Animais Peçonhentos. Priscyla C. Antunes Lauro Monteiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Animais Peçonhentos. Priscyla C. Antunes Lauro Monteiro"

Transcrição

1 Animais Peçonhentos Ofídios Priscyla C. Antunes Lauro Monteiro

2 Ofídios Os ofídios correspondem às serpentes (ou cobras), peçonhentas ou não. Entre as características do grupo estão: a presença de escamas; a fenda cloacal em posição transversal e a grande mobilidade da mandíbula, com uma dupla articulação que lhes permitem uma ampla abertura bucal no plano vertical. Nas serpentes, as metades (direita e esquerda) da mandíbula são livres, independentes e não soldadas medianamente, como nos demais vertebrados. Isso proporciona uma boa abertura bucal também no plano lateral, facilitando a deglutição das grandes presas.

3 Ofídios São consideradas serpentes de importância médica aquelas consideradas potencialmente capazes de produzir envenenamentos que necessitem de uma intervenção médica, podendo em alguns casos levar o ser humano a óbito. No Brasil essas serpentes estão representadas pelas jararacas do gêneros Bothrops, as cascavéis do gênero Crotalus, as surucucus do gênero Lachesis (Viperidae), corais-verdadeiras do gênero Micrurus (Elapidae) e pelas espécies de cobra-verde Philodryas olfersii, P. viridissimus, correcampo P. patagoniensis.

4 Animais Peçonhentos x Animais Venenosos São aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ferrões ou agulhões, comoqualovenenonassuasvítimas. São aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador, provocando envenenamento passivo por contato(lonomia ou taturama), por compressão(sapo) ou por ingestão(peixe baiacu).

5 Características de Serpentes Peçonhentas Fig. 1. A fosseta loreal tem função sensorial que permite às serpentes perceberem as diferenças de temperatura no ambiente e a presença de outros animais. Fig. 2. Dentição solenóglifa - dente modificado presente na região anterior da boca. Cabeça triangular

6 Características de Serpentes Peçonhentas Região dorsal da cabeça coberta por pequenas escamas

7 Características de Serpentes Peçonhentas Escamas em formato de casca de arroz

8 Diferença serpente peçonhenta e não peçonhenta

9 Gênero Bothrops Espécies com mais elevados índices de ocorrências. Encontradas em áreas mais limitadas, como as áreas de mata, ambientes úmidos, áreas cultivadas.

10 Gênero Bothrops Bothrops alternatus (Urutu cruzeiro) Bothrops jararaca (Jararaca)

11 Gênero Bothrops Bothrops jararacussu(jararacuçu) Bothrops moojeni(caissaca)

12 Gênero Bothrops Bothrops neuwiedi(jararaca do rabo branco)

13 Acidente Botrópico O veneno botrópico apresenta atividades proteolíticas, coagulante e hemorrágica. Sua composição pode variar em função da idade do animal, distribuição geográfica e aspectos de caráter individual. Em caso de acidentes, o soro específico a ser utilizado é o antibotrópico, o qual deverá ser aplicado por via intravenosa, em ambiente.

14 Acidente Botrópico

15 Gênero Micrurus Popularmente conhecida por coral, coral verdadeira ou boicorá. Apresentam anéis vermelhos, pretos e brancos em qualquer tipo de combinação. Estes animais têm hábitos subterrâneos ou semi-subterrâneos, podendo se esconder em troncos de árvores e montes de lenhas. Elas representam uma exceção, pois não possuem fosseta loreal e possuem a dentição proteróglifa.

16 Gênero Micrurus Micrurus corallinus Micrurus frontalis

17 Acidentes Elapídicos Acidentes elapídicos envolvem as corais verdadeiras. Os venenos possuem alta toxicidade e têm efeitos neurotóxicos e miotóxicos. As manifestações clínicas caracterizam-se por ptose palpebral bilateral, diplopia, anisocoria, mialgia, sialorréia, dispnéia e paralisia respiratória. O óbito é causado por insuficiência respiratória aguda (IRA). O soro específico a ser utilizado é o antielapídico, o qual deverá ser aplicado por via intravenosa, em ambiente hospitalar.

18 Gênero Lachesis Deste gênero, a serpente de maior importância é a surucucu pico-de-jaca é a maior serpente peçonhenta da América Latina, chegando a alcançar 4 metros de comprimento total. No Brasil, ocorre na região Amazônica e em áreas de Mata Atlântica. Esta serpente apresenta como características a fosseta loreal e a ponta da cauda com escamas em forma de"espinhos".

19 Gênero Lachesis (Lachesis muta Surucucu pico-de-jaca )

20 Acidente Laquético O veneno laquético apresenta atividades fisiopatológicas semelhantes às do veneno botrópico, ou seja, atividade coagulante, hemorrágica e inflamatória aguda. Os Sintomas são: dor, edema e equimose na região da picada, com possível surgimento de vesículas e bolhas de conteúdo seroso ou seroso hemorrágico e hemorragia. Outros sintomas sistêmicos: instalação precoce de hipotensão arterial grave, sudorese e vômitos, cólicas abdominais, diarréia e bradicardia. A intensificação destas alterações pode levar a choque, bradicardia grave e óbito.

21 Acidente Laquético O soro específico a ser utilizado é o antilaquético, o qual deverá ser aplicado por via intravenosa, em ambiente hospitalar. No caso de não haver a disponibilidade do soro específico, o soro antibotrópico-laquético poderá ser utilizado no tratamento.

22 GêneroCrotalus Conhecidas por cascavéis, são encontradas em áreas abertas e secas, mesmo em áreas agriculturáveis de grande parte do Brasil, excluindo-se áreas de vegetação mais densa. Tem presença de chocalho ou gizo na extremidade dacauda,eacoloraçãogeraléolivácea.

23 GêneroCrotalus Crotalus durissus(cascavel)

24 Acidente Crotálico Os acidentes crotálicos são causados por cascavéis. Os sintomas e sinais apresentados pelos pacientes picados são consequência das atividades neurotóxica, miotóxica e coagulante do veneno. O soro específico utilizado no tratamento da picada de cascavel é o anticrotálico, o qual deverá ser aplicado por via intravenosa, em ambiente hospitalar.

25 Acidente Crotálico

26 Gênero Philodryas Serpente que, apesar de pertencer à família de não-peçonhentas, pode causar acidentes sérios. Sua dentição é opistóglifa, ou seja, possui um dente inoculador de veneno situado no fundo da boca, na porção posterior do maxilar superior. Ela possui uma saliva tóxica, por isso deve-se tomar cuidado com possíveis acidentes. Pode alcançar até 1,40m e costuma se alimentar de pequenos mamíferos, aves, lagartos e anfíbios. Cerca de 20 a 40% dos acidentes com serpentes no Brasil são causados pela família Colubrídeas. Pois, por não serem consideradas peçonhentas, não existe um maior cuidado.

27 Gênero Philodryas Casos mais graves por Colubrídeos (especialmente os opistóglifos) estão relacionados com contato continuado (mordedura prolongada por mais de 30 seg) ou repetido(várias mordeduras). Pode ocorrer edema local importante, equimose edor.

28 Gênero Philodryas Philodryas olfersii(cobra Cipó) Philodryas patagoniensis

29 Acidente com Colubrídeos Como não há soro específico, o tratamento da intoxicação por colubrídeos tem de ser feito pelos sintomas, que variam bastante dependendo da serpente e da sensibilidade da vítima. Hoje já se sabe que as cobras como a cipó não picam, mordem. Os sintomas mais comuns causados pelas serpentes consideradas não venenosas são: sensação de queimação (em 30,67% dos casos); dor local (28,09%); hemorragia local (13,40%); coceira (10,5%); e eritema (8,25%) - tudo isso seguido de desconfortos, dormência e suadouros.

30 Prevenção Usar EPI - equipamentos de proteção individual - (botas de cano alto, botinas, sapatos, luvas de couro) são muito úteis para evitar acidentes do gênero, principalmente àqueles relacionados às serpentes. Sempre que for remexer em buracos, folhas secas, vãos de pedras, ocos de troncos ou caminhar pelos campos, use um pedaço de pau ou graveto. Eles ajudam a evitar acidentes.

31 Primeiros Socorros Manter o acidentado em repouso, com o membro mordido elevado. Fazer uma boa limpeza local (água e sabão) e aplicar compressas frias ou gelo. Levar o acidentado mais rapidamente possível para uma emergência. Retire anéis, pulseiras ou qualquer outro objeto que possa impedir a circulação do sangue. Se for possível, capturar o animal que causou o acidente, levando-o juntocomapessoaacidentada.mascuidadoparanãocorrerriscoe se acidentar também.

32 O que NÃO fazer Evitar que o acidentado beba querosene, álcool ou outras bebidas que, além de não neutralizarem a ação do veneno, podem causar intoxicação. Não coloque folhas, querosene, pó de café, terra, fezes e outras substâncias no local da picada, pois elas não impedem que o veneno vá para o sangue. Ao contrário, podem provocar uma infecção, assim como os cortes.

33 O que NÃO fazer Torniquete diminuição da perfusão, concentração do veneno na região distal ao torniquete, maior destruição tecidual. Sucção contaminação do local da picada, intensificação de efeitos isquêmicos. Incisão aumenta via de acesso de microrganismos e sangramento local.

34 Polos de Atendimentos em acidentes por animais peçonhentos no Rio: RIO DE JANEIRO: Hosp. Mun. Lourenço Jorge Av. Airton Sena, 200 Barra Tel: (21) e Hosp. Est. Pedro II Rua do Prado, s/n Santa Cruz Tel: (21) e Inst. Estadual de Infectologia São Sebastião R. Carlos Seidl, 395 Caju Tel: (21) , , e Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) Fiocruz -Av. Brasil, Manguinhos, Rio de Janeiro RJ Tel:(21) NITERÓI Hosp. Univ. Antônio Pedro R. Marquês do Paraná, 303 Centro Tel: (21) e PETRÓPOLIS Hosp. Mun. de Petrópolis Rua Paulino Afonso, 455 Binguen Tel: (24) NOVA FRIBURGO Hosp. Dr. Raul Sertã Rua General Ozório, 324 Centro Tel: (24) TERESÓPOLIS Hosp. de Clínicas Av. Delfim Moreira, 2212 Tel: (21) ITATIAIA Hosp. Mun. Manoel Martins de Barros Av. Dois Jardim Itatiaia Tel: (24)

35 Referências Bibliográficas Marisa M. T. da Rocha; Maria de F. D. Furtado. Análise das atividades biológicas dos venenos de Philodryas olfersii (Lichtenstein) e P. patagoniensis (Girard) (Serpentes, Colubridae). Revista Brasileira de Zoologia, v.24, n.2, Curitiba, jun Disponível em: < >. Acesso em 23 nov HASSE, Geraldo. Cuidado com o Cipó! Revista Globo Rural, Disponível em: < >Acesso em 23 nov Saúde, Secretaria do Governo do Estado do Paraná. Disponível em: < em 23 nov Segurança e Saúde no Trabalho Rural, Disponível em: < em 23 nov Fundação Ezequiel Dias. Cartilha Animais Peçonhentos, Belo Horizonte, março Disponível em: < Acesso em: 29 de Janeiro de 2017.

36 Referências Bibliográficas Serviço Social da Indústria(SESI). Curso Animais Peçonhentos, março Disponível em: Acesso em: 29 de Janeiro de 2017

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 7 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Serpentes Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de uma peçonha através

Leia mais

Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais

Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais OFIDISMO Ofidismo: estatísticas nacionais e estaduais NE 13,62 CO 15,61 N 12,45 Frequência relativa (%) S 17,7 Acidentes ofídicos por região do país SE 39,88 Diagnóstico n acidentes % Bothrops 59.619 73,1

Leia mais

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Características das serpentes As serpentes, também chamadas ofídios, cobras; São répteis, pecilotérmicos ( sangue frio ); Possuem a capacidade, de ingerir

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS PROFESSOR ANDRÉ RODRIGUES 1 PARA COMEÇAR Veneno - Substância tóxica que causa efeitos quando ingerida. Peçonha - Substância

Leia mais

ANIMAIS PEÇONHENTOS DEFINIÇÃO Prof. Fabio Azevedo São acidentes provocados por picadas ou mordeduras de animais que possuem glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno, como dentes ocos e ferrões.

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÕES Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais frequentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) Tytius

Leia mais

U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o E s c o l a S u p e r i o r d e A g r i c u l t u r a L u i z d e Q u e i r o z C u r s o d e G e s t ã o

U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o E s c o l a S u p e r i o r d e A g r i c u l t u r a L u i z d e Q u e i r o z C u r s o d e G e s t ã o U n i v e r s i d a d e d e S ã o P a u l o E s c o l a S u p e r i o r d e A g r i c u l t u r a L u i z d e Q u e i r o z C u r s o d e G e s t ã o A m b i e n t a l L F N - 0 2 3 3 Z o o l o g i a e

Leia mais

Programa de Formação Complementar: Fundamentos de Toxicologia para a Prática Clínica ANIMAIS PEÇONHENTOS

Programa de Formação Complementar: Fundamentos de Toxicologia para a Prática Clínica ANIMAIS PEÇONHENTOS Programa de Formação Complementar: Fundamentos de Toxicologia para a Prática Clínica ANIMAIS PEÇONHENTOS Ana Gabriela da Silva Bonacini Farmacêutica e Residente em Análises Clínicas Londrina- 2016 OFIDISMO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO O Ensino de Animais Peçonhentos e Venenosos Coordenadores Analía Del Valle Garnero e Ronaldo Erichsen Supervisora: Berenice Bueno Bolsista ID: Lucas

Leia mais

Acidente Ofídico. Acidente Ofídico. Bothrops alternatus moojeni. Peçonhentas x Não peçonhentas. Histórico. Interesse mundial e biopirataria

Acidente Ofídico. Acidente Ofídico. Bothrops alternatus moojeni. Peçonhentas x Não peçonhentas. Histórico. Interesse mundial e biopirataria Lendas rurais Acidente Ofídico por Edson Naboro Uwaid Profa Dra Regina K. Takahira FMVZ Unesp Botucatu por Edson Naboro Uwaid Acidente Ofídico Histórico www.canalciencia.ibict.br www.butantan.gov.br Interesse

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 6 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Lagartas A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico

Leia mais

COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS Prof. Evandro Marques

COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS Prof. Evandro Marques COBRAS PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS Prof. Evandro Marques Classificar as cobras como venenosas ou não venenosas é um equívoco, já que todas apresentam veneno, sendo este sua saliva capaz de degradar a

Leia mais

Acidentes causados por animais peçonhentos. Dra. Sônia Maria dos Santos

Acidentes causados por animais peçonhentos. Dra. Sônia Maria dos Santos Acidentes causados por animais peçonhentos Dra. Sônia Maria dos Santos Acidentes ofídicos (ou ofidismo) Introdução e Epidemiologia Os acidentes ofídicos têm importância médica em virtude de sua grande

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 1 ACIDENTES POR LEPDÓPTEROS Envenenamento causado pela penetração de cerdas de lagartas (larvas de lepidópteros) na pele, ocorrendo assim a inoculação de toxinas. ACIDENTES

Leia mais

CASCAVEL COBRA-DA-MORTE VÍBORA NAJA SERPENTE-TIGRE MAMBA-PRETA TAIPAN COBRA MARROM

CASCAVEL COBRA-DA-MORTE VÍBORA NAJA SERPENTE-TIGRE MAMBA-PRETA TAIPAN COBRA MARROM CASCAVEL COBRA-DA-MORTE VÍBORA NAJA SERPENTE-TIGRE MAMBA-PRETA TAIPAN COBRA MARROM A cascavel é uma serpente da América facilmente identificável pelo chocalho na ponta de sua cauda. Surpreendentemente,

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Prof. Mariana Lima Arruda ACIDENTES POR LEPDÓPTEROS Envenenamento causado pela penetração de cerdas de lagartas (larvas de lepidópteros) na pele, ocorrendo assim a inoculação

Leia mais

Bula com informações ao Profissional de Saúde soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico

Bula com informações ao Profissional de Saúde soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico APRESENTAÇÃO O soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico,

Leia mais

Aula de OFIDISMO Enfermagem em Urgência e Emergência

Aula de OFIDISMO Enfermagem em Urgência e Emergência Aula de OFIDISMO Enfermagem em Urgência e Emergência Docente Márcio Gomes da Costa Pós Graduação em Unidade de Terapia Intensiva Pós Graduação em Docência Pós Graduando em Gestão Estratégica de Negócios

Leia mais

Jararaca - ilhoa Profs. Luiz Roberto Santiago e Márcia Maloso

Jararaca - ilhoa Profs. Luiz Roberto Santiago e Márcia Maloso www.fatosbiologicos.bio.br 1. Jararaca - ilhoa Profs. Luiz Roberto Santiago e Márcia Maloso ESCAMADOS Os Squamata (Escamados) são répteis dotados de escamas representados pelos lagartos (sáurios), anfisbenídeos

Leia mais

NR 31. Animais Peçonhentos. Prof. Ariston Alves Afonso. Eng. Agrônomo; Eng. de Segurança do Trabalho

NR 31. Animais Peçonhentos. Prof. Ariston Alves Afonso. Eng. Agrônomo; Eng. de Segurança do Trabalho NR 31 Animais Peçonhentos Prof. Ariston Alves Afonso Eng. Agrônomo; Eng. de Segurança do Trabalho Veneno = Toxina consiste em qualquer tipo de substância tóxica, seja ela sólida, líquida ou gasosa, que

Leia mais

Principais Acidentes Peçonhentos

Principais Acidentes Peçonhentos Principais Carlindo de Souza Machado e Silva Filho carlindo@cremerj.org.br Professor de Saúde da Criança e do Adolescente da UNIG Professor de Bioética e Ética Médica da UNIG Membro Titular da Academia

Leia mais

É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo.

É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo. É sempre melhor previnir. Mas ao ser picado por animais peçonhentos (venenosos), aja com cautela e sem desespero. É importante não perder tempo. Algumas orientações básicas são exatamente importantes e

Leia mais

Bula com informações ao Paciente soro antibotrópico (pentavalente) soro antibotrópico (pentavalente) solução injetável

Bula com informações ao Paciente soro antibotrópico (pentavalente) soro antibotrópico (pentavalente) solução injetável soro antibotrópico (pentavalente) solução injetável IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO soro antibotrópico (pentavalente) APRESENTAÇÃO O soro antibotrópico (pentavalente), heterólogo e hiperimune, é apresentado

Leia mais

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS 10 de junho de 2016 Página 1/8 DEFINIÇÃO DE CASO ACIDENTES OFÍDICOS Envenenamento causado pela inoculação de toxinas, por intermédio das presas de serpentes (aparelho inoculador), podendo determinar alterações

Leia mais

SERPENTES PEÇONHENTAS: PRINCIPAIS GRUPOS, IDENTIFICAÇÃO, VENENO, ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS. Aníbal R. Melgarejo Biólogo, PhD

SERPENTES PEÇONHENTAS: PRINCIPAIS GRUPOS, IDENTIFICAÇÃO, VENENO, ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS. Aníbal R. Melgarejo Biólogo, PhD SERPENTES PEÇONHENTAS: PRINCIPAIS GRUPOS, IDENTIFICAÇÃO, VENENO, ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS. Aníbal R. Melgarejo Biólogo, PhD Considerações Gerais As serpentes são animais que despertam interesses

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DAS SERPENTES RESPONSÁVEIS PELOS ACIDENTES OFÍDICOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DAS SERPENTES RESPONSÁVEIS PELOS ACIDENTES OFÍDICOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DAS SERPENTES RESPONSÁVEIS PELOS ACIDENTES OFÍDICOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO Karla Gomes Cunha 1 ; Joeliton dos Santos Cavalcante 1 ; Joyce Carolyne Ribeiro Holanda 2 ; Sayonara

Leia mais

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão.

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. Sinais e sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia, náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar,

Leia mais

SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÃO SERPENTE ARANHA LACRAIA 09 6.

SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ESCORPIÃO SERPENTE ARANHA LACRAIA 09 6. SUMÁRIO 1. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO COM ANIMAIS PEÇONHENTOS 02 2. ESCORPIÃO 04 3. SERPENTE 06 4. ARANHA 08 5. LACRAIA 09 6. TATURANA 10 7. VESPA E MARIMBONDO 12 8. ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

Leia mais

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Acidente com animais peçonhentos. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Acidente com animais peçonhentos. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari. Curso de Medicina Acidente com animais peçonhentos Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues Caso clínico AB, 23 anos, lavrador, natural e procedente de Araguari.

Leia mais

Não ficam longe da água. Respiram também pela pele. Ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos. primeiras vítimas do desequilíbrio.

Não ficam longe da água. Respiram também pela pele. Ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos. primeiras vítimas do desequilíbrio. Não ficam longe da água. Respiram também pela pele. Ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos. primeiras vítimas do desequilíbrio. Brasil: 776 espécies no total. O Rio Grande do Sul: 95 espécies

Leia mais

Oliveira, ET, Cogo, JC

Oliveira, ET, Cogo, JC LEVANTAMENTO PRELIMINAR DOS ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) E CIDADES ADJACENTES, ATEIDOS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. XIV INIC / X EPG - UNIVAP 2010 Oliveira,

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 12 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 12.0 INTRODUÇÃO Em diversos ambientes há presença de animais peçonhentos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Renato Augusto Monteiro Franke

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Renato Augusto Monteiro Franke UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Renato Augusto Monteiro Franke ANÁLISE DE ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS EM SANTA CATARINA REGISTRADOS

Leia mais

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO TOCANTINS, DE 2010 A 2011.

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO TOCANTINS, DE 2010 A 2011. ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO ESTADO DO TOCANTINS, DE 2010 A 2011. Nomes dos autores: Gustavo Fernandes Leobas, Carla Simone Seibert Gustavo Fernandes Leobas 1 ; Carla

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS RÉPTEIS CARACTERÍSTICAS GERAIS Répteis do latim REPTARE= RASTEJAR. Têm cerca de 7 mil espécies. Surgiram há cerca de 300 milhões de anos. Vivem em ambientes terrestres (secos) ou alguns são aquáticos.

Leia mais

CEPAP Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

CEPAP Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro CEPAP Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Ensinado a salvar vidas OFIDISMO Animais Venenosos X Animais Peçonhentos Os primeiros

Leia mais

foi de 13,5 acidentes /100 mil habitantes,

foi de 13,5 acidentes /100 mil habitantes, PINHO FMO ET AL. Artigo de Revisão OFIDISMO *F.M.O. PINHOP INHO,, I.D. PEREIRAP Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, GOOfidismo UNITERMOS: Acidente ofídico.

Leia mais

SERPENTES PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS: ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS

SERPENTES PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS: ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SERPENTES PEÇONHENTAS E NÃO PEÇONHENTAS: ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS Wanda Vianna Mury UERJ/IBRAG/DECB wandavianna@hotmail.com Erika Winagraski UERJ/IBRAG/DECB biologia.erika@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

FILOS ANIMAIS RÉPTEIS

FILOS ANIMAIS RÉPTEIS FILOS ANIMAIS RÉPTEIS RÉPTEIS São diversificados e abundantes, com cerca de 7.000 espécies aproximadamente 300 delas na América do Norte ocupam grande variedade de habitats terrestres e aquáticos. RÉPTEIS

Leia mais

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica 1- Características Embrionárias: Característica Tipo Simetria* Bilateral Tecidos Eumetazoa Tecidos embrionários Triblástico Celoma Celomado Origem do celoma Enterocelomado Blastóporo Deuterostômico Metameria

Leia mais

Epidemiologia e clínica dos acidentes ofídicos atendidos pelo CEATOX de João Pessoa/PB, entre 2006 e 2011

Epidemiologia e clínica dos acidentes ofídicos atendidos pelo CEATOX de João Pessoa/PB, entre 2006 e 2011 Epidemiologia e clínica dos acidentes ofídicos atendidos pelo CEATOX de João Pessoa/PB, entre 006 e 0 Wellington Souza Silva (Graduando) ; Cristine Hirsch Monteiro (Orientadora) Resumo: No Brasil estima-se

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES Autarquia Associada à Universidade de São Paulo

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES Autarquia Associada à Universidade de São Paulo INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES Autarquia Associada à Universidade de São Paulo Perfil epidemiológico dos acidentes ofídicos atendidos no Hospital de Referência de Porto Nacional Tocantins

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 5 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Escorpião Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o envenenamento provocado quando um escorpião injeta veneno através

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PICADO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS Cindy Dara Cassiano 1 Francisca Janete Andrade da Silva 1 Tatiana Zacarias da silva dos santos 1 Luana Maria Castelo Melo Silva 2 RESUMO

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS IM IV EV F-A SAE SAEEs SAAr SAB SABC SABL SAC SAL SALatr INTRA-MUSCULAR INTRA-VENOSA ENDO-VENOSA FRASCO-AMPOLA SORO ANTIELAPÍDICO SORO ANTIESCORPIÔNICO SORO ANTIARACNÍDICO

Leia mais

PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS

PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS Page 1 of 9 PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS Ofidismo. No Brasil são notificados, anualmente, cerca de 20.000 casos. Existem muitos mitos a respeito das serpentes e seus acidentes. Isto, de certa maneira,

Leia mais

ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM (PA) NO PERÍODO DE

ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM (PA) NO PERÍODO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE MEDICINA TROPICAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOENÇAS TROPICAIS VALTER PINHEIRO SINIMBÚ ACIDENTES OFÍDICOS OCORRIDOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM (PA) NO PERÍODO DE

Leia mais

FACULDADE SÃO LUCAS CURSO DE ENFERMAGEM YASMIN HIORRANA DOS SANTOS

FACULDADE SÃO LUCAS CURSO DE ENFERMAGEM YASMIN HIORRANA DOS SANTOS FACULDADE SÃO LUCAS CURSO DE ENFERMAGEM YASMIN HIORRANA DOS SANTOS ACIDENTES OFÍDICOS: ESTUDOS DESENVOLVIDOS E PUBLICADOS NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 1994 A 2012 PORTO VELHO-RO 2015 YASMIN HIORRANA DOS

Leia mais

FUNASA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos

FUNASA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos FUNASA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos Brasília, outubro de 2001

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS SAIBA COMO AGIR E PREVENIR 1 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Acidentes com animais peçonhentos são mais comuns durante o verão, em épocas secas e chuvosas. Por isso,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SERPENTES. Paulo Sérgio Bernarde

IDENTIFICAÇÃO DE SERPENTES. Paulo Sérgio Bernarde IDENTIFICAÇÃO DE SERPENTES Paulo Sérgio Bernarde www.herpetofauna.com.br FOLIDOSE = Disposição das escamas Para correr uma chave taxonômica irá contar as escamas: - Dorsais - Ventrais - Subcaudais Observa-se

Leia mais

Saiba o que fazer diante de uma emergência: Porque desmaiamos?

Saiba o que fazer diante de uma emergência: Porque desmaiamos? Saiba o que fazer diante de uma emergência: Porque desmaiamos? Quando o fluxo sanguíneo não consegue atingir e irrigar o cérebro da forma adequada, os neurônios ficam sem oxigênio e o corpo acaba perdendo

Leia mais

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira

Procedimentos de Emergência. Profº Ms. Gil Oliveira Procedimentos de Emergência Obstrução das Vias Aéreas MANOBRA DE HEIMLICH Obstrução das Vias Aéreas Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo do Miocárdio Ataque do Coração Infarto Agudo

Leia mais

Revestimento corporal

Revestimento corporal Répteis Répteis Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram

Leia mais

Universidade do Vale do Paraíba. Serpentário

Universidade do Vale do Paraíba. Serpentário Universidade do Vale do Paraíba Serpentário Estudo epidemiológico de acidentes ofídicos na cidade de São José dos Campos (SP) e municípios adjacentes Luciane Sampaio Pires Dissertação de Mestrado apresentada

Leia mais

ANÁLISE DOS ACIDENTES OFÍDICOS NOTIFICADOS ENTRE 2007 E 2010 EM FLORIANO-PI

ANÁLISE DOS ACIDENTES OFÍDICOS NOTIFICADOS ENTRE 2007 E 2010 EM FLORIANO-PI ANÁLISE DOS ACIDENTES OFÍDICOS NOTIFICADOS ENTRE 2007 E 2010 EM FLORIANO-PI Isabel Cristina Fernandes de Almeida 1 e Brunna Mota Azevedo 2 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Leia mais

Autarquia Associada à Universidade de São Paulo

Autarquia Associada à Universidade de São Paulo Autarquia Associada à Universidade de São Paulo Avaliação da função renal pelo Clearance de Creatinina dos pacientes vítimas de acidente ofídico no Hospital de Referência de Porto Nacional Tocantins (2013-2014)

Leia mais

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Parte 4 Profª. Tatianeda Silva Campos Acidentes por Aranhas Os acidentes causados por aranhas são comuns, porém a maioria não apresenta repercussão clínica. Os gêneros

Leia mais

Palavras-chave: Ofidismo, Bothrops, Crotalus, Laquesis, Manifestações Clínicas, Soroterapia, Cuidados de Enfermagem, Revisão de Literatura.

Palavras-chave: Ofidismo, Bothrops, Crotalus, Laquesis, Manifestações Clínicas, Soroterapia, Cuidados de Enfermagem, Revisão de Literatura. OFIDISMO: MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, CLASSIFICAÇÃO E SOROTERAPIA Shirlei Santos Ferreira* Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo** RESUMO Neste trabaho são expostas as características peculiares dos gêneros

Leia mais

Animais Peçonhentos. Serpentes. Animais Peçonhentos. Animais Venenosos. Curso de Pós-graduação Enfermagem do Trabalho Professora Ana Paula Peron

Animais Peçonhentos. Serpentes. Animais Peçonhentos. Animais Venenosos. Curso de Pós-graduação Enfermagem do Trabalho Professora Ana Paula Peron Animais Peçonhentos Animais Peçonhentos Curso de Pós-graduação Enfermagem do Trabalho Professora Ana Paula Peron possuem glândulas venenosas que se comunicam com os dentes ocos, ferrões ou aguilhões por

Leia mais

Intoxicação Envenenamento

Intoxicação Envenenamento Intoxicação Envenenamento 1 Veneno é toda substância que, se introduzida no organismo em quantidade suficiente, pode causar danos temporários ou permanentes. 2 1 De acordo com o Sistema Nacional de Informações

Leia mais

ARTIGO CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS

ARTIGO CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS 27 ARTIGO CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS ACIDENTE OFÍDICO EM CÃES ESTUDO RETROSPECTIVO DE CASOS ATENDIDOS NO PERÍODO DE 2005 A 2015 NO HOSPITAL VETERINÁRIO DR. HALIM ATIQUE, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP,

Leia mais

12 Volume 1, número 2. - Revista de Extensão da Univasf

12 Volume 1, número 2. - Revista de Extensão da Univasf Reconhecimento, prevenção acidentes ofídicos, capacitando moradores de comunidades rurais através de ações de extensão universitária Rafael Damasceno Fernandes Coelho 1 Ana Paula Gomes Tavares 1 Fábio

Leia mais

Lepidosauria. - O maior grupo dos reptilia exceto aves Sp de lagartos

Lepidosauria. - O maior grupo dos reptilia exceto aves Sp de lagartos - O maior grupo dos reptilia exceto aves - 4000 Sp de lagartos - O maior grupo dos reptilia exceto aves - 2700 Sp de serpentes - O maior grupo dos reptilia exceto aves - 2 Sp tuatara - Predominantemente

Leia mais

RÉPTEIS FILO CHORDATA. Zoologia dos Vertebrados Prof.ª Daniele Ruela Mendes

RÉPTEIS FILO CHORDATA. Zoologia dos Vertebrados Prof.ª Daniele Ruela Mendes RÉPTEIS FILO CHORDATA Zoologia dos Vertebrados Prof.ª Daniele Ruela Mendes 1 Objetivos da aula Reconhecer as principais características da classe Reptilia Discutir as adaptações que permitiram aos répteis

Leia mais

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados.

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. Em geral, ocorrem por acidente envolvendo sustâncias de uso diário, em casa ou no local de trabalho. Podem também ocorrer em casos de tentativa de suicídio. Drogas e álcool, usados de forma abusiva, podem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA ANDERSON PIMENTEL DOS SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA ANDERSON PIMENTEL DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA ANDERSON PIMENTEL DOS SANTOS ANÁLISE DOS CONTEÚDOS SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO VITÓRIA DE SANTO

Leia mais

O Escorpião Marrom (TityusBahiensis) tem o tronco marrom, patas amareladas com manchas escuras e cauda marrom-avermelhado.

O Escorpião Marrom (TityusBahiensis) tem o tronco marrom, patas amareladas com manchas escuras e cauda marrom-avermelhado. ESCORPIÕES Pertencentes à classe Arachnida, os escorpiões apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome, sendo que os últimos 5 segmentos do abdome formam a cauda. No final da cauda está o télson,

Leia mais

AULA 20: ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS. No Brasil há cerca de 250 espécies de serpentes, porém cerca de 20% dessas são perigosas.

AULA 20: ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS. No Brasil há cerca de 250 espécies de serpentes, porém cerca de 20% dessas são perigosas. AULA 20: ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS 1- ACIDENTE OFÍDICO No Brasil há cerca de 250 espécies de serpentes, porém cerca de 20% dessas são perigosas. No Brasil estima-se que ocorre, anualmente, cerca

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES OFÍDICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO REPORTADOS SÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN) ENTRE OS ANOS DE 2007 A 2016 CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE VETERINÁRIA COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE VETERINÁRIA COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE VETERINÁRIA COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES POR SERPENTES ASSOCIADOS AOS USOS DA TERRA EM MANHUAÇU - MG,

Leia mais

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito!

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito! Paz e Bem 9º ano em AÇÃO Assunção contra o mosquito! Informações sobre o mosquito Mosquito doméstico Hábitos Reprodução Transmissão vertical DENGUE Transmissão: principalmente pela picada do mosquito

Leia mais

Avaliação Clínica e Epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos atendidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná

Avaliação Clínica e Epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos atendidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná Avaliação Clínica e Epidemiológica dos acidentes com animais peçonhentos atendidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná 2008-2012 Clinical and Epidemiological Evaluation of accidents with venomous

Leia mais

ANÁLISE DOS CASOS DE ACIDENTES OFÍDICOS EM UM CENTRO DE CONTROLE DE INTOXICAÇÃO DA PARAÍBA - BRASIL

ANÁLISE DOS CASOS DE ACIDENTES OFÍDICOS EM UM CENTRO DE CONTROLE DE INTOXICAÇÃO DA PARAÍBA - BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE CENTRO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA FRANCISCO ASSIS NOGUEIRA JÚNIOR ANÁLISE DOS CASOS

Leia mais

DICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

DICAS DE PRIMEIROS SOCORROS [Nov 2013] APACHE 4X4 DICAS DE PRIMEIROS SOCORROS Primeiros Socorros Rodrigo Vaccari 1 Conteúdo INTRODUÇÃO A PRIMEIROS SOCORROS...6 1.PRIMEIROS CUIDADOS BÁSICOS:...7 1.1 Proteja a Vítima...7 1.2 Exame

Leia mais

Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: revisão de literatura

Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: revisão de literatura Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: revisão de literatura Ana Thereza Arêa Leão de Oliveira i Angélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa ii Isadora de Castro Leite Alcantra iii Isadora Teixeira

Leia mais

OFIDISMO NO ESTADO DO ACRE BRASIL SNAKEBITES IN THE STATE OF ACRE BRAZIL

OFIDISMO NO ESTADO DO ACRE BRASIL SNAKEBITES IN THE STATE OF ACRE BRAZIL OFIDISMO NO ESTADO DO ACRE BRASIL SNAKEBITES IN THE STATE OF ACRE BRAZIL Bernarde, PS 1,Mota-da-Silva A 2, Abreu LC 3 1 Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta. 2 Instituto

Leia mais

Aspectos Epidemiológicos do Acidente Ofídico no Vale do Ribeira, São Paulo, 1985 a 1989

Aspectos Epidemiológicos do Acidente Ofídico no Vale do Ribeira, São Paulo, 1985 a 1989 NOTAS / RESEARCH Acidente NOTES Ofídico Aspectos Epidemiológicos do Acidente Ofídico no Vale do Ribeira, São Paulo, 1985 a 1989 Epidemiologic Aspects of Snakebites in Vale do Ribeira, São Paulo, 1985-1989

Leia mais

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002

ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE HEMORRAGIA & CHOQUE 002 ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CAUSAS TIPOS DE CHOQUE SINAIS & SINTOMAS GERAIS DO CHOQUE ESTADO DE CHOQUE CONCEITO CONCEITO FALÊNCIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO INCAPACIDADE

Leia mais

ESCLARECIMENTO SOBRE ACIDENTES OFÍDICOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E SÃO SEBASTIÃO/SP

ESCLARECIMENTO SOBRE ACIDENTES OFÍDICOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E SÃO SEBASTIÃO/SP ESCLARECIMENTO SOBRE ACIDENTES OFÍDICOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E SÃO SEBASTIÃO/SP Carolina Genúncio da Cunha Menezes Costa 1, José Carlos Cogo 2 1 Universidade

Leia mais

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6155 - NR 33 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução à NR 33 1.1. Espaço Confinado... 22 1.1.1. Principais Características... 22 1.1.2. Outras Definições... 22 1.1.3.

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Pág. 1/5 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: RIGON BLOCO Código do Produto: 100.029/100.033/100.034 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA

Leia mais

QUANDO A COBRA DÁ O BOTE

QUANDO A COBRA DÁ O BOTE PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== TEXTO 1 QUANDO A COBRA DÁ O BOTE Cocoricóóóó!

Leia mais

ACIDENTES OFÍDICOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL

ACIDENTES OFÍDICOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL Oecologia Australis 23(1):56-65, 2019 https://doi.org/10.4257/oeco.2019.2301.05 ACIDENTES OFÍDICOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL Karoline Ceron 1,2 *, Paulo Sérgio Bernarde 3, Guilherme Alexandre

Leia mais

Orientação Concluídas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização

Orientação Concluídas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização Orientação Concluídas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização 1. Andrada, L. O. Caracterização biológica do veneno de Bothrops cotiara 2. Andrade, R. G. Comparação ontogenética

Leia mais

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA CURSO DE FARMÁCIA SILVIA CAVALCANTI LEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA CURSO DE FARMÁCIA SILVIA CAVALCANTI LEAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA CURSO DE FARMÁCIA SILVIA CAVALCANTI LEAL PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS ACIDENTES OFÍDICOS E ESCORPIÔNICOS

Leia mais

ACIDENTE OFÍDICO EM EQUINO NO SUL DO BRASIL - RELATO DE CASO A CASE OF SNAKEBITE IN A HORSE IN SOUTHERN BRAZIL - CASE REPORT RESUMO

ACIDENTE OFÍDICO EM EQUINO NO SUL DO BRASIL - RELATO DE CASO A CASE OF SNAKEBITE IN A HORSE IN SOUTHERN BRAZIL - CASE REPORT RESUMO ACIDENTE OFÍDICO EM EQUINO NO SUL DO BRASIL - RELATO DE CASO A CASE OF SNAKEBITE IN A HORSE IN SOUTHERN BRAZIL - CASE REPORT Josiane Bonel Raposo 1 ; Maria del Carmen Méndez 2 ; Carmem Elza Giordano Baialardi

Leia mais

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE ACIDENTES OFÍDICOS NO MUNICÍPIO E CUIABÁ, MATO GROSSO

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE ACIDENTES OFÍDICOS NO MUNICÍPIO E CUIABÁ, MATO GROSSO n 13 ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE ACIDENTES OFÍDICOS NO MUNICÍPIO E CUIABÁ, MATO GROSSO 12 RESUMO Luiz Antonio Solino Carvalho 1 Janaína Marcelle Rodrigues Pereira 2 O ofidismo caracteriza um problema de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS HIP- HOSPITAL INFANTIL DE PALMAS

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS HIP- HOSPITAL INFANTIL DE PALMAS PROTOCOLO DE TRATAMENTO Acidentes por animais peçonhentos Objetivos Oferecer à equipe multiprofissional um roteiro básico clínico, laboratorial e terapêutico no atendimento das crianças que buscam o HIP

Leia mais

Aula: Acidentes com Animais Peçonhentos

Aula: Acidentes com Animais Peçonhentos Curso de Especialização em Emergências e Terapia Intensiva Aula: Acidentes com Animais Peçonhentos Prof. Enf. Fernando Ramos Gonçalves Msc 1 n ESCORPIÕES n Vivem em baixo de pedras, em casas antigas, cemitérios,

Leia mais

indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e

indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e 1 1. INTRODUÇÃO Ao se falar de degradação ambiental logo enfocamos uma termologia negativa no que se refere ao meio ambiente e sua conservação. Seguindo os conceitos modernos dos estudos ambientais, a

Leia mais

Alessandra Furtado Nicoleti

Alessandra Furtado Nicoleti Alessandra Furtado Nicoleti Comparação dos acidentes causados por Bothropoides jararaca (Serpentes: Viperidae) com e sem envenenamento atendidos no Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan. Dissertação

Leia mais

REVISTA INICIAÇÃO CIENTÍFICA /

REVISTA INICIAÇÃO CIENTÍFICA / INCNP REVISTA INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2015/2016 56-89 Montagem da coleção científica dos répteis do Laboratório de Zoologia do Centro Universitário Newton Paiva e elaboração de uma chave taxonômica para

Leia mais

Medidas básicas de socorro aos humanos

Medidas básicas de socorro aos humanos Medidas básicas de socorro aos humanos CONCEITO TODO ANIMAL VENENOSO É PEÇONHENTO? TODO ANIMAL PEÇONHENTO É VENENOSO? Venenoso x peçonhento Brachycephalus ephippium Bothrops jararaca http://planetasustentavel.abril.com.br/album/anfibios-mata-atlantica-626497.shtml

Leia mais

Dicas de Segurança IV

Dicas de Segurança IV Dicas de Segurança IV Noções Básicas de Primeiros Socorros Ressuscitação Cardiopulmonar Também conhecida como respiração boca a boca (aeração). Utilizada em casos de paradas respiratórias. Procedimentos:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Pág. 1/5 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: RI-DO-RATO PLUS Código do Produto: 100.014 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais