Propriedades periódicas dos elementos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propriedades periódicas dos elementos"

Transcrição

1 Propriedades periódicas dos elementos Ao criar a Tabela Periódica, Mendeleev ordenou e posicionou os elementos nessa "matriz" de acordo com as suas propriedades. Assim, ao analisarmos a Tabela Periódica podemos inferir e compreender as variações de muitas propriedades dos elementos químicos como, por exemplo: o raio atómico; a energia de ionização.

2 Raio atómico O átomo, como se sabe, pode ser considerado esférico e é constituído por um núcleo e uma nuvem eletrónica que não tem limites definidos: os eletrões podem encontrarse a qualquer distância do núcleo, havendo zonas de maior probabilidade da sua presença. Na prática, considera-se o átomo como uma esfera que contém cerca de 95% da nuvem eletrónica. Como se determina o raio atómico? Os átomos não se encontram isolados (exceto os gases nobres) mas sim empacotados em sólidos cristalinos ou formando moléculas. Assim, pode também definir-se raio atómico como metade da distância média entre dois núcleos de átomos vizinhos.

3 Variação do raio atómico na Tabela Periódica Ao longo do grupo percorrendo o grupo de cima para baixo, cada novo elemento apresenta mais uma camada na nuvem eletrónica, estando os eletrões periféricos, em média, mais afastados do núcleo; a força atrativa exercida por este torna-se menor, a nuvem eletrónica expande-se e, consequentemente, o raio atómico aumenta. Ao longo do período o número de eletrões vai aumentando uma unidade de cada vez, assim como o número de protões. Os eletrões situam-se na mesma camada, mas a atração nuclear é mais intensa (embora aumente um protão e um eletrão, a dominância do protão prevalece), provocando uma contração da nuvem e, portanto, uma diminuição do raio atómico.

4 Energia de ionização A qualquer átomo podem ser retirados, um a um, todos os seus eletrões. Este processo é escalonado pois os eletrões saem segundo determinada ordem: primeiro os eletrões de valência e só depois os eletrões dos níveis mais interiores, mais fortemente atraídos ao núcleo. Assim, à medida que se vão retirando eletrões sucessivamente a um átomo, as respetivas energias de ionização vão aumentando (pois é mais difícil retirar esses eletrões). Assim, para um átomo existe mais do que apenas a primeira energia de ionização. Interpretação da variação da energia da primeira ionização dos átomos em função da conjugação de duas forças: Atração nuclear sobre os eletrões da subcamada mais energética; Repulsão eletrónica.

5 Variação da energia de ionização na Tabela Periódica Relação com o raio atómico Quanto maior for a distância entre o núcleo e os eletrões da última subcamada, menor será a força de atração do núcleo e mais facilmente o eletrão será libertado menor energia de ionização (E i ). Assim: Ao longo do grupo, a diminuição significativa da Ei pode ser interpretada a partir do aumento acentuado do raio atómico (de cima para baixo) e do efeito de blindagem; Ao longo do período, em geral, o aumento da Ei, da esquerda para a direita, pode ser interpretado pelo aumento significativo da carga nuclear efetiva que se sobrepõe ao aumento da repulsão entre os eletrões.

6 Propriedades periódicas na Tabela Periódica Resumindo, na Tabela Periódica há, de um modo geral: -Um aumento da energia de ionização e uma diminuição do raio atómico ao longo do período. -Um aumento do raio atómico e uma diminuição da energia de ionização ao longo do grupo.

7 Propriedades dos elementos e propriedades das substâncias elementares Não se deve confundir elemento químico com substância elementar e convém referir, a propósito, que a Tabela Periódica apresenta valores para diversas propriedades, que não são propriedades dos elementos, mas sim das substâncias elementares de que o elemento faz parte. Propriedades dos elementos Propriedades das substâncias elementares Número atómico, massa atómica relativa, distribuição eletrónica, raio atómico, energia de ionização. Estado físico, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, cor A classificação em metais, nãometais e semimetais (metalóides) é uma classificação que diz respeito às substâncias elementares.

8 Exercícios 1. Aplicando os conhecimento sobre as variações periódicas do raio atómico e da energia de ionização, resolva o seguinte exercício. Considera os elementos: O, F, Na, K e S Ordene-os por ordem crescente de energia de ionização Ordene-os por ordem crescente de raio atómico. 2. Considere os átomos X, Y, L e T, cujas configurações eletrónicas são: X 2-2 Y L T Complete as seguintes afirmações de modo a que o seu valor lógico seja verdadeiro. A. O elemento L tem número atómico. B. Os elementos X e T encontram-se no mesmo da Tabela Periódica. C. Os elementos Y e T encontram-se no mesmo da Tabela Periódica. D. O raio atómico de X é do que o raio atómico do átomo Y. E. A energia de ionização do átomo X é à do átomo Y. F. A energia de ionização do átomo Y é à do átomo L. G. O elemento L pertence ao grupo e é do período.

9 Exercícios 3. Os elementos sódio (Na), cloro (Cl), potássio (K) e vanádio (V) têm os números atómicos 11, 17, 19 e 23, respetivamente Indique os elementos que pertencem ao mesmo período e os que pertencem ao mesmo grupo Complete os espaços em branco de modo a que as afirmações sejam verdadeiras. A. De entre o sódio e o cloro o elemento que apresenta maior raio atómico é o. B. Destes elementos o que apresenta menor energia de ionização é o. C. De entre os elementos sódio e potássio o que apresenta maior raio atómico e o. D. O cloro pertence ao grupo que é o grupo dos.

10 Exercícios Resolução 1. Aplicando os conhecimento sobre as variações periódicas do raio atómico e da energia de ionização, resolva o seguinte exercício. Considera os elementos: O, F, Na, K e S. Configurações eletrónicas de cada um dos elementos: 8O 2-6 (2º período grupo16) 9F 2-7 (2º período grupo 17) 11Na (3º período grupo 1) 19K (4º período grupo 1) 16S (3º período grupo 16) 1.1. Ao longo de um período a energia de ionização aumenta. Logo: E i (F) > E i (O) e E i (S) > E i (Na) Ao longo de um grupo a energia de ionização diminui. Logo: E i (Na) > E i (K) e E i (O) > E i (S) E i (K) < E i (Na) < E i (S) < E i (O) < E i (F) 1.2. A uma maior energia de ionização está, geralmente, associado um menor raio atómico. E i (F) < E i (O) < E i (S) < E i (Na) < E i (K)

11 Exercícios Resolução 2. A. O elemento L tem número atómico 14. B. Os elementos X e T encontram-se no mesmo grupo da Tabela Periódica. C. Os elementos Y e T encontram-se no mesmo período da Tabela Periódica. D. O raio atómico de X é menor do que o raio atómico do átomo Y. E. A energia de ionização do átomo X é superior à do átomo Y. F. A energia de ionização do átomo Y é inferior à do átomo L. G. O elemento L pertence ao grupo 14 e é do 3º período.

12 3. Configuração eletrónica dos elementos: 11Na (3º período grupo 1) 17Cl (3º período grupo 17) 19K (4º período grupo 1) 23V (4º período grupo 3) 3.1. Os elementos sódio e cloro pertencem ao mesmo período (3º período). Os elementos potássio e vanádio pertencem ao mesmo período (3º período). Os elementos sódio e potássio pertencem ao mesmo grupo (grupo 1) A. De entre o sódio e o cloro o elemento que apresenta maior raio atómico é o sódio. B. Destes elementos o que apresenta menor energia de ionização é o potássio. C. De entre os elementos sódio e potássio o que apresenta maior raio atómico e o potássio. D. O cloro pertence ao grupo 17 que é o grupo dos halogéneos.

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Causas da variação das propriedades periódicas dos elementos Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Eletrões de valência menos energéticos mais próximos do núcleo n aumenta

Leia mais

Propriedades periódicas dos elementos representativos. Propriedades periódicas

Propriedades periódicas dos elementos representativos. Propriedades periódicas 1.3.3 Propriedades periódicas dos elementos representativos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Propriedades periódicas Algumas propriedades dos elementos chamam-se propriedades periódicas, por variarem de

Leia mais

Propriedades periódicas dos elementos representativos

Propriedades periódicas dos elementos representativos 1.3.3 Propriedades periódicas dos elementos representativos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Algumas propriedades dos elementos chamam-se propriedades periódicas, por variarem de forma regular ao longo de

Leia mais

Posição dos elementos na Tabela Periódica e respetivas configurações eletrónicas

Posição dos elementos na Tabela Periódica e respetivas configurações eletrónicas Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turma A Paula Melo Silva Introdução Sebenta de Estudo Unidade Um Das estrelas ao átomo 1.4. Tabela Periódica Organização dos Elementos Químicos 2014/2015

Leia mais

1.3.1 Evolução histórica da tabela periódica

1.3.1 Evolução histórica da tabela periódica ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Física e Química A 10.º Ano Resumo Q1.3. Unidade 1 / 1.3: Tabela periódica 1.3.1 Evolução da tabela periódica 1.3.2 Organização e estrutura da Tabela Periódica 1.3.3

Leia mais

Unidade Tabela Periódica

Unidade Tabela Periódica 10.º ano - Física e Química A História da Tabela Periódica De onde veio a Tabela Periódica? A tentativa de organizar os elementos químicos já vem desde o pai da Química, Lavoisier. No entanto, durante

Leia mais

1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões

1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões 1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões A nuvem eletrónica de um átomo isolado De acordo com o modelo atómico atual - o modelo da nuvem eletrónica -, os protões e neutrões encontram-se no núcleo

Leia mais

Evolução da Tabela Periódica

Evolução da Tabela Periódica Evolução da Tabela Periódica À medida que se foram descobrindo e estudando novos elementos, foi possível verificar a existência de grupos de elementos com propriedades físicas e químicas parecidas, notando-se

Leia mais

Tabela Periódica dos Elementos:

Tabela Periódica dos Elementos: Tabela Periódica dos Elementos: - Na tabela periódica os elementos estão dispostos por ordem crescente de número atómico. - O Hidrogénio é o primeiro elemento da tabela periódica. *Cada linha da tabela

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos. periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos. periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico. Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos Agrupar os elementos num quadro Agrupar os elementos num quadro periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A QUESTÕES DE EXAME 2 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Propriedades Periódicas e Aperiódicas. Docente: Fábio Silva

Propriedades Periódicas e Aperiódicas. Docente: Fábio Silva Propriedades Periódicas e Aperiódicas Docente: Fábio Silva Aperiódicas São aquelas que sempre crescem ou sempre decrescem, à medida que aumenta o número atômico. Periódicas São as que de repetem em intervalos

Leia mais

PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS

PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS TAMANHO ATÔMICO Pode ser definido como a distância entre os átomos em uma amostra do elemento. Cl Cl (Cl 2 ): 198 pm Raio covalente: 198/2 = 99 pm C-C no diamante

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA Física e Química A 1. Considere os seguintes elementos e o seu respetivo Z: Boro ( 5B), Neon ( 10Ne), Alumínio ( 13Al), Cloro ( 17Cl)

Leia mais

17/3/2014. Carga nuclear efetiva. Z eff = Z - S

17/3/2014. Carga nuclear efetiva. Z eff = Z - S O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta entre 1735 e 1843. Como organizar 115 elementos diferentes de forma que possamos

Leia mais

3.1 Estrutura da Tabela Periódica - pág 70 a 76

3.1 Estrutura da Tabela Periódica - pág 70 a 76 - pág 70 a 76 À medida que o número de elementos conhecidos foi aumentando, os cientistas sentiram a necessidade de os organizar. Desde o século XVIII até aos dias de hoje, foram surgindo várias propostas

Leia mais

Propriedades dos elementos e das substâncias elementares. Como se distinguem substâncias elementares e compostas

Propriedades dos elementos e das substâncias elementares. Como se distinguem substâncias elementares e compostas 1.3.4 Propriedades dos elementos e das substâncias Adaptado pelo Prof. Luís Perna 1.3.4 Propriedades dos elementos e das substâncias Como se distinguem substâncias e compostas Substâncias ou simples são

Leia mais

Potencial de Ionização

Potencial de Ionização Potencial de Ionização Kcal/mol H 314 Li 124 Na 119 Be 214 Mg 175 B 191 Al 138 C 260 Si 188 N 335 P 242 O 314 S 239 F 402 Cl 300 K 100 Br 273 I 241 1 Kcal/mol = 4,187 J POTENCIAL DE IONIZAÇÃO VARIAÇÃO

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006

1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 16. Verifique os elementos do segundo período da Classificação Periódica. À medida que cresce o número atômico desses elementos: (a) sua eletronegatividade

Leia mais

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto

Leia mais

1.2 Átomos, iões e a nuvem eletrónica

1.2 Átomos, iões e a nuvem eletrónica Probabilidade de 1.2 Átomos, iões e a nuvem eletrónica 1 Nuvem eletrónica A nuvem eletrónica é uma região do espaço onde os eletrões se movem em torno do núcleo. Na sua representação utiliza-se uma cor

Leia mais

1 ESTRUTURA ATÓMICA. Classificiação de materiais - Estrutura atómica. Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade. Docente Marília Silva Soares 1

1 ESTRUTURA ATÓMICA. Classificiação de materiais - Estrutura atómica. Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade. Docente Marília Silva Soares 1 Ciências Físico-químicas - 9º ano de 1 ESTRUTURA ATÓMICA A origem dos átomos Estrutura Número atómico, número de massa e isótopos Massa das partículas Formação de iões OBJETIVOS Identificar as partículas

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 Professora Paula Melo Silva Data: 16 de novembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. A Tabela periódica (TP)

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º Teste sumativo de FQA 25. nov. 2015 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1)

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Professora Paula Melo Silva Data: 10 dezembro Ano Letivo: 2018/2019 90 + 15 min Este teste é constituído por 25 questões

Leia mais

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d.

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d. Gabarito: Resposta da questão 1: A representação do elemento químico do átomo da espécie responsável pela coloração pertence à família dos metais alcalinos-terrosos da tabela periódica, ou seja, família

Leia mais

A (g) + energia A + (g) + e -

A (g) + energia A + (g) + e - Atividade de química Escola: Aluno(a): Série/turma: Nº Nota: Professor: Abedias Disciplina: Química Data: 1(UCDB-MT) Os elementos x A, x+1 B e x+2 C pertencem a um mesmo período da tabela periódica. Se

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL 01. Item D Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02. Item B A energia

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Pág.139

PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Pág.139 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Pág.139 Pergunta: o que são propriedades periódicas? São propriedades dos elementos químicos que repetem-se em um intervalo de número atômico. A repetição de algumas propriedades

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESOLA SEUNDÁRIA PINAL DO REI FIA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e o núcleo.

Leia mais

PERIODICIDADE. Química Geral Augusto Freitas

PERIODICIDADE. Química Geral Augusto Freitas PERIODICIDADE Química Geral Augusto Freitas 1 1 A organização da Tabela Periódica As colunas são denominadas Grupos ou Famílias As linhas são denominadas Períodos. 2 1 A organização da Tabela Periódica

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) Qui. Semana 3 Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Ligação química. Ligações metálica, iónica e covalente

Ligação química. Ligações metálica, iónica e covalente Ligação química Ligações metálica, iónica e covalente Miguel Neta, dezembro de 2018 [Imagem: www.antidopingresearch.org] Ligação química A ligação química é o que permite que: Átomos se liguem a outros

Leia mais

2ª FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA -MÓDULO Q1

2ª FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA -MÓDULO Q1 2ª FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA -MÓDULO Q1 Disciplina: Física e Química Escola Secundária de Odivelas Turma: 10º CPM e CPSI Data: 2014-11- Professora Teresa Candeias Aluno: nº Avaliação: (,_ val) Questão

Leia mais

A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro

A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO 160933 Direção Regional de Educação do Centro Ficha de Trabalho Módulo Q1 Física e Química CURSO PROFISSIONAL

Leia mais

Física e Química. Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. 1.º ano. Módulo Horas

Física e Química. Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. 1.º ano. Módulo Horas Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Física e Química 1.º ano Módulo 1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química 18 Horas Índice Introdução... 2 Competências/Objetivos...

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA CURSOS PROFISSIONAIS Disciplina: FÍSICA E QUÍMICA Módulo (*) : Q1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química (*) e extensão do módulo, se aplicável.

Leia mais

Propriedades dos elementos e das substâncias elementares. Substâncias elementares e compostas

Propriedades dos elementos e das substâncias elementares. Substâncias elementares e compostas 1.3.4 Propriedades dos elementos e das substâncias Adaptado pelo Prof. Luís Perna Substâncias e compostas Substâncias ou simples são formadas por um único elemento. Exemplo: diamante (C). Diamante Substâncias

Leia mais

LOGO. Tabela Periódica. Profa. Samara Garcia

LOGO. Tabela Periódica. Profa. Samara Garcia LOGO Tabela Periódica Profa. Samara Garcia Antes da Tabela Periódica O trabalho de Böhr despertou o interesse de vários cientistas para o estudo dos espectros descontínuos. Um deles, Sommerfeld, percebeu,

Leia mais

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas

Tabela Periódica e Propriedades Periódicas Tabela Periódica e Propriedades Periódicas O desenvolvimento da tabela periódica Carbono (C), ouro (Au), prata (Ag), cobre(cu) são conhecidos desde a Antiguidade 1735 e 1843 A maior parte dos elementos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e

Leia mais

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS TABELA PERIÓDICA A gran diversida elementos químicos levou à sua organização acordo com as suas propriedas físicas e químicas. A Tabela Periódica que hoje conhecemos foi sofrendo alterações ao longo dos

Leia mais

Aula 12-27_05_2013. Continuação: CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Aula 12-27_05_2013. Continuação: CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS 1 Aula 12-27_05_2013 Continuação: CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS Prof a. Luciana Assis Terra NOMES ESPECIAIS PARA AS FAMÍLIAS 1A: Família dos metais alcalinos. Li, Na, K, Rb, Cs e Fr. 2A:

Leia mais

TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TABELA PERIÓDICA EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1817 Lei das Tríades / Dobereiner (alemão) 1862 Parafuso Telúrico / Chancourtois (francês) 1864 Lei das Oitavas / Newlands

Leia mais

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos...

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Aula 02 - Tabela Periódica TABELA PERIÓDICA e Lothar Meyer A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Pode-se escrever a distribuição eletrônica de um elemento

Leia mais

Aula 01 Estrutura eletrônica

Aula 01 Estrutura eletrônica Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 01 Estrutura eletrônica Dr. Tiago P. Camargo Átomos - Estrutura Núcleo (prótons e nêutrons) Eletrosfera (elétrons)

Leia mais

Miguel Neta, novembro de Tabela Periódica

Miguel Neta, novembro de Tabela Periódica Miguel Neta, novembro de 2018 Tabela Periódica Alguns elementos químicos são conhecidos desde há milénios porque são extraídos da natureza em estado isolado. Fogo Os gregos imaginaram que todos os materiais

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. A) São elementos que pertencem à família dos gases nobres, portanto, apresentam as camadas de valência completas, o que faz com que a energia necessária para a retirada

Leia mais

MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA

MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA Módulo Q1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química Formação: Científica Duração: 90 minutos Tipo de prova: escrita Ano Letivo 2015 16 1. ESTRUTURA DA PROVA Alguns

Leia mais

Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos

Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos Representação de orbitais ORBITAIS s Representação de orbitais ORBITAIS p Representação de orbitais ORBITAIS d O orbital d z 2 é uma combinação dos orbitais

Leia mais

Configurações eletrônicas e a tabela periódica. Os grupos 1 e 2 têm elétrons nos orbitais s. Os grupos 13 ao 18 têm elétrons nos orbitais p

Configurações eletrônicas e a tabela periódica. Os grupos 1 e 2 têm elétrons nos orbitais s. Os grupos 13 ao 18 têm elétrons nos orbitais p TABELA PERIÓDICA 32 18 Configurações eletrônicas e a tabela periódica A tabela periódica pode ser utilizada como um guia para as configurações eletrônicas. O número do período é o valor de n. Os grupos

Leia mais

Evolução da Tabela Periódica

Evolução da Tabela Periódica A Tabela Periódica Evolução da Tabela Periódica Embora alguns elementos químicos sejam conhecidos desde a Antiguidade, até ao início do século XIX apenas se tinham descoberto cerca de 30 elementos. Hoje,

Leia mais

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos

Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos David P. White O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6 Prof ª. Giselle Blois Exercício: Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas 1. (FUVEST-SP) O

Leia mais

Classificação Periódica

Classificação Periódica Histórico O homem sempre esteve preocupado em organizar tabelas, diagramas e gráficos, pois assim, poderia, rapidamente, obter informações. Na química, esta tendência está presente com a utilização da

Leia mais

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Classificação dos Elementos : Hidrogênio 1 elemento : Metais 93 elementos : Ametais 11 elementos : Semimetais 7 elementos : Gases nobres 6 elementos Estrutura da Tabela Periódica

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS

CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS CONCEITO DE LIGAÇÃO IÔNICA UNIÃO ENTRE ÁTOMOS METÁLICOS E AMETÁLICOS ELETRONEGATIVIDADE CARÁTER AMETÁLICO CONFIGURAÇÃO DOS GASES NOBRES ÁTOMOS ESTÁVEIS E ISOLADOS OXIDAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DO METAL REDUÇÃO

Leia mais

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Energia dos eletrões Por se moverem incessantemente em torno do núcleo atómico, os eletrões possuem energia cinética. Os eletrões também possuem energia

Leia mais

Ligação iónica e ligação metálica

Ligação iónica e ligação metálica Ligação iónica e ligação metálica Ligação iónica Ligação iónica e ligação metálica A ligação iónica é a ligação que se estabelece entre iões de cargas opostas, originando substâncias formadas por redes

Leia mais

Evolução Histórica. Estrutura da Tabela Periódica. Classificação dos Elementos

Evolução Histórica. Estrutura da Tabela Periódica. Classificação dos Elementos Evolução Histórica 1817 Lei das Tríades / Dobereiner (alemão) 1862 Parafuso Telúrico / Chancourtois (francês) 1864 Lei das Oitavas / Newlands (inglês) 1871 Ordem de Massa Atômica / Mendeleev (russo) 1913

Leia mais

PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS

PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS Os exercícios seguintes estão directamente relacionados com a matéria exposta no capítulo 1 do manual da disciplina de Química Geral. São apresentados vários tipos

Leia mais

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b)

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b) 1. A temperatura de fusão de compostos iônicos está relacionada à energia reticular, ou seja, à intensidade da atração entre cátions e ânions na estrutura do retículo cristalino iônico. A força de atração

Leia mais

Critérios Específicos de Classificação da Questão Aula

Critérios Específicos de Classificação da Questão Aula Critérios Específicos de da Questão Aula Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos DISCIPLINA: Física e Química Módulo: Q 0/0 0 ºAno de escolaridade Duração: 90 minutos

Leia mais

Tabela Periódica. 10º ano

Tabela Periódica. 10º ano Alguns elementos químicos são conhecidos desde há milénios porque são extraídos da natureza em estado isolado. Os gregos imaginaram que todos os materiais eram constituídos por combinação de outros mais

Leia mais

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir.

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. 1. (Unimontes 014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. Em análise do gráfico, a alternativa CORRETA é: a) O iodeto de

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Informação Prova da Disciplina de Física e Química - Módulo: 1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica.

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 QUÍMICA QUESTÃO 01 Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 16. Sobre esse elemento, responda

Leia mais

Classificação Periódica dos Elementos

Classificação Periódica dos Elementos Classificação Periódica dos Elementos Evolução Histórica Estrutura da Tabela Periódica Classificação Geral dos Elementos Propriedades dos Elementos: Aperiódicas Periódicas Evolução Histórica 1817 Lei das

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR E QUÍMICA A 10ºANO (2015/2016)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR E QUÍMICA A 10ºANO (2015/2016) ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR FÍSICA E QUÍMICA A 10ºANO (2015/2016) Ficha de Trabalho nº 2.1 Domínio 2: Propriedades e Transformações da Matéria Subdomínioo 4: Ligações químicas 1. Na figura está

Leia mais

Cursos Profissionais-Física e Química 10º ano

Cursos Profissionais-Física e Química 10º ano 3.1.4. Parâmetros da ligação covalente A. O comprimento da ligação nas moléculas diatómicas Como já se referiu, quando os átomos se aproximam formando ligações dão origem a uma nova unidade estrutural-

Leia mais

2.1.1 Tipos de ligações químicas

2.1.1 Tipos de ligações químicas 2.1.1 Tipos de ligações químicas Adaptado pelo Prof. Luís Perna Ligações químicas A associação de átomos formando moléculas, ou formando agregados de maiores dimensões como, por exemplo, nos metais, só

Leia mais

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição.

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais A organização da Tabela Periódica Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais Os elementos químicos

Leia mais

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e

Leia mais

Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos.

Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos. CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS (II) META Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: descrever

Leia mais

EXAME ENSINO PROFISSIONAL

EXAME ENSINO PROFISSIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES EXAME ENSINO PROFISSIONAL Disciplina: Física e Química Módulo: Q1 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos Ano letivo: 2012/2013 Conteúdos Objectivos Estrutura

Leia mais

Histórico Tríades de Dobereiner

Histórico Tríades de Dobereiner Tabela Periódica Histórico Tríades de Dobereiner Ele procurou estabelecer vários grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes. Observou, então, que a massa atômica do elemento central

Leia mais

Propriedades dos Elementos

Propriedades dos Elementos Ficha de Trabalho Propriedades dos Elementos 1. Relativamente aos elementos dos grupos 1 e 17 da Tabela Periódica, nos quais se incluem, respectivamente, o lítio e o flúor, seleccione a afirmação correcta.

Leia mais

Pergunta 1. Pergunta 2. Pergunta 3. Pergunta 4. Escola: Disciplina: Turma: Data: Seleciona a opção correta.

Pergunta 1. Pergunta 2. Pergunta 3. Pergunta 4. Escola: Disciplina: Turma: Data: Seleciona a opção correta. Escola: Disciplina: Turma: Data: 2011-12-02 Pergunta 1 O cloreto de sódio é uma substância iónica composta. O cloreto de magnésio é uma substância molecular composta. O ozono é uma substância atómica elementar.

Leia mais

Estrutura da Matéria Profª Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Profª Fanny Nascimento Costa Estrutura da Matéria Profª Fanny Nascimento Costa (fanny.costa@ufabc.edu.br) Aula 08 Átomos multieletrônicos; Spin; Princípio da exclusão de Pauli; Periodicidade Onde está o elétron? https://www.youtube.com/watch?v=8rohpz0a70i

Leia mais

Lista de exercícios 01) 02) 03) 04)

Lista de exercícios 01) 02) 03) 04) Lista de exercícios 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e) Eletroafinidade. 02) Na tabela

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Química. Critérios de Correção

2ª Ficha de Avaliação de Química. Critérios de Correção 2ª Ficha de Avaliação de Química Professora Paula Melo Silva Critérios de Correção 1. 1.1.. 12 pontos O texto refere-se à corrosão dos metais que consiste num processo natural que normalmente é usada para

Leia mais

Ligação Química Parte 1

Ligação Química Parte 1 Ligação Química Parte 1 Poucos elementos são encontrados no estado atômico na natureza, os outros são encontrados como compostos, ligados a outros átomos. Os únicos elementos encontrados na forma atômica

Leia mais

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o

Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.

Leia mais

UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões.

UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões. UNIDADE I Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões. Espectro Eletromagnético: é o conjunto das radiações eletromagnéticas. Constituição do Espetro Eletromagnético: Ondas de

Leia mais

Estrutura da Tabela Periódica

Estrutura da Tabela Periódica Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 6 Propriedades Periódicas Prof. Isac G. Rosset Estrutura da Tabela Periódica Ordem crescente de Número Atômico (Z): 13 Al 26,9

Leia mais

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma

Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma tabela periódica dos elementos químicos, proposta pelo

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB014 P. AP. periódicas e aperiódicas A Tabela pode ser utilizada para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas, podendo

Leia mais

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (PUC SP 1995) Considerando-se os elementos do 3º. período da Tabela Periódica, é correto afirmar: a) o elemento de

Leia mais

TABELA PERIÓDICA PARTE 1

TABELA PERIÓDICA PARTE 1 PROJETO KAL - 2016 QUÍMCA AULA 06 TABELA PERÓDCA PARTE 1 Recordar é viver: Modelo Atômico de Rutherford-Bohr: Também conhecido como modelo atômico planetário, ele mostra como os elétrons se comportam ao

Leia mais

Histórico Tríades de Dobereiner

Histórico Tríades de Dobereiner Tabela Periódica Histórico Tríades de Dobereiner Ele procurou estabelecer vários grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes. Observou, então, que a massa atômica do elemento central

Leia mais

Forças Intermoleculares

Forças Intermoleculares Forças Intermoleculares Você já se perguntou por que a água forma gotas ou como os insetos conseguem caminhar sobre a água? Gota d'água caindo sobre a superfície da água. Inseto pousado sobre a superfície

Leia mais

Ligações Químicas. Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal

Ligações Químicas. Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal Ligações Químicas Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal Estrutura molecular As propriedades físicas dos elementos (como o raio, a energia de ionização

Leia mais

Estrutura molecular Ligação química

Estrutura molecular Ligação química Estrutura molecular Ligação química A grande diversidade de materiais que nos rodeia tem origem na variedade de substâncias que os constituem. Esta variedade e diversidade resulta das diferentes combinações

Leia mais

A eletrosfea do átomo

A eletrosfea do átomo A eletrosfea do átomo É dividida em nível e subnível. Nível: cada nível comporta uma quantidade máxima de elétrons: x=n. NÍVEL 1 3 4 5 6 7 8 QUANTIDADE MÁXIMA DE e. 1 =. = 8. 3 = 18. 4 = 3. 5 = 50. 6 =

Leia mais

Aula 02 - Tabela Periódica

Aula 02 - Tabela Periódica Aula 02 - Tabela Periódica Tabela Periódica Moderna As posições dos elementos na Tabela Periódica são fornecidas pelas suas distribuições eletrônicas, baseadas na camada de valência. A periodicidade nas

Leia mais

Propriedade periódica dos elementos

Propriedade periódica dos elementos Propriedade periódica dos elementos O desenvolvimento da tabela periódica Carga nuclear efetiva A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva

Leia mais

COLÉGIO EUCARÍSTICO Fixando o Conteúdo

COLÉGIO EUCARÍSTICO Fixando o Conteúdo COLÉGIO EUCARÍSTICO Fixando o Conteúdo 2 Bimestre 1. Tem-se dois elementos químicos A e B, com números atômicos iguais a 20 e 35, respectivamente. Escrever as configurações eletrônicas dos dois elementos.

Leia mais