Aula Gratuita.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula Gratuita."

Transcrição

1 1 Aula Gratuita

2 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook- Aula, preparamos algo inovador. Abordamos o assunto Psicologia Comunitária com Questões comentadas alternativa por alternativa (incluindo as falsas). Acreditamos que esse recurso é um diferencial para o aprendizado e aprovação. Este Ebook-Aula é composto por trechos do livro Questões de Provas e Concursos em Psicologia da pela Editora Sanar, que tem previsão de lançamento para Junho/2015. AGUARDE Aproveite! Bons estudos!

3 3 1. (TJ/AM ANALISTA JUDUCIÁRIO - FGV). A respeito da psicologia comunitária brasileira, assinale a afirmativa correta. (A) A psicologia comunitária sofreu importante influência da corrente histórica da psicologia norte americana. (B) O desenvolvimento teórico da psicologia comunitária no Brasil se deu a partir do trabalho realizado no Rio de Janeiro, durante os anos (C) A disciplina psicologia comunitária era fortemente comprometida com as discussões teóricas desenvolvidas pelas novas tendências da Psicologia Social. (D) A atuação direta nas comunidades não teve importância significativa para o desenvolvimento da psicologia comunitária. (E) O desenvolvimento da psicologia comunitária abriu novos mercados de trabalho para o psicólogo, tradicionalmente ligado à clínica privada. Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO. Alternativa A: FALSA. A psicologia social norte-americana é academicista, e não priorizava a transformação social, nem a atuação junto às parcelas mais pobres da população. Alternativa B: FALSA. A sistematização teórica da psicologia comunitária se fez necessária através das diversas experiências de inserção dos psicólogos na comunidade, durante a década de 70, em vários estados do Brasil, não apenas no Rio de Janeiro. Alternativa C: FALSA. A psicologia comunitária surge do questionamento dos próprios psicólogos, especialmente daqueles envolvidos com a docência, sobre o papel da psicologia e sua possibilidade de intervenção nos problemas sociais, no contexto histórico da ditadura. Alternativa D: FALSA. A psicologia comunitária surge a partir da atuação dos psicólogos em comunidades. Alternativa E: VERDADEIRA. A princípio, o trabalho dos psicólogos em comunidade era feito de forma voluntária, ou ligado a atividades de docência. Com o passar do tempo, a psicologia comunitária consolidou-se como área de atuação, abrindo uma nova oportunidade de inserção profissional do psicólogo. 2. (UFU/MG - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DAA). Sobre a perspectiva da psicologia social comunitária, considere as afirmações abaixo.

4 4 I. Parte do pressuposto de que o conhecimento se produz na interação entre o profissional e os sujeitos investigados. II. Utiliza-se, sobretudo da metodologia da pesquisa experimental, na qual testa as hipóteses a respeito da relação de causa e efeito. III. Em termos políticos, questionam-se todas as formas de opressão e de dominação, buscando práticas de autogestão. IV. É uma área da psicologia social que estuda o conceito de realidade e comunidade no sistema de saúde coletivo. É correto apenas o que se afirma em: A) II e III. B) I e II. C) II e I V. D) I e III. Grau de dificuldade: FÁCIL. Afirmativa I: VERDADEIRA. Em psicologia comunitária valoriza-se a produção de conhecimento a partir da intervenção psicológica na comunidade. Afirmativa II: FALSA. O paradigma experimental é utilizado na Psicologia Social tradicional, norte-americana, abordagem criticada pela Psicologia Comunitária, que valoriza métodos mais qualitativos e participativos. Afirmativa III: VERDADEIRA. Um dos focos do trabalho em comunidade é o empoderamento da comunidade no sentido de lutar por melhores condições de vida e pelo pleno acesso aos direitos sociais e isso se faz através do desvelamento das formas de dominação e opressão a que essa comunidade está submetida. Afirmativa IV: FALSA. A Psicologia Comunitária não estuda o conceito de realidade no sistema de saúde coletivo. 3. (PREFEITURA BOTUCATU/SP PSICÓLOGO - CAIP/USCS). As discussões e demandas acerca dos trabalhos em comunidades têm sido apresentadas aos profissionais de psicologia de tal maneira que o habilitem: A) a dar conta das questões individuais. B) a realizar trabalhos em projetos educacionais. C) a dar conta das questões tanto de ordem coletiva quanto social.

5 5 D) auxiliar a população. Grau de dificuldade: FÁCIL. Alternativa A: FALSA. O foco do trabalho é a comunidade e o desenvolvimento de vínculos entre os sujeitos que desta fazem parte, portanto, as questões individuais apesar de não serem negligenciadas, não são as questões centrais do trabalho do psicólogo nas comunidades. Alternativa B: FALSA. A atuação do psicólogo nas comunidades não se restringe apenas a projetos educacionais. Alternativa C: VERDADEIRA. No trabalho em psicologia comunitária, além de lidar com questões específicas da comunidade, trabalhamos com questões sociais que perpassam a vida da comunidade, por isso essa seria a resposta mais adequada. Alternativa D: FALSA. Auxiliar a população não aponta para nada que seja específico do trabalho do psicólogo, além de ser uma resposta demasiado vaga. 4. (PREFEITURA BOTUCATU/SP PSICÓLOGO - CAIP/USCS). A expressão Psicologia na Comunidade (Freitas, 1986, p.62) surgiu durante: A) um período onde o objetivo era levar o povo até os consultórios. B) um período que teve como foco o trabalho grupal. C) um período onde o objetivo era desenvolver uma consciência crítica na população. D) um período onde o objetivo era tornar a prática da psicologia acessível ao povo. Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO. Alternativa A: FALSA. A expressão Psicologia na Comunidade surge em um momento de questionamento da práxis tradicional do psicólogo, voltada ao atendimento psicoterápico individual em consultório particular, para uma atuação mais voltada para as populações de baixa renda, ressaltando-se a necessidade do profissional sair do consultório e oferecer seu serviço junto à população. Alternativa B: FALSA. Apesar do trabalho em grupo ser uma estratégia utilizada no trabalho do psicólogo junto às comunidades, a expressão refere-se à prática nas comunidades, especialmente àquelas menos favorecidas economicamente. Alternativa C: FALSA. Desenvolver a consciência crítica em populações de baixa renda acaba por ser um objetivo da psicologia comunitária, mas, para que isso ocorra, primeiro

6 6 era necessário que a psicologia saísse do modelo clínico, voltado para o atendimento da população mais abastada e fosse acessível à população de baixa renda. Alternativa D: VERDADEIRA. O termo Psicologia na Comunidade foi criado em um período no qual a preocupação maior era a deselitização da profissão, tornando-a acessível aos segmentos mais pobres da população. 5. (PREFEITURA BOTUCATU/SP PSICÓLOGO - CAIP/USCS). Segundo Sawaia (1996) a Comunidade é diferente da Sociedade por três aspectos: A) o sangue, o espírito, vínculo. B) o sangue, o lugar, o espírito. C) a crença, o vínculo, o espírito. D) o espírito, o dinheiro, o lugar. DICA DO AUTOR: essa questão refere-se à discussão e oposição entre sociedade (Gesellschaft) e comunidade (Gemeinschaft) na sociologia alemã 1 estando a comunidade baseada em três eixos: o sangue, o lugar e o espírito, ou seja, o parentesco, a vizinhança e a amizade. Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO. Alternativa A: FALSA. A expressão sangue já representaria o vínculo, que na comunidade se dá pelo parentesco e pela amizade. Alternativa B: VERDADEIRA. Contempla os três aspectos mencionados por Sawaia 1. Alternativa C: FALSA. O vínculo na comunidade é representado pelo parentesco e pela amizade. Crença não é considerada um eixo estruturante da comunidade. Alternativa D: FALSA. Aqui o aspecto incorreto seria o dinheiro, uma vez que as trocas financeiras caracterizariam mais a sociedade que a comunidade. 6. (PREFEITURA BOTUCATU/SP PSICÓLOGO - CAIP/USCS). Comunidade penetrou na psicologia no seio de um corpo teórico pelo método experimental, com objetivo de: A) transformar atitudes de indivíduos e grupos pela desintegração. B) unir indivíduos e grupos. C) transformar atitudes de indivíduos e grupos pela integração.

7 7 D) unir indivíduos e profissionais. Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO. DICA DO AUTOR: A questão baseia-se numa afirmativa específica do texto de Sawaia 1 a saber comunidade entrou na psicologia no seio de um corpo teórico orientado pelo condutivismo e pelo método experimental, com o objetivo de integrar indivíduos e grupos a partir da transformação de atitudes, inspirados nos estudos psicossociais sobre grupo. Alternativa A: FALSA. O objetivo era integrar indivíduos e grupos a partir da transformação de atitudes, e não desintegrá-los. Alternativa B: FALSA. A afirmativa exclui a transformação das atitudes dos indivíduos e dos grupos. Alternativa C: VERDADEIRA. É a alternativa que corresponde ao texto da autora. Alternativa D: FALSA. A afirmativa exclui os grupos, e o texto não menciona os profissionais nesse período. 7. (PREFEITURA BOTUCATU/SP PSICÓLOGO - CAIP/USCS). Segundo (Lane, 1996) o foco da Psicologia Comunitária baseia-se em: A) práticas individuais. B) realidades sociais. C) realidades psicológicas. D) práticas grupais Grau de dificuldade: FÁCIL. Alternativa A: FALSA. A psicologia comunitária surge em um momento histórico de deselitização da profissão no Brasil e tentativa de intervenção dos psicólogos nas questões sociais e nas comunidades de baixa renda, rompendo com as práticas individuais tradicionais. Alternativa B: FALSA. Apesar da importância do estudo da realidade social de um determinada comunidade ser essencial à intervenção, esse não é o foco da Psicologia Comunitária. Alternativa C: FALSA. A Psicologia Comunitária não foca em realidades psicológicas individuais, mas na comunidade como um todos, os problemas vivenciados e na

8 8 conscientização das pessoas da comunidade em relação aos seus direitos e às formas de opressão às quais estão submetidas. Alternativa D: VERDADEIRA. Lane 2 ressalta, a partir de uma análise das experiências em psicologia comunitária nas décadas de 70 e 80, a importância do grupo como condição, por um lado para o conhecimento da realidade comum, para a autorreflexão e, por outro, para a ação conjunta e organizada, portanto, o trabalho grupal seria a melhor forma de intervenção e o foco do trabalho do psicólogo na comunidade. 8. (PREFEITURA BOTUCATU/SP PSICÓLOGO - CAIP/USCS). O psicólogo não fica em uma posição de ajudador da comunidade, pelo contrário: A) ele auxilia a comunidade a solucionar os problemas individualmente B) ele auxilia a comunidade a identificar seus problemas e solucioná-los, por isso o trabalho em grupo. C) ele atua de forma assistencialista. D) ele assume o pensamento que já sabe tudo. Grau de dificuldade: FÁCIL. Alternativa A: FALSA. Os problemas na comunidade devem ser resolvidos coletivamente, e as reflexões acerca desses problemas devem acontecer nas intervenções grupais. Alternativa B: VERDADEIRA. O foco do trabalho do psicólogo é, através da intervenção grupal, auxiliar a comunidade na resolução dos seus problemas. Alternativa C: FALSA. O trabalho do psicólogo na comunidade inclui a conscientização em relação às formas de opressão existentes, o empoderamento e mobilização das populações mais vulneráveis, o que nada tem a ver com o assistencialismo. Alternativa D: FALSA. O psicólogo deve levar em consideração o fato de que a comunidade possui um saber próprio, mesmo que esse saber não seja científico como o da Psicologia, ao invés de assumir uma postura de quem já sabe tudo. 9. (PREFEITURA BOTUCATU/SP PSICÓLOGO - CAIP/USCS). O foco da Psicologia Comunitária baseia-se em práticas grupais, a intervenção grupal torna-se necessária em Comunidades para o desenvolvimento da (LANE, 1996): A) sabedoria. B) experiência. C) comunidade

9 9 D) consciência. Grau de dificuldade: FÁCIL. DICA DO AUTOR: Para Lane 2 o trabalho em grupo é essencial para o desenvolvimento da consciência, uma vez que é no contexto grupal que nos identificamos com o outro e é nele também que nos diferenciamos desse e assim construímos nossa identidade, sendo o grupo condição para sua manutenção ou metamorfose. Alternativa A: FALSA. Ao trabalhar com comunidade, o psicólogo precisa assumir que esta possui um saber próprio, construído através da experiência cotidiana, ainda que haja a necessidade de uma conscientização sobre as formas de opressão que operam no social. Alternativa B: FALSA. Assim como na afirmativa anterior, existem experiências vivenciadas pela comunidade, que são anteriores à intervenção do psicólogo e independentes da atuação deste. Alternativa C: FALSA. Através da conscientização sobre as relações de poder e dominação existentes na sociedade, o psicólogo auxilia no desenvolvimento da sociedade, mas este desenvolvimento não ocorre sem a conscientização. Alternativa D: VERDADEIRA. A intervenção grupal é necessária ao desenvolvimento da consciência. 10. (TJ/AM ANALISTA JUDUCIÁRIO - FGV). A respeito da psicologia comunitária brasileira, assinale a afirmativa correta. (A) A psicologia comunitária sofreu importante influência da corrente histórica da psicologia norte americana. (B) O desenvolvimento teórico da psicologia comunitária no Brasil se deu a partir do trabalho realizado no Rio de Janeiro, durante os anos (C) A disciplina psicologia comunitária era fortemente comprometida com as discussões teóricas desenvolvidas pelas novas tendências da Psicologia Social. (D) A atuação direta nas comunidades não teve importância significativa para o desenvolvimento da psicologia comunitária. (E) O desenvolvimento da psicologia comunitária abriu novos mercados de trabalho para o psicólogo, tradicionalmente ligado à clínica privada.

10 Grau de dificuldade: INTERMEDIÁRIO. Alternativa A: FALSA. A psicologia social norte-americana é academicista, e não priorizava a transformação social, nem a atuação junto às parcelas mais pobres da população. Alternativa B: FALSA. A sistematização teórica da psicologia comunitária se fez necessária através das diversas experiências de inserção dos psicólogos na comunidade, durante a década de 70, em vários estados do Brasil, não apenas no Rio de Janeiro. Alternativa C: FALSA. A psicologia comunitária surge do questionamento dos próprios psicólogos, especialmente daqueles envolvidos com a docência, sobre o papel da psicologia e sua possibilidade de intervenção nos problemas sociais, no contexto histórico da ditadura. Alternativa D: FALSA. A psicologia comunitária surge a partir da atuação dos psicólogos em comunidades. Alternativa E: VERDADEIRA. A princípio, o trabalho dos psicólogos em comunidade era feito de forma voluntária, ou ligado a atividades de docência. Com o passar do tempo, a psicologia comunitária consolidou-se como área de atuação, abrindo uma nova oportunidade de inserção profissional do psicólogo. 10 O que você achou dessas 10 questões comentadas? Todas elas farão parte do livro Questões Comentadas de Provas e Concursos em Psicologia. Caso deseje ter acesso a mais 990 questões comentadas e resumos de todos os assuntos, basta ficar ligado(a) na data do lançamento em nosso site e em nossas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima!

PANORAMA DOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PSICÓLOGOS KARINA DE OLIVEIRA LIMA PSICÓLOGA (CRP 06/84326) GESTORA EDUCA PSICO

PANORAMA DOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PSICÓLOGOS KARINA DE OLIVEIRA LIMA PSICÓLOGA (CRP 06/84326) GESTORA EDUCA PSICO PANORAMA DOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PSICÓLOGOS KARINA DE OLIVEIRA LIMA PSICÓLOGA (CRP 06/84326) GESTORA EDUCA PSICO Panorama dos concursos públicos para psicólogos 2 mitos da aprovação em concursos públicos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. 2º Período: Antropologia. Psicologia Experimental III. Psicologia do Desenvolvimento II

MATRIZ CURRICULAR. 2º Período: Antropologia. Psicologia Experimental III. Psicologia do Desenvolvimento II MATRIZ CURRICULAR 1.TURNO INTEGRAL 1º Período: História da Psicologia Introdução ao Pensamento Filosófico Metodologia da Redação de Trabalhos Científicos Neuroanatomia Psicologia Geral: Processos Básicos

Leia mais

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO Período EIXOS ESTRUTURANTES COMPONENTE CURRICULAR SEMANAL SEMESTRAL 1 o História da Psicologia 4-80 66,7 Psicologia Ciência e Profissão,3 Processos

Leia mais

A Psicologia Latino-Americana e. A Psicologia Comunitária no Brasil 27/09/2017. Origem da Psicologia Comunitária no Brasil

A Psicologia Latino-Americana e. A Psicologia Comunitária no Brasil 27/09/2017. Origem da Psicologia Comunitária no Brasil A Psicologia Latino-Americana e a Psicologia Comunitária no Brasil Profa. Dra. Rosana Carneiro Tavares Origem da Psicologia Comunitária no Brasil Na América Latina, a expressão Psicologia Comunitária passou

Leia mais

05/09/2016. Crise da Psicologia Social. Silvia Lane - Psicologia Social Crítica. Resgate histórico - Brasil. PUC Goiás - Psicologia Social I

05/09/2016. Crise da Psicologia Social. Silvia Lane - Psicologia Social Crítica. Resgate histórico - Brasil. PUC Goiás - Psicologia Social I PUC Goiás - Psicologia Social I A PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E SEU DESDOBRAMENTO NA AMÉRICA LATINA Resgate histórico - Brasil DÉCADA DE 1950 Psicologia Social: disciplina no curso de Filosofia da USP, após

Leia mais

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 1 Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook-Aula, trazemos questões comentadas alternativa

Leia mais

TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS TÍTULO: CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: CONCURSO DE PRÁTICAS EXITOSAS Endereço: Rua Caldas Júnior, nº 352, bairro Centro Histórico. Cidade: Porto Alegre Estado: Rio Grande do Sul Autoras:

Leia mais

PSICOLOGIA SOCIAL I. Psicologia Geral e Psicologia Social. De que trata a Psicologia Social? 21/08/2016

PSICOLOGIA SOCIAL I. Psicologia Geral e Psicologia Social. De que trata a Psicologia Social? 21/08/2016 PSICOLOGIA SOCIAL I A psicologia social e seu objeto de estudo: QUESTÕES PRELIMINARES Profa. Dra. Rosana Carneiro Tavares A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO De que trata a Psicologia

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

GRADE II ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA

GRADE II ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA PRÉ-REQUISITOS PARA OS ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA Aprovado para inserção no regulamento de estágios em reunião do Departamento de Psicologia em 07/06/06 para entrar em vigor a partir do primeiro semestre letivo

Leia mais

DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO

DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DIALOGANDO SOBRE O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO Niamey Granhen Brandão da Costa (IFCH/UFPA-CCBS/UNAMA) INTRODUÇÃO A escola é uma das instituições

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA V Professor(es) e DRTs Izabella Paiva Monteiro de Barros 111941-0 Maria

Leia mais

SUGESTÃO DE FLUXO DE DISCIPLINAS DA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM PSICOLOGIA

SUGESTÃO DE FLUXO DE DISCIPLINAS DA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM PSICOLOGIA SUGESTÃO DE FLUXO DE DISCIPLINAS DA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM PSICOLOGIA Disciplina Departamento CHS CHTS Núcleo Natureza TEO PRA 1º. Período Anatomia Humana DCB 64 32 96 NC OBR Estatística aplicada à Psicologia

Leia mais

Todo aquele material me pareceu inútil, posso garantir que não me ajudou em absolutamente nada, muito menos no

Todo aquele material me pareceu inútil, posso garantir que não me ajudou em absolutamente nada, muito menos no 1 Introdução Quando eu virei corretor de imóveis, tive a falsa impressão que se tratava de uma profissão fácil. Passei rapidamente nos testes do curso de formação, em apenas dez dias recebi a minha carteira

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO. RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/ COLABORADOR EducaPsico RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA FGV TJ/GO RAFAEL TREVIZOLI NEVES PSICÓLOGO CRP 06/107847 COLABORADOR EducaPsico Agosto/2014 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA - FGV Tribunal de Justiça do Estado de Goiás Analista

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

ebook DESTRUINDO Por William Oliveira Todos os Direitos Reservados Proibido à Venda deste ebook

ebook DESTRUINDO Por William Oliveira Todos os Direitos Reservados Proibido à Venda deste ebook ebook QUE ESTÃO DESTRUINDO SUAS VENDAS Todos os Direitos Reservados Proibido à Venda deste ebook Por William Oliveira APRESENTAÇÃO Ebook exclusivo feito para as Consultoras e Revendedoras que querem melhorar

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade Prática Acadêmica A interdisciplinaridade 1 - A perspectiva interdisciplinar está presente ao longo do curso de Psicologia, começando pela abordagem em Metodologia Científica e Estatística. 2- A vivência

Leia mais

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE 6 FLUXOGRAMA DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Introdução às Ciências Sociais Introdução à Filosofia Psicologia como Ciência e Profissão Introdução ao Pensamento Científico Português Instrumental e Produção

Leia mais

11/09/2017. PUC Goiás - Psicologia Social I A PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E SEU DESDOBRAMENTO NA AMÉRICA LATINA. Para Farr...

11/09/2017. PUC Goiás - Psicologia Social I A PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E SEU DESDOBRAMENTO NA AMÉRICA LATINA. Para Farr... PUC Goiás - I A PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E SEU DESDOBRAMENTO NA AMÉRICA LATINA Origem e Evolução Histórica da Imigração de psicólogos gestaltistas para os EUA Psicologia social cognitivista surge do choque

Leia mais

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC)

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC) Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC) (Aprovado pela Resolução COP N o 07/2009 de 05 de agosto de 2009) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2009 1 REGULAMENTO

Leia mais

Matriz Curricular NOME CÓD.

Matriz Curricular NOME CÓD. ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO COMPORTAMENTO

Leia mais

V CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

V CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO V CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: Avanços e Desafios ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS 1) GRADE DE ATIVIDADES 14/11/2018 15/11/2018

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Psicologia Bruno Cury 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas GRADE CURRICULAR

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Psicologia Bruno Cury 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas GRADE CURRICULAR FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

-- Biológicas NC OBR Estatística Aplicada à Psicologia II Matemática Estatística Aplicada à Psicologia I

-- Biológicas NC OBR Estatística Aplicada à Psicologia II Matemática Estatística Aplicada à Psicologia I Sugestão de Fluxo curricular FLUXOGRAMA DAS DISCIPLINAS- FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PERÍ CURSO DISCIPLINA ODO RESPONSÁVEL PRÉ-REQUISITO CHS CH NÚCL T P TS EO Anatomia do Sistema Nervoso Ciências -- Biológicas

Leia mais

Trabalho Ciclo autoral 9D Noturno 2015

Trabalho Ciclo autoral 9D Noturno 2015 Trabalho Ciclo autoral 9D Noturno 2015 Nome: Camila Estefânia Araújo da Silva Serie: 9 Ano D E.M.E.F Senador Teotônio Vilela-Céu Paz TCA: Psicologia Médica Psicologia médica é o ramo da Medicina que tem

Leia mais

Regulamento Interno do Núcleo de Apoio do Discente NAD da Faculdade Católica Santa Teresinha. (Aprovado pela Resolução 003/2012-DG/FCST, 26/10/2012)

Regulamento Interno do Núcleo de Apoio do Discente NAD da Faculdade Católica Santa Teresinha. (Aprovado pela Resolução 003/2012-DG/FCST, 26/10/2012) 0 Regulamento Interno do Núcleo de Apoio do Discente NAD da Faculdade Católica Santa Teresinha (Aprovado pela Resolução 003/2012-DG/FCST, 26/10/2012) CAICÓ/RN 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

Leia mais

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões PLANEJAMENTO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões Busca determinar fins Torna presentes valores e crenças Explicita nossa compreensão (mundo, vida, sociedade,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR

AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR Ana Luísa Lopes Bona de Freitas1 - UP Christiane de Fátima Stacoviaki2 - UP Yasmim Corrêa Bezerra3 - UP Eixo Psicologia da Educação Agência Financiadora: não

Leia mais

LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS: O SECRETÁRIO EXECUTIVO NA PERIFERIA DA PERIFERIA DO CAPITAL

LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS: O SECRETÁRIO EXECUTIVO NA PERIFERIA DA PERIFERIA DO CAPITAL LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS: O SECRETÁRIO EXECUTIVO NA PERIFERIA DA PERIFERIA DO CAPITAL Profª Marília Lobato - UNIFAP; Bacharel Maycon Aleluia e Prof. Dr. Arley Costa - UFF O que instigou a construção do

Leia mais

QUESTÃO 2: Sobre os relacionamentos utilizados no diagrama de caso de uso, analise as assertivas a seguir.

QUESTÃO 2: Sobre os relacionamentos utilizados no diagrama de caso de uso, analise as assertivas a seguir. CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008/1 4º PERÍODO 7º MÓDULO AVALIAÇÃO MP1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE SOFTWARE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: Os únicos relacionamentos

Leia mais

CONCURSOS FAÇA SEM MEDO

CONCURSOS FAÇA SEM MEDO CONCURSOS FAÇA SEM MEDO J83c José, Fernando Elias Concursos: faça sem medo guia cognitivo-comportamental para a aprovação em concursos / Fernando Elias José. Novo Hamburgo : Sinopsys, 2019. 16x23 ; 192p.

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Psicologia. Grau Conferido: Bacharel em Psicologia. Modalidade: Presencial. Duração: 5 (cinco) anos ou 10 (dez) períodos. Área de Conhecimento:

Leia mais

A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO

A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO Fernanda Schröder Gonçalves Gerente de Carreiras Adtalem Educacional do Brasil FORMAÇÃO ACADÊMICA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Mestranda em Administração

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Preencha o GABARITO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões

Leia mais

Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se a necessidade de

Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se a necessidade de A Concepção de Integralidade em Saúde entre os Docentes dos Cursos de Graduação na Área da Saúde de um Centro Universitário RESUMO Desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) percebe-se

Leia mais

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA

A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA: AÇÃO GESTOR DEMOCRÁTICO DENTRO DA ESCOLA EIXO: 2 - Políticas de Gestão e de Avaliação SOUZA, Rosa Arlene Prasser de 1 JESUS, Eliana Claudino de 2 RESUMO Este

Leia mais

ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA

ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA DEFINIÇÃO A palavra ergonomia deriva do grego, sendo composta pelos termos ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa regras. A Ergonomia é uma ciência

Leia mais

Aula Gratuita EBSERH. www.editorasanar.com.br

Aula Gratuita EBSERH. www.editorasanar.com.br 1 2 Aula Gratuita EBSERH 2 Olá, concurseiros(as)! Neste Ebook-Aula GRATUITO, preparamos algo inovador. Abordamos exclusivamente a disciplina Língua Portuguesa com questões de concursos comentadas alternativa

Leia mais

A saúde na favela. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

A saúde na favela. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) A saúde na favela Julia Neves - EPSJV/Fiocruz 14/03/2018 14h55 - Atualizado em 05/04/2018 10h22 Tiro, porrada e bomba:

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Tocoísta

Instituto Superior Politécnico Tocoísta Instituto Superior Politécnico Tocoísta Decreto Presidencial N.º 83/16, de 18 de Abril Diário da República I Série N.º61 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA LUANDA Ano académico 2018

Leia mais

FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS

FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS FRACASSO/QUEIXA ESCOLAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RELACIONADAS COM O TEMA PUBLICADAS EM PERIÓDICOS Aline Danielli Vignoto (PIBIC/FA-UEM), Nilza Sanches Tessaro Leonardo (Orientador),

Leia mais

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG.

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG. CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA I SEMESTRE História da Psicologia 80 80 4 67 OBRIG Psicologia Ciência e Profissão 40 40 2 33 OBRIG Anatomia Sistêmica 80 50 30 4 67 OBRIG Filosofia 80 80 4 67 OBRIG Fundamentos

Leia mais

CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12

CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12 CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12 PRINCÍPIOS: Zelar pela democracia e por uma Psicologia comprometida com as necessidades da sociedade, estando lado a lado das entidades e movimentos

Leia mais

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME CURSO: PSC ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO

Leia mais

Regulamento Institucional do. Núcleo de Apoio Psicopedagógico e. Capacitação Docente do. Curso de Medicina da FACIMED - NAPC

Regulamento Institucional do. Núcleo de Apoio Psicopedagógico e. Capacitação Docente do. Curso de Medicina da FACIMED - NAPC Regulamento Institucional do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Capacitação Docente do Curso de Medicina da FACIMED - NAPC Cacoal 2016 CAPÍTULO I DA JUSTIFICATIVA DA IMPLANTAÇÃO DO NAPC Os novos paradigmas

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Aplicada à Reumatologia p/ Residência em Fisioterapia

Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Aplicada à Reumatologia p/ Residência em Fisioterapia Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Aplicada à Reumatologia p/ Residência em Fisioterapia Professor: Gislaine Holler 1 APRESENTAÇÃO... 2 2. APRESENTAÇÃO DOS CONTÉUDOS DO CURSO... 4 3. RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL...

Leia mais

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos 1PSAN HOR_NOTURNO Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Fundamentos de Filosofia Antropologia, Sociedade e Cultura Brasileira História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO DOCENTE

EDITAL PROCESSO SELETIVO DOCENTE EDITAL PROCESSO SELETIVO DOCENTE 2019.1 A FVC - Fundação Visconde de Cairu, informa a abertura das inscrições para o processo seletivo docente 2019.1. O processo seletivo será feito de acordo com as seguintes

Leia mais

Matutino. Primeiro Período

Matutino. Primeiro Período GRADE CURRICULAR DE PSICOLOGIA 2016/1 Matutino CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PSI0465 FILOSOFIA DA PSICOLOGIA 30 PSI0277 PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO I 60 PSI0278

Leia mais

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Saúde Mental Prof.: Beto Cruz betocais2@gmail.com PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades

Leia mais

Módulo 1- Entendendo o Planejamento Estratégico e sua Necessidade

Módulo 1- Entendendo o Planejamento Estratégico e sua Necessidade 1 Página 1 Olá, Que bom que você chegou até este documento, isso significa que você já leu o e book introdutório sobre o curso, passou pelo Guia de Orientação, e continua interessado. No e book fiz uma

Leia mais

EBOOK INTERATIVO. redação nota 1000 ENEM. baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI.

EBOOK INTERATIVO. redação nota 1000 ENEM. baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI. EBOOK INTERATIVO redação nota 1000 ENEM baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI www.kultivi.com Redação nota 1000 Enem Os ebooks interativos da Kultivi são uma boa ferramenta para aprofundar seus

Leia mais

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN Psicologia e Educação Atualmente, a Psicologia inserida na Educação, preocupase com as políticas públicas

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Serviço Social. Grau Conferido: Bacharel em Serviço Social. Modalidade: Presencial. Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos. Área de Conhecimento: Ciências

Leia mais

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS Maria de Lourdes Nogueira Psicóloga, Mestre Administração de Empresas e Pós-Graduada em ADM.RH e Psicologia Organizacional. É professora do curso de Pós - Graduação

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL

RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL 08932243409 Eixo temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação Matemática. RESUMO: Este trabalho visa

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Jornal Vida em Relevo Trabalho submetido ao XVI Prêmio Expocom 2009, na Categoria Jornalismo, modalidade Jornal Impresso Avulso. Mariana ESPÓSITO, estudante do 4 o Semestre do Curso Jornalismo, esposito.jornal@gmail.com

Leia mais

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS Profa. Ana Paula de Medeiros Ribeiro Faculdade de Educação FACED Analisar os resultados oriundos

Leia mais

50 QUESTÕES COMENTADAS

50 QUESTÕES COMENTADAS SIMULADO SED-MS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 50 QUESTÕES COMENTADAS PROFESSORA FABIANA FIRMINO Pedagogia para Concurso SED-MS TREINAMENTO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Olá alun@!! Como anda sua preparação? Espero

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES 1 RELATÓRIO FINAL Nome: Vera Lucia Dias Santos Idade: 48 anos Escolaridade: Especialização em Saúde Coletiva e Profissão: Assistente Social e Licenciatura em Pedagogia Endereço: Avenida Délio Silva Brito,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ANDRADE, Josemberg Moura de, Universidade Federal da Paraíba, Professor orientador, josemberg.andrade@gmail.com;

Leia mais

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília)

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Nós enquanto parceiros, enquanto rede de parceiros do grupo comunitário da Alta de Lisboa, o grupo de inserção aqui da empregabilidade tem como

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável :

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável : REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ESPECÍFICOS Fixa normas para o funcionamento dos Estágios Supervisionados Específicos em Psicologia. (Aprovado pelo CONSEPE) I - DOS OBJETIVOS Art. 1º- O Estágio Curricular Específico

Leia mais

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ENFERMAGEM: QUE PRÁTICAS, QUE SABERES, QUE COMPETÊNCIAS, QUE MUDANÇAS?

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ENFERMAGEM: QUE PRÁTICAS, QUE SABERES, QUE COMPETÊNCIAS, QUE MUDANÇAS? O ENSINO POR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA ENFERMAGEM: QUE PRÁTICAS, QUE SABERES, QUE COMPETÊNCIAS, QUE MUDANÇAS? Marcos Antonio Ferreira Júnior 1 Josefa Aparecida Gonçalves Grígoli 2 O ensino profissionalizante

Leia mais

APÊNDICE A Plano Político Pedagógico da Escola de Pais

APÊNDICE A Plano Político Pedagógico da Escola de Pais APÊNDICE A Plano Político Pedagógico da Escola de Pais Apresentação e Justificativa A exclusão é parte do convencional na coletividade humana. A discriminação tem origem em preconceitos antigos gerados

Leia mais

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA 1 T E X T O 0 4 PSICÓLOGO RAFAEL ALEXANDRE PRADO BLOOM LA PSICOLOGIA COMUNITARIA ES EL CAMPO DE LA PSICOLOGIA QUE INTENTA RESOLVER LOS PROBLEMAS SOCIALES EN LUGAR DE LOS PROBLEMAS

Leia mais

PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. PSICOLOGIA, SISTEMA ÚNICO DE SAUDE E DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA PSICÓLOGA SOBRE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. BARROS, Aline; RISSON, Ana Paula; GORCZVESKI, Jucilane. Resumo Apresentação: Este trabalho

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS 7 a 9 de junho de Belo Horizonte

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS 7 a 9 de junho de Belo Horizonte III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS 7 a 9 de junho de 2013. Belo Horizonte Plenária: O SUAS e o Trabalho do/a assistente social: balanço crítico A política de Assistência Social como campo de trabalho

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia -

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia - Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia - Descrição do Curso: O Curso de Psicologia oferece formação no perfil

Leia mais

Relatório Anual. Projeto de Educação Comunitária Integrar. Projeto de Educação Comunitária Integrar

Relatório Anual. Projeto de Educação Comunitária Integrar. Projeto de Educação Comunitária Integrar Resumo da ONG O (www.projetointegrar.org) foi criado a partir de interesses comuns de um grupo de professores da cidade de Florianópolis, que acreditam que a educação tem um papel imprescindível na transformação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da Educação Aula 3. Curso de Formação de Professoras(es) Profº Edson

Estrutura e Funcionamento da Educação Aula 3. Curso de Formação de Professoras(es) Profº Edson Estrutura e Funcionamento da Educação Aula 3 Curso de Formação de Professoras(es) Profº Edson (SEAP/DF - Professor - IBFC) De acordo com o que disserta a Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA * 1º PERÍODO* Psicologia, ciência e profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da psicologia -------- 60 Introdução à filosofia -------- 60 Cultura e sociedade -------- 60 Práticas integrativas

Leia mais

3. Qual o salário médio inicial? E depois de um certo tempo de formado?

3. Qual o salário médio inicial? E depois de um certo tempo de formado? PUBLICIDADE E PROPAGANDA Questões Gerais: 1. Como é o curso de graduação, ou seja, quais as principais matérias? Elas são interessantes? O Curso de graduação em Publicidade e Propaganda da USP oferece

Leia mais

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza Painel 02/008 Avaliação de desempenho e remuneração variável PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E

Leia mais

Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições

Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições Concurso DPU 2016: Edital e Inscrições O Concurso DPU 2016 pode ocorrer a qualquer momento, isso por que o certame abriu no ano anterior e foi suspenso. Agora os candidatos aguardam ansiosamente pelo Concurso

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Maria Eloiza Nenen dos Santos 1 ; Lucicleide Maria de Andrade Silva

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc INTRODUÇÃO Em sinergia com os alunos dos Cursos de Graduação da Faculdade CESUSC, o Escritório Júnior, nomeado de EDGE Jr. - Escritório Júnior

Leia mais

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso PSICOLOGIA Conheça mais sobre o curso MITOS VERDADES 1 Profissional que bate papo. 1 Elabora e planeja com uma finalidade. 2 Adivinha e descobre tudo. 2 Estuda e faz ciência. 3 Analisa e dá conselhos.

Leia mais

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 1º semestre 2018/1

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 1º semestre 2018/1 1º semestre 2018/1 19:00 20:30 ANATOMIA HUMANA Prof. Esp. Thiago HISTÓRIA DA BIOESTATISTICA Prof. Esp. Cleuber GERAL -------------------- 20:45-22:00 ANATOMiA HUMANA Prof. Esp. Thiago HISTÓRIA DA GERAL

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo 2014.02 CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Currículo - 2014.02 CURSO DE PSICOLOGIA As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORIA E ASSISTÊNCIA DIDÁTICA: Métodos de Pesquisa Quantitativa

SELEÇÃO DE MONITORIA E ASSISTÊNCIA DIDÁTICA: Métodos de Pesquisa Quantitativa ANEXO I- Ofertas de Monitorias e Assistências Didáticas SELEÇÃO DE MONITORIA E ASSISTÊNCIA DIDÁTICA: Métodos de Pesquisa Quantitativa Pré- requisito: ter feito a disciplina com aprovação. Critério: análise

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo.

Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Metodologia em Serviço Social: uma experiência com oficinas em sala de aula no ensino dos instrumentais técnico-operativo. Autora: Profª Valdilene Viana 1 Eixo Temático: Novos Métodos Pedagógicos Sub eixo

Leia mais

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR BALVEDI, A. C.; GUERRA, N. M.; HASKEL, B. H.; MATIAS, T. C. Resumo: O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Carga horária total 330

MATRIZ CURRICULAR. Carga horária total 330 Matriz Curricular do Curso de Psicologia 2017.1 * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 Introdução à Filosofia --------

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Psicologia da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP

Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP 33 HISTÓRIAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA INDÍGENA POLO GENERAL RONDON, AQUIDAUANA, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL Micilene Teodoro VENTURA 1 Léia Teixeira LACERDA 2 Onilda Sanches NINCAO 3 RESUMO

Leia mais

Evolution News - Edição 1

Evolution News - Edição 1 Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Evolution News Edição 1 Publicação Informativa SMG Share Marketing Group SMG fala Editorial Visite o Novo Site

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZETA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZETA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 ERRATA Nº 002/2015 O Prefeito Municipal de Cruzeta/RN e a Comissão Organizadora do Concurso Público, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO a necessidade de adequar o Edital do Concurso Público

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Unidade IV FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior A evoluçao do Serviço Social Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão

Leia mais