PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO DE DESPESAS E VIAGENS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO DE DESPESAS E VIAGENS"

Transcrição

1 Ref. - Assunto Página: 1 / 19 de Publicação: 01//08/2017 : PROCEDIMENTO DE REEMBOLSO DE DESPESAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Marina Mendes Cyrillo Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Ger. Adm.e Financeiro Aprovação Alessandro Milan Diretor Financeiro Homologação Philip Taguada So Presidente

2 ÍNDICE 2 / 19 I - OBJETIVO... 3 II - ABRANGÊNCIA... 3 III - REFERÊNCIAS... 3 IV - DEFINIÇÕES... 3 V - DIRETRIZES Fundo Fixo Aprovações Comprovantes de Despesas Despesas com Clientes e/ou Confraternizações Extensão de Roteiros por motivo particular Viagens a serviço em companhia de familiares Hospedagem Alimentação Transporte Passagem Aérea Despesas não Reembolsáveis Despesas Extras Reembolsáveis Cronograma de Reembolso das Despesas e Viagem VI - RESPONSABILIDADES Controladoria Colaborador Interno ou Externo Aprovador (Gestor imediato) VII - PROCEDIMENTOS Prestação de Contas VIII - CONFIDENCIALIDADE IX - SANÇÕES DISCIPLINARES X - ANEXO I TABELA DE DESPESAS XI - ANEXO II RELATÓRIO PARA REEMBOLSO DE DESPESA XII - ANEXO III DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO DE COMPROVANTE XIII - ANEXO IV RELATÓRIO DIÁRIO DE CONDUÇÃO XIV - ANEXO V CRONOGRAMA DE REEMBOLSO DE DESPESA E VIAGEM.. 18 XV - HISTÓRICO DE REVISÕES... 19

3 3 / 19 I - OBJETIVO Estabelecer as normas e regulamentar os procedimentos de solicitação de reembolso e da prestação de contas de despesas dos colaboradores. II - ABRANGÊNCIA Aplica-se a todos os colaboradores da MOGIANA ALIMENTOS S.A. e suas controladas. III - REFERÊNCIAS Política de Aprovações (Manual de Aprovação) IV - DEFINIÇÕES Relatório de Despesas de Viagens (RDV) formulário manual ou eletrônico, destinado a prestação de contas para reembolso. Solicitante Todo colaborador (interno ou externo) que gere despesas quando a serviço. Aprovador Gerentes e/ou Diretores da área em que o colaborador está alocado de acordo com o Manual de Despesas. Gestor de Viagens Agência de viagens responsável pelas reservas de hotéis e passagens aéreas, intermediada pela Assistente Executiva de Diretoria. V - DIRETRIZES a. As despesas de viagens deverão ser comprovadas e apresentadas em formulários específicos, denominado Relatório de Despesa de Viagem (RDV) o qual deverá ser utilizado para declaração e detalhamento das despesas efetuadas para a execução de serviços a empresa.

4 4 / 19 b. Os colaboradores que são cadastrados no RDV eletrônico deverão obrigatoriamente efetivar a declaração no sistema até o dia 5 do mês subsequente e enviar o relatório imediatamente após ter declarado para a Controladoria (Campinas) com os comprovantes devidamente aprovados. c. Os demais colaboradores que eventualmente solicitam reembolso de despesa, poderão prestar conta a qualquer momento sempre que ocorrido a despesa, porém deverão seguir com o Cronograma de Reembolso de Despesa e Viagem (Anexo V). d. Os RDVs somente serão reembolsados se estiverem com a documentação correta. e. Os documentos envolvendo prestação de contas que estiverem incorretos, incompletos ou rasurados serão devolvidos ao emitente. f. Os relatórios do mês corrente que não forem entregues até o último dia do mês subsequente estarão sujeitos a medidas disciplinares. g. Para os casos de extravio e/ou falta de comprovante de despesa (cupom, NF e recibo) será obrigatório o preenchimento da Declaração de Extravio de Comprovante (Anexo III), informando o comprovante faltante e conter a assinatura do solicitante e do Diretor da área. 1 - Fundo Fixo a. Para os Colaboradores da área de Vendas será disponibilizado fundo fixo para despesas que não possam ser pagas com o cartão corporativo. b. Este fundo fixo será utilizado durante todo o período em que o colaborador permanecer na companhia e deverá ser devolvido quando do seu desligamento. 2 - Aprovações a. Todas as aprovações de despesas de viagens serão efetuadas eletronicamente para os colaboradores que declaram pela internet ou assinados quando declarado por meio do Formulário de RDV. b. Os aprovadores são os Gerentes e/ou Diretores da área em que o colaborador está alocado.

5 3 - Comprovantes de Despesas 5 / 19 c. Comprovantes de despesas válidos são: Cupom fiscal, Nota Fiscal e/ou Recibo que deverão conter as seguintes informações: Nome do estabelecimento, CNPJ Endereço Valor da despesa, e Descrição do material de consumo ou do serviço tomado. Em caso de recibo emitido por Pessoa Física (PF) deverá conter: Nome completo, CPF, RG, endereço e número de inscrição no INSS (sem rasuras). d. Não será aceito como comprovante de despesa o impresso emitido na transação de pagamento pelas operadoras de cartão de crédito e notas fiscais simplificadas sem há descrição da despesa ocorrida. e. Os documentos fiscais que comprovem as despesas devem ter como destinatário a Mogiana Alimentos S.A. ou suas controladas. 4 - Despesas com Clientes e/ou Confraternizações a. Todas as despesas com Cliente/Confraternização deverão ser pagas pelo nível hierárquico mais alto presente no evento. b. No caso de almoços e/ou jantares deverão ser informados no verso da NF o nome do cliente e dos participantes. c. O RDV deverá ser assinado pelo Diretor da área. Se o RDV em questão for de um Diretor o mesmo deverá ser aprovado pelo Presidente. d. Se houver gastos com bebidas alcoólicas, o solicitante deverá colocar de próprio punho no verso do comprovante a seguinte anotação: ESTÁ AUTORIZADO O GASTO/REEMBOLSO COM BEBIDA ALCOÓLICA e abaixo da anotação deverá conter a aprovação do Diretor da área ou Presidente, para que seja reembolsado. 5 - Extensão de Roteiros por motivo particular a. A extensão de roteiro para aproveitamento particular de fins de semana, feriados e período de férias, somente poderá ser realizado com autorização prévia do Diretor da área. b. As despesas decorrentes serão pagas por conta do colaborador.

6 6 / 19 c. As despesas adicionais nestes casos não deverão integrar as Notas Fiscais a ser reembolsadas. 6 - Viagens a serviço em companhia de familiares a. Viagens a serviço em companhia de familiares sem vínculo com a empresa, serão permitidas desde que todos os custos adicionais sejam pagos pelo colaborador e com aprovação do Diretor da área. b. Não será permitido reembolso de despesas de quaisquer custos referentes a gastos com familiares nas viagens. 7 - Hospedagem a. A acomodação em hotéis deverá ser em apartamento Standard. b. Quartos múltiplos serão considerados como preferenciais, sendo levado em consideração a quantidade de pessoas, duração da viagem e disponibilidade do hotel, que será tratado pelo Gestor de Viagens. c. Reservas e cancelamentos deverão ser solicitados ao Gestor de Viagens com a antecedência necessária para assegurar as tarifas mais favoráveis e evitar multa por no-show (não comparecimento). d. Todas as despesas com hospedagem deverão ser pagas na saída do hotel. e. O valor máximo a ser reembolsado está apresentado na Tabela de Despesas (Anexo I). f. Despesa de lavanderia será permitida quando a duração da viagem for superior a 7 (sete) dias e em quantidade proporcional aos dias restantes para o término da viagem. g. Em caso de consumo de frigobar apenas será reembolsado o consumo de água. h. Caso seja necessária a utilização do telefone no hotel, será reembolsado até o limite de 05 (cinco) minutos por dia de permanência, considerado cumulativamente durante a viagem, portanto é necessário o destaque dos gastos com telefone na conta de hospedagem. Fica recomendada a utilização do telefone celular corporativo para as ligações particulares em hospedagem, utilizando-se de bom censo na duração de tais ligações.

7 8 - Alimentação Ref. Assunto 7 / 19 a. Os colaboradores que recebem cartão refeição não terão reembolso de despesa com alimentação, com exceção de café da manhã e jantar quando esteja a trabalho. Será caracterizado motivo de advertência os casos que o colaborador recebeu o cartão de refeição e solicitou reembolso sem a devida justificativa e aprovação do Gestor da área. b. O limite para despesas com alimentação está definido na Tabela de Despesas (Anexo I). c. Quando a despesa com alimentação ocorrer no hotel onde o colaborador estiver hospedado, haverá acréscimo de 50% do limite definido na Tabela de Despesas (Anexo I). Sendo assim, como exemplo: Despesa com Jantar limite R$ 35,00 acrescido de 50%, o limite passará para R$ 52,50. d. As despesas com alimentação (café da manhã e jantar) pagas através do cartão corporativo, deverá ser paga até o limite definido na Tabela de Despesa (Anexo I). e. As refeições em grupos de colaboradores da Mogiana ou Controladas deverão ser pagas individualmente, observando os limites da Tabela de Despesas (Anexo I). 9 - Transporte a. Os colaboradores que utilizarem o veículo próprio a serviço da empresa terão reembolsos baseados em quilômetros rodados. b. Toda quilometragem informada, deverá obrigatoriamente conter o itinerário percorrido (saída destino retorno). c. O valor do quilômetro rodado está definido na Tabela de Despesas (Anexo I), sendo valor único, ficando a critério do colaborador o tipo de combustível utilizado. d. Os colaboradores que possuem carros da frota locada ou própria somente poderão solicitar reembolso de quilometragem com a devida justificativa e aprovação do Gestor da área. Neste caso será necessário anexar ao RDV documentos que comprovem a necessidade para este reembolso. e. Despesas com o estacionamento e pedágios, serão reembolsadas desde que incorridos a serviço da empresa e comprovados pelo trajeto realizado. f. Locomoção para aeroportos deverá ser solicitado pelo Gestor de Viagens que analisará e informará o Solicitante o meio de transporte que será utilizado.

8 8 / 19 g. Promotores de Vendas que utilizam transporte público deverão enviar o Relatório Diário de Condução (Anexo IV) com data e nome da loja de cada cliente, devidamente preenchido. Quando utilizado Transporte Rodoviário (Intermunicipal), deverão enviar o comprovante de passagem Locação temporária a. A locação temporária deverá ser realizada pela empresa e solicitada ao Gestor de Viagens, que considerará o custo/ benefício, necessidade e a localização do viajante. b. A locação de veículo deverá ser utilizada quando for o meio de locomoção mais em conta ou mais prática para realização da atividade. c. O veículo aprovado é modelo econômico 1.0 com ar condicionado. Para grupos com 4 ou mais pessoas viajando juntas está aprovado modelo 1.6 com ar condicionado. d. Na locação de veículo, apenas haverá o reembolso de despesas com os abastecimentos mediante comprovantes. Nesse caso não se aplica o reembolso de quilometragem rodada. e. É obrigatório devolver o veículo com o tanque cheio, utilizando Etanol se o veículo for modelo flex. f. Cancelamento ou alterações deverá ser formalizado ao Gestor de Viagens. g. Não serão reembolsadas as despesas com manutenção de veículo locado, multas, violações de trânsito e franquia por acidente, se ficar comprovado por meio de Boletim de Ocorrência que o mesmo foi causado por imprudência ou negligência do condutor Veículos da Frota locada a. A companhia fornece vale combustível ou cartão corporativo para os colaboradores que possuem veículo da frota, com o valor apropriado para o desenvolvimento de suas atividades. b. Poderá ser reembolsada a despesa com lavagem simples do veículo da frota, desde que realizada 1 (uma) por semana, mediante comprovante da despesa. c. Despesas com estacionamento, necessária para execução de suas atividades, será reembolsada mediante o comprovante da despesa.

9 9 / 19 d. Os veículos da frota locada devem ser estacionados em locais seguros, tais como garagens e estacionamentos. e. Despesa com estacionamento (pernoite) será reembolsada mediante comprovante de despesa Passagem Aérea a. Toda e qualquer passagem aérea deverá ser solicitada com antecedência mínima de 10 dias para viagens Nacionais e 30 dias para Viagens Internacionais. b. A solicitação deverá ser realizada por para o Gestor de Viagens, considerando em cópia o Superior imediato, contendo as seguintes informações: Local de Origem e Destino; prevista para Embarque e Retorno; Horários desejados; Motivo da viagem; Centro de Custo. Obs: Caso a solicitação ocorra fora da antecedência mínima, deverá constar a justificativa e a autorização da Diretoria da área. c. Em caso de necessidade de despacho de bagagem o solicitante deverá informar o Gestor de Viagens no momento da solicitação da passagem aérea para seja feito a inclusão da tarifa caso houver. Exceções serão tratadas caso a caso, desde que comprovado o pagamento. d. As passagens aéreas serão emitidas nas melhores tarifas (custo/ benefício), considerando o período de 2 (duas) horas antes e depois do horário solicitado, sempre acordado com o solicitante. e. As passagens serão emitidas em Classe Econômica para todos os colaboradores, exceto Presidente e Diretores, em voos Internacionais com duração de mais de 8 horas que será permitida a Classe Executiva. f. Após a emissão das reservas realizadas, o solicitante receberá por o voucher de confirmação. g. Alteração das reservas já emitidas deverão ser solicitadas ao Gestor de Viagens, que analisará considerando custos diretos, indiretos e somente serão efetuados mediante a justificativa e autorização da Diretoria da área solicitante.

10 10 / 19 h. Diferenças de tarifas por perda do embarque somente serão reembolsadas mediante aprovação da Diretoria da área, em situação de extrema excepcionalidade. i. Não serão reembolsadas despesas com passagens aéreas em RDV Despesas não Reembolsáveis a. Manutenção de veículos, exceto os da frota própria ou frota locada em casos que a manutenção tenha sido aprovada pela área de Gestão de Frota. b. Bebidas alcoólicas e cigarro (reembolso somente com assinatura do Diretor ou Presidente, conforme o descrito no item 4 alínea d.) c. Barbeiros e cabeleireiros d. Artigos de higiene pessoal (creme dental, escova de dente, xampu, etc.) e. Passagens aéreas f. Outras refeições não constantes da Tabela de Despesa. g. Despesas de acompanhante h. Despesas realizadas com lazer i. Multas de trânsito j. Bagagem perdida não coberta por seguro k. Taxas por excesso de bagagem. l. Despesas com treinamentos e cursos em geral (inscrições de cursos, palestras, congressos, etc.). m. Despesas gerais com verbas de Marketing e Merchandising (brindes, presentes, gratificações, materiais para eventos, etc.). n. Toda e qualquer despesa que não tenha o comprovante válido (NF/cupom fiscal ou recibo).

11 12 - Despesas Extras Reembolsáveis 11 / 19 a. Serão reembolsadas as despesas abaixo relacionadas para uso nas atividades, desde que declarados no RDV, comprovada a despesa e aprovada pelo Gestor imediato. Fotocópia; Autenticações; Reconhecimento de firmas; Registro em cartório; Postagens e homologações; Revelação fotográfica; Taxas e emolumentos Recarga de celular, limitado até R$ 35,00 Material de escritório b. Para demais materiais de consumo é necessária a autorização prévia do Gestor imediato e estar anexa ao comprovante de despesa Cronograma de Reembolso das Despesas e Viagem a. Os Reembolsos de Despesas e Viagem (RDV) ocorrerão nos dias 20 e 30 de cada mês corrente, referente às despesas do mês anterior. b. Para que o reembolso ocorra nos dias informados, o RDV deve estar devidamente preenchido, com todos os comprovantes anexados, aprovado e entregue para a Controladoria. c. Para que sejam cumpridos os pagamentos nas devidas datas informadas, os RDVs deverão ser processados pela Controladoria até as datas limites informados no Cronograma para RDV (Anexo V), que será divulgado a cada ano e disponível na página da Intranet. VI - RESPONSABILIDADES Cada colaborador é responsável em atender as normas descritas neste procedimento. 1 - Controladoria a. Proceder com todos os procedimentos operacionais referentes ao Reembolso de Despesas de Viagem (RDV), tais como: lançamento, conferência e envio a Tesouraria.

12 12 / 19 b. Conferir todos os RDVs, garantir que todas as informações lançadas estão corretas e conforme política vigente. c. Conferir se todo os comprovantes relacionados no RDV foram enviados e estão de acordo conforme descrito. d. Devolver o RDV às áreas competentes no caso de irregularidades e/ou correções. e. Solicitar perante a administradora do Cartão Corporativo todas as aquisições e/ou cancelamentos. f. Realizar o fechamento do demonstrativo do ex-colaborador, verificando se existe pendência de saldo para que ele efetue a devolução junto a empresa. Em caso da não devolução por parte do ex-colaborador, o valor pendente será lançado no seu centro de custo. Caso existam valores devedores da empresa com o excolaborador, o crédito será efetuado nada data programada de reembolso de viagens. g. Disponibilizar ao final de cada ano o Cronograma de RDV, na Intranet. 2 - Colaborador Interno ou Externo a. Enviar o RDV sem rasuras, devidamente preenchido e assinado, com todos os respectivos comprovantes originais. b. Todas as informações contidas no RDV são de responsabilidade do Colaborador que deverá certificar-se de que não existem erros nos relatório antes do seu envio ao Gestor imediato para aprovação. c. Na eventualidade de erros e/ou irregularidades no RDV, este será devolvido ao Colaborador e o reembolso ocorrerá de acordo com o Cronograma (Anexo V). d. As regras se aplicam a qualquer solicitação de RDV seja por meio eletrônico ou manual. 3 - Aprovador (Gestor imediato) a. Assinar o RDV impresso ou aprovar via sistema para casos de RDV eletrônico. b. O aprovador do RDV deverá constar no Manual de Aprovações.

13 VII - PROCEDIMENTOS 1 - Prestação de Contas Ref. Assunto 13 / 19 a. Para solicitar o reembolso de despesas o colaborador deverá preencher o Relatório para Reembolso de Despesas, em formulário Manual (disponível na Intranet) ou por meio eletrônico (através do > Login TI/Control > Controladoria > Declarar despesa de viagem). b. Preencher corretamente o formulário, com as informações necessárias (nome completo, centro de custo, itinerário dia-a-dia, quilometragem percorrida, demais despesas, etc.) c. Anexar os comprovantes legíveis e sem rasuras dos gastos com recursos próprios ou com cartão corporativo, no dia efetivo do pagamento (não serão aceitos como NF/Recibos comprovantes emitidos pelas operadoras de cartões). d. Todos os gastos efetuados no RDV deverão estar de acordo com os limites definidos, conforme Tabela de Despesas (Anexo I). e. Enviar toda a documentação ao Departamento de Controladoria, devidamente assinado pelo Colaborador e Aprovador. VIII - CONFIDENCIALIDADE Este documento é de propriedade exclusiva da Mogiana Alimentos S.A. e não pode ser divulgado para terceiros sem autorização expressa de um membro da Diretoria. Seu uso está restrito aos profissionais diretamente envolvidos no tema de que trata e não pode ser utilizado em benefício próprio ou de terceiros. Sua reprodução total ou parcial deve ser limitada ao absolutamente necessário. IX - SANÇÕES DISCIPLINARES A não observância dos requisitos desta norma será passível de sanções disciplinares previamente definidas pelo código de conduta corporativo.

14 X - Ref. Assunto ANEXO I TABELA DE DESPESAS 14 / 19

15 XI - Ref. Assunto ANEXO II RELATÓRIO PARA REEMBOLSO DE DESPESA 15 / 19

16 XII - Ref. Assunto ANEXO III DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO DE COMPROVANTE 16 / 19

17 XIII - ANEXO IV RELATÓRIO DIÁRIO DE CONDUÇÃO 17 / 19

18 18 / 19 XIV - ANEXO V CRONOGRAMA DE REEMBOLSO DE DESPESA E VIAGEM

19 XV - HISTÓRICO DE REVISÕES 19 / 19 Nº: : 01 - Vigência 01/10/ de Ajuste na Tabela de Despesas 03 - de Normas, Procedimentos e Ajustes na Tabela de Despesas 01/10/2016

Procedimento Nº: P.CT.001 Página 1 de 9 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Revisão: 1 Data Rev.: out15

Procedimento Nº: P.CT.001 Página 1 de 9 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Revisão: 1 Data Rev.: out15 Procedimento Nº: P.CT.001 Página 1 de 9 ÍNDICE I Norma: 1. Objetivo. 2. Abrangência. 3. Política. 3.1. Áreas envolvidas. 3.2. Vigência. 3.3. Definições. 3.3.1. Extensão de roteiros por motivo particular.

Leia mais

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Política tem como finalidade informar as diretrizes na utilização dos serviços de viagem. 2. APLICAÇÃO Esta política aplica se á PC Sistemas. 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Não se

Leia mais

REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários)

REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários) REGULAMENTO DE VIAGENS CORPORATIVAS NACIONAIS (versão resumida para o Conselho de Usuários) 1 OBJETIVO Estabelecer as regras, critérios e responsabilidades para colaboradores Oi, Terceiros e membros do

Leia mais

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014.

Política e regras válidas a partir de 01 de Novembro de 2014. Informações Gerais Qual política a seguir Adiantamento de Valor para Sempre seguir a Política da Compasso, a menos que o cliente/projeto em que o profissional esteja trabalhando possua uma política específica;

Leia mais

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes e procedimentos para o reembolso de despesas efetuadas pelos Colaboradores da Casa do Pica-Pau relativos às viagens

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes e procedimentos para o reembolso de despesas efetuadas pelos Colaboradores da Casa do Pica-Pau relativos às viagens POLÍTICA DE REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AMPLITUDE 3. DIRETRIZES 4. RESPONSABILIDADES 5. REEMBOLSO 6. REFEIÇÕES/VIAGENS 7. DESPESAS COM DESLOCAMENTO 8. HOSPEDAGEM 9. DESPESAS

Leia mais

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta política tem como finalidade informar as diretrizes na utilização dos serviços de viagem. 2. APLICAÇÃO Esta política aplica se à PC Informática. 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

4. DESCRIÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 1. OBJETIVOS 1.1. Estabelecer diretrizes na execução dos processos de viagens: atendimento às solicitações de viagens, adiantamentos, reembolso de despesas com viagens, cancelamento e prestação de contas.

Leia mais

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM 1. OBJETIVO Estabelecer critérios e regras para os adiantamentos de viagem, bem como o reembolso de despesas para os colaboradores da empresa, quando realizarem serviços extraordinários da mesma e também

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1

POLÍTICA CORPORATIVA VERSÃO: 1 1. Objetivos Apresentar os critérios e procedimentos para prestação de contas pelo uso de recursos financeiros da empresa. 2. Abrangência Todos os colaboradores da força de vendas. 3. Definições Recursos

Leia mais

GRUPO SERVOPA PROCEDIMENTO de VIAGENS

GRUPO SERVOPA PROCEDIMENTO de VIAGENS GRUPO SERVOPA PROCEDIMENTO de VIAGENS 1. Objetivo Padronizar os procedimentos e rotinas administrativas e financeiras, para que os colaboradores das empresas do Grupo Servopa possam realizar viagens profissionais

Leia mais

Política de Viagens Gestão operacional dos produtos e serviços de viagem junto aos fornecedores

Política de Viagens Gestão operacional dos produtos e serviços de viagem junto aos fornecedores 1. Objetivo 1.1. Estabelecer diretrizes na execução dos processos de viagens da : atendimento às solicitações de viagens, adiantamento, reembolso de despesas com viagens, cancelamento e prestação de contas;

Leia mais

Quaisquer despesas que não estejam relacionadas ao objetivo da viagem devem ser evitadas.

Quaisquer despesas que não estejam relacionadas ao objetivo da viagem devem ser evitadas. 15. POLÍTICA DE VIAGENS CORPORATIVAS a) Abrangência Esta política tem caráter obrigatório para todos os funcionários COGEM efetivos e tem porários, estagiários e membros dos Conselhos de Administração

Leia mais

Política de Viagem. Administração Spread. Revisão de Julho/2014.

Política de Viagem. Administração Spread. Revisão de Julho/2014. Administração Spread 1. OBJETIVO O objetivo deste documento é estabelecer os critérios para operacionalizar o processo de aquisição, pagamento e apropriação contábil dos recursos necessários às viagens

Leia mais

POLÍTICA DE REEMBOLSO SUMÁRIO

POLÍTICA DE REEMBOLSO SUMÁRIO POLÍTICA DE REEMBOLSO SUMÁRIO 01. OBJETIVO... 2 02. AMPLITUDE... 2 03. DIRETRIZES... 2 04. ADIANTAMENTOS... 2 05. PRESTAÇÃO DE CONTAS... 3 06. REFEIÇÕES... 4 07. DESPESAS INTERNACIONAIS... 6 08. CORREIOS

Leia mais

RESOLUÇÃO CD/FAI nº 03/2017. O Conselho Deliberativo da FAI UFSCar, no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

RESOLUÇÃO CD/FAI nº 03/2017. O Conselho Deliberativo da FAI UFSCar, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; RESOLUÇÃO CD/FAI nº 03/2017 Dispõe sobre as Regras para Adiantamento e Uso de Recursos Financeiros para Projetos Gerenciados pela FAI.UFSCar (Suprimento de Fundos e Viagens). O Conselho Deliberativo da

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA ATUALIZADO: JULHO/2016 PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA ATUALIZADO: JULHO/2016 PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO PADRÃO PARA VIAGEM A PADRÃO PARA VIAGEM A Julho/2015 PADRÃO PARA VIAGEM A Índice Sumário 1. Envolvidos... 3 2. Formulários Envolvidos... 3 2.1. Relatório de Solicitação de Viagem (anexo 02).... 3 2.2.

Leia mais

Política Interna de Despesas AMIB

Política Interna de Despesas AMIB Política Interna de Despesas AMIB Gestão 2016/2017 Política de Despesas AMIB 1. Objetivo: Esta política tem por objetivo estabelecer as diretrizes para reembolso e prestações de contas referentes às despesas

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS NO ALMOXARIFADO

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS NO ALMOXARIFADO Ref. - Assunto Página: 1 / 7 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e

Leia mais

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM Finalidade Estabelecer procedimentos para o reembolso consistente de despesas comerciais de colaboradores incorridas em nome da WMCCANN, empresa do

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO Ref. - Assunto Página: 1 / 8 de Publicação: : Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro Aprovação Alessandro Millan Diretor

Leia mais

REEMBOLSO DE DESPESAS DE

REEMBOLSO DE DESPESAS DE 1. OBJETIVO Estabelecer critérios e regras para os adiantamentos de viagem, bem como o reembolso de despesas para os colaboradores da empresa, quando realizarem serviços extraordinários da mesma. 2. REGRAS

Leia mais

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 004 GASTOS COM VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 004 GASTOS COM VIAGENS E REEMBOLSO DE DESPESAS 1. OBJETIVO Regulamentar o procedimento para disciplinar os gastos e os reembolsos de despesas de viagens para as empresas do grupo BEVAP; 2. ABRANGÊNCIA Esta norma aplica-se a todos os colaboradores das

Leia mais

OPERATIONAL PROCEDURE REEMBOLSO DE DESPESAS

OPERATIONAL PROCEDURE REEMBOLSO DE DESPESAS 1 de 6 1. Objetivo Detalhar a política de reembolso de despesas e os procedimentos relacionados. 2. Documentos relacionados Manual de utilização do sistema GIITS da ITS. Formulário de Solicitação Interna

Leia mais

Política de Reembolso de Despesas. Adiantamento de Viagem

Política de Reembolso de Despesas. Adiantamento de Viagem Adm/ Política de Reembolso de Despesas E Adiantamento de Viagem 1 Adm/ ÍNDICE 1-Finalidade... 3 2-Legibilidade...3 3-Regra Geral...3 3.1 Reembolso KM...4 3.2.Reembolso de Pedágio...4 3.3 Reembolso Estacionamento...4

Leia mais

Norma Administrativa Data Assunto Código Página. 21/10/2014 Norma para Viagens FN-001/12 Pág. 1 de 11

Norma Administrativa Data Assunto Código Página. 21/10/2014 Norma para Viagens FN-001/12 Pág. 1 de 11 21/10/2014 Norma para Viagens FN-001/12 Pág. 1 de 11 1. OBJETIVO Reduzir os problemas com acertos e padronizar o controle dos adiantamentos, através de critérios e limites para despesas com viagens, representações

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE EMBALAGEM

PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE EMBALAGEM Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro

Leia mais

Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5

Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5 - 1 - Processo de Viagem GENS Manual do Colaborador Versão 1.5 - 2 - SUMÁRIO 1. Apresentação - 3-1.1 Objetivos - 3-1.1.1 Objetivo da definição do Processo de Viagem - 3-1.1.2 Objetivo deste Manual - 3-2.

Leia mais

POLÍTICA DE APROVAÇÕES

POLÍTICA DE APROVAÇÕES Ref. - Assunto Página: 1 / 12 de Publicação: : POLÍTICA DE APROVAÇÕES Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro Aprovação

Leia mais

POLÍTICA DE VIAGENS CORPORATIVAS

POLÍTICA DE VIAGENS CORPORATIVAS 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes de reembolso de gastos aos funcionários e prestadores de serviços da companhia durante viagens a trabalho. 2. APLICABILIDADE Todos os colaboradores e prestadores de serviços.

Leia mais

P O L Í T I C A 01 1 / 8. Versão: 1.3 Vigência: 15/03/2013 Atualização: 03/03/2015 VIAGENS CORPORATIVAS ÍNDICE

P O L Í T I C A 01 1 / 8. Versão: 1.3 Vigência: 15/03/2013 Atualização: 03/03/2015 VIAGENS CORPORATIVAS ÍNDICE TÍTULO: VIAGENS CORPORATIVAS P O L Í T I C A 01 1 / 8 Versão: 1.3 Vigência: 15/03/2013 Atualização: 03/03/2015 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. SÍMBOLOS E SIGLAS...

Leia mais

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM

REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM Rev. 00 Página 1 de 5 1. OBJETIVO: Estabelecer critérios e regras para os adiantamentos de viagem, bem como o reembolso de despesas para os colaboradores da empresa, quando realizarem serviços extraordinários

Leia mais

ROTEIRO PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS CAPES-PROAP CONVÊNIO Nº /2015 e-convênios nº 38979

ROTEIRO PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS CAPES-PROAP CONVÊNIO Nº /2015 e-convênios nº 38979 ROTEIRO PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS CAPES-PROAP CONVÊNIO Nº 81.7559/2015 e-convênios nº 38979 1) Da legislação aplicável - Portaria CAPES nº 156 de 28 de Novembro de 2014 a. Decreto nº 7.692 de 02 de Março

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL

PROCEDIMENTO DE CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL Ref. - Assunto Página: 1 / 7 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE CANCELAMENTO DE NOTA Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Cristiane Bertin Rosa Coordenadora Fiscal Aprovação

Leia mais

Política de prestação de contas de despesas Código Responsável pela elaboração Versão Revisão Página

Política de prestação de contas de despesas Código Responsável pela elaboração Versão Revisão Página PO (CAP) 003 Fernanda Moraes Analista de Contas a pagar 02 01/07/2016 1/18 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Aplicação... 3 3. Referências... 3 4. Disposições gerais... 3 4.1. Responsabilidades... 3 4.2. Termos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS OSÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições legais e regimentais,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA ORIENTAÇÕES O PPGSC tem como política de incentivo aos acadêmicos a possibilidade do custeio de parte dos gastos com viagens onde haverá apresentação de trabalhos. Este benefício sempre será analisado

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE VIAGEM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS POLÍTICA DE VIAGEM 03/02/205 PGR-0. INTRODUÇÃO A Política de Viagem tem por objetivo estabelecer normas e procedimentos relacionados a viagens a serviço da empresa. 2. ESCOPO Viagens a serviço da empresa. 3. CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011 Assunto: Utilização de veículos oficiais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011 Assunto: Utilização de veículos oficiais SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul INSTRUÇÃO

Leia mais

EDITAL nº 14/ DOS OBJETIVOS

EDITAL nº 14/ DOS OBJETIVOS EDITAL nº 14/2018 A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES, por intermédio da Diretoria de Ensino e Comissão de Avaliação e Gestão

Leia mais

1- Scanear (formato PDF em boa resolução) e enviar toda a documentação solicitada para o

1- Scanear (formato PDF em boa resolução) e enviar toda a documentação solicitada para o Prezado (a) cliente, Caso o(a) senhor(a) tenha tido algum gasto durante sua viagem que seja passível de reembolso, seguem abaixo as instruções de como proceder para a solicitação do reembolso. 1- Scanear

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 254 DE 10/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 254 DE 10/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 254 DE 10/05/2017 - CAS Estabelece as regras da Universidade Positivo (UP) referente ao apoio institucional para professores e coordenadores, de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu, para

Leia mais

POLÍTICA INTERNA DE VIAGENS Nº. de Anexos Esta Política Interna aplica-se a todas as Empresas do Grupo RápidoNet no Brasil e no Exterior.

POLÍTICA INTERNA DE VIAGENS Nº. de Anexos Esta Política Interna aplica-se a todas as Empresas do Grupo RápidoNet no Brasil e no Exterior. 2/01/2016 1. OBJETIVO Estabelecer os procedimentos e critérios a serem seguidos em viagens nacionais e internacionais efetuadas a serviço da Empresa. 2. ABRANGÊNCIA 2.1. Esta Política Interna aplica-se

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO 01/2013

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO 01/2013 ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO 01/2013 Dispõe sobre o cálculo e a concessão de valores pecuniários a título de ressarcimento das despesas com viagens, hospedagem e alimentação

Leia mais

Política de Prestação de Contas

Política de Prestação de Contas Política de Prestação de Contas 1. Objetivo PORTAL DE CONTAS LIBBS A política de Prestação de Contas tem como objetivo garantir que os recursos financeiros disponibilizados aos colaboradores da Libbs Farmacêutica

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO

POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito e Cobrança

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAEVENTOS (PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS) EDITAL 03/2017 - SOLICITAÇÃO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas Documentos e Registros de Referência Responsabilidades...

1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas Documentos e Registros de Referência Responsabilidades... Sumário 1. Quadro de revisões... 1 2. Objetivos... 2 3. Definições e Siglas... 2 4. Documentos e Registros de Referência... 2 5. Responsabilidades... 2 6. Hospedagem... 4 7. Despesas Reembolsáveis... 4

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Ref. - Assunto Página: 1 / 13 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito

Leia mais

POLÍTICA DE DESLOCAMENTO E VIAGENS

POLÍTICA DE DESLOCAMENTO E VIAGENS 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para solicitações de reembolso de despesas de colaboradores. ABRANGÊNCIA Esse tipo de reembolso é restrito aos colaboradores registrados em regime CLT pela Zatix.

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - EXPORTAÇÃO

POLÍTICA DE CRÉDITO - EXPORTAÇÃO Ref. - Assunto Página: 1 / 7 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - EXPORTAÇÃO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito e

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 _GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar

Leia mais

Norma - Despesas de Viagens e Estadias

Norma - Despesas de Viagens e Estadias 1 de 16 1. Objetivo Padronizar os procedimentos de solicitação de viagens e estadias para profissionais do Grupo Caoa. 2. Programação Anual: As necessidades operacionais e funcionais definirão a frequência

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Produto: Conjunto: Subconjunto: Título: VIAGEM DESPESAS REEMBOLSO POLÍTICA PARA REEMBOLSO DE DESPESAS DE VIAGEM 1. OBJETIVO: 1.1. Definir as normas e procedimentos a serem seguidos para os funcionários

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 06 / 2011

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 06 / 2011 MANUAL DE PROCEDIMENTOS MP 06 / 2011 TRANSFERÊNCIA DE PESSOAL Macro Processo: Processo: Subprocesso Origem: Suporte Gestão de Pessoas Transferência de Pessoal Unidade de Gestão de Pessoas Nº Revisão/Data:

Leia mais

Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP)

Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP) Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) área Zoologia alocou R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para custeio de despesas com itens relacionados

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS 1. CONFECÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO A arte gráfica deve estar anexa no e-mail de inscrição nos formatos PDF e Corel DRAW X7. (a) coordenador (a) da ação deve

Leia mais

DELOITTE TOUCHE TOHMATSU Código PC RDP. POLÍTICA CORPORATIVA Revisão OBJETIVO ABRANGÊNCIA/APLICAÇÃO REFERÊNCIAS...

DELOITTE TOUCHE TOHMATSU Código PC RDP. POLÍTICA CORPORATIVA Revisão OBJETIVO ABRANGÊNCIA/APLICAÇÃO REFERÊNCIAS... Página 1/16 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA/APLICAÇÃO... 2 3. REFERÊNCIAS... 2 4. DEFINIÇÕES... 2 5. DIRETRIZES E RESPONSABILIDADES... 3 6. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES... 16 7. ANEXOS... 16 Página

Leia mais

EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Este edital dispõe sobre as normas para solicitação, concessão e utilização de auxílio financeiro para participação em eventos extracurriculares,

Leia mais

MANUAL DESCRITIVO DO PROCESSO GERÊNCIA GERAL ADMINISTRATIVA / FINANCEIRA GERÊNCIA DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DESCRITIVO DO PROCESSO GERÊNCIA GERAL ADMINISTRATIVA / FINANCEIRA GERÊNCIA DE NORMAS E PROCEDIMENTOS MANUAL DESCRITIVO DO PROCESSO COB GERÊNCIA GERAL ADMINISTRATIVA / FINANCEIRA GERÊNCIA DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PCF-034 DE COOPERATIVAS CONVENIADAS Revisão: 01 ÁREA RESPONSÁVEL: CONTROLE DE CONVENIOS E

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU EDITAL DE PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO CIENTÍFICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA N.º 001/2018 1. INTRODUÇÃO Considerando o grau de excelência do Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS TÍTULO: VIAGENS, ESTADAS E DESLOCAMENTOS 1. OBJETIVO Estabelecer normas e procedimentos para os deslocamentos e viagens, por motivos profissionais, dos colaboradores e prestadores de serviços do Grupo

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATO COM CLIENTE

POLÍTICA DE CONTRATO COM CLIENTE Ref. - Assunto Página: 1 / 13 de Publicação: : POLÍTICA DE CONTRATO COM CLIENTE Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Marina Mendes Cyrillo Analista de Controles Internos Revisores Carlos Rogério

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Prezado Participante da 15ª Expoepi, É uma alegria contar com você em mais esta edição da Expoepi. Este guia tem a finalidade de orientar os participantes com informações de como proceder

Leia mais

Edital nº 001/2018, de 17 de agosto de 2018 REGULAMENTO PARA SOLICITAÇÃO, ANÁLISE E CONCESSÃO DO AUXÍLIO PROCAP NO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA

Edital nº 001/2018, de 17 de agosto de 2018 REGULAMENTO PARA SOLICITAÇÃO, ANÁLISE E CONCESSÃO DO AUXÍLIO PROCAP NO IFG - CÂMPUS GOIÂNIA Edital nº 001/2018, de 17 de agosto de 2018 REGULAMENTO PARA SOLICITAÇÃO, ANÁLISE E CONCESSÃO DO AUXÍLIO PROCAP NO IFG - A Diretoria-Geral do Campus Goiânia, por meio da Coordenação de Recursos Humanos

Leia mais

PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDAS

PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDAS Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDA 1.0 PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos

Leia mais

Como Solicitar Viagens. Sumário. 1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas... 2

Como Solicitar Viagens. Sumário. 1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas... 2 Sumário 1. Quadro de revisões... 2 2. Objetivos... 2 3. Definições e Siglas... 2 4. Documentos e Registros de Referência... 2 5. Responsabilidades.... 2 6. Descrição das Atividades... 4 7. Solicitação

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen _GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar uma prestação de contas... 9 Pág. 2 de 11 1. Introdução O

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA

MANUAL DE PROCEDIMENTO V.WEISS & CIA LTDA PROCEDIMENTO PADRÃO PARA VIAGEM A SERVIÇO ATUALIZADO: JULHO/2015 V.WEISS & CIA LTDA Julho/2015 Índice Sumário 1. Envolvidos... 3 2. Formulários Envolvidos... 3 2.1. Relatório de Solicitação de Viagem (anexo 02).... 3 2.2. Relatório de Prestação de Contas (anexo 03).... 3 3. Procedimentos...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUPRIMENTOS DE FUNDOS MODALIDADE CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF

PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUPRIMENTOS DE FUNDOS MODALIDADE CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Diretoria de Planejamento e Gestão PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE

Leia mais

ROTEIRO PARA ALUNOS DO PPGEQ: DEFESA DE TESE E/OU DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTOS ANTES DA DEFESA

ROTEIRO PARA ALUNOS DO PPGEQ: DEFESA DE TESE E/OU DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTOS ANTES DA DEFESA ROTEIRO PARA ALUNOS DO PPGEQ: DEFESA DE TESE E/OU DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTOS ANTES DA DEFESA 1. SOLICITAÇÃO DE DEFESA Deve ser apresentada à secretaria do PPGEQ com antecedência mínima de 30 dias da data

Leia mais

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Ger. Adm. e Financeiro

Leia mais

CAPES PROEX. Conforme: Port. Nº 34 de 30/05/16, Lei 8666/93, Lei 9648/98, Instrução Normativa de 15/01/97, Port. Nº 102 de 12/08/15.

CAPES PROEX. Conforme: Port. Nº 34 de 30/05/16, Lei 8666/93, Lei 9648/98, Instrução Normativa de 15/01/97, Port. Nº 102 de 12/08/15. CAPES PROEX Conforme: Port. Nº 34 de 30/05/16, Lei 8666/93, Lei 9648/98, Instrução Normativa de 15/01/97, Port. Nº 102 de 12/08/15. Importante: - Antes de qualquer despesa deve-se preencher a requisição

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU EDITAL DE PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO CIENTÍFICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA N.º 001/2018 1. INTRODUÇÃO Considerando o grau de excelência do Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL PRAC - AUXÍLIO PARA A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Nº 02/2018 A Universidade Federal de Campina Grande, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, de acordo com o Programa Nacional de Assistência

Leia mais

Regulamento para Solicitação de Auxílio em Eventos Científicos da Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) Ipatinga-MG 2019

Regulamento para Solicitação de Auxílio em Eventos Científicos da Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) Ipatinga-MG 2019 Regulamento para Solicitação de Auxílio em Eventos Científicos da Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) Ipatinga-MG 2019 NÚCLEO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (NUPIC) Dentre as diversas ações do Núcleo

Leia mais

Política de Viagens e Reembolso de Despesas

Política de Viagens e Reembolso de Despesas Política de Viagens e Reembolso de Despesas Controle do Documento Código do Documento: POL.FIN.001-01 Data de Criação da Política: 12/09/2017 Versão Atual: Versão 1 Data da Versão Atual: 12/09/2017 Diretoria

Leia mais

PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Danilo Aparecido Cazarim Coord. Tecnologia da

Leia mais

CAPITULO I OBJETIVOS

CAPITULO I OBJETIVOS CAPITULO I OBJETIVOS ART. 1º A presente Instrução Normativa tem por objetivo padronizar os procedimentos para solicitação de viagens e de adiantamentos para viagens a serviço, treinamentos, representação

Leia mais

Edital de Auxílio à Pesquisa Discente - Segundo ano de Doutorado

Edital de Auxílio à Pesquisa Discente - Segundo ano de Doutorado Edital de Auxílio à Pesquisa Discente - Segundo ano de Doutorado 1. Finalidade: Oferece apoio básico a alunos e alunas do segundo ano de doutorado regularmente matriculados no PPGAS, que não tenham obtido

Leia mais

NORMAS DE SERVIÇO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E CONTÁBEIS.

NORMAS DE SERVIÇO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E CONTÁBEIS. NORMAS DE SERVIÇO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E CONTÁBEIS. NORMA - FACTI 001/2007 VERSÃO 01 Revisão Razão para Alteração Páginas Alteradas Autor Data 01 ANALISE E APROVAÇÃO CenPRA FacTI

Leia mais

Seção Técnica de Materiais - STM

Seção Técnica de Materiais - STM Ofício Circular nº 05/2017-DTAd Ilma Sra. Profa. Dra. Célia Maria David DD Diretora da FCHS UNESP Campus de Franca Prezada Professora Célia, Franca, 19 de dezembro de 2017. Vimos através deste solicitar

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - AUTOSSERVIÇO

POLÍTICA DE CRÉDITO - AUTOSSERVIÇO Ref. - Assunto Página: 1 / 6 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - AUTOSSERVIÇO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito

Leia mais

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Ref. - Assunto Página: 1 / 12 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Marina Mendes Cyrillo Controles Internos Revisores José Acácio de Oliveira Costa

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA A Diretoria do Campus, por intermédio da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal

Leia mais

ÁREA EMITENTE: FINANCEIRO ASSUNTO: CONTROLE DE VIAGENS.

ÁREA EMITENTE: FINANCEIRO ASSUNTO: CONTROLE DE VIAGENS. Padrão nº: 01 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Estabelecido em: 13/02/2014 Revisado em: 01/02/2017 ÁREA EMITENTE: FINANCEIRO ASSUNTO: CONTROLE DE VIAGENS. Colaboradores em viagem a trabalho terão

Leia mais

Recurso financeiro arrecadado via matrícula de aluno especial no PPgSI. Regras para uso (Versão de 13/09/2017)

Recurso financeiro arrecadado via matrícula de aluno especial no PPgSI. Regras para uso (Versão de 13/09/2017) Recurso financeiro arrecadado via matrícula de aluno especial no PPgSI Regras para uso (Versão de 13/09/2017) 1. Essas regras substituem a versão de 07/06/2017 e valem até que uma nova versão seja aprovada

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO CARRO RESERVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO CARRO RESERVA ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO CARRO RESERVA REGULAMENTO DO CARRO RESERVA DEFINIÇÕES CARRO RESERVA... 4 1. CONDIÇÕES GERAIS... 5 2. CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO... 6 3. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 8 3 MANUAL DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP Instrução nº 2556 /2013 Dispõe sobre o ressarcimento de diárias e transporte aos Senhores Conselheiros, Inspetores, Componentes de Grupos de Trabalho e Fóruns, instituídos pelo Plenário do Crea-SP, formalmente

Leia mais

Lions Clubs International paga somente as despesas do governador de distrito.

Lions Clubs International paga somente as despesas do governador de distrito. Capítulo 9 FINANÇAS O objetivo da Divisão de Finanças é administrar as normas financeiras da associação, incluindo operações bancárias, assuntos contábeis em geral e contas a receber. A Divisão de Finanças

Leia mais

LUIZ ANTONIO RIBEIRO, SUPERINTENDENTE

LUIZ ANTONIO RIBEIRO, SUPERINTENDENTE PORTARIA Nº 423/2017 Barueri, 17 de outubro de 2017. LUIZ ANTONIO RIBEIRO, SUPERINTENDENTE da FIEB Fundação Instituto de Educação de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, considerando

Leia mais

É considerado viagem, o deslocamento do empregado para cidades que estejam fora da Região Metropolitana de Campinas.

É considerado viagem, o deslocamento do empregado para cidades que estejam fora da Região Metropolitana de Campinas. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 02 /07. Reedita, com alterações, a Ordem Interna n 05/03, de 10 de Outubro de 2003, que regulamentou a retirada de adiantamentos pecuniários para pagamento de gastos com viagens

Leia mais

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 252/2017 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017

DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 252/2017 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 DELIBERAÇÃO CEIVAP Nº 252/2017 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a adequação dos valores de ajuda de custo e ressarcimento de despesas referentes a deslocamento dos membros da Diretoria Colegiada

Leia mais

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : POLÍTICA DE COMPRAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Ger. Adm.e Financeiro Aprovação Reginaldo

Leia mais

Regional Sul 1. sped.rfb.gov.br/) - Esta fiscalização é realizada pelo

Regional Sul 1. sped.rfb.gov.br/) - Esta fiscalização é realizada pelo Encerrando o ano de 2016 e, iniciando 2017, a CNBB Regional Sul 1 em comunhão com a CNBB Nacional apresenta os procedimentos necessários para os processos de Liberação de verba, Devolução e Prestação de

Leia mais

VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PÁG.: 1 / 14 EMITENTE: APROVAÇÃO: VANDERLEI RAFFI SCHILLER VICE-PRESIDENTE DE RECURSOS HUMANOS, TI E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS JOSÉ ARMANDO DE FIGUEIREDO CAMPOS PRESIDENTE RESUMO DA REVISÃO Revisão de caráter

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO PARÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO PARÁ PORTARIA CRMV-PA Nº. 003,, DE 19 DE JUNHO DE 2017. Ementa: Dispõe sobre a concessão de diárias no âmbito do CRMV-PA e dá outras providências. O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 27 DE OUTUBRO DE 2011 Assunto: Concessão de Diárias e Passagens Aéreas

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 27 DE OUTUBRO DE 2011 Assunto: Concessão de Diárias e Passagens Aéreas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul INSTRUÇÃO

Leia mais

EDITAL 01/2018 Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES

EDITAL 01/2018 Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES EDITAL 01/2018 Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica PROMEC torna público, a seus docentes e alunos de pós-graduação, os itens

Leia mais

Política de Viagem e Reembolso

Política de Viagem e Reembolso Política de Viagem e Reembolso 01 2 / 8 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. BASE LEGAL... 3 3. SOLICITAÇÕES DE VIAGENS E ADIANTAMENTO... 3 4. DESPESAS E LIMITES PERMITIDOS... 4 5. PRESTAÇÃO DE CONTAS E REEMBOLSO...

Leia mais