O PROCESSO DECISÓRIO. Curso Online NAS EMPRESAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROCESSO DECISÓRIO. Curso Online NAS EMPRESAS"

Transcrição

1 1 O PROCESSO DECISÓRIO Curso Online NAS EMPRESAS

2 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados

3 3 _Tomada de Decisão _Decisão Organizacional _A Importância Da Informação No Processo Decisório _Tipos de Fatores Que Afetam as Decisões 1 COMO TOMAR UMA DECISÃO

4 4 O QUE É TOMADA DE DECISÃO É a escolha racional, dentre alternativas disponíveis, que se faz presente em todos os níveis da organização (estratégico, gerencial e operacional). A tomada de decisão identifica problemas e tem por objetivo criar soluções para lidar com uma situação em específico ou extrair vantagens em uma oportunidade de escolha.

5 5 DECISÃO ORGANIZACIONAL Toda organização é constituída e se desenvolve a partir de decisões que, no seu conjunto, singularizam a sua identidade e determinam cada uma de suas opções. A falta de planejamento nas empresas pode levar a decisões erradas e, inclusive, pode fazer a pessoa agir única e exclusivamente pelo impulso, sem analisar os fatores de risco e sem considerar os resultados das decisões anteriores que são de extrema importância. É algo comum, pois com o tempo escasso, costumamos tomar qualquer decisão que na hora H pareça a mais correta.

6 6 DECISÃO ORGANIZACIONAL Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Algumas podem ser triviais, como por exemplo, selecionar um sapato, escolher qual tipo de pão comer (pão de forma ou pão francês), ver um canal de TV, entre outras infinidades.

7 7 DECISÃO ORGANIZACIONAL No entanto, existem decisões que envolvem um pouco mais de seriedade por serem se tratar de algo mais complexo. As vezes, podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão. Por isso, a habilidade de tomar decisões é uma das competências mais importantes que o gestor pode desenvolver.

8 8 DECISÃO ORGANIZACIONAL O estudo sobre o processo decisório organizacional tem sido objeto de investigação de diversos teóricos e gestores, pelo menos nos últimos 50 anos. A importância das reflexões sobre essa temática é indiscutível para a sociedade contemporânea, uma vez que as organizações necessitam cada vez mais de decisões corretas em um espaço de tempo menor.

9 9 DECISÃO ORGANIZACIONAL Muitos ao se apoiarem erroneamente no conceito de que as decisões podem esperar, acabam adiando soluções que poderiam ter sido feitas naquele espaço de tempo, ocasionando danos, que em muitos casos são até mesmo irreversíveis.

10 10 DECISÃO ORGANIZACIONAL A decisão pode ser tomada a partir de probabilidades, possibilidades e/ou alternativas. A terceira Lei de Newton já dizia que para toda ação existe uma reação e, portanto, são as reações que são baseadas as decisões. A decisão é mais do que escolher entre alternativas. É necessário prever os efeitos futuros da escolha, considerando todos os reflexos que pode causar no momento presente.

11 11 Imagine o seguinte cenário: O patrão oferece um aumento salarial de 10% para um determinado funcionário. Na hora de se tomar uma decisão deste porte, quais efeitos poderiam ser pensados como forma de prevenção?

12 12 1. ENCARGOS GERAIS (Quanto será meu novo custo trabalhista com este funcionário?) 2. PARTICIPAÇÃO/INICIATIVA/INTEGRAÇÃO (Ele continuará com o mesmo rendimento para a empresa?)

13 13 3. CONFLITOS (Será que não existem outros funcionários com mais tempo na empresa que este, e que merece tanto quanto ele? Será que isso não irá gerar insatisfação destes?) 4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES (Devo atribuir novas funções a ele? Ele realmente está preparado para ter mais autoridade e responsabilidades dentro da organização?)

14 14 DECISÃO ORGANIZACIONAL Na prática, o que se busca é a alternativa que, mesmo não sendo a melhor, leve para o alcance do objetivo da decisão, em detrimento da melhor alternativa. Os executivos sabem que nem sempre as decisões corretas são as mais fáceis. E também não há motivo para ficar adiando decisões que podem corrigir ou até evitar problemas. Quanto antes a decisão for tomada, mais cedo a empresa colherá os frutos.

15 15 DECISÃO ORGANIZACIONAL Um empreendedor novo no mercado, por exemplo, toma as decisões sozinho e que são de grande impacto no futuro de sua organização. Na maioria das vezes poucas são as informações relevantes disponíveis. Ele toma decisões sob pressão e estresse e conta com sua intuição e criatividade para tal. Esta capacidade de tomar decisões vem da experiência e intuição.

16 16 DECISÃO ORGANIZACIONAL Esse processo de tomada de decisão intuitivo baseada na experiência é muito eficiente quando o problema refere-se a situações familiares ao tomador de decisão. Entretanto, os problemas mais críticos numa pequena organização são aqueles para os quais as referências de experiências anteriores são nulas ou bem poucas. Por fim, a habilidade de tomar decisões depende também da informação, e esta, detém a chave para a melhor escolha possível.

17 17 Há tempos, tecnologia e informação atuam juntas no contexto empresarial. Antes, eram utilizadas de forma isolada (cada uma desempenhava seu papel e nada mais), mas com as mudanças tecnológicas no cenário global, as empresas passaram a usar a informação e a tecnologia de forma integrada, adquirindo com isso, a redução da duplicidade de dados e a rapidez no acesso as informações. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO

18 18 A informação aliada às diversas tecnologias se tornou o maior ativo da empresa, pois as empresas que possuem maior domínio sobre a gama de informações existentes, tanto do mercado interno quanto do mercado externo, são as que possuem consequentemente também maior participação no mercado (Marketing Share).

19 19 Novos conceitos e metodologias vêm surgindo com o objetivo de aperfeiçoar e auxiliar no processo decisório. Diversas ferramentas como os Sistemas Integrados de Gestão ou ERP (Enterprise Resourse Planning), dentre diversos outros sistemas que têm por objetivo armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais, agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia, tem sido utilizadas pelas empresas no apoio a tomada de decisão.

20 20 A informação ocupa lugar importante na formulação dos objetivos estratégicos das empresas, mas mesmo com a grande maioria das empresas possuírem algum tipo de sistema de informação, muitas delas ainda não têm seus dados focalizados em suas estratégias. As tecnologias da informação oferecem recursos computacionais para a geração de informações, e cada vez mais os sistemas de informação se aperfeiçoam.

21 21 Definitivamente, por qual motivo a informação é tão importante? O mundo business não admite mais falhas, processos demorados ou falta de inovação por parte das empresas. A empresa que deseja adquirir vantagem competitiva ou até mesmo permanecer no ambiente empresarial, deve buscar um aperfeiçoamento contínuo do seu negócio. E para aperfeiçoar é preciso conhecer. E para conhecer é fundamental ter informação.

22 TIPOS DE FATORES QUE AFETAM AS DECISÕES 22

23 23 _Métodos _Classificação _Metodologia 2 MODELOS DE DECISÃO

24 24 Muitos executivos tomam decisões, mas não sabem dizer como chegaram a elas ou quais métodos foram utilizados. A tomada de decisão deve ser minuciosamente analisada e projetada. Boas decisões envolvem uma soma de capacidade de julgamento, intuição e análise sistemática. MÉTODOS

25 25 _EXPERIÊNCIAS PASSADAS: Baseadas em modelos já utilizados e que tiveram um bom grau de eficiência em determinado momento. _EXPERIMENTAÇÃO: Baseia-se em modelos ainda não utilizados, mas que parecem ser a melhor opção. _PESQUISA OPERACIONAL: Pesquisa qualitativa, baseado em aplicações matemática para auxiliar na tomada de decisão. MÉTODOS

26 26 As decisões podem se classificar por: _NÍVEL DE IMPORTÂNCIA DENTRO DA EMPRESA: altamente importante, importante, medianamente importante, pouco importante, não importante. _ PREVISIBILIDADE: rotineira, não rotineira, inédita. CLASSIFICAÇÃO

27 27 _PROGRAMADAS: que já foram encontradas e tomadas antes. Já tem regras, procedimentos e políticas claras para a definição da resposta. Geralmente, são tomadas pelos níveis inferiores da administração. _NÃO PROGRAMADAS: são decisões novas, normalmente importantes, e não tem como conhecer os resultados exatos. Decisões tomadas pela alta gerência. Planejamento estratégico. CLASSIFICAÇÃO

28 28 _DECISÕES ESTRATÉGICAS: nível alto da administração. Determinam os objetivos da organização. _DECISÕES TÁTICAS: nível médio da administração. Determinam táticas para traçar as metas estratégicas. _ DECISÕES OPERACIONAIS: operações cotidianas. Indica como realizar as decisões táticas tomadas pela média administração. CLASSIFICAÇÃO

29 29 Um processo seguro para a tomada de decisão considera as quatro funções administrativas, essenciais ao administrador mas também a qualquer área da empresa: Objetivos Meios Planejar Organizar Pessoas Recursos Liderar Disponibilizar Recursos Dirigir Controlar Resultados Ações Corretivas METODOLOGIA

30 30 _PLANEJAR: é a base para as demais funções. O planejamento define os objetivos a seguir e como alcançá-los. Tem por objetivo dar o norte à equipe. - Para onde vamos? Em que velocidade? - Porque vamos fazer? Durante quanto tempo vamos fazer? METODOLOGIA

31 31 _ORGANIZAR: é dizer quem vai fazer o que e em que ordem. Montar equipes, destinar orçamentos. Estabelecer prioridades. Dizer o que não fazer também é importante. Deixar claro para todos o que cada um faz, quanto tempo tem para isso, como vai ser o controle e a cobrança, que recompensas estão no horizonte. É transformar o planejamento em ações objetivas e ordenadas. METODOLOGIA

32 32 _DIRIGIR: depois de saber o que fazer (planejamento) e como fazer (organização) é a hora de acionar a empresa, hora da ação. Comunicar todas as informações e diretrizes necessárias e coordenar a execução do trabalho, influenciando de modo positivo o comportamento das pessoas para que cheguem aos resultados esperados, aos objetivos propostos. METODOLOGIA

33 33 _CONTROLAR: Acompanha a evolução das atividades, verificando os resultados obtidos e os recursos usados, providenciando as correções necessárias para assegurar a realização dos objetivos. Verifica se a atividade está alcançando os resultados esperados. METODOLOGIA

34 34 3- O PROCESSO DECISÓRIO _O que é o Processo Decisório _Modelos de Tomada de Decisão Racional _Etapas Do Modelo Racional

35 35 O processo decisório é um processo organizacional de grande relevância para um gerenciamento eficaz das organizações. Trata-se do poder de escolher, em determinada circunstância, o caminho mais adequado para a empresa. É fato que para que um negócio ganhe em termos de estratégia competitiva é necessário que ele alcance um desempenho superior aos demais concorrentes, e para isso, a organização deve estabelecer uma estratégia sábia, tomando as decisões certas.

36 36 Geralmente, o processo decisório envolve as seguintes etapas: _IDENTIFICAÇÃO E DIAGNÓSTICO: Reconhecer a situação-problema e sua causa; _GERAR ALTERNATIVAS DE SOLUÇÕES: Opções 1, 2, 3(...) quantas necessárias;

37 37 _AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS: Excelente, ótima, regular, ruim, péssima; _ESCOLHA: Qual a melhor resolução possível, qual a minimamente aceitável e qual o equilíbrio entre várias metas;

38 38 _IMPLEMENTAÇÃO DA DECISÃO: Envolver as pessoas que vão implementar a decisão desde o começo; _AVALIAÇÃO: Fazer análise de eficiência da decisão implantada.

39 39 MODELO DE TOMADA DE DECISÃO RACIONAL O modelo de tomada de decisão racional é o mais sistematizado entre todos, pois pressupõe procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado. Trata-se de um ato orientado para se atingir os objetivos, por meio da solução de problemas, ou seja, é um comportamento regulado por normas e rotinas, de modo que a organização possa agir de uma maneira procedimental e intencionalmente racional.

40 40 O Modelo Racional se baseia nos seguintes apontamentos: 1. Monitorar o Ambiente Monitorar informações externas e internas da empresa 2. Definir o Problema Apontar a extensão da situação-problema 3. Especificar Objetivos da Decisão Indicar comportamentos aceitáveis para a situação 4. Diagnosticar o Problema Coletar dados e informações para conhecer o problema de forma a indicar caminhos para a solução

41 41 O Modelo Racional se baseia nos seguintes apontamentos: 5. Desenvolver Soluções Alternativas Detectar o maior número possível de soluções para o problema 6. Avaliar as Alternativas Calcular os prós e contras de cada alternativa, além da capacidade de implementação das mesmas. 7. Escolher a Melhor Alternativa Com base em todos os processos anteriores, escolher a solução mais eficiente e eficaz 8. Implementar a Alternativa Escolhida Implementação, com prazos, recursos e pessoas envolvidas, com constante avaliação e controle.

42 42 MODELO DE TOMADA DE DECISÃO RACIONAL E quando estamos em uma organização, nos deparamos com uma decisão difícil que exige mais informações e detalhes sobre ela. O que fazer? Por onde começar a pensar? Existem etapas eficazes que ajudam neste tipo de situação.

43 43 _FOCAR SEU OBJETIVO E RESULTADO: Isto irá permitir que os tomadores de decisão lembrem exatamente o que eles estão tentando realizar e isso ajuda a mantê-los em um caminho direcionado. 1 _COLETAR DADOS: Isso ajudará os tomadores de decisões ter provas mais sólidas, concretas, auxiliando na busca por uma solução. 2 ETAPAS DO MODELO RACIONAL

44 44 _IDEIAS PARA DESENVOLVER ALTERNATIVAS: Criar ideias, hipóteses, teorias e suposições que poderiam solucionar o problema de forma criativa. 3 _LISTA DE PRÓS E CONTRAS DE CADA ALTERNATIVA: Com a lista de prós e contras, você pode eliminar as soluções que têm mais prós do que contras, tornando a sua decisão mais fácil. 4 ETAPAS DO MODELO RACIONAL

45 45 _TOME A DECISÃO: Depois de analisar cada alternativa, você deve escolher aquela que terá mais vantagens (ou as que são mais significativas), apontando a solução que todos possam concordar. 5 _LOGO APÓS TOMAR A DECISÃO: Você deve programá-la imediatamente. Determinar recursos físicos e materiais. 6 ETAPAS DO MODELO RACIONAL

46 46 _APRENDER E REFLETIR SOBRE A TOMADA DE DECISÃO: Esta etapa final permite que você veja o que fez de certo e errado. É a fase na qual aprendemos com os erros, a ponto de desenvolver o que foi eficiente e remover o que foi prejudicial no resultado da decisão. 7 ETAPAS DO MODELO RACIONAL

47 47 Analisando uma Decisão _Etapas de Análise da Decisão

48 48 ANALISANDO UMA DECISÃO Este talvez seja o capítulo mais importante deste tema, pois trata do passo mais importante para a concretização dos resultados: A análise de uma decisão. Analisar a decisão é prezar pela qualidade dos resultados, é respeitar o entendimento mútuo da equipe diante da missão a ser alcançada e, por fim, é avaliar de forma séria e responsável sua escolha.

49 49 ANALISANDO UMA DECISÃO Para uma boa análise da decisão, verifique: A) QUALIDADE DO PROCESSO DECISÓRIO Todas as informações importantes foram analisadas? Analisando somente números e fatos, essa é realmente a melhor decisão?

50 50 ANALISANDO UMA DECISÃO B) IMPLEMENTAÇÃO As pessoas envolvidas entenderam a decisão? Será que elas estão realmente comprometidas? E se não tiverem e der tudo errado, qual meu plano B?

51 51 ANALISANDO UMA DECISÃO C) CUSTO Será que irei gastar realmente essa quantia de dinheiro? Além do dinheiro, quanto de energia e tempo serão gastos?

52 52 ANALISANDO UMA DECISÃO D) ENVOLVIMENTO As pessoas certas foram envolvidas e ouvidas no processo? Há alguém melhor com que posso contar para desempenhar aquela função em específico?

53 53 Enfim, vencidas as quatro fases (qualidade, implementação, custo e envolvimento), com certeza teremos uma decisão bem pensada e avaliada. Muitas pessoas acham que não há tempo para seguir um processo como esse no dia a dia das empresas. Porém, devemos nos questionar: Quanto tempo e dinheiro custam uma decisão errada? O seu dinheiro é importante. Não o desperdice!

54 54 Parabéns! Você concluiu o Curso Processo Decisório Nas Empresas Agora você já pode solicitar Seu Certificado de Conclusão

O PROCESSO DECISÓRIO NAS EMPRESAS

O PROCESSO DECISÓRIO NAS EMPRESAS 1 O PROCESSO DECISÓRIO NAS EMPRESAS 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 Bem Vindo ao Curso! 1- _Tomada de Decisão _Decisão Organizacional _A Importância

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões 5- Metodologia da Decisão

Leia mais

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional

Apostila do curso de. O Processo. Decisório. organizacional O Processo Apostila do curso de Decisório organizacional 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões

Leia mais

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.

O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. PROBLEMA: SITUAÇÃO QUE OCORRE QUANDO O ESTADO ATUAL DAS COISAS É DIFERENTE DO ESTADO DESEJADO DAS COISAS. QUATRO SITUAÇÕES QUE GERALMENTE ALERTAM OS ADMINISTRADORES PARA

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Parte I - Processo Decisório Unidade 1 Introdução Conteúdo programático Unidade 2 - O que é o processo decisório? 2.1 - O que significa decidir 2.2 - Decisões programadas e não programadas 2.3 - Certeza,

Leia mais

Processo Decisório. Simone Campos Bitencourt FIESC - SENAI/SC. Fortaleza, 09 de maio de 2014

Processo Decisório. Simone Campos Bitencourt FIESC - SENAI/SC. Fortaleza, 09 de maio de 2014 Processo Decisório Simone Campos Bitencourt FIESC - SENAI/SC Fortaleza, 09 de maio de 2014 CONCEITO DE DECISÃO Desde o momento em que acordamos até a hora em voltamos a dormir, a nossa vida cotidiana é

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 1 AULA 5 Dia 10 de abril PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 2 3 PODC - Funções Administrativas As quatro letras da sigla PODC representam as chamadas funções administrativas. PODC - Funções Administrativas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Tomada de Decisão - Escolha racional, dentre alternativas disponíveis, de um curso

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina PRÁTICAS GERENCIAIS Curso ADMINISTRAÇÃO Turno/Horário NOTURNO Terça-feira: 20:40 às 22:30 Quarta-feira: 20:40 às 22:30 Professor(a): Ana Cristina Gonçalves da Silva Turma: 7º ADN Carga Horária

Leia mais

UNIDADE III Processo Decisório

UNIDADE III Processo Decisório Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. 3.2. Fases do ciclo de tomada de decisão. 3.3. Principais modelos

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula MBA em Gerenciamento de Projetos Teoria Geral do Planejamento Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula SOBRAL - CE 2014 O que é Planejamento É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 01. (IBAMA/Analista Administrativo/2013/77) A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DECISÓRIO PROCESSO DECISÓRIO - CONCEITO Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que pareça mais adequada. PROCESSO

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Apresentação Para praticar Inteligência Competitiva (IC), uma organização deve contar com o apoio de profissionais que priorizam uma administração

Leia mais

TGA II PARTE II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

TGA II PARTE II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA TGA II PARTE II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Neste caso qualquer caminho serve. Pode dizer-me que caminho devo tomar?

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico 31 3643-0878 GUIA PRÁTICO Produtividade de Frota O SEU GUIA DEFINITIVO Este E-Book é destinado a empresas que têm como

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico

CAP - Curso de Aperfeiçoamento Profissional. Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Cronometragem e Cronoanálise - Nível Básico Toda empresa deve conhecer sua REAL capacidade de produção para que seja eficiente e produtiva, isso em qualquer tipo de segmento. Não conhecer os limites da

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Leia mais

Organizações são sistemas de decisões Todas pessoas - de todas áreas e todos níveis - tomam decisões.

Organizações são sistemas de decisões Todas pessoas - de todas áreas e todos níveis - tomam decisões. Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Análise e ações para tratamento de Riscos em Laboratórios NBR ISO IEC 17025:2017 Israel Dulcimar Teixeira

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO

APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO APOSTILA III DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS TOMADA DE DECISÃO INTRODUÇÃO A mente humana parece ter sido desenhada para resolver questões simples de sobrevivência, possuindo estruturas que facilitam

Leia mais

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?

O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Ana Claudia de Oliveira Machado. Geraldo Magela Campos Reis Patrícia Vitorino da Cruz Rafaela Oliveira de Souza Tatiana Santos Costa Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL I. INTRODUÇÃO: O Risco Operacional pode ser entendido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falhas, deficiência ou inadequação de processos

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE

3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE 3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE Quando fala-se em gestor, administrador ou gerente a primeira ideia que vem a mente é de um profissional que detém o poder dentro de uma

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Administração Interdisciplinar Aula 02 Fundamentos de Administração

Administração Interdisciplinar Aula 02 Fundamentos de Administração 22/08/2018 Administração Interdisciplinar Aula 02 Fundamentos de Administração Profa. Cristina Espinheira Os Quatro Pilares da Administração 1 22/08/2018 Planejamento 1. Analisar os objetivos e fazer uma

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

BSC. Aula de hoje. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico.

BSC. Aula de hoje. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico 6 BSC Balanced Scorecard Lígia Fascioni Aula de hoje O que é Balanced Scorecard Mapa estratégico Definição de indicadores Planejamento Estratégico MISSÃO VALORES VISÃO ESTRATÉGIA

Leia mais

O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO

O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO Fernanda Zorzi 1 Catherine Chiappin Dutra Odir Berlatto 2 INTRODUÇÃO Esta pesquisa apresenta como tema principal a gestão financeira através

Leia mais

A TECNOLOGIA REINVENTOU A MANEIRA DE AGIR E PENSAR SOBRE AS ATITUDES DO DIA-A-DIA

A TECNOLOGIA REINVENTOU A MANEIRA DE AGIR E PENSAR SOBRE AS ATITUDES DO DIA-A-DIA ARTIGO A TECNOLOGIA REINVENTOU A MANEIRA DE AGIR E PENSAR SOBRE AS ATITUDES DO DIA-A-DIA Paulino Oliveira dos Santos Professor da Famec no Curso Bacharelado em Sistemas de Informação paulino.santos@brturbo.com.br

Leia mais

Tomada de decisão na organização

Tomada de decisão na organização Tomada de decisão na organização Importância da tomada de decisão (POLC...) Tipos de problemas e de decisões Incerteza, risco e ambiguidade Elementos do processo de decisão Processo de decisão racional

Leia mais

João Telles Corrêa Filho Abril de 2011

João Telles Corrêa Filho Abril de 2011 Durante o último mês de março foram publicados dois importantes artigos nas seções de economia / negócios dos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. O primeiro fala sobre o aquecimento do mercado,

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Agenda Teoria geral dos sistemas Características do sistema Empresa como sistema Subsistema

Leia mais

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 1 2 Nessa aula vamos começar a conhecer as principais estratégias que sua empresa poderá adotar para competir no mercado. conhecer os níveis de planejamento e seus papéis na estratégia empresarial 3 1.

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ms. Ana Carolina Marini ana.figueira@anhanguera.com DOCENTE Experiência - 13 anos docência - Consultorias - Desenvolvimento de projetos Bacharel em Turismo com ênfase em

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 3 OBJETIVOS OBJETIVOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA O que os administradores precisam saber sobre organizações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ Extraído do manual: Gestão de Riscos - Diretrizes para a Implementação da AS/NZS 4360:2004 Copyright 2005, Risk Tecnologia Editora. Fone: (11) 3704-3200.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S Em um mundo repleto de VUCA, os profissionais de RH devem aplicar o DARE em suas mudanças! Mudança passou a ser a norma no dia a dia da maioria

Leia mais

Organização da Disciplina. O Processo Decisório nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização

Organização da Disciplina. O Processo Decisório nas Organizações. Aula 1. Organização da Aula. Contextualização O Processo Decisório nas Organizações Aula 1 Prof. Me. Carolina Walger Organização da Disciplina nas organizações sob condições de poder racional árvore de decisão Metodologia multicritério na tomada de

Leia mais

Faculdades Pilares Política de Negócios

Faculdades Pilares Política de Negócios Tipos de negócios Franquia Distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. Envolvem a concessão e transferência de: - marca - tecnologia

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3 Prof.ª Karen Estefan Dutra Tomada de decisão em grupo Processo Decisório Vantagens Maior qualidade e precisão

Leia mais

Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável. Elisabeth Gomes & Fabiane Braga

Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável. Elisabeth Gomes & Fabiane Braga Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável Elisabeth Gomes & Fabiane Braga www.gomesebraga.com.br Treina Rio - DixAmico 12 de abril de 2005 Agenda Cenário da Informação Hoje As organizações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Estratégia de Negócios em TI

Estratégia de Negócios em TI 1 Estratégia de Negócios em TI Apresentação Prof. Mestre Walteno Martins Parreira Júnior Prof. Walteno Martins Parreira Jr 1 A Gestão Estratégica compreende três requisitos 1- Planejamento (processo de

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Planejamento Agregado: Maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos de tomadas

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011

Empreendedorismo. Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 FATEC SP 2011 Empreendedorismo FATEC-SP 2011 Objetivos da disciplina Empreendedorismo A disciplina é orientada para uma abordagem conceitual e prática para fins de empreendimento profissional. Reúne três conjuntos de

Leia mais

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008

Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008 Empreendedorismo Profa. Ellen Francine Barbosa (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Questão fundamental Quais são seus planos profissionais? Vida Acadêmica Funcionário de Empresa

Leia mais

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Curta minha Fanpage Facebook.com/prof.marcelomarques Baixe o material da aula na Fanpage 19052014 MATERIAL AULA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO Definições Características

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Informação

Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Informação Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Informação Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 SUMÁRIO : Capítulo 1: CONCEITOS DE

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

treinamento BRAINSTORMING BRAINSTORMING Programa de Gestão da Qualidade e Produtividade

treinamento BRAINSTORMING BRAINSTORMING Programa de Gestão da Qualidade e Produtividade Programa de Gestão da Qualidade e Produtividade treinamento Iniciativa: Consultoria: CQUAL Coordenação da Qualidade, Meio Ambiente e Licenciamentos APD Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos A

Leia mais

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Desenvolvimento 1. Gestão Estratégia: O que é? 2. Direcionamento Estratégico: Conectando o

Leia mais

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi Revisão da ISO 14001:2015 Fernanda Spinassi Requisito 4 Contexto da Organização Está mais claramente definida a obrigação de monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas da organização

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais