Figuras geométricas e dobraduras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Figuras geométricas e dobraduras"

Transcrição

1 Figuras geométricas e dobraduras 1 Deixe o lápis deslizar... 2 Dobraduras da borboleta e da flor 3 Enfeites... é festa! 4 A planta de minha casa 5 O mapa de meu bairro 6 Tangram - O jogo 7 Tangram - As figuras 8 Vinhetas - Malha de pontos 9 Estrelas - Malha de pontos 10 Motivos indígenas - Malha de pontos 15 Frisos decorativos - Malha geométrica 16 Números e letras - Malha de pontos 17 Simetria - Malha de pontos 18 Mosaicos simétricos 19 Beija-flor... a flor que voa! 20 Mosaico com quadrados e triângulos 21 Mosaico com hexágonos e losangos 22 Trançado - Malha geométrica 23 Tangram - Malha geométrica 11 Fauna e flora - Malha geométrica 12 Arte popular brasileira 13 Cachorro e gato - Dobrar e cantar 14 Um barquinho a deslizar...

2 1 Deixe o lápis deslizar... Escolha um lápis bem macio! Apóie-o nesta folha, feche os olhos e faça de conta que ele está desenhando sozinho. Depois, abra os olhos e veja com que o desenho se parece. Complete-o e pinte-o. Não se esqueça de dar um título a seu trabalho. Você pode fazer esta atividade ouvindo músicas. É possível que os desenhos fiquem diferentes conforme a música, mais lenta ou mais ligeira. Organize com os colegas uma exposição dos trabalhos.

3 2 Dobraduras da borboleta e da flor Você já aprendeu a fazer a dobradura da borboleta? Observe: dobre desenhe e corte abra Agora, faça uma linda flor seguindo os passos da dobradura. Pouse a sua borboleta na flor. Com seus colegas, faça várias flores e várias borboletas coloridas para enfeitar um arbusto de verdade em sua escola.

4 3 Enfeites... é festa! Festejar é muito bom porque festas são alegres e coloridas. As festas juninas, por exemplo, têm coisas gostosas e também muitos enfeites. Vamos confeccionar bandeirinhas para colorir o pátio da escola? dobre corte Antes, desenhe aqui sua roupa de festa junina. Pesquise e aprenda músicas juninas para dançar e cantar na festa. Prepare muitas bandeirinhas e cole-as em barbante para pendurá-las no pátio.

5 4 A planta de minha casa Esta é a planta de minha casa. Eu durmo no quarto de minha dona. Cacau, o cãozinho, dorme na casinha no quintal. Desenhe aqui a planta de sua casa. Não se esqueça: coloque na planta tudo o que há em sua casa. Depois de prontas, você e seus colegas podem expor as plantas em um mural.

6 5 O mapa de meu bairro VEJA O MAPA DO BAIRRO ONDE MORO. IGREJA HOSPITAL ESCOLA POSTO DE GASOLINA BANCO MERCADO Desenhe a planta de seu bairro ou da região perto de sua casa. Faça um desenho como se você estivesse vendo do alto, de um avião. Indique sua casa, os nomes das ruas que você conhece, as lojas, praças, igrejas, etc.

7 6 Tangram O jogo O tangram é um jogo chinês muito antigo. Com ele é possível criar muitas figuras e cenas. Observe a seguir como construir o tangram: Pinte as peças do tangram usando as mesmas cores do modelo acima. Construa com cuidado seu tangram. Você vai se divertir muito com ele.

8 7 Tangram As figuras Observe estas figuras feitas com o tangram: Com seu jogo, reproduza as figuras desta página. Agora, um desafio: monte os números de 1 a 10 com as peças do tangram.

9 8 Vinhetas Malha de pontos Você pode fazer vinhetas bem bonitas e engraçadas usando linhas como apoio. As linhas formam figuras desenhadas em malhas de pontos. Observe e continue: Observe a vinheta com figuras de carinhas de gato. Acrescente outros detalhes, se desejar. Faça o mesmo com a vinheta com figuras que lembram borboletas. Invente uma outra vinheta: Você pode usar vinhetas para enfeitar as páginas de seu caderno ou molduras para desenhos.

10 9 Estrelas Malha de pontos Você pode desenhar estrelas usando pontos como apoio. Tente! Agora, faça esta estrela: Você pode desenhar estrelas em seqüência, numa barra. Não se esqueça de pintá-las. texto Você rodapé. pode fazer várias estrelas, colar sobre elas papel laminado e usá-las para texto decorar rodapé. a árvore de Natal.

11 10 Motivos indígenas Malha de pontos Os indígenas brasileiros usam belos motivos para enfeitar seus corpos e seus objetos. MP/USP Nicolino A. Brun/Kino Esses motivos podem ser desenhados sobre pontos. Observe: Reproduza e pinte esse motivo ou, se desejar, crie outro: Com seus colegas, pesquise fotos e ilustrações de objetos e pessoas indígenas brasileiros enfeitados com motivos geométricos. 26

12 11 Fauna e flora Malha geométrica Usando malhas geométricas, também podemos desenhar animais e plantas. Observe, crie outras figuras e pinte: Invente seus próprios motivos geométricos usando malhas geométricas. Com seus colegas, monte um belo painel com todos os desenhos.

13 12 Arte popular brasileira Usando contas, podemos fazer enfeites que também são obras de arte. Observe: Delfim Martins/Pulsar Reúna contas de cores e tamanhos diversos, botões, macarrão pintado e faça colares e adereços. Use os enfeites que você criar para caracterizar as personagens das peças de teatro ou danças que você e seus colegas organizarem.

14 13 Cachorro e gato Dobrar e cantar Você já aprendeu a fazer a dobradura do cachorrinho? Observe: dobre dobre as 3 pontas Aprenda a música do cachorrinho. Cachorrinho Cachorrinho está latindo Lá no fundo do quintal. Cala a boca, cachorrinho, Deixa o meu benzinho entrar. Crioula, lá, Crioula, lá, Crioula, lá, Não sou eu quem caio lá. Cantiga infantil Meu potinho de melado, Meu cestinho de cará. Quem quiser comer comigo, Fecha a porta e vem pra cá. Atirei um cravo n água, De pesado foi ao fundo. Os peixinhos responderam: Viva Dom Pedro II. Agora, é a vez de aprender a dobradura de um gatinho e sua música. Gatinhos Os gatinhos Bonitinhos A dormir, a dormir. Fazem de mansinho, Tão engraçadinhos, Rom, rom, rom. Cantar com a música Frère Jacques. Use cores diferentes para as dobraduras. Desenhe as carinhas dos bichinhos dando expressões diferentes: surpresa, alegria... Invente uma história com os dois bichinhos e narre-a para seus colegas.

15 14 Um barquinho a deslizar... Quando à tardinha A minha barquinha Vai deslizando No imenso mar... Triste e saudoso, Cantando vago E a mágoa afago Com meu cantar. Cantiga popular Inspirando-se na cantiga, faça um quadro seguindo as orientações do modelo. Perfure e alinhave. Aplique lã. Aplique tecido. Cole lã azul. Aplique a dobradura do barquinho. Use cartolina ou papel-cartão. Se quiser, aplique à volta do quadro uma moldura feita com papel ou tecido. Você pode usar a técnica dos pontinhos pequenos e bem próximos uns dos outros para pintar o céu e o mar.

16 15 Frisos decorativos Malha geométrica Continue desenhando e pintando. Empregue diferentes motivos para criar frisos decorativos. Exemplos: Agora, capriche criando outros frisos. Você pode inventar frisos para pintar e aplicar em tecidos, cadernos, cartazes, etc.

17 16 Números e letras Malha de pontos Desenhe outros números e letras. Agora, você decide o que escrever: seu nome, o número de sua casa, a placa de um automóvel, etc. Escolha uma poesia, parlenda ou quadrinha. Faça com ela um cartaz utilizando as letras que você aprendeu a desenhar. Desenhe ou cole figuras que ilustrem o texto do cartaz.

18 17 Simetria Malha de pontos Pinte a outra parte simétrica do triângulo usando cor diferente. Faça o mesmo com as demais figuras. Agora, termine este desenho empregando a noção de simetria: Experimente transpor, por simetria, outros desenhos simples para malhas de pontos.

19 18 Mosaicos simétricos Termine de desenhar e pintar para que os mosaicos fiquem simétricos. Agora, crie seu mosaico simétrico. Organize com os colegas uma exposição dos mosaicos que vocês criaram.

20 19 Beija-flor... a flor que voa! Beija-flor Deus Só inventa Coisa boa. Fez beija-flor Que é a flor Que voa. Fora da gaiola e outras poesias, de Lalau e Laurabeatriz. São Paulo: Companhia das Letrinhas, Recorte flores de tecido ou de papel de presentes; cole-as em folha avulsa. Depois, seguindo as orientações, faça dobraduras de beija-flores e cole-as sobre as flores. asa corpo Com seus colegas, faça um painel bem grande, aplicando flores e aves sobre papel kraft.

21 20 Mosaico com quadrados e triângulos Pinte somente os quadrados e os triângulos. Termine de pintar e dê um nome para a obra de arte. Faça outros mosaicos usando quadrados e triângulos. Com seu grupo, monte um painel com a produção de vocês. Pesquise obras de arte feitas com motivos geométricos.

22 21 Mosaico com hexágonos e losangos Continue pintando a seqüência de hexágonos e losangos. Pinte e dê um nome ao peixinho. Desenhe seu animal de estimação. Antes de desenhar, faça cópias da malha para poder realizar outros mosaicos.

23 22 Trançado Malha geométrica Observe um exemplo de trançado indígena desenhado sobre malha quadriculada: Agora, complete e pinte este trançado: O trançado indígena brasileiro é extremamente rico. Pesquise-o. Depois, escolha alguns exemplos desse trançado e pinte em malhas geométricas. Organize, com os colegas, uma exposição dos trabalhos.

24 23 Tangram Malha geométrica Esta é uma variante do tangram chinês tradicional. Aqui ele foi criado com base na malha triangular. Separando as peças do tangram e executando alguns movimentos, podemos criar figuras interessantes. Tangram formado por 7 peças Figura formada Figura formada Figura formada Construa também as peças desse tangram. Invente figuras de animais, de objetos ou geométricas.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Ideias criativas. Ideias criativas

Ideias criativas. Ideias criativas Criar e brincar p. 60 Desenhar e criar p. 6 Dobrar, montar e brincar p. 62-63 Criando histórias p. 63 Livros de receitas p. 64 59 Não puxe demais para evitar franzir. O ponto corrido é como o alinhavo,

Leia mais

FIGURAS PLANAS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

FIGURAS PLANAS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de FIGURAS PLANAS 1. Construa em seu geoplano cada uma das

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2ª E 3ª AULA Parlendas atividade prática ( colorir painéis de acordo com o que estão ouvindo)

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante

MATEMÁTICA. Data de Nascimento do estudante SAEMI SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA 2014 MATEMÁTICA 3º ano do Ensino Fundamental Caderno M0301 Nome do estudante Data de Nascimento do estudante Caro(a) estudante, Você está participando

Leia mais

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT LOUSA MÁGICA CONTACT COM PAPEL Hoje vamos aprender como fazer uma lousa Mágica com papel contact para seus alunos de educação infantil (lousa magnética). É muito fácil de fazer e os pequenos vão adorar

Leia mais

155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação infantil começando a partir do maternal compreende a fase da idade da criança até 5 anos. Hoje trouxe para vocês, professores, 155 atividades para educação

Leia mais

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR PRÉ II A, B, C, D e E PROF. AS AMANDA, FERNANDA, GIOVANA, LUCIANA E SARA NOME: DATA: / / PRÉ II LIÇÃO DE FÉRIAS QUERIDO (A) ALUNO (A), SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Não haverá atividade. Apreciação de histórias. Não haverá atividade

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Não haverá atividade. Apreciação de histórias. Não haverá atividade MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade prática Com ajuda de seu(sua) orientador(a) pesquise

Leia mais

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo.

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo. 1 nasceu em Lucca, Itália, em 1896. Chegou ao Brasil com pouco mais de um ano, fixando-se em São Paulo. Aos 15 anos começou a trabalhar como pintor/decorador de paredes e aos 18 pintou seu primeiro quadro:

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Leitura de imagens atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Leitura de imagens atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Leitura de imagens atividade fotocopiada Atividade no álbum cole macarrão no cabelo da linda

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho

Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho COLA Embalagem para lembrancinhas de Frozen Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho COLA disneybabble.com.br 1/5 Embalagem para lembrancinhas de Frozen Sven disneybabble.com.br 2/5 Olaf

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Plano de execução ou Utilização do material escolar Lei Distrital nº 4 311/ 2009 Anexo da lista de material. Lista de material coletivo º ano

Plano de execução ou Utilização do material escolar Lei Distrital nº 4 311/ 2009 Anexo da lista de material. Lista de material coletivo º ano Plano de execução ou Utilização do material escolar Lei Distrital nº 4 311/ 2009 Anexo da lista de material Lista de material co - 2019-2º ano Material itens da lista anexa Quantida de Data da utilização

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Ensino Fundamental Anos Iniciais 2 o Ano 2 o Semestre

Ensino Fundamental Anos Iniciais 2 o Ano 2 o Semestre Ensino Fundamental Anos Iniciais 2 o Ano 2 o Semestre Arte Sumário Capítulo 7 Dia dos Pais...7 Capítulo 8 Folclore...8 Capítulo 9 Corpo... 15 Capítulo 10 Natal... 20 3 4 Arte Apresentação Bem-vindo ao

Leia mais

Educação Infantil Nível 2 - Volume 1

Educação Infantil Nível 2 - Volume 1 Educação Infantil Nível 2 - Volume 1 Diretor-Presidente Edson Urubatan Direção Pedagógica Barbara Fernandes Relações Públicas Simone Pestana Autora Jaqueline Cidrão Rodrigues de Medeiros Edição de Texto

Leia mais

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Processo Seletivo UEG 2015/2 Domingo, 17 de maio de 2015. RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Arquitetura e Urbanismo CADERNO I - Desenho à Mão Livre PS/UEG 2015/2 Prova de Habilidade Específica

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

DEIXE SUA CASA LINDA PARA O

DEIXE SUA CASA LINDA PARA O DEIXE SUA CASA LINDA PARA O NATAL Se você perdeu, em algum momento de sua vida, aquele sen mento de magia perante o Natal, um caminho para recuperá-lo é reunir sua família ou as pessoas que mais gosta,

Leia mais

Artesanatos Bichinhos em feltro

Artesanatos Bichinhos em feltro Artesanatos Bichinhos em feltro 1. Bichinho de feltro porta-agulhas Esse jacaré muito legal que dá pra se transformar em um porta agulhas muito útil também. No link você também encontra os moldes em feltro

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II

PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PLANEJAMENTO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO II PROFESSORA: MARI ANO: 2018 COLÉGIO: REAL DIREÇÃO: EVA CHICANOWSKI COORDENADORA: FÁTIMA GREGOLAN GRUPO II PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM 1. Ampliar a coordenação

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CRONOGRAMA DE

Leia mais

Passos: Se preferir, veja a versão em vídeo de como montar e contar essa história acessando os links:

Passos: Se preferir, veja a versão em vídeo de como montar e contar essa história acessando os links: Uma caixa enfeitada na mão, uma história no coração. Vamos confeccionar uma caixa para contar a história de Talita e o seu vestido azul? Técnica: cenário com caixa de papelão interativa. Criação de Cristina

Leia mais

Tema: Uma Viagem Inesquecível

Tema: Uma Viagem Inesquecível Texto Bíblico: Isaias 43.1 Tema: Uma Viagem Inesquecível Versículo para memorizar: O Senhor Deus, que o criou, diz: Eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Isaias 43.1 Principio Bíblico: Individualidade

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Maria Elena Lando Miglioranza Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

EDITADO PELA: Karin Strobel

EDITADO PELA: Karin Strobel ALUNO: 2017 EDITADO PELA: Karin Strobel ADAPTADO DO LIVRO: INICIANDO A COMUNICAÇÃO ESCRITA Valderez Prass Lemes ILUSTRAÇÃO DE: APOSTILA DE VOCABULÁRIOS EM LIBRAS CEADA-MS DESENHOS DE GOOGLE IMAGENS III

Leia mais

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática

SUMÁRIO. Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade. Matemática SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Quem sou eu? 09 Escrita do Nome 11 A Família 12 Coordenação Motora 14 Meninos e Meninas 18 As plantas

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 3 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 3...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de Transporte Linguagem: Letra J - som/imagem/escrita Letra K - som/imagem/escrita Fonema e grafema das letras

Leia mais

Olá, aluno do 3ºano!!

Olá, aluno do 3ºano!! Aluno (a): Nº TRABALHO 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 13/06/2017 Turma: Olá, aluno do 3ºano!! Neste bimestre estudamos a classificação dos animais

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA

20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA 20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA 20 IDEIAS PARA PASCOA EM EVA Procurando ideias para pascoa em EVA visitei o blog da Jacirinha, que faz coisas lindíssimas em EVA e peguei as lindas ideias que ela já fez para

Leia mais

COLEÇÃO Atividades Quadrinhos.indd 1 04/02/11 17:40

COLEÇÃO Atividades Quadrinhos.indd 1 04/02/11 17:40 COLEÇÃO 2 COLEÇÃO 3 SUMÁRIO I Explorando a linguagem dos quadrinhos... 3 1. Pesquisando os elementos gráficos dos quadrinhos... 3 2. MONTANDO UMA HISTÓRIA A PARTIR DE COLAGENS... 4 II Criando sua história

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE INFORMÁTICA (V.C. E R.V.) 6. o ANO Ao longo deste ano, aprendemos a operar os comandos e as funções básicas do SuperLogo e do TurtleArt, por

Leia mais

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum MATERNAL II B MATERNAL II A MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 18/08/2016 Quinta-feira Formas geométricas Retângulo e círculo atividade fotocopiada + Livro Construindo A pág 47 Partes

Leia mais

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!...

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... Conhecermo-nos uns aos outros faz parte do nosso dia a dia em sociedade. Fazer ressaltar as semelhanças e diferenças do grupo de alunos da turma é uma boa forma de

Leia mais

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão!

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! projetos MINI ÁLBUM DE VERÃO Erin Bassett Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! MATERIAIS: Álbum de Chipboard Maya Road 15,24cm x 15,24cm (6" x 6"), papéis decorados (Crate

Leia mais

VISITA TEMÁTICA ESPELHOS. Departamento Educativo PNE

VISITA TEMÁTICA ESPELHOS. Departamento Educativo PNE VISITA TEMÁTICA ESPELHOS Departamento Educativo PNE Nas 3 plantas do Exploratorium, Vê, faz, Aprende! e Matemática Viva encontrará os módulos seleccionados através do pictograma azul Já todos observámos

Leia mais

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO LAÇOS E NÓS LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO São várias ideias criativas e super fofinhas! Vamos aos passo a passos e escolha um lacinho bem legal para enfeitar teu presente. IDEIAS PARA FAZER LAÇOS PARA

Leia mais

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATIVIDADES 1. Faça as construções

Leia mais

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo:

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo: MÁSCARAS DE CARNAVAL O carnaval é uma das melhores festas do ano. Sempre divertida, a festa também é comemorada entre nossos baixinhos na escola. Uma boa atividade para fazer com os pequenos é imprimir

Leia mais

JARDIM ECF - CRIANÇAS NA COZINHA 2017.indd 1 04/01/ :17:44

JARDIM ECF - CRIANÇAS NA COZINHA 2017.indd 1 04/01/ :17:44 JARDIM ECF - CRIANÇAS NA COZINHA 2017.indd 1 04/01/2017 14:17:44 Tradução Rosana Littke - Artur Nogueira, SP / Ano 2016 Departamental Ministério da Criança UCB Vania Moreira Título Original Kids in the

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

Material solicitado Plano de Execução Período. Materiais de uso individual que ficarão com o educando

Material solicitado Plano de Execução Período. Materiais de uso individual que ficarão com o educando COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ SEDE I - AE 5B Setor G Norte - Fone: (61) 3354-2444 - CEP 72.130-003 SEDE II - AE 08 QNG 46 Fone: (61) 3354-1838 - CEP 72.130-004 Taguatinga BRASÍLIA DF www.jmjbsb.edu.br CNPJ

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD.

ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. ARTESANATO COM CD USADO. RECICLAGEM DE CD E DVD. Tinta para pintura de CDs e DVDs: Alguns artesões usam tinta acrílica, outros usam até esmalte de unha;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário

vivências de diferentes atividades. Projeto Identidade Projeto Natureza e Sociedade - Ciências Portfólio Literário Material *itens da lista anexa Blocos - de vivências branco - 20 folhas encadernar na vertical (espiralados) com capa e contracapa transparentes (decorar contracapa do bloco) encadernar separadamente um

Leia mais

IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar

IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar IDEIA DIY: Crie uma cozinha de brincar Crie uma divertida cozinha de brincar para os pequerruchos da casa, com a ajuda da BLACK+DECKER TM. Esta cozinha colorida é ideal para fazer voar a imaginação dos

Leia mais

UMA AVENTURA NO MUNDO DE

UMA AVENTURA NO MUNDO DE Parte integrante do livro Uma Aventura no Mundo de Tarsila. Não pode ser vendido separadamente. UMA AVENTURA NO MUNDO DE T A R S I L A Professor A magia da literatura é, em grande parte, fortalecida pelos

Leia mais

Apos la Termo 1 - Nível 1 - Nome: Data: / /

Apos la Termo 1 - Nível 1 - Nome: Data: / / Apos la Termo 1 - Nível 1 - Nome: / Queridos Responsáveis A introdução da Apostila Pedagógica este ano vem com o objetivo de enriquecer ainda mais o aprendizado dos nossos alunos. Ela priorizará a interação

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 1º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 11 / 2017

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica.

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Vogal O atividade no álbum Pinte a vogal O com a cor de sua preferência Atividade no álbum contorne com lã, a vogal O Profissões

Leia mais

Siga estes nossos conselhos simples e se torne a estrela no álbum da família!

Siga estes nossos conselhos simples e se torne a estrela no álbum da família! Siga estes nossos conselhos simples e se torne a estrela no álbum da família! Cinco dicas rápidas para melhorar as fotos das festas de fim de ano. Olhe ao seu redor. Sem dúvida você já deve ter visto vitrines

Leia mais

MP3 Player do tipo ipod em 3D

MP3 Player do tipo ipod em 3D Página 1 de 9 MP3 Player do tipo ipod em 3D Meu objetivo é mostrar o uso básico de algumas ferramentas do Fireworks e demonstrar que é possível criar um desenho no fireworks bem interessante de modo bem

Leia mais

Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com

Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Moldes Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Moldes- CRÉDITOS: PIXABAY Veja o passo a passo com imagens ilustrativas ensinando a

Leia mais

Disciplina: Ciências Data: 9/11/ ) Como se chamam os animais que se alimentam de animais e vegetais?

Disciplina: Ciências Data: 9/11/ ) Como se chamam os animais que se alimentam de animais e vegetais? Ficha da semana 4º ano A/ B/ C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 04/12 a 14/12/2018 Um Feliz Natal das professoras do 3º ano! TERÇA-FEIRA: 04/12/2018

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 3 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 3 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 3 O BIMESTRE CIÊNCIAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1: SERES VIVOS CRISTIAN ZARAMELLA / WIKIMEDIA ZAPATA / FLICKR / REPRODUÇÃO CAPÍTULO 2: FLORA SERES VIVOS 94 SERES SEM VIDA

Leia mais

Questionário de Desafios Envolvendo os Tangrans

Questionário de Desafios Envolvendo os Tangrans Questionário de Desafios Envolvendo os Tangrans Aluno(a): Turma: Professor(a): Parte 01 Considere as peças do jogo Tangram Quadrado com 15 Peças Poligonais. a) Coloque um triângulo pequeno sobre uma folha

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE MATEMÁTICA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: CALENDÁRIOS OUTUBRO 50 NOVEMBRO 52 DEZEMBRO 54 CAPÍTULO 2: SISTEMA DE NUMERAÇÃO 0 a 50 SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 50

Leia mais

Material solicitado Plano de Execução Período. Uso individual da criança para guardar os materiais usados do dia a dia, na escola e em casa.

Material solicitado Plano de Execução Período. Uso individual da criança para guardar os materiais usados do dia a dia, na escola e em casa. COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ SEDE I - AE 5B Setor G Norte - Fone: (61) 3354-2444 - CEP 72.130-003 SEDE II - AE 08 QNG 46 Fone: (61) 3354-1838 - CEP 72.130-004 Taguatinga BRASÍLIA DF www.jmjbsb.edu.br CNPJ

Leia mais

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus O melhor Natal Preparando-se para a chegada de Jesus Finalmente chegou dezembro! Mês de preparativos e de celebração do Natal! O Natal é motivo de muita alegria: não nos sentimos mais sozinhos, pois Deus

Leia mais

PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial.

PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Professor (a):sandra Regina Menti NOME DA ATIVIDADE: Competências Objetivos TRABALHANDO LENDAS Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Introduzir palavras referentes

Leia mais

Visite o blog:

Visite o blog: ESCOLA Aluno: Data: / /2011 Professor: 5 ano Descritor 3 1. Um artista plástico está construindo um painel com ladrilhos decorados. Ele fez um esquema desse painel mostrado na figura e utilizou as formas

Leia mais

MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA

MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA MOLDES INFANTIS PARA PAPEL OU EVA Seguem abaixo vários moldes infantis para papel ou EVA. São Moldes de pinguins, molde de torta, molde de joaninha na flor, joaninha com

Leia mais

PLANO ANUAL DE ESCOLA

PLANO ANUAL DE ESCOLA a) 1º Ciclo Semana Tema 16 Reunião de Pais 20 / 24 Regresso às aulas PLANO ANUAL DE ESCOLA 3 - Planos de Acção Actividades Informa ações gerais Eleição do representante de Turma Dar a conhecer o regulamento

Leia mais

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem

FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem FLOCARDS O jogo educativo com auto-correcção e auto-dirigido para a aprendizagem Desde os 3 anos até à idade escolar, o jogo Flocards promove as capacidades de memória das crianças, as capacidades de concentração

Leia mais

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DEFINIR E CLASSIFICAR EXPERIMENTANDO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 DEFINIR E CLASSIFICAR EXPERIMENTANDO Caro(a) aluno(a), Neste Caderno, você estudará Geometria. Esse estudo começa com o reconhecimento, a observação e a classificação de figuras planas e espaciais. Para tanto, serão realizados trabalhos em

Leia mais

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Fazendo Arte com PET Módulo I Corte e Dobradura 7 peças ATELIER ARTES, COISAS & TROÇOS Cláudia Gianini (5511) 3272-8111 contato@artesecoisas.com.br www.artesecoisas.com.br

Leia mais

CO M O DESENHAR DEZENAS DE EXPRESSÕES FACIAIS USAN D O APENAS 2 ELEMENTOS

CO M O DESENHAR DEZENAS DE EXPRESSÕES FACIAIS USAN D O APENAS 2 ELEMENTOS CO M O DESENHAR DEZENAS DE EXPRESSÕES FACIAIS USAN D O APENAS 2 ELEMENTOS 1 Como Desenhar Dezenas de Expressões Faciais Usando Apenas 2 elementos do rosto? Você vai entender mais sobre a expressividade

Leia mais

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Igual ou diferente, olhar da gente depende do Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1. Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco?

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1. Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco? OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 4º e 5º Ano FASE 1 1) Este boneco é formado por figuras geométricas planas Qual das maletas a seguir possui todas as peças utilizadas na montagem desse boneco? Resposta E 2) Isabel

Leia mais

Prova Literacia Matemática fase 1

Prova Literacia Matemática fase 1 Prova Literacia Matemática fase 1 1. Em 2014, o gato era o animal de estimação de 2,387 milhões de portugueses. Quantos portugueses tinham o gato, como animal de estimação, em 2014? (A) 238 700 (B) 23

Leia mais

Calendário de Verificação da Aprendizagem II Unidade

Calendário de Verificação da Aprendizagem II Unidade 1º Ano Fundamental A/B 08/06/2018 QUI 14/06 SEG 18/06 QUA 20/06 LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de Texto, Formação de Palavras. Vogais e Consoantes Págs. 96,97,98,99,100,101. Sílaba Págs.117,118,119,120,121,122,123.

Leia mais

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM:

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: QUAL É O PINGO QUE QUER PINTAR O MUNDO DE AMARELO? PINTE AS VOGAIS

Leia mais

IMAGENS DO POOH E SEUS AMIGOS NA PÁSCOA

IMAGENS DO POOH E SEUS AMIGOS NA PÁSCOA IMAGENS DO POOH E SEUS AMIGOS NA PÁSCOA Para quem procura imagens de páscoa, hoje trago 30 imagens do Pooh e seus amigos na Páscoa. O Pooh no Brasil é chamado de Ursinho Puff. É um personagem muito fofo

Leia mais

ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO. Várias atividades para o Dia do Circo que é comemorado no dia 27 de março.

ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO. Várias atividades para o Dia do Circo que é comemorado no dia 27 de março. ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27 DE MARÇO Várias atividades para o Dia do Circo que é comemorado no dia 27 de março. Conteúdo dessa postagem: atividades do circo,

Leia mais

Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental GEOMETRIA

Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental GEOMETRIA GEOMETRIA Teoria de Van Hiele Os van Hiele assinalam que, numa sala de aula, cada aluno pensa em diferentes níveis e, além disso, eles apresentam modos de pensar diferentes dos professores, pois costumam

Leia mais

Sequência Didática Interdisciplinar

Sequência Didática Interdisciplinar Sequência Didática Interdisciplinar SÉRIE: 3º Ano COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa, História e Artes CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA: Oralidade, leitura e Escrita: Gênero Textual Parlendas, Trava-línguas,

Leia mais

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA:

NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOME: Prof.ª TURMA: ESCOLA: COMPLETE O TEXTO COM AS SÍLABAS QUE FALTAM: DONA FILOMENA TINHA 3 ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, O ATO QUE SÓ QUERIA SABER DE FICAR SE ESFREGANDO NAS PERNAS DAS PESSOAS

Leia mais

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente.

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Jardim II - Volume 4 / 2013 1 Ouça a música e acrescente as letras que faltam para dar sentido às palavras. Paulo e os peixes aulo egou

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Aluno

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Maternal NOME ANO/TURMA:

Maternal NOME ANO/TURMA: Maternal NOME ANO/TURMA: EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvimento integral da criança Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22.6 (ARA) M A

Leia mais

Caderno 1. Matemática. Teste Intermédio de Matemática. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade

Caderno 1. Matemática. Teste Intermédio de Matemática. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Matemática Caderno 1 Teste Intermédio Matemática 2.º Ano de Escolaridade Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 05.06.2012 Nome do aluno: Assinatura

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019 Após o término das atividades de Matemática propostas, TREINE a leitura oral do texto

Leia mais

Os maiores seres vivos do mundo são as sequoias da Califórnia, nos Estados Unidos, que podem chegar a mais de 100 metros de altura.

Os maiores seres vivos do mundo são as sequoias da Califórnia, nos Estados Unidos, que podem chegar a mais de 100 metros de altura. 123 Os maiores seres vivos do mundo são as sequoias da Califórnia, nos Estados Unidos, que podem chegar a mais de 100 metros de altura beija-flor 10 cm humanos 1,70 metro sequoia californiana 112 metros

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV2. Período: JUNHO/2019

Cronograma de Avaliações AV2. Período: JUNHO/2019 Cronograma de Avaliações AV2 Professora: Erika Beatriz Amorim Turma: 1ºB Bimestre: 2º Período: JUNHO/2019 03/06/19 HISTÓRIA Convivência em família, lições da vida, famílias do passado. (Livro integrado

Leia mais