AULA REDES SOCIAIS NA INTERNET: COMO SE FORMAM E COMO FUNCIONAM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA REDES SOCIAIS NA INTERNET: COMO SE FORMAM E COMO FUNCIONAM"

Transcrição

1 AULA REDES SOCIAIS NA INTERNET: COMO SE FORMAM E COMO FUNCIONAM

2 RAQUEL RECUERO CITA NO INÍCIO DO SEU LIVRO REDES SOCIAIS NA INTERNET: QUANDO UMA REDE DE COMPUTADORES CONECTA UMA REDE DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES TEMOS UMA REDE SOCIAL (GARTON, HAYTHORNTHWAITEE WELLMAN)

3 ESTUDAR REDES SOCIAIS... É ESTUDAR PADRÕES DE CONEXÕES EXPRESSOS NO CIBERESPAÇO. É EXPLORAR UMA METÁFORA ESTRUTURAL PARA COMPREENDER OS ELEMENTOS DINÂMICOS E DE COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS. (RECUERO, 22)

4 A metáfora da rede foi utilizada pela primeira vez como semente de uma abordagem científica pelo matemático Leonard Euler... Euler...em 1736, publicou um artigo sobre o enigma das Pontes de Königsberg... (RECUERO, 19)

5 ... Königsberg continha ao todo 7 pontes... o enigma consistia em atravessar a cidade através das sete pontes, cruzando cada uma apenas vez.

6

7 ...Euler conectou as quatro partes terrestres (nós ou pontos) com as sete pontes (arestas ou conexões) mostrando a inexistência da referida rota e criando o primeiro teorema da teoria dos grafos. (RECUERO, 19)

8

9 ... O Teorema partia do princípio que para entrar em uma determinada parte da cidade e sair sem passar pela mesma ponte, seria necessário que essa parte tivesse, pelo menos duas pontes. (RECUERO, 19)

10 ... um grafo é a representação de uma rede, constituída de nós e arestas que conectam esses nós. (RECUERO, 20)

11 ... A teoria dos grafos é uma parte da matemática aplicada que se dedica a estudar as propriedades dos diferentes tipos de grafos. Essa representação de rede pode ser utilizada como metáfora para diversos sistemas. (RECUERO, 20)

12 ... A teoria dos grafos ganhou força dentre as Ciências Sociais. Surgiu a Análise Estrutural de Redes Sociais. (RECUERO, 20)

13 ... A proposta dessas abordagens era perceber os grupos de indivíduos conectados como rede social e, a partir dos teoremas dos grafos, extrair propriedades estruturais e funcionais da observação empírica. (RECUERO, 20)

14 ... Os estudos de rede receberam uma renovada atenção a partir dos trabalhos de: WATTS e STROGATZ (Collective dynamics of 'smal world' networks/1998) BARABÁSI; ALBERT(Emergence of scaling in random networks/1999) (RECUERO, 20)

15 ... Rede Social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições, grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (RECUERO, 24)

16 ... nas redes digitais não temos exatamente atores, mas representações dos atores sociais... (RECUERO, 24)

17 ... há um processo permanente de construção e expressão de identidade por parte dos atores no ciberespaço... Sibilia (2003) chama de IMPERATIVO DA VISIBILIDADE da nossa sociedade atual essa necessidade de exposição pessoal. (RECUERO, 26)

18 ...É preciso ser visto para existir no ciberespaço. Ribeiro (2205) afirma que é através da comunicação entre os atores no ciberespaço que sua identidade é estabelecida e reconhecida pelos demais. (RECUERO, 26/29)

19 ...Enquanto os atores representam os nós da rede, as conexões podem ser percebidas de diversas maneiras. Em geral, as conexões em uma rede social são constituídas dos laços sociais, que, por sua vez, são formados através da interação entre os atores. (RECUERO, 30)

20 ...ALEX PRIMO: INTERAÇÃO SOCIAL NO CIBERESPAÇO (SÍNCRONA E ASSÍNCRONA): INTERAÇÃO MÚTUA INTERAÇÃO REATIVA

21 ...Capital Social, segundo Recuero, é um conjunto de recursos de um determinado grupo (recursos variados e dependentes de sua função, como afirma Coleman) que pode ser usufruído por todos os membros do grupo, ainda que individualmente, e baseado na reciprocidade (de acordo com Putnam). Ele está embutido nas relações sociais (Bourdieu) e é determinado pelo conteúdo delas (Bertolini & Bravo)

22 ...para que se estude o capital social dessas redes é preciso estudar não apenas suas relações, mas, igualmente, o conteúdo dessas mensagens que são trocadas através delas...

23 ... PROPRIEDADES DA REDE: GRAU DE CONEXÃO (número de conexões de um nó e quantos nós compõem a vizinhança dele DENSIDADE(proporção de um número de conexões de um grafo diante do seu número máximo de conexões) CENTRALIDADE (medida de popularidade de um determinado nó) CENTRALIZAÇÃO (medida da centralidade de um nó) MULTIPLEXIDADE (medida dos diferentes tipos de relações sociais que existem em determinada rede)...

24 ... DINÂMICAS NAS REDES SOCIAIS: COOPERAÇÃO COMPETIÇÃO CONFLITO...

25 ...Redes Sociais na internet, para Recuero, podem ser de dois tipos: redes emergentes e redes de filiação ou de associação. (RECUERO, 30)

26 CASTELLS E A ERA INFORMACIONAL:...novo paradigma sócio técnico: uma revolução informacional....a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi para a Era Industrial ;...capacidade de processar, armazenar, recuperar e distribuir bens simbólicos.

27 Uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto altamente dinâmico suscetível a inovação sem ameaças a seu equilíbrio. (Sociedade em rede, 498) As conexões que ligam as redes...representam os instrumentos privilegiados de poder. (Sociedade em rede, 499)

28 MARK GRANOVETTER Redes são relações sociais em forma de nós e laços. Nós ou nodos são os atores individuais dentro das redes e laços são as relações entre os atores. Pode haver muitos tipos de laços entre os nodos. (The Strength of Weak Ties)

29 MARK GRANOVETTER As redes sociais funcionam em muitos níveis, a partir de famílias até o nível de nações, e desempenham um papel crítico na determinação da forma como os problemas são resolvidos, as organizações são dirigidas, no grau com que os indivíduos podem atingir os seus objetivos. (The Strength of Weak Ties)

30

31

32

33 ALEXANDER BARD e JAN SÖDERQVIST e o que define uma rede distribuída: "todo ator individual decide sobre si mesmo, mas carece da capacidade e da oportunidade para decidir sobre qualquer dos demais atores." (El poder de las redes)

34 David Ugarte: "toda a rede distribuída é uma rede de iguais, ainda que existam nodos mais conectados que outros". "... em um sistema desse tipo a tomada de decisão não é binária. Não é 'sim' ou 'não'. É 'em maior ou menor medida'." (El poder de las redes)

35 Exemplo: 20 jan 2001, Filipinas, Joseph Estrada é deposto... "Go 2EDSA, Wear blck

36 Prof Vicente Rafael: a cultura do SMS é inerentemente subversiva... (RHEINGOLD, SMART MOBS)

37 Camadas de protocolos Aplicação HTTP, SMTP, FTP, SSH, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, Telnet, BitTorrent... Transporte TCP, UDP, SCTP, RTP, DCCP... Rede IPv4, IPv6, ARP, ICMP... Ligação Ethernet, WiFi, Token ring, FDDI, PPP,... Física RS 232, EIA 422, RS 449, EIA

38 Difusão do poder de centros para o poder de redes exercício de soberania parcial (Ex: moeda única) referência/interação constante com organismos interestatais, transnacionais e não governamentais

39 Presença de outros atores e processos (mobilidade de capitais e de trabalho, fluxos comunicacionais) imunes ao controle direto do Estado.

40 CASTELLS (FIM DE MILÊNIO): O Estado em rede. É um Estado caracterizado pelo compartilhamento de autoridade (ou seja, em última instância, a capacidade de impor violência legitimada) em uma rede. ( )

41 ... a rede não elimina as assimetrias políticas econômicas militares Gustavo Lins Ribeiro: hierarquias de conexão

42 As possibilidades de uma esfera pública transnacional (RIBEIRO/ANDERSON)... Democracia Cosmopolita (David Held) redes múltiplas e sobrepostas de poder com relação de direitos em cada rede, criando uma ordem legal de poder. (Polotical Theory Today / Democracy: from City States to a cosmopolitan order?)

43 OUTRO PARADIGMA ALEXANDER GALLOWAY PROPÔS UMA PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA... (PROTOCOL: HOW CONTROL EXISTS AFTER DECENTRALIZATION)

44 ESTADO EM REDE PERÍODO MÁQUINAS DIAGRAMAS SOCIEDADES DE SOBERANIA MECÂNICAS CENTRALIZADO GERENCIAMENTO HIERÁRQUICO SOCIEDADES DISCIPLINARES TERMODINÂMICAS DESCENTRALIZADO BUROCRÁTICO SOCIEDADES DO CONTROLE CIBERNÉTICAS DISTRIBUÍDO PROTOCOLAR

45 John Thompson:...só poderemos entender o impacto social do desenvolvimento das novas redes de comunicação e do fluxo de informação, se pusermos de lado a idéia intuitivamente plausível de que os meios de comunicação servem para transmitir informação e conteúdo simbólico a indivíduos cujas relações com os outros permanecem fundamentalmente inalteradas. (A Mídia e a Modernidade, 13)

46

47

48

49

50

51

52

53

COMO AS REDES RELACIONAM SE COM A CIDADANIA. A QUESTÃO DA TOPOLOGIA, DOS PROTOCOLOS, DOS CÓDIGOS E DOS PADRÕES.

COMO AS REDES RELACIONAM SE COM A CIDADANIA. A QUESTÃO DA TOPOLOGIA, DOS PROTOCOLOS, DOS CÓDIGOS E DOS PADRÕES. COMO AS REDES RELACIONAM SE COM A CIDADANIA. A QUESTÃO DA TOPOLOGIA, DOS PROTOCOLOS, DOS CÓDIGOS E DOS PADRÕES. SEEDER SERGIO AMADEU DA SILVEIRA Segundo Pierre Musso (Filosofia das Redes), podemos constatar

Leia mais

Comunicação em Rede e Internet. Computação Aplicada à Comunicação e Artes Carlos Eduardo Ba9sta

Comunicação em Rede e Internet. Computação Aplicada à Comunicação e Artes Carlos Eduardo Ba9sta Comunicação em Rede e Internet Computação Aplicada à Comunicação e Artes Carlos Eduardo Ba9sta Introdução Arquitetura de Sistemas: Sistema Mul9tarefa Sistema Mul9processador Sistemas Distribuídos: Consiste

Leia mais

REDES, TOPOLOGIA, PROTOCOLOS E PADRÕES. POR DENTRO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES.

REDES, TOPOLOGIA, PROTOCOLOS E PADRÕES. POR DENTRO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES. CIBERCULTURA 2008 REDES, TOPOLOGIA, PROTOCOLOS E PADRÕES. POR DENTRO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES. definição de redes Podemos constatar três níveis nessa definição: 1 A rede é uma estrutura composta

Leia mais

Padrões (arquiteturas) de rede

Padrões (arquiteturas) de rede Padrões (arquiteturas) de Carlos Gustavo A. da Rocha Redes são muito complexas Muitos componentes de hardware e software envolvidos Computadores (clientes, servidores etc) Equipamentos (roteadores, switches

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

TCP/IP. Luís Moreira 2014/2015 Módulo 8 - IMEI

TCP/IP. Luís Moreira 2014/2015 Módulo 8 - IMEI TCP/IP Luís Moreira 2014/2015 Módulo 8 - IMEI Protocolo TCP/IP Em 1974, Vinton Cerf e Bob Kahn definiram o TCP (Transmission Control Protocol); Largamente usado hoje em dia, nomeadamente na INTERNET. Conjunto

Leia mais

Modelo OSI x Modelo TCP/IP

Modelo OSI x Modelo TCP/IP Modelo OSI x Modelo TCP/IP OSI TCP/IP 7 Aplicação 6 Apresentação 5 Aplicação 5 Sessão 4 3 2 1 Transporte 4 Transporte Rede 3 Internet Enlace 2 Link de dados Física 1 Física Modelo de Referência OSI/ISO

Leia mais

TCP é um protocolo de TRANSMISSÃO, responsável pela confiabilidade da entrega da informação.

TCP é um protocolo de TRANSMISSÃO, responsável pela confiabilidade da entrega da informação. Protocolo TCP/IP PROTOCOLO é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas para uma comunicação a língua comum a ser utilizada na comunicação. TCP é um protocolo de TRANSMISSÃO,

Leia mais

Modelo de Referência TCP/IP

Modelo de Referência TCP/IP Modelo de Referência TCP/IP Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

Cidadania e redes digitais março primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO. sergio amadeu seeder

Cidadania e redes digitais março primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO. sergio amadeu seeder primeiro encontro CIDADANIA E COMUNICAÇÃO sergio amadeu seeder Cidadania não é uma definição estanque, mas um conceito histórico, o que significa que seu sentido varia no tempo e no espaço. JAIME PINSKY

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Modelo TCP/IP e OSI Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Setembro de 2011 1 / 19 Modelo de Camadas Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Modelo de Referência TCP/IP

Modelo de Referência TCP/IP Modelo de Referência TCP/IP Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

Informática. Redes de Computadores e Internet

Informática. Redes de Computadores e Internet Informática Redes de Computadores e Internet Classificação Redes (Distância) - Rede de Área Pessoal PAN - Rede Local LAN - Rede Metropolitana MAN - Rede de Longa Distância WAN Servidores X Clientes - Servidor

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

Tecnologia de Redes. Arquitetura de Rede de Computadores

Tecnologia de Redes. Arquitetura de Rede de Computadores Volnys B. Bernal (c) 1 Tecnologia de Redes Arquitetura de Rede de Computadores Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys B. Bernal (c) 2 Agenda Modelo de Referênica OSI

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe Histórico TCP/IP O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency DARPA, como um recurso

Leia mais

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Principais Protocolos na Internet Aula 2 Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Compreender os conceitos básicos de protocolo. Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet.

Leia mais

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas

Leia mais

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP Redes de Computadores Protocolos TCP/IP Sumário 2! Endereços IP (lógicos) Sub-redes! Endereços Ethernet (físicos)! Conversão de endereços IP/Ethernet! Pacotes IP! Números de portos! Segmentos UDP! Segmentos

Leia mais

Entendendo o Modelo OSI. As 7 camadas

Entendendo o Modelo OSI. As 7 camadas Entendendo o Modelo OSI O Modelo OSI é uma referência de como os dados são transportados de um computador a outro, vindos desde sua camada física até as aplicações (softwares). Ao longo do percurso, os

Leia mais

Arquitetura de Redes. Redes TCP-IP. Agenda. Introdução à Arquitetura TCP/IP. Tipos de Serviços. Modelo de Referênca ISO/OSI

Arquitetura de Redes. Redes TCP-IP. Agenda. Introdução à Arquitetura TCP/IP. Tipos de Serviços. Modelo de Referênca ISO/OSI Arquitetura de s Volnys 1999-2001 1 Volnys 1999-2001 2 Agenda Introdução à Modelo de Referênica OSI Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys 1999-2001 3 Volnys 1999-2001

Leia mais

NS-2 Network Simulator

NS-2 Network Simulator Universidade de São Paulo USP Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC Departamento de Sistemas de Computação - SSC NS-2 Network Simulator Prof. Edson dos Santos Moreira Redes de Computadores

Leia mais

As Redes Sociais. na internet

As Redes Sociais. na internet As Redes Sociais na internet 2008 As mídias sociais mostram seu poder. Obama e o vídeo Yes you can do Will I Am do Brack Eyed Peas feito a partir de um discurso do candidato virou hit no youtube. Alguns

Leia mais

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Introdução a Redes e a Internet Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Modelo OSI Criado pela ISO (International Organization for Standarization) Lançado em 1984 Criado baseado nos padrões da época

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet. Compreender os conceitos básicos de protocolo. Conhecer mais a respeito

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI

Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI ISO - International Organization for Standardization OSI Open Systems Interconnection Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2017 História Quando

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Visão Geral de Protocolos

Visão Geral de Protocolos Visão Geral de Protocolos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/25 Visão Geral de Protocolos de Redes 2/25 Protocolos Um

Leia mais

Análise de Redes Sociais em blogs de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)

Análise de Redes Sociais em blogs de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) Análise de Redes Sociais em blogs de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) [ Prof. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale) Prof. Dra. Liliana Maria Passerino (Cinted- UFRGS) Arnoldo Benkenstein (BIC

Leia mais

Redes de Computadores. Visão Geral

Redes de Computadores. Visão Geral Visão Geral Carlos Gustavo A. da Rocha Visão Geral O que é a Internet O que é um protocolo? Bordas da rede Núcleo da rede (backbone) Meios físicos Camadas, modelos de serviços Backbones A Internet Milhões

Leia mais

JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP A internet é conhecida como uma rede pública de comunicação de dados com o controle totalmente descentralizado, utiliza para isso um conjunto de protocolos TCP e IP,

Leia mais

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer Arquiteturas de Protocolos s Cama de Arquitetura OSI Apresentação Sessão Enlace Físico Arquitetura IEEE LLC MAC Físico Arquitetura Internet Inter-rede Sub- 1 Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

Redes Econômicas e Sociais: Teoria e Aplicações

Redes Econômicas e Sociais: Teoria e Aplicações Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações PPGAO FEARP USP Redes Econômicas e Sociais: Teoria e Aplicações Interligação Administrativa em Empresas listadas na BM&F BOVESPA. Livre-Docência

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54 1 Redes Padrões Topologia 2 Arquitetura de computadores CLP Evolução das arquiteturas Lógica Booleana 3 Programação de CLP Ladder Grafcet 4 Instrumentação Tipos de sensores Ponte de Wheatstone 2 / 54 Padrões

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA DISCIPLINA : REDES DE COMPUTADORES CÓDIGO : INFO1154 CURSOS : Ciência da Computação ETAPA 6 Pré-requisitos

Leia mais

METODOLOGIAS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

METODOLOGIAS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE METODOLOGIAS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE SUBÁREA OBJETIVOS PRÉ- REQUISITOS PÚBLICO ALVO Desenvolvimento de Software Formação e/ou experiência em desenvolvimento de sistemas de software Experiência

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas eram feitas de madeira o fogo era um grande problema, pois se alastrava facilmente

Leia mais

Redes de Computadores. A arquitectura protocolar TCP/IP

Redes de Computadores. A arquitectura protocolar TCP/IP A arquitectura protocolar TCP/IP A arquitectura TCP/IP! Possui apenas 4 camadas ou níveis Aplicação FTP Telnet HTTP Transporte TCP UDP Rede IP Acesso à Rede Ethernet Pacotes por rádio ponto a ponto 2 Nível

Leia mais

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO

MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO MÉTRICAS EM MÍDIAS DIGITAIS PROF. ME. WESLEY MOREIRA PINHEIRO E-mail: wesley.pinheiro@fapcom.edu.br CONTEÚDO DA DISCIPLINA Diferenças entre redes sociais e mídias digitais Interatividade, Interação e Conversação

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP MARINGÁ 2014 SUMÁRIO 2 O MODELO TCP/IP...2 2.1 A CAMADA DE ENLACE...2

Leia mais

Redes Econômicas e Sociais: Teoria e Aplicações

Redes Econômicas e Sociais: Teoria e Aplicações Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações PPGAO FEARP USP Redes Econômicas e Sociais: Teoria e Aplicações Interligação Administrativa em Empresas listadas na BM&F BOVESPA. Livre-Docência

Leia mais

Virtual social networks: a theoretical approach to the study in information science

Virtual social networks: a theoretical approach to the study in information science Redes sociais virtuais: premissas teóricas ao estudo em ciência da informação Virtual social networks: a theoretical approach to the study in information science 255 ARTIGO ARTICLE REDES SOCIAIS VIRTUAIS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA PROMOÇÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL

A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA PROMOÇÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL XXI ENCONTRO TÉCNICO AESABESP A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NA PROMOÇÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL São Paulo/SP, 11 de Agosto de 2010 GERMANO HERNANDES FILHO PARADIGMA DA MODERNIDADE PARADIGMA

Leia mais

Mapa Mental de Redes de Computadores Camadas OSI. Mapa Mental de Redes de Computadores Camadas OSI

Mapa Mental de Redes de Computadores Camadas OSI. Mapa Mental de Redes de Computadores Camadas OSI Mapa Mental de Redes de Computadores Camadas OSI Mapa Mental de Redes de Computadores Camadas OSI Mapa Mental de Redes de Computadores Camadas OSI Modelos Funcionais de Gerenciamento de Redes OSI Os modelos

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

TELECOMUNICAÇÕES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 0 - REVISÃO DE REDES DE COMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Esta é uma revisão que visa trazer a tona alguns conceitos vistos na disciplina de Redes de Computadores vistos no semestre passado. 2. REVISÃO

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas

Leia mais

Planificação da disciplina

Planificação da disciplina Planificação da disciplina Comunicação de Dados Duração dos Módulos: 108 horas/130 tempos Disciplina: Comunicação de Dados Professor: Lurdes Cristóvão Página 1 D e s i g n a ç ã o A C T I V I D A D E S

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

Redes de Computadores. Modelo TCP/IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior

Redes de Computadores. Modelo TCP/IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Modelo TCP/IP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/20 Evolução Histórica No início dos anos 60, uma associação entre o DARPA

Leia mais

Curso de Redes de Computadores

Curso de Redes de Computadores Curso de Redes de Computadores EMENTA Objetivo do curso: abordar conceitos básicos das principais tecnologias de rede e seus princípios de funcionamento. Instrutor: Emanuel Peixoto Conteúdo CAPÍTULO 1

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Aulas 16 / 17 / 18 REDES DE COMPUTADORES Por: André 1 Aparecido da Silva Qual a maior rede de computadores do mundo? 2 2 OBJETIVO GERAL COMPARTILHAR RECURSOS: Conexão com a internet; Impressoras; Scanner;

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Comunicação entre computadores o Modelo OSI

Comunicação entre computadores o Modelo OSI Comunicação entre computadores o Modelo OSI Antes de avançar, vamos ver o significado de alguns conceitos. A nível das tecnologias de informação, há um conjunto de normas, padrões e protocolos que são

Leia mais

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6557 - Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes...25 1.2. Tipos de Redes...25 1.2.1. Classificação

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Engenharia Departamento de Informática

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Engenharia Departamento de Informática 90 minutos * 24.05.2013 =VERSÃO B= 1 1. Esta teste serve como avaliação de frequência às aulas teóricas. 2. Leia as perguntas com atenção antes de responder. São 70 perguntas de escolha múltipla. 3. Escreva

Leia mais

Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática. Prof. George Silva

Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática. Prof. George Silva Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Prof. George Silva FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA COMPONENTES ATIVOS DE REDES AULA 04 Objetivo Entender o encapsulamento de dados

Leia mais

Sistemas para Internet 01 Como funciona a Internet? Componente Curricular: Bases da Internet

Sistemas para Internet 01 Como funciona a Internet? Componente Curricular: Bases da Internet Sistemas para Internet 01 Como funciona a Internet? Componente Curricular: Bases da Internet Internet Breve Histórico A internet é conhecida como a rede das redes, ou seja, uma grande rede global de comunicações

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI Fundamentos de Rede Aula 2 - Modelo OSI Protocolo e Arquitetura de Protocolos Problema Permitir a comunicação entre entidades de diferentes sistemas Solução Criar convenções de quando e como se comunicar

Leia mais

Redes de Computadores. Camada de Aplicação Teoria de Redes Complexas Modelagem Modelos de Rede

Redes de Computadores. Camada de Aplicação Teoria de Redes Complexas Modelagem Modelos de Rede Redes de Computadores Camada de Aplicação Teoria de Redes Complexas Modelagem Modelos de Rede Estudando redes reais Como estudar uma rede real? Internet, Facebook,... Modelo matemático! Abstração matemática

Leia mais

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) 01

Leia mais

Sensorização e Conectividade 18ª Jornadas de Climatização Ordem dos Engenheiros Outubro de 2018

Sensorização e Conectividade 18ª Jornadas de Climatização Ordem dos Engenheiros Outubro de 2018 Sensorização e Conectividade 18ª Jornadas de Climatização Ordem dos Engenheiros Outubro de 2018 Alberto Ramos da Cunha Departamento de Engenharia Informática, Instituto Superior Técnico alberto.cunha@tecnico.ulisboa.pt

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade IV Camada de Rede. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade IV Camada de Rede. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 4.1 Protocolo IP 4.2 Endereçamento IP 4.3 Princípios de Roteamento Introdução O papel da camada de rede é transportar pacotes

Leia mais

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo Topologias e Classificação das RC Prof. Eduardo Introdução As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia-a-dia. Estamos tão acostumados a utilizá-las que não nos damos conta da sofisticação

Leia mais

Configurando uma regra de descoberta de rede

Configurando uma regra de descoberta de rede 2018/02/15 10:14 1/6 Configurando uma regra de descoberta de rede Configurando uma regra de descoberta de rede Visão geral As regras de descoberta de rede são utilizadas pelo Zabbix para descobrir hosts

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 03 Visão Geral da

Leia mais

Arquitetura em Camadas. Profª. Dianne Scherly Varela de Medeiros

Arquitetura em Camadas. Profª. Dianne Scherly Varela de Medeiros Arquitetura em Camadas Profª. Dianne Scherly Varela de Medeiros 2018.1 Modelo em Camadas Conjunto de protocolos e camadas Reduz a complexidade do projeto de uma rede de comunicação Cada camada provê um

Leia mais

Modelo OSI, TCP/IP e outros protocolos de comunicação

Modelo OSI, TCP/IP e outros protocolos de comunicação Modelo OSI, TCP/IP e outros protocolos de comunicação 43 O Modelo OSI Para que sistemas diferentes possam comunicar em rede, é necessário garantir que todos eles respeitem as mesmas regras. Para isso,

Leia mais

Aula 2 Topologias de rede

Aula 2 Topologias de rede Aula 2 Topologias de rede Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 13 de agosto de 2016 Sumário 1. Topologias de Rede 2. Topologias Físicas Ponto-a-Ponto Barramento BUS Anel

Leia mais

Rede de computadores INTRODUÇÃO. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores INTRODUÇÃO. Professor Carlos Muniz Rede de computadores INTRODUÇÃO Professor Carlos Muniz O QUE É UMA REDE? Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar

Leia mais

Configurando uma regra de descoberta de rede

Configurando uma regra de descoberta de rede 2017/10/28 02:04 1/6 Configurando uma regra de descoberta de rede Configurando uma regra de descoberta de rede Visão geral As regras de descoberta de rede são utilizadas pelo Zabbix para descobrir hosts

Leia mais

Configurando uma regra de descoberta de rede

Configurando uma regra de descoberta de rede 2017/10/15 08:20 1/6 Configurando uma regra de descoberta de rede Configurando uma regra de descoberta de rede Visão geral As regras de descoberta de rede são utilizadas pelo Zabbix para descobrir hosts

Leia mais

6. Explique a camada de aplicação. A camada de Aplicação é a que fornece os serviços Reais para os usuários:

6. Explique a camada de aplicação. A camada de Aplicação é a que fornece os serviços Reais para os usuários: 1. O que são e quais as principais funções (vantagens) dos Patch Panels? Patch Panels são painéis de conexão utilizados para a manobra de interligação entre os pontos da rede e os equipamentos concentradores

Leia mais

Redes complexas: como as "coisas" se conectam

Redes complexas: como as coisas se conectam Prof. Antonio Augusto (Guto) IC/UFF arocha@ic.uff.br Áreas de Atuação: Redes de Computadores e Segurança de Dados Área de Interesse: Qualquer tópico interessante e desafiador! Redes complexas: como as

Leia mais

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos

Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Estruturas básicas de redes Internet Padronização e Protocolos Universidade Católica de Pelotas Cursos de Engenharia da Computação Disciplina: Rede Computadores I 2 Agenda Estruturas básicas de redes A

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

OSI e TCP/IP. Professor: Leandro Engler Boçon Disciplina: Redes e Serviços

OSI e TCP/IP. Professor: Leandro Engler Boçon   Disciplina: Redes e Serviços OSI e TCP/IP Professor: Leandro Engler Boçon E-mail: leandro@facear.edu.br Disciplina: Redes e Serviços 1 Bibliografia Tanembaum. Andrew S. Redes de Computadores. Editora campus 3ª edição. Rio de Janeiro.

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais