A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER?"

Transcrição

1 A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER?

2 Aprender a escrever é aprender a pensar. SARAMAGO

3 O QUE FAZER PARA TER SUCESSO NA REDAÇÃO?

4 CHAVE PARA O SUCESSO: LEITURA!

5 CHAVE PARA O SUCESSO: CULTURA GERAL!

6 CHAVE PARA O SUCESSO: PRÁTICA!

7 DESMISTIFICANDO ALGUMAS IDEIAS... Escrever não é dom. Escrever é uma atividade que pode ser treinada e melhorada a cada dia. Escrever bem depende de cada um.

8 CHEGOU A HORA DE NOVEMBRO PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM!

9 COMPETÊNCIAS ESPERADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo. Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

10 COMPETÊNCIAS ESPERADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM: Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

11

12 Folha do rascunho Folha da versão definitiva

13 POSSÍVEIS TEMAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM Diálogo entre ciência e sociedade; 2. Limites entre estética e saúde; 3. Novos modelos de educação; 4. Dificuldades da formação universitária; 5. Conceito de família no século XXI; 6. Justiça com as próprias mãos; 7. Liberdade de expressão e mídia; 8. Trânsito em grandes metrópoles; 9. Voluntariado e transformações sociais; 10. Liberdade de expressão e mídia; 11. Consumo de álcool e droga por adolescentes; 12. Eventos esportivos no país (Olimpíadas); 13. Desigualdade étnica e de gênero; 14. Gestão de resíduos urbanos; 15. Saúde pública; 16. Abuso em trotes universitários; 17. Tráfico de drogas e violência urbana; 18. Uso da água na economia brasileira; 19. Saúde feminina na gravidez; 20. Sustentabilidade nas empresas; 21. Intolerância religiosa; 22. Ativismo em redes sociais.

14 Instruções que estão na prova: - O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. - A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. - Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativoargumentativo. - Receberá nota zero o texto que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos. - Receberá nota zero a redação que apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

15 Qual foi e qual será a proposta? Em 2016 foi... Desde 1998 que este cabeçalho não muda... A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (de até 30 linhas) na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

16 Textos de apoio para o desenvolvimento da proposta:

17

18

19

20 DESMONTANDO E ENTENDENDO A PROPOSTA: Texto dissertativo-argumentativo: texto onde se dá uma opinião e se faz uma justificativa. Apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. (3 parágrafos no desenvolvimento); Selecionar, organizar e relacionar argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

21 - Este tema é objetivo ou subjetivo, ou seja, racional ou emocional? TEMA OBJETIVO / RACIONAL DEVERIA SER RESPONDIDO COM A RAZÃO,NÃO COM A EMOÇÃO VIOLÊNICA CONTRA A MULHER TODOS SABEM O LIMITE RACIONAL PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE HOMENS E MULHERES. - Se o tema é racional, qual a pessoa verbal que devo usar no texto?? TERCEIRA PESSOA DO DISCURSO. - O que é dissertação argumentativa em prosa? TEXTO DIVIDIDO EM PARÁGRAFOS ONDE SE EXPRESSA UMA OPINIÃO FAZENDO A JUSTIFICATIVA DA MESMA. - Proposta de intervenção, o que é? COMO ALTERAR UMA SITUAÇÃO PARA MELHORÁ-LA OU PIORÁ-LA.

22

23 O QUE NÃO DEVERIA SER ESCRITO NESTE TEXTO: (Quem apela para o sentimentalismo se dá mal...) Escrever que não existe violência contra a mulher. Escrever que o tema não é pertinente no atual momento. Escrever que todos as pessoas são responsáveis e civilizadas, então, a questão da violência contra as mulheres não afeta a sociedade. Escrever que a violência contra a mulher influencia pouco no bem estar social. Escrever que ações violentas colocam limites na convivência social. Escrever que não existe lei que ampare as mulheres ou que a lei foi apenas um ato político e que não alterou nada no país após a sua implantação; Escrever que nunca ouviu falar em violência contra a mulher. Escrever que você é contra o governo e contra a qualquer atitude que dele venha; Escrever que se deveria pregar a anarquia em qualquer situação, inclusive na convivência social, porque moramos em um país livre e que pior do que está não é possível ficar. Escrever partes dos textos da coletânea, ou seja, copiar.

24 O que fazer? Montar o esqueleto do texto, levando em consideração: a) Qual o objetivo de um texto que trate do feminicídio? b) Transformar a frase temática A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, em perguntas como quais as razões, efeitos e consequências. c) Quais as medidas de intervenção a serem adotadas? Estas medidas respeitam os direitos humanos? d) Quais os argumentos e fatos que comprovam a validade das medidas de intervenção que você escolheu? Elas atendem o solicitado no item C?

25 FIQUE ATENTO!! A proposta só apresenta o máximo - 30 linhas. Nesse caso o mínimo será 80% das 30 linhas, ou seja, 24. Texto objetivo = USE A 3ª PESSOA!!! A proposta não pede título. Você só vai colocar se a folha de redação tiver lugar específico para ele (linha ou caixa em destaque). Você não vai zerar se deixar de colocar o dito cujo ou esquecê-lo, se for solicitado. Caneta esferográfica preta (tubo transparente). Não faça nenhum sinal que possa identificar o seu texto, assim ele será zerado. No caso de errar uma palavra: passar um traço (delicado) sobre a mesma e reescrevê-la; ALCÓLICA ALCÓOLICA. Faça letra legível!!! Não escreva na forma narrativa (contar histórias) ou como poema (versinhos ou rimas).

26 Proporcionalidade: FIQUE ATENTO!! -Introdução: 20% linhas = 6 linhas 1 parágrafo; -Desenvolvimento: 60% = 18 linhas mínimo 3 parágrafos 1º parágrafo: OPINIÃO 2º parágrafo: JUSTIFICATIVA 3º parágrafo: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO -Conclusão: 20% linhas = 6 linhas 1 parágrafo (boa palavra para começar a conclusão: portanto);

27 Sobre o ato de escrever: - Palavras e expressões proibidas: calão, chavão, clichês, gírias, pleonasmos, repetições, redundâncias. - Utilize a norma culta da língua. Não abrevie palavras, não use o internetês. - Mantenha a estética do começo ao fim do texto. - Faça o rascunho no espaço indicado, não tenha preguiça. - Terminando o rascunho, revise, arrume, acrescente, antes de passar o texto a limpo. - Na hora de passar o texto a limpo (versão definitiva) MÁXIMA CONCENTRAÇÃO! - Revise, revise, revise...

28 Escrever bobagens como as que já apareceram no Enem também não vale!

29 Publicidade é quando fala mentira pra vender as coisas geralmente de comprar. É como uma violência não violenta. Por isso eu dou nada meu filho, ele se quiser tem que crecer e comprar as coisas dele. Enquanto isso o governo vende as próprias mentiras a preço de banana pra toda nação. Deveriam fazer uma lei que proibisse ficar proibindo as coisas. Quando eu era criança eu tinha com ciência porque eu sabia q meus pais não tinha dinheiro. Nada disso era preciso se pudesse bater um pouco mais nas crianças. Os meus argumento é q ninguém é deus pra decidir ou julgar as criancinhas. Desde que não seja proibido naruto eu acho que tudo pode ser resolvido com conversa. Enquanto isso as criança podem ver drogas e putaria nos comerciais, mas se fazer ela vai ser de menor.

30 Terão que fazer cadeia só pra criança que desobedecer a lei e ver as propaganda. Devia ser priobildo apenas para as família mais pobre porque as família rica consegue comprar tudo que os filhos querem e dinheiro nunca acaba. Provavelmente é idéia do lula. Até mesmo na prova ontem, teve a monica ela é uma menina infantil que já fez publicidade, sabiam? O mundo está cheio de informações e as pessoas estão vazias de sabedoria. Não vai existir futuro. O reino unido e a suecia não gosta dos mais famosos. Essa coisas levam a criança para satanás como a galinha pintadinha da globo. Os direitos humanos estão ai para evitar que as crianças veja desenho animados infantil.

31

32 Os grandes problemas na redação do ENEM: Desvio da norma padrão. Marcas de oralidade. Incoerência argumentativa. Falta de consistência na apresentação dos dados de realidade. Pouca noção de parágrafo. Auxílio da internet.

33

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER? Professora Maureen

A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER? Professora Maureen A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER? Professora Maureen José de Sousa Saramago foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Foi galardoado

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa MARATONA DE ESTUDOS PROPOSTA DE REDAÇÃO Onda de Refugiados na Europa Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido a sua raça, religião, nacionalidade, associação a

Leia mais

1º SIMULADO MODELO ENEM

1º SIMULADO MODELO ENEM 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

5º SIMULADO MODELO ENEM

5º SIMULADO MODELO ENEM 5º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º A DI NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES

Leia mais

3º SIMULADO MODELO ENEM

3º SIMULADO MODELO ENEM 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM 1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern CURSO DE REDAÇÃO Alexandre Linares alexandrelinares@gmail.com Ana Paula Dibbern apdibbern@gmail.com A redação pode mudar a sua vida

Leia mais

A Redação para o ENEM: como fazer?

A Redação para o ENEM: como fazer? A Redação para o ENEM: como fazer? José de Sousa Saramago foi um escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Foi galardoado com o Nobel

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência PRODUÇÃO DE TEXTO Em Brasília, estudante protesta contra o sistema de cotas Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/cota_racial#/media/file:protesto_contra_o_sistema_de_cotas.jpg

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014.

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Enem Profª Dr. Claudia Toldo Curso de Letras UPF UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Escrever bem (clareza, organização, padrão culto). Usar argumentos em defesa de um ponto de vista fundamentá-los.

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

REDAÇÃO. Com Prof. Dani Bressan

REDAÇÃO. Com Prof. Dani Bressan REDAÇÃO Com Prof. Dani Bressan ANÁLISE DA PROPOSTA Leitura do comando Informações da proposta Criar uma pergunta Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum _todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído CADERNO DE QUESTÃO

Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído CADERNO DE QUESTÃO Processo Seletivo 15/2019 Prova de Seleção Curso: Pós-Graduação lato sensu em Sustentabilidade no Ambiente Construído 1) Assine no local indicado no fim desta folha. CADERNO DE QUESTÃO 2) AGUARDE AUTORIZAÇÃO

Leia mais

Profª. Jéssica Galdino

Profª. Jéssica Galdino Profª. Jéssica Galdino O que produziremos? Produziremos textos escritos do tipo dissertativo-argumentativo. Quantas produções por etapa? Teremos, em cada etapa, quatro temas a serem trabalhados; Serão

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM 1 ESCLARECIMENTOS GERAIS 1.1 DEFINIÇÃO E FINALIDADE O Concurso de texto dissertativo-argumentativo: modelo ENEM definese como uma simulação da

Leia mais

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM VOL.01 Dicas Redação ENEM Especial Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. 10 Dicas para mandar bem na redação com a Profª Jânia Conheça o "esquema" para

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico PRODUÇÃO DE TEXTO Disponível em https://pixabay.com/pt/terra-globo-mundo-ecologia-verde-159123/ - 16 de outubro

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO!

MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO! MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de 2012. EXÉRCITO BRAS ILEIRO CONCURSO DE ADMISSÃO D E C Ex D E P A LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS CADERNO DE REDAÇÃO 1º Ano Ensino Médio 2º

Leia mais

A saúde é conservada pelo conhecimento e pela observação do próprio corpo.

A saúde é conservada pelo conhecimento e pela observação do próprio corpo. Pratique Redação! 17 Pré-Universitário A saúde é conservada pelo conhecimento e pela observação do próprio corpo. Cícero TEXTO I A obesidade atinge cerca de 8,6% dos jovens entre 12 e 17 anos, sendo maior

Leia mais

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr REDAÇÃO NO ENEM Edson Munck Jr REDAÇÃO: CRITÉRIO DECISIVO NO SISU E NA VIDA A nota da redação no Enem é fundamental para a conquista da vaga no vestibular e, certamente, faz toda a diferença; O uso da

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

ENEM PROVA DE REDAÇÃO

ENEM PROVA DE REDAÇÃO ENEM PROVA DE REDAÇÃO EVOLUÇÃO DE TEMAS 1998 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 2000 DIRETIOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIIO NACIONAL? 2001 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim Exame Nacional do Ensino Médio Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim sonia@cem02.net Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro

Leia mais

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção Sumário 1.apresentação 2. matrizes de referência para redação 2016 Detalhamento por competência 3. Competência Demonstrar domínio da Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 4. Competência 5. Compreender

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO)

PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO) PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO) ATENÇÃO, FISCAL: NÃO CORTAR O CANHOTO ANTES DE ETIQUETAR E CONFERIR TODAS AS PROVAS UFJF - PROCESSO SELETIVO

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a sexta edição de seu Concurso

Leia mais

2º SIMULADO MODELO ENEM

2º SIMULADO MODELO ENEM 2º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

DATA: 09 / 11 / 2017 III ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF

DATA: 09 / 11 / 2017 III ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF Mantenedora da PUC Minas e do DATA: 09 / / 07 III ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF UNIDADE: FL-TARDE ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,0 MÉDIA:,8 RESULTADO: % INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO O rascunho

Leia mais

A REDAÇÃO Como fazer?

A REDAÇÃO Como fazer? A REDAÇÃO Como fazer? Professora Marcia Bianco DESMISTIFICANDO... Escrever não é dom. Escrever é uma atividade que pode ser treinada e melhorada a cada dia. Escrever bem depende de cada um. A distribuição

Leia mais

A indústria cultural

A indústria cultural SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 8 / 0 / 06 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

1 o PROCESSO SELETIVO/2011

1 o PROCESSO SELETIVO/2011 1 o PROCESSO SELETIVO/2011 PROVA DE REDAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova. 1. Este caderno contém a Prova de Redação. (A Prova Objetiva compõe um caderno à

Leia mais

Regulamento do V Concurso de Redação 2017 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do V Concurso de Redação 2017 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a quinta edição de seu Concurso

Leia mais

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. População em situação de rua: contextualização e caracterização.

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. População em situação de rua: contextualização e caracterização. de Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal

Leia mais

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Redação AULA: A Dissertação Argumentativa Dissertar Falar sobre; discorrer sobre 1) Modelo dissertativo 1) Expositivo: Panorama imparcial de ideias, informações neutras, exposições.

Leia mais

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Aula 2 Bernardo Soares Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 23 mar A sociedade no século XXI: definições e problemas

Leia mais

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Como zerar uma redação? - fuga total ao tema; - não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - extensão de até 7 linhas; - cópia de texto motivador;

Leia mais

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E Principais dificuldades observadas nas produções textuais: Pontuação; Paragrafação; Desenvolvimento das ideias;

Leia mais

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota:

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota: Atividades de Recuperação 2ª Etapa 216 Disciplina: Produção Textual 3ª Série - Ensino Médio Professora: Rosana Horta Aluno(a): Data de entrega: / /216 N : Turma: : Nota: Prezado aluno(a), Você está recebendo

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul.

MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. MEC-SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE Campi: Charqueadas, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. CADERNO 2 INSTRUÇÕES CADERNO DE REDAÇÃO 1. Verifique se este caderno contém

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver O QUE É O DESENVOLVIMENTO? Os parágrafos de desenvolvimento são os que vão dar sustentação à tese que você apresentou na introdução. Essa é a hora de justificar, demonstrar e provar o seu ponto de vista.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil:

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: O contexto sociocultural e institucional media a relação do

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL 03/2015 Este caderno contém o Tema da Redação, conforme o conteúdo programático estabelecido no Edital 03/2015. Use como rascunho o modelo reproduzido ao final deste caderno. Ao receber a FOLHA DEFINITIVA DE REDAÇÃO

Leia mais

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno)

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) COMPONENTE CURRICULAR: Redação INTERDISCIPLINARIDADE: Língua Portuguesa SÉRIE: 8ª Série / 9º Ano CONTEÚDOS: Eixo Temático IV: 01: Produção de Textos Eixo

Leia mais

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota:

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota: Atividades de Recuperação 2ª Etapa 216 Disciplina: Produção Textual 2ª Série - Ensino Médio Professora: Rosana Horta Aluno(a): Data de entrega: / /216 N : Turma: : Nota: Prezado aluno(a), Você está recebendo

Leia mais

e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Proposta de redação A partir da leitura dos textos motivadores a seguir, e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de

Leia mais

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018.

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. DISPÕE SOBRE O 1º SIMULADO INTERNO DO ENSINO MÉDIO. O Colégio dos Santos Anjos, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

PROVA ENF-FAR-FISIO-ODONTO 03/12/2017 PORTUGUÊS FÍSICA BIOLOGIA HISTÓRIA 1 - A 21 - D 41 - C 61 - B 2 - B 22 - A 42 - B 62 - B 3 - D 23 - A 43 - C 63 - C 4 - C 24 - A 44 - D 64 - A 5 - D 25 - B 45 - A

Leia mais

Tema de Redação ENEM Ensino Médio

Tema de Redação ENEM Ensino Médio Tema 1 O movimento estudantil em transição: a mobilização dos jovens nos dias atuais Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de

Leia mais

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. Texto 2. Lei n o 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. Texto 2. Lei n o 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II PROPOSTA DE A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

Produção Textual 25/11/2018. Início: 13h Término: 18h. Boa Prova!

Produção Textual 25/11/2018. Início: 13h Término: 18h. Boa Prova! 2019 Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Assessoria de Concursos e Seletivos da Reitoria - ASCONS Divisão de Operação de Concursos Vestibulares - DOCV Produção Textual 25/11/2018 Início: 13h Término:

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa CIÊNCIA POLÍTICA

Admissão por Transferência Facultativa CIÊNCIA POLÍTICA assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 COMUNICAÇÃO SOCIAL

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 COMUNICAÇÃO SOCIAL assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/00 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa PEDAGOGIA. 2 Quando autorizado pelo chefe de sala, assine apenas no local apropriado no cabeçalho desta página.

Admissão por Transferência Facultativa PEDAGOGIA. 2 Quando autorizado pelo chefe de sala, assine apenas no local apropriado no cabeçalho desta página. assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Esquema + Redação. Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015.

Esquema + Redação. Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015. Esquema + Redação Olá! Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015. No final deste arquivo, você encontrará a proposta de

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

Colégio O Bom Pastor. Laboratório de Redação III CONCURSO DE REDAÇÃO

Colégio O Bom Pastor. Laboratório de Redação III CONCURSO DE REDAÇÃO Colégio O Bom Pastor Laboratório de Redação III CONCURSO DE REDAÇÃO O Colégio O Bom Pastor, por meio do Laboratório de Redação, promove o III Concurso de Redação, com o objetivo de estimular a produção

Leia mais

Que dia será aplicado a Redação? Quantas Redações serão corrigidas?

Que dia será aplicado a Redação? Quantas Redações serão corrigidas? INTRODUÇÃO: Olá Soldado, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para Polícia Militar de Minas Gerais, este guia é para você que têm muitas dificuldades na hora de escrever uma redação, e não tem ideia

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil PLANEJAMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO 1. LEITURA ATENTA DA PROPOSTA 2. ESCOLHA DO GÊNERO 3. DELIMITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEMA 4. LEITURA DA COLETÂNEA DE TEXTOS 5. ESBOÇO DO TEXTO. BRAINSTORM 6. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

PROVA DE REDAÇÃO INSTRUÇÕES. Ao desenvolver o assunto é indispensável:

PROVA DE REDAÇÃO INSTRUÇÕES. Ao desenvolver o assunto é indispensável: PROVA DE REDAÇÃO INSTRUÇÕES Ao desenvolver o assunto é indispensável: Inter-relacionar fatos, idéias e argumentos; expressar-se com vocabulário apropriado e em estruturas lingüísticas adequadas, conforme

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN NOME: TURMA: PROFESSOR: G:\2018\PEDAGÓGICO\DOCUMENTOS\Est_Compl_Rec_Parcial\Produção de Texto.

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN NOME: TURMA: PROFESSOR: G:\2018\PEDAGÓGICO\DOCUMENTOS\Est_Compl_Rec_Parcial\Produção de Texto. NOME: TURMA: PROFESSOR: 1 PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA MODELO ENEM A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

A dissertação escolar no ENEM. Professor Rógi

A dissertação escolar no ENEM. Professor Rógi A dissertação escolar no ENEM Professor Rógi Rógi Almeida Formação: Letras Português UFPI/ULBRA 18 anos de experiência em Leitura e Produção Textual; Experiência em textos voltados para o ENEM (competências

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais