SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE"

Transcrição

1 1 BRASIL SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE RELATÓRIO ELABORADO PARA A ACCENTURE Maio de 2017

2 SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE BRASIL: PERSPECTIVAS DOS CIOS SOBRE SERVIÇOS DE SAÚDE DIGITAL A CIO Survey da Accenture é uma avaliação realizada em diversos países sobre a transformação da saúde digital nos sistemas de saúde. A pesquisa abrange sete países (Arábia Saudita, Brasil, Finlândia, Irlanda, Noruega, Reino Unido e Suécia), em três continentes, e destaca o ponto de vista dos indivíduos na vanguarda da transformação: os Chief Information Officers (CIOs) ou diretores de TI. Esta pesquisa apresenta visões de oito líderes brasileiros, entrevistados no último trimestre de 2016, cada um com uma visão diferente sobre os desafios a serem enfrentados. A pesquisa teve como base três hipóteses que buscamos provar ou questionar: HIPÓTESE 1: CIOs precisam transformar suas organizações para atender à crescente demanda dos consumidores e alavancar a tecnologia digital para reduzir os custos operacionais. HIPÓTESE 2: CIOs devem convencer os stakeholders, especialmente os médicos, a aderir à saúde digital. HIPÓTESE 3: CIOs necessitam assumir um novo papel, desenvolver novas habilidades e obter recursos para liderar uma transformação de saúde digital bem-sucedida.

3 3 VISÃO GERAL Os serviços de saúde digital estão em crescimento em todo o Brasil, mas o processo ainda está no início, especialmente quando comparado aos serviços financeiros e de tecnologia, mídia e telecomunicações. Em razão desse atraso, o setor investe fortemente no desenvolvimento digital. Os esforços de transformação dos CIOs neste quesito estão centrados em iniciativas relacionadas à eficiência e ao processo. Atualmente algumas instituições atualmente consideram o valor do digital do ponto de vista holístico para a gestão de serviços e analytics, que apoiam a tomada de decisão. Hipótese 1: Os CIOs devem transformar suas organizações para atender à crescente demanda dos consumidores e alavancar a tecnologia digital para reduzir os custos operacionais. ELIMINAÇÃO DO PAPEL, AGILIDADE DA INFORMAÇÃO E RASTREABILIDADE SÃO INICIATIVAS IMPORTANTES ENTRE OS CIOS E FORAM CRIADAS PARA APOIAR ÀS NECESSIDADES OPERACIONAIS DO DIA A DIA. Apenas alguns CIOs criam um plano de transformação digital mais amplo, no qual a digitalização dos serviços de saúde é atualmente direcionada em ganhos de eficiência. HABILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DO CIO É LIMITADA De acordo com a liderança de uma importante empresa de diagnósticos, os fatores que impulsionam a mudança no setor são o tempo e a informação. Os canais digitais reduzem os tempos de espera - do lado do paciente e do médico - e aumentam o acesso à informação disponível. A eliminação do papel, agilidade da informação e rastreabilidade são importantes iniciativas do dia a dia operacional para os CIOs. Estes são objetivos que visam a eficiência em vez de serem orientados para o custo ou para o paciente, vale lembrar que para o paciente não importa se os processos internos são feitos com ou sem papel. Como enfatizou outro CIO, No final, a eficiência é mais importante do que a redução de custos. Vestíveis, mobilidade e a análise de dados dos pacientes, são considerados áreas de inovação e, portanto, não essenciais para as necessidades operacionais do dia a dia.

4 SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE FIGURA 1. INICIATIVAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DIGITAL INICIATIVA ÊNFASE EM AGILIDADE ÊNFASE EM EFICIÊNCIA ÊNFASE EM ANALÍTICOS CANAIS DE AGENDAMENTO ON-LINE RESULTADOS ON-LINE PARA O PACIENTE E PARA O MÉDICO SOLICITANTE SIMPLIFICAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA ARQUITETURA CANAIS DE RELACIONAMENTO COM O PACIENTE (SMS, , MENSAGEM INSTANTÂNEA) ELIMINAR A NECESSIDADE DO PAPEL CAPTURA DE MAIS E MELHORES INFORMAÇÕES CERTIFICAÇÃO DIGITAL Os CIOs, principalmente no setor privado, têma meta de simplificar e racionalizar a arquitetura, que cria eficiência ao: MELHORAR A USABILIDADE PROMOVER COMPRAS BASEADAS EM VALORES AUMENTAR O ROI

5 5 Entende-se que a tecnologia é importante para impulsionar o crescimento, uma vez que libera recursos financeiros e capacidade interna. Essas iniciativas bem estruturadas, muitas vezes, ganham adesão. Explica também porque os CIOs, até o momento, têm maior atenção nas metas acessíveis do que em inovação, já que investimentos significativos em infraestrutura de Nuvem ainda são considerados financeiramente inviáveis. As iniciativas incluem a substituição sistemas legados por receituário eletrônico integrados; a recepção, os call centers centralizados, agendamentos e a entrega on-line de exames laboratoriais. Essas prioridades são objetivos internos e reforçam o motivo pelo qual a integração digital entre provedores não é prioridade dos CIOs. Provedores de serviços de saúde atualmente enxergam os serviços de saúde digital como uma ferramenta para aumentar a eficiência (por meio de integração institucional interna) e não integração do sistema de saúde como um todo. Essa abordagem à digitalização criou a visão centrada em produto para os serviços, uma vez que cada provedor está centrado na prestação de seus serviços de forma isolada. As soluções digitais - exceto por alguns parceiros externos - são desenvolvidas isoladamente do restante do sistema de serviços de saúde. Essa abordagem é desequilibrada, tanto no setor público quanto no privado, e fornecem acesso aos prontuários de saúde digital apenas aos médicos. No entanto, ambos os setores têm realizado esforços para melhorar o acesso e a experiência do paciente. Os CIOs entrevistados pareciam desconhecer ou não estarem preocupados com a crescente demanda dos consumidores por mais acesso digital aos serviços de saúde, conforme indicado por pesquisas recentes, estes achados pedem pelas prioridades já mencionadas 1. ATUALMENTE, OS CIOS ENXERGAM OS SERVIÇOS DE SAÚDE DIGITAL COMO UMA FERRAMENTA PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA POR MEIO DE INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL E NÃO INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE COMO UM TODO. Curiosamente, nenhum líder identificou restrições orçamentárias como um obstáculo importante à realização das iniciativas almejadas. O envolvimento dos stakeholders foi o mais citado como o principal entrave para as iniciativas digitais, atualmente em curso (ver figura 1). Do ponto de vista do paciente, os brasileiros ainda preferem a entrega dos resultados pessoalmente ou via motoboy, com uma explicação dos resultados; enquanto muitos médicos também têm preferência pela análise física e processos administrativos. 1 Pesquisa Accenture 2016 com consumidores sobre o envolvimento de pacientes no Brasil.

6 SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE FIGURA 2. OBSTÁCULOS PARA A SAÚDE DIGITAL OBSTÁCULOS QUESTÕES PARA STAKEHOLDERS QUESTÕES DE CAPACIDADE BAIXA ADERÊNCIA AOS CANAIS DIGITAIS, ENTRE ELAS A FALTA DE ENTENDIMENTO/FAMILIARIDADE CONCORRÊNCIA ENTRE INICIATIVAS INTERNAS E OPERAÇÕES DIÁRIAS PARTICIPAÇÃO LIMITADA DOS STAKEHOLDERS NA COLABORAÇÃO ENTRE SETORES (OU SEJA, TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE PROVEDORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE), ESPECIALMENTE EM CENTROS DE DIAGNÓSTICO PREFERÊNCIA POR PAPEL QUESTÕES REGULAMENTARES, COMO CONSULTAS REMOTAS DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE DEVIDO ÀS DIFERENTES BASES DE DADOS NACIONAIS E MUNICIPAIS SEGURANÇA DE DADOS E CERTIFICAÇÃO DIGITAL Os principais obstáculos para a implementação bem-sucedida de iniciativas digitais são: a concorrência entre projetos internos e o pouco interesse na colaboração no setor. Isso se deve, em parte, à forma de como as equipes de tecnologia são estruturadas, com muitas pessoas responsáveis tanto pelo trabalho cotidiano quanto pela inovação. Manter e atualizar os sistemas legados muitas vezes têm prioridade sobre as iniciativas que são consideradas não essenciais para a rotina de um hospital ou clínica. Essa mentalidade também fica clara pela falta de esforços para desenvolver uma abordagem integrada dos serviços de saúde digital. Um paciente é o alvo de atenção e cuidado apenas quando está no local de atendimento. Muitos provedores de serviços de saúde tendem, portanto, a não pensar além de sua própria interação e responsabilidades para com o paciente.

7 7 Hipótese 2: Os CIOs devem convencer os stakeholders, especialmente os médicos, a aderir a saúde digital Além de possibilitar o upgrade dos sistemas legados e ganhos em eficiência, a digitalização dos canais é vista como parte de uma agenda de inovação. Uma gestão eficaz dos stakeholders é fundamental para garantir que os CIOs possam ir além da gestão operacional diária Os CIOs atuam em níveis variados de autoridade e independência para buscar suas próprias agendas. Alguns fazem parte da equipe de gestão e definem suas próprias agendas dessa maneira, outros entendem que seu papel é funcional e organizacional. Áreas que vão além das responsabilidades rotineiras - como manutenção de servidores e sistemas - podem muitas vezes ser consideradas como não de missão crítica. A digitalização de canais é muitas vezes considerada como parte de uma agenda de inovação. Dessa forma, a pergunta do conselho de administração em relação à digitalização é: qual é o equipamento necessário e quem paga? Isso significa que as soluções digitais muitas vezes envolvem compromissos significativos. Isso também se deve aos esforços limitados para garantir o envolvimento efetivo dos stakeholders. No setor privado, não foram feitos esforços suficientes para envolver os médicos na tomada de decisões, na garantia para a adoção de novas habilidades e no fornecimento a uma proposta clara de valor para explorar novas áreas digitais. Segundo um CIO, há uma preocupação com novos serviços, no entanto, oferecê-los sem visão simultânea na integração e gestão de stakeholders tende a resultar em dinheiro mal gasto. Essa afirmação foi confirmada por outro CIO, que observou: mais do que a falta de recursos, nosso problema é a necessidade de fazer várias tarefas relevantes ao mesmo tempo. É difícil para nossos stakeholders definir prioridades e cumpri-las. Isso não significa que os médicos não estão envolvidos no desenvolvimento de produtos. A pesquisa com CIOs constatou que pequenos grupos de médicos estão frequentemente envolvidos neste processo. O compartilhamento de informações entre médicos, que são apoiados por uma tecnologia mal estruturada, fazem com que informações relevantes sejam perdidas. Além disso o envolvimento tardio fazem com que os profissionais dêem feedbacks somente após a primeira interação com o produto. Isso indica que serviços de saúde digital se tornaram mais efetivos à medida que a relação entre médicos e tecnologia se desenvolveu. Neste sentido, o setor público está mais avançado. Os médicos são envolvidos como parceiros desde a concepção até a implementação de sistemas clínicos. HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM NOVOS SERVIÇOS. NO ENTANTO, OFERECER NOVOS SERVIÇOS SEM TER VISÃO SIMULTÂNEA NA INTEGRAÇÃO E GESTÃO DE STAKEHOLDERS TENDE A RESULTAR EM DINHEIRO MAL GASTO

8 SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE É importante ressaltar que os médicos parecem estar abertos ao envolvimento se as soluções estiverem bem estruturadas. No entanto, pode ser difícil demonstrar o valor da tecnologia, principalmente na fase de concepção. Os médicos e pacientes ficam mais abertos ao uso de plataformas digitais uma vez que compreendem o valor, como confirmam outras pesquisas 2. Os CIOs ressaltaram a necessidade de desenvolver habilidades e capacidades tecnológicas dentro da organização. É crucial promover uma cultura de familiaridade naqueles que usam a tecnologia, mas de forma mais ampla. Para esse fim, usar médicos como promotores da transformação digital é uma das chaves para o sucesso. Grande parte dessa interação passará pela função do CIO, o que destaca a importância de treinamento efetivo e do envolvimento dos stakeholders. 2 Por outro lado, havia também a preocupação de que alguns funcionários não se adaptariam rapidamente às atualizações dos novos aplicativos e processos de trabalho. Para compensar esse fato, os CIOs devem ser capazes de se comunicar efetivamente tanto para cima como para baixo na escala organizacional, com pessoas menos familiarizadas com a tecnológica. Encontrar esse nível de habilidade de comunicação dentro dos departamentos de TI é um grande desafio, mas nutrir essas capacidades vale o investimento. Nenhum CIO entrevistado soube nos informar se suas instituições oferecem qualquer forma de incentivo financeiro para promover a adoção dos serviços digitais. Ao invés disso, os incentivos são baseados em programas de relacionamento para médicos solicitantes, entre eles canais de concierge que oferecem acesso mais rápido às informações do paciente. Há também o apoio do conselho de administração para treinamento e utilização da tecnologia da informação. Pesquisa Accenture 2016 com consumidores sobre o envolvimento do paciente no Brasil, Pesquisa Accenture 2015 com Médicos no Brasil

9 9 Hipótese 3: Os CIOs precisam assumir um novo papel, desenvolver novas habilidades e obter recursos para liderar uma transformação de saúde digital bem-sucedida A pesquisa no Brasil identificou dois tipos de CIOs: especialistas em operações digitais sem histórico na área de saúde e especialistas em saúde com ênfase na área operacional. Tipos de CIO na Saúde Especialistas em operações digitais sem histórico de saúde são preponderantes no setor privado. Esses indivíduos são recrutados de fora do setor e fornecem e mantêm serviços de tecnologia eficazes para a organização. Eles tendem a se preocupar menos com as crescentes demandas de serviços de saúde digital dos consumidores, dentro e fora de suas organizações. VISÃO OPERACIONAL: Por exemplo, manter os sistemas legados atualizados e disponíveis, pensar na resiliência e segurança da propriedade de TI, implementar sistemas centrais para as organizações e fornecer Wi-Fi. EFICIÊNCIA (PRODUTIVIDADE E ALOCAÇÃO): ROI, compras baseadas em valores, consistência dos serviços e tempos de giro. VISÃO LIMITADA AOS RESULTADOS DE SAÚDE: Por exemplo, não foram consideradas prioridades as pesquisas de satisfação dos pacientes, feedback e resultados clínicos. Isso é acentuado pelas atuais iniciativas do setor. Especialistas em saúde com ênfase na área operacional, que são preponderantes no setor público. Eles pensam de forma holística e passam mais tempo considerando como a tecnologia pode ser um facilitador da inovação e transformação. Além de sua experiência no setor, esses indivíduos podem pensar de forma holística por conta de sua abrangente responsabilidade em relação à saúde pública no Brasil, o que implica três esferas de governo (municipal, estadual e federal). VISÃO OPERACIONAL: Por exemplo, manter os sistemas legados atualizados e disponíveis, pensar na resiliência e segurança da propriedade de TI, implementar sistemas centrais para as organizações e fornecer Wi-Fi. EFICIÊNCIA (PRODUTIVIDADE E ALOCAÇÃO): ROI, compras baseadas em valores, consistência dos serviços e tempos de giro. MAIOR ÊNFASE NOS RESULTADOS: Por exemplo, pesquisas de satisfação dos pacientes e feedback aparecem como recursos contínuos nos processos de serviços e desenvolvimento, bem como avaliar os resultados clínicos ou comparar a eficiência e a eficácia dos planos de saúde. INOVAÇÃO: Relações com universidades e outras instituições resultam em combinação de pesquisa, ensino e atendimento que impulsionam a inovação. INOVAÇÃO: Eles tendem a gastar menos tempo explorando as oportunidades oferecidas pela saúde digital devido ao dia a dia do trabalho.

10 SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE A BUSCA POR TALENTOS DIGITAIS A pesquisa revelou que os CIOs estão em cargos seniores, inclusive no conselho de administração e que participam na tomada de decisões em vários níveis em toda a organização. Nesses cargos, os líderes normalmente recebem as verbas solicitadas e são responsáveis pelo gerenciamento de grandes equipes internas, com os objetivos finais de: FORNECER SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS BEM IMPLEMENTADAS PARA APOIAR O CRESCIMENTO ATENDER À DEMANDA EXTERNA POR PRODUTOS DIGITAIS Do ponto de vista da implementação, os hospitais privados muitas vezes recrutam profissionais de setores que são considerados mais avançados digitalmente e, portanto, mais capazes de introduzir as melhores práticas. Esses indivíduos tendem a ser recrutados para cargos seniores com capacitada para gerenciar grandes equipes internas. Embora essas equipes tenham uma capacidade significativa, elas podem limitar o CIO para contratar os talentos mais adequados para cada projeto. As estruturas da equipe de tecnologia podem, portanto, apresentar obstáculos práticos em relação ao futuro do digital. Essas equipes estão ocupadas com responsabilidades do dia a dia e, portanto, muitas vezes não têm tempo nem experiência estratégica para considerar as áreas de inovação e as melhores práticas que os pacientes necessitam. Assim, os CIOs são mais propensos a desenvolver soluções digitais em etapas, em vez arriscar ultrapassar seus limites.

11 11 CONCLUSÕES À medida que os cenário dos serviços de saúde caminham rumo a um futuro digital, a função dos CIOs passa por uma transformação semelhante. Ao longo da pesquisa, os CIOs estavam convictos que sua função era, na essência, executiva com metas para garantir a eficiência e melhorar processos, bem como uma agenda mais ampla para inovação e mudança. No entanto, para garantir a agenda de inovação - uma responsabilidade relativamente nova - os CIOs devem assumir várias funções: como inovadores, gestores de mudança, tomadores de decisão e líderes empresariais.

12 SOLUÇÕES DIGITAIS NA SAÚDE SOBRE A ACCENTURE A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com aproximadamente profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha. Visite SOBRE A OXFORD ANALYTICA A Oxford Analytica é uma empresa de análise e consultoria global com especialistas preparados para aconselhar seus clientes sobre sua estratégia e desempenho. Nossos insights e julgamentos sobre questões globais permitem que nossos clientes tenham sucesso em mercados complexos onde a conexão de política, economia, estado e negócios é fundamental. Para saber mais sobre os produtos e serviços, visite MAIS INFORMAÇÕES: Lincoln Moura Jr lincoln.a.moura.jr@accenture.com Simon Coote scoote@oxford-analytica.com Rene Parente rene.f.parente@accenture.com

PACIENTES QUEREM UMA ALTA DOSE DE DIGITAL

PACIENTES QUEREM UMA ALTA DOSE DE DIGITAL PACIENTES QUEREM UMA ALTA DOSE DE DIGITAL Os consumidores na área da saúde no Brasil querem um atendimento digital e iniciam essa experiência com maior utilização de ferramentas digitais e prontuários

Leia mais

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge

RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO. Conheça o ondemand da Lionbridge RESOLVA OS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS DA TRADUÇÃO Conheça o ondemand da Lionbridge Todas as empresas usam serviços de tradução Não é apenas a sua organização, a maioria das empresas enfrenta a crescente

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

O impacto da cibersegurança na área de saúde para os consumidores BRASILEIROS

O impacto da cibersegurança na área de saúde para os consumidores BRASILEIROS O impacto da cibersegurança na área de saúde para os consumidores BRASILEIROS Pesquisa Accenture 2017 sobre Cibersegurança em Serviços de Saúde e Confiança Digital 2 Os brasileiros confiam nas organizações

Leia mais

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos MISSÃO DO SERPRO Prover e integrar soluções de tecnologia da informação e comunicação para o êxito da governança do Estado, em benefício da

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

de tecnologia P A R A EM 2016

de tecnologia P A R A EM 2016 ^ TENDENCIAS de tecnologia P A R A + RH EM 2016 Panto O RH de hoje faz + - MAIS com menos A expansão das plataformas de avaliação nas últimas décadas transformou praticamente toda a gestão de RH das empresas.

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Contexto. Acessibilidade. Relevância.

Contexto. Acessibilidade. Relevância. PLATAFORMA DE COLABORAÇÃO CLÍNICA Contexto. Acessibilidade. Relevância. FLUXO DE TRABALHO DE DADOS CLÍNICOS PARA COLABORAÇÃO SIGNIFICANTE. O poder da unio Conecte. Colabore. Cuide. Dê a médicos e administradores

Leia mais

Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais

Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais Aprendizagem Reforçada pela Tecnologia - Linhas orientadoras para obter o estatuto de Escolas Digitais O logo indicado nos diferentes quadros refere o critério mínimo necessário para obter o estatuto de

Leia mais

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

PROCESSOS DE NEGÓCIOS GESTÃO DE DE NEGÓCIO UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS PROFESSORA: LUCIANA FORTES FARIAS UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS CONTEÚDO DESTA UNIDADE 2.1 Melhoria de processos e reengenharia organizacional 2.2

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

CUIDAR MAIS, COM MENOS CUSTOS E MAIOR EFICIÊNCIA

CUIDAR MAIS, COM MENOS CUSTOS E MAIOR EFICIÊNCIA CUIDAR MAIS, COM MENOS CUSTOS E MAIOR EFICIÊNCIA PRINCIPAIS DESAFIOS DO SETOR O CENÁRIO DO SISTEMA DE SAÚDE COMPLEMENTAR NO BRASIL A perda de clientes e o aumento dos custos operacionais afetam drasticamente

Leia mais

Um melhor cuidado com a saúde começa quando se está mais informado.

Um melhor cuidado com a saúde começa quando se está mais informado. Um melhor cuidado com a saúde começa quando se está mais informado. Aprimore o tratamento de pacientes com as soluções inovadoras e os serviços abrangentes da Dell para a área da saúde. Quando os médicos

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

Acelere sua jornada para a nuvem

Acelere sua jornada para a nuvem Acelere sua jornada para a nuvem Migrar para a nuvem permite transferir cargas de trabalho de sistemas únicos para uma plataforma híbrida. Ela fornece um método estruturado para a migração junto com diversos

Leia mais

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

Soluções em Analytics. Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios.

Soluções em Analytics. Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios. Soluções em Analytics Soluções analíticas e preditivas na tomada de decisão dos mais diferenciados negócios. Previsibilidade é a palavra-chave para tomar melhores decisões para sua empresa Uma empresa

Leia mais

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 Nós, da Edenred, customizamos e gerenciamos soluções que geram eficiência para as organizações e poder de compra para os trabalhadores.

Leia mais

ANEXO I GUIÃO PARA AS ENTREVISTAS

ANEXO I GUIÃO PARA AS ENTREVISTAS ANEXO I GUIÃO PARA AS ENTREVISTAS i A Comunicação Estratégica no âmbito da Mudança Organizacional Guião para as Entrevistas 2 Caracterização da Organização e Entrevistado Tipo ORGANIZAÇÃO Atividade Breve

Leia mais

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos De indivíduos a populações, preenchendo a lacuna no tratamento médico para uma saúde melhor Desafios enfrentados pelo setor de assistência

Leia mais

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa

TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa TELEFONIA IP: Possibilidades para aumentar os resultados de sua empresa SUMÁRIO C L I Q U E E A C E S S E Introdução.... 3 C A N A L T E L E C O M. C O M. B R Um novo mundo de opções.... 4 Comunicação

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

Conecte se e assuma o controle

Conecte se e assuma o controle Conecte se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Oferecemos compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

Saúde e serviços públicos. Comunicação, mídia e alta tecnologia. Serviços financeiros. Produtos. Recursos

Saúde e serviços públicos. Comunicação, mídia e alta tecnologia. Serviços financeiros. Produtos. Recursos 2017 Avanade Inc. All Rights Reserved. A Avanade é a consultoria líder em soluções inovadoras de digital e nuvem, soluções de negócios e experiências entregues por meio do poder das nossas pessoas e do

Leia mais

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis A oportunidade Na medida em que a computação em nuvem dá origem a novas e poderosas capacidades, ela oferece o potencial de aumentar a produtividade,

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Agilent CrossLab FROM INSIGHT TO OUTCOME

Agilent CrossLab FROM INSIGHT TO OUTCOME Agilent CrossLab FROM INSIGHT TO OUTCOME AGILENT CROSSLAB O LABORATÓRIO DE HOJE É UM LUGAR DE GRANDES MUDANÇAS Aqui, cientistas e pesquisadores ampliam os limites do nosso conhecimento para melhorar a

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

Recomendação de políticas Alfabetização digital

Recomendação de políticas Alfabetização digital Recomendação de políticas A oportunidade O conhecimento de informática e a alfabetização, a familiaridade com software de produtividade, a fluência no uso de uma ampla gama de dispositivos digitais, estas

Leia mais

RH e Folha de Pagamento Soluções que agregam valor ao seu negócio. People Knowledge Technology

RH e Folha de Pagamento Soluções que agregam valor ao seu negócio. People Knowledge Technology RH e Folha de Pagamento Soluções que agregam valor ao seu negócio People Knowledge Technology Nós Trabalhamos para o seu Sucesso Há duas décadas a Datamace se dedica ao desenvolvimento de soluções integradas

Leia mais

Academia Pan-Americana de Engenharia

Academia Pan-Americana de Engenharia Academia Pan-Americana de Engenharia Plano de Trabalho 2012 2014 Proposta apresentada à consideração do Conselho de Administração e os Membros Plenos da API, por Eng. Pablo Realpozo del Castillo Presidente

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Quem somos Somos uma empresa integradora de soluções de tecnologia para o segmento de relacionamento com Cliente. Fomos fundada no final do ano de 2014. Contamos com um time

Leia mais

Estudo Executivo Sobre Transformação Digital

Estudo Executivo Sobre Transformação Digital Estudo Executivo Sobre Transformação Digital O Imperativo da Transformação para Pequenos e Médios Varejistas A tecnologia está transformando o modo como pequenas e médias empresas fazem negócios. Nossa

Leia mais

Conecte-se e assuma o controle

Conecte-se e assuma o controle Conecte-se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Hoje, oferecemos um compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S

F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S F U N D A M E N T O S P A R A E F E T U A R M U D A N Ç A S Em um mundo repleto de VUCA, os profissionais de RH devem aplicar o DARE em suas mudanças! Mudança passou a ser a norma no dia a dia da maioria

Leia mais

Perspectivas para o setor global de saúde para 2018 A evolução dos cuidados inteligentes com a saúde Fevereiro, 2018

Perspectivas para o setor global de saúde para 2018 A evolução dos cuidados inteligentes com a saúde Fevereiro, 2018 Perspectivas para o setor global de saúde para 2018 A evolução dos cuidados inteligentes com a saúde Fevereiro, 2018 O que são cuidados inteligentes com a saúde? Cuidados com a saúde adequados oferecidos

Leia mais

Society of Petroleum Engineers (SPE) Planejamento Estratégico

Society of Petroleum Engineers (SPE) Planejamento Estratégico Society of Petroleum Engineers (SPE) Planejamento Estratégico Março 2018 Introdução SPE atingiu seu sexagésimo ano de operações ao longo desses três anos muito difíceis para a indústria que trabalhamos.

Leia mais

Evolução. Sistemas de Gestão de Imagem

Evolução. Sistemas de Gestão de Imagem Sistemas de Gestão de Imagem Conforme a tecnologia se desenvolve, os aparelhos e dispositivos tornam-se cada vez menores, em contrapartida, sua potência e capacidade de armazenamento se expandem. Basta

Leia mais

Sem riscos, não há recompensas

Sem riscos, não há recompensas Sem riscos, não há recompensas Panorama Brasil Pesquisa global da EY sobre riscos, governança e conformidade, edição 2015 Como empresas de diferentes países gerenciam riscos? A nova edição da pesquisa

Leia mais

8 sugestões para reduzir custos da TI

8 sugestões para reduzir custos da TI 8 sugestões para reduzir custos da TI Índice Introdução Capítulo 1 Otimize a produção Capítulo 2 Meça a eficiência Capítulo 3 Invista Capítulo 4 Aproveite o SaaS Capítulo 5 Automatize os processos Capítulo

Leia mais

Com vocês da mina até o porto. Acompanhamos você durante todas as fases do seu projeto. Mineração e Metalurgia

Com vocês da mina até o porto. Acompanhamos você durante todas as fases do seu projeto. Mineração e Metalurgia Com vocês da mina até o porto Acompanhamos você durante todas as fases do seu projeto Mineração e Metalurgia Uma perspectiva diferente sobre mineração Soluções inteligentes, ampla capacidade de atuação

Leia mais

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência.

Introdução. Pesquisas profundas nos mostram que quanto melhor uma organização fornece feedback contínuo, mais ela se destaca da concorrência. Introdução Retorno sobre o investimento. Não importa o seu título no trabalho, todas as entregas precisam ser mais benéficas e rentáveis para a empresa. Quando feito em tempo real, o feedback contínuo

Leia mais

A SBK é especializada em gestão e análise de processos e informações.

A SBK é especializada em gestão e análise de processos e informações. P E S S O A S P R O C E S S O S I N O V A Ç Ã O C O N H E C I M E N T O CONFIANÇA A SBK é especializada em gestão e análise de processos e informações. Uma plataforma de soluções e serviços integrados

Leia mais

Case de Sucesso. Contabilidade e Planejamento Financeiro

Case de Sucesso. Contabilidade e Planejamento Financeiro Empresa: Countplus One. AGILIDADE. SEGURANÇA. POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO. FACILIDADE NO USO ( UX ). ALTA PRODUTIVIDADE. ESCALABILIDADE. MOBILIDADE Área de Atuação: Contabilidade e Planejamento Financeiro

Leia mais

www.ulehssustainability.com SUA PARCEIRA EM MEIO AMBIENTE, SAÚDE, SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE E NO SUCESSO A UL EHS Sustainability é a maior fornecedora de soluções de software de coleta e gestão de dados

Leia mais

Associe-se à indústria global de fertilizantes

Associe-se à indústria global de fertilizantes Associe-se à indústria global de fertilizantes Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes O que é a Associação Internacional da Indústria de Fertilizantes (IFA)? uma associação empresarial

Leia mais

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)?

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O Liderança para a Mudança é um programa de aprendizagem activa para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente

Leia mais

Finanças Corporativas e Avaliações

Finanças Corporativas e Avaliações Finanças Corporativas e Avaliações São Paulo São Paulo Avenida Ibirapuera, nº 2033 8º andar Moema 04029-901 11 4873 1046 fatora@fatora.com.br www.fatora.com.br Consultoria voltada à realidade da sua empresa

Leia mais

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO Preparado por Tim Creasey, Diretor de Inovação A crescente demanda por profissionais de Gestão de Mudanças Formalização de papéis de trabalho Nos

Leia mais

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Melhore Estenda Reduza a experiência do cliente e aumente

Leia mais

Estudo Executivo Sobre Transformação Digital

Estudo Executivo Sobre Transformação Digital Estudo Executivo Sobre Transformação Digital O Imperativo da Transformação para Pequenas e Médias Empresas de Bens de Consumo A tecnologia está transformando o modo como pequenas e médias empresas fazem

Leia mais

USAR O CATÁLOGO DE CASOS. Use o Yammer como seu espaço de trabalho social e deixe que a colaboração, a inovação e o envolvimento comecem.

USAR O CATÁLOGO DE CASOS. Use o Yammer como seu espaço de trabalho social e deixe que a colaboração, a inovação e o envolvimento comecem. USAR O CATÁLOGO DE CASOS Use o Yammer como seu espaço de trabalho social e deixe que a colaboração, a inovação e o envolvimento comecem. Catálogo de Casos de Uso do Yammer O Yammer é seu espaço de trabalho

Leia mais

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH

Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Consultoria em people analytics processos de RH aplicações de RH Pesquisas confirmam o que intuitivamente sabíamos: práticas de RH alinhadas, inovadoras e integradas fazem uma diferença dramática no desempenho

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Por Microware Uma nova abordagem onde a T.I.C. desempenha papel chave na transformação da estratégia, estrutura, cultura e processos de uma empresa utilizando o alcance e o poder

Leia mais

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN

LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 1 LÍDER EM VAREJO AUMENTA PRODUTIVIDADE E ROI COM FERRAMENTAS ATLASSIAN 2016 Organizações globais que trabalham com times distribuídos

Leia mais

CAMBRIDGE Family Enterprise Group

CAMBRIDGE Family Enterprise Group FAMÍLIAS DE SUCESSO. EMPRESAS DURADOURAS. CAMBRIDGE Family Enterprise Group CFEG.com Temos paixão por apoiar famílias empresárias em sua trajetória, ajudando-as a enfrentar seus desafios e contribuindo

Leia mais

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Apresentação do Oracle Value Chain Execution Sua rede de logística está mudando constantemente e está mais complexa do que nunca. A necessidade

Leia mais

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008 especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Modelo de Capacidade de Auditoria Interna: IA-CM Missão Indonésia Liane Angoti CGDF Rodrigo Dutra SEF/DIAG/SC AGENDA Histórico; Estágio Atual DF e SC; Visita à Indonésia; Conclusões. HISTÓRICO Nível 5

Leia mais

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores

Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio. Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Como o Dynamics 365 Operations pode ajudar a gerir melhor o seu negócio Novo produto da Microsoft surgiu para facilitar o dia a dia dos gestores Índice INTRODUÇÃO...1 O QUE É O DYNAMICS 365...4 QUAIS OS

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software. Bruno Souza de Oliveira

Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software. Bruno Souza de Oliveira Gerenciamento de Projetos de Implantação de Software Bruno Souza de Oliveira O que é EBSERH? Vamos implantar? Porque não pensamos nisto? Metodologias Implantação de Sistema de Informação Hospitalar Cenários;

Leia mais

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS a maturidade da sua organização na transformação digital Pedro Oliveira Vitacor poliveira.mail@gmail.com Para ajudar a lidar com os desafios da transformação digital, a IDC desenvolveu

Leia mais

Relatório Anual 2018 CPFL_3_ajs5.indd 1 28/03/19 14:20

Relatório Anual 2018 CPFL_3_ajs5.indd 1 28/03/19 14:20 Relatório Anual 2018 Somos um dos maiores grupos privados do setor elétrico, com 106 anos de história 3,3 GW de capacidade instalada, sendo 5,6% de energia gerada por fontes renováveis Plataforma de soluções

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

A promissora indústria farmacêutica

A promissora indústria farmacêutica 10Minutos 19ª Pesquisa Global com CEOs Setor farmacêutico A promissora indústria farmacêutica Destaques Maio 2016 Destaques Entre os líderes ouvidos na nossa pesquisa, os CEOs das indústrias farmacêutica

Leia mais

Transformação Digital e o Impacto nos Negócios

Transformação Digital e o Impacto nos Negócios Transformação Digital e o Impacto nos Negócios Elaborado para... Luciano Ramos Software Research Coordinator lramos@idc.com Novembro / 2015 IDC é a empresa líder em inteligência de mercado e consultoria

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios da Saúde é a formação de gestores em negócios da área da saúde, com

Leia mais

A composição ideal para impulsionar o seu negócio.

A composição ideal para impulsionar o seu negócio. A composição ideal para impulsionar o seu negócio. 2ANOS DE ATUAÇÃO 30 + CLIENTES ATENDIDOS +40PROJETOS REALIZADOS 400 + % DE CRESCIMENTO EM 2015 Nós criamos iniciativas de marketing, comunicação e inovação

Leia mais

Definindo o papel dos operadores no ecossistema da Internet das Coisas

Definindo o papel dos operadores no ecossistema da Internet das Coisas Enquete IoT Brasil 2017 Definindo o papel dos operadores no ecossistema da Internet das Coisas Patrocinado por Enquete IoT Brasil 2017 Definindo o papel dos operadores no ecossistema da IoT A chegada da

Leia mais

Relatório detalhado do PMI Pulse of the Profession 2018

Relatório detalhado do PMI Pulse of the Profession 2018 Relatório detalhado do PMI Pulse of the Profession 2018 Author : Mauro Sotille Date : 18 de setembro de 2018 1 / 6 O Project Management Institute (PMI) divulgou hoje o relatório detalhado Pulse of the

Leia mais

Indústria 4.0: você está preparado? Janeiro de 2018

Indústria 4.0: você está preparado? Janeiro de 2018 Indústria 4.0: você está preparado? Janeiro de 2018 Introdução Índice Como os executivos brasileiros avaliam que Indústria 4.0 poderá beneficiar seus clientes, funcionários, empresas, comunidades e a sociedade

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

Forcepoint AVANCE SEM MEDO

Forcepoint AVANCE SEM MEDO Forcepoint AVANCE SEM MEDO Forcepoint AVANCE SEM MEDO As empresas modernas precisam conectar com segurança muitos tipos de diferentes usuários (incluindo trabalhadores móveis, pessoal de escritório, parceiros

Leia mais

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS a maturidade da sua organização na transformação digital Joana Oliveira Mendes Gonçalves joana.oliveira@mendesgoncalves.pt Para ajudar a lidar com os desafios da transformação

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão

Sistemas Integrados de Gestão Sistemas Integrados de Gestão SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Horizons. BYOD e a virtualização. Introdução. 10 principais descobertas do estudo do Cisco IBSG. Horizons

Horizons. BYOD e a virtualização. Introdução. 10 principais descobertas do estudo do Cisco IBSG. Horizons BYOD e a virtualização 10 principais descobertas do estudo do Joel Barbier Joseph Bradley James Macaulay Richard Medcalf Christopher Reberger Introdução Gostando ou não, as empresas entraram em um "mundo

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos

Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos Uma solução prática p/ a sua realidade Palestrantes: Margarida R. Valente (Johnson&Johnson) Paula M. Oliveira (Colgate Palmolive) Agradecimentos Comitê

Leia mais

Cada vez mais empresas optam pela nuvem

Cada vez mais empresas optam pela nuvem Todos estão buscando usá-la, alguns usufruindo seus benefícios, mas poucos maximizando seu valor Setembro 2016 Resumo executivo A adoção da nuvem aumentou 61% desde o ano passado, sendo que 73% das empresas

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico para aprovação em Assembleia Geral GS1 Portugal 3 de abril 2019 Objetivos 1 Dar continuidade Das atividades core da GS1 Portugal, mantendo as orientações estratégicas definidas no Plano

Leia mais

CFO Program Para uma carreira em constante mudança

CFO Program Para uma carreira em constante mudança Para uma carreira em constante mudança CFO Academy 05 CFO Lab 08 Finance Lab 10 CFO Conference 12 CFO Club 14 CFO Insights 16 Contatos 19 Iniciativas relevantes para um dos cargos mais difíceis do mundo

Leia mais

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Análise crítica do desempenho global da organização Considera a análise do desempenho global da organização e não o acompanhamento das atividades, processos

Leia mais

Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa

Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa Afirmação de Princípios e Ações para Promover a Igualdade e a Condição das Mulheres na Pesquisa Princípios Para fazer avançar a diversidade global para a excelência em pesquisa exige-se que todos os cidadãos

Leia mais

CEO Briefing Portugal 2015 The Economist. Perspetivas económicas e estratégicas dos executivos portugueses

CEO Briefing Portugal 2015 The Economist. Perspetivas económicas e estratégicas dos executivos portugueses CEO Briefing Portugal 2015 The Economist Perspetivas económicas e estratégicas dos executivos portugueses 2 CEO Briefing Portugal 2015 Perspetivas económicas e estratégias dos executivos portugueses Índice

Leia mais

CONTEÚDO DINÂMICO PME DIGITAL

CONTEÚDO DINÂMICO PME DIGITAL CONTEÚDO DINÂMICO PME DIGITAL 10 Previsões Globais para a Transformação Digital nas PME ID DATA TIPO DE DOCUMENTO AUTOR PMED.058 Informação PME Digital KEYWORDS PLATAFORMA DIGITAL GERAL; Indústria

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

ESTUDO DE CASO: A NODE AFRICA TRANSFORMA A SEGURANÇA. Analise em detalhes os benefícios de uma solução de segurança moderna

ESTUDO DE CASO: A NODE AFRICA TRANSFORMA A SEGURANÇA. Analise em detalhes os benefícios de uma solução de segurança moderna ESTUDO DE CASO: A NODE AFRICA TRANSFORMA A SEGURANÇA Analise em detalhes os benefícios de uma solução de segurança moderna Não é fácil enfrentar os perigos da economia digital A economia digital gerou

Leia mais

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S

BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S BEM- E S T A R F I N A N C E I R O C O M O F A T O R D E E N G A J A M E N T O E P R O D U T I V I D A D E N A S E M P R E S A S A E R A D O E N G A J A M E N T O 90% dos profissionais de RH afirmam que

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais