Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 14 /06 / 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 14 /06 / 2010"

Transcrição

1 Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano Data 14 /06 / 2010 Assunto: Preparação para o Exame Nacional III Problemas do banco de itens do GAVE 1. Se escolher, ao acaso, três números diferentes da zona branca do alvo, qual é a probabilidade do seu produto ser igual a 105? 2. Explica por que é que a seguinte afirmação é verdadeira: A soma das amplitudes dos ângulos internos de um quadrilátero é 360º. 3. Provavelmente, já reparaste que, pouco tempo depois de acenderes uma vela, a sua chama parece ficar imóvel. O gráfico corresponde aos resultados de uma experiência, feita com a vela cilíndrica da fotografia, para observar a variação da altura da chama, em função do tempo decorrido após a vela ter sido acesa Qual é, aproximadamente, a altura da chama da vela ao fim de 5 minutos de estar acesa? 3.2. No momento em que se tirou a fotografia, a chama da vela tinha 42 mm de altura Qual é, aproximadamente, o número mínimo de minutos que podem ter decorrido desde o momento em que se acendeu a vela até ao momento em que a fotografia foi tirada? A fotografia corresponde a uma ampliação da vela fotografada. Qual é, aproximadamente, o diâmetro real da vela? 4. Observa a figura ao lado. Determina a amplitude do ângulo α. 5. Resolve a inequação e indica o conjunto-solução na forma de intervalo de números reais. 6. Assinala a opção que traduz o intervalo por meio de um conjunto.

2 7. O José estava a estudar para um teste de Ciências Físico-Químicas quando se deparou com a fórmula para calcular a Energia cinética energia que se gera quando um corpo está em movimento. Uma das afirmações que leu foi a seguinte: Quando a velocidade aumenta para o dobro, a energia cinética aumenta quatro vezes. No caso de um acidente de viação, a afirmação significa que um carro que circula com o dobro da velocidade de outro causa quatro vezes mais estragos do que este Observando a fórmula, explica por que razão a afirmação é verdadeira A seguir ao teste, o José e os seus pais foram passar o fim-de-semana ao Algarve. Na viagem viram um cartaz da Prevenção Rodoviária, mas o José só conseguiu ler o início da frase: Escolhe a opção que a completa correctamente. quatro vezes mais estragos do que a 40 km/h. duas vezes mais estragos do que a 40 km/h. oito vezes mais estragos do que a 40 km/h. dezasseis vezes mais estragos do que a 40 km/h. 8. Qual a amplitude de um ângulo inscrito numa semicircunferência? 9. A probabilidade de um acontecimento A possível, mas não certo é: 10. Numa empresa efectuaram-se análises ao sangue a fim de se conhecer a distribuição de grupos sanguíneos das diferentes pessoas que fazem parte da empresa. O resultado desse estudo está na tabela ao lado: Assinala em qual das tabelas estão representadas as frequências relativas de cada tipo de sangue.

3 11. Dados os intervalos, indica qual das seguintes opções representa. 12. Chama-se distância de paragem à distância percorrida por um veículo entre o momento em que o condutor vê um obstáculo e o veículo se imobiliza. Para calcular a distância de paragem (Dp), em metros, utiliza-se a seguinte fórmula: em que v é a velocidade em km/h. O Rui percorria um troço da auto-estrada do norte quando reparou que, alguns metros à sua frente, tinha havido um acidente que ocupava todas as vias da faixa de rodagem. Velocidade permitida na auto-estrada Mínima km/h Máxima km/h Quando o carro parou, o Rui estimou em 40,5 m a distância que percorreu desde o momento em que avistou o acidente. Será que o Rui circulava em excesso de velocidade? Justifica a tua resposta De acordo com a fórmula dada responde às questões que se seguem No referencial, marca as distâncias mínimas necessárias para um veículo parar em segurança quando circula numa auto-estrada dentro dos limites permitidos por lei. Gradua o eixo referente à distância de paragem de forma adequada Qual é a distância mínima a que se deve sinalizar um acidente de modo a impedir outros embates com os veículos acidentados? Justifica a tua resposta. 13. Observa a seguinte figura. Qual a amplitude dos ângulos e? 14. Determina a área do cilindro, sabendo que o diâmetro da sua base é igual à altura.

4 15. O Henrique usa um balde cilíndrico para regar o quintal. Mas a posição da torneira, no quintal, não lhe permite enchê-lo completamente sem desperdiçar água, pois tem de o inclinar. Para resolver o problema, decidiu comprar um segundo balde com base igual, mas com menos um quarto da altura Mostra que a capacidade do balde que o Henrique comprou é 3/4 da capacidade do balde que ele tinha inicialmente O balde que o Henrique comprou pode considerar-se geometricamente semelhante ao que ele tinha inicialmente? Justifica a tua resposta. 16. Observa a figura ao lado: Sabendo que o triângulo [ABC] é rectângulo em B, qual das seguintes opções representa o sen? 17. Observa a seguinte figura: Qual é o centro e o ângulo de rotação sofrido do triângulo de A para B? Centro (4;3) e = 90º Centro (2;7) e = 180º Centro (3;4) e = -90º Centro (3;4) e = -180º 18. Observa a figura: Sabendo que a altura do cilindro é duas vezes o raio da base e que o raio da esfera mede 2 centímetros, indica o volume de água que é possível colocar no recipiente. 19. Classifica o seguinte sistema de equações quanto ao número de soluções. 20. Algumas pessoas da classe de dança da Maria combinaram oferecer-lhe, em conjunto, uma prenda, dividindo igualmente o seu preço por todos. Inicialmente, apenas 3 pessoas quiseram participar nesta iniciativa. Cada uma delas contribuía com 20 euros. No final desta iniciativa, cada um dos participantes contribuiu com 7 euros e 50 cêntimos Quantas pessoas participaram na compra da prenda? Apresenta todos os cálculos que efectuares.

5 21. O que poderá significar a constante de proporcionalidade associada aos dados presentes na seguinte tabela? A lotação do barco. O preço do aluguer de um barco. O preço do bilhete de barco por pessoa. O número de barcos necessários para transportar as pessoas. 22. Numa corrida de velocidade existem três atletas favoritos para conquistar a medalha de ouro A probabilidade do atleta A ser o vencedor da corrida é o triplo da do atleta B. A probabilidade do atleta C ocupar o primeiro lugar do pódio é o dobro da do atleta A. Assinala a opção correcta. O atleta C tem menos probabilidade de chegar em primeiro lugar do que o atleta A. A probabilidade do atleta C chegar primeiro do que os outros dois atletas é 6 vezes maior. A probabilidade do atleta C chegar primeiro do que o atleta B é 6 vezes maior. O atleta C tem menos probabilidade de chegar em primeiro lugar do que o atleta B. 23. Sabendo que a altura do prédio é o quíntuplo da altura do poste de alta tensão, qual das seguintes opções representa a distância a que o Hugo se encontra da entrada do prédio? 2,38 metros 11,92 metros 13,05 metros 15,56 metros 24. A soma das idades do Pedro e da Ana é 24. Sabendo que daqui a 8 anos, a idade da Ana será a terça parte da idade do Pedro, qual é a idade de cada um deles? ~ 25. Observa o cubo representado na figura seguinte: Indica dois planos concorrentes, não perpendiculares: 26. Observa as seguintes figuras: Assinala a opção que completa correctamente a frase seguinte: "A figura B foi obtida a partir da figura A por meio de uma. " Rotação Translação Simetria Ampliação 27. O polinómio x x tem como factorização a expressão: A) (x + 10) (x + 10) X (x + 20) (x - 10) (x - 10) (x + 10) (x - 10)

6 28. Identifica a ordem do termo 8 na sequência de termo geral n Qual é a relação entre os perímetros de dois triângulos semelhantes, sabendo que a razão de semelhança dos triângulos é? 30. Considera as seguintes figuras: A relação entre as áreas dos dois trapézios é: 31. As ecossondas emitem um impulso sonoro que posteriormente é reflectido (eco). Conhecidos o intervalo de tempo que decorre entre a emissão do impulso e a recepção do eco e a velocidade de propagação do som, é possível determinar a profundidade de um local através da fórmula seguinte: em que h é a profundidade, em metros (m); t é é o intervalo de tempo entre a emissão do impulso e a recepção do eco, em segundos (s); v é a velocidade média de propagação do som na água, em metros por segundo (m/s). Assinala a equação que não é equivalente à fórmula dada: t = 0, 5vh t = 2h v h = 0, 5vt vt h = 2

1. Qual é o valor numérico da expressão

1. Qual é o valor numérico da expressão Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data: / 05/ 011 Assunto: Preparação para o teste intermédio I Lições nº, 1 1 1 0 1. Qual é o valor numérico da expressão + 3?

Leia mais

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Proposta de Resolução da Ficha de Trabalho de Matemática 21/04/2012 Equações do 2.º grau 9.

Escola Secundária/2,3 da Sé-Lamego Proposta de Resolução da Ficha de Trabalho de Matemática 21/04/2012 Equações do 2.º grau 9. Escola Secundária/,3 da Sé-Lamego Proposta de Resolução da Ficha de Trabalho de Matemática 1/0/01 Equações do.º grau 9.º Ano Nome: N.º: Turma: 1? 1. Qual das epressões seguintes é equivalente a 1 [B] 1

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 04/1/09 Versão A PREENCHER PELO

Leia mais

9.º Ano. Escola EB 2,3 de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 2009/2010

9.º Ano. Escola EB 2,3 de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 2009/2010 Escola EB,3 de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 009/010 Ficha Trabalho Circunferência, Trigonometria, Áreas e Volumes, Equações do º grau Maio 010 Nome: 1ª PARTE N.º: Turma: 9.º Ano 1. Observa a seguinte figura:

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional. 2.1.

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional. 2.1. Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional 1. Considera a equação x + 1 = kx Para que -1 seja uma das soluções da equação

Leia mais

Exame Nacional ª Chamada

Exame Nacional ª Chamada Matemática Exame Nacional 007.ª Chamada Nome completo: Bilhete de identidade n.º: Assinatura do Estudante: Prova.ª Chamada Emitido em (Localidade): Duração da prova: 90 minutos Não escrevas o teu nome

Leia mais

Bilhete de Identidade n.º Emitido em (Localidade) Classificação em percentagem % ( por cento) Correspondente ao nível ( ) Data

Bilhete de Identidade n.º Emitido em (Localidade) Classificação em percentagem % ( por cento) Correspondente ao nível ( ) Data EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO Prova 23 / 2.ª Chamada / 2009 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º Emitido em (Localidade) Assinatura

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 11/1/09 Versão A PREENCHER PELO

Leia mais

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão Teste Intermédio Matemática Versão Duração do Teste: 90 minutos.05.009 3.º Ciclo do Ensino Básico 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/00, de 8 de Janeiro Identifica

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do º ano Assunto: Soluções da ficha de preparação para a ficha de avaliação de Matemática y Considera a equação Resposta: y y y y Resposta:

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais

Exame Nacional de a chamada

Exame Nacional de a chamada . A mãe, o pai e o filho mais velho da família Coelho ganharam três automóveis num concurso televisivo: um cinzento, um branco e um preto. Todos queriam o automóvel preto, por isso decidiram distribuir

Leia mais

BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome em ASSINATURA DO ESTUDANTE. Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL

BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome em ASSINATURA DO ESTUDANTE. Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2005 9.º ANO DE ESCOLARIDADE / 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) Não escreva o seu nome

Leia mais

Exame Nacional de a chamada

Exame Nacional de a chamada 1. O Miguel vê televisão, na sala de estar, sentado a 3 m do televisor. Na figura abaixo, está desenhada a planta dessa sala, à escala de 1:0. O ponto A representa o local onde o Miguel se senta para ver

Leia mais

A Geometria nas Provas de Aferição

A Geometria nas Provas de Aferição Escola E.B. 2 e 3 de Sande Ficha de Trabalho de Matemática 6.º Ano A Geometria nas Provas de Aferição Nome: N.º Turma: 1. Assinala com um x a figura em que os triângulos representados são simétricos em

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 8ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: 04/1/09 Versão A PREENCHER PELO

Leia mais

Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária

Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária Distância de Reação de Travagem e de Segurança Rodoviária 1 Noção de Distância de Reação, Travagem e Segurança Rodoviária Distância de Reação distância percorrida pelo condutor desde o momento que vê o

Leia mais

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e,

Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 13 Data: / / 2013 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 1 Data: / / 01 Assunto: Resumo das funções Lições nº, e, 1. Considera as funções: ( ) = ; g ( ) = + 4 ; h ( ) ; i( ) = ; j ( ) = e l( ) f = 7 = 5 1.1.

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º.......... Emitido em (Localidade) Assinatura do Estudante Não escrevas o teu

Leia mais

1. Considera a equação -2x = 2 k x. Para que -1 seja uma das soluções da equação é necessário que k seja igual a: (A) -10 (B) 5 (C) 10 (D) -5

1. Considera a equação -2x = 2 k x. Para que -1 seja uma das soluções da equação é necessário que k seja igual a: (A) -10 (B) 5 (C) 10 (D) -5 Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para o teste intermédio ( Parte II) 1. Considera a equação -x + 1 = k x. Para que -1

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTO ANTÓNIO - PAREDE ESCOLA EB23 DE SANTO ANTÓNIO - PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTO ANTÓNIO - PAREDE ESCOLA EB23 DE SANTO ANTÓNIO - PAREDE NOTA: O formulário e a tabela trigonométrica encontram-se nas páginas e da prova e não nas páginas e 4 como é referido nas Instruções Gerais. 1. 1.1. Número de casos possíveis = Número de casos favoráveis

Leia mais

Exame Nacional de a chamada

Exame Nacional de a chamada Exame Nacional de 007. a chamada 1. O Paulo tem dois dados, um branco e um preto, ambos equilibrados e com a forma de um cubo. As faces do dado branco estão numeradas de 1 a, e as do dado preto estão numeradas

Leia mais

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2007 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) ASSINATURA DO ESTUDANTE Não escrevas o teu nome em

Leia mais

Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011

Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011 Escola Secundária Jacome Ratton Ficha Formativa Matemática 9º Ano Preparação para o teste Intermédio de 17/05/2011 1. A Figura ilustra um painel que a Rita vai pintar, para afixar na sala de aula. O painel

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional 1. Copia o triângulo [ ABC ] para o teu caderno. Desenha o triângulo [ A '

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº10 Data: / / 2011 Assunto: Preparação para o teste de avaliação Lição nº e

Escola Secundária de Lousada. Matemática do 8º ano FT nº10 Data: / / 2011 Assunto: Preparação para o teste de avaliação Lição nº e Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº10 Data: / / 011 Assunto: Preparação para o teste de avaliação Lição nº e Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o 1º Teste de Avaliação de

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. Nome: N.º Data: /maio 2014 Matemática 9.º Ano - 2013/2014 Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ficha de Trabalho n.º12 5.ª Ficha de Avaliação Nome: N.º Data: /maio 2014

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico - 8ºAno de Escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Data: /02/2010 Versão A A PREENCHER

Leia mais

Prova Final de Matemática a Nível de Escola Prova 82/1ª Fase 2018 Caderno Único: Página 1/9

Prova Final de Matemática a Nível de Escola Prova 82/1ª Fase 2018 Caderno Único: Página 1/9 Prova Final de Matemática a Nível de Escola 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei nº139/01, de 5 de julho Prova 8/1ª Fase 9 Páginas Duração da Prova (CADERNO ÚNICO): 90 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º Ano N.º6 Assunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte) Lições nº _ e _ Data: /0/0. Resolva as seguintes equações:..

Leia mais

2 3 x. 5. Resolve a seguinte equação: 8º ANO TPC PÁSCOA. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 2014/ 15

2 3 x. 5. Resolve a seguinte equação: 8º ANO TPC PÁSCOA. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 2014/ 15 EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano Letivo 014/ 15 8º ANO TPC PÁSCOA 1. Tendo em atenção os seguintes polinómios: A= x 1 B= 3x C= x x 1 Calcula BC A. Resolve as seguintes equações: 3 x 3x.1.

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função

UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função UNIDADE 2 Ficha 3: Proporcionalidade direta como função Nome: 7º ANO MATEMÁTICA Data: / / 1. Comenta cada uma das afirmações seguintes: (A) O comprimento de um lado de um triângulo equilátero é diretamente

Leia mais

Exame Nacional de a chamada

Exame Nacional de a chamada 1. A Beatriz e o Carlos abasteceram os seus carros de gasolina. A determinada altura, o Carlos interrompeu o abastecimento para verificar quanto dinheiro trazia na carteira. Em seguida, retomou o abastecimento.

Leia mais

Proposta de Prova Final de Matemática

Proposta de Prova Final de Matemática Proposta de Prova Final de Matemática 3. o Ciclo do Ensino Básico Duração da Prova (CADERNO 1 + CADERNO ): 90 minutos Tolerância: 30 minutos Data: Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos (é permitido

Leia mais

Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / x 2

Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / x 2 Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data _ / / 010 Assunto: Soluções da ficha de preparação para o Teste Lições nº _, _, x 1 Considera a equação + 1 10

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO ESCOLA DOS 2.º E 3.º CICLOS DR. ANTÓNIO AUGUSTO LOURO FICHA DE TRABALHO 2 REVISÕES PARA O 1º TESTE Ano Letivo 2014/2015 1. Considera as seguintes experiências

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTA - 3o ciclo 005-1 a hamada Proposta de resolução 1. Fazendo a contagem dos alunos que se enquadram em cada uma das opções apresentadas, temos: Ter lido menos do que um livro, ou

Leia mais

b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade.

b) Ajuda o Sr. António a arrumar as caixas, dizendo-lhe quantas pode colocar à largura e ao comprimento sem que fiquem sobrepostas. cm de capacidade. EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ficha de Trabalho - 7º Ano Férias da Páscoa 1. Na figura ao lado encontram-se representados 3 quadrados. Sabe-se que o quadrado menor tem 11 de área e que

Leia mais

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO

Escola EB 2,3 de Sande 8.º ANO Escola EB,3 de Sande 8.º ANO ANO LETIVO 011/01 FICHA DE TRABALHO N.º 11: CONTINUAÇÃO DA PREPARAÇÃO DO TESTE INTERMÉDIO 1. Na última aula do terceiro período, a turma da Margarida ofereceu à professora

Leia mais

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve:

Depois de estudares bem a matéria leccionada, resolve: Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para a ficha de avaliação de Matemática Lições nº,, Apresentação dos Conteúdos e Objectivos

Leia mais

Nome N. Turma. Geometria (8º Ano Revisões) Compilação de Exercícios do Banco de Itens

Nome N. Turma. Geometria (8º Ano Revisões) Compilação de Exercícios do Banco de Itens A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S 172 303 MÃES D ÁGUA SEDE - Escola Básica e Secundária Mães d Água Nome N. Turma Geometria (8º Ano Revisões) Compilação de Exercícios do Banco de Itens 1 1. Quais

Leia mais

Exercícios retirados de Testes Intermédios e Exames Nacionais sobre o tema: Funções. Nome: Nº: Turma:

Exercícios retirados de Testes Intermédios e Exames Nacionais sobre o tema: Funções. Nome: Nº: Turma: Matemática 8º Ano 2010/2011 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE SANDE Ficha de Trabalho nº 9 Exercícios retirados de Testes Intermédios e Exames Nacionais sobre o tema: Funções Nome: Nº: Turma: 1. 1.1 Assinala

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 007 - a Chamada Proposta de resolução. Como a planta está desenhada à escala de :0 e o Miguel está sentado a 3 m do televisor, ou seja 300 cm, então a distância, em

Leia mais

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/1.ª Fase Caderno 1: 7 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do º ano ssunto: Soluções da ficha de preparação para a ficha de avaliação de Matemática y Considera a equação Resposta: y y y y Resposta:

Leia mais

Ficha de Trabalho de Matemática nº Tema: Preparação para o 5º Teste de Avaliação

Ficha de Trabalho de Matemática nº Tema: Preparação para o 5º Teste de Avaliação Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Lousada PM Ano lectivo 2008/2009 Ficha de Trabalho de Matemática nº Tema: Preparação para o 5º Teste de Avaliação Nome: Data: Nº Turma Esta ficha de trabalho

Leia mais

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 1 Teste Intermédio Matemática Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 09.02.2009 3.º Ciclo do Ensino Básico 9.º ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - o ciclo 2009-2 a Chamada Proposta de resolução 1. 1.1. Considerando que não queremos que o automóvel preto seja atribuído à mãe, e selecionando, ao acaso, um elemento da família,

Leia mais

Preparar a prova globalizante de matemática 7.º ano

Preparar a prova globalizante de matemática 7.º ano EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano letivo 07/8 Preparar a prova globalizante de matemática 7.º ano Mais do que um trabalho de casa, esta ficha tem como objetivo a preparação para a prova

Leia mais

Ficha de Avaliação de Matemática 8º Ano Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educ.:

Ficha de Avaliação de Matemática 8º Ano Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educ.: A Ficha de Avaliação de Matemática 8º Ano Nome: N.º: Turma: Classificação: Professor: Enc. Educ.: Versão Esta ficha é constituída apenas por uma parte. Nas questões seguintes apresente o seu raciocínio

Leia mais

B { } e o produto. . Resolve a equação. x admite raízes m e a sua altura mede da base. Calcula o comprimento da diagonal

B { } e o produto. . Resolve a equação. x admite raízes m e a sua altura mede da base. Calcula o comprimento da diagonal Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para o teste nº Lições nº, e Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o º Teste

Leia mais

Escola Secundária de Lousada

Escola Secundária de Lousada Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data: / 04 / 01 Assunto: Áreas e Volumes de Sólidos II Lições nº, 1. Para vedar um terreno quadrangular com 900 m de área, o

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 2010 Assunto: Preparação para o teste intermédio

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 2010 Assunto: Preparação para o teste intermédio Escola Secundária com ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano - nº Data / / 010 Assunto: Preparação para o teste intermédio 1. Escreve uma correspondência entre os gráficos e as expressões

Leia mais

Grupo I Cada resposta certa Grupo II

Grupo I Cada resposta certa Grupo II Material necessário: Material de escrita. Máquina de calcular científica (não gráfica). A prova é constituída por dois grupos, I e II. O grupo I inclui 7 questões de escolha múltipla. Para cada uma delas,

Leia mais

Físico-Química 9.º ano

Físico-Química 9.º ano Movimentos na Terra 1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F). a) Um avião que se desloca de Lisboa para o Porto encontra-se em movimento em relação à torre do aeroporto. b)

Leia mais

Intruções gerais sobre a prova

Intruções gerais sobre a prova Matemática Nome: Intruções gerais sobre a prova A prova deve ser realizada com caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta, com excepção das questões em que te é indicado que resolvas a lápis. Podes

Leia mais

Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e,

Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e, Escola Secundária de Lousada Matemática do 9º ano FT 11 - nº Data: / / 2012 Assunto: Proporcionalidade inversa Lições nº, e, 1. Um agricultor tinha alimento para 35 ovelhas durante 58 dias. Vendeu 21 ovelhas.

Leia mais

Escola Básica de Santa Catarina

Escola Básica de Santa Catarina Escola Básica de Santa Catarina Assunto Funções. Matemática Nome: Nº. Turma: 9º Ano FUNÇÕES INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS 1. 1 Matemática 9ºano 2. O Paulo e a Teresa são dois irmãos gémeos de 20 anos de idade.

Leia mais

Escola Básica de Santa Catarina. Assunto Proporcionalidade Inversa. Nome: Nº. Turma: 9º Ano

Escola Básica de Santa Catarina. Assunto Proporcionalidade Inversa. Nome: Nº. Turma: 9º Ano Escola Básica de Santa Catarina Ficha de Trabalho de Matemática Assunto Proporcionalidade Inversa. Nome: Nº. Turma: 9º Ano 1. Para planear a apanha da uva, na quinta de Alzubar, construiu-se a seguinte

Leia mais

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/2.ª Fase Caderno 1: 7 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Chamada Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo 013 - a Chamada Proposta de resolução 1. 1.1. Como se escolhe um aluno do primeiro turno, ou seja, um aluno com um número ímpar, existem 1 escolhas possíveis (1, 3,

Leia mais

PGA - Prova Global do Agrupamento

PGA - Prova Global do Agrupamento Escola E. B. 2, 3 de Algoz Agrupamento de Escolas de Algoz Ano Lectivo 2009 /2010 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Matemática Disciplina: Matemática 7º Ano Prova A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

8.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico

8.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico Teste Intermédio de Matemática Teste Intermédio Matemática Duração do Teste: 90 minutos 30.04.2008 8.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Identifica

Leia mais

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. Não é permitido o uso de calculadora.

Caderno 2: 55 minutos. Tolerância: 20 minutos. Não é permitido o uso de calculadora. Prova Final de Matemática Prova 92 1.ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico 2017 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30 minutos. Caderno

Leia mais

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 23/Época Especial. Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 23/Época Especial. Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO Prova 23 / Época Especial / 2011 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Documento de Identificação BI n.º Emitido em ou CC n.º

Leia mais

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase

Prova final de MATEMÁTICA - 3o ciclo a Fase Prova final de MATEMÁTICA - o ciclo 015 - a Fase Proposta de resolução Caderno 1 1. Calculando o valor médio das temperaturas registadas, temos Resposta: Opção B 19 + 0 + + + 5 7 0 = 5 0 =,6..1. O triângulo

Leia mais

PGA - Prova Global do Agrupamento

PGA - Prova Global do Agrupamento Escola E. B. 2, 3 de Algoz Agrupamento de Escolas de Algoz Ano Lectivo 2009 /2010 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Matemática Disciplina: Matemática 7º Ano Prova B e C Nome: Ano: Turma:

Leia mais

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico A preencher pelo Aluno 2007 Nome: A preencher pela U.E. N.º convencional do aluno: N.º convencional da escola: N.º convencional do aluno: N.º

Leia mais

Proposta de teste de avaliação Matemática 9

Proposta de teste de avaliação Matemática 9 Proposta de teste de avaliação Matemática 9 Oo Nome da Escola no letivo 0-0 Matemática 9.º ano Nome do luno Turma N.º Data Professor - - 0 PRTE Nesta parte é permitido o uso da calculadora.. Relativamente

Leia mais

a) b) 5 3 sen 60 o = x. 2 2 = 5. 3 x = x = No triângulo da figura abaixo, o valor do x é igual a: a) 7 c) 2 31 e) 7 3 b) 31 d) 31 3

a) b) 5 3 sen 60 o = x. 2 2 = 5. 3 x = x = No triângulo da figura abaixo, o valor do x é igual a: a) 7 c) 2 31 e) 7 3 b) 31 d) 31 3 Matemática a. série do Ensino Médio Frentes e Eercícios propostos AULA FRENTE Num triângulo ABC em que AB = 5, B^ = º e C^ = 5º, a medida do lado AC é: a) 5 b) 5 c) 5 d) 5 e) 5 Sabendo-se que um dos lados

Leia mais

UFRGS MATEMÁTICA

UFRGS MATEMÁTICA - MATEMÁTICA 6) O Estádio Nacional de Pequim, construído para a realização dos Jogos Olímpicos de 008, teve um custo de 500 milhões de dólares, o que representa 1,5% do investimento total feito pelo país

Leia mais

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5.

8º Ano Ficha de Trabalho 16. fevereiro de ) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. 8º Ano Ficha de Trabalho 16 fevereiro de 2012 1) Na frutaria Pomar Verde, cada quilograma de cerejas do Fundão custa 2,5. a) No enunciado são referidas duas variáveis, a quantidade (em kg) e o preço a

Leia mais

demorou 1 minuto e 20 segundos a molhar-se com a torneira sempre aberta; demorou 3 minutos e 5 segundos a ensaboar-se com a torneira fechada;

demorou 1 minuto e 20 segundos a molhar-se com a torneira sempre aberta; demorou 3 minutos e 5 segundos a ensaboar-se com a torneira fechada; Matemática 8º Ano Preparação para o Teste Intermédio 010 / 011 1. Num campeonato de futebol cada equipa conquista: 3 pontos por cada vitória; 1 ponto por cada empate; 0 pontos por cada derrota. Na tabela

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) MATEMÁTICA - o ciclo Proporcionalidade inversa (9 o ano) Eercícios de provas nacionais e testes intermédios. Na figura seguinte, está representada, num referencial cartesiano de origem O, parte do gráfico

Leia mais

MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo MÃES D ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Álgebra Exercícios Retirados dos Exames Nacionais Matemática 9º Ano Turma Data : / /20 Nome: nº 1. Hoje de manhã, a Ana saiu

Leia mais

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 23/2.ª Chamada. Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 23/2.ª Chamada. Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO Prova 23/ 2.ª Chamada/ 2008 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Bilhete de Identidade n.º Emitido em (Localidade) Assinatura

Leia mais

Escola Secu n dár i a com 3º Ci clo D. D i n i s. Ficha de Avaliação Sumativa nº4

Escola Secu n dár i a com 3º Ci clo D. D i n i s. Ficha de Avaliação Sumativa nº4 Escola Secu n dár i a com 3º Ci clo D. D i n i s Ficha de Avaliação Sumativa nº4 Ano Lectivo 2008 / 2009 Matemática 9ºAno Turma: B Apresenta todos os cálculos que tiveres de efectuar. 1. O dado da f igur

Leia mais

UPE/VESTIBULAR/2002 MATEMÁTICA

UPE/VESTIBULAR/2002 MATEMÁTICA UPE/VESTIBULAR/00 MATEMÁTICA 01 Os amigos Neto, Maria Eduarda, Daniela e Marcela receberam um prêmio de R$ 1000,00, que deve ser dividido, entre eles, em partes inversamente proporcionais às respectivas

Leia mais

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 3. Questão 4. alternativa A. alternativa B. alternativa D

TIPO DE PROVA: A. Questão 1. Questão 2. Questão 3. Questão 4. alternativa A. alternativa B. alternativa D TIPO DE PROVA: A Questão Se o dobro de um número inteiro é igual ao seu triplo menos 4, então a raiz quadrada desse número a) b) c) d) 4 e) 5 Sendo o número inteiro em questão, temos: 4 4 Logo a raiz quadrada

Leia mais

TESTE DE MATEMÁTICA 9.º ano

TESTE DE MATEMÁTICA 9.º ano Nome: Nº: Turma: Duração: 90 minutos Classificação: 1. Do plantel de uma determinada equipa de futebol fazem parte quatro defesas centrais: o André, o Bernardo, o Custódio e o Daniel. Num treino, é necessário

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 anos PROVA MODELO DE MATEMÁTICA

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 anos PROVA MODELO DE MATEMÁTICA Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de anos PROVA MODELO DE MATEMÁTICA Duração: horas + 0 minutos Material necessário: Material de escrita Máquina de calcular científica (não gráfica) A prova

Leia mais

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/Época Especial Caderno 1: 8 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância:

Leia mais

Exame Nacional de a chamada

Exame Nacional de a chamada Exame Nacional de 200. a chamada. A Teresa tem três irmãs: a Maria, a Inês e a Joana. A Teresa vai escolher, ao acaso, uma das irmãs para ir com ela a um arraial no próximo fim-de-semana. A Teresa vai

Leia mais

9.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico. Identifica claramente, na folha de respostas, os números dos itens a que respondes.

9.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico. Identifica claramente, na folha de respostas, os números dos itens a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Teste Intermédio Matemática Duração do Teste: 90 minutos 7.05.2008 9.º Ano de Escolaridade 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Identifica

Leia mais

3 de um dia correspondem a é

3 de um dia correspondem a é . (UFRGS/) Na promoção de venda de um produto cujo custo unitário é de R$ 5,75 se lê: Leve, pague. Usando as condições da promoção, a economia máima que poderá ser feita na compra de 88 itens deste produto

Leia mais

Matemática do 8º ano FT nº27 Data: / 02 / 2012 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II

Matemática do 8º ano FT nº27 Data: / 02 / 2012 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II Escola Secundária de Lousada Matemática do 8º ano FT nº Data: / 0 / 0 Assunto: Preparação para o Teste Intermédio II. Indica o número inverso de: (A) 0, (B) 0, 8 (C), 5. Cerca de da superfície da Terra

Leia mais

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/2.ª Chamada Caderno 1: 7 Páginas Duração da Prova (CADERNO 1 + CADERNO 2): 90 minutos. Tolerância:

Leia mais

Matemática. x : módulo do número x. 29. Com base nos dados do gráfico, que fração das mulheres viviam na zona rural do Brasil em 1996?

Matemática. x : módulo do número x. 29. Com base nos dados do gráfico, que fração das mulheres viviam na zona rural do Brasil em 1996? Matemática Nesta prova serão utilizados os seguintes símbolos com seus respectivos significados: x : módulo do número x i: unidade imaginária sen x: seno de x 9. Com base nos dados do gráfico, que fração

Leia mais

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 1. Identifica claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 1 Teste Intermédio Matemática Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 17.0.011 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/001, de 18 de Janeiro Identifica claramente,

Leia mais