdução... 1 PARTE I .. Indice Introdução... 1 PARTE I Capítulo I - Incorporação imobiliária - Caracterização geral LI. Incorporação: conceito e definição legal... 9 1.2. Incorporador: caracterização... 14 1.3. A dinâmica

Leia mais

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA LEI Nº /17 ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA LEI Nº /17 ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA LEI Nº 13.465/17 ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS Por João Pedro Lamana Paiva Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação

Leia mais

Alienação fiduciária em garantia

Alienação fiduciária em garantia Surgimento: necessidade de criação de novas garantias reais para proteção do direito ao crédito Finalidade: transferência do direito de propriedade de com fins de garantia Outros exemplos de garantias

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IX Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE OBRIGUEM O CONSUMIDOR A RESSARCIR OS CUSTOS DE COBRANÇA DE SUA OBRIGAÇÃO, SEM QUE IGUAL DIREITO LHE SEJA CONFERIDO CONTRA O

Leia mais

Módulo 19 Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis por ato oneroso ITBI. Incidência e imunidade na integralização de capital social das empresas.

Módulo 19 Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis por ato oneroso ITBI. Incidência e imunidade na integralização de capital social das empresas. Módulo 19 Imposto sobre a Transmissão de bens imóveis por ato oneroso ITBI. Incidência e imunidade na integralização de capital social das empresas. Incidência na meação (divórcio). Incidência na arrematação

Leia mais

Ref. Recuperação Judicial n

Ref. Recuperação Judicial n ILMO. SR. ADMINISTRADOR JUDICIAL DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA GP DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS S.A; COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS PASTORELLO S.A E MAXIMINO PASTORELLO S.A. Ref. Recuperação Judicial n. 0013590-89.2016.8.16.0025

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 5 Pretensão de reforma da sentença que julgou improcedente o pedido inicial para limitação dos juros remuneratórios contratados em 12% ao ano Cabimento Hipótese em que os juros remuneratórios estipulados

Leia mais

SUMÁRIO 1. BANCO DO BRASIL S.A BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANCO BRADESCO S.A. E BANCO BRADESCO CARTÕES S.A...

SUMÁRIO 1. BANCO DO BRASIL S.A BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANCO BRADESCO S.A. E BANCO BRADESCO CARTÕES S.A... SUMÁRIO 1. BANCO DO BRASIL S.A.... 2 2. BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A.... 4 3. BANCO BRADESCO S.A. E BANCO BRADESCO CARTÕES S.A.... 9 Telefone: (51) 3533-3150 www.matosjordao.com.br 1 1. CREDOR:

Leia mais

Instituições de Direito

Instituições de Direito Instituições de Direito INTRODUÇÃO AO REGIME JURÍDICO DA CRISE EMPRESARIAL CAMILA VILLARD DURAN Lei 11.101/2005! Racionalidade do regime jurídico da crise empresarial! O que são os institutos jurídicos

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL Falência e Recuperação de Empresas Falência Parte 7. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL Falência e Recuperação de Empresas Falência Parte 7. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL e Recuperação de Empresas Parte 7 Profª. Estefânia Rossignoli -Questão relevante na fase falimentar é em relação aos contratos que o falido possuía e ainda estavam em vigor. -O legislador

Leia mais

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS

PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS PRÁTICAS COMERCIAIS - CONSIDERAÇÕES FINAIS Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 24) 1 Alguns conceitos Conceito de marketing Conceito de propaganda Conceito de publicidade Conceito de divulgação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000559419 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2093019-36.2017.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante ITAÚ UNIBANCO SA, são agravados

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1.140.664 - SP (2017/0180379-4) RELATORA AGRAVANTE : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI : ADVOGADO : FERNANDA ELISSA DE CARVALHO AWADA E OUTRO(S) - SP132649 AGRAVADO : AGRAVADO

Leia mais

IMÓVEIS URBANOS PARCELAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO

IMÓVEIS URBANOS PARCELAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO IMÓVEIS URBANOS PARCELAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO Decreto-lei 5.481/1928 Decreto-lei 5.234/1943 Decreto-lei 58/1937 Lei 4.591/1964 Lei 4.864/1965 Lei 6.766/1979 Lei 9.514/1997 Lei 13.465/2017 Lei 13.786/2018

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.064.528 - RN (2008/0123592-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : NATAL COMBUSTÍVEIS LTDA ADVOGADO : RODRIGO DANTAS DO NASCIMENTO AGRAVADO : ESTADO DO

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.220-A DE 2015 Altera as Leis nºs 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente

Leia mais

DEFESA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

DEFESA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DEFESA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Aula n. Relembrando Ação de Busca e Apreensão com base nos artigos 1.361 a 1.368 do Código Civil c/c Decreto-lei

Leia mais

LEI /2008 QUESTÕES JURÍDICAS PRÁTICAS. 1. Espaço sugerido para inserir logo do palestrante

LEI /2008 QUESTÕES JURÍDICAS PRÁTICAS. 1. Espaço sugerido para inserir logo do palestrante LEI 11.795/2008 QUESTÕES JURÍDICAS PRÁTICAS 1. Espaço sugerido para inserir logo do palestrante APLICAÇÃO DO C.D.C. TJ-RS AP. 70045634292 13 CAM. RELATORA ANGELA TEREZINHA DE OLIVEIRA BRITO Possível a

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL Embargos Infringentes nº 0038107-96.2009.8.19.0001 Embargante: Ministério Público Embargada: Hermano Pinto Beaumont de Matos e outro Relator: Des. Elton M.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE AGRAVADO EMENTA PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL. ADUANEIRO. PENA DE PERDIMENTO DE VEÍCULO OBJETO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL Tópico da aula: Contratos de seguro e fiança Base Legal no Código Civil Seguro (Artigos 757 a 777 do CC) Seguro de dano (Artigos 778 a 788 do

Leia mais

AO ILMO. SENHOR ADMINISTRADOR JUDICIAL DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMÉRCIO DA COMBUSTÍVEIS PASTORELLO S/A E OUTROS

AO ILMO. SENHOR ADMINISTRADOR JUDICIAL DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMÉRCIO DA COMBUSTÍVEIS PASTORELLO S/A E OUTROS AO ILMO. SENHOR ADMINISTRADOR JUDICIAL DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA COMÉRCIO DA COMBUSTÍVEIS PASTORELLO S/A E OUTROS BANCO PAN S.A. ( PAN ), instituição financeira, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 59.285.411/0001-13,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA EMENTA TRIBUTÁRIO. IPVA. ARRENDAMENTO MERCANTIL. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. ARRENDANTE. 1. O arrendante, por ser possuidor indireto do bem e conservar a propriedade até

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 14ª Câmara de Direito Público. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 14ª Câmara de Direito Público. Registro: ACÓRDÃO fls. 129 Registro: 2016.0000213417 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação / Reexame Necessário nº 1030636-45.2015.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante PREFEITURA

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário

Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário Judiciário e o Mercado Imobiliário: Um diálogo necessário DOS CONTRATOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA E DE COMPRA E VENDA DE BENS IMÓVEIS TESE Súmula 308/STJ A hipoteca firmada entre a construtora e o

Leia mais

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul

Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul fls. 425 Autos nº 0800158-20.2017.8.12.0033 Ação: Recuperação Judicial Autor: Daniel Dias & Filho LTDA Visto, etc. 1. Em análise aos documentos trazidos aos autos pela requerente, bem como ao Relatório

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

5) É válido o contrato celebrado em moeda estrangeira desde que no momento do pagamento se realize a conversão em moeda nacional.

5) É válido o contrato celebrado em moeda estrangeira desde que no momento do pagamento se realize a conversão em moeda nacional. Edição n. 48 Brasília, 18 de dezembro de 2015 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

Leia mais

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA DE IMÓVEL NO ÂMBITO DOS SISTEMAS FINANCEIROS

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA DE IMÓVEL NO ÂMBITO DOS SISTEMAS FINANCEIROS Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos I Seminário de Direito Notarial e Registros Públicos A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA DE IMÓVEL NO ÂMBITO DOS SISTEMAS FINANCEIROS MAURO ANTÔNIO ROCHA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 299 Registro: 2016.0000908118 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1026360-27.2015.8.26.0002, da Comarca de, em que é apelante EVEN SP 50/10 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 2 Registro: 2014.0000XXXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº XXXXXX- XX.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante COOPERATIVA HABITACIONAL TERRA PAULISTA,

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

TEMA 1: DIREITOS REAIS: GENERALIDADES

TEMA 1: DIREITOS REAIS: GENERALIDADES TEMA 1: DIREITOS REAIS: GENERALIDADES EMENTÁRIO DE TEMAS: Direitos Reais: conceito e características. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 6ª ed.

Leia mais

Nome da Construtora Nome do Empreendimento

Nome da Construtora Nome do Empreendimento i. Quadro Resumo Instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda de Bem Imóvel e Outras Avenças 1. : 2. Imóvel: 3. Nº de vagas 4.1. Promitente Comprador (Adquirente): 4.2. Promitente vendedor (Alienante):

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 6ª Fase 1) FCC JE - TJCE (2014) Celebrado contrato de mútuo com garantia hipotecária, por instrumento público, a) o distrato poderá dar-se por instrumento

Leia mais

POSIÇÃO DOS CREDORES NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. Paulo de Tarso Vieira Sanseverino

POSIÇÃO DOS CREDORES NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. Paulo de Tarso Vieira Sanseverino POSIÇÃO DOS CREDORES NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Introdução Tema A situação jurídica das diferentes modalidades de créditos na recuperação judicial (RJ) constitui um das questões

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.696.038 - SP (2017/0138567-2) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : REMAZA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO LTDA ADVOGADOS : PAULO EDUARDO DIAS DE CARVALHO - SP012199

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Parte IV Interrupção da prescrição Prof. Marcello Leal 1 Interrupção da CTN, Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 214.435 - DF (2012/0165409-1) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO SIDNEI BENETI : BANCO DO BRASIL S/A : CARLOS JOSE MARCIERI E OUTRO(S) : OLAVO

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Primeira Câmara Cível

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Primeira Câmara Cível Agravo de instrumento nº: 0068684-21.2013.8.19.0000 Agravante: BANCO SANTANDER BRASIL S.A Advogado: Fabio Caon Pereira Agravado: MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS Relator: Desembargador ANDRÉ RIBEIRO AGRAVO

Leia mais

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

Compra e Venda 24.1 COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Compra e Venda O contrato de compra e venda é um acordo de vontades entre comprador e vendedor pelo qual, mediante pagamento de certo preço, transfere-se o domínio de determinado bem, objeto do contrato.

Leia mais

ESPECIAL PLANO VERÃO RELAÇÃO TEMÁTICA DAS JURISPRUDÊNCIAS CITADAS NAS PALESTRAS... 21

ESPECIAL PLANO VERÃO RELAÇÃO TEMÁTICA DAS JURISPRUDÊNCIAS CITADAS NAS PALESTRAS... 21 ÍNDICE ESPECIAL PLANO VERÃO... 07 RELAÇÃO TEMÁTICA DAS JURISPRUDÊNCIAS CITADAS NAS PALESTRAS... 21 PALESTRA: PROCESSO DE EXECUÇÃO EM AÇÕES COLETIVAS QUE VERSAM SOBRE PLANO VERÃO: PRÁTICA E QUESTÕES JUDICIAIS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 123.834 - SP (2012/0161201-1) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA AGRAVANTE : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO AGRAVADO : A RELA S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO SUSCITANTE

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2018.0000000804 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo Interno nº 2183307-30.2017.8.26.0000/50000, da Comarca de, em que são agravantes SILAS APARECIDO DOS SANTOS e DICESAR

Leia mais

RECUPERAÇÃO JUDICIAL I

RECUPERAÇÃO JUDICIAL I Superior Tribunal de Justiça Brasília, 27 de Maio de 2015 - Nº 35 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 158.184 - SP (2012/0055988-6) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO INTERES. : MINISTRO CESAR ASFOR ROCHA : COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 453 Registro: 2017.0000263732 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1022104-38.2014.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante ACS BETA EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos.

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. (CPC, arts. 282 a 285-A) Petição Inicial Conceito: petição inicial é o ato formal do autor que introduz a causa em juízo (Vicente, 135). Características:

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL.

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 05/07/2018 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL. Sujeito Credor fiduciário. Devedor fiduciário. ESTRUTURA JURÍDICA Objeto Propriedade plena; Bens enfitêuticos,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem Prof. Marcello Leal 1 Termo inicial da prescrição Tributos lançados por homologação STJ, Súmula 436 - A entrega

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 291 Registro: 2017.0000346518 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1029116-06.2015.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CALGARY INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS-

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 20 de abril de 2017. Registro: 2017.0000280390 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1017735-45.2015.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ORNELAS SETTI EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº. ROBERTO DE VICENTE

APELAÇÃO CÍVEL Nº. ROBERTO DE VICENTE APELAÇÃO CÍVEL Nº. 773235-0 DA 20ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA APELANTE: BANCO VOLVO BRASIL S/A APELADO: MONIBEL INDUSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA RELATOR:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2013.0000761XXX ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº XXXXXXX-86.2011.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante CHEMIN GUARULHOS VII EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Leia mais

Direitos Reais. CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lumen júris, 2010.

Direitos Reais. CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lumen júris, 2010. AULA 8: POSSE EMENTÁRIO DE TEMAS: Posse: aquisição e perda. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lumen júris, 2010. LEITURA

Leia mais

UNIÃO ESTÁVEL. 2) A coabitação não é elemento indispensável à caracterização da união estável.

UNIÃO ESTÁVEL. 2) A coabitação não é elemento indispensável à caracterização da união estável. Edição n. 50 Brasília, 11 de fevereiro de 2016 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior Tribunal de

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.267.980 - SC (2011/0173063-1) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : JARAGUÁ FABRIL S/A E OUTROS ADVOGADO : GILMAR KRUTZSCH E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Embargos à Execução. Prof. Ms. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Embargos à Execução. Prof. Ms. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Embargos à Execução Prof. Ms. Gabriel Quintanilha Tem a mesma natureza da Ação Anulatória, ou seja, de anular ou desconstituir o crédito tributário

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA AGRAVANTE : EMANOEL FERREIRA E OUTRO ADVOGADO : SÉRGIO RICARDO SOUSA BEZERRA AGRAVADO : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ADVOGADOS : BIANCO SOUZA MORELLI PAULO MELO

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Nona Câmara Cível

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro Décima Nona Câmara Cível FLS.1/z TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA NONA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 0047135-47.2016.8.19.0000 AGRAVANTE: PROPRIETÀ NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS AGRAVADOS: ALEXANDRE GRANDE

Leia mais

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO

Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO SUMÁRIO Parte Primeira CONDOMÍNIO EDILÍCIO 1. Do condomínio geral ao condomínio edilício ou em edificações 2. Condomínio voluntário, condomínio necessário e condomínio edilício 3. Elementos históricos

Leia mais

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)-

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Relação de Consumo

Leia mais

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Maria Fernanda Mouchbahani Peralta Com o passar dos anos, as clássicas garantias legais, tais como a hipoteca, o penhor e a anticrese, começaram

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.410.540 - RS (2013/0345494-2) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : BV FINANCEIRA SA CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO ADVOGADOS : FLAVIANO BELLINATI GARCIA PEREZ

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.380.473 - SP (2011/0007228-2) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA AGRAVANTE : BANCO ABN AMRO REAL S/A ADVOGADOS : OSMAR MENDES PAIXÃO CÔRTES PAULO ROBERTO BASTOS

Leia mais