O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados."

Transcrição

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura 2017 O que tu tá comendo? Não sei! - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados. Felipe A. Chevarria Ferreira, Giselle Bayan, Marjorie Moraes e Giovana N.Maraschin

2 Público Alvo Alunos do 1º ano do Ensino Médio - entre 14/15/16 anos

3 Objetivos e Justificativas O objetivo da oficina é trazer à luz a leitura de rótulos e tabelas nutricionais, ato negligenciado por grande parte de uma sociedade baseada no consumo irresponsável de produtos alimentícios e não alimentícios. Acreditamos que conscientizar alunos em formação tanto biológica, de estrutura corporal e emocional, como em formação moral é fundamental para a construção de uma sociedade que consome mais sustentavelmente.

4 Objetivos e Justificativas Número de alunos: 30 alunos Número de horas/aula: 4 aulas com 1h40min de duração Recursos necessários: Datashow, rótulos de alimentos diversos e reportagens sobre alimentação

5 Resultados Esperados Esperamos que os participantes construam, em conjunto, pensamento crítico sobre os benefícios e malefícios ao consumir produtos industrializados, fazendo uma reflexão a respeito da quantidade de aditivos que existem nesses alimentos.

6 Forma de Avaliação Ao longo das aulas, será avaliada a participação dos alunos nas discussões com os colegas e com a turma e o envolvimento com a criação de cartazes no trabalho final para exposição na escola.

7 Temática da aula Alimentação Saudável

8 Planejamento 1) Provocação Inicial: Levar um BIS para cada participante e dizer para que comam o BIS. Após, perguntar se estava gostoso? E perguntar se eles sabem o que tem em uma unidade de BIS? Qual o valor nutricional do BIS?

9 Planejamento 1) Pré tarefa: Separar a turma em grupos e fazer perguntas provocadoras. Após a discussão em pequenos grupos, haverá o feedback para o grande grupo.

10 Planejamento Perguntas sugeridas: a. Como é o seu prato na hora do almoço? b. Com qual frequência que você come comidas industrializadas (qualquer tipo)? Por quê? c. Com qual frequência que você come frutas e saladas? Por quê?

11 Planejamento d. O que você considera uma alimentação saudável? e. Você costuma ler a descrição dos alimentos nas embalagens? Em quais momentos? f. Você acredita que as propagandas influenciam o consumo de alimentos? Por quê?

12 Planejamento 2) Leitura de textos: Dinâmica - separar a turma em três grupos para fazer a leitura dos textos. Cada grupo lerá o texto destinado e discutirá com base nas perguntas provocadoras. Uma pessoa do grupo ficará responsável para fazer os apontamentos relevantes da discussão. Após a leitura, cada grupo apresentará para o restante da turma aquilo que foi discutido.

13 Planejamento Textos de apoio: Texto 1: Propaganda e Alimentação -e-alimentacao.html

14 Perguntas de reflexão sobre o texto 1 a. O que são os pequenos prazeres abordados no texto? b. Por que as pessoas optam por comidas industrializadas? c. Na sua opinião, as propagandas de consumo de fast-food, guloseimas, sorvetes, refrigerantes e sucos artificiais, salgadinhos artificiais, biscoitos doces ou bolos industrializados aumentaram ou diminuíram em relação à data apresentada?

15 Perguntas de reflexão sobre o texto 1 d. De acordo com o texto, qual é o maior público para esse tipo de propagandas? Você concorda? Por quê? e. Com a regulamentação da publicidade de alimentos, o que você acha que vai mudar na vida das pessoas?

16 Planejamento Textos de apoio: Texto 2: Alimentação Saudável e publicidade onde está o problema? s/2015/alimentacao-saudavel-e-publicidade-2013-onde -esta-o-problema

17 Perguntas de reflexão sobre o texto 2 a. Por que essas propagandas são tão chamativas? Elas causam efeito no espectador? Qual? b. Você concorda com as atitudes das empresas sobre o modo de apresentar seu produto ao consumidor? Por quê? c. Qual é a estratégia das empresas na hora de fazer propaganda?

18 Perguntas de reflexão sobre o texto 2 d. Você conhece outras propagandas que têm o mesmo modelo de marketing? Quais? e. Quais são suas sugestões para conscientizar as pessoas sobre a omissão de modo de processamento das empresas?

19 Planejamento Textos de apoio: Texto 3: Incentivo de Marketing à Alimentação e Vida Saudáveis < cao/incentivo-de-marketing-a-alimentacao-e-vida-saudav eis/18233/ >

20 Perguntas de reflexão sobre o texto 3 a. Você concorda que as pessoas estão tendo hábitos alimentares mais saudáveis? Por quê? b. Você conhece a pirâmide alimentar falada no texto? Como você acha que ela é? c. Você já viu alguma propaganda que fale de alimentos saudáveis? Qual(is)?

21 Perguntas de reflexão sobre o texto 3 d. Você concorda que as propagandas tratam apenas do sabor dos alimentos? e. Você conhece alguma propaganda que fale das recomendações de alimentação saudável? Qual(is)?

22 Planejamento A professora levará rótulos de alimentos diversos para os alunos. Separados em grupos, eles analisarão o material entregue e identificarão os ingredientes e a tabela nutricional daquelas embalagens.

23 Planejamento Perguntas para discussão sobre embalagens: a. Quais ingredientes vocês identificaram? b. Quais ingredientes vocês acham que são saudáveis dessas embalagens? Por quê? c. Em alimentos naturais, nós encontramos esses ingredientes? Por quê? d. O que é a tabela nutricional? Para que serve? e. Você sabe identificar cada parte dessa tabela?

24 Planejamento Pergunta para o final das apresentações e para reflexão da turma: Você se acha uma pessoa saudável? Por quê?

25 Pirâmide Alimentar Como você pode adaptá-la para sua alimentação?

26 Produto Final

A influência da publicidade sobre a escolha alimentar infan6l. Profa. Dra. Renata Monteiro

A influência da publicidade sobre a escolha alimentar infan6l. Profa. Dra. Renata Monteiro A influência da publicidade sobre a escolha alimentar infan6l Profa. Dra. Renata Monteiro O que me trouxe a estudar o tema Formação Alimentação da criança Comportamento do consumidor infan6l Regulamentação

Leia mais

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre

Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre UNO Avaliação Ciências 3º ano 3º bimestre 1 Sistema UNO de Ensino Sugestão de Avaliação de Ciências 3 ano 3 Bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Unidade 3- Cuidando da alimentação. Objetivos gerais:

Leia mais

Projeto Cintura Fina E.E.E.I. Ministro Costa Manso Sala 15 / 2ª. Sessão

Projeto Cintura Fina E.E.E.I. Ministro Costa Manso Sala 15 / 2ª. Sessão Projeto Cintura Fina E.E.E.I. Ministro Costa Manso Sala 15 / 2ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Edylene A. Cardoso Boccoli Priscila M. de Maio Lacerda Realização: Foco Nosso foco, na disciplina,

Leia mais

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17

ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL. Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha. São Paulo junho/17 ETHANOL SUMMIT 2017 PAINEL Açúcar: O Consumo Equilibrado Como Melhor Escolha São Paulo junho/17 Estudo VIGITEL 2016* do Ministério da Saúde aponta: brasileiros trocam alimentos naturais por industrializados

Leia mais

ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM POPULAÇÃO IDOSA

ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM POPULAÇÃO IDOSA ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM POPULAÇÃO IDOSA Fernanda Cruz Trombeta¹, Lais Estefane Sabará Estevam², Letícia Macagnan Janguas³, Tabatta Renata Pereira

Leia mais

Resultados dos Questionários

Resultados dos Questionários Alimentação saudável e sustentável o que sabem e fazem os pais? Resultados dos Questionários Dados de classificação dos encarregados e educação inquiridos: Sexo Nº/ % Feminino 472 83.1% Masculino 96 16.9%

Leia mais

bem-vindo a nossa Tribbu.

bem-vindo a nossa Tribbu. O encontro da saúde e do sabor. bem-vindo a nossa Tribbu. Uma empresa moderna e dinâmica, com foco em levar às pessoas produtos saudáveis e de alta qualidade, com uma equipe de profissionais experientes

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Título da Ação: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS URBANAS

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Título da Ação: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS URBANAS 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul Título da Ação: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS URBANAS Área Temática: Educação Cristiane Pellizzaro Batalha (Coordenadora da ação de extensão) Autores:

Leia mais

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL GISELE ANE BORTOLINI Coordenação-Geral de Alimentação

Leia mais

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INOVADORA

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INOVADORA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INOVADORA Cryslânia da Costa Farias 1; Elisabete Januário de Alencar 2 ; Raissa Alcantara Soares 3 ; Juliana Moura Nascimento 4.. 1 Universidade Estadual

Leia mais

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Surgimento: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema. Duração:

Leia mais

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC. Cristiane Pellizzaro Batalha, Mestre, CAV UDESC,

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC. Cristiane Pellizzaro Batalha, Mestre, CAV UDESC, REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC Cristiane Pellizzaro Batalha, Mestre, CAV UDESC, a2cpb@cav.udesc.br Daiane de Souza Bueno, acadêmica de Agronomia, CAV UDESC, dayah_bueno@hotmail.com

Leia mais

Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros

Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros Comida de verdade vs. ultraprocessados: potenciais impactos na saúde e no bem-estar dos adolescentes brasileiros Maria Laura da Costa Louzada Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Efeito

Leia mais

DESAFIOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

DESAFIOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DESAFIOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO DO EXCESSO DE PESO E OBESIDADE NA SAÚDE SUPLEMENTAR Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA. Reconhecer que as atividades físicas regulares trazem benefícios à saúde. Habilidades afins - Interdisciplinaridad

EDUCAÇÃO FÍSICA. Reconhecer que as atividades físicas regulares trazem benefícios à saúde. Habilidades afins - Interdisciplinaridad Reconhecer que as atividades físicas regulares trazem benefícios à saúde. Interdisciplinaridad Ciências: Identificar os componentes do sistema esquelético e muscular; e Conhecer o impacto do tabagismo

Leia mais

DATA: 30 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: 30 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / 04 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO Escolarizando a Horta: Plantando Conhecimento Escola de Ensino Médio João Pedro Nunes Coordenadores Analía del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen

Leia mais

INFANTIL I 9/02/2012

INFANTIL I 9/02/2012 INFANTIL I 9/02/2012 Roda Inicial Momento de troca de informações, novidades, calendário, rotina, ajudantes... Roda final Leitura de história e avaliação do dia. Bosque e Parque Acontecem todos os dias,

Leia mais

Promover, a partir da realização das atividades sugeridas, uma maior conscientização sobre a importância de se alimentar de uma forma mais saudável,

Promover, a partir da realização das atividades sugeridas, uma maior conscientização sobre a importância de se alimentar de uma forma mais saudável, Promover, a partir da realização das atividades sugeridas, uma maior conscientização sobre a importância de se alimentar de uma forma mais saudável, visando mudanças nos hábitos alimentares dos alunos.

Leia mais

CRIANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS: O QUE TEM NA CESTA DA CHAPEUZINHO VERMELHO?

CRIANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS: O QUE TEM NA CESTA DA CHAPEUZINHO VERMELHO? 6 : O QUE TEM NA CESTA DA CHAPEUZINHO VERMELHO? Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores LIMA, Fábia 1 SOUZA, Danielly Mendes Gomes de 2 GOMES, Dryelly Monyse Mendes 3 SCHAMARSKI, Magda

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS

TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Nutrição INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia Alimentar para a População Brasileira Guia Alimentar para a População Brasileira O que é um Guia Alimentar? Guias alimentares no Brasil http://dab.saude.gov.br/portaldab/cgan Ministério da Saúde, 2014 Guia Alimentar para a População Brasileira

Leia mais

na escola Luciana Azevedo Maldonado Instituto de Nutrição Annes Dias

na escola Luciana Azevedo Maldonado Instituto de Nutrição Annes Dias Promoção da alimentação saudável na escola Luciana Azevedo Maldonado Instituto de Nutrição Annes Dias Secretaria Municipal i de Saúde - RJ Cenário Perfil epidemiológico da população Política Nacional de

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, Londrina, de Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 18 MMXVII Fase 3 Grupo A

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, Londrina, de Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 18 MMXVII Fase 3 Grupo A Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, 2017. Londrina, de Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 18 MMXVII Fase 3 Grupo A EXCESSO DE AÇÚCAR Adolescente consome 26 kg de açúcar por ano

Leia mais

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Objetivos do encontro: - Fomentar uma reflexão crítica acerca da publicidade de alimentos, através da proposição de atividades pedagógicas relacionadas

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra Job: 130361 Introdução Objetivo Investigar os hábitos alimentares dos brasileiros que trabalham fora, durante o período de trabalho, comparando trabalhadores que recebem o benefício refeição com aqueles

Leia mais

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa

INTRODUÇÃO. Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa INTRODUÇÃO Quando falamos sobre emagrecimento, é bem comum que a primeira coisa que venha a mente sejam as dietas milagrosas e restritivas. Porém, como já mostramos diversas vezes, essas fórmulas causam

Leia mais

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016 Incentivo à Alimentação Saudável Julho de 2016 Como é o hábito alimentar do brasileiro PERFIL ALIMENTAR DO ADULTO Apesar de incluir mais frutas e hortaliças na rotina, os brasileiros consomem doces e refrigerantes

Leia mais

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO

PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO PESQUISA HÁBITOS ALIMENTARES DO TRABALHADOR BRASILEIRO INTRODUÇÃO OBJETIVO Investigar os hábitos alimentares dos brasileiros que trabalham fora, durante o período de trabalho, comparando trabalhadores

Leia mais

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, Londrina, de Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 18 MMXVII Fase 3 Grupo B

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, Londrina, de Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 18 MMXVII Fase 3 Grupo B Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, 2017. Londrina, de Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 18 MMXVII Fase 3 Grupo B EXCESSO DE AÇÚCAR Adolescente consome 26 kg de açúcar por ano

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeito sobre a obesidade e implicações para as políticas públicas.

Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeito sobre a obesidade e implicações para as políticas públicas. Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeito sobre a obesidade e implicações para as políticas públicas. ABRANGÊNCIA Descrição de tendências de vendas dos alimentos ultraprocessados

Leia mais

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Princípios norteadores 1. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes 2. Recomendações sobre

Leia mais

Escola Básica das Lagoas Agrupamento de Escolas de Arcozelo

Escola Básica das Lagoas Agrupamento de Escolas de Arcozelo Solicitamos alguns minutos do teu tempo para responder a este questionário, o qual servirá para compreender melhor os hábitos e as opiniões dos alunos do 4.º ano da Escola Básica das Lagoas, em aspetos

Leia mais

Não acredite naquele papo de que gordura faz mal. Esse macronutriente também é importante e não pode ser deixado de lado!

Não acredite naquele papo de que gordura faz mal. Esse macronutriente também é importante e não pode ser deixado de lado! Sumário Gorduras... 4 Sugestão de almoço... 6 Saiba o que é reeducação alimentar... 7 Aprenda a fazer trocas... 8 Estipule horários... 9 Pratos coloridos... 10 Gorduras Boa? Não acredite naquele papo de

Leia mais

O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA AJUDE O IDEC A PROMOVER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA AJUDE O IDEC A PROMOVER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL O Idec preparou esta cartilha especialmente para você, com o intuito de promover a alimentação adequada e saudável a partir dos 10 passos recomendados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério

Leia mais

Prefácio. Então vamos juntos que o 2018 já vai começar!!

Prefácio. Então vamos juntos que o 2018 já vai começar!! Sobre a Nutri Olá, meu nome é Andrea Bisi, sou nutricionista esportiva e coach e antes de ser nutricionista, eu sou uma pessoa apaixonada em mudar a vida das pessoas para melhor, levantar a auto-estima,

Leia mais

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2

02. Observe, compare os alimentos das refeições representadas abaixo e responda. Refeição 1 Refeição 2 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

COMUNICADO DAAA Nº 18, DE 27 DE ABRIL DE 2017

COMUNICADO DAAA Nº 18, DE 27 DE ABRIL DE 2017 COMUNICADO DAAA Nº 18, DE 27 DE ABRIL DE 2017 Informar as Escolas Estaduais sobre o tema da Semana de Educação Alimentar 2017. O, à vista do que lhe apresentou o Centro de Supervisão e Controle do Programa

Leia mais

ALIMENTAÇÃO COM FUTURO

ALIMENTAÇÃO COM FUTURO PROJETO ALIMENTAÇÃO COM FUTURO Escola Clara de Resende 23 de Fevereiro de 2016 Com o apoio de: ÍNDICE - Apresentação do Projeto - Enquadramento - Método de intervenção - Atividades realizadas e a realizar

Leia mais

RESULTADOS DA PESQUISA EQUIPE DA CENTRAL DE PROJETOS QUEM É VOCÊ. Menos de 13 10,36% 13 25,01% 14 25,82% 15 23,88% 16 11,91% 17 2,49% Mais de 17 0,50%

RESULTADOS DA PESQUISA EQUIPE DA CENTRAL DE PROJETOS QUEM É VOCÊ. Menos de 13 10,36% 13 25,01% 14 25,82% 15 23,88% 16 11,91% 17 2,49% Mais de 17 0,50% RESULTADOS DA PESQUISA EQUIPE DA CENTRAL DE PROJETOS Qual sua idade? QUEM É VOCÊ Menos de 13 10,36% 13 25,01% 14 25,82% 15 23,88% 16 11,91% 17 2,49% Mais de 17 0,50% Qual a sua série? 7.ª/8.º 26,72% 8ª

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EA Projeto - ECG Período Data início Hora Data fim Hora Nome da atividade Ações (Descrição breve da atividade) Objetivos Metas do PE

Leia mais

P P Sim, qual? 2. Não sabe Quilograma. (siga P2)

P P Sim, qual? 2. Não sabe Quilograma. (siga P2) Módulo P. Estilos de Vida Neste módulo, vou lhe fazer perguntas sobre o seu estilo de vida, como hábitos de alimentação, prática de atividade física, uso de bebidas alcoólicas e fumo. P1. O(A) sr(a) sabe

Leia mais

Encaminhamos à Vossa Senhoria o resultado da pesquisa relacionada à satisfação dos

Encaminhamos à Vossa Senhoria o resultado da pesquisa relacionada à satisfação dos Santa Teresa, 2 de Outubro de 218 OFÍCIO Nº21/218 Ao Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa Comissão de Fiscalização do Contrato Nº 1/2 Ilmo. Presidente da Comissão Sr. Eloisio Stanger

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

Decreto regulamenta publicidade de alimentos infantis

Decreto regulamenta publicidade de alimentos infantis Decreto regulamenta publicidade de alimentos infantis Paulo Sérgio Vasco 17/11/2015, 09h45 Olha o aviãozinho: papinhas, leites artificiais e mamadeiras são alguns dos alvos da legislação que incentiva

Leia mais

Novo Guia Alimentar para a População Brasileira

Novo Guia Alimentar para a População Brasileira Novo Guia Alimentar para a População Brasileira Prof Ms. Lovaine Rodrigues/CRN2 4956 Esp. Nutrição Infantil- UNIFESP MSc. Pediatria UFRGS Docente - UNISINOS Guia Alimentar Conjunto de informações, análises,

Leia mais

Palestrante: M. Cecilia F. Toledo

Palestrante: M. Cecilia F. Toledo Jornada académica ADITIVOS ALIMENTARIOS Gestión del Riesgo y Tendencia EVALUACIÓN DEL RIESGO DE ADITIVOS ALIMENTARIOS Maria Cecília de F. Toledo Bogotá, 3 de Noviembre 2017 DECLARAÇÃO DE POTENCIAL CONFLITO

Leia mais

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Onde podemos atuar??? Atribuições Resolução CFN CFN 380/2005 Alimentação Escolar Compete ao Nutricionista,

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DOS ESCOLARES: POR UMA APROXIMAÇÃO TEORIA-PRÁTICA

A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DOS ESCOLARES: POR UMA APROXIMAÇÃO TEORIA-PRÁTICA A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DOS ESCOLARES: POR UMA APROXIMAÇÃO TEORIA-PRÁTICA Ana Karoline Gomes EVANGELISTA (1); José Valdenir de OLIVEIRA JÚNIOR (2); Michael William Barros de SOUSA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE ALIMENTOS COM CORANTES POR CRIANÇAS

AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE ALIMENTOS COM CORANTES POR CRIANÇAS AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE ALIMENTOS COM CORANTES POR CRIANÇAS CAMILA VIDAL VOLPATO 1 ;NATALIA BRANDÃO 2 RESUMO Objetivo: Avaliar o consumo de corantes alimentícios ingeridos por crianças, em

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

V A M O S D E S V E N D A R E S S E M I S T É R I O? P O R N U T R I C I O N I S T A C A R O L I N A C A L D A S

V A M O S D E S V E N D A R E S S E M I S T É R I O? P O R N U T R I C I O N I S T A C A R O L I N A C A L D A S Rótulo dos Alimentos V A M O S D E S V E N D A R E S S E M I S T É R I O? P O R N U T R I C I O N I S T A C A R O L I N A C A L D A S Introdução Você costuma ler o rótulo dos alimentos que consome? Tenta

Leia mais

Referencial de Educação para a Saúde

Referencial de Educação para a Saúde www.nutrimento.pt Referencial de Educação para a Saúde Para que serve? É uma ferramenta educativa que pode ser adaptada, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, por todas as instituições que

Leia mais

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE CONTEXTO > Consumo de calorias + < Gasto de energia = Obesidade Infantil Pessoas engajadas

Leia mais

Consumo consciente de proteínas de origem animal (carnes) e vegetarianismo

Consumo consciente de proteínas de origem animal (carnes) e vegetarianismo NESTA EDIÇÃO ABORDAREMOS SOBRE A SEMANA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR 2017 Consumo consciente de proteínas de origem animal (carnes) e vegetarianismo SEÇÃO 1 INFORME-SE! Vamos conhecer sobre a Semana de Educação

Leia mais

Patricia de Jesus Araujo. Relatório

Patricia de Jesus Araujo. Relatório Patricia de Jesus Araujo Relatório Outubro de 2012 Reuniões do Grupo PIBID dias 02, 03, 04, 09, 16, 22, 30. O QUE Nas datas acima, foram realizadas reuniões com o grupo PIBID Pedagogia Educação Ambiental.

Leia mais

Pesquisa Nacional Fiesp/IBOPE sobre o Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil

Pesquisa Nacional Fiesp/IBOPE sobre o Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil Pesquisa Nacional Fiesp/IBOPE sobre o Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil São Paulo, 18 de maio de 2010 Objetivos gerais Avaliar o grau de aderência da sociedade brasileira às tendências internacionais

Leia mais

Tendência de consumo para uma vida saudável

Tendência de consumo para uma vida saudável Tendência de consumo para uma vida saudável Consumer Trends GfK 2017 GfK Consumer Life Estudo global de tendências que compreende todos os aspectos da vida dos consumidores, fornecendo um amplo entendimento

Leia mais

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU

Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Brasil é um dos principais apoiadores da agenda de nutrição adotada pela ONU Década da ação sobre a nutrição incentiva países a assegurar acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis Alerta

Leia mais

TÍTULO: INGESTÃO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM SÓDIO E ADIÇÃO DE SAL ÀS PREPARAÇÕES PRONTAS

TÍTULO: INGESTÃO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM SÓDIO E ADIÇÃO DE SAL ÀS PREPARAÇÕES PRONTAS TÍTULO: INGESTÃO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS RICOS EM SÓDIO E ADIÇÃO DE SAL ÀS PREPARAÇÕES PRONTAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017 OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS 1 Setembro/2017 ÍNDICE 2 OBJETIVO E METODOLOGIA ANÁLISE DOS RESULTADOS Perfil da amostra Opinião sobre alimentos industrializados

Leia mais

Câmara Municipal de Mirassol "Renato Zancaner" Av. Dr. Fernando Costa, n CEP Fone:(17)

Câmara Municipal de Mirassol Renato Zancaner Av. Dr. Fernando Costa, n CEP Fone:(17) _ Av. Dr. Fernando Costa, n 24-23 -CEP 15130-000-Fone:(17)3242-3 191 Ln.ç3 o DP CÃMAR.1 PROJETO DE LEI N 3G /2013. DE MIRASSOL Dispõe sobre a comercialização de alimentos nas cantinas e lanchonetes da

Leia mais

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI.

O comportamento alimentar e as rejeições e aversões alimentares de estudantes adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-PI. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA Iniciação Científica Voluntária - ICV Campus Universitário Ministro Petrônio

Leia mais

Aluna do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí,

Aluna do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, ALERTA SOBRE A QUANTIDADE DE AÇÚCAR,GORDURA E SÓDIO EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL1 1 ALERT ON THE QUANTITY OF SUGAR, FAT AND SODIUM IN INDUSTRIALIZED FOODS FOR CHILDREN

Leia mais

PRESSUPOSTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS HÁBITOS DE HIGIENE E BOA ALIMENTAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

PRESSUPOSTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS HÁBITOS DE HIGIENE E BOA ALIMENTAÇÃO.   A Geografia Levada a Sério PRESSUPOSTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS HÁBITOS DE HIGIENE E BOA ALIMENTAÇÃO 1 Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. Paulo Freire 2 A importância

Leia mais

Educação Alimentar e Nutricional: estratégia para enfrentar os desafios atuais da saúde

Educação Alimentar e Nutricional: estratégia para enfrentar os desafios atuais da saúde Educação Alimentar e Nutricional: estratégia para enfrentar os desafios atuais da saúde I SIMPÓSIO NACIONAL DE COMBATE à FOME OCULTA 26 E 27 DE NOVEMBRO DE 2014, VIÇOSA - MG Prof. Glauce Dias da Costa

Leia mais

Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada

Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada Cultura norte-americana e consumismo em sala de aula: a cultura dominante sobre a cultura dominada Paulo Henrique Padilha Pureza Vanessa Zaniol INTRODUÇÃO As aulas foram planejadas para serem desenvolvidas

Leia mais

TREZE PREVISÕES QUE VÃO TRANSFORMAR NOSSA VISÃO SOBRE O QUE COMEMOS

TREZE PREVISÕES QUE VÃO TRANSFORMAR NOSSA VISÃO SOBRE O QUE COMEMOS TREZE PREVISÕES QUE VÃO TRANSFORMAR NOSSA VISÃO SOBRE O QUE COMEMOS ESTÍMULOÀ REFLEXÃO Uma mistura perfeita de ingredientes de tecnologia está definindo uma nova receita para cultivo, produção, venda e

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Informativo - Ano 13 - Número 92 Abril / Maio / Junho / Julho de 2015 CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Euclides Machado Jos é Luis da Costa Vieira Coerente com a proposta que o fez sindicato

Leia mais

Reflexão sobre o Colégio Horizonte e alguns dos seus princípios educativos. Trabalho realizado pela turma do 9º ano Ano letivo 2014/2015

Reflexão sobre o Colégio Horizonte e alguns dos seus princípios educativos. Trabalho realizado pela turma do 9º ano Ano letivo 2014/2015 Reflexão sobre o Colégio Horizonte e alguns dos seus princípios educativos. Trabalho realizado pela turma do 9º ano Ano letivo 214/215 Introdução A Turma do 9º ano realizou um pequeno estudo com o objetivo

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 8. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 1. o bimestre Arte Ciências Geografia História Informática Inglês Língua Portuguesa Matemática A nota da PIC é a média

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

MERCADO DE PRODUTOS IV GAMA Portugal

MERCADO DE PRODUTOS IV GAMA Portugal MERCADO DE PRODUTOS IV GAMA Portugal MERCADO IV GAMA 17 nov 2017 Mercado IV Gama Portugal 2 PRODUTOS Saladas e verduras Frutas PRODUTOS IV GAMA Sopas Batatas Temperos (Aromáticas) 17 nov 2017 Mercado IV

Leia mais

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA Cuide de sua alimentação onde ela acontece. Uma nutricionista em sua casa realizará orientações nutricionais personalizadas, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTINÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 CRISTINÁPOLIS Cidade localizada no

Leia mais

Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na

Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na Uma das vertentes da FCNAUP é a informação e formação do consumidor na vasta área das ciências da nutrição e alimentação. Nesse âmbito temos vindo a desenvolver diversos materiais pedagógicos, dirigidos

Leia mais

Publicidade de alimentos e seu impacto na criança

Publicidade de alimentos e seu impacto na criança Universidade de Brasília Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC Publicidade de alimentos e seu impacto na criança Dra. Renata Monteiro

Leia mais

Produção Textual. 9º ano do Ensino Fundamental Turma 1º semestre de 2015 Data / / Escola Aluno. Leia o texto e responda às atividades propostas:

Produção Textual. 9º ano do Ensino Fundamental Turma 1º semestre de 2015 Data / / Escola Aluno. Leia o texto e responda às atividades propostas: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO / LÍNGUA PORTUGUESA Produção Textual 26 9º ano do Ensino Fundamental Turma 1º semestre de 2015 Data / / Escola Aluno Caro aluno, você está recebendo o Caderno de Produção

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ALIMENTAÇÃO HOJE: ENTRE CARÊNCIAS E EXCESSOS SESC BELENZINHO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ALIMENTAÇÃO HOJE: ENTRE CARÊNCIAS E EXCESSOS SESC BELENZINHO SEMINÁRIO INTERNACIONAL ALIMENTAÇÃO HOJE: ENTRE CARÊNCIAS E EXCESSOS SESC BELENZINHO DE 28 A 30 DE OUTUBRO DE 2014 1 Trabalhos desenvolvidos para este evento: x Elaboração e/ou atualização de mailings;

Leia mais

Perfil de Hábitos Alimentares e IMC dos Alunos dos Cursos de Educação Física e Tecnologia da Informação

Perfil de Hábitos Alimentares e IMC dos Alunos dos Cursos de Educação Física e Tecnologia da Informação BALBINO, Jhonatan Sousa [1] SOUZA, Vanessa Batista [2] BALBINO, jhonatan Sousa e SOUZA, Vanessa Batista Perfil de hábitos alimentares e IMC dos alunos do curso de educação física e tecnologia da informação.

Leia mais

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO.

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DO LÚDICO AO PRATO. Tema: Alimentação. Público alvo: alunos do I ciclo final e II ciclo inicial da creche Henfil. Faixa etária: crianças entre 4 e 5 anos. Objetivos gerais:

Leia mais

CONSUMO: NECESSIDADE X DESEJO

CONSUMO: NECESSIDADE X DESEJO ano I nº 01 out/nov/dez/2006 Este Boletim tem como proposta permitir que os assuntos aqui tratados sejam discutidos pelas lideranças, com seu público, na sua comunidade. O trabalho poderá ser realizado

Leia mais

Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN:

Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN: Flavia Ramos NUTRICIONISTA CRN: 99100-2440 Educação Nutricional Infantil. Proposta inicial sujeita a alterações Definir: objetivo específico, frequência, tempo disponível total e diário, faixa etária a

Leia mais

COMUNICADO DAAA Nº 01, DE 04 DE MAIO DE Orienta as escolas estaduais sobre a Semana de Educação Alimentar 2018.

COMUNICADO DAAA Nº 01, DE 04 DE MAIO DE Orienta as escolas estaduais sobre a Semana de Educação Alimentar 2018. COMUNICADO DAAA Nº 01, DE 04 DE MAIO DE 2018 Orienta as escolas estaduais sobre a Semana de Educação Alimentar 2018. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA AO ALUNO, à vista do que lhe

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICASDOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA 2018/2. 2º bimestre

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICASDOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA 2018/2. 2º bimestre AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICASDOS Comissão Própria de Avaliação CPA Unisinos Procuradoria / Avaliação Institucional CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA 2018/2 2º bimestre Contextualização Objetivo: avaliar

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 03 a 06 de outubro, 2017 - Brasília, Brasil. Países participantes: Bahamas, Barbados, Belize,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA ZONA LESTE FACULDADE DE TECNOLOGIA ZONA LESTE ANTÔNIO CARLOS FABIO YOSHITAKE GUSTAVO DE OLIVEIRA BELLARMINO ROBSON BARATEIRO Pesquisa sobre os Fast Foods São Paulo - SP 2016 ANTÔNIO CARLOS FABIO YOSHITAKE GUSTAVO

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receita)

PLANEJAMENTO (Receita) PLANEJAMENTO (Receita) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Diferentes portadores de textos: Receita Competências Linguagem oral, produção textual, observação, criatividade. Objetivo Geral

Leia mais

Setembro/2016. Light x Diet x Zero. Pág. 4 ROTULAGEM NUTRICIONAL. Sal x Sódio. Pág. 3. Pág. 5

Setembro/2016. Light x Diet x Zero. Pág. 4 ROTULAGEM NUTRICIONAL. Sal x Sódio. Pág. 3. Pág. 5 Setembro/2016 Light x Diet x Zero Pág. 4 Sal x Sódio Pág. 5 ROTULAGEM NUTRICIONAL Pág. 3 EDITORIAL hegamos ao nosso quarto número, e estamos ansiosos para compartilhar mais informações com você! Nessa

Leia mais

Apresentação dos alimentos aos bebês da creche

Apresentação dos alimentos aos bebês da creche Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/5543/apresentacaodos-alimentos-aos-bebes-da-creche Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Creche (0 a 3 anos) Apresentação dos alimentos aos

Leia mais

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017 OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS 1 Setembro/2017 ÍNDICE 2 OBJETIVO E METODOLOGIA ANÁLISE DOS RESULTADOS Perfil da amostra Opinião sobre alimentos industrializados

Leia mais

GUIA PARA SE ALIMENTAR BEM NO TRABALHO

GUIA PARA SE ALIMENTAR BEM NO TRABALHO GUIA PARA SE ALIMENTAR BEM NO TRABALHO Ter uma rotina corrida é uma realidade para vários brasileiros, porém, isso não é desculpa para não ter uma alimentação adequada e descuidar da saúde. Encontrar e

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE MILITARES DO DESTACAMENTO DE CALIFÓRNIA- PR

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE MILITARES DO DESTACAMENTO DE CALIFÓRNIA- PR AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICO DE MILITARES DO DESTACAMENTO DE CALIFÓRNIA- PR GISLAINE PEREIRA DA COSTA 1 ; NATÁLIA DOS SANTOS LOURIVAL BRANDÃO 2 RESUMO Objetivo: Avaliar o estado nutricional e risco

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE TABELAS NUTRICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Natália G. T. MAGALHÃES ; Clécia de P. ALVES ; Miller M. SANCHES ; Valdirene P. COSTA RESUMO A escola tem um importante

Leia mais

HÁBITOS ALIMENTARES. Raquel Rocha Gomes / Jamila Rainha

HÁBITOS ALIMENTARES. Raquel Rocha Gomes / Jamila Rainha HÁBITOS ALIMENTARES Raquel Rocha Gomes / Jamila Rainha No dia 16 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e 62% dos moradores da Grande Vitória disseram que costumam tomar algum cuidado com

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro

Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro Kantar TNS 21/11/2018 Nota: Os resultados da pesquisa qualitativa não podem ser projetados na população geral, devida à seleção e tamanho da amostra

Leia mais