MODELOS DE LOCALIZAÇÃO NA SELEÇÃO DE RESERVAS PARA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODELOS DE LOCALIZAÇÃO NA SELEÇÃO DE RESERVAS PARA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES"

Transcrição

1 MODELOS DE LOCALIZAÇÃO NA SELEÇÃO DE RESERVAS PARA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES Marcelo Gonçalves Narcso CNPTIA EMBRAPA Luz Antono Noguera Lorena LAC - Laboratóro Assocado de Computação e Matemátca Aplcada INPE - Insttuto Naconal de Pesqusas Espacas Caa Postal São José dos Campos SP Resumo: A defnção e seleção de áreas para conservação de espéces vem recebendo atenção nos últmos 15 anos e apresenta-se como uma novo campo de análse espacal. Apresenta-se neste trabalho uma resenha sobre o uso de modelos de localzação na seleção de reservas para conservação de espéces. Os modelos, em sua maora, consderam um conunto de áreas elegíves para conservação, que por sua vez abrgam um subconunto de espéces que foram desgnadas como mportantes para preservação ou proteção. Para cada espéce em partcular, consdera-se que se ela este atualmente em uma determnada área, ela poderá contnuar a sobrevver nesta área desde que sea preservada. Os modelos de localzação de cobertura procuram então determnar o menor número de áreas para que cada espéce sobrevva (ou tenha condções adequadas para sobrevvênca) em pelo menos uma das áreas. No caso em que condções econômcas são mperatvas, pode-se eleger um número de áreas a serem preservadas e a maor cobertura de espéces. Outros modelos de localzação podem ser dentfcados, tas como os que consderam coberturas redundantes e/ou probabldades de que espéces esteam presentes nas áreas defndas no estudo. Três prncípos são geralmente segudos: mamzar a dversdade de espéces consderando recursos lmtados, apresentar váras alternatvas aos decsores, e a contrbução que determnada área proporcona aos obetvos de conservação. Faz-se anda neste estudo uma revsão bblográfca e uma avalação dos algortmos que foram desenvolvdos no INPE e CNPTIA-EMBRAPA e que podem ser aplcados a problemas de localzação para seleção de reservas para conservação de espéces. Os modelos e algortmos podem ser consultados na págna dos proetos ARSIG e ARSIG2

2 1 Introdução A proteção do ambente através de reservas bológcas é uma estratéga mportante para preservação de sua dversdade de espéces. Como eemplos podem-se nclur os parques ecológcos, refúgos de vda selvagem e outros grupos de preservação de espéces. A defnção e seleção de áreas para conservação de espéces vêm recebendo atenção nos últmos 15 anos e apresenta-se como um novo campo de análse espacal [7]. Neste conteto, város problemas de coberturas empregados para localzação de facldades [1, 7] servram de nspração para os correspondentes modelos de coberturas de áreas para conservação de espéces. Neste trabalho são destacados os modelos: Cobertura de Conuntos de Espéces (CCE) [5] e o de Máma Cobertura de Espéces (MCE) [10]. Outros modelos de localzação podem ser dentfcados, tas como os que consderam coberturas redundantes e/ou probabldades de que espéces esteam presentes nas áreas defndas no estudo [7]. Faz-se anda neste estudo uma pequena revsão bblográfca e sugestão de heurístca para o MCE. Outros modelos e algortmos podem ser consultados na págna dos proetos ARSIG e ARSIG2 2 Problemas de coberturas de espéces Os modelos, em sua maora, consderam um conunto de áreas de terra elegíves para conservação, que por sua vez abrgam um subconunto de espéces que foram desgnadas como mportantes para preservação ou proteção. Para cada espéce em partcular, consdera-se que se ela este atualmente em uma determnada área, ela poderá contnuar a sobrevver nesta área desde que sea preservada. Os modelos de localzação de cobertura procuram então determnar o menor número de áreas para que cada espéce sobrevva (ou tenha condções adequadas para sobrevvênca) em pelo menos uma das áreas. No caso em que condções econômcas são mperatvas, pode-se eleger um número de áreas a serem preservadas e a maor cobertura de espéces. O problema da Cobertura de Conuntos de Espéces (CCE) [5] pode ser formulado matematcamente por: Cobertura de Conuntos de Espéces: sueto a Mn (1) J M 1, I (2) { 0,1}, J (3)

3 onde I é o conunto de índces de espéces que necesstam de preservação presentes na reserva, J é o conunto de áreas elegíves para seleção. M é o conunto de áreas que contém a espéce, é a varável de seleção ( de valor 1 se a área é seleconada para nclusão na reserva, e valor 0, caso contráro). A função obetvo (1) procura mnmzar o número de áreas para nclusão na reserva. Este modelo corresponde ao modelo de Localzação por Cobertura de Conuntos (LCC) [7], que entretanto apresenta uma dstrbução espacal dos dados. Segundo ReVelle, Wllans e Bolland [7], a falta de estrutura espacal no modelo (CCE) o torna de solução mas dfícl que o correspondente (LCC). Entretanto, de um modo geral pode-se dzer que problemas de cobertura de conuntos são bem resolvdos nos das atuas através de heurístcas e do método branch and bound. No caso em que condções econômcas são mperatvas, pode-se eleger um número de áreas a serem preservadas e a maor cobertura de espéces. O modelo de Máma Cobertura de Espéces (MCE) procura escolher p áreas de conservação de forma que o maor número de espéces seam representadas na reserva. O modelo é formulado matematcamente por: Máma Cobertura de Espéces Ma (4) sueto a M J I y y, I (5) = p (6) { 0,1}, J; y {0,1}, I (7) onde y é gual a 1 se a espéce é representada na reserva, sto é, é representada em pelo menos uma área seleconada do conunto M (e gual a zero, caso contráro). A função obetvo (7) busca mamzar o número de espéces que estão representadas ou cobertas na reserva. Este modelo corresponde ao modelo de Localzação de Máma Cobertura Cobertura (LMC) [1], que entretanto também apresenta uma dstrbução espacal dos dados. 3 Uma heurístca para o MCE A heurístca de localzação-alocação alternada, sugerda para apromar a solução de problemas de clusterng, pode ser usada para o problema de Máma Cobertura de Espéces (MCE).

4 Observe ncalmente que cada vez que se dentfca um conunto de p áreas de conservação, também são dentfcados p clusters C k, k {1, 2,..., p}, formados pelas p áreas seleconadas e respectvas áreas cobertas por possuírem as mesmas espéces. Pode-se então tentar melhorar a qualdade das localzações e alocações (coberturas) realzando trocas dentro dos clusters (e para cada cluster), re-alocando (cobrndo) e formando novos clusters. A heurístca de localzação-alocação fo nsprada nos trabalhos de Cooper [2] e Tallard [9], comentada no trabalho [3], e usada com sucesso nos trabalhos [4, 6, 8]. Uma solução ncal pode ser melhorada procurando-se por uma nova área dentro de cada cluster, trocando-se a área atual por outra e recalculando-se as coberturas. Este processo é repetdo até que não sea mas possível obter melhoras no custo total da cobertura. O algortmo de localzação-alocação está descrto a segur em pseudo-códgo: Enquanto (solução-ncal melhora) Para k = 1,..., p Troque área seleconada por área coberta dentro do cluster C k ; Calcule o valor v correspondente à melhor cobertura; Se v é melhor que solução-ncal Atualze a área seleconada do cluster C k ; Faça solução-ncal = v ; Fm_se; Fm_para; Fm_enquanto; Esta heurístca fo usada como heurístca de melhora de soluções combnada com heurístcas Lagrangeanas (ou Lagrangeanas/surrogate) [4, 8], ou anda como um processo de mutação no algortmo genétco construtvo aplcado ao problema de p-medanas [6]. Os resultados foram bastante satsfatóros, embora possam ser consderados computaconalmente ecessvos para problemas grandes. Nestes casos deve-se restrngr o alcance das trocas dentro dos clusters. 4 Conclusões Este trabalho apresentou uma resenha de modelos de cobertura para seleção reservas para a conservação de espéces Os modelos de localzação de cobertura procuram determnar o menor número de áreas para que cada espéce sobrevva (ou tenha condções adequadas para sobrevvênca) em pelo menos uma das áreas. No caso em que condções econômcas são mperatvas, pode-se eleger um número de áreas a serem preservadas e a maor cobertura de espéces. Outros modelos de localzação podem ser dentfcados, tas como os que consderam coberturas redundantes e/ou probabldades de que espéces esteam presentes nas áreas defndas no estudo. Três prncípos são geralmente segudos:

5 mamzar a dversdade de espéces consderando recursos lmtados, apresentar váras alternatvas aos decsores, e a contrbução que determnada área proporcona aos obetvos de conservação. Város dos algortmos que foram desenvolvdos no INPE e CNPTIA-EMBRAPA podem ser aplcados a problemas de localzação para seleção de reservas para conservação de espéces. Os modelos e algortmos podem ser consultados na págna dos proetos ARSIG e ARSIG2 Agradecmentos Os autores agradecem à FAPESP Fundação de Amparo à Pesqusa do Estado de São Paulo e ao CNPq Conselho Naconal de Desenvolvmento Centífco e Tecnológco, pelos apoos fnanceros recebdos. Referêncas Bblográfcas 1. Church, R. L. and ReVelle, C. S. The Mamal Coverng Locaton Problem. Papers of The Regonal Scence Assocaton, 32: , Cooper, L. Locaton-allocaton problems. Operatons Research, 11: , Lorena, L.A.N. Analse espacal de redes com aplcações em sstemas de nformações geográfcas Revsta Produção (on-lne) unho de Lorena, L. A. N. and Perera M. A. A Lagrangean/surrogate heurstc for the mamal coverng locaton problem usng Hllsman's edton. Internatonal Journal of Industral Engneerng - 9(1): 57-67, Margules, C.; Nchols, A. ; Pressey, R. Selectng networks of reserves to mamze bologcal dversty, Bologcal Conservaton 43, p , Narcso, M. G. ; Lorena, L.A.N. and Furtado, J. C. Mutação de localzação-alocação para problemas de p-medanas XXXII SBPO - Smpóso Braslero de Pesqusa Operaconal - Vçosa Revelle, C. S.; Wllans, J. C.; Boland, J. J. Counterpart n faclty locaton scence and reserve selecton scence, Envronmental Modelng and Assessment 7, p , Senne, E. L. F. and Lorena, L. A. N. Lagrangean /Surrogate Heurstcs for p-medan Problems. In Computng Tools for Modelng, Optmzaton and Smulaton: Interfaces n Computer Scence and Operatons Research (Eds.: M. Laguna and J. L. Gonzales- Velarde). Kluwer Academc Publshers, New York, pp , Tallard, E.D. Heurstc methods for large centrod clusterng problems, Techncal report IDSIA96-96, IDSIA, Underhll L. Optmal and sub optmal reserve selecton algorthms, Bologcal Conservaton 35, p , 1994

Eduardo Andrade Veloso

Eduardo Andrade Veloso Estruturas de Árvores Dsuntas Obtdas através dos Conuntos Recíprocos Completos e Não Recíprocos e seu uso na Determnação das p-medanas de uma Rede. Eduardo Andrade Veloso Unversdade Estadual da Paraíba

Leia mais

Chapter 9 Location INTRODUÇÃO. Localização de Instalações. Problemas de comunicação

Chapter 9 Location INTRODUÇÃO. Localização de Instalações.  Problemas de comunicação Chapter 9 Locaton Localzação de Instalações Problemas de comuncação http://www.youtube.com/watch?v=h_qnu4rwlvu INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Analsar padrões de localzação pode ser nteressante Porque a Whte Castle,

Leia mais

ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO- ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA.

ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO- ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA. XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A Engenhara de Produção e o Desenvolvmento Sustentável: Integrando Tecnologa e Gestão. Salvador, BA, Brasl, 06 a 09 de outubro de 2009 ANÁLISE DE MODELOS

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

CADERNOS DO IME Série Estatística

CADERNOS DO IME Série Estatística CADERNOS DO IME Sére Estatístca ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO- ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA Vnícus Morera Pontn Unversdade Federal do Espírto Santo (CEUNES/UFES)

Leia mais

UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO

UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO Ro de Janero, RJ, Brasl, 3 a 6 de outubro de 008 UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO Paula Marana dos Santos (UFV) paula-maranna@hotmal.com

Leia mais

UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DA MOCHILA COMPARTIMENTADA

UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DA MOCHILA COMPARTIMENTADA Pesusa Operaconal na Socedade: Educação, Meo Ambente e Desenvolvmento a 5/09/06 Goâna, GO UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DA MOCHILA COMPARTIMENTADA Robnson Hoto e Alexandre Fenato Unversdade Estadual

Leia mais

Modelo de programação por restrições para o problema de empacotamento ortogonal tridimensional

Modelo de programação por restrições para o problema de empacotamento ortogonal tridimensional Capítulo 5 Modelo de programação por restrções para o problema de empacotamento ortogonal trdmensonal Olvana Xaver do Nascmento 1 Llane de Azevedo Olvera 1 Thago Alves de Queroz 1 Resumo: O Problema de

Leia mais

UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES

UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES UMA VALIDAÇÃO MATEMÁTICA PARA UM ALGORITMO QUE SIMULA MISTURAS DE DISTRIBUIÇÕES Ana Paula Coelho MADEIRA Lucas Montero CHAVES Devanl Jaques de SOUZA Resumo: Uma valdação matemátca, utlzando o conceto de

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais

Francisco de Assis Corrêa Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE São José dos Campos SP, Brasil

Francisco de Assis Corrêa Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE São José dos Campos SP, Brasil APLICAÇÃO DA RELAXAÇÃO LAGRANGEANA E DO ALGORITMO GENÉTICO CONSTRUTIVO NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO-ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA Francsco de Asss Corrêa Insttuto Naconal de Pesqusas

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS DE AGRUPAMENTO CAPACITADO

UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS DE AGRUPAMENTO CAPACITADO UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS DE AGRUPAMENTO CAPACTADO Fernando Stefanello stefanello@nf.ufsm.br Felpe Martns Müller felpe@nf.ufsm.br Unversdade Federal de Santa Mara - Centro de Tecnologa Av. Rorama no. 1000

Leia mais

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência.

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência. MODELO DE REGRESSÃO DE COX Os modelos de regressão paramétrcos vstos anterormente exgem que se suponha uma dstrbução estatístca para o tempo de sobrevvênca. Contudo esta suposção, caso não sea adequada,

Leia mais

024/ ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO PROBLEMA DE SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM AMBIENTE JUST IN TIME, UTILIZANDO-SE DE UM ALGORITMO GENÉTICO

024/ ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO PROBLEMA DE SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM AMBIENTE JUST IN TIME, UTILIZANDO-SE DE UM ALGORITMO GENÉTICO ISSN 275-6295 Ro de Janero- Brasl, 05 e 06 de agosto de 2009. SPOLM 2009 024/2009 - ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO PROBLEMA DE SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM AMBIENTE JUST IN TIME, UTILIZANDO-SE DE UM ALGORITMO

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro UNIVERIDADE DE ÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINITRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINITRAÇÃO RAD1507 Estatístca Aplcada à Admnstração I Prof. Dr. Evandro Marcos adel Rbero

Leia mais

METOLOGIA. 1. Histórico

METOLOGIA. 1. Histórico METOLOGIA A Sondagem da Construção Cvl do RS é uma sondagem de opnão empresaral realzada mensalmente e fo crada pela Confederação Naconal da Indústra (CNI) com o apoo da Câmara Braslera da Indústra da

Leia mais

Francisco de Assis Corrêa Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE São José dos Campos SP, Brasil fcorrea@directnet.com.br

Francisco de Assis Corrêa Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE São José dos Campos SP, Brasil fcorrea@directnet.com.br APLICAÇÃO DE RELAXAÇÃO LAGRANGEANA E DO ALGORITMO GENÉTICO CONSTRUTIVO NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO- ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA Francsco de Asss Corrêa Insttuto Naconal de Pesqusas

Leia mais

Localização de instalações com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e modelagem matemática

Localização de instalações com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e modelagem matemática XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasl, 9 a 11 de Outubro de 2006 Localzação de nstalações com o auxílo de Sstema de Informações Geográfcas (SIG) e modelagem matemátca Sílva Mara Santana Mapa (UNIFEI) slvnhamapa@yahoo.com.br

Leia mais

UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS

UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS Rodolfo Hoffmann * Vctor Hugo da Fonseca Porto ** SINOPSE Neste trabalho deduz-se qual é o

Leia mais

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012 Notas Processos estocástcos Nestor Catcha 23 de abrl de 2012 notas processos estocástcos 2 O Teorema de Perron Frobenus para matrzes de Markov Consdere um processo estocástco representado por um conunto

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

Modelo TEAM de localização de ambulâncias - Solução através do Algoritmo Genético Construtivo

Modelo TEAM de localização de ambulâncias - Solução através do Algoritmo Genético Construtivo Modelo TEM de localzação de ambulâncas - Solução através do lgortmo Genétco Construtvo Resumo na Paula Slva Fgueredo (INPE / UNIFEI) anapaula@lac.npe.br Luz ntono Noguera Lorena (INPE) lorena@lac.npe.br

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS

APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS Raann Pablo de Alencar AZEEDO; Ícaro Bezerra de Queroz ARAÚJO; Elel Pogg dos

Leia mais

O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD

O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD Mateus Mendes Magela Unversdade Federal do Espírto Santo mateusmendes.m@uol.com.br Resumo: O Quebra-Cabeça de Langford é um passatempo muto atraente e sufcentemente engenhoso

Leia mais

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC)

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) UNDADE V DELNEAMENTO NTERAMENTE CASUALZADO (DC) CUABÁ, MT 015/ PROF.: RÔMULO MÔRA romulomora.webnode.com 1. NTRODUÇÃO Este delneamento apresenta como característca prncpal a necessdade de homogenedade

Leia mais

UM ALGORITMO GENÉTICO PARA O PROBLEMA DE AGRUPAMENTO

UM ALGORITMO GENÉTICO PARA O PROBLEMA DE AGRUPAMENTO Pesqusa Operaconal na Socedade: Educação, Meo Ambente e Desenvolvmento 12 a 15/09/06 Goâna, GO UM ALGORITMO GENÉTICO PARA O PROBLEMA DE AGRUPAMENTO Flávo Marcelo Tavares Montenegro IBGE Insttuto Braslero

Leia mais

ESTABILIDADE FENOTÍPICA DE CULTIVARES ELITES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO 1

ESTABILIDADE FENOTÍPICA DE CULTIVARES ELITES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO 1 ESTABILIDADE FENOTÍICA DE CULTIVARES ELITES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO 1 Francsco José Correa Faras (Embrapa Algodão - Núcleo do Mato Grosso / faras@cnpa.embrapa.br), Natal Antõno Vello (ESALQ US - Departamento

Leia mais

A RELAXAÇÃO LAGRANGEANA/SURROGATE E O MÉTODO DE GERAÇÃO DE COLUNAS: NOVOS LIMITANTES E NOVAS COLUNAS

A RELAXAÇÃO LAGRANGEANA/SURROGATE E O MÉTODO DE GERAÇÃO DE COLUNAS: NOVOS LIMITANTES E NOVAS COLUNAS A RELAXAÇÃO LAGRANGEANA/SURROGATE E O MÉTODO DE GERAÇÃO DE COLUNAS: NOVOS LIMITANTES E NOVAS COLUNAS Luz A. N. Lorena* Laboratóro Assocado de Computação e Matemátca Aplcada LAC Insttuto Naconal de Pesqusas

Leia mais

Modelagem do crescimento de clones de Eucalyptus via modelos não lineares

Modelagem do crescimento de clones de Eucalyptus via modelos não lineares Modelagem do crescmento de clones de Eucalyptus va modelos não lneares Joselme Fernandes Gouvea 2 Davd Venanco da Cruz 3 Máco Augusto de Albuquerque 3 José Antôno Alexo da Slva Introdução Os fenômenos

Leia mais

MODELO DE DESPACHO TERMELÉTRICO CONSIDERANDO RESTRIÇÕES NO SUPRIMENTO DE GÁS NATURAL

MODELO DE DESPACHO TERMELÉTRICO CONSIDERANDO RESTRIÇÕES NO SUPRIMENTO DE GÁS NATURAL MODELO DE DESPACHO TERMELÉTRICO CONSIDERANDO RESTRIÇÕES NO SUPRIMENTO DE GÁS NATURAL ODERSON DIAS DE MELLO Departamento de Engenhara de Sstemas - Faculdade de Engenhara Elétrca e de Computação - Unversdade

Leia mais

REFINAMENTO DE UM ALGORITMO ENUMERATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS

REFINAMENTO DE UM ALGORITMO ENUMERATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS Pesqusa Operaconal na Socedade: Educação, eo Ambente e Desenvolvmento 2 a 5/09/06 Goâna, GO REFINAENTO DE U ALGORITO ENUERATIVO PARA DETERINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS Horaco Hde Yanasse

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO Alne de Paula Sanches 1 ; Adrana Betâna de Paula Molgora 1 Estudante do Curso de Cênca da Computação da UEMS, Undade Unverstára de Dourados;

Leia mais

3 Desenvolvimento do Modelo

3 Desenvolvimento do Modelo 3 Desenvolvmento do Modelo Neste capítulo apresentaremos como está estruturado o modelo desenvolvdo nesta dssertação para otmzar o despacho de geradores dstrbuídos com o obetvo de reduzr os custos da rede

Leia mais

3 Algoritmos propostos

3 Algoritmos propostos Algortmos propostos 3 Algortmos propostos Nesse trabalho foram desenvolvdos dos algortmos que permtem classfcar documentos em categoras de forma automátca, com trenamento feto por usuáros Tas algortmos

Leia mais

), demonstrado no capítulo 3, para

), demonstrado no capítulo 3, para 6 Conclusão Neste trabalho foram realzados cnco estudos de casos como meo de nvestgar a nfluênca de trbutos no processo decsóro de localzação. Buscou-se realzar as entrevstas em dferentes negócos para

Leia mais

Análise Dinâmica de uma Viga de Euler-Bernoulli Submetida a Impacto no Centro após Queda Livre Através do Método de Diferenças Finitas

Análise Dinâmica de uma Viga de Euler-Bernoulli Submetida a Impacto no Centro após Queda Livre Através do Método de Diferenças Finitas Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Appled and Computatonal Mathematcs, Vol. 4, N., 06. Trabalho apresentado no DINCON, Natal - RN, 05. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled

Leia mais

Seqüenciação de N ordens de produção em uma máquina com tempo de preparação dependente da seqüência uma aplicação de busca tabu

Seqüenciação de N ordens de produção em uma máquina com tempo de preparação dependente da seqüência uma aplicação de busca tabu XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasl, 9 a 11 de Outubro de 2006 Seqüencação de N ordens de produção em uma máquna com tempo de preparação dependente da seqüênca uma aplcação de busca tabu Renato de Olvera

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 2 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogério Rodrigues

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 2 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogério Rodrigues CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA - ELEMENTOS Prof. Rogéro Rodrgues I) TABELA PRIMITIVA E DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA : No processo de amostragem, a forma de regstro mas

Leia mais

Gestão e Teoria da Decisão

Gestão e Teoria da Decisão Gestão e Teora da Decsão Logístca e Gestão de Stocks Estratégas de Localzação Lcencatura em Engenhara Cvl Lcencatura em Engenhara do Terrtóro 1 Estratéga de Localzação Agenda 1. Classfcação dos problemas

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

A pesquisa Operacional e os Recursos Renováveis. 4 a 7 de novembro de 2003, Natal-RN

A pesquisa Operacional e os Recursos Renováveis. 4 a 7 de novembro de 2003, Natal-RN A pesqusa Operaconal e os Recursos Renováves 4 a 7 de novembro de 2003, Natal-RN A AVALIAÇÃO DE PROJETO DE INVESTIMENTO EM REDES CORPORATIVAS Chrstóvão Thago de Brto Neto Unversdade Federal do Ro Grande

Leia mais

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a de novembro de 00 Ro de Janero/RJ UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO HIERÁRQUICO CAPACITADO Lus Gonzalo Acosta Espeo COPPE/Unversdade Federal do Ro de Janero C.P.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO CELULAR DE MANUFATURA DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO

AVALIAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO CELULAR DE MANUFATURA DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO AVALIAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO CELULAR DE MANUFATURA DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO Francsco Alexandre de Olvera Departamento de Engenhara de Produção da Escola Federal de Engenhara de Itaubá EFEI E-mal: faolverabr@yahoo.com

Leia mais

ALGORITMOS PARA DADOS AUMENTADOS

ALGORITMOS PARA DADOS AUMENTADOS ALGORITMOS PARA DADOS AUMNTADOS. INTRODUÇÃO Dos algortmos baseados na consderação de dados latentes. Temos os dados efetvamente observados e de uma manera convenente aumentamos esses dados ntroduzndo os

Leia mais

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias TLF 010/11 Cap. IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras Capítulo IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras 4.1. Méda 43 4.. Desvo padrão 44 4.3. Sgnfcado do desvo padrão 46 4.4. Desvo padrão da méda

Leia mais

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall Sstemas Intelgentes Aplcados Carlos Hall Programa do Curso Lmpeza/Integração de Dados Transformação de Dados Dscretzação de Varáves Contínuas Transformação de Varáves Dscretas em Contínuas Transformação

Leia mais

Efeito do tipo de norma sobre a ordem de acurácia do erro de soluções numéricas em CFD

Efeito do tipo de norma sobre a ordem de acurácia do erro de soluções numéricas em CFD feto do tpo de norma sobre a ordem de acuráca do erro de soluções numércas em CFD Márco A. Martns Depto. de Matemátca, nversdade stadual do Centro Oeste, ICTRO 854-8, C.., uarapuava, R; -mal: mandre@uncentro.br

Leia mais

BC0406 Introdução à Probabilidade e à Estatística Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 2011

BC0406 Introdução à Probabilidade e à Estatística Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 2011 BC0406 Introdução à Probabldade e à Estatístca Lsta de Eercícos Suplementares novembro 0 BC0406 Introdução à Probabldade e à Estatístca Lsta de Eercícos Suplementares quadrmestre 0 Além destes eercícos,

Leia mais

TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIAS EM LINHAS DE PRODUÇÃO: MODELOS, RESULTADOS E DISCUSSÕES 1

TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIAS EM LINHAS DE PRODUÇÃO: MODELOS, RESULTADOS E DISCUSSÕES 1 XIV ELAVIO El Fuerte Snaloa Méxco 9-14 de agosto de 2009 TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIAS EM LINHAS DE PRODUÇÃO: MODELOS RESULTADOS E DISCUSSÕES 1 Mayron César de O. Morera Lana Mara R. Santos Alysson M.

Leia mais

Identidade dos parâmetros de modelos segmentados

Identidade dos parâmetros de modelos segmentados Identdade dos parâmetros de modelos segmentados Dana Campos de Olvera Antono Polcarpo Souza Carnero Joel Augusto Munz Fabyano Fonseca e Slva 4 Introdução No Brasl, dentre os anmas de médo porte, os ovnos

Leia mais

4 ANÁLISE DE CONFIABILIDADE COM ANÁLISE LIMITE

4 ANÁLISE DE CONFIABILIDADE COM ANÁLISE LIMITE 4 ANÁLISE DE CONIABILIDADE COM ANÁLISE LIMITE A avalação da segurança das estruturas geotécncas tem sdo sempre um dos objetvos da Engenhara Geotécnca. A forma convenconal de quantfcar a segurança de uma

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO REATIVA (METÁTESE DO 2-PENTENO)

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO REATIVA (METÁTESE DO 2-PENTENO) MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO REATIVA (METÁTESE DO 2-PENTENO) Vlmar Steffen, Edson Antono da Slva(Orentador/UNIOESTE), e-mal: eq.vlmar@bol.com.br. Unversdade Estadual do Oeste do Paraná/Centro

Leia mais

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1 DISPARIDADE DO VALOR BRUTO DOS PRODUTOS MADEIREIROS NATIVOS PARA AS MESORREGIÕES DA PARAÍBA DISPARITY OF THE GROSS VALUE OF THE NATIVE WOOD PRODUCTS FOR THE MESORREGIONS OF PARAÍBA Santos Júnor, EP 1 ;

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu Programação Lnear (PL) Aula : Dualdade. Defnção do Problema Dual. Defnção do problema dual. O que é dualdade em Programação Lnear? Dualdade sgnfca a exstênca de um outro problema de PL, assocado a cada

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

PUCPR- Pontifícia Universidade Católica Do Paraná PPGIA- Programa de Pós-Graduação Em Informática Aplicada PROF. DR. JACQUES FACON

PUCPR- Pontifícia Universidade Católica Do Paraná PPGIA- Programa de Pós-Graduação Em Informática Aplicada PROF. DR. JACQUES FACON 1 PUCPR- Pontfíca Unversdade Católca Do Paraná PPGIA- Programa de Pós-Graduação Em Informátca Aplcada PROF. DR. JACQUES FACON LIMIARIZAÇÃO ITERATIVA DE LAM E LEUNG Resumo: A proposta para essa sére de

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS DECvl ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO ÉTODO DE CROSS Orlando J. B. A. Perera 20 de ao de 206 2 . Introdução O método teratvo ntroduzdo por Hardy Cross (Analyss of Contnuous Frames by Dstrbutng Fxed-End

Leia mais

Uma abordagem do algoritmo genético bi-objetivo para seleção de variedades da cana-de-açúcar com características ambiental e econômica

Uma abordagem do algoritmo genético bi-objetivo para seleção de variedades da cana-de-açúcar com características ambiental e econômica Uma abordagem do algortmo genétco b-obetvo para seleção de varedades da cana-de-açúcar com característcas ambental e econômca Helence de Olvera Florentno Departamento de Boestatístca do Insttuto de Bocêncas,

Leia mais

Programação Dinâmica. Fernando Nogueira Programação Dinâmica 1

Programação Dinâmica. Fernando Nogueira Programação Dinâmica 1 Programação Dnâmca Fernando Noguera Programação Dnâmca A Programação Dnâmca procura resolver o problema de otmzação através da análse de uma seqüênca de problemas mas smples do que o problema orgnal. A

Leia mais

Cap. 5 Classificação Temática

Cap. 5 Classificação Temática Prncípos e Aplcações da Deteção Remota Cap. 5 Classfcação Temátca 5.1 O Processo de Classfcação 5. Classfcação de Máxma Verosmlhança (supervsonada paramétrca) 5..1 Classes multvaradas normas 5.. Lmtes

Leia mais

UMA ABORDAGEM EXATA PARA PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE CONCENTRADORES CAPACITADO

UMA ABORDAGEM EXATA PARA PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE CONCENTRADORES CAPACITADO UMA ABORDAGEM EXATA PARA PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE CONCENTRADORES CAPACITADO Wesley Gomes de Almeda Insttuto Naconal de Pesqusas Espacas INPE Av. dos Astronautas 1758, Jardm da Granja 12227-010 São José

Leia mais

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES ALGORITMO GENÉTICO APLICADO À ELEÇÃO MULTI-CRITÉRIO DE CARTEIRA DE PROJETO DE PETRÓLEO E GÁ Karn upo Gavancho Departamento de Engenhara Elétrca, PUC-RIO, Rua Marques de ão Vcente 225, Ro de Janero Karsupo@ele.puc-ro.br

Leia mais

5 Formulação para Problemas de Potencial

5 Formulação para Problemas de Potencial 48 Formulação para Problemas de Potencal O prncpal objetvo do presente capítulo é valdar a função de tensão do tpo Westergaard obtda para uma trnca com abertura polnomal (como mostrado na Fgura 9a) quando

Leia mais

Desenvolvimento de software de simulação Monte Carlo para auxiliar no estudo da propagação de doenças infecciosas

Desenvolvimento de software de simulação Monte Carlo para auxiliar no estudo da propagação de doenças infecciosas Desenvolvmento de software de smulação Monte Carlo para auxlar no estudo da propagação de doenças nfeccosas João Batsta dos Santos-Flho 1, Tatana Santos de Araujo Batsta 2, José Carlos Rodrgues Olvera

Leia mais

2 Máquinas de Vetor Suporte 2.1. Introdução

2 Máquinas de Vetor Suporte 2.1. Introdução Máqunas de Vetor Suporte.. Introdução Os fundamentos das Máqunas de Vetor Suporte (SVM) foram desenvolvdos por Vapnk e colaboradores [], [3], [4]. A formulação por ele apresentada se basea no prncípo de

Leia mais

2 Modelos de Otimização sob Incerteza 2.1. Introdução

2 Modelos de Otimização sob Incerteza 2.1. Introdução 2 Modelos de Otmzação sob Incerteza 2.. Introdução Modelos de programação matemátca são comumente utlzados para solução de problemas de programação da produção, de logístca, de schedulng e de planejamento

Leia mais

O USO DA METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA PARA ADEQUAR OS PARÂMETROS DE ENTRADA DE UM ALGORITMO GENÉTICO

O USO DA METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA PARA ADEQUAR OS PARÂMETROS DE ENTRADA DE UM ALGORITMO GENÉTICO O USO DA METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA PARA ADEQUAR OS PARÂMETROS DE ENTRADA DE UM ALGORITMO GENÉTICO Pedro Alberto Barbetta Departamento de Informátca e de Estatístca CTC UFSC Caxa Postal 476

Leia mais

ALGORITMO ILS APLICADO AO PROBLEMA DAS K-MEDIANAS CAPACITADO

ALGORITMO ILS APLICADO AO PROBLEMA DAS K-MEDIANAS CAPACITADO SPOLM 2008 ISSN 1806-3632 Ro de Janero, Brasl, 05 e 06 de agosto de 2008. ALGORITMO ILS APLICADO AO PROBLEMA DAS K-MEDIANAS CAPACITADO José André de Moura Brto IBGE Insttuto Braslero de Geografa e Estatístca

Leia mais

Abordagem da Metaheurística Clustering Search com Simulated Annealing para o Problema de Alocação de Berços de Navios

Abordagem da Metaheurística Clustering Search com Simulated Annealing para o Problema de Alocação de Berços de Navios Abordagem da Metaheurístca Clusterng Search com Smulated Annealng para o Problema de Alocação de Berços de Navos Rudne Martns de Olvera 1, *, Geraldo Regs Maur 2, Luz Antono Noguera Lorena 3 1 rudmart@gmal.com,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA Pedro Luz Rocha Evandro Parente Junor pedroluzrr04@gmal.com evandroparentejr@gmal.com Laboratóro de Mecânca Computaconal e Vsualzação, Unversdade

Leia mais

Proposta de método para alocação de perdas em redes eléctricas de distribuição com Produção em Regime Especial

Proposta de método para alocação de perdas em redes eléctricas de distribuição com Produção em Regime Especial Capítulo 5 Proposta de método para alocação de perdas em redes eléctrcas de dstrbução com Produção em Regme Especal Neste capítulo propõe-se uma metodologa para efectuar a alocação das perdas de uma rede

Leia mais

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários Análse de Campos Modas em Guas de Onda Arbtráros Neste capítulo serão analsados os campos modas em guas de onda de seção arbtrára. A seção transversal do gua é apromada por um polígono conveo descrto por

Leia mais

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16%

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16% Análse de Rsco 1 RISCO Rsco possbldade de perda. Quanto maor a possbldade, maor o rsco. Exemplo: Empresa X va receber $ 1.000 de uros em 30 das com títulos do governo. A empresa Y pode receber entre $

Leia mais

Algoritmo Genético Construtivo na otimização de problemas combinatoriais de agrupamentos

Algoritmo Genético Construtivo na otimização de problemas combinatoriais de agrupamentos Algortmo Genétco Construtvo na otmzação de problemas combnatoras de agrupamentos João Carlos Furtado LACESM/CT - UFSM - Unversdade Federal de Santa Mara Campus Unverstáro - Santa Mara - RS Luz Antono Noguera

Leia mais

Modelos Matemáticos para Otimização do Tráfego Urbano Semaforizado

Modelos Matemáticos para Otimização do Tráfego Urbano Semaforizado Modelos Matemátcos para Otmzação do Tráfego Urbano Semaforzado Marcelo Lacortt, Rosana Mara Luvezute Krpka Unversdade de Passo Fundo - Insttuto de Cêncas Exatas e Geocêncas 99001-970, Passo Fundo, RS E-mal:

Leia mais

Estimação de Distorção Harmônica Total Utilizando Estratégias Evolutivas

Estimação de Distorção Harmônica Total Utilizando Estratégias Evolutivas 1 Estmação de Dstorção Harmônca Total Utlzando Estratégas Evolutvas E. F. Arruda, Member, IEEE e N. Kagan, Senor Member, IEEE Abstract O objetvo deste trabalho é estmar a dstorção harmônca total em barras

Leia mais

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CORTE INTEGRADO AO PROBLEMA DE SEQÜENCIAMENTO DOS PADRÕES UTILIZANDO RELAXAÇÃO LAGRANGEANA

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CORTE INTEGRADO AO PROBLEMA DE SEQÜENCIAMENTO DOS PADRÕES UTILIZANDO RELAXAÇÃO LAGRANGEANA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CORTE ITEGRADO AO PROBLEMA DE SEQÜECIAMETO DOS PADRÕES UTILIZADO RELAXAÇÃO LAGRAGEAA Mara José Pnto Centro Técnco Aeroespacal (CTA) Insttuto de Estudos Avançados (IEAv) Departamento

Leia mais

Seleção de atributos usando algoritmos genéticos para classificação de regiões

Seleção de atributos usando algoritmos genéticos para classificação de regiões Seleção de atrbutos usando algortmos genétcos para classfcação de regões Joelma Carla Santos João Rcardo de Fretas Olvera Lucano Vera Dutra Sdne João Squera Sant Anna Camlo Daleles Rennó Insttuto Naconal

Leia mais

CAPÍTULO IV PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DA SEÇÃO TRANSVERSAL

CAPÍTULO IV PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DA SEÇÃO TRANSVERSAL CPÍTULO IV PROPRIEDDES GEOMÉTRICS D SEÇÃO TRNSVERSL Propredades Geométrcas da Seção Transversal 4. Propredades Geométrcas da Seção Transversal 4.. Introdução O presente trabalho é desenvolvdo paralelamente

Leia mais

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização 30 4 METODOLOGIA 4.1 Modelagem dos Resultados Consderando Sazonalzação A sazonalzação da quantdade de energa assegurada versus a quantdade contratada unforme, em contratos de fornecmento de energa elétrca,

Leia mais

MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU

MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU 1 MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU Para dstrbução de docente: DC = ACDD + ADID +ADE ACDD componente acadêmco para docente ACDD = GRD + PGPD ADID componente admnstração

Leia mais

Heurística de múltiplos inícios para o problema de empacotamento tridimensional em faixa

Heurística de múltiplos inícios para o problema de empacotamento tridimensional em faixa Heurístca de múltplos nícos para o problema de empacotamento trdmensonal em faxa Vnícus Amaral Armentano Faculdade de Engenhara Elétrca e de Computação Unversdade Estadual de Campnas vncus@denss.fee.uncamp.br

Leia mais

4 Sistema Híbrido de Otimização de Estratégia de Controle de Válvulas de Poços Inteligentes sob Incertezas

4 Sistema Híbrido de Otimização de Estratégia de Controle de Válvulas de Poços Inteligentes sob Incertezas 44 4 Sstema Híbrdo de Otmzação de Estratéga de Controle de Válvulas de Poços Intelgentes sob Incertezas Conforme dscutdo no capítulo 2, na engenhara de reservatóro a atvdade de gerencamento é uma tarefa

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D O S A Ç O R E S D E P A R T A M E N T O D E M A T E M Á T I C A ARMANDO B MENDES ÁUREA SOUSA HELENA MELO SOUSA

U N I V E R S I D A D E D O S A Ç O R E S D E P A R T A M E N T O D E M A T E M Á T I C A ARMANDO B MENDES ÁUREA SOUSA HELENA MELO SOUSA U N I V E R S I D A D E D O S A Ç O R E S D E P A R T A M E N T O D E M A T E M Á T I C A CLASSIFICAÇÃO DE MONOGRAFIAS UMA PROPOSTA PARA MAIOR OBJECTIVIDADE ARMANDO B MENDES ÁUREA SOUSA HELENA MELO SOUSA

Leia mais

ALTERNATIVA PARA DETERMINAR ACURÁCIA DA PREVISÃO DO MBAR UTILIZANDO ÍNDICE DE BRIER. Reinaldo Bomfim da Silveira 1 Juliana Maria Duarte Mol 1 RESUMO

ALTERNATIVA PARA DETERMINAR ACURÁCIA DA PREVISÃO DO MBAR UTILIZANDO ÍNDICE DE BRIER. Reinaldo Bomfim da Silveira 1 Juliana Maria Duarte Mol 1 RESUMO ALTERNATIVA PARA DETERMINAR ACURÁCIA DA PREVISÃO DO MBAR UTILIZANDO ÍNDICE DE BRIER Renaldo Bomfm da Slvera 1 Julana Mara Duarte Mol 1 RESUMO Este trabalho propõe um método para avalar a qualdade das prevsões

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO. Resumo

ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO. Resumo Resumo A Computação Evoluconára tem sdo bem aplcada na resolução de dversos problemas. Notadamente, a programação evoluconára apresenta bons resultados na mnmzação de funções multmodas. Tradconalmente,

Leia mais

ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL

ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL Revsta Matz Onlne ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL Valera Ap. Martns Ferrera Vvane Carla Fortulan Valéra Aparecda Martns. Mestre em Cêncas pela Unversdade de São Paulo- USP.

Leia mais

Palavras-Chave: Métodos Interativos da Potência e Inverso, Sistemas Lineares, Autovetores e Autovalores.

Palavras-Chave: Métodos Interativos da Potência e Inverso, Sistemas Lineares, Autovetores e Autovalores. MSc leandre Estáco Féo ssocação Educaconal Dom Bosco - Faculdade de Engenhara de Resende Caa Postal 8.698/87 - CEP 75-97 - Resende - RJ Brasl Professor e Doutorando de Engenhara aefeo@yahoo.com.br Resumo

Leia mais

2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS

2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 0 Varável aleatóra Ω é o espaço amostral de um epermento aleatóro Uma varável aleatóra é uma função que atrbu um número real a cada resultado em Ω Eemplo Retra- ao acaso um tem produzdo

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS Às vezes é de nteresse nclur na análse, característcas dos ndvíduos que podem estar relaconadas com o tempo de vda. Estudo de nsufcênca renal: verfcar qual o efeto da

Leia mais

SIAD - SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À DECISÃO: UMA IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE MODELOS DE ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS

SIAD - SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À DECISÃO: UMA IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE MODELOS DE ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS SIAD - SISTEMA INTEGRADO DE APOIO À DECISÃO: UMA IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE MODELOS DE ANÁLISE DE ENVOLTÓRIA DE DADOS Lda Angulo Meza Insttuto de Cêncas e Tecnologa Unversdade Vega de Almeda lda@lab.uva.br

Leia mais

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA DIFUSÃO DE NÊUTRONS EM GEOMETRIA UNIDIMENSIONAL CARTESIANA

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA DIFUSÃO DE NÊUTRONS EM GEOMETRIA UNIDIMENSIONAL CARTESIANA 27 Internatonal Nuclear tlantc Conference - INC 27 antos, P, razl, eptember 3 to October 5, 27 OCIÇÃO RILEIR DE ENERGI NUCLER - EN IN: 978-85-99141-2-1 MODELGEM COMPUTCIONL D DIFUÃO DE NÊUTRON EM GEOMETRI

Leia mais

Otimização em Redes. Árvore Geradora Mínima. Geraldo Robson Mateus DCC - UFMG

Otimização em Redes. Árvore Geradora Mínima. Geraldo Robson Mateus DCC - UFMG Otmzação em Redes Árvore Geradora Mínma Geraldo Robson Mateus DCC - UFMG Árvore Geradora Mínma Desea-se construr uma rede de comuncação entre váras cdades a custo mínmo. abe-se que o custo de qualquer

Leia mais

Modelos Regret aplicados a Problemas de Localização

Modelos Regret aplicados a Problemas de Localização UNIVERSIDADE DOS AÇORES Departamento de Economa e Gestão Modelos Regret aplcados a Problemas de Localzação Dssertação de Doutoramento Pedro Portugal de Sousa Nunes 2012 Unversdade dos Açores Departamento

Leia mais

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite 5 Relação entre Análse Lmte e Programação Lnear 5.. Modelo Matemátco para Análse Lmte Como fo explcado anterormente, a análse lmte oferece a facldade para o cálculo da carga de ruptura pelo fato de utlzar

Leia mais

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, outubro de Tânia Tomé - Din Estoc

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, outubro de Tânia Tomé - Din Estoc Dnâmca Estocástca Insttuto de Físca, outubro de 2016 1 Dnâmcas estocástcas para o modelos defndos em redes Sstema defndo em um retculado em um espaço de d dmensões Exemplo: rede quadrada d=2 em que cada

Leia mais