GUIA PRÁTICO PARA PARAR DE FUMAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA PRÁTICO PARA PARAR DE FUMAR"

Transcrição

1 286 LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA A N E X O 2 GUIA PRÁTICO PARA PARAR DE FUMAR LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA Diversos são os motivos que podem levar à decisão de parar de fumar, e muitos são os caminhos que um fumante pode percorrer para atingir esse objetivo. Cada fumante é único nas suas necessidades e questões comportamentais, e certamente a intervenção, terapêutica ou não, que serve para um pode não servir para outro. A orientação e o acompanhamento de um médico, sempre que possíveis, serão muito importantes, pois reforçam a decisão tomada pelo paciente, possibilitam uma terapia cognitivo-comportamental (TCC) dirigida para os problemas individuais, e, se indicado, o uso de medicamentos, e constituem-se uma relação não apenas terapêutica, mas também de compromisso pessoal. Em razão de o tabagismo envolver questões multifatoriais, existe ampla variação de necessidades e de possibilidades quanto a recursos e intervenções que podem ser usados para parar de fumar. A seguir, sugere-se uma sequência que pode ser útil para qualquer situação em que esse seja o objetivo, por iniciativa e ação exclusivas do próprio fumante ou com recursos de intervenção terapêutica profissional, individual ou em grupo. PRIMEIRO PASSO DESEJO DE PARAR DE FUMAR Quem tem um grande objetivo, tem mais motivação e, assim, poderá ter um grande desejo de parar. Com esse perfil, um fumante pode parar de fumar por conta própria e manter a abstinência continuamente. Pelo menos, deve tentar.

2 TABAGISMO 287 Se o querer for pequeno, será muito importante uma estratégia motivacional que possibilite ao próprio fumante mudar esse comportamento. Nesse sentido, recomenda-se a intervenção de profissional experiente e que se considerem estratégias para mudança de fase comportamental, pois por outro caminho a cessação é mais difícil, e recaídas são frequentes. Trabalhar com os sentimentos pode reforçar a motivação e o desejo. A decisão para cessação do tabagismo pode ser tomada a qualquer momento da vida desde que haja grande objetivo (pode ser mais de um) e forte motivação. Constituem objetivos frequentes: preservação da saúde, prevenção de doenças, redução de danos (no caso de doença já instalada), proteção de pessoas de ligação afetiva, maior consideração para com o desejo e os conselhos de entes queridos. A decisão de parar de fumar terá mais consistência se tomada pelo paciente. SEGUNDO PASSO PREPARAR-SE É muito importante que o paciente incorpore o conceito do tabagismo como doença de dependência de nicotina e entenda com a maior clareza que a privação de cigarros pode levar ao surgimento de sintomas desagradáveis a síndrome de abstinência (SA). A avaliação do grau de dependência é feita pelo Teste de Fagerström (TF) ou, simplesmente, por duas variáveis que, se presentes, indicam alta dependência. Vejam-se as possibilidades: a) TF com pontuação acima de 5; b) fumar 20 ou mais cigarros por dia e fumar o primeiro cigarro do dia logo após acordar (dentro de 60 minutos). Nessas situações, está indicada a terapia de reposição de nicotina (TRN). A indicação de outros recursos terapêuticos dependerá de uma avaliação mais detalhada.

3 288 LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA Medidas preparatórias para a cessação, usadas nos dias que a antecedem, são abordadas a seguir. Quanto mais consistente a preparação, maior a chance de parar de fumar. TERCEIRO PASSO MARCAR O DIA D (O DIA DE PARAR TOTALMENTE DE FUMAR) A maneira mais objetiva de parar de fumar é a abrupta no dia D. Esse dia pode ser uma data emblemática para o paciente (seu aniversário ou o de pessoa com forte relação afetiva, ou outra comemoração). Recomenda-se para as vésperas do dia D : reduzir o número de cigarros fumados diariamente; não fumar dentro do domicílio fazer uma verdadeira limpeza do cheiro de cigarro no lar; afastar, controlar ou, pelo menos, reduzir os gatilhos os fatores que levam a fumar; ingerir muito líquido; iniciar ou incrementar exercícios; cuidar da alimentação; ocupar-se, distrair-se, preencher o tempo para ficar menos exposto aos lapsos e à recaída; apropriar-se dos recursos para cessação aumentar a autoeficácia; gostar mais de si mesmo reforçar a autoestima. Quando o fumante passa a encarar que parar de fumar significa adquirir muitos ganhos em diversos domínios, aumenta muito a motivação. CONSIDERAR OPÇÕES MEDICAMENTOSAS Sempre com orientação médica. Quem tem maior risco de síndrome de abstinência (TF > 5; fuma 20 cigarros ou mais por dia, fuma o primeiro cigarro do dia logo ao acordar; tem dificuldade para curtos períodos de abstinência), deve realizar TRN. A SA pode ser reduzida e até abolida com TRN (adesivo + goma de mascar), e a bupropiona também pode ser muito eficaz para esse mesmo objetivo. Para casos selecionados, pode ser indicado bloqueador de receptores nicotínicos (Vareniclina = Champix ).

4 TABAGISMO 289 Uma medicação psicoativa pode ser utilizada para controlar transtornos comportamentais. É muito importante enfatizar que medicamentos, isoladamente, sem orientação e acompanhamento médico, não devem ser utilizados, pois além de poder ter riscos, não proporcionam resultado satisfatório. O mais eficaz é trabalhar com o processo da terapia cognitivo-comportamental, associando-se a medicação indicada, conforme necessidades individuais. A marcação do dia D sinaliza desejo de cessação. QUARTO PASSO MANUTENÇÃO A manutenção é o principal item do processo de cessação do tabagismo, uma vez que o fumante pode ter diversas dificuldades para manter-se abstêmio. Pela ambivalência comportamental, ao mesmo tempo, quer parar de fumar e quer fumar. Pelos problemas habituais, pode ter dificuldades de manter o mesmo grau de motivação continuamente. É preciso saber lidar com os altos e baixos e com as frustrações criar mecanismos de enfrentamento para lidar com a FISSURA, o LAPSO e a RECAÍDA. A fissura é aquela vontade incontida de fumar que pode surgir a qualquer momento, dura alguns minutos, e passa em seguida. O fumante deve saber que logo vai passar! E que é preciso se controlar e não fumar. Nessa ocasião, alguém pode ficar encarregado de ajudar o paciente utilizando estratégias para afastar o cigarro e ajudar a passar o tempo. Ocupar-se, distrair-se, restringir o acesso a cigarros, ingerir muita água e outros líquidos, mastigar gelo, usar goma de mascar. Lapso é fumar um cigarro, isoladamente. Se acontecer, com firmeza e compreensão, deve-se convencer o paciente a não abandonar o programa para cessação do tabagismo, e a não sentir culpa e enfrentar dificuldades. Recaída é voltar a fumar progressivamente mais até reassumir o padrão anterior, do período em que fumava de forma regular. Deve-se sempre estimular o reingresso imediato no programa. Os primeiros 12 meses sem fumar são fundamentais.

5 290 LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA A TCC pode ser de grande auxílio para fortificar mecanismos de enfrentamento para as situações que ameaçam a abstinência. A manutenção é o mais difícil da cessação, requerendo esforço e persistência. O processo de cessação do tabagismo implica dois objetivos primordiais: (1) inicialmente, conseguir parar de fumar, o que pode ser obtido de diversas maneiras e, preferencialmente, de maneira abrupta, o que deve ocorrer nas primeiras semanas de tratamento; e, a seguir, (2) manter o paciente em abstinência pelo menos durante 12 meses, pois nesse período há maior risco de recaída. A Figura A1 expressa diversas possibilidades: alguns pacientes simplesmente não conseguem parar de fumar (linha cinza pontilhada); os que param o fazem nas primeiras semanas (setas cinzas); recaídas, embora sejam mais comuns nas fases iniciais, podem ocorrer em qualquer momento (setas pretas). Como existe muita variabilidade entre os pacientes, em alguns casos pode ser necessário prorrogar o tempo de tratamento e de acompanhamento do paciente por mais de 12 meses. Tanto os pacientes que recaem quanto os que ainda não conseguiram parar de fumar podem ser tratados com reforço das intervenções ou recorrendo-se a itens ainda não utilizados. Orientação profissional sempre ajuda a parar de fumar!

6 TABAGISMO 291 FIGURA A1 SEQUÊNCIA DOS PRIMEIROS 12 MESES DO PROCESSO DE CESSAÇÃO. CASOS CLÍNICOS CASO 1 J.M.C., 60 anos de idade, sexo masculino, fumante desde os 15 anos. Assintomático. Tem pensado muito em parar de fumar. Já fez algumas tentativas, mas cada vez que tenta surge algo que o impede de manter a abstinência. Na última vez, houve problemas familiares que o deixaram muito ansioso e só conseguiu parar de fumar durante dois dias. Atualmente, tem muito desejo de parar de fumar principalmente porque vai nascer seu primeiro neto e gostaria de preservar a sua saúde para poder curtir esta nova experiência de vida.

7 292 LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA TOMADA DE DECISÃO O paciente decidiu consultar com um especialista em tratamento do tabagismo. Inicialmente, fez algumas perguntas: Qual a melhor maneira de parar de fumar? Poderá ser por conta própria embora você já tenha feito várias tentativas sem sucesso, se tiver motivação suficiente poderá tentar novamente. Poderá marcar o dia D na data do seu aniversário, por exemplo, desde que esta data esteja próxima; pode ser outra data relacionada com alguma situação afetiva. Esse é um caminho que sempre pode ser tentado. No entanto, a chance de manter a abstinência após um ano costuma ser relativamente baixa. A persistência da sua motivação é que definirá o resultado. Poderá ser ainda com apoio profissional de preferência, com especialista no tratamento do tabagismo, ou por meio de um programa de tratamento em instituição ligada à saúde pública ou privada, que conte com um grupo dedicado ao tema. Esse auxílio aumenta muito a chance de parar de fumar. Como saber se o tratamento indicado servirá para o meu caso? Sempre será importante informar-se sobre a credibilidade dos profissionais e da instituição. Deve-se seguir um método terapêutico que se adapte às necessidades e possibilidades individuais. É importante a percepção do interesse, da dedicação e da firmeza dos profissionais. Durante a avaliação, o profissional explicou como funciona o programa e enfatizou que a base do tratamento é a TCC (terapia cognitivo-comportamental). O que é TCC? A terapia cognitivo-comportamental compreende diversas técnicas que podem ser utilizadas a fim de que o próprio fumante, a partir do conhecimento das suas características pessoais obtidas de maneira simples e organizada com o auxilio de um profissional, direcione as ações que o ajudarão objetivamente no

8 TABAGISMO 293 seu tratamento. A TCC possibilita superar com mais facilidade os fatores que dificultam que ela pare de fumar, sob orientação. Os fatores-gatilho também foram avaliados detalhadamente. O que são fatores-gatilho? São as diversas circunstâncias que levam a pessoa a fumar, como o convívio com fumantes, que torna o fumar uma maneira de se relacionar; acostumar-se com as sequências automáticas comer e fumar, tomar cerveja e fumar, sentir-se ansioso e fumar. Após a avaliação, concluiu-se que este paciente tinha elevada dependência da nicotina, pois fumava uma carteira de cigarros por dia e começava a fumar logo após acordar. Portanto, foi indicada TRN (terapia de reposição de nicotina). O que é TRN? A terapia de reposição da nicotina, como o nome indica, visa fornecer nicotina ao organismo para reduzir os sintomas da síndrome de abstinência. Costuma-se usar duas formas de oferecer nicotina na TRN: adesivo e goma de mascar. Indicou-se também bupropiona, comprimidos para uso por via oral, que tem a eficácia comprovada em auxiliar a parar de fumar. Devido ao seu grau de ansiedade, também recebeu prescrição para usar medicamento ansiolítico, à noite, se necessário (clonazepam, comprimidos de 0,5 mg). PREPARAÇÃO Antes de iniciar a medicação, ficou marcada uma data para parar de fumar, de acordo com sua preferência. O DIA D Nos dias subsequentes, surgiram inúmeras situações de risco que podiam interromper a abstinência. No entanto, pela preparação recebida, o paciente desenvol-

9 294 LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA veu mecanismos de enfrentamento para que estas situações não o desviassem do programa. Nas primeiras semanas de cessação, evitou conviver com fumantes, também evitou bebidas alcoólicas, não mais fumou dentro da própria residência (há muito não fumava em ambientes fechados), imediatamente após as refeições escovava os dentes, bebia bastante água, passou a praticar exercícios físicos regularmente, enfim, ocupou seu tempo de lazer com coisas que o afastavam do cigarro. Depois de dois meses sem fumar, em uma festa, depois de alguns drinques, foi tentado a fumar. Mas lembrou (e sua esposa também reforçou) de que foi advertido para não fumar sequer um cigarro, pois isso é um fator de risco para voltar a fumar. Ele sabia que essa é uma causa frequente de recaída. MANUTENÇÃO Todas as medidas de manutenção foram duradouras, pois o paciente sempre esteve ciente de que o risco para recaída é persistente, embora fosse cada vez menor. Após os primeiros 12 meses de abstinência, recebeu alta do tratamento. O objetivo deste paciente foi alcançado. CASO 2 M.S.A., 45 anos de idade, sexo feminino, fumante desde os 14 anos. Tem pensado muito em parar de fumar, pois sua pele apresenta alterações que, segundo o seu cirurgião plástico, tem ligação direta com o cigarro, e a frequente rouquidão incomoda muito. Nunca parou de fumar pois sempre gostou deste prazer na sua vida, mas agora a sua saúde e os fatores mencionados passaram a ser mais importantes. Por outro lado, tem enfrentado dificuldades cada vez maiores nos seus ambientes de convívio social. Como gosta muito de viajar, também enfrenta situações constrangedoras devido às regras de ambientes fechados sem cigarros, que atualmente estão presentes em boa parte do mundo. TOMADA DE DECISÃO Como anteviu muitas dificuldades para parar de fumar sem apoio profissional, optou por procurar um especialista no tratamento do tabagismo.

10 TABAGISMO 295 Logo na primeira entrevista disse que precisava parar de fumar e que gostaria muito de receber um tratamento que pudesse ajudar nesse intento. Desse modo, o profissional expôs que o programa incluía uma série de itens que tinham relação com o problema do tabagismo, como: avaliação clínica geral; revisão de conceitos e conhecimentos sobre a doença tabagismo e suas implicações; estilo de vida: exercícios físicos, alimentação; qualidade de vida. Quando foi informada de que o programa se baseava na terapia cognitivo-comportamental, e que medicamentos poderiam ou não ser usados, ficou ainda mais interessada, pois não costumava e nem gostava de usar medicações. Achou interessante a questão dos fatores-gatilho, pois sempre observou que havia algo de errado nas suas rotinas tudo sempre a levava a fumar! Após a avaliação, concluiu-se que a paciente tinha moderada dependência da nicotina, pois fumava meia carteira de cigarros por dia e, sem maiores dificuldades, só começava a fumar após sair de casa, pois o marido e os filhos não a deixavam fumar no domicílio. Portanto, a TRN (terapia de reposição de nicotina) teria menor importância e talvez nem precisasse ser usada. Pelo seu baixo grau de ansiedade, não usou medicamento ansiolítico. Cogitou-se a administração da bupropiona, sem uma tomada imediata de decisão sobre seu uso (nunca usou). PREPARAÇÃO Neste caso a TCC poderia ser suficiente. Marcou a data para parar de fumar no dia do aniversário do filho mais novo, e ele disse que esse foi o melhor presente da sua vida (este fato foi de muito peso como reforço da decisão da paciente). O DIA D Com o transcorrer dos dias, as inúmeras situações de risco que ameaçaram interromper a abstinência foram superadas, pois se sentia preparada para este confronto.

11 296 LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA Após dois meses sem fumar, recomeçou a frequentar seus ambientes normais de convívio social, sempre lembrando das advertências para não fumar sequer um cigarro, pois sabia que isso é uma causa frequente de recaída. MANUTENÇÃO Manteve as principais medidas de manutenção nos meses seguintes e após um ano estava abstinente da nicotina, tranquila e satisfeita consigo mesma. Seu cirurgião plástico lhe disse para aguardar mais algum tempo antes de definir o tipo de intervenção, pois sua pele já estava bem melhor. A rouquidão sumiu. Nestes primeiros dois casos, os pacientes estavam motivados a parar de fumar, o que facilitou o trabalho do profissional. Bastou a aplicação do protocolo habitual e o empenho do terapeuta, pois os pacientes fizeram sua parte. CASO 3 A.M.V., 65 anos de idade, sexo masculino, fumante desde os 12 anos, fuma em média 20 a 25 cigarros por dia. Apresenta dispneia há cerca de cinco anos, com agravamento no último ano. Há piora ao caminhar rapidamente e ao subir em plano inclinado. Tem um peso adequado para a sua idade. Sem crises respiratórias importantes nos últimos 12 meses. Vem à consulta para avaliação desse sintoma. Realizou raio X de tórax e espirometria. Diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com VEF1 de 1,7 L (55% do previsto). O paciente, quando questionado sobre o seu nível de conhecimento em relação à associação entre tabagismo e DPOC diz desconfiar dessa relação, mas não tem um conhecimento preciso sobre o assunto. É informado de que sua doença é potencialmente grave e que a única forma, no momento, mais plausível para conter sua progressão é a cessação do tabagismo. Questionado sobre o nível de importância e confiança em relação à cessação (notas de 0 a 10, sendo 0 nada importante/confiante e 10 extremamente importante/confiante) deu nota 6 para importância e 3 para confiança. Questionado sobre o porquê dessas notas, respondeu primeiramente sobre a importância, pois diz acreditar ser bom parar de fumar, porém não conseguia permanecer sem fumar porque sua concentração no trabalho ficava muito

12 TABAGISMO 297 prejudicada (é analista de sistemas). Sobre a confiança, já tentou parar pelo menos três vezes e nunca conseguiu por mais de dois dias, pois ficava muito nervoso e sua concentração reduzia. Nessa situação, uma abordagem motivacional é muito importante, pois a confiança e a importância atribuídas estão intimamente relacionadas. Com essa abordagem verificou-se que o paciente considerava que fumar era mais importante nesse momento, pois seu desempenho no trabalho estava intimamente relacionado ao uso da nicotina e à dependência. Nesse momento, a intensidade da dispneia não representava um mal tão grande comparado ao fato de ter que reduzir a sua eficiência no trabalho. O funcionamento logístico de muitas empresas depende de mim, repetia. O paciente não apresentava doenças psiquiátricas importantes, nem na história pregressa. Nesse caso, é essencial que o médico aumente o grau de importância para cessação do tabagismo melhorando a confiança do paciente. Ele já tentou parar várias vezes e não teve sucesso pelos sintomas de abstinência e por isso, aparentemente, ter atrapalhado a sua profissão. Abordagens com perguntas evocatórias ( O que você acha que deveria fazer? ), explorar mudanças hipotéticas ( Como seria se a sua concentração fosse influenciada se não fumasse? ; O que você acharia de um tratamento em que pudesse parar de fumar e isso afetasse pouco a sua concentração? ), brainstorming ( Diga-me que métodos você já utilizou ou acha que poderiam ajudar a melhorar a sua concentração? ) poderiam ser de grande auxílio. De forma não confrontadora, o paciente exploraria alternativas de auxílio, enquanto aumentaria o seu grau de confiança. CASO 4 J.C.M., 62 anos de idade, sexo masculino, fumante desde os 16 anos. Fuma em média 40 cigarros por dia. Consultou o médico por apresentar sintomas recentes de infecção respiratória (tosse, expectoração amarelada, chiado no peito, febre). Apresenta falta de ar quando caminha rapidamente e ao subir lombas. Realizou raio X de tórax e espirometria. Os diagnósticos pneumológicos foram: (1) infecção respiratória aguda não pneumônica e (2) doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com leve alteração da espirometria (VEF1 de 2,0 L = 65% do previsto, sem resposta ao broncodilatador). Questionado sobre os problemas que o tabagismo está lhe causando, disse ter conhecimento, mas que atualmente não tem

13 298 LUIZ CARLOS CORRÊA DA SILVA como parar de fumar. Foi-lhe explicado sobre a DPOC e que a única forma de conter sua progressão é a cessação do tabagismo. Por influência da esposa e dos filhos decidiu fazer tratamento para cessação do tabagismo. Orientações lhe foram passadas sobre a TCC e após receber informações sobre a TRN, bupropiona, e vareniclina, preferiu usar esta última. Após três meses conseguiu reduzir de 40 cigarros por dia para 10 a 15 cigarros por dia. Usou uma segunda etapa de vareniclina, mas no sexto mês de tratamento não conseguiu baixar de 10 cigarros por dia. E assim permaneceu ao final de 12 meses e, posteriormente, em outra revisão aos 24 meses. Este é um caso de redução de danos, uma das propostas do tratamento do tabagismo na qual o máximo que se consegue é a diminuição da carga tabágica. Certamente, diminuindo o inóculo os danos poderão ser menores, mas nunca será tão seguro quanto a cessação total do tabagismo. NOS CASOS 3 E 4, EM QUE OS PACIENTES SÃO MUITO DEPENDENTES PENSAM QUE CIGARROS AJUDAM A ENFRENTAR A ROTINA EM VEZ DE ASSOCIAREM O TABAGISMO COM OS DANOS CAUSADOS, O QUE DIFICULTA MUITO A DECISÃO DE PARAR DE FUMAR ENTREVISTAS MOTIVACIONAIS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA A MUDANÇA DE FASE COMPORTAMENTAL E PARA APOIAR SUA TOMADA DE DECISÃO.

ESTUDO DIRIGIDO - TABAGISMO

ESTUDO DIRIGIDO - TABAGISMO ESTUDO DIRIGIDO - TABAGISMO Leia os dois casos clínicos abaixo e as perguntas que fizemos sobre eles. Mas não comece a responder ainda. Depois de analisar bem os dois casos, abra os textos Tabagismo Diretrizes

Leia mais

ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA)

ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA) ABORDAGEM MÍNIMA/BÁSICA DO FUMANTE (PAAPA) Ministério da Saúde - MS Instituto Nacional de Câncer - INCA Coordenação de Prevenção e Vigilância - Conprev Divisão de Programas de Controle do Tabagismo e outros

Leia mais

TABAGISMO é um comportamento dependente, portanto

TABAGISMO é um comportamento dependente, portanto Antonio Tomé O TABAGISMO é uma doença, onde a ingestão de nicotina através do uso de cigarros produz o vício, ou seja, o organismo se acostuma com a presença das substâncias presentes no cigarro, cerca

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível

Leia mais

CESSAÇÃO DO TABACO EM PACIENTES PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO ANO DE 2014

CESSAÇÃO DO TABACO EM PACIENTES PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO ANO DE 2014 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

USO DE MEDICAMENTOS NO ABANDONO DO TABAGISMO

USO DE MEDICAMENTOS NO ABANDONO DO TABAGISMO USO DE MEDICAMENTOS NO ABANDONO DO TABAGISMO Silvia Cardoso Bittencourt Médica /Professora Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) TABAGISMO O tabagismo é um dos fatores que mais contribui para

Leia mais

CESSAÇÃO DE TABAGISMO ONLINE: PROGRAMA VIDA SEM CIGARRO. Silvia Maria Cury Ismael Hospital do Coração (HCor)

CESSAÇÃO DE TABAGISMO ONLINE: PROGRAMA VIDA SEM CIGARRO. Silvia Maria Cury Ismael Hospital do Coração (HCor) CESSAÇÃO DE TABAGISMO ONLINE: PROGRAMA VIDA SEM CIGARRO Silvia Maria Cury Ismael Hospital do Coração (HCor) Epidemiologia do Tabagismo Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal

Leia mais

Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*.

Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. Cigarro é droga? Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. * Focchi, GRA, 2003 Fumar apenas 1

Leia mais

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes.

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. 1. ALGUNS DADOS IMPORTANTES i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. i No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. Brasil está no quarto lugar na produção

Leia mais

Vigilância de fatores de risco: Tabagismo

Vigilância de fatores de risco: Tabagismo Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV Vigilância de fatores de risco: Tabagismo Maria Isabel do Nascimento MEB/ Departamento de Epidemiologia e Bioestatística

Leia mais

Quando o medo foge ao controle

Quando o medo foge ao controle Quando o medo foge ao controle Transtorno de Ansiedade Generalizada Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

Como deixar de fumar (adaptado de American Cancer Society)

Como deixar de fumar (adaptado de American Cancer Society) Como deixar de fumar (adaptado de American Cancer Society) Descrevem-se diferentes actividades que os fumadores usam para se treinarem a viver livres do tabaco. Algum ou vários destes métodos em combinação

Leia mais

O que deve ser valorizado na avaliação clínica do paciente fumante? Agenda

O que deve ser valorizado na avaliação clínica do paciente fumante? Agenda Agenda 1. Importância da avaliação 2. Avaliação do perfil do fumante 3. Avaliação motivacional para melhor abordagem 4. Avaliação pró-ativa do estado de saúde 1. Importância da avaliação Como existem muitos

Leia mais

Tabagismo. Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV

Tabagismo. Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV Vigilância de fatores de risco: Tabagismo Maria Isabel do Nascimento MEB/ Departamento de Epidemiologia e Bioestatística

Leia mais

HOJE É O DIA EM QUE ENFRENTO A FPI. lutarcontraafpi.pt

HOJE É O DIA EM QUE ENFRENTO A FPI. lutarcontraafpi.pt lutarcontraafpi.pt A APOIAR OS DOENTES COM FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA HOJE É O DIA EM QUE ENFRENTO A FPI Guia de Apoio aos Doentes com Fibrose Pulmonar Idióptica: Saiba como discutir a sua doença e opções

Leia mais

PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO. Demanda Nacional para Cessação do Tabagismo

PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO. Demanda Nacional para Cessação do Tabagismo PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO Ministério da Saúde - MS Instituto Nacional de Câncer - INCA Coordenação de Prevenção e Vigilância - Conprev Divisão de Controle do Tabagismo Ricardo

Leia mais

CASO CLÍNICO 3. Recomendações: Esse paciente deve ser aconselhado a abandonar o tabagismo; uma possível estratégia, usando os 5 As

CASO CLÍNICO 3. Recomendações: Esse paciente deve ser aconselhado a abandonar o tabagismo; uma possível estratégia, usando os 5 As CASO CLÍNICO 3 parar. Ao exame, não apresenta sofrimento respiratório em repouso, seus sinais vitais são normais e não tem qualquer sinal óbvio de cianose. Seu exame pulmonar mostra redução do movimento

Leia mais

INICIAÇÃO AO TABAGISMO O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERÍSTICAS GERAIS

INICIAÇÃO AO TABAGISMO O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERÍSTICAS GERAIS O TRATAMENTO DO TABAGISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES Maria das Graças Rodrigues de Oliveira CONTAD / AMMG Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte CARACTERÍSTICAS GERAIS A Nicotina é uma droga que

Leia mais

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Tabagismo: uma doença Atualmente, o tabagismo é reconhecido como uma doença causada pela dependência de uma droga, a nicotina. O fumante expõe-se a mais de 4.700

Leia mais

BASES PARA ABORDAGEM DO FUMANTE

BASES PARA ABORDAGEM DO FUMANTE BASES PARA ABORDAGEM DO FUMANTE Ministério da Saúde - MS Instituto Nacional de Câncer - INCA Coordenação de Prevenção e Vigilância - Conprev Divisão de Programas de Controle do Tabagismo e outros Fatores

Leia mais

DEIXANDO DE FUMAR SEM MISTÉRIOS

DEIXANDO DE FUMAR SEM MISTÉRIOS DEIXANDO DE FUMAR SEM MISTÉRIOS Triagem consulta de avaliação clínica Objetivos: avaliação da história clínica atual; avaliação da história tabagística; avaliação clínica, peso, altura e monóxido de carbono;

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

Tabagismo na Empresa: Ações Promotoras de Saúde

Tabagismo na Empresa: Ações Promotoras de Saúde Tabagismo na Empresa: Ações Promotoras de Saúde Cláudia Fabiana de Jesus Centro de Atenção Psicossocial álcool ou outras drogas, CAPSad Introdução O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da

Leia mais

Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental. Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009

Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental. Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Infarto Agudo do Miocárdio Avaliação de Saúde Mental Versão eletrônica atualizada em Fevereiro 2009 Grupo de Trabalho: Dra. Ana Luiza Camargo Psicóloga Ana Lucia Martins da Silva Implementação do Protocolo:

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM NO TRATAMENTO DO TABAGISMO. Silvia Cardoso Bittencourt Médica /Professora Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM NO TRATAMENTO DO TABAGISMO. Silvia Cardoso Bittencourt Médica /Professora Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM NO TRATAMENTO DO TABAGISMO Silvia Cardoso Bittencourt Médica /Professora Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) TABAGISMO NO BRASIL Frequência de adultos (acima de 18 anos)

Leia mais

Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química

Insônia leva à busca de medicamentos tarja-preta, como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química A situação é cada vez mais comum. Uma pessoa tem dificuldade para dormir,

Leia mais

sabe o que é a DPOC?

sabe o que é a DPOC? sabe o que é a DPOC? Doença quer dizer mal estar Pulmonar quer dizer que se localiza nos pulmões Obstrutiva quer dizer brônquios parcialmente danificados Crónica quer dizer que é para sempre DPOC o que

Leia mais

NIDA National Institute on Drug Abuse NIH - National Institute of Health

NIDA National Institute on Drug Abuse NIH - National Institute of Health NIDA National Institute on Drug Abuse NIH - National Institute of Health Dependência química doença complexa busca compulsiva e incontrolável o uso persiste apesar das conseqüências negativas pode se tornar

Leia mais

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)?

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)? Entrevista inicial para terapia cognitivo-comportamental Nome: Data: 1. Data de nascimento e idade. 2. Estado civil, filhos (nome e idade). 3. Situação de vida atual. Com quem você vive? Como é o local?

Leia mais

Código QUESTIONÁRIO GERAL SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE

Código QUESTIONÁRIO GERAL SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE Código QUESTIONÁRIO GERAL SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE Instruções: Assinale com um X a resposta que considera mais correta em relação a cada uma das perguntas. Em alguns casos a questão é de resposta múltipla.

Leia mais

Deixar de fumar para usufruir ao máximo do tratamento para o cancro

Deixar de fumar para usufruir ao máximo do tratamento para o cancro Deixar de fumar para usufruir ao máximo do tratamento para o cancro Princess Margaret Quit smoking to get the best from your cancer treatment Portuguese Esta informação destina-se a pessoas que fumam ou

Leia mais

Programa Anti-tabagismo

Programa Anti-tabagismo São Paulo, 4 a 6 de março de 2009 Programa Anti-tabagismo Dra. Nathércia Abrão Diretora de Provimento de Saúde Unimed Juiz de Fora Membro da CTPPS Federação Minas Unimed Juiz de Fora em números Receita:180

Leia mais

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje?

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje? O Questionário RX As respostas nesse questionário são apenas pra você, para o seu autoconhecimento. Isso vai servir pra você tomar consciência de várias coisas que precisam ser trabalhadas, muitas delas

Leia mais

Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde

Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde sessão 1 Parabéns! Você esta aqui e isso mostra que esta pronto para um grande passo. A maioria das pessoas hoje em dia tem uma idéia do

Leia mais

PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA

PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA PREVENÇÃO DE RECAÍDA APOIO FRATERNO CAPACITAÇÃO AVANÇADA PONTOS CHAVES A Recaída faz parte do processo de mudança: deve-se encará-la, enfrentá-la e evitá-la; A Prevenção de Recaída baseia-se na ideia de

Leia mais

MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO

MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO Pedro Allan Justino Fernandes 1 ; Yara da Silva Soares 2 ; Clésia Oliveira Pachú 3. (1) Graduando em Farmácia, membro do Núcleo de Educação e Atenção em

Leia mais

18/03/2015 Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Cochrane

18/03/2015 Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Cochrane Cochrane Evidências confiáveis. Decisões bem informadas. Melhor saúde. Os medicamentos utilizados para tratamento de depressão ajudam os fumantes que estão tentando parar de fumar? Introdução e objetivos

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO RELATO DE EXPERIÊNCIA

Leia mais

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO: LIVRE-SE DO VÍCIO DAS DROGAS SUMÁRIO 01. Dependência química: como evitar a recaída? 3 02. Prevenção contra a recaída 7 03. Clínica de recuperação: livre-se da dependência 12 01

Leia mais

Benefícios obtidos após parar de fumar

Benefícios obtidos após parar de fumar Benefícios obtidos após parar de fumar D E I X A N D O D E F U M A R S E M M I S T É R I O S Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde 4 s e s s ã o M A N U A L D O P

Leia mais

DPOC Doença pulmonar obstrutiva crônica Resumo de diretriz NHG M26 (segunda revisão, julho 2007)

DPOC Doença pulmonar obstrutiva crônica Resumo de diretriz NHG M26 (segunda revisão, julho 2007) DPOC Doença pulmonar obstrutiva crônica Resumo de diretriz NHG M26 (segunda revisão, julho 2007) Smeele IJM, Van Weel C, Van Schayck CP, Van der Molen T, Thoonen B, Schermer T, Sachs APE, Muris JWM, Chavannes

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Rinite Alérgica é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA Apresentado por Givanildo Trindade Assistente Social Especialista: Dependência Química com ênfase em Saúde Mental...Objetivo da Aula Identificar a importância do conceito

Leia mais

PREVENÇÃO DE RECAÍDA

PREVENÇÃO DE RECAÍDA PREVENÇÃO DE RECAÍDA Alessandro Alves Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir. Woody Allen A recaída tem sido descrita tanto como um resultado a visão dicotômica de que a pessoa

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA DEIXAR DE FUMAR

PLANO DE AÇÃO PARA DEIXAR DE FUMAR PLANO DE AÇÃO PARA DEIXAR DE FUMAR Deixar de fumar é uma decisão difícil e que requer planeamento cuidado. Fumar é um hábito que provoca dependência física e psíquica e, por isso, muitas vezes é necessária

Leia mais

RESULTADOS DO TRATAMENTO PARA CESSAÇÃO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA

RESULTADOS DO TRATAMENTO PARA CESSAÇÃO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 Características

Leia mais

Avaliação de conhecimentos

Avaliação de conhecimentos 1 Avaliação de conhecimentos - De acordo com o que sabe, o consumo de tabaco é um factor de risco para qual ou quais destas doenças? (coloque uma cruz na opção ou opções que considera correta) - Cancro

Leia mais

Especialização em SAÚDE DA FAMÍLIA. Caso complexo Maria do Socorro. Fundamentação teórica Tabagismo e asma

Especialização em SAÚDE DA FAMÍLIA. Caso complexo Maria do Socorro. Fundamentação teórica Tabagismo e asma Caso complexo Maria do Socorro Especialização em Fundamentação teórica TABAGISMO/ASMA Sandra Aparecida Ribeiro Motivação Não existe um momento ideal para deixar de fumar. Mesmo diante de comorbidades graves

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017 ÁREA TEMÁTICA: 1 ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA

Leia mais

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. TABAGISMO O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o,

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o, O tabaco O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/

MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO CRP 5/ MUDE SEU PENSAMENTO MUDE SEU CORPO Um guia prático e rápido sobre como seu pensamento pode te ajudar a emagrecer Maria Cristina Lopes Quina Corrêa Rio de Janeiro 2015 Este é um mini-ebook para você entender

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE TABAGISMO. CESSAÇÃO TABÁGICA. PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO.

PALAVRAS-CHAVE TABAGISMO. CESSAÇÃO TABÁGICA. PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Capítulo 19 Planejamento contra recaídas

Capítulo 19 Planejamento contra recaídas Capítulo 19 Planejamento contra recaídas Ao final deste capítulo, você poderá Ø Discutir o que é uma recaída e saber o que fazer se as coisas não acontecerem como o planejado Capítulo 19 Planejamento contra

Leia mais

Prepare-se para a consulta com seu médico

Prepare-se para a consulta com seu médico Prepare-se para a consulta com seu médico Para um melhor resultado quando visitar seu médico, é importante estar preparado. Quanto mais completo e claro seja possível descrever a incontinência, mais fácil

Leia mais

Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde

Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde manual_inca004.indd 1 25.09.07 18:48:55 Benefícios obtidos após parar de fumar DEIXANDO DE FUMAR SEM MISTÉRIOS 4 sessão M A N

Leia mais

Manual de cessação do TABAGISMO Quero continuar sem fumar

Manual de cessação do TABAGISMO Quero continuar sem fumar Manual de cessação do TABAGISMO Quero continuar sem fumar sessão 3 Primeira parte Neste momento muitos de vocês já estão em processo de cessação e alguns já até pararam. Vocês devem ter notado alguns benefícios

Leia mais

Fisiopatologia Tabagismo e DPOC

Fisiopatologia Tabagismo e DPOC XVI Curso Nacional de Atualizaçãoem Pneumologia Abordagem do tabagismo na asma e DPOC Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano Hospital do Servidor Público Estadual / SP Fisiopatologia Tabagismo e DPOC Processo

Leia mais

Abordagem do Paciente Tabagista Hospitalizado

Abordagem do Paciente Tabagista Hospitalizado I Encontro de Profissionais de Saúde para Abordagem e Tratamento do Tabagismo na rede SUS 12/09/2012 RJ - INCA Abordagem do Paciente Tabagista Hospitalizado Cristina Cantarino Coordenadora do Centro de

Leia mais

Semanas após o início do tratamento, o paciente obteve um diagnóstico. Ele tinha o

Semanas após o início do tratamento, o paciente obteve um diagnóstico. Ele tinha o O que é o Transtorno da Aversão Sexual? Após uma tentativa de suicídio, William, com pouco mais de 40 anos, recebeu indicação médica para fazer terapia. Ele nunca havia tido qualquer tipo de contato sexual.

Leia mais

Prepare-se para a consulta com seu médico

Prepare-se para a consulta com seu médico Prepare-se para a consulta com seu médico Use esse guia para fazer as perguntas certas durante a sua consulta e para estar equipado com a informação correta. Você pode receber uma indicação para consultar

Leia mais

entendendo as diretrizes profissionais

entendendo as diretrizes profissionais ASMA GRAVE entendendo as diretrizes profissionais Asthma UK Este guia inclui informações sobre o que a Sociedade Respiratória Europeia (ERS) e a Sociedade Torácica Americana (ATS) divulgaram sobre asma

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal Data da entrevista: Numero: 28 / 04 /012 GUIÃO DA ENTREVISTA 6 A Perfil sociodemográfico do cuidador informal 1) Género 2) Idade 3) Estado Civil Feminino Masculino 4) Composição do Agregado Familiar Anos

Leia mais

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO

ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO 1 1 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor poderia retomar a vida aos poucos. É possível ter uma vida boa apesar da É normal ter dias com mais dor e outros com menos 1 2 2 ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO ACEITAÇÃO dor

Leia mais

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Sempre constrangido Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

pare de fumar agora!

pare de fumar agora! pare de fumar agora! Parar de fumar é muito mais fácil do que você pensa! O sistema Como Parar de Fumar Cigarro é tão eficiente porque ensina não só como deixar de fumar, mas também ensina a nunca mais

Leia mais

Prepare-se para a consulta com seu médico

Prepare-se para a consulta com seu médico Prepare-se para a consulta com seu médico Para um melhor resultado quando visitar seu médico, é importante estar preparado. Quanto mais claro você descrever a sua dor, mais fácil será para seu médico ajudar

Leia mais

O QUE OS BRASILEIROS SABEM SOBRE A ASMA

O QUE OS BRASILEIROS SABEM SOBRE A ASMA O QUE OS BRASILEIROS SABEM SOBRE A ASMA Realização Apoio O Estudo O Estudo Metodologia Pesquisa quantitativa realizada via web com questionário estruturado publicado nas redes sociais da Saúde e enviada

Leia mais

Questionário do Hospital Saint George de qualidade de vida (SGRQ)

Questionário do Hospital Saint George de qualidade de vida (SGRQ) QUALIDADE DE VIDA E DPOC Houve um crescimento na última década no interesse em se avaliar a relação saúde-qualidade de vida nos pacientes com DPOC. Vários questionários têm sido desenvolvidos para avaliar

Leia mais

Quando você precisar, nós estaremos lá.

Quando você precisar, nós estaremos lá. 1 SUMÁRIO PENSANDO EM PARAR DE FUMAR... 3 Que tal pensar agora nessa decisão?... 3 SERÁ QUE É TÃO FÁCIL ASSIM... 4 PARANDO DE FUMAR MUITAS COISAS BOAS ACONTECEM... 4 Algumas delas:... 4 CUIDADOS COM A

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE TABAGISMO

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE TABAGISMO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE TABAGISMO O tabagismo é conhecido como uma doença, que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como, álcool,

Leia mais

Espirometria. Espirometria. Espirometria. Espirometria. Relembrando... Volume: quantidade de ar que entra ou sai do pulmão (L)

Espirometria. Espirometria. Espirometria. Espirometria. Relembrando... Volume: quantidade de ar que entra ou sai do pulmão (L) Definição O termo espirometria vem do latim espirare = respirar + metrum = medida É a medida do ar que entra e sai do pulmão Exame peculiar em medicina, pois exige: compreensão e colaboração do paciente

Leia mais

Terapia de reposição de nicotina

Terapia de reposição de nicotina Terapia de reposição de nicotina Unesp Disciplina de Pneumologia Departamento de Clínica Médica Faculdade de Medicina de Botucatu Clínica Médica Os fumantes referem que fumam para aliviar o estresse e

Leia mais

Melhora dos indicadores de saúde e da qualidade de vida auto percebidas por pacientes que obtiveram êxito em parar de fumar.

Melhora dos indicadores de saúde e da qualidade de vida auto percebidas por pacientes que obtiveram êxito em parar de fumar. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

MRM Clínica Criativa e Portal Vida Livre DISPONIBILIZAR Nos próximos capítulos você vai compreender melhor o vício em drogas,

MRM Clínica Criativa e Portal Vida Livre DISPONIBILIZAR Nos próximos capítulos você vai compreender melhor o vício em drogas, Devido a complexidade do tema e das inúmeras buscas por informações de fontes confiáveis e relevantes sobre a questão da dependência química e das compulsões em geral, o Grupo MRM em parceria com a Clínica

Leia mais

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR?

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR? COMO IDENTIFICAR? Ludmila Palhano 1 O detalhamento do conhecimento dos fatores de risco auxilia na delimitação da populações nas quais os eventos poderão ocorrer com maior frequência. ABP, 2014 Dois principais

Leia mais

Modelo de Apresentação de Caso para Supervisão

Modelo de Apresentação de Caso para Supervisão Aluno:... Curso:... Turma/Cidade:... Data:... Modelo de Apresentação de Caso para Supervisão PARTE I: INFORMAÇÕES DO PACIENTE 1. DADOS GERAIS Data de início do atendimento Intervalo médio entre as sessões

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

Objetivos UNIVERSIDADE ESTUDO PILOTO. Clovis Botelho/UFMT

Objetivos UNIVERSIDADE ESTUDO PILOTO. Clovis Botelho/UFMT UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT Objetivos 1. Ensino: nível de conhecimento entre estudantes de medicina 2. Pesquisa: o que temos feito x o que poderemos fazer 3. Extensão: nossos parceiros ESTUDO PILOTO

Leia mais

conhecer e prevenir ASMA

conhecer e prevenir ASMA conhecer e prevenir ASMA 2013 Diretoria Executiva Diretor-Presidente: Cassimiro Pinheiro Borges Diretor Financeiro: Eduardo Inácio da Silva Diretor de Administração: André Luiz de Araújo Crespo Diretor

Leia mais

Tabagismo. Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau

Tabagismo. Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau Tabagismo Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau Histórico 1000 ac rituais indígenas na América Central. Marinheiros de Colombo. Jean Nicot (Nicotiana

Leia mais

FERRAMENTAS DE HEALTH COACH COMO APLICAR NA CONSULTA DE NUTRIÇÃO. Annie Bello

FERRAMENTAS DE HEALTH COACH COMO APLICAR NA CONSULTA DE NUTRIÇÃO. Annie Bello FERRAMENTAS DE HEALTH COACH COMO APLICAR NA CONSULTA DE NUTRIÇÃO Annie Bello MÓDULO 2 Promovendo a mudança de comportamento O que leva uma pessoa a mudar? DOR PRAZER Porque não mudam? São resistentes!

Leia mais

TESTE CICLO DA VIDA. Em qual ciclo você se encontra? Ciclo da frustração, ciclo da sobrevivência ou ciclo da prosperidade?

TESTE CICLO DA VIDA. Em qual ciclo você se encontra? Ciclo da frustração, ciclo da sobrevivência ou ciclo da prosperidade? Em qual ciclo você se encontra? Ciclo da frustração, ciclo da sobrevivência ou ciclo da prosperidade? As perguntas a seguir foram formuladas visando auxiliar na identificação do ritmo de construção de

Leia mais

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Gelder M, Mayou R, Geddes J. Psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999. Diretrizes de abordagem psicoterápica na atenção primária Alexandre de Araújo Pereira ASPECTOS GERAIS Os profissionais que atuam em serviços de atenção primária de saúde frequentemente interagem com uma

Leia mais

COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO?

COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO? Pesquisa de Opinião COMO ANDA A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO? Realizada por: Thaís Quaranta Psicóloga e Neuropsicóloga Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopatologia na Infância e Adolescência- APAE-SP

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA GERENCIAMENTO DE DOENÇAS

MEDICINA PREVENTIVA GERENCIAMENTO DE DOENÇAS MEDICINA PREVENTIVA GERENCIAMENTO DE DOENÇAS INTRODUÇÃO Nesta cartilha contém informações sobre o funcionamento do Gerenciamento de Doenças e seus Programas específicos. A cartilha é um instrumento para

Leia mais

Introdução 5 MAFO 11. Escrita 27. Roda educativa 55. Janela de Johari 79. Escada de inferências 89. Linha do tempo 99. Mandala 111.

Introdução 5 MAFO 11. Escrita 27. Roda educativa 55. Janela de Johari 79. Escada de inferências 89. Linha do tempo 99. Mandala 111. ÍNDICE Introdução 5 MAFO 11 Escrita 27 Roda educativa 55 Janela de Johari 79 Escada de inferências 89 Linha do tempo 99 Mandala 111 Conclusão 123 Agradecimentos 127 Ferramentas de Coaching Educativo 12

Leia mais

PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL

PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL PERFIL DE USUÁRIOS DE PSICOFÁRMACOS ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO SUL DO BRASIL ROSSATO, P. T. 1, JARDIM, F. C. 2, MEDEIROS, O. M. 3, MAGLIONE, R. L. 4, ZAGO, A.

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

c) cite o tratamento mais adequado para esse caso. (7,0 pontos) Respostas:

c) cite o tratamento mais adequado para esse caso. (7,0 pontos) Respostas: 01 Uma mulher de 31 anos de idade, negra, assintomática, fez exame médico de rotina para admissão em emprego. A radiografia de tórax em PA foi a seguinte: a) cite a principal hipótese diagnóstica. (7,0

Leia mais

Depressão. Um distúrbio que tem solução.

Depressão. Um distúrbio que tem solução. Depressão Um distúrbio que tem solução. DEPRESSÃO Depressão é um transtorno psiquiátrico sem causa definida. Afeta o humor, levando à perda de interesse e de prazer por quase todas as atividades do dia

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Cuidado de Enfermagem Ético Cuidado em TODAS as fases da vida tecnologia sofisticada = pode prolongar a vida bem além do momento

Leia mais