O que vestem os edifícios nas coberturas?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que vestem os edifícios nas coberturas?"

Transcrição

1 O que vestem os edifícios nas coberturas? Projeto FEUP 2015/2016 Equipa 4M05 Bruno Duarte - up @fe.up.pt Francisco Figueiredo up @fe.up.pt Pedro Sousa up @fe.up.pt Ruben Morim up @fe.up.pt João Lopes up @fe.up.pt

2 Índice Introdução... 3 História e evolução das coberturas... 4 Coberturas Inclinadas vs Coberturas Planas... 5 Tipos de telhados em termos de escoamento de água:... 5 Coberturas ajardinadas... 7 Coberturas em cerâmica Chapas de Policarbonato Coberturas Metálicas Conclusão Bibliografia Índice de figuras Figura 1 Edifício com cobertura plana com revestimento em brita, localizado na FEUP. Figura 2 Edifício com cobertura inclinada, com revestimento em telha cerâmica, localizado no Porto. Figura 3 Tipos de águas Figura 4 Cobertura ajardinada na baixa do Porto. Figura 5 Constituição de uma cobertura ajardinada. Figura 6 Cobertura ajardinada localizada na estação da Trindade ( Porto ). Figura 7 Cobertura inclinada situada no Porto. Figura 8 Edifício localizado no Porto. Figura 9 Cobertura de policarbonato situada na FEUP.

3 Introdução Foi-nos proposto no projeto FEUP um trabalho que visa aprofundar o nosso conhecimento a nível das coberturas dos edifícios. Através deste trabalho pretendemos obter mais conhecimento sobre os vários tipos de materiais utilizados nas coberturas e como estes influenciam as estruturas. A escolha do tipo de estrutura certa e material apropriado vai influenciar bastante diversos fatores como a temperatura e ornamentação do edifício. Existe uma grande variedade de materiais com diferentes aspetos e utilizações, dando assim, a possibilidade ao engenheiro civil de poder satisfazer ao máximo as necessidades das infraestruturas modernas. Sendo assim, o nosso trabalho tenta focar ao máximo os materiais e tipos de coberturas disponíveis.

4 História e evolução das coberturas Desde o início, a história do Homem está interligada aos materiais. Essa ligação é o conjunto de todos os materiais que inventamos ou descobrimos, manipulamos e usamos. Um dos primeiros materiais utilizados na construção de coberturas foi a pedra, dando assim origem à Idade da Pedra. De facto, a Idade da Pedra é considerada como sendo uma das mais importantes, no entanto este material foi progressiva e parcialmente substituído pela madeira e, posteriormente, pelos metais que tiveram uma enorme repercussão no modo de construção dos edifícios hoje em dia. Atualmente, existe uma grande variedade de materiais que se encontram disponíveis para a construção civil que são utilizados especificamente para certos fins: o aumento de conforto dos utilizadores, o aumento de eficácia das funcionalidades do edifício e até mesmo a sua ornamentação.

5 Coberturas Inclinadas vs Coberturas Planas Os diferentes tipos de construção necessitam de ter uma cobertura adequada consoante a sua localização, a radiação solar recebida, a ação do vento e da chuva. Estes fatores influenciam o tipo de cobertura, inclinada ou plana. Na Figuras 1 mostra-se um edifício com cobertura plana com revestimento em brita, localizado na FEUP. Na Figura 2 encontra-se um edifício com cobertura inclinada localizado no Porto. Figura 1 Edifício com cobertura plana com revestimento em brita, localizado na FEUP. Figura 2 Edifício com cobertura inclinada, com revestimento em telha cerâmica, localizado no Porto. Coberturas inclinadas Este tipo de cobertura é o mais comum nos edifícios de habitação e caracteriza-se principalmente pela forma como a água da chuva é drenada. Na figura 3 encontram-se os diferentes tipos de escoamento de águas. Uma água: Este tipo de telhados define-se por ser apenas uma superfície plana com um ligeiro declive, na qual a água escorre apenas numa direção.

6 Duas águas: São caracterizadas por duas superfícies com igual ou distintos declives, unidas por uma linha no topo denominada como cume, ou distanciadas por uma pequena elevação. Três águas: normalmente caracteriza-se como uma solução para edificações de áreas triangulares. Quatro águas: usa-se usualmente para edifícios com coberturas quadriláteras, quer sejam irregulares ou regulares. Múltiplas águas: O número de águas depende da estrutura a proteger. Telhado tipo Shed: é normalmente utilizado para a maximizar o aproveitamento de luz solar, caracteriza-se por serem diversas superfícies com a mesma direção. Cúpula ou Telhado em arco: caracteriza-se por uma distribuição uniforme da água da chuva, pode também se transparente para aproveitar a luz solar. Figura 3 Tipos de águas Coberturas planas As coberturas planas caracterizam-se por terem um declive praticamente nulo, apenas o suficiente para a drenagem de água. Este tipo de coberturas dividem-se em dois grandes grupos: acessíveis e não acessíveis.

7 Acessíveis: As coberturas planas acessíveis não têm apenas a função de nos protegerem dos elementos, mas também pode ser usada como terraço ou como uma via de comunicação para veículos. Não acessíveis: As não acessíveis (exceto para trabalhos de manutenção e reparação) são as ditas clássicas que têm apenas a função de nos protegerem dos elementos. Coberturas ajardinadas O que são coberturas ajardinadas? Coberturas ajardinadas, também conhecidas como coberturas verdes ou telhados verdes, são uma espécie de coberturas onde se promove a plantação de plantas e flores sobre uma laje. Estas são um tipo de coberturas compostas por várias camadas sobrepostas ao telhado do edifício, onde garantem uma impermeabilização e isolamento exemplar que irão contribuir para integridade dos materiais de construção. A vegetação para as coberturas são selecionadas de acordo com as condições climatéricas da região e das características físicas do edifício. Figura 4 Cobertura ajardinada na baixa do Porto.

8 As coberturas ajardinadas são um estilo arquitetónico onde existem variadíssimas formas paisagistas, onde podem existir espaços verdes, jardins com flores, elementos com água como lagos ou fontes, caminhos, parque infantis, etc. Componentes de uma cobertura ajardinada Figura 5 Constituição de uma cobertura ajardinada. Suporte O suporte é o elemento constituído pelas lajes e pelos demais elementos da estrutura. É uma parte da cobertura que está inteiramente ligada a exigências mecânicas e deverá ser dimensionado em função do próprio peso da cobertura e das sobrecargas que se dão devido, por exemplo à acumulação de água ou neve.

9 Camada de forma Trata-se da camada colocada sobre a laje estrutural, ou suporte, de forma a garantir a pendente necessária para a drenagem das águas pluviais. Deverá apresentar um declive obrigatoriamente superior a 2% e é usualmente constituído por betão leve de argila expandida, betão leve de granulado de cortiça ou betão celular. Sistema de impermeabilização Este sistema é o elemento essencial de uma cobertura que lhe confere a qualidade da não passagem de água e, normalmente também o elemento mais caro. Tal como o nome indica esta camada não permite a entrada de água no interior mas tem a função similar, no caso concreto das coberturas ajardinadas, de proteger da penetração de raízes na camada de suporte. Atualmente existe no mercado uma extensa oferta de soluções de impermeabilização, sendo as que têm mais uso, as membranas de betume, membranas líquidas e membranas de PVC. Isolamento Térmico A camada de isolamento tem como principal função, a redução das transferências térmicas entre o interior e o exterior. No que toca às coberturas ajardinadas o isolamento térmico é importante, uma vez que há quase sempre água acumulada no sistema que provoca uma diferença de temperatura superior. A espessura deste tipo de isolamento nas coberturas ajardinadas é inversamente proporcional à espessura da camada de terra vegetal adotada. Nas coberturas ajardinadas intensivas esta camada é subordinada, uma vez que a terra vegetal assume o papel de redução das transferências de calor.

10 Camada drenante Esta camada permite que a água em excesso seja escoada para drenos externos e/ou internos. O excesso de água na mesma, poderá provocar a morte de algumas das plantas, mas também o excesso de peso na cobertura, daí o seu papel ser crucial no sistema. As mais recentes soluções de mercado permitem que esta camada desenvolva outro tipo de funções como por exemplo, o armazenamento de água, o alargamento da zona de raízes e a ventilação do sistema. Devido à restrição do peso da cobertura, a camada drenante é usualmente constituída por materiais leves. Elementos de borracha e plástico são usados frequentemente, utilizam-se ainda camadas de cascalho, argila expandida, gravilha, etc. Camada filtrante Esta faz a separação da camada drenante da camada de terra vegetal. Por norma é constituído por um geotêxtil que impossibilita que as partículas da terra vegetal sejam arrastadas e que provoquem o entupimento do sistema drenante. Terra vegetal É normal ler-se que o sucesso de uma cobertura ajardinada está nesta mesma camada. A espessura certa para que as plantas se desenvolvam, uma boa drenagem, uma boa composição mineral de nutrientes e um solo de preferência não argiloso, são princípios base da mesma.

11 Consoante o tipo de cobertura ajardinada que se pretende aplicar, há uma série de soluções à escolha. Os critérios de escolha passam pelo tamanho do grão, pela dimensão do material orgânico, da resistência ao frio e geada, da estabilidade estrutural, da resistência à erosão do vento, da permeabilidade da água, da máxima retenção de água, dos nutrientes satisfatórios e do PH. Plantas Concluindo, as plantas. Estas deverão ser escolhidas em função do tipo de terra vegetal, da exposição solar, do tipo de manutenção, do clima local, índices pluviométricos, etc. A baixa manutenção, o ser durável e plantas que resistam a temperaturas tanto altas como de baixa humidade, são as selecionadas para as coberturas ajardinadas extensivas. Já nas coberturas ajardinadas intensivas existe uma oferta quase ilimitada de plantas. Benefícios de usar coberturas ajardinadas, tais como: O aumento da qualidade da paisagem urbana; a permissão da retenção das águas pluviais, e consequente rega natural das plantas; o melhoramento a qualidade da água; a redução dos poluentes atmosféricos presentes no ar; o aumento da produção de oxigénio; a diminuição do efeito de ilha de calor (fenómeno climático que ocorre em cidades com elevado índice de urbanização, nas quais a temperatura média é consideravelmente mais elevada que nas zonas rurais adjacentes); o melhoramento do micro clima; o aumento do isolamento térmico; a redução dos níveis de ruído; Torna o edifício mais sustentável; e reduz os custos com a sua manutenção.

12 Figura 6 Cobertura ajardinada localizada na estação da Trindade (Porto). Coberturas em cerâmica Um dos principais materiais utilizados na construção de coberturas é a cerâmica (mais vulgarmente conhecida pelas suas peças: as telhas). Existem diversos tipos de telhas, no entanto, no nosso país, as mais comuns são as telhas de Canudo, Marselha e Lusa. As telhas de Canudo são, geralmente, mais agradáveis numa perspetiva estética apresentando um aspeto mais rústico. No entanto, este tipo apresenta uma grande despesa económica, pois necessita de um suporte de madeira que ao fim de algum tempo começa a degradar-se.

13 Figura 7 Cobertura inclinada situada no Porto. As telhas Marselha são mais simples de colocar, pois apenas necessitam de dois apoios feitos, normalmente, de madeira, aço ou betão e são, dentro dos diversos tipos de telha as mais flexíveis. Em contrapartida são um pouco menos agradáveis esteticamente falando. Figura 8 Edifício localizado no Porto. As telhas Lusas apresentam vantagens das Marselha (também necessitam de apenas dois apoios e boa flexibilidade). A grande diferença destas relativamente às anteriores resulta no facto de serem muito mais agradáveis na sua estética. A principal desvantagem advém da sua geometria que dificulta o seu encaixe (devido a deformações na cozedura e secagem). Chapas de Policarbonato A chapa de policarbonato alveolar é um material moderno que acompanhou a evolução da construção. Este material possui diversas características que lhe conferem uma elevada utilidade e qualidade.

14 O seu formato de colmeia confere-lhe uma maior resistência e rigidez que consegue ser quase 200 vezes superior ao vidro e ainda tem a capacidade de isolar termicamente um espaço, sendo por isso utilizado em coberturas de piscinas e balneários. As chapas são relativamente leves e por isso são de fácil instalação, oferecem ainda proteção aos raios UV e resistência a produtos químicos Devido a estas características o seu tempo de vida é no mínimo 10 anos. Este material é principalmente utilizado em coberturas de terraços, claraboias, estádios Figura 9 Cobertura de policarbonato situada na FEUP. A combinação única de resistência / peso fazem deste material um preferido de muitos engenheiros civis que conseguem aproveitar ao máximo as vantagens das chapas de policarbonato nas suas construções. Coberturas Metálicas Existem dois tipos de coberturas metálicas: O painel sandwich;

15 Chapa simples. O painel sandwich por sua vez tambem tem dois géneros, o painel sandwich tipo telha e o painel sandwich cobertura. O painel sandwich tipo telha é um painel composto, formado por dois revestimentos de chapas metálicas ligadas entre si por uma camada de poliuretano. É usado como cobertura em inclinações maiores ou iguais a 15% na construção de moradias e podem ser colocados sobre quase todo o género de telhado. O painel sandwich cobertura é constituído por uma chapa metálica lacada com resina polyester sobre galvanizado de maneira a aguentar as adversidades climatéricas a que normalmente estão expostas. E também por uma massa isolante de poliuretano expandido que isola a base de material plástico celular e é rígida. Vantagens: - Têm um bom isolamento tanto térmico como acústico; - Versáteis: podem ser encontrado em vários e em diversas cores; - São fáceis de instalar; - Baixo custo. Desvantagens: - Estes painéis são constituídos por poliuretano, um material inflamável, aumentando assim o risco de incêndios. A chapa simples são chapas de aço finas, com acabamento galvanizado ou pré-lacado, juntamente com uma manta de fibra de vidro presa com uma malha de plástico. As chapas são presas pelas madres com parafusos auto-roscantes e tapadas por anilhas de borracha. As chapas são colocadas com o propósito de ficarem sobre postas umas sobre as outras de maneira a garantir a estanquicidade da cobertura e evitar as dilatações dos materiais.

16 Vantagens: - Durabilidade; Desvantagens; - Fácil reparação e substituição de elementos; - Boa estanquidade. -Sensibilidade aos agentes térmicos.

17 Conclusão Através deste trabalho foi-nos possível adquirir um maior conhecimento sobre a grande variedade de materiais e tipos de coberturas existentes. Os diversos tipos de materiais são bastante importantes para o engenheiro civil, pois assim, consegue satisfazer ao máximo as necessidades dos edifícios e das pessoas que nele irão habitar. Este trabalho ajudou-nos a compreender melhor o que é ser engenheiro civil e as escolhas que este toma diariamente para que no final o seu trabalho possa ser realizado com sucesso.

18 Bibliografia ADche+e+o+Risco+de+Inc%C3%AAndio.pdf/1acbf177-2bb4-4b81-81a3-396a1924fbaa

O que vestem os edifícios nas coberturas?

O que vestem os edifícios nas coberturas? O que vestem os edifícios nas coberturas? PROJETO FEUP História e evolução das coberturas Desde o início, a história do Homem está interligada aos materiais. Um dos primeiros materiais utilizados na construção

Leia mais

LSF. É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens.

LSF. É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens. LSF É mais do que um método construtivo... É um conceito de habitação totalmente novo! Convidamo-lo a conhecer todas as vantagens. Segurança Segurança Segurança Segurança Conforto Conforto Conforto Conforto

Leia mais

Telhados. ConsTrução Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor yuri mendes

Telhados. ConsTrução Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor yuri mendes Telhados Professor yuri mendes ConsTrução Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I Telhado É possível dividir o telhado em três partes, sendo elas: 1. A estrutura 2. A cobertura 3. A captação de águas pluviais

Leia mais

MATERIAIS DE REVESTIMENTO EM COBERTURAS INCLINADAS

MATERIAIS DE REVESTIMENTO EM COBERTURAS INCLINADAS MATERIAIS DE REVESTIMENTO EM COBERTURAS INCLINADAS Jorge de Brito, Professor Associado IST 1. Introdução Neste início da coluna Elementos de construção não estruturais, inserido no número da revista dedicado

Leia mais

PRODUTOS JARDINS DO FUTURO

PRODUTOS JARDINS DO FUTURO Quem somos A MARCA JARDINS DO FUTURO É ESPECIALIZADA EM JARDINS VERTICAIS, TELHADOS VEGETAIS, quadros vegetais e jardins interiores. O OBJECTIVO DA MARCA JARDINS DO FUTURO É DE PROPORCIONAR SOLUÇÕES AS

Leia mais

PORTUGAL E A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL QUINTA DA GRUTA, MAIA. Ana Teixeira Mesquita

PORTUGAL E A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL QUINTA DA GRUTA, MAIA. Ana Teixeira Mesquita PORTUGAL E A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL QUINTA DA GRUTA, MAIA Ana Teixeira Mesquita info@landlab.pt WWW..PT SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO COM VEGETAÇÃO WWW..PT A SURGE EM 2008, FRUTO DO TRABALHO DE PESQUISA MUNDIAL

Leia mais

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira TELHADOS COBERTURAS Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira dayengcivil@yahoo.com.br Cobertura O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores A ISOMARCA possui uma vasta experiência na aplicação de Sistema de Isolamento

Leia mais

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança

Construction. e Controlo de Custos. Relação de Confiança Reabilitação de Edifícios Soluções Térmicas T e Controlo de Custos Membranas Líquidas L de Impermeabilização Relação de Confiança Estado da Arte Coberturas em Portugal Coberturas com telha cerâmica Substituição

Leia mais

O que vestem os edifícios

O que vestem os edifícios O que vestem os edifícios Coberturas 2015/2016 Mestrado Integrado em Engenharia Civil Supervisor: Eva Barreira Monitor: Joana Fernandes Trabalho elaborado por alunos de MIEC: Elsa Silva up201503125@fe.up.pt

Leia mais

LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FEUP TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES 3º Ano, 2º Semestre 2h Teóricas + 3h Teórico/Práticas / semana PROGRAMA

LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FEUP TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES 3º Ano, 2º Semestre 2h Teóricas + 3h Teórico/Práticas / semana PROGRAMA LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FEUP TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES 3º Ano, 2º Semestre 2h Teóricas + 3h Teórico/Práticas / semana PROGRAMA CAPÍTULO 1.ÂMBITO E OBJECTIVO DA DISCIPLINA 1.1. Descrição e justificação

Leia mais

Catálogo Geral

Catálogo Geral Catálogo Geral www.cfdoors.pt Painel de Frio Painel de Cobertura Painel Fachada Painel Fachada em Lã Rocha Painel Acústico Painel Cobertura Telha 2 Simbologia Simbologia dos revestimentos CF Doors identificando

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo INTRODUÇÃO O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos

Leia mais

WE SEE FURTHER. Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17

WE SEE FURTHER. Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17 WE SEE FURTHER Aula Aberta - Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior Portal da Construção Sustentável Nov17 WE SEE FURTHER Acreditamos que um telhado pode oferecer muito mais do que:

Leia mais

Catálogo Geral

Catálogo Geral Catálogo Geral www.cfdoors.pt Painel de Frio Painel Cobertura Painel Fachada Painel Fachada em Lã Rocha Painel Acústico Painel Cobertura Telha 2 Simbologia Simbologia dos revestimentos CF Doors identificando

Leia mais

GET GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda.

GET GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda. 1 Dados climáticos de referência para a região do Porto: Inverno: Região climática I1, número de graus dias = 1610 (º dias), duração da estação de aquecimento = 6,7 meses. Verão: Região climática V1, Temperatura

Leia mais

Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal

Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal Soluções FIBRANxps para PassivHaus em Portugal Contactos: Vera Silva Tlm: +351 968 577 011 vsilva@iberfibran.pt www.fibran.com.pt Reabilitação térmica de pisos interiores Melhorar o conforto interior e

Leia mais

Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal

Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal ENG 05259 CONSTRUÇÕES RURAIS Allison Queiroz de Oliveira Daniela Couto Bestete Geyse de Oliveira Costa Jordanna da Gripa Moreira Alegre, 2018 Mateus

Leia mais

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa.

Entre sistemas a temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa. Sumário Do Sol ao Aquecimento Unidade temática 1. Mecanismos de transferência de calor: a radiação, a condução e a convecção. O coletor solar e o seu funcionamento. Materiais condutores e isoladores do

Leia mais

TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5

TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5 TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE CAPÍTULO 5 TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS DA ENVOLVENTE 37 CAPÍTULO 5 ÍNDICE 5. TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO TÉRMICA DOS ELEMENTOS

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 05.1

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 05.1 DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 05.1 SISTEMA SOTECNISOL FV30 + PY40 JARDIM COBERTURAS AJARDINADAS Impermeabilização de coberturas 1. - DESCRIÇÃO As membranas ECOPLAS 30, ECOPLAS PY 40 JARDIM são fabricadas

Leia mais

desafio: Como podem duas equipas e adeptos sentir-se identificadas com um único estádio?

desafio: Como podem duas equipas e adeptos sentir-se identificadas com um único estádio? Estádio partilhado pelos dois clubes de Munique FC Bayern de Munique e TSV 1860 Munique desafio: Como podem duas equipas e adeptos sentir-se identificadas com um único estádio? SOLUÇÃO dos arquitetos suíços

Leia mais

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica COBERTURAS Professoras: Natália e Verônica DEFINIÇÃO A cobertura de uma estrutura tem a múltipla função de proteger a construção contra agentes externos, definir os aspectos arquitetônicos da estrutura

Leia mais

MORE POWER TO YOUR ROOF

MORE POWER TO YOUR ROOF MORE POWER TO YOUR ROOF Grupo Alemão fundado em 1919. Sede na Alemanha. Líder mundial na fabricação de produtos e soluções para telhado. Equipado com os mais rigorosos equipamentos de produção e controlo.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior. nº 17. Nº Pág.s: Fevereiro 2007

FICHA TÉCNICA. Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior. nº 17. Nº Pág.s: Fevereiro 2007 nº 17 FICHA TÉCNICA Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior Nº Pág.s: 07 17 12 Fevereiro 2007 Isolamento Térmico de fachadas pelo exterior 01 Para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico,

Leia mais

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX

O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX O sistema ETICS como técnica de excelência na reabilitação de edifícios da segunda metade do século XX Objectivos do trabalho Caracterização da solução ETICS para o revestimento de fachadas, do ponto de

Leia mais

Coberturas em Telhados TC-038

Coberturas em Telhados TC-038 Coberturas em Telhados TC-038 Cobertura Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado

Leia mais

Coberturas em Telhados TC-038

Coberturas em Telhados TC-038 Coberturas em Telhados TC-038 Cobertura Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado

Leia mais

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS Lã DE ROCHA A Lã de Rocha é um produto de excelência para o isolamento ao nível térmico e acústico. O silêncio é um bem precioso que convém manter no interior das nossas

Leia mais

Inovação e sustentabilidade em coberturas cerâmicas

Inovação e sustentabilidade em coberturas cerâmicas Inovação e sustentabilidade em coberturas cerâmicas A telha cerâmica é o mais antigo material de construção com forma adequada para o revestimento de coberturas. As características intrínsecas dos materiais

Leia mais

EFFISUS EASYREPAIR SELAGEM DE JUNTAS EM POLICARBONATO

EFFISUS EASYREPAIR SELAGEM DE JUNTAS EM POLICARBONATO EFFISUS EASYREPAIR SELAGEM DE JUNTAS EM POLICARBONATO Alexandra Pinto Direção Técnica & Desenvolvimento de Novas Soluções @ Up-way Systems & Partners A Policarbonato em coberturas Benefícios e desafios

Leia mais

COBERTURAS. Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011

COBERTURAS. Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011 COBERTURAS Professor: Luís Guilherme Albuquerque 01/02/2011 COBERTURAS COBERTURAS Constituem estruturas de múltipla função que tem por objetivo: Proteger a construção contra agentes externos; Definir o

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO 1 DTA 20.2

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO 1 DTA 20.2 DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO 1 DTA 20.2 SISTEMA SOTECNISOL ECOPVC FV 1,5 COBERTURAS LASTRADAS Impermeabilização de coberturas 1. DESCRIÇÃO. As membranas ECOPVC FV 1,5 são fabricadas de acordo com as

Leia mais

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO

DEFINIÇÃO PLÁSTICOS DEFINIÇÃO CLASSIFICAÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL III DEFINIÇÃO PLÁSTICOS Formados pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio ou outros elementos orgânicos ou inorgânicos; C O H N Orgânicos Inorgânicos

Leia mais

Sistema Integrado. Ecoesgoto

Sistema Integrado. Ecoesgoto Sistema Integrado Ecoesgoto 2 Especificação O Sistema Integrado Ecoesgoto é composto pelos Sistemas Ecoesgoto (Vermifiltro e Torre Verde), Ecotelhado (Banhado Construído Wetland), Ecoparede, Ecopavimento

Leia mais

SISTEMA HIDROMODULAR

SISTEMA HIDROMODULAR SISTEMA HIDROMODULAR O Sistema Hidromodular tem como objetivo proporcionar a laje, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a natureza. Este sistema se caracteriza

Leia mais

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS Vasco Peixoto de Freitas Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-1 www.patorreb.com Estrutura do Site Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-2

Leia mais

BLOC Tipos de Cobertura, Paredes e Revestimentos

BLOC Tipos de Cobertura, Paredes e Revestimentos PAREDE tipo I Chapa de Aço Galvanizada e Pintada Chapa de Aço Galvanizada e Pintada Poliuretano espandido PAREDE tipo II Massa de Regularização Argamassa adesiva Placa de Gesso Laminado PLADUR 15 PAREDE

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 03

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 03 1 DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO SISTEMA SOTECNISOL FV40 + PY40G COBERTURAS DE ACESSIBILIDADE LIMITADA Impermeabilização de coberturas 1. - DESCRIÇÃO As membranas ECOPLAS 40, ECOPLAS PY 40G são fabricadas

Leia mais

Peritos em reabilitação

Peritos em reabilitação O SITE DA COBERTURA Isolamento e impermeabilização Peritos em reabilitação Z PORTUGAL www.onduline.pt O SITE DA COBERTURA ONDULINE ONDUTHERM BASIC+SUBTELHA ONDULINE O novo sistema SITE (Sistema de Isolamento

Leia mais

PAVIMENTOS EXTERIORES

PAVIMENTOS EXTERIORES PAVIMENTOS EXTERIORES PARQ 7 TMCT III A construção de um espaço exterior engloba trabalhos: - em ZONAS PAVIMENTADAS (caminhos, alamedas, muros, rampas, praças, parques infantis, campos de jogos, estacionamentos,

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

Ambiente de produção de flores e plantas ornamentais

Ambiente de produção de flores e plantas ornamentais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PAISAGISMO E FLORICULTURA Ambiente de produção de flores e plantas ornamentais Profª. Renata Canuto de Pinho Ambiente Protegido O cultivo protegido caracteriza-se pela construção

Leia mais

Sistema Modular. Hexa Ecotelhado

Sistema Modular. Hexa Ecotelhado Sistema Modular Hexa Ecotelhado CBV COM. E IND. DE ARTEFATOS DE CIMENTO LTDA CNPJ: 94.179.082 / 0001-27 - Inscrição Estadual: 096 / 3403761 Rua Erechim 310 Bairro Nonoai - Porto Alegre RS Fone: (51) 3242.8215

Leia mais

ISO... Sistema ETICS. therm

ISO... Sistema ETICS. therm ISO... Sistema ETICS therm By O Isolamento térmico de qualidade O sistema ETICS ISOtherm tem na sua composição diferentes soluções de acordo com as distintas necessidades das habitações/edifícios. Propomos

Leia mais

STEEL FRAME. O que é STELL FRAME?

STEEL FRAME. O que é STELL FRAME? STEEL FRAME Quando o assunto é qualidade e praticidade o mercado da construção civil exige constante aprimoramento de tecnologia pensando nisso a Loja do Revestimento com parceria com a Kofar traz um sistema

Leia mais

TABELA DE PREÇOS. Membrana de betume modificado com polímero plastómero (APP), massa de 4,0 kg/m 2, armadura de poliester com 150 gr/m 2,

TABELA DE PREÇOS. Membrana de betume modificado com polímero plastómero (APP), massa de 4,0 kg/m 2, armadura de poliester com 150 gr/m 2, Art Descrição UN P Unit 1 - Sistemas de impermeabilização com membranas betuminosas APP 11 Coberturas: 111 Para coberturas acessiveis: Sistema - FV30 + PY40 T Membrana de betume modificado com polímero

Leia mais

EMENTA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil III

EMENTA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil III SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC 038 - E COBERTURAS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 EMENTA Introdução Telhados Laje impermeabilizada Coberturas

Leia mais

LANDLAB SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO COM VEGETAÇÃO

LANDLAB  SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO COM VEGETAÇÃO SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO COM VEGETAÇÃO A SURGE EM 2008, FRUTO DO TRABALHO DE PESQUISA MUNDIAL E DAS EXPERIÊNCIAS DE PROJETO E OBRA, DE VÁRIOS TÉCNICOS LIGADOS À CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, AOS ESPAÇOS VERDES,

Leia mais

ISOLAMENTO DE TELHADOS COM ESPUMA DE POLIURETANO

ISOLAMENTO DE TELHADOS COM ESPUMA DE POLIURETANO ISOLAMENTO DE TELHADOS COM ESPUMA DE POLIURETANO A Aplitek desenvolveu no Brasil uma tecnologia para recuperação e isolamento de telhados, esta extraordinária solução teve sucesso no mundo nos últimos

Leia mais

Sistema Modular Alveolar Grelhado. Ecotelhado

Sistema Modular Alveolar Grelhado. Ecotelhado Sistema Modular Alveolar Grelhado Sistema Modular Alveolar Grelhado Objetivo O Sistema Alveolar tem como objetivo proporcionar ao telhado, com ou sem inclinação, uma cobertura vegetada para conforto térmico

Leia mais

Isolamento. de Coberturas. Saiba mais sobre

Isolamento. de Coberturas. Saiba mais sobre Isolamento de Coberturas Saiba mais sobre 1 ENQUADRAMENTO TIPOS DE COBERTURAS CONSTRUÍDAS EM PORTUGAL As coberturas são fundamentais para o conforto de uma habitação e responsáveis por ganhos e perdas

Leia mais

ACESSIBILIDADE Facilita o acesso de cadeirantes, carrinhos de bebês, pessoas com dificuldades de locomoção e crianças.

ACESSIBILIDADE Facilita o acesso de cadeirantes, carrinhos de bebês, pessoas com dificuldades de locomoção e crianças. PLASTFLOOR - Reforço de pavimentos de grama e pedriscos. Placas plásticas para grama Pavimento ecológico de fixação de solos, de escoamento livre, extremamente durável adequado para veículos leves e pesados,

Leia mais

DESEMPENHO TÉRMICO DE TELHADOS VERDES: ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

DESEMPENHO TÉRMICO DE TELHADOS VERDES: ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS DESEMPENHO TÉRMICO DE TELHADOS VERDES: ALTERNATIVA PARA CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS Ana Julia Frizon 1 Pedro Henrique Branco Lázaro 2 Recursos Naturais Felippe Benavente Canteras 3 RESUMO Com o crescimento

Leia mais

Sistema Modular Alveolar Leve. Ecotelhado

Sistema Modular Alveolar Leve. Ecotelhado Sistema Modular Alveolar Leve Sistema Modular Alveolar Leve Objetivo O Sistema Alveolar tem como objetivo proporcionar ao telhado, com pouca ou sem inclinação, uma cobertura vegetada para conforto térmico

Leia mais

Sistema Hexa. Ecotelhado

Sistema Hexa. Ecotelhado Sistema Hexa Sistema Hexa Objetivo O Sistema Hexa é um sistema de telhado verde modular, prático e com uma aparência contínua, sem emendas, assim que estabelecido, é de fácil transporte e facilidade na

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS VANTAGENS UTILIZAÇÃO/APLICAÇÃO

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS VANTAGENS UTILIZAÇÃO/APLICAÇÃO ISOLAMENTOS A Lã de Rocha é um produto de excelência ao nível do isolamento térmico e acústico, promovendo dessa forma a eficiência energética e o conforto das habitações, ao mesmo tempo que permite cumprir

Leia mais

Inerte aos processos fermentativos, não teme os agentes microbianos vegetais e animais.

Inerte aos processos fermentativos, não teme os agentes microbianos vegetais e animais. Impermeável, não fissurável pelo gelo, insensível aos novos testes de desempenho climático (EN494), desafia com sucesso o granizo (Acta EMPA Nr. 144,410). A notável propriedade de enfraquecimento acústico

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 105633 (51) Classificação Internacional: E01C 5/20 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.04.18 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA Sistemas em aço para apoio e armazenamento Catálogo Geral 016.01 XFRAME 0 XFRAME PAVILHÕES CHAVE NA MÃO SOLUÇÃO INTEGRAL Solução desenvolvida e industrializada para

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Painel Solar PremiumSun FKT-2S.

FICHA TÉCNICA. Painel Solar PremiumSun FKT-2S. Departamento Comercial e Assistência Técnica: Av. Infante D. Henrique, lotes 2E-3E - 1800-220 LISBOA * Tel.: +351. 218 500 300 Agosto 2014 www.vulcano.pt FICHA TÉCNICA Painel Solar PremiumSun FKT-2S FICHA

Leia mais

Prof. Cristiano Ferrari

Prof. Cristiano Ferrari 1 2 PROF. CRISTIANO FERRARI TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (CEFET-OP) ENGENHEIRO CIVIL (UFV) PÓS-GRADUANDO EM GESTÃO DE PESSOAS E NEGÓCIOS (UNIVERTIX) E-mail: cristianoferrari_edi@yahoo.com.br 3 PLANO DE TRABALHO

Leia mais

PL 40/250 perfurado DESCRIÇÃO

PL 40/250 perfurado DESCRIÇÃO PL 40/250 perfurado DESCRIÇÃO Há mais de 40 anos que a Aceralia fabrica perfís largos auto-suportados de aço, para revestimento de todo tipo de edificações. Actualmente, é uma das empresas lider neste

Leia mais

PROF. CRISTIANO FERRARI

PROF. CRISTIANO FERRARI 1 2 PROF. CRISTIANO FERRARI PLANO DE TRABALHO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (CEFET-OP) ENGENHEIRO CIVIL (UFV) PÓS-GRADUANDO EM GESTÃO DE PESSOAS E NEGÓCIOS (UNIVERTIX) E-mail: cristianoferrari_edi@yahoo.com.br

Leia mais

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR Características Sistema de isolamento térmico pelo exterior é um sistema de isolamento de paredes pelo exterior de edifícios existentes e construção nova, composto

Leia mais

MEGAROCK. Alta resistência ao puncionamento em Cobertura Deck

MEGAROCK. Alta resistência ao puncionamento em Cobertura Deck MEGAROCK Alta resistência ao puncionamento em Cobertura Deck Soluções para áreas técnicas e corredores técnicos SOLUÇÕES PARA EDIFÍCIOS METAL BOX A Cobertura Deck é uma cobertura leve NÃO transitável (plana

Leia mais

1. Estrutura: construída em betão armado e lajes aligeiradas de 33 cm de espessura.

1. Estrutura: construída em betão armado e lajes aligeiradas de 33 cm de espessura. Edifício de habitação com construção de alta qualidade, composto por 12 frações, sendo elas 8 apartamentos tipo T3 e 4 apartamentos tipo T2 com excelentes áreas interiores e de lazer, todos com garagem

Leia mais

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica.

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica. Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica. Estruturas de fixação para sistemas fotovoltaicos As estruturas de fixação de um sistema solar fotovoltaico representam uma pequena parte do investimento

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

SISTEMA LAMINAR ALTO

SISTEMA LAMINAR ALTO SISTEMA LAMINAR ALTO O Sistema Laminar Alto tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a natureza. Este sistema em

Leia mais

Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha

Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha Manual de uso Elastimper É um impermeabilizante termoacústico desenvolvido com tecnologia da Local Vazamento. Trata-se de uma borracha líquida (à base de borracha natural látex das seringueiras) vulcanizada

Leia mais

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor.

Projeto de arquitetura e especialidades, bem como projeto térmico e acústico aprovados conforme legislação em vigor. Moradias V4 com construção de alta qualidade compostas por 3 Quartos, 1 Suite com Closet, 2 Casas de Banho, Sala e Cozinha. Open space com excelentes áreas interiores e de lazer, com garagem para 3 carros.

Leia mais

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA Sistemas em aço para apoio e armazenamento Catálogo Geral 016.01 0 PAVILHÕES CHAVE NA MÃO SOLUÇÃO INTEGRAL Solução desenvolvida e industrializada de forma a ser facilmente

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 08 Coberturas em telhados Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. Sumário Aula 08

Leia mais

O que é o ICF? Vantagens

O que é o ICF? Vantagens O que é o ICF? É um sistema de construção constituído por blocos isolantes em EPS, poliestireno expandido (conhecido em Portugal como esferovite), que após montagem, são preenchidos com betão armado, formando

Leia mais

Projecto FEUP 2012/2013 Humidade Em Edifícios Intervenções

Projecto FEUP 2012/2013 Humidade Em Edifícios Intervenções Projecto FEUP 2012/2013 Humidade Em Edifícios Intervenções Bruno Linhares; Bruno Ribeiro; Helena Paixão; Márcio Monte; Pedro Oliveira; Raquel Castro; Projeto FEUP 12MC05_03 Outubro 2012 1 Humidade em Edifícios

Leia mais

FRAME Índice 1 - Introdução 3 - Estrutura 4 - Fundação 5 - Paredes 6-2 Pavimento 7 - Telhado 8 - Instalações Elétricas e Hidráulicas 9 - Isolações 13 - Vedação vertical 15 - Esquadrias 16 - Acabamentos

Leia mais

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000.

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Introdução A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Esta Empresa tem a sua origem na Jomafil, e com os conhecimentos adquiridos ao longo de

Leia mais

1.4. Sistemas estruturais em madeira

1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4.1. Análise estrutural Estuda as estruturas se preocupando basicamente com a determinação dos esforços e das deformações a que elas estão submetidas quando solicitadas

Leia mais

O especialista em Renovação de FACHADAS

O especialista em Renovação de FACHADAS A GAMA FACHADAS O especialista em Renovação de FACHADAS A pintura das fachadas dos edifícios tem por objetivos fundamentais: Proteger e Decorar. A proteção processa-se por efeito de barreira, ou seja,

Leia mais

Formação Passive House 2018

Formação Passive House 2018 Passive House Formação Passive House 2018 SWS 2017 PT Hélder Vilaça Telm.: +351 910 304 487 E-mail: vilaca@soudal.com Soudal Window System porquê? Necessidade cada vez maior de soluções sustentáveis &

Leia mais

1.1- Cargas produzidas pelo vento (e outras cargas resultantes de acções de manobra ou solicitações com carácter excepcional)

1.1- Cargas produzidas pelo vento (e outras cargas resultantes de acções de manobra ou solicitações com carácter excepcional) A) JANELAS 1- EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA 1.1- Cargas produzidas pelo vento (e outras cargas resultantes de acções de manobra ou solicitações com carácter excepcional) 1.2- Vibrações (tráfego, acção do vento)

Leia mais

Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8893)

Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções Termossifão pressurizado (EA8893) Índice 1. Parâmetros... 3 2. Precauções... 4 3. Informação técnica... 5 3.1. Componentes... 5 3.2. Informação técnica... 5 4. Componentes e dimensões...

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 02.3

DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 02.3 DOCUMENTO TÉCNICO DE APLICAÇÃO DTA 02.3 SISTEMA SOTECNISOL FV40 + PY50 COBERTURAS ACESSÍVEIS À CIRCULAÇÃO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS Impermeabilização de coberturas 1. - DESCRIÇÃO As membranas ECOPLAS FV

Leia mais

Sistema Modular Alveolar. Leve Ecotelhado

Sistema Modular Alveolar. Leve Ecotelhado Sistema Modular Alveolar Leve Ecotelhado CNPJ: 94.179.082 / 0001-27 - Inscrição Estadual: 096 / 3403761 site: www.ecotelhado.com.br email: ecotelhado@ecotelhado.com.br 2 Especificações O Sistema Modular

Leia mais

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento

Técnicas de construção. Vedações Verticais. Profa. Keila Bento Técnicas de construção Vedações Verticais Profa. Keila Bento Vedações verticais Definição UM SUBSISTEMA DOS EDIFÍCIOS CONSTITUÍDO PELOS ELEMENTOS QUE: DEFINEM E LIMITAM VERTICALMENTE O EDIFÍCIO E SEUS

Leia mais

SISTEMA MODULAR ALVEOLAR GRELHADO

SISTEMA MODULAR ALVEOLAR GRELHADO SISTEMA MODULAR ALVEOLAR GRELHADO O Sistema Alveolar tem como objetivo proporcionar ao telhado, com ou sem inclinação, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO.

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. Indicados para aplicação em áreas de grande afluência de público, os Forros Isover atendem principalmente a projetos

Leia mais

ETICS GF ETICS BT FABRIC. poliestireno extrudido. Aplicações recomendadas de placas de isolamento FIBRANxps MAESTRO INCLINE L 300 C I

ETICS GF ETICS BT FABRIC. poliestireno extrudido. Aplicações recomendadas de placas de isolamento FIBRANxps MAESTRO INCLINE L 300 C I poliestireno extrudido Aplicações recomendadas de placas de isolamento 300 - L 300 C 300 - I 400 - L 500 - L 700 - L MAESTRO ETICS GF ETICS BT SB FABRIC INCLINE COBERTURAS Coberturas planas invertidas

Leia mais

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Módulo Processos de construção LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO A68262 Sara Cardoso A68222 Ana Catarina Silva Guimarães, 07 de fevereiro de 2014 Índice

Leia mais

PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP. Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo a EN

PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP. Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo a EN PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO E DESENFUMAGEM NATURAL PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo

Leia mais

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Reportagem: Romário Ferreira Edição 44 - Fevereiro/2012

Leia mais

Telha Colonial e Acessórios para Telhado. Estética e praticidade a favor da economia.

Telha Colonial e Acessórios para Telhado. Estética e praticidade a favor da economia. Telha Colonial e Acessórios para Telhado Estética e praticidade a favor da economia. Telha Colonial Estética e praticidade a favor da economia. A Brasilit traz a melhor opção para telhados residenciais.

Leia mais

50% SYSTEM K-FLEX COLOR K-FLEX COLOR SYSTEM ECONOMIZA NO TEMPO DE INSTALAÇÃO. isolamento elastomérico com protecção UV e revestimento basf

50% SYSTEM K-FLEX COLOR K-FLEX COLOR SYSTEM ECONOMIZA NO TEMPO DE INSTALAÇÃO. isolamento elastomérico com protecção UV e revestimento basf ECONOMIZA NO TEMPO DE INSTALAÇÃO ATÉ 50% isolamento elastomérico com protecção UV e revestimento basf Isolamento com acabamento a cores Camadas uniformes Melhoria na flexibilidade e na aplicação Excelente

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE NAS COBERTURAS SIKA FEVEREIRO 2014 PATRÍCIA LOPES SIKA PORTUGAL

A SUSTENTABILIDADE NAS COBERTURAS SIKA FEVEREIRO 2014 PATRÍCIA LOPES SIKA PORTUGAL A SUSTENTABILIDADE NAS COBERTURAS SIKA FEVEREIRO 2014 PATRÍCIA LOPES SIKA PORTUGAL CONHECER A SIKA Sika é um dos maiores e mais conceituados fabricantes de produtos para a construção e indústria automóvel

Leia mais