Equipe de Pesquisa: Colaboração: Profa. Dra. Elisabeth Duarte FM/UnB Profa. Dra. Carla Spagnol EE/UFMG Empresa de TI contratad:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equipe de Pesquisa: Colaboração: Profa. Dra. Elisabeth Duarte FM/UnB Profa. Dra. Carla Spagnol EE/UFMG Empresa de TI contratad:"

Transcrição

1 Equipe de Pesquisa: Profa. Dra. Maria Raquel Gomes Maia Pires ENF/UnB Profa. Dra. Leila BD Göttems ESCS/SES-DF Profa. Dra. Aline Gratão ENF/UnB Profa. Mst. Nívea Vieira Furtado Figueiredo Centro Universitário Newton Paiva Patrícia Sayuri e Laianna Vitória (PIBIC/Cnpq) Jussara Pereira de Oliveira (Mestranda/PPGENF) Edital PPSUS 02/2009 Valor: R$ ,00 Colaboração: Profa. Dra. Elisabeth Duarte FM/UnB Profa. Dra. Carla Spagnol EE/UFMG Empresa de TI contratad: Empresa Enter do Brasil - Tecnologia da Informação: Gerente Contas: Augusto Cesar Ohashi Gerente de Projetos: Serafim Alcantara Analista de Sistemas e DBA: Bruno Beltrão da Costa Programadores: Carlos R Cantarino, Igor M de Jesus

2 Introdução O desenvolvimento de sistemas de informação como subsidio às ações dos profissionais de saúde nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) é um tema emergente para o setor, face as necessidades de mudanças no processo de trabalho em saúde. Política Nacional de Atenção Domiciliar (AD) no SUS reaquece discussões importantes, como a gestão em rede, a atenção básica como ordenadora do cuidado e as mudanças no modelo tecno-assistencial, em construção (Brasil, 2011); As especificidades da atenção à saúde acentuam o enfoque ampliado das abordagens a serem adotados para os SIS, que precisam transcender o mecanicismo da técnica, amplamente criticado (Moraes e Gomez, 2007; Hoppen e Meireles, 2007);

3 AD -1 EAB e NASF Gestão do Cuidado: modo com que o cuidar se revela e se organiza na interação entre sujeitos, AD 2 EMAD AD 3 EMAP capaz de subversões ou de imposições restritivas (Pires e Gottems, 2009). Questão norteadora: Que tecnologia para a atenção domiciliar no âmbito da RAS-AD/SUS, baseadas no desenvolvimento de sistemas de informação (SI) para a gestão do cuidado, subsidia o trabalho dos profissionais de saúde na continuidade assistencial ao usuário, sua família e ao cuidador?

4 Objetivos - Identificar as variáveis associadas à classificação do tipo de AD dos usuários no território das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como subsídio à gestão do cuidado; - Desenvolver um SI para a gestão do cuidado na RAS-AD que subsidie a clínica ampliada, a coordenação e a continuidade da assistência ao usuário, sua família e ao cuidador, pelos profissionais de saúde; - Discutir a contribuição, os limites e as possibilidades do SI GESCAD na perspectiva da RAS-AD do SUS.

5 Etapa 1- Variáveis para a gestão do cuidado na RAS-AD Método Estudo transversal do tipo inquérito com uma fase descritiva e outra analítica; Fase descritiva: investigaram-se as variáveis clínicas, sócio-econômica e familiar que caracterizavam todos os 114 usuários em atenção domiciliar e seus cuidadores na área de abrangência de duas UBS de Belo Horizonte. Estudo de caso para análise da vulnerabilidade do contexto socio-familiar do usuário e do cuidador (Figueiredo, 2010) Fase analítica: estimaram-se modelos probabilísticos de regressão logística múltipla a fim de identificar as variáveis fortemente associadas à classificação do tipo de AD demandados pelos usuários;

6 Etapa 2- Desenvolvimento do SI GESCAD Referencia: protocolo de estudo multimétodo (Gagnon et all, 2008) e International Organization for Standardization (ISO 13407/99); Pesquisa de produção tecnológica, do tipo estudo de caso, com uso do Processo Unificado (PU) e da Linguagem de Modelagem Unificada (UML). CONCEPÇÃO:adaptação conceitual dos produtos da primeira etapa para o desenho do Registro Eletrônico de Saúde (RES) em gestão do cuidado; ELABORAÇÃO: Prototipação para discussão dos módulos, telas e funcionalidade do SI GESCAD entre equipe, gestores e profissionais de saúde. CONSTRUÇÃO: Programação e testes do SI;TRANSIÇÃO: Seminário para discussão das potencialidade e limites do SI GESCAD na RAS-AD com aproximadamente 100 participantes.

7 RESULTADOS Tecnologias produzidas na primeira etapa (fase descritiva): a- validação de instrumento para a avaliação da clínica, do contexto sociofamiliar e das AVD dos usuários e da situação dos cuidadores; b- relação de diagnósticos e de intervenções de enfermagem que subsidiam a Sistematização para a Assistência de Enfermagem (SAE) dos usuários, da família e do cuidador; Sub-produto 1: Dissertação de mestrado (PGENF/EEUFMG): Tecnologias para a assistência domiciliar na atenção básica: em busca de ferramentas que subsidiem o trabalho das Equipes Saúde da Família (Figueiredo, 2010)

8 Resultados etapa 1 - fase analítica Tabela - Regressão logística bruta e ajustada para seleção das variáveis associadas ao tipo de AD dos usuários. BH,

9 Resultados etapa 1 - fase analítica Tabela - Regressão logística bruta e ajustada para seleção das variáveis associadas ao tipo de AD dos usuários. BH, Sub-produto 2: Artigo variáveis associadas ao tipo de AD - REEUSP

10

11 SI GESCAD: OBJETIVO E USUÁRIOS OBJETIVO: Subsidiar a gestão do cuidado ao usuário em AD, sua família e ao cuidador no âmbito da RAS-AD, pelas equipes de saúde dos níveis de atenção do SUS, com ênfase na coordenação e na continuidade do cuidado. USUÁRIOS DO SISTEMA: - Enfermeiro, Médico, Assistente social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Farmacêutico e Terapeuta ocupacional integrante das Equipes de AD da atenção primária, secundária e terciária; - Profissionais das equipes de AD do setor de saúde suplementar; - Estudantes e docentes de cursos da área da saúde em projetos de ensino, de pesquisa e de extensão articulados aos profissionais das equipes de AD na rede de serviços de saúde do SUS.

12 Módulo administrativo: cadastramento das equipes de atenção domiciliar, das unidades de saúde e dos usuários em AD por região, município e UF. Módulo de atendimento: Prontuário eletrônico para abordagem aos usuários em AD, sua família e o cuidador, pelos profissionais de saúde, em dois estádios: 1-Etapa Diagnóstica: avaliação do contexto sócio-familiar, da AVD, da anamnese/clínica do usuário, com a classificação do tipo de AD (AD1, AD2 e AD3). Conheça o GESCAD! 2-Etapa Gestão do Cuidado: monitoramento de fatores associados a classificação do tipo de AD do usuário, a vulnerabilidade sóciofamiliar e a situação do cuidador. Condutas terapêuticas, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), gestão da agenda e da clínica do usuário em AD. Continuidade do cuidado entre equipes na RAS-AD.

13 SI GESCAD: ESCOPO DOS RESQUISITOS A-Módulo administrativo: - Cadastro dos profissionais de saúde, das equipes de AD e das unidades de saúde por município, UF e região. B-Módulo atendimento: - Cadastro dos usuários em AD para atendimento pelas equipes; - Registro eletrônico para atendimento ao usuário em AD, sua família e o cuidador, em dois estádios: Etapa Diagnóstica e Etapa Gestão do Cuidado; - Classificação do tipo de AD do usuário (critérios PT/GM 2527/2011); - Gestão do cuidado: monitoramento de fatores associados ao tipo de AD do usuário e a vulnerabilidade do contexto socio-familiar e do cuidador; - SAE do usuário, sua família e o cuidador com uso da terminologia CIPE; - Condutas terapêuticas dos profissionais de saúde; - Gestão da agenda da equipe de AD; - Migração de usuários entre as equipes de AD do SUS, para a gestão da clínica e a continuidade do cuidado.

14 SI GESCAD: RELATÓRIOS A-RELATÓRIOS DE GERENCIAIS: 1-Nº de Unidade de Saúde (US) por município e UF; 2-Nº de Equipes de AD por nível de atenção; 3-Nº de Equipes de AD SUS; 4-Nº de Equipes de AD Saúde Suplementar; 5-Nº de profissionais de saúde da AB, por categoria 6-Nº de profissionais de saúde da MAC (MC+AC) por categoria 7-Nº de profissionais de saúde da AC por categoria 8-Nº de profissionais de saúde da saúde suplementar por categoria

15 B RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 9-Nº de usuários em AD por equipe de saúde e nível de atenção do SUS 10-Média de usuários em AD por equipe e nível de atenção 11-Média de atendimentos em AD por equipe e nível de atenção; 12-Adesão dos enfermeiros a Sistematização da Assistência de Enfermagem C- RELATÓRIOS PARA A GESTÃO DA CLÍNICA E CONTINUIDADE DO CUIDADO 13- Extração de todos os dados eletrônicos do prontuário em planilha Excel; 14- Ficha clínica do usuário, família e cuidador para impressão total e por dimensão (Anamnese e clínica; AVD; Contexto sócio-familiar; Gestão do Cuidado; SAE).

16 Módulo administrativo: cadastramento das equipes de atenção domiciliar, das unidades de saúde e dos usuários em AD por região, município e UF. Módulo de atendimento: Registro eletrônico para abordagem aos usuários em AD, sua família e o cuidador, pelos profissionais de saúde, em dois estádios: 1-Etapa Diagnóstica: avaliação do contexto sócio-familiar, da AVD, da anamnese/clínica do usuário, com a classificação do tipo de AD (AD1, AD2 e AD3). Acesso ao GESCAD 2-Etapa Gestão do Cuidado: monitoramento de fatores associados a classificação do tipo de AD do usuário, a vulnerabilidade sóciofamiliar e a situação do cuidador. Condutas terapêuticas, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), gestão da agenda e da clínica do usuário em AD. Continuidade do cuidado entre equipes na RAS-AD.

17 DISCUSSÃO: APLICABILIDADES SUS O SI GESCAD supre uma lacuna importante de tecnologias para a gestão do cuidado dos profissionais na RAS-AD no âmbito do SUS. Investigações citam os fatores que influenciam o sucesso na implantação dos PEPs ou RES, quais sejam: a disponibilidade dos sistemas nas organizações; o envolvimento dos usuários no desenvolvimento dos sistemas; o suporte à decisão dos SIS com práticas de referencia e a abordagem contextual adotada (McGINN et al, 2011; Black et al, 2011; Mair et al, 2012). Outras revisões indicam, entre as áreas em que os processos de reforma dos sistemas de saúde potencializam a coordenação de cuidado, o aprimoramento e a partilha das informações sobre os usuários, viabilizadas pelas TIC (Almeida et al, 2010).

18 CONCLUSÃO O SI GESCAD permite a horizontalidade dos processos de trabalho das equipes, nos diversos níveis de atenção, no âmbito da RAS-AD/SUS. A gestão do cuidado ao usuário, mediante as dimensões do contexto sócio-familiar e do cuidador, da AVD, da clínica e do monitoramento de variáveis mais significativamente associadas ao tipo de AD, induz a abordagens ampliadas do cuidado e ao trabalho em equipe. Como limitações, aponte-se a necessidade de avaliações acerca da usabilidade do sistema e o avanço na interoperabilidade do mesmo. Obrigada! maiap@unb.br

Resultado de pesquisa financiada pela Fapemig/PPSUS09/2009, aprovada pelos comitês de ética da SMSA-007/2008, da UFMG 449/08 e da SES-DF 0447/2011.

Resultado de pesquisa financiada pela Fapemig/PPSUS09/2009, aprovada pelos comitês de ética da SMSA-007/2008, da UFMG 449/08 e da SES-DF 0447/2011. Resultado de pesquisa financiada pela Fapemig/PPSUS09/2009, aprovada pelos comitês de ética da SMSA-007/2008, da UFMG 449/08 e da SES-DF 0447/2011. Sistema de informação de titularidade e propriedade intelectual

Leia mais

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo Carmen L. A. de Santana 2014 Princípios do SUS 1) 1) 3) 4) 5) Acesso universal, Equidade da oferta de serviços, Descentralização,

Leia mais

Saber online. como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro

Saber online. como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro Saber online como é investido cada real do SUS na saúde do brasileiro Informatização é prioridade PRIORIDADE DE GESTÃO Integrar o controle das ações, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, a correta

Leia mais

O PROCESSO DE TRABALHO DO NASF EXPERIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES

O PROCESSO DE TRABALHO DO NASF EXPERIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES O PROCESSO DE TRABALHO DO NASF EXPERIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES PREFEITO MUNICIPAL DEBENEVIDES RONIE SILVA RUFINO SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL SIMONE BERVELY DIRETORA DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE

Leia mais

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos Débora Martini Saúde Direito de todos Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF Atenção Primária à Saúde Centros de Saúde Assistência

Leia mais

e-sus Atenção Básica

e-sus Atenção Básica e-sus Atenção Básica Visão Geral A Estratégia e-sus AB Reestruturação nas formas de coleta, processamento, validação e uso de informações em saúde na AB Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC Uso em cenários

Leia mais

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar ANA ADALGISA DE OLIVEIRA BORGES GESTORA DE ATENÇÃO DOMICILIAR - SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMEB-BH Introdução Definição Conceito de

Leia mais

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família e suas funções na ABS

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família e suas funções na ABS TEXTOS DIDÁTICOS DO CEMED Nº 2.c Compreendendo o SUS e a Assistência Farmacêutica Módulo 2 Tema 8 Aula Expositiva 6 O Núcleo de Apoio à Saúde da Família e suas funções na ABS Simone Alves do Vale Secretaria

Leia mais

GESTÃO DO CUIDADO NO ÂMBITO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: IMPLICAÇÕES PARA O ENFERMEIRO

GESTÃO DO CUIDADO NO ÂMBITO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: IMPLICAÇÕES PARA O ENFERMEIRO GESTÃO DO CUIDADO NO ÂMBITO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: IMPLICAÇÕES PARA O ENFERMEIRO Profa. Dra. Maria Raquel Gomes Maia Pires Professora Adjunta Departamento de Enfermagem/FS/UnB SUMÁRIO 1 Concepção

Leia mais

configura-se como garantir ofertas de cuidados domiciliares apoiadoras dos projetos

configura-se como garantir ofertas de cuidados domiciliares apoiadoras dos projetos Serviço de Atenção Domiciliar de São Bernardo do Campo Proponente: Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, SP. CNPJ: 46523239/0001-47 Endereço: Rua Luiz Ferreira da Silva, 172, Parque São Domingo,

Leia mais

Estratégia e-sus Atenção Básica. Desafios Evolução Visão de Futuro

Estratégia e-sus Atenção Básica. Desafios Evolução Visão de Futuro Estratégia e-sus Atenção Básica Desafios Evolução Visão de Futuro Agenda 1. Visão Geral a. A estratégia e-sus AB b. Situação de implantação 2. Evolução a. Correções b. Melhorias 3. Desafios a. Ampliação

Leia mais

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF AB -

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF AB - N A S F Trajetória da estratégia, organização do processo de trabalho e perspectivas do Ministério da Saúde Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF AB - TRAJETÓRIA DA ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Organização da Atenção Básica no Município de Vitória: Equipes Ampliadas e Apoio Matricial

Organização da Atenção Básica no Município de Vitória: Equipes Ampliadas e Apoio Matricial Área Técnica da Atenção Básical Gerência de Atenção à Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Vitória Organização da Atenção Básica no Município de Vitória: Equipes Ampliadas e Apoio Matricial Enfª Cláudia

Leia mais

Coordenação de Policlínicas e NASF. Rafaella Peixoto

Coordenação de Policlínicas e NASF. Rafaella Peixoto Coordenação de Policlínicas e NASF Rafaella Peixoto Maio/2016 II SEMINÁRIO NASF RIO Problematizando o trabalho do NASF : como coordenar o cuidado e ser resolutivo Como será o dia Conferência de abertura:

Leia mais

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016 Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016 Rio de Janeiro, 07 de dezembro de 2016. Às Coordenadorias Gerais de Atenção Primária, com vistas às Organizações Sociais de Saúde Assunto: Diretrizes de

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO REDA SEAD / SEPLAG EDITAL 002/2008. RECURSOS DA PROVA DE TÍTULOS Resultado da Análise

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO REDA SEAD / SEPLAG EDITAL 002/2008. RECURSOS DA PROVA DE TÍTULOS Resultado da Análise PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO REDA SEAD / SEPLAG EDITAL 002/2008 NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO RECURSOS DA PROVA DE TÍTULOS Resultado da Análise CARGO SITUAÇÃO DO RECURSO 94074 Assistente Social CAPS

Leia mais

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011 CONSOLIDANDO A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A SAÚDE Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde Brasília, 19 de outubro de 2011 AGENDA PRIORITÁRIA A saúde no centro da agenda de desenvolvimento do país e o

Leia mais

CURSO DE ACOLHIMENTO EM REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

CURSO DE ACOLHIMENTO EM REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE CURSO DE ACOLHIMENTO EM REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE AUTORES JAMISON PEREIRA NASCIMENTO (APRESENTADOR) LIANA BARCELAR EVANGELISTA GUIMARÃES MARGARIDA ARAÚJO BARBOSA MIRANDA INTRODUÇÃO Emerge da construção

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA 2014 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA NÍVEL SUPERIOR

CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA 2014 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA NÍVEL SUPERIOR 01 - ANALISTA EM SAÚDE / ASSISTENTE SOCIAL I II V I I II 30 1.714 57,13 1 53 53,00 1 53 53,00 3 202 67,33 2 52 26,00 1 73 73,00 2 129 64,50 1 49 49,00 1 46 46,00 1 36 36,00 VAGAS e INSCRITOS / CARGO: 43

Leia mais

EDUCAÇÃO PERMANENTE A DISTÂNCIA modular, multiprofissional e interinstitucional: a experiência do PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ATENÇÃO DOMICILIAR

EDUCAÇÃO PERMANENTE A DISTÂNCIA modular, multiprofissional e interinstitucional: a experiência do PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ATENÇÃO DOMICILIAR EDUCAÇÃO PERMANENTE A DISTÂNCIA modular, multiprofissional e interinstitucional: a experiência do PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ATENÇÃO DOMICILIAR Objetivo: recapitular lições aprendidas com a experiência

Leia mais

ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador

ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador ATENÇÃO BÁSICA : Um olhar para a Saúde do Trabalhador FUNDAMENTOS E DIRETRIZES DA Ter território adstrito; AB Acesso universal e contínuo; Serviços resolutivos e de qualidade; Porta aberta e preferencial

Leia mais

São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César

São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César PROJETO REGIÃO OESTE Fundação Faculdade de Medicina São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César Agenda Institucional Projeto Região Oeste

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES

ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES Circular 489/2013 São Paulo, 29 de Outubro de 2013. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES Diário Oficial da União Nº 208, Seção

Leia mais

ENVELHECER: INTERDISCIPLINARIDADE E

ENVELHECER: INTERDISCIPLINARIDADE E DESENVOLVIMENTO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NO PROJETO DE EXTENSÃO ENVELHECER: INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO Bárbara Bruna de Almeida A ssis; Carina Roriz Pimenta ; M ônica da Consolação M a c hado; Ta

Leia mais

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra Linha de Cuidados Mila Lemos Cintra Assistência à Saúde Ainda há uma prática: Centrada no ato prescritivo procedimento Dimensões biológicas Centrado em exames e medicamentos Custo elevado Assistência à

Leia mais

Gestão de Pessoas em Atenção Domiciliar

Gestão de Pessoas em Atenção Domiciliar Gestão de Pessoas em Atenção Domiciliar Terceirização de Mão de Obra: Modelos de Contratação Frente as Exigências de Mercado Rosana Margarete de Freitas Vieira Diretora Executiva da Med Lar Internações

Leia mais

CELMÁRIO CASTRO BRANDÃO

CELMÁRIO CASTRO BRANDÃO CELMÁRIO CASTRO BRANDÃO e-sus Atenção Básica/SISAB Informatização é prioridade PRIORIDADE DE GESTÃO Integrar o controle das ações, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, a correta aplicação dos recursos

Leia mais

e-sus Atenção Básica

e-sus Atenção Básica e-sus Atenção Básica Visão Geral A Estratégia e-sus AB Reestruturação nas formas de coleta, processamento, validação e uso de informações em saúde na AB Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC Uso em cenários

Leia mais

DIRETRIZES PARA TECNOLOGIA DE SUPORTE ÀS CENTRAIS DE REGULAÇÃO SISREG. CGRA/DRAC/SAS/MS agosto/2013

DIRETRIZES PARA TECNOLOGIA DE SUPORTE ÀS CENTRAIS DE REGULAÇÃO SISREG. CGRA/DRAC/SAS/MS agosto/2013 DIRETRIZES PARA TECNOLOGIA DE SUPORTE ÀS CENTRAIS DE REGULAÇÃO SISREG CGRA/DRAC/SAS/MS agosto/2013 REGULAÇÃO ASSISTÊNCIAL OU REGULAÇÃO DO ACESSO Pensar a regulação com foco na garantia do acesso e continuidade

Leia mais

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS

ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS ANEXO 2 TEMÁTICAS E CATEGORIAS DAS EXPERIÊNCIAS TEMÁTICA CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO DE RELATO Inclui relatos sobre práticas na elaboração e acompanhamento dos Instrumentos: 1.A FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO

Leia mais

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO

ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO ATRIBUTOS E PROCESSO DE TRABALHO PNAB 2017 TERRITORIALIZAÇÃO A desconformidade entre as estruturas da demanda e da oferta na atenção primária à saúde ESTRUTURA DA DEMANDA Condições agudas Condições crônicas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES ESTADO DO PERNAMBUCO. Concurso Público REF. EDITAL N 001/2015 GABARITO PRELIMINAR TARDE

PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES ESTADO DO PERNAMBUCO. Concurso Público REF. EDITAL N 001/2015 GABARITO PRELIMINAR TARDE PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES ESTADO DO PERNAMBUCO Concurso Público REF. EDITAL N 001/2015 GABARITO PRELIMINAR TARDE 2. GRUPO OCUPACIONAL INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE NIVEL TÉCNICO

Leia mais

Saúde mental, reabilitação e o cuidado no território: aprender com/no SUS

Saúde mental, reabilitação e o cuidado no território: aprender com/no SUS Saúde mental, reabilitação e o cuidado no território: aprender com/no SUS Pró-Saúde II (2008-maio 2015) ProPetSaúde III (2012-2014) Pet-Redes (2014-2015) PUC-SP e Supervisão Técnica de Saúde da Fó-Brasilândia

Leia mais

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - N A S F Trajetória da estratégia, organização do processo de trabalho e perspectivas do Ministério da Saúde Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - TRAJETÓRIA DA ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Dra Karen Sarmento Costa. Coordenadora Geral de Assistência Farmacêutica Básica/DAF/SCTIE/MS

Dra Karen Sarmento Costa. Coordenadora Geral de Assistência Farmacêutica Básica/DAF/SCTIE/MS Dra Karen Sarmento Costa Coordenadora Geral de Assistência Farmacêutica Básica/DAF/SCTIE/MS Belo Horizonte, 11 de novembro de 2014 O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF)

Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina - Departamento de Medicina Social Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação

Leia mais

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE Enfermeira Sandra Joseane F. Garcia Promoção da Saúde- Divisão de Vigilância Epidemiológica/SC. Divisão de doenças e Agravos

Leia mais

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG BETIM Localização: 30 Km de Belo Horizonte. É um dos principais polos de concentração Industrial

Leia mais

Nível:SUPERIOR Cargo: ANALISTA CLÍNICO Tipo 2 Tipo 3

Nível:SUPERIOR Cargo: ANALISTA CLÍNICO Tipo 2 Tipo 3 Tipo 1 Nível:SUPERIOR Cargo: ANALISTA CLÍNICO Tipo 2 Tipo 3 Questão Resposta Questão Resposta Questão Resposta Questão Resposta Questão Resposta Questão Resposta 1 D 41 NULA 1 E 41 NULA 1 A 41 NULA 2 D

Leia mais

RELATÓRIO ANALÍTICO DA FOLHA DE PAGAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MÊS DE SETEMBRO DE 2012

RELATÓRIO ANALÍTICO DA FOLHA DE PAGAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MÊS DE SETEMBRO DE 2012 RELATÓRIO ANALÍTICO DA FOLHA DE PAGAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MÊS DE SETEMBRO DE 2012 Organização: Instituto Apoiar Tabela 1 - Resumo da Folha de Pagamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

Atenção Domiciliar no Município do Rio de Janeiro. Germana Périssé Girlana Marano Hortense Marcier Brasília Junho/2013

Atenção Domiciliar no Município do Rio de Janeiro. Germana Périssé Girlana Marano Hortense Marcier Brasília Junho/2013 Atenção Domiciliar no Município do Rio de Janeiro Germana Périssé Girlana Marano Hortense Marcier Brasília Junho/2013 Breve Histórico Os limites administrativos do espaço físico da Cidade do Rio de Janeiro

Leia mais

Organização do Acesso Avançado RAS Capela do Socorro e RAS Parelheiros

Organização do Acesso Avançado RAS Capela do Socorro e RAS Parelheiros Seminário Laboratório de Inovações em Educação na Saúde MS/SGTES Organização do Acesso Avançado RAS Capela do Socorro e RAS Parelheiros Brasília, 08 de março de 2018 SÃO PAULO_REGIÕES DE SAÚDE 11,5 milhões

Leia mais

Estratégia e-sus Atenção Básica

Estratégia e-sus Atenção Básica Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Estratégia e-sus Atenção Básica Camila Santana Justo Cintra Sampaio Informáta Biomédica Março/2018 Programação Contextualizar

Leia mais

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica. Profra Dra Rejane Queiroz Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Profra Dra Rejane Queiroz Atenção Primária à Saúde: marco histórico Conferência Internacional de Cuidados Primários em Saúde,

Leia mais

O Médico Veterinário como Profissional de Atenção Básica em Saúde: situação e perspectivas. Organização:

O Médico Veterinário como Profissional de Atenção Básica em Saúde: situação e perspectivas. Organização: O Médico Veterinário como Profissional de Atenção Básica em Saúde: situação e perspectivas. Organização: 30 de Outubro de 2014. São Paulo S.P. A inclusão do Médico Veterinário no contexto institucional

Leia mais

e-sus Atenção Básica

e-sus Atenção Básica e-sus Atenção Básica Informatização é prioridade PRIORIDADE DE GESTÃO Integrar o controle das ações, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, a correta aplicação dos recursos públicos e o fornecimento

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 648,

Leia mais

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar - CREMEB Dra. Flávia Mendes L. Freire Conflito de Interesse Coordenação Assistencial

Leia mais

Autores: YUNES, Aída M.; ALECRIM, Maristela O.S.D.; SAID, Sheila M. V.

Autores: YUNES, Aída M.; ALECRIM, Maristela O.S.D.; SAID, Sheila M. V. RELATO DE EXPERIÊNCIA OFICINAS DE APS: REORIENTANDO O MODELO ASSISTENCIAL NO AMAZONAS. Autores: YUNES, Aída M.; ALECRIM, Maristela O.S.D.; SAID, Sheila M. V. INSTITUIÇÕES _ Ministério da Saúde _ Secretaria

Leia mais

PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE PAIS

PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE PAIS TABELA SALARIAL ( Junho/2018) FUNÇÃO JORNADA MENSAL SALÁRIO QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS AGENTE ADMINISTRATIVO 180 1.126,86 1 AGENTE ADMINISTRATIVO 200 1.252,10 8 AGENTE ADMINISTRATIVO II 180 1.602,92 8

Leia mais

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS INSERIDAS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS INSERIDAS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Antonio Nascimento Araujo Ericarla Castro Corrêa José Vitor Vieira Ferreira

Leia mais

Faixa Etária. Sexo/Gênero. Região. Atua como: Pesquisa realizada para as entidades nacionais de Odontologia:

Faixa Etária. Sexo/Gênero. Região. Atua como: Pesquisa realizada para as entidades nacionais de Odontologia: Desafios na formação e no trabalho do cirurgião-dentista brasileiro 3/4/2005 19:10 Prof. Samuel Jorge Moyses, Ph.D. 1 Pesquisa realizada para as entidades nacionais de Odontologia: ABO, ABENO, CFO, FIO,

Leia mais

e-sus Atenção Básica Visão de Futuro

e-sus Atenção Básica Visão de Futuro e-sus Atenção Básica Visão de Futuro Sistema de Informação em Saúde ou Prontuário Eletrônico Sistema de Informação em Saúde São instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar II SIMPÓSIO DO DIA DO FISIOTERAPEUTA FACFISIO/ UFJF Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar Dr. Luciano A. Filgueiras Outubro, 2017 INTRODUÇÃO Resolução N 474, de 20 de dezembro de 2016 Normatiza

Leia mais

Indicadores de Desempenho para as Equipes AB e NASF do PMAQ - 3º ciclo. Janize L. Biella

Indicadores de Desempenho para as Equipes AB e NASF do PMAQ - 3º ciclo. Janize L. Biella apresentam Indicadores de Desempenho para as Equipes AB e NASF do PMAQ - 3º ciclo Janize L. Biella Como se mede a Saúde? Importância dos Indicadores Identificar pontos críticos e fragilidades Reorientar

Leia mais

XXX CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO

XXX CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE REGULAÇÃO Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - DRAC Coordenação Geral de Regulação e Avaliação - CGRA XXX CONGRESSO DE SECRETÁRIOS

Leia mais

ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA

ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA Ano IX - Edição Ordinária nº 339 de 6 de maio de 209 - Pg 5 ANEXO I FUNÇÕES PÚBLICAS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUADRO DE VAGAS POR PROGRAMA Tabela BOLSA FAMÍLIA Entrevistador CADÚNICO 02 40 horas

Leia mais

NOTA TÉCNICA 10 /2012 Altera dispositivos da Portaria nº 2.527/GM, de 27 de outubro de 2011, que redefine a atenção domiciliar no âmbito do SUS.

NOTA TÉCNICA 10 /2012 Altera dispositivos da Portaria nº 2.527/GM, de 27 de outubro de 2011, que redefine a atenção domiciliar no âmbito do SUS. Altera dispositivos da Portaria nº 2.527/GM, de 27 de outubro de 2011, que redefine a atenção domiciliar no âmbito do SUS. Brasília, 04 de junho de 2012. 1 NOTA TÉCNICA 2012 INTRODUÇÃO Em 27 de outubro

Leia mais

Saúde mental, reabilitação e o cuidado no território: aprender com/no SUS

Saúde mental, reabilitação e o cuidado no território: aprender com/no SUS Saúde mental, reabilitação e o cuidado no território: aprender com/no SUS Pró-Saúde II (2008-maio 2015) ProPetSaúde III (2012-2014) Pet-Redes (2014-2015) PUC-SP e Supervisão Técnica de Saúde da Fó-Brasilândia

Leia mais

Situação, Perspectivas e Desafios da Atenção Básica no Brasil.

Situação, Perspectivas e Desafios da Atenção Básica no Brasil. Situação, Perspectivas e Desafios da Atenção Básica no Brasil. A Atenção Básica nas Redes de Atenção A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo,

Leia mais

QUADRO IV CONCORRÊNCIA Nº DE VAGAS DISPONÍVEL PARA PNE Nº VAGAS PARA AMPLA

QUADRO IV CONCORRÊNCIA Nº DE VAGAS DISPONÍVEL PARA PNE Nº VAGAS PARA AMPLA VAGAS DE INSCRIÇÃO 01 AGENTE ADMINISTRATIVO NÍVEL FUNDAMENTAL 13 1 1.010 50,00 02 03 04 05 06 07 08 09 11 12 13 14 15 AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS NÍVEL FUNDAMENTAL 1 937,00 50,00 SAÚDE ESF: Baixa Quente

Leia mais

115 FÍSICO FÍSICA MÉDICA - RADIOTERAPIA A B A E A C B B C D A E D A A E C D B C B E D A C E E A B D FISIOTERAPIA A B A E A D E B D E A D E C A B

115 FÍSICO FÍSICA MÉDICA - RADIOTERAPIA A B A E A C B B C D A E D A A E C D B C B E D A C E E A B D FISIOTERAPIA A B A E A D E B D E A D E C A B (Gabarito divulgado em 09/12/2013) D E B E B A D D D C D C E A C C B C B E 101 ASSISTENTE SOCIAL A B A E A E A B D C B A E B C B D B D A C E A D D E C E A C 102 - BIÓLOGO A B A E A C A E B E C D A D D

Leia mais

Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial

Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial Profª. Drª. Zenith Rosa Silvino Coordenadora do MPEA - 2010/2014 O MPEA Aprovado pelo CUV em 12/03/2003 Reconhecido pela CAPES em dezembro/2003 (31003010055P3)

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza Redes de Atenção à Saúde Profa. Fernanda Barboza APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA ENFª DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO e COACH PARA CONCURSOS; ATUEI NO HOSPITAL SARAH POR 8 ANOS; PRINCIPAIS CONCURSOS NA ENFERMAGEM:

Leia mais

Estruturação dos Serviços de Medicina Preventiva de acordo com diretrizes da ANS

Estruturação dos Serviços de Medicina Preventiva de acordo com diretrizes da ANS Estruturação dos Serviços de Medicina Preventiva de acordo com diretrizes da ANS A região da Serra Gaúcha está localizada no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. Área de abrangência

Leia mais

Experiência de implantação da regulação no município de São Carlos

Experiência de implantação da regulação no município de São Carlos Experiência de implantação da regulação no município de São Carlos Wander Roberto Bonelli Diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos Juliana

Leia mais

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - N A S F Trajetória da estratégia, organização do processo de trabalho e perspectivas do Ministério da Saúde Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - TRAJETÓRIA DA ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - N A S F Trajetória da estratégia, organização do processo de trabalho e perspectivas do Ministério da Saúde Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - TRAJETÓRIA DA ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO

Leia mais

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015 O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

CURSO ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA MANUAL DO ESTUDANTE

CURSO ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA MANUAL DO ESTUDANTE CURSO ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA MANUAL DO ESTUDANTE QUEM SOMOS A V é uma empresa que tem por objetivo identi car as lacunas de conhecimento que contribuem para as falhas assistenciais e produzir, organizar

Leia mais

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS Nadia Peresin Perottoni Enfermeira Atenção

Leia mais

PORTARIA Nº 8, DE 6 DE JANEIRO DE 2014

PORTARIA Nº 8, DE 6 DE JANEIRO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 8, DE 6 DE JANEIRO DE 2014 Altera a Portaria nº 1206/SAS/MS, de

Leia mais

PROGRAMA MELHOR EM CASA E A RESPONSABILIZAÇÃO DE FAMÍLIAS NO CUIDAR

PROGRAMA MELHOR EM CASA E A RESPONSABILIZAÇÃO DE FAMÍLIAS NO CUIDAR PROGRAMA MELHOR EM CASA E A RESPONSABILIZAÇÃO DE FAMÍLIAS NO CUIDAR Larissa Fernandes Telles (Acadêmica do 3 ano de Serviço Social), Suellen Mota Oliveira (Acadêmica do 3 de Serviço Social), Marília Dal

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA CLÍNICA E INTENSIVA Unidade

Leia mais

AS LINHAS DE CUIDADO COMO ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE PARA DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS 1

AS LINHAS DE CUIDADO COMO ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE PARA DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS 1 AS LINHAS DE CUIDADO COMO ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO EM SAÚDE PARA DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS 1 Dieine Caroline De Melo Wirzbicki 2, Karla Renata De Oliveira 3. 1 Revisão da literatura realizada na

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA - GABARITO PRELIMINAR

CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA - GABARITO PRELIMINAR 01. CARGO - ASSISTENTE SOCIAL B C C D B A A D A B B C B B A C C D B A 02. CARGO - ENFERMEIRO PLANTONISTA D NULA D A NULA B D D C A A B B D C A C A C A 03. CARGO - ENFERMEIRO - PSF B A B A D B D B D C B

Leia mais

PMAQ Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

PMAQ Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica Fases do PMAQ - 3º Ciclo FASE 1 FASE 2 FASE 3 Adesão e Contratualização Avaliação Externa e Certificação Recontratualização

Leia mais

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres 1) o que é e como é conhecido (seus nomes e siglas mais comuns) o que é e como é conhecido Internação ou Internamento é o local de permanência

Leia mais

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca)

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) I Encontro dos Pontos Focais do PRAISSAN e XV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) Angela Cristina Lucas de Oliveira SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB -

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - N A S F Trajetória da estratégia, organização do processo de trabalho e perspectivas do Ministério da Saúde Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - Nasf AB - TRAJETÓRIA DA ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica 3º CICLO Davllyn Santos Oliveira dos Anjos

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica 3º CICLO Davllyn Santos Oliveira dos Anjos Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica 3º CICLO Davllyn Santos Oliveira dos Anjos Coordenação Geral de Acompanhamento e Avaliação CGAA Departamento de Atenção Básica DAB

Leia mais

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização.

Palavras-chave:Assistência Integral à saúde; Direitos do Paciente; Direito à Saúde; Hospitalização. UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS (UCP): DIREITO A CONTINUIDADE DO CUIDADO NO AMBIENTE HOSPITALAR Gleice Kelli Santana de Andrade¹ Ane Milena Macêdo de Castro¹ Edivania Anacleto Pinheiro² RESUMO O direito

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE RISCOS ASSISTENCIAIS

PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE RISCOS ASSISTENCIAIS PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE RISCOS ASSISTENCIAIS O Curso de Pós-Graduação em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos Ocupacionais tem como escopo capacitar profissionais no intuito

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ADMINISTRATIVO I ADMINISTRATIVO II COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE COMBATE A ENDEMIAS ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Executar tarefas auxiliares de escritórios e secretária envolvendo registros,

Leia mais

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica PMAQ AB e-sus AB

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica PMAQ AB e-sus AB Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica PMAQ AB e-sus AB Seminário Acolhimento Novos Gestores Cosems CE Fortaleza - 27 de Janeiro de 2017 POLÍTICAS DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch. M Boi Mirim. Smart Cities 23/09/2014. Dr. Mario Maia Bracco

Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch. M Boi Mirim. Smart Cities 23/09/2014. Dr. Mario Maia Bracco Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch M Boi Mirim Smart Cities 23/09/2014 Dr. Mario Maia Bracco Opção estratégica de fortalecimento da atenção primária Desafios 1990: 2,2UBS/10000 habitantes 2009: 3,6

Leia mais

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde 2016 QUESTIONÁRIO REDE

Leia mais

Ana Luiza Queiroz Vilasbôas Professora associada I UFBA/ISC/GRAB

Ana Luiza Queiroz Vilasbôas Professora associada I UFBA/ISC/GRAB Utilização de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na avaliação de qualidade da APS e seus usos potenciais na avaliação de impacto Ana Luiza Queiroz

Leia mais

EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA O CICLO DO PLANEJAMENTO INTEGRADO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SES-DF

EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA O CICLO DO PLANEJAMENTO INTEGRADO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SES-DF EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA O CICLO DO PLANEJAMENTO INTEGRADO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SES-DF Graciela Pauli Gil Cardoso Camila Santos Christiane Braga Marilza Almeida Paulyanne

Leia mais

PASSO A PASSO PARA O CADASTRAMENTO DE EQUIPES EABP

PASSO A PASSO PARA O CADASTRAMENTO DE EQUIPES EABP PASSO A PASSO PARA O CADASTRAMENTO DE EQUIPES EABP PASSO 1: GERAÇÃO DO INE PELO GESTOR LOCAL NO SITE DO CNES (PARA EQUIPES NOVAS) a) Para as equipes que não tiverem sido atribuídas o código INE na base

Leia mais

3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) VI Fórum de Gestão da Atenção Básica

3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) VI Fórum de Gestão da Atenção Básica 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) VI Fórum de Gestão da Atenção Básica Brasília, 23 de Outubro de 2015 PMAQ Objetivos e Características do Programa

Leia mais

Experiências de Educação em Ciências de Saúde para a Atenção Primária em Saúde

Experiências de Educação em Ciências de Saúde para a Atenção Primária em Saúde Experiências de Educação em Ciências de Saúde para a Atenção Primária em Saúde Coordenadora Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde - SGTES/MS/BRASIL Base político-jurídica 1988 Constituição Federal

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA DE SAÚDE TERMO ADITIVO N.º 332/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS SECRETARIA DE SAÚDE TERMO ADITIVO N.º 332/2013 TERMO ADITIVO N.º 332/2013 AO CONTRATO Nº 1.206/2011, QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS E A EMPRESA COOFSAÚDE COOPERATIVA DE TRABALHO. O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, por

Leia mais