Seminário de Fundamentos Teóricos da Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário de Fundamentos Teóricos da Informação"

Transcrição

1 Seminário de Fundamentos Teóricos da Informação Professora: Marta Macedo Kerr Pinheiro Conceito informacional de uma indústria farmacêutica: estudo de caso da empresa Novo Nordisk Grupo Eliana Nunes Júnio César de Paula Luciana Bicalho Robson Roma Silva Rodrigo Lopes Madeira Thaís Eulália

2 Agenda Conceito Processo de Transferência da Informação A Novo Nordisk Conceito Informacional da Empresa Percepção deste Conceito por toda a Empresa Estratégias Adotadas para Transferência da Informação Nível de Compartilhamento da Informação Serviços e Produtos de Informação Potencial da Empresa no Domínio dos Estoques de Informação quanto à Distribuição de Informações e Produção de Conhecimento

3 Novo Nordisk Novo Nordisk é uma companhia global de saúde com 90 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes. Sediada na Dinamarca, aproximadamente funcionários em 75 países e comercializa seus produtos em mais de 180 países. Presente no Brasil desde 1990, a Novo Nordisk consolidou sua presença no país em 2002, quando comprou o laboratório Biobrás único produtor nacional de insulina na época. Em abril de 2007, a Novo Nordisk inaugurou em Montes Claros - MG, a maior fábrica de insulinas da América Latina, com investimentos de mais de US$ 200 milhões.

4 Novo Nordisk Produtos: Portfólio completo de produtos para diabetes, incluindo os mais avançados sistemas de aplicação de insulina. Hormônio para distúrbio do crescimento. Reposição dos fatores FVIII ou FIX que são derivados de plasma ou desenvolvidos através da tecnologia recombinante para hemofílicos dos tipos A e B. Serviços: Orientação e educação em diabetes para pacientes e profissionais de saúde, como o Programa NovoDia. Site desenvolvido exclusivamente para o profissional de saúde no intuito de apoiá-lo com informações e ferramentas relacionadas ao universo do diabetes. Acervo de resumos de artigos e trabalhos científicos publicados nas principais revistas médicas internacionais. Ferramentas: Prontuário eletrônico, cálculos on-line de IMC e de doses de insulina.

5 O Conceito Informacional Qualidade de vida para pessoas com diabetes por meio de medicamentos e serviços de orientação em diabetes para pacientes e profissionais de saúde.

6 Percepção do Conceito Informacional O site da empresa traz o slogan O jeito Novo Nordisk de contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, existem trechos de efeito como: Estamos comprometidos com nosso objetivo de atender às necessidades das pessoas com diabetes. Trabalhamos ativamente para promover a colaboração entre todos os envolvidos no sistema de cuidado com a saúde, a fim de atingir nossos objetivos comuns. Hoje, disponibilizamos a todos os pacientes insulinas de última geração, sistemas de aplicação e também medicamentos indicados para o tratamento via oral do diabetes tipo 2. Além disso, oferecemos serviços de orientação e educação em diabetes para pacientes e profissionais de saúde, como o Programa NovoDia.

7 Percepção do Conceito Informacional A pesquisa orgânica do buscador Google traz como os três primeiros resultados links da própria empresa, mencionando a preocupação da saúde de pessoas com diabetes.

8 Percepção do Conceito Informacional Os quarto e quinto links da pesquisa apontam para a enciclopédia virtual Wikipédia, em português e inglês, respectivamente. Na página em inglês, podemos notar mais uma vez a dedicação na pesquisa a medicamentos e procedimentos que melhorem a vida de pessoas diabéticas.

9 Percepção do Conceito Informacional A empresa mantem uma página no Facebook não destinada ao público dos Estados Unidos ou para discussões sobre os produtos, mas para o compartilhamento das experiências de pessoas com diabetes.

10 Percepção do Conceito Informacional Possui um painel na rede social Pinterest com foco no ser humano e sua qualidade de vida.

11 Percepção do Conceito Informacional Possui também um canal na ferramenta YouTube com foco no ser humano e no compartilhamento de experiências e soluções.

12 Percepção do Conceito Informacional Seja por meio da sua página institucional, pesquisas em buscadores ou redes sociais, a percepção do conceito informacional é muito clara: Qualidade de vida para pessoas com diabetes por meio de medicamentos e serviços de orientação em diabetes para pacientes e profissionais de saúde.

13 Processo de Transferência da Informação Fonte geradora da informação Emissor Internalização da Informação Receptor Descarte da Informação

14 Estratégia de Transferência da Informação Procura atingir e criar grandes grupos homogêneos de receptores Canal de transferência Estoque de Informação da Empresa Seleção da Informação Grupos homogêneo de receptores O site da Novo Nordisk, enquanto canal de transferência de informações do estoque da empresa atinge grupos homogêneos de receptores: profissionais de saúde, pacientes, imprensa, 3 setor, entre outros.

15 Estratégia de Transferência da Informação Identifica interesses e necessidades comuns de informação para grupos diferenciados Canal de transferência Canal de transferência O site da Novo Nordisk possui opções específicas para cada grupo Estoque de Informação da Empresa Canal de transferência Seleção da informação conforme interesses e necessidades Grupos diferenciados Site específico para profissionais de saúde, bem como convenções, palestras, amostras e folders.

16 Estratégia de Transferência da Informação Disseminação da informação privilegiada para uma elite informacional Canal de transferência Estoque de Informação da Empresa Seleção da Informação Grupo privilegiado Informações estratégicas da Novo Nordisk são recuperadas e transformadas visualmente para apresentação a acionistas e outras partes interessadas.

17 Nível de Compartilhamento da Informação O compartilhamento das informações da empresa é realizado em seu site institucional, em redes sociais e principalmente na comunidade Mundo da Diabetes, esta última, contendo informações de qualidade e filtradas / aprovadas pela empresa.

18 Nível de Compartilhamento da Informação Essas informações não são estratégicas da empresa e podem ser acessadas por pacientes e profissionais de saúde.

19 Nível de Compartilhamento da Informação

20 Potencial da Empresa no Domínio dos Estoques de Informação quanto à Distribuição de Informações e Produção de Conhecimento

21 Distribuição de Informação A Novo Nordisk é uma empresa estrangeira do tipo S/A, ou seja, uma sociedade anônima cujo capital social está dividido em ações, que podem livremente serem negociadas nas bolsas de valores, mas periodicamente deve-se prestar conta aos acionistas.

22 Distribuição de Informação Se classificarmos as informações contidas nos estoques da empresa, temos, no mínimo: Controladoria / Finanças. P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Propriedade Intelectual sobre os produtos já existentes e serviços oferecidos. Cases de sucesso e informações sobre a diabetes.

23 Distribuição de Informação Por ser uma sociedade anônima, o balanço da empresa é de conhecimento público e ela matem uma página dedicada aos acionistas:

24 Distribuição de Informação A respeito das informações de P&D e propriedade intelectual dos produtos e serviços oferecidos, é de se esperar que estas sejam mantidas nos estoques informacionais de forma segura e de acesso restrito para recuperação. Não foi encontrado nada a respeito nas fontes pesquisadas.

25 Distribuição de Informação Os Cases de sucesso e informações sobre a diabetes estão disponíveis ao público em geral através de vários meios.

26 Potencial da Empresa no Domínio dos Estoques de Informação quanto à Distribuição de Informações e Produção de Conhecimento

27 Produção de Conhecimento Na acumulação da informação estocadas, os produtores de informação são pressionados a aumentar, continuamente, o quantum de informação armazenada, para atender requisitos de novidade, qualidade e abrangência dessa informação... (Barreto, 1994) Empresas de P&D possuem em sua cultura, uma forma de produção de conhecimento advinda de umas das formas de transferência de informação supracitadas.

28 Produção de Conhecimento Quando a estratégia de transferência de informação é direcionada a grupo de receptores com perfil de assimilação, interesses e necessidades comuns (cientistas), a transferência é diferenciada para atender a este público selecionado, com competência para reelaborar as informações recebidas e realimentar os estoques com informação nova.

29 Dúvidas?

Conceito Informacional em uma Indústria Farmacêutica: Estudo de caso da empresa Novo Nordisk

Conceito Informacional em uma Indústria Farmacêutica: Estudo de caso da empresa Novo Nordisk Especialização em Gestão Estratégica da Informação Profa. Marta Macedo Kerry Pinheiro Fundamentos Teóricos da Informação Turma: 2013/2º semestre Data: 26/08/2013 Eliana Nunes Júnio César de Paula Luciana

Leia mais

Apresentação Resultados 2017

Apresentação Resultados 2017 Apresentação Resultados 217 1 Disclaimer Esta apresentação e seu conteúdo são confidenciais e de propriedade da Biomm S.A. e suas Subsidiárias ( Biomm ). Ao aceitar esta apresentação, cada destinatário

Leia mais

Agenda de. Cursos e Eventos 2018

Agenda de. Cursos e Eventos 2018 Agenda de Cursos e Eventos 2018 Cursos de Governança Corporativa Introdução à Governança Melhores Práticas de Governança Corporativa 24ª Edição SP 27 e 28 de março 25ª Edição SP 30 e 31 de outubro Governança

Leia mais

COLABORAÇÃO. Cláudio Terra. 27 de junho de Slide 1

COLABORAÇÃO. Cláudio Terra. 27 de junho de Slide 1 COLABORAÇÃO Cláudio Terra 27 de junho de 2017 Slide 1 Livros de 2000 a 2012 ALGUMAS PUBLICAÇÕES Artigos HBR de 2008 a 2016 Agenda Habilidades do Trabalhador do Conhecimento Objetivos da Colaboração Facilitadores

Leia mais

Há 13 anos atrás houve um boom de interesse das pessoas por troca de informações pela internet, tornando 2004 o ano das redes sociais. Na época foram criados os sites Flickr, Orkut e Facebook, que se tornaram

Leia mais

Trabalho de Introdução à Gestão da Informação

Trabalho de Introdução à Gestão da Informação Trabalho de Introdução à Gestão da Informação Professor Jorge Tadeu de Ramos Neves Texto: Investigação e análise do processo de gestão da informação na área de melhoria contínua de uma empresa siderúrgica

Leia mais

AGENDA GRUPO SURA SURAMERICANA APRESENTAÇÃO PORTFÓLIO ESTRATÉGIA RECONHECIMENTOS APRESENTAÇÃO PORTFÓLIO RESULTADOS

AGENDA GRUPO SURA SURAMERICANA APRESENTAÇÃO PORTFÓLIO ESTRATÉGIA RECONHECIMENTOS APRESENTAÇÃO PORTFÓLIO RESULTADOS AGENDA 1 GRUPO SURA APRESENTAÇÃO PORTFÓLIO ESTRATÉGIA RECONHECIMENTOS 2 SURAMERICANA APRESENTAÇÃO PORTFÓLIO RESULTADOS GRUPO SURA O Grupo Sura é uma companhia latinoamericana, com sede na Colômbia, que

Leia mais

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Interação com o público interno e externo. Professor Fidel Ribeiro. Ética Interação com o público interno e externo Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética INTERAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO E EXTERNO Quando fala-se em interação com o público interno

Leia mais

Ronaldo Tenório CEO Hand Talk

Ronaldo Tenório CEO Hand Talk Ronaldo Tenório CEO Hand Talk Publicitário e especialista em comunicação estratégica, com experiência de mais de 10 anos em Comunicação Marketing. Co-fundador e Diretor Executivo da Hand Talk, uma das

Leia mais

Apresentação Institucional BIO Latam Douglas Lopes Diretor Financeiro e de RI. Set/18 CONFIDENCIAL

Apresentação Institucional BIO Latam Douglas Lopes Diretor Financeiro e de RI. Set/18 CONFIDENCIAL Apresentação Institucional BIO Latam 2018 Douglas Lopes Diretor Financeiro e de RI 1 Aviso Legal Esta apresentação e seu conteúdo são confidenciais e de propriedade da Biomm S.A. e suas Subsidiárias (

Leia mais

A Fiocruz e o Acesso à Informação Científica no campo da Saúde: Política de Acesso Aberto ao Conhecimento

A Fiocruz e o Acesso à Informação Científica no campo da Saúde: Política de Acesso Aberto ao Conhecimento A Fiocruz e o Acesso à Informação Científica no campo da Saúde: Política de Acesso Aberto ao Conhecimento Luciana Danielli http://www.facebook.com/bvsfiocruz Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2016. Instituto

Leia mais

PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde Banco Nacional de Desenvolvimento Econômco e Social - BNDES PROFARMA Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde Belo Horizonte dezembro/2007 1 Aprovado em maio / 2004 MACRO-OBJETIVO

Leia mais

IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional

IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional Investimento internacional Transferência de ativos para outro país ou aquisição de ativos nesse país. Investimento internacional em portfólio (tipicamente

Leia mais

Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- 26/08/2016

Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- 26/08/2016 Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- Tópicos O Grupo Usiminas Equipe Gestão e Disseminação da Informação Memória Institucional O Grupo Usiminas Usiminas Atua na siderurgia, com duas usinas

Leia mais

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF Nº / (B3: MRFG3) COMUNICADO AO MERCADO

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF Nº / (B3: MRFG3) COMUNICADO AO MERCADO MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF Nº 03.853.896/0001-40 (B3: MRFG3) COMUNICADO AO MERCADO São Paulo, 10 de maio de 2018 - a Marfrig Global Foods S.A. ( Marfrig ou a Companhia ) vem, nos

Leia mais

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Roberto Carlos Mayer Fundador e Diretor da MBI (desde 1990) Mestre em Ciência da Computação (IME USP) e exprofessor da Universidade de São Paulo de

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

Indicadores de produção científica na USP

Indicadores de produção científica na USP Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2012-11-21 Indicadores de produção científica na USP Seminário Produção Científica Sistema

Leia mais

PROJETO Gerenciamento de dados e comunicação virtual do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN)

PROJETO Gerenciamento de dados e comunicação virtual do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Pró-Reitoria de Pesquisa da USP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica PROJETO Gerenciamento de dados e comunicação virtual do

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Exchange

Proposta Comercial. Produto: Exchange Proposta Comercial Produto: Exchange Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 3 Principais Características... 4 Benefícios... 5 Condições Comerciais... 7 Prazos e Condições

Leia mais

acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro.

acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro. acionista.com.br Eu sou e você? Juntos, construímos seu futuro. Uma plataforma a serviço dos principais players do mercado, com informações relevantes do mercado financeiro brasileiro. Histórico Acionista.com.br

Leia mais

Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para Março 2015

Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para Março 2015 Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil para 2015 Março 2015 2015 ABERJE Tendências na Comunicação Corporativa no Brasil 2015 Concepção e planejamento: Prof. Dr. Paulo Nassar Coordenação: Carlos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN N 07 DE 7 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA UNILA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CONSUN N 07 DE 7 DE MAIO DE 2018 RESOLUÇÃO CONSUN N 07 DE 7 DE MAIO DE 2018 Institui e regulamenta o Programa Institucional Agenda Tríplice, da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA). O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA

Leia mais

Seja um Parceiro Premier da SBEB

Seja um Parceiro Premier da SBEB Apoie o desenvolvimento e divulgação da Engenharia Biomédica no Brasil Seja um Parceiro Premier da SBEB www.sbeb.org.br Conheça a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica www.sbeb.org.br www.facebook.com/sbeb.org.br

Leia mais

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Venha fazer parte do maior evento de Gestão, Projetos e Liderança da América Latina! pmi.org pmisp.org.br Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas

Leia mais

Objetivo. Por isso, estaremos tratando:

Objetivo. Por isso, estaremos tratando: Objetivo Essa reunião tem como objetivo atualizar toda rede franqueada para alinhar as expectativas através da apresentação dos trabalhos que vêm sendo realizados pela franqueadora, como também, aqueles

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional.

Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional. Resumo Aula-tema 01: Definindo o conhecimento e aprendizagem organizacional. Vivemos uma época de overdose de informação graças, em grande parte, à Internet. Diariamente temos que domar uma avalanche de

Leia mais

bitcoin moeda virtual não é controlada por nenhum Banco Central

bitcoin moeda virtual não é controlada por nenhum Banco Central O QUE É BITCOIN? O bitcoin é uma moeda, assim como o real ou o dólar, mas bem diferente dos exemplos citados. O primeiro motivo é que não é possível mexer no bolso da calça e encontrar uma delas esquecida.

Leia mais

Biblioteca Universitária

Biblioteca Universitária PUBLICO ALVO Bibliotecas, Diretoria de Áreas, Diretoria de Faculdades, Diretoria Acadêmica, Regulatório, Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Professores. PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento

Leia mais

1ª RGD PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DISTRITAL. DG CL Zoé Donati / CaL Rosicler AL 2017/ e 23/07/ GUARAPARI-ES

1ª RGD PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DISTRITAL. DG CL Zoé Donati / CaL Rosicler AL 2017/ e 23/07/ GUARAPARI-ES 1ª RGD PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DISTRITAL DG CL Zoé Donati / CaL Rosicler AL 2017/2018 22 e 23/07/2017 - GUARAPARI-ES Convenção Internacional Convenção Internacional Meta Global Triplicar nosso impacto

Leia mais

INCT HERBÁRIO VIRTUAL DA FLORA E DOS FUNGOS

INCT HERBÁRIO VIRTUAL DA FLORA E DOS FUNGOS INCT HERBÁRIO VIRTUAL DA FLORA E DOS FUNGOS O Herbário Virtual da Flora e dos Fungos participou do 2º Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), coordenado

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Mercado de Capitais Ações Prof. Karina Jaques As ações são títulos representativos do capital social de uma sociedade anônima. Diz-se que sociedade anônima é aberta quando seus

Leia mais

Anexo 3. Quadro de Indicadores Eixos Estratégicos

Anexo 3. Quadro de Indicadores Eixos Estratégicos Anexo 3 Quadro de Indicadores 3.1. Eixos Estratégicos Legenda das Metas PDU PDU + Plano de Ação Excluídas Concluídas Eixo Estratégico Objetivo Específico Meta Descrição da Meta Un. Peso 2011 2012 2013

Leia mais

apresentaçãodaempresa

apresentaçãodaempresa AGÊNCIA2K apresentaçãodaempresa ANO2017 índice 04 06 08 10 12 14 NOSSA AGÊNCIA WEB DESIGN DESIGN MARKETING FOTOGRAFIA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 02 apresentação Neste documento apresentamos nosso principais

Leia mais

Comunicação e Documentos

Comunicação e Documentos Habilidades e Qualificações do Bibliotecário em Ciências da Saúde Informe Técnico Grupo de Bibliotecários da Área da Saúde A área da Biblioteconomia foi e, continua sendo, uma das mais impactadas pela

Leia mais

Teleconferência Resultados 1T de maio de 2017

Teleconferência Resultados 1T de maio de 2017 Teleconferência Resultados 1T17 11 de maio de 2017 1 Histórico 2 A Companhia Maior empresa de revestimento cerâmico do Brasil e da América do Sul; Líder em inovação e design; Possui a maior rede de lojas

Leia mais

sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas pela IN - Integração Nacional, Chapters PMI no Brasil. Nele você vai encontrar

Leia mais

Projeto de comunicação

Projeto de comunicação Projeto de comunicação 61 INTRODUÇÃO VÉRTICE ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA Annanda Ayres 1 Bruna Luísa Moraes da Rosa 1 Michelle da Rosa Machado 1 Rodrigo Boing Satte Alam 1 Daniela Bered e Juliana Neves Tavares

Leia mais

Via Varejo em Números

Via Varejo em Números Sobre a Via Varejo A Via Varejo S.A. é a empresa responsável pela administração de duas importantes varejistas brasileiras, Casas Bahia e Pontofrio e também da Bartira, a maior fábrica de móveis do País.

Leia mais

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Seminário sobre Complexo Econômico-Industrial da Saúde BNDES / Ministério da Saúde Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência de Produção e Inovação

Leia mais

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967

Luciana Danielli BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde. convênio OPAS/MS/MEC 1967 Acesso às Fontes de Informação em Saúde através da Web - Portal da BIREME Luciana Danielli ldanielli@icict.fiocruz.br BIREME: centro latino-americano e do caribe de informação em ciências da saúde BIREME

Leia mais

Proposta. Tel.: (65) CNPJ: / /02/2017

Proposta.  Tel.: (65) CNPJ: / /02/2017 1 27 Proposta Planos para desenvolvimento Web www.simwebsite.com.br Tel.: (65) 3685-9133 CNPJ: 14.984.437/00-11 E-mail: vendas@simwebsite.com.br 26/02/27 2 Você imagina a gente cria! Tel.: (65) 3685-9133

Leia mais

AFF COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL AFF COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL

AFF COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL AFF COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL Somos uma jovem startup e temos orgulho de manter esta filosofia, prestamos serviços de comunicação e marketing digital, ou seja o nosso trabalho é cuidar para que o seu negócio tenha uma ótima presença

Leia mais

O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil

O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Estatísticas da Internet

Leia mais

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Grupo de Bibliotecários em Ciências da Saúde A área da Biblioteconomia foi, e continua sendo, uma das mais impactadas

Leia mais

REGULAMENTO DA OFERTA DE DESCONTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ON-LINE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS AMÉRICAS FAM CAMPANHA ENEM

REGULAMENTO DA OFERTA DE DESCONTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ON-LINE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS AMÉRICAS FAM CAMPANHA ENEM REGULAMENTO DA OFERTA DE DESCONTOS DOS CURSOS DE ON-LINE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS AMÉRICAS FAM CAMPANHA ENEM O presente Regulamento versa sobre as condições gerais, regras de concessão e restrições

Leia mais

Fluxo de trabalho para disseminação de comunicações científicas em eventos no formato pôster na BVS Prevenção e Controle de Câncer.

Fluxo de trabalho para disseminação de comunicações científicas em eventos no formato pôster na BVS Prevenção e Controle de Câncer. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Fluxo de trabalho para disseminação de comunicações científicas em eventos no formato pôster na BVS Prevenção e Controle de Câncer. Kátia de Oliveira Simões (INCA) - katia.simoes@gmail.com

Leia mais

Qualidade. Confiança. Inovação.

Qualidade. Confiança. Inovação. Qualidade. Confiança. Inovação. Soluções em Radiodifusão, Vídeo e Comunicação do Brasil para o mundo. Transmissores Excitadores Multiplexadores Encoders Micro-ondas Rádio Digital Câmeras Broadcast DIGITAL

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho,

Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Gestão Estratégica da Informação ECI/UFMG Disciplina: Sistemas de Gestão de Conteúdo Prof. Marcello Bax Integrantes: Júnio César, Luciana Bicalho, Robson de Roma, Rodrigo Lopes WordPress é um sistema de

Leia mais

Objetivos e enfoques do Programa do XXII Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Objetivos e enfoques do Programa do XXII Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas. s e enfoques do Programa do XXII Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas. 28 a 29 de setembro de 2017 Bogotá (Colômbia) "Inovação em sistemas

Leia mais

Gestáo do Conhecimento

Gestáo do Conhecimento Gestáo do Conhecimento Respostas dos exercícios de fixação Aula 2: Exercícios de fixação Sociedade do Conhecimento 1. Em sua opinião quais são as principais características da sociedade do conhecimento?

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014 APRESENTAÇÃO DO CEBC 201 QUEM SOMOS FUNDADO EM 200, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA,

Leia mais

Esclerose múltipla: mais que uma doença, um desafio.

Esclerose múltipla: mais que uma doença, um desafio. Esclerose múltipla: mais que uma doença, um desafio. Há mais de 30 anos, a Genzyme é pioneira em desenvolver e disponibilizar terapias transformadoras para pacientes com doenças raras e debilitantes. Presentes

Leia mais

Projeto Brincante ITINERANTE

Projeto Brincante ITINERANTE Projeto Brincante ITINERANTE O INSTITUTO BRINCANTE, em seus 25 anos de trajetória, hoje, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, consolidou-se como um espaço de conhecimento, assimilação e recriação

Leia mais

convocatória vivência artística 2018

convocatória vivência artística 2018 convocatória vivência artística 2018 01 SOBRE O STUDIO PHARUS Somos um Studio de experimentação estética e investigação em processos criativos. Acreditamos no fazer com as mãos e nos processos livres,

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: G Suite

Proposta Comercial. Produto: G Suite Proposta Comercial Produto: G Suite Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Proposta... 4 Principais Características... 4 Condições Comerciais... 5 Prazos e Condições Gerais... 8

Leia mais

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO

BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO FACULDADE IETEC Biblioteca BIBLIOTECA IETEC APRESENTAÇÃO Belo Horizonte 2016 A Biblioteca está localizada no térreo da Faculdade Ietec Funciona de segunda à sexta-feira, das 11h45 às 15h e de 16h às 20h45

Leia mais

A referência do setor. Mídia Kit 2017 Site, TV Hotéis e Aplicativo

A referência do setor. Mídia Kit 2017 Site, TV Hotéis e Aplicativo Site, TV Hotéis e Aplicativo A Revista Hotéis é a principal publicação da hotelaria no Brasil, referência e leitura obrigatória para os profissionais do setor com alto poder de decisão e compras. O site

Leia mais

Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde.

Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde. Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde http://www.bvsintegralidade.icict.fiocruz.br/php/index.php Sandra Infurna Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS / UERJ) Rio

Leia mais

Relação entre Gestão do Conhecimento e Marketing de Relacionamento com Cidadão estudo de Caso do Facebook da SES-MG

Relação entre Gestão do Conhecimento e Marketing de Relacionamento com Cidadão estudo de Caso do Facebook da SES-MG Relação entre Gestão do Conhecimento e Marketing de Relacionamento com Cidadão estudo de Caso do Facebook da SES-MG Leandro Peters Heringer lheringer@gmail.com Orientador: Prof. DR.Rodrigo Baroni de Carvalho

Leia mais

ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA

ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA Painel: Cases de Sucesso em Inovação de Produtos e Processos VIII Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica: Estruturando

Leia mais

Redefinindo Responsabilidade. Cidadania no Brasil

Redefinindo Responsabilidade. Cidadania no Brasil Redefinindo Responsabilidade Cidadania no Brasil Realizações A Abbott Brasil recentemente adaptou sua gestão de responsabilidade social no Brasil sustentada pelos pilares estratégicos globais. Esse direcionamento

Leia mais

Biblioteca Virtual da FAPESP

Biblioteca Virtual da FAPESP Washington, D.C. Biblioteca Virtual da FAPESP Melhoria do Acesso à Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação Através da Implantação de Novos Recursos no Sistema de Informação da Biblioteca Virtual da

Leia mais

Internet, Intranet e Extranet

Internet, Intranet e Extranet Internet, Intranet e Extranet Disciplina: Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Professor: Thiago Silva Prates Ancestral da Internet O ancestral da internet foi a ARPANET, um projeto iniciado

Leia mais

CONSULTORIA INBOUND MARKETING Conexão Agência Digital TDA Corretora de Seguros

CONSULTORIA INBOUND MARKETING Conexão Agência Digital TDA Corretora de Seguros CONSULTORIA INBOUND MARKETING Conexão Agência Digital TDA Corretora de Seguros CONEXÃO AGÊNCIA DIGITAL olá! A Conexão Agência Digital é uma empresa especializada em Construção de Estratégias de Marketing

Leia mais

Formulário Cadastral ETERNIT S.A. - EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL Versão : 2. Dados gerais 1. Endereço 2. Valores mobiliários 3.

Formulário Cadastral ETERNIT S.A. - EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL Versão : 2. Dados gerais 1. Endereço 2. Valores mobiliários 3. Índice Dados Cadastrais Dados gerais 1 Endereço 2 Valores mobiliários 3 Auditor 4 Escriturador de ações 5 DRI ou pessoa equiparada 6 Departamento de acionistas 7 1. Dados gerais Nome empresarial Data de

Leia mais

AULA 2: Fontes de Informação

AULA 2: Fontes de Informação Disciplina METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 2: Fontes de Informação Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte o que são? Fontes de informação para que servem? quando eu vou precisar disso? - fornecem

Leia mais

MARKETING & INOVAÇÃO PARA ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS ÉRIKA SIQUEIRA E FERNANDO SANTIAGO

MARKETING & INOVAÇÃO PARA ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS ÉRIKA SIQUEIRA E FERNANDO SANTIAGO MARKETING & INOVAÇÃO PARA ADVOGADOS E ESCRITÓRIOS ÉRIKA SIQUEIRA E FERNANDO SANTIAGO Ouvidoria da OAB/DF Atividades de marketing terceirizadas Eficácia das táticas e ferramentas de marketing Percepção

Leia mais

Evolução da indústria farmacêutica brasileira

Evolução da indústria farmacêutica brasileira 7 o Encontro de Pesquisa Clínica do CEPIC Apoio à inovação no Brasil: a participação do BNDES 08/06/2013 Agenda Evolução da indústria farmacêutica brasileira Oportunidade em biotecnologia Cenário de pesquisa

Leia mais

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

PROPOSTA DE PATROCÍNIO PROPOSTA DE PATROCÍNIO O Evento Data: 20 e 21 de junho de 2018 Horário: 1º dia 20/06 das 14h00 às 18h00 2º dia 21/06 das 08h30 às 18h30 Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel Av. das Nações Unidas, 12559,

Leia mais

III Reunião do Comitê Executivo. BVS Prevenção e Controle de Câncer

III Reunião do Comitê Executivo. BVS Prevenção e Controle de Câncer III Reunião do Comitê Executivo BVS Prevenção e Controle de Câncer Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2015 Letícia Casado Rodrigo Feijó Secretaria Executiva BVS Prevenção e Controle de Câncer Divulgação

Leia mais

1 1 Poderão participar da Convocatória brasileiros(as) ou estrangeiros(as) maiores de 18 anos.

1 1 Poderão participar da Convocatória brasileiros(as) ou estrangeiros(as) maiores de 18 anos. 2 CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÕES A Casa da Cultura da América Latina, vinculada ao Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (CAL/DEX/UnB), torna pública a CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÕES, no período

Leia mais

Estratégia de Sucesso Resultados refletem portfólio de negócios equilibrado. Agosto, 2010

Estratégia de Sucesso Resultados refletem portfólio de negócios equilibrado. Agosto, 2010 Estratégia de Sucesso Resultados refletem portfólio de negócios equilibrado Agosto, 2010 Termo de Renúncia Algumas declarações constantes nesta apresentação são projeções contidas no conceito da Lei de

Leia mais

APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES. 22 de agosto de 2006 Unibanco Corretora - Small Cap Day

APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES. 22 de agosto de 2006 Unibanco Corretora - Small Cap Day APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES 22 de agosto de 2006 Unibanco Corretora - Small Cap Day DISCLAIMER Declarações contidas nesta apresentação relativas às perspectivas dos negócios da Companhia, projeções de

Leia mais

&as. Melhores Maiores DESTAQUES DA EDIÇÃO. edição especial. Maiores

&as. Melhores Maiores DESTAQUES DA EDIÇÃO. edição especial. Maiores Melhores &Maiores Há 44 anos, a tradicional edição especial de EXAME apresenta o mais amplo e prestigiado estudo sobre a evolução dos negócios e da economia do país. Melhores & Maiores reconhece o sucesso

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS 22/03/2012 - Lançamento do ciclo de 2012 e definição dos quatro temas a serem tratados durante o ano. O Centro de Referência em Inovação de Minas

Leia mais

Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios

Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios www.aroeiracriativa.com.br Hélio Roots Digital Marketing PLANEJAMENTO DE SITES DE ALTA CONVERSÃO www.aroeiracriativa.com.br Facebook não é

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MERCADO DE CAPITAIS: ASPECTOS JURÍDICOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

Pesquisa - Nativos Digitais

Pesquisa - Nativos Digitais Pesquisa - Nativos Digitais Crianças chegam a 20 bilhões de visualizações no YouTube Pesquisa do ESPM Media Lab analisou 110 canais produzidos e consumidos por crianças brasileiras de 0 a 12 anos São Paulo,

Leia mais

Política Industrial de Semicondutores

Política Industrial de Semicondutores ABINEE TEC SUL Seminário e Mostra de produtos Eletrônicos Dias 18 a 19 de agosto de 2004 Porto Alegre - RS Política Industrial de Semicondutores Antonio Sergio Martins Mello Diretor do Departamento de

Leia mais

Regulamento - Rodada de projetos (versão 20/03/2014) 1. Informações Gerais do regulamento. 1.1 Sobre o comkids

Regulamento - Rodada de projetos (versão 20/03/2014) 1. Informações Gerais do regulamento. 1.1 Sobre o comkids Regulamento - Rodada de projetos (versão 20/03/2014) 1. Informações Gerais do regulamento 1.1 Sobre o comkids O comkids é uma iniciativa para promoção de produções audiovisuais, digitais, interativas e

Leia mais

WP Council 265/16 Rev. 4

WP Council 265/16 Rev. 4 WP Council 265/16 Rev. 4 24 outubro 2016 Original: inglês P Conselho 117. a sessão 19 23 setembro 2016 Londres, Reino Unido Projeto do Programa de Atividades da Organização 2016/17 Antecedentes 1. Preparou-se

Leia mais

5 FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA CHINA

5 FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA CHINA 5 FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO NA CHINA Festival anual que exibe o melhor da produção cinematográfica brasileira nas cidades de Beijing e Shanghai. O evento surgiu da necessidade de unir dois povos que

Leia mais

POSSUI ACESSO A INTERNET.

POSSUI ACESSO A INTERNET. 75% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA POSSUI ACESSO A INTERNET. 150 milhões de clientes em todo Brasil A SUA PROCURA Principais Serviços Nossa satisfação é ver nosso cliente surpreendido com a qualidade dos nossos

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

Essencial para o Brasil

Essencial para o Brasil Essencial para o Brasil Farmanguinhos/Fiocruz é um parceiro estratégico do país nas políticas de assistência farmacêutica Maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, Farmanguinhos

Leia mais

Videojet LifeCycle Advantage

Videojet LifeCycle Advantage Videojet LifeCycle Advantage Usando inovação e a potência de parceria para perceber todo o potencial de suas soluções de marcação e codificação Videojet LifeCycle Advantage Uma solução abrangente que se

Leia mais

Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação!

Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação! Expo News Brasil - Mais cultura e muito mais informação! www.exponewsbrasil.com.br Online desde 2016, o Portal Expo News Brasil é o principal e exclusivo canal de notícias sobre Feiras & Exposições, Congressos,

Leia mais

O porquê de as empresas possuírem diretorias de RI

O porquê de as empresas possuírem diretorias de RI VII Curso de Mercado de Capitais para Jornalistas O porquê de as empresas possuírem diretorias de RI Geraldo Soares Vice-presidente IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho

Leia mais

20 a 24 de Junho de ª a 6ª das 12h às 20h e Sábado das 9h às 17h Expo Center Norte São Paulo SP - Brasil

20 a 24 de Junho de ª a 6ª das 12h às 20h e Sábado das 9h às 17h Expo Center Norte São Paulo SP - Brasil 20 a 24 de Junho de 2017 3ª a 6ª das 12h às 20h e Sábado das 9h às 17h Expo Center Norte São Paulo SP - Brasil Organização e Promoção LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS SOBRE A REED EXHIBITIONS Tradição,

Leia mais

REDE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE TÉCNICOS EM SAÚDE (RETS)

REDE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE TÉCNICOS EM SAÚDE (RETS) REDE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE TÉCNICOS EM SAÚDE (RETS) PLANO DE TRABALHO-COMUNICAÇÃO 2019-2022 APRESENTAÇÃO Este Plano de Trabalho aponta, de forma sintética, objetivos, ações e estratégias do Plano

Leia mais

Medicina. São José dos Campos. Carga horária 46. Simulados. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço

Medicina. São José dos Campos. Carga horária 46. Simulados. aulas semanais de 50 min. Horário das aulas* Endereço Carga horária 46 aulas semanais de 50 min. São José dos Campos Medicina Disciplinas Horário das aulas* Aulas Português 8 Biologia 7 Física 7 Química 7 Matemática 6 Geografia 4 História 4 Inglês 1 Filosofia/Sociologia

Leia mais

Especial News Canal Rural

Especial News Canal Rural Especial News Canal Rural NEWS POR EMAIL MARKETING NO BRASIL 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email 72% checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou + todos os dias Existem mais de

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PRONAC nº 18. 3727 Plano Anual de Atividades 2019 O Plano Anual de Atividades 2019 do Museu da Pessoa é composto por ações estratégicas de preservação e ampliação do acervo

Leia mais

BIOSEV S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº: / NIRE: CVM: 22845

BIOSEV S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº: / NIRE: CVM: 22845 BIOSEV S.A. COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº: 15.527.906/0001-36 NIRE: 35.3.0034518.5 CVM: 22845 COMUNICAÇÃO SOBRE TRANSAÇÃO ENTRE PARTES RELACIONADAS São Paulo, 30 de outubro de 2018

Leia mais

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR

MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR MÍDIA KIT 2017 THE WALKING DEAD BRASIL THEWALKINGDEAD.COM.BR APRESENTAÇÃO Nos últimos anos as séries de TV têm se tornado um verdadeiro fenômeno. Com público cada vez maior e crescentes lançamentos de

Leia mais