LEITURA E ATIVIDADE COMPLEMENTAR. As Treze Colônias Inglesas na América

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEITURA E ATIVIDADE COMPLEMENTAR. As Treze Colônias Inglesas na América"

Transcrição

1 ALUNO(A): ANO: 8 o E.F. II PROFESSOR(A): TURMA: N o DISCIPLINA: TRIMESTRE: II DATA: / / NOTA: LEITURA E ATIVIDADE COMPLEMENTAR As Treze Colônias Inglesas na América Ingleses puritanos rumo à América Como você já estudou, em 1534 o rei Henrique VIII, da dinastia Tudor, rompeu com o papa e fundou a Igreja Anglicana. A nova Igreja, contudo, não tinha unidade religiosa interna. Como a ruptura com o papado tinha sido motivada mais por interesses políticos e econômicos do que por diferenças de doutrina, a Igreja inglesa manteve vários ritos e normas católicos: as vestimentas e os cargos eclesiásticos, o sinal da cruz, os dias santos, entre outros. Descontente, um grupo de calvinistas passou a combater os desvios católicos do anglicanismo e a defender a purificação da Igreja. Por isso, ficaram conhecidos como puritanos. Ao longo dos governos da dinastia Tudor, houve várias tentativas de disciplinar os puritanos ou de cooptá-los por meio da concessão de cargos. As divergências com o anglicanismo cresceram e levaram à formação das primeiras Igrejas puritanas independentes na Inglaterra. Com a morte da rainha Elizabeth I, em 1603, começou uma nova dinastia na Inglaterra, a dos Stuart. Os novos reis aprofundaram a política absolutista no país, e as medidas disciplinares da Igreja Anglicana contra os puritanos se transformaram em repressão política. Muitos puritanos foram encarcerados por não acatar as determinações da Igreja oficial. A necessidade de fugir das perseguições e a esperança de iniciar uma nova vida levaram muitos puritanos a migrar para a América. Assim, em setembro de 1620, um grupo de 102 pessoas partiu no navio Mayflower rumo ao que chamavam de Novo Mundo. Dois meses depois, desembarcaram na América do Norte e fundaram a colônia de Plymouth, no atual estado norte-americano de Massachusetts. Os cercamentos Além das tensões religiosas e políticas, uma crise social também começava a crescer na Inglaterra. Nos campos, os proprietários queriam ampliar a área de criação de ovelhas, interessados em produzir lã para abastecer as manufaturas têxteis em expansão no país. Assim, eles passaram a demarcar as terras, expulsando os camponeses que lá viviam. Esse processo ficou conhecido como cercamento. Muitas famílias perderam suas terras tradicionais e migraram para as áreas urbanas. Porém, como nas cidades não havia trabalho para todos, a pobreza e a tensão social aumentaram expressivamente. Dessa forma, a migração para a América passou a ser a opção de muitos trabalhadores ingleses a partir do final do século XVII.

2 2 A formação das Treze Colônias Embarque dos puritanos ingleses no navio Mayflower, em 1620, com destino à América do Norte, representado em pintura de Bernard Finnigan Gribble, c A fundação de Plymouth mostra que o início da colonização inglesa foi uma iniciativa individual e particular, e não um empreendimento dirigido pela Coroa, como ocorreu com a colonização ibérica. Isso não significa que a Coroa inglesa tenha ficado de fora da empreitada. Antes mesmo da viagem do Mayflower, a Coroa autorizou as companhias de comércio da Inglaterra a levar colonos para a América e a explorar comercialmente suas terras. Porém, a maioria dos interessados em ir para a América eram camponeses, sem recursos para pagar a viagem. A alternativa foi estabelecer com os interessados um contrato por meio do qual eles se comprometiam a trabalhar gratuitamente nas terras americanas, durante quatro a sete anos, para a pessoa ou empresa que financiava a viagem. Esse sistema tornou-se conhecido como servidão temporária. Quando o tempo estabelecido pelo contrato se encerrava, o imigrante recebia terras para que pudesse cultivar e iniciar, de fato, sua nova vida na América. Depois de Plymouth, a colonização se ampliou no norte com a fundação de Connecticut (1633), Rhode Island (1636) e New Hampshire (1638). Em 1629, foi criada a Colônia da Baía de Massachusetts, que mais tarde absorveu a de Plymouth. No centro, holandeses criaram alguns núcleos coloniais, que passaram, em 1664, para o domínio inglês, dando origem às colônias de Delaware, Nova Jersey e Pensilvânia. No mesmo ano, a colônia de Nova Amsterdã, fundada por holandeses, foi ocupada pelos ingleses e passou a se chamar Nova York. A ocupação do sul também se expandiu com a fundação de Maryland (1632) e Carolina (1663), posteriormente dividida em Carolina do Norte e Carolina do Sul. A Geórgia, fundada em 1733, completou o quadro das treze colônias inglesas da América do Norte.

3 3 As colônias do norte e do centro Ao contrário do que ocorria nas colônias portuguesas e espanholas, a maior parte das treze colônias inglesas tinha autonomia política e desfrutava uma relativa liberdade religiosa que não existia na Europa, o que facilitou a imigração de diversos grupos religiosos, como católicos e judeus, além de puritanos. As colônias do norte englobavam Massachusetts, Rhode Island, Connecticut e New Hampshire e eram conhecidas como Nova Inglaterra. Os puritanos representavam a maioria da população local. Eles estabeleceram regras morais e religiosas muito rígidas e chegaram a perseguir os não puritanos. Os colonos dessa região criavam animais, principalmente ovelhas, para obter matéria-prima para a produção de tecidos. Também praticavam a caça e a pesca com fins comerciais e extraíam madeira, utilizada na construção de barcos. O litoral oferecia ótimas condições ao atracamento de barcos, o que facilitou o comércio marítimo. A venda de peles também foi importante na economia dessas colônias. Das colônias do norte partiam em direção à Europa grandes carregamentos de peles de animais que iriam adornar as roupas das camadas sociais mais ricas. A agricultura era limitada pelo terreno acidentado e pelo clima frio. Por isso, predominava a cultura de subsistência, praticada em pequenas propriedades pela própria família ou por servos temporários. O cultivo combinava cereais e frutas trazidos da Europa (trigo, cevada, maçã, pêssego) e plantios aprendidos com os nativos (batata e milho, principalmente). As colônias do centro eram economicamente muito parecidas com a Nova Inglaterra. No entanto, as diferenças culturais e religiosas eram grandes, devido principalmente à presença de outros povos na região, como holandeses, suecos e alemães. A maior diversidade étnica nessas colônias contribuiu para formar uma atitude de tolerância cultural e religiosa que não existiu no norte nem no sul da América inglesa. As colônias do sul As colônias do sul diferenciavam-se bastante das demais possessões inglesas na América do Norte. A grande presença de católicos, por exemplo, as distinguia do predomínio protestante no norte e no centro. Mas havia também importantes diferenças econômicas e sociais. A economia da região baseava-se na produção agrícola monocultora, cultivada em grandes propriedades com emprego de mão de obra escrava. Esse sistema, denominado plantation, era semelhante ao praticado por Portugal e Espanha em suas colônias americanas. Nas grandes fazendas do sul eram cultivados algodão, arroz, tabaco e anil. Esses produtos abasteciam principalmente a Inglaterra e eram negociados pelas companhias de comércio inglesas. Porém, ao contrário do que ocorria na América ibérica, essas companhias tinham mais liberdade na comercialização das mercadorias, não se limitando aos negócios com a metrópole. Isso permitiu o surgimento de relações comerciais mais diversificadas, que incluíam o comércio triangular.

4 4 A administração das Treze Colônias As treze colônias, como vimos, tinham muita autonomia em relação à metrópole inglesa e eram independentes entre si. Não havia um sistema que as unificasse sob um mesmo comando, ao contrário do que ocorreu na América portuguesa, com o governo-geral, e na América espanhola, com os vicereinos. Cada colônia tinha seu próprio governante, diretamente subordinado à Coroa inglesa. Nas colônias do sul, onde se produziam artigos mais lucrativos para o comércio europeu, o governador era indicado pela metrópole. No centro e no norte, os colonos tinham o direito de escolher seus governantes e representantes nas assembleias locais. A autonomia política das treze colônias foi mantida após a independência e ainda hoje é uma das bases do modelo político nacional dos Estados Unidos. A opressão inglesa nas Treze Colônias As Treze Colônias inglesas da América do Norte, desde que foram criadas, tiveram muita autonomia em relação a sua metrópole. No entanto, essa situação começou a mudar na segunda metade do século XVIII. A Revolução Industrial em curso provocava amplas mudanças no sistema produtivo, que passava a exigir mais matérias-primas para as indústrias e a ampliação do mercado para seus produtos. Na perspectiva inglesa, seguindo os princípios da política mercantilista, as colônias americanas podiam atender a essas necessidades. Para que isso ocorresse, porém, era preciso reduzir a autonomia das colônias e subordiná-las aos interesses econômicos metropolitanos. Outro fator que contribuiu para modificar a política colonial inglesa foi o desdobramento da Guerra dos Sete Anos ( ) no continente americano. Na América, o conflito teve como causa imediata a disputa entre ingleses e franceses por áreas indígenas no Vale do Rio Ohio. Apesar de derrotar os franceses e ampliar seus domínios na América, a Inglaterra teve que arcar com os altos custos da guerra. Para compensar as perdas financeiras, o Parlamento inglês votou leis que visavam aumentar a arrecadação de impostos. Os novos tributos não eram apenas uma forma de captar recursos rapidamente. Com eles, a Coroa também pretendia frear as atividades manufatureiras nas colônias e, assim, ampliar o mercado para os produtos ingleses. No trecho a seguir, o historiador Leandro Karnal expõe outras consequências da Guerra dos Sete Anos para os colonos da América do Norte. A Guerra dos Sete Anos estabelecera uma maior presença militar nas colônias. A Coroa decidiu manter um exército regular na América, a um custo de 400 mil libras por ano. Para o sustento desse exército, os colonos passariam a ver aumentada sua carga de impostos. Situação desagradável para os colonos: pagar por um exército que, a rigor, estava ali para policiá-los. O final da Guerra dos Sete Anos também trouxe novos problemas entre colonos e índios. Vencido o inimigo francês, os colonos queriam uma expansão mais firme entre os Montes Apalaches e o Rio Mississípi, áreas tradicionais de grandes tribos indígenas. O resultado disso foi uma nova fase de guerra entre os índios e os colonos. KARNAL, Leandro. Os colonos vencem a guerra e perdem a paz... In: KARNAL, Leandro e outros. História dos Estados Unidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, p. 75 A vitória na Guerra dos Sete Anos permitiu expandir a colonização inglesa na América do Norte até o Vale do Rio Mississípi. O objetivo era ocupar as áreas recém-conquistadas da França e avançar em direção ao oeste.

5 5 Várias tribos que viviam na região, porém, uniram-se contra as novas investidas coloniais utilizando táticas de guerrilha. Para combater as forças indígenas, os colonos empregaram todos os recursos, até mesmo a distribuição de objetos infectados para espalhar doenças entre os nativos. Mesmo com a derrota dos indígenas, a Coroa inglesa não permitiu o acesso de colonos às terras dos nativos situadas entre os Apalaches e o Mississípi. Com essa proibição, a metrópole pretendia assegurar o controle do comércio de peles na região. A restrição ao avanço dos colonos para as terras do oeste, somada aos novos impostos, contribuiu para aumentar a tensão entre as Treze Colônias e o governo inglês. A metrópole inglesa impõe novas leis Para recuperar as perdas financeiras causadas pela Guerra dos Sete Anos e aumentar o controle sobre suas colônias, o governo inglês criou diversos impostos, que geraram grande descontentamento entre os colonos. Em 1764 o Parlamento inglês aprovou a Lei do Açúcar, também conhecida como Lei da Receita, que estabeleceu tarifas alfandegárias para a importação de açúcar, vinho, café e produtos têxteis e de luxo e limitou as exportações de madeira. Essa lei procurou ainda controlar as importações de melaço. Em 1733, com a Lei do Melaço, a Coroa inglesa já havia tentado impor altos impostos sobre o produto, caso fosse adquirido fora das suas possessões. Contudo, essa lei nunca foi cumprida porque a Inglaterra não conseguia controlar o comércio feito pelas colônias. No ano de 1765, foi criada a Lei do Selo, determinando que todos os impressos (livros, jornais, documentos oficiais, cartazes etc.) deveriam conter um selo real para comprovar que sua circulação havia sido autorizada. Os colonos reagiram com violência, destruindo agências postais, e muitos comerciantes ingleses protestaram, pois os conflitos provocados pela nova lei atrapalhavam seus negócios. Pressionado, o Parlamento inglês suspendeu a lei no ano seguinte. As tensões entre os colonos e o governo inglês aumentaram com a Lei do Chá, de maio de Pela nova lei, a Companhia Britânica das Índias Orientais assumia o monopólio do fornecimento de chá para a América inglesa, acabando com o comércio interno do produto. O governo inglês pretendia, com a nova medida, fortalecer a companhia, que enfrentava dificuldades em seus negócios no Oriente. Além disso, visava articular os dois lados do império colonial inglês, que se estendia do Oceano Índico ao Atlântico. O acirramento dos conflitos As reações coloniais contra a Lei do Chá foram intensas. A manifestação mais conhecida, a Festa do Chá de Boston, ocorreu na noite de 16 de dezembro de Disfarçados de índios, colonos invadiram navios ingleses ancorados no porto de Boston, capital da colônia de Massachusetts, e despejaram no mar toda a carga de chá. Em resposta, o governo inglês adotou medidas drásticas, que ficaram conhecidas como Leis Intoleráveis. O porto de Boston foi ocupado e fechado até que os colonos ressarcissem o valor da mercadoria destruída à Companhia Britânica das Índias Orientais. A colônia de Massachusetts foi tomada por tropas inglesas, e sua assembleia, fechada. Todas as demais colônias tiveram de se submeter ao controle militar inglês. Decretou-se também que os participantes do ataque aos navios seriam julgados por tribunais ingleses, e não pelas cortes coloniais. Mais do que a disputa pelo abastecimento de chá, estava em jogo o domínio colonial inglês na região. Inicialmente, as reações contra o governo metropolitano foram localizadas. A autonomia das treze colônias e as diferenças econômicas e sociais entre elas geravam posturas diferentes em relação à ideia de independência. Não havia na América do Norte uma nação unificada contra a Inglaterra. As colônias do sul exportavam sua produção de gêneros agrícolas para a metrópole. O algodão era fundamental para a crescente indústria têxtil inglesa, e a condição colonial facilitava o escoamento da produção. Já a economia manufatureira e comercial do norte, baseada na diversificação da produção

6 6 e dos parceiros comerciais, era prejudicada pelas leis que exigiam obediência à metrópole e privilegiavam as companhias inglesas. Apesar dessas diferenças, as elites do norte e do sul compartilhavam o mesmo temor: o de que um movimento pela independência radicalizasse e se transformasse em um conflito incontrolável, em que os escravos e os homens livres pobres interpretassem os ideais de liberdade como aplicáveis também a eles. Festa do Chá de Boston, gravura colorizada do século XVIII representando o protesto dos colonos ingleses contra a Lei do Chá. A independência dos Estados Unidos Em setembro de 1774, representantes de todas as colônias, com exceção da Geórgia, reuniramse no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia. As diferentes posições diante do domínio inglês impediram os colonos de decidir pela independência. As principais resoluções do congresso estabeleceram a desobediência às Leis Intoleráveis, a igualdade de direitos entre os habitantes das colônias e o direito de rebelião. Em resposta, o governo inglês aumentou a repressão, enviando mais soldados para a América. A forma como a metrópole reagiu às decisões do Primeiro Congresso só aumentou a insatisfação dos colonos. No Segundo Congresso da Filadélfia, realizado em 1776 com a participação da Geórgia, a proposta de emancipação prevaleceu. George Washington foi indicado comandante das tropas emancipacionistas, e os colonos foram chamados a lutar contra a Inglaterra. No dia 4 de julho de 1776, foi aprovada a Declaração de Independência. O texto foi redigido sob a direção de Thomas Jefferson e teve como princípio a defesa da liberdade e da igualdade entre os homens, nos moldes iluministas. O documento defendia também o direito dos indivíduos à vida, à liberdade e o direito de resistir contra a tirania e contra qualquer governo que desrespeitasse esses direitos. A Declaração de Independência foi apenas o início da luta pela emancipação. A guerra contra a Inglaterra estendeu-se por mais oito anos. No combate às forças inglesas, os colonos receberam, após 1777, auxílio militar dos franceses, holandeses e espanhóis. Somente em 1783, com a assinatura do Tratado de Paris, a independência dos Estados Unidos foi reconhecida pela Inglaterra.

7 7 Referências: Boulos Júnio, Alfredo. História: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, Braick. Patrícia Ramos. Estudar História: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, Braick, Patrícia Ramos. Vereda Digital História: das cavernas ao terceiro milênio. Volume único. São Paulo: Moderna, ***************************************************************************************************************** Estudo Dirigido - Revisão para Avaliação Parcial 1. Explique o contexto de migração dos ingleses para a América, destacando os aspectos religiosos dessa situação. 2. Estabeleça uma relação entre a política de cercamentos ocorrida na Inglaterra e a colonização inglesa na América do Norte. 3. Por que podemos dizer que a colonização inglesa na América, diferentemente da colonização ibérica, teve caráter particular? Explique. 4. caracterize as principais atividades desenvolvidas pelos primeiro colonos nas colônias do norte. 5. Nas colônias do centro se estabeleceu uma atitude de tolerância cultural e religiosa que não existiu no norte nem no sul da América inglesa. Explique por que isso ocorreu. 6. Caracterize a economia das colônias do sul da América inglesa. 7. Explique o conceito de autonomia aplicado ao processo de colonização inglesa na América do Norte. 8. Analise as conseqüências da Guerra dos Sete Anos para a Inglaterra e comente como estas contribuíram para as mudanças na relação entre a metrópole e as Treze Colônias. 9. Identifique as motivações do acontecimento conhecido como a Festa do Chá de Boston. 10. O que estabeleciam as chamada Leis intoleráveis? Explique. 11. Identifique e comente as posições adotadas pelos colonos a) no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia: b) no Segundo Congresso da Filadélfia: 12. Quais os princípios e pontos de defesa presentes na Declaração de Independência dos Estados Unidos da América?

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas A formação dos EUA (I) Inglaterra nos séculos XV e XVI Fortalecimento Absolutismo Implantação política mercantilista

Leia mais

Voltando ao Século XVIII

Voltando ao Século XVIII Voltando ao Século XVIII Viva o Iluminismo... Iluminismo para quem??? 111 Por meio da enciclopédia, os ideais iluministas chegaram na América Porém, esses ideais, foram utilizados pelas elites de acordo

Leia mais

AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA

AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS: No início do século XVII os ingleses colonizaram a costa leste da América do Norte, formando as treze colônias: COLONIZAÇÃO

Leia mais

PRIMEIRO GRANDE ATO DAS COLÔNIAS CONTRA SUAS METRÓPOLES INFLUÊNCIA DAS IDEIAS LIBERAIS

PRIMEIRO GRANDE ATO DAS COLÔNIAS CONTRA SUAS METRÓPOLES INFLUÊNCIA DAS IDEIAS LIBERAIS A importância da independência das colônias inglesas na América é incontestável, pois foi o primeiro grande ato de colônias contra suas metrópole. Elas se colocaram contra a submissão econômica e política

Leia mais

A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. Prof.ª Viviane Jordão

A INDEPENDÊNCIA DOS EUA. Prof.ª Viviane Jordão A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Prof.ª Viviane Jordão INTRODUÇÃO A segunda metade do século XVIII está ligada ao surgimento dos ideais iluministas e a crise do Antigo Regime na Europa. Extremamente atrelado ao

Leia mais

Independência ou Revolução Americana??

Independência ou Revolução Americana?? Independência ou Revolução Americana?? As Treze Colônias _ As colônias do Norte (Nova Inglaterra): Representou uma região colonial atípica, apresentando características que não se enquadravam nos princípios

Leia mais

As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no. Professor Leopoldo Gollner

As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no. Professor Leopoldo Gollner As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no século XIX Professor Leopoldo Gollner A Colonização Inglesa na América do Norte Início do século XVII fundação da colônia

Leia mais

REVOLUÇÃO AMERICANA

REVOLUÇÃO AMERICANA REVOLUÇÃO AMERICANA 1776-1781 CONTEXTO Crise do Antigo Regime na América. Expansão dos ideais Iluministas. Liberalismo político e econômico. Crítica ao Sistema Colonial Consolidação do Estado Burguês na

Leia mais

6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA

6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA 6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA Antecedentes históricos Inglaterra durante os séculos XVI e XVII Disputas religiosas (anglicanos x puritanos) e cercamentos de terras (enclosures) Motivaram as minorias

Leia mais

Profª Adriana Moraes

Profª Adriana Moraes Profª Adriana Moraes Definição: um conjunto de atitudes políticas, econômicas e militares que visam a aquisição de territórios coloniais através da conquista e estabelecimento de colonos. Período: séculos

Leia mais

Reforço das economias nacionais e tentativas de controlo do comércio. Jorge Penim de Freitas

Reforço das economias nacionais e tentativas de controlo do comércio. Jorge Penim de Freitas Reforço das economias nacionais e tentativas de controlo do comércio Jorge Penim de Freitas Nos séculos XVII e XVIII, apenas Portugal, Espanha, Holanda, França e Inglaterra faziam as ligações oceânicas.

Leia mais

A colonização da América

A colonização da América A colonização da América As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos Os adelantados eram colonizadores

Leia mais

História. Construção do Estado Liberal: independência das treze colônias(eua) Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

História. Construção do Estado Liberal: independência das treze colônias(eua) Parte 2. Profª. Eulália Ferreira História Construção do Estado Liberal: independência das treze Parte 2 Profª. Eulália Ferreira 3- Reação dos colonos americanos atuação política e violência contra tropas inglesas Argumentos : - Parlamento

Leia mais

Formação dos Estados Unidos da América

Formação dos Estados Unidos da América fo Formação dos Estados Unidos da América Pelo Tratado de Tordesilhas, a América deveria ser dividida entre Portugal e Espanha. Mas a rainhas da Inglaterra, Elizabeth I, ignorou este acordo e, em 1585,

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Ocupação inglesa na América do Norte - Primeira metade do século XVII teve início de modo efetivo a colonização inglesa na América do Norte Conflitos entre

Leia mais

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia;

Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; calendários mais precisos que o europeu; centros urbanos magníficos;

Leia mais

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento.

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento. REVOLUÇÃO INGLESA DEFINIÇÃO Movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da história. Quando: século XVII. Antecedentes/causas:

Leia mais

Repúblicas americanas

Repúblicas americanas Repúblicas americanas Herança colonial; Construção dos Estados Nacionais; Grupos políticos: Conservadores: Exército e Igreja; Liberais: Iluministas e Estado laico. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa

Leia mais

9. COLONIZAÇÕES ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA. Páginas 02 à 15.

9. COLONIZAÇÕES ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA. Páginas 02 à 15. 9. COLONIZAÇÕES ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA Páginas 02 à 15. COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA A conquista dos astecas e incas ASTECAS Foram dominados pelo conquistador Hernán Cortez; Acreditavam que

Leia mais

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); Quando: 1776; Antecedentes/causas: EUA

Leia mais

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França

Potências marítimas: Novas (burguesia) Antigas (nobreza) Portugal Espanha Holanda Inglaterra França 1. O tempo do grande comércio oceânico Criação/crescimento de grandes companhias de comércio europeias: - Companhia das Índias Ocidentais (1600 Londres) - Companhia Inglesa das Índias Orientais (Londres

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero. Leitura e interpretação de texto - Infográfico

Leia mais

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII... 122 A Aliança... 124 Como vimos os reis se tornaram líderes absolutos, tinham toda uma estrutura em sua volta cobrando impostos, cumprindo as leis criadas por

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª. Série: (Ensino Médio)

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª. Série: (Ensino Médio) Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª. Série: (Ensino Médio) Professor: Barros Dutra Disciplina: História Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

AULA 08. O Sistema Colonial

AULA 08. O Sistema Colonial AULA 08 O Sistema Colonial O chamado Sistema Colonial Tradicional desenvolveu-se, na América, entre os séculos XVI e XVIII. Sua formação está intimamente ligada às Grandes Navegações e seu funcionamento

Leia mais

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com

Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm horários rígidos e vivem com As revoluções inglesas e o capitalismo industrial. A origem da sociedade industrial Considerando os milhares de anos da história da humanidade, faz pouco tempo que as pessoas trabalham o dia inteiro, têm

Leia mais

A empresa açucareira e o Brasil holandês Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A empresa açucareira e o Brasil holandês Prof. Maurício Ghedin Corrêa A empresa açucareira e o Brasil holandês Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A empresa açucareira Todas as atividades da colônia eram organizadas de acordo com um conjunto de regras conhecidas como pacto colonial,

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História/Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 3º Bimestre 2017 História/Maria Goretti CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Colonização da América Inglesa Séculos XVII/XVIII Conjuração Baiana Independência dos Estados Unidos História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

O acirramento das tensões

O acirramento das tensões Revolução Inglesa Puritana(1640-1649): responsável pela execução do Rei Carlos I e a instalação do governo republicano de Cromwell. Gloriosa(1688): completou o processo político liderado pela burguesia.

Leia mais

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA 7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA Movimentos pela independência Influenciados pela Independência dos Estados Unidos Facilitados pela ocupação da Espanha por Napoleão Afrouxou o controle do país sobre

Leia mais

DATA: 03 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF

DATA: 03 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 03 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0

Leia mais

OBS. O Alasca foi comprado em Colégio Pedro II - Resumo - Independência da Treze Colônias - Página 1

OBS. O Alasca foi comprado em Colégio Pedro II - Resumo - Independência da Treze Colônias - Página 1 COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS HUMAITÁ II Disciplina: História Prof. Carla Nascimento, Lívia Farias e Cristiano Campos Material: Resumo - Independência das Treze colônias INDEPENDÊNCIA DAS TREZE COLÔNIAS INGLESAS

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1820-1822 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O 7 DE SETEMBRO: A INDEPENDÊNCIA FOI SOMENTE O GRITO DO IPIRANGA? OS SIGNIFICADOS DA INDEPENDÊNCIA Emancipação ou

Leia mais

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento e Reformas 1. As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 9 Montagem do sistema colonial na América (Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos)

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 9 Montagem do sistema colonial na América (Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos) Preparatório EsPCEx História Geral Aula 9 Montagem do sistema colonial na América (Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos) O significado da colonização Movimento de alguns povos europeus Portugal,

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX Prof. Lincoln Marques ORIGENS COLONIAIS INTRODUÇÃO A primeira metade do século XIX para os EUA foi marcada: pela conquista de territórios em direção ao Oceano Pacífico,

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 8º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 8º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 8º ANO QUESTÃO 1. A sociedade do Antigo Regime As características sociais de cada período da história da Humanidade estão muito ligadas ao modo produção de cada

Leia mais

REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO

REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO 1) Uns dedicam-se particularmente ao serviço de Deus; outros garantem pelas armas a defesa do Estado; outros ainda a alimentá-lo e a mantê-lo pelos exercícios da paz.

Leia mais

Independência do EUA

Independência do EUA Independência do EUA Prof.: Diego Gomes E-mail: diegogome.historia@gmail.com Página: https://www.facebook.com/profdiegogomes/ Blog: http://omonstrodahistoria.blogspot.com.br/ Procedimentos da Aula 01 Casa

Leia mais

DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO:

DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR (A): PAULA e AULUS DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia.

povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia. A Colonização da América Como foi feita a ocupação europeia nas Américas e quais os modelos de dominação implantados pelas grandes potencias do século XVI até o século XVIII. Por Jason J. Guedes Jr. continente

Leia mais

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA 07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA Mercantilismo Surgimento intervenção das monarquias absolutistas na área econômica expandir o comércio aumentar as reservas financeiras se tornarem governos fortes

Leia mais

A expansão cafeeira no Brasil.

A expansão cafeeira no Brasil. A expansão cafeeira no Brasil. - A expansão cafeeira reforçou a importação de escravos africanos no Brasil e gerou capitais para investir na indústria e transporte. - O café chegou ao Brasil, na segunda

Leia mais

ILUMINISMO. Prof.ª Maria Auxiliadora

ILUMINISMO. Prof.ª Maria Auxiliadora ILUMINISMO Prof.ª Maria Auxiliadora A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO O Antigo Regime vigorou entre os séculos XVI a XVIII na maioria dos países europeus. Este período caracterizou-se pelo: poder absoluto

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 8ª Ensino Fundamental Professora: Letícia História Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Fazer os exercícios no livro. Leitura do texto da página 122, conto de ficção científica.

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares REVOLUÇÃO INGLESA Profª Stéfanny Soares Revolução Inglesa do século XVII Primeira manifestação contra o absolutismo. Começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 8 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Nome: Data: 1. Observe o esquema e responda às questões. Matérias- -primas Gêneros tropicais Colônia Pacto colonial Metrópole Escravos Produtos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Letícia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Letícia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Letícia Atividade para Estudos Autônomos Data: 6 / 11 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Querido(a) aluno(a), as atividades

Leia mais

Livro de atividades - páginas 10 e 11

Livro de atividades - páginas 10 e 11 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 2ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Colonização portuguesa na América (capítulo 21) e Brasil Colonial:

Leia mais

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/07 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar os fatos históricos, ocorridos durante as crises política, econômica e militar portuguesa/européia

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Conjuração Mineira Séculos XVII/XVIII Independência dos Estados Unidos Conjuração Baiana História/ Maria Goretti CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Prova Bimestral : 5,0 Avaliação

Leia mais

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 2ª. Série.

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 2ª. Série. Aluno(a): Nº Disciplina: Ciências humanas e suas tecnologias Professor (a): Barros Dutra Goiânia, maio de 2017. Valor Máximo: 7,0 NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO Lista de História. P1, 2 bimestre 2ª. Série.

Leia mais

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas;

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; IMPERIALISMO 1- SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 1.1- Segunda metade do século XIX; 1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; 1.3-

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo.

Leia mais

Crise no Sistema Colonial na América. Chegada da Família Real. História/ Romney

Crise no Sistema Colonial na América. Chegada da Família Real. História/ Romney História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Chegada da Família Real Crise no Sistema Colonial na América Período Napoleônico CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Some daqui seu puritano do capeta! Vai pra Cuba!!!

Some daqui seu puritano do capeta! Vai pra Cuba!!! Durante o século XVIII muitos ingleses foram morar na América, fugindo de guerras, fome e perseguições religiosas... Some daqui seu puritano do capeta! Vai pra Cuba!!! Na América, fundaram 13 colônias.

Leia mais

REVISÃO I Prof. Fernando.

REVISÃO I Prof. Fernando. REVISÃO I Prof. Fernando Brasil Colônia 1500: Descobrimento ou Conquista? Comunidades indígenas do Brasil Características: heterogeneidade e subsistência. Contato: a partir da colonização efetiva, ocorreu

Leia mais

PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO

PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO 1 CONTEXTO HISTÓRICO Crescimento econômico da Inglaterra no século XVIII: industrialização processo de colonização ficou fora. Ingleses se instalaram

Leia mais

AS NAVEGAÇÕES TARDIAS E A AMÉRICA INGLESA. Prof. Victor Creti Bruzadelli

AS NAVEGAÇÕES TARDIAS E A AMÉRICA INGLESA. Prof. Victor Creti Bruzadelli AS NAVEGAÇÕES TARDIAS E A AMÉRICA INGLESA Prof. Victor Creti Bruzadelli Monarquia inglesa Processo de centralização política, iniciado no século XI, acelerado pelas Guerras do Cem Anos (1337-1453) e das

Leia mais

A África e os africanos no Brasil 01- Quais eram os principais interesses envolvidos no tráfico negreiro?

A África e os africanos no Brasil 01- Quais eram os principais interesses envolvidos no tráfico negreiro? Ciências Humanas e suas tecnologias História Rosemary Mitre Moizés Atividades recuperação final Valor: 35 pontos 7º Capítulo 6: A África e os africanos no Brasil (pág. 136 a 153) - A escravidão - O trabalho

Leia mais

Formação das 13 colônias inglesas na América: norte (povoamento) e sul (exploração)

Formação das 13 colônias inglesas na América: norte (povoamento) e sul (exploração) Formação das 13 colônias inglesas na América: norte (povoamento) e sul (exploração) Organização das colônias do norte Colonização por iniciativa privada Cada colônia possuía um governador Poderes locais:

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I

O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I AS CONQUISTAS PORTUGUESAS Prof. Felipe Klovan Maior império colonial europeu entre 1415 1557 Várias formas de relação colonial Relações

Leia mais

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia Lutas e processo de independência Patrícia Albano Maia Crises na Europa Crise do Antigo Regime Absolutismo Mercantilismo Sociedade Estamental Crise do antigo sistema Colonial Metalismo Monopólio Balança

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

Brasil - Período Colonial

Brasil - Período Colonial Brasil - Período Colonial Em 1500, os portugueses chegaram às terras que depois seriam chamadas de Brasil Lá, encontraram povos nativos que chamaram de índios. O primeiro encontro foi pacífico: trocaram

Leia mais

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil Revoltas Coloniais / Nativistas História do Brasil Principais Revoltas Coloniais Fim da União Ibérica INSATISFAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO As revoltas Coloniais Revelavam a insatisfação dos colonos; Dificuldade

Leia mais

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real.

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. O que foram os movimentos de pré-independência? Séculos XVIII e XIX grandes mudanças afetaram o Brasil... MUNDO... Hegemonia das ideias

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO

RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA DE HISTÓRIA 7º ANO QUESTÃO 1. Renascimento comercial e urbano. O fim das invasões bárbaras na Europa, por volta do século X, trouxe certa paz ao continente. Do período que

Leia mais

MERCANTILISMO. A política econômica dos Estados Modernos. Prof.: Mercedes Danza Lires Greco

MERCANTILISMO. A política econômica dos Estados Modernos. Prof.: Mercedes Danza Lires Greco MERCANTILISMO A política econômica dos Estados Modernos Prof.: Mercedes Danza Lires Greco No feudalismo, a riqueza = terra. Entre os séculos XV e XVIII, a riqueza = dinheiro. Principal atividade geradora

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE;

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 7º ano Turma: BA; BE; Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Marcelo

Leia mais

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA O BRASIL COLONIAL (1530 1822) BRASIL PRÉ COLONIAL 1500-1532 - Não houve uma colonização de forma efetiva, sistemática até a década de 1530 predominância portuguesa no Oriente (Calicute e Goa); - Importância

Leia mais

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho.

1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. 1- Leia com atenção e, sobre o escravismo colonial, responda ao que se pede: I- Os escravos eram as mãos e pés dos senhores de engenho. II- Estive numa casa, onde um jovem escravo negro era, todos os dias

Leia mais

História. Crise da Lavoura canavieira. Professor Cássio Albernaz.

História. Crise da Lavoura canavieira. Professor Cássio Albernaz. História Crise da Lavoura canavieira Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História CRISE DA LAVOURA CANAVIEIRA Durante várias décadas, até meados do século XX, quando foi suplantado

Leia mais

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média: Sociedade fechada; Passou a ter contato com novas formas de pensar:

Leia mais

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas,

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, Cap. 2 O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, econômicas e físicas. Foi a Primeira região a

Leia mais

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO Mercantilismo Políticas econômicas aplicadas pelos Estados europeus absolutistas; Correspondeu, no plano econômico e fiscal, ao crescente fortalecimento dos poderes estatais

Leia mais

Revolução Francesa e Napoleão

Revolução Francesa e Napoleão Revolução Francesa e Napoleão Revolução Francesa e Napoleão 1. A convocação dos Estados Gerais deu início à Revolução Francesa, ocasionando um conjunto de mudanças que abalaram não só a França, mas também

Leia mais

Domínios Estrangeiros e Economia Colonial. Alan

Domínios Estrangeiros e Economia Colonial. Alan Domínios Estrangeiros e Economia Colonial Alan A França Antártica Passo inicial: expedição de Nicolas Durand de Villegaignon Chegaram à baía da Guanabara (RJ), em 1555 Junto de 290 colonos, aliaram-se

Leia mais

FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI

FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI FRANCESES NO BRASIL FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA - NITERÓI AS INVASÕES FRANCESAS 2ª invasão 1612 Maranhão Fundação da França Equinocial e a Cidade de São Luís Comandante Daniel de La Touche Obs: esse

Leia mais

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês Aula 10 Absolutismo 1 Origens Setor 1606 2 Características 3 Absolutismo Francês 4 Absolutismo Inglês Aula 10 10 Absolutismo 1.1 A O fortalecimento do rei Formação de exércitos profissionais e permanentes.

Leia mais

RELACIONE a política mercantilista com a colonização e exploração do continente americano.

RELACIONE a política mercantilista com a colonização e exploração do continente americano. DISCIPLINA: HISTÓRIA DATA: 18/12/2014 PROFESSORES: CARLOS e WILHER ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ª / E.M. TURMA: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data 24/11/17 Nota Professor(a) Élida Valor da Prova: 20 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 10 2) Valor das questões: Fechadas (10) 2,0 pontos cada.

Leia mais

Aluno( (a): Nº_ Disciplina: CIÊNCIAS HUMANAS Professor (a): Barros Antônio Guimarães Dutra Goiânia,JUNHO de 2017 AVALIAÇÃO DIA 12 DE JUNHO DE 2017

Aluno( (a): Nº_ Disciplina: CIÊNCIAS HUMANAS Professor (a): Barros Antônio Guimarães Dutra Goiânia,JUNHO de 2017 AVALIAÇÃO DIA 12 DE JUNHO DE 2017 Aluno( (a): Nº_ Disciplina: CIÊNCIAS HUMANAS Professor (a): Barros Antônio Guimarães Dutra Goiânia,JUNHO de 2017 AVALIAÇÃO DIA 12 DE JUNHO DE 2017 01.O que foi a União Ibérica? Lista de História P2. 2º.

Leia mais

Sugestão de Atividades História 8º ano Unidade 4

Sugestão de Atividades História 8º ano Unidade 4 1. Sobre o despotismo esclarecido assinale a alternativa incorreta. a) Houve procura pela modernização dos Estados da parte dos monarcas europeus. b) O objetivo da modernização dos Estados era uma administração

Leia mais

FAMÍLIA REAL NO BRASIL. Prof. Filipe Viana da Silva

FAMÍLIA REAL NO BRASIL. Prof. Filipe Viana da Silva FAMÍLIA REAL NO BRASIL Prof. Filipe Viana da Silva 1. A CONJUNTURA EUROPEIA Fim do século XVIII, França e Inglaterra em estágio superior do capitalismo; Portugal apresenta-se estagnado e dependente do

Leia mais

Consequência. Contexto. Motivo. Mercantilismo. Dificuldades. Inovações. Viagens MAPA 01 MAPA 02 MAPA 03. Exercício

Consequência. Contexto. Motivo. Mercantilismo. Dificuldades. Inovações. Viagens MAPA 01 MAPA 02 MAPA 03. Exercício Contexto Consequência Motivo Mercantilismo Dificuldades Inovações Viagens MAPA 01 MAPA 02 MAPA 03 Exercício a) Tempo Histórico: Idade Moderna Período: Séc. XV XVII Europa CONTEXTO b) Burguesia (comerciantes)

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professoras: Letícia e Júlia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: Querido(a) aluno(a), este bloco

Leia mais

Iluminismo. Prof. Diego Gomes

Iluminismo. Prof. Diego Gomes Iluminismo Prof. Diego Gomes E-mail: diegogomes.historia@gmail.com John Locke (1632-1704) Defesa do direito natural: vida, liberdade e propriedade Governo e sociedade civil é uma construção ou contrato

Leia mais

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS Professor: Eustáquio BURGUESIA E O REI Situação a partir do século XI Revigoramento do comércio Revigoramento das cidades Surgimento de uma nova classe social Burguesia

Leia mais

PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS. "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO

PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS. Aooooooooos mininoooooo!!! INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO CAPITANIAS HEREDITÁRIAS CICLO DO AÇUCAR CULTURA E CIVILIZAÇÃO

Leia mais

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Movimentos Sociais no Brasil (1550 1822) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli No período colonial: Em diversos momentos: Segmentos sociais insatisfeitos promoveram rebeliões,

Leia mais

4 - A EUROPA NOS SÉC.S XVII E XVIII SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS 3. TRIUNFO DOS ESTADOS E DINÂMICAS ECONÓMICAS NOS SÉCULOS XVII E XVIII

4 - A EUROPA NOS SÉC.S XVII E XVIII SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS 3. TRIUNFO DOS ESTADOS E DINÂMICAS ECONÓMICAS NOS SÉCULOS XVII E XVIII 3.3.1 Da crise comercial de finais do séc. XVII à apropriação do ouro brasileiro pelo mercado britânico 1. Introdução produtos do Brasil (açúcar, tabaco) passam a ser cultivados pelos holandeses nas Antilhas

Leia mais

O que foram as Cruzadas? Prof. Tácius Fernandes

O que foram as Cruzadas? Prof. Tácius Fernandes O que foram as Cruzadas? Prof. Tácius Fernandes Compreendendo as Cruzadas a partir de imagens Mapa da Primeira Cruzada Pintura sobre a sétima Cruzada. Data: século 13. Autor desconhecido. Imagem retirada

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

ABSOLUTISMO INGLÊS.

ABSOLUTISMO INGLÊS. ABSOLUTISMO INGLÊS 1. INTRODUÇÃO: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) Guerra das Duas Rosas (1455-1485) Enfraquecimento da Nobreza. Fortalecimento da Dinastia Tudor. Rei Tudor: apoio da Burguesia + controle

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 5 O mercantilismo

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 5 O mercantilismo Preparatório EsPCEx História Geral Aula 5 O mercantilismo Características Mercantilismo (I) Política intervencionista Política adotada progressivamente Fortalecimento Estados Nacionais Mercantilismo NÃO

Leia mais