PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I"

Transcrição

1 PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I PROF. FABIANO TAGUCHI fabianotaguchi@gmail.com INTRODUÇÃO O desenvolvimento de aplicações para Web tem sido uma das maiores tendências no panorama de desenvolvimento de software. Nos últimos anos tem crescido bastante o termo de desenvolvimento Web, cada vez mais aplicações deixam de existir em ambiente Desktop, sendo única e exclusivamente desenvolvida para execução em ambiente Web.

2 ARQUITETURA CLIENTE - SERVIDOR [...]aquelequeforneceumserviçoaosdemaisclientesemuma redede computadores através do conceito de requisições[] MODELO WEB As informações estão distribuídas em diversos sites, essa interação envolve os conceitos de modelo cliente-servidor e utilização de protocolos específicos.

3 TIPOS DE WEBSITES ESTÁTICOS X DINÂMICOS WEBSITE ESTÁTICO Um website estático faz uso de três tecnologias básicas: HTML; CSS; Javascript.

4 WEBSITE DINÂMICO Um website dinâmico inclui comportamentos e ações que são realizadas por linguagens de programação, como websites para inscrição em eventos, relacionamento, transações bancárias. Asp; PHP; Ruby on rails. SERVIÇO WEB Serviços são exercícios de funções obrigatórias desempenhadas por alguém que tenha utilidade ou préstimo. (SILVEIRA BUENO) Dentro de um ambiente Web vários são os serviços que precisam estar funcionando para que um website possa funcionar em sua totalidade.

5 SERVIÇO WEB File Transfer Protocol (FTP); Simple Mail Transfer Protocol (SMTP); Acesso remoto (SSH); Controle de versionamento (SVN); Banco de dados. DOMÍNIO E HOSPEDAGEM Domínio é um nome que serve para localizar e identificar um computador em um ambiente Web. Ao invés de memorizar o IP de um determinado site, devemos memorizar um simples nome. Lembrando que: um domínio deve ser registrado para ser utilizado.

6 DOMÍNIO FINALIDADE CATEGORIA adm.br Administradores Profissionais liberais adv.br Advogados Profissionais liberais agr.br Empresas agrícolas ou fazendas Pessoas jurídicas arq.br Arquitetos Profissionais liberais art.br Artes: música ou pintura Pessoas jurídicas com.br Atividades comerciais Genérico edu.br Entidades de ensino superior Universidades emp.br Pequenas e micro empresas Genérico eng.br Engenheiros Profissionais liberais esp.br Esporte em geral Pessoas jurídicas eti.br Especialistas em tecnologia da informação Profissionais liberais fm.br Empresas de radiodifusão sonora Pessoas jurídicas gov.br Entidades do governo federal Pessoas jurídicas ind.br Indústrias Pessoas jurídicas inf.br Meios de informação (jornal ou revista) Pessoas jurídicas med.br Médicos Profissionais liberais mil.br Forças armadas brasileiras Pessoas jurídicas mus.br Músicos Profissionais liberais net.br Atividades comerciais Genérico REGISTRO DE DOMÍNIO - PAÍSES Cada país possui sua terminação para registro de um domínio: Brasil br EstadosUnidos us Itália it Japão jp México mx Portugal-pt

7 REGISTRO.BR Um domínio pode ser registrado com final.br através de: Esse registro envolve a taxa de aquisição de um domínio e a manutenção anual do domínio, variando entre R$ 30,00 a R$ 40,00. PESQUISANDO DOMÍNIOS

8 PESQUISANDO DOMÍNIOS PESQUISANDO DOMÍNIOS

9 SERVIDOR WEB SERVIDOR Um servidor é responsável por armazenar os arquivos que constituem as páginas de um website. Esses arquivos incluem: Páginas HTML; Folhas de estilo e scripts; Mídias.

10 SERVIDOR WEB É um programa responsável por aceitar requisições HTTP de usuários representados por navegadores Web, retornando como resposta um conteúdo, que pode ser uma página HTML, ou objetos relacionados. APACHE Servidor Web gratuito; Multiplataforma; Facilidade de configuração e suporte a banco de dados; Suporte a linguagem PHP e ASP; Suporte a utilização de criptografia.

11 TECNOLOGIAS WEB TECNOLOGIAS Na criação de um website diversas tecnologias são usadas, dentre as inúmeras podemos citar: HTML PHP C# CSS Java Flash JavaScript Ruby on rails Flex ASP / ASP.NET Python Ajax

12 CATEGORIAS As tecnologias apresentadas se subdividem em três camadas: Linguagem de servidor Linguagem de cliente Linguagem de apresentação LINGUAGEM DE APRESENTAÇÃO As mais utilizadas desta são camada são: HTMLe CSS. Nesta categoria ainda pode ser citada o HTML5, que apresenta novas ferramentas para desenvolvimentos de gráficos, controle embutido para multimídia.

13 LINGUAGEM DE CLIENTE Consistem nos códigos que são executados no computador do usuário. Essa execução acontece diretamente no navegador Web do cliente, ou através de algum plugin que seja pré-requisito pela linguagem adotada. O código utilizado está descrito dentro da própria página visualizada pelo cliente, o que faz códigos deste tipo serem considerados inseguros. LINGUAGEM DE CLIENTE JavaScript Linguagem de programação interpretada mantida pela Netscape; Usado por aplicações que são executados no lado do cliente; Usada para ações de: validação de formulários e interações.

14 LINGUAGEM DE CLIENTE Flash Tecnologia Adobe para criar aplicações interativas e animações; Uso da linguagem Action Script para novas funcionalidades; Necessário adoção do plugin Flash para execução das aplicações. LINGUAGEM DE CLIENTE Flex Tecnologia Adobe para criar aplicações interativas; Faz uso da linguagem MXML e Action Script para desenvolvimento de funcionalidades e controles; Necessário adoção do plugin Flash para execução das aplicações.

15 LINGUAGEM DE CLIENTE Silverlight Tecnologia da Microsoft para criar animações interativas; Necessário que o usuário tenha o.net Framework e software Silverlight estejam instalados no computador. LINGUAGEM DE CLIENTE Ajax Tecnologia que une CSS, JavaScript e XML; Um novo modelo para construção de aplicações Web criativas; Não é uma tecnologia, mas um conjunto delas que trabalham unidas oferecendo novas funcionalidades.

16 LINGUAGEM DE SERVIDOR Consistem no conjunto de linguagem que serão executados no servidor, fornecendo a lógica principal da aplicação. Essas linguagens são responsáveis por executar os requests dos usuários. Como exemplos temos: PHP, ASP, JSP, Phyton entre outros. LINGUAGEM DE CLIENTE PHP Hypertext Preprocessor; É uma linguagem interpretada que funciona como uma extensão do protocolo HTML; Possui em uma de suas vantagens que se utilize de forma rápida e fácil conteúdo dinâmico em websites.

17 PHP HYPERTEXT PREPROCESSSOR HISTÓRICO Surgiu por volta de 1993 por Ramsus Lerdorf primeiramente com o nome de Personal Home Page Tools com o objetivo de substituir conjuntos de scripts Perl. Zeev Suraski e Andi Gutmans mais tardeem 1996reescrevemoPHPcom funções para manipulação de banco de dados, que mais tarde teria sua estrutura baseando em orientação a objetos.

18 PHP CARACTERÍSTICAS Linguagem modularizada; Implementa soluções Web velozes, simples e eficientes; Pode ser embarcada dentro de um código HTML; Open source; Curva de aprendizagem é curta; Independência de plataforma.

19 AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO Eclipse PDT; Zend Studio Netbeans; Dreamweaver; gedit; Vim.; SINTAXE BÁSICA O código PHP fica embutido dentro do próprio código HTML. Arquivos PHP possuem a extensão.php Tags PHP podem ser representadas por: <?php?> <script Language= php > </script> <??> <% %>

20 REVISÃO DE BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS O banco de dados será de fundamental importância para a criação de páginas dinâmicas, pois é, justamente no banco de dados que fica armazenado o conteúdos que será inserido dinamicamente nas páginas do site, além de que também será o responsável por receber os dados vindos dos formulários. Para manipulação de banco de dados é importante o conhecimento da linguagem SQL.

21 REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS (SQL) CRIANDO UM BANCO DE DADOS MySQL create database teste; use teste; PostGre SQL createdb teste;

22 CRIANDO TABELAS O comando usado para criação das tabelas é: create table tabela{ nome_campo tipo_dado[null/not NULL], }; nome_campo tipo_dado[null/not NULL] BANCO DE DADOS EXEMPLO É criado um banco de dados chamado de exemplo com três tabelas: produto, categorias e subcategorias.

23 TABELA PRODUTOS TABELAS CATEGORIA E SUBCATEGORIA Deve ser criado duas tabelas: CATEGORIA SUBCATEGORIA

24 INSERINDO, ALTERANDO E EXECLUINDO INFORMAÇÕES INSERINDO REGISTROS O comando INSERT é usado para inserir registros em tabelas. Uma atenção vale para caracteres que precisam estar delimitados entre aspas. Abaixo vamos inserir um registro na tabela produtos, criado anteriormente. INSERT INTOproduto(codigo_produto, nome_produto, preco, cod_categoria, cod_subcategoria) VALUES(1, Camiseta do São Paulo, , 5, 2);

25 ALTERANDO REGISTROS É possível também alterar registros de tabelas, o comando UPDATE é usado. Apresentado abaixo temos dois exemplos de uso deste comando: UPDATE categorias SET codigo_categoria=6 WHERE codigo_categoria=5; UPDATE produtos SET cod_categoria=6 WHERE código_categoria=5; ALTERANDO TABELAS Já para alterar a estrutura de uma tabela, o comando usado é o ALTER. No exemplo apresentado no slide será incluído como último campo da tabela produtos o campo fabricante, sendo este campo do tipo varchar, com limite para 50 caracteres. ALTER TABLE produtos ADD fabricante varchar(50);

26 EXCLUINDO INFORMAÇÕES O comando DELETE é usado para excluir registros em tabelas. Junto ao comando é utilizado o WHRE que auxilia na busca pelo campo. Vejamos abaixo dois exemplo de aplicação. DELETE FROM categorias WHERE nome_categoria = Artigos Esportivos DELETE FROM produtos WHERE cod_categoria=3; APAGAR UMA TABELA Ocomandousadoparaexcluirumatabelaemumbancodedadosé DROP TABLE. Quando uma tabela é excluída automaticamente, todo o seu conteúdo também é excluído. Na linha abaixo a tabela produtos é categoria são excluídas. DROP TABLE produtos, categorias;

27 CONSULTANDO INFORMAÇÕES CONSULTANDO INFORMAÇÕES SELECT éocomando a ser utilizado para aconsultadeinformações. A sintaxe para uso deste comando é apresentado abaixo: SELECT nome_campo FROM nome_tabela WHERE condição Exemplo: SELECT* FROM categorias;

28 CONSULTANDO INFORMAÇÕES SELECT codigo_produto, nome_produto, preco FROM produtos; SELECT nome_produto FROM produtos WHERE preco>50; SELECT nome_subcategoria FROM subcategoria WHERE código_categoria=5; CONSULTANDO INFORMAÇÕES para consultar informações com mais de uma condição usamos operadores lógicos: AND e OR. Vejamos alguns exemplos: SELECT nome_produto, descrição_produto, preco FROM produtos WHERE cod_categoria=5 AND cod_subcategoria=2; SELECT nome_produto FROM produtos WHERE cod_categoria=5 AND (cod_subcategoria=2 OR cod_subcategoria=3);

29 CONSULTANDO INFORMAÇÕES Vejamos ainda outros exemplos de consulta com operadores: SELECT codigo_produto, nome_produto FROM produtos WHERE cod_categoria=2 AND preco>100; SELECTnome_produto, precofromprodutoswherecod_categoria=4 AND preco>=50 AND preco<=500; OPERADOR LIKE O operador LIKE é usado para pesquisa partes de uma palavra dentrodeumregistrodeumbancodedados.vejamosalgunsexemplosdo operador LIKE: SELECT* FROM veiculos WHERE adicionais LIKE %ar condicionado% ; SELECT nome_veiculo FROM veículos WHERE nome_veiculo LIKE KADETT% ;

30 OPERADOR LIKE Veremos outras formas de se usar o operador LIKE: LIKE _E% LIKE %O LIKE A%E%O NOT LIKE %@% EXERCÍCIOS Crie a seguinte tabela em seu banco de dados: CREATE TABLE usuários{ nome varchar(60) not null, varchar(70), cidade varchar(40) not null, estado varcha(2) );

31 EXERCÍCIOS Para consultar o nome de todas as cidades cadastradas, qual será o comando SELECT a ser executado? Provavelmente o comando que você executaria retornaria o nome de todas as cidades e haveria repetição, por vezes isso não é interessante, caso você precisasse saber quantas cidades diferentes você atende. DISTINCT Usando o comando DISTINCT dentro de uma consulta será retornado registros exclusivos de uma tabela satisfazendo a situação anterior. SELECT DISTINCT(cidade) FROM usuarios;

32 SOMANDO REGISTROS Através do comando COUNT é possível contar quantos registros existememumbancodedadosapartirdeumaconsulta. SELECT COUNT(*) FROM produtos; SELECT COUNT(*) FROM produtos WHERE cod_categoria=1; SOMANDO VALORES O comando SUM permite que sejam somados valores entre os campos de um tabela. O comando apresentado a seguir soma os preços dos produtos cadastrados. SELECT SUM(preco) FROM produtos;

33 MAIOR E MENOR VALOR Preciso agora descobrir o produto mais caro e o mais barato da loja, para isso fazemos o uso do comando MAX e MIM respectivamente. SELECT MAX(preco) FROM produtos; SELECT MIN(preco) FROM produtos; CALCULANDO A MÉDIA É possível ainda através do comando AVG calcular a média de valores de um determinado campo em uma tabela. No exemplo abaixo calculamos a média dos preços dos produtos da loja. SELECT AVG (preco) FROM produtos;

34 AGRUPANDO RESULTADOS O comando GROUP BY permite agrupar os resultados de uma consulta. No exemplo quero descobrir quantos produtos existem em cada uma das subcategorias. SELECT cod_categoria, COUNT(*) FROM produtos GROUP BY cod_categoria; COMANDO HAVING O comando HAVING selecionar apenas alguns registros retornados através do uso do comando GROUP BY. No exemplo da consulta abaixo é retornado somente as categorias que possuem um único produto cadastrado. SELECT cod_categoria, COUNT (*) FROM produtosgroup BY cod_categoria HAVING COUNT (*=1;

35 CONSULTAS EM MAIS TABELAS Em um determinado momento será necessário fazer uma consulta que envolva mais de uma tabela. NO exemplo a seguir é envolvido as tabelas produtos e categoria na consulta. SELECT nome_categoria, COUNT(*) FROM produtos, categorias WHERE codigo_categoria=cod_categoria GROUP BY nome_categoria; CONSULTANDO EM MAIS TABELAS NO exemplo exposto anteriormente envolvemos duas tabelas na consulta, sendo utilizado os campos: cod_categoria (produtos), além de codigo_categoria e nome_categoria(ambos da tabela categorias). Quando um mesmo campo tiver o mesmo nome em duas tabelas diferentes, a sintaxe de escrita na consulta altera-se para: nome_tabela.nome_campo

36 CONSULTANDO EM MAIS TABELAS SELECTnome_produto, nome_subcategoriafromprodutos, subcategorias, categorias WHERE cod_subcategoria=codigo_subcategoria AND cod_categoria=categorias.codigo_categorias AND subcategorias.codigo_categoria=categorias.codigo_categoria ORDENANDO RESULTADOS O comando ORDER BY é usado para ordenar o resultado de uma consulta SELECT. No exemplo apresentado abaixo é exibido o nome dos produtos em ordem alfabética. Para que a ordenação seja realizada em ordem decrescente bastaria adicionar o comando DESC ao final da consulta. SELECT codigo_produto, nome_produtofrom produtosorder BY nome_produto.

37 ORDENANDO RESULTADOS Aordemdeavaliaçãoparaordenaçãoédaesquerdaparadireita,ou seja, o primeiro critério será o primeiro campo a ser utilizado na consulta. SELECTcodigo_categoria, nome_subcategoriafromsubcategoriasorder BY codigo_categoria, nome_subcategoria; DETERMINANDO LIMITES Em uma consulta é possível determinar os limites para exibição dos resultados. A opção LIMIT determina o número máximo de registros a serem exibidos. SELECT* FROM produtos WHERE nome_produto LIKE CD% LIMIT 10; SELECT * FROM produtos WHERE nome_produtolike CD% ORDER BY nome_produto LIMIT 10;

38 COMADNO OFFSET Mas é preciso um controle para que na segunda página não seja exibido os primeiros 10 CDs novamente. O comando OFFSET é usado para que isso ocorra, de forma que na segunda página sejam exibidos os produtosde11a20nalistagem,naterceirade21a30eassimpordiante. SELECT* FROMprodutosWHEREnome_produtoLIKE CD% LIMIT10 OFFSET 10; AUTO INCREMENTO

39 CAMPOS SEQUENCIAIS Para utilizar campos sequencias devemos criar os campos com a propriedade de auto incremento. Na hora da criação da tabela temos: create table produto{ codigo int NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome varchar(70) NOT NULL, primary key(codigo) );

BANCO DE DADOS PARA WEB

BANCO DE DADOS PARA WEB BANCO DE DADOS PARA WEB PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com BANCO DE DADOS O banco de dados será de fundamental importância para a criação de páginas dinâmicas,

Leia mais

BANCO DE DADOS PARA WEB

BANCO DE DADOS PARA WEB BANCO DE DADOS PARA WEB PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com INTRODUÇÃO O desenvolvimento de aplicações para Web tem sido uma das maiores tendências no panorama

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I

PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com PHP HYPERTEXT PREPROCESSSOR 1 HISTÓRICO Surgiu por volta de 1993 por Ramsus Lerdorf primeiramente

Leia mais

SQL E MYSQL - COMANDOS BÁSICOS

SQL E MYSQL - COMANDOS BÁSICOS SQL E MYSQL - COMANDOS BÁSICOS Criar uma base de dados: CREATE DATABASE bdteste; Informação sobre tabelas DESCRIBE nomedatabela; Acessar base de dados: USE bdteste; COMANDOS GERAIS SHOW DATABASES; USE

Leia mais

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR SQL Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, foi desenvolvida pela IBM nos anos 70 para demonstrar a viabilidade do modelo relacional para bancos de dados. No final dos anos 80

Leia mais

Banco de Dados I Introdução SQL

Banco de Dados I Introdução SQL Banco de Dados I Introdução SQL Frederico Queiroga fredericoqueiroga@gmail.com https://sites.google.com/site/fredericoqueiroga/ Linguagem SQL Aspectos Gerais: Independência do fabricante: Está incorporada

Leia mais

BANCO DE DADOS. Para a criação de um banco de dados, através de scripts SQL, deve-se usar a seguinte sintaxe: CREATE DATABASE <nome_banco_de_dados>

BANCO DE DADOS. Para a criação de um banco de dados, através de scripts SQL, deve-se usar a seguinte sintaxe: CREATE DATABASE <nome_banco_de_dados> BANCO DE DADOS 1. Scripts de criação de banco de dados Para a criação de um banco de dados, através de scripts SQL, deve-se usar a seguinte sintaxe: CREATE DATABASE Onde:

Leia mais

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language)

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language) AULA 8 8.1. OBJETIVO DA AULA Relembrar conceitos e recursos básicos apresentados nas aulas anteriores, dar continuidade nas codificações iniciadas e ainda não finalizadas, explorar acesso a banco de dados

Leia mais

A U L A 3 S U B G R U P O S D M L E D Q L : I N S E R I N D O E P E S Q U I S A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A

A U L A 3 S U B G R U P O S D M L E D Q L : I N S E R I N D O E P E S Q U I S A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 3 S U B G R U P O S D M L E D Q L : I N S E R I N D O E P E S Q U I S A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A CONCEITOS LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DE DADOS (DML) A linguagem

Leia mais

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria Banco de Dados Professora: Luciana Faria Introdução ao linguagem é a SQL (Structured Query Language) Linguagem de Consulta Estruturada Para se utilizar, administrar, e trabalhar com um banco de dados é

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados Postgre com Sql

Fundamentos de Banco de Dados Postgre com Sql Fundamentos de Banco de Dados Postgre com Sql Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza Prof. Luiz Claudio F. de Souza 1 Obtenha os Slids no endereço www.luizclaudiofs.blogspot.com Prof. Luiz Claudio F. de

Leia mais

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas O que é banco de dados? São conjuntos de registros dispostos

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Linguagem SQL Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de agosto de 2017

Leia mais

Banco de Dados com PHP

Banco de Dados com PHP Linguagem de Programação III Banco de Dados com PHP Conceitos de Banco de Dados - é uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico - sempre que for possível

Leia mais

MySql. Introdução a MySQL. Andréa Garcia Trindade

MySql. Introdução a MySQL. Andréa Garcia Trindade MySql Introdução a MySQL Andréa Garcia Trindade Introdução O que é Banco de Dados SGBD MYSQL Tipos de Tabelas Tipos de Dados Linguagem SQL Comandos SQL O que é um Banco de Dados? Conjuntos de dados Grupo

Leia mais

Descrição Tinyint[(M)] Inteiro pequeno. Varia de 128 até +127

Descrição Tinyint[(M)] Inteiro pequeno. Varia de 128 até +127 Disciplina: Tópicos Especiais em TI PHP Este material foi produzido com base nos livros e documentos citados abaixo, que possuem direitos autorais sobre o conteúdo. Favor adquiri-los para dar continuidade

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi PHP. Como surgiu o PHP? PHP

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  PHP. Como surgiu o PHP? PHP Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com PHP Como surgiu o PHP? PHP 1 PHP 1994 Rasmus Lerdorf resolveu criar um gerenciador de visitas para sites, a ferramenta

Leia mais

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Prof. Lucas Ricken Garcia 2017/1 Introdução a Banco de Dados Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.

Leia mais

envolvidos numa comunicação

envolvidos numa comunicação 1 Aplicações web - funcionamento Baseiam-se no paradigma cliente-servidor; Um software (Apache, PHP, MySQL, etc...) é executado continuamente em uma máquina chamada servidor, onde hospedamos nossa aplicação.

Leia mais

Utilizando o Postgres - comandos SQL para a manipulação de dados

Utilizando o Postgres - comandos SQL para a manipulação de dados Utilizando o Postgres - comandos SQL para a manipulação de dados SELECT A declaração SELECT é utilizada para selecionar os dados de um banco de dados. SELECT nome FROM clientes WHERE A cláusula WHERE é

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Banco de Dados I Professor: Prof. Me. Everton

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS

IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE DADOS MODULO 2 LINGUAGEM SQL CONTEÚDO 2. LINGUAGEM SQL 2.1 Linguagens de Definição de Dados (DDL) 2.1.1 Criação de tabela: CREATE 2.1.2 Alteração de Tabela: ALTER 2.1.3 Exclusão

Leia mais

E-BOOK GUIA RÁPIDO DE SQL W W W. T R E I N A W E B.C O M. B R

E-BOOK GUIA RÁPIDO DE SQL W W W. T R E I N A W E B.C O M. B R 101010101 001010101 101010100 E-BOOK GUIA RÁPIDO DE SQL INTRODUÇÃO Este é um guia rápido de SQL criado pela equipe do TreinaWeb e serve principalmente para iniciantes na linguagem. SQL é a sigla em inglês

Leia mais

Escola Secundária de Albufeira. Comandos MySQL. (Páginas Web Dinâmicas: PHP e MySQL) Carlos Nunes

Escola Secundária de Albufeira. Comandos MySQL. (Páginas Web Dinâmicas: PHP e MySQL) Carlos Nunes Escola Secundária de Albufeira Comandos MySQL (Páginas Web Dinâmicas: PHP e MySQL) (csmnunes@gmail.com) 2009/2010 Criar Base de Dados CREATE DATABASE basededados; Apagar Base de Dados DROP DATABASE basededados;

Leia mais

Preparação criar tabela. Linguagem de Manipulação de Dados (DML) Estudo Dirigido 12/11/2018

Preparação criar tabela. Linguagem de Manipulação de Dados (DML) Estudo Dirigido 12/11/2018 Linguagem de Manipulação de Dados (DML) Estudo Dirigido A Linguagem SQL Preparação criar tabela Criar um novo arquivo de banco de dados chamado Escola Criar a tabela, como especificado abaixo: Create table

Leia mais

Como criar um banco de dados usando o mysql

Como criar um banco de dados usando o mysql Como criar um banco de dados usando o mysql 1º Passo: Tenha instalado em seu computador o software XAMPP. Clique aqui para fazer o download. 2º Passo: O XAMPP faz a instalação normal, apenas clicando next,

Leia mais

Preparação. Linguagem de Manipulação de Dados (DML) Estudo Dirigido 10/12/2013

Preparação. Linguagem de Manipulação de Dados (DML) Estudo Dirigido 10/12/2013 Linguagem de Manipulação de Dados (DML) Estudo Dirigido A Linguagem SQL Preparação Criar um banco de dados denominado Escola ; Criar a tabela, como especificado abaixo: # RA Numeric(8) Nome Serie Turma

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 02/06/2016 SUMÁRIO SQL DDL DML SQL (STRUCTURED

Leia mais

Banco de dados. Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas

Banco de dados. Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas Banco de dados Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas O mysql MySQL Workbench é uma ferramenta de design de banco de dados visual que integra o desenvolvimento SQL, administração, design de banco de dados,

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 04 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Conceitos básicos sobre

Leia mais

A linguagem SQL

A linguagem SQL SQL 2008.1 A linguagem SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão

Leia mais

Manipulando a base de dados

Manipulando a base de dados Manipulando a base de dados Uma base de dados pode ser manipulada com quatro operações básicas: Incluir, Apagar, Alterar e Pesquisar. Vale lembrar que como toda linguagem para computadores, o MySQL tem

Leia mais

C A P I T U L O 10 F U N Ç Õ E S I N T E R N A S P H P P A R A B A N C O D E D A D O S

C A P I T U L O 10 F U N Ç Õ E S I N T E R N A S P H P P A R A B A N C O D E D A D O S C A P I T U L O 10 F U N Ç Õ E S I N T E R N A S P H P P A R A B A N C O D E D A D O S Para desenvolver um sistema que utilizará um banco de dados, precisamos estabelecer uma conexão entre a linguagem

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP 3ª Edição Juliano Niederauer Novatec Copyright 2009, 2011, 2017 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

Linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional; 1ª Versão - Desenvolvida pela IBM no laboratório de pesquisa de San José;

Linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional; 1ª Versão - Desenvolvida pela IBM no laboratório de pesquisa de San José; MySQL SQL (Structured Query Languagem ) Linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional; 1ª Versão - Desenvolvida pela IBM no laboratório de pesquisa de San José; Inicialmente - Sequel

Leia mais

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo POO Programação Orientada a Objeto Conceitor HTML/PHP Professor Jarbas Araújo http:// O que é preciso para criar uma página html?

Leia mais

Mysql - Banco de Dados de Médio de Porte, Toda Estrutura de Defesa (Fechar o Banco de Dados Garantindo a sua Segurança, DBA)) AD _ Administrador De Dados... Projeto Conceitual --> Modelo Lógico --> Modelo

Leia mais

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22 Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/2015 11:04:22 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Iniciando e conhecendo o Dreamweaver... 8 Interfaces... 21 Criando e configurando sites... 22 CAPÍTULO 2 Criando arquivos...

Leia mais

SQL Linguagem de Manipulação de Dados SQL DML SQL DML. Exemplo Modelo Relacional. Exemplo ME-R SQL DML CONTINUAÇÃO...

SQL Linguagem de Manipulação de Dados SQL DML SQL DML. Exemplo Modelo Relacional. Exemplo ME-R SQL DML CONTINUAÇÃO... Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados SQL Linguagem de Manipulação de Dados Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@facom.ufu.br Bloco B - sala 1B137 SQL DML CONTINUAÇÃO...

Leia mais

SQL CREATE DATABASE. MySQL, SQL Server, Access, Oracle, Sybase, DB2, e outras base de dados utilizam o SQL.

SQL CREATE DATABASE. MySQL, SQL Server, Access, Oracle, Sybase, DB2, e outras base de dados utilizam o SQL. LINGUAGEM SQL SQL CREATE DATABASE MySQL, SQL Server, Access, Oracle, Sybase, DB2, e outras base de dados utilizam o SQL. SQL CREATE TABLE SQL NOT NULL O valor NOT NULL obriga que o campo contenha sempre

Leia mais

Rápida revisão do Modelo Relacional

Rápida revisão do Modelo Relacional Rápida revisão do Modelo Relacional Conceito de relação Tuplas e atributos Rápida revisão do Modelo Relacional Regras de integridade Entidade: Deve existir uma chave primária com valor único e não-nulo.

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Escrever scripts de PHP com HTML

Escrever scripts de PHP com HTML Escrever scripts de PHP com HTML PHP é uma linguagem de programação de scripts para serem interpretados no lado dos servidores. Numa fase inicial (1995), PHP surgiu com o significado de Personal Home Pages

Leia mais

Introdução a Programação Web com PHP

Introdução a Programação Web com PHP AULA: Introdução a Programação Web com PHP Programação para Internet http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Breve histórico A primeira versão surgiu em meados de 1995, escrita por

Leia mais

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Governo do Estado de São Paulo Rua Dos Andradas, 140 Santa Ifigênia CEP São Paulo SP

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Governo do Estado de São Paulo Rua Dos Andradas, 140 Santa Ifigênia CEP São Paulo SP MÓDULO III Habilitação Profissional de TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET III.1 REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II Função: Instalação, Configuração Serviços de Rede de Computadores 1. Identificar as arquiteturas

Leia mais

PROGRAMA. 3.SQL Básico. 3.1 Criação de tabelas 3.2 Queries simples 3.3 Subqueries 3.4 Agregação. Prof. Dr. Marcos Tsuzuki

PROGRAMA. 3.SQL Básico. 3.1 Criação de tabelas 3.2 Queries simples 3.3 Subqueries 3.4 Agregação. Prof. Dr. Marcos Tsuzuki PROGRAMA 3.SQL Básico 3.1 Criação de tabelas 3.2 Queries simples 3.3 Subqueries 3.4 Agregação 1 3.SQL Básico A linguagem SQL foi desenvolvida para o ambiente relacional, podendo ser adaptada a ambientes

Leia mais

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 25 a Aula - Construção de Páginas Web Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física Instituto Superior Técnico Universidade de

Leia mais

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4149 - Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do Dreamweaver CS5...23 1.2. Área de Trabalho...23 1.2.1. Tela de Boas-vindas...24 1.2.2.

Leia mais

SQL Structured Query Language

SQL Structured Query Language Janai Maciel SQL Structured Query Language (Banco de Dados) Conceitos de Linguagens de Programação 2013.2 Structured Query Language ( Linguagem de Consulta Estruturada ) Conceito: É a linguagem de pesquisa

Leia mais

ANÁLISE E PROJETO DE BANCO DE DADOS

ANÁLISE E PROJETO DE BANCO DE DADOS ANÁLISE E PROJETO DE BANCO DE DADOS SQL FELIPE G. TORRES SQL A linguagem SQL (Struct Query Language) é utilizada como padrão em bancos de dados relacionais. Seu desenvolvimento foi originalmente no início

Leia mais

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP Introdução Nesta disciplina aprenderemos HTML CSS JavaScript Jquery PHP HTML é a abreviatura de HyperText Mark-up Language. O HTML foi inventado em 1990, por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade

Leia mais

SQL. Prof. Roger Cristhian Gomes

SQL. Prof. Roger Cristhian Gomes SQL Prof. Roger Cristhian Gomes SQL SQL - Structured Query Language Linguagem de acesso e manipulação de sistemas de base de dados computacionais que segue o padrão ANSI Existem diferenças entre as versões

Leia mais

Introdução em Banco de Dados

Introdução em Banco de Dados Introdução em Banco de Dados Aula07 ComandosSQLeMySQL Prof: Franciel MySQL é um banco de dados cliente servidor gratuito É simples, tem alto desempenho, é disponível para várias plataformas e é robusto

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód.4149 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver 1.1. Novidades do Dreamweaver

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk Apostila de Linguagem de Programação III lzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcv CSS

Leia mais

Técni n c i as e L i L n i g n u g age g ns n p ara r Ba B nc n o d e D ados I ACCESS

Técni n c i as e L i L n i g n u g age g ns n p ara r Ba B nc n o d e D ados I ACCESS Técnicas e Linguagens para Banco de Dados I ACCESS Criando um Banco de Dados 1 2 3 4 5 6 7 8 Tipos de Relações existentes nos Bancos de Dados Relacionamentos 1 1 Um para Um : neste tipo de Relação,

Leia mais

SQL BÁSICO. Luiz Antônio Vivacqua Corrêa Meyer

SQL BÁSICO. Luiz Antônio Vivacqua Corrêa Meyer SQL BÁSICO Luiz Antônio Vivacqua Corrêa Meyer SQL (Structured Query Language) Início na década de 70 pela IBM com o nome de SEQUEL. Em 1980 o produto mudou seu nome para SQL. American National Standards

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; -

Leia mais

saída durante o runtime Usando Functions de uma Única Linha para Personalizar Relatórios Mostrar as diferenças entre as functions SQL de uma única

saída durante o runtime Usando Functions de uma Única Linha para Personalizar Relatórios Mostrar as diferenças entre as functions SQL de uma única Tópicos do Curso: Introdução Listar os principais recursos do Banco de Dados Oracle 10g Apresentar uma visão geral de: componentes, plataforma de internet, servidor de aplicações e suite do desenvolvedor

Leia mais

Apostila - Desenvolvimento web com PHP

Apostila - Desenvolvimento web com PHP José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Reginaldo Sacilotti Apostila - Desenvolvimento web com PHP Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO PHP... 1 1.1 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Leia mais

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5232 - Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 1.1. Novidades do Dreamweaver CS6... 23 1.2. Área de Trabalho... 24 1.2.1. Tela de Boas-vindas...

Leia mais

S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A

S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 4 S U B G R U P O S D M L E D Q L : A L T E R A N D O E A P A G A N D O D A D O S E M U M A T A B E L A INDEPENDÊNCIA DOS DADOS A habilidade de modificar a definição

Leia mais

Gestão Sistemas de Informação Gerencial

Gestão Sistemas de Informação Gerencial Gestão Sistemas de Informação Gerencial Intranet, Extranet e Internet O que é Intranet??? Intranet é uma rede corporativa interna construída utilizando os padrões e tecnologias da internet. Para que serve???

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi BANCO DE DADOS Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com OPERAÇÕES LÓGICAS AND (E) Avalia as condições e devolve um valor verdadeiro caso ambas condições forem

Leia mais

Múltiplas Tabelas. Disciplina de Banco de Dados

Múltiplas Tabelas. Disciplina de Banco de Dados Múltiplas Tabelas Uma das grandes características de um sistema de banco de dados relacional é a capacidade de interagir com múltiplas tabelas relacionadas. Precisamos lembrar que para relacionar tabelas

Leia mais

Marcos Alexandruk Marcos Alexandruk

Marcos Alexandruk Marcos Alexandruk Marcos Alexandruk m.alexandruk@gmail.com Apresentação disponível em: www.dba.net.br/mysql.pdf Parte I: Download e Instalação MySQL - Download www.mysql.com/downloads MySQL - Download MySQL - Download MySQL

Leia mais

MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS. create database [if not exists] <nome>

MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS. create database [if not exists] <nome> 1. Manuseio do banco de dados MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS As seguintes instruções manuseiam o banco de dados: cria o banco mostra os bancos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I

PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com ARRAY Um array são conjuntos de valores que são armazenados em uma variável podendo ser

Leia mais

SQL (Tópicos) Structured Query Language

SQL (Tópicos) Structured Query Language SQL (Tópicos) Structured Query Language ISI Introdução aos Sistemas de Informação SQL (Tópicos) 1 SQL: componentes SQL / DDL (Data Definition Language) Permite definir os Esquemas de Relação Permite definir

Leia mais

Revisão de Bancos de Dados

Revisão de Bancos de Dados Revisão de Bancos de Dados Conceitos Básicos 1. Defina o que é um banco de dados e o que é um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD). 2. Defina as arquiteturas de software em duas camadas (cliente/servidor)

Leia mais

BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2

BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2 BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2 N Í V E I S D E V I S Ã O, S U B G R U P O D D L : C R I A N D O B A N C O D E D A D O S, C R I A N D O T A B E L A S, E S T R U T U R A D A T A B E L A CONCEITOS :

Leia mais

Desenvolvimento Web III. Prof. Felippe Scheidt

Desenvolvimento Web III. Prof. Felippe Scheidt Desenvolvimento Web III Prof. Felippe Scheidt Apresentação da disciplina Compreender os princípios do desenvolvimento de sistemas web e da construção de páginas dinâmicas utilizando padrões de projetos,

Leia mais

Agenda. Linguagem de Consulta SQL. 1. Introdução Histórico. 1. Introdução BD Relacionais

Agenda. Linguagem de Consulta SQL. 1. Introdução Histórico. 1. Introdução BD Relacionais Linguagem de Consulta SQL Profa. Carla A. Lima Reis SQL Agenda Introdução Histórico BD relacionais Linguagem SQL Definição de BD Manipulação de BD com SQL Consultas SQL Consultas com várias tabelas Subconsultas

Leia mais

Introdução 20 Diagramas de fluxos de dados 20 O processo de elaboração de DFD 22 Regras práticas para a elaboração de DFD 24 Dicionário de dados 26

Introdução 20 Diagramas de fluxos de dados 20 O processo de elaboração de DFD 22 Regras práticas para a elaboração de DFD 24 Dicionário de dados 26 ÍNDICE MÓDULO 1 ANÁLISE DE SISTEMAS 9 1.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 10 Sistema conceito e exemplos 10 Dados e informação 11 Sistema de informação conceito e componentes 12 Sistema de informação e sistemas

Leia mais

Aula de SQL Comandos DDL. André Luiz de Oliveira Eduardo Raul Hruschka

Aula de SQL Comandos DDL. André Luiz de Oliveira Eduardo Raul Hruschka Aula de SQL Comandos DDL André Luiz de Oliveira Eduardo Raul Hruschka E-mail: andre_luiz@icmc.usp.br erh@icmc.usp.br Agenda Instalação do MySQL e Workbench Comandos DDL Data Definition Language Criação

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Rhyan Ximenes SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Banco de Dados II E x c e l ê n c i a n o s e u f u t u r o fluci anofei j ao.com. br Semest r e: º Turma: 02 Turno: Noite Dat a: 21/06/13 Not a:

Leia mais

Linguagem de Consulta - SQL

Linguagem de Consulta - SQL Complementos da Linguagem SQL - Eliminando Tuplas Repetidas Exemplo: Obter o código das editoras que têm livros publicados CodEditora Titulo Publicacao... 04 Banco de Dados 1989 02 Análise 2000 01 XML

Leia mais

Colocando um site na Internet

Colocando um site na Internet AULA: Colocando um site na Internet Autoria Web http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Servidores de Hospedagem Hospedagem de sites é um serviço que possibilita pessoas ou empresas

Leia mais

A U L A 1 0 C R I A N D O V I E W S V I E W S ( V I S Õ E S )

A U L A 1 0 C R I A N D O V I E W S V I E W S ( V I S Õ E S ) BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 1 0 C R I A N D O V I E W S V I E W S ( V I S Õ E S ) VIEW é uma instrução SQL que retorna dados e é salva no banco de dados com um nome, ou seja, passa a ser um objeto

Leia mais

Escrito por Lisiane Batista Neitzke Sex, 14 de Outubro de :57 - Última atualização Qua, 25 de Junho de :18

Escrito por Lisiane Batista Neitzke Sex, 14 de Outubro de :57 - Última atualização Qua, 25 de Junho de :18 Preço R$ 129.00 Compre aqui São 156 Vídeo aulas de programação java para web. Aprenda a criar páginas para web usando o tomcat. Veja como integrarcodigos java (jsp) com html. Veja como manipular um banco

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML Prof. Msc. Hélio Esperidião NAVEGADOR O navegador também conhecido como web browseré um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos

Leia mais

Bancos (Bases) de Dados

Bancos (Bases) de Dados Bancos (Bases) de Dados Aula #8 SQL Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides baseados no material elaborado pelas professoras: Cristina D. A. Ciferri Elaine P. M. de Souza SQL (Structured Query Language) Linguagem

Leia mais

Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva

Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva Desafio proposto foi elaborar um funciono grama contendo um desenho de cargos e tarefas do setor de T.I. Elaborar um programa de capacitação/treinamento

Leia mais

SQL TGD/JMB 1. Projecto de Bases de Dados. Linguagem SQL

SQL TGD/JMB 1. Projecto de Bases de Dados. Linguagem SQL SQL TGD/JMB 1 Projecto de Bases de Dados Linguagem SQL SQL TGD/JMB 2 O que é o SQL? SQL ("ess-que-el") significa Structured Query Language. É uma linguagem standard (universal) para comunicação com sistemas

Leia mais

Nota prévia... XXI 1. PHP, Apache Server e MySQL... 1

Nota prévia... XXI 1. PHP, Apache Server e MySQL... 1 VII Índice Geral Nota prévia... XXI 1. PHP, Apache Server e MySQL... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Linguagem PHP... 1 1.2.1. Suporte a diferentes sistemas operativos... 2 1.2.2. Suporte a Sistemas de Gestão

Leia mais

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL

ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL ORACLE 11 G INTRODUÇÃO AO ORACLE, SQL,PL/SQL Objetivo: No curso Oracle 11G Introdução ao Oracle, SQL, PL/SQL será abordado desde a introdução da tecnologia do banco de dados em questão como todos os conceitos

Leia mais

Conceitos SQL SQL 19/03/2017 O que é dado? O que é BD? O que é uma informação? O que é SGBD? O que é SQL? O que é BD? O que é SGBD?

Conceitos SQL SQL 19/03/2017 O que é dado? O que é BD? O que é uma informação? O que é SGBD? O que é SQL? O que é BD? O que é SGBD? - ---@--- Conceitos O que é dado? O que é uma informação? O que é BD? O que é BD? O que é SGBD? O que é? O que é SGBD? Como se comunicar com o SGBD? 1 O que é? Onde Nasceu? Tipos de Bancos Relacionais

Leia mais

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E.

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. J O S É A N TÔ N I O D A C U N H A Web Page HTTP No início a web, era

Leia mais

Principais Comandos SQL Usados no MySql

Principais Comandos SQL Usados no MySql Principais Comandos SQL Usados no MySql O que é um SGBD? Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (como no Brasil) ou Sistema Gestor de Base de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares)

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX. Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX. Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE PÁGINAS WEB UTILIZANDO FLEX Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas Aluno: Michel Scoz Apresentação Fundamentação Teórica Introdução Objetivos Conceitos Básicos

Leia mais

Tabelas. Banco de Dados I MySQL

Tabelas. Banco de Dados I MySQL FACULDADE ANGLO AMERICANO FOZ DO IGUAÇU Curso de Ciência da Computação 5º Período Disciplina: Banco de Dados I Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Tabelas Banco de Dados I MySQL Linguagem de Definição de

Leia mais

Dreamweaver CS5 -5- CAPÍTULO 1... Iniciando e conhecendo o dreamweaver...8 Interfaces...23 Criando e confi gurando sites...24 Exercícios...

Dreamweaver CS5 -5- CAPÍTULO 1... Iniciando e conhecendo o dreamweaver...8 Interfaces...23 Criando e confi gurando sites...24 Exercícios... DREAMWEAVER CS5 INTRODUÇÃO O Dreamweaver CS5 é um editor avançado de páginas para Internet, pois possui ferramentas para usuários que não são familiarizados com as linguagens HTML, Java e PHP. Com o Dreamweaver

Leia mais

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=28194 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situaçã o real Veja neste

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGENS PARA APLICAÇÃO COMERCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGENS PARA APLICAÇÃO COMERCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGENS PARA APLICAÇÃO COMERCIAL PHP: PHP Hypertext Preprocessor Salvador-Ba Maio - 2009 ACÁSSIO

Leia mais