Artigo de opinião 22/04/2016. Curto, logo existo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artigo de opinião 22/04/2016. Curto, logo existo"

Transcrição

1 Curto, logo existo Com a evolução e o aumento de usuários e da importância das redes sociais, o nome e a fotografia de cada pessoa passaram a funcionar como o substituto do sujeito. O eu real se esvaziou para dar lugar ao perfil. O filósofo francês René Descartes estabeleceu um novo modelo de

2 pensamento no século XVII, ao formular em latim a seguinte proposição: Penso, logo existo (Cogito, ergo sum). Era uma forma de demonstrar que aquele que existe raciocina e, por conseguinte, põe em xeque o mundo que o cerca. A dúvida científica substituía a certeza religiosa. Hoje, Descartes se reviraria no seu túmulo em Estocolmo, caso pudesse observar o que se passa na cabeça dos

3 seres humanos. Curto, logo existo (Amo, ergo sum) parece ser a nova atitude lógica popularizada pelo Facebook. A dúvida científica cedeu espaço à presunção tecnológica. Melhor ainda é a formulação da jornalista americana Nancy Jo Sales no livro Bling Ring a gangue de Hollywood: a dúvida sobre a existência do ego deu lugar, na cultura do

4 ultraconsumismo e das celebridades, a um outro tipo de pergunta: Se postei algo no Facebook e ninguém curtiu, eu existo?. A resposta é: provavelmente não. Eu existo se meus tuítes não são comentados nem retuitados? Claro que não. E se são curtidos e retuitados, tampouco! Ninguém existe nas redes sociais senão como representações, que estão ali no

5 lugar dos indivíduos. Não há uma transparência ou uma continuidade natural entre o que somos de fato e o que queremos ser nas redes sociais. Isso parece óbvio, mas não o é para muita gente. Agora as pessoas reais guardam uma alta concentração de nada nos cérebros, pois preferem jogar tudo o que pensam e sentem via suas representações nas redes sociais. Elas se tornam ocas

6 para rechear de signos seus perfis. O verdadeiro eu migrou do mundo off-line para o online. É óbvio que os signos na internet podem enganar, mentir e insidiosamente simular um alter ego digital. Os vigaristas e falsários pululam alegremente com suas máscaras nas redes sociais. Quando alguém me curte ou não curte, está agindo com sinceridade na mensagem ou

7 quer agradar e parecer inteligente? Nesse sentido, se o eu do Facebook quiser se sentir mais vivo com o número de pessoas que o curtiram, estará caindo em uma armadilha. Pois ele não é o que é nem quem curte é o que parece ser. Mesmo quando a boa-fé existe, ela deixa de o ser porque nada se mantém estável no ambiente da curtição do Facebook. [...] (Luís Antonio Guiron, Época, 01 ago. 2013)

8 Tese O ponto de vista do autor; aquilo que ele defende no texto. É para sustentar a tese que o autor apresenta argumentos no texto.

9 1. Qual(is) dos trechos a seguir aponta de modo mais preciso para a tese do autor? a) Com a evolução e o aumento de usuários e da importância das redes sociais, o nome e a fotografia de cada pessoa passaram a funcionar como o substituto do sujeito. b) O eu real se esvaziou para dar lugar ao perfil. c) A dúvida científica substituía a certeza religiosa.

10 d) Hoje, Descartes se reviraria no seu túmulo em Estocolmo, caso pudesse observar o que se passa na cabeça dos seres humanos. e) Curto, logo existo (Amo, ergo sum) parece ser a nova atitude lógica popularizada pelo Facebook. f) A dúvida científica cedeu espaço à presunção tecnológica. g) Ninguém existe nas redes sociais senão como representações, que estão ali no lugar dos indivíduos.

11 h) Não há uma transparência ou uma continuidade natural entre o que somos de fato e o que queremos ser nas redes sociais. i) O verdadeiro eu migrou do mundo off-line para o online. j) Os vigaristas e falsários pululam alegremente com suas máscaras nas redes sociais. l) Nada se mantém estável no ambiente da curtição do Facebook.

12 Melhores escolhas Artigo de opinião 22/04/2016 a) Com a evolução e o aumento de usuários e da importância das redes sociais, o nome e a fotografia de cada pessoa passaram a funcionar como o substituto do sujeito. b) O eu real se esvaziou para dar lugar ao perfil. g) Ninguém existe nas redes sociais senão como representações, que estão ali no lugar dos indivíduos. i) O verdadeiro eu migrou do mundo off-line para o online.

13 2. Então, qual seria a tese do autor? Luís Antonio Guiron defende que os sujeitos reais deram lugar a seus perfis, graças à importância que as redes sociais ganharam na sociedade atual.

14 3. Quais das afirmações abaixo são argumentos para a tese do autor? a) Hoje, Descartes se reviraria no seu túmulo em Estocolmo, caso pudesse observar o que se passa na cabeça dos seres humanos. Curto, logo existo (Amo, ergo sum) parece ser a nova atitude lógica popularizada pelo Facebook. A dúvida científica cedeu espaço à presunção tecnológica.

15 b) Melhor ainda é a formulação da jornalista americana Nancy Jo Sales no livro Bling Ring a gangue de Hollywood: a dúvida sobre a existência do ego deu lugar, na cultura do ultraconsumismo e das celebridades, a um outro tipo de pergunta: Se postei algo no Facebook e ninguém curtiu, eu existo?. A resposta é: provavelmente não. c) Eu existo se meus tuítes não são comentados nem retuitados? Claro que não.

16 d) Ninguém existe nas redes sociais senão como representações, que estão ali no lugar dos indivíduos. Não há uma transparência ou uma continuidade natural entre o que somos de fato e o que queremos ser nas redes sociais. e) Agora as pessoas reais guardam uma alta concentração de nada nos cérebros, pois preferem jogar tudo o que pensam e sentem via suas representações nas redes sociais. Elas se tornam ocas para rechear de signos seus perfis. O verdadeiro eu migrou do mundo off-line para o online.

17 f) É óbvio que os signos na internet podem enganar, mentir e insidiosamente simular um alter ego digital. Os vigaristas e falsários pululam alegremente com suas máscaras nas redes sociais. g) Quando alguém me curte ou não curte, está agindo com sinceridade na mensagem ou quer agradar e parecer inteligente? h) Nesse sentido, se o eu do Facebook quiser se sentir mais vivo com o número de pessoas que o curtiram, estará caindo em uma armadilha. Pois ele não é o que é nem quem curte é o que parece ser.

18 i) Mesmo quando a boa-fé existe, ela deixa de o ser porque nada se mantém estável no ambiente da curtição do Facebook.

19 Melhores escolhas Artigo de opinião 22/04/2016 Todas as alternativas são argumentos. Como agrupá-los?

20 Lógico e autoridade Artigo de opinião 22/04/2016 a) Hoje, Descartes se reviraria no seu túmulo em Estocolmo, caso pudesse observar o que se passa na cabeça dos seres humanos. Curto, logo existo (Amo, ergo sum) parece ser a nova atitude lógica popularizada pelo Facebook. A dúvida científica cedeu espaço à presunção tecnológica. A racionalidade proposta pelo modelo cartesiano, fonte primeira da própria existência ( Penso, logo existo ) parece ter sido substituída pela vaidade das redes sociais ( Curto, logo existo ).

21 b) Melhor ainda é a formulação da jornalista americana Nancy Jo Sales no livro Bling Ring a gangue de Hollywood: a dúvida sobre a existência do ego deu lugar, na cultura do ultraconsumismo e das celebridades, a um outro tipo de pergunta: Se postei algo no Facebook e ninguém curtiu, eu existo?. A resposta é: provavelmente não. c) Eu existo se meus tuítes não são comentados nem retuitados? Claro que não.

22 Esse novo modelo é defendido por outras pessoas, como a americana Nancy Jo Sales. A existência do indivíduo parece ser derivada das curtidas e retuitadas em seu perfil.

23 A racionalidade proposta pelo modelo cartesiano, fonte primeira da própria existência ( Penso, logo existo ) parece ter sido substituída pela vaidade das redes sociais ( Curto, logo existo ). NeEsse novo modelo, é defendido por outras pessoas, como a americana Nancy Jo Sales. Aa existência do indivíduo parece ser é derivada das curtidas e retuitadas em seu perfil.

24 A racionalidade proposta pelo modelo cartesiano, fonte existência ( Penso, logo existo ) parece ter sido substituída pela vaidade das redes sociais ( Curto, logo existo ). Nesse novo modelo, a existência do indivíduo é derivada das curtidas e retuitadas em seu perfil.

25 Lógica d) Ninguém existe nas redes sociais senão como representações, que estão ali no lugar dos indivíduos. Não há uma transparência ou uma continuidade natural entre o que somos de fato e o que queremos ser nas redes sociais. e) Agora as pessoas reais guardam uma alta concentração de nada nos cérebros, pois preferem jogar tudo o que pensam e sentem via suas representações nas redes sociais. Elas se tornam ocas para rechear de signos seus perfis. O verdadeiro eu migrou do mundo off-line para o online.

26 A representação do indivíduo (perfil) descarrega tudo o que o indivíduo real sente e pensa, esvaziando este em detrimento da existência daquele.

27 Lógica f) É óbvio que os signos na internet podem enganar, mentir e insidiosamente simular um alter ego digital. Os vigaristas e falsários pululam alegremente com suas máscaras nas redes sociais. g) Quando alguém me curte ou não curte, está agindo com sinceridade na mensagem ou quer agradar e parecer inteligente?

28 h) Nesse sentido, se o eu do Facebook quiser se sentir mais vivo com o número de pessoas que o curtiram, estará caindo em uma armadilha. Pois ele não é o que é nem quem curte é o que parece ser. i) Mesmo quando a boa-fé existe, ela deixa de o ser porque nada se mantém estável no ambiente da curtição do Facebook.

29 O ambiente virtual pode enganar, à medida que a representação de alguém pode ser bem diferente do que ela é na realidade. Da mesma forma, as curtidas recebidas podem ser falsas, porque o ambiente permite isso. Ou seja, quem posta e quem curte agem por representações. Nesse contexto, quem existe?

30 O ambiente virtual pode enganar, à medida que a representação de alguém pode ser bem diferente do que ela é na realidade., tanto quanto Da mesma forma, as curtidas recebidas podem ser falsas. porque o ambiente permite isso. Ou seja, quem posta e quem curte agem por representações. Nesse contexto, quem existe? Dessa forma, a existência volta a ser nula, porque não são os indivíduos, mas suas representações que agem.

31 O ambiente virtual engana, à medida que a representação de alguém pode ser bem diferente do que ela é na realidade, tanto quanto as curtidas recebidas podem ser falsas. Dessa forma, a existência volta a ser nula, porque não são os indivíduos, mas suas representações que agem.

32 Proposta (entregar manuscrita) 1. Resuma os trechos referentes aos argumentos. 2. Insira a tese do autor, antes de apresentar os argumentos. 3. Insira os dados necessários no resumo (autor, título do texto e fonte). 4. Faça referência explícita ao autor ao longo do texto. 5. Seu texto deve ter no máximo 10 linhas e um parágrafo.

33 A racionalidade proposta pelo modelo cartesiano, fonte existência ( Penso, logo existo ) parece ter sido substituída pela vaidade das redes sociais ( Curto, logo existo ). Nesse novo modelo, a existência do indivíduo é derivada das curtidas e retuitadas em seu perfil. A representação do indivíduo (perfil) descarrega tudo o que o indivíduo real sente e pensa, esvaziando este em detrimento da existência daquele.

34 O ambiente virtual engana, à medida que a representação de alguém pode ser bem diferente do que ela é na realidade, tanto quanto as curtidas recebidas podem ser falsas. Dessa forma, a existência volta a ser nula, porque não são os indivíduos, mas suas representações que agem.

CADERNO 1 CADERNO DE QUESTÕES. 1. Verifique se este caderno de questões contém 7 folhas: rascunho, tabela periódica e 30 questões assim distribuídas:

CADERNO 1 CADERNO DE QUESTÕES. 1. Verifique se este caderno de questões contém 7 folhas: rascunho, tabela periódica e 30 questões assim distribuídas: MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Sapucaia do Sul. CADERNO 1 INSTRUÇÕES Para a realização

Leia mais

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA O GRANDE RACIONALISMO O termo RACIONALISMO, no sentido geral, é empregado para designar a concepção de nada existe sem que haja uma razão para isso. Uma pessoa

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova (Versão 1 ou Versão 2).

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Na folha de respostas, indique de forma legível a versão da prova (Versão 1 ou Versão 2). EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Prova 714/2.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 14/8/2012 14:56 1 O método cartesiano René Descartes, nascido em 1596 em La Haye França "Assim que a idade me permitiu

Leia mais

FILOSOFIA. 1º ano: Módulo 07. Professor Carlos Eduardo Foganholo

FILOSOFIA. 1º ano: Módulo 07. Professor Carlos Eduardo Foganholo FILOSOFIA 1º ano: Módulo 07 Professor Carlos Eduardo Foganholo Como podemos ter certeza de que estamos acordados e que tudo o que vivemos não é um sonho? Qual é a fonte de nossos conhecimentos? É possível

Leia mais

Filosofia. IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA

Filosofia. IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA Filosofia IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA 1.2 Teorias Explicativas do Conhecimento René Descartes

Leia mais

REGRAS DO MÉTODO encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro;

REGRAS DO MÉTODO encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro; René Descartes REGRAS DO MÉTODO Primeira parte: encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro; REGRAS DO MÉTODO Método: Meta por,

Leia mais

Aprenda a fazer uma campanha atrativa de Marketing Digital para sua loja

Aprenda a fazer uma campanha atrativa de Marketing Digital para sua loja META: Pare de perder dinheiro não aproveitando o que o meio digital pode te oferecer! Leia este conteúdo e aprenda, de uma vez por todas, a fazer uma campanha atrativa de marketing digital para a sua loja!

Leia mais

Como Ganhar mais Seguidores no Instagram: 5 Dicas Secretas que Funcionam

Como Ganhar mais Seguidores no Instagram: 5 Dicas Secretas que Funcionam Como Ganhar mais Seguidores no Instagram: 5 Dicas Secretas que Funcionam Quer ganhar mais seguidores no Instagram? Se você trabalha com Instagram precisa entender que a principal estratégia para ganhar

Leia mais

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( )

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( ) O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES (1596-1650) JUSTIFICATIVA DE DESCARTES: MEDITAÇÕES. Há já algum tempo que eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras,

Leia mais

PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO

PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO Questão Problema: O conhecimento alcança-se através da razão ou da experiência? (ver página 50) Tipos de conhecimento acordo a sua origem Tipos de juízo de acordo com

Leia mais

Introdução ao Método Científico

Introdução ao Método Científico Introdução ao Método Científico Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Fevereiro de 2018 - O que é pesquisa? - Qual é a sua finalidade? - Como é a pesquisa aplicada à Psicologia? 1 Como se decide qual

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES

CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES Guilherme Devequi Quintilhano Orientador: Prof. Dr. Eder Soares Santos RESUMO Nesta comunicação será apresentada uma crítica de Martin Heidegger, filósofo contemporâneo,

Leia mais

ITAIPU BINACIONAL. 305 Profissional de Nível Universitário Jr. Serviço Social

ITAIPU BINACIONAL. 305 Profissional de Nível Universitário Jr. Serviço Social ITAIPU BINACIONAL Processo Seletivo Edital n 1005 Prova Objetiva 27/04/2014 305 Profissional de Nível Universitário Jr. Serviço Social INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e

Leia mais

Descartes e o Raciona. Filosofia 11ºAno Professor Paulo Gomes

Descartes e o Raciona. Filosofia 11ºAno Professor Paulo Gomes Descartes e o Raciona Filosofia 11ºAno Professor Paulo Gomes http://sites.google.com/site/filosofarliberta/ O RACIONALISMO -O Racionalismo é uma corrente que defende que a origem do conhecimento é a razão.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Texto para as questões 1 e 2

LÍNGUA PORTUGUESA. Texto para as questões 1 e 2 LÍNGUA PORTUGUESA Texto para as questões 1 e 2 Idade da informação O que move as pessoas a atuar politicamente é a opinião, que, por sua vez, nasce da informação, do conhecimento. É óbvio que, se não sei

Leia mais

Descartes. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Descartes. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Descartes René Descartes ou Cartesius (1596-1650) Naceu em La Haye, França Estudou no colégio jesuíta de La Flèche Ingressa na carreira militar Estabeleceu contato com Blayse Pascal Pai da filosofia moderna

Leia mais

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson DESCARTES E A FILOSOFIA DO COGITO Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson René Descartes (1596 1650) 1650) Ponto de partida - Constatação da crise das ciências e do saber em

Leia mais

Tópicos da História da Física Clássica

Tópicos da História da Física Clássica Tópicos da História da Física Clássica Descartes Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo Edifício Principal, Ala Central, sala 354 e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/~rivelles

Leia mais

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid Racionalismo René Descartes Prof. Deivid Índice O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional Objetivo de Descartes A importância

Leia mais

CONSULTA PARTICIPATIVA

CONSULTA PARTICIPATIVA CONSULTA PARTICIPATIVA Nº do questionário: Nome do entrevistador: APRESENTAÇÃO Olá, meu nome é. Faço parte de um grupo organizado de pessoas da comunidade e estamos fazendo uma consulta participativa para

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas:

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas: Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1 Recentemente eu realizei uma pesquisa com a minha lista e perguntei o seguinte: Se você pudesse fazer qualquer pergunta para um especialista

Leia mais

RINDO À TOA Falamansa

RINDO À TOA Falamansa RINDO À TOA Falamansa TÔ NUMA BOA TÔ AQUI DE NOVO DAQUI NÃO SAIO DAQUI NÃO ME MOVO TENHO CERTEZA ESSE É O MEU LUGAR AAH AHA TÔ NUMA BOA TÔ FICANDO ESPERTO JÁ NÃO PERGUNTO SE ISSO TUDO É CERTO USO ESSE

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite Descartes filósofo e matemático francês 1596-1650 Representante do racionalismo moderno Razão como principal fonte de conhecimento verdadeiro logicamente necessário universalmente válido Inspiração: modelo

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

Ação Política. Santa Cruz do Sul - RS / 2018

Ação Política. Santa Cruz do Sul - RS / 2018 Ação Política Santa Cruz do Sul - RS / 2018 Sobre É fato apresentado em inúmeras reportagens que passamos hoje por uma crise de representação. Pessoas se sentem totalmente desconectadas da política, chegando

Leia mais

ITAIPU BINACIONAL. 306 Profissional de Nível Universitário Jr Museologia

ITAIPU BINACIONAL. 306 Profissional de Nível Universitário Jr Museologia ITAIPU BINACIONAL Processo Seletivo Edital n 1005 Prova Objetiva 27/04/2014 306 Profissional de Nível Universitário Jr Museologia INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome.

Leia mais

O verdadeiro conhecimento ética utilitarista procede da razão

O verdadeiro conhecimento ética utilitarista procede da razão CONTEÚDO FILOSOFIA Avaliação Mensal Professora Célia Reinaux 6º ANO Módulo Unidade 3 A sombra na madrugada Páginas 34 até 39 Um obstáculo na trilha Páginas 40 até 46 Filósofos trabalhados: René Descartes

Leia mais

2

2 ITAIPU BINACIONAL Processo Seletivo Edital n 1005 Prova Objetiva 27/04/2014 307 Profissional de Nível Universitário Jr. Publicidade e Propaganda ou Design Gráfico INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número

Leia mais

A dissertação argumentativa exige que você opine e tente convencer o leitor a respeito de algo.

A dissertação argumentativa exige que você opine e tente convencer o leitor a respeito de algo. COMO ARGUMENTAR? A dissertação argumentativa exige que você opine e tente convencer o leitor a respeito de algo. Para isso, é preciso que você apresente argumentos bem fundamentados. Um bom argumento oferece

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário;

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Mais uma vez a UFPR oferece aos alunos uma prova exigente e bem elaborada, com perguntas formuladas com esmero e citações muito pertinentes. A prova de filosofia da UFPR

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Matemática do 3º Ano 4º Bimestre 2014 Plano de Trabalho 2 Geometria Analítica II Tarefa: 002 PLANO DE TRABALHO 2 Cursista: CLÁUDIO MAGNO

Leia mais

Entre a razão e os sentidos

Entre a razão e os sentidos PHOTO SCALA, FLORENCE/GLOWIMAGES - GALERIA DA ACADEMIA, VENEZA - CORTESIA DO MINISTÉRIO PARA OS BENS E AS ATIVIDADES CULTURAIS Entre a razão e os sentidos Homem vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor No diálogo Fédon, escrito por Platão, seu personagem Sócrates afirma que a dedicação à Filosofia implica que a alma

Leia mais

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA JÁ TEMOS VISTO DUAS COISAS QUE CARACTERIZAM UM FILHO DE DEUS:- 1. ARREPENDIMENTO: UMA MUDANÇA DE ATITUDE. 2. FÉ :CRE EM JESUS NESTA LIÇÃO VEREMOS A TERCEIRA COISA

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão.

ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA TEXTO GERADOR O texto abaixo

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

Introdução à Privacidade

Introdução à Privacidade Introdução à Privacidade Os participantes vão explorar o sentido individual de privacidade e o impacto que esta tem nas suas vidas. Os participantes vão decidir que tipo de informações preferem manter

Leia mais

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ?

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? Na Bíblia... Existem 3.298 perguntas; 2.274 no Antigo Testamento, 1.024

Leia mais

O que é Social Commerce? Social Commerce é a interação do e-commerce com as midias sociais.

O que é Social Commerce? Social Commerce é a interação do e-commerce com as midias sociais. O que é Social Commerce? Social Commerce é a interação do e-commerce com as midias sociais. Mas não acredite que é um termo novo O comércio social sempre existiu Mas o que Internet mudou? E com esteroide

Leia mais

REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA

REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 1º CICLO - REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. TEXTO GERADOR I Teatro e

Leia mais

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos)

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) As afirmações seguintes ou são verdadeiras ou são falsas. Circule a resposta certa. 1. há diferença entre a Bíblia e outros grandes livros. 2. Deus é misericordioso mas

Leia mais

Webinar palestra na internet

Webinar palestra na internet Webinar palestra na internet O Impacto do na Área da Saúde 1 Marketing Regulamentação Marca Geração de Demanda Funil de Vendas Público Alvo Tipo e Ciclo de Venda Manual Princípios Éticos para Sites de

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA

A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA REDAÇÃO IMPORTÂNCI A DA LEITURA A TESE, ou proposição, éa idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião. A palavra

Leia mais

Seja muito bem vinda(o)!!!

Seja muito bem vinda(o)!!! Seja muito bem vinda(o)!!! -O que você espera do seu negócio Mary Kay? - O que te fez se tornar uma consultora? MARY KAY ASH Visão Sonhos Dedicação Fundada em 13 de setembro de 1963, em Dallas, Texas Presente

Leia mais

Atualização NOVEMBRO/2017 MÍDIA KIT JORNAL DE JOINVILLE. Rede OCP NEWS. OCP Online, Aconteceu em Jaraguá, Por Acaso e Jornal de Joinville,

Atualização NOVEMBRO/2017 MÍDIA KIT JORNAL DE JOINVILLE. Rede OCP NEWS. OCP Online, Aconteceu em Jaraguá, Por Acaso e Jornal de Joinville, Rede OCP NEWS OCP Online, Aconteceu em Jaraguá, Por Acaso e, WWW. JORNALDEJOINVILLE.C O M. B R Portal referência em jornalismo na região de Joinville. Economia, política, opinião e os fatos mais relevantes,

Leia mais

França: séc. XX Período entre guerras

França: séc. XX Período entre guerras Michel Foucault França: séc. XX Período entre guerras Nasce 15/10/1926 Morre 02/06/1984 École Normale Supérieure nunca se destacou academicamente Seus estudos iam da psicologia à filosofia Influenciado

Leia mais

A REVOLUÇÃO CARTESIANA. Apresentação baseada principalmente em Friedrick Copleston: History of Philosophy, vol. IV.

A REVOLUÇÃO CARTESIANA. Apresentação baseada principalmente em Friedrick Copleston: History of Philosophy, vol. IV. A REVOLUÇÃO CARTESIANA Apresentação baseada principalmente em Friedrick Copleston: History of Philosophy, vol. IV. Descartes (1596-1650) foi educado por jesuítas. Ele iniciou a filosofia moderna com um

Leia mais

Mérito Desenvolvimento Imobiliário I FII. Fundo de Investimento Imobiliário

Mérito Desenvolvimento Imobiliário I FII. Fundo de Investimento Imobiliário 03 09 10 11 13 15 16 18 20 22 24 26 27 29 31 02 1. 03 1. 04 1. 05 1. 06 1. 07 1. 08 2. ¹ ¹ ¹ 09 3. 10 4. 11 4. 12 5. ¹ ² ³ 13 5. x MIL ago.2013 ago.2014 ago.2015 ¹ ³ ² ¹ 14 6. 15 6. ² 16 6. B C D E F A

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA 1 Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos PROCESSO SELETIVO 2013 10/12/2012 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA DISCIPLINA: REDAÇÃO CONTEÚDO: ANÁLISE DA PROPOSTA DE REDAÇÃO- ENEM 2018 TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA DATA:

PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA DISCIPLINA: REDAÇÃO CONTEÚDO: ANÁLISE DA PROPOSTA DE REDAÇÃO- ENEM 2018 TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA DATA: PROFESSORA: PATRÍCIA LIMA DISCIPLINA: REDAÇÃO CONTEÚDO: ANÁLISE DA PROPOSTA DE REDAÇÃO- ENEM 2018 TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA DATA: 05.11.2018 ENEM 2018 2 ENEM 2018 3 ENEM 2018 TEXTO I Às segundas-feiras

Leia mais

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5

IDEIAS INICIAIS DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 A cada ano que inicia, a Escola elege um novo tema com o propósito de mobilizar a Comunidade Escolar para uma reflexão, novos diálogos, para a ampliação e transformação de ideias, enfim, para uma mudança

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 ENSINO RELIGIOSO 12) Conforme o disposto no DECRETO

Leia mais

Como a inteligência artificial está disruptando a contabilidade

Como a inteligência artificial está disruptando a contabilidade Como a inteligência artificial está disruptando a contabilidade Ninguém consegue prever o futuro exatamente, mas sabemos duas coisas: será diferente e deve estar enraizado no mundo atual. (Peter Thiel)

Leia mais

Te ofereço paz Te ofereço amor Te ofereço amizade Ouço tuas necessidades Vejo tua beleza Sinto os teus sentimentos

Te ofereço paz Te ofereço amor Te ofereço amizade Ouço tuas necessidades Vejo tua beleza Sinto os teus sentimentos Te ofereço paz Te ofereço amor Te ofereço amizade Ouço tuas necessidades Vejo tua beleza Sinto os teus sentimentos Minha sabedoria flui De uma fonte superior E reconheço essa fonte em ti Trabalhemos juntos

Leia mais

Lógica Dedutiva e Falácias

Lógica Dedutiva e Falácias Lógica Dedutiva e Falácias Aula 3 Prof. André Martins Lógica A Lógica é o ramo do conhecimento humano que estuda as formas pelas quais se pode construir um argumento correto. O que seria um raciocínio

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS Caro aluno, Vai encontrar aqui um conjunto de exercícios de lógica cujo objetivo é facilitar-lhe o estudo autónomo. Estes exercícios irão estar disponíveis num

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: GRAZIANE QUEIROZ BOARETTO Grupo: 02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

Mente empreendedora! Diretora Sênior Marília Sá Marinho

Mente empreendedora! Diretora Sênior Marília Sá Marinho Mente empreendedora! Diretora Sênior Marília Sá Marinho Uma mente empreendedora Como podemos desafiar nosso próprio pensamento para alcançarmos melhores resultados? Esta é a marca da mentalidade empreendedora.

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS Kethelen Amanda Silva (FDCON) 1 Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira (UFMG/FDCON) 2 Se quiser buscar realmente

Leia mais

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online

Treinamento Como Criar Seu Negócio Online OLÁ! SEJA BEM VINDO (A) Meu nome é Rosangela Fabrício, autora do blog GANHAR DINHEIRO com MARKETING DIGITAL. Um projeto que tem por objetivo ajudar o maior número de pessoas a ingressar nesse mercado digital,

Leia mais

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO

2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 2º Módulo TEMA-PROBLEMA A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO 1. A comunicação- O conceito 2. Comunicação e meio envolvente 2.1 Diferenças culturais 2.2 Diferenças psico-sociais 3. O processo de comunicação-características

Leia mais

PENSANDO NA AGILIDADE, ELEGEMOS ALGUNS PASSOS A SEREM SEGUIDOS

PENSANDO NA AGILIDADE, ELEGEMOS ALGUNS PASSOS A SEREM SEGUIDOS REVISÃO DE REDAÇÃO ALGUMAS DICAS As ideias serão retiradas do nosso conhecimento prévio. Seja criativo: isso eleva a nota. Use a literatura, a música, citações filosóficas, notícias atualizadas para compor

Leia mais

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai!

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai! Nº20A Domingo V da Quaresma - 6.4.2014 Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos

Leia mais

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias 5 milhões são administradores

Leia mais

BR Social. Apresentação Executiva Fevereiro 2018

BR Social. Apresentação Executiva Fevereiro 2018 BR Social Apresentação Executiva Fevereiro 2018 O Futuro é das marcas com propósito. Essa é a evolução do papel das marcas na sociedade, e não tem mais volta, ( ) não evoluir é nocivo para nossa existência.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. O texto a seguir é referência para as questões 01 a 05.

LÍNGUA PORTUGUESA. O texto a seguir é referência para as questões 01 a 05. LÍNGUA PORTUGUESA O texto a seguir é referência para as questões 01 a 05. Curto, logo existo Luís Antônio Giron 1 Com a evolução e o aumento de usuários e da importância das redes sociais, o nome e a fotografia

Leia mais

IV Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento - Trabalho de investigação e debate Descartes versus Hume

IV Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento - Trabalho de investigação e debate Descartes versus Hume IV. 1-1.2 Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento - Trabalho de investigação e debate Descartes versus Hume I - Proposta A - Fundamentação Propõe-se um debate entre grupos de trabalho

Leia mais

Matemática Computacional. Introdução

Matemática Computacional. Introdução Matemática Computacional Introdução 1 Definição A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade. 2 Origem Aristóteles

Leia mais

Como as imagens podem ser manipuladas?

Como as imagens podem ser manipuladas? 1 Como as imagens podem ser manipuladas? As imagens finais que você vê na mídia profissional são o resultado de diversas decisões tomadas por produtores antes e depois da fotografia ser tirada. Assista

Leia mais

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de O QUE É INTRODUÇÃO? É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar

Leia mais

Má comunicação cresce como bola-de-neve Pesquisa mostra que estresse e dores estão entre os efeitos nocivos da falta de entendimento no trabalho

Má comunicação cresce como bola-de-neve Pesquisa mostra que estresse e dores estão entre os efeitos nocivos da falta de entendimento no trabalho 1 Texto 1 Má comunicação cresce como bola-de-neve Pesquisa mostra que estresse e dores estão entre os efeitos nocivos da falta de entendimento no trabalho 05 10 15 20 25 A má comunicação entre os funcionários

Leia mais

segunda-feira, 29 de abril de 13

segunda-feira, 29 de abril de 13 O problema da vela Karl Dunker, 1945 O problema da vela Karl Dunker, 1945 O problema da vela Karl Dunker, 1945 + dificuldade - dificuldade http://www.youtube.com/watch?v=47rqktpww2i De onde vem a nossa

Leia mais

PORTUGUÊS (SAP-SP / AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA I / VUNESP / 2013) Onde as crianças nascem menos

PORTUGUÊS (SAP-SP / AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA I / VUNESP / 2013) Onde as crianças nascem menos PORTUGUÊS Leia o texto para responder às questões de números 08 a 14. Onde as crianças nascem menos No Japão, a cada 31 segundos, nasce uma pessoa. A cada 26, morre outra. Ou seja, tem mais gente morrendo

Leia mais

ITAIPU BINACIONAL. 302 Profissional de Nível Universitário Jr. Engenharia da Pesca ou Ciências Biológicas

ITAIPU BINACIONAL. 302 Profissional de Nível Universitário Jr. Engenharia da Pesca ou Ciências Biológicas ITAIPU BINACIONAL Processo Seletivo Edital n 1005 Prova Objetiva 27/04/2014 302 Profissional de Nível Universitário Jr. Engenharia da Pesca ou Ciências Biológicas INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número

Leia mais

Vai vender produto na. Amazon Brasil?

Vai vender produto na. Amazon Brasil? Vai vender produto na Amazon Brasil? Vai vender produto na Amazon Brasil? Você precisará de um identificador de item global GTIN. Se quiser vender um produto no marketplace da Amazon do Brasil, para a

Leia mais

20 ideias de conteúdo para o seu blog

20 ideias de conteúdo para o seu blog 20 ideias de conteúdo para o seu blog Oi, tudo bem. Eu sou Ariane Novaes, autora do Blog Escolha Feminina. Nele eu falo sobre empreendedorismo digital e marketing digital para afiliados. Também mostro

Leia mais

Lógica Matemática. Definição. Origem. Introdução

Lógica Matemática. Definição. Origem. Introdução Lógica Matemática Introdução 1 Definição A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade. 2 Origem Aristóteles

Leia mais

Diferentes perspetivas

Diferentes perspetivas Diferentes perspetivas Os participantes irão examinar o papel da perspetiva ao avaliar as informações relacionadas com a sua presença online ou a presença online de outros. Eles vão ganhar consciência

Leia mais

O Conhecimento. O que é o conhecimento? Teoria do Conhecimento

O Conhecimento. O que é o conhecimento? Teoria do Conhecimento O Conhecimento Serviço Social 02 de junho Prof.ª liane idigal O que é o conhecimento? De que adiantam o Instrumentos, Conhecimentos, Capacidades, e Habilidades, se não pudermos fazer uso deles? O conhecimento

Leia mais

O COGITO SOB DUAS PERSPECTIVAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INTERPRETAÇÃO REPRESENTATIVA DO PONTO DE PARTIDA DO PENSAMENTO CARTESIANO

O COGITO SOB DUAS PERSPECTIVAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INTERPRETAÇÃO REPRESENTATIVA DO PONTO DE PARTIDA DO PENSAMENTO CARTESIANO O COGITO SOB DUAS PERSPECTIVAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INTERPRETAÇÃO REPRESENTATIVA DO PONTO DE PARTIDA DO PENSAMENTO CARTESIANO THE COGITO BENEATH TWO PERSPECTIVES: AN ANALYSIS OF REPRESENTATIVE ON THE INTERPRETATION

Leia mais

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:.

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:. ARBLS PITAGORAS Nº 28 Fundação : 21 de Abril de 1965 Rua Júlio Cesar Ribeiro, 490 CEP 86001-970 LONDRINA PR JOSE MARIO TOMAL TRABALHO PARA O PERÍODO DE INSTRUÇÃO RENE DESCARTES LONDRINA 2015 JOSE MARIO

Leia mais

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Filosofia Versão 1 Teste Intermédio Filosofia Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 20.04.2012 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Na folha de respostas,

Leia mais

Apologética Cristã IV. Metodologia

Apologética Cristã IV. Metodologia 1 Apologética Cristã IV Metodologia Alan Myatt A questão da metodologia é basicamente a questão da epistemologia. Nosso alvo é avaliar as várias cosmovisões que estão competindo pela lealdade do povo.

Leia mais

a graça de viver pela fé 23 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Ora, sem FÉ é impossível agradar a DEUS;

a graça de viver pela fé 23 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação Ora, sem FÉ é impossível agradar a DEUS; a graça de viver pela fé 23 de Setembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Ora, sem FÉ é impossível agradar a DEUS; porque é necessário que aquele que se aproxima de DEUS 1 / 5 creia que ELE existe,

Leia mais

CRIMES VIRTUAIS. Conceito Exemplos

CRIMES VIRTUAIS. Conceito Exemplos CRIMES VIRTUAIS Conceito Exemplos 2 CRIMES VIRTUAIS Segundo Ferreira (2005) sugere, resumindo: Atos dirigidos contra um sistema de informática, tendo como subespécies atos contra o computador e atos contra

Leia mais

Fora da Caixa. Quando a Igreja não cabe mais dentro da igreja

Fora da Caixa. Quando a Igreja não cabe mais dentro da igreja O Problema da Vela Karl Duncker (1945) O Problema da Vela Karl Duncker (1945) Conceito da Funcionalidade Fixa O Problema da Vela Karl Duncker (1945) De onde vem a nossa compreensão sobre Deus, fé, igreja

Leia mais