Manual de Utilização do Sistema Autorizador HILUM Rede Hospitalar HILUM UNIMED SANTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Utilização do Sistema Autorizador HILUM Rede Hospitalar HILUM UNIMED SANTOS"

Transcrição

1 Manual de Utilização do Sistema Autorizador HILUM Rede Hospitalar HILUM UNIMED SANTOS

2 APRESENTAÇÃO A ANS estabeleceu um padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar - TISS para registro e intercâmbio de dados entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde. O tema reveste-se de grande importância para o setor, sendo que alguns segmentos do mercado já haviam iniciado estudos com o intuito de estabelecer a padronização da informação trocada entre operadoras e prestadores, uma vez que o preenchimento de grande variedade de formulários utilizada por cada operadora e os demorados esquemas para obtenção de autorizações de determinados procedimentos exige intensa dedicação burocrática dos prestadores de serviços. Além disso, as queixas dos clientes quanto à demora do atendimento, assim como fraudes e impossibilidades de comparação de dados, são consequências notoriamente associadas ao excesso de papéis e à ausência de sistemas de informação unificados e ágeis. É através do sistema Hilum implantado nos Hospitais, que a Unimed Santos possibilita a integração entre sistemas e o tráfego dos dados dentro do padrão TISS Sobre o Hilum O sistema Hilum permite a solicitação e a execução de consultas e exames gerados pelo atendimento de Pronto Socorro e internações, utilizando como identificação o cartão magnético do beneficiário sem a necessidade de contato telefônico com a Central de Atendimento Unimed.

3 Como acessar o Hilum Para acessar o Hilum, deve-se digitar o endereço diretamente na barra de endereços do navegador. Acesso ao Sistema Endereço para acesso ao sistema Hilum. autoriza.unimedsantos.coop.br Tela Inicial: O objetivo desta tela é efetuar o login para acesso ao sistema. Instruções de preenchimento: Identificação: identificação do usuário para acessar o sistema. Senha: senha de acesso à página do sistema. Entrar: após validar a identificação e a senha abrirá a tela de menus. Alterar senha: ao clicar, serão abertos os campos para alteração de senha.

4 Alterar a senha: Campos Usuário Senha Nova Senha Confirmação de Senha Observações Deve ser informado o usuário/login cadastrado no sistema Hilum. Deve ser informada a senha atual contendo no mínimo 8(oito) caracteres sendo letras e números. A senha diferencia letras maiúsculas das letras minúsculas. Deve ser informada uma nova senha contendo no mínimo 8(oito) caracteres sendo letras e números. A senha diferencia letras maiúsculas das letras minúsculas. Deve ser informada a mesma senha digitada no campo Nova Senha.

5 Help Online Objetivo: Habilitar a explicação de cada campo nos formulários de Solicitação. Pré-Requisitos: Marcar o checkbox Help OnLine localizado no canto superior direito da tela. Informações Importantes: Help só será visualizado nos formulários de Solicitação. Solicitação/Execução - Help OnLine:

6 Menu - Perfil Hospitalar Liberação de consulta em Pronto-Socorro. Acesse o menu SADT Solicitação/Execução: Passe o cartão do beneficiário na leitora para acessar o formulário de SADT.

7 A digitação manual de dados do cartão, poderá ocorrer somente nos Casos de Contingências. Beneficiário sem cartão; Via cartão vencida; Tarja do cartão com defeito ou danificada.

8 Acessar o menu SADT/Solicitação/Execução. Após logar no sistema, basta inserir as informações de acordo com as orientações abaixo. Dados do Beneficiário: Campo 08 - número da carteira: dado assumido pelo sistema; Campo 10 nome do beneficiário: dado assumido pelo sistema; Campo 12 Atendimento a RN (Recém-Nascido): deverá informar sim ou não. Dados do Solicitante quando o médico for cooperado: Campo 13 Código na Operadora: digitar o CRM do Médico Cooperado;

9 O sistema irá assumir automaticamente os dados dos campos: Campo 14 Nome do Contratado: nome do médico cooperado; Campo 16 Conselho Profissional: CRM (Conselho Regional de Medicina); Campo 17 Número do Conselho: número do CRM do médico cooperado; Campo 18 UF: Unidade de Federação: Estado em que o CRM está cadastrado; Campo 19 Código CBO: código Brasileiro de Ocupação. Dados do Solicitante quando o médico não for cooperado: Campo 13 Código na Operadora: digitar ao código criado (Solicitante não cooperado); Campo 14 Nome do Contratado: digitar o nome completo do médico assistente; Campo16 Conselho Profissional: selecionar CRM ; Campo 17 Número do Conselho: digitar o número do CRM do médico; Campo 18 UF: selecionar SP ; Campo 19 Código CBO: digite o código da Brasileiro de Ocupação do médico (consultar tabelas). Dados da Solicitação/Procedimentos e Exames Solicitados. Campo 21 Caráter do Atendimento: digite urgência/emergência ; Campo 23 Indicação Clínica: digite a hipótese diagnóstica (queixa do paciente).

10 Dados do contratado Executante: Campo 29 Código na Operadora: marque a opção com os dados do hospital; Campo 31 Código CNES: digite o Cadastro Nacional Estabelecimento de Saúde do hospital. Dados do Atendimento: Campo 32 Tipo de Atendimento: selecione Pronto-Socorro. Campo 33 Indicação de Acidente (acidente/doença relacionada): caso saiba o motivo, marque uma das opções de acordo com o atendimento, ou caso não tenha a informação, deixe selecionado a opção do sistema (não acidente). Dados da Execução/Procedimento e Exames Realizados: Campo 39 Tabela: mantenha a opção Procedimento Médico Campo 40 Código: digite o código TUSS (consulta em Pronto-Socorro); Campo 41 Descrição do Procedimento: após a digitação do código TUSS, o sistema irá assumir automaticamente a descrição do procedimento; Campo 42 Qtde: digite a quantidade 01 para o procedimento solicitado.

11 Observação: caso não tenha disponível o código TUSS do procedimento, o sistema permitirá que busque pela descrição do procedimento, através da Lupa. Digite o nome do procedimento; Clique na lupa A descrição consultada será visualizada; Clique com mouse em cima de um dos campos código/descrição/tipo. O código e a descrição aparecerão automaticamente nos campos 40 e 41. Indicação do(s) Profissional(is) Executante(s):

12 Campo 48 Seq. Ref.: número sequencial de referência do procedimento ou exame realizado do qual o profissional participou. Digite o número 1 ; Campo 49 Grau de Part.: grau de participação do profissional que realizou o SADT. Selecione o profissional que realizou o atendimento. Exemplo: Clínico. Campo 50 Código na Operadora/CPF: número do CRM do profissional que irá realizar o SADT será preenchido automaticamente, se o médico for cooperado, caso contrário, preencher diretamente o campo 51; Campo 51 Nome do Profissional: após a digitação do CRM o nome do profissional será preenchido automaticamente, se o médico for cooperado, caso contrário, deverá ser digitado o nome no campo; Campo 52 Cons. Prof.: conselho do profissional que irá realizar o SADT será preenchido automaticamente, se o médico for cooperado, caso contrário deverá ser selecionado CRM ; Campo 53 Nº Cons.: número do conselho profissional do médico que realizará o atendimento será preenchido automaticamente, se o médico for cooperado, caso contrário, deverá ser digitado; Campo 54 UF: Unidade Federativa do conselho que realizará o atendimento for cooperado, este campo será preenchido automaticamente, caso o médico seja cooperado, caso contrário, deverá ser selecionado SP ; Campo 55 Cód. CBO: Código na Classificação Brasileira de Ocupações do profissional que realizou o SADT. Se o prestador informado no campo 50 - Cód. na Operadora/CPF for cooperado, este campo será preenchido automaticamente, caso contrário, o número do CBO médico deverá digitado (ver tabela). Campo 58 Observação/Justificativa: não registrar informações.

13 Nota: no caso de cliente Intercâmbio (outras Unimeds), o sistema irá entender que a transação deverá ser analisada, e a solicitação ficará pendente autorização. Executando o Atendimento. Com todos os campos preenchidos, clique em Executar, para gerar liberação/senha do atendimento. O sistema autorizador irá gerar um formulário informando os principais dados registrados no formulário de SADT. Recibo Verde: solicitação autorizada.

14 Número da senha: Recibo Vermelho: solicitação não autorizada.

15 Número da transação Não Autorizada. Mensagem de glosa: descrição do motivo que Não autorizou o atendimento. Nota: as glosas de transações Não autorizada são administrativas, e necessitam de contato com a Central de Atendimento. Ver tabela de Glosas.

16 Recibo Vermelho: solicitação Em Estudo Número da transação pendente Em Estudo.

17 Mensagem de glosa: descrição do motivo que deixou a transação Em Estudo. Nota: as glosas Em Estudo são técnicas, e necessitam de análise da auditoria médica. Ver tabela de Glosas. Como imprimir a guia médica autorizada? O sistema permite três formas de impressão da solicitação de autorização de consulta de Pronto-Socorro. Impressão Normal: gera a impressão no formato do formulário visualizado na tela, quando o procedimento for executado.

18 Impressão Matirical: o sistema gera a impressão da solicitação do atendimento em forma de folheto.

19 Impressão PDF: gera a impressão no formato de uma guia TISS de SADT versão TISS ; Impressão que deverá ser utilizada para efeitos de faturamento.

20 Menu Internação 1. Solicitação Objetivo: Permitir o cadastro de Solicitação de Internações a serem realizados. Pré-Requisitos: Identificar o beneficiário através do Cartão de Identificação OU Código e Nome informados manualmente pela atendente. Acessando o formulário de Solicitação de Internação.

21 Passe na leitora o cartão do beneficiário ou acesse as informações manualmente.

22 Solicitação de Internação: Campo 2 - N Guia no Prestador: número que identifica a guia no prestador de serviço. Se este campo não for preenchido, o sistema irá gerar um número sequencial que não seja repetido vinculado ao prestador. Dados do Beneficiário: Campo 7 - Número da Carteira: este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente. Campo 9 - Atendimento a RN (Sim ou Não): deve ser informado se o atendimento é referente a um Recém-Nascido. Campo 10 Nome: este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente.

23 Dados do Contratado Solicitante Campo 12 - Código na Operadora 13 - Nome do Contratado: deve ser informado o código / nome do prestador responsável pela solicitação de internação. O sistema recupera os prestadores que possuem vínculo com Login e que possuem permissão para Solicitação de Internação. Caso o prestador informado seja Pessoa Jurídica (PJ), o preenchimento dos campos 13 - Nome do Profissional Solicitante, 15 - Cons. Prof., 16 - Número do Conselho, 17 - UF e 18 - Código CBO, tornam-se obrigatórios. Campo 14 - Nome do Profissional Solicitante: este campo deve ser preenchido caso o prestador Contratado seja Pessoa Jurídica (PJ). Porém, deve ser informado o Nome do prestador Pessoa Física (PF) que solicitou a internação; Campo 15 Conselho Profissional: este campo deve ser preenchido caso o prestador Contratado seja Pessoa Jurídica (PJ). Porém, deve ser informado o Conselho Profissional do prestador Pessoa Física (PF) que solicitou a internação; Campo 16 - Número no Conselho: este campo deve ser preenchido caso o prestador Contratado seja Pessoa Jurídica (PJ). Porém, deve ser informado o Nº do Conselho do prestador Pessoa Física (PF) que solicitou a internação.

24 Campo 17 UF: este campo deve ser preenchido caso o prestador Contratado seja Pessoa Jurídica (PJ). Porém, deve ser informada a UF do prestador Pessoa Física (PF) que solicitou a internação. Campo 18 - Código CBO: prestador Contratado Pessoa Jurídica (PJ), o sistema irá habilitar este campo para que o CBO referente ao prestador Pessoa Física (PF) possa ser informado. Dados do Hospital / Local Solicitado / Dados da Internação: Campo 19 - Código na Operadora/CNPJ: código do Contratado ou CNPJ do prestador onde está sendo solicitada a internação do beneficiário; Campo 20 - Nome do Hospital / Local Solicitado: nome do Hospital / Local para onde está sendo solicitada a internação do beneficiário; Campo 21 - Data Sugerida Internação: deve ser informada a Data sugerida pelo prestador solicitante para início da internação do beneficiário; Campo 22 - Caráter do Atendimento: deve ser informado o Caráter do Atendimento: Eletivo ou Urgência / Emergência. Campo 23 - Tipo Internação: deve ser informado qual o Tipo da Internação. Campo 24 - Regime de Internação: deve ser informado qual o Regime de Internação. Campo 25 - Qtde. Diárias Solic.: deve ser informada a quantidade de Diárias de Internação solicitada pelo prestador; Campo 26 - Previsão de Uso de OPME: deve ser informado se há previsão de utilização de OPME na internação.

25 Campo 27 - Previsão de Uso de Quimioterápico: deve ser informado se há previsão de utilização de medicamento Quimioterápico na internação. Campo 28 - Indicação Clínica: deve ser informada a Indicação Clínica para a solicitação de internação; Campo 29 - CID10 Principal (Opcional): pode ser informado o código do CID principal. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. Campo 30 CID10 (2) (Opcional): pode ser informado o código do CID Secundário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. Campo 31 CID10 (3) (Opcional): pode ser informado o código do CID Terciário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. Campo 32 CID10 (4) (Opcional): pode ser informado o código do CID Quaternário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. Campo 33 - Indicação Acidente (acidente ou doença relacionada): deve ser informado se o atendimento é devido a acidente ocorrido com o beneficiário ou doença relacionada. Procedimentos ou Itens Assistenciais Solicitados: Campo 34 Tabela: tipo Tabela Serviço a qual o procedimento pertence;

26 Campo 35 - Código Procedimento ou Item Assistencial: código do Procedimento que está sendo solicitado na Internação; Campo 36 Descrição: descrição do procedimento. O sistema preencherá descrição automaticamente; Campo 37 - Qtde. Solic.: deve ser informada a quantidade solicitada do serviço na internação; Campo 45 - Observação / Justificativa: poderá informar uma Observação que será impressa na guia. Informação Importante: Não registrar informações nas solicitações de cliente Intercâmbio, pois a solicitação ficará pendente análise da Unimed Origem do beneficiário. O sistema entenderá que a informação registrada deverá ser analisada, e uma solicitação que seria liberada automaticamente, ficar é em Estudo.

27 Solicitar uma senha de internação: O sistema autorizador irá gerar um formulário informando os principais dados registrados no formulário de SADT.

28 Recibo Verde: solicitação autorizada.

29 Número da senha:

30 Recibo Vermelho: solicitação Em Estudo ou Não autorizada.

31 Número da transação e Estudo:

32 Informação Importante: Muita atenção nas mensagens de glosas apresentadas pelo sistema, porque podem ser restrições administrativas (referente ao beneficiário) e/ou técnicas (necessária análise da auditoria médica). Ver tabelas de glosas. Como imprimir a guia médica autorizada? O sistema permite três formas de impressão da solicitação de autorização de Internação. Impressão Normal: gera a impressão no formato do formulário visualizado na tela, quando o procedimento for executado.

33 Impressão Matricial: o sistema gera a impressão da solicitação do atendimento em forma de folheto. Impressão PDF: gera a impressão no formato de uma guia TISS de SADT versão TISS ; Impressão que deverá ser utilizada para efeitos de faturamento.

34

35 2. Hospitalização Objetivo: Serão listadas as Solicitações de Internação que ainda não tiveram a Hospitalização. Ao selecionar uma das Internações da lista, será apresentada a tela de Solicitação de Internação, porém com todos os campos preenchidos, neste momento poderá ser confirmada a hospitalização do paciente. Pré-Requisitos: Existir Guia de Internação autorizada que ainda não tive a Hospitalização confirmada. Acesso Hospitalização/Listagem

36 Cartão: este campo será preenchido quando for utilizada a leitura de um Cartão Magnético. Neste caso, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário, e que não tiveram Hospitalização. Beneficiário: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário, e que não tiveram Hospitalização. Número da autorização: se preenchido, será recuperada a internação com o mesmo número informado e que não teve Hospitalização. Hospital: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas neste hospital, e que não tiveram Hospitalização. Exemplo:

37 Solicitação da hospitalização. 3. Complemento de Internação Objetivo: Permitir adicionar novos Procedimentos em uma Guia de Internação já cadastrada. Pré-Requisitos: Existir Guia de Internação autorizada e hospitalizada. Acessar menu Internação / Complemento Cartão: este campo será preenchido quando for utilizada a leitura de um Cartão Magnético. Neste caso, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário.

38 Beneficiário: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário; Nº da autorização: se preenchido, será recuperada a internação com o mesmo número informado; Hospital: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas neste hospital. Exemplo:

39 Grid Solicitações: Solicitação: será demonstrada a Solicitação. Data: será demonstrada a Data da Solicitação. Beneficiário: será demonstrado o Beneficiário da Solicitação. SADT / Complemento: após preenchimento dos filtros será exibida uma lista com as Internações disponíveis para Complementação: Se marcado SADT, será demonstrada a Guia de Solicitação/Execução SADT para complementar a Internação. Se marcado Complemento, será demonstrada a Guia de Solicitação de Prorrogação de Internação ou Complementação do Tratamento para complementar a Internação. Para acessar o formulário Complemento, clique no campo solicitação. Solicitação Complemento de Internação: Campo 2 - N Guia no Prestador: número que identifica a guia no prestador de serviço; Campo 3 Nº da Guia de Solicitação de Internação: número da Solicitação de Internação que originou a Complementação;

40 Dados do Beneficiário: Campo 7 - Número da Carteira: número da carteira do beneficiário na Operadora. Campo 8 Nome: nome do beneficiário na Operadora. Dados do Contratado Solicitante: Campo 9 - Código na Operadora 10 - Nome do Contratado: código / nome do prestador responsável pela solicitação de internação que originou a Complementação. Campo 11 - Nome Profissional Solicitante: este campo estará preenchido caso o prestador contratado responsável pela solicitação de internação que originou a Complementação seja Pessoa Jurídica (PJ). Campo 12 - Cons. Prof.: este campo estará preenchido caso o prestador contratado responsável pela solicitação de internação que originou a Complementação seja Pessoa Jurídica (PJ). Deve ser informado um CRM maior que 0(zero) e maior que 3(três) caracteres. Campo 13 - Número do Conselho: este campo estará preenchido caso o prestador contratado responsável pela solicitação de internação que originou a Complementação seja Pessoa Jurídica (PJ). Campo 14 UF: este campo estará preenchido caso o prestador contratado responsável pela solicitação de internação que originou a Complementação seja Pessoa Jurídica (PJ). Campo 15 - Código CBO: CBO referente ao prestador Pessoa Física (PF). Dados da Internação:

41 Campo 16 - Qtde. Diárias Adicionais Solicitadas: deve ser informada a quantidade de Diárias de Internação adicionais solicitada pelo prestador. Campo 18 - Indicação Clínica: deve ser informada a Indicação Clínica para a solicitação de internação. Procedimentos Adicionais Solicitados: Campo 19 Tabela: tipo Tabela Serviço a qual o procedimento pertence; Campo 20 - Código Procedimento: código do Procedimento que está sendo solicitado na Internação; Campo 21 Descrição: descrição do procedimento. Campo 22 - Qtde. Solic.: deve ser informada a quantidade solicitada do serviço na Internação. Ao imprimir a guia, se no campo 19 - Tabela for informada uma tabela referente à Medicamento e o valor informado for decimal, a quantidade será impressa em formato decimal considerando a vírgula. Se for informado um valor inteiro, a quantidade será impressa em formato inteiro sem considerar a vírgula e zeros à direita. Os zeros à esquerda serão desprezados. As regras acima também são válidas para impressão do campo 23 Qtde. Aut. Campo 27 - Observação / Justificativa: poderá informar uma Observação que será impressa na guia.

42 Executando o Complemento de Internação:

43 Solicitação de Complemento de Internação Em Estudo.

44 Solicitação de Complemento de Internação Autorizada: Impressão da guia de Prorrogação Guia PDF:

45 Guia TISS Solicitação e Prorrogação e Internação ou Complementação do Tratamento:

46 4. Pendência Objetivo: Permitir pesquisar as Solicitações de Internação. Serão listadas as Internações Em Estudo e Negadas. As Internações liberadas/autorizadas serão listadas somente quando o checkbox Informar Data Alta Internação estiver marcado e a Internação tiver sua Hospitalização confirmada. Pré-Requisitos: Existir Guia de Internação Em Estudo e Negadas, e Liberadas desde que já tiveram sua Hospitalização confirmada. Acessar Pendência da Internação - menu Internação/Pendência:

47 Cartão: este campo será preenchido quando for utilizada a leitura de um Cartão Magnético. Neste caso, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário, e que não tiveram Hospitalização. Beneficiário: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário, e que não tiveram Hospitalização. Número da autorização: se preenchido, será recuperada a internação com o mesmo número informado e que não teve Hospitalização. Hospital: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas neste hospital, e que não tiveram Hospitalização. Exemplo:

48 Relatório de pendência da Internação: Informar Data Alta Internação: se marcado, serão listadas somente as Solicitações liberadas e que não possuem o campo Data Alta preenchido no Néfron. Neste caso, será habilitada a coluna Data Alta para que seja informada a data de alta da internação. Se desmarcado, serão listadas as Solicitações com parecer negado ou estudo. Neste caso, não será habilitada a coluna Data Alta. Habilitado o checkbox Data da Alta Internação:

49 Não habilitado o checkbox Data Alta hospitalar: Informação Importante: O limite de dias para recuperar as solicitações pendentes: a cada 10 dias.

50 5. Relatório Objetivo: Permitir gerar um relatório com todas as internações. Pré-Requisitos: Existir Guia de Internação autorizada. Acessar menu Internação/Relatório: Relatório de Comprovante de Conta Listagem.

51 Cartão: este campo será preenchido quando for utilizada a leitura de um Cartão Magnético. Neste caso, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário. Beneficiário: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas para este beneficiário; Número da Autorização: se preenchido, será recuperada a internação com o mesmo número informado; Hospital: se preenchido, serão recuperadas as internações realizadas neste hospital; Status: deve ser informado o Status da Guia de Internação. Período: deve ser informado o período em que foi realizada a Internação. Relatório de Internação Dados Internação:

52

53 O sistema HILUM permitirá a impressão normal ou matricial do relatório. Informação Importante: O limite de dias para recuperar as solicitações: a cada 10 dias. Menu Anexo 1. Outras Despesas Objetivo: Permitir adicionar novos procedimentos a uma guia de SADT já cadastrada no sistema. Para isso, é necessário informar o número da autorização (guia) já existente na base, e informar as despesas que devem ser incluídas nessa guia. Pré-Requisitos: Existir Solicitação de SADT já autorizada no sistema ao qual o(s) serviço(s) será(ão) adicionado(s).

54 Acessando Menu Anexos/Outras Despesas: Anexo de Outras Despesas (para Guia de SP/SADT e Resumo de Internação): Campos Observações 2 Número da Guia Referenciada Deve ser preenchido com o número da autorização na qual as novas despesas serão vinculadas. Dados do Contratado Executante 3 - Código na Operadora 4 Nome do Contratado Código do prestador que executou os procedimentos / despesas. Serão listados Despesas Realizadas 10 Tabela Tipo Tabela Serviço a qual a despesa pertence Código Procedimento Código da despesa que será executada Qtde. Deve ser informada a quantidade solicitada da despesa. Ao imprimir a guia, se no campo 10 - Tabela for informada uma tabela referente à Medicamento e o valor informado for decimal, a quantidade será impressa em formato decimal

55 considerando a vírgula. Se for informado um valor inteiro, a quantidade será impressa em formato inteiro sem considerar a vírgula e zeros à direita. Os zeros à esquerda serão desprezados. 14 Fator Red/Acresc. Pode ser informado um percentual de Acréscimo ou Desconto no valor a ser pago na execução da despesa para o Prestador. Exemplo: Se informado 150%, será acrescido 50% do Valor do procedimento para pagamento do Prestador. Se informado 80%, será descontado 20% o Valor do procedimento para pagamento do Prestador. Este campo estará disponível no formulário somente se o campo Ativar Fator Red/Acres. campo: 45 - SADT em Parâmetros / Transações estiver como Sim. 15 Valor Unit. R$ Valor unitário das despesas realizadas Valor Total R$ Valor total das despesas realizadas. Este campo será preenchido automaticamente considerando os campos 12 - Qtde. e 15 - Valor Unit.. Deve ser informado o valor das despesas. 17 Registro ANVISA Número de registro do material na ANVISA. 18 Referência no Fabricante Código de referência do material no fabricante. 19 Autorização Funcionamento Número da autorização de funcionamento da empresa da qual material está sendo comprado.

56 20 - Descrição Descrição do procedimento. O sistema verifica se o código informado no campo 11 - Código Procedimento é igual ao código definido como "Taxa Genérica" (Administração / Parâmetros / Formulário): Se não for igual, o campo será preenchido com a descrição do código informado no campo 11 - Código Procedimento ; Se for igual, o campo ficará em branco e o sistema exigirá seu preenchimento. 21 Total de Gases Medicinais (R$) Valor total dos gases medicinais considerando o somatório de todos os itens de gases medicinais utilizados. 22 Total de Medicamentos (R$) Valor total dos medicamentos, considerando o valor unitário e a quantidade de cada medicamento utilizado. 23 Total de Materiais (R$) Valor total dos materiais, considerando o valor unitário de cada material e a quantidade utilizada. 24 Total de OPME (R$) Valor total das OPMEs, considerando o valor unitário de cada material e a quantidade utilizada. 25 Total de Taxas e Aluguéis (R$) Valor total das Taxas e aluguéis, considerando o somatório de todas as taxas e aluguéis cobrados. 26 Total de Diárias (R$) Valor total das diárias, considerando o valor de cada diária e a quantidade de diárias cobradas. 27 Total Geral (R$) Somatório de todos os valores totais de procedimentos realizados e itens assistenciais utilizados.

57 Informações Importantes: Para utilizar o cadastro de um Favorito na Solicitação de uma Guia Consulta, SADT ou Internação, deve ser selecionada a Tabela FAV. Para o formulário Outras Despesas só será permitido informar um Favorito que possua serviços de Taxas, Materiais e/ou Medicamentos. Ao realizar uma Autorização de Outras Despesas no Hilum, será gerada uma Complementação na Autorização de Origem. Ao digitar um serviço referente a Outras Despesas em guias de SADT ou Internação, todos os serviços serão impressos na mesma guia. 2. Anexo OPME Objetivo: Permitir o cadastro de Solicitação de OPME. É possível acessá-lo também através dos formulários Solicitação / Solicitação/Execução / Execução / Solicitação de Internação / Hospitalização / Complementos, aba OPME. Este cadastro será enviado imediatamente para o sistema da Operadora (Unimed), onde os dados serão validados com a solicitação de OPME. Pré-Requisitos: Para vincular o Anexo com a Solicitação, a solicitação deverá ser de SADT ou Internação. O(s) item(ns) informado(s) no anexo de OPME deve(m) estar igual(is) ao(s) item(ns) da Solicitação de serviço:

58 Procedimentos cujo tipo seja Material igual à Órteses, Próteses ou Material Especial OU o procedimento informado seja igual ao cadastrado no campo OPME Genérico na Configuração. A quantidade de procedimentos da Solicitação deve ser igual à quantidade de procedimentos do Anexo. Identificar o beneficiário através do Cartão de Identificação OU Código e Nome informados manualmente pela atendente. Acessando Menu Anexo/OPME (Anexos / OPME): Campos Observações 2 Nº Guia no Prestador Número que identifica a guia no prestador de serviço. Se este campo não for preenchido, o sistema irá gerar um número sequencial que não seja repetido vinculado ao Login. 3 Número da Guia Referenciada Deve ser preenchido com o número da autorização na qual o Anexo de

59 OPME será vinculado. Dados do Beneficiário 7 - Número da Carteira Este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente. 8 - Nome Este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente. Dados do Profissional Solicitante 9 Nome do Profissional Solicitante Deve ser preenchido o Nome do prestador que está solicitando o material. 10 Telefone Deve ser preenchido o Telefone do prestador que está solicitando o material Deve ser preenchido o do prestador que está solicitando o material. Dados da Cirurgia 12 Justificativa Técnica Deve ser informada a Justificativa Técnica para a solicitação do OPME. OPME Solicitados 13 Tabela Este campo virá preenchido com a tabela definida para Código Deve ser informado o Código do material solicitado pelo prestador Descrição Descrição do material solicitado 16 Opç. Deve ser informada a ordem de preferência do profissional solicitante em relação ao fabricante do material solicitado. 17 Qtde. Solic. Deve ser informada a quantidade solicitada do material. Ao imprimir a guia, se o valor informado for decimal, a quantidade será impressa em formato decimal considerando a vírgula. Se for informado um valor inteiro, a quantidade será impressa em formato inteiro sem considerar a vírgula e zeros à direita.

60 Os zeros à esquerda serão desprezados. As regras acima também são válidas para impressão do campo 19 Qtde. Autorizada. 18 Valor Unit Soli Pode ser informado o Valor unitário indicado pelo prestador para o material solicitado. 21 Reg ANVISA Deve ser informado o Número de registro do material na ANVISA. 22 Ref. Fabric. Deve ser informado o Código de referência do material no fabricante. 23 Autorização Funcionamento Número da autorização de funcionamento da empresa da qual material está sendo comprado. 24 Especificação do Material Especificação adicional do prestador referente ao material solicitado. 25 Observação / Justificativa Poderá informar uma Observação que será impressa na guia. 3. Quimioterapia Objetivo: Permitir o cadastro de Solicitação de Quimioterapia. É possível acessá-lo também através dos formulários Solicitação / Solicitação/Execução / Execução / Solicitação de Internação / Hospitalização / Complementos, aba Quimioterapia. Este cadastro será enviado imediatamente para o sistema, localizado na Operadora (Unimed), onde os dados serão validados com a solicitação de Quimioterapia. Pré-Requisitos: Para vincular o Anexo com a Solicitação, a solicitação deverá ser de SADT ou Internação.

61 O(s) item(ns) informado(s) no anexo de Quimioterapia deve(m) estar igual(is) ao(s) item(ns) da solicitação de serviço: Na guia de Anexo de Quimioterapia devem ser incluídos somente Medicamentos, ou seja, serviço cujo tipo Medicamento seja igual à Medicamento Oncológico ; A quantidade de procedimentos da Solicitação deve ser igual à quantidade de procedimentos / doses do Anexo. Identificar o beneficiário através do Cartão de Identificação OU Código e Nome informados manualmente pela atendente. Acessando o Menu/Quimioterapia (Anexo/Quimioterapia):

62 Campos Observações 2 Nº Guia no Prestador Número que identifica a guia no prestador de serviço. Se este campo não for preenchido, o sistema irá gerar um número sequencial que não seja repetido vinculado ao Login. 3 Número da Guia Referenciada Deve ser preenchido com o número da autorização na qual o Anexo de Quimioterapia será vinculado. Dados do Beneficiário 7 - Número da Carteira Este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente. 8 - Nome Este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente. 9 Peso (Kg) Peso do beneficiário em quilos. 10 Altura (Cm) Altura do beneficiário em

63 centímetros. 11 Superfície Corporal (m²) Superfície corporal do beneficiário em metros quadrados. 12 Idade Idade do beneficiário Sexo Sexo do beneficiário. Dados do Profissional Solicitante 14 Nome do Profissional Solicitante Deve ser preenchido o Nome do prestador solicitante. O prestador pode ser consultado através da lupa. 15 Telefone Deve ser preenchido o Telefone do prestador solicitante Deve ser preenchido o do prestador solicitante. Diagnóstico Oncológico 17 Data Diagnóstico Data em que foi dado o diagnóstico da doença referente ao tratamento solicitado. 18 CID 10 Principal (Opcional) Pode ser informado o código do CID Principal. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. 19 CID10 (2) (Opcional) Pode ser informado o código do CID Secundário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. 20 CID10 (3) (Opcional) Pode ser informado o código do CID Terciário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. 21 CID10 (4) (Opcional) Pode ser informado o código do CID Quaternário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo Estadiamento Deve ser informado o Estadiamento do tumor. 23 Tipo Quimioterapia Deve ser informado o Tipo de Quimioterapia solicitada Finalidade Deve ser informada a Finalidade do tratamento.

64 25 - ECOG Classificação internacional sobre capacidade funcional do paciente portador de doença oncológica. 26 Plano Terapêutico Deve ser informado o plano terapêutico proposto pelo profissional solicitante. 27 Diagnóstico Cito/Histopatológico Pode ser informada a descrição do diagnóstico Citopatológico e Histopatológico. 28 Informações Relevantes Podem ser informadas outras informações relevantes a serem fornecidas pelo profissional solicitante para esclarecimento do caso. Medicamentos e Drogas Solicitadas 29 Data Adm. Deve ser informada a data prevista para administração do medicamento solicitado para o tratamento quimioterápico. 30 Tab. Este campo virá preenchido com a tabela definida para Medicamentos. 31 Cód. Medmto. Deve ser informado o Código do medicamento solicitado pelo prestador Descrição Descrição do medicamento solicitado. 33 Doses Deve ser informado o número de doses do medicamento. 34 Via Deve ser informada a via de administração do medicamento. 35 Frq. Deve ser informada a quantidade de doses a ser administrada no dia. Tratamentos Anteriores 36 Cirurgia Pode ser informada a descrição do procedimento cirúrgico relativo à patologia atual, ao qual o beneficiário foi submetido em um tratamento anterior. 37- Data Realização Pode ser informada a data em que o atendimento / procedimento foi realizado. 38 Área Irradiada Pode ser informada a área irradiada em tratamento radioterápico anterior.

65 39 Data Aplicação Pode ser informada a data em que foi realizada a radioterapia anterior. 40 Observação / Justificativa Poderá informar uma Observação que será impressa na guia. 41 Número de Ciclos Previstos Deve ser informado o número de ciclos previstos de tratamento. 42 Ciclo Atual Deve ser informado o número do ciclo atual do tratamento quimioterápico. 43 Intervalo Entre Ciclos (em dias) Deve ser informada a quantidade de dias entre os ciclos de tratamento. 4. Radioterapia Objetivo: Permitir o cadastro de Solicitação de Radioterapia. É possível acessá-lo também através dos formulários Solicitação / Solicitação/Execução / Execução / Solicitação de Internação / Hospitalização / Complementos, aba Radioterapia. Este cadastro será enviado imediatamente para o sistema, localizado na Operadora (Unimed), onde os dados serão validados com a solicitação de Radioterapia. Pré-Requisitos: Para vincular o Anexo com a Solicitação, a solicitação deverá ser de SADT ou Internação. O(s) item(ns) informado(s) no anexo de Radioterapia deve(m) estar igual(is) ao(s) item(ns) da Solicitação de serviço: Na guia de Anexo de Radioterapia devem ser incluídos somente Procedimentos, cujo tipo Terapia sejam igual à Radioterapia ; A quantidade de procedimentos da Solicitação deve ser igual à quantidade de procedimentos do Anexo.

66 Identificar o beneficiário através do Cartão de Identificação OU Código e Nome informados manualmente pela atendente. Acessando o Menu Radioterapia/Anexo de Radioterapia: Campos Observações 2 Nº Guia no Prestador Número que identifica a guia no prestador de serviço. Se este campo não for preenchido, o sistema irá gerar um número sequencial que não seja repetido vinculado ao Login. 3 Número da Guia Referenciada Deve ser preenchido com o número da autorização ao qual o Anexo de Radioterapia será vinculado.

67 Dados do Beneficiário 7 - Número da Carteira Este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente. 8 - Nome Este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente. 9 Idade Idade do beneficiário Sexo Sexo do beneficiário. Dados do Profissional Solicitante 11 Nome do Profissional Deve ser preenchido o Nome do Solicitante prestador solicitante. 12 Telefone Deve ser preenchido o Telefone do prestador solicitante Pode ser informado o do prestador solicitante. Diagnóstico Oncológico 14 Data Diagnóstico Pode ser informada a data em que foi dado o diagnóstico da doença referente ao tratamento solicitado. 15 CID10 Principal (Opcional) Pode ser informado o código do CID principal. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. 19 CID10 (2) (Opcional) Pode ser informado o código do CID Secundário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. 20 CID10 (3) (Opcional) Pode ser informado o código do CID Terciário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse sobre o sinal amarelo do campo. 21 CID10 (4) (Opcional) Pode ser informado o código do CID Quaternário. Após informado, é possível visualizar o descritivo do CID preenchido, ao passar o mouse

68 sobre o sinal amarelo do campo. 19 Diag. Imagem Pode ser informada a tecnologia por imagem utilizada para o diagnóstico Estadiamento Deve ser informado o Estadiamento do tumor ECOG Classificação internacional sobre capacidade funcional do paciente portador de doença oncológica Finalidade Deve ser informado o Código da Finalidade do tratamento. 23 Diagnóstico Cito/Histopatológico Pode ser informada a descrição do diagnóstico Citopatológico e Histopatológico. 24 Informações Relevantes Podem ser informadas outras informações relevantes a serem fornecidas pelo profissional solicitante para esclarecimento do caso. Tratamentos Anteriores 25 Cirurgia Pode ser informada a descrição do procedimento cirúrgico relativo à patologia atual, ao qual o beneficiário foi submetido em um tratamento anterior. 26- Data Realização Pode ser informada a data em que o atendimento / procedimento foi realizado. 27 Quimioterapia Pode ser informada a quimioterapia utilizada anteriormente para a mesma Patologia. 28 Data Aplicação Pode ser informada a data em que foi realizada a quimioterapia anterior. Medicamentos e Drogas solicitadas 29 Data Prevista Deve ser informada a data prevista para administração da radioterapia. 30 Tabela Este campo virá preenchido com a tabela definida para Medicamentos. 31 Cód. Proc. Deve ser informado o Código do procedimento solicitado pelo prestador Descrição Descrição do procedimento solicitado.

69 33 Qtde. Deve ser informada a quantidade do procedimento solicitado pelo prestador. Ao imprimir a guia, se o valor informado for decimal, a quantidade será impressa em formato decimal considerando a vírgula. Se for informado um valor inteiro, a quantidade será impressa em formato inteiro sem considerar a vírgula e zeros à direita. Os zeros à esquerda serão desprezados. 34 Nº de Campos Deve ser informado o número de campos de Irradiação. 35 Dose Dia(Gy) Deve ser informada a dose de radioterápico expressa em Gy, por dia de tratamento. 36 Dose Total(Gy) Dose total expressa em Gy. Este campo será preenchido automaticamente considerando os campos 35 Dose Dias(Gy) e 37 Nº de Dias. 37 Nº de Dias Número de dias de tratamento previstos pelo prestador solicitante. 38 Data Prev. Ini. Adm. Data prevista para início da administração da radioterapia. 39 Observação / Justificativa Poderá informar uma Observação que será impressa na guia. Menu Apoio.

70 1. Utilização/Ficha Médica. Objetivo: Pesquisar as Utilizações / Fichas Médica realizadas em um determinado período por um Beneficiário, Prestador OU Autorização. Os filtros determinam qual relatório será gerado: Utilização OU Ficha Médica. Acessar menu Apoio/Utilização/Ficha Médica. O sistema irá apresentar a tela de Apoio Relatório de Utilização/Ficha Médica. Para acessar o relatório preencha os campos para pesquisa: Prestador: hospital (campo obrigatório). Este campo pode ser utilizado em conjunto com os filtros: Tipo Operação, Transação e Situações. Se preenchido, será impresso o relatório de Utilização.

71 Autorização: número da transação autorizada/em estudo/não autorizada. Se preenchido, será recuperado apenas a autorização que possui esse código, e será impresso o relatório de utilização; Beneficiário: digitar o código do beneficiário. Se preenchido, será apenas recuperadas solicitações realizadas pelo beneficiário informado. Se preenchido somente este campo, a do prestador, e deixar em branco o campo autorização, será impresso o relatório de utilização. Período: informar data início e data final (campo obrigatório). Deve ser informado o período que será utilizado como referência para recuperar as solicitações. Tipo de relatório: deve ser selecionado qual Tipo de Operação será considerado para recuperar as solicitações. Este parâmetro funciona em conjunto com o campo Prestador E com os demais filtros: Transações e Parecer. Tipo de operação: marcar todas, porque os atendimentos de consulta de Pronto-Socorro são gerados no formulário de SADT Solicitação/Execução; Transações: marcar SADT para os atendimentos de consulta de Pronto-Socorro; Parecer: marcar todas ou a que pretende consultar ou gerar relatório.

72 Modelo: define se o relatório será gerado de forma Sintética ou Analítica. Sintética: relatório com informações básicas; Analítico: relatório com informações mais detalhadas.

73 Gerando a impressão do relatório ou retornar para a tela de pesquisa. O sistema Hilum apresentará através do relatório a(s) solicitação(ões) pendente(s) que pretende acompanhar para a mudança de parecer. Exemplo: Estudo para Autorizado. Procedimento analisado pela Unimed, e autorizado: Como imprimir a guia da transação autorizada. Clique na senha, campo autorização ;

74 Será visualizado a tela inicial de autorização (ver abaixo); Imprimir a solicitação, utilizando a opção Guia PDF, que será impressa no formato TISS SADT.

75 Nota: no relatório de Utilização (filtro por Prestador ou Autorização) é possível realizar reimpressão das Solicitações através do link disponível no número da coluna Autorização. É permitida a reimpressão, somente das solicitações que estiverem autorizadas. Limite de dias para recuperar as solicitações: a cada 10 dias. 2. Elegibilidade. Objetivo: Permitir pesquisar/validar um beneficiário que esteja OU não com o Cartão de Identificação, verificando se o mesmo possui algum tipo de restrição. Caso exista alguma restrição, será apresentada mensagem em tela. Acesse o menu Apoio/Elegibilidade: Opção para leitura do Cartão Magnético OU informar código e nome manualmente. Opção de leitura do cartão:

76 Opção de informar manualmente: Validação de dados do beneficiário Campos: Código do Beneficiário: este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente; Nome: este campo será preenchido automaticamente através da leitura do Cartão Magnético ou através do número informado manualmente; Via Cartão: deve ser informada a via de cartão a ser validada. Se a identificação do beneficiário for realizada através da leitura do Cartão Magnético, este campo será preenchido automaticamente pela trilha do cartão; Data Nascimento: deve ser informada a data de nascimento do beneficiário a ser validado. Campo não obrigatório para preenchimento; Sexo: deve ser informado o Sexo do Beneficiário a ser validado. Campo não obrigatório para preenchimento; Número CNS: deve ser informado Número do CNS (Cartão Nacional de Saúde) do Beneficiário a ser validado. Campo não obrigatório para preenchimento.

77 Enviando para a validação dos dados: Neste processo foram validados os dados digitados em tela, com os dados registrados no cadastro do beneficiário. Não foram retornados erros, pois os dados envidados estavam corretos.

78 Retorno da Transação Resultado do pedido de elegibilidade: Validação com restrição retornaram erros, pois os dados enviados podem estar incorretos e/ou beneficiário com restrições cadastrais administrativas. Retorno da Transação Resultado do pedido de elegibilidade: Nota: necessário contato com a Central de Atendimento Unimed, para verificar o motivo da restrição.

79 3. Justificativa Objetivo: Efetuar pesquisa de todas as solicitações com parecer Negado/Concluído ou Liberado/Concluído, que necessitam de Justificativa Médica e possibilitar o preenchimento da justificativa em várias solicitações através de uma única pesquisa. Pré-Requisitos: Deve existir ao menos 1 (uma) solicitação com parecer Negado/Concluído ou Liberado/Concluído (conforme parametrização), que necessite do preenchimento da Justificativa Médica. Acesse o menu Apoio/Justificativa:

80 Campos que devem ser selecionados e preenchidos: Prestador: deve ser selecionado um prestador (hospital) que será utilizado como filtro para recuperar as solicitações que necessitam do preenchimento do campo Justificativa ; Justificativa: deve ser preenchida a Justificativa Médica. Selecione o prestador (hospital) e acesse a justificativa: Digite a justificativa; Clique em Executar. Complemento da Justificativa

81 O complemento de justificativa será visualizada no sistema Gestor da Unimed, com status de pendente, e será analisada pela auditoria médica. Complemento da Justificativa Médica inserida com sucesso. 4. CID/Motivo Encerramento. Objetivo: Efetuar pesquisa de solicitações que possuem Grupo de Apropriação igual à Consulta Médica e necessitam de Motivo Encerramento e possibilitar o preenchimento do Motivo Encerramento e/ou CID em várias solicitações através de uma única pesquisa. Formulário não utilizado pela rede hospitalar. Acessando o formulário CID/Motivo Encerramento:

82 5. Cancelamento Objetivo: Permitir que o prestador possa cancelar as suas solicitações, sejam elas realizadas via Hilum. Acesse o menu Apoio/Cancelamento.

83 Cancelando uma senha: Prestador: selecione o prestador (hospital); Cartão: este campo será preenchido somente através da leitura do Cartão Magnético. Na utilização manual não deverá ser preenchido; Beneficiário: pode ser informado o código do Cartão de Identificação do Beneficiário; Período: deve ser informado o período que será utilizado para recuperar as solicitações a serem canceladas; Número da Autorização: deve ser informado o Número da Autorização que será utilizada para recuperar a solicitação a ser cancelada. Cancelando uma senha com o número da autorização.

84 Confirmação de Cancelamento. Clique no campo Solicitação. Checkbox: deve ser marcado o item da solicitação que deverá ser cancelado. Pode ser somente 1 (um) item ou todos os itens. Para solicitações de beneficiários em intercâmbio será permitido cancelar toda a solicitação. Não sendo permitido cancelar somente 1 (um) ou alguns itens; Motivo Cancelamento: deve ser selecionado um motivo de cancelamento para o item(ns) da solicitação;

85 Confirmando o cancelamento: Cancelamento efetuado. 6. Últimos Atendimentos. Objetivo: Listar todas as Consultas Médicas realizadas dentro de um determinado período.

86 Acesse o menu Apoio/Últimos Atendimentos. Prestador: selecione o prestador (hospital), que será utilizado para recuperar os últimos atendimentos a serem solicitados ou solicitados e executados. Solicitação ou Solicitação/Execução: define se a consulta será realizada a partir de uma Solicitação ou Execução SADT; Clique em Pesquisar. Código do Beneficiário: será demonstrado o Código do Beneficiário cujo Prestador realizou atendimento; Beneficiário: será demonstrado o Nome do Beneficiário cujo Prestador realizou atendimento; Data e Hora: será demonstrada a data e a hora em que o Prestador realizou o atendimento. Clique em cima do campo Últimos atendimentos do Prestador, para acessar uma nova guia de SADT.

87 A partir do último atendimento selecionado, poderá ser realizada uma Solicitação ou Execução de SADT para o beneficiário sem a necessidade de utilizar novamente o Cartão de Identificação. Informação Importante: Serão recuperados apenas os atendimentos registrados pelo prestador através do Hilum.

88 7. Vincular Anexos. Objetivo: Anexar, excluir ou visualizar arquivos (anexos) na Solicitação de Serviço. Somente o Login (hospital) que anexou o arquivo poderá visualizá-lo ou excluí-lo. Acesse o menu Apoio/Vincular Anexos: Prestador: pode ser informado o Prestador Solicitante ou Executante da Solicitação; Autorização: pode ser informado o número da Solicitação (Autorização); Beneficiário: deve ser informado o Beneficiário da Solicitação; Período: pode ser informado o período que será utilizado como referência para recuperar as Solicitações. Vincular Anexos:

89 Beneficiário: beneficiário da Solicitação; Autorização: número da Solicitação (Autorização); Data Solicitação: data da Solicitação (Autorização). Localizando o arquivo que será anexado:

90 Arquivo localizado, enviar para anexar a Solicitação. Adicionar: se a opção Vincular no Login (Administração / Login / Vínculo Arquivos) estiver marcado, este botão será demonstrado. Ao clicar, será apresentada uma tela para selecionar o arquivo e vincular a Solicitação. Anexo: nome do Arquivo + extensão que está vinculado a Solicitação de Serviço. Login; login que anexou o arquivo na Solicitação de Serviço. Somente o Login que anexou o arquivo poderá visualizá-lo ou excluí-lo. Remover: se a opção Excluir no Login (Administração / Login / Vínculo Arquivos) estiver marcado, este botão será demonstrado.

91 Menu Administrativo Objetivo: Permitir acesso aos Links Úteis e ao formulário Favoritos (cadastro de diversos procedimentos).

92 1. Favoritos Objetivo: Cadastrar diversos procedimentos como Favoritos que poderão ser utilizados nos processos de Solicitação de Consultas, Solicitação SADT, Execução SADT, Pré- Autorização ou Internação. O Favorito é um código criado livremente pelo Usuário que irá representar um Grupo de Serviços que são solicitados sempre em conjunto. Desta forma, no momento da digitação não é necessário digitar vários serviços na Guia de Autorização, basta digitar o código do Favorito e ao gravar a Guia, o sistema apresentará todos estes procedimentos. Acessar o menu Administrativo: Descrição: descrição do Favorito a ser pesquisado. Caso este campo não seja preenchido, serão considerados todos os Favoritos cadastrados no sistema.

93 Gerando um código em Favorito: Clique em Novo ; Login: será exibido o Login do usuário no sistema; Código: código do Favorito; Descrição: descrição/nome do Favorito; Complemento: complemento do Favorito, que poderá ser um complemento para diferenciá-lo. Serviços do Favorito: Tabela: tipo Tabela Serviço a qual o procedimento pertence. Serão demonstrados os Tipos parametrizados nos campos Tipo Tabela Serviço em Administração / Parâmetros; Cód. Proced.: código do Procedimento que será incluído ao Favorito; Descrição: descrição do procedimento que será incluído ao Favorito. Esta informação é preenchida automaticamente, levando em consideração o Código do Procedimento informado; Qt. Solic.: quantidade do procedimento que será solicitado para o Favorito.

94 Criando um código Favoritos: Informação Importante: Para utilizar o cadastro de um Favorito na Solicitação de uma Guia Consulta, SADT ou Internação, deve ser selecionada a Tabela FAV.

95 Gerando uma Solicitação com a tabela Favorito: Selecione na tabela FAV ; Digite o código criado; Clique em Enter. O sistema irá assumir os códigos cadastrados como Favorito; A descrição e a quantidade serão preenchidas automaticamente; 2. Links Úteis. Objetivo: Acessar através do Hilum links (URLs) de internet referentes às informações úteis.

96 Acessando menu Administração/Links Úteis: Descrição: define o nome do link que será exibido para os Prestadores de Serviço através do atalho Links Úteis ; URL: define o caminho do Endereço Eletrônico a ser acessado. Clique no endereço URL.

97 Salvando o link: Como acessar o site do link cadastrado?

98 Acessando o site: TABELAS CBO Classificação Brasileira de Ocupação: Campo 18 - Código CBO - Classificação Brasileira de Ocupação Código do Termo Termo Geneticista Pesquisador em biologia de microorganismos e parasitas Físico médico Biólogo Cirurgião dentista - auditor Cirurgião dentista - clínico geral Cirurgião dentista - endodontista Cirurgião dentista - epidemiologista Cirurgião dentista - estomatologista Cirurgião dentista - implantodontista Cirurgião dentista - odontogeriatra

1. HILUM. 2. Acesso ao Sistema

1. HILUM. 2. Acesso ao Sistema 1. HILUM Objetivo: Adequar o sistema Hilum de acordo com a versão TISS 3.02.00. Os formulários do sistema estão adequados conforme as guias da TISS para facilitar seu cadastro. Porém, alguns campos cuja

Leia mais

Versão /05/2014

Versão /05/2014 Versão 4.0.1 06/05/2014 SUMÁRIO 1 HILUM... 3 2 ACESSO AO SISTEMA... 4 2.1 Login... 4 2.2 Alterar Senha... 4 3 CONSULTAS... 6 4 SADT... 11 4.1 Solicitação... 11 4.1.1 Anexo OPME... 14 4.1.2 Anexo de Quimioterapia...

Leia mais

Índice. 05 Apresentação. I - Orientações importantes. II - Passo a passo por operação. Solicitando órteses, próteses e materiais es- peciais

Índice. 05 Apresentação. I - Orientações importantes. II - Passo a passo por operação. Solicitando órteses, próteses e materiais es- peciais Guia Rápido - Resumo das operações - Sistema Hilum Índice 05 Apresentação 11 Menu: Internação Solicitando internação I - Orientações importantes 06 II - Passo a passo por operação Entrando no sistema Solicitando

Leia mais

TROCA DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE SUPLEMENTAR

TROCA DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE SUPLEMENTAR TROCA DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE SUPLEMENTAR O padrão TISS tem como meta a troca eletrônica de dados entre prestadores e operadoras, de forma que a utilização de guias em papel para apresentação do faturamento

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS 3.02.00 1 Campos obrigatórios das guias Os campos com preenchimento obrigatório possuem um asterisco antes do nome do campo. Tabelas de

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIAS TISS 3.02.00 1 Sumário Campos obrigatórios das guias... 3 Tabelas de domínio TISS... 3 Relação de Terminologias unificadas da Saúde Suplementar...

Leia mais

Manual Hilum. Desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação Unimed Regional Sul Goiás

Manual Hilum. Desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação Unimed Regional Sul Goiás Manual Hilum Sumário Sistema Hilum...3 1. Acesso...3 2. Execução de Consulta...4 3. SP/SADT (Exames e Procedimentos)...8 3.1. Solicitação...8 3.2. Solicitação/Execução... 13 3.3. Execução... 15 4. Apoio...

Leia mais

Origem da mensagem Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Prestador Operadora Operadora Operadora Operadora Operadora Operadora Nome da mensagem

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO HILUM CONSULTAS, SOLICITAÇÕES E EXECUÇÕES DE EXAMES (SADT) HILUM TISS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO HILUM CONSULTAS, SOLICITAÇÕES E EXECUÇÕES DE EXAMES (SADT) HILUM TISS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO HILUM CONSULTAS, SOLICITAÇÕES E EXECUÇÕES DE EXAMES (SADT) HILUM TISS 3.02.00 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. BENEFÍCIOS... 3 3. OBJETIVOS...4 4. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 4 5.

Leia mais

Manual Portal TISS. Solicitação de Procedimento

Manual Portal TISS. Solicitação de Procedimento Manual Portal TISS Solicitação de Procedimento ACESSO À ÁREA RESTRITA DO PORTAL GOLDEN CROSS Referenciado, Para utilizar as funcionalidades disponíveis no Portal da Golden Cross, acesse o endereço eletrônico

Leia mais

Sumário. 1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos Atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento

Sumário. 1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos Atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento MANUAL Sumário 1. Página Inicial 2. Validação de Beneficiário 3. Planos Atendidos 4. Autorizações 5. Faturamento 5.1. Digitação do Faturamento 5.2. Envio de arquivo XML 5.3. Informe de Rendimento 6. Extrato

Leia mais

Projeto Tríade. Treinamento Prestadores Autorização Dezembro/2016

Projeto Tríade. Treinamento Prestadores Autorização Dezembro/2016 Projeto Tríade Treinamento Prestadores Autorização Dezembro/2016 1 Agenda do dia Plano de aula Portal Institucional Cemig Saúde Elegibilidade Guia de Consulta Liberação SADT Execução SADT Anexo Quimioterapia

Leia mais

Manual de Preenchimento dos formulários da TISS. Versão

Manual de Preenchimento dos formulários da TISS. Versão Manual de Preenchimento dos formulários da TISS Versão 3.02.00 Agosto/2014 u Página 2 de 58 Sumário Instruções Gerais... 4 Guia de Consulta... 5 Guia de Serviço Profissional/Serviço Auxiliar de Diagnóstico

Leia mais

GUIA DE CONSULTA. 5 - Validade da Carteira / / 10 - Nome do Contratado Número no Conselho Conselho Profissional

GUIA DE CONSULTA. 5 - Validade da Carteira / / 10 - Nome do Contratado Número no Conselho Conselho Profissional GUIA DE CONSULTA 3 - Número da Guia Atribuído pela Operadora 4 - Número da Carteira 5 - Validade da Carteira 6 Atendimento a RN (Sim ou Não) 7 Nome Dados do Contratado 9- Código na Operadora 10 - Nome

Leia mais

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 Número da Guia Principal 4 - Data da Autorização 5-Senha

Leia mais

1- Liberação de Guias

1- Liberação de Guias Manual Autorizador ÍNDICE 1- Liberação de Guias-------------------------------1 1.1 Guia de Consulta--------------------------------1-3 1.2 Guia de SP/SADT--------------------------------3-7 1.3 Guia de

Leia mais

Atendimento. Cadastramento de Guias; Saída do consultório (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 20/08/2014

Atendimento. Cadastramento de Guias; Saída do consultório (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 20/08/2014 Treinamento Grupo I - Oncologia Cadastramento de Guias; Atendimento Saída do consultório (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 1 Atendimento Status NEGADO, verificar o motivo! Atendimento

Leia mais

Manual de Instruções CAMED SAÚDE

Manual de Instruções CAMED SAÚDE Manual de Instruções CAMED SAÚDE Janeiro/2015 1 Sumário 1. Introdução... 5 2. Orientações Gerais... 6 2.1 Entrega de guias... 6 2.2 Numeração de guias... 6 2.3 Pacotes - Autorização e cobrança... 6 3.

Leia mais

SUMÁRIO 1. COMO ACESSAR O SISTEMA FATURANDO LOTES DE GUIAS NO SAÚDE CONNECT Faturando lotes de guias de resumo de internação:...

SUMÁRIO 1. COMO ACESSAR O SISTEMA FATURANDO LOTES DE GUIAS NO SAÚDE CONNECT Faturando lotes de guias de resumo de internação:... SUMÁRIO 1. COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 2. FATURANDO LOTES DE GUIAS NO SAÚDE CONNECT... 6 2.1. Faturando lotes de guias de resumo de internação:... 6 2.3. Faturando lotes de guias de honorário individual:...

Leia mais

31 - Código CNES Nome do Contratado. 24-Tabela 25- Código do Procedimento 26 - Descrição 27-Qtde. Solic. 28-Qtde. Aut. ou Item Assistencial

31 - Código CNES Nome do Contratado. 24-Tabela 25- Código do Procedimento 26 - Descrição 27-Qtde. Solic. 28-Qtde. Aut. ou Item Assistencial Logo da Empresa GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 Número da Guia Principal 4 - Data da Autorização

Leia mais

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT

GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT Logo da Empresa GUIA DE SERVIÇO PROFISSIONAL / SERVIÇO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA - SP/SADT 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 Número da Guia Principal 4 - Data da Autorização

Leia mais

Manual de Instruções CAMED SAÚDE

Manual de Instruções CAMED SAÚDE Manual de Instruções CAMED SAÚDE Dezembro/2017 Sumário 1. Introdução... 5 2. Orientações Gerais... 6 2.1 Entrega de guias... 6 2.2 Numeração de guias... 6 2.3 PACOTES - Autorização e cobrança... 6 3. Formulários...

Leia mais

Guias TISS As condições de preenchimento dos campos são: 1.Obrigatório: a situação na qual o termo deve ser preenchido, incondicionalmente;

Guias TISS As condições de preenchimento dos campos são: 1.Obrigatório: a situação na qual o termo deve ser preenchido, incondicionalmente; Guia Guias TISS 3.02.01 No TISS 3.02.00 a ANS definiu novo layout para troca de informações entre operadoras e prestadores de serviços, na autorização, cobrança, demonstrativos de pagamento e recurso de

Leia mais

Padronizar as ações administrativas de verificação, solicitação, autorização, cobrança, demonstrativos de pagamento e recursos de glosas;

Padronizar as ações administrativas de verificação, solicitação, autorização, cobrança, demonstrativos de pagamento e recursos de glosas; GUIAS TISS 3.0 Introdução Resolução Normativa nº 305, de 09/10/2012 A ANS estabeleceu um padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar - TISS para registro e intercâmbio de dados entre operadoras

Leia mais

Manual de Preenchimento. Formulários Padrão Tiss Atualização: Maio/ 2016

Manual de Preenchimento. Formulários Padrão Tiss Atualização: Maio/ 2016 Manual de Preenchimento Formulários Padrão Tiss 3.02 Atualização: Maio/ 2016 DESDE 1983 Índice Introdução 3 Guia de Consulta 4 Guia SADT 5 Guia de Resumo de Internação 8 Guia de Solicitação de Internação

Leia mais

Mudança no pedido de autorização

Mudança no pedido de autorização Mudança no pedido de autorização O processo para solicitar autorizações à CASSI mudou: solicite pelo sistema Autorize, da Orizon a operação dispensa contato telefônico Resultado: interação eletrônica com

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Autorizador Hilum CONSULTAS, SOLICITAÇÕES E EXECUÇÕES DE EXAMES (SADT) HILUM

Manual de Utilização do Sistema Autorizador Hilum CONSULTAS, SOLICITAÇÕES E EXECUÇÕES DE EXAMES (SADT) HILUM Manual de Utilização do Sistema Autorizador Hilum CONSULTAS, SOLICITAÇÕES E EXECUÇÕES DE EXAMES (SADT) HILUM 2015-2016 1 ÍNDICE 1. Apresentação...3 2. Benefícios...3 3. Objetivos...4 4. Informações Importantes...4

Leia mais

Legenda do Anexo de Solicitação Quimioterapia

Legenda do Anexo de Solicitação Quimioterapia 2- Nº Guia no Prestador Logo da Empresa 12345678901234567890 ANEXO DE SOLICITAÇÃO DE QUIMIOTERAPIA 1 - Registro ANS 3 - Número da Guia Referenciada 4 - Senha 5 - Data da Autorização / / 6 - Número da Guia

Leia mais

TIPO DE PRESTADOR: HOSPITAL APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO NA GUIA SADT / PRONTO ATENDIMENTO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

TIPO DE PRESTADOR: HOSPITAL APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO NA GUIA SADT / PRONTO ATENDIMENTO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR TIPO DE PRESTADOR: HOSPITAL APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO NA GUIA SADT / PRONTO ATENDIMENTO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Setembro de 2016 PORTAL DO PRESTADOR APRESENTAÇÃO O Portal

Leia mais

TIPOS DE PRESTADORES: CLINICAS E LABORATÓRIOS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTAS E EXAMES NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

TIPOS DE PRESTADORES: CLINICAS E LABORATÓRIOS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTAS E EXAMES NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR TIPOS DE PRESTADORES: CLINICAS E LABORATÓRIOS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTAS E EXAMES NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Setembro de 2016 PORTAL DO PRESTADOR APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Consulta (10101012) Para realizar a execução de consulta é necessário realizar o acesso ao link abaixo, com usuário e senha informado no e-mail encaminhado pela equipe de credenciamento. http://2234prd.plano.cloudmv.com.br/mvautorizadorguias/

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O endereço para o acesso será o mesmo para digitação: http://gw2.unimedva.com.br:8082/gw/ Tela inicial do sistema Após entrar na tela inicial do

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

SOLICITAÇÃO/EXECUÇÃO DE SADT HILUM

SOLICITAÇÃO/EXECUÇÃO DE SADT HILUM SOLICITAÇÃO/EXECUÇÃO DE SADT HILUM HILUM SOLICITAÇÃO/EXECUÇÃO DE SADT Sem cartão Com cartão HILUM SOLICITAÇÃO/EXECUÇÃO DE SADT Quando a solicitação/execução for relacionada a um RN, o Campo 12 precisa

Leia mais

PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA. Parte V - Formulários do Plano de Contingência

PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA. Parte V - Formulários do Plano de Contingência PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA Parte V - Formulários do Plano de Contingência Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio 2014 323 Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro

Leia mais

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO Logo da Empresa GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação 4 - Data da Autorização / / Dados do Beneficiário

Leia mais

Atendimento. Cadastramento de Guias; Saída da clínica (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 20/08/2014

Atendimento. Cadastramento de Guias; Saída da clínica (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 20/08/2014 Treinamento Grupo III Prestadores Resumo Cadastramento de Guias; Atendimento Saída da clínica (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 1 Atendimento Status NEGADO, verificar o motivo! Atendimento

Leia mais

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO Logo da Empresa GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação 4 - Data da Autorização / / Dados do Beneficiário

Leia mais

Manual Sistema de Autorização GW

Manual Sistema de Autorização GW Manual Sistema de Autorização GW Como acessar o sistema? O sistema de autorização uniweb será substituído pelo sistema GW, com a finalidade de unificarmos todo o processo em um só sistema para a realização

Leia mais

Atendimento. Cadastramento de Guias; Saída da clínica (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 20/08/2014

Atendimento. Cadastramento de Guias; Saída da clínica (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 20/08/2014 Treinamento Grupo IV Prestadores PJ Cadastramento de Guias; Atendimento Saída da clínica (SADT/Internação); Atenção nos status dos procedimentos; 1 Atendimento Status dos Procedimentos Status NEGADO, verificar

Leia mais

ÍNDICE. - 1 Guia Padrão TISS Versão

ÍNDICE. - 1 Guia Padrão TISS Versão ÍNDICE TÓPICO PAG. 1 Apresentação... 2 2 Definição do Padrão TISS... 3 3 Objetivo do Padrão TISS... 3 4 Guias (formulários) do Padrão TISS... 3 5 Preenchimento das Guias do Padrão TISS... 4 Guia de Consulta...

Leia mais

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Dezembro/

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Dezembro/ Logo da Empresa ANEXO DE SOLICITAÇÃO DE RADIOTERAPIA 2- Nº Guia no Prestador 12345678901234567890 1 - Registro ANS 3 - Número da Guia Referenciada 4 -Senha 5 - Data da Autorização 6 - Número da Guia Atribuído

Leia mais

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT)

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT) Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Nº da no prestador 2 Número da no prestador 0 Número que

Leia mais

Manual de Utilização do Módulo Operacional. í n d i c e. Passo 1: Visão geral 3. Passo 2: Como acessar o Consultório Online? 3

Manual de Utilização do Módulo Operacional. í n d i c e. Passo 1: Visão geral 3. Passo 2: Como acessar o Consultório Online? 3 í n d i c e Passo 1: Visão geral 3 Passo 2: Como acessar o Consultório Online? 3 Passo 3: Recursos disponíveis 4 Guias consulta / SADT (Solicitação, Execução com Guia e Autogerada): 4 Pesquisa de histórico

Leia mais

Legenda da Guia de Resumo de Internação

Legenda da Guia de Resumo de Internação PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA Formulário do Plano de Contingência Legenda da Guia de Resumo de Internação Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de

Leia mais

1. ACESSO Internação A. Solicitação B. Abertura C. Prorrogação D. Alta Solicitação de Lote Anexo...

1. ACESSO Internação A. Solicitação B. Abertura C. Prorrogação D. Alta Solicitação de Lote Anexo... 1. ACESSO...03 1.1. Internação...04 A. Solicitação...04 B. Abertura...07 C. Prorrogação...08 D. Alta...09 1.2. Solicitação de Lote Anexo...10 A. Anexo OPME...11 B. Anexo Quimioterapia...11 C. Anexo Radioterapia...12

Leia mais

Manual de Orientação ao. Fornecedor de OPME

Manual de Orientação ao. Fornecedor de OPME Manual de Orientação ao Fornecedor de OPME 1 ÍNDICE Introdução 3 Credenciamento do Fornecedor de OPME na Golden Cross 4 Portal E.M.S. Ventura 4 Processo de Compra de OPME 4 Orientações de Faturamento 7

Leia mais

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT)

Legenda da Guia de Serviços Profissionais/Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT) na Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Número da no prestador 2 Nº da no prestador 0 Número

Leia mais

Legenda da Guia de Solicitação de Internação

Legenda da Guia de Solicitação de Internação Registro ANS Número da no prestador 1 2 Registro ANS Nº da no prestador String 6 0 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Número que

Leia mais

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio

Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio Padrão TISS - Componente de Conteúdo e Estrutura - Maio 2014 356 Registro ANS Nº da no prestador 1 2 Registro ANS Número da no prestador String 6 String 20 Registro da operadora de plano privado de assistência

Leia mais

Manual HILUM Julho de 2013

Manual HILUM Julho de 2013 Manual HILUM Julho de 2013 Sobre o Hilum O sistema Hilum permite a solicitação e a execução de consultas e exames, utilizando como identificação o cartão magnético do beneficiário sem a necessidade de

Leia mais

Portal Web Autorizador TASY

Portal Web Autorizador TASY Portal Web Autorizador TASY Unimed Versão 1.2 Abril - 2015 Página 1 de 39 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. REQUISIÇÃO PARA... 7 2.1. REQUISIÇÃO DE CONSULTA... 8 2.2. REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS SP/SADT.... 17

Leia mais

ConnectMed MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA

ConnectMed MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ConnectMed MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Sumário 1 Pagina inicial... 3 2 Validação de Beneficiário (Elegibilidade)... 5 3 Planos atendidos... 6 4 Autorizações... 7 5 Faturamento Digitação... 25 5.1 Digitação

Leia mais

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0

Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Manual de utilização do CSPSNet Versão 3.0 Para melhor utilizar esse manual, o mesmo está dividido nos seguintes tópicos: TÓPICO DESCRIÇÃO 01 Criar o Atalho do Sistema Web 02 Orientação sobre o USUÁRIO

Leia mais

Manual de preenchimento das Guias TISS

Manual de preenchimento das Guias TISS Manual de preenchimento das Guias TISS (Troca de informações em Saúde Suplementar) Página 1 de 21 Guia de Consulta Legenda: Campos de preenchimento obrigatório 1, 2, 4, 6, 7, 9, 10, 11, 13, 14, 15, 16,

Leia mais

Legenda da Guia de Resumo de Internação

Legenda da Guia de Resumo de Internação na Registro ANS 1 Registro ANS String 6 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Número da no prestador Número da de solicitação de internação

Leia mais

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores 1 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Gerência de Credenciamento (GECRE) Tel.: (21) 2126-7186 / 2126-7187 E-mail: gecre@cedaesaude.org.br Entrega de Contas Médicas / Cronograma de Entrega Tel.: (21) 2126-7176 Gerência

Leia mais

Assefaz Autorizador WEB. Versão TISS 3.03

Assefaz Autorizador WEB. Versão TISS 3.03 Assefaz Autorizador WEB Versão TISS 3.03 Sumário 1.1 Acesso WEB... 2 1.2 Solicitação de guia de Internação... Erro! Marcador não definido. 1.3 Solicitação de guia de SP/SADT Serviço Profissional/Serviço

Leia mais

Manual WAC TISS Solicitação de SP/SADT. Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Manual WAC TISS Solicitação de SP/SADT. Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT Manual WAC TISS 3.02.00 Solicitação de SP/SADT Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT 1 Apresentação A partir do dia 31 de agosto de 2014, passa a vigorar a versão 3.02.00 do Padrão para Troca de Informação

Leia mais

TIPO DE PRESTADOR: PROFISSIONAIS DE TERAPIAS

TIPO DE PRESTADOR: PROFISSIONAIS DE TERAPIAS TIPO DE PRESTADOR: PROFISSIONAIS DE TERAPIAS APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO CONSULTA E SESSÕES DE TERAPIAS NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Setembro de 2016 PORTAL DO PRESTADOR APRESENTAÇÃO

Leia mais

APOSTILA AUTORIZADOR WEB COPYRIGHT BENNER SISTEMAS S/A

APOSTILA AUTORIZADOR WEB COPYRIGHT BENNER SISTEMAS S/A www.benner.com.br APOSTILA AUTORIZADOR WEB COPYRIGHT - 2012 BENNER SISTEMAS S/A AUTORIZADOR WEB Copyright - 2012 Benner Sistemas S/A Todos os direitos reservados. É proibido qualquer tipo de reprodução

Leia mais

Manual de utilização do Portal Autorizador/Contas médicas do ISSEM Padrão TISS

Manual de utilização do Portal Autorizador/Contas médicas do ISSEM Padrão TISS Manual de utilização do Portal Autorizador/Contas médicas do ISSEM Padrão TISS Pré requisito: O sistema WebPlan está homologado para funcionar nos seguintes navegadores de internet: - Microsoft Internet

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO DIGITA TISS

MANUAL DE CADASTRO DIGITA TISS MANUAL DE CADASTRO DIGITA TISS Instalando o Digitador TISS Para iniciar a instalação, clique sobre o Instalador_ DigitaTISS.exe. Obs.: Na primeira instalação, ou quando for lançada uma nova versão do sistema,

Leia mais

Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador

Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador Informativo portal de serviços do prestador Conheça as funcionalidades do novo Portal do Prestador ACESSANDO O PORTAL Uma das inovações do portal da Cemig Saúde, que será lançado no dia 1º de fevereiro,

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3

Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

MANUAL SOFTWARE GW - TISS Autorização e Digitação de Consultas e Guias de SP/SADT MANUAL GW TISS

MANUAL SOFTWARE GW - TISS Autorização e Digitação de Consultas e Guias de SP/SADT MANUAL GW TISS 0 MANUAL SOFTWARE GW - TISS 3.02 Autorização e Digitação de Consultas e Guias de SP/SADT MANUAL GW TISS 3.02 0 Sumário 1 AUTORIZANDO UMA CONSULTA ON-LINE... 2 2 AUTORIZANDO UM SP/SADT ON-LINE... 5 3 CANCELANDO

Leia mais

TISS. Troca de Informações em Saúde Suplementar MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA REDE CREDENCIADA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS

TISS. Troca de Informações em Saúde Suplementar MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA REDE CREDENCIADA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA REDE CREDENCIADA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS 2007 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 03 2. INFORMAÇÕES CONTATOS... 03 3. APRESENTAÇÃO... 04

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

5. Passo a passo por operação: Captura e Execução da Solicitação

5. Passo a passo por operação: Captura e Execução da Solicitação 5. Passo a passo por operação: Captura e Execução da Solicitação Captura e Execução da Solicitação > SP/SADT em Consultório Médico Execução de Guia de SP/SADT pelo Cooperado. Execução de Guia de Tratamento

Leia mais

Legenda do Anexo de Solicitação Radioterapia

Legenda do Anexo de Solicitação Radioterapia Registro ANS Número do anexo no prestador na 1 2 Registro ANS Nº da no prestador String 6 Registro da operadora de plano privado de assistência à saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Número

Leia mais

Manual de navegação ao Portal AMS TISS

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Manual de navegação ao Portal AMS TISS Sumário Página Inicial... 3 Item de menu: Beneficiário Validação... 9 Item de Menu: Autorização... 11 Item de Menu: Digitação de Faturamento... 24 Item de Menu: Transferência

Leia mais

ÍNDICE. Sistema de Senha via WEB

ÍNDICE. Sistema de Senha via WEB ÍNDICE Índice... 1 Introdução... 2 Acesso ao Sistema... 3 Solicitação de SP/SADT e Reenvio de SP/ SADT... 6 Solicitações de Internação e Quimioterápicos... 6 Prorrogação de Internação, Consultas e Reenvio

Leia mais

TIPO PRESTADOR: HOSPITAL APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO NA GUIA DE INTERNAÇÃO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

TIPO PRESTADOR: HOSPITAL APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO NA GUIA DE INTERNAÇÃO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR TIPO PRESTADOR: HOSPITAL APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO NA GUIA DE INTERNAÇÃO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Setembro/2016 PORTAL DO PRESTADOR APRESENTAÇÃO O Portal do Prestador

Leia mais

EXECUÇÃO DE SADT HILUM

EXECUÇÃO DE SADT HILUM EXECUÇÃO DE SADT HILUM Todas as solicitações médicas continuarão sendo descritas nas Guias Tiss. A mudança mais significativa será no pedido de autorização. A partir de 01º de Agosto/2014, o pedido de

Leia mais

7. Passo a passo por operação: Internação (Hospitalização e Solicitações)

7. Passo a passo por operação: Internação (Hospitalização e Solicitações) 7. Passo a passo por operação: Internação (Hospitalização e Solicitações) Captura e execução da Solicitação de Internação > HOSPITALIZAÇÃO DO PACIENTE Solicitação de Exames, Complementos ou Prorrogação->

Leia mais

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar

Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Manual TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar Instruções para preenchimento Grupo 5 - Clínicas e Laboratórios Unimed Sorocaba Cooperativa de Trabalho Médico Av. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira,

Leia mais

MANUAL TISS O T S O G A

MANUAL TISS O T S O G A MANUAL TISS AGOSTO 2014 1 SUMÁRIO 1 - DEFINIÇÃO... 3 2 - INTRODUÇÃO... 3 3 - BENEFÍCIOS ESPERADOS... 5 4 - GUIAS... 5 4.1 - GUIA DE SOLICITAÇÃO DE INTERNAÇÃO...6 4.2 - GUIA DE SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO

Leia mais

Manual de utilização do Portal Protheus

Manual de utilização do Portal Protheus 08 Manual de utilização do Portal Protheus Sumário Acessando o sistema... Menu principal... 4 Atendendo um beneficiário... 4 Guia de Consulta... 6 Guia de SP/SADT... 7 Guia de Internação... 9 Prorrogação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO OPERASS PRESTADOR SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INTRODUÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO OPERASS PRESTADOR SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INTRODUÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO OPERASS PRESTADOR SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO INTRODUÇÃO Para facilitar o acesso ao Sistema de Gestão do PLAM-CNEN por parte dos prestadores, elaboramos o presente manual. Em caso de

Leia mais

GUIA DE SP/SADT. Descrição do Campo Alteração Condição de Preenchimento/Observações. incluído item Unimed

GUIA DE SP/SADT. Descrição do Campo Alteração Condição de Preenchimento/Observações. incluído item Unimed Nº do Campo GUIA DE SP/SADT Descrição do Campo Alteração Condição de Preenchimento/Observações 1 Registro ANS Mantido item 2 Nº da liberação Mantido item 3 Número da Guia principal Mantido item 4 Data

Leia mais

Guia de uso. TOTVS Saúde - Autorizador Web. Prestadores

Guia de uso. TOTVS Saúde - Autorizador Web. Prestadores Guia de uso TOTVS Saúde - Autorizador Web Prestadores O Novo Autorizador Web é um Portal de Autorização, através dele é possível realizar movimentação de registros de consultas médicas, SADT, consultas

Leia mais

VERSÃO PERFIL AUDITOR. Versão do Manual

VERSÃO PERFIL AUDITOR. Versão do Manual VERSÃO 3.3 - PERFIL AUDITOR Versão do Manual - 1.00 1 2 Histórico de versões Versão Data 1.00 14/12/07 Atualização Criação do Documento Autor Cayo Prado Créditos Coordenador de Desenvolvimento Marcos Soares

Leia mais

Manual do Autorização

Manual do Autorização Manual do Autorização 1 Acesse o site da FUNDAFFEMG wwwfundaffemgcombr 2 Na página inicial, clique em Credenciados 3 Você será direcionado para a página específica de credenciados, onde poderá acessar

Leia mais

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento manual manual sumário 1. Página Inicial 2. Validação de Beneficiário 3. Planos atendidos 4. Autorizações 5. Faturamento 5.1. Digitação do Faturamento 5.2. Envio de Arquivo XML 5.3. Informe de Rendimento

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Principais mudanças: A numeração da carteirinha, anteriormente 14 dígitos no formato xxxx.xx.xxxxx.xx-x, passará a ter 11 dígitos, no formato xxxx-xxxxx-xx. Para

Leia mais

MANUAL Prático TISS 3.0

MANUAL Prático TISS 3.0 Rio MANUAL Prático TISS 3.0 2 MANUAL PRÁTICO TISS 3.0 MANUAL PRÁTICO TISS 3.0 3 Prezado Cooperado, Guia de Comprovante Presencial (NOVA GUIA) Este manual é um guia de preenchimento do novo modelo das guias

Leia mais

Unimed do Estado do Paraná

Unimed do Estado do Paraná Manual de Operações Unimed do Estado do Paraná Diretoria de Projetos Gerência de Projetos Tecnologia da Informação Elaborado por Gilmar dos Santos Rosa Manual de Operação Autorizador Local Web Hilum Colaboração

Leia mais

Consultório Online Manual de Utilização do Módulo Operacional. í n dice. Passo 1: Visão geral 3 Passo 2: Como acessar o Consultório Online?

Consultório Online Manual de Utilização do Módulo Operacional. í n dice. Passo 1: Visão geral 3 Passo 2: Como acessar o Consultório Online? í n dice Passo 1: Visão geral 3 Passo 2: Como acessar o Consultório Online? 3 Passo 3: Recursos disponíveis 4 Guias consulta / SADT (Solicitação, Execução com Guia e Autogerada): 4 Pesquisa de histórico

Leia mais

Manual de Digitação de guia online SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação de guia online SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Núcleo Técnico Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! Sumário 1. Introdução... 3 2. Endereço de acesso... 3 3. Digitação de guia de SADT... 4 a. Guia em Construção... 10 b. Guia Registrada... 11 4. Encaminhar guias para operadora...

Leia mais

Guia de Solicitação de Internação Instrução de Preenchimento Manual

Guia de Solicitação de Internação Instrução de Preenchimento Manual A Guia de Solicitação de Internação deverá ser preenchida pela Eletrobras Furnas para autorizar as internações, tais como: internação normal (dia); hospital-dia (12 horas), curta permanência hospitalar

Leia mais

MANUAL MANUL DE DE UTILIZAÇÃO DO NOVO PORTAL AUTORIZADOR

MANUAL MANUL DE DE UTILIZAÇÃO DO NOVO PORTAL AUTORIZADOR MANUAL MANUL DE DE UTILIZAÇÃO DO NOVO PORTAL AUTORIZADOR UNIMED SUL CAPIXABA 1 NÃO ESQUECER: 2 MANUAL DO PORTAL AUTORIZADOR MENSAGEM DO PRESIDENTE A nossa cooperativa se prepara para a implantação do Novo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO EM CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO EM CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO EM CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS Fevereiro de 2018 Sumário LOGIN acesso ao sistema... 3 IDENTIFICAÇÃO DO PRESTADOR... 4 CHECKIN identificação do beneficiário... 5 REGISTRO DE EXAMES... 8

Leia mais

Acesso para digitação: Secretárias/Prestadores

Acesso para digitação: Secretárias/Prestadores Manual do Autorizador www.unimedcampanha.com.br (ir para o final da página) Para acesso clicar na primeira imagem selecionada. Para download do Autorizador clicar na segunda imagem Acesso para digitação:

Leia mais

ANEXO DE OUTRAS DESPESAS (para Guia de SP/SADT e Resumo de Internação)

ANEXO DE OUTRAS DESPESAS (para Guia de SP/SADT e Resumo de Internação) ANEXO DE OUTRAS DESPESAS (para Guia de SP/SADT e Resumo de Internação) 1 - Registro ANS Dados do Contratado Executante 3 - Código na Operadora 2 Número da Guia Referenciada 4 - Nome do Contratado CNES

Leia mais

Guia de uso TOTVS Saúde - Autorizador Web

Guia de uso TOTVS Saúde - Autorizador Web Guia de uso TOTVS Saúde - Autorizador Web O Novo Autorizador Web é um Portal de Autorização, através dele é possível realizar movimentação de registros de consultas médicas, SADT, consultas de produção

Leia mais

PROCESSO ELETRÔNICO PADRÃO TISS. Agosto/2014

PROCESSO ELETRÔNICO PADRÃO TISS. Agosto/2014 PROCESSO ELETRÔNICO PADRÃO TISS Agosto/2014 PADRÃO DE TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE SUPLEMENTAR Padrão TISS Histórico e Consulta Pública nº 43 Padrão TISS - Versão 3.0 3 Histórico RN 305 09/10/2012 - Termo

Leia mais

Novo Autorizador Unimed Goiânia. Hospital

Novo Autorizador Unimed Goiânia. Hospital Novo Autorizador Unimed Goiânia Hospital Objetivo Substituição do sistema de Autorização (Hilum), com as seguintes novidades: Internação e UTI Solicitação inicial Registro da Hospitalização pelo Hospital

Leia mais