Certo e errado na decoração

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Certo e errado na decoração"

Transcrição

1 aula 4 Por Mayra Navarro e Aldi Flosi Decorar não é um bicho de sete cabeças, mas tem lá seus segredos para que tudo fique belo e em harmonia. Nesse divertido bate-papo, a dupla Mayra e Aldi mostra os erros mais cometidos e ensina a evitá-los. Coordenação e reportagem: Maria Helena Pugliesi Produção e edição: Cristiane Komesu Agradecimentos à Benedixt, Bertolucci, By Kamy, Donatelli São Gabriel, Futon Company, Interiores Confecções, Ivete Naccache Cama, Mesa & Banho, Juliana Freitas Paisagismo, Joy Paper, Loja do Teo e Raízes Design. Patrocínio Realização

2 Sofá desproporcional Está aí um dos grandes vilões que pode comprometer o sucesso da decoração. O tamanho do sofá deve ser compatível ao tamanho da sala. Estofado muito grande impede a boa distribuição dos demais móveis e acaba prejudicando a circulação. Entre o sofá e a mesa de centro, deve haver um espaço livre de 40 a 60 cm. Para não errar: tire as medidas do ambiente e, ao escolher o móvel na loja, meça a peça com trena. Em salas de até 20 m², use sofá com 85 cm de profundidade. O tamanho do sofá deve ser compatível ao tamanho da sala. Neste projeto do arquiteto Ricardo Miura e da designer Carla Yasuda, a peça foi escolhida de acordo com a parede em que seria encostada.

3 Mesa de centro no caminho Nada pior do que ter que desviar de móveis para circular pela sala. Os acessos aos demais ambientes devem contar com passagens de no mínimo 70 cm de largura. Se a sua mesinha de centro impede o fluxo, livre-se dela e deixe vazia a área em frente ao sofá. Para não errar: aposte numa peça multiúso. Um banco leve pode permanecer num dos cantos da sala, servindo, inclusive, de aparador. Quando necessitar do apoio de uma mesa de centro, ele migra para frente do estofado e resolve a questão. Para não atrapalhar o fluxo até varanda, o arquiteto Maicon Antoniolli dispensou mesa de centro.

4 Jantar desconfortável Mesa muito alta, cadeira baixa demais, lustre atrapalhando a visão. Esses são os pecados mais frequentes cometidos por quem foge das medidaspadrão. Quando a questão é comodidade ao sentar e levantar durante as refeições, não invente moda, respeite as convenções. Para não errar: o assento da cadeira deve estar preferivelmente a 43 cm do piso e o tampo da mesa, a 75 cm. Um entorno livre entre 80 e 90 cm permite boa circulação e movimentação adequada de quem está sentado. Já o lustre pode ficar acima da mesa de 70 cm a 1,50 m. A distância varia conforme o modelo da peça e das lâmpadas as que emitem calor precisam estar mais afastadas dos comensais. Mayra Navarro localizou a mesa de jantar a 90 cm do bufê. A distância permite boa circulação e movimentação confortável para quem está sentado na cadeira.

5 Tapete solto Além do fator estético e do conforto térmico, o tapete organiza a decoração. Para ter certeza da escolha, pense nele depois que os móveis estiverem definidos. Para não errar: na sala de estar use um modelo que avance para baixo do sofá entre 15 a 20 cm e que nas laterais permita que a mesinha fique sobre ele ou totalmente fora dele. Evite o meio termo, pois deixará o móvel instável. Na sala de jantar, o tapete deve ter entre 60 e 80 cm a mais que as laterais do tampo da mesa. Avançando 20 cm para baixo do sofá e mais um tanto para as laterais, o tapete permitiu que a mesinha ficasse inteiramente sobre ele. Projeto da designer de interiores Karina Salgado, da In House.

6 Cortina pula-brejo Não dá para descuidar desse item, afinal a cortina é o fechamento da decoração. O segredo de sua perfeição está no acabamento e na qualidade dos materiais. Para não errar: defina a altura das bandeiras medindo o pé-direito (ou a distância do varão ao piso) e acrescente 50 cm a mais de corte de tecido. Essa folga é responsável pela barra, pelo cabeçote e para que ela se arraste por 2 ou 3 cm no chão, ganhando caimento impecável. Importante: certifiquese de que o tecido é pré-lavado, pois se ele encolher na primeira lavagem, você terá que conviver com cortinas curtas e feias. Com pregas americanas e barra de 20 cm dupla, que se arrasta 3 cm pelo piso, esta cortina de linho tem caimento perfeito. Projeto da arquiteta Cris Vieira.

7 Cor em demasia É fácil se deixar seduzir pelas cores, um dos primeiros elementos que nos estimulam na hora de iniciar um projeto. Mas vá com calma, abusar dos matizes mais intensos em grandes extensões de paredes e em móveis volumosos, pode resultar num ambiente de visual cansativo e difícil de decorar. Para não errar: prefira uma base neutra e deixe as nuances mais acentuadas para os objetos decorativos. Daí, seguindo essa cartela cromática, você pode pintar ou revestir uma parede, bem como criar xales para as cortinas e forrar as cúpulas das luminárias, criando um diálogo entre estampas e tonalidades. Piso, paredes e cortina em tons neutros permitiram a Mayra Navarro apostar em cores densas nos móveis.

8 Luz fria A iluminação não tem como função apenas deixar o ambiente às claras, ela também é responsável por criar uma atmosfera acolhedora e imprimir personalidade à decoração. A falha mais corriqueira é apostar apenas nos pontos de luz no teto, que clareiam, é certo, mas com seus fachos diretos proporcionam ao espaço uma luz dura e sem nuances. Para não errar: distribua abajures, colunas e arandelas pela sala. As chamadas luzes decorativas contribuem com uma luminosidade difusa e podem criar cenas diversas. Misturar abajures com a iluminação focal do teto, como esse na casa da ceramista Flavia Del Pra, ajuda a criar uma atmosfera mais acolhedora e garantir cenas diferentes ao ambiente.

9 TV fora de foco Magrinhas e charmosas, as TVs de tela plana já fazem parte da mobília da sala. A questão é que muita gente instala o aparelho em lugar inadequado e o resultado é desconforto postural e visão prejudicada. Para não errar: a TV deve ficar de frente para quem assiste a 90 cm do piso e distante o equivalente a 4 vezes a altura de sua tela. Nenhum foco de luz pode causar reflexos na imagem. Para tanto, a melhor saída é embutir o aparelho na marcenaria. Evite, também, que objetos e moveis altos fiquem entre a tela e o telespectador. Bem de frente para o sofá, a TV de 48 está adequadamente instalada para trazer conforto aos moradores. Projeto da arquiteta Patricia Martinez.

10 Canto de trabalho improvisado Mesmo que você só use essa área para rever s e conferir pagamentos, não descuide de seu bem-estar ergonômico. Móveis corretamente dimensionados e iluminação adequada propiciam melhor rendimento às tarefas. Para não errar: a altura ideal da bancada de trabalho pode variar entre 75 e 80 cm, possibilitando o encaixe das pernas sob ela. A cadeira deve ter braços e o seu encosto atingir a escápula (o osso que forma as duas asas laterais das costas). Além da claridade da janela, o ambiente precisa contar com uma luz artificial geral e homogênea somada a uma iluminação pontual de mesa. Cadeira com braços, luz pontual sobre a mesa e bancada na altura correta para acomodar as pernas sob ela. Projeto: Patricia Carvalho e Adriana Valle.

11 Varanda esquecida Você é daqueles que nem lembra que tem terraço no apartamento? Pois saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de curtir um cantinho agradável, lendo as notícias do dia ou apenas descansando apreciando a cidade do alto. O segredo é criar um espaço aconchegante e fácil de manter. Para não errar: aposte num paisagismo simples, de baixa manutenção, com plantas que resistam ao vento, chuva e poluição. Alguns exemplos: xanadú, clúsia, calateia e zazá. Uma poltrona confortável e uma mesinha, ambas de material sintético, completam o cenário. Para curtir a varanda, invista em um paisagismo simples, com plantas que resistam às condições climáticas do ambiente. Projeto: Diego Revollo.

Guia do Home Theater

Guia do Home Theater Guia do Home Theater Dicas interessantes para serem aplicadas em sua casa, especialmente na decoração da sua sala. Inspire-se e transforme o seu ambiente em um espaço aconchegante para receber amigos.

Leia mais

Reformas. aula 10. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Tania Eustáquio

Reformas. aula 10. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Tania Eustáquio www.casa.com.br/cursodedecoracao2012 aula 10 Por Tania Eustáquio Reformas Para mostrar como é possível fazer interferências na arquitetura de um imóvel sem dor de cabeça com obras, prazos e orçamento,

Leia mais

Novas Varandas. aula 12. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Maicon Antoniolli

Novas Varandas. aula 12. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Maicon Antoniolli www.casa.com.br/cursodedecoracao2012 aula 12 Por Maicon Antoniolli Novas Varandas Nossa última aula acontece no espaço da casa que tomou conta dos novos empreendimentos imobiliários. O arquiteto Maicon

Leia mais

SofiSticação despojada

SofiSticação despojada [ D E C O R A Ç Ã O ] Sofá na cor uva ganha destaque em meio à decoração sóbria com cores neutras e poucos modismos, apartamento de jovem casal ganha requinte na medida certa A busca do casamento perfeito

Leia mais

Quartos. aula 9. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Zize Zink

Quartos. aula 9. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Zize Zink www.casa.com.br/cursodedecoracao2012 aula 9 Por Zize Zink Quartos Num projeto destinado para um casal e em outro habitado por três crianças, a arquiteta Zize Zink passa boas lições de como criar ambientes

Leia mais

Leveza para morar MORAR VISITE O DECORADO. Luptat alit nullaor periure mincip eugait ipit dolesto ipsusciliasas ectet periure mincip

Leveza para morar MORAR VISITE O DECORADO. Luptat alit nullaor periure mincip eugait ipit dolesto ipsusciliasas ectet periure mincip MORAR VISITE O DECORADO Leveza para morar Além de três quartos, sala ampliada e muito espaço para a interação, o apê tem área de churrasco e delicadezas por todos os ambientes TEXTO DOUGLAS GALAN FOTOS

Leia mais

Iluminação ponto a ponto

Iluminação ponto a ponto luminotécnico Iluminação ponto a ponto Atender aos diferentes usos de cada ambiente sem deixar de proporcionar muito conforto aos moradores: eis os objetivos da proposta luminotécnica dessa casa em Itu,

Leia mais

Cozinhas. aula 8. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Gustavo Calazans

Cozinhas. aula 8. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Gustavo Calazans www.casa.com.br/cursodedecoracao2012 aula 8 Por Gustavo Calazans Cozinhas Três cozinhas de configurações diferentes são o cenário desta aula saborosa. O arquiteto Gustavo Calazans preparou um cardápio

Leia mais

Montando o seu Escritório

Montando o seu Escritório Montando o seu Escritório SAIBA COMO MONTAR UM AMBIENTE ADEQUADO AO TRABALHO Independentemente de ser um escritório comercial ou um home office, na hora de se decorar um escritório, é preciso atenção a

Leia mais

Praticidade com requinte

Praticidade com requinte Praticidade com requinte Criar um projeto aconchegante e sofisticado para receber a família e, ao mesmo tempo, prático e funcional. Essa foi a linha seguida pela designer de interiores ao planejar este

Leia mais

Residencial. Poucos móveis e muito espaço: minimalista, a casa aposta em espaço para circulação

Residencial. Poucos móveis e muito espaço: minimalista, a casa aposta em espaço para circulação Residencial Poucos móveis e muito espaço: minimalista, a casa aposta em espaço para circulação 22 outono NAS CORES DO Casa de 230m² é aposta em tons terrosos, integração de ambientes e muita iluminação

Leia mais

Alegria. Internacional. que contagia

Alegria. Internacional. que contagia Internacional Texto Patricia Galleto Fotos divulgação ARte Beth Nito Alegria que contagia O estilo remete ora ao shabby chic, ora ao contemporâneo. O resultado dessa mistura é uma casa cheia de vida, incrementada

Leia mais

Centro Médico. Iluminação proporciona conforto aos usuários e valoriza arquitetura de interiores. c a s e. Da Redação Fotos: Ricardo Braescher

Centro Médico. Iluminação proporciona conforto aos usuários e valoriza arquitetura de interiores. c a s e. Da Redação Fotos: Ricardo Braescher c a s e Centro Médico Da Redação Fotos: Ricardo Braescher Iluminação proporciona conforto aos usuários e valoriza arquitetura de interiores 34 Vista panorâmica da fachada da clínica (foto maior). Acima,

Leia mais

Lâmpadas LED. Rua Joaquim Galvão, 198 CEP. 05627-010 - SP. Telefone: 55 (11) 3501-2886 Fax: 55 (11) 2338-1050

Lâmpadas LED. Rua Joaquim Galvão, 198 CEP. 05627-010 - SP. Telefone: 55 (11) 3501-2886 Fax: 55 (11) 2338-1050 Lâmpadas LED Lâmpadas LED da Technosol Modernidade e simplicidade numa infindável variedade Está à procura de cor e ambiente? Anseia acentuar os seus espaços favoritos e imagens? Deseja decorar a sua casa

Leia mais

Tecidos e suas combinações

Tecidos e suas combinações www.casa.com.br/curso-decoracao Aula 1 Em um espaço decorado por ele e cercado de amostras e bandeiras de tecidos, o designer de interiores Fernando Piva ensinou como forrar corretamente os estofados,

Leia mais

Criando e estofando um banco reutilizando materiais

Criando e estofando um banco reutilizando materiais Criando e estofando um banco reutilizando materiais Oi gente hoje vou postar um PAP de transformar alguns materiais em um banco com estofagem, esse foi o meu trabalhinho de domingo.bem um deles por que

Leia mais

NR10 - Instalações e Serviços em Eletricidade: é nesta norma que estão contidos itens voltados para iluminação.

NR10 - Instalações e Serviços em Eletricidade: é nesta norma que estão contidos itens voltados para iluminação. NR10 - Instalações e Serviços em Eletricidade: é nesta norma que estão contidos itens voltados para iluminação. Das normas NR 10 são citadas abaixo as normas voltadas para a iluminação: 10.2.3.3. Os postos

Leia mais

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde 40 A paz do campo NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde Abrir A janela e contemplar A natureza, que parece não ter fim. Barulho quase não existe, a não ser o canto

Leia mais

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel

O luxo de uma casa de Fazenda. fotos: Sérgio Israel 32 O luxo de uma casa de Fazenda fotos: Sérgio Israel 33 34 Inspirada nas sedes de fazenda antigas, mas com evidentes toques de modernidade, essa casa projetada pelo arquiteto Maurício Karam para uma propriedade

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Dicas de uso - Render Up

Dicas de uso - Render Up Dicas de uso - Render Up (versão 3.6.7 ou superior) Desenvolvido por: Promob Software Solutions Rua dos Cinamomos - 517 - Cinquentenário CEP 95012-140 - Caxias do Sul - RS Brasil Fone/Fax: 54 3209 9200

Leia mais

DICAS. para decorar apartamentos pequenos

DICAS. para decorar apartamentos pequenos DICAS para decorar apartamentos pequenos Sumário Reunimos dicas dos principais portais e pro issionais de arquitetura para lhe ajudar na decoração de ambientes pequenos. Nesse ebook, você irá encontrar:

Leia mais

Jardins. aula 6. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Gilberto Elkis

Jardins. aula 6. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Gilberto Elkis www.casa.com.br/cursodedecoracao2012 aula 6 Por Gilberto Elkis Jardins Passeando por um belo jardim de 2 mil m ², o paisagista Gilberto Elkis conta segredos de sua criação e dá dicas valiosas de como ter

Leia mais

Agência de propaganda

Agência de propaganda c a p a Agência de propaganda Luz cria ambientações quentes e aconchegantes, como a arquitetura Por Claudia Sá Fotos: Rubens Campo e Algeo Caerolli UM EDIFÍCIO INAUGURADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007,

Leia mais

A coleção 360 GRAUS, foi criada e desenvolvida para um novo conceito em áreas de lazer.

A coleção 360 GRAUS, foi criada e desenvolvida para um novo conceito em áreas de lazer. CATALOGO_DANI2.indd 1 06/06/13 14:09 A coleção 360 GRAUS, foi criada e desenvolvida para um novo conceito em áreas de lazer. Com um novo design associado à excelente qualidade de produto. Possibilita que

Leia mais

Aproveitamento de espaço por Clara Reynaldo e Cecilia Reichstul

Aproveitamento de espaço por Clara Reynaldo e Cecilia Reichstul Aproveitamento de espaço por Clara Reynaldo e Cecilia Reichstul Com os imóveis cada vez menores nas grandes cidades, morar bem está virando um desafio. Para provar que é possível, sim, vencer essa parada,

Leia mais

l+d Maternidade, Porto Alegre luz + design + arquitetura R$16,00 ISSN: 1808-8996

l+d Maternidade, Porto Alegre luz + design + arquitetura R$16,00 ISSN: 1808-8996 R$16,00 l+d luz + design + arquitetura ISSN: 1808-8996 GLASS/WOOD HOUSE, New Canaan Rios de Luz, Valhadolide Maternidade, Porto Alegre Apartamento residencial, São Paulo projetos Luz da vida 50 Parece

Leia mais

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.

casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. A UUL AL A A casa Nesta aula vamos examinar a planta de uma casa. Será uma casa simples, situada em terreno plano, com, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Introdução terreno 20 m rua 30

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETO

METODOLOGIA DE PROJETO METODOLOGIA DE PROJETO DE INTERIORES AULA 13: ELEMENTOS CONSTRUTIVOS. 1ª PARTE Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional Arq. Urb. Octavio F. Loureiro Data: 8

Leia mais

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto.

CLIENTE ENTREVISTA. H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. Hugo Dellasta, 17 Anos Estudante. CLIENTE ENTREVISTA H: Opine as possibilidades que podemos fazer em meu conforto, my favorite place, também conhecido como meu quarto. K: Então, gostaria de saber o que

Leia mais

Residência. Cenários para o dia-a-dia e ocasiões especiais. c a s e. Por Claudia Sá

Residência. Cenários para o dia-a-dia e ocasiões especiais. c a s e. Por Claudia Sá c a s e Fotos: Rafael Leão Residência Por Claudia Sá Cenários para o dia-a-dia e ocasiões especiais ATMOSFERA ACOLHEDORA PARA O DIA-A-DIA E FLEXIBILIDADE para criação de cenários para eventos distintos.

Leia mais

com 45 mil De roupa nova Antes antes e depois

com 45 mil De roupa nova Antes antes e depois antes e depois Texto: M.N.Nunes Fotos: divulgação (antes)/jomar Bragança (depois) De roupa nova com 45 mil A ardósia deu lugar ao porcelanato e ao mármore, as esquadrias de ferro desapareceram e o vidro

Leia mais

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos.

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Iniciamos mais um curso de dez módulos grátis. Nele apresentaremos as possibilidades de captura fotográfica diferenciada e que marcará para sempre sua viagem.

Leia mais

Banheiros perfeitos por Roberto Negrete

Banheiros perfeitos por Roberto Negrete Banheiros perfeitos por Roberto Negrete Cada vez mais confortáveis, os banheiros atuais vão além de servir à higiene e à beleza. O designer de interiores Roberto Negrete escolheu três projetos que capturam

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Escritório. Iluminação contribui com identidade visual. c a s e. Por Claudia Sá Fotos: Fábio Castro / Studiof Fotografia

Escritório. Iluminação contribui com identidade visual. c a s e. Por Claudia Sá Fotos: Fábio Castro / Studiof Fotografia c a s e Escritório Iluminação contribui com identidade visual Por Claudia Sá Fotos: Fábio Castro / Studiof Fotografia INAUGURADA EM OUTUBRO DE 2007, A NOVA SEDE da CEAgro, localizada em Campinas, interior

Leia mais

apartamento A sala foi ampliada com vidros e uma caixa de madeira que emoludura o ambiente. Tudo para garantir a vista panorâmica da cidade

apartamento A sala foi ampliada com vidros e uma caixa de madeira que emoludura o ambiente. Tudo para garantir a vista panorâmica da cidade apartamento São Paulo. SP A sala foi ampliada com vidros e uma caixa de madeira que emoludura o ambiente. Tudo para garantir a vista panorâmica da cidade Projeto: Maurício Karam Por: Nathália Braga Fotos:

Leia mais

Condições estéticas Arquitetura Destacável

Condições estéticas Arquitetura Destacável Frentes: MDF lacado 2 faces seda mate Tampo: Ferrostone cor Branco Plus Código imagem: 009880G28D2010 Condições estéticas Arquitetura Destacável Num espaço onde predomina a madeira em chão e tecto e no

Leia mais

Foto: Rubens Campo A R Q U I T E T U R A

Foto: Rubens Campo A R Q U I T E T U R A Foto: Rubens Campo 14 L U M E A R Q U I T E T U R A c a p a A iluminação prima pela estética, tornando os ambientes e a construção em si um belo cenário no meio da paisagem. O tratamento é diferente do

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 T E N D Ê N C I A D E S I G N A R Q U I T E T U R A CHARME D O N D O L I & P O C C I PERFil TRicia guild Ela é a maior especialista do mundo na combinação de tons e padrões

Leia mais

BELA ART PISCINAS 1. A

BELA ART PISCINAS 1. A Manual de construção e instalação de piscina de vinil- BELA ART PISCINAS 1. A escolha do local. O espaço disponível para a sua área de lazer deve incluir a área de churrasqueira, a área de estar social

Leia mais

Móveis Antigos. Baú de Madeira Restaurado. Maio 2011 pag 3

Móveis Antigos. Baú de Madeira Restaurado. Maio 2011 pag 3 Os preços e valores constantes deste catálogo substituem os apresentados nas versões anteriores. Visite o nosso site: http://coisasantigas.webnode.com.br/ Catálogo Maio/2.011 Móveis Antigos...3 Baú de

Leia mais

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA

Totalmente erguida em alvenaria estrutural, Obra racionalizada ARQUITETURA ARQUITETURA Obra racionalizada A alvenaria estrutural reduziu os custos da construção deste sobrado, que, apesar do método construtivo, tem cômodos integrados, no maior estilo contemporâneo POR CÍNTIA

Leia mais

Deguste. com os olhos

Deguste. com os olhos 2 ARQUITETURA & DECORAÇÃO Especial A&D Projeto MAINA HARBOE Por Por Fernanda Pinho Fotos Marcelo Stammer Deguste com os olhos Quente, sofisticado e atemporal. Características que podem ser atribuídas ao

Leia mais

MORAR a casa é sua. Apê cosmopolita

MORAR a casa é sua. Apê cosmopolita MORAR a casa é sua Apê cosmopolita Das cores à mobília, são claras as referências extraídas de cidades como Paris e Londres destino favorito do morador na decoração moderna e fluida de seu apartamento

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

Referência FAMILIAR. Situada no Estoril, esta moradia, projeto. sob medida projetos

Referência FAMILIAR. Situada no Estoril, esta moradia, projeto. sob medida projetos sob medida projetos Referência FAMILIAR A decoração desta moradia, no Estoril, ficou a cargo das arquitetas de interiores Maria Ana Franco e Teresa Matos Correia, da Fusion. TEXTO: patrícia ROCHA PRODUÇÃO:

Leia mais

Decoração de inverno. Hora de mudar o visual da casa, preparando-a para receber o frio

Decoração de inverno. Hora de mudar o visual da casa, preparando-a para receber o frio Foto Sérgio Israel Com a chegada da estação fria, vem também a oportunidade de tirar do armário os tapetes felpudos, as mantas de tricô e as almofadas de veludo. É o período do ano em que a casa se torna

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Nesta aula veremos a importância da coordenação motora para o desenhista e como ela pode ser desenvolvida através de exercícios específicos. (Mateus Machado) A IMPORTANCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA Antes

Leia mais

PROJETOS DE ARQUITETURA OU REFORMA NOSSO TRABALHO

PROJETOS DE ARQUITETURA OU REFORMA NOSSO TRABALHO PROJETOS DE ARQUITETURA OU REFORMA Sejamos sinceros, uma construção ou reforma são empreitadas que envolvem muito tempo, recursos e dedicação. Afinal, o produto final é um bem feito para durar anos e anos.

Leia mais

Do Objeto: CARNEIRAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO e GAVETÁRIOS PARA CEMITÉRIOS

Do Objeto: CARNEIRAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO e GAVETÁRIOS PARA CEMITÉRIOS LAUDO TÉCNICO Objeto do laudo: Gavetário para Cemitérios Responsável técnico pelo laudo: Engº Civil e Engº de Segurança do Trabalho, Sergio Provesi CREA 023991-9 Anotação de Responsabilidade Técnico: nº

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

Antes. Depois. Escritórios Os escritórios são espaços físicos que correspondem às necessidades

Antes. Depois. Escritórios Os escritórios são espaços físicos que correspondem às necessidades CIANO MAGENTA AMARELOPRETO Casa & Construção É tempo de renovação A atmosfera é de renovação, regeneração, expectativas e esperanças. Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem. A Ressurreição

Leia mais

Dicas para economizar energia

Dicas para economizar energia Dicas para economizar energia Vilões do Consumo Os vilões do consumo de energia elétrica são os aparelhos com alta potência ou grande tempo de funcionamento. Considerando uma residência de quatro pessoas,

Leia mais

Casa de Bonecas. Faça a alegria de seus filhos construindo um brinquedo original e muito divertido!

Casa de Bonecas. Faça a alegria de seus filhos construindo um brinquedo original e muito divertido! Casa de Bonecas Faça a alegria de seus filhos construindo um brinquedo original e muito divertido! Materiais Martelo Serra tico-tico manual Esquadro Trena Régua Compasso Cola branca Lixas para madeira

Leia mais

Elaboração De Projeto De Design e Interiores

Elaboração De Projeto De Design e Interiores Elaboração De Projeto De Design e Interiores São Paulo, 01/01/2010 KASA CONCEITO Nome: Schaelle Caetano Campos ABD: 9103 - Designer de Interiores Tel: 11 2979 3780 7746 4246 E-mail: schaelle@kasaconceito.com.br

Leia mais

704 NOW DRINKS. neutros. HOME OFFICE dos seus sonhos. incríveis COM A SUA CARA. segredos para deixar o seu quarto CLIQUE AQUI PARA LER A REVISTA

704 NOW DRINKS. neutros. HOME OFFICE dos seus sonhos. incríveis COM A SUA CARA. segredos para deixar o seu quarto CLIQUE AQUI PARA LER A REVISTA 704 NOW HOME OFFICE dos seus sonhos neutros segredos para deixar o seu quarto COM A SUA CARA DRINKS incríveis CLIQUE AQUI PARA LER A REVISTA dicas para ter o HOME OFFICE dos sonhos Hoje em dia a tecnologia

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Decor Store Interiores Loja de Decorações de Interiores Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Quem somos A Decor Store Interiores é uma loja que agrega em um único espaço vários itens relacionados a

Leia mais

Dicas para minimizar o. risco de quedas

Dicas para minimizar o. risco de quedas saúde Sinal Canal de Comunicação da Sistel para os Usuários de Saúde Ano I - Nº 1 - Março 2014 Dicas para minimizar o risco de quedas Adaptação dos ambientes e produtos específicos podem evitar quedas

Leia mais

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados.

ESPELHOS. Catálogo de Vidros. www.jjividros.com.br SALT SPRAY. Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. JJI Vidros www.jjividros.com.br ESPELHOS DISTRIBUIDORA Catálogo de Vidros Espelhos, Vidros Planos, Vidros Laminados, Mini Boreal, Canelado e Vidros Pintados. APROVADO NO TESTE SALT SPRAY Altamente resistentes

Leia mais

Como fazer um sofá de Pallet ou Palete - Dicas, desafios e passo a passo com fotos

Como fazer um sofá de Pallet ou Palete - Dicas, desafios e passo a passo com fotos Como fazer um sofá de Pallet ou Palete - Dicas, desafios e passo a passo com fotos Há cerca de um ano, a moda de móveis com pallets se espalhou pelo mundo. E não é à toa que isso aconteceu. Esses móveis

Leia mais

É neste pequeno e muito charmoso chalé abraçado pela natureza que o proprietário descansa e recarrega as energias para voltar ao trabalho

É neste pequeno e muito charmoso chalé abraçado pela natureza que o proprietário descansa e recarrega as energias para voltar ao trabalho chalés Refugiado na mata É neste pequeno e muito charmoso chalé abraçado pela natureza que o proprietário descansa e recarrega as energias para voltar ao trabalho Texto: Daniella Grinbergas Fotos: Pedro

Leia mais

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES

VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES Um dos maiores inimigos das estruturas, tanto de concreto, aço ou madeira é a umidade, ela age no local por anos silenciosamente e quando damos conta lá está um enorme prejuízo

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado Sistema Laminar Alto Sistema Laminar Alto Objetivo O Sistema Laminar Alto tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

Fugindo do tradicional

Fugindo do tradicional construção Fugindo do tradicional Distante do padrão das casas colonial-americanas que predominam no condomínio, o projeto ganhou linhas diferenciadas e muita iluminação natural, com janelas amplas por

Leia mais

mil INVESTIMENTO DE PISOS E PAREDES capital de giro de 20% do total do investimento inicial DESCRIÇÃO ESTRUTURA PESSOAL EQUIPAMENTOS

mil INVESTIMENTO DE PISOS E PAREDES capital de giro de 20% do total do investimento inicial DESCRIÇÃO ESTRUTURA PESSOAL EQUIPAMENTOS REVESTIMENTO DE PISOS E PAREDES 150 capital de giro de 20% do total O revestimento de paredes e pisos é a fase de acabamento da obra, em que se faz a uniformização dos serviços de alvenaria. É executado

Leia mais

Primeiras Informações

Primeiras Informações Primeiras Informações Para que um trabalho escolar fique com melhor qualidade é importante registrálo, não apenas para ser apresentado aos pais, mas principalmente como arquivo. Guardar o registro de trabalhos

Leia mais

A brisa do mar está ótima!

A brisa do mar está ótima! A brisa do mar está ótima! Mais um fim de semana. Cristiana e Roberto vão à praia e convidam Maristela para tomar um pouco de ar fresco e de sol, e tirar o mofo! É verão e o sol já está bem quente. Mas

Leia mais

poltrona [ eclipse ]

poltrona [ eclipse ] poltrona [eclipse] poltrona eclipse Um desenho minimalista, com suaves curvas que traduzem no móvel a sensação de aconchego e acolhimento. A poltrona Eclipse cria um ambiente intimista, onde é possível

Leia mais

Rua Dr. Souza Lima, 154 Cambuí Campinas - SP - (19) 3252-3075

Rua Dr. Souza Lima, 154 Cambuí Campinas - SP - (19) 3252-3075 Para comemorar seus 15 anos de sucesso, a Construtora Maurício Lattaro apresenta um caderno especial com suas obras de destaque e faz uma homenagem a quem ajudou a construir essa história Rua Dr. Souza

Leia mais

Chope na Ilha. Rústico aconchego. c a s e. Da Redação A CIDADE DE LIMEIRA, LOCALIZADA A 150 KM

Chope na Ilha. Rústico aconchego. c a s e. Da Redação A CIDADE DE LIMEIRA, LOCALIZADA A 150 KM c a s e Chope na Ilha Da Redação Rústico aconchego A CIDADE DE LIMEIRA, LOCALIZADA A 150 KM da capital paulista, acaba de ganhar uma casa que oferece serviços e ambientes de restaurante, choperia e estar.

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Residência contemporânea

Residência contemporânea c a s e Residência contemporânea Por Erlei Gobi Fotos: Carlos Mancini Iluminação norteada pela eficiência energética proporciona conforto visual Localizada em um condomínio fechado em Embu das Artes, cidade

Leia mais

country Bragança Paulista Texto Cláudia Nogueira Fotos Sérgio Israel 60 CASAMIX CASAMIX 61

country Bragança Paulista Texto Cláudia Nogueira Fotos Sérgio Israel 60 CASAMIX CASAMIX 61 Bragança Paulista Tempero country A opção pelo rústico e um singular tempero country chique, transportou para esta morada, localizada em um condomíno fechado, todo o clima de casa de campo moderna Texto

Leia mais

Museu da Inconfi dência

Museu da Inconfi dência c a s e Museu da Inconfi dência Por Claudia Sá Fotos: Gustavo Xavier Luz suave e pontual revela traçado colonial ANTIGA CASA DE CÂMARA E CADEIA DE VILA RICA, O casarão que abriga o Museu da Inconfidência,

Leia mais

PROJETO RFU. Chácara prática, com área social integrada e íntima preservada, para uma jovem família descontraída.

PROJETO RFU. Chácara prática, com área social integrada e íntima preservada, para uma jovem família descontraída. PROJETO RFU 1. Tema Chácara prática, com área social integrada e íntima preservada, para uma jovem família descontraída. 2. Contexto Casal com uma filha que moram na cidade e tem uma chácara para lazer.

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Projeto de Trabalho de Graduação 2

Projeto de Trabalho de Graduação 2 Projeto de Trabalho de Graduação 2 Prof. Marcos Francisco Pereira da Silva 1 Agenda Apresentação de TCC Organização Arquitetura de Conteúdo A regra do 2 Praticar 2 Apresentação de TCC O monstro já foi

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE Tutorial SweetHome3D Trabalho apresentado ao Prof. Carlo na Disciplina de Software Livre no curso Pós Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

EXEMPLO DE QUIOSQUE COM MOBILIÁRIO INADEQUADO (sem elaboração de projeto específico, o que desvaloriza o espaço promocional e produtos)

EXEMPLO DE QUIOSQUE COM MOBILIÁRIO INADEQUADO (sem elaboração de projeto específico, o que desvaloriza o espaço promocional e produtos) c) Os materiais de acabamento de quiosques e áreas de exposição ou promoção devem fazer parte da arquitetura, compondo um conjunto harmônico com outros elementos da ambientação interna da edificação do

Leia mais

Sistema Hidromodular. Ecotelhado

Sistema Hidromodular. Ecotelhado Sistema Hidromodular Sistema Hidromodular Objetivo O Sistema Hidromodular tem como objetivo proporcionar a laje, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Casa de vidro. Jardim e ambientes internos se fundem nesta casa onde paredes foram substituídas por vidros

Casa de vidro. Jardim e ambientes internos se fundem nesta casa onde paredes foram substituídas por vidros ARQUITETURA Sidney Quintela PAISAGISMO Carla Oldemburg FOTOS Marcelo Aniello Casa de vidro Jardim e ambientes internos se fundem nesta casa onde paredes foram substituídas por vidros 52 CASA DE CAMPO Na

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa.

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. Distribuição gratuita Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. 1 Este folheto fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou

Leia mais

Projeto de cromoterapia para Quarto de Estudos Baseado em informações oferecidas e confirmadas pelo cliente. Observação: o amarelo deve ser aplicado

Projeto de cromoterapia para Quarto de Estudos Baseado em informações oferecidas e confirmadas pelo cliente. Observação: o amarelo deve ser aplicado Projeto de cromoterapia para Quarto de Estudos Baseado em informações oferecidas e confirmadas pelo cliente. Observação: o amarelo deve ser aplicado em tonalidades claras, lembramos que no momento da aplicação

Leia mais

Agradecemos todos os nossos amigos e clientes, porque sem vocês não teríamos motivação paracontinuar a fazer o que achamos ser o nosso melhor!

Agradecemos todos os nossos amigos e clientes, porque sem vocês não teríamos motivação paracontinuar a fazer o que achamos ser o nosso melhor! Para que serve esse e-book? Criamos esse guia para você, que como nós, é apaixonado por decoração de interiores. Aqui você vai encontrar sugestões de como criar quartos decorados incríveis para seu(s)

Leia mais

energia que vai longe

energia que vai longe Como melhorar seus Clicks energia que vai longe CLICK 2014 Introdução A fotografia é uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade. Com o avanço tecnológico das câmeras fotográficas e celulares,

Leia mais

Script. Sala de Espelho

Script. Sala de Espelho Script O Script é o passo a passo para transformar o seu projeto em um espaço real. Aqui você terá a explicação sobre cada escolha feita para seu ambiente e todas as orientações necessárias para executar

Leia mais

Pouso no. recifemirante

Pouso no. recifemirante Pouso no recifemirante Do 38º andar, uma família enxerga toda a praia de Boa Viagem. O projeto de Turibio e Zezinho Santos recheou o lar de peças assinadas e protegeu-as do sol e da maresia só faltou o

Leia mais