FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES"

Transcrição

1 FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Paulo Henrique S. Barbosa

2 Agenda Histórico e evolução de gerenciamento de redes. Introdução ao gerenciamento de redes de computadores Áreas funcionais de gerenciamento Arquitetura de gerenciamento Internet/SNMP Protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol).

3 Agenda Ferramentas de Gerenciamento: Ferramentas de monitoração. Ferramentas de gerenciamento. Ferramentas de segurança. NOC (Network Operations Center)

4 Histórico e Evolução 1970: Os computadores eram centralizados, com terminais conectados a mainframes em baixa velocidade de transmissão. O gerenciamento era inexistente, ou fornecido pelos fabricantes de mainframes. 1980: Com o surgimento das redes locais de computadores aumentou-se a velocidade das conexões. Surgiram os primeiro sistemas de gerenciamento voltados para redes distribuidas.

5 Histórico e Evolução 1990: Com o advento da Internet o gerenciamento passa a ser feito através de Navegador Web, acompanhando o avanço da tecnologia de interconexão de redes de longa distância. Atualmente: O aumento do grau de complexidade das redes e do seu tamanho exige o emprego de sistema de gerenciamento que proporcionem qualidade de serviço, proatividade, integração com processo de serviços e negócios.

6 Introdução ao gerenciamento de redes de computadores O que é gerenciamento de redes? Gerenciamento de redes é o controle de qualquer objeto possível de ser monitorado numa estrutura de recursos físicos e lógicos de uma rede e que podem ser distribuidos em diversos ambientes geograficamente próximos ou não. Para satisfazer às exigências operacionais de desempenho e de qualidade de serviços em tempo real.

7 Introdução ao gerenciamento de redes de computadores Porque gerenciar redes? Devido a importância das redes de computadores em relação aos negócios das instituições. Devido ao porte e a complexidade das mesmas. As redes de computadores atuais são extremamente heterogêneas. Sem um controle efetivo, os recursos não proporcionam o retorno que a instituição necessita. O crescimento exponencial do número de usuários e de aplicações tornou as redes mais complexas e estratégicas Os recursos computacionais e as informações da organização geram grupos com diferentes necessidades de suporte nas áreas de desempenho,disponibilidade e segurança.

8 O que gerenciar? Elementos de Redes Computadores Switches Roteadores Access Points Servidores Impressoras Nobreaks Telefones IP Serviços Qualidade dos Serviços desses elementos.

9 Áreas Funcionais de Gerenciamento Modelo (OSI - Open Systems Interconnection) define 5 áreas de gerenciamento: Fault Gerenciamento de Falhas Configuration Gerenciamento de Configuração Account Gerenciamento de Contabilidade Performance Gerenciamento de Desempenho Security Gerenciamento de Segurança Ou FCAPS

10 Gerenciamento de Falhas Detecta, isola e resolve as situações de anormalidades na rede. Benefícios Identificar o estado dos elementos. Atuar no isolamento de problemas. Facilitar a visualização e o acompanhamento da resolução. Oferecer dados para auxiliar nos procedimentos de análise. Manter um histórico do comportamento. Minimizar o tempo de recuperação da rede. Proporcionar apoio na identificação das origem dos problemas. Mostrar um retrato da disponibilidade dos dispositivos da rede.

11 Gerenciamento de Contabilidade Registro de controle de acesso de usuários e dispositivos aos recursos da rede, controle de utilização, alocação de acesso privilegiado a recursos. Benefícios Auxiliar em analises de desempenho, verificando os usuários com acessos privilegiados sobrecarregando o trafego de rede. Possibilidade de planejar expansões para a rede com base no numero de usuários e tráfegos relacionados.

12 Gerenciamento de Configuração Descrição do sistema baseada na localização dos seus recursos, processos de configuração de dispositivos. Inventário de Hardware e Software. Construção de Bases de Dados de Configuração. Benefícios Auxiliar no processo de identificação de problemas (alterações de configurações indevidas). Agilizar a identificação de dispositivos da rede. Facilitar o acompanhamento de processos de mudança de configuração. Permitir ter o retrato da rede em tempo real.

13 Gerenciamento de Desempenho Quantificar, Medir, Analisar e Controlar o desempenho dos diferentes componentes da rede e Gerenciamento de Qualidade de Serviços (QoS). Benefícios: Proporcionar comodidade na sustentação dos sistemas implantados. Oferecer dados para o desenvolvimento de análise do perfil do tráfego. Construir o comportamento do tráfego com foco nas aplicações. Implementar novo conceito associado ao gerenciamento fim-a-fim. Proporcionar informações necessárias para o planejamento de capacidade. Oferecer dados para alimentar a manutenção da política de QoS.

14 Gerenciamento de Segurança Gestão de Segurança da Rede. Monitoramento do Acesso da Rede. Monitoramento dos Recursos da Rede. Benefícios: Fornecer dados completos sobre vulnerabilidades na rede. Proporcionar uma rede limpa e segura contra invasões externas ou internas. Mostrar possíveis pontos fracos em toda a rede.

15 O Protocolo SNMP Criado no final dos anos 80 como alternativa ao modelo de gerenciamento OSI. Principal ferramenta de gerenciamento de rede utilizada largamente até hoje. Atualmente está em sua versão SNMPv3

16 Gerenciamento Internet/SNMP O protocolo SNMP um protocolo de gerência típica de redes, da camada de *aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e switchs. Modelo OSI 7 Camada de *aplicação 6 Camada de apresentação 5 Camada de sessão 4 Camada de transporte 3 Camada de rede 2 Camada de enlace 1 Camada física Possibilita aos administradores de rede gerenciar o desempenho da rede, encontrar e resolver seus eventuais problemas, informações para o planejamento de sua expansão, etc.

17 Arquitetura de Gerenciamento SNMP Estação de Gerenciamento (Gerente) Faz a interface de gerenciamento, fazendo requisições de informações de monitoramento e controle aos elementos de rede, e traduzindo essas informações de maneira clara aos operadores. Agente de Gerenciamento (Agente) É um processo associado ao elemento de rede gerenciável. Possui duas funções básicas : responder a requisições do gerente e notificá-lo sobre ocorrências pré-definidas.

18 Arquitetura de Gerenciamento SNMP Base de Informações de Gerenciamento (MIB) É uma base de dados com estrutura em arvore composta de objetos classificados logicamente. Estes objetos representam o estado dos recursos gerenciáveis dos elementos da rede. O Gerenciamento ocorre através da leitura e escrita desses objetos. Protocolos de Gerenciamento (SNMP) UDP, portas 161 e 162

19 Design da Arquitetura SNMP

20 SNMP Benefícios: Interoperabilidade. Simplicidade. Pequena carga de processamento nos agentes.

21 Ferramentas de Gerenciamento de Redes.

22 Ferramentas Tipos: Ferramentas Monitoração. Ferramentas Gerenciamento. Ferramentas Segurança.

23 Ferramentas Monitoração/Gerenciamento MRTG: O Multi Router Traffic Grapher (MRTG) é uma ferramenta de monitoração que gera páginas HTML com gráficos de dados coletados a partir de SNMP ou scripts externos. É conhecido principalmente pelo seu uso na monitoração de tráfego de rede, mas pode monitorar qualquer coisa desde que o host forneça os dados via SNMP.

24 MRTG

25 MRTG

26 Nagios É uma popular aplicação de monitoração de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Pode monitorar tanto clientes quanto serviços, alertando quando ocorrerem problemas e também quando os problemas forem resolvidos.

27 Nagios

28 Nagios

29 Nagios

30 OpenNMS OpenNMS é um ferramenta de premiada capaz de monitorar disponibilidade de serviço, coletar dados de performance, gerenciar eventos e notificações, também e capaz de fazer levantamento de rede automatizada e integrar com muitos produtos.

31 OpenNMS

32 OpenNMS

33 ZABBIX Uma ferramenta criada para monitorar a performance e a disponibilidade dos ativos de uma rede, ele possui funcionalidades herdadas do Nagios tornado-o uma das mais completas opções para obter informações sobre servidores,switchs,routers,etc.

34 ZABBIX

35 ZABBIX

36 Ntop Recursos que demonstram tudo através de gráficos e informações detalhadas que permitem com que haja interação entre usuários Suporte para rodar em vários SO e monitora e gera relatórios sobre o tráfego e suporte dos hosts por estes protocolos:tcp/udp/icmp, (R)ARP, IPX, DLC, DECnet, AppleTalk, Netbios, TCP/UDP.

37 Ntop

38 Ntop

39 Ntop

40 GFI LANguard Scaneia sua rede e portas para descobrir, avaliar e retificar todas as informações e vulnerabilidades de segurança em sua rede. Tambem mostra links para correção dos problemas encontrados.

41 GFI LANguard

42 Angel Ferramenta totalmente gráfica para apenas monitorar o funcionamento de redes.

43 Angel

44 SpiceWorks Um aplicativo de software livre que combina vários programas em um, incluindo monitoramento de rede, inventário de rede, software de Help Desk, relatórios e resolução de problemas. É uma ferramenta poderosa que foi projetada para pequenas a médias empresas.

45 SpiceWorks

46 SpiceWorks

47 Ferramentas de Segurança WireShark Análise de Protocolos. Snort Detecção de Intrusão. Nessus Scanner de Vulnerabilidades. IPPL Análise de tráfico de rede. HIDS OSSEC Análise de Tráfego.

48 NOC (Network Operations Center). Consiste em um conjunto de atividades realizadas para manter dinamicamente o nível de serviço em uma rede ou conjunto de redes. Faults & Issues Configuration Management Performance Monitoring Estas atividades asseguram alta disponibilidade de recursos pelo rápido reconhecimento de problemas, disparando funções de controle quando for necessário. Policies Security Management Accounting Communication

49 Informações Forum de Discursão: Slide da Palestra e Instalação das ferramentas:

Gerência de Redes. Modelo de Gerenciamento OSI

Gerência de Redes. Modelo de Gerenciamento OSI Gerência de Redes Modelo de Gerenciamento OSI Modelo de Gerenciamento OSI e Modelo de Gerenciamento SNMP Vários modelos foram criados por diversos órgãos com o objetivo de gerenciar redes, dados e telecomunicações

Leia mais

Gerenciamento de Redes

Gerenciamento de Redes Gerenciamento de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento FCAPS Modelo OSI de Gerenciamento Criado pela ISO para situar os cenários de gerenciamento em um quadro estruturado Fault Configuration Account

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes ESZI030-17 Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Aula 01 Introdução Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, maio de 2017 Roteiro PARTE I Apresentação da Disciplina PARTE II Introdução ao Gerenciamento

Leia mais

Gerência de Redes Turma : V

Gerência de Redes Turma : V Gerência de Redes Turma : 20171.5.01405.1V Introdução ao Gerenciamento de Redes Prof. Thiago Dutra Agenda n Introdução n O que Gerenciar? n Definição n Modelo de Gerenciamento

Leia mais

Avaliação de Desempenho e Monitoramento Redes de Computadores. Gerenciamento de Redes. Professor Airton Ribeiro de Sousa

Avaliação de Desempenho e Monitoramento Redes de Computadores. Gerenciamento de Redes. Professor Airton Ribeiro de Sousa Gerenciamento de Redes Professor Airton Ribeiro de Sousa airton.ribeiros@gmail.com Introdução - Gerenciamento de Redes As redes de computadores são compostas por uma grande variedade de dispositivos que

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas

DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP. Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Gerenciamento de

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Alan Santos

Gerenciamento de Redes. Alan Santos Gerenciamento de Redes Alan Santos Ciclo de gerenciamento Quando falamos de gerenciamento de redes devemos primeiro estabelecer o que será gerenciado e o que se espera como resultado desse gerenciamento.

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Introdução

Gerenciamento de Redes. Introdução Gerenciamento de Redes Introdução Motivação As redes estão ficando cada vez mais importantes para as empresas não são mais infraestrutura dispensável: são de missão crítica (não podem parar!) As redes

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Protocolo SNMP

Gerenciamento de Redes. Protocolo SNMP Gerenciamento de Redes Protocolo SNMP O Protocolo SNMP O SNMP (Simple Network Management Protocol) foi criado no final dos anos 80 como alternativa ao modelo de gerenciamento OSI (CMIP / CMOT) O nome já

Leia mais

QUESTÕES SOBRE GERÊNCIA DE REDES

QUESTÕES SOBRE GERÊNCIA DE REDES QUESTÕES SOBRE GERÊNCIA DE REDES A SEGUIR 15 QUESTÕES DE CONCURSOS MEC 2011 - CESPE - ATIVIDADE TÉCNICA DE COMPLEXIDADE GERENCIAL - ANALISTA DE SISTEMA OPERACIONAL 1. Tendo como base o protocolo SNMP,

Leia mais

Gerência de Redes Turma : V

Gerência de Redes Turma : V Gerência de Redes Turma : 20171.5.01405.1V Fundamentos do Gerenciamento de Redes Prof. Thiago Dutra Agenda n Administrar x Gerenciar n Contexto Atual n O Gerente de Rede n Gerenciamento

Leia mais

Guia de estudos 08. Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação. Adm de redes

Guia de estudos 08. Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação. Adm de redes Guia de estudos 08 Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação Periodo: Objetivo: Gerência de Redes Adm de redes 1 Quais as características da política de configuração e manutenção das redes? e da rede

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores RMON. Prof. Alex Furtunato

Gerência de Redes de Computadores RMON. Prof. Alex Furtunato Gerência de Redes de Computadores RMON Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@ifrn.edu.br Limitações da MIB-II O gerenciamento é realizado em cada dispositivos individualmente Os dispositivos gerenciados

Leia mais

Gerência de Redes Turma : N

Gerência de Redes Turma : N Gerência de Redes Turma : 20172.5.01405.1N SNMP Introdução Prof. Thiago Dutra Agenda n Histórico n Arquitetura SNMP n Estação de Gerenciamento n Agente de Gerenciamento n Base

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Operadoras de telefonia Análise da performance em tempo real

Operadoras de telefonia Análise da performance em tempo real GERENCIAMENTO E IA DE SISTEMAS DE TELEFONIA Principais características Aplicações típicas Plataforma para gestão e monitoramento de sistemas de Call centers telefonia Operadoras de telefonia Análise da

Leia mais

Uso de Software de Monitoramento em Projetos Educacionais Metasys Monitor. Home

Uso de Software de Monitoramento em Projetos Educacionais Metasys Monitor. Home Uso de Software de Monitoramento em Projetos Educacionais Metasys Monitor Home Metasys Monitor Ferramenta de Gestão de Recursos de TI, e da sua utilização pelos usuários, em redes corporativas, telecentros

Leia mais

Gerência de Redes Visão Geral

Gerência de Redes Visão Geral Gerência de Redes Visão Geral Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Sumário Gerenciamento de Redes Evolução do Gerenciamento Áreas Funcionais Elementos do Gerenciamento Plataformas

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo usado para gerenciar redes TCP/IP complexas. Com

Leia mais

GERENCIAMENTO DE UMA REDE DE COMPUTADORES EM UM AMBIENTE CORPORATIVO UTILIZANDO O SOFTWARE ZABBIX

GERENCIAMENTO DE UMA REDE DE COMPUTADORES EM UM AMBIENTE CORPORATIVO UTILIZANDO O SOFTWARE ZABBIX 1 GERENCIAMENTO DE UMA REDE DE COMPUTADORES EM UM AMBIENTE CORPORATIVO UTILIZANDO O SOFTWARE ZABBIX Rômulo Rodrigues de Morais Bezerra 1 Leonardo Batista Nunes 2 Elder Eldervitch Carneiro de Oliveira 3

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Segurança Corporativa utilizando Sistema de Detecção de Intrusão (IDS)

Segurança Corporativa utilizando Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) Segurança Corporativa utilizando Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) Clóvis Issao Karia Endo 1, Júlio César Pereira 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil clovis.endo@hotmail.com, juliocesarp@unipar.br

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

MODELO OSI. Prof. Msc. Hélio Esperidião

MODELO OSI. Prof. Msc. Hélio Esperidião MODELO OSI Prof. Msc. Hélio Esperidião PROTOCOLOS Na área das comunicações, um protocolo é um conjunto de regras ou convenções que governam a operação e o intercâmbio de informações entre dois sistemas

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Prof. Sales Filho Agenda Motivação Objetivos Histórico Família de protocolos TCP/IP Modelo de Interconexão Arquitetura

Leia mais

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3

Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Guia de Segurança do Oracle Hardware Management Pack para Oracle Solaris 11.3 Número do Item: E76543-02 Março de 2017 Conteúdo Visão Geral da Segurança do Produto e do Aplicativo... 5 Sobre o Oracle Hardware

Leia mais

Configurar receptores da notificação de SNMP em um interruptor com o CLI

Configurar receptores da notificação de SNMP em um interruptor com o CLI Configurar receptores da notificação de SNMP em um interruptor com o CLI Objetivo O Simple Network Management Protocol (SNMP) é um protocolo de gerenciamento de rede para redes IP que ajude a gravar, armazenar,

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Top-Down Network Design

Top-Down Network Design Top-Down Network Design Chapter Nine Developing Network Management Strategies Copyright 2010 Cisco Press & Priscilla Oppenheimer Gerencia da Rede Contribui para atingir os objetivos dos requisitos Contribui

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

Gerência de Redes Turma : V

Gerência de Redes Turma : V Gerência de Redes Turma : 20171.5.01405.1V RMON Prof. Thiago Dutra Agenda n Introdução n Monitores n Objetivos n MIB RMON n Grupos n RMON2 n Histórico n MIB RMON2 2 1 Introdução

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Professor: LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula HISTÓRICO DAS REDES MODELO EM CAMADAS FUNÇÕES DAS CAMADAS OSI 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES MODELO DE REFERÊNCIA OSI PRÓXIMOS

Leia mais

Considerações Iniciais

Considerações Iniciais SDN Software Defined Network: OpenFlow Adriano César Ribeiro (estagiário docente) adrianoribeiro@acmesecurity.org Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Tópicos em Sistemas de Computação Considerações

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Servidor DHCP Dynamic Host Configuration Protocol

Servidor DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Servidor DHCP Dynamic Host Configuration Protocol IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm DHCP Numa rede de Arquitetura TCP/IP, todo computador tem que

Leia mais

Prof. Kleber Rezende

Prof. Kleber Rezende Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br Introdução Áreas Funcionais Gerenciamento Internet SNMP Gerenciamento baseado na Web Gerenciamento com Web Services Conclusão 2 Gerenciamento de

Leia mais

ÍNDICE. Redes de Computadores - 1º Período de Cap 12 - Fls. 1

ÍNDICE. Redes de Computadores - 1º Período de Cap 12 - Fls. 1 ÍNDICE 12. Sistemas Operacionais de Redes 2 12.1. Conceito 2 12.2. Redirecionador 3 12.3. Arquiteturas 3 12.4. Par a Par 4 12.5. Cliente-Servidor 4 12.6. Os Sistemas Operacionais de Redes e as Arquiteturas

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

DIREÇÕES NO MONITORAMENTO EM REDES DE LARGA ESCALA: UMA VISÃO GERAL, FERRAMENTAS E TENDÊNCIAS

DIREÇÕES NO MONITORAMENTO EM REDES DE LARGA ESCALA: UMA VISÃO GERAL, FERRAMENTAS E TENDÊNCIAS DIREÇÕES NO MONITORAMENTO EM REDES DE LARGA ESCALA: UMA VISÃO GERAL, FERRAMENTAS E TENDÊNCIAS Rafael Couto Barros, Marcelo Anderson Batista Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES

INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES 1 Resumo 2 INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES Parte 7 Introdução à Gerência de Redes Introdução Segurança SNMPv1, SNMPv2 Segurança SNMPv3 Prof. Pedro S. Nicolletti (Peter), 2017 Introdução 3 4 Com o

Leia mais

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel VISÃO GERAL DO PRODUTO Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel CYBERSECURITY EXPERTS ON YOUR SIDE Com o ESET Cloud Administrator, você pode gerenciar a segurança

Leia mais

GERENCIADOR DE REDE NTOP

GERENCIADOR DE REDE NTOP GERENCIADOR DE REDE NTOP Anderson Escobar Hammes Rafael Schulte Marcos Pachola Horner Universidade Católica de Pelotas UCPel GERENCIAMENTO DE REDE Gerenciamento de rede é controlar todos os equipamentos

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha. Gerência de Redes

Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha. Gerência de Redes Áreas Carlos Gustavo Araújo da Rocha - Áreas Relembrando... Redes de computadores evoluem cada vez mais para um ambiente complexo, com diversas entidades de hardware e software envolvidas no seu funcionamento

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GESTÃO DE ATIVOS DE TI... 5

Leia mais

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa

UMG 50. Principais Características. Aplicações Típicas. Visão Geral USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP. Do tamanho da sua empresa USER MEDIA GATEWAY E1 E VOIP Principais Características Aplicações Típicas E1 modular: 10 canais E1 Expansão a cada 5 canais adquiridos por licença adicional Máximo de 30 canais (1 link E1) Até 10 registros

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Implantação do Núcleo de Operação e Controle - NOC na UFSM

Implantação do Núcleo de Operação e Controle - NOC na UFSM Implantação do Núcleo de Operação e Controle - NOC na UFSM Luciano A. Cassol 1, Eduardo Speroni 1, Lucimara Dallaporta 1 1 Centro de Processamento de Dados Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Av.

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes EN-3610 Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Ferramentas de Gerenciamento de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento baseado na Web Web browser Acesso ubíquo Interface Web vs Gerenciamento

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS

Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS Sistema de monitoramento PROFINET e PROFIBUS Sistema de monitoramento 2 O sistema oferece ao usuário: Monitoramento 24 horas de redes e dispositivos PROFIBUS e PROFINET; Alarmes e diagnósticos padrão interpretados;

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 Arquiteturas de Protocolos de Redes de Computadores Rede de computadores Sistema

Leia mais

1. Introdução à Gerência

1. Introdução à Gerência 1. Introdução à Gerência 1 Gerência de redes: conjunto de ferramentas, procedimentos e políticas usadas para manter o funcionamento, saúde e eficiência de uma rede, independente de seu tamanho ou finalidade.

Leia mais

1. Introdução à Gerência

1. Introdução à Gerência 1. Introdução à Gerência Gerência de redes: monitorar e manter o funcionamento da rede feita através da própria rede conexões, dispositivos (switchs, roteadores,...) Gerência de sistemas: monitorar e manter

Leia mais

Access Professional Edition. O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio.

Access Professional Edition. O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio. Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio www.boschsecurity.com Access Professional Edition: a solução ideal para o gerenciamento de acesso fácil

Leia mais

Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes

Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes Aula 5 - Projeto de Lei 2126/11 (Marco Civil da Internet). Gerência de Redes de Computadores Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes Objetivos Específicos - Entender

Leia mais

Redes de Computadores. Modelo TCP/IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior

Redes de Computadores. Modelo TCP/IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Modelo TCP/IP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/20 Evolução Histórica No início dos anos 60, uma associação entre o DARPA

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

Gerenciamento Baseado em Políticas

Gerenciamento Baseado em Políticas Gerenciamento Baseado em Políticas Motivação Situação do gerenciamento padrão Redes heterogêneas Número de equipamentos elevado Número de serviços elevado Muitas informações de gerenciamento! Motivação

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE I: CONCEITOS BÁSICOS SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL: 1.1 Introdução; 1.2 Funções Básicas; 1.3 Máquina de Camadas; 1.5 Tipos de Sistemas

Leia mais

Formação para Sistemas Autônomos. Gerenciamento de. Redes

Formação para Sistemas Autônomos. Gerenciamento de. Redes Gerenciamento de Redes Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

RICOH SIM. Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI.

RICOH SIM. Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI. RICOH SIM Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI www.ricoh.com.br Solução Integrada Ricoh de Monitoramento e Gerenciamento de Ativos de TI. Essa solução engloba uma série

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

PROJETO LÓGICO DE REDE

PROJETO LÓGICO DE REDE Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Curso de Ciência da Computação Redes de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Robson Costa Leonardo André de Oliveira Correa Lucas dos Anjos Varela

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Redes de armazenamento: Tecnologias e Virtualização Agenda I. DAS e Introdução a

Leia mais

MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com. Gerenciamento e Administração de Redes

MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com. Gerenciamento e Administração de Redes MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com Gerenciamento e Administração de Redes 2 Gerência de Redes ou Gerenciamento de Redes É o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Visualização de topologia esperto do aplicativo de rede (SNA)

Visualização de topologia esperto do aplicativo de rede (SNA) Visualização de topologia esperto do aplicativo de rede (SNA) Objetivo O sistema esperto do aplicativo de rede (SNA) indica uma vista geral da topologia de rede que inclui informação detalhada da monitoração

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco

Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco USER MEDIA GATEWAY E VOIP Principais Características Aplicações Típicas 1 link com 30 canais Ideal para roteamento de chamadas entre filial x matriz Cancelamento de eco por rede IP. Suporte SNMP e CDR

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores

Disciplina: Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof. Leonardo Meirelles Alves Modelo de comunicação Aula 03-1 / 47 Modelo de Comunicação Com aumento na quantidade e no tamanho das redes e de implementações diferentes

Leia mais

Gerência de Redes: Modelos de Gerência de Redes: Modelo FCAPS: Ferramentas de Gerência de Redes:

Gerência de Redes: Modelos de Gerência de Redes: Modelo FCAPS: Ferramentas de Gerência de Redes: Gerência de Redes: - Gerência de redes é o monitoramento de qualquer estrutura física e/ou lógica de uma rede. É de extrema importância esse gerenciamento para que se obtenha um bom fluxo no tráfego das

Leia mais

Volt Tecnologia. específicos para fazer reset do contador, uma forma simples é colocar zero no contador. Nestee caso, o Gerente faz o

Volt Tecnologia. específicos para fazer reset do contador, uma forma simples é colocar zero no contador. Nestee caso, o Gerente faz o Introdução Protocolo SNMP Simple Network Management Protocol (SNMP), em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um "protocolo padrão da Internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP".

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores. 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts)

Gerência de Redes de Computadores. 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts) Gerência de Redes de Computadores 05 Gerência de Hospedeiros (Hosts) UFCG / DSC / JPS * 05 GERÊNCIA DE HOSPEDEIROS 1 TIPOS DE HOSPEDEIROS DOIS TIPOS DE HOSPEDEIROS o Estações Servidores o Estações Clientes

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Definição Sistema Distribuído é aquele onde os componentes de software e hardware localizados em redes de computadores comunicam-se e coordenam suas ações apenas por passagem de mensagens.

Leia mais

Meraki Folheto de solução 2017

Meraki Folheto de solução 2017 Meraki Folheto de solução 2017 Introdução TI 100% gerenciada na nuvem As soluções de TI de borda gerenciada na nuvem, filial e campus de nível empresarial Cisco Meraki levam simplicidade para empresas

Leia mais

Computação Distribuída

Computação Distribuída Aula 1 Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador Processamento Seqüencial Leitoras de cartões

Leia mais

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede Disciplina: Dispositivos de Rede II Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede 2014/2 Roteiro Introdução Adaptadores de Rede Reptidor Hub Bridge Introdução O

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores Zabbix - Funcionalidades. Prof. Alex Furtunato

Gerência de Redes de Computadores Zabbix - Funcionalidades. Prof. Alex Furtunato Gerência de Redes de Computadores Zabbix - Funcionalidades Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@ifrn.edu.br Fluxo de configuração Hosts Baseado em Templates Agrupamento por meio de Hostgroups Uso de SNMP,Agente

Leia mais

Configuração da regra ACL no WAP371

Configuração da regra ACL no WAP371 Configuração da regra ACL no WAP371 Objetivo Um Access Control List da rede (ACL) é uma camada opcional de Segurança que atua como um Firewall para o tráfego de controlo dentro e fora de uma sub-rede.

Leia mais

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelo OSI / ISO Nomenclaturas OSI - Open Systems Interconnect ISO International Organization for Standardization Conceitos

Leia mais

INSIGHT! Principais características. Aplicações típicas. Visão geral PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA PARA PLANEJAMENTO E APOIO À DECISÃO

INSIGHT! Principais características. Aplicações típicas. Visão geral PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA PARA PLANEJAMENTO E APOIO À DECISÃO PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA PARA PLANEJAMENTO E APOIO À DECISÃO Principais características Aplicações típicas Exibição dos dados sobre a performance do sistema de Call centers telefonia conectados para

Leia mais

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Gerência de Dispositivos Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S

Leia mais

Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes. VPN-Virtual Private Network. Anderson Gabriel

Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes. VPN-Virtual Private Network. Anderson Gabriel Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes VPN-Virtual Private Network Anderson Gabriel Introdução Crescimento tecnológico, necessidade de segurança VPNs - Virtual Private Network (Redes

Leia mais

GERENCIAMENTO DE REDES: Aluno: Gianluca de Campos Engenharia de Computação

GERENCIAMENTO DE REDES: Aluno: Gianluca de Campos Engenharia de Computação GERENCIAMENTO DE REDES: Aluno: Gianluca de Campos Engenharia de Computação Apresentação da ferramenta A Nagios é um programa open source de monitoramento de redes, que verifica constantemente a disponibilidade

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

Unidade 4. Modelo OSI

Unidade 4. Modelo OSI Unidade 4 Modelo OSI Modelo OSI (Introdução) Cenário da evolução. No início o desenvolvimento de redes era desorganizado em várias maneiras. 80 s aumento na quantidade e tamanho das redes. Época da percepção

Leia mais

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PROJETO DE RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DA UEG OBJETIVO: Elaborar o projeto de aquisição e implementação de equipamentos de infraestrutura tecnológica,

Leia mais

ADOTI. Solução para Gestão de Ambientes de TI

ADOTI. Solução para Gestão de Ambientes de TI ADOTI Solução para Gestão de Ambientes de TI Quem é a ABCTec Atuando no mercado de TI desde 1996, a ABCTec está hoje focada em oferecer soluções voltadas à Segurança da Informação. Com uma equipe de profissionais

Leia mais

Alcides Pamplona

Alcides Pamplona Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com Objetivos Gerais Capacitar o aluno a compreender os paradigmas dos Bancos de Dados Distribuídos, visando sua aplicação na análise e projeto de bancos de dados

Leia mais

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ

Redes de Computadores e a Internet Kurose. Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Redes de Computadores e a Internet Kurose Prof. Rone Ilídio da Silva DTECH-CAP-UFSJ Itens do Livro Capítulo 1 Redes de Computadores e a Internet 1.1 O que é a Internet? 1.1.1 Uma descrição dos componentes

Leia mais