TESTES DE PRIMALIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TESTES DE PRIMALIDADE"

Transcrição

1 TESTES DE PRIMALIDADE

2 MOTIVACAO Testes de primalidade são ingredientes essenciais em sistemas de segurança computadorizados. Há uma série de sistemas de segurança que contam com a suposição que é difícil fatorar números, ou seja, dado um número composto, encontrar seus fatores primos é uma tarefa complicada.

3 AS TRANCAS MATEMÁTICAS Funções Unidirecionais Trancas matemáticas ou funções unidirecionais são procedimentos matemáticos faceis de realizar e difíceis de se reverter. Porquê são importantes? São a base de toda e qualquer criptografia. São estes procedimentos que possibilitam que uma mensagem possa ser enviada em um meio de comunicação público, de forma segura.

4 POR EXEMPLO: Se pegamos aleatoriamente dois números primos tais como P1 = 709 e P2 = 733 e multiplicá-los para obtermos: N = P1 * P2. N = 709 * 733 = (isso é fácil de calcular) Temos duas coisas: um número grande (519697) e a fatoração prima deste número grande (709 * 733). Agora, imagine que eu esconda a fatoração prima e forneça apenas o seguinte: =? *? (isso é difícil de calcular)

5 É REALMENTE DIFÍCIL Se eu te pedir para encontrar a fatoração primária, por onde você começaria? Para encontrar a solução, é necessário fazer um monte de testes de tentativa e erro. A multiplicação é rápida (fácil) de calcular, enquanto a fatoração primária é lenta (difícil). Este simples fato forma a base do esquema de criptografia RSA.

6 É FÁCIL PEGAR DOIS PRIMOS GRANDES QUAISQUER? Escolher dois primos grandes e aleatorios é uma tarefa fácil? Se pensarmos um pouco, é importante saber se um número, por exemplo, , é primo ou composto.

7 P x NP P = Um problema pode ser RESOLVIDO em tempo polinomial. NP = Um problema pode ser VERIFICADO em tempo polinomial P = NP De modo simplificado, o problema pergunta se existem problemas matemáticos cuja resposta pode ser verificada em tempo polinomial, que não possam ser resolvidos (diretamente, sem se ter um candidato à solução) em tempo polinomial. Ilustrando: se alguém lhe disser que o número pode ser escrito como o produto de dois outros inteiros, você provavelmente demorará para provar isso; contudo, se lhe assoprarem que ele é o produto de por 3.803, você seria capaz de muito rapidamente verificar tal fato.

8 DIVISAO POR TENTATIVA Vamos começar com o teste mais simples e menos eficiente.

9 TESTANDO Para verificarmos se um número é primo usando o TESTE DA DIVISAO POR TENTATIVA, temos que dividir o número até encontrarmos o primeiro (ou menor) divisor. Sabendo que qualquer número composto é formado por dois ou mais primos, no pior caso teremos que testar para a raiz quadrada do número em questão (arredondada para cima).

10 EXEMPLO: Por exemplo, vamos tentar determinar se 103 é primo ou não. A raiz quadrada de 103 arredondada para cima é 11. Os números primos entre 2 e 11 são 3, 5 e 7 e 11. Já os números 4, 6, 8 e 10 são pares e o 9 é um múltiplo de 3, que é um número primo, então podemos omiti-los.

11 EXEMPLO: Ao fazer isso, nos diminuímos a lista de fatores que precisam ser testados para apenas 4 números! Nenhum dos números 3, 5, 7 ou 11 divide o 103 de forma inteira, então sabemos que o 103 é primo.

12 CRIVO DE ERASTOSTENES Uma outra abordagem

13 ENCONTRANDO COMPOSTOS Resolver o problema de econtrar números primos é o mesmo problema de encontrar números compostos. Como todo primo é não composto, encontrar os compostos nos dá os primos. É uma abordagem bem mais custosa, mas que funciona pra casos pequenos.

14 NA PRÁTICA Definimos um limite similar ao procedimento de DIVISÃO POR TENTATIVA. Criamos uma lista de números que esteja entre 2 até o valor limite. Encontramos o primeiro primo da lista. Ele é um primo, 2. Removemos da lista os múltiplos de 2. Repitimos o procedimento.

15

16 TESTE DE PRIMALIDADE DE FERMAT Oferece um teste simples e eficiente para ignorar números nãoprimos.

17 SOBRE O TESTE Tecnicamente, o teste é para os números compostos, não primos. Isso acontece porque o teste pode determinar com segurança se um numero dado é composto ou não, mas pode dizer apenas com certa precisão de esse número é primo. Esse teorema é útil quando a divisão por tentativa for inviável e quando uma lista dos números que são exceções do teorema estiver disponível.

18 TEOREMA Seja mdc(a,b) o Máximo Divisor comum de a e b. Se b é primo, então para qualquer a cujo mdc(a,b) = 1, temos: a b 1 = 1 (mod b)

19 EXEMPLO: Escolhemos um número n = 100; Escolhemos outro número no intervalo [2, n-1]; Vamos escolher o 3 neste exemplo: Calculamos a n mod n mod 100 = 1; Verificamos se a n mod n = a mod n. Se sim, n é composto! Se não, n pode ser primo... No nosso exemplo, 3100 (mod 100) = 1 e 100 (mod 100) = 0. Podemos dizer que 100 é composto.

20 PORQUE PODE SER? Infelizmente existem números que passam o teste de Fermat para todas as bases para as quais são relativamente primos São os chamados números de Carmichael, e são infinitos Pseudoprimo

21 TESTE DE MILLER- RABIN O teste de Miller-Rabin é parecido com o Pequeno Teorema de Fermat, mas ele funciona melhor com exceções, como os números de Carmichael.

22 NA PRÁTICA Escolhemos um número n ímpar. Vamos escolher n = 321 Expressamos n-1 como 2 s x d, onde d é ímpar. Podemos expressar n como 2 6 x 5. Escolhemos um número aleatório a entre 2 e n. Vamos escolher 100.

23 NA PRÁTICA Calculamos a d mod n. Se o resultado for 1 ou -1, o número n passa no teste e provavelmente é primo. Pra nosso exemplo: a d mod n = (mod 321) = 313 Como nós ainda não obtivemos 1 ou -1, não podemos dizer que n é provavelmente primo ainda. Entretanto, ainda há o que fazer,

24 NA PRÁTICA Se o resultado não for 1 ou -1, calculamos a 2d, a 4d,... e assim por diante até a 2s-1d. Ou seja, calculamos a elevado a d vezes potências de 2 até 2 s-1. Se um desses números for 1 ou -1 (mod n), então n passa no teste de Miller-Rabin e é provavelmente um número primo. Se n não passar em nenhum desses testes, ele é composto.

25 VOLTANDO AO EXEMPLO No nosso exemplo, o valor do a é 100, o de s é 6 e o valor de d é 5. Nós continuaríamos o teste da seguinte forma: 100 2d = 10 = (mod 321) = 64. Então continuamos d = 20 = (mod 321) = =/= 1 or -1. Aqui podemos parar. s - 1 = 6-1 = 5. Nós chegamos em 4d = 2 2 e não existem mais potências de 2 vezes d abaixo de 5d. Como nenhum dos nossos cálculos deu 1 ou -1, podemos dizer com segurança que n = 321 é composto.

26 CONFIABILIDADE Se você descobrir que o seu valor de n é primo, tente de novo com um outro valor aleatório para a para melhorar a confiabilidade do resultado do teste. Se n é realmente primo, ele vai passar no teste para qualquer outro valor de a. Se n for composto, ele não vai passar em pelo menos três quartos dos valores de a. Isso dá a esse método uma confiabilidade maior que o Pequeno Teorema de Fermat oferece, onde certos números compostos (os números de Carmichael) podem passar para qualquer valor de a.

27 PROBLEMAS CONHECIDOS COM PRIMOS Densidade Quantos primos existem entre {1... n}? Listagem Liste todos os primos entre {1... n}. Teste Dado um inteiro n, este n é primo? Aleatório Escolha um primo aleatório entre {1... n}.

28 Obrigado

Existem infinitos números de Carmichael, mas não provaremos isso neste curso.

Existem infinitos números de Carmichael, mas não provaremos isso neste curso. 6 Pseudoprimos 6.1 O Pequeno Teorema de Fermat nos diz que, se n é primo, então temos b n b (mod n) para todo b Z. Portanto, a contrapositiva diz que se temos b n b (mod n) ( ) para algum b Z, então n

Leia mais

D OLJHLUD UDSRVD PDUURP VDOWRX VREUH R FDFKRUUR FDQVDGR 1

D OLJHLUD UDSRVD PDUURP VDOWRX VREUH R FDFKRUUR FDQVDGR 1 Matemática Discreta October 12, 2018 1 1 Criptografia Criptografia de chave secreta: quando remetente e destinatário concordam um código. Exemplo: Código de Caesar O que está escríto? D OLJHLUD UDSRVD

Leia mais

NÚMEROS INTEIROS E CRIPTOGRAFIA UFRJ

NÚMEROS INTEIROS E CRIPTOGRAFIA UFRJ NÚMEROS INTEIROS E CRIPTOGRAFIA UFRJ GABARITO LISTA 6: ALGORITMO CHINÊS DO RESTO 1. Ver gabarito das questões do livro. 2. Aplique o Algoritmo de Fermat para encontrar 999367 = 911 1097. Como 911 e 1097

Leia mais

Notas sobre teoria dos números (3)

Notas sobre teoria dos números (3) 1 / 21 Notas sobre teoria dos números (3) Fonte: livros do L. Lóvasz e Kenneth Rosen (ref. completa na página) Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco 2007.1 / CIn-UFPE 2 / 21 Teorema

Leia mais

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367 Divisibilidade Um número é divisível por outro quando sua divisão por esse número for exata. Por exemplo: 20 : 5 = 4 logo 20 é divisível por 5. Múltiplos de um número Um número tem um conjunto infinito

Leia mais

PK - Public Key RSA. Segurança RSA

PK - Public Key RSA. Segurança RSA Introdução à Chave Pública PK - Public Key RSA Exponenciação rápida Segurança RSA Compartilhamento de chaves Algoritmo de chave simétrica Necessário compartilhar uma chave secreta previamente Chave que

Leia mais

AKS: um algoritmo para identificar números primos

AKS: um algoritmo para identificar números primos AKS: um algoritmo para identificar números primos IM-UFBA 08 de novembro de 2016 Índice 1 Preliminares 2 3 4 5 Introdução Números primos Comprovar a primalidade de um número natural significa comprovar

Leia mais

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo:

MÓDULO 2 POTÊNCIA. Capítulos do módulo: MÓDULO 2 POTÊNCIA Sabendo que as potências tem grande importância no mundo da lógica matemática, nosso curso terá por objetivo demonstrar onde podemos utilizar esses conceitos no nosso cotidiano e vida

Leia mais

Algoritmos probabilísticos

Algoritmos probabilísticos Algoritmos probabilísticos Na execução, algumas decisões usam números aleatórios Tempo de execução depende não só da entrada mas também de números aleatórios gerados Eficiência: pior caso é o mesmo ue

Leia mais

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5 Dona Leonor faz empadinhas e sempre recebe encomendas para festas. Certo dia, ela recebeu três encomendas: uma de 200 empadinhas, outra de 240 e outra de 300. Depois de fazer todas as empadinhas, dona

Leia mais

MATEMÁTICA. Aula 4. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Aula 4. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Aula 4 Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Divisibilidade Critérios de divisibilidade São critérios que nos permite verificar se um precisarmos efetuar grandes divisões. número é divisível

Leia mais

Complexidade de Algoritmos

Complexidade de Algoritmos Complexidade de Algoritmos Prof. Diego Buchinger diego.buchinger@outlook.com diego.buchinger@udesc.br Prof. Cristiano Damiani Vasconcellos cristiano.vasconcellos@udesc.br Um pouco de Teoria dos Números

Leia mais

Álgebra I Israel. Bárbara Lopes Amaral. 19 de novembro de Universidade Federal de Minas Gerais. Fatoração de Polinômios. Lagrange.

Álgebra I Israel. Bárbara Lopes Amaral. 19 de novembro de Universidade Federal de Minas Gerais. Fatoração de Polinômios. Lagrange. Álgebra I Israel Lopes Amaral Universidade Federal de Minas Gerais 19 de novembro de 2007 Lagange Lema Fatora polinômios em Z[x], utilizando uma idéia bastante simples. Esse método não é muito eficiente.

Leia mais

1 Potências e raízes em Aritmética Modular. Seja p primo e a um inteiro primo com p; a aplicação

1 Potências e raízes em Aritmética Modular. Seja p primo e a um inteiro primo com p; a aplicação 1 Potências e raízes em Aritmética Modular 1.1 Os Teoremas de Fermat e Euler Seja p primo e a um inteiro primo com p; a aplicação Z /p Z /p, x ax definida pela multiplicação por a (ou mais precisamente

Leia mais

Algoritmo AKS Primalidade de um Número em Tempo Polinomial

Algoritmo AKS Primalidade de um Número em Tempo Polinomial Algoritmo AKS Primalidade de um Número em Tempo Polinomial Bruno da Rocha Braga Ravel / COPPE / UFRJ brunorb@ravel.ufrj.br http://www.ravel.ufrj.br/ 11 de Setembro, 2002 Resumo Os algoritmos para determinação

Leia mais

Criptografia com Maple

Criptografia com Maple Criptografia com Maple - Verão/2005 Fábio Borges & Renato Portugal Criptografia com Maple p.1/32 Simétrica versus Assimétrica Simétrica Criptografia com Maple p.2/32 Simétrica versus Assimétrica Simétrica

Leia mais

MÚLTIPLOS E DIVISORES

MÚLTIPLOS E DIVISORES MÚLTIPLOS E DIVISORES 6º ANO - Prof. Patricia Caldana Múltiplos e divisores são números que resultam da multiplicação por um número natural e que dividem um número deixando resto zero, respectivamente.

Leia mais

1 TESTE OPÇÃO II - TEORIA DE NÚMEROS COMPUTACIONAL

1 TESTE OPÇÃO II - TEORIA DE NÚMEROS COMPUTACIONAL 1 TESTE OPÇÃO II - TEORIA DE NÚMEROS COMPUTACIONAL Licenciatura em Matemática 30 de março de 2012 duração 1h 45m Responda, justificando cuidadosamente, às seguintes questões: 1. Calcule uma estimativa

Leia mais

Números Primos: onde estão? Por que encontrá-los? Ana Cristina Vieira MAT/UFMG. Primos

Números Primos: onde estão? Por que encontrá-los? Ana Cristina Vieira MAT/UFMG. Primos 1 Números Primos: onde estão? Por que encontrá-los? Ana Cristina Vieira MAT/UFMG Primos Definição: Livro VII dos Elementos de Euclides de Alexandria (360 a.c - 295 a.c). Dado qualquer número inteiro n,

Leia mais

CIC 111 Análise e Projeto de Algoritmos II

CIC 111 Análise e Projeto de Algoritmos II CIC 111 Análise e Projeto de Algoritmos II Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 21 Number theory Primes and factors Modular arithmetic Solving equations Other results

Leia mais

RESPOSTAS DA LISTA 5 (alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução):

RESPOSTAS DA LISTA 5 (alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução): Lista de Matemática Básica I - RESPOSTAS) RESPOSTAS DA LISTA alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução): Resposta: < < < < < 8 Justificativa: observe que Também observe que: e são simétricos;

Leia mais

Números Primos e Criptografia RSA

Números Primos e Criptografia RSA Números Primos e Criptografia RSA Jean Carlo Baena Vicente Matemática - UFPR Orientador: Carlos Henrique dos Santos 6 de outubro de 2013 Sumário Criptografia RSA Por que o RSA funciona? Fatoração Primalidade

Leia mais

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c.

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Divisores Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Quando a é múltiplo de d dizemos também que a é divisível

Leia mais

Aula 15. Ivan Sendin. 11 de outubro de FACOM - Universidade Federal de Uberlandia TSeg.

Aula 15. Ivan Sendin. 11 de outubro de FACOM - Universidade Federal de Uberlandia TSeg. Tópicos em Segurança da Informação Aula 15 FACOM - Universidade Federal de Uberlandia ivansendin@yahoo.com,sendin@ufu.br 11 de outubro de 2017 Constroem os compostos São infinitos p n n = p.n Infinitos...

Leia mais

Teste à Primalidade. (Método de Monte Carlo) Geração de Números Primos (Grandes)

Teste à Primalidade. (Método de Monte Carlo) Geração de Números Primos (Grandes) Teste à Primalidade (Método de Monte Carlo) Margarida Mamede, DI FCT/UNL APD, 2010/11, Teste à Primalidade 1 Geração de Números Primos (Grandes) Como se pode obter um número primo grande? Gerando números

Leia mais

Aula 23. Ivan Sendin. 31 de outubro de FACOM - Universidade Federal de Uberlandia TSeg.

Aula 23. Ivan Sendin. 31 de outubro de FACOM - Universidade Federal de Uberlandia TSeg. Segurança da Informação Aula 23 FACOM - Universidade Federal de Uberlandia ivansendin@yahoo.com,sendin@ufu.br 31 de outubro de 2018 ou Criptografia de Chave Publica PK e SK PK cifra, publica,... SK decifra,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação. Teoria dos Números

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação. Teoria dos Números Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Teoria dos Números Tópicos Especiais em Programação Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Slides de apoio: Fundamentos

Slides de apoio: Fundamentos Pré-Cálculo ECT2101 Slides de apoio: Fundamentos Prof. Ronaldo Carlotto Batista 23 de fevereiro de 2017 Conjuntos Um conjunto é coleção de objetos, chamados de elememtos do conjunto. Nomeraremos conjuntos

Leia mais

Resumo das aulas dos dias 4 e 11 de abril e exercícios sugeridos

Resumo das aulas dos dias 4 e 11 de abril e exercícios sugeridos MAT 1351 Cálculo para funções uma variável real I Curso noturno de Licenciatura em Matemática 1 semestre de 2016 Docente: Prof. Dr. Pierluigi Benevieri Resumo das aulas dos dias 4 e 11 de abril e exercícios

Leia mais

Divisibilidade e Números primos. George Darmiton da Cunha Cavalcanti CIn - UFPE

Divisibilidade e Números primos. George Darmiton da Cunha Cavalcanti CIn - UFPE Divisibilidade e Números primos George Darmiton da Cunha Cavalcanti CIn - UFPE Divisibilidade de inteiros Sejam a e b dois inteiros. Dizemos que a divide b, a é um divisor de b ou b é um múltiplo de a

Leia mais

Elementos de Matemática Finita ( ) Exercícios resolvidos

Elementos de Matemática Finita ( ) Exercícios resolvidos Elementos de Matemática Finita (2016-2017) Exercícios resolvidos Ficha 3-2. Em que classes de congruência mod 8 estão os quadrados perfeitos? 4926834923 poderá ser a soma de dois quadrados perfeitos? Resolução:

Leia mais

A resolução desses problemas pode geralmente ser feita com o seguinte procedimento: Problemas de divisibilidade 1

A resolução desses problemas pode geralmente ser feita com o seguinte procedimento: Problemas de divisibilidade 1 Três VIPs da Teoria dos Números É claro, VIP significa Very Important Problems. Os problemas discutidos aqui, além de suas variações, são bastante comuns em Olimpíadas de Matemática e costumam ser resolvidos

Leia mais

4.1 Cálculo do mdc: algoritmo de Euclides parte 1

4.1 Cálculo do mdc: algoritmo de Euclides parte 1 page 92 92 ENCONTRO 4 4.1 Cálculo do mdc: algoritmo de Euclides parte 1 OAlgoritmodeEuclidesparaocálculodomdcbaseia-senaseguintepropriedade dos números naturais. Observamos que essa propriedade está muito

Leia mais

3. Limites e Continuidade

3. Limites e Continuidade 3. Limites e Continuidade 1 Conceitos No cálculo de limites, estamos interessados em saber como uma função se comporta quando a variável independente se aproxima de um determinado valor. Em outras palavras,

Leia mais

RSA: ALGORITMOS DE CHAVE PÚBLICA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO: ABRIL/1998 QUARTA REVISÃO: DEZEMBRO/2004

RSA: ALGORITMOS DE CHAVE PÚBLICA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO: ABRIL/1998 QUARTA REVISÃO: DEZEMBRO/2004 Teoria e Implementação Chave Pública São algoritmos baseados em propriedades matemáticas que possibilitam o processo de criptografia (encrypt) a partir de uma chave de conhecimento público (K P ), mas

Leia mais

Vinte um divisores naturais. Série Problemas e soluções

Vinte um divisores naturais. Série Problemas e soluções Vinte um divisores naturais Série Problemas e soluções Objetivo 1. Entender e resolver um problema que envolve números primos e a fatoração de números naturais. Vinte e um divisores naturais Série Problemas

Leia mais

Neste artigo abordaremos um pouco sobre média, mediana e desvio padrão assim como o seus respectivos desenvolvimentos no Excel. Acompanhe a seguir.

Neste artigo abordaremos um pouco sobre média, mediana e desvio padrão assim como o seus respectivos desenvolvimentos no Excel. Acompanhe a seguir. Este conteúdo faz parte da série: Excel Estatística Básica Ver 3 posts dessa série Fazer média, mediana e desvio padrão no Excel não é tão complicado quanto parece. Dentro da matéria de estatística existem

Leia mais

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes Nono Ano do Ensino Funcamental Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio

Leia mais

SEAM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ

SEAM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ SEAM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ MÚLTIPLOS E DIVISORES PROFª EDNALVA DOS SANTOS Um Objeto de Aprendizagem é um arquivo digital (imagem, filme, etc.) que pretende ser utilizado para fins pedagógicos

Leia mais

Mantendo Segredos com a ajuda da Matemática

Mantendo Segredos com a ajuda da Matemática Mantendo Segredos com a ajuda da Matemática Hemar Godinho Departamento de Matemática - UnB 21 de outubro de 2002 Vamos imaginar que dois colegas de uma turma estejam planejando uma festa surpresa. O sucesso

Leia mais

TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA: APLICAÇÕES

TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA: APLICAÇÕES 4. TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA: APLICAÇÕES 1). Achando os divisores de um número natural 2). Quantidade de divisores de um número natural 3). Decidindo se um número natural divide outro 4). Extrema

Leia mais

PCI- Estrutura de Repetição II. Profa. Mercedes Gonzales Márquez

PCI- Estrutura de Repetição II. Profa. Mercedes Gonzales Márquez PCI- Estrutura de Repetição II Profa. Mercedes Gonzales Márquez Estrutura de Repetição Exemplo 1: Imprimir os n primeiros números inteiros positivos. int i, n; scanf("%d",&n); for (i=1; i

Leia mais

Aula 8: Complemento a Um e Complemento a Dois

Aula 8: Complemento a Um e Complemento a Dois Aula 8: Complemento a Um e Complemento a Dois Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Complemento a Um e Complemento a Dois FAC 1 / 40

Leia mais

FATORAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO DE RAÍZES EXATAS E MMC

FATORAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO DE RAÍZES EXATAS E MMC PROJETO KALI MATEMÁTICA A AULA 0 FATORAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO DE RAÍZES EXATAS E MMC Introdução Hoje iniciaremos o estudo de alguns assuntos extremamente importantes para uma maior compreensão no ensino da

Leia mais

Fundamentos: Algoritmos, Inteiros e Matrizes. Inteiros e. Primos e. Divisor Comum. Inteiros e. Algoritmos. Teoria dos Centro de Informática UFPE

Fundamentos: Algoritmos, Inteiros e Matrizes. Inteiros e. Primos e. Divisor Comum. Inteiros e. Algoritmos. Teoria dos Centro de Informática UFPE , Fundamentos:, Centro de Informática UFPE , 1 2 3 4 , Sejam a e b inteiros, com a 0. a divide b se existe um inteiro c, tal que b = ac. a divide b a b Por exemplo, a = 3, b = 12 , Sejam a e b inteiros,

Leia mais

Complemento a Um e Complemento a Dois

Complemento a Um e Complemento a Dois Complemento a Um e Complemento a Dois Cristina Boeres (baseado no material de Fernanda Passos) Instituto de Computação (UFF) Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Cristina Boeres (IC/UFF) Complemento

Leia mais

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F.

Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 8 ano E.F. Módulo de Números Naturais. Divisibilidade e Teorema da Divisão Euclideana. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1.

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática. MTM Pré-cálculo

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática. MTM Pré-cálculo Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática MTM3100 - Pré-cálculo 11 a lista complementar de exercícios (30/10/2017 a 03/11/2017) 1. Determine

Leia mais

Exemplos: Os números 12, 18 e 30 têm conjuntos de divisores respectivamente iguais a:

Exemplos: Os números 12, 18 e 30 têm conjuntos de divisores respectivamente iguais a: Lista de atividades sobre MDC. Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum e o mıınimo múltiplo comum de números naturais, bem como algumas de suas propri edades.

Leia mais

Fatorando o número 50 em fatores primos, obtemos a seguinte representação: = 50

Fatorando o número 50 em fatores primos, obtemos a seguinte representação: = 50 FATORAÇÃO DE EXPRESSÃO ALGÉBRICA Fatorar consiste em representar determinado número de outra maneira, utilizando a multiplicação. A fatoração ajuda a escrever um número ou uma expressão algébrica como

Leia mais

TESTES DE PRIMALIDADE

TESTES DE PRIMALIDADE TESTES DE PRIMALIDADE DIOGO POÇAS Resumo. Embora o conceito de número primo seja simples e já muito antigo, o impacto que ainda tem é extraordinário. Actualmente os números primos são usados em várias

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Encontro 10: Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum.

Encontro 10: Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum. Encontro 10: Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum. Definições Dados dois ou mais números o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) é o menor número que é múltiplo dos outros dois (ou mais números). Dado dois

Leia mais

a) Falsa. Por exemplo, para n = 2, temos 3n = 3 2 = 6, ou seja, um número par.

a) Falsa. Por exemplo, para n = 2, temos 3n = 3 2 = 6, ou seja, um número par. Matemática Unidade I Álgebra Série - Teoria dos números 01 a) Falsa. Por exemplo, para n =, temos 3n = 3 = 6, ou seja, um número par. b) Verdadeira. Por exemplo, para n = 1, temos n = 1 =, ou seja, um

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Programação Estruturada Recursão Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Recursão Recursão 1 Recursão 2

Leia mais

Apontamentos de Matemática 6.º ano

Apontamentos de Matemática 6.º ano Aplicação da decomposição de números em fatores primos para determinar o máximo divisor comum Exemplo: Determinar m. d. c. (60,36) 60 = 3 5 e 36 = 3 Qual é o maior número pelo qual podemos dividir 60 e

Leia mais

CRIVO QUADRÁTICO: UM ESTUDO DA OBTENÇÃO DE UM CONJUNTO DE NÚMEROS COMPLETAMENTE FATORADOS SOBRE UMA BASE DE FATORES

CRIVO QUADRÁTICO: UM ESTUDO DA OBTENÇÃO DE UM CONJUNTO DE NÚMEROS COMPLETAMENTE FATORADOS SOBRE UMA BASE DE FATORES CRIVO QUADRÁTICO: UM ESTUDO DA OBTENÇÃO DE UM CONJUNTO DE NÚMEROS COMPLETAMENTE FATORADOS SOBRE UMA BASE DE FATORES Alex Zanella Zaccaron 1 ; Adriana Betânia de Paula Molgora 2 1 Estudante do Curso de

Leia mais

POTENCIAÇÃO. Por convenção temos que: 1) Todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base, exemplo: a) 8¹ = 8 b) 5¹ = 5

POTENCIAÇÃO. Por convenção temos que: 1) Todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base, exemplo: a) 8¹ = 8 b) 5¹ = 5 POTENCIAÇÃO 6º ANO - Prof. Patricia Caldana Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais Exemplo: 5 x 5 x 5, indicada por 5³, ou seja, 5³ = 5 x 5 x 5 = 125 onde: 5 é a base (fator

Leia mais

NÚMEROS ESPECIAIS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II

NÚMEROS ESPECIAIS. Luciana Santos da Silva Martino. lulismartino.wordpress.com PROFMAT - Colégio Pedro II Sumário NÚMEROS ESPECIAIS Luciana Santos da Silva Martino lulismartino.wordpress.com lulismartino@gmail.com PROFMAT - Colégio Pedro II 27 de outubro de 2017 Sumário 1 Primos de Fermat, de Mersenne e em

Leia mais

Números Primos, Fatores Primos, MDC e MMC

Números Primos, Fatores Primos, MDC e MMC Números primos são os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo. 1) 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo. 2) 17 tem apenas os divisores 1 e 17,

Leia mais

Resposta:

Resposta: Gabarito - Dia 1 Exercício 1. Utilizando a Cifra de ATBASH decifre a mensagem VHHV VCVIXRXRL V UZXRO. Esse exercício é fácil. Exercício 2. Utilize o código de Políbio para codicar a mensagem Pensar é um

Leia mais

Álgebra A - Aula 02 Teorema da fatoração única, Propriedade fundamental dos primos, números primos

Álgebra A - Aula 02 Teorema da fatoração única, Propriedade fundamental dos primos, números primos Álgebra A - Aula 02 Teorema da fatoração única, Propriedade fundamental dos primos, números primos Elaine Pimentel Departamento de Matemática, UFMG, Brazil 2 o Semestre - 2010 Teorema da fatoração única

Leia mais

algoritmos de primalidade na criptografia rsa

algoritmos de primalidade na criptografia rsa V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a 22 de outubro de 2010 algoritmos de primalidade na criptografia rsa josé sérgio domingues Resumo Apresentaremos

Leia mais

MAT Álgebra I para Licenciatura 2 a Lista de exercícios

MAT Álgebra I para Licenciatura 2 a Lista de exercícios MAT0120 - Álgebra I para Licenciatura 2 a Lista de exercícios 1. Quais são os números de cifras iguais que são divisíveis por 3? Idem, por 9? Idem por 11? 2. Determinar mmc (56, 72) e mmc (119, 272). 3.

Leia mais

Criptografia: códigos sem segredos

Criptografia: códigos sem segredos V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a 22 de outubro de 2010 Criptografia: códigos sem segredos Gabriel Costa Borba de Lira 1 INTRODUÇÃO O termo

Leia mais

Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma anxn + an 1 xn 1 + an 2 xn a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x

Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma anxn + an 1 xn 1 + an 2 xn a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x EQUAÇÃO POLINOMIAL Equação algébrica Equação polinomial ou algébrica é toda equação na forma a n x n + a n 1 x n 1 + a n 2 x n 2 +... + a 2 x 2 + a 1 x + a 0, sendo x C a incógnita e a n, a n 1,..., a

Leia mais

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra Intervalos Estatísticos para ESQUEMA DO CAPÍTULO 8.1 INTRODUÇÃO 8.2 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA CONHECIDA 8.3 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 1 TEORIA DOS NÚMEROS 1. DIVISIBILIDADE 1.1. DEFINIÇÃO 1.2. CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 1 TEORIA DOS NÚMEROS 1. DIVISIBILIDADE 1.1. DEFINIÇÃO 1.2. CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE TEORIA DOS NÚMEROS 1. DIVISIBILIDADE Neste momento inicial, nosso interesse será em determinar quando a divisão entre dois números inteiros é exata, ou seja, quando o resto da divisão é 0. Antes de mais

Leia mais

EQUAÇÕES POLINOMIAIS

EQUAÇÕES POLINOMIAIS EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Patricia Caldana Denominamos equações polinomiais ou algébricas, as equações da forma: P(x)=0, onde P(x) é um polinômio de grau n > 0. As raízes da equação algébrica, são as

Leia mais

Cálculo Numérico / Métodos Numéricos. Solução de equações polinomiais Briot-Ruffini-Horner

Cálculo Numérico / Métodos Numéricos. Solução de equações polinomiais Briot-Ruffini-Horner Cálculo Numérico / Métodos Numéricos Solução de equações polinomiais Briot-Ruffini-Horner Equações Polinomiais p = x + + a ( x) ao + a1 n x n Com a i R, i = 0,1,, n e a n 0 para garantir que o polinômio

Leia mais

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO

XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL 2 (8º. e 9º. anos) GABARITO XXXIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA PRIMEIRA FASE NÍVEL (8º. e 9º. anos) GABARITO GABARITO NÍVEL 1) B 6) D 11) B 16) C 1) A ) E 7) E 1) B 17) D ) D 3) B 8) B 13) D 18) C 3) D 4) B 9) E 14) D 19) C

Leia mais

Unidade: Integração Numérica. Unidade I:

Unidade: Integração Numérica. Unidade I: Unidade: Integração Numérica Unidade I: 0 Unidade: Integração Numérica Integração Numérica Quando temos funções que não podem ser integradas ( f(x) e 2 x, por exemplo) ou são de difícil integração, utilizamos

Leia mais

Introdução à Teoria dos Números Notas de Aulas 3 Prof Carlos Alberto S Soares

Introdução à Teoria dos Números Notas de Aulas 3 Prof Carlos Alberto S Soares Introdução à Teoria dos Números 2018 - Notas de Aulas 3 Prof Carlos Alberto S Soares 1 Números Primos e o Teorema Fundamental da Aritmética Em notas anteriores já definimos os números primos, isto é, números

Leia mais

Números Inteiros Algoritmo da Divisão e suas Aplicações

Números Inteiros Algoritmo da Divisão e suas Aplicações Números Inteiros Algoritmo da Divisão e suas Aplicações Diferentemente dos números reais (R), o conjunto dos inteiros (Z) não é fechado para a divisão. Esse não-fechamento faz com que a divisão entre inteiros

Leia mais

GABARITO. Prova 2 (points: 120/100; bonus: 18 ; time: 100 ) FMC1, (Turmas do Thanos) Regras: Boas provas! Gabarito 23/11/2016

GABARITO. Prova 2 (points: 120/100; bonus: 18 ; time: 100 ) FMC1, (Turmas do Thanos) Regras: Boas provas! Gabarito 23/11/2016 FMC1, 2016.2 (Turmas do Thanos) Prova 2 (points: 120/100; bonus: 18 ; time: 100 ) Nome: Θάνος Gabarito 23/11/2016 Regras: I. Não vires esta página antes do começo da prova. II. Nenhuma consulta de qualquer

Leia mais

Álgebra A - Aula 01 Algoritmo da divisão de Euclides e Algoritmo Euclideano estendido

Álgebra A - Aula 01 Algoritmo da divisão de Euclides e Algoritmo Euclideano estendido Álgebra A - Aula 01 Algoritmo da divisão de Euclides e Algoritmo Euclideano estendido Elaine Pimentel Departamento de Matemática, UFMG, Brazil 2 o Semestre - 2010 Introdução Objetivo: estudar o método

Leia mais

1. O que podemos dizer sobre a imagem da função. f : Z Z, f(x) = x 2 + x + 1?

1. O que podemos dizer sobre a imagem da função. f : Z Z, f(x) = x 2 + x + 1? 1 Congruências e aritmética modular Vamos considerar alguns exemplos de problemas sobre números inteiros como motivação para o que se segue. 1. O que podemos dizer sobre a imagem da função f : Z Z, f(x)

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET MATEMÁTICA AULA DEMONSTRATIVA GRATUITA OPERAÇÕES NOS CONJUNTOS NUMÉRICOS A matemática é uma ciência em que o conhecimento é aplicado cumulativamente, ou seja, tudo o que foi aprendido será utilizado nos

Leia mais

Unidade 6 Aplicações do estudo das derivadas

Unidade 6 Aplicações do estudo das derivadas Unidade 6 Aplicações do estudo das derivadas Máximos e mínimos de uma função Definição 6.. Dada a função f : I, um ponto x I é chamado de (i) ponto de máximo relativo (ou local) da função quando f ( x)

Leia mais

Funções Polinomiais com Coeficientes Complexos. Teorema do Resto. 3 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Funções Polinomiais com Coeficientes Complexos. Teorema do Resto. 3 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Funções Polinomiais com Coeficientes Complexos Teorema do Resto 3 ano E.M. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Funções Polinomiais com Coeficientes Complexos Teorema do Resto 1 Exercícios Introdutórios

Leia mais

O espião que me amava

O espião que me amava Reforço escolar M ate mática O espião que me amava Dinâmica 2 3ª Série 4º Bimestre DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 3ª Algébrico-Simbólico. Polinômios e Equações Algébricas. Aluno

Leia mais

Deixando de odiar Matemática Parte 4

Deixando de odiar Matemática Parte 4 Deixando de odiar Matemática Parte 4 Fatoração 2 Quantidade de divisores de um número natural 3 Mínimo Múltiplo Comum 5 Simplificação de Frações 7 Máximo Divisor Comum 8 Método da Fatoração Simultânea

Leia mais

Aritmética. Somas de Quadrados

Aritmética. Somas de Quadrados Aritmética Somas de Quadrados Carlos Humberto Soares Júnior PROFMAT - SBM Objetivo Determinar quais números naturais são soma de dois quadrados. PROFMAT - SBM Aritmética, Somas de Quadrados slide 2/14

Leia mais

Divisibilidade e Restos. Caio Hermano Maia

Divisibilidade e Restos. Caio Hermano Maia Divisibilidade e Restos Caio Hermano Maia 1 Introdução Neste material iremos introduzi-lo à Teoria dos Números, uma área da matemática focada exclusivamente no estudo dos números inteiros e suas diversas

Leia mais

Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações

Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações Curso de Aritmética Capítulo 1: Conjuntos Numéricos, Operações Básicas e Fatorações 1. A Base de Nosso Sistema Numérico Se observarmos a história, nós veremos que os primeiros números usados pelos humanos

Leia mais

Fácil e Poderoso. Dinâmica 1. 3ª Série 4º Bimestre. DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO. Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico-Simbólico

Fácil e Poderoso. Dinâmica 1. 3ª Série 4º Bimestre. DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO. Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico-Simbólico Fácil e Reforço escolar M ate mática Poderoso Dinâmica 1 3ª Série 4º Bimestre DISCIPLINA Série CAMPO CONCEITO Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico-Simbólico Polinômios e Equações Algébricas. Primeira

Leia mais

Tópicos de Matemática Elementar

Tópicos de Matemática Elementar Tópicos de Matemática Elementar 2 a série de exercícios 2004/05. A seguinte prova por indução parece correcta, mas para n = 6 o lado esquerdo é igual a 2 + 6 + 2 + 20 + 30 = 5 6, enquanto o direito é igual

Leia mais

Identidades algébricas

Identidades algébricas LIÇÃO 5 Identidades algébricas Dos três tipos básicos de transformações algébricas: decomposições, reduções e fatorações, os dois primeiros já foram estudados na lição anterior. Antes de passarmos ao terceiro

Leia mais

NOME: DATA: / / Potências e Raízes 8º Ano. Potência

NOME: DATA: / / Potências e Raízes 8º Ano. Potência NOME: DATA: / / C3EF. PROF.: Potências e Raízes 8º Ano Potência A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma: a n = a. a. a. a a =base n =expoente a. a. a.

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos

Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS. Aulas 01 a 08. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Hewlett-Packard CONJUNTOS NUMÉRICOS Aulas 01 a 08 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 2019 Sumário CONJUNTOS NUMÉRICOS... 2 Conjunto dos números Naturais... 2 Conjunto dos números

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano Material Teórico - Módulo de Divisibilidade MDC e MMC - Parte 1 Sexto Ano Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Máximo divisor comum Nesta aula, estudaremos métodos para

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares.

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares. MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares www.laercio.com.br APOSTILA 01 Colégio Militar 6º ano PROVA INICIAL Apostila de complemento do livro MATEMÁTICA PARA VENCER OBJETIVO: O objetivo desta apostila

Leia mais

Método Simplex. Marina Andretta ICMC-USP. 19 de outubro de 2016

Método Simplex. Marina Andretta ICMC-USP. 19 de outubro de 2016 Método Simplex Marina Andretta ICMC-USP 19 de outubro de 2016 Baseado no livro Introduction to Linear Optimization, de D. Bertsimas e J. N. Tsitsiklis. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0211 - Otimização linear

Leia mais

Equipe de Matemática. Matemática. Divisibilidade

Equipe de Matemática. Matemática. Divisibilidade Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 1B Ensino Médio Equipe de Matemática Data: Matemática Divisibilidade Divisores de um número natural são todos os números naturais que ao dividirem tal número, resultarão

Leia mais

Funções - Primeira Lista de Exercícios

Funções - Primeira Lista de Exercícios Funções - Primeira Lista de Exercícios Vers~ao de 0/03/00 Recomendações Não é necessário o uso de teoremas ou resultados complicados nas resoluções. Basta que você tente desenvolver suas idéias. Faltando

Leia mais

Ponto Flutuante IEEE 754

Ponto Flutuante IEEE 754 Exemplo 1: Converter 25,5 em binário 1ª Etapa: Transformar o número em algo parecido om 1,### x 2 ### Isso é alcançado através de divisões ou multiplicações. No caso do exemplo, divisões, pois o número

Leia mais

OTES07 Segurança da Informação Módulo 05c: Criptografia Assimétrica RSA e ECC

OTES07 Segurança da Informação Módulo 05c: Criptografia Assimétrica RSA e ECC OTES07 Segurança da Informação Módulo 05c: Criptografia Assimétrica RSA e ECC Prof. Charles Christian Miers e-mail: charles.miers@udesc.br Breve Histórico Primeiro algoritmo de chave pública foi desenvolvido

Leia mais