Direito Coletivo. Paula Freire 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Coletivo. Paula Freire 2015"

Transcrição

1 Direito Coletivo Paula Freire 2015

2 Conceito É o segmento do Direito do Trabalho encarregado de tratar da organização sindical, da negociação coletiva, dos contratos coletivos, da representação dos trabalhadores e da greve. Não possui autonomia, pois não tem diferenças específicas em relação aos demais ramos do Direito do Trabalho.

3 Princípios do direito coletivo do trabalho 1) Princípio da liberdade associativa e sindical. 2) Princípio da autonomia sindical. 3) Princípio da interveniência sindical na normatização coletiva. 4) Princípio da equivalência dos contratantes coletivos.

4 Princípios do direito coletivo do trabalho 5) Princípio da lealdade e transparência nas negociações coletivas. 6) Princípio da criatividade jurídica da negociação coletiva. 7) Princípio da adequação setorial negociada.

5 CF/88: AsseguradopelaC.F./88,art.5º,XVIeXVII: XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente; XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

6 CF/88 XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; Além disso, com relação à liberdade de associação sindical, o art. 8º dispõe que, além de ser livre a filiação, também o será a desfiliação. CF/88, art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: V - ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato;

7 CF/88 O ordenamento jurídico não admite cláusulas de sindicalização forçada. Um exemplo de cláusula de sindicalização forçada seria a necessidade de o empregado ser sindicalizado para que a empresa pudesse contratá-lo (esta cláusula, no caso, seria firmada entre o sindicato obreiro e as empresas).

8 Princípio da autonomia sindical É livre a associação profissional ou sindical, observado oseguinte: Art. 8, I, CF/88: A lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;

9 Questão É constitucional a necessidade de registro do sindicato no MTE, nos termos do dispositivo constitucional mencionado? STF já pacificou a matéria, no sentido de que a exigência é plenamente constitucional, visto que necessária para fins de verificação da observância da regra da unicidade sindical.

10 Liberdade sindical: O Estado não pode intervir na liberdade de criação e gestão dos sindicatos. Art.8,I: Livre criação sindical. Vedação ao Poder Público de interferir e intervir na vida sindical.

11 Questão Anacronismo do texto constitucional em relação ao tratamento da questão da autonomia sindical. Embora a CF/88 tenha avançado consideravelmente, eliminando a interferência estatal até então comum na atividade sindical, manteve diversos traços do antigo sistema corporativista, que indubitavelmente acabam por inviabilizar, na prática, a autêntica liberdade e autonomia sindicais. Quais são esses traços?

12 S ã o incompatíveis com a ideia de liberdade e autonomia sindicais: a) o sistema da unicidade sindical (imposição legal de um único sindicato em dada base territorial); b) o sistema do financiamento compulsório dos sindicatos; c)opodernormativodajustiçadotrabalho.

13 Princípio da interveniência sindical na normatização coletiva Somente é válida a negociação coletiva se dela tiver tomado parte o sindicato dos trabalhadores. Nestesentido,oart.8º,VI,daCF/88: Art.8º(...) VI é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

14 Princípio da interveniência sindical na normatização coletiva Entendimento predominante: obrigatoriedade de participação do sindicato nas negociações coletivas apenas em relação aos trabalhadores. Afinal, o empregador já é um ser coletivo por natureza, além do que a Constituição prevê o acordo coletivo de trabalho como instrumento da negociação coletiva. ACT: firmado entre empresa(s) e sindicato dos trabalhadores, sem a interveniência do sindicato patronal.

15 Exemplo: Acordo individual de redução de salário com a correspondente redução da jornada, durante um determinado período sem serviço. Como não houve a participação do sindicato dos trabalhadores (acordo individual), o pacto não tem validade jurídica, pois resulta em alteração prejudicial do contrato de trabalho.

16 Princípio da equivalência dos contratantes coletivos No direito individual há notória disparidade entre os dois polos contratantes(empregado e empregador). No direito coletivo há que se ter equivalência entre ambos, ou seja, devem ter força semelhante. A função do Direito Coletivo do Trabalho é conseguir um equilíbrio entre as partes. Teoria do palito de fósforo.

17 Equivalência capital x trabalho: São equivalentes porque ambos são seres coletivos (lembre-se que a empresa é, por natureza, um ser coletivo), e também o são porque contam com ferramentas eficazes de pressão nas negociações engendradas(direito de greve, por exemplo). Por haver equivalência entre as partes no Direito Coletivo, é que não há normas tão protetivas ao empregado, como no Direito Individual.

18 Princípio da lealdade e transparência nas negociações coletivas São sempre imperiosas a lealdade e a boa-fé objetiva por parte dos contratantes, sobretudo na negociação coletiva, que gera normas jurídicas. Logo, são inválidos os atos de qualquer das partes que se observarem desleais ou obscuros.

19 Princípio da adequação setorial negociada Mauricio Godinho Delgado. Estabelece limites à negociação coletiva. Restringe as hipóteses em que a norma coletiva pode flexibilizar a legislação protetiva trabalhista. Hipóteses: a) que a norma coletiva estabeleça padrão superior ao estabelecido pela norma heterônoma estatal; ou b) que a norma coletiva transacione apenas setorialmente parcelas justrabalhistas de indisponibilidade apenas relativa.

20 Limites da negociação Seriam parcelas de indisponibilidade relativa aquelas assim consideradas expressamente por lei (v.g., art. 7º, VI, XIII e XIV da CF/88), bem como as que assim se qualificam por sua própria natureza (v.g., modalidades de pagamento salarial). Ao contrário, seriam de indisponibilidade absoluta as normas estipuladoras de direitos que não podem ser suprimidos ou reduzidos sequer mediante negociação coletiva, como ocorre com a anotação em CTPS, com as normas relativas à segurança e saúde do trabalhador, entre outras.

21 Patamar civilizatório mínimo Este núcleo intangível de direitos trabalhistas, denominado patamar civilizatório mínimo, seria dado por três grupos de normas heterônomas, segundo Delgado: a) normas constitucionais (ressalvadas as exceções expressas,comonoart.7º,vi,xiiiexiv); b) normas internacionais integradas ao direito interno; c) normas legais infraconstitucionais que asseguram patamares de cidadania ao trabalhador (as normas relativas à saúde e segurança do trabalhador, por exemplo).

22 Limites da negociação A norma coletiva não tem validade se constitui mera renúncia de direitos (e não transação), pois não cabe ao sindicato renunciar a direito de terceiros (trabalhadores). A jurisprudência tem, de uma forma geral, considerado que se a parcela está assegurada por norma cogente (Constituição, leis federais, tratados e convenções internacionais ratificados) ela deve prevalecer, inclusive em face da negociação coletiva.

23 Princípio da criatividade jurídica da negociação coletiva A negociação coletiva resulta em autênticas normas jurídicas (comandos abstratos, gerais e impessoais), com as consequências daí decorrentes. Basta lembrar que as convenções coletivas de trabalho e os acordos coletivos de trabalho são considerados fontes formais do Direito do Trabalho, exatamente pelo fato de serem reconhecidas como sendo normas jurídicas.

24 SINDICATO Figura central do Direito Coletivo do Trabalho5, assumindo diversas atribuições no sentido da melhoria das condições socioeconômicas dos trabalhadores. Conceito: Art É lícita a associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos ou profissionais liberais exerçam, respectivamente, a mesma atividade ou profissão ou atividades ou profissões similares ou conexas.

25 Alcance do conceito Não só empregados e empregadores podem se associar a sindicato, mas também trabalhadores autônomos e profissionais liberais, desde que exerçam atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas. Objetivo do sindicato é a defesa dos interesses de profissões ou atividades, e não apenas de empregados e empregadores, nos estreitos limites da relação de trabalho.

26 Conceitos Associação permanente que representa trabalhadores ou empregadores e visa à defesa dos respectivos interesses coletivos. Atividades similares são aquelas que se assemelham, como categorias que podem ser agrupadas por empresas que não são do mesmo ramo, mas de ramos que se parecem, como hotéis e restaurantes.

27 Conceitos Conexas,porsuavez, sãoasatividadesque,ainda que não sendo semelhantes, complementam-se, como, por ex., as diversas atividades existentes na construção civil: alvenaria, hidráulica, esquadrias, pastilhas, pintura, parte elétrica etc. São diversos fatores que concorrem para o mesmo fim:aconstruçãodeumprédio,deumacasa.

28 Natureza jurídica do sindicato Trata-se o sindicato de pessoa jurídica de direito privado. Esta classificação decorre a natureza de associação e, principalmente, da circunstância de estar o sindicato, a partir da CF/88, livre de interferência estatal (princípio da autonomia sindical).

29 Cespe(Procurador SEAD/SES/FUNESA/SE 2009) Os sindicatos têm natureza pública, pois são constituídos como pessoa jurídica de direito público. Gabarito: Afirmativa incorreta. São PJ de direito privado. Não pode haver intervenção estatal nos sindicatos.

30 Unicidade x pluralidade sindical Unicidade sindical é o sistema pelo qual a lei impõe a existência de um único sindicato para um determinado grupo de trabalhadores (que pode ser, uma categoria, uma profissão), por uma dada base territorial. Trata-se do sistema do sindicato único, também denominado sistema monista.

31 Pluralidade sindical Pluralidade sindical, por sua vez, corresponde ao modelo de liberdade sindical preconizado pela OIT, na Convenção nº 87. Nesse sistema, há ampla liberdade para criação de mais de um sindicato representativo do mesmo grupo de trabalhadores. A pluralidade não é uma imposição legal, mas sim uma possibilidade conferida pela lei.

32 Organização Sindical: O sistema sindical brasileiro é formado por três níveis. A base da estrutura sindical é formada pelos Sindicatos, Em um segundo nível por Federações. Por fim, as Confederações.

33 Estrutura sindical As Federações organizar-se-ão, com no mínimo cinco Sindicatos (organizações sindicais de primeiro grau art.534daclt). O art. 535 da CLT estabelece que as Confederações organizar-se-ão com, no mínimo três federações, e terão sede na Capital da República.

34 Centrais Sindicais Exemplos: CUT, CGT, Força Sindical, dentre outras. Antes da Lei /08, não faziam parte da estrutura sindical brasileira. Apenas para categorias profissionais empregados.

35 Composição sindical Conselho fiscal Diretoria Assembleia

36 Receitas sindicais Conceito: são formas de ingresso de dinheiro no sindicato. Há 3 espécies de receitas sindicais. 1) Contribuição sindical 2) Contribuição confederativa 3) Contribuição assistencial

37 Contribuição sindical Natureza jurídica de tributo. Art.578,CLT. Detalhado: art. 580, I: relativa ao empregado. Art. 580, III: relativa ao empregador. Empregado: Um dia de trabalho. Empresa: proporcional ao capital social. É de pagamento obrigatório. Cobrada de todos os membros da categoria.

38 Contribuição confederativa FulcronaCF/88:art.8,IV. Valor: fixado pela Assembleia Geral. Somente pode ser cobrada dos membros sindicalizados(filiados ao sindicato). O empregador deve descontar os valores da remuneração do empregado e repassá-los ao sindicato. Pode ser cumulada com as demais contribuições.

39 Contribuição assistencial PrevistanaCLT:art.513,e. Valor: estabelecido pelo Acordo Coletivo ou pela Convenção Coletiva de Trabalho. Cobrada apenas dos empregados sindicalizados. Ou seja, empregados filiados ao sindicato. Desconto e repasse pelo empregador. Desconto indevido. Repetido reclamatória.

40 Negociação coletiva Art. 7, caput, CF/88: rol exemplificativo. Apenas os direitos mínimos. Pode haver ampliação desses direitos por negociação coletiva. Pode ter duas formas (instrumentos de negociação): 1) Acordo coletivo de trabalho 2) Convenção coletiva de trabalho

41 Acordo e Convenção Acordo: negociação coletiva firmada entre o sindicato dos trabalhadores e uma ou mais empresas específicas. Convenção: negociação coletiva firmada entre o sindicato da categoria de empregados e o sindicato profissional dos empregadores. Convenção deve prever condições melhores. A JT poderá anular as cláusulas que preveem condições piores para a categoria profissional.

42 Prazos do 614, CLT Art.614,CLT. Após a assinatura desses instrumentos, estes devem serdepositadosnomte,noprazode8dias. Acontar do depósito,inicia-se,apósoprazo de 3 dias, da vigência. A contar do depósito, há o Prazo de 5 dias para afixação desse instrumento no local da empresa. Publicidade.

43 Instrumento de negociação PrazodeVigência:2anos.Art.614, 3. Súmula 277, TST: Após a expiração da norma coletiva, a empresa ainda deve continuar a pagar os benefícios previstos no instrumento.

44 (FCC TRT -11ª Região (AM) - Analista Judiciário -Área Judiciária) Em relação ao direito coletivo do trabalho é correto afirmar que a) Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais do trabalho. b) a solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas, constitui o vínculo social básico denominado categoria profissional diferenciada. c) somente os Sindicatos poderão celebrar convenções coletivas de trabalho para reger as relações das categorias a elas vinculadas, inorganizadas em Sindicatos, no âmbito de suas representações. d) as condições estabelecidas em Acordo Coletivo de Trabalho prevalecerão sobre as estipuladas em Convenção Coletiva de Trabalho. e) não será permitido estipular duração de Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo de Trabalho superior a um ano.

45 Gabarito a) Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais do trabalho. b) a solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas, constitui o vínculo social básico denominado categoria profissional diferenciada. c) somente os Sindicatos poderão celebrar convenções coletivas de trabalho para reger as relações das categorias a elas vinculadas, inorganizadas em Sindicatos, no âmbito de suas representações. d) as condições estabelecidas em Acordo Coletivo de Trabalho prevalecerão sobre as estipuladas em Convenção Coletiva de Trabalho. e) não será permitido estipular duração de Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo de Trabalho superior a um ano.

46 Comentários gabarito A) Art. 611, CLT. B) Art. 511, CLT Art. 611, 2, CLT. Art. 620, CLT. Art. 614, 3.

47 Categoria diferenciada A definição legal está no artigo 511, parágrafo 3º, da CLT.,quediz:- "Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares".

48 Direito de Greve: Conceito: é a paralisação coletiva e temporária do trabalho a fim de obter, pela pressão exercida pela paralisação, as reivindicações da categoria. Art. 2º, Lei 7.783/89 (lei de greve): greve é a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial da prestação de serviços do empregado ao empregador.

49 Métodos de solução de conflitos: 1) Autotutela 2) Autocomposição 3) Heterocomposição

50 Autotutela Os interesses da parte prevalecem sobre os interesses de outra parte. Forma de pressão de uma parte para conseguir negociação. Exemplo: direito a greve. Art. 9, CF/88. Direito fundamental. Regulamentada pela Lei 7.783/89.

51 Direito de Greve Art. 9º da CF /88: É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Durante o período de greve os contratos de trabalho permanecem suspensos, conforme estabelece o art. 7ºdaLeideGreve.

52 Natureza da greve Há entendimento jurisprudencial que considera interrupção do contrato de trabalho a paralisação em virtude de greve quando por acordo, convenção coletiva ou decisão da Justiça do trabalho o empregador tiver que pagar os dias parados.

53 Greve Deve haver aviso da greve, aos empregadores, nas 48h anteriores. Atividades essenciais: comunicação com 72h de antecedência. Atividades essenciais: rol do art. 10, lei 7.783/89 Competência: Justiça do Trabalho. Servidores públicos: celetistas JT; estatutário Justiça comum.

54 Autocomposição O conflito é resolvido pelas próprias partes interessadas. Negociação coletiva: 1) Acordo coletivo de trabalho 2) Convenção coletiva de trabalho

55 Heterocomposição Solução do conflito por terceiro. Não pelas partes. Judicial. Poder Judiciário. Ação: dissídio coletivo. Poder normativo. Extrajudicial. Arbitragem. Lei 9.307/96. Apenas possível no direito coletivo. Art. 114, CF/88. Não é cabível no âmbito do direito individual do trabalho. Cláusula nula no contrato de trabalho.

56 Dissídio coletivo Previsão: Art. 856, CLT. Natureza: ação judicial. Caráter processual. Requisito: comum acordo. Anuência da parte contrária. Art. 114, 2, CF/88, dado pela EC 45/2004. Competência originária: TRTs ou TST.

57 Dissídio coletivo competência Base territorial da categoria envolve apenas 1 TRT: TRT. Mais de 1 TRT: TST. Exceção: categoria abrangida pelos TRTs da 2ª (SP) e da 15ª (Campinas): COMPETÊNCIA DO TRT DA 2ª REGIÃO.

58 Espécies de dissídios 1) Natureza econômica: cria normas para as partes. Ex: melhoria salarial, benefícios, etc. 2) Natureza jurídica: interpreta normas coletivas: Acordo coletivo, Convenção coletiva ou Sentença Normativa. Sentença normativa: decisão proferida pela JT num dissídio coletivo. 3) Dissídio de greve: validade da greve. Atividade essencial: MPT poderá questionar.

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Princípios de Direito Coletivo. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Princípios de Direito Coletivo. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas - Origem Direito Coletivo do Trabalho - Princípios a) Liberdade associativa: positiva e negativa. Desvinculação e devido processo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa.

1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação coletiva pelo sindicato dos empregados de uma determinada categoria, diretamente com uma empresa. 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PONTO 1: Dissídio Coletivo PONTO 2: Dissídio Coletivo do Trabalho PONTO 3: Competência para Julgamento do Dissídio Coletivo 1. Dissídio Coletivo: - Acordo coletivo: negociação

Leia mais

DIREITO COLETIVO (conceito) DIREITO DO TRABALHO II

DIREITO COLETIVO (conceito) DIREITO DO TRABALHO II Aula 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. MARIA INÊS GERARDO www.mariainesgerardo.com.br Conteúdo Programático desta aula O Direito

Leia mais

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF *Organização sindical: DIREITO COLETIVO Sindicato art. 511, CLT, art. 8º, III e VI, CF pactuar acordos e convenções coletivos, atuar como substituto processual e representante. Federação art. 534, CLT

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 7 Profª. Liz Rodrigues - Direitos coletivos dos trabalhadores (art. 8º a 11 da CF/88): - liberdade sindical e substituição processual; - direito

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Entidades sindicais: organização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Entidades sindicais: organização. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Natureza jurídica - Organização: estrutura e unicidade CRFB. Art. 8º (...) II - é vedada a criação de mais de uma organização

Leia mais

Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. Módulo VI. Legislação Sindical

Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. Módulo VI. Legislação Sindical 2009 Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais Módulo VI Legislação Sindical Iconografia: Conceitos e pontos de vista Organograma e Fluxograma Exemplos e exposições Comparação Atores e responsáveis

Leia mais

FINANCIAMENTO DO SISTEMA SINDICAL: UMA INTRODUÇÃO NECESSÁRIA FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA

FINANCIAMENTO DO SISTEMA SINDICAL: UMA INTRODUÇÃO NECESSÁRIA FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA FINANCIAMENTO DO SISTEMA SINDICAL: UMA INTRODUÇÃO NECESSÁRIA FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA Distinções entre as relações coletivas e as relações individuais de trabalho a) Critério rio relativo aos sujeitos

Leia mais

DIREITO COLETIVO (conceito)

DIREITO COLETIVO (conceito) Aula 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. Aula 14 - Os conflitos coletivos de trabalho: formas de solução dos conflitos coletivos de

Leia mais

A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA E A 4a REVOLUÇÃO Maria Lucia Benhame.

A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA E A 4a REVOLUÇÃO Maria Lucia Benhame. A ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA E A 4a REVOLUÇÃO Maria Lucia Benhame ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA ATUAL LEGISLAÇÃO ORDINÁRIA DÉCADA DE 30 VIGENTE Art. 511. É lícita a associação para fins de estudo, defesa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Convenções coletivas. Parte I Prof. Cláudio Freitas CRFB/88. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DIREITO COLETIVO *Histórico *Denominação *Conceito: segmento do Direito do Trabalho que regula a organização sindical, a negociação coletiva e os instrumentos normativos decorrentes e a greve (Gustavo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: NÃO DEVE SER USADO COMO CONTEÚDO DE ESTUDO, NÃO DEVE SER

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: MATERIAL APENAS PARA ROTEIRO DISCIPLINAR, NÃO DEVE SER USADO

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II ocriação e Registro do Sindicato o Receitas dos sindicato (contribuição sindical, confederativa, assistencial e mensalidade associativa) ofunções do sindicato / Prerrogativas

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO COLETIVO

PRINCÍPIOS DO DIREITO COLETIVO PRINCÍPIOS DO DIREITO COLETIVO *Roberta de Oliveira Souza O direito coletivo do trabalho apresenta princípios que são lhe próprios e que serão, oportunamente, analisados adiante. Eles podem ser agrupados

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 10-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos o Senhor João R. Sehnem, em nome da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

Direito Constitucional. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Constitucional. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Constitucional Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Direitos sociais coletivos dos trabalhadores Art. 8º É livre a associação profissional ou

Leia mais

SUMÁRIO Questões de concursos... 73

SUMÁRIO Questões de concursos... 73 SUMÁRIO 1. Direito Coletivo do Trabalho: breve evolução histórica. Autonomia. Conceito, denominação e conteúdo. Função. Princípios especiais do Direito Coletivo do Trabalho... 17 1.1. Breve evolução histórica.

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NOTA TÉCNICA N. 3, de 14 de maio de 2019 MEDIDA PROVISÓRIA N. 873, DE 1º DE MARÇO DE 2019. 1. Em 1º de março de 2019, o Presidente da República editou a MP n. 873 (Medida Provisória) que alterou dispositivos

Leia mais

1. Instituição, funcionamento, prerrogativas e deveres dos sindicatos; 3. Os conflitos coletivos de trabalho e os meios para sua solução;

1. Instituição, funcionamento, prerrogativas e deveres dos sindicatos; 3. Os conflitos coletivos de trabalho e os meios para sua solução; Resumo Aula-tema 06: Direito Coletivo e Liberdade Sindical Em nosso curso até o momento discutimos as questões ligadas ao relacionamento entre empregado e empregador. Esse, como vimos, é o Direito Individual

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - I

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - I DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - I I N T R O D U Ç Ã O C AT E G O R I A S ( E C O N Ô M I C A - P R O F I S S I O N A L - D I F E R E N C I A D A ) L I B E R D A D E / U N I C I D A D E / P L U R A L I D

Leia mais

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NOTA TÉCNICA n. 02, de 26 de outubro de 2018 CONTRIBUIÇÃO ESTABELECIDA EM ACORDO OU COVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO I - CUSTEIO SINDICAL E REFORMA TRABALHISTA 1. A Lei n. 13.467/17 afastou a compulsoriedade

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO A Greve no Direito Brasileiro (Lei 7.783/89) Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde - Legitimidade e interesse: A titularidade do direito de greve é dos trabalhadores, pois a eles cabe decidir sobre a oportunidade

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 Publicada em 1º de março de 2019, a Medida Provisória nº 873/19 promoveu alterações em dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho no que pertine à contribuição sindical,

Leia mais

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF.

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS AS TRÊS DIMENSÕES QUE ESTRUTURAM A ATIVIDADE SINDICAL A associação sindical A negociação coletiva

Leia mais

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto.

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto. Parecer Jurídico nº 14/2015 Interessado: CAU/DF. Assunto: Questionamento sobre a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical Ementa: Direito Administrativo. Questionamento sobre a obrigatoriedade

Leia mais

Reforma Trabalhista (Lei n /2017): NEGOCIAÇÃO COLETIVA. Gisela R. M. de Araujo e Moraes Desembargadora do Trabalho

Reforma Trabalhista (Lei n /2017): NEGOCIAÇÃO COLETIVA. Gisela R. M. de Araujo e Moraes Desembargadora do Trabalho Reforma Trabalhista (Lei n 13.467/2017): NEGOCIAÇÃO COLETIVA Gisela R. M. de Araujo e Moraes Desembargadora do Trabalho PANORAMA EXISTENTE Sociedade altamente litigiosa (1 ação para cada 2 habitantes)

Leia mais

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO COORDENADORIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA LIBERDADE SINDICAL CONALIS

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO COORDENADORIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA LIBERDADE SINDICAL CONALIS ENUNCIADO nº 24/CCR (264ª Sessão Ordinária, realizada em 27/11/18 - DOU Seção 1-30/11/18 - pág. 262-263) CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. ESTIPULAÇÃO EM ASSEMBLEIA GERAL. DESCONTO EM FOLHA. POSSIBILIDADE. DIREITO

Leia mais

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles

PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Davi Furtado Meirelles PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO Davi Furtado Meirelles Resultado Negativo da Negociação - Mediação - é mais uma tentativa de conciliação, após o insucesso da negociação direta, porém, desta feita,

Leia mais

P A R E C E R. XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

P A R E C E R. XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar; P A R E C E R ASSOCIAÇÕES DE PILOTOS NATUREZA JURÍDICA FUNDAMENTOS LEGAIS PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA UNICIDADE DE REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL ARTIGO 8º. DA CF/88 DECRETO-LEI Nº 1.402, DE 5 DE JULHO DE

Leia mais

Negociação Coletiva de Trabalho

Negociação Coletiva de Trabalho NEGOCIAÇÃO Coletiva de Trabalho Negociação Coletiva de Trabalho A Lei da Modernização Trabalhista, Lei nº 13.467/2017, trouxe maior equilíbrio na relação de trabalho, conferindo um protecionismo mais

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j A C Ó R D Ã O (4.ª Turma) GMMAC/r4/rjr/r/h/j RECURSO DE REVISTA. CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS. A contribuição assistencial patronal constante de cláusula coletiva, imposta a toda a categoria econômica, viola

Leia mais

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Com o advento da Lei nº. 13.467/2017, que introduziu no ordenamento jurídico nacional a malfadada Reforma Trabalhista, foram substancialmente alteradas

Leia mais

REFORMA SINDICAL LEI Nº / 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA

REFORMA SINDICAL LEI Nº / 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA REFORMA SINDICAL LEI Nº 13.467/ 2017 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS PÓS REFORMA IVANI CONTINI BRAMANTE DESEMBARGADORA FEDERAL DO TRABALHO PROFESSORA DE DIREITO DO TRABALHO FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO

Leia mais

DEFINIÇÃO DE SINDICATO

DEFINIÇÃO DE SINDICATO AULA 05 SISTEMAS SINDICAIS: CRITÉRIOS DE AGREGAÇÃO DOS TRABALHADORES NO SINDICATO: OFÍCIO OU PROFISSÃO; EMPRESA; RAMO EMPRESARIAL DE ATIVIDADES; CATEGORIA PROFISSIONAL; ASSOCIAÇÃO SINDICAL; UNICIDADE E

Leia mais

V Jornada Jurídica - CNTQ Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química. Prof. Gérson Marques

V Jornada Jurídica - CNTQ Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química. Prof. Gérson Marques V Jornada Jurídica - CNTQ Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química Prof. Gérson Marques Estado Empregadores Entidades associativas Dirigentes Outros (polícia, imprensa, pessoas físicas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff - Direito de associação sindical: Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO 1 UCG Universidade Católica de Goiás JUR Departamento de Ciências Jurídicas Disciplina: DIREITO DO TRABALHO II Prof.: Milton Inácio Heinen Texto 5 DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Localização: - Cf, art. 5,XVII;

Leia mais

Exercícios de Direito Coletivo do Trabalho para Curso Regular do Verbo Jurídico Aula do dia 12 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia

Exercícios de Direito Coletivo do Trabalho para Curso Regular do Verbo Jurídico Aula do dia 12 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia Exercícios de Direito Coletivo do Trabalho para Curso Regular do Verbo Jurídico Aula do dia 12 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia 01) O afastamento do empregado nos quinze primeiros dias em decorrência

Leia mais

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017 PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N. 13.467/2017 A Consultoria jurídica Zilmara Alencar, em atenção à solicitação do FST - FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO Acórdão 10a Turma RECURSO ORDINÁRIO. SINDICATO. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL E CONFEDERATIVA. Os sindicatos não podem cobrar contribuição assistencial e/ou confederativa de quem não seja filiado ao sindicato.

Leia mais

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611:

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611: Conceito Entende-se por Convenção Coletiva de Trabalho como sendo um acordo de caráter normativo, pactuado entre dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais, com o

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TST? Ementa FCC Reforma Trabalhista Noções de Direito do Trabalho: Dos princípios e fontes do

Leia mais

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 587 Autor: Senador Paulo Paim Tipo de emenda: Modificativa

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO

REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO 1. CONTEXTO POLÍTICO LEGISLATIVO 2. ARGUMENTOS 3. EIXOS DE BASE DA REFORMA 3. DETALHES DA LEI 13467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) 4. REFLEXÃO IMPEACHMENT CONTEXTO

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista. Processo nº

Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista. Processo nº Poder Judiciário Tribunal Regional do Trabalho da 15 a Região. Vara do Trabalho de Bragança Paulista Processo nº 0000506-63.2013.5.15.0038 RTOrd C O N C L U S Ã O Nesta data, faço conclusos os presentes

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. Professor: Leandro Antunes DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Professor: Leandro Antunes Conceito: Acordos coletivos e convenções coletivas; Os acordos e as convenções coletivas nada mais são do que espécies do gênero negociações coletivas.

Leia mais

Semana 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais.

Semana 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. Semana 13 O Direito Coletivo do Trabalho. Organização sindical; enquadramento sindical e contribuições sindicais. Semana 14 - Os conflitos coletivos de trabalho: formas de solução dos conflitos coletivos

Leia mais

Sindicato e Organização das OCEMG

Sindicato e Organização das OCEMG Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de MG - OCEMG Funções do sindicato patronal: Assistencial: no âmbito dos sindicatos patronais, essencialmente, e a assessoria na área jurídica e econômica.

Leia mais

BLOCO 09 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 09 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 09 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 290 Autor: Tipo de emenda: Paulo Pereira da Silva Aditiva

Leia mais

X - ENCONTRO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE DAS COOPERATIVAS DE MINAS GERAIS

X - ENCONTRO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE DAS COOPERATIVAS DE MINAS GERAIS Prof. AMAURI MASCARO NASCIMENTO: Reconheça-se, no entanto, que o sistema de organização sindical é contraditório. Tenta combinar a liberdade sindical com a unicidade sindical imposta por lei e a contribuição

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições Profissionais Real Direto Fiscal Proporcional Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 149 CLT, Art. 580. Lei 12.514/11 Contribuições Profissionais

Leia mais

1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art.

1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art. 1 1. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: art. 8º, inciso IV, parte final, CF c/c arts. 578 e seguintes da CLT; 2. CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA: art.8º, inciso IV, CF; 3. CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL: art. 513, l, e, da

Leia mais

Boletim Jurídico da CBIC

Boletim Jurídico da CBIC Boletim Jurídico da CBIC Foi publicada na última sexta-feira (dia 01/03/2019), a medida provisória nº 873, que alterou os dispositivos da CLT que tratam sobre a contribuição sindical. Vamos entender o

Leia mais

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 416 e 560 Autor: Tipo de emenda: Deputado João Daniel

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula 1. Fontes materiais e formais. 2. Normas Jurídicas de Direito do Trabalho. Constituição, Leis, Atos do Poder Executivo, Sentença normativa, Convenções e Acordos Coletivos, Regulamentos de empresa, Disposições

Leia mais

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017

SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 SEMINÁRIO TRABALHISTA TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS SP 25/08/2017 Acordado sobre o legislado autorizado - art.611-a, CLT A CCT e o ACT têm prevalência sobre a Lei: 1) pacto quanto à jornada de trabalho

Leia mais

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO SINDICAL O sistema sindical previsto na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º, estabelece diretrizes baseadas nos seguintes

Leia mais

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA

NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA NEGOCIAÇÕES NA REFORMA TRABALHISTA Negociação Coletiva A negociação coletiva é o mais importante instrumento das relações do trabalho; Ela permite que empregados e empregadores estabeleçam, de comum acordo,

Leia mais

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 862 Autor: Tipo de emenda: Laércio Oliveira Aditiva

Leia mais

BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 07 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 347 Autor: Senador José Pimentel Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário

MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário MEDIDA PROVISÓRIA 873 MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário Nova medida de Bolsonaro exige autorização individual para cobrança, que deverá ser feita por meio

Leia mais

FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS DOS SINDICATOS PATRONAIS PÓS REFORMA TRABALHISTA - ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS

FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS DOS SINDICATOS PATRONAIS PÓS REFORMA TRABALHISTA - ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS DOS SINDICATOS PATRONAIS PÓS REFORMA TRABALHISTA - ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS CELSO BALDAN Advogado A SITUAÇÃO ATUAL DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL. Quem entende que

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 2 Olá pessoal, hoje daremos prosseguimento Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno...

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... O QUE É A REFORMA TRABALHISTA? COMO A REFORMA AFETA DIRETAMENTE O DIREITO COLETIVO: como é hoje redação aprovada Contribuição sindical obrigatória

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Sentença Normativa Poder normativo (função atípica) Competência: extensão territorial do conflito TRT=

Leia mais

NEGOCIAÇÃO COLETIVA: CONCEITO E PRINCÍPIOS

NEGOCIAÇÃO COLETIVA: CONCEITO E PRINCÍPIOS NEGOCIAÇÃO COLETIVA: CONCEITO E PRINCÍPIOS Aula 1 RELAÇÃO INDIVIDUAL E RELAÇÃO COLETIVA DO TRABALHO distinguem-se quanto: SUJEITOS, FUNÇÃO e OBJETO RELAÇÃO INDIVIDUAL: empregado x empregador RELAÇÃO COLETIVA:

Leia mais

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES O Direito Coletivo do Trabalho tem como figura principal o sindicato, cuja finalidade é a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais

Leia mais

LIBERDADE SINDICAL E REPRESENTATIVIDADE

LIBERDADE SINDICAL E REPRESENTATIVIDADE LIBERDADE SINDICAL E REPRESENTATIVIDADE NASCIMENTO, Vanessa Moreira do Resumo A presente pesquisa busca analisar o problema da representatividade sindical associada ao conceito de representação inserido

Leia mais

BLOCO 18 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 18 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 18 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL Emenda: 274 e 509 Autor: Tipo de emenda: ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 290/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Deputado Bebeto e

Leia mais

b) I, II e III. c) III e IV. d) I, III e IV. e) II e IV.

b) I, II e III. c) III e IV. d) I, III e IV. e) II e IV. 1 Exercícios sobre Greve para Curso Regular de Direito e Processo do Trabalho VERBO JURÍDICO - Aula do dia 19 de novembro de 2013 Professor: Rodrigo Galia 01) (JUIZ DO TRABALHO TRT 23ª REGIÃO-2008) Sobre

Leia mais

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 263, 425 e 721 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema:

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA NA JUSTIÇA DO TRABALHO. Guilherme Brandão Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA NA JUSTIÇA DO TRABALHO. Guilherme Brandão Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA NA JUSTIÇA DO TRABALHO Guilherme Brandão Advogado A autonomia privada coletiva complementa o princípio da liberdade sindical. É a manifestação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos)

DIREITO DO TRABALHO. Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos) DIREITO DO TRABALHO FONTES DO DIREITO DO TRABALHO: MATERIAIS: FORMAIS: Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos) Convenções coletivas

Leia mais

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL FONTES E PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO Msc. Roseniura Santos CLT - Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme

Leia mais

Relações de Trabalho (Marlene Melo, Antônio Carvalho Neto e José Francisco Siqueira Neto)

Relações de Trabalho (Marlene Melo, Antônio Carvalho Neto e José Francisco Siqueira Neto) Relações de Trabalho (Marlene Melo, Antônio Carvalho Neto e José Francisco Siqueira Neto) Relações industriais, relações trabalhistas, relações sindicais ou relações profissionais: interações entre assalariados,

Leia mais

PEC 369/2005 Poder Executivo

PEC 369/2005 Poder Executivo PEC 369/2005 Poder Executivo Dá nova redação aos arts. 8o, 11, 37 e 114 da Constituição. Art. 1o Os arts. 8o, 11, 37 e 114 da Constituição passam a vigorar com a seguinte redação: Art. 8o É assegurada

Leia mais

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário.

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário. BOLETIM SINDICAL 03 DE 2009 TEMA: Convenção coletiva de trabalho ENVIADO EM 24 de abril de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 002/2009 no qual abordamos as premissas básicas do processo

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016

NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016 NOTA TÉCNICA SOBRE A REFORMA TRABALHISTA Análise preliminar do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.787/2016 1. Trata-se, desde logo, da mais profunda e extensa reforma trabalhista que se propõe nos últimos

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO ABREVIATURAS TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 19

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO ABREVIATURAS TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 ABREVIATURAS... 17 CAPÍTULO 1 TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1. Formação histórica...19 2. Definição do Direito do Trabalho...20 3. Fontes do Direito...20 3.1.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. A greve no Direito Brasileiro. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. A greve no Direito Brasileiro. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho A greve no Direito Brasileiro. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Conceito - Legislação CRFB/88. Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: REPRESENTANTE NO LOCAL DE TRABALHO FALTAM DIAS 2 A Zilmara Alencar

Leia mais

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil CERT Regular 4ª fase Autotutela, Autocomposição, Mediação e arbitragem Período 2012-2016 1) FEMPERJ Técnico de Notificações - TCE RJ (2012) A solução

Leia mais

DIREITO COLETIVO CONCEITO E PRINCÍPIOS

DIREITO COLETIVO CONCEITO E PRINCÍPIOS DIREITO COLETIVO CONCEITO E PRINCÍPIOS (adaptado à Lei 13.467/2017) Aula 1 Prof. Bianca Bastos Conceito de relação coletiva. Distinção da relação individual CONCEITO DE RELAÇÃO COLETIVA RELAÇÃO INDIVIDUAL

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Salário Complessivo

Orientações Consultoria De Segmentos Salário Complessivo 30/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências... 5 7.

Leia mais

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA 2017 Contribuição Sindical O que é a Contribuição Sindical: É a contribuição devida por aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional em favor do

Leia mais