Introdução ao ProjectLibre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução ao ProjectLibre"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas ICEA Departamento de Engenharia de Produção DEENP Introdução ao ProjectLibre Apostila para acompanhar a disciplina ENP534 Gestão de Projetos do curso de Engenharia de produção da UFOP Professor: Me. Paganini Barcellos de Oliveira Maio, 2016

2 1. O software ProjectLibre O ProjectLibre (PL) é uma versão atualizada do antigo software de Gestão de Projetos OpenProj, de código aberto e implementado em Java, que foi desenvolvido no intuito de ser um substituto completo para o Microsoft Project da empresa Microsoft Corporation 1. Ele é capaz de abrir/importar arquivos do Microsoft Project nativos (próprios) de diferentes versões, bem como permite portabilidade entre vários sistemas operativos como o Linux, Mac OS X e Windows. A versão atual inclui funcionalidades como: Custo do Valor agregado; Gráfico de Gantt; Gráfico PERT; Gráfico de Estrutura analítica de recursos (EAR); Relatórios de uso da tarefa; Gráfico de Estrutura Analítica de Projeto (EAP); Importa e exporta arquivos do/para o formado Microsoft Project; Impressão; Exportação para PDF (sem restrições). O download do PL pode ser feito a partir do seguinte site: < 2. Aspectos básicos para uso do ProjectLibre: Ao abrir o programa (C:\Program Files (x86)\projectlibre\projectlibre.exe) o usuário terá duas opções, abrir um projeto já existente ou criar um novo (Figura 1). No caso da criação de um novo projeto devem-se construir todos os elementos do projeto do zero, ou seja, toda a estrutura do projeto deverá ser montada, a partir da inserção de todas as informações do projeto em questão. A Figura 2 ilustra a tela gerada a partir da inicialização de um novo projeto. Nessa tela os seguintes dados iniciais são solicitados: o Nome do Projeto, o Gestor (não necessariamente o Gerente de Projetos, mas o nome de quem vai utilizar o software) e a data de início do projeto. Nessa apostila será dado um enfoque maior em uma abordagem quem que a EAP Estrutura Analítica do Projeto deve ser anteriormente desenvolvida em um site específico (< e servirá de entrada para o PL. A Figura 3 ilustra a aparência atual do site para criação da EAP. 1 Uma empresa transnacional americana com sede em Redmond, Washington, EUA, que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais.

3 Figura 1 Tela inicial do PL Figura 2 Criação de um novo projeto O site para criação da EAP é bem simplificado e em um formato acessível para o usuário. Assim, o gestor consegue rapidamente (desde que já se tenha em mente todas as atividades do projeto de forma desagregada) montar uma estrutura completa para o projeto, como mostrado na Figura 4. Uma vez criada a EAP do projeto, deve-se salvar e fazer o download em formato XML do arquivo gerado. Usando esse formato o PL permite a abertura do arquivo através do acesso à pasta ou diretório em o que o mesmo estiver salvo. A Figura 5 ilustra a EAP mostrada na figura 4, quando aberta pelo software PL. Pela Figura 5 nota-se que o lado direito é o local onde fica representado o gráfico de Gantt do projeto, enquanto o lado esquerdo apresenta a descrição de todas as atividades referentes à EAP, cada uma em uma linha.

4 Figura 3 Site para criação da EAP Figura 4 EAP criada Figura 5 Projeto aberto com a EAP criada anteriormente Ainda sobre a Figura 5, no lado esquerdo superior têm-se o Menu de com as opções de abas relacionadas ao: Projeto, Tarefas, Recursos e Ver (Visualização). O conteúdo de cada uma das quatro abas é mostrado na Figura 6.

5 Na Figura 6, a aba de projetos tem como principais elementos as opções de arquivos, impressão e informações gerais do projeto. Já na aba de tarefas, assim como na aba de visualização, é possível escolher qual tipo de visualização para o projeto, bem como utilizar algumas ferramentas que venham a facilitar o uso do software em função de cada projeto em especifico. A aba de recursos possibilita ter rápido acesso aos elementos e informações relacionadas aos recursos do projeto. Figura 6 Abas da barra de Menu. Uma boa prática a se fazer ao abrir o arquivo XML com a EAP é, logo de princípio, salvar ( salvar projeto como ) o arquivo no formato do próprio programa (.pod ), isso porque no formato XML algumas funções do PL podem não funcionar bem. Logo após deve-se colocar as informações iniciais do projeto, como: nome do GP, nome do Projeto, data de início do projeto. O caminho para a se seguir é: Menu / Projeto / Informação. A Figura 7 mostra a tela com as informações iniciais do projeto. Figura 7 Informações iniciais do projeto Como sugestão, para melhor identificação dos pacotes de trabalho (nome das atividades do projeto colocadas na EAP), é interessante inserir a numeração dos mesmos a partir da inserção de uma coluna. A inserção é feita a partir de um duplo clique, como o botão direito encima do campo Nome, por exemplo, e escolher qual tipo de coluna

6 adicionar, que no caso em específico é representado pela sigla WBS (Work Breakdown Structure). Caso seja necessário acrescentar/saber informações referentes a qualquer um dos pacotes de trabalho, basta dar dois cliques encima do nome do mesmo, e logo surgirá a tela que é mostrada na Figura 8. Na tela de Informações sobre a Tarefa é possível verificar quais são as atividades sucessoras e predecessoras do pacote, quais são o recursos usados no mesmo e ainda é possível colocar/verificar notas daquela atividade. No campo Avançado é possível estabelecer algumas restrições do pacote de trabalho e ainda informar se esse é ou não uma atividade considerada um Marco. Figura 8 Alterando informações dos pacotes de trabalho Uma etapa muito importante e que pode ser considerada subsequente às demais já descritas, é o estabelecimento de uma relação entre Sucessores e/ou Predecessores de cada pacote de trabalho, ou seja, é necessário que se crie uma relação de dependência entre os pacotes de trabalho, de tal forma a estabelecer um fluxo de atividades que irão definir a sequência das atividades durante o projeto. Através dessa associação de sucessores e predecessores será possível, ao final da inserção de todos, saber qual é, por exemplo, o caminho crítico do projeto. A Figura 9 mostra um exemplo no qual foram estabelecidos os predecessores e sucessores de um projeto. Uma informação importante é que não é necessário se criar toda a relação de predecessores e de sucessores de forma separada, pois à medida que forem incluídos todos os predecessores, por exemplo, automaticamente o próprio programa já irá completar a relação de sucessores. Outro detalhe importante a se destacar na relação de predecessores e sucessores é que é possível também estabelecer relações entre os pacotes de trabalho que não necessariamente seriam classificados como atividades sucessoras ou predecessoras, o que também pode ser visto na Figura 9.

7 Figura 9 Relação de predecessores e sucessores dos pacotes de trabalho Existem quatro diferentes relações entre os pacotes de trabalho que podem ser incluídas no campo destinado aos sucessores e antecessores: Finish-to-Start (FS): Término para Início. Start-to-Start (SS): Início para Início; Finish-to-Finish (FF): Término para Término; Start-to-Finish (SF): Início para Término. Nos casos de inserção de novos pacotes de trabalho ao longo do projeto, ou quando for iniciar a construção de um projeto sem ter uma EAP já pronta, para se estabelecer uma relação que defina o que é uma tarefa ou uma subtarefa, deve-se usar o botão direito do mouse na subtarefa subsequente à tarefa macro com a opção Parágrafo. É importante que para toda tarefa macro não se atribua nenhum tipo de recurso, pois estas não demonstram atividades que serão desenvolvidas, mas sim a soma de subtarefas. O passo seguinte é estabelecer as relações de tempo para o projeto, como mostrado na Figura 10. Nessa etapa deve-se considerar primeiramente que todas as etapas relacionadas a entregas, mas que não demandam necessariamente de tempo, fica estabelecido um tempo igual a 0 dias. Figura 10 Estabelecimento do tempo de execução dos pacotes de trabalho É válido destacar que é necessário colocar o tempo apenas nos pacotes de trabalho que são subtarefas, uma vez que o tempo da tarefa macro (que não é desprendido nenhum tempo ou pessoa pra se realizar, como o caso do Computador Pessoal da Figura 10), será a soma dos tempos das subtarefas, e o seu preenchimento é automático. No caso de inserção de menos tempo que dias, pode-se incluir o valor em horas, e o programa automaticamente irá convertê-lo em percentual em dias como também pode ser visto na Figura 10, no pacote de trabalho chamado Disco Rígido. Terminado a associação do tempo de execução de cada pacote de trabalho, deve-se estabelecer um calendário do qual o projeto será contemplado. O caminho para inclusão do calendário é: Menu / Projeto / Calendário.

8 O PL oferece na janela de calendário (ilustrado pela Figura 11) a opção de seleção dos seguintes modelos: Standard, Padrão, 24 horas, Turno da Noite. É possível ainda que se criem modelos de calendário próprio através do botão Novo. Outra opção referente a calendários é estabelecer calendários diferentes em função da disponibilidade dos recursos, ou em função da disponibilidade da empresa em trabalhar com diferentes calendários ao longo do período de execução do projeto. Figura 11 Tela para alteração do calendário de trabalho Uma vez definidos os diferentes tipos de calendários que serão adotados na empresa, inicia-se a etapa inserção da planilha de recursos (Menu /Recursos), como mostrado na Figura 12. Figura 12 Informações gerais e específicas sobre todos os recursos do projeto A definição/inserção dos recursos é feita a partir do preenchimento de informações dos seguintes parâmetros, como:

9 Nome do recurso; Tipo do recurso: se é Material ou Trabalho (elementos que estão relacionados a horas de trabalho); Nível de risco do recurso: RBS- Risk Breakdown Structure; Custo de cada recurso em termos monetários, por hora: Taxa Padrão para recursos do tipo Trabalho e Custo por uso para recursos do tipo Material ; Custo de horas extras; O calendário referente a cada recurso; Quantidade de mão-de-obra disponível de cada recurso: Unidades Max. Uma vez incluídos os recursos, esses precisam ser associados cada um dos pacotes de trabalho. Essa etapa se dá a partir de um duplo clique nos campos da coluna Nomes dos Recursos na tela principal do PL. A associação dos recursos aos pacotes de trabalho é feitas em uma tela semelhante à mostrada na Figura 13. Figura 13 Atribuição dos recursos aos pacotes de trabalho. Concluídos os passos anteriores você terá seu projeto todo replicado para o PL. O que se deve fazer agora é incluir alguns itens que o gestor acredita ser interessante de serem acompanhados e por fim colocar projeto para funcionar. Uma coluna que provavelmente muitos gestores acreditem ser conveniente de se incluir é a que torna evidente os custos ( Custo ) de cada pacote de trabalho. Outro exemplo é a inclusão de alguns Marcos, ainda não destacados ou classificados como tal a princípio, que ficarão visíveis no gráfico de Gantt. A etapa de colocar o projeto pra funcionar se dará a partir da definição de uma linha de base para o projeto. Para isso, basta salvar a BaseLine que representa o processo de validação da linha de base do projeto. Uma vez salvo uma linha de base, surgirá logo abaixo de todas as atividades no gráfico de Gantt um traço acinzentando, como pode ser visto na Figura 14.

10 Figura 14 Atualizações do status do projeto. Defina a linha de base, a etapa seguinte é colocar o projeto em execução, ou seja, ir fazendo atualizações do status do projeto ao longo do tempo. Para isso, deve-se incluir a coluna: Trabalho completo por cento, na planilha principal do PL. Pela Figura 14 é possível perceber que todas as alterações do status do projeto devem ser feitas manualmente (de certa forma faz sentido, pois o Gerente de Projetos precisa alimentar as entregas ou mudanças ao longo de todo o período de execução do mesmo), o que torna o uso do software mais apropriado pra pequenos projetos. Além disso, é possível perceber também que a cada mudança de status dos pacotes de trabalho, tanto o gráfico de Gantt (com uma faixa preta) quanto a primeira coluna (com um visto no caso de tarefa completa), ambos em destaque na Figura 14 nos quadrinhos em verde, são atualizados. 3. Exercício Prático Elabore e estruture um projeto fictício ou baseado em um real, em um dos seguintes temas sugeridos: 1. Desenvolvimento de software; 2. Desenvolvimento de uma obra de construção civil; 3. Promoção de um evento; 4. Desenvolvimento de um novo produto (físico). Elementos mínimos que o projeto deve conter: Incluir no mínimo todos os elementos que foram apresentados neste documento; Ser um projeto de tamanho e nível de detalhamento que dê pra ser feito em uma aula de 1 hora e 40 minutos; Deve usar pelo menos 3 tipos de calendários considerando todos os recursos do projeto. Deve incluir pelo menos 10 tipos diferentes de recursos, sejam humanos ou materiais, e pelo menos 25 pacotes de trabalho. O exercício é individual e deverá ser desenvolvido durante a aula. Para agilizar o trabalho, assim como mostrado nesse tutorial, será permitido que se traga pronto a EAP do projeto, desde que a mesma tenha sido desenvolvida no site que foi sugerido neste documento.

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

WBS Schedule Pro Para Controle de Cronogramas

WBS Schedule Pro Para Controle de Cronogramas WBS Schedule Pro Para Controle de Cronogramas WBS Schedule Pro Controle de Cronogramas Introdução Muitos podem já conhecer e concordar que a ferramenta WBS Chart Pro é uma das melhores opções para a construção

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Principais funcionalidades e características

Principais funcionalidades e características Microsoft Project Introdução O "Project" é um software desenvolvido pela Microsoft para auxiliar pessoas no planejamento, execução e monitoramento de projetos, sendo o mais popular do mercado atualmente.

Leia mais

Softwares de Apresentação Power Point

Softwares de Apresentação Power Point Softwares de Apresentação Power Point Ameliara Freire (ameliara.ufrpe@gmail.com) André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) 1 Apresentação do Power Point: Elementos

Leia mais

Preço Concorrente com Coletor dos Dados Compex CipherLab - CP30

Preço Concorrente com Coletor dos Dados Compex CipherLab - CP30 Preço Concorrente com Coletor dos Dados Compex CipherLab - CP30 Para utilização da função de Preço Concorrente no Coletor de Dados Compex CP-30 deve-se seguir a sequencia descrita abaixo: Passo 1: Criar

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Leiame. exlhoist Configuration Software V2.0

Leiame. exlhoist Configuration Software V2.0 Leiame exlhoist Configuration Software V2.0 Este documento contém informações importantes sobre o exlhoist Configuration Software. Leia o documento completo antes de iniciar a instalação e operação do

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Tutorial. Editando os arquivos de banco de dados. Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani

Tutorial. Editando os arquivos de banco de dados. Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani Tutorial Editando os arquivos de banco de dados Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani 1. Introdução Este tutorial apresentará uma metodologia para que os usuários possam editar as tabelas de

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Tutorial Editando os arquivos de banco de dados

Tutorial Editando os arquivos de banco de dados www.gismaps.com.br Tutorial Editando os arquivos de banco de dados Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani 1. Introdução Este tutorial apresentará uma metodologia para que os usuários possam editar

Leia mais

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK. Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Tutorial Google Docs

Tutorial Google Docs Tutorial Google Docs Drive virtual onde você cria, faz upload e compartilha documentos (textos, planilhas, formulários,etc). Podemos utiliza-lo como alternativa para salvar os documentos criados pelos

Leia mais

Procedimentos Etiquetas de Preços. Instruções ao fornecedor

Procedimentos Etiquetas de Preços. Instruções ao fornecedor Procedimentos Etiquetas de Preços Instruções ao fornecedor Índice 1. Objetivo...03 2. Portal Marisa... 04 3. Autolog... 07 3.1. Instalação... 07 3.2. Desinstalação... 14 3.3. Impressoras... 18 3.4. Etiquetas

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

2. Exercício: Reforma de uma casa

2. Exercício: Reforma de uma casa 2. Exercício: Reforma de uma casa Parte 1 Criação do Projeto Crie um novo projeto chamado Reforma de uma Casa. Configuração do Calendário Clique na guia Projeto > Alterar Período de Trabalho. Clique na

Leia mais

Profª. Maria José da Silva Página 1

Profª. Maria José da Silva Página 1 E-Mail: mariajosefatern@yahoo.com.br Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a

Leia mais

1. Exportações Formulários em XML. Finalidade: salvar um questionário no formato XML.

1. Exportações Formulários em XML. Finalidade: salvar um questionário no formato XML. 1. Exportações Formulários em XML Finalidade: salvar um questionário no formato XML. Procedimentos: Posicione o cursor na opção Formulários em XML e acione o clique do mouse. O sistema irá solicitará o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NTE EQUIPE DE CAPACITAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOODLE VERSÃO 2.7 ATIVIDADE BASE DE DADOS Manual do professor 1

Leia mais

Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto

Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Tutorial da ferramenta de modelagem ASTAH (Versão resumida) Prof. Moacyr Franco Neto Versão 1.0.0 1 ÍNDICE Sumário INTRODUÇÃO... 3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA DA ASTAH... 3 COMO BAIXAR... 4 PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES...

Leia mais

Processando notas em Moodle (1.6.5+)

Processando notas em Moodle (1.6.5+) Processando notas em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Processando notas em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Processando notas

Leia mais

Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC

Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC Manual para Atualização das Informações Pessoais 1 A seguir é apresentado um tutorial sobre o procedimento para atualizar o perfil pessoal na

Leia mais

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09 OBJETIVO Exemplificar a geração de gráficos a partir do arquivo de tipo txt com as informações de memória de massa para os multimedidores Mult-K Plus, Mult-K Grafic e MPK. O arquivo é gerado por meio do

Leia mais

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA DOWNLOAD DO SOFTWARE: FAÇA O DOWNLOAD DO SOFTWARE VAMOS ESCREVER NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONÍVEL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Versão Correções e Melhorias Patch's Melhorias e Correções Patch's Versão

Versão Correções e Melhorias Patch's Melhorias e Correções Patch's Versão Melhorias e Correções Patch's Relação de Correções ID Descrição 1341 Não é possível abrir historico de um documento. - TECNOCRED Ao clicar com o botão direito no arquivo que está localizado na aba documentos

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

AUTOR. Tutorial para utilização da plataforma OJS 3.01 do Portal de Periódicos da UFT

AUTOR. Tutorial para utilização da plataforma OJS 3.01 do Portal de Periódicos da UFT AUTOR Tutorial para utilização da plataforma OJS 3.01 do Portal de Periódicos da UFT SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER-OJS 3.0 Esta é a atualização de software mais abrangente, uma vez

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 - Avançado Aula 3 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. -

Leia mais

PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2014

PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2014 PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2014 Apresentamos abaixo as novas funcionalidades que estão sendo disponibilizadas na versão 3.04 de 2014 do Produto Legem. NOVAS FUNCIONALIDADES 1. Adição de Campos ao Relatório

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Maio 2016 1 Pré-Requisitos Software Java JRE 1.6 Servidor de Aplicação: Tomcat8+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA

PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA PROCEDIMENTOS PARA ACESSAR O SIGAA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 1. Para acessar o sistema SIGAA aconselhamos utilizar o navegador Mozilla Firefox. 2. Passo a passo para acesso ao sistema SIGAA: 1. Abra o navegador

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Patch

Patch LATÊNCIA NEGATIVA A Latência Negativa é utilizada para organizar as predecessoras das entidades quando houver necessidade de, por exemplo, uma tarefa iniciar numa quantidade de dias que antecedem a predecessora,

Leia mais

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE PAULISTA - PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.00

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE PAULISTA - PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.00 SAP BUSINESS ONE _ NFS-e DA PREFEITURA DE PAULISTA - PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.00 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 2 2 INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 3 CONFIGURAÇÃO... 4 4 CUSTOMIZAÇÃO DO RPS...12 5 CADASTROS...15

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização.

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. WORD 2007 Prof. Rafael Araújo O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. O AMBIENTE DE TRABALHO DO WORD 03 04 02 01 05

Leia mais

BIBLIOMETRIA ANEXO I COMO EXPORTAR DADOS NAS BASES SCOPUS E EBSCOHOST

BIBLIOMETRIA ANEXO I COMO EXPORTAR DADOS NAS BASES SCOPUS E EBSCOHOST BIBLIOMETRIA ANEXO I COMO EXPORTAR DADOS NAS BASES SCOPUS E EBSCOHOST Os repositórios digitais também podem servir de ferramentas para análise bibliométrica (produtividade de autores, de periódicos, palavras-chave,

Leia mais

Definição do escopo do projeto

Definição do escopo do projeto Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Um dos passos fundamentais para a realização de um projeto é a sua gestão. E existem muitas ferramentas e softwares específicos

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Como usar Tabela Dinâmica (Pivot Table) Exemplo Prático. Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série

Como usar Tabela Dinâmica (Pivot Table) Exemplo Prático. Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série O Excel é um aplicativo poderoso do pacote Microsoft Office que pode ser empregado em diversas áreas do conhecimento:

Leia mais

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS

Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Tutorial de postagens de conteúdos no site da FS Faculdade de Saúde Centeias Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde O novo portal da FS foi criado para facilitar o aceso à informação sobre

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS-Project Avançado

Gerenciamento de Projetos com o MS-Project Avançado Gerenciamento de Projetos com o MS-Project 2016 - Avançado Aula 1 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. - Graduado

Leia mais

Introdução a informática WORD

Introdução a informática WORD Introdução a informática WORD Tela principal Aqui você pode: Criar índices Criar Sumários Gerenciar e incluir bibliografias Em primeiro lugar posicione o cursor do mouse no logo após criar o título SUMÁRIO

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2016. Group Software. Todos os direitos reservados. Sumário 1. Parâmetro para determinar a inicialização automática do Condomínio21 Relatórios... 3

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6171 - Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Project 2013 Caopitulo 2 - As Funções Administrativas Segundo a Administração Científica 1. Introdução ao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Project Geovani Ferreira Gonçalves

Project Geovani Ferreira Gonçalves Project 2013 Geovani Ferreira Gonçalves Tema 03 Criação e definição de tarefas. 2 Entrada de Tarefas A inserção de tarefas necessita de algumas informações essenciais, tais como: Modo de Entrada (Agendamento)

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1 Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts de página; Linhas, colunas e endereçamento de célula;

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

Banco de Dados Relacionais. Eduardo Ribeiro Felipe

Banco de Dados Relacionais. Eduardo Ribeiro Felipe Banco de Dados Relacionais Eduardo Ribeiro Felipe erfelipe@yahoo.com.br Bancos de dados relacionais Este é ainda o conceito mais usado em toda a implementação computacional relacionada a banco de dados.

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Atualização: Original................... Página: 1 Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Ofício Circ. TC/CCE/GATI nº 008/2010. No exercício das atribuições constitucionais de controle externo, e,

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE RECIFE PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE RECIFE PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SAP BUSINESS ONE _ NFS-e DA PREFEITURA DE RECIFE PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 2 2 INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 3 CONFIGURAÇÃO... 4 4 CUSTOMIZAÇÃO DO RPS... 11 5 CADASTROS... 14

Leia mais

RedeMBTCP 1.23 Procedimento de Instalação e Download de memória de massa Konect/Mult-K Grafic ligados diretamente a notebook

RedeMBTCP 1.23 Procedimento de Instalação e Download de memória de massa Konect/Mult-K Grafic ligados diretamente a notebook Objetivo - Detalhar os procedimentos de comunicação, leitura e download de memória de massa utilizando o software RedeMBTCP; Requisito Para utilizar os softwares RedeMB TCP/IP e BDE Admin, será necessário

Leia mais

Plano de Aula - Project cód Horas/Aula

Plano de Aula - Project cód Horas/Aula Plano de Aula - Project 2013 - cód. 6171 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Project 2013 e Caopitulo 2 - As Funções Administrativas Segundo a Administração Científica Aula 2 Continuação do

Leia mais

Para maiores informações a respeito do esocial acesse

Para maiores informações a respeito do esocial acesse 1 / 14 San esocial O esocial (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma base de dados do governo federal que reunirá as informações trabalhistas, previdenciárias,

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Manual de utilização LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Tela Inicial do software Code::Blocks...

Leia mais