O FIAM-FAAM Centro Universitário torna públicas as normas e procedimentos para o Programa Internacional Bolsa Fórmula Santander Universidades.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O FIAM-FAAM Centro Universitário torna públicas as normas e procedimentos para o Programa Internacional Bolsa Fórmula Santander Universidades."

Transcrição

1 O FIAM-FAAM Centro Universitário torna públicas as normas e procedimentos para o Programa Internacional Bolsa Fórmula Santander Universidades. I. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O presente edital objetiva estabelecer as condições e critérios de seleção para concessão de 1 (uma) bolsa de estudo para alunos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) para o Programa Internacional Bolsas Internacionais Fórmula Santander Universidades - Edição A viagem ao exterior, para fins do intercâmbio a que se refere este Edital, terá duração de, no máximo, seis meses, podendo ser realizada em conformidade com o calendário acadêmico do FIAM-FAAM Centro Universitário, em qualquer período entre janeiro de 2018 ou agosto de 2018, quando os estudantes já deverão ter retornado ao Brasil com as atividades totalmente concluídas. II. DAS DISPOSIÇÕES DA BOLSA Ao candidato selecionado será concedida 01 (uma) bolsa de estudos no valor correspondente a (cinco mil euros), convertidos pela cotação do valor do Euro de venda: (cotação do euro) do Banco Central de 08/02/2017, que correspondem, portanto, a R$ ,50. a) A bolsa se destinará exclusivamente a cobrir as despesas dos estudantes com o intercâmbio no exterior com o intuito de auxiliar, total ou parcialmente, os custos de emissão de passagens, seguros internacionais de saúde e de vida, obtenção de vistos e passaporte, viagens, alojamento e eventuais tarifas acadêmicas cobradas pela Instituição de destino durante o período de mobilidade; b) O valor correspondente a cada bolsa é de responsabilidade do Santander Universidades e será repassado ao beneficiário, que deverá ter conta corrente aberta no Banco Santander, na modalidade Universitária, conforme definido pelo Termo de Adesão de Estudante ao Programa de Bolsas Fórmula 2017; c) A viagem ao exterior, para fins do intercâmbio a que se refere este Edital, deverá ter duração de, no máximo seis meses, podendo ser realizada, em conformidade com o calendário acadêmico do FIAM-FAAM Centro Universitário em período entre janeiro de 2018 ou agosto de 2018, quando os estudantes já deverão ter retornado ao Brasil com as atividades totalmente concluídas.

2 III. DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA a) Ser aluno, devidamente matriculado, nos cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura); b) Ter cursado, no mínimo, um semestre do seu curso no FIAM-FAAM Centro Universitário e não estar no último semestre no momento da realização do intercâmbio; c) O aluno deve ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 18 anos, residente e domiciliado no território nacional e habilitado à prática de todos os atos da vida civil, conforme artigo quinto do Código Civil Brasileiro (Lei nº /2002); d) Não possuir pendência na instituição de origem; e) Possuir nível no mínimo intermediário do idioma estrangeiro e comprovar com certificado (quando for o caso); f) Não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander e não ter sido contemplado com bolsas para o exterior pelo FIAM- FAAM Centro Universitário. IV. DA INSCRIÇÃO a) O aluno deverá se inscrever através do portal até 31 de agosto de 2017; b) Após a inscrição no portal Santander ( até a data prevista em calendário, o aluno deverá encaminhar o comprovante de inscrição para o com o assunto: INSCRIÇÃO FÓRMULA e com toda documentação descrita no item VI deste edital, dentro do prazo estipulado em calendário. Será desclassificado o aluno que: a) Não se inscrever no portal do Santander e não enviar o formulário e documentação exigida ao Global Office b) Não assinar o Termo de Adesão ao Programa Internacional de Bolsa FÓRMULA dentro do prazo estipulado; c) Não cumprir com suas obrigações acadêmicas, seja por elevado índice de reprovações e/ou prazos acadêmicos e/ou tenha cometido infrações disciplinares; d) Possuir pendência na instituição; e) Caso já tenha participado de algum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander ou pelo FIAM-FAAM Centro Universitário; f) Não realizar a rematrícula para o primeiro semestre de 2018 até 23/12. V. DA ENTREGA DE DOCUMENTOS

3 Após a inscrição no portal Santander ( até a data prevista em calendário, o aluno deverá proceder à segunda etapa de inscrição, realizada junto ao FIAM-FAAM - Complexo Educacional, encaminhando os documentos abaixo descritos, em formato PDF ou JPEG, para o com o assunto: INSCRIÇÃO FÓRMULA : Ficha de Inscrição para Programa Internacional (Anexo I); Cópia do Passaporte com validade mínima suficiente para atender todo período de realização do Programa; Cópia do RG e CPF; Uma foto 3x4; Comprovante da inscrição realizada no site do Santander ( VI. DO CRITÉRIO DE SELEÇÃO A seleção será realizada entre os estudantes que, devidamente inscritos, cumprirem todos os requisitos para a candidatura estipulados neste Edital, dentro do prazo estabelecido no calendário. A classificação dos candidatos para a concessão da Bolsa FÓRMULA SANTANDER UNIVERSIDADES- Edição 2017 para estudantes de Graduação será efetuada pelo próprio FIAM-FAAM Centro Universitário, nas seguintes etapas: Será classificado o candidato que satisfaça a todos os requisitos relacionados no inciso III, posicionando-o em ordem decrescente mediante seu respectivo desempenho acadêmico, utilizando a média simples do histórico escolar do semestre de 2017/1 ou na decorrência de falta de notas lançadas, poderá ser utilizado a média simples do histórico escolar do semestre de 2016/2; Não possuir pendências com a Instituição Na ocorrência de empate entre candidatos, serão adotados os seguintes critérios de desempate, na ordem assim apresentada: O candidato que apresentar, proporcionalmente, o menor número de disciplinas reprovadas em seu histórico acadêmico; O candidato que estiver mais próximo da conclusão de seu curso; Persistindo o empate, o candidato que tiver maior idade.

4 VII. DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE SELECIONADO a) Permanecer regularmente matriculado durante o período de intercâmbio e cursar pelo menos mais 1 (um) semestre acadêmico no FIAM-FAAM Centro Universitário após o término da mobilidade; b) Realizar a rematrícula para o primeiro semestre de 2018 até o prazo máximo de 23/12/2017; c) Abrir uma conta no Santander, preferencialmente na modalidade universitária. d) Regularizar o processo de formalização do seu intercâmbio junto ao Global Office, através do preenchimento de todos os documentos solicitados e comprometer-se a apresentar toda documentação extra exigida durante e após o processo seletivo; e) Possuir ou providenciar a emissão de passaporte, na Polícia Federal, com validade suficiente para todo o período do intercâmbio; f) Solicitar o visto de estudante no consulado do país de destino, caso necessário; g) Antes de iniciar sua viagem, o beneficiário da bolsa deverá contratar um seguro de viagem para todo o período do intercâmbio, com cobertura médica em caso de doença ou acidente, repatriação médica ou funerária e seguro de acidentes pessoais, bem como deverá contratar seguro saúde internacional válido para o país de destino do bolsista, além de despesas relativas a eventuais problemas de saúde, transporte em caso de óbito no exterior, além de arcar com os custos de hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde relativos ao período do intercâmbio, bem como outras despesas eventuais (com o auxílio da bolsa); h) Pagar a semestralidade do FIAM-FAAM Centro Universitário; i) Enviar mensalmente relatório de atividades desenvolvidas (incluindo os resultados das avaliações acadêmicas) para o Global Office do FIAM-FAAM Centro Universitário para o endereço eletrônico O estudante, ao inscrever-se no Programa Internacional de Bolsa FÓRMULA SANTANDER- Edição 2017 para Estudantes de Graduação fica submetido às condições do presente Edital, bem como cede, de maneira irrevogável e irretratável, ao FIAM-FAAM Centro Universitário e ao Santander Universidades, a título gratuito, o direito de utilizar sua imagem e/ou voz para anúncios relativos à divulgação do Programa de Bolsa FÓRMULA para Estudantes de Graduação e/ou outros produtos e serviços de interesse da Instituição.

5 VIII. DA ESCOLHA DA UNIVERSIDADE DE DESTINO O aluno poderá escolher a Instituição de destino desde que haja convênio específico celebrado entre o FIAM-FAAM Centro Universitário e a Universidade escolhida. Caso contrário, tem a ciência de que a realização do intercâmbio dependerá da celebração de convênio específico para o Programa, não havendo garantias que a negociação ocorra no prazo necessário para a viabilização do intercâmbio planejado. IX. CALENDÁRIO Até 31/08 08/09 Inscrição pelo site e envio dos documentos para Divulgação do resultado dos alunos selecionados através do site do Global Office ( X. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Caso o candidato falte com a apresentação de um ou mais documentos solicitados ou fique impossibilitado de participar do Programa, dar-se-á a oportunidade ao próximo da lista e assim sucessivamente, desde que ocorra antes da assinatura do termo de adesão do Programa. O candidato que desistir após a assinatura do Termo de Adesão ficará impedido de participar de quaisquer outros programas de Mobilidade Acadêmica promovidos pela Instituição, cabendo a devolução integral do valor recebido. O selecionado tem a ciência de que a realização do Programa dependerá do aceite da sua candidatura pela Instituição de destino e que as disciplinas cursadas durante o período do programa não terão suas equivalências garantidas. contate: Os casos omissos deste edital serão resolvidos pelo Global Office. Em caso de dúvida, São Paulo, 26 de junho Profª. Sara Pedrini Martins Reitora

6 I. DADOS PESSOAIS FICHA DE INSCRIÇÃO (Anexo I) Nome: Data nascimento: RG: Nacionalidade: CPF: Sexo: Masculino Feminino Endereço: Bairro: CEP: Residencial: RA/ID: Curso: Cidade: UF: Celular: Semestre: II. DADOS DOS RESPONSÁVEIS Nome da Mãe: Nome do Pai: Nome do Responsável e Parentesco: Residencial: Celular: III. INSTITUIÇÃO NO EXTERIOR Nome: Curso: INGLÊS Fluente Avançado Intermediário Básico

7 ESPANHOL Fluente Avançado Intermediário Básico FRANCÊS Fluente Avançado Intermediário Básico OUTROS (especifique) Fluente Avançado Intermediário Básico I. INFORMAÇÕES ADICIONAIS Número do Passaporte: Data de Validade: Possui outra cidadania: Número do Passaporte: Data de Validade: II. OBSERVAÇÕES: São Paulo, de de. Aluno: RG:

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades. Edital nº 06/2016

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades. Edital nº 06/2016 Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades Edital nº 06/2016 O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU torna públicos as normas e procedimentos

Leia mais

Global Office Programa Internacional de Férias - Bolsas da Universidade de Lodz. Edital nº 02/2016

Global Office Programa Internacional de Férias - Bolsas da Universidade de Lodz. Edital nº 02/2016 Global Office Programa Internacional de Férias - Bolsas da Universidade de Lodz Edital nº 02/2016 O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU torna públicos as normas e procedimentos

Leia mais

UNIP PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL RETIFICADO

UNIP PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL RETIFICADO UNIP PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 EDITAL RETIFICADO Considerando os protocolos de intenção assinados entre a UNIP e o Santander, a Universidade Paulista

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 005/2013/CAINT/UFOP, DE 29 DE AGOSTO DE 2013 PROGRAMA TOP ESPANHA SANTANDER UNIVERSIDADES A (Caint) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), considerando o Programa Top Espanha Santander Universidades

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital Nº001/2016/ARI-UNIR

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Edital Nº001/2016/ARI-UNIR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR REITORIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Edital Nº001/2016/ARI-UNIR DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL 01/2016: SERINT/UNEB

EDITAL 01/2016: SERINT/UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autorização Decreto nº 9237/86. DOU 18/07/96. Reconhecimento: Portaria 909/95, DOU 01/08-95 SECRETARIA ESPECIAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução nº 1027/2014. D.O. 02/04/2014.

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER - 2012 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER - 2012 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FÓRMULA SANTANDER - 2012 O Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Professor Doutor José Augusto Alves Ottaiano, no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de

Leia mais

2.1 Os alunos selecionados serão encaminhados para cursar o período letivo 2016.2.

2.1 Os alunos selecionados serão encaminhados para cursar o período letivo 2016.2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 05-2016 SRI/UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2016. 1. O Programa de Bolsas IBERO-AMERICANAS

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL DRE n 073/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL DRE n 073/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ACADEMY OF PHYSICAL EDUCATION VIBORG EDITAL n 073/16 A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

IV) DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

IV) DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA Global Office Programa Internacional de Férias Universidade de Macerata Edital nº 08/2016 O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas torna públicos as normas e procedimentos para o Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE SEVILLA EDITAL DRE n 045/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE SEVILLA EDITAL DRE n 045/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE SEVILLA EDITAL DRE n 045/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL NRI 1/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 1/2017 E D I T A L EDITAL NRI 1/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO PORTO EDITAL DRE n 035/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO CPPS PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 07/2017 CPPS

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO CPPS PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 07/2017 CPPS CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO CPPS PROCESSO SELETIVO 2017.1 EDITAL Nº 07/2017 CPPS O CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL, por sua Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 010/2015 SRI/UFRN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 010/2015 SRI/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 010/2015 SRI/UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2015 1. O

Leia mais

EDITAL NRI 2/2017 E D I T A L

EDITAL NRI 2/2017 E D I T A L EDITAL NRI 2/2017 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2017. A Coordenadora do Núcleo

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA INTERNA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL DE CHAMADA INTERNA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL DE CHAMADA INTERNA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) selecionam estudantes

Leia mais

Edital PROGRAD nº 25, de 12 de abril de 2016

Edital PROGRAD nº 25, de 12 de abril de 2016 Edital PROGRAD nº 25, de 12 de abril de 2016 Seleção de candidaturas de alunos da UFCSPA para intercâmbio através do Programa Intercâmbio de Estudantes Brasil Colômbia (BRACOL) na Universidad Católica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL DEF Nº 01/2017 SELEÇÃO DE MONITOR REMUNERADO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS JK O

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

EDITAL Nº 09/ PROEX

EDITAL Nº 09/ PROEX EDITAL Nº 09/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS NÍVEL BÁSICO PARA OS CAMPI DA UNIVASF

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS - MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS - MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO AMERICANAS - MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL DO SISTEMA ACAFE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL DO SISTEMA ACAFE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL DO SISTEMA ACAFE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Programa de Mobilidade Estudantil têm o objetivo de regular a relação de reciprocidade

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões

Leia mais

EDITAL NRI 4/2015 E D I T A L

EDITAL NRI 4/2015 E D I T A L ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UALg, PORTUGAL, PARA O 2º SEMESTRE DE 2015. A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 13

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 13 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 13 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PROGRAD Nº 01/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015

PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PROGRAD Nº 01/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015 PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL PROGRAD Nº 01/2015 DE 05 DE JANEIRO DE 2015 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições, nos termos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED FACISA/FCM/ESAC

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED FACISA/FCM/ESAC CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO CESED FACISA/FCM/ESAC EDITAL Nº. 34 /2016 PROCESSO SELETIVO BOLSA DE ESTUDO INTERNACIONAL CESED/SANTANDER 1. A Diretora-Presidente do CESED, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM

PROCESSO SELETIVO ENEM PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ:

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: 56328-903. CNPJ: 11.022.597/001-91 EDITAL 01/2016, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016 São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, através da Coordenação de Extensão, torna público este Edital que estabelece

Leia mais

REGULAMENTO 2005 INSTITUT PAUL BOCUSE

REGULAMENTO 2005 INSTITUT PAUL BOCUSE REGULAMENTO 2005 INSTITUT PAUL BOCUSE A Universidade Anhembi Morumbi abre as inscrições para o processo seletivo do CURSO DE EXTENSÃO EM GASTRONOMIA NO INSTITUT PAUL BOCUSE para o ano letivo de 2005. I

Leia mais

ARTIGO 1º. Concorrerão às bolsas de estudos alunos dos cursos de graduação da PUCRS.

ARTIGO 1º. Concorrerão às bolsas de estudos alunos dos cursos de graduação da PUCRS. REGULAMENTO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA PUCRS NO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES - Edição 2013 Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Regulamenta a

Leia mais

EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA

EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA 1. CONVOCAÇÃO 1.1 O Centro de Registro e Controle Acadêmico- CRCA da Universidade Federal do Sul e

Leia mais

EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS

EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do projeto Institucional FIEX, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de São Roque no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 10/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 10/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 10/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 10/2014 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 09 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2016.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

Global Office Programa Internacional de Férias - Bolsas da Universidade de Lodz. Edital nº 03/2016

Global Office Programa Internacional de Férias - Bolsas da Universidade de Lodz. Edital nº 03/2016 Global Office Programa Internacional de Férias - Bolsas da Universidade de Lodz Edital nº 03/2016 O FIAM-FAAM Centro Universitário torna públicos as normas e procedimentos para o Programa Internacional

Leia mais

EDITAL CONCURSO DE BOLSAS CEBAMA 2016

EDITAL CONCURSO DE BOLSAS CEBAMA 2016 1. APRESENTAÇÃO 1.1. O presente concurso será realizado pelo CEBAMA e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo para os alunos do Ensino Médio de 2016. 1.2. Entende se por bolsas de estudo o

Leia mais

EDITAL PARA A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

EDITAL PARA A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EDITAL PARA A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2012.1 O Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS,

Leia mais

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período Universidade Federal da Paraíba UFPB Centro de Ciências Exatas e da Natureza CCEN Mestrado em Matemática Programa de Pós Graduação em Matemática Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período 2016.2 Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO CLAA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PET CONEXÕES LICENCIATURAS O tutor do Grupo PET-Conexões Licenciaturas, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

INSTITUIÇÃO GRADUAÇÃO MESTRADO DOUTORADO. Universidade do Minho 02 vagas 02 vagas 02 vagas

INSTITUIÇÃO GRADUAÇÃO MESTRADO DOUTORADO. Universidade do Minho 02 vagas 02 vagas 02 vagas EDITAL IRI/USP/04/2016, de 23.02.2016. Abertura de inscrições ao processo seletivo para realização de intercâmbio na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Portugal, para estudantes de graduação

Leia mais

EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE

EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Edital. Processo Seletivo FACULDADE CEPEP

Edital. Processo Seletivo FACULDADE CEPEP Edital Processo Seletivo 2017.1 FACULDADE CEPEP Janeiro/2017 1. ABERTURA EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017.1 EDITAL N 01/2017 O Diretor Acadêmico da Faculdade CEPEP, no uso de suas atribuições e com base no

Leia mais

E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012

E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012 E D I T A L A R I I - 016/2012 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2012 Estão abertas as inscrições para seleção de 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016 Dispõe sobre o Processo Seletivo, em caráter excepcional, para ingresso na Educação Profissional

Leia mais

ANATOMIA HUMANA EDITAL N. º 011/2015. I. DAS VAGAS, REMUNERAÇÃO, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA.

ANATOMIA HUMANA EDITAL N. º 011/2015. I. DAS VAGAS, REMUNERAÇÃO, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. CONCURSO DE MONITORIA ANATOMIA HUMANA EDITAL N. º 011/2015. I. DAS VAGAS, REMUNERAÇÃO, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. 1- Número de vagas: 01 vaga 2- O aluno no exercício da função de monitor receberá

Leia mais

EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 OGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTF CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA O Diretor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA. Unidade Centro

CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA. Unidade Centro CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA Unidade Centro 2 CONCURSOS DE BOLSAS 2015 COLÉGIOS UNIVAP UNIDADE CENTRO EDITAL A Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE torna pública a realização

Leia mais

Edital nº 06, de 12 de fevereiro de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina.

Edital nº 06, de 12 de fevereiro de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina. Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC Edital nº 06, de 12 de fevereiro de 2016 Processo Seletivo para Transferência Interna para o curso de Medicina. O Diretor Geral das

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE 2016. VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas

Leia mais

E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011

E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011 E D I T A L A R I I - 009/2011 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2011 Estão abertas as inscrições para seleção de até 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

INSTITUTO DE DIREITO PÚBLICO DE SÃO PAULO IDP SÃO PAULO EDITAL PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2016

INSTITUTO DE DIREITO PÚBLICO DE SÃO PAULO IDP SÃO PAULO EDITAL PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2016 INSTITUTO DE DIREITO PÚBLICO DE SÃO PAULO IDP SÃO PAULO EDITAL PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2016 O Instituto de Direito Público de São Paulo IDP São Paulo torna público o Edital para ingresso no 2º

Leia mais

INSTITUIÇÃO PAÍS VAGAS Univ. Nac. del Centro de la

INSTITUIÇÃO PAÍS VAGAS Univ. Nac. del Centro de la Edital ARI nº. 4/2014 Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados - MARCA 2014/2 A Universidade Federal do Paraná UFPR - através de sua Assessoria de Relações Internacionais torna pública

Leia mais

Edital nº 024, de 02 de agosto de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina.

Edital nº 024, de 02 de agosto de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina. Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC Edital nº 024, de 02 de agosto de 2016 Processo Seletivo para Transferência Interna para o curso de Medicina. O Diretor Geral das

Leia mais

LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013. (alunos a partir do 2º período de jornalismo)

LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013. (alunos a partir do 2º período de jornalismo) CONCURSO DE MONITORIA LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013 (alunos a partir do 2º período de jornalismo) I. DAS VAGAS, BOLSA DE MONITORIA, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. 1- Número de vagas: 02(duas)

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

EDITAL 10/2014 PROPESP ESTÁGIO PIBIC DE VERÃO - EPV

EDITAL 10/2014 PROPESP ESTÁGIO PIBIC DE VERÃO - EPV EDITAL 10/2014 PROPESP ESTÁGIO PIBIC DE VERÃO - EPV A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas para a realização do Estágio PIBIC de Verão (EPV) por discentes

Leia mais

EDITAL PROAE/UFGD Nº 16, DE 24 DE JUNHO DE 2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

EDITAL PROAE/UFGD Nº 16, DE 24 DE JUNHO DE 2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EDITAL PROAE/UFGD Nº 16, DE 24 DE JUNHO DE 2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO O PRÓ-REITOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DA, no uso de atribuições que lhe foram conferidas

Leia mais

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI CAPES/FSA 2012 E D I T A L N.º 01/ 2012

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI CAPES/FSA 2012 E D I T A L N.º 01/ 2012 PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI CAPES/FSA 2012 E D I T A L N.º 01/ 2012 A Fundação Santo André torna público o Edital N.º 01/2012 referente a formação de cadastro reserva de alunos para atuação

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA Núcleo Gestor de Pesquisa e Extensão FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA EDITAL FAMAZ/NUPEX/SANTANDER-IDIOMAS EAD Nº 03-2016 CHAMADA PARA INSCRIÇÕES NO PROGRAMA DE BOLSAS ENSINO DE IDIOMAS À DISTÂNCIA INGLÊS E ESPANHOL CONVÊNIO UniCEUMA/FAMAZ-SANTANDER

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL PROGRAD nº 35 de 09 de novembro de 2012 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL PROGRAD nº 35 de 09 de novembro de 2012 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA EDITAL PROGRAD nº 35 de 09 de novembro de 2012 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no uso de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 03/2013 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR ÁREA ADMINISTRATIVA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 03/2013 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR ÁREA ADMINISTRATIVA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR ÁREA ADMINISTRATIVA A PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL Nº 63, DE 14 DE OUTUBRO DE 26

Leia mais

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016. EDITAL N 02/206/IFTO/, DE 4 DE JUNHO DE 206. PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE MONITORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PROEJA E TÉCNICO SUBSEQUENTE VAGAS OCISOSAS O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL DE 28 DE AGOSTO DE 2013 INGRESSSO POR APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO ENEM O Reitor do UNIABEU Centro Universitário, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

EDITAL Nº 04/2016 PROACAD JOINVILLE

EDITAL Nº 04/2016 PROACAD JOINVILLE EDITAL Nº 04/2016 PROACAD JOINVILLE Dispõe sobre Inscrição e Matrícula para Disciplinas Isoladas dos cursos de Graduação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville. A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

EDITAL N 10 DE 06 DE ABRIL DE 2015 VAGAS REMANESCENTES

EDITAL N 10 DE 06 DE ABRIL DE 2015 VAGAS REMANESCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO RESPONSÁVEL

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO RESPONSÁVEL 1 DE 5 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÃO RESPONSÁVEL 001 15/08/2014 Mudança da logomarca. Adequação ao novo modelo de documento normativo, a cultura da empresa e revisão dos cursos. Maria Heloisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2017- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/1 ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº /2015 A Coordenação do torna público que estarão abertas

Leia mais

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015.

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015 Edital nº 07/2015 Considerando os protocolos de intenção assinados entre

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL MÉXICO - BRAMEX2/2016 CHAMADA 005-2016 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Professor Fábio Alves da Silva Júnior, no uso de

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2013

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2013 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2013 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 160, DE 20 DE OUTUBRO DE

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 07/2013

EDITAL INTERNO Nº 07/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 07/2013 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL/CONEXÕES DE SABERES

Leia mais

Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PN

Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PN Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA 2017.1 EaD PN Aditivo nº 7 ao Edital de Vestibular de 2017 Educação a Distância, que rege o Vestibular TOP 2017.1 EaD PN a

Leia mais

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL AREX Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão

EDITAL AREX Instituto Superior de Economia e Gestão Economia Finanças Gestão Matemática Aplicada à Economia e à Gestão EDITAL AREX 2013 INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes da UNESP para período de estudos na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES - ENSINO SUPERIOR 2 SEMESTRE de 2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão, situado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CABEDELO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CABEDELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CABEDELO EDITAL DE PESQUISA CPEX-CB Nº 02, DE 07 NOVEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSAS DE

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo, em caráter excepcional, para ingresso na Educação Profissional

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE

REGULAMENTO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE REGULAMENTO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º Este regulamento estabelece critérios e procedimentos referentes à concessão de apoio institucional

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA BOLSA EXTENSÃO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA BOLSA EXTENSÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal No 77.498 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial No 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº 9.271

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Edital 69/ PROEN Seleção para bolsa PROMISAES (2014)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Edital 69/ PROEN Seleção para bolsa PROMISAES (2014) Seleção para bolsa PROMISAES (2014) A PRÓ-REITORA DE ENSINO EM EXERCÍCIO da Universidade Federal do Maranhão, no uso de suas atribuições, torna público o edital para concessão de bolsas do Projeto Milton

Leia mais

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ( PROMISAES 2013)

EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ( PROMISAES 2013) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE APOIO SOCIAL PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO PEC G EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação da UFRGS a possibilidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 05/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 05/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 05/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 05/2014 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID A Direção Acadêmica e a Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS tornam público a abertura

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL Nº 11/2016 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I E INGLÊS BÁSICO I E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I E INGLÊS BASICO II A Direção

Leia mais

EDITAL Nº 028/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL Nº 028/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES 1 EDITAL Nº 028/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES Nos termos do art. 38, inciso IV, do Estatuto da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais